UFABC-professores

Trabalho de conclusão de curso de graduação


Número total de itens: 3972
Página: 1  2  3  4  

2023

1.   Adriana Lucia Miranda. Imagem eletrocardiográfica não invasiva: um panorama sobre as principais tecnologias de imagens médicas. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: João Loures Salinet Júnior.
2.   Agnes Ferreira de Souza. A reconstrução de uma sequência didática envolvendo concepções alternativas: A importância da reflexão sobre a prática no estágio supervisionado. (Graduação em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues.
3.   Akiko Moura Hanasiro e Maria Eduarda Valério Lima. Como o uso do Scrum pode auxiliar na melhoria do ROI de campanhas de marketing. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Douglas Alves Cassiano.
4.   ALBERTO MARGARIDO SETÚBAL. ESTRATÉGIAS E COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS PARA REPOSICIONAMENTO DE MERCADO: Uma análise de uma empresa do sistema financeiro brasileiro. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Anapatrícia Morales Vilha.
5.   ALEF TENÓRIO DA CRUZ. A INSTITUCIONALIDADE DAS DEBÊNTURES E O CAMINHO PARA OS GREEN BONDS NO BRASIL. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Patrícia Helena Fernandes Cunha.
6.   Alexandre Costa Goulart. Desenvolvimento de uma ferramenta computacional de dimensionamento e de ajustes de spray para injetores centrífugos e cálculos de injeção para um propulsor de pequeno porte a etanol e oxigênio líquido. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Alexandre Alves.
7.   Alexssandra Thais Pereira Alves de Souza. O Teorema da Completude e os Teoremas da Incompletude de Gödel. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Ana Carolina Boero.
8.   Alvaro Luiz Sechinel Junior. Avaliação de Dados de Compra e Venda de Energia Elétrica para Auxiliar nas Tomadas de Decisões dos Agentes. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Patricia Teixeira Leite Asano.
9.   Amanda Castelhano Silva. Previsão de demanda de suprimento de lojas utilizando análise de séries temporais. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Douglas Alves Cassiano.
10.   Ana Carolina Araújo da Silva. A Automatização no setor de gás e energia no Brasil. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
11.   Ana Carolina de Mesquita. As consequências do processo de securitização do narcotráfico para a população colombiana e para a integração regional: um estudo sobre as relações entre as FARC, o narcotráfico e a intervenção norte-americana. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Elias David Morales Martinez.
12.   ANA CAROLINA DUARTE CESAR. ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE CORROSÃO DE UMA LIGA Al-Mg-Mn-Sc-Zr EM SOLUÇÕES COM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE NaCl. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
13.   ANA PAULA FONSECA TEIXEIRA. UNIÃO OU COESÃO NO ?TEMPO DO FIM? A transição energética dos BRICS.. (Graduação em Bacharelado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Giorgio Romano Schutte.
14.   André Kezan de Castro. Expansão da Abertura do Mercado Livre de Energia no Brasil: Benefícios, Cenário Atual, Perspectivas Futuras e Desafios. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Thales Sousa.
15.   André Tofanello Silva e Arthur Andretta Oliveira. Estudo Sobre as Transformações Oganizacionais Bancárias Devido aos Impactos da Pandemia da Covid-19. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Luís Henrique Rodrigues.
16.   Ariana Silva de Sousa e Beatriz Gonçalves de Oliveira. ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE CORROSÃO DA LIGA DE MAGNÉSIO AZ91D ANODIZADA EM SOLUÇÃO DE FOSFATO DE SÓDIO. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
17.   Arthur de Almeida Penha. Desenvolvimento de uma rotina computacional orientada a objeto para análise de desempenho de motores foguete a propelente líquido.. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Alexandre Alves.
18.   Askely Huang, Vinicius Viana de Souza. Promovendo Acessibilidade com Automação Residencial Utilizando Amazon Alexa. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Rodrigo Reina Muñoz.
19.   Augusto Pietro Rosa Preguiça. Estudo numérico com validação experimental da bomba de combustível do conjunto turbobomba do motor foguete a propelente líquido L75.. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Alexandre Alves.
20.   Augusto Ramineli Neto. Caracterização Microestrutural e Cristalográfica do Meteorito Metálico Muonionalusta e Comparação de suas Propriedades Mecânicas com Liga Invar. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Mohammad Masoumi.
21.   Augusto Ramineli Neto. Caracterização Microestrutural e Cristalográfica do Meteorito Metálico Muonionalusta e Comparação de suas Propriedades Mecânicas com Liga Invar. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Mohammad Masoumi.
22.   Beatriz Bandeira. AS CONTRADIÇÕES DO ?MILAGRE ECONÔMICO? E O COLAPSO DO ENDIVIDAMENTO EXTERNO DA ECONOMIA BRASILEIRA DOS ANOS 60 A 80. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Fernanda Graziella Cardoso.
23.   Beatriz Bonafé Noronha Costa e Vanessa Tinami Tamashiro. Análise do Uso da Técnica de Múltiplo Acesso Não Ortogonal no Domínio da Potência no Enlace Direto de Sistemas Celulares. (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Ivan Roberto Santana Casella.
24.   Beatriz Cavalcante Silva. Análise de segurança e modelagem de ataques em sistemas NFC: estudo de caso em máquinas transacionais POS (Point Of Sale). (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Murilo Bellezoni Loiola.
25.   Beatriz Juchimiuk Roberto Mancio. Atropelamento de animais silvestres e domésticos em rodovias sob concessão do Estado de São Paulo. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Simone Rodrigues de Freitas.
26.   Beatriz Mendes de Lima Teixeira. A CADEIA DE SUPRIMENTOS VERDE DO COBRE E AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Márcia Maria Penteado Marchesini.
27.   BEATRIZ MIANNI MOTTA. INFLUÊNCIA DA VARIABILIDADE CLIMÁTICA SOBRE A VAZÃO NA PARTE ALTA DO RIO PARANÁ. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Andréa de Oliveira Cardoso.
28.   Bernardo Johanson Moreira. As práticas de ESG nas empresas: motivações, ações e desafios. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Mônica Yukie Kuwahara.
29.   Brenno Martinez Rodrigues. INFLUÊNCIA DAS CONDIÇÕES DE ARMAZENAMENTO E TEOR DE UMIDADE NO PROCESSAMENTO DA POLIAMIDA 6.6 COM FIBRA DE VIDRO. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC (UFABC), . 2023.
Orientador: Suel Eric Vidotti.
30.   Bruno Koiti Nantes Hiraoka. Análise da Matriz Elétrica Brasileira e sua Influência na Modicidade Tarifária. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Patricia Teixeira Leite Asano.
31.   Camila Bolzan Dionisio. INDICADOR DE CONDIÇÕES DE CRISE HÍDRICA: ESTUDO DE CASO PARA O SISTEMA CANTAREIRA. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Andréa de Oliveira Cardoso.
32.   Camila Catelani. Empresas que aplicam ESG e os ODS. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Bruna Muriel Huertas Fuscaldo.
33.   Camila Rocha Restivo. Imagem eletrocardiográfica não invasiva: um panorama das áreas de segmentação das imagens médicas, mapeamento de superfície e solução eletrocardiográfica inversa. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: João Loures Salinet Júnior.
34.   CAMILA SCHAAF BENFICA. A META-ANALYSIS ON GENE EXPRESSION MODULATION OF Setaria italica AND Setaria viridis SIBLING SPECIES IN RESPONSE TO ABIOTIC STRESS. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Nathalia de Setta Costa.
35.   Carolina Paschoalini. REMOÇÃO DE ELEMENTOS POTENCIALMENTE TÓXICOS DE ÁGUAS CONTAMINADAS EMPREGANDO AEROGÉIS COMPÓSITOS DE AMIDO CONTENDO NANOCELULOSE COMO ADSORVENTE. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
36.   Carolina Quinelato Franchi. Calculadora de Risco voltada ao Apoio à Decisão e Predição da Sobrevida do Câncer de Mama. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Priscyla Waleska Targino de Azevedo Simões.
37.   Carolina Ressurreição. MÉTODOS DE SEPARAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE POLÍMEROS DE FARÓIS DE CARRO PARA RECICLAGEM. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
38.   Caroline Helena Claudino. Desenvolvimento de fotoeletrocatalisadores baseados em nanoestruturas híbridas de WO3 /BiVO4, nitreto de carbono grafítico e cubanos de cobalto. (Graduação em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2023.
Orientador: Juliana dos Santos de Souza.
39.   Caroline Matsumoto. DETECÇÃO DE FALHAS EM MOTORES ELÉTRICOS UTILIZANDO MÉTODOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Luiz Antonio Celiberto Junior.
40.   CAROLINE MIRANDA PEREIRA LIMA. CRITÉRIOS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PARA IOT: PERSPECTIVAS DE TREINAMENTO E CONSCIENTIZAÇÃO. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
41.   Clara Gomes Freitas. Nada sobre nós, sem nós análise e perspectivas da participação das juventudes brasileiras a partir da experiência do GT de Juventudes da Equipe de Transição do 3° governo Lula. (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Maria Livia de Tommasi.
42.   Clara Nogueira Bernardes. A Comissão Nacional da Verdade (Brasil) e a Comissão Nacional sobre o Desaparecimento de Pessoas (Argentina) como instrumentos para justiça de transição e consolidação da democracia. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: José Blanes Sala.
43.   Clarissa Bonvent. Participação Social em Mogi das Cruzes: potencialidades e aprendizados para as políticas culturais a partir do primeiro Plano de Bairro da cidade. (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Lúcio Nagib Bittencourt.
44.   Daniel de Andrade Fontoura. Progresso interrompido? Projetos petrolíferos do norte fluminense e seus impactos nas dinâmicas econômicas e demográficas. (Graduação em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Thais Tartalha do Nascimento Lombardi.
45.   Dante Miquelon Alaimo. Gestão da fração orgânica de resíduos sólidos urbanos no município de Santo André: situação atual e perspectivas. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Gilson Lameira de Lima.
46.   DAVI BOHNER BRISOLA. ESTIMATIVA DO EFEITO NA ATMOSFERA DA ALTITUDE DA ÓRBITA DE TRABALHO PARA OPERAÇÃO DE UM MOTOR FOGUETE TERMONUCLEAR EM MISSÃO INTERPLANETÁRIA. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Annibal Hetem Junior.
47.   Denes Leal dos Santos. Estudo sobre geração de efeitos de áudio usando aprendizado de máquina e métodos clássicos. (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Murilo Bellezoni Loiola.
48.   Denis Yudi Nakajima. Avaliação de técnicas para sistemas de recomendação baseados em sessão. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Paulo Henrique Pisani.
49.   Denise Seguchi Nakaie. Controle de atitude de satélite de pequeno porte do padrão CUBESAT para a fase de detumbling. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Luiz de Siqueira Martins Filho.
50.   Denize Nunes Leite Barreiro. A ausência de vida contemplativa na sociedade de desempenho do século XXI. (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Fernando Costa Mattos.
51.   DJANARY FALKENSTEIN FRAGA DA SILVA. EFEITO DA CODIGESTÃO DE VINHAÇA COM TORTA DE FILTRO SOBRE O POTENCIAL BIOQUÍMICO DE METANO (PBM). (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Juliana Tófano de Campos Leite Toneli.
52.   Débora Macedo da Silva. Análise de desempenho do primeiro sistema fotovoltaico da UFABC. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Ricardo da Silva Benedito.
53.   Edson Luís Fernandes da Silveira, Eduardo Pereira Ceide. Especificação e Análise de Topologias PROFINET para Redes de Comunicação na Indústria. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Rodrigo Reina Muñoz.
54.   Eduarda de Sousa Madeira. Política Externa como Política Pública: a atuação brasileira na defesa contra a discriminação de pessoas LGBTQIA+ a partir do caso Brazilian Resolution. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Cristine Koehler Zanella.
55.   Elison Barroso de Sousa. Impacto da Geração Distribuída nos Sistemas de Proteção da Rede de Distribuição. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Ricardo Caneloi dos Santos.
56.   Emily Ami Takeuchi. Processo de adsorção em argilas. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
57.   Erick Funier dos Santos. Machine Learning aplicado ao tratamento de imagens. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Mario Alexandre Gazziro.
58.   Ester Belarmino de Santana Barros. A dinâmica das carteiras de crédito dos bancos no Brasil na pandemia do COVID-19. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Bruno de Paula Rocha.
59.   Ewerton Luiz Santos Pereira. Química Circular e o reaproveitamento do PET: um estudo de caso. (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Marco Antonio Bueno Filho.
60.   Felipe Azzolino Varella. Investigação de diferentes configurações de observadores para o monitoramento da saúde estrutural de uma suspensão veicular ativa. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Heloi Francisco Gentil Genari.
61.   Felipe da Silva Sales. Extração, isolamento e caracterização de luteolina das partes aéreas de Vernonanthura polyanthes (Asteraceae). (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Joao Henrique Ghilardi Lago.
62.   Felippe Matheus de Oliveira. Avaliação de Performance de Modelos de Árvores na Previsão de Carga do Programa ?Prevcargadessem? da ONS. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Patricia Teixeira Leite Asano.
63.   Filipe Calado Gomes. Segurança em redes de barramento de campo utilizando protocolo S7comm. (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: João Henrique Kleinschmidt.
64.   Filipe Queiroga de Andrade. Usinas fotovoltaicas flutuantes em reservatórios de hidrelétricas ? Características e desafios associados com sua construção e entrada em operação. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Federico Bernardino Morante Trigoso.
65.   Flavio Kenji Uchina. Efeitos estatísticos quânticos em leptogênese. (Graduação em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Chee Sheng Fong.
66.   Gabriel Barbosa dos Santos Mongelos. Estudo do tratamento térmico de transformação eutetóide divorciada com verificação por microscopia óptica, microdureza Vickers e DRX. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Mohammad Masoumi.
67.   Gabriel Barbosa Gouveia. Estudo da Processabilidade de Compostos Elastomêricos com Grafeno para Industria Pneumática. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
68.   Gabriel Gonçalves de Oliveira Pereira. Estudo do tratamento térmico de transformação eutetóide divorciada com verificação por microscopia óptica, microdureza Vickers e DRX. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Mohammad Masoumi.
69.   Gabriel Mariano Costa. Viabilidade técnica da abertura monopolar permanente em linhas de transmissão radiais através de dispositivo baseado em eletrônica de potência para a compensação dos desequilíbrios. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Fabiana Aparecida de Toledo Silva.
70.   Gabriel Mendes de Lima. Comparativo de algoritmos de inteligência artificial explicável no mercado financeiro. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Paulo Henrique Pisani.
71.   Gabriel Navarro. A integração de refugiados e migrantes no campo da tecnologia e da economia verde. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Cristine Koehler Zanella.
72.   Gabriel Navarro. A integração de refugiados e migrantes no campo da tecnologia e da economia verde. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Cristine Koehler Zanella.
73.   Gabriel Oda. Isolamento e caracterização de flavonoides de Baccharis retusa (Asteracee). (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Joao Henrique Ghilardi Lago.
74.   Gabriel Prieto Paris. Análise dos efeitos da otimização de forma bidimensional de aerofólios utilizando o Método Adjunto no programa Ansys. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Marcelo Tanaka Hayashi.
75.   Gabriel Roberto de Oliveira. AUTOMAÇÃO DE UM PROCESSO DE INSPEÇÃO COM SISTEMA DE VISÃO COMPUTACIONAL. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
76.   Gabriel Victor Costa. An experimental rabbit torso-tank for ECGi validation. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: João Loures Salinet Júnior.
77.   Gabriela Di Iorio Leite. Avaliação anti-Trypanosoma cruzi do hiperosídeo, um flavonoide isolado do resíduo do chá pret. (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Joao Henrique Ghilardi Lago.
78.   Gabriela Maciel Godoi. Controle de atitude de nanossatélites utilizando controlador PID desenvolvido em Python. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Luiz de Siqueira Martins Filho.
79.   Giovani Pinheiro da Silva. Estudos sobre comunicação quântica: distribuição de chaves quânticas e código de acesso aleatório. (Graduação em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Breno Marques Goncalves Teixeira.
80.   Giulia Sabrina Gonçalves. Contribuições do Buen Vivir indígena para os ODS. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Bruna Muriel Huertas Fuscaldo.
