UFABC-professores

Beatriz Tamaso Mioto

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Econômico - área Economia Regional e Urbana na UNICAMP. Tem experiência na área de Desenvolvimento Econômico, com ênfase em Economia Regional e Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Econômico, Mercado Imobiliário, Indústria da Construção, Política Habitacional e Planejamento Urbano e Regional. Atualmente é professora adjunta do Bacharelado em Planejamento Territorial da UFABC, Professora Permanente da Pós-Graduação em Gestão do Território, Professora Visitante da Pós-graduação em Desenvolvimento Econômico da UNICAMP. Pesquisadora e membro da equipe de coordenação do Laboratório de Estudos e Projetos Urbanos e Regionais - LEPUR/UFABC. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2020-Atual. Natureza e metabolismo urbano na reestruturacao da producao do espaco no Brasil e no Chile (Processo Fapesp no 2019/13233-0)
      Descrição: O projeto de pesquisa objetiva compreender e analisar o processo de reestruturação imobiliária pelo qual têm passado as cidades brasileiras e chilenas, enfatizando as formas de apropriação da natureza aos novos produtos imobiliários. Isso será investigado a partir de empreendimentos e fragmentos urbanos selecionados, capazes de ilustrar o processo. Os processos mencionados apresentam características excepcionais em ambos países, que podem ser descritas e analisadas a partir de categorias e conceitos teóricos comuns. A hipótese elaborada é de que a reestruturação imobiliária tem alterado o uso e a exploração da natureza, sendo chave na transformação do metabolismo urbano, este último baseado nos fluxos de energia ? e investimentos ? com os quais as cidades se expandem horizontal e verticalmente. A questão do metabolismo urbano e a produção da natureza aparecem como eixos problematizadores no marco do capitalismo financeiro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Beatriz Tamaso Mioto - Integrante / Luciana Nicolau Ferrara - Coordenador / Maria Beatriz C. Rufino - Integrante / Paulo Cesar Xavier Pereira - Integrante / Voltaire Christian Alvarado Peterson - Integrante / Rodrigo Alejandro Hidalgo - Integrante / Alex Paulsen Espinoza - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Beatriz Tamaso Mioto.
    2. 2019-Atual. Desenvolvimento Economico e Setor imobiliario
      Descrição: Este projeto tem o objetivo de discutir as transformações recentes do setor imobiliário em diálogo com os macro determinantes da economia Brasileira. Tem como fundamento estudos teórico/setoriais e estudos de caso territorializados, com ênfase na Região Metropolitana de São Paulo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Beatriz Tamaso Mioto - Coordenador / Carlos Alberto Penha Filho - Integrante / Carolina M. Pozzi de Castro - Integrante / Letícia Moreira Sígolo - Integrante / Elisabeth da Costa Lima Pereira - Integrante / Thiago Noronha Sugimoto - Integrante / Juliana Bacelar de Araújo - Integrante / Victor Mendes Del Prete - Integrante. Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 2
      Membro: Beatriz Tamaso Mioto.
    3. 2017-Atual. Estado, espaco e a constituicao da financeirizacao urbana. Uma exploracao do caso da Regiao Metropolitana de Sao Paulo
      Descrição: A maioria das pesquisas sobre financeirização urbana prioriza a análise sobre o que a finança faz, principalmente na vida quotidiana das pessoas (na maioria das vezes atores não financeiros). O ponto de partida deste projeto é investigar o que a finança é, assim como aprofundar a pesquisa acerca do processo constituinte da financeirização urbana, incluindo o papel dos agentes não-financeiros como os próprios planejadores urbanos. O projeto prevê uma fase de investigação teórica, que aprofunda a análise sobre as relações imbricadas entre a financeirização e a produção do espaço urbano. Ao mesmo tempo, o projeto explora as novas chaves teóricas a partir de uma leitura analítica do processo constituinte de financeirização na Região Metropolitana de São Paulo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (8) . Integrantes: Beatriz Tamaso Mioto - Integrante / Carolina M. Pozzi de Castro - Integrante / Jeroen Johannes Klink - Coordenador / kaio matheus santos nogueira - Integrante / Marcos Barcellos de Souza - Integrante / Nílcio Regueira Dias - Integrante / Laisa Eleonora Maróstica Stroher - Integrante / Júlio Antunes Ranieri - Integrante / Lucas Ferreira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Beatriz Tamaso Mioto.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. I Prêmio Rodrigo Simões de Teses de Doutorado - MENÇÃO HONROSA, ANPUR.. 2017.
      Membro: Beatriz Tamaso Mioto.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (1)
    1. Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pe Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional.LIMITES DA CONCENTRAÇÃO E CENTRALIZAÇÃO DE CAPITAIS NO IMOBILIÁRIO: UM OLHAR A PARTIR DE QUATRO EMPRESAS INCORPORADORAS. 2017. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (0)

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (1)
      • Beatriz Tamaso Mioto ⇔ Rosana Denaldi (1.0)
        1. ZAMBONI, D. P. ; DENALDI, R. ; MIOTO, Beatriz Tamaso. Os espaços residenciais fechados do setor sul de Ribeirão Preto e o domínio do capital mercantil no processo de expansão urbana no município nos anos 2000. URBE. REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO URBANA. v. 11, p. 1-14, issn: 2175-3369, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 23/12/2023 13:24:06