Doutor em Educação, na Universidade de São Paulo (2014); bacharel em Comunicação Social - Editoração (2003) e em Filosofia (2006), também pela Universidade de São Paulo; e especialista em Gestão da Propriedade Intelectual pelo convênio Universidad Bolivariana de Venezuela, Servicio Autónomo de Propiedad Intelectual e Oficina Cubana de la Propiedad Industrial (2008). Professor adjunto da UFABC, atuando em educação à distância (pelo NETEL) e como professor do Bacharelado em Políticas Públicas e do Bacharelado em Ciências e Humanidades. Anteriormente editor profissional, participou na edição, entre outros: do Relatório Final da Comissão Nacional da Verdade; da série de livros de Elio Gaspari sobre a ditadura; e de diversos livros didáticos aprovados no PNLD. Principais interesses de pesquisa: teorias e práticas de bens comuns, mercantilização, propriedade intelectual, filosofia e sociologia da ciência, tecnologias educacionais, recursos educacionais abertos, software livre. (Texto informado pelo autor)
OLIVEIRA, M. B. ; Vieira, Miguel Said ; MONTEIRO, M. S. A. ; AKERMAN, MARCO. Covid-19 en Brasil: Controversias políticas por las medidas de aislamiento social para controlar la pandemia. ¿Una disputa entre ciencia y anticiencia?. RAZÓN Y PALABRA. v. 26, p. 10, issn: 1605-4806, 2022.
OLIVEIRA, MONIQUE BATISTA DE ; Vieira, Miguel Said ; AKERMAN, MARCO. O autocultivo de Cannabis e a tecnologia social. SAÚDE E SOCIEDADE (ONLINE). v. 29, p. 10, issn: 1984-0470, 2020.
Vieira, Miguel Said. -Ok Google, já chega-: privacidade e reconhecimento de fala ininterrupto em celulares | -Ok Google, that?s enough-: privacy and ceaseless speech recognition in mobile phones. Liinc em Revista. v. 12, p. 300-308, issn: 1808-3536, 2016.
Livros publicados/organizados ou edições (1)
RUSCHEL, C. V. (Org.) ; Vieira, Miguel Said (Org.) ; ARRUDA, B. (Org.). Mundo comum: Natureza, conhecimento e interdependência. 1 ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2022. v. 1, p. 314.
Capítulos de livros publicados (5)
Vieira, Miguel Said. Pluralismo estratégico no desenvolvimento tecnológico: a controvérsia dos patches ck e o conflito de interesses empresariais e coletivos no software livre. Em: Pablo Rubén Mariconda. (Org.). Entre conhecimento e valores: Alternativas à tecnociência atual. 1ed.São Paulo. : Scientiae Studia. 2023.p. 125-141.
Vieira, Miguel Said. Educação a distância e desigualdades: impactos e possibilidades. Em: Jessé Souza; Salomão Ximenes; Suze Piza. (Org.). Pandemia desigual. 1ed.Curitiba. : Kotter. 2022.p. 183-189.
Amiel, Tel ; ter Haar, Ewout ; Vieira, Miguel Said ; Soares, Tiago Chagas. Who Benefits from the Public Good? How OER Is Contributing to the Private Appropriation of the Educational Commons. Em: Daniel Burgos. (Org.). Lecture Notes in Educational Technology. 1ed.Singapura. : Springer Singapore. 2020.v. 29, p. 69-89.
Vieira, Miguel Said. Bens comuns: uma proposta de mapeamento. Em: Clóvis Eduardo Malinverni da Silveira; Gustavo Borges; Maria de Fatima Schumacher Wolkmer. (Org.). O comum, os novos direitos e os processos democráticos emancipatórios. 1ed.Caxias do Sul. : Educs. 2019.p. 462-494.
Vieira, Miguel Said. Bens comuns intelectuais. Em: Marcello Husek Carrión; Marcos Todt; Simoni Fernandes Medeiros; Thiago Ingrassia Pereira. (Org.). Em defesa do bem comum. 1ed.Porto Alegre. : Tomo Editorial. 2018.p. 23-29.
Textos em jornais de notícias/revistas (0)
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (2)
Vieira, Miguel Said. Nuvens proprietárias, 'cativas' e livres: Uma breve análise da relação entre software livre e computação em nuvem. Em: I Workshop NUVEM, 2017.
