UFABC-professores

Wesley Gois

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe (2000) e Doutorado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Universidade de São Paulo (2009). Tem experiência na área de Engenharia de Estruturas, com ênfase em Mecânica das Estruturas, Mecânica dos Materiais e Métodos Numéricos, atuando principalmente nos seguintes temas: Formulações não-convencionais do Método dos Elementos Finitos: Formulações Híbrida e Híbrido-Mista e Elementos Finitos Generalizados. Entre 2000 e 2002, ocupou cargos de Direção e Administração no Banco do Nordeste do Brasil. Entre 2007 e 2009, atuou como Engenheiro de Desenvolvimento na Empresa Brasileira de Aeronáutica EMBRAER. Atua no magistério superior desde 2010, a partir do seu ingresso na Universidade Federal do ABC, onde é atualmente Professor Associado Nível III. No período 2021/2022 foi Pró-Reitor Adjunto de Graduação. Desde seu ingresso na Instituição, ministra disciplinas no Bacharelado em Ciência e Tecnologia, na Engenharia Biomédica e na Engenharia Aeroespacial. Nesse curso e na Engenharia de Materiais, orientou Trabalhos de Graduação. Na extensão universitária atua como um dos coordenadores do projeto ASTROEM. Também é um dos professores colaboradores do Projeto Q0. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4494553404168805 (19/12/2023)
  • Rótulo/Grupo: CECS
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2010-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC. Rua Arcturus (Jd Antares) Anchieta 09606070 - São Bernardo do Campo, SP - Brasil Telefone: (11) 23206358 URL da Homepage: www.ufabc.edu.br
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia Civil
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2021-Atual. Programa Institucional de Fomento e Inducao da Inovacao da Formacao Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares - Rede de colaboracao ? UFABC-USP-UniSantos
      Descrição: Estruturação da rede de colaboração UFABC-USP-UniSantos aprovada segundo o EDITAL Nº 35, DE 21 DE JUNHO DE 2021 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE FOMENTO E INDUÇÃO DA INOVAÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL CONTINUADA DE PROFESSORES E DIRETORES ESCOLARES. Serão ofertadas pela rede 480 vagas nos cursos de Licenciaturas: UFABC - Licenciatura em Ciência Naturais e Exatas - 110 vagas, Licenciatura em Ciências Humanas - 50 vagas; USP - Licenciaturas Interdisciplinares - 160 vagas (LIC - Ciências da Natureza - 40 vagas, LIC-Matemática - 40 vagas , LIC-Linguagem/Português - 40 vagas e LIC-Ciências da Aprendizagem - 40 vagas); UniSantos - Licenciatura em Ciências Biológicas - 40 vagas, Licenciatura em Matemática - 40 vagas, Licenciatura em Letras Português/Inglês - 40 vagas e Pedagogia - 40 vagas. Para cada ano do desenvolvimento das ações da rede, após avaliação de indicadores definidos pela SEB-MEC, cada uma das instituições poderá receber R$ 1.000.000,00, nos três primeiros anos, e R$ 1.720.00,00 no último ano da execução das atividades da rede de colaboração UFABC-USP-UniSantos. O total projetado para financiamento de todas as ações da rede é de R$ 14.160.000,00. Destaca-se que o desembolso dos recursos de financiamento está programado para os anos de 2021, 2022, 2023 e 2024, mas as ações da rede estão planejadas entre 2021-2025 - 51 meses de execução da proposta de rede de colaboração - UFABC-USP-UniSantos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Wesley Góis - Coordenador / DANUSA MUNFORD - Integrante / PATRICIA DA SILVA SESSA - Integrante / CLAUDIA REGINA VIEIRA - Integrante / Rosângela Ballego Campanhã - Integrante / Roseli de Deus Lopes - Integrante. Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.
      Membro: Wesley Gois.
