UFABC-professores

Helena Franca

É graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1984), com mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1994) e doutorado em Ecologia pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do ABC e pesquisadora colaboradora do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: cerrado, queimadas, geoprocessamento e eletricidade atmosférica. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1324978365801560 (13/03/2022)
  • Rótulo/Grupo: CECS
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2009-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas. Av. dos Estados, 5001 Bangu 09210-170 - Santo Andre, SP - Brasil Telefone: (11) 49968237
  • Grande área: Ciências Biológicas
  • Área: Ecologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2020-Atual. Onde tem coronavirus?
      Descrição: Este projeto é uma iniciativa de um grupo de pesquisadores e colaboradores voluntários de várias áreas e formações que acredita na importância da divulgação de dados espaciais sobre a pandemia de Sars-Cov-2 (Covid-19). Desenvolvemos uma site e um painel com dados atualizados de hora em hora com os dados da pandemia coletados junto às secretarias estaduais de saúde.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Helena França - Coordenador / Diana Sarita Hamburger - Integrante / Aline Santos Lopes - Integrante / Márcio Katsumi Oikawa - Integrante / André Luís S. Freire - Integrante / Marina F. H. Zacari - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do ABC - Auxílio financeiro.
      Membro: Helena Franca.
    2. 2013-2017. Bases para um programa brasileiro de pesquisa intercultural e de fortalecimento da producao local de conhecimentos
      Descrição: Pesquisa encomendada pelo MCTI, através do CNPq: Bases para um programa brasileiro de pesquisa intercultural e de fortalecimento da produção local de conhecimentos (Processo 403823/2012-9). O propósito deste projeto de pesquisa é construir alicerces de política científica visando o lançamento de um programa no MCTI que: Estimule a formação de redes de pesquisa intercultural envolvendo populações tradicionais e cientistas. Trata-se de construir um modelo novo, equitativo, com distribuição de controle e responsabilidades, que permita superar os numerosos mal-entendidos e desconfianças que ainda prevalecem de parte a parte. Poder-se-ia desse modo chegar a realizar um potencial de conhecimentos particularmente importante para a Amazônia e uma ciência que favoreça a floresta em pé, que ainda não se concretizou por falta de políticas adequadas. Valorize e fortaleça contextos locais de produção e circulação de conhecimentos. Realize um ou mais projetos-piloto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Helena França - Integrante / Cristina Adams - Integrante / Mauro William Barbosa de Almeida - Integrante / Maria Manuela Ligeti Carneiro da Cunha - Coordenador.
      Membro: Helena Franca.
    3. 2013-2016. Ecologia Historica da Jureia: as populacoes e tecnologias tradicionais na Mata Atlantica
      Descrição: Será feito o mapeamento histórico dos locais de moradias e das áreas agrícolas em uso ou abandonadas no interior da Estação Ecológica Juréia-Itatins em intervalos de 10 anos a partir da década de 1960. A metodologia será baseada na interpretação visual de fotografias aéreas e digitalização em Sistema de Informação Geográfica e em dados censitários locais. Espera-se mostrar as alterações na distribuição e densidade populacional e das áreas de agricultura antes e depois da criação da Estação Ecológica Juréia-Itatins, SP.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Helena França - Coordenador / Diana Sarita Hamburger - Integrante / Cristina Adams - Integrante / Rafael Yukio Okamoto Noguchi - Integrante / Aline Santos Lopes - Integrante / Gabriel Messias Moura de Faria - Integrante / Marcos Venicius de Souza Prado - Integrante / José Mario de Souza Fortes - Integrante / Heber do Prado Carneiro - Integrante / Pedro Sardinha do Prado - Integrante / Anderson do Prado Carneiro - Integrante.
      Membro: Helena Franca.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (5)
      1. Territórios. Ambientes e Modo de Vida Caiçara.Mapeamento do território tradicional caiçara. 2020. (Encontro).
      2. VI Jornada de Gestão e Análise Ambiental.Pesquisa em parceria na Jureia: comunidade acadêmica e comunidade caiçara. 2020. (Encontro).
      3. Encontro de Pesquisadores e Sociedade da Chapada dos Veadeiros.Incêndios de origem natural. 2014. (Encontro).
      4. HISTORIA NATURAL E CONSERVAÇÃO DA SERRA DA CANASTRA.Incêndios e queimadas naturais no Parque Nacional da Serra da Canastra: 1984-2011. 2011. (Seminário).
      5. Reunião sobre fogo no PN Serra da Canastra e entorno convocada pelo Ministério Público Federal.O fogo nos parques nacionais do Cerrado.. 2009. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (1)
      1. FRANÇA, H.; MATHEUS, D. R.. Ciclo de palestras sobre unidades de conservação e populações tradicionais. 2016. Outro

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 23/12/2023 13:24:07