UFABC-professores

Renata Simões

possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Paulista (2001). Pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP) obteve o título de mestrado em Reprodução Animal (2006) e o de doutorado em Ciências em 2010. Em 2012, finalizou seu trabalho de pós-doutorado pela mesma instituição pela . Desde 2011 é professora da Universidade Federal do ABC. É docente dos cursos de graduação Bacharelado em Ciências Biológicas (BCB) e Bacharelado em Ciências e Tecnologia (BCT). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Reprodução Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: fecundação in vitro, espermatozoides bovinos,qualidade de cromatina espermática e desenvolvimento embrionário. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0600433767142241 (04/09/2024)
  • Rótulo/Grupo: CCNH
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2011-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Rua Arcturus (Jd Antares), 03 - bloco delta, sala 228 Anchieta 09606070 - São Bernardo do Campo, SP - Brasil Telefone: (011) 23206255
  • Grande área: Ciências Agrárias
  • Área: Medicina Veterinária
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2023-Atual. Education Modernization Brazil, Colombia, Europe - the new era of digital higher education cooperation - EMBRACE - Modernizando a Educação Brasil, Colômbia e Europa - a nova era da cooperação digital no ensino superior
      Descrição: O projeto de cooperação EMBRACE - a nova era do ensino superior digital responde às necessidades dos parceiros latino-americanos de desenvolver e implementar reformas institucionais, oferecendo um forte aporte na modernização do ensino superior. A educação é vista como um meio para responder aos desafios regionais e globais.Os principais objetivos dos projetos são: Desenvolver a competência digital e pedagógica dos professores de IES para planejar, implementar e avaliar a educação online centrada no aluno e baseada em competências Apoiar a gestão educacional na gestão de mudanças pedagógicas institucionais inovadoras impactantes envolvendo todas as partes interessadas relevantes (Industria/Sociedade/Universidade). Construir colaboração inovadora entre instituições de ensino superior e parceiros da vida profissional/sociedade, resultando em um ecossistema de aprendizado mais forte e mais desenvolvimento econômico e social robusto.O projeto apóia o desenvolvimento profissional de professores (25) organizando módulos conjuntos de aprendizado on-line, competência impulsionada por badges e escalonamento e multiplicação da formação para outros professores da instituição (300) com o apoio do MOOC a ser desenvolvido. Elaboração de materiais e diretrizes de aprendizado de acesso aberto. Formação de Gestores educacionais (15) definindo as diretrizes para o desenvolvimento de competências digitais e pedagógicas dos professores, avaliando as mudança educacional sustentável e a conquista de metas do projeto no ecossistema de aprendizagem das IES e seus parceiros da indústria.O projeto cria, em cocriação com diferentes partes interessadas (estudantes, professores, gestores, mínimo de 10 parceiros da indústria e da sociedade), modelos transferíveis para colaboração inovadora entre educação e indústria.Mais de 250 alunos em 5 IES latino-americanas participarão de novas práticas pedagógicas durante o cronograma do projeto adquirindo competências relevantes e experiência concreta com o mundo do trabalho.O resultado do projeto EMBRACE são IES modernas e resilientes na América Latina com capacidade de utilizar a digitalização para criar experiências de aprendizagem inclusivas e centradas no aluno. Novos modelos de co-criação envolvem uma variedade de diferentes stakeholders e contribuem para um ecossistema de aprendizagem robusto e sustentável.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Renata Simões - Integrante / MICHELLE SATO FRIGO - Integrante / ALINE DE OLIVEIRA NEVES PANAZIO - Integrante / ALLAN MOREIRA XAVIER - Integrante / ANA LIGIA BARBOUR SCOTT - Integrante / CARLA LOPES RODRIGUEZ - Integrante / CARLA REGINA DE OLIVEIRA - Integrante / CAROLINA CORREA DE CARVALHO - Coordenador / CESAR MONZU FREIRE - Integrante / CRISTIANE MARIA SATO - Integrante / DENISE CONSONNI - Integrante / DENISE HIDEKO GOYA - Integrante / GEOVANE OLIVEIRA DE SOUSA - Integrante / GRACIELLA WATANABE - Integrante / JOAO RICARDO SATO - Integrante / JULIO CARLOS TEIXEIRA - Integrante / JULIO FRANCISCO BLUMETTI FACO - Integrante / LEONARDO FREIRE DE MELLO - Integrante / LUCIANA MARTILIANO MILENA - Integrante / MARIO ALEXANDRE GAZZIRO - Integrante / PAULA AYAKO TIBA - Integrante.
      Membro: Renata Simões.
