UFABC-professores

Gustavo Sousa Pavani

é Professor Associado IV da Universidade Federal do ABC (UFABC). Possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2001), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2003), doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e pós-doutorado pela University of Alberta (2014). Tem experiência nas áreas de Computação e Engenharia Elétrica, com ênfase em Teleinformática e Telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: algoritmos de roteamento em redes comutadas por caminho ópticos e pacotes ópticos, através otimização por colônia de formigas (ACO), plano de controle GMPLS, redes definidas por software (SDN), suporte da rede óptica a arquiteturas de grid e cloud computing, e redes sem fios tolerantes a atrasos (DTN). Com início em setembro de 2023, é professor visitante na ÉTS-Montreal. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2327252294819099 (11/08/2023)
  • Rótulo/Grupo: CMCC
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2008-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Matemática, Computação e Cognição. Avenida dos Estados, 5001 Santa Terezinha 09210580 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49968334
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Ciência da Computação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2023-Atual. Metodos de inteligencia artificial e de aprendizado de maquina para redes opticas inteligentes
      Descrição: Técnicas de Inteligência Artificial (IA) e de Aprendizado de Máquina (ML) têm o potencial de desempenhar um papel proeminente no controle inteligente de redes ópticas por meio do oferecimento de um desempenho aprimorado sobre métodos tradicionais. Isso é de fundamental importância, uma vez que as redes ópticas constituem as bases de muitos dos sistemas de comunicação atuais. Neste projeto, nós propomos a investigação de modelos de Aprendizado Supervisionado (SL) aplicado aos problemas de Qualidade de Transmissão (QoT) e Monitoramento do Desempenho Óptico (OPM). Esses modelos podem ser usados para estimar e prever a qualidade de transmissão de caminhos ópticos, ou para prover uma detecção antecipada de anomalias que podem afetar a qualidade de transmissão dos caminhos ópticos na rede. Nós também investigamos, pela primeira vez, o roteamento em Redes Ópticas sem Filtros (FON) equipadas com comutadores ópticos programáveis com o uso de algoritmos de Otimização por Colônia de Formigas (ACO). Com efeito, o algoritmo ACO foi empregado com sucesso em diferentes arquiteturas ópticas, como as redes comutadas por comprimento de onda ou as redes elásticas. Nesse contexto, o algoritmo ACO pode ser considerado um candidato adequado para o controle da FON. Finalmente, este projeto estabelece uma nova colaboração internacional com o grupo de pesquisa liderado pela Prof. Christine Tremblay na ÉTS-Montreal.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gustavo Sousa Pavani - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Gustavo Sousa Pavani.
    2. 2022-Atual. Aplicacoes de machine learning para redes opticas avancadas
      Descrição: Os novos serviços digitais que foram popularizados nos últimos anos, como streaming de vídeo, computação em nuvem, e videochamadas em grupo, geraram um aumento expressivo na demanda de transmissão de dados. As redes de transporte, que canalizam fluxos em altas taxas de transmissão entre regiões diferentes de uma cidade ou entre cidades, são especialmente impactadas. Para suprir essa demanda são necessários a ampliação da infraestrutura baseada em fibras ópticas, única tecnologia capaz de atender taxas de transmissão acima de 1Tbps em longas distâncias, bem como o melhor aproveitamento das infraestruturas existentes. São grandes os desafios relacionados à complexidade de problemas envolvendo as diversas estratégias e tecnologias para atingir estas elevadas taxas de transmissão. Consideram-se utilizar outras bandas de transmissão no domínio óptico, evitando o desperdício de banda nos sistemas implantados, e a implantação de multiplexação espacial (Space Division Multiplexing - SDM). Existem diversas possibilidades de ampliação de capacidade das redes respeitando o nível de resiliência requerido e a qualidade de transmissão para assegurar