UFABC-professores

Alysson Fabio Ferrari

Obteve seu Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1999, e doutorado em Física pela mesma instituição em 2004, orientadado pelo Prof. Horacio Oscar Girotti, na área de Teoria Quântica de Campos. Atuou como pós-doc no Departamento de Física Matemática do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, de 2005 a 2007. Foi professor visitante no Centro de Matemática, Computação e Cognição na Universidade Federal do ABC durante o ano de 2008, e da Universidade de Indiana em Bloomington, IN, USA, durante o ano de 2018. Desde 2009, é professor do Centro de Ciências Naturais e Humanas da UFABC. Trabalha em Física Teórica, com ênfase em aspectos fundamentais da Teoria Quântica de Campos, como: violação da simetria de Lorentz, teorias supersimétricas, potencial efetivo e quebra dinâmica de simetria, teoria de Chern-Simons, não-comutatividade no espaço-tempo. Outros interesses gerais incluem: gravitação quântica, física matemática, física computacional. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2215905569987646 (02/05/2023)
  • Rótulo/Grupo: CCNH
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise: 2009-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Avenida dos Estados 5001 Santa Terezinha 09210580 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49968356 Fax: (11) 49960090 URL da Homepage: http://professor.ufabc.edu.br/~alysson.ferrari/
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Física
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2017-Atual. Violacao de Lorentz nao-minima em teorias de calibre e na gravitacao
      Descrição: A busca por pequenos desvios da simetria de Lorentz, como uma possível janela para nova física em altíssimas energias, tem sido um campo muito ativo de pesquisa tanto experimental quanto teórica nas últimas décadas. O Modelo Padrão Extendido (MPE) é uma teoria efetiva que inclui no Modelo Padrão (MP) e na ação de Einstein-Hilbert todos os operadores que violam a simetria de Lorentz, preservando as demais simetrias dessas teorias, permitindo assim uma busca sistemática por efeitos em baixas energias devidos a essas violações de Lorentz (VL). Resultados experimentais negativos da busca dessas VL são então convertidos em limites experimentais muito rigorosos para esses operadores, o que significa vínculos experimentais sobre possíveis teorias de gravitação quântica que podem induzir essas VL. Os operadores VL no MPE podem ser divididos em duas classes: os mínimos são os dominantes por análise dimensional, possuindo dimensão de massa menor ou igual a quatro, e os não mínimos possuem dimensões de massa superiores, são subdominantes como perspectiva geral, mas eventualmente podem induzir efeitos em baixas energias que podem ser medidos. Nesta proposta de pesquisa, pretendemos estudar a geração perturbativa de operadores de VL não mínimos a partir de outros operadores de VL mais elementares, eventualmente mínimos. Este tipo de mecanismo, para o caso de operadores mínimos, já foi muito estudado na literatura, e é muitas vezes acometido de desafios técnicos como ambiguidades no cálculo de integrais de Feynman; contudo a geração de operadores de VL não mínimos ainda tem sido pouco estudada, particularmente no setor gravitacional do MPE. Portanto, propomos ajudar a preencher esse vazio de duas formas: extendendo resultados anteriores relativos à geração perturbativa de VL na física de áxions, e extendendo essa mesma análise a operadores não mínimos na gravitação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Alysson Fábio Ferrari - Coordenador / Petrov, A. - Integrante / Luiz Henrique de Campos Borges - Integrante.
      Membro: Alysson Fabio Ferrari.