      Descrição: O projeto de cooperação EMBRACE - a nova era do ensino superior digital responde às necessidades dos parceiros latino-americanos de desenvolver e implementar reformas institucionais, oferecendo um forte aporte na modernização do ensino superior. A educação é vista como um meio para responderaos desafios regionais e globais.Os principais objetivos dos projetos são:Desenvolver a competência digital e pedagógica dos professores de IES para planejar, implementar e avaliar a educação online centrada no aluno e baseada em competênciasApoiar a gestão educacional na gestão de mudanças pedagógicas institucionais inovadoras impactantes envolvendo todas as partes interessadas relevantes (Industria/Sociedade/Universidade).Construir colaboração inovadora entre instituições de ensino superior e parceiros da vida profissional/sociedade, resultando em um ecossistema de aprendizado mais forte e mais desenvolvimento econômico e social robusto.O projeto apóia o desenvolvimento profissional de professores (25) organizando módulos conjuntos de aprendizado on-line, competência impulsionada por badges e escalonamento e multiplicação da formação para outros professores da instituição (300) com o apoio do MOOC a ser desenvolvido. Elaboração de materiais e diretrizes de aprendizado de acesso aberto. Formação de Gestores educacionais (15) definindo as diretrizes para o desenvolvimento de competências digitais e pedagógicas dos professores, avaliando as mudança educacional sustentável e a conquista de metas do projeto no ecossistema de aprendizagem das IES e seus parceiros da indústria.O projeto cria, em cocriação com diferentes partes interessadas (estudantes, professores, gestores, mínimo de 10 parceiros da indústria e da sociedade), modelos transferíveis para colaboração inovadora entre educação e indústria.Mais de 250 alunos em 5 IES latino-americanas participarão de novas práticas pedagógicas durante o cronograma do projeto adquirindo competências relevantes e experiência concreta com o mundo do trabalho.O resultado do projeto EMBRACE são IES modernas e resilientes na América Latina com capacidade de utilizar a digitalização para criar experiências de aprendizagem inclusivas e centradas no aluno. Novos modelos de co-criação envolvem uma variedade de diferentes stakeholders e contribuem para um ecossistema de aprendizagem robusto e sustentável.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Julio Carlos Teixeira - Integrante / Júlio Francisco Blumetti Facó - Integrante / Carolina Correa de Carvalho - Coordenador / ALLAN MOREIRA XAVIER - Integrante / PAULA AYAKO TIBA - Integrante.
      Membro: Julio Carlos Teixeira.
    2. 2023-Atual. Influência de microRNAs espermáticos na regulação epigenética de embriões bocinos produzidos in vitro
      Descrição: Alguns touros apresentam alta produção de embriões produzidos in vitro (PIVE), enquanto que outros touros apresentambaixa produção, o que determina o potencial de fertilidade do macho, e, consequentemente touros com alta e baixafertilidade in vitro. Portanto, no ambiente in vitro a eficiência do desenvolvimento embrionário bovino pode sermodulada por moléculas presentes nos espermatozoides. O espermatozoide fornece fatores essenciais para a fecundaçãoalém do genoma, como proteínas e RNA. Recentemente, foi identificado, pela candidata, microRNAs exclusivos emespermatozoides de touros previamente selecionados que apresentaram alta PIVE. Ao considerarmos a relação entre apresença desses miRNAs espermáticos e as alta taxas de PIVE, o objetivo principal desse experimento é validar a açãopositiva dos miRNAs exclusivamente encontrados nos espermatozoides de touros com alta PIVE no desenvolvimentoembrionário, assim como averiguar a possível via gênica envolvida nesse processo. Para tanto, o presente trabalhopropõe avaliar a produção in vitro de embriões quando forem utilizados touros com Presença ou Ausência da expressãogênica desses microRNAs espermáticos previamente identificados e, avaliar indicativos epigenéticos e dedesenvolvimento de embriões em diferentes estágios provenientes desses touros.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Renata Simões - Integrante / Adriano Felipe P. Siqueira - Integrante / Mayra E O A Assumpção - Integrante / Camilla Mota Mendes - Integrante / LOSANO, JOÃO DIEGO DE AGOSTINI - Integrante / Letícia Signori de Castro - Integrante / HAMILTON, THAIS ROSE DOS SANTOS - Coordenador / Rosiára Rosária Dia Maziero Guaitolini - Integrante / Sylvia Sanches Cortezzi - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Renata Simões.
    3. 2014-Atual. Perfil reprodutivo de machos e seu papel no desenvolvimento embrionário inicial
      Descrição: Perfil reprodutivo de machos e seu papel no desenvolvimento embrionário inicial. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Renata Simões - Coordenador / Mayra Elena Ortiz D' Avila Assumpcao - Integrante / Marcela Pecora Milazzotto - Integrante / Aline Iglesias Nicoletti - Integrante / Isadora Drovandi Rodrigues - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Renata Simões.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (24)
      1. Pericia Veterinária e Assistência Técnica Judicial - O Curso. 2023. (Outra).
      2. Curso de Aperfeiçoamento em infertilidade e Reprodução Humana Assistida do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa.Medicina Baseada em Evidências. 2022. (Outra).