81.   Glaucio Gastaldello de Almeida. Desenvolvimento de uma ferramenta de cálculo de malha de terra. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Fabiana Aparecida de Toledo Silva.
82.   Guilherme de Almeida Ferrari. Criação de um sistema de detecção de sujidade de módulos de usinas fotovoltaicas. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Ricardo da Silva Benedito.
83.   Guilherme de Oliveira Guimarães. Hipótese da Instabilidade Financeira e a Crise do Subprime. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Manuel Ramon Souza Luz.
84.   Guilherme Ferreira Galdino. Comparação de técnicas de busca adversarial em jogos. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Paulo Henrique Pisani.
85.   Guilherme Melo da Silva. Simulação de um sistema de análise e validação do processo de embalagem utilizando Machine Learning e Visão Computacional para redução de e rros de entrega em pequenos c omércios Trabalho. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
86.   Guilherme Naoji Okamoto e Caroline Sayuri Yamada. Desafios na execução de projetos com metodologias ágeis: análise dos indicadores burn up e burn down. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Douglas Alves Cassiano.
87.   Guilherme Saturnino Santiago. Desenvolvimento de um Manipulador Robótico para a Separação de Peças em uma Esteira. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Crhistian Raffaelo Baldo.
88.   Gustavo Lousado Silva. Viabilidade técnica e financeira da implantação de flywheels na frenagem regenerativa dos trens da CPTM ? Estudo de caso: Linha 12 safira. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Federico Bernardino Morante Trigoso.
89.   Gustavo Souza Bastos. AVALIAÇÃO DO MÉTODO DE CONTAGEM MICROBIANA POUR PLATE EM DETERGENTES LAVA-LOUÇAS ? UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR. (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Amedea Barozzi Seabra.
90.   Henrique Augusto dos Santos Magalhães. Pantera Negra e a África no processo pedagógico: perspectivas da sociedade internacional e da cooperação internacional. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Cristine Koehler Zanella.
91.   HENRIQUE BARIZON BRITO SILVA / ERIC TAIKI MURAKAMI. Uso da Realidade Aumentada em sistemas indicativos integrados à CLP?s. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
92.   Hera Campestre Cruz. CLUSTERS NA LITERATURA CIENTÍFICA: GENÉTICA DA ENDOMETRIOSE. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Danilo Trabuco do Amaral.
93.   Higino Gabriel de Andrade. Análise Temporal de Um Foguete Para Lançamentos em Órbita Baixa. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Annibal Hetem Junior.
94.   Héber Camacho Desterro. Análise do Atendimento Bancário relacionado a Espólio na Plataforma Consumidor.gov.br. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Alexandre Donizeti Alves.
95.   Iago Veronez. Dimensionamento de um sistema de energia solar fotovoltaica para Ocupação Habitacional Manoel Alelxo, município de Mauá - SP. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Francisco de Assis Comarú.
96.   Igor Oliani. Simulação de Desempenho de um Veículo Híbrido Série para Percurso Padronizado. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Ademir Pelizari.
97.   Isabela Maria Biagioni Pedro. Cidades Inteligentes: o conceito e suas implicações éticas ? uma revisão. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Vitor Vieira Vasconcelos.
98.   Isabela Maria Biagioni Pedro & Marina Bepo Garcia. Cidades Inteligentes: o conceito e suas implicações éticas - uma revisão. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Flávia da Fonseca Feitosa.
99.   Isabela Temístocles Gomes. A BUSCA PELA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA E A INSERÇÃO INTERNACIONAL DO HIDROGÊNIO VERDE BRASILEIRO. (Graduação em Bacharelado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Giorgio Romano Schutte.
100.   Israel da Silva Andrade. Requisitos Mínimos Para Substituição De Controladores De Processo Por Tecnologias Baseadas Em Cloud: Comparação Em Relação A Norma IEC 61131-2. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
101.   Jacqueline Gogora Barbosa. A IMPORTÂNCIA DA BIOTECNOLOGIA NO TRATAMENTO DE DOENÇAS INFLAMATÓRIAS DE PELE: DERMATITE ATÓPICA E PSORÍASE - UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. (Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Daniele Ribeiro de Araujo.
102.   Jade Blanda Fonseca Saraiva. Coletivo Estopô Balaio: A arte como partícula pulsante do Jardim Romano (SP). (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Patrícia Maria de Jesus.
103.   Janaína Nunes Silveira. Intersetorialidade e articulação de rede no sistema único de assistência social do município de Diadema: Um estudo de caso sobre o Centro de Referência Especializado em Assistência Social / Eldorado. (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Diego Sanches Corrêa.
104.   Jaqueline Sales Zanchetta. Simulação temporal de cenários de desmatamento da Amazônia por meio da relação com investimentos em políticas de fiscalização ambiental. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Vitor Vieira Vasconcelos.
105.   José Pedro Pires Gomes. DESENVOLVIMENTO DE NANOPARTÍCULAS COMO SENSORES PARA O MONITORAMENTO SERS DA CONVERSÃO ELETROCATALÍTICA DO GLICEROL. (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis ? ANP. 2023.
Orientador: Camilo Andrea Angelucci.
106.   Juan Molino Júnior / Lucas Codato. Modelagem do Processo de Pintura de Motores Pesados pelo Sistemar Power-Free. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Crhistian Raffaelo Baldo.
107.   Juciane Rodrigues / Lucas Wanderoscki. Estudo e Projeto Preliminar de um Redutor Planetário de Dois Estágios para Perfuração de Estacas. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Crhistian Raffaelo Baldo.
108.   Juliana Aponte Minorelli Serro. Síntese e caracterização de derivados acetilados do eugenol e biseugenol e suas atividades antiparasitárias contra Trypanosoma cruzi. (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Joao Henrique Ghilardi Lago.
109.   JULIANA MIEKI KAMADA. PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE ROVING VEHICLE DE BAIXO CUSTO. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Wesley Góis.
110.   Juliana Silva Souza Luz. Avaliação dos cidadãos cientistas e equipe do projeto "Tubarões e Raias de Noronha?. (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
111.   Julio Tan Barbosa de Oliveira. Abertura do Mercado de Energia no Brasil: Análise de desenvolvimentos e experiência internacional. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Conrado Augustus de Melo.
112.   Kamille Santana Krieger. Estudo da liberação de extratos impregnados em blendas polimericas. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
113.   Karina Mayumi Sato. REMOÇÃO DE ELEMENTOS POTENCIALMENTE TÓXICOS DE ÁGUAS CONTAMINADAS EMPREGANDO AEROGÉIS COMPÓSITOS DE AMIDO CONTENDO NANOCELULOSE COMO ADSORVENTE. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
114.   Karina Paula de Andrade Duarte. Análise do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Rio Grande da Serra / SP. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Gilson Lameira de Lima.
115.   Katarine Almeida Rodrigues Anunciação. REVISÃO DA LITERATURA SOBRE A QUALIDADE DA SOLDA DECORRENTE DA MISTURA DE GASES: HOJE E PERSPECTIVAS FUTURAS. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Leonardo Ribeiro Rodrigues.
116.   Kennedy Gomes Bonfim. Estudo de caso: Aplicação de tecnologias da Indústria 4.0 em uma Máquina de Operação Manual. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
117.   Layse Alves Savordelli. Projetos de transformação digital na pandemia.. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Silvia Novaes Zilber Turri.
118.   Leandro Braga Uchoa Pereira de Melo. Análise hidrológica da bacia hidrográfica do Ribeirão dos Meninos, no ABC Paulista. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Melissa Cristina Pereira Graciosa.
119.   Leonardo Barreto de Oliveira. Estudo de eletrificação da aeronave EMBRAER EMB-120 Brasília. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Alexandre Alves.
120.   Leonardo Costa Loreti Lopes. Difusão ambipolar em coordenadas retangulares e cilíndricas incluindo campo magnético. (Graduação em Bacharelado em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Francisco Eugenio Mendonça da Silveira.
121.   LEONARDO K NAKANO Y./ MARCEL EID ONISAKI/ MARINA MIDORI NAGA. O IMPORTANTE PAPEL DA AUTOMAÇÃO RESIDÊNCIA PARA ACESSIBILIDADE. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
122.   Leonardo Sant Ana. OS LIMITES DO DESENVOLVIMENTO AUTOPROPULSIONADO EM UMA ECONOMIA BASEADA NA EXPORTAÇÃO DE PRODUTOS PRIMÁRIOS: ANÁLISE DA ECONOMIA DA SOJA. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Fernanda Graziella Cardoso.
123.   Leticia Fruchi Costa. Substitutos Ósseos: Biomateriais utilizados no Tratamento de Fraturas de Ossos Longos de Membros Inferiores e Potencial de uso no SUS (coorientação). (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Priscyla Waleska Targino de Azevedo Simões.
124.   Letícia Ferreira Dias. Intervenção em assentamentos precários localizados em áreas de preservação permanente (APPs): Estudo de caso dos núcleos Pedro Américo e Homero Thon. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Rosana Denaldi.
125.   Lorena Galvão Gatto. A Política Externa Brasileira sobre a Migração Internacional Forçada no Governo Bolsonaro sob a perspectiva dos Direitos Humanos. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: José Blanes Sala.
126.   Lourraine Sthefany Barbosa Milagres. A propriedade intelectual no contexto da pandemia de Covid-10: O acesso a vacinas na África Subsaariana e a relação com a crise pandêmica em Angola, Nigéria, Somália e Sudão. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Lucas da Silva Tasquetto.
127.   Luan Felipe Sampaio. Desenvolvimento de aplicativo para celulares com sistema Android para simulação e interatividade orientado ao ensino de Engenharia de Sistemas de Controle. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Alfredo Del Sole Lordelo.
128.   Lucas Gustavo Pelinson. SÍNTESE DE NANOFIBRAS DE NÁILON 6 CONTENDO NANOPARTÍCULAS DE PRATA. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Everaldo Carlos Venancio.
129.   Lucas Loffredo de Oliveira / Geilton Santos da Cruz. Prova conceito de gêmeo digital dinâmico. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
130.   Lucas Masao do Amaral Aikawa. INFLUÊNCIA DAS CONDIÇÕES DE ARMAZENAMENTO E TEOR DE UMIDADE NO PROCESSAMENTO DA POLIAMIDA 6.6 COM FIBRA DE VIDRO. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC (UFABC), . 2023.
Orientador: Suel Eric Vidotti.
131.   Lucas Moreira Fagotti. Predição de Risco do Paciente por Avaliação da Tortuosidade e Calcificação do Vaso em Imagens TC Angiografia. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: John Andrew Sims.
132.   Lucas Pires de Freitas. Marketing Digital. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Silvia Novaes Zilber Turri.
133.   Luciana Harumi dos Santos Sakano. CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ESTUDO DE CASO DA FATECS. (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Salomão Barros Ximenes.
134.   Luis Henrique Dias Cara. MÉTODOS E SOLUÇÕES PARA SEGURANÇA CIBERNÉTICA EM SISTEMAS SCADA. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
135.   Lívia Ribeiro da Silva. Mobilização da educação e do intercâmbio acadêmico internacional como instrumentos de diplomacia cultural: o caso sul-coreano com o Global Korea Scholarship. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Cristine Koehler Zanella.
136.   Marcelo Tranche de Souza Junior. SLAM Semântico: Navegação e Identificação de Objetos em um Ambiente Conhecido do Tipo Indoor. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Wagner Tanaka Botelho.
137.   Maria Beatriz Rodriguez Ramos. SÍNTESE DE NANOFIBRAS DE NÁILON 6 CONTENDO NANOPARTÍCULAS DE PRATA. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Everaldo Carlos Venancio.
138.   Maria Fernanda Oliveira Silvestre. A Inteligência Artificial como uma Ferramenta para Automatização do Controle de Qualidade nas Linhas de Produção Industrial. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
139.   Maria Gabriela Camollez Florio. O Programa Minha Casa Minha Vida - Entidades e a produção de habitação de interesse social no centro de São Paulo. (Graduação em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Rosana Denaldi.
140.   Mariana Cesário. Estudo da aplicação da tecnologia bluetooth low energy na localização de equipamentos médico-hospitalares: uma prova de conceito sobre aspectos técnicos e de viabilidade econômica. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: João Loures Salinet Júnior.
141.   Marina Bepo Garcia. Cidades Inteligentes: o conceito e suas implicações éticas ? uma revisão. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Vitor Vieira Vasconcelos.
142.   Mateus Pepe Ramirez. Detecção Automática de Pendelluft em Sequências de Imagens de Tomografia por Impedância Elétrica. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: John Andrew Sims.
143.   Matheus Henrique da Silva Carvalho. Análise da Classificação do Nível de Eficiência Energética do Sistema de Iluminação do Edifício Bloco B. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Patricia Teixeira Leite Asano.
144.   Michelle Vivolo Rotondaro. Aplicação de Internet das coisas (IOT) no processo de inovação tecnológica para uma empresa de bens de consumo. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Leonardo Ribeiro Rodrigues.
145.   Muriel Da Costa Santos. Medidor de glicose compacto com comunicação serial OTG. (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Marcelo Bender Perotoni.
146.   MURILO HENRIQUE TEODORO MACEDO. ANÁLISE DE IMPACTOS DA IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS ENERGÉTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA MATRIZ ELÉTRICA DO CHILE. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Conrado Augustus de Melo.
147.   NATAN DOS SANTOS LEAL. DESIGUALDADE DE OPORTUNIDADES NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA UTILIZANDO DADOS DO PISA. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Ana Claudia Polato e Fava.
148.   Nathalia Carrijo Oliveira. A Relação entre a Expressão Gênica Viral Aapós Infecção por Sars-Cov-2 em Células Neuronais e o Aumento de Morte Celular e de Neuroinflamação. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Ana Claudia Oliveira Carreira.
149.   Nathan do Valle Fraga. Estudo da corrosão por frestas da liga Ti-6Al-4V aplicada como biomaterial. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Frederico Augusto Pires Fernandes.
150.   Natália Pereira da Silva. Ensino à distância e transição para as aulas presenciais: estudo de caso com alunos de Políticas Públicas da Universidade Federal do ABC. (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Paulo Sergio da Costa Neves.
151.   Nelson de Jesus Ferreira. As centralidades da metrópole paulista na mobilidade dos jovens: afastamentos, atrações e usos.. (Graduação em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Patrícia Maria de Jesus.
152.   Nicole Tometich Paulino de Souza. Aplicação do Gráfico de Controle de Média Móvel Exponencialmente Ponderada (MMEP) para Identificação de Alta Temperatura do Óleo na Caixa Multiplicadora de Turbinas Eólicas. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: João Vicente Akwa.
153.   NOME DO ALUNO: RAPHAEL DOS SANTOS IZIDIO MEIRA. O IMPACTO DO PIX NO SISTEMA BRASILEIRO DE PAGAMENTOS. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Ana Claudia Polato e Fava.
154.   ODAIR JOSÉ RIBEIRO. INFLUÊNCIA DA MORFOLOGIA DO FOSFATO NA GERAÇÃO DA FORÇA DE UNIÃO NO APERTO DE JUNTAS. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Mohammad Masoumi.
155.   Patrick Donegá Queiroz. Investigação do Efeito do Escoamento com giro nos Parâmetros de um Compressor Axial via Dinâmica dos Fluidos Computacional. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: André Damiani Rocha.
156.   Paula Naomi Kawaguchi e Gustavo Cardoso Pettini. Produção de filmes de amido termoplástico reforçados com casca de semente de cacau pelo método de extrusão. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
157.   Paula Villela. Desenvolvimento de procedimento analítico para a determinação de bisfenol A em águas. (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Diogo Librandi da Rocha.
158.   Paulo Augusto Vieira Xavier. Análise de viabilidade de substituição de propulsão a combustão do Embraer Ipanema EM203 por sistema de propulsão elétrica. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Alexandre Alves.
159.   Paulo Ricardo Cunha da Silva. Machine Learning aplicado ao tratamento de imagens. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Mario Alexandre Gazziro.
160.   Rafael Girardi do Nascimento. ELUCIDAÇÃO DE ESTRUTURAS MOLECULARES AO LONGO DA HISTÓRIA DA QUÍMICA E SUA ABORDAGEM NO ENSINO BRASILEIRO. (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Gustavo Morari do Nascimento.
161.   Raul Junior Assis Costa e Gustavo Andrade. ELETRODEPOSIÇÃO DE ÓXIDO GRAFENOS SOBRE O AÇO 316-L CIRURGICO. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Mara Cristina Lopes de Oliveira.