altas taxas, seja utilizando bandas de transmissão alternativas, seja pela implantação de fibras ópticas avançadas com canais espaciais paralelos. Neste cenário, os modelos de aprendizado de máquina despontam alternativa viável para lidar com a crescente complexidade das redes e sistemas de comunicação óptica. De fato, eles aparecem como ferramentas importantes para as mais diversas tarefas, como modelamento de dispositivos, estimação de parâmetros, alocação de recursos e mitigação de degradações. Este projeto tem como propósito reunir pesquisadores de São Paulo e Pernambuco, que já atuam independentemente na área, em um ambiente sinérgico de colaboração. Espera-se, assim, incorporar novas técnicas de aprendizado de máquina às redes ópticas de comunicação, com atenção especial às redes elásticas SDM e multibanda, resultando em sistemas mais eficientes, sustentáveis e com maior capacidade de transmissão.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gustavo Sousa Pavani - Integrante / Helio Waldman - Integrante / Nelson Luis Saldanha da Fonseca - Integrante / Darli Augusto de Arruda Mello - Coordenador / Daniel Augusto Ribeiro Chaves - Integrante / Helder May Nunes da Silva Oliveira - Integrante / Joaquim Ferreira Martins Filho - Integrante / Leonardo Didier Coelho - Integrante / Raul Camelo de Andrade Almeida Júnior - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.
      Membro: Gustavo Sousa Pavani.
    3. 2017-Atual. Novas Estrategias para Enfrentar a Ameaca de Exaustao da Capacidade
      Descrição: O tráfego gerado pela Internet tem crescido cerca de 100% ao ano desde que começou a ser medido, mas passou a dominar as redes de comunicação a partir da virada do século. As redes se prepararam para isso com o lançamento de uma grande infraestrutura óptica, inicialmente superdimensionada. O advento da tecnologia WDM iniciou à mineração de banda, que está levando à efetiva ocupação do espectro da faixa de ganho dos amplificadores. Surgem agora as redes ópticas elásticas como o primeiro passo para adiar a chamada crise da capacidade ("capacity crunch") através do aumento da eficiência espectral. Para esse fim, são utilizadas duas estratégias básicas: a adaptabilidade à distância, através da capacidade de escolher o esquema de modulação espectralmente mais eficiente que seja capaz de prover a necessária imunidade ao ruído; e a flexibilidade na alocação de espectro ao usuário, de maneira a evitar desperdício. Um segundo passo consistirá no uso de novas fibras com vários modos espaciais, de maneira que cada modo seja modulado independentemente dos demais. Porém, para dar conta do gargalo energético, será necessário limitar o próprio tráfego através da adoção de protocolos apropriados nas camadas superiores, eliminando tráfego desnecessário ou redundante mediante endereçamento datacêntrico. Finalmente, será necessário alinhar o gerenciamento do tráfego com os princípios de neutralidade e outros que conciliem o caráter público da Internet do futuro com a sua promessa de inovação incessante. O projeto contribuirá para o sucesso dessas estratégias através de estudos acadêmicos conduzidos em ambiente interdisciplinar enriquecido pela cooperação internacional. Chamada de Propostas FAPESP / MCTI / MC - 2015. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gustavo Sousa Pavani - Integrante / Helio Waldman - Coordenador / Rodrigo Campos Bortoletto - Integrante / Darli Augusto de Arruda Mello - Integrante / Alaelson de Castro Jatobá Neto - Integrante / Marcelo de Carvalho Pereira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Gustavo Sousa Pavani.
    4. 2016-2017. Redes definidas por software e ampliacao da conectividade para 10 Gbps
      Descrição: Em vista da necessidade de se aumentar a capacidade de atendimento de projetos de pesquisa na área de Computação Científica e Processamento de Alto Desempenho (High-Performance Computing - HPC) da UFABC, se faz necessária a implantação de programabilidade no nível da rede com a adoção de redes definidas por software nos switches de rede dessas áreas, com o respectivo aumento da oferta do número de portas 1 e 10 Gbps, e a ampliação da conectividade da UFABC de 1 para 10 Gbps.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gustavo Sousa Pavani - Coordenador.