      3. Encontro da equipe multidisciplinar do Hospital Pérola Byington.Avaliação crítica de metanálises. 2022. (Encontro).
      4. I Curso de Manejo de Animais de Laboratório da UFABC.Ética na Experimentação Animal - dignidade animal e 3Rs. 2022. (Outra).
      5. : Curso de Aperfeiçoamento em infertilidade e Reprodução Humana Assistida do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa.Palestra: Utilização prática das buscas PubMed/Lilacs/Chochrane. 2021. (Outra).
      6. Curso de Aperfeiçoamento em infertilidade e Reprodução Humana Assistida do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa.Palestra: Medicina baseada em evidências. 2021. (Outra).
      7. X Semana Científica e Cultural da UNIFESP Diadema.Mesa redonda: Ética na experimentação animal. 2019. (Outra).
      8. Curso de Atualização Profissional ?Trabalho legal: procedimentos e regulamentos para o uso científico de animais em ensino ou pesquisa?. 2017. (Outra).
      9. 2º Workshop de Ciência em Animais de Laboratório da UFABC ? Conceitos e desafios.Ética em uso de animais de experimentação ? Comitê de Ética da UFABC. 2016. (Outra).
      10. Curso "Didática para facilitadores organizacionais - Módulo I".Curso "Didática para facilitadores organizacionais - Módulo I". 2016. (Outra).
      11. II workshop de ciência em animais de laboratório - conceitos e desafios.Ética em uso de animais de experimentação/ Comitê de Ética da UFABC. 2016. (Outra).
      12. 8° Curso de Citometria de Fluxo do Instituto Adolfo Lutz. 2015. (Outra).
      13. Curso ?Cuidados e Técnicas Cirúrgicas em Animais de Laboratório?.CEUA e suas competências na pesquisa experimental. 2015. (Outra).
      14. Curso sobre técnicas de apresentação em público. 2015. (Outra).
      15. II Simpósio CONCEA - INTEGRAÇÃO ENTRE AS CEUAs e CONCEA: LEGISLAÇÃO E CONHECIMENTO. 2015. (Simpósio).
      16. IX simpósio de iniciação científica da faculdade de medicina do ABC.avaliadora dos trabalhos de iniciação científica. 2014. (Simpósio).
      17. Encontro Ética e Experimentação animal.Comissões de ética em uso de animais. 2013. (Encontro).
      18. I Workshop do Programa de Pós Graduação em Biotecnociência da UFABC.Perfil reprodutivo de machos e seu papel no desenvolvimento embrionário inicial. 2013. (Outra).
      19. Curso de Fisiologia da implantação embrionária. 2011. (Outra).
      20. III Semana da Biologia da Universidade Federal do ABC. 2011. (Outra).
      21. II Simpósio de Medicina Veterinária em grandes animais da Universidade Guarulhos.Fecundação in vitro em bovinos (FIV). 2011. (Simpósio).
      22. I Simpósio em Biotecnologia da Reprodução - Produção in vitro de embriões.O estado da arte da produção in vitro de embriões bovinos. 2011. (Simpósio).
      23. XXI Semana Acadêmica Veterinária (SACAVET).Avaliação seminal pós-descongelação. 2011. (Simpósio).
      24. XXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões - SBTE. Avaliação da expressão dos genes das protaminas e das proteínas de transição em espermatozóides e testículos bovinos. 2011. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (11)
      1. Simões, R.. V Reunião Anual da Associação Brasileira de Andrologia Animal (ABRAA). 2021. (Congresso).. . 0.
      2. Simões, R.. XIII Congresso Brasileiro de Buiatria. 2019. (Congresso).. . 0.
      3. Simões, R.; RODRIGUES, T.. Curso de instrumentação científica: citometria de fluxo. 2015. Outro
      4. Simões, R.. Workshop: Ética em pesquisa envolvendo animais e seres humanos. 2014. (Outro).. . 0.
      5. SIMOES, R; SANTOS JUNIOR, A. R. ; MILAZZOTTO, M. P. ; GIACOMELLI, F. C. ; ANNES, K.. II Workshop do programa de pós-graduação em biotecnociências da UFABC. 2014. Outro