162.   Renan Ferreira Lima. Novas Arquiteturas de Dados e suas Perspectivas. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Carlos Alberto Kamienski.
163.   Renan Skorupa Parolin. Influência das harmônicas na determinação da seção dos condutores de uma instalação elétrica. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Fabiana Aparecida de Toledo Silva.
164.   Roberto Kleiman Petecof. Novos arranjos para o financiamento da educação brasileira a partir da Emenda Constitucional n. 108. (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Salomão Barros Ximenes.
165.   Rodrigo Hashizume da Luz. Efeitos da associação do biosilicato® e laser em alta intensidade na paralisação da cárie de radiação. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: John Andrew Sims.
166.   Sandy Xavier Cabral. Cláusula de Barreira e Fragmentação no Sistema Político Brasileiro. (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
167.   Sâmya Catta Preta Sena e Danilo Levy Gabrielli Belmont. Equalização Supervisionada para descoberta de resposta ao Impulso e Equalização Cega de Canais SIMO utilizando Autocodificadores Variacionais. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Marcelo Bender Perotoni.
168.   Tainara Quirino do Nascimento. ESTUDO DOS MÉTODOS DE SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE DERIVADOS DE GRAFENO. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Everaldo Carlos Venancio.
169.   Thais Venâncio Santos. A moratória sobre a cobrança de direitos aduaneiros sobre transmissões eletrônicas na OMC: o debate sobre os efeitos para os países em desenvolvimento. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Lucas da Silva Tasquetto.
170.   Thalita Dantas Caetano. Análise de Viabilidade no Ambiente de Contratação Livre e os Desafios da Abertura de Mercado. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Thales Sousa.
171.   Thamilly Rodrigues Mota. Termografia em Equipamentos Elétricos Industriais: Aumento de Disponibilidade e Impactos Ambientais. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Thales Sousa.
172.   Thassius Carrion Mendes de Oliveira. Análise da Expansão da Energia Solar no Brasil. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Patricia Teixeira Leite Asano.
173.   Thiago cannabrava de sousa. Interoperabilidade entre sistemas de automação seguindo paradigma da indústria 4.0: um estudo de caso. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
174.   Thiago Dantas. Avaliação energética e ambiental de diferentes rotas de aproveitamento energético dos resíduos lignocelulósicos da cana-de-açúcar (bagaço e palha) na indústria sucroalcooleira. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Reynaldo Palacios Bereche.
175.   Thiago de Pontes Buzelli. Aplicação de sistemas de baterias para armazenamento de energia em larga escala no Brasil. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Conrado Augustus de Melo.
176.   Thiago Silva das Merces. Sobre a Conjectura de Gallai. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Maycon Sambinelli.
177.   Tiago De Carvalho Leite. Análise e estudo da viabilidade de propulsão elétrica ou híbrida em aeronaves. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Alexandre Alves.
178.   Tiago Lopes dos Santos. Projeto e caracterização de uma LISN (line impedance stabilization network) para compatibilidade eletromagnética. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Marcelo Bender Perotoni.
179.   Vanessa Martins de Oliveira. Substitutos Ósseos: Biomateriais utilizados no Tratamento de Fraturas de Ossos Longos de Membros Inferiores e Potencial de uso no SUS (coorientação). (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Priscyla Waleska Targino de Azevedo Simões.
180.   Victor Campos. PEAT Virtual: um sistema de recomendação de disciplinas do BCT da UFABC. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: João Paulo Gois.
181.   Victor Carnicelli Beleti. Investigação da Estratégia de Controle LQG Modal para Atenuação de Vibrações e para o Aumento do Conforto em uma Suspensão Veicular Ativa. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Heloi Francisco Gentil Genari.
182.   Victor Hideki Fujii. AUTOMAÇÃO APLICADA NA LIMPEZA DE PAINÉIS FOTOVOLTÁICOS. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
183.   Victor Manhanini Trindade. AVALIAÇÃO DO PLANO DE GESTÃO AMBIENTAL EMPRESARIAL DE UMA CLÍNICA MÉDICA BASEADO NA LOGÍSTICA REVERSA (LR) E PRODUÇÃO MAIS LIMPA (P+L). (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Márcia Maria Penteado Marchesini.
184.   Victor Rafael Campitelli Ricardo. Revisão Bibliográfica da Tecnologia de Rastreadores Solares e Estudo Comparativo com Estruturas Fixas. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Patricia Teixeira Leite Asano.
185.   Vinicius de Mello Toniatto. Impactos econômicos de Parques Tecnológicos na dinâmica e economia do território onde são desenvolvidos: Estudo do caso ?Techno Park Campinas?.. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Marcos Barcellos de Souza.
186.   Vito Villar. Regulação do Desmatamento: A Agenda de Desenvolvimento Sustentável na União Europeia e sua Exportação de Padrões Regulatórios no Comércio Internacional. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Lucas da Silva Tasquetto.
187.   Vitor Amancio de Souza. Prática de Atividade Física como terapia complementar durante o tratamento de câncer de próstata. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Ana Carolina Santos de Souza Galvão.
188.   Vitor Hugo Alves dos Santos. Dinâmicas da incorporação imobiliária no Tatuapé: análise das mudanças de uso e ocupação do solo no Eixo Platina. (Graduação em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Marcos Barcellos de Souza.
189.   Viviane Bezerra da Silva. RELAÇÃO ENTRE OS PARÂMETROS CLIMÁTICOS E A POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA COM O AVANÇO DA COVID-19 NA REGIÃO DO GRANDE ABC ? SP. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: María Cleofé Valverde Brambila.
190.   William Paes de Santana Santos. Influência dos Parâmetros em Impresão 3D com Fios Condutores para aplicações em Eletrônica. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Segundo Nilo Mestanza Muñoz.

2022

1.   Alexandre Burghesi de Freitas. Otimização da Operação das Baterias de Consumidores de Baixa Tensão com Sistemas Fotovoltaicos para Diminuição de suas despesas com o Faturamento de Energia Elétrica. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Joel David Melo Trujillo.
2.   Alexandre Pereira Rodrigues e BIANCA MULLER GUERRA. A realidade do Supply Chain em tempos de pandemia e perspectivas para o futuro. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Leonardo Ribeiro Rodrigues.
3.   ALINE SCHUINDT DA SILVA e KAROLINE SAORI KUTOMI. OBTENÇÃO DE LIGNINA MODIFICADA EM DIÓXIDO DE CARBONO SUPERCRÍTICO PARA APLICAÇÕES EM POLÍMEROS. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
4.   Almir Gonçalves de Lima Junior. Eficiência e sobrevivência de minorias sociais em cargos de gerência: uma análise do caso da Major League Baseball. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Bruno de Paula Rocha.
5.   Amanda Cruz Francesconi. Seleção de avaliadores de projetos: uma abordagem baseada em PLN e algoritmos de emparelhamento máximo. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Jesús Pascual Mena Chalco.
6.   Ana Carolina Ribeiro Amaral. Desafios para o planejamento rural em municípios metropolitanos - uma transição para o planejamento territorial. (Graduação em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Arilson da Silva Favareto.
7.   Ana Cristina Schroeder Pessoa e Seygi Santiago Silva. AVALIAÇÃO DA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA E RENDIMENTO DE BIOGÁS EM SISTEMA DE METANIZAÇÃO A PARTIR DA BIODIGESTÃO DE LODO DE ESTAÇÃO TRATAMENTO DE ESGOTO E FRAÇÃO ORGÂNICA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Camila Clementina Arantes.
8.   Anaís Ribeiro Ferreira. Avaliação dos parâmetros analíticos para determinação de 1,3,5-TRIGLICIDIL ISOCIANURATO por CG-FID. (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
9.   Anderson Spina Capitão. Estudo do potencial energético no processo de produção de óleo e gás em plataformas do tipo FPSO. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Antonio Garrido Gallego.
10.   Anderson Vieira da Costa. Áreas verdes e qualidade de vida: reconfiguração do Cemitério da Vila Formosa em São Paulo / SP. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Gilson Lameira de Lima.
11.   Andressa Fernanda da Silva. Estudo sobre o desenvolvimento, aplicações e análise de dados para LiDAR (Light Detection And Ranging). (Graduação em Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2022.
Orientador: Antonio Gil Vicente de Brum.
12.   André Aranovich Florentino. Um Estudo sobre Combinatória. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Maycon Sambinelli.
13.   Anna Isabel Silva Loureiro. Análise espacial para localização de áreas para aterro sanitário no estado de São Paulo. (Graduação em Engenharia Ambiental) - Unesp ICT - São José dos Campos, . 2022.
Orientador: Victor Fernandez Nascimento.
14.   Areta Silva do Nascimento. Estudo e análise da norma regulamentadora 12 com aplicação a uma prensa corte e vinco.. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
15.   Arthur Henrique Fernandes. Avaliação de técnicas para aprendizado de máquina justo. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Paulo Henrique Pisani.
16.   Arthur Luiz Ferreira. Um estudo do papel do kick de supernova na formação de sistemas binários de raio-X de alta massa (HMXRB) por meio de simulação computacional. (Graduação em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Laura Paulucci Marinho.
17.   Arthur Reis Martins. Análise de conceito de um reator modular para geração distribuída.. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Pedro Carlos Russo Rossi.
18.   Ayron Souza Costa. Contramedida a Invasao de uma Regiao Aérea. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Luiz Antonio Celiberto Junior.
19.   Barbara Frugoli da Silva. PERSPECTIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO LATINO-AMERICANO - retomando o debate entre cepalino-estruturalistas e dependentistas. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Fernanda Graziella Cardoso.
20.   Beatriz da Costa Rodrigues. Uma Abordagem Vebleniana Sobre Hábitos Individuais e Institucionais nas Redes Sociais. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Manuel Ramon Souza Luz.
21.   Beatriz de Souza Silva. Estudo de um sistema propulsivo elétrico para veículos de pouso e decolagem vertical aplicado ao eVTOL Lilium Jet.. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Alexandre Alves.
22.   Beatriz Favini Chicaroni. Emparelhamentos: teoria e prática. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Carla Negri Lintzmayer.
23.   BEATRIZ LIMA NUNES. ESFOLIAÇÃO E MODIFICAÇÃO DE GRAFENO FACILITADOS POR CO2 SUPERCRÍTICO. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
24.   Beatriz Rodrigues Pinto. OTIMIZAÇÃO DA DESTILAÇÃO POR ARRASTE A VAPOR DO LIMONENO DE Citrus sinensis (L.) Osbeck E AS SUAS APLICAÇÕES. (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Bruno Guzzo da Silva.
25.   Bianca Escudeiro Alvarenga. Polímeros Naturais para embalagens biodegradáveis. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Anne Cristine Chinellato.
26.   Bianca Regina Barbosa / Giulia Pansarella Covolato. Previsão de demanda aplicado no setor de e-commerce. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ugo Ibusuki.
27.   BRENDA RUFINO DA SILVA. ALTERAÇÃO DO CONTROLE DA TEMPERATURA CORPORAL CAUSADO PELA UTILIZAÇÃO DE CLOZAPINA E HALOPERIDOL. (Graduação em Biomedicina) - Universidade Paulista, . 2022.
Orientador: Marcela Bermúdez Echeverry.
28.   Breno Vinicius Alves da Silva. O Processo de estrangeirização de terras rurais no Brasil e na Argentina. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Andrea Santos Baca.
29.   Breno Vinicius Alves da Silva. A luta no campo paraguaio. O paradigmático caso de exército do povo paraguaio.. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Andrea Santos Baca.
30.   Bruna Amaral Gurgel Xavier. Justiça de transição no Brasil: a luta por memória, justiça e reparação dos operários do ABC Paulista. (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Sidney Jard da Silva.
31.   Bruna de Queiroz Alves. Polímeros Naturais para embalagens biodegradáveis. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Anne Cristine Chinellato.
32.   Bruna Gabriela Rodrigues. Concentração bancária e seus efeitos sobre a disponibilidade regional de crédito. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Bruno de Paula Rocha.
33.   Bruna Oliveira Nascimento. Perfil Profissional na Indústria 4.0 no Brasil. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Silvia Novaes Zilber Turri.
34.   Bruna Vieira Casaroto. AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE TÉCNICA DA UTILLIZAÇÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NA COMPOSIÇÃO DE TIJOLOS DE SOO-CIMENTO. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Juliana Tófano de Campos Leite Toneli.
35.   Bruno Bevilacqua Nascimento. Sistema de Monitoramento Remoto Máquina-Máquina e Homem-Máquina Utilizando Tecnologias de IOT Visando Aplicação na Indústria 4.0. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Rodrigo Reina Muñoz.
36.   Bruno Cardoso Portes / Ana Paula Cardoso. Estudo em Ambiente Virtual do Processo de Transporte de Vidro Automotivo Utilizando Sistema SCADA. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Crhistian Raffaelo Baldo.
37.   Bruno Castro Dias da Fonseca. Concorrência geopolítica e desenvolvimento industrial-tecnológico: o caso da disputa pelo mercado de carros elétricos entre Alemanha e China. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Giorgio Romano Schutte.
38.   Bruno Dantas Magnani. Potencial Energético do Gás de Síntese na Matriz Energética Brasileira. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Conrado Augustus de Melo.
39.   Bruno Domingues de Oliveira. Quantificação de Neovascularização da Córnea por Segmentação de Vasos Sanguíneos em Imagens de Microscopia de Fenda. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: John Andrew Sims.
40.   Bruno Melchiori Couto. Solução numérica e comparativa do efeito solo em aeronaves. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Marcelo Tanaka Hayashi.
41.   Bruno Menezes Gottardo Ladeia. Heurísticas computacionais para análise do viés de gênero em obras literárias de ficção. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Jesús Pascual Mena Chalco.
42.   BRYAN ROSA GARCIA HADMANN. CARACTERIZAÇÃO DO AÇO TOOLOX 44® NA CONDIÇÃO DE TÊMPERA SUPERFICIAL POR CHAMA. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Mohammad Masoumi.
43.   Bárbara Lopes. Casa de Cultura Hip Hop Leste: aproximações entre patrimônio, cultura e espaço público. (Graduação em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Patrícia Maria de Jesus.
44.   Bárbara Pascale Costa de Souza. Potenciais vias de sinalização do eixo PD-1/PD-L1 no microambiente tumoral do câncer de mama triplo-negativo. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Anhembi Morumbi, . 2022.
Orientador: Ana Claudia Oliveira Carreira.
45.   Bárbara Rodrigues Oliveira. Inclusão financeira: uma proposta de indicador para os municípios brasileiros. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Bruno de Paula Rocha.
46.   Caio Brito Batista, Marcos Felipe Marques de Queiroz. Sistema Automatizado para Cultivo Semi-Hidropônico de Mirangos com Acesso a Registros Via IOT. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Rodrigo Reina Muñoz.
47.   Caio Canhassi Palermo. A trajetória da indústria cinematográfica no Brasil da austeridade fiscal. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Fábio Henrique Bittes Terra.
48.   Caio Pedroso de Oliveira e Matheus Dardengo da Silva. Desenvolvimento de um aplicativo mobile para detecção de doenças predeterminadas em folhas de feijão. (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Kenji Nose Filho.
49.   Caio Poschardt Antunes Mello. Carro autônomo para medição de potência de sinal através de tecnologia SDR. (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Marcelo Bender Perotoni.
50.   Caique Campos de Oliveira. Pt Doping Effects on TiSe2 Catalytic Activity Towards Hydrogen Evolution Reactions. (Graduação em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Pedro Alves da Silva Autreto.
51.   Calvin Quessada Cabello. BUSCA POR SUBSTÂNCIAS COM ATIVIDADE ANTI- Trypanosoma cruzi DOS GALHOS DE Senna macranthera. (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
52.   Carlos Vinicius de Lima. Delineamento de Plumas de Contaminação através de Recursos Tecnológicos. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: João Marcelo Borovina Josko.
53.   Carolina Benazzi Weissheimer. O impacto da transmissão de informação na homofilia em redes sociais. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Maximiliano Barbosa da Silva.
54.   Carolina Benário Fernandes Gouveia. A busca pela soberania alimentar: o programa de aquisição de alimentos (paa) no brasil e o economic community of west africa agricultural policy (ecowap) na áfrica.. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Thais Tartalha do Nascimento Lombardi.
