UFABC-professores

Daniel Scodeler Raimundo

Possui graduação em "Tecnologia em Materiais Processos e Componentes Eletrônicos" pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (2001), graduação em "Licenciatura em Matemática" pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2006), especialização em "Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância" pela Universidade Federal Fluminense (2017), especialização em "Ensino de Ciências" pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2019), mestrado em "Engenharia Elétrica" pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em "Ciências" pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é Professor Associado dos cursos de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Bacharelado em Engenharia de Materiais e Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas da Universidade Federal do ABC. Tem experiência nas áreas de Engenharia Elétrica e de Materiais, com ênfase em Materiais Elétricos, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas auto-organizados, cristais fotônicos, laser de silício, nanociência e nanotecnologia e materiais para tecnologia da informação e para dispositivos eletrônicos. Tem experiência também nas áreas de Ensino de Física, Ensino de Matemática, Ensino de Ciências, Ensino de Engenharia e Educação a Distância. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4509001602690068 (11/05/2024)
  • Rótulo/Grupo: CECS
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2013-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas. Rua Santa Adélia, 166 Vila São Pedro 09210170 - Santo André, SP - Brasil
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia Elétrica
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2018-Atual. FABRICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS MICRO e NANOPOROSOS PARA APLICAÇÕES EM DISPOSITIVOS SENSORES E DISPOSITIVOS FOTÔNICOS E COM FINS EDUCACIONAIS E DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
      Descrição: O intuito deste projeto é criar dentro da UFABC a infraestrutura necessária para realizar a fabricação e caracterização, em princípio, de dispositivos sensores e fotônicos baseados em materiais porosos diversos. Com a infraestrutura criada haverá uma maior facilidade de integrar alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado a esta linha de pesquisa, já que atualmente, essa pesquisa é desenvolvida no laboratório de microeletrônica da Escola Politécnica da USP de São Paulo (LME), o que dificulta a o deslocamento dos alunos da UFABC para o LME devido à distância entre as universidades. Essa dificuldade se dá principalmente para os alunos de iniciação cientifica que são alunos de graduação e geralmente passam o dia inteiro na Universidade. Este projeto de pesquisa pretende explorar as potencialidades da utilização de técnicas de sistemas auto organizados de baixa complexidade para obtenção de materiais e dispositivos micro e nanoestruturados diversos a serem aplicados em dispositivos sensores e dispositivos fotônicos. Estas técnicas apresentam vantagens em relação às atuais técnicas empregadas para tal fim por serem de processamento simples e barato e que permite uma excelente definição das estruturas fabricadas (aumento da resolução). Portanto, esta pesquisa trata de um tópico atual e de grande interesse acadêmico e industrial, devido à ampla gama de aplicações destas estruturas em sensores moleculares, dispositivos quânticos, dispositivos laser e dispositivos ópticos. As técnicas de sistemas auto-organizados a serem utilizados neste projeto são técnicas químicas e técnicas eletroquímicas para a obtenção de estruturas organizadas de poliestireno, estruturas de óxidos auto-organizados, estruturas metálicas organizadas e estruturas de silício poroso. As estruturas de silício poroso podem ser obtidas de forma regular e organizadas com a utilização de máscaras metálicas e máscaras de alumina porosa, sendo o silício poroso um material muito importante porque por se tratar de silício pode ser utilizado em dispositivos que são compatíveis com a tecnologia de silício já existente e bastante desenvolvida atualmente, possibilitando direta integração e desenvolvimento de dispositivos em circuitos integrados. Adicionalmente, a produção científica em relação à análise morfológica das estruturas (as imagens de microscopia eletrônica de varredura) será utilizada no ensino de ciências e matemática da educação básica, para aumentar a integração entre escola e universidade, e disseminar a divulgação científica nas escolas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Daniel Scodeler Raimundo - Coordenador / Walter Jaimes Salcedo - Integrante / Ana Carolina Bueno - Integrante / Kátia Franklin Albertin Torres - Integrante / Luiz Fernando Mafra Mendes Freitas Santos - Integrante.
      Membro: Daniel Scodeler Raimundo.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (0)

      Organização de eventos

      • Total de organização de eventos (0)

        Lista de colaborações

        • Colaborações endôgenas (2)
          • Daniel Scodeler Raimundo ⇔ Felipe Chen Abrego (1.0)
            1. MAFRA MENDES FREITAS SANTOS, LUIZ FERNANDO ; CHEN ABREGO, FELIPE ; FRANKLIN ALBERTIN TORRES, KATIA ; SCODELER RAIMUNDO, DANIEL. Inducing aluminum oxide growth at room temperature and atmospheric pressure through low dose gamma-ray irradiation. RADIATION PHYSICS AND CHEMISTRY. v. 204, p. 110666, issn: 0969-806X, 2023.

          • Daniel Scodeler Raimundo ⇔ Renata Ayres Rocha (1.0)
            1. Rocha, R. A. ; RAIMUNDO, D. S.. A importância da experiência internacional e dos fatores socioambientais e interpessoais do processo ensino-aprendizagem para a formação do engenheiro de materiais. Em: 21o Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, p. 8296-8303, 2014.




        Data de processamento: 16/11/2024 16:24:34