      6. SIMOES, R. III Simpósio de Pesquisa do Grande ABC. 2013. (Outro).. . 0.
      7. Benvenho, A. ; Nascimento, A ; Omori, A.T ; Fenili, A ; YOSHIMURA, H. ; ROPERO, J. ; MARQUES, I. ; LIMA, C. ; SILVA, E. ; ISIDRO, F. ; CASSIANO, J. ; MAIORINO, J. R. ; MARCHI, J. ; MIRISOLA, L. ; CRUZ, L. S. ; CHRISTOFFOLETE, M. ; SILVEIRA, M. A. P. ; SIMOES, R. ; BORN, M. ; MOMM, S.. I Encontro de Iniciação Científica 2011: IV Simpósio de Iniciação Científica da UFABC e 6 Congresso de Iniciação Científica aUSCS. 2011. Outro
      8. SIMOES, R.. Simpósio de pesquisa do grande ABC. 2011. (Outro).. . 0.
      9. SIMOES, R.. Workshop "O uso de animais na pesquisa e no ensino na FMVZ-USP". 2010. (Outro).. . 0.
      10. SIMOES, R.. II Simpósio de Reprodução Animal. 2010. (Outro).. . 0.
      11. SIMOES, R.. I Simpósio de Reprodução Animal. 2009. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (3)
      • Renata Simões ⇔ Arnaldo Rodrigues dos Santos Jr (3.0)
        1. MOURA, A. R. ; SANTOS JUNIOR, A. R. ; LOSANO, JOÃO DIEGO DE AGOSTINI ; SIQUEIRA, A. F. P. ; HAMILTON, T. R. S. ; ZANELLA, R. ; CAIRES, K. C. ; SIMOES, R. Evaluation of sperm and hormonal assessments in wagyu, nellore and angus bulls.. ZYGOTE. v. 31, p. 507-516, issn: 0967-1994, 2023.
        2. SIMÕES, RENATA ; Rodrigues Santos, Arnaldo. Factors and molecules that could impact cell differentiation in the embryo generated by nuclear transfer. Organogenesis. v. 13, p. 156-178, issn: 1547-6278, 2017.
        3. SANTOS JR, A.R.; SIMOES, R. ; MILAZZOTTO, M. P. ; LOMBELLO, Christiane B. Three-dimensional cell models as a teaching tool for Cell Biology course in the Bachelor in Science and Technology (BC&T) at Universidade Federal do ABC (UFABC). Em: 10th International Congress on Cell Biology/ 16th Congress of the Brazilian Society for Cell Biology, 2012, Rio de Janeiro, RJ. Annals of 10th International Congress on Cell Biology/ 16th Congress of the Brazilian Society for Cell Biology, v. E, p. 166-166, 2012.

      • Renata Simões ⇔ Marcella Pecora Milazzotto (3.0)
        1. SIMÕES, Renata ; FEITOSA, WEBER BERINGUI ; MILAZZOTTO, M. P. ; Nicacio, Alessandra Corallo ; BARROS, FLAVIA REGINA OLIVEIRA DE ; GONÇALVES, JOSÉ SERGIO DE ARRUDA ; MARQUES, Mariana Groke ; VISINTIN, J. A. ; ASSUMPÇÃO, MAYRA ELENA ORTIZ D'ÁVILA. Comparison of different methods for exogenous DNA uptake by bovine spermatozoa. Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science (Impresso). v. 52, p. 78-86, issn: 1413-9596, 2015.
        2. FERRAZ, M. A. M. M. ; Simões, R. ; de BARROS, F. R. O. ; MILAZZOTTO, M. P. ; Visintin, JA ; Assumpção, Mayra Elena Ortiz D'Avila. Gene expression profile of Protamines and Transition Nuclear Proteins in bovine testis. Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science (Impresso). v. 50, p. 316-322, issn: 1413-9596, 2013.
        3. MILAZZOTTO, M. P.; SIMÕES, Renata. Biotecnologia na bovinocultura. Em: Geraldo Magela de Almeida Cançado; Luciana Nogueira Londe. (Org.). Biotecnologia Aplicada à Agropecuária. 1ed.Poços de Caldas. : Gráfica e Editora Sul Minas. 2012.v. 1, p. 107-144.

      • Renata Simões ⇔ Christiane Bertachini Lombello (1.0)
        1. SANTOS JR, A.R.; SIMOES, R. ; MILAZZOTTO, M. P. ; LOMBELLO, Christiane B. Three-dimensional cell models as a teaching tool for Cell Biology course in the Bachelor in Science and Technology (BC&T) at Universidade Federal do ABC (UFABC). Em: 10th International Congress on Cell Biology/ 16th Congress of the Brazilian Society for Cell Biology, 2012, Rio de Janeiro, RJ. Annals of 10th International Congress on Cell Biology/ 16th Congress of the Brazilian Society for Cell Biology, v. E, p. 166-166, 2012.




    Data de processamento: 16/11/2024 16:24:34