55.   Carolina Braga do Espírito Santo. AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE ÁGUA DE REÚSO DO AQUAPOLO UTILIZANDO ACV: Identificação de impactos ambientais e alternativas para o aumento da sustentabilidade do processo produtivo. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Eduardo Lucas Subtil.
56.   CAROLINA YUKI KATO DE SANTANA. MIGRAÇÃO DE PROSTITUTAS: A perda do elemento da agência em deslocamentos voluntários. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Julia Bertino Moreira.
57.   Caroline Alves da Silva. Comparativo entre dados horários anemométricos e de mercado de energia e análise da sua influência em manutenções programadas de parques eólicos. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientadores: João Vicente Akwa, Gilson Lameira de Lima.
58.   Caroline Marques de Melo. Métodos de Extração e Análise de Nitrosaminas em Diferentes Amostras. (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Diogo Librandi da Rocha.
59.   Caroline Vitória Brandão Costa. Normas voluntárias de sustentabilidade: implicações no âmbito da OMC e efeitos sobre países em desenvolvimento. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Lucas da Silva Tasquetto.
60.   Catarina Vieira Bortoletto. A paradiplomacia e a construção da agenda ambiental local: o caso da cidade de São Paulo. (Graduação em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Gerardo Alberto Silva.
61.   Caue Montrose Bianchim. Modelagem das perdas em máquinas elétricas mais utilizadas em veículos elétricos. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Julio Carlos Teixeira.
62.   Caíque Alves Ribeiro e Sofia Amaral Tori. Sistemas descentralizados de esgotamento sanitário nos planos de saneamento dos municípios da Região Metropolitana de São Paulo. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Camila Clementina Arantes.
63.   CLODOALDO LEONARDO DOS SANTOS. AS RELAÇÕES ENTRE A TAXA DE COLETA SELETIVA E INDICADORES SOCIAIS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ - SP. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientadores: Juliana Tófano de Campos Leite Toneli, María Cleofé Valverde Brambila.
64.   Cristiano Moraes Bilacchi Azarias. RECONSTRUÇÃO DE DIGITAL TWINS UTILIZANDO LIDAR: UMA ABORDAGEM PARA A AFERIÇÃO ANTROPOMÉTRICA. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Mario Alexandre Gazziro.
65.   Daniel de Pina Nascimento. Aplicação da estratégia LQR modal para a atenuação de vibrações em estruturas flexíveis. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Heloi Francisco Gentil Genari.
66.   Daniel Santos Menossi. Determinação do nível de fluído em recipientes inclinados. (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Murilo Bellezoni Loiola.
67.   Daniela Bonani de Mendonça. Determinantes da Política de Dividendos das Empresas Brasileiras. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Anderson Luis Saber Campos.
68.   Danrlei Farias Alves. USO DE HIDROGÉIS BIODEGRADAVEIS NA REMOÇÃO DE METAIS POTENCIALMENTE TÓXICOS DA ÁGUA. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
69.   Deborah Gonçalves Fabri. Structure and Classification of Clifford Algebras. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Roldão da Rocha Junior.
70.   Douglas de Sousa Leite. Estudos da Utilização de um Foguete a Propulsão Nucelar em Missão Interplanetária. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Annibal Hetem Junior.
71.   Douglas Estevam Guerra, Jeferson Lima Mendes Santana. Sistema OXIVITA de Monitoramento de Sinais Vitais no Atendimento PRÉ-HOSPITALAR, HOSPITALAR E PÓS-HOSPITALAR. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Rodrigo Reina Muñoz.
72.   Ednaldo Dario da Silva. Boas Práticas em Planejamento Experimental. (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Bruno Guzzo da Silva.
73.   Edson Adriel Freitas Rodrigues. Resource Allocation in Space Division Multiplexing Elastic Optical Networks. (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Federal do Pará, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2022.
Orientador: Helder May Nunes da Silva Oliveira.
74.   Eduarda Meirinhos. Análise da homofilia e heterofilia de gênero em grafos da genealogia acadêmica. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Jesús Pascual Mena Chalco.
75.   Eduardo Bello Pasini. Análise técnica e financeira de usina solar fotovoltaica para autoconsumo remoto com e sem trackeamento solar. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Federico Bernardino Morante Trigoso.
76.   EDUARDO GASQUES MONTEIRO. RECONSTRUÇÃO DE DIGITAL TWINS UTILIZANDO LIDAR: UMA ABORDAGEM PARA A AFERIÇÃO ANTROPOMÉTRICA. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Mario Alexandre Gazziro.
77.   Erick Fasterra da Silva. Aprendizado de máquina utilizando árvores de decisão e variantes para a predição da estabilidade de compostos de perovskita. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Wallace Gusmão Ferreira.
78.   Erik Soares da Silva. POLÍTICAS PÚBLICAS, PARTICIPAÇÃO SOCIAL E PROJETOS PILOTO: Proposta de Projeto Piloto de participação no Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) de Ribeirão Pires. (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Adalberto Mantovani Martiniano de Azevedo.
79.   Erika Yahata. Machine Learning e Análise Preditiva aplicados ao Câncer de Mama. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Priscyla Waleska Targino de Azevedo Simões.
80.   Fabio Mendes Milanez. Sistema de Monitoramento Remoto Máquina-Máquina e Homem-Máquina Utilizando Tecnologias de IOT Visando Aplicação na Indústria 4.0. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Rodrigo Reina Muñoz.
81.   Fabrício Valério Moretti. Formação de Preços no Ambiente de Contratação Livre (ACL). (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Patricia Teixeira Leite Asano.
82.   FELDMAN, Leonardo Gonçalves. Estudo da Aplicação de Métodos de Previsão de Demanda Com Avaliação de Resultados Através de Média Absoluta, Em Uma Cadeia de Suprimentos da Construção Civil. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Luís Henrique Rodrigues.
83.   Felipe Aires de Brito, Felipe Delmondes e Rafael Ponte. Modelagem para estabilizador linear baseado em modelo de suspens~ao ativa adaptado para fotograa. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Alain Segundo Potts.
84.   Felipe Coelho Soler. Análise da Variação das Perdas Elétricas em Zonas de Agregação de Consumidores com Recursos Energéticos Distribuídos considerando Cenários de Operação dos Sistemas de Baterias. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Joel David Melo Trujillo.
85.   Felipe de Almeida Couto. Mereologia e adequação empírica: Considerações sobre o empirismo construtivo de Bas C. Van Fraassen. (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Victor Ximenes Marques.
86.   Felipe Eduardo Ferreira Silva. Efeitos de Spin no 2DEG. (Graduação em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Gustavo Michel Mendoza La Torre.
87.   FELIPE FLORENTINO GONÇALVES. ANÁLISE COMPARATIVA DO EBITDA DAS EMPRESAS DE TERCEIRIZAÇÃO DE VEÍCULOS NO CENÁRIO DA PANDEMIA DA COVID-19.. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Osmar Domingues.
88.   Felipe Martins da Costa. Vânia Bambirra e as mulheres no Capitalismo Dependente da América Latina. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Cristina Fróes de Borja Reis.
89.   Felipe Pelissari. Impacto de parâmetros geométricos no desempenho térmico de coletores tipo calha parabólica. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Daniel Jonas Dezan.
90.   Felipe Rodrigues de Oliveira. Cenários de Aquecimento e suas implicações hidrológicas para a sub-bacia Billings na Região Metropolitana De São Paulo. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: María Cleofé Valverde Brambila.
91.   Felipe Thimoteo de Mendonça. Políticas de incentivo a geração solar fotovoltaica distribuída no Brasil. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Conrado Augustus de Melo.
92.   FELIPE WAGNER BIZIO AUTOMAÇÃO. AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL UTILIZANDO DISPOSITIVOS SMART ASSOCIADOS AOS SISTEMAS HOME ASSIST. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
93.   Fernanda Duarte Krueger. Energia Nuclear na Alemanha: entre segurança energética e net-zero. (Graduação em Bacharelado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Giorgio Romano Schutte.
94.   FERNANDA SANTOS GALDINO. MONITORAMENTO DO ESTOQUE DE CARBONO EM REMANESCENTES DE MATA ATLÂNTICA NO VALE DO RIBEIRA - SP. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Angela Terumi Fushita.
95.   Flávio Fernandes Garcia Júnior. A Contribuição das Tecnologias em Saúde no restabelecimento cardiopulmonar de pacientes internados com Covid-19. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: João Loures Salinet Júnior.
96.   Francisco de Souza Rocha. Apresentação do debate atual relativo a MMT (Modern Modern Money Theory) e sua respectiva aplicabilidade na Economia contemporânea.. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Manuel Ramon Souza Luz.
97.   Fábio Saroa de Assis. Diversidade e estrutura genética de populações de queixadas (Tayassu pecari) da Guiana Francesa impactadas por caça. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Paulo, . 2022.
Orientador: Cibele Biondo.
98.   Gabriel Antonio Arana Afonso Pereira. RPA NO PROCESSO DE AUTOMAÇÃO DE TESTES DE SITES. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Luis Alberto Martinez Riascos.
99.   Gabriel Cerchiari Gradim. Urbanização brasileira e crítica à abordagem neoclássica: uma análise da economia de aglomeração no Brasil à luz da economia política.. (Graduação em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Jeroen Johannes Klink.
100.   Gabriel Henrique Ribeiro. Estudo do potencial das estratégias de ecoeficiência para reduzir as emissões portuárias. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Humberto de Paiva Junior.
101.   Gabriel Nascimento Pereira. Análise da migração de consumidores de energia elétrica para o ACL e o impacto nas distribuidoras. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Conrado Augustus de Melo.
102.   Gabriel Scaloni Ribeiro. Uma análise sobre o conceito de ?Embeddedness? de Karl Polanyi frente ao arcabouço institucional que fomenta a cultura no Brasil.. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Manuel Ramon Souza Luz.
103.   Gabriel Simplício Lopes / Caroline Belini. Sistema de visão para a verificação do sequenciamento de pneus. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ugo Ibusuki.
104.   Gabriela Cavalcante Macedo. Perfil Profissional na Indústria 4.0 no Brasil. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Silvia Novaes Zilber Turri.
105.   Gabriela Modenezi. Secas prolongadas no Sudeste brasileiro e sua influência na vazão de rios: Estudo de caso para a bacia do Rio Grande. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Andréa de Oliveira Cardoso.
106.   Gabriela Sabino Souza. Como as tecnologias da indústria 4.0 contribuem para a transformação dos processos no sistema financeiro. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ugo Ibusuki.
107.   Gabriele Arena Teixeira. Ouso de inteligência artificial no ensino adistância. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Silvia Novaes Zilber Turri.
108.   GABRIELLE DUARTE CUNHA. O NEXO MIGRAÇÃO-DESENVOLVIMENTO: Perspectivas a partir da Governança Global das Migrações. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Acácio Sidinei Almeida Santos.
109.   Giovana Lima Aires. CONCENTRAÇÕES DE CARBONO EM SEDIMENTO DE RIACHOS IMPACTADOS PELO CULTIVO DE CANA-DE-AÇÚCAR. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ricardo Hideo Taniwaki.
110.   Giovanna Noguerão Parra. A URGÊNCIA NA MEDIÇÃO DA FOME ENTRE OS POVOS INDÍGENAS: Um paralelo entre a realidade brasileira e organizações internacionais. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Andrea Santos Baca.
111.   Giulia Consolmagno. Estudo e simulação de controle de velocidade do motor síncrono de ímã permanente aplicado em veículo elétrico. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Julio Carlos Teixeira.
112.   Giulia de Avellar Nóvoa. Estudo Computacional por Elementos Finitos de Esforços em Muleta Canadense. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Olavo Luppi Silva.
113.   Giulia Petinelli Vernaglia. Onda Hallyu e Relações Internacionais: O papel e o poder da cultura pop na inserção internacional da Coreia do Sul. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Maria Caramez Carlotto.
114.   Giulia Piagentini. Avaliação de comportamento mecânico e capacidade autorregenerativa de matriz epóxi incorporada com microcápsulas de PMMA contendo isocianato. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
115.   GIULIANA VALÉRIA ALVES. Histórico sobre a Medicina Regenerativa e a Engenharia Tecidual. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Sônia Maria Malmonge.
116.   Glauco Endrigo Moura de Lima. An´alise de Confiabilidade Estrutural em uma asa aeron´autica aproximada por um tubo retangular vazado. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Marcelo Araujo da Silva.
117.   Guilherme Ali Abdallah Bassani. Controle em Sistema Embarcado de Quadricóptero Autônomo. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Filipe Ieda Fazanaro.
118.   Guilherme Balbino da Silva. Mercado ilegal de tabaco: o produto paraguaio e seus impactos no Brasil. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: José Blanes Sala.
119.   Guilherme Barnez Gramcianinov. Desenvolvimento de nanocompósitos de PVC com nanopartículas de prata para aplicações antimicrobianas. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
120.   Guilherme Barnez Gramcianinov e Pamela Zaparoli Jorge. Desenvolvimento de nanocompósitos de poli(cloreto de vinila) com nanopartículas de prata para aplicações antibacterianas. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
121.   Guilherme Cavalcante Nobrega dos Reis. A adesão das centrais sindicais à estrutura do sindicalismo corporativo no Brasil. (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Sidney Jard da Silva.
122.   Guilherme Corsi Miranda da Silva / Isabella Nocito Santorsa. Manutenção preditiva em impressoras 3D. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ugo Ibusuki.
123.   Guilherme Destefi. Sistemas de supervisão de alto desempenho. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
124.   Guilherme Fortes Souto. Desenvolvimento de módulo pré-amplificador e equalizador para sistemas de áudio. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Marcelo Bender Perotoni.
125.   Guilherme Soares do Val. Investigação do efeito de tratamentos térmicos sobre o comportamento de corrosão do aço API 5L X80 em solução de carbonato de sódio/bicarbonato de sódio/ cloreto de sódio. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
126.   Guilherme Torres de Camargo. Crescimento da Geração Distribuída no Brasil e seus Impactos no Setor Elétrico. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Patricia Teixeira Leite Asano.
127.   Guilherme Venturini Floresti. A adoção do Pix como meio de pagamento por instituições financeiras e seus impactos no setor bancário brasileiro. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Bruno de Paula Rocha.
128.   Gustavo Bontorim Alvarenga. O vírus e a cidade: os efeitos desiguais decorrentes da pandemia de COVID-19 em São Paulo. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Mônica Yukie Kuwahara.
129.   Gustavo Carpentieri Sorrentino. Exploração de Novos Materiais e Técnicas Alternativas para Produção de Muletas Canadenses. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Olavo Luppi Silva.
130.   GUSTAVO GOMES RIBEIRO. IMPACTO DO ISOLAMENTO SOCIAL E DISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS MÉDICOS NO NÚMERO DE INFECÇÕES E MORTES PELO VÍRUS SARS-CoV-2. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Fernanda Nascimento Almeida.
131.   Gustavo Menezes. ANÁLISE DE VIABILIDADE DE UM SISTEMA DE CRIOTERAPIA POR COMPRESSÃO DE BAIXO CUSTO NO MERCADO NACIONAL. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Reginaldo Kisho Fukuchi.
132.   Gustavo Rodrigues. Registro da distribuição espacial de traços fósseis (paleotocas) na América do Sul. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Paulo, . 2022.
Orientador: Fabiana Rodrigues Costa Nunes.
133.   Gustavo Rodrigues Lopes. Avaliação do potencial de implementação de plataformas de geração híbrida offshore: Estudo de caso no litoral nordeste do Brasil. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Federico Bernardino Morante Trigoso.
134.   Gustavo Vermelho. Estudo de adição de nanoargila para alterar propriedades dielétricas e mecânicas nos géis de copolímeros em bloco para aplicações em músculos artificiais. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
135.   HAROLDO DE OLIVEIRA BRITO FILHO. ANÁLISE DE MÉTODOS DE QUANTIFICAÇÃO DA CONFIABILIDADE DE SISTEMAS E ESTRUTURAS. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Marcelo Araujo da Silva.
136.   HENRIQUE BERNARDES CIOLFI. A POLÍTICA EXTERNA EGÍPCIA E O NÃO ALINHAMENTO DO GOVERNO DE GAMAL ABDEL NASSER. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Muryatan Santana Barbosa.