    2. 2013-2016. Sobre a Estabilidade da Solucao Numerica de Formulacoes Nao-Convencionais do Metodo dos Elementos Finitos
      Descrição: Este projeto de pesquisa versa sobre questões relativas às condições necessárias e suficientes para convergência da solução numérica obtida de formulações não-convencionais do Método dos Elementos Finitos (MEF). Especificamente, propõem-se, nesta pesquisa, estudos relacionados à estabilidade das soluções numéricas, para problemas da elasticidade bidimensional, obtidas via o Método dos Elementos Finitos Generalizados (MEFG) e o Método dos Elementos Finitos Generalizados Estável (MEFGE).Os desenvolvimentos computacionais também serão estendidos aos estudos referentes à estabilidade de soluções numéricas de outras formulações não-convencionais do Método dos Elementos Finitos, como as Formulações Híbrida de Tensão (FHT) e Híbrido-Mista de Tensão (FHMT) com enriquecimento nodal.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Wesley Góis - Coordenador / Sérgio Persival B. Proença - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 7
      Membro: Wesley Gois.
    3. 2011-2014. Ferramenta Computacional para a Analise Nao-linear de Solidos e Estruturas pelo Metodo dos Elementos Finitos Generalizados
      Descrição: Este projeto de pesquisa se insere no âmbito dos novos desenvolvimentos no campo dos métodos numéricos dedicados à simulação de problemas não-lineares envolvendo descontinuidades e análises multi-escala. A metodologia adotada propõe a combinação do Método dos Elementos Finitos Generalizados (MEFG) e formulações baseadas nas Mecânicas do Dano e da Fratura, objetivando o desenvolvimento de uma ferramenta numérica precisa e robusta para a análise do comportamento estrutural não-linear decorrente da evolução do dano múltiplo (em diferentes regiões e escalas). Tanto aspectos computacionais quanto matemáticos serão abordados. Incluem-se estudos de convergência, análise 'a-posteriori' do erro e adaptividade-p objetivando garantir ótimas taxas de convergência e ganho de eficiência computacional. A opção pelo MEFG se justifica porque, de um lado, está bem demonstrada a sua capacidade em tratar eficientemente problemas da mecânica da fratura não-linear. Por outro lado, a versão do método que emprega enriquecimentos globais oriundos de soluções de problemas locais (denominada como MEFG-gl) tem sido estendida com sucesso aos problemas não-lineares. Os recursos do MEFG-gl podem ser eficientemente explorados em problemas de dano múltiplo em diferentes escalas. Os estudos iniciais serão conduzidos no âmbito bidimensional, mas a formulação permite extensão consistente ao campo tridimensional. A ferramenta computacional será desenvolvida em linguagem PYTHON. A linguagem possui diversas estruturas de alto nível, suportando programação orientada por objetos e permitindo implementações computacionais eficientes para a solução de sistemas esparsos de grande dimensão, bem como de processamento paralelo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Wesley Góis - Integrante / Sérgio Persival B. Proença - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Wesley Gois.
    4. 2011-Atual. Optimizacion Topologica de elementos estructurales empleando el Metodo de Elementos Finitos Generalizados en Formulacion Variacional Mixta (MEFG-FVM) y Tecnicas de Optimizacion Estocastica.
