UFABC-professores

Miguel Said Vieira

Doutor em Educação, na Universidade de São Paulo (2014); bacharel em Comunicação Social - Editoração (2003) e em Filosofia (2006), também pela Universidade de São Paulo; e especialista em Gestão da Propriedade Intelectual pelo convênio Universidad Bolivariana de Venezuela, Servicio Autónomo de Propiedad Intelectual e Oficina Cubana de la Propiedad Industrial (2008). Professor adjunto da UFABC, atuando em educação à distância (pelo NETEL) e como professor do Bacharelado em Políticas Públicas e do Bacharelado em Ciências e Humanidades. Anteriormente editor profissional, participou na edição, entre outros: do Relatório Final da Comissão Nacional da Verdade; da série de livros de Elio Gaspari sobre a ditadura; e de diversos livros didáticos aprovados no PNLD. Principais interesses de pesquisa: teorias e práticas de bens comuns, mercantilização, propriedade intelectual, filosofia e sociologia da ciência, tecnologias educacionais, recursos educacionais abertos, software livre. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2024-Atual. Observatório de Políticas Educacionais: planejamento regional e governança democrática para a qualidade da educação no Grande ABC
      Descrição: Projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP, no âmbito do programa Programa de Pesquisa em Políticas Públicas, tem como objetivos implementar, em interação entre gestores públicos e pesquisadores, o Observatório Regional de Políticas Educacionais do Grande ABC (ORPEd), previsto no inovador Plano Regional de Educação do Grande ABC (PRE 2016-2026) aprovadopelos 7 (sete) municípios da região como uma política pública de planejamento, monitoramentoe avaliação orientada à melhoria da qualidade, à democratização de oportunidades educacionais eà gestão democrática, mediante a articulação territorial das políticas educacionais. Para isso,propõe a interação permanente entre os processos de gestão pública planejados e a produção edisponibilização de conhecimentos científicos pertinentes. O triênio apontado no projeto érelevante para o fluxo da política pública objeto de estudo e intervenção, já que entre 2024 e2026 convergem os processos de avaliação dos decênios inaugurados pelo Plano Nacional deEducação (PNE) 2014 2024 e pelos estaduais, municipais e regional. Portanto, ao longo dasdez etapas de execução, prevê-se além da criação e consolidação do ORPEd, articulada aodesenvolvimento prévio de um projeto-piloto no município de Diadema, a realização domonitoramento participativo dos planos em vigor, com engajamento de instâncias e comunidadesescolares. Nas etapas finais de execução, prevê-se a aplicação das estruturas de Observatório aonovo ciclo de monitoramento participativo a ser aberto com os novos planos decenais a seremaprovados entre 2024 e 2025. Sob a perspectiva do projeto científico, a proposição é que oestudo da colaboração no planejamento e monitoramento regionais, materializado no PRE e noORPEd, com acompanhamento sistemático de seu ciclo de avaliação e reformulação, pode trazeruma contribuição significativa ao debate acadêmico sobre mecanismos de colaboração federativana educação brasileira, fortalecendo o entendimento das condições e desenhos institucionaisfavoráveis ao avanço nesse campo do conhecimento e das políticas públicas. Daí decorre ahipótese que a incorporação do nível regional nos ciclos decenais de planejamento favorece acolaboração federativa nas políticas educacionais, além de capacitar as gestões locais pelofortalecimento do caráter de Estado dos planos decenais e por impulsionar processos integradosde monitoramento e avaliação, como ocorre no caso do ORPEd em implantação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (9) / Doutorado: (3) . Integrantes: Miguel Said Vieira - Coordenador / Salomão Barros Ximenes - Integrante / Maria Clara Di Pierro - Integrante / Silvio Carneiro - Integrante / Maria Caramez Carlotto - Integrante / Sérgio Stoco - Integrante / Rodrigo Travitzki Teixeira de Oliveira - Integrante / FERNANDO L. CÁSSIO - Integrante / Alessandro Paulino Pereira - Integrante / Claudia Regina Vieira - Integrante / CAMILA CAMPOS TINOCO FATTORI - Integrante / Luciana Aparecida Palharini - Integrante / Roberta Guimarães Peres - Integrante / André Buonani Pasti - Integrante / DANILO AUGUSTO BARBOSA BENEDICTO - Integrante / MARIA DA PENHA SILVA GOMES - Integrante / RENATO ELISEU COSTA - Integrante / SABRINA LOPES BOZO - Integrante / Willian Santos Nascimento - Integrante / Juliana Cavasini da Silva - Integrante / Marta do Nascimento Lima - Integrante / Gabriel Pimentel Pomellitto - Integrante / CLAUDIA BANDEIRA - Integrante / Vanessa Cândida Lourenço - Integrante / Ana Lúcia Sanches - Integrante / Ana Clara Tomaz Carneiro - Integrante / Sarah Marques da Silva - Integrante / Elisabete Marques Pereira de Oliveira - Integrante / Fernanda Santana de Oliveira - Integrante / Karen Aparecida da Silveira - Integrante / Leonarda Barbosa Luna - Integrante / Joyce dos Santos Lopes - Integrante / Rafaela Lucia Miyake - Integrante / Priscila Araujo Cardoso dos Santos - Integrante / Paula Rafaela Ferreira Barbosa - Integrante / Danusa Munford - Integrante / Daniel Mendes Gomes - Integrante / Amanda Barbosa Anselmo - Integrante / Victória Luiza Fábio - Integrante / Marina Bianca Batistão - Integrante / Juliana Rossi Duci - Integrante.