    2. 2015-2017. Simetrias e a Fisica Alem do Modelo Padrao
      Descrição: Este projeto de pesquisa se divide em duas linhas principais, unificadas na exploração do papel de simetrias e possíveis mecanismo de quebra destas simetrias na física de interações elementares. A primeira linha investiga propostas de modificações/violações da simetria relativística, abrangendo a consistência teórica destas propostas, bem como as suas possíveis consequências fenomenológicas. Tipicamente estas modificações/violações da simetria relativística são inspiradas por argumentos de gravitação quântica, e podem trazer consigo consequências muito interessantes do ponto de vista teórico e experimental. A segunda linha investiga o mecanismo de quebra dinâmica de simetria em teorias com invariância de escala, em particular as consequências do aprimoramento, via Equação de Grupo de Renormalização, do cálculo do potencial efetivo. Este aprimoramento foi mostrado induzir impactos consideráveis numa versão do Modelo Padrão em que a teoria clássica apresenta invariância de escala, e também em teorias de Chern-Simons em três dimensões espaço-temporais. Pretendemos estender estes estudos para modelos supersimétricos, bem como outros modelos propostos para a física além do Modelo Padrão. O objetivo fundamental é investigar se o cenário de quebra da simetria de escala por correções radiativas pode estar, de fato, por trás de algumas das propriedades do Modelo Padrão e de suas extensões. PROJETO REGULAR FAPESP. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . Integrantes: Alysson Fábio Ferrari - Coordenador / Andres Arturo Gomez Quinto - Integrante / Luiz Henrique de Campos Borges - Integrante / Carlos Andres Palechor - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Alysson Fabio Ferrari.
    3. 2013-2016. Simetrias e a Fisica Alem do Modelo Padrao (Edital Universal CNPq)
      Descrição: Este projeto de pesquisa se divide em duas linhas principais, unificadas na exploração do papel de simetrias e possíveis mecanismo de quebra destas simetrias na física de interações elementares. A primeira linha investiga propostas de modificações/violações da simetria relativística, abrangendo a consistência teórica destas propostas, bem como as suas possíveis consequências fenomenológicas. Tipicamente estas modificações/violações da simetria relativística são inspiradas por argumentos de gravitação quântica, e podem trazer consigo consequências muito interessantes do ponto de vista teórico e experimental. A segunda linha investiga o mecanismo de quebra dinâmica de simetria em teorias com invariância de escala, em particular as consequências do aprimoramento, via Equação de Grupo de Renormalização, do cálculo do potencial efetivo. Este aprimoramento foi mostrado induzir impactos consideráveis numa versão do Modelo Padrão em que a teoria clássica apresenta invariância de escala, e também em teorias de Chern-Simons em três dimensões espaço-temporais. Pretendemos estender estes estudos para modelos supersimétricos, bem como outros modelos propostos para a física além do Modelo Padrão. O objetivo fundamental é investigar se o cenário de quebra dinâmico da simetria de escala pode estar, de fato, por trás de algumas das propriedades do Modelo Padrão e de suas extensões.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Alysson Fábio Ferrari - Coordenador / A Yu Petrov - Integrante / Lehum, A.C. - Integrante / ALEX GOMES DIAS - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Alysson Fabio Ferrari.
    4. 2011-2014. Simetrias e Teorias Quanticas de campo em espacos-tempo nao-comutativos (Produtividade em Pesquisa)
      Descrição: A não-comutatividade do espaço-tempo tem sido proposta como uma tentativa de incorporar na mecânica quântica e na teoria quântica de campos algumas propriedades que devem ser parte integrante de uma teoria quântica da gravitação consistente. Um aspecto não-trivial deste tipo de proposta é o destino das simetrias do espaço-tempo neste contexto. Algumas das versões mais populares para espaços não-comutativos violam explicitamente a invariância de Lorentz. Existem propostas, contudo, para implementar a não-comutatividade no espaço-tempo preservando, de alguma forma, a noção de invariância relativística. Este plano de pesquisa visa estudar e desenvolver algumas destas propostas, com especial atenção para as consequências em teorias quânticas de campo relevantes. Uma das abordagens envolve o uso de álgebras de Hopf como ?deformações? da álgebra de Poincaré, como por exemplo a noção de ?simetria de Lorentz torcida?. Esta linha de pesquisa deverá englobar o estudo de teorias supersimétricas, onde vários modelos podem ser abordados. Outra abordagem desenvolvida recentemente é a chamada ?não-comutatividade de spin?, em que existe uma mistura entre graus de liberdade translacionais e de spin, e que também pode ser formulada de forma relativisticamente covariante.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Alysson Fábio Ferrari - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Alysson Fabio Ferrari.