      Descrição: Projeto de pesquisa desenvolvido pelos professores Oscar Begambre - Universidade Industrial de Santander, Bucaramanga, Colômbia e Wesley Góis - Universidade Federal do ABC, Santo André, Brasil. En este estudio se busca proponer un nuevo método para definir una topología globalmente óptima para estructuras bidimensionales continuas, sometidas a cargas estáticas, empleando técnicas estocásticas de optimización y el Método de Elementos Finitos Generalizados en Formulación Variacional Mixta (MEFG-FVM). El procedimiento propuesto busca eliminar el problema de conectividad conocido como tablero de ajedrez, permitir el cálculo del campo de esfuerzos con mayor precisión y al mismo tiempo, admitir que el proceso de optimización pueda iniciarse a partir de cualquier configuración estructural (estable), y no sólo, desde una configuración altamente conectada (opción que aumenta el costo computacional de la solución). Éste último enfoque es el usado típicamente en la literatura relevante, relacionada con el tema de investigación abordado en ésta propuesta. Se propone aquí un enfoque novedoso para solucionar el problema de optimización topológica que a diferencia de los métodos clásicos no emplea la formulación en desplazamientos sino la formulación MEFG-FVM con la posibilidad de realizar enriquecimiento nodal. El enriquecimiento nodal que se pretende emplear consiste en la adición de nuevos grados de libertad a un conjunto de nodos preseleccionados con el fin de aumentar el grado de aproximación sin necesidad de refinamiento de la malla. El procedimiento propuesto será implementado en el lenguaje de programación MATLAB® y el desempeño del algoritmo será probado a través de varios ejemplos. Los resultados se compararán con los obtenidos en la bibliografía internacional reciente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Wesley Góis - Integrante / Oscar Begambre - Coordenador. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Wesley Gois.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (43)
      1. Rodas de Conversa ? Experiências no Retorno ao Ensino Presencial. 2022. (Outra).
      2. CICLO DE PALESTRAS DA UFPE.Elementos Históricos e Estruturantes do Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT) e o Projeto Pedagógico das Engenharias da UFABC. 2021. (Outra).
      3. III Congresso da UFABC. Experiências de formação docente durante a pandemia: partilhando práticas no ensino remoto. 2021. (Congresso).
      4. XXVIII SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO,.Projetos Institucional/Cursos e práticas pedagógicas. 2021. (Simpósio).
      5. Aulas Virtuais Síncronas com Tecnologias Digitais para a Aprendizagem Efetivativa. 2020. (Outra).
      6. ?O Significado da Ciência para a Humanidade e para a Educação? e ?Avaliação e Acompanhamento da Aprendizagem: Presença e Proximidade com a Educação Mediada por Tecnologias?. 2020. (Outra).
      7. CIET:EnPED:2020 (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância) | Temática central: ?Ressignificando a presencialidade?. CAPACITAÇÃO À DISTÂNCIA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA METODOLOGIA E PROPOSTA PEDAGÓGICA DO PROJETO ASTROEM. 2020. (Congresso).
      8. Dilemas na educação impostos pela pandemia II Congresso UFABC. 2020. (Congresso).
      9. I ENCONTRO VIRTUAL DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA EM ENGENHARIA. 2020. (Encontro).
      10. II ENCONTRO VIRTUAL DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA EM ENGENHARIA,. 2020. (Oficina).
      11. II SBAAEE - Simpósio Brasileiro de Aprendizagem Ativa na Educação em Engenharia. 2020. (Simpósio).
      12. WEBINÁRIO 2: OS DESAFIOS DO PROJETO PEDAGÓGICO DA UFABC NO ENSINO REMOTO PCV 2020.OS DESAFIOS DO PROJETO PEDAGÓGICO DA UFABC NO ENSINO REMOTO. 2020. (Outra).
      13. WEBINÁRIO 5: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS ATIVAS NO ENSINO REMOTO NA UFABC.WEBINÁRIO 5: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS ATIVAS NO ENSINO REMOTO NA UFABC. 2020. (Outra).
      14. MECSOL 2019 - 7th International Symposium on Solid Mechanics.Stability Investigation of GFEM and SGFEM Applying the inf-sup Test. 2019. (Simpósio).
      15. XXXVIII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional - CNMAC. Modelagem matemática aplicada ao Ensino de Física a partir de um experimento de Mecânica Aplicada no Projeto Astroem III ? UFABC. 2018. (Congresso).
      16. Freire e o novo Ensino Médio.AS CONCEPÇÕES FREIREANAS NO PROJETO ASTROEM. 2017. (Encontro).
      17. XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física.Projeto Astroem II e o Ensino de Astronomia: a construção de uma luneta.. 2017. (Simpósio).
      18. II Congresso de Extensão Universitária da UFABC. O projeto Astroem e sua contribuição para a alfabetização científica tecnológica na educação básica. 2016. (Congresso).