137.   HENRIQUE DE SOUZA FUKUSHIGUE. MITIGAÇÃO DE VIBRAÇÕES DE UMA ASA AERONÁUTICA UTILIZANDO UM TMD OTIMIZADO. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Marcelo Araujo da Silva.
138.   Henrique Gallon Gadioli. Avaliação da precisão do mapa de desmatamento do PRODES 2022 baseada na técnica de Bootstrap. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Claudia Celeste Celestino.
139.   Henrique Lopes Karam. Envelhecimento de compósitos de matriz polimérica reciclada com fibras de diferentes teores celulósicos e o efeito de compatibilizante natural. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
140.   Henrique Mateus Goiti Saito Suzuki,Pedro Kenity Kuba Zafalon. QUALIDADE DE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO VIA CHATBOT. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Angélica Alebrant Mendes.
141.   Higino Gabriel de Andrade. Análise Temporal de Um Foguete Para Lançamentos em Órbita Baixa. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Annibal Hetem Junior.
142.   Hugo Paula Maestrelo. Fotoisomerização trans-cis do ligante coordenado a compostos polipiridínicos de Rênio(I). (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Karina Passalacqua Morelli Frin.
143.   Igor Fideles da Silva. Observador de Estados para Força Tangencial em Cadeira de Rodas Servo-assistida, modelo observado em plano inclinado. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
144.   Igor Longhi Baxmann. Desenvolvimento de uma turbina eólica através do software aberto Q- blade. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Reinaldo Marcondes Orselli.
145.   Isaac Prinheiro. Registro Automa?tico de Dispositivos e Seguranc?a Fim a Fim em Sistemas IoT. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Carlos Alberto Kamienski.
146.   Isabela Nobre Gurgel. Privações à vida plena: a importância da segurança alimentar no desenvolvimento humano segundo a abordagem das capacitações. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Mônica Yukie Kuwahara.
147.   Isabela Rejes de Simone. Estudo dos parâmetros que afetam a adesão da fita crepe automotiva. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Everaldo Carlos Venancio.
148.   Isabella Neves Sato. Otimização dos parâmetros de processo da impressão 3D de compósitos de quitosana. Avaliação para obtenção de uma composição adequada visando parâmetros reológicos para a impressão satisfatória do material.. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Juliana Marchi.
149.   Isabella Petagna. Controle interno em gestão de riscos em projetos. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Angélica Alebrant Mendes.
150.   Isadora Arcanjo Gori. Lovelace?s Note in Gene: Construção de um circuito de regulação autônomo e temporal da expressão gênica. (Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Milca Rachel da Costa Ribeiro Lins.
151.   Italo de Freitas. Sistema IOT de Contagem de Embalagens via Rádio Frequência LORA. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Rodrigo Reina Muñoz.
152.   Jairo da Silva Freitas Júnior. Comparativo de técnicas de aprendizado sensível ao custo e reamostragem em conjuntos de dados desbalanceados. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Paulo Henrique Pisani.
153.   Jhonatam Pinardi Agarelli. Automação como solução de problemas rotineiros em comércios locais. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
154.   Jonas Santos Marma. Implantação de Ferramenta de Geração de Leads para Organização Não Governamental. (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Kenji Nose Filho.
155.   José Claudio Correia dos Santos Filho. Barack ObamaeDonald Trump: O Ciberespaço como instrumento de disputa estratégica comaChina. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Flávio Rocha de Oliveira.
156.   Joud Bayeh. A burocracia representativa: uma revisão da literatura. (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
157.   João Paulo Cralcev Castelão;. PL 414/21 e a Abertura do Mercado Livre de Energia para o Consumidor Residencial. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Patricia Teixeira Leite Asano.
158.   João Pedro de Abreu Martins Pereira. Monitoramento inteligente da iluminação pública. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: João Henrique Kleinschmidt.
159.   João Pedro de Brito Matias. Aplicação do MES (Manufacturing Execution System) no testbed da UFABC. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ugo Ibusuki.
160.   João Pedro Vilas Boas Silva. Desenvolvimento de um Sistema de Controle de Energia (EPS) para pequenos satélites. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Marcelo Bender Perotoni.
161.   JOÃO VICTOR MASSA MARTINS; LUCAS SANTOS NASCIMENTO. EFICACIA DO MÉTODO DE OTIMIZAÇÃO DE ALOCAÇÃO DE PORTIFÓLIO COM BASE NO ÍNDICE DE SHARPE. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Osmar Domingues.
162.   João Vitor Araujo Lucena. CNC Router: Projeto, fabricação, caracterização e aplicações. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Segundo Nilo Mestanza Muñoz.
163.   Julia Leone Silva. O desenvolvimento no Sul Global: Reflexões a partir do Bem Viver latino-americano. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Fernanda Graziella Cardoso.
164.   Julia Martinelli Tolentino. Desertos Alimentares no ABC Paulista. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Andrea Santos Baca.
165.   Juliana Maria Pechini Caichiolo. Melhores práticas de Desenvolvimento de Produtos Ágeis. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ugo Ibusuki.
166.   Jônatas de Brito Lopes Ferreira. Estudo comparativo entre centro de medição de energia elétrica tradicional e busway para um edifício residencial. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Fabiana Aparecida de Toledo Silva.
167.   Júlio César Goulart. Estudo e prototipagem de um drag sail híbrido para deorbiting de cubesats. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Luiz de Siqueira Martins Filho.
168.   Júlio Henrique Garcia da Silva. Estudo histológico da hipertrofia e do estroma de adipócitos de camundongos FVB/N submetidos à obesidade. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Arnaldo Rodrigues dos Santos Jr.
169.   Karina Carbone Macieira. Efeitos de tratamentos térmicos sobre o comportamento de corrosão da liga de magnésio ZK60A em solução fisiológica. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
170.   Karolina Kaminski Garcia. Potencialidades da terapia gênica acerca do diabetes mellitus tipo I. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Arnaldo Rodrigues dos Santos Jr.
171.   Kauan Manzato do Nascimento. Identificação Civil Digital. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Carlos Alberto Kamienski.
172.   Kelvin Moreira Vanderley. Determinação dos coeficientes aerodinâmicos de veículos espaciais em voo atmosférico supersônico utilizando Dinâmica dos Fluidos Computacional. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Marcelo Tanaka Hayashi.
173.   Kethuly Xavier de Souza. CONCRETO ESTRUTURAL REFORÇADO COM FIBRA NATURAL DE AGUAPÉ E BIOSSÓLIDO: Proposta metodológica para produção e realização de ensaios de resistência. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Wallace Gusmão Ferreira.
174.   Kevin Yenchi Su / Renato Galvani. ESTUDO DE CASO: RETROFITTING DE UMA LINHA DE USINAGEM E MONTAGEM DE PLACA DE ROLAMENTOS. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
175.   Larissa Catharine de Souza. Segurança de dados em nuvem: uma demonstração prática. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: João Henrique Kleinschmidt.
176.   LARISSA OLIVEIRA PASCHOIN. CASAMENTO INFANTIL NO MALAWI: uma discussão sobre os caminhos do papel do Estado e sociedade civil internacional para o fim da prática.. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Muryatan Santana Barbosa.
177.   Larissa Souza dos Santos. Ouso de inteligência artificial no ensino adistância. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Silvia Novaes Zilber Turri.
178.   Laryssa Rosa. OS BRICS NOS GOVERNOS DILMA E TEMER. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Tatiana Berringer.
179.   Laís Cristina Pereira Fernandes Aviação. Aviação sustentável: análise de fontes alternativas de energia na aviação comercial. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Wesley Góis.
180.   Leandro Akira Tochiro. ESTUDO DE PROPRIEDADES MECÂNICAS E COMPARAÇÃO DE AÇO INOXIDÁVEL AUSTENÍTICO SEM NÍQUEL E ALTO TEOR DE MANGANÊS E NITROGÊNIO FABRICADO POR MANUFATURA ADITIVA (LPBF). (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Mohammad Masoumi.
181.   Leonardo Alegretti Belaroza. Solução numérica das equações de Euler para escoamentos compressíveis. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Marcelo Tanaka Hayashi.
182.   Leonardo Alves Ferretti. Estudo sobre Técnicas de Classificação de Clientes Propensos ao Churn. (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Murilo Bellezoni Loiola.
183.   Leonardo Esteves Zorgi. ESTUDO DE VIABILIDADE DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA PARA ALIMENTAÇÃO DE INSTRUMENTAÇÃO IN LOCO A PARTIR DA MOVIMENTAÇÃO DE FLUÍDO GÁS NATURAL. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Michel Oliveira da Silva Dantas.
184.   LEONARDO HENGLER DOS SANTOS. EFEITOS DE ADITIVOS À BASE DE SAIS DE METAIS NA DEGRADAÇÃO DA POLIAMIDA 6. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC (UFABC), . 2022.
Orientador: Suel Eric Vidotti.
185.   Leonardo Henrique de Macedo e Leonardo Martins Carneiro. ESTUDO TEÓRICO DO COMPORTAMENTO FOTOFÍSICO DE DERIVADO DE POLIFLUORENO EM FUNÇÃO DA TEMPERATURA. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
186.   Leonardo Maezato. Análise do controle postural durante postura prolongada em amputados transtibiais e transfemorais. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Daniel Boari Coelho.
187.   Leonardo Ramos da Silva. DIGITALIZAÇÃO DOS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DE SERVIÇOS BANCÁRIOS: IMPACTOS NA CULTURA ORGANIZACIONAL DE UM BANCO. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Márcia Maria Penteado Marchesini.
188.   Leonardo Tronco Alves Pinto. Crescimento liderado por exportações de manufaturados: o caso do Vietnã.. (Graduação em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Cristina Fróes de Borja Reis.
189.   LETICIA CIPRIANO DE SIQUEIRA. RECONSTRUÇÃO DE DIGITAL TWINS UTILIZANDO LIDAR: UMA ABORDAGEM PARA A AFERIÇÃO ANTROPOMÉTRICA. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Mario Alexandre Gazziro.
190.   Letícia Garrido Ribas. A comunicação do Banco Central e seu impacto nas expectativas de inflação. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Bruno de Paula Rocha.
191.   Lorena Ismael Fernandes. A política de transição no ensino médio público inclusivo: uma análise comparativa entre as experiências brasileiras e espanholas. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Priscila Benitez.
192.   Lorena Marques Ubarrechena. A REVOLUÇÃO ENERGÉTICA DO XISTO NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA E A POLÍTICA DE DONALD TRUMP PARA COM O ORIENTE MÉDIO. (Graduação em Bacharelado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Giorgio Romano Schutte.
193.   Luan Cerilio de Oliveira Lima. Simulação Computacional e Avaliação Experimental da Tecnologia LoRa - Conceito de Rádio Definido por Software. (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ivan Roberto Santana Casella.
194.   Luana Machado Mateus. Estudo comparativo da microestrutura do Aço Inoxidável Austenítico 304 sob efeito de Soldagem (TIG e Laser) e deformação a frio. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Mohammad Masoumi.
195.   Lucas Alexandre Dias Conceição. Lean aplicado ao setor bancário. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ugo Ibusuki.
196.   Lucas Augusto da Silva Pereira. Influência da microestrutura e composição química de aços inoxidáveis em processos de soldagem. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Mohammad Masoumi.
197.   Lucas Barboza Moreira Pinheiro. Sistema de Monitoramento Remoto Máquina-Máquina e Homem-Máquina Utilizando Tecnologias de IOT Visando Aplicação na Indústria 4.0. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Rodrigo Reina Muñoz.
198.   LUCAS DE SOUZA MELO. ESTUDO NUMÉRICO DA EFICIÊNCIA DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS DE GÁS NATURAL E CO2 ATRAVÉS DE SEPARADOR SUPERSÔNICO. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Reinaldo Marcondes Orselli.
199.   Lucas Faustino de Oliveira. Autonomia Municipal na Produção de Políticas Públicas Educacionais e o Caso da Região do ABC. (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Salomão Barros Ximenes.
200.   Lucas Ferraz Lima. Montagem de um sistema de determinação de atitude usando sensores MEMS. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Luiz de Siqueira Martins Filho.
201.   Lucas Gabriel Moreira da Cruz. MROSC e as entidades de educação. (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Salomão Barros Ximenes.
202.   Lucas Hideki Kimura. Mineração de dados acadêmicos: uma abordagem baseada no catálogo de teses e dissertações da Capes. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Jesús Pascual Mena Chalco.
203.   LUCAS ROSA RAMOS. ESTUDO DO COMPORTAMENTO DINÂMICO DE ESTRUTURAS CELULARES NA ABSORÇÃO DE VIBRAÇÕES MECÂNICAS. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Marcelo Araujo da Silva.
204.   Lucas Soria. Estudo de um sistema propulsivo para o eVTOL Embraer EVE. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Alexandre Alves.
205.   Lucas Vinicius de Lima Major. Otimização multi-objetivo do problema de unit commitment térmico. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Haroldo de Faria Junior.
206.   Lucas Zanoni de Oliveira. Arquitetura de segurança em nuvem para aderência a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: João Henrique Kleinschmidt.
207.   Lucca Amaral Tori. Globalização, antiglobalização e antiglobalismo: uma análise das ideias e das ações. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Tatiana Berringer.
208.   LUISA DE ALBUQUERQUE CELADA. ESTUDO DO PROCESSO DE OBTENÇÃO DE MEMBRANAS DE POLI(ÉTER SULFONA) (PES). (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Everaldo Carlos Venancio.
209.   Luiz Fernando Monteiro. Cálculo de Desempenho Teórico de uma Turbina Eólica de Eixo Vertical do Tipo Rotor-H com Sistema Passivo de Ângulo de Passo Variável de Pivôs Fixos em Eixos Excêntricos. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: João Vicente Akwa.
210.   Luiza Chara Marques Luiz. Políticas habitacionais na América Latina: as experiências do Chile e do Uruguai. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Patrícia Maria de Jesus.
211.   Lyssandra Almeida Leite. Microbacia do Córrego do Sapé: uma leitura socioambiental da urbanização de favela. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Melissa Cristina Pereira Graciosa.
212.   Maik Henrique dos Santos Pereira. Desempenho de Modelos de Banco de Dados Relacionais Multilínguas: uma análise comparativa. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: João Marcelo Borovina Josko.
213.   Marcela Nascimento Correia Lima. O Brasil na rota do tráfico de diamantes: uma análise estruturalista do financiamento da guerra civil de Serra Leoa. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Acácio Sidinei Almeida Santos.
214.   Marcella Alvisi Reis. CARACTERIZAÇÃO DO AÇO MARAGING 300 FABRICADO POR MANUFATURA ADITIVA,. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Anibal de Andrade Mendes Filho.
215.   Marcelo Bruno de Oliveira Silva. MATERIAL COMPÓSITO BASEADO EM POLIETILENO DE BAIXA DENSIDADE COM QUITINA. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
216.   Marcos Agnoletto Forte. Uma versão estereológica da fórmula de Gauss-Bonnet. (Graduação em Bacharelado em Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Márcio Fabiano da Silva.
217.   MARCOS BERNARDES SILVA. O USO DAS TECNOLOGIAS PARA A MELHORIA DA EXPERIÊNCIA DE PASSAGEIROS EM AEROPORTOS: UM ESTUDO SOBRE O SISTEMA WAVEMAKER. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Wesley Góis.
218.   Marcos Manoel da Silva e Caleb Ribeiro Leite. SOLUÇÃO PARA MONITORAMENTO DO CONSUMO DE AR COMPRIMIDO ATRAVÉS DE TECNOLOGIAS HABILITADORAS DA INDÚSTRIA 4.0. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Luiz Antonio Celiberto Junior.
219.   Marcos Vinicius de Lima Mendes. Teleportação Quântica em Qiskit para estudos em aplicações realistas. (Graduação em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Breno Marques Goncalves Teixeira.
220.   Marcus Vinicius Alves de Oliveira. Função consumo em Keynes: análise da taxa de juros para determinação do consumo agregado no Brasil. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Fábio Henrique Bittes Terra.
221.   Maria Gabrielly Castro Abichabki. Metais absorvíveis para fabricação de stents cardiovasculares. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Sônia Maria Malmonge.
222.   Mariana Guerrero Monegat. RPA no processo de automação de testes de sites. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Luis Alberto Martinez Riascos.
223.   Mariana Urrestarazu de Freitas. Justiça ambiental no planejamento santista-metropolitano: uma leitura multiescalar. (Graduação em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Luciana Rodrigues Fagnoni Costa Travassos.