    5. 2010-2017. Equacao do Grupo de Renormalizacao e Quebra Dinamica de Simetria no Formalismo de supercampos
      Descrição: O objetivo deste projeto é o estudo da quebra da simetria conforme por correções radiativas em modelos supersimétricos. Em particular, inicialmente focalizaremos em uma teoria em três dimensões espaço-temporais, envolvendo um campo de Chern-Simons acoplado à matéria, cuja Lagrangiana classicamente apresenta invariância conforme. Tal estudo se desenvolverá primordialmente através do uso do formalismo do superespaço, envolverá o cálculo do superpotencial efetivo e o estudo da relação deste com o potencial efetivo usual, que assume um papel chave na determinação da quebra de simetria. A principal novidade da abordagem será a consideração do grupo de renormalização no contexto deste problema, que deverá permitir uma determinação mais precisa do potencial efetivo a partir do conhecimento das funções beta e do potencial efetivo calculado até um certo número de loops. Em muitos casos, tal aprimoramento no cálculo do potencial efetivo afeta dramaticamente as previsões do modelo, e queremos verificar se o mesmo acontece em teorias supersimétricas. Além desta primeira linha de pesquisa, várias possíveis extensões são possíveis e deverão ser abordadas, dependendo dos resultados e conhecimentos obtidos deste problema: o estudo de possível quebra dinâmica de supersimetria, extensões não-Abelianas ou com supersimetria extendida e também para teorias em quatro dimensões espaço-temporais, portanto mais próximas da fenomenologia, são alguns exemplos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Alysson Fábio Ferrari - Coordenador / André Carlos Lehum - Integrante / Andres Arturo Gomez Quinto - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do ABC - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Alysson Fabio Ferrari.
    6. 2010-2013. Simetrias e Teorias Quanticas de campo em espacos-tempo nao-comutativos (Edital Universal)
      Descrição: A não-comutatividade do espaço-tempo tem sido proposta como uma tentativa de incorporar na mecânica quântica e na teoria quântica de campos algumas propriedades que devem ser parte integrante de uma teoria quântica da gravitação consistente. Um aspecto não-trivial deste tipo de proposta é o destino das simetrias do espaço-tempo neste contexto. Algumas das versões mais populares para espaços não-comutativos violam explicitamente a invariância de Lorentz. Existem propostas, contudo, para implementar a não-comutatividade no espaço-tempo preservando, de alguma forma, a noção de invariância relativística. Este plano de pesquisa visa estudar e desenvolver algumas destas propostas, com especial atenção para as consequências em teorias quânticas de campo relevantes. Uma das abordagens envolve o uso de álgebras de Hopf como ?deformações? da álgebra de Poincaré, como por exemplo a noção de ?simetria de Lorentz torcida?. Esta abordagem pode ser generalizada para teorias supersimétricas, onde vários modelos podem ser abordados. Outra abordagem desenvolvida recentemente é a chamada ?não-comutatividade de spin?, em que existe uma mistura entre graus de liberdade translacionais e de spin, e que também pode ser formulada de forma relativisticamente covariante.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Alysson Fábio Ferrari - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 8
      Membro: Alysson Fabio Ferrari.
    7. 2009-2011. Grupos quanticos e simetrias em espacos-tempo nao-comutativos (Produtividade em Pesquisa)
      Descrição: A não-comutatividade do espaço-tempo tem sido proposta como uma tentativa de incorporar na mecânica quântica e na teoria quântica de campos algumas propriedades que devem ser parte integrante de uma teoria quântica da gravitação consistente. Um aspecto não-trivial deste tipo de modi?cação na natureza do espaço-tempo é o destino da simetria relativística neste contexto. Algumasdas versões mais populares para espaços não-comutativos violam explicitamente a invariância de Lorentz, o que não é consistente com os limites experimentais existentes para este tipo de violação. Existem propostas, contudo, para implementar a não-comutatividade no espaço-tempo preservando, de alguma forma, a noção de invariância relativística. O objetivo deste plano de pesquisa é estudar as propostas que envolvem o uso de álgebras de Hopf como ?deformações? da álgebra de Poincaré. O tema de estudo inicial será a noção de simetria de Lorentz torcida, que tem sido bastante discutido na literatura por levar, potencialmente, a modi?cações na conexão spin-estatística, incluindo aí a possibilidade de efeitos potencialmente observáveis em experimentos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Alysson Fábio Ferrari - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 11
      Membro: Alysson Fabio Ferrari.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Vencedor do concurso de contos "Cuenta-me um conto", com a temática "Ciência no Brasil", com o conto "Futuro do Pretérito"., Centro de Estudos Brasileiros - Universidade de Salamanca - Espanha.. 2021.