      19. V Workshop da Pós-Graduação em Engenharia Mecânica.SOBRE A ESTABILIDADE DA SOLUÇÃO NUMÉRICA DE FORMULAÇÕES NÃO-CONVENCIONAIS DO MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS. 2016. (Outra).
      20. III Congresso Paulista de Extensão Universitária - COPEX. O projeto de extensão ASTROEM III - Uma proposta de ensino de Mecânica Aplicada integrada à Astronáutica, Astronomia e Aeronáutica para alunos do ensino fundamental II e médio.. 2015. (Congresso).
      21. IV WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA DA UFABC,. 2015. (Outra).
      22. VII Encontro sobre Pesquisas de Doutorado da Área de Engenharia de Estruturas - ENDOSET 2015.Experiências na Gestão do Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT) e o Projeto Pedagógico das Engenharias da UFABC. 2015. (Encontro).
      23. VIII Simpósio de Iniciação Científica da UFABC.Avaliador do VII Simpósio de Iniciação Científica da UFABC - Eixo da Representação e Simulação. 2015. (Simpósio).
      24. XLIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Moderador da Sessão de Pôsteres 01. 2015. (Congresso).
      25. XLIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. ASTROEM II ? CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR NA ENGENHARIA AEROESPACIAL DA UFABC E INICIATIVAS PARA DESPERTAR O INTERESSE DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PARA OS CURSOS DE ENGENHARIA. 2015. (Congresso).
      26. III Workshop da Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFABC.Sobre a Estabilidade da Solução Numérica de Formulações não convencionais do Método dos Elementos Finitos. 2014. (Outra).
      27. II Semana das Engenharias da UFABC.Ensino superior público: políticas afirmativas e inclusão social na Universidade Federal do ABC. 2014. (Outra).
      28. VII Simpósio de Iniciação Científica da UFABC.Avaliador do Eixo da Representação e Simulação. 2014. (Simpósio).
      29. II Encontro dos Bacharelados Interdisciplinares. 2013. (Encontro).
      30. Seminário Nacional da Pessoa com Deficiência no Ensino Superior: Balanço e Perspectivas.Reserva de vagas para PcD no ensino superior: acesso e cotas.. 2013. (Seminário).
      31. UFABC para Todos - 2013.Apresentação, no estande da Engenharia Aeroespacial, das atividades dos alunos da EEVT. 2013. (Outra).
      32. VI Simpósio de Iniciação Científica da UFABC.Avaliação de Trabalhos no VI Simpósio de Iniciação Científica da UFABC. 2013. (Simpósio).
      33. XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE. Uma Proposta de Laboratório de Ensino Interdisciplinar na UFABC e a Inserção da Mecânica Aplicada no Ensino Médio. 2013. (Congresso).
      34. XXXIV Iberian Latin American Congress on Computational Methods in Engineering - CILAMCE 2013. Um Estudo sobre a Estabilidade da Solução Numérica via Método dos Elementos Finitos Generalizados. 2013. (Congresso).
      35. 10th World Congress on Computational Mechanics. Hybrid-Mixed Finite Elements with Nodal Enrichment - Numerical Stability Studies. 2012. (Congresso).
      36. 1º Encontro Nacional de Bacharelados Interdisciplinares. 2012. (Encontro).
      37. II Simpósio de Pesquisa do Grande ABC.Apresentações Orais da Área de Ciências Humanas e Sociais - II Simpósio de Pesquisa do Grande ABC. 2012. (Simpósio).
      38. V Simpósio de Iniciação Científica da UFABC.Avaliador do V Simpósio de Iniciação Científica da UFABC. 2012. (Simpósio).
      39. I Semana da Engenharia Aeroespacial da UFABC."Tudo o que você sempre quis saber sobre o futuro da Engenharia Aeroespacial, mas não tinha para quem perguntar!". 2011. (Encontro).
      40. IV Simpósio de Iniciação Científica da UFABC.Avaliador de trabalhos nos eixos de Energia e Representação e Simulação. 2011. (Simpósio).