      Membro: Gustavo Sousa Pavani.
    5. 2009-2015. Instituto Nacional de Ciencia e Tecnologia Fotonica para Comunicacoes Opticas (FOTONICOM)
      Descrição: O grande crescimento que se espera da internet com a proliferação de vídeos de alta definição, de serviços banda larga e móveis, de aplicações em tempo real e conteúdos gerados pelos usuários só será viável com avanços tecnológicos que permitam o barateamento das telecomunicações e que, ao mesmo tempo, permitam uma redução substancial do tamanho e consumo energético dos dispositivos das redes. O INCT Fotônica para Comunicações Ópticas (FOTONICOM) pequisa novas tecnologias que poderão viabilizar esse crescimento. O desenvolvimento de dispositivos nanofotônicos integrados e compatíveis com produção de escala estão dentre as pesquisas do FOTONICOM. A principal missão do FOTONICOM é estabelecer um programa para o desenvolvimento nacional das comunicações ópticas por meio de melhoras nos sistemas de pesquisa e de educação, na transferência de conhecimento para a sociedade e na interação academia-empresa. Grupos articulados de pesquisa compartilham facilidades laboratoriais e se complementam em competência para realizar pesquisas fundamentais em dispositivos fotônicos, sistemas e redes ópticas. Possuem ainda colaborações externas com grupos de excelência no exterior. O FOTONICOM está sediado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Campinas é um pólo industrial e de PD em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), e a Unicamp tem uma longa tradição na formação de recursos humanos para este pólo e na realização de pesquisas de alta qualidade em comunicações ópticas. O Instituto agrega pesquisadores de diferentes unidades da Unicamp: Instituto de Física, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação e Instituto de Computação. Conta com uma excelente infra-estrutura de pesquisa, incluido laboratórios para fabricação de micro/nano dispositivos fotônicos, fabricação e caracterização de fibras ópticas, óptica não linear em fibras e guias de onda, sistemas DWDM de alta capacidade, um cluster computacional para modelagem de dispositivos e um testbed.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gustavo Sousa Pavani - Integrante / Helio Waldman - Integrante / Gélio Mendes Ferreira - Integrante / Hugo Luis Fragnito - Coordenador / Aldario C. Bordonalli - Integrante / Alexandre de Almeida Prado Pohl - Integrante / Alexandre Gonçalves Pinheiro - Integrante / Ana Fabiola Leite Almeida - Integrante / Andrés Pablo López Barbero - Integrante / Antonio Manoel Ferreira Frasson - Integrante / Antonio Sergio Bezerra Sombra - Integrante / Arismar C. Sodré Jr. - Integrante / Christiano José Santiago de Matos - Integrante / Cícero Saraiva Sobrinho - Integrante / Cléber Cândido da Silva - Integrante / Cristiano de Mello Gallep - Integrante / Cristiano M.B. Cordeiro - Integrante / Edmundo R. Mauro Madeira - Integrante / Enver Fernández Chillcce - Integrante / Eric Alberto de Mello Fagotto - Integrante / Eunezio Antonio de Souza - Integrante / Evandro Conforti - Integrante / Fernando Paixao - Integrante / Flávio Caldas da Cruz - Integrante / Francisco Sircilli Neto - Integrante / Fúlvio Andrés Callegari - Integrante / Hugo Enrique Hernández Figueroa - Integrante / Hypolito José Kalinowski - Integrante / Jandir Miguel Hickmann - Integrante / Jean Carlos Cardozo da Silva - Integrante / Jiusandro Khun - Integrante / Joao Marcos Travassos Romano - Integrante / Jorge Diego Marconi - Integrante / José Luís Fabris - Integrante / Joseph Topomondzo - Integrante / Karlo Queiroz da Costa - Integrante / Leandro Colombi Resendo - Integrante / Lucila Helena Deliesposte Cescato - Integrante / Luiz Carlos Barbosa - Integrante / Marcelo Eduardo Vieira Segatto - Integrante / Marcelo Luís Francisco Abbade - Integrante / Márcia Muller - Integrante / Márcio André Rodrigues Cavalcanti de Alencar - Integrante / Marcos Antonio Ruggieri Franco - Integrante / Maria José Pontes - Integrante / Mauro Miguel Costa - Integrante / Michel Zamboni Rached - Integrante / Moisés Renato Nunes Ribeiro - Integrante / Nelson Luis Saldanha da Fonseca - Integrante / Newton Cesário Frateschi - Integrante / Ricardo Marques Ribeiro - Integrante / Ricardo Suyama - Integrante / Sávio Alves - Integrante / Shirley Peroni Neves Cani - Integrante / Victor Dmitriev - Integrante / Vitaly Félix Rodriguez Esquerre - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Gustavo Sousa Pavani.