      Membro: Alysson Fábio Ferrari.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (31)
    1. III Encontro de Física Teórica GIFT.Violações da simetria de Lorentz. 2023. (Encontro).
    2. Encontro Virtual de Teoria de Campos.ELETROMAGNETIC SOURCES AND LORENTZ VIOLATION. 2021. (Encontro).
    3. Fourth IUCSS Summer School and Workshop on the Lorentz- and CPT-violating Standard-Model Extension. 2021. (Outra).
    4. Eighth Meeting on CPT and Lorentz Symmetry.Lorentz Violation and Radiative Corrections in Gauge Theories. 2019. (Encontro).
    5. XL Encontro Nacional de Física de Partículas e Campos.Lorentz violation and radiative corrections in gauge theories. 2019. (Encontro).
    6. Third Summer School on the Lorentz- and CPT-violating Standard-Model Extension.Perturbative generation of Lorentz violation in the photon sector. 2018. (Seminário).
    7. VI OFICINA NACIONAL DE TEORIA QUÂNTICA DE CAMPOS.Non minimal Lorentz Violating effects in photon physics. 2017. (Oficina).
    8. Encontro de Física 2016.Renormalization Group Improvement and Dynamical Breaking of Symmetry in a Supersymmetric Chern-Simons-matter Model. 2016. (Encontro).
    9. Seventh Meeting on CPT AND LORENTZ SYMMETRY.Nonminimal Lorentz-Violating Effects in Photon Physics. 2016. (Encontro).
    10. Oficina Temática em Teoria de Campos: Defeitos Topológicos e suas Aplicações II.A relation between deformed superspace and Lee-Wick higher-derivative theories. 2015. (Oficina).
    11. SUSY2015 - 23rd International Conference on Supersymmetry and Unification of Fundamental Interactions. A relation between deformed superspace and Lee-Wick higher-derivative theories. 2015. (Congresso).
    12. 2nd International Workshop on Elko and Mass Dimension One Fermions.Generation of axionlike couplings via quantum corrections in a Lorentz-violating background. 2014. (Oficina).
    13. IV OFICINA NACIONAL DE TEORIA QUÂNTICA DE CAMPOS.RENORMALIZATION GROUP AND DYNAMICAL SYMMETRY BREAKING OF CONFORMAL SYMMETRIES. 2014. (Oficina).
    14. First Maranhão International Meeting on QFT. Generation of axion couplings via Lorentz Violation. 2013. (Congresso).
    15. III Oficina Nacional de Teoria de Campos.Não comutatividade no espaçotempo: algumas propostas alternativas. 2013. (Oficina).
    16. Quantum Gravity in the Southern Cone VI.Dynamics of a Dirac Fermion in the presence of spin noncommutativity. 2013. (Simpósio).
    17. School on Approaches to Quantum Gravity. 2013. (Outra).
    18. Sixth Meeting on CPT and Lorentz Symmetry.Generation of Axion Couplings Via Lorentz Violation. 2013. (Encontro).
    19. XVII Escola José André Swieca de Partículas e Campos.Participante. 2013. (Outra).
    20. XXXIV Encontro Nacional de Física de Partículas e Campos.Generation of Axion-Like Couplings via Quantum Corrections in a Lorentz Violating Background. 2013. (Encontro).