      41. CILAMCE 2010 - XXXI Iberian-Latin-American Congress on Computational Methods in Engineering. GENERALIZED FINITE ELEMENT METHOD ON HYBRID STRESS APPROACH: FORMULATION AND NUMERICAL PERFORMANCE. 2010. (Congresso).
      42. III Simpósio de Iniciação Científica da UFABC..(avaliador). 2010. (Simpósio).
      43. Instrumentação Científica para a Missão ASTER. 2010. (Oficina).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (4)
      1. GÓIS, W. XLIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. 2015. (Congresso).. . 0.
      2. GÓIS, W. III Simpósio de Pesquisa do Grande ABC. 2013. (Outro).. . 0.
      3. GÓIS, W; BRASIL, R. M. L. R. F.. 10th World Congress on Computational Mechanics - Mini-Symposium Organizer - Advances in Computational Structural Mechanics. 2012. Congresso
      4. GÓIS, W. II Simpósio de Pesquisa do Grande ABC. 2012. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (3)
      • Wesley Góis ⇔ Claudia Celeste Celestino (27.0)
        1. LOZADA, C. O. ; SANTOS, C. C. C. P. ; GÓIS, W ; ZANARDI, M. C. F. P. S. ; SILVA, J. L. O. M.. enfoque CTSA e o ensino de robótica nas atividades do projeto ASTROEM III: o experimento robomind e o robô lego mindstorms NXT. Revista UNIABEU. v. 10, p. 221-233, issn: 2179-5037, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. CELESTINO, CLÁUDIA C.; LOZADA, C. O. ; ZANARDI, M. C. F. P. S. ; Gois, w.. Astronáutica para ensino médio. 1 ed. Santo André: EdUFAB, 2021. p. 142.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. SANTOS, C. C. C. P. ; LOZADA, C. O. ; GÓIS, W ; ZANARDI, M. C. F. P. S.. Astronáutica para ensino médio. 1 ed. Santo André: EdUFAB, 2021. p. 148.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. Ferreira, Gabriel Ramos ; Celestino, Claudia Celeste ; GÓIS, WESLEY ; Lozada, Cláudia de Oliveira. ARTEFATOS TECNOLÓGICOS DE APRENDIZAGEM APLICADOS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. Educação Inclusiva no contexto de Ensino Remoto Emergencial: práticas pedagógicas inclusivas no contexto de pandemia. 1ed. Em: Walmir Fernandes Pereira; Carlos Augusto Lopes da Silva. (Org.). Educação inclusiva no contexto de ensino remoto emergencial [livro eletrônico] : práticas pedagógicas inclusivas no contexto de Pandemia. 1ed.Guarujá. : Editora Científica Digital. 2021.v. 1, p. 12-24.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. CELESTINO, C. C.; LOZADA, C. O. ; GÓIS, WESLEY ; FUNDAO, Z. D. B.. A UTILIZAÇÃO DE APLICATIVO COM SIMULADOR PARA ABORDAGEM DE CONCEITOS DE ASTRONOMIA NO PROJETO ASTROEM: ESTUDANDO OS BURACOS NEGROS. Em: IV Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, p. 1-8, 2023.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. SANTOS, C. C. C. P. ; LOZADA, C. O. ; GÓIS, W ; FERREIRA, R. R. D.. APLICAÇÃO DE RPG PARA A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE ASTRONÁUTICA EM ENSINO REMOTO NO PROJETO ASTROEM. Em: III Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, 2022.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. FERREIRA, G. R. ; SANTOS, C. C. C. P. ; GÓIS, W ; LOZADA, C. O.. ARTEFATOS TECNOLÓGICOS DE APRENDIZAGEM APLICADOS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. Em: II Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Ciência e Tecnologia, 2021.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        8. LOZADA, C. O. ; SANTOS, C. C. C. P. ; GÓIS, W ; RAMOS, G.. The ASTROEM Project with an interdisciplinary approach and STEM through experimental activities with low-cost material and the involvement of girls in Science: resilience and resistance in the formation of the future generation of Brazilian scientists. Em: FABLEARN 2020, 2020.