224.   Marina Middendorf. CHINA E PROPRIEDADE INTELECTUAL: Impacto das Medidas para Proteção de PI no Desenvolvimento Econômico Chinês. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Valéria Lopes Ribeiro.
225.   Matehus Andrade Luna. O Processo de estrangeirização de terras rurais no Brasil e na Argentina. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Andrea Santos Baca.
226.   Matheus Augusto Pinto. Computational modelling of a bipropellant pressure-swirl injector used in liquid propellant rocket engines. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Alexandre Alves.
227.   Matheus Fracari De Castro, Bruno Gabriel Ferreira da Silva. Aplicações de troca rápida de ferramenta em indústria de injeção de alumínio. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Angélica Alebrant Mendes.
228.   Matheus Gomes Avansi. As políticas de incentivo à indústria automobilística no século XXI. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Patrícia Helena Fernandes Cunha.
229.   Matheus Ligeiro Dias. Recentralizando a cadeia produtiva de semicondutores: estratégias da competição tecnológica entre China e Estados unidos. (Graduação em Bacharelado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Giorgio Romano Schutte.
230.   Matheus Milani. Estudo e aplicação de redes neurais profundas na solução de detecção e reconhecimento de texto em cenas. (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Murilo Bellezoni Loiola.
231.   Matheus Pantrigo Licarião Barbosa. Uma introdução ao grupo de tranças de Artin. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Edson Ryoji Okamoto Iwaki.
232.   Matheus Rodrigues de Barros. Utilização e aplicação da tecnologia de ciência de dados em atividades logísticas. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ugo Ibusuki.
233.   Matheus Sanches. ?SUSTENTABILIDADE INDUSTRIAL NO BRASIL: ações sustentáveis de preservação do meio ambiente?. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
234.   Matheus Valim Conegundes. Otimizador de perfil de asa para escoamento subsônico incompressível. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Marcelo Tanaka Hayashi.
235.   Mauricio Silva Novais. Estudo Comparativo Entre Métodos de Análise de Estrutura Ferromagnética. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ademir Pelizari.
236.   Melissa Keiller Gomes. Análise de infrações ambientais contra a vegetação nativa nos municípios de Potirendaba e Urupês (SP). (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Simone Rodrigues de Freitas.
237.   Melissa Keiller Gomes. Análise de infrações ambientais contra a flora em regiões predominantemente rurais do estado de São Paulo. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Simone Rodrigues de Freitas.
238.   Michelle Kaori Hamada. Design Participativo como Ferramenta para Crianças e Adolescentes em Situação de Abrigo no Desenvolvimento de um Aplicativo para Promover Adoção. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Carla Lopes Rodriguez.
239.   Mikael Servilha. Conciliando comércio digital e proteção de dados pessoais? Considerações sobre a estratégia horizontal para os acordos sobre comércio e investimento da União Europeia. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Lucas da Silva Tasquetto.
240.   Murilo dos Santos Boscarino. Estudo de soluções energéticas voltado para comunidade isolada nos lençóis maranhenses. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ricardo da Silva Benedito.
241.   Mylena Hirota. (o Prof. Paulo Valladares da UNESP foi coorientador deste TG). Biomimética aplicada a Engenharia. (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2022.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
242.   Natalia Leite Vares. Laboratório Virtual para Transformações Químicas na UFABC. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Edson Pinheiro Pimentel.
243.   Nathália Florêncio Peres. Avaliação da atividade antiparasitária do (E)-p-cumarato de tetracosila isolado a partir das folhas de Baccharis mattogrosensis. (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Joao Henrique Ghilardi Lago.
244.   Nayara dos Santos Almeida. COMPARAÇÃO DE COMPOSTOS DE POLIBUTADIENO CATALISADO COM NÍQUEL E COM NEODÍMIO: INFLUÊNCIA NA PROCESSABILIDADE, REOLOGIA E PROPRIEDADES MECÂNICAS. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
245.   Nicolas Wiegerinck Fekete. Experimentação de compostagem utilizando borra de café para aplicação em pequenas propriedades. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Gilson Lameira de Lima.
246.   Nilton Queiroz Pinheiro. Método computacional de visualização interativa de grafos de genealogia acadêmica com dados da Plataforma Acácia. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Jesús Pascual Mena Chalco.
247.   Otavio Augusto Takeshi dos Santos. Geração de energia via painéis solares para alimentação do microcontrolador ESP32 em aplicação de IoT. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Marcelo Bender Perotoni.
248.   Paloma Breit dos Santos. Poli?tica comparada entre Brasil e Estados Unidos da inclusa?o de alunos surdos em interca?mbio acade?mico internacional no ensino superior por meio de tecnologias assistivas.. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Maria Caramez Carlotto.
249.   Pamela Lacorte Silva. ENTRE A OSTENTAÇÃO E A CONSCIÊNCIA: políticas culturais e práticas de consumo no funk de São Paulo. (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Luciana Xavier de Oliveira.
250.   Pamela Zaparoli Jorge. Desenvolvimento de nanocompósitos de PVC com nanopartículas de prata para aplicações antimicrobianas. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
251.   Patricia Balmant Yamagishi. GUIA PRÁTICO DE STREAMING DE VÍDEO. (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Kenji Nose Filho.
252.   Patrick Oliveira de Paula. Aplicação de Teoria de Informação na Modelagem de Disseminaçãoo de Opiniões em Redes Complexas.. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Erika Alejandra Rada Mora.
253.   Patrícia da Silva de Souza. Biomarcadores para o câncer de ovário epitelial: uma revisão. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Tiago Rodrigues.
254.   Paulina Cehanavicius Freire Mamão Gouveia. Biomimética para autolimpeza: Estudo de embalagem polimérica bio inspirada do tipo Pump. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
255.   Paulo Alexander Simões. Estudo comparativo entre diferentes técnicas utilizadas em sistemas de recomendação. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Paulo Henrique Pisani.
256.   Paulo Eduardo Santos Nedochetko. ANÁLISE DAS PROPRIEDADES E MICROESTRUTURA DE UM AÇO PERLÍTICO PARA APLICAÇÃO EM ESTRUTURAS TUBULARES DE RISER. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Mohammad Masoumi.
257.   Pedro Enrique Soares de Lima. Estudos dos Efeitos da Adição de Óxido de Grafeno (GO) e do Processo de autoclavagem no PLLA. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade de São Paulo, . 2022.
Orientador: Ana Claudia Oliveira Carreira.
258.   Pedro Henrique Torres Teles. Análise de estrutura cicloviária de guarulhos, uma comparação com a zona norte de São Paulo: o caso das estruturas cicloviárias da Av. Paulo Faccini e Av. Guilherme Cotching. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Humberto de Paiva Junior.
259.   PEDRO PAULO GRANELA COMARIN. ESTUDO DO PROCESSO DE OBTENÇÃO DE MEMBRANAS DE POLI(ÉTER SULFONA) (PES). (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Everaldo Carlos Venancio.
260.   Pedro Paulo Lannes Frigatto. A DINÂMICA DA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO: O caso do ABCD Paulista. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
261.   Pedro Yukas. Mobilidade urbana e planejamento territorial no ABC paulista: estudo do processo de cancelamento da Linha 18-Bronze do Metrô. (Graduação em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: André Buonani Pasti.
262.   Priscila Lie Kawamura, Danilo Dos Santos Perez. Coleta remota de parâmetros do ambiente utilizando o protocolo MQTT. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Marcelo Bender Perotoni.
263.   Pâmella Gonçalves Martins. ESTUDO E PREDIÇÃO DE FALHAS EM ROBÔS INDUSTRIAIS. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
264.   Rafael Alves da Silva. Uso da Rede Neural RESNET50 para Inspeção de Garrafas Plásticas. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Filipe Ieda Fazanaro.
265.   Rafael Barreto Simões. ANÁLISE NUMÉRICA DE IMPACTO DE AVES EM AERONAVES. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Wesley Góis.
266.   Rafael da Silva Lopes. Priority-Aware Traffic Routing and Resource Allocation Mechanism for Space-Division Multiplexing Elastic Optical Networks. (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Federal do Pará, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2022.
Orientador: Helder May Nunes da Silva Oliveira.
267.   Rafael Lucianetti Oliveira. metodologia de ensino de robótica para crianças. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Luiz Antonio Celiberto Junior.
268.   Rafael Montoia Da Silva. Aplicação de um Sistema Embarcado baseado em Zigbee para Monitoramento de Ferrovias. (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ivan Roberto Santana Casella.
269.   Rafaella Iskin de Almeida Carneiro. Comparativo teórico entre as metas da Nacional de resíduos sólidos e os compromissos públicos de longo prazo da NaturaCO. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Guadalupe Maria Jungers Abib de Almeida.
270.   Ramon Alves Oliveira. Machine Learning Assisted Traffic-Aware Approach to Path Assignment in SDM-EONs. (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Federal do Pará, . 2022.
Orientador: Helder May Nunes da Silva Oliveira.
271.   Raul Carvalho Silva. Estratégias nacionais de desenvolvimento: uma comparação entre o desenvolvimentismo clássico e a abordagem da complexidade no contexto das cadeias globais de valor. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Fernanda Graziella Cardoso.
272.   Rebeca Maria Neto. ATIVIDADE ANTI-Trypanosoma cruzi DE COMPOSTOS DOS FRUTOS DE Schinus terebinthifolius Raddi: OTIMIZAÇÃO DA DESTILAÇÃO POR ARRASTE A VAPOR; E EXTRAÇÃO COM CO2 SUPERCRÍTICO. (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Bruno Guzzo da Silva.
273.   Rebeca Venâncio. Teste de um protocolo de ciência cidadã para a quantificação de fragmentos plásticos em praias do litoral paulista. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
274.   Rebecca Franco Alves. O papel do setor produtivo no desenvolvimento da Economia Circular. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Gilson Lameira de Lima.
275.   Renan Aparicio. Aspectos da dinâmica do mercado de trabalho brasileiro no início do século XXI. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
276.   Renan Bosquê Rodrigues. Modelagem aeroacústica e dimensionamento dos parâmetros volumétricos do sistema de admissão de um motor 4 tempos ciclo Otto. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Marcelo Tanaka Hayashi.
277.   Renan Gonçalves Miranda. Uso do LayoutLM e Faster-RCNN para a extração de textos em documentos digitalizados em PDF. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
278.   RENAN SERGI LOPES. Inundações na bacia do Córrego Mandaqui - São Paulo - SP - Levantamentos de campo e estudos de dados secundários. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Melissa Cristina Pereira Graciosa.
279.   Renata Cristina Oliveira Santos. Análise computacional da trajetória de uma partícula fluida em um escoamento com giro visando separação de fases.. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: André Damiani Rocha.
280.   Renato Maffei Bastos Gomes. Desenvolvimento de nanocompósitos de polieterimida com grafeno e nanotubos de carbono. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
281.   Rhuan Pedro Alcantra da Silva. Uma abordagem heurística para o problema de alocação de jogos do campeonato brasileiro de futebol. (Graduação em Estatística) - Universidade Federal de Pernambuco, . 2022.
Orientador: Geiza Cristina da Silva.
282.   Ricado Gomes. Desempenho de Redes em Sistemas Financeiros. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Carlos Alberto Kamienski.
283.   Ricardo Corinaldesi. Simulação Computacional Eletromagnética e Térmica de Motor Elétrico de Tração. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ademir Pelizari.
284.   Ricardo Rodrigues Gitti. Modelos de Previsão de Vento: Metodologia de seleção segundo aplicabilidade, finalidade e dados de entrada. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: João Vicente Akwa.
285.   Roberta Micucci Gazmenga Westphal Gonzalez. Políticas habitacionais na América Latina: as experiências do Chile e do Uruguai. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Patrícia Maria de Jesus.
286.   Roberta Silva Costa. Estudo de enriquecimento ambiental em recintos da família Canidae em jardins zoológicos. (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, . 2022.
Orientador: Simone Rodrigues de Freitas.
287.   RODRIGO LARANJEIRAS DARDIS/AUGUSTO MARSON BATTISTINI. Comunicação LoRa e Internet das coisas. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
288.   Rodrigo Pretel Antunes Vieira. DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM POTENCIAL INTERATÔMICO DO TIPO EMBEDDED ATOM METHOD PARA O SISTEMA FE-SI PARA SIMULAÇÕES DE DINÂMICA MOLECULAR E MONTE CARLO. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Roberto Gomes de Aguiar Veiga.
289.   Rômulo Marchetti. A reforma trabalhista da administração Temer: uma análise a partir da Escola da Regulação. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Vitor Eduardo Schincariol.
290.   Sergio Barbosa Junior. Princípios da Gravitação: Uma Introdução à Relatividade Geral. (Graduação em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ricardo Rocamora Paszko.
291.   SHIRLEY SILVA BEZERRA. REATORES COM MICROALGAS PARA A REMOÇÃO E O REAPROVEITAMENTO DE FÓSFORO DE ESGOTO SANITÁRIO: REVISÃO DA LITERATURA E CONCEPÇÃO DE PROTÓTIPO DE BANCADA. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Tatiane Araujo de Jesus.
292.   Stefanny Gonçalves Costa. Estudo Químico- Quântico dos Pesticidas Organofosforados Fention, Fenamifós e Azametifós. (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
293.   Tais Florêncio de Freitas. Síntese e Caracterização do Ferrato de Potássio no Processo de Exfoliamento do Grafite. (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Gustavo Morari do Nascimento.
294.   Tales Antonio da Silva. Incêndios Florestais: Impacto na mortalidade de mamíferos em rodovias por atropelamentos. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Simone Rodrigues de Freitas.
295.   Tamiris Gabriele da Silva Lira. Possibilidades de uso do TAAP, um artefato robótico, como apoio à alfabetização de crianças com base nas impressões de professores. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Carla Lopes Rodriguez.
296.   Tassio Schiavetti Rossi. O Plano Nacional De Cultura E Os Desafios Para Avaliação De Sua Eficácia. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Mônica Yukie Kuwahara.
297.   Tatiana Hamada. Cotas de inundação nos rios urbanos da bacia do Tamanduateí.. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: María Cleofé Valverde Brambila.
298.   THAINARA RUBIA CARDOSO. BIOIMPRESSÃO DE ENXERTO DE MIOCÁRDIO MIMÉTICO. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Sônia Maria Malmonge.
299.   Thais de Olanda Manoel. Revestimentos Cerâmicos. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Luiz Fernando Grespan Setz.
300.   Thayná de Lima Carneiro Holanda. Dinâmicas da produção imobiliária na Operação Urbana Consorciada Faria Lima: uma leitura a partir da financeirização e suas condicionantes. (Graduação em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Luciana Nicolau Ferrara.
301.   Thaís de Jesus Batista Cabral. O USO DE TESTES DIAGNÓSTICOS NA IDENTIFICAÇÃO DE INIBIDORES DE FATOR VIII EM PACIENTES COM HEMOFILIA A. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Fernanda Nascimento Almeida.
302.   Thiago Kenzo Fujioka Shida. Análise biomecânica do evento de congelamento de marcha: estudo de caso. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Daniel Boari Coelho.
303.   Tomaz Soares Canté. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL É UMA CATEGORIA SUFICIENTE PARA TRABALHAR POLÍTICAS PÚBLICAS?. (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Maria Livia de Tommasi.
304.   Vanessa Nailma de Lima. Legalização do aborto: Os aprendizados das experiências cubana e uruguaia. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: José Blanes Sala.
305.   Vanessa Rímoli Morishita. Economia circular e logística reversa de embalagens de IBCs em uma indústria de borracha. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Humberto de Paiva Junior.
306.   Victor Hugo Siqueira da Cruz / Giovanna Rosante Barbalho Zuc. Melhores práticas de Gestão de Projetos no setor bancário. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ugo Ibusuki.
307.   Victor José Fidelis. Directional Analysis of Lung Motion in Pendelluft from Electrical Impedance Tomography Images. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: John Andrew Sims.
308.   Victor Leonardo Ramires de Melo. Engenharia Tecidual aplicada à Biomedicna. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Braz Cubas, . 2022.
Orientador: Ana Claudia Oliveira Carreira.
309.   Victor Luiz Gluz Romano. Construção de um osciloscópio de baixo custo a partir de um Raspberry PI Pico. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Marcelo Bender Perotoni.