    6. 2008-2010. Plataforma de pesquisa e desenvolvimento em redes opticas controladas por plano de controle GMPLS (Edital MCT/CNPq No 014/2008 ? Universal)
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Gustavo Sousa Pavani - Coordenador / Gélio Mendes Ferreira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Gustavo Sousa Pavani.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Menção Honrosa concedida pelo Comitê de Programa do SBRC 2008 com o trabalho intitulado "Classes of Service for Scheduling in Lambda Grids using Ant Colony Optimization", XXVI Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC 2008).. 2008.
      Membro: Gustavo Sousa Pavani.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (13)
    1. IEEE/IFIP Network Operations and Management Symposium (NOMS). QoE Management of HTTP/2 traffic in Software-Defined Wide Area Networks. 2022. (Congresso).
    2. 2021 IEEE LatinAmerican Conference on Communications (LATINCOM). Survivable Routing, Modulation, and Spectrum Assignment by means of Ant Colony Optimization. 2021. (Congresso).
    3. IFIP/IEEE International Symposium on Integrated Network Management (IM 2021). Survivability in Lambda Grids by means of Ant Colony Optimization. 2021. (Congresso).
    4. XXXIX Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC 2021). Ferramenta de visualização georreferenciada para implantação da infraestrutura de rede móvel 5G no Brasil. 2021. (Congresso).
    5. 21st International Conference on Transparent Optical Networks (ICTON 2019). Tackling Multiple Byzantine Failures in Optical Networks Routed by means of Ant Colony Optimization. 2019. (Congresso).
    6. IEEE Global Communications Conference (Globecom 2019). Routing and Restoration in IP/MPLS over Optical Networks by means of Ant Colony Optimization. 2019. (Congresso).
    7. Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC). Gerenciando Múltiplas Falhas Bizantinas em Redes Ópticas Roteadas por Algoritmos baseados em Otimização por Colônia de Formigas. 2018. (Congresso).
    8. IEEE International Conference on High Performance Switching and Routing (HPSR 2017). 2017. (Congresso).
    9. Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC 2013). Aprovisionamento dinâmico de caminhos óticos na presença de restrições da camada física em redes óticas de transporte gerenciadas por plano de controle GMPLS. 2013. (Congresso).
    10. Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC 2012). 2012. (Congresso).
    11. EDUCAUSE Annual Conference. 2011. (Congresso).
    12. International Conference for High Performance Computing, Networking, Storage and Analysis (SC10). 2010. (Congresso).
    13. 10th Anniversary International Conference on Transparent Optical Networks (ICTON 2008). Adaptive routing and wavelength assignment in GMPLS controlled optical networks using ant colony optimization. 2008. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. H. Waldman ; P. Cardieri ; C. C. CAVALCANTE ; G. S. Pavani ; L. H. Bonani ; R. C. A. ALMEIDA JUNIOR ; D. A. A. Mello. IEEE 18th International Conference on High Performance Switching and Routing (HPSR 2017). 2017. Congresso
    2. G. S. Pavani. Salão de Ferramentas - 31o Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC 2013). 2013. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações



Data de processamento: 23/12/2023 13:24:07