Vieira, Miguel Said. Qualidade, reuso e.. remix: adaptando uma metodologia de OA para REA. Em: XVIII Simposio Internacional de Informática Educativa, p. 431-435, 2016.
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (0)
Resumos publicados em anais de congressos (0)
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (13)
Vieira, Miguel Said. Uma bolha da atenção? Duas hipóteses sobre o futuro do capitalismo de vigilância. 2023. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
Vieira, Miguel Said; ter Haar, Ewout ; Amiel, Tel ; Soares, Tiago Chagas ; FUSHITA, A. T.. Encruzilhadas do Comum na Educação Contemporânea: um olhar brasileiro sobre REA (painel temático). 2022. Apresentação de Trabalho/Outra
Vieira, Miguel Said. O poder das estratégias baseadas em bens comuns para as cooperativas do Sul Global. 2022. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
Vieira, Miguel Said. Pluralismo estratégico no desenvolvimento tecnológico: a controvérsia dos patches ck e o conflito de interesses empresariais e coletivos no software livre. 2022. Apresentação de Trabalho/Comunicação
VIEIRA, M. S. ; FUSHITA, A. T.. Recursos Educacionais Abertos. 2019. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
Vieira, Miguel Said. (Ciências dos) comuns: neutralidade ou valores?. 2019. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
PENTEADO, C. L. C. ; Vieira, Miguel Said ; SILVEIRA, S. A. ; EMPINOTTI, V. L. ; GOLDFARB, Y.. Os caminhos do comum. 2019. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
Vieira, Miguel Said. Não aceite cookies de estranhos: Limitando a vigilância mercantil e a publicidade na navegação cotidiana. 2019. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
Vieira, Miguel Said. Economia colaborativa, entre comum e mercadoria. 2018. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
NOGUERA FERNÁNDEZ, A. ; SCHAVELZON, Salvador ; COCCO, G. ; Vieira, Miguel Said. América Latina e Europa do Sul: crises e processos constituintes. 2017. Apresentação de Trabalho/Outra
Vieira, Miguel Said. Aspectos teóricos e políticos: Bem-viver, Bens Comuns e suas interações com o paradigma do direito à cidade. 2017. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
Vieira, Miguel Said. REA, software livre e formatos abertos. 2017. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
Vieira, Miguel Said. Conhecimento online como bem comum: recursos educacionais abertos. 2017. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
Demais tipos de produção bibliográfica (0)
Produção técnica
Programas de computador com registro (0)
Programas de computador sem registro (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (6)
Vieira, Miguel Said; CARVALHO, C. C.. Parecer do relatório técnico de execução do projeto Laboratório de Desenvolvimento de Softwares Livres ? LabLivre. 2019.
RATCOV, D. ; PELLEGRINI, J. C. ; Vieira, Miguel Said ; SILVA, S. J. V.. Relatório GT Software Livre. 2017.
OLIVEIRA, M. B. ; BRAVO, P. ; Vieira, Miguel Said. Entre conhecimento e valores: alternativas à tecnociência atual - dia 1. 2023. (Programa de rádio ou TV/Mesa. 2023.
Vieira, Miguel Said; MARTINS, B. C.. Miguel Said Vieira: Plataformas como Facebook e Google dão-nos a ilusão de uma praça, quando na verdade estão muito mais para um shopping. 2017. (Programa de rádio ou. 2017.
OLIVEIRA, M. B. ; Vieira, Miguel Said. A derrocada da ciência brasileira. 2017. (Programa de rádio ou. 2017.
CORDEIRO, A. ; Vieira, Miguel Said. A informação que quer ser livre. 2017. (Programa de rádio ou. 2017.
Demais tipos de produção técnica (1)
Vieira, Miguel Said; SILVA, H. O. ; RIBEIRO JUNIOR, M.. Bens comuns. 2018. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo didático e de divulgação científica
Produção artística
Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (1)
Gustavo Corrêa Arruda. Google Station e privacidade: Caracterização e análise sociotécnica preliminar da implantação do sistema na Grande São Paulo. Iniciação científica (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019. Orientador: Miguel Said Vieira.
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (1)
Giovanni Pontoglio. Sistema CAPTCHA: implicações para bem-estar social e concentração de informação e poder. (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2019. Orientador: Miguel Said Vieira.