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        9. GÓIS, W; SANTOS, C. C. C. P. ; LOZADA, C. O.. Capacitação à distância de professores da educação básica na metodologia e proposta pedagógica do projeto ASTROEM. Em: CIET:EnPED:2020 (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância) | Temática central: ?Ressignificando a presencialidade?, 2020.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        10. LOZADA, C. O. ; SANTOS, C. C. C. P. ; GÓIS, WESLEY ; ALBUQUERQUE, P. G. O.. Modelagem matemática aplicada ao ensino de física: o minifoguete. Em: VI ERMAC - Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional, p. 227-233, 2019.
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        11. DE OLIVEIRA, CLAUDIA LOZADA ; CELESTINO, CLAUDIA CELESTE ; GÓIS, WESLEY. Astroem para Professores e o Ensino de Matemática: Iniciação à Linguagem da Programação por Meio da Robótica. Em: IV Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2019), p. 108, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        12. CELESTINO, CLAUDIA CELESTE; GO'IS, WESLEY ; LOZADA, CLAUDIA DE OLIVEIRA ; BARBOSA, MATHEUS PANTRIGO LICARIA'O. Modelagem matema¿tica aplicada ao Ensino de Física a partir de um experimento de Meca¿nica Aplicada no Projeto Astroem III - UFABC. Em: XXXVIII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional - CNMAC 2018, v. 6, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        13. SANTOS, C. C. C. P. ; GÓIS, W ; LOZADA, C. O. ; ZANARDI, M. C. F. P. S. ; MARCON, R. A.. PROJETO ASTROEM II E O ENSINO DE ASTRONOMIA: A CONSTRUÇÃO DE UMA LUNETA. Em: XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física ? SNEF 2017, 2017.
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        14. CELESTINO, C. C.; Gois, w. ; LOZADA, C. O. ; ZANARDI, M. C. F. P. S. ; SILVA, G. D. F.. O PROJETO ASTROEM: INTERDISCIPLINARIDADE NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS. Em: I Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educação, p. 455-461, 2016.
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        15. SANTOS, C. C. C. P. ; GÓIS, W ; LOZADA, C. O. ; ZANARDI, M. C. F. P. S. ; RODRIGUES, C. S. ; NOGUEIRA JUNIOR, J. C. ; LEMOS, I. A.. AÇÕES EXTENSIONISTAS E O EMPREENDEDORISMO EDUCACIONAL: UM RELATO SOBRE OS IMPACTOS CIENTÍFICOS E SOCIAIS GERADOS PELOS PROJETOS ASTROEM E ARANDU DA UFABC NA EDUCAÇÃO BÁSICA NA REGIÃO DO GRANDE ABC. Em: II Congresso UFABC de Empreendedorismo, 2016.
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        16. LEMOS, I. A. ; FEKETE, N. W. ; SANTOS, C. C. C. P. ; GÓIS, W. ASTROEM II ? CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR NA ENGENHARIA AEROESPACIAL DA UFABC E INICIATIVAS PARA DESPERTAR O INTERESSE DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PARA OS CURSOS DE ENGENHARIA. Em: Cobenge 2015 -XLIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2015.
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        17. GÓIS, W; MARQUES, G. S. ; SANTOS, C. C. C. P. ; MALMONGE, S. M.. Uma Proposta de Laboratório de Ensino Interdisciplinar na UFABC e a Inserção da Mecânica Aplicada no Ensino Médio. Em: XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE, 2013.
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        18. SANTOS, C. C. C. P. ; LOZADA, C. O. ; GÓIS, W ; RIBEIRO, A. E. M. B.. INTERDISCIPLINARIDADE E O PROJETO ASTROEM: A UTILIZAÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE GRANDEZAS E MEDIDAS. Em: IX ECMAT - Encontro Cajazeirense de Matemática, 2023, CAJAZEIRAS. Anais do IX ECMAT - Encontro Cajazeirense de Matemática, 2023.
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    Data de processamento: 23/12/2023 13:24:09