UFABC-professores

Daniel Papoti

Atualmente é professor adjunto no Departamento de Física, da Universidade Federal de São Carlos, em São Carlos. Possui graduação em bacharelado em física pela USP-São Carlos (2003) com mestrado em física básica (2006) e doutorado em física aplicada (2011) pela mesma instituição. Realizou período de pós-doutorado junto ao Cerebral Microcirculation Unit, no National Institute of Neurological Disorders and Stroke, NIH, em Maryland nos Estados Unidos. De 2022 a 2023 trabalhou como Visiting Research Assistant Professor no Department of Neurobiology, na University of Pittsburgh. Tem experiência na área de Física, com ênfase em instrumentação de radiofrequência para Imagens por Ressonância Magnética, atuando principalmente no desenvolvimento de bobinas de RF transmissoras, bobinas receptoras multicanais e pré-amplificadores para MRI. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4696365793269676 (07/11/2024)
  • Rótulo/Grupo: CECS
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2016-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Departamento de Física. Universidade Federal de São Carlos Jardim Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 335182 URL da Homepage: https://www.df.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Física
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2022-2023. Desenvolvimento de transdutores de RF multicanais para transmissão e recepção paralela para fMRI em modelos animais em 9.4 Teslas
      Descrição: Este projeto tem como proposta o desenvolvimento de um conjunto de transdutores de radiofrequência (RF) com 4 canais para transmissão e 16 canais para recepção operando em um scanner de Imagens por Ressonância Magnética em um campo de 9.4 Teslas, com aplicações em neurociências utilizando o sagui (Callithrix Jacchus) como modelo animal. Estes transdutores serão desenvolvidos dentro de um período pesquisa no exterior, sendo uma colaboração científica entre o CECS-UFABC e o Department of Neurobiology da University of Pittsburgh, nos EUA, para operar como parte do integrante do recém adquirido scanner pré-clínico de 9.4T (Bruker Biospin). Este sistema, por ser utilizado exclusivamente para ambiente de pesquisa em modelos animais e com configuração individualizada para obtenção de máximo desempenho em termos de resolução espacial e relação sinal/ruído, até o momento, não possui disponível pelo fabricante transdutores de RF específicos para imagens de cérebros de saguis. Por esta razão, para que o máximo ganho em termos de qualidade de imagem seja obtido é de fundamental importância o desenvolvimento de geometrias específicas de transdutores, otimizadas tanto para transmissão quanto para recepção em 9.4T. Além das vantagens em relação sinal/ruído, este transdutor deve permitir a implementação de metodologias de transmissão paralela, como Transmit SENSE. Outra possível aplicação é a implementação de algoritmos de RF Shimming, melhorando significativamente a homogeneidade do campo transmissor e reduzindo a deposição de Potência de RF, consequentemente diminuindo a taxa de absorção específica (Specific Absortion Rate - SAR).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . Integrantes: Daniel Papoti - Integrante / SILVA, AFONSO C. - Coordenador / Diego Szupack - Integrante / SCHAEFFER, DAVID J. - Integrante.
      Membro: Daniel Papoti.
    2. 2019-2021. Desenvolvimento de uma bobina de RF com 8 canais para recepção dedicada para Imagens por Ressonância Magnética do Joelho em 7 Teslas
      Descrição: Este projeto tem como proposta o desenvolvimento de uma bobina de radiofrequência com 8 canais de recepção operando em um campo de 7 Teslas para aquisições de imagens por ressonância magnética do joelho. Esta bobina será desenvolvida dentro de uma proposta de cooperação entre o Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS) da Universidade Federal do ABC (UFABC) com o Instituto de radiologia da Faculdade de Medicina da USP (InRad-FMUSP) para operar como parte do equipamento de IRM MAGNETOM 7T Siemens (Erlangen, Germany), adquirido com recursos da FAPESP dentro do projeto Plataforma de Imagem na Sala de Autópsia (PISA). A FMUSP, através do projeto PISA, adquiriu o primeiro tomógrafo de Ressonância Magnética de ultra-alto campo magnético da América Latina para a realização de diferentes projetos nas áreas de doenças respiratórias, doenças cardiovasculares, doenças neurológicas, envelhecimento e autópsias virtuais, este última em conjunto com o Serviço de Verificação de Óbitos da Capital. Este sistema de IRM, por ser utilizado exclusivamente para ambiente de pesquisa, possui disponível pelo fabricante até o momento apenas uma bobina para imagens de cabeça. Por esta razão, para que o máximo ganho em termos de qualidade de imagem seja obtido também para outras anatomias além da cabeça, como o joelho, é de fundamental importância o desenvolvimento de geometrias dedicadas de bobinas. Além das vantagens em termos de relação sinal/ruído, esta bobina deverá permitir a implementação de metodologias de aquisição paralela para o estudo do sistema musculoesquelético. O projeto prevê ainda uma parceria de cooperação com grupos experientes em instrumentação para IRM, como o grupo liderado pelo Prof. Dr. Alberto Tannús, do Centro de Imagens e Espectroscopia in vivo por Ressonância Magnética (CIERMAG), do Instituto de Física da USP, campus de São Carlos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Daniel Papoti - Coordenador / Alberto Tannús - Integrante / Edson Luis Géa Vidoto - Integrante / Khallil Taverna Chaim - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Daniel Papoti.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (4)
    1. Menção Honrosa apresentação de trabalho- I Workshop de Impressão 3D, Instituto de Química de São Carlos.. 2024.
      Membro: Daniel Papoti.
    2. 3o Lugar Melhor Trabalho de Pós-Graduação - Simpósio de engenharia Biomédica, Universidade Federal de Uberlândia.. 2021.
      Membro: Daniel Papoti.
    3. Melhor trabalho oral apresentando na sessão de Imagens no XXIV Congresso Brasileiro de Física Médica, Associação Brasileira de Física Médica.. 2019.
      Membro: Daniel Papoti.
    4. Melhor Apresentação Oral do VIII Simpósio de Instrumentação e Imagens Médicas (SIIM), Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica.. 2017.
      Membro: Daniel Papoti.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (4)
    1. 10th BRAINN.Advances in RF coil technology for preclinical MRI at 9.4 Teslas. 2024. (Oficina).
    2. I Workshop de Impressão 3D.3D Printing as a tool for Magnetic Resonance Imaging hardware development at preclinical and clinical scanners. 2024. (Oficina).
    3. XXIX Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica. Advancing Modular MRI Coil Technology: Design and Implementation of an 8-channel Low-Noise Preamplifier Box for High-Resolution Imaging at 9.4 Tesla. 2024. (Congresso).
    4. 2023 ISMRM & ISMRT Annual Meeting & Exhibition. Design and construction of a 14-channel receive-only array for high reso-lution MRI of marmosets? brain at 9.4T. 2023. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (0)

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (1)
      • Daniel Papoti ⇔ Tiago Ribeiro de Oliveira (1.0)
        1. GARCIA, MAÍRA M. ; Oliveira, Tiago R. ; PAPOTI, DANIEL ; CHAIM, KHALLIL T. ; OTADUY, MARIA C. G. ; ERNI, DANIEL ; ZYLKA, WALDEMAR. Experimental and numerical investigations of a small animal coil for ultra-high field magnetic resonance imaging (7T). Current Directions in Biomedical Engineering. v. 5, p. 525-528, issn: 2364-5504, 2019.




    Data de processamento: 16/11/2024 16:24:34