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (6)
Karoliny Mesquita de Oliveira. Estágio não curricular. (Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2019. Orientador: Miguel Said Vieira.
Fernando Lima Amaral Marques. Estágio não curricular. (Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2019. Orientador: Miguel Said Vieira.
Isabella Cristina Cardoso França. Estágio não curricular. (Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2018. Orientador: Miguel Said Vieira.
Lucas de Souza Melo. Estágio não curricular. (Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017. Orientador: Miguel Said Vieira.
Lukas Bagio Marques. Estágio não-curricular. (Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017. Orientador: Miguel Said Vieira.
Gianpaolo Hohne Suriani. Estágio de Gianpaolo Hohne Suriani. (Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2016. Orientador: Miguel Said Vieira.
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (1)
2024-Atual. Observatório de Políticas Educacionais: planejamento regional e governança democrática para a qualidade da educação no Grande ABC Descrição: Projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP, no âmbito do programa Programa de Pesquisa em Políticas Públicas, tem como objetivos implementar, em interação entre gestores públicos e pesquisadores, o Observatório Regional de Políticas Educacionais do Grande ABC (ORPEd), previsto no inovador Plano Regional de Educação do Grande ABC (PRE 2016-2026) aprovadopelos 7 (sete) municípios da região como uma política pública de planejamento, monitoramentoe avaliação orientada à melhoria da qualidade, à democratização de oportunidades educacionais eà gestão democrática, mediante a articulação territorial das políticas educacionais. Para isso,propõe a interação permanente entre os processos de gestão pública planejados e a produção edisponibilização de conhecimentos científicos pertinentes. O triênio apontado no projeto érelevante para o fluxo da política pública objeto de estudo e intervenção, já que entre 2024 e2026 convergem os processos de avaliação dos decênios inaugurados pelo Plano Nacional deEducação (PNE) 2014 2024 e pelos estaduais, municipais e regional. Portanto, ao longo dasdez etapas de execução, prevê-se além da criação e consolidação do ORPEd, articulada aodesenvolvimento prévio de um projeto-piloto no município de Diadema, a realização domonitoramento participativo dos planos em vigor, com engajamento de instâncias e comunidadesescolares. Nas etapas finais de execução, prevê-se a aplicação das estruturas de Observatório aonovo ciclo de monitoramento participativo a ser aberto com os novos planos decenais a seremaprovados entre 2024 e 2025. Sob a perspectiva do projeto científico, a proposição é que oestudo da colaboração no planejamento e monitoramento regionais, materializado no PRE e noORPEd, com acompanhamento sistemático de seu ciclo de avaliação e reformulação, pode trazeruma contribuição significativa ao debate acadêmico sobre mecanismos de colaboração federativana educação brasileira, fortalecendo o entendimento das condições e desenhos institucionaisfavoráveis ao avanço nesse campo do conhecimento e das políticas públicas. Daí decorre ahipótese que a incorporação do nível regional nos ciclos decenais de planejamento favorece acolaboração federativa nas políticas educacionais, além de capacitar as gestões locais pelofortalecimento do caráter de Estado dos planos decenais e por impulsionar processos integradosde monitoramento e avaliação, como ocorre no caso do ORPEd em implantação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (9) / Doutorado: (3) . Integrantes: Miguel Said Vieira - Coordenador / Salomão Barros Ximenes - Integrante / Maria Clara Di Pierro - Integrante / Silvio Carneiro - Integrante / Maria Caramez Carlotto - Integrante / Sérgio Stoco - Integrante / Rodrigo Travitzki Teixeira de Oliveira - Integrante / FERNANDO L. CÁSSIO - Integrante / Alessandro Paulino Pereira - Integrante / Claudia Regina Vieira - Integrante / CAMILA CAMPOS TINOCO FATTORI - Integrante / Luciana Aparecida Palharini - Integrante / Roberta Guimarães Peres - Integrante / André Buonani Pasti - Integrante / DANILO AUGUSTO BARBOSA BENEDICTO - Integrante / MARIA DA PENHA SILVA GOMES - Integrante / RENATO ELISEU COSTA - Integrante / SABRINA LOPES BOZO - Integrante / Willian Santos Nascimento - Integrante / Juliana Cavasini da Silva - Integrante / Marta do Nascimento Lima - Integrante / Gabriel Pimentel Pomellitto - Integrante / CLAUDIA BANDEIRA - Integrante / Vanessa Cândida Lourenço - Integrante / Ana Lúcia Sanches - Integrante / Ana Clara Tomaz Carneiro - Integrante / Sarah Marques da Silva - Integrante / Elisabete Marques Pereira de Oliveira - Integrante / Fernanda Santana de Oliveira - Integrante / Karen Aparecida da Silveira - Integrante / Leonarda Barbosa Luna - Integrante / Joyce dos Santos Lopes - Integrante / Rafaela Lucia Miyake - Integrante / Priscila Araujo Cardoso dos Santos - Integrante / Paula Rafaela Ferreira Barbosa - Integrante / Danusa Munford - Integrante / Daniel Mendes Gomes - Integrante / Amanda Barbosa Anselmo - Integrante / Victória Luiza Fábio - Integrante / Marina Bianca Batistão - Integrante / Juliana Rossi Duci - Integrante. Membro: Miguel Said Vieira. Descrição: O projeto tem como objetivos implementar, em interação entre gestores públicos e pesquisadores, o Observatório Regional de Políticas Educacionais do Grande ABC (ORPEd), previsto no inovador Plano Regional de Educação do Grande ABC (PRE 2016-2026) aprovado pelos 7 (sete) municípios da região como uma política pública de planejamento, monitoramento e avaliação orientada à melhoria da qualidade, à democratização de oportunidades educacionais e à gestão democrática, mediante a articulação territorial das políticas educacionais. Para isso, propõe a interação permanente entre os processos de gestão pública planejados e a produção e disponibilização de conhecimentos científicos pertinentes. O triênio apontado no projeto é relevante para o fluxo da política pública objeto de estudo e intervenção, já que entre 2024 e 2026 convergem os processos de avaliação dos decênios inaugurados pelo Plano Nacional de Educação (PNE) 2014 2024 e pelos estaduais, municipais e regional. Portanto, ao longo das dez etapas de execução, prevê-se além da criação e consolidação do ORPEd, articulada ao desenvolvimento prévio de um projeto-piloto no município de Diadema, a realização do monitoramento participativo dos planos em vigor, com engajamento de instâncias e comunidades escolares. Nas etapas finais de execução, prevê-se a aplicação das estruturas de Observatório ao novo ciclo de monitoramento participativo a ser aberto com os novos planos decenais a serem aprovados entre 2024 e 2025. Sob a perspectiva do projeto científico, a proposição é que o estudo da colaboração no planejamento e monitoramento regionais, materializado no PRE e no ORPEd, com acompanhamento sistemático de seu ciclo de avaliação e reformulação, pode trazer uma contribuição significativa ao debate acadêmico sobre mecanismos de colaboração federativa na educação brasileira, fortalecendo o entendimento das condições e desenhos institucionais favoráveis ao avanço nesse campo do conhecimento e das políticas públicas. Daí decorre a hipótese que a incorporação do nível regional nos ciclos decenais de planejamento favorece a colaboração federativa nas políticas educacionais, além de capacitar as gestões locais pelo fortalecimento do caráter de Estado dos planos decenais e por impulsionar processos integrados de monitoramento e avaliação, como ocorre no caso do ORPEd em implantação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (3) . Integrantes: Fernando Luiz Cássio Silva - Integrante / Maria Clara Di Pierro - Integrante / Sergio Stoco - Integrante / Salomão Barros Ximenes - Coordenador / Silvio Ricardo Gomes Carneiro - Integrante / Alessandro Paulino Pereira - Integrante / Cláudia Regina Vieira - Integrante / Maria Caramez Carlotto - Integrante / Luciana Aparecida Palharini - Integrante / William Santos Nascimento - Integrante / Miguel Said Vieira - Integrante / Roberta Guimarães Peres - Integrante / Danilo Augusto Barbosa Benedicto - Integrante / Maria da Penha Silva Gomes - Integrante / Ana Clara Tomaz Carneiro - Integrante / Ana Lucia Sanches - Integrante / Claudia Bandeira - Integrante / Elisabete Marques Pereira de Oliveira - Integrante / Fernanda Santana de Oliveira - Integrante / Juliana Cavasini da Silva - Integrante / Marta do Nascimento Lima - Integrante / Sarah Marques da Silva - Integrante / Vanessa Cândida Lourenço - Integrante / Camila Campos Tinoco Fattori - Integrante / Renato Eliseu Costa - Integrante / Sabrina Lopes Bozo - Integrante / André Buonani Pasti - Integrante / Karen Aparecida Silveira - Integrante / Leonarda Barbosa Luna - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Membro: Fernando Luiz Cássio Silva.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (0)
Participação em eventos
Total de participação em eventos (24)
ESUD | CIESUD 2023 (20º Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância | 9º Congresso Internacional de Educação Superior a Distância). 2023. (Congresso).