310.   Vinicius Gomes Lins. Declínio Democrático na Hungria: um estudo de caso. (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
311.   Vinicius Nasser Bernaldo. Análise de Sinais de EEG para Identificação de Emoções. (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Aline de Oliveira Neves Panazio.
312.   Vinicius Pereira de Souza. Proposta de Metodologia para a análise da Implementação de um Sistema de Armazenamento de Energia Elétrica para um consumidor industrial no cenário de PLD Horário. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Thales Sousa.
313.   Vinícius Araujo Braz. CARACTERIZAÇÃO DO AÇO MARAGING 300 FABRICADO POR MANUFATURA ADITIVA. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Anibal de Andrade Mendes Filho.
314.   Vinícius de Paula Silva. Mapeamento da atividade elétrica cardíaca: uma metodologia para estudos em experimentação animal. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: João Loures Salinet Júnior.
315.   Vitor Aguillar Morgado. ANÁLISE DE VIABILIDADE DE UM SISTEMA DE CRIOTERAPIA POR COMPRESSÃO DE BAIXO CUSTO NO MERCADO NACIONAL. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Reginaldo Kisho Fukuchi.
316.   VITOR BORGES FARIA. SIMULAÇÃO E ANÁLISE DA SAÚDE FINANCEIRA DE UMA COMPANHIA AÉREA COM MÉTODO DE MONTE CARLO. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Marcelo Araujo da Silva.
317.   Vitor Cesar Cota Bonelli. Aplicação de Florestas Aleatórias para Predição do Desempenho dos Estudantes a partir da Distribuição Temporal de Acessos em Ambiente Virtual de Aprendizagem. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Edson Pinheiro Pimentel.
318.   Vitor Episcopo Edo. Uma Abordagem para Monitoramento dos Mercados de Capitais com uso de Sistemas de Filas. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Eder Oliveira Abensur.
319.   Vitor Francisco Chagas. Inserção do blockchain no comércio internacional. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Lucas da Silva Tasquetto.
320.   Vitor Nikoluk Friolani. DESENVOLVIMENTO DE UM FANTOMA ANATÔMICO DE JOELHO PARA TESTES E VALIDAÇÃO DE BOBINAS DE RADIOFREQUÊNCIA EM 7 TESLAS. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Daniel Papoti.
321.   Vitor Pereira da Silva. A política do gás natural no Brasil. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Conrado Augustus de Melo.
322.   Vitor Rodrigues Giardine. A intensidade de carbono da matriz energética brasileira: análise e perspectivas. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Conrado Augustus de Melo.
323.   Vitoria Almeida Victorello e Gabriel Freire Iovino. PRÁTICAS AMBIENTAIS EM UM FABRICANTE DE PNEUS. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Márcia Maria Penteado Marchesini.
324.   VITORIA PEREIRA FERNANDES. O CASO DO MERCADO DE SEMICONDUTORES DA CHINA: UMA ANÁLISE DOS OBSTÁCULOS E OPORTUNIDADES. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Giorgio Romano Schutte.
325.   Wesley Lima de Araújo. Algoritmos para coloração de grafos. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Carla Negri Lintzmayer.
326.   Yago Sorrilha. Análise e desenvolvimento de métricas baseadas na topologia de grafos de genealogia academia. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Jesús Pascual Mena Chalco.
327.   Yan Podkorytoff Ike Chícharo. Projeto de amplificador de potência MMIC para tecnologia 5G em 28 GHz. (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Marcelo Bender Perotoni.
328.   Yasmin Ligia Queiroz. Políticas Públicas: quais conceitos interferem em seu potencial transformador?. (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Maria Livia de Tommasi.
329.   YASMIN MONTERO QUISPE. Óleo Essencial de Corymbia citriodora estabilizado com nanocristais de celulose via Pickering Emulsion para aplicações em embalagens ativas biodegradáveis. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
330.   Yuri Cardoso Kersnowsky. Influência da microestrutura e composição química de aços inoxidáveis em processos de soldagem. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Mohammad Masoumi.
331.   Yuri Neudine Tropeia. Melhoria da eficiência e eficácia do setor gráfico de Offset através de Lean Manufacturing e Seis Sigma. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Leonardo Ribeiro Rodrigues.
332.   Éder Ramin de Oliveira. Desenvolvimento de embalagens poliméricas biodegradáveis ativas com o uso de pickering emulsions. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.

2021

1.   Abner Rodrigues de Aguiar. Projeto baseado em análise intervalar de um controlador robusto de posição do motor elétrico de corrente contínua acoplado à carga incerta. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Alfredo Del Sole Lordelo.
2.   Adriana Rosalem Andrietta. IMPACTOS DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA ESTRUTURA DO EMPREGO. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Fernanda Graziella Cardoso.
3.   Adriana Rosalém. Inovação tecnológica na indústria 4.0: uma discussão sobre as oportunidades e desafios a partir de seus efeitos sobre a estrutura do emprego. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Anapatrícia Morales Vilha.
4.   Adriano Rainieri Zanei. Observador de Estados para Força Tangencial em Cadeira de Rodas Servo-assistida. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientadores: Alexandre Acácio de Andrade, Olavo Luppi Silva.
5.   Ahmad Mohamad Hassan. ESTUDO DE BASE INSTALADA DE EQUIPAMENTOS MÉDICOS NO BRASIL. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Fernanda Nascimento Almeida.
6.   ALDAIR MATEUS DE NOVAIS DE PAIVA. CENTRAL BANK DIGITAL CURRENCIES: UM OLHAR PARA O FUTURO DO DINHEIRO ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA DAS BAHAMAS. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Patrícia Helena Fernandes Cunha.
7.   Alex Francisco de Souza Ferreira. Caracterização das capacitâncias parasitas de um enrolamento de máquina elétrica. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Julio Carlos Teixeira.
8.   Alexandre Augusto Silva de Carvalho. O PAPEL DO ESTADO COMO INDUTOR DO DESENVOLVIMENTO: UMA DISCUSSÃO DA RENDA BÁSICA SOB A ÓTICA DE SEN E FURTADO. (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Fernanda Graziella Cardoso.
9.   Alexandre Cairo. Geração de Resíduos Sólidos em Shoppings da Região Metropolitana de São Paulo. (Graduação em Bacharelado em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Luísa Helena dos Santos Oliveira.
10.   Alexandre de Souza Santos. Sistema Embarcado Para Monitoramento Inteligente De Pessoas. (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ricardo Suyama.
11.   Alexandre Katsuya Ito Takahashi. Viabilidade de obtenção de blenda por polimerização in situ em dióxido de carbono supercrítico. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Lígia Passos Maia.
12.   Alexandres Alves Pires. Análise de impactos da migração de consumidores residenciais para o mercado livre de energia Santo André 2021. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Patricia Teixeira Leite Asano.
13.   Aline Nunes Santos. SBR funcionalizado e sua interação com a sílica para aplicação em pneus. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
14.   Aline Tavares Ortiz. ESTUDO DO POTENCIAL DE RECICLAGEM DOS RESÍDUOS DE TRATAMENTO DE ÁGUA E EFLUENTES NA REGIÃO DO GRANDE ABC. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Wallace Gusmão Ferreira.
15.   Alino Massaiuqui Silva Sato. Análise do Despacho de Unidades de Geração em Sistemas Isolados com Novos Recursos Energéticos: Caso de Estudo em Tabatinga-AM. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Joel David Melo Trujillo.
16.   Allan Cesar Biano. Técnicas de Aprendizado Supervisionado para Detecção de Falhas em Equipamentos Industriais. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Luis Alberto Martinez Riascos.
17.   Allan Vinicius Dantas Souza. Desenvolvimento de um gerador de malhas não-estruturadas 2-D utilizando triangulação de Delaunay. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Marcelo Tanaka Hayashi.
18.   Amanda Barbosa Anselmo. Funções Sociais da Universidade Pública no Brasil.. (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Wilson Mesquita de Almeida.
19.   AMANDA CANTAMESSA CARMELLO. INDÚSTRIA 5.0 - A INSERÇÃO OU EXCLUSÃO DO FATOR HUMANO EM UMA REALIDADE SOCIAL E INSTITUCIONAL. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Osmar Domingues.
20.   Amanda Frei Bontempi. Judicialização da saúde no contexto do Sistema Único de Saúde e a efetiva proteção do direito à saúde no Brasil. (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Maria Luiza Levi Pahim.
21.   Amanda Gonzalez Matuoka. Análise do comportamento dos contaminantes orgânicos voláteis presentes na gasolina utilizando simulação computacional. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Lucia Helena Gomes Coelho.
22.   Ana Beatriz Lino de Oliveira. Intersetorialidade e demanda por assistência social no município de Diadema. (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Diego Sanches Corrêa.
23.   Ana C. R. Carvalho. A padronização do 166mHo em um Software de Sistema de Coincidência e a determinação das suas probabilidades de emissões gamas. (Graduação em Engenharia da Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: José Rubens Maiorino.
24.   Ana Luisa Cunha. O Mar do Sul da China. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
25.   Ana Regina de Oliveira Hungaro. Um levantamento das publicações sobre divulgação científica em periódicos brasileiros. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2021.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
26.   Anays Alves Soares. SERVIÇO ATENDE+ E O DIREITO AO TRANSPORTE: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA DA PREFEITURA DE SÃO PAULO. (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Priscila Benitez.
27.   Andressa Cristina de Sa Montini. Estudo Comparativo do impacto ambiental de escovas de dente polimericas sintéticas e escovas de bambu através da metodologia de avaliação de ciclo de vida. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
28.   André Bauerle e Silva / André La Becca Chavez. FATORES E MÉTODO DE APOIO À TOMADA DE DECISÃO ENTRE LOGÍSTICA TERCEIRIZADA E INTERNALIZADA. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ugo Ibusuki.
29.   ANDRÉ DA COSTA SILVA. ESTUDO DA VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DO USO DE COMBUSTÍVEIS CRIOGÊNICOS (LNG/LH2) EM AERONAVES NACIONAIS DE MÉDIO PORTE. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Wesley Góis.
30.   André Dimovci Maria. Aplicação de grafeno em fluidos lubrificantes para diminuição de desgaste. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Alexandre José de Castro Lanfredi.
31.   André Dos Santos Zuza. Simulação para controlador de voo autônomo de drones. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Jose Luis Azcue Puma.
32.   André Giudici Táboas. Estudo e das propriedades magnetorreológicas de nanocompósitos de matriz termorrígida reforçados com grafeno e nanotubos de carbono para aplicações em estruturas aeroespaciais.. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
33.   André Juan Ferreira Martins de Moraes. Generalized black branes hydrodynamics and viscosity bounds. (Graduação em Física) - Universidade Federal do ABC, FAPESP. 2021.
Orientador: Roldão da Rocha Junior.
34.   Annick da Silva Mody Diallo. Controle de profundidade de um protótipo em escala reduzida de veículo subaquático de operação remota. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Magno Enrique Mendoza Meza.
35.   Antonio Henrique de Moura Cavalcanti. Efeito da intensidade da descarga atmosférica em consumidores de baixa tensão. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Fabiana Aparecida de Toledo Silva.
36.   Arthur Henrique dos Santos. AS PRÁTICAS DE ATIVISMO INSTITUCIONAL OBSERVADAS EM POLÍTICAS DE PROMOÇÃO À IGUALDADE RACIAL: O CASO DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO. (Graduação em Administração Pública) - Fundação Getulio Vargas, . 2021.
Orientador: Gabriela Spanghero Lotta.
37.   Beatriz Araujo Lombardi. Tomada de decisões sustentáveis no contexto das reações de substituição eletrofílicas aromáticas. (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Marco Antonio Bueno Filho.
38.   Beatriz Cervino Milla. A regulação jurídica da expansão urbana nos Planos Diretores municipais e a ocupação fática das Zonas de Amortecimentos do Parque Estadual da Serra do Mar ? estudos de caso dos Municípios de Peruíbe, Itanhaém e Caraguatatuba.. (Graduação em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Guadalupe Maria Jungers Abib de Almeida.
39.   Beatriz Elisabeth Sena. Marketing digital como instrumento para alavancar o negócio de pequenos e microempreendedores. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Silvia Novaes Zilber Turri.
40.   Beatriz Gabriele Butsher Cruz. O Capítulo sobre Comércio e Desenvolvimento Sustentável no Acordo de Associação Mercosul-União Europeia: um debate sobre suas finalidades e as implicações de sua implementação. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Lucas da Silva Tasquetto.
41.   Beatriz Libanio de Araujo Yordaky. Integração de Algoritmos Pós-quânticos Baseados em Reticulados ao Padrão TLS. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Denise Hideko Goya.
42.   Beatriz Lima Nunes. Esfoliação e modificação de grafeno facilitados por CO2 supercrítico. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
43.   Beatriz Nunes da Silva. Programas Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada e os seus impactos sobre a economia. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientadores: Regimeire Oliveira Maciel, Ricardo Batista Politi.
44.   Beatriz Sakamoto Arsuffi. Obtenção e caracterização reológica de hidrogéis de nanocelulose com potencial para impressão 4D. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
45.   Bianca Caroline Obinata. Comunicação organizacional em tempos de pandemia. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Silvia Novaes Zilber Turri.
46.   Breno Parada Souza. Análise da viabilidade do uso de peróxido de hidrogênio concentrado como propelente hipergólico para propulsores de satélites. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Fábio Antônio da Silva Mota.
47.   BRUNA MOYA RODRIGUES. ESTUDO DE VERNIZ DE TROPICALIZAÇÃO PARA PROTEÇÃO DE PLACAS ELETRÔNICAS DE VEÍCULOS CONTRA CORROSÃO E UMIDADE. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC (UFABC), . 2021.
Orientador: Suel Eric Vidotti.
48.   Bruna Natany de Vecchio. Análise biomecânica da propulsão da cadeira de rodas manual em lesados medulares: estudo de casos. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Daniel Boari Coelho.
49.   Bruna Pereira Santos. Uma Revisão sobre Modelos de Otimização Aplicados ao Problema de Substituição de Equipamentos. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Eder Oliveira Abensur.
50.   Bruna Santos Souza. Imunoterapia para tumores sólidos: uso de anticorpos monoclonais e receptores quiméricos de antígeno tendo como alvo a anidrase carbônica IX. (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Eloah Rabello Suarez.
51.   Bruno da Silva Santos. Uma abordagem adaptativa para o controle tolerante a danos aplicado em uma suspensão ativa inteligente. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Heloi Francisco Gentil Genari.
52.   Bruno Dimov Dalla Rosa. Política monetária não-convencional no Brasil. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno de Paula Rocha.
53.   Bruno Nobre de Andrades. Distribuição automatizada da água da chuva. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Marcelo Bender Perotoni.
54.   Bruno Sanches Bettarello. Testador de Gerador de Ablação por Radiofrequência para Procedimentos com Cateter. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Tiago Ribeiro de Oliveira.
55.   BRUNO YUZO NAKÁO. bancos digitais. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Silvia Novaes Zilber Turri.
56.   Caio Ladislau Silva. A atuação dos hospitais filantrópicos no SUS. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ricardo Batista Politi.
57.   Caio Roberto Sanches Florencio. Estudo e dimensionamento de um sistema de injeção para motor foguete híbrido. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Alexandre Alves.
58.   Camila Yuki Yoshizawa. VIABILIDADE DO MÉTODO TAKAKURA DE COMPOSTAGEM NO BRASIL.. (Graduação em Bacharelado em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Luísa Helena dos Santos Oliveira.
59.   Carlos Alberto da Silva Junior. Um Estudo Analítico Das Perturbações Do Potencial Gravitacional E Da Pressão De Radiação Em Orbitas. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Claudia Celeste Celestino.
60.   Carlos Eduardo Ramos. Análise Exploratória da Modelagem de Tópicos sobre Artigos Apresentados nas Edições do Encontro Anual de Tecnologia da Informação (EATI) com o Método de Latent Dirichlet Allocation (LDA). (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: José Artur Quilici Gonzalez.
61.   Carlos Henrique Viana Lopes. Impactos Financeiros no MCP para um gerador eólico no submercado Nordeste com a inserção do PLD Horário. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Patricia Teixeira Leite Asano.
62.   Carolina Lacerda dos Santos. Planejamento e funding da metrópole em tempos de austeridade fiscal: o caso da Região Metropolitana de Salvador. (Graduação em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Jeroen Johannes Klink.