    21. CERN Winter School on Supergravity, Strings and Gauge theory.Renormalization Group and Conformal Symmetry Breaking in the Chern-Simons Theory Coupled to Matter. 2012. (Outra).
    22. III Oficina de Teoria Quântica de Campos do Nordeste.Renormalization Group and Symmetry Breaking in a Chern-Simons theory coupled to matter. 2012. (Oficina).
    23. IIP-ICTP Natal School on Gravity and String Theory. 2012. (Outra).
    24. Encontro de Física 2011.Renormalization Group and Conformal Symmetry Breaking in the Chern-Simons Theory Coupled to Matter. 2011. (Encontro).
    25. I OFICINA NACIONAL DE TEORIA DE CAMPOS.Renormalization Group and Symmetry Breaking in a Chern-Simons theory coupled to matter. 2011. (Oficina).
    26. XVI Escola de Verão Jorge André Swieca de Partículas e Campos.Renormalization Group and Conformal Symmetry Breaking in the Chern-Simons Theory Coupled to Matter. 2011. (Outra).
    27. Fifth Meeting on CPT AND LORENTZ SYMMETRY.Lorentz symmetry breaking in the linearized gravity. 2010. (Simpósio).
    28. III Escola de Física Teórica do DFMA.Introdução à Quantização de Campos: o Campo Escalar. 2010. (Outra).
    29. FIFTH INTERNATIONAL SCHOOL ON FIELD THEORY AND GRAVITATION. On the effective potencial in the Chern-Simons theory coupled to matter. 2009. (Congresso).
    30. XV Escola de Verão Jorge André Swieca de Partículas e Campos.Duality between SUSY self-dual and Maxwell-Chern-Simons models coupled to a matter spinor superfield. 2009. (Outra).
    31. XXX Encontro Nacional de Física de Partículas e Campos.Equivalence between supersymmetric self-dual and Maxwell-Chern-Simons models coupled to a matter spinor superfield. 2009. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (7)
    1. FERRARI, ALYSSON FÁBIO; WATANABE, G. ; STUDART, N. ; et al. Simpósio Nacional de Ensino de Física - SNEF. 2021. Outro
    2. FERRARI, A. F.; GREGORES, E. ; CRUZ, L. S. ; Costa, L. ; SEMIAO, F L ; AVILA, M. A. ; FAGUNDES, M. B. ; SERRA, R. ; NAVARRO,R D A. UFABC PHYSICS WEEK. 2015. Outro
    3. FERRARI, A. F.; AVILA, M. A. ; RIBEIRO, R. A. ; FARFAN, A. C. ; Silveira, F. E. ; FERREIRA, L. M. ; Costa, L. ; FAGUNDES, M. B.. VI Escola de Física da UFABC. 2013. Outro
    4. FERRARI, A. F.; CRUZ, L. S. ; RIBEIRO, R. A. ; AVILA, M. A. ; FERREIRA, L. M.. V Escola de Física da UFABC. 2012. Outro
    5. FERRARI, A. F.; BENVENHO, A. R. V. ; CELERI, L. C. ; CRUZ, L. S. ; CHIMENTI, P. ; SERRA, R. ; VENEGEROLES, R. ; AVILA, M. A. ; RIBEIRO, R. A.. IV Escola de Física da UFABC. 2011. Outro
    6. FERRARI, A. F.; BENVENHO, A. R. V. ; AGUILAR, A. C. ; MIRANDA, C. R. ; FRIGERIO MARTINS, C. ; CRUZ, L. S. ; CHIMENTI, P. ; SERRA, R. ; RIBEIRO, R. A. ; SHCHESNOVICH, V.. III Escola de Física da UFABC. 2010. Outro
    7. FERRARI, A. F.; MIZUKOSHI, J. K. ; PIRES, M. O. C. ; GESUALDI, M. R. R. ; COSTA, S. S. ; ZANCHIN, V. T.. II Escola de Física da UFABC. 2009. Outro

Lista de colaborações



Data de processamento: 23/12/2023 13:24:05