      Membro: Miguel Said Vieira.
      Descrição: O projeto tem como objetivos implementar, em interação entre gestores públicos e pesquisadores, o Observatório Regional de Políticas Educacionais do Grande ABC (ORPEd), previsto no inovador Plano Regional de Educação do Grande ABC (PRE 2016-2026) aprovado pelos 7 (sete) municípios da região como uma política pública de planejamento, monitoramento e avaliação orientada à melhoria da qualidade, à democratização de oportunidades educacionais e à gestão democrática, mediante a articulação territorial das políticas educacionais. Para isso, propõe a interação permanente entre os processos de gestão pública planejados e a produção e disponibilização de conhecimentos científicos pertinentes. O triênio apontado no projeto é relevante para o fluxo da política pública objeto de estudo e intervenção, já que entre 2024 e 2026 convergem os processos de avaliação dos decênios inaugurados pelo Plano Nacional de Educação (PNE) 2014 2024 e pelos estaduais, municipais e regional. Portanto, ao longo das dez etapas de execução, prevê-se além da criação e consolidação do ORPEd, articulada ao desenvolvimento prévio de um projeto-piloto no município de Diadema, a realização do monitoramento participativo dos planos em vigor, com engajamento de instâncias e comunidades escolares. Nas etapas finais de execução, prevê-se a aplicação das estruturas de Observatório ao novo ciclo de monitoramento participativo a ser aberto com os novos planos decenais a serem aprovados entre 2024 e 2025. Sob a perspectiva do projeto científico, a proposição é que o estudo da colaboração no planejamento e monitoramento regionais, materializado no PRE e no ORPEd, com acompanhamento sistemático de seu ciclo de avaliação e reformulação, pode trazer uma contribuição significativa ao debate acadêmico sobre mecanismos de colaboração federativa na educação brasileira, fortalecendo o entendimento das condições e desenhos institucionais favoráveis ao avanço nesse campo do conhecimento e das políticas públicas. Daí decorre a hipótese que a incorporação do nível regional nos ciclos decenais de planejamento favorece a colaboração federativa nas políticas educacionais, além de capacitar as gestões locais pelo fortalecimento do caráter de Estado dos planos decenais e por impulsionar processos integrados de monitoramento e avaliação, como ocorre no caso do ORPEd em implantação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (3) . Integrantes: Fernando Luiz Cássio Silva - Integrante / Maria Clara Di Pierro - Integrante / Sergio Stoco - Integrante / Salomão Barros Ximenes - Coordenador / Silvio Ricardo Gomes Carneiro - Integrante / Alessandro Paulino Pereira - Integrante / Cláudia Regina Vieira - Integrante / Maria Caramez Carlotto - Integrante / Luciana Aparecida Palharini - Integrante / William Santos Nascimento - Integrante / Miguel Said Vieira - Integrante / Roberta Guimarães Peres - Integrante / Danilo Augusto Barbosa Benedicto - Integrante / Maria da Penha Silva Gomes - Integrante / Ana Clara Tomaz Carneiro - Integrante / Ana Lucia Sanches - Integrante / Claudia Bandeira - Integrante / Elisabete Marques Pereira de Oliveira - Integrante / Fernanda Santana de Oliveira - Integrante / Juliana Cavasini da Silva - Integrante / Marta do Nascimento Lima - Integrante / Sarah Marques da Silva - Integrante / Vanessa Cândida Lourenço - Integrante / Camila Campos Tinoco Fattori - Integrante / Renato Eliseu Costa - Integrante / Sabrina Lopes Bozo - Integrante / André Buonani Pasti - Integrante / Karen Aparecida Silveira - Integrante / Leonarda Barbosa Luna - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Fernando Luiz Cássio Silva.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (24)
      1. ESUD | CIESUD 2023 (20º Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância | 9º Congresso Internacional de Educação Superior a Distância). 2023. (Congresso).