Owning the Future: Sustainably Scaling Platform Cooperatives With the Global South.O poder das estratégias baseadas em bens comuns para as cooperativas do Sul Global. 2022. (Outra).
Plataformas de ensino à distância: limites e possibilidades.Seis considerações sobre limites e possibilidades da EaD. 2020. (Outra).
Reunião da Câmara de Universalização e Inclusão Digital do CGI.br. 2020. (Outra).
I Semana de Pesquisa Interdisciplinar Programa de Ciências Humanas e Sociais da UFABC.Debatedor dos trabalhos de Rodolfo da Silva Avelino, Júlia Pereira da Silva e Celina Lerner. 2019. (Seminário).
Seminário Nacional UniRede. 2019. (Seminário).
V Congresso de Extensão Universitária da UFABC (Conexão). Curso Recursos Educacionais Abertos. 2019. (Congresso).
Seminário de pós-doutorado "Ciência Aberta, Ciência Cidadã, Ciência Comum".Comentários sobre as pesquisas apresentadas. 2018. (Seminário).
XII CODAIP (Congresso de Direito de Autor e Interesse Público). Economia colaborativa, entre comum e mercadoria. 2018. (Congresso).
Construção do bem viver e defesa dos bens comuns: Práticas e ideias alternativas à mercantilização das cidades.Aspectos teóricos e políticos: Bem-viver, Bens Comuns e suas interações com o paradigma do direito à cidade. 2017. (Oficina).
Da ciência aberta à ciência comum: por um outro desenvolvimento.Ciência Aberta em Ação (como debatedor); Ciência Cidadã e Laboratórios Cidadãos (como moderador). 2017. (Seminário).
Diversão Séria: Formação Profissional. 2017. (Encontro).
I Workshop NUVEM.Nuvens proprietárias, "cativas" e livres: Uma breve análise da relação entre software livre e computação em nuvem. 2017. (Oficina).
Oficina para Elaboração de Projetos ? Recursos Educacionais Abertos.REA, software livre e formatos abertos. 2017. (Oficina).
OpenCon 2017 Campinas.Zotero: software livre para referências automatizadas e colaborativas. 2017. (Outra).
VII Esocite.br. 2017. (Congresso).
VII Fórum da Internet.Conhecimento online como bem comum: recursos educacionais abertos. 2017. (Outra).
X Simpósio de Iniciação Científica da UFABC.(convidado para avaliação de trabalhos apresentados). 2017. (Simpósio).
Bens Comuns: diálogo de práticas e saberes contra-hegemônicos.Moderação da sessão de diálogos de experiências e saberes (comuns das redes); observação e sistematização do eixo temático 3 (papel do Estado). 2016. (Seminário).
Oficina preparatória ao Seminário sobre Bens Comuns.Bens comuns: uma proposta de mapeamento. 2016. (Oficina).
Plágio na Academia Brasileira: concepções, tratamento e desafios futuros. 2016. (Outra).
Reunião Edit.Mercado editorial brasileiro e trajetórias profissionais. 2016. (Encontro).
Seminário eMundus - Educação Aberta, Sociedade e Tecnologia. 2016. (Seminário).
XVIII Simposio Internacional de Informática Educativa.Qualidade, reuso e... remix: adaptando uma metodologia de OA para REA. 2016. (Simpósio).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (3)
Vieira, Miguel Said. A pós-graduação em Educação no Brasil. 2013. (Outro).. . 0.
Vieira, Miguel Said. 2nd International Symposium on OER. 2012. (Outro).. . 0.
Vieira, Miguel Said. Edit30. 2002. (Congresso).. . 0.