      2. Owning the Future: Sustainably Scaling Platform Cooperatives With the Global South.O poder das estratégias baseadas em bens comuns para as cooperativas do Sul Global. 2022. (Outra).
      3. Plataformas de ensino à distância: limites e possibilidades.Seis considerações sobre limites e possibilidades da EaD. 2020. (Outra).
      4. Reunião da Câmara de Universalização e Inclusão Digital do CGI.br. 2020. (Outra).
      5. I Semana de Pesquisa Interdisciplinar Programa de Ciências Humanas e Sociais da UFABC.Debatedor dos trabalhos de Rodolfo da Silva Avelino, Júlia Pereira da Silva e Celina Lerner. 2019. (Seminário).
      6. Seminário Nacional UniRede. 2019. (Seminário).
      7. V Congresso de Extensão Universitária da UFABC (Conexão). Curso Recursos Educacionais Abertos. 2019. (Congresso).
      8. Seminário de pós-doutorado "Ciência Aberta, Ciência Cidadã, Ciência Comum".Comentários sobre as pesquisas apresentadas. 2018. (Seminário).
      9. XII CODAIP (Congresso de Direito de Autor e Interesse Público). Economia colaborativa, entre comum e mercadoria. 2018. (Congresso).
      10. Construção do bem viver e defesa dos bens comuns: Práticas e ideias alternativas à mercantilização das cidades.Aspectos teóricos e políticos: Bem-viver, Bens Comuns e suas interações com o paradigma do direito à cidade. 2017. (Oficina).
      11. Da ciência aberta à ciência comum: por um outro desenvolvimento.Ciência Aberta em Ação (como debatedor); Ciência Cidadã e Laboratórios Cidadãos (como moderador). 2017. (Seminário).
      12. Diversão Séria: Formação Profissional. 2017. (Encontro).
      13. I Workshop NUVEM.Nuvens proprietárias, "cativas" e livres: Uma breve análise da relação entre software livre e computação em nuvem. 2017. (Oficina).
      14. Oficina para Elaboração de Projetos ? Recursos Educacionais Abertos.REA, software livre e formatos abertos. 2017. (Oficina).
      15. OpenCon 2017 Campinas.Zotero: software livre para referências automatizadas e colaborativas. 2017. (Outra).
      16. VII Esocite.br. 2017. (Congresso).
      17. VII Fórum da Internet.Conhecimento online como bem comum: recursos educacionais abertos. 2017. (Outra).
      18. X Simpósio de Iniciação Científica da UFABC.(convidado para avaliação de trabalhos apresentados). 2017. (Simpósio).
      19. Bens Comuns: diálogo de práticas e saberes contra-hegemônicos.Moderação da sessão de diálogos de experiências e saberes (comuns das redes); observação e sistematização do eixo temático 3 (papel do Estado). 2016. (Seminário).
      20. Oficina preparatória ao Seminário sobre Bens Comuns.Bens comuns: uma proposta de mapeamento. 2016. (Oficina).
      21. Plágio na Academia Brasileira: concepções, tratamento e desafios futuros. 2016. (Outra).
      22. Reunião Edit.Mercado editorial brasileiro e trajetórias profissionais. 2016. (Encontro).
      23. Seminário eMundus - Educação Aberta, Sociedade e Tecnologia. 2016. (Seminário).
      24. XVIII Simposio Internacional de Informática Educativa.Qualidade, reuso e... remix: adaptando uma metodologia de OA para REA. 2016. (Simpósio).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (3)
      1. Vieira, Miguel Said. A pós-graduação em Educação no Brasil. 2013. (Outro).. . 0.
      2. Vieira, Miguel Said. 2nd International Symposium on OER. 2012. (Outro).. . 0.
      3. Vieira, Miguel Said. Edit30. 2002. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 16/11/2024 16:24:34