63.   Caroline Aguiar de Siqueira. Urbanização e amenidades: uma discussão sobre os efeitos de oferta e demanda nos preços dos imóveis na cidade de São Paulo. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ricardo Batista Politi.
64.   Caroline Bacega da Silva. Análise de dados neurais em uma tarefa de iniciação ao passo em pacientes com doença de Parkinson. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Daniel Boari Coelho.
65.   CAROLINE DIOGO ISHIKAWA. Resiliência financeira e as mulheres que ocupam o trabalho informal na Região Metropolitana de São Paulo. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ana Claudia Polato e Fava.
66.   Caroline Silva Gomes. Estudo de custo sobre a longevidade da bateria de dispositivos cardíacos implantáveis baseado em análise de referência bibliográfica. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Wagner Shin Nishitani.
67.   Caterine Zapata Zilio Barros. Da educação de aparências e seus efeitos sobre a formação do juízo e da moral. Uma reflexão a partir de Jean-Jacques Rousseau. (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Patrícia Del Nero Velasco.
68.   Christian Noberto de Souza. Buracos negros acústicos em bocais de Laval: análise nas métricas de Casadio-Fabbri-Mazzacurati. (Graduação em Física) - UFABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Roldão da Rocha Junior.
69.   Clovis Kauê Girardi Castardo. Os arranjos Institucionais do Consórcio Nordeste e as medidas de enfrentamento à COVID-19. (Graduação em Bacharelado em Planejamento Territorial) - Fundação Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Mariana Mencio.
70.   Cláudia Duarte Nunes and Octavio Regeni Silva. Investigation of propeller slipstream effects on the lateral directional stability and control sizing of a light twin-engine aircraft. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Marcelo Tanaka Hayashi.
71.   Cristiane Akemi Marques Enobe. Síntese e caracterização de nanopartículas de quitosana contendo cobre II. (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Amedea Barozzi Seabra.
72.   Cristiane Duarte de Melo. Qualidade das águas superficiais para abastecimento público na Bacia Hidrográfica do Alto Tietê. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Camila Clementina Arantes.
73.   Dafne Velasquez de Medeiros. BIOMATERIAIS METÁLICOS UTILIZADOS EM STENTS E HASTES DE QUADRIL: UMA REVISÃO. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Anibal de Andrade Mendes Filho.
74.   Daniel Escudero Brito Silva. Identificação de especialistas usando hierarquia de conceitos. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Jesús Pascual Mena Chalco.
75.   Daniel Pereira Cinalli. Montagem e Estudo da Cinemática de um Manipulador de 6 Graus de Liberdade Utilizando Redes Neurais Otimizadas por Algoritmo Genético para Resolução da Cinemática Inversa. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Filipe Ieda Fazanaro.
76.   Daniela Paiano Mincev. Avaliação dos Impactos de Intervenções Urbanísticas na Qualidade de Água do Corpo Central da Billings. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Melissa Cristina Pereira Graciosa.
77.   Daniela Ribeiro. Efeito do tratamento térmico na microestrutura e na deformação plástica de ligas Co-Cr obtidas via manufatura aditiva.. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Mohammad Masoumi.
78.   Daniele Veloso da Silva. Análise da Rastreabilidade de Equipamentos Médicos Hospitalares no Sistema Único de Saúde. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: João Loures Salinet Júnior.
79.   David Melo. Uma introdução à categoria O. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Luis Enrique Ramirez.
80.   Diego Marques Domingues. O Impacto do Fenômeno de Estol do Compressor em Motores Aeronáuticos Turbofan Atuais, Aplicado à Aviação Comercial. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Carlos Alberto Rocha Pimentel.
81.   Douglas Toniolo. Influência das Fintechs no setor financeiro.. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Silvia Novaes Zilber Turri.
82.   Débora Corrêa de Jesus. Lei do Bem: Uma análise da utilização e contribuição para Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Anapatrícia Morales Vilha.
83.   Débora da Silva Novais. Gestão dos impactos ambientais de dutovias no estado de São Paulo: planejamento e prática em empreendimentos selecionados. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Gabriela Farias Asmus.
84.   Débora Freitas Ferreira Santos. INUNDAÇÕES URBANAS ? PLANEJANDO A CIDADE: Uma análise das propostas dos Planos Diretores de Macrodrenagem da Bacia do Alto Tietê para a mitigação das inundações da Bacia Hidrográfica do Tamanduateí Inferior ? Município de São Paulo. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Gilson Lameira de Lima.
85.   Débora Miyuki Shinzato. Aplicação de métodos de otimização estrutural em perfis aerodinâmicos combinados com materiais auxéticos. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Wesley Góis.
86.   Eduardo Fumio Suenaga. Agricultura Urbana: Caracterização da Agricultura Urbana no município de São Paulo. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Gilson Lameira de Lima.
87.   Eduardo Gonçalves Pereira. Glicosaminoglicanos no processo de ativação e exaustão de linfócitos T. (Graduação em Biomedicina) - Universidade Metodista de São Paulo, . 2021.
Orientador: Eloah Rabello Suarez.
88.   Eduardo Granja Luciano. As Bases Ideológicas, Ambientes de Contato e Métodos de Radicalização da Direita Alternativa Americana. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Flávio Rocha de Oliveira.
89.   Eduardo Henrique Dos Santos Marques. Aprendizado de Máquina e Processamento de Imagens para Planejamento de Podas como Medida Preventiva de Falhas no Sistema de Distribuição de Energia Elétrica. (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Luneque Del Rio de Souza e Silva Junior.
90.   Eduardo Sisti Ribeiro Leite. Modelo de previsão de pagamentos, para alocação de listas de cobrança para agentes de Call Center. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Delmo Alves de Moura.
91.   Elton Santos Cardoso. Otimização de Compósitos Laminares Utilizando o Algoritmo Genético para Aplicações em Estruturas Aeroespaciais. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Marcelo Araujo da Silva.
92.   Enzo Pallus Ferreira. Marketing digital como instrumento para alavancar o negócio de pequenos e microempreendedores. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Silvia Novaes Zilber Turri.
93.   Erika Lisa Horiuchi. Avaliação dos impactos da quarentena COVID-19 sobre a qualidade do ar no município de São Paulo - SP. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Humberto de Paiva Junior.
94.   Ernane Pedro M. Barros. China e o 5G (provisório). (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
95.   Fabiano Medeiros de Castro. Simulação e análise de algoritmos de rastreamento do ponto de máxima potência para módulos fotovoltaicos.. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Jose Luis Azcue Puma.
96.   Fabio Augusto Torres Alvarenga. Healthcare 4.0: Uso e Aplicação de ferramentas da indústria 4.0 nos serviços laboratoriais. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Tiago Ribeiro de Oliveira.
97.   Fabio Luis Arruda Fernandes. Análise de métodos de probabilísticos na detecção de referências incorretas entre entidades de bancos de dados. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: João Marcelo Borovina Josko.
98.   Fabrício Yuuki Makino. Aprendizado por Reforço aplicado à bolsa de valores. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Luiz Antonio Celiberto Junior.
99.   Felipe Akira Honma Beltrão. Teoria das Filas e Mercado de Capitais: Investigações Teóricas e Aplicações Práticas. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Eder Oliveira Abensur.
100.   Felipe Augusto Anon da Silva. Estudos do uso de rádios definidos por software para medidas na faixa do UHF. (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Marcelo Bender Perotoni.
101.   Felipe Augusto de Freitas Morales. NECROPOLÍTICA MIGRATÓRIA ESTADUNIDENSE: EM RELAÇÃO ÀS CRIANÇAS MIGRANTES MEXICANAS E CENTRO-AMERICANAS NA ERA TRUMP. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Julia Bertino Moreira.
102.   Felipe Augusto Massari. Montagem e Estudo da Cinemática de um Manipulador de 6 Graus de Liberdade Utilizando Redes Neurais Otimizadas por Algoritmo Genético para Resolução da Cinemática Inversa. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Filipe Ieda Fazanaro.
103.   Felipe Becker. Desenvolvimento em Ambiente Virtual de um Cenário Industrial Focado em Sensores de Segurança. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Crhistian Raffaelo Baldo.
104.   Felipe Henriques Paixão. O Uso Político do Futebol pelos Países Europeus durante a Segunda Guerra Mundial: a intervenção do esporte nas relações internacionais do conflito. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: José Blanes Sala.
105.   Felipe Massao Yamada e Mariana Tami Nishimura. Estudo da incorporação de veículos elétricos no sistema logístico Milk Run. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Delmo Alves de Moura.
106.   Felipe Tomaz Freitas. Avaliação do Ciclo de Vida: Um estudo da cadeia de suprimentos estendida das baterias de lítio utilizadas nos veículos elétricos. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Márcia Maria Penteado Marchesini.
107.   Fellipe Souza Sena. Um Estudo Comparativo sobre a Mobilização Sexual na Experiência Nazifascista do Século XX e no Movimento Bolsonarista. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Elias David Morales Martinez.
108.   Fernanda Miranda Ribeiro. Os fundamentos teóricos do institucionalismo radical. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Manuel Ramon Souza Luz.
109.   Fernanda Nishi Yara. Trabalho no capitalismo contemporâneo: a transitoriedade dos vínculos de trabalho. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
110.   Fernanda Pereira Alves. Programa Novo Pinheiros: uma articulação entre produção imobiliária, de infraestrutura e da natureza (coorientação). (Graduação em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Luciana Nicolau Ferrara.
111.   Fernanda Yumi Suenaga. Viabilidade de obtenção de blenda por polimerização in situ em dióxido de carbono supercrítico. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Lígia Passos Maia.
112.   Fábio Henrique Bortolotti. Projeto e Análise Estrutural de Mecanismos via Impressão 3D. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Wesley Góis.
113.   Gabriel Alves Silva. Modelagem e simulação de controle e determinação de atitude de um cubesat por rodas de reação.. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Antonio Gil Vicente de Brum.
114.   Gabriel Dias Teixeira Nappi. Insetos: o alimento do futuro. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Alberto José Arab Olavarrieta.
115.   Gabriel dos Santos. Uso de visualizações na reconciliação de correspondência deesquemas JSON. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: João Marcelo Borovina Josko.
116.   Gabriel Espedito Marqueze Messias. CFD estimation of transonic buffet and shock-induced separation effect due to active flow control devices. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Marcelo Tanaka Hayashi.
117.   Gabriel Fernando Magalhães Silva. COMPARAÇÃO ENTREMÉTODOSDE ANÁLISE DECONFIABILIDADEEM ESTRUTURAS AERONÁUTICASÀBASEDE MATERIAIS COMPÓSITOS. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Marcelo Araujo da Silva.
118.   Gabriel Lima Leite. Cloud Robotics - O FUTURO DA ROBÓTICA. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Luiz Antonio Celiberto Junior.
119.   Gabriel Louzada Malfatti. Estudo, Desenvolvimento e Implementação de uma técnica de síntese de fala para língua portuguesa. (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Kenji Nose Filho.
120.   Gabriel Machado dos Santos e Lucas Grippa Marques. Desenvolvimento de um dispositivo para tracking de objetos através de visão computacional e estabilização de imagem com base mecânica. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Marcelo Bender Perotoni.
121.   Gabriel Martins Trettel. Comparação de técnicas de extração de características para atribuição de autoria. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Paulo Henrique Pisani.
122.   Gabriel Mesquita de Souza. Classificação de Alzheimer por Imagens MRI: Abordando Diferentes Tecnicas de Deep Learning. (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Luneque Del Rio de Souza e Silva Junior.
123.   Gabriel Pereira Bidinoti. Dispositivo para monitoramento de pessoas idosas via radar IoT. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Marcelo Bender Perotoni.
124.   Gabriel Reis Batalha. Análise econômica de uma usina solar fotovoltaica. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Conrado Augustus de Melo.
125.   Gabriel Sena de Queiroz. Estudo sobre avaliações de produtos de e-commerce com uso de ferramentas de processamento de língua natural e mineração de dados. (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: André Kazuo Takahata.
126.   Gabriel Tossato da Silva. Da Antropologia à Economia: uma investigação sobre as tensões institucionais em relação ao Homo economicus na Rússia.. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Manuel Ramon Souza Luz.
127.   Gabriela Boechat. MOBILIZANDO GOVERNO ABERTO PARA MELHORIA DAS COMPRAS PÚBLICAS. (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Carolina Gabas Stuchi.
128.   Gabriela de Lima Lopes. Infraestrutura Tecnológica e desempenho escolar: uma análise a partir da Abordagem das Capacitações. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Mônica Yukie Kuwahara.
129.   Gabriela Oliveira e Thamires Silva de Jesus. Índice de qualidade de água em Áreas de Proteção e Recuperação dos Mananciais na Bacia Hidrográfica do Alto Tietê. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Camila Clementina Arantes.
130.   Gabriela Perandin de Melo. BROWNFIELDS E PLANEJAMENTO TERRITORIAL: O CASO DA ÁREA DAS INDÚSTRIAS REUNIDAS FÁBRICAS MATARAZZO EM SÃO CAETANO DO SUL ? SP. (Graduação em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Luciana Rodrigues Fagnoni Costa Travassos.
131.   Gabriela Sayuri Oshiro de Arruda. Análise microestrutural e propriedades mecânicas da liga de alumínio 6063, após ser submetida ao tratamento térmico de homogeneização em diferentes temperaturas. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Alejandro Andres Zuniga Paez.
132.   GABRIELA TRINDADE COUTINHO. inovações em indústria e empresas e seus impactos nas cadeias (gestão de cadeias). (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Silvia Novaes Zilber Turri.
133.   Gabriele Correa Palmieri. Materiais bioinspirados para inovação tecnológica na construção civil. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
134.   Giovana Segismundo Moredo. Projeto de Intervenção Urbana Vila Leopoldina: uma forma de resolução dos problemas urbano-ambientais?. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Luciana Nicolau Ferrara.
135.   Giovanna Maciel Pistoresi. NANOPARTÍCULAS TERANÓSTICAS: UM COMPARATIVO ENTRE O USO DE NANOPARTÍCULAS DE OURO E DE GADOLÍNIO COM POTENCIAL TERANÓSTICO PARA O ALZHEIMER. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Tiago Ribeiro de Oliveira.
136.   Giovanna Semprini Ferreira. O acesso à justiça como direito humano fundamental e sua salvaguarda jurídica atual nos países integrantes do Mercosul. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Cristine Koehler Zanella.
137.   GIOVANNA SILVA MAGOGA. ANÁLISE DE POTENCIAL E TERMODINÂMICA DE SISTEMAS HÍBRIDOS SOLAR TÉRMICO - GÁS NO BRASIL. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Antonio Garrido Gallego.
138.   Giselle Silva de Santana. Computação de Borda e Bancos de Dados Distribuídos: Análise de métodos de computação de borda e sua aplicação para bancos de dados. (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ricardo Suyama.
139.   Giulia Lazzarutti. Análise do processo de licenciamento ambiental ambiental: passivo industrial para implementação de áreas de lazer em São Caetano do Sul / SP. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Gilson Lameira de Lima.
140.   GOMES, Geovane Aly. Proposta Para Avaliar a Relação Entre as Práticas de Gestão Administrativas e o Crescimento da Receita: Um Estudo nas Empresas Metalmecânicas do Parque Tecnológico de Santo André. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Luís Henrique Rodrigues.
141.   Graciela Medina Rivera Guillén. SOLIDARIEDADE ENQUANTO POLÍTICA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 Emancipação ou apaziguamento?. (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Maria Livia de Tommasi.
142.   Guilherme Augusto de Souza Oliveira. REVISÃO BIBLIOMÉTRICA E BIBLIOGRÁFICA ACERCA DA REMOÇÃO DE FÓSFORO E NITROGÊNIO EM SISTEMAS DE ALAGADOS CONSTRUÍDOS. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Tatiane Araujo de Jesus.
143.   Guilherme Augusto Vieira da Silva. Determinação de idade e metalicidade para aglomerados estelares através de Diagramas de Hess. (Graduação em Bacharelado em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Pieter Willem Westera.
144.   Guilherme Medina Lira Lourenti. Estudo da influência de incorporação de CNC nas propriedades mecânicas e reológicas de TPU disperso em água. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
145.   Guilherme Naziozeno Barreto. Precificação de Opções via Redes Neurais Recorrentes. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Filipe Ieda Fazanaro.
146.   Gustavo Brito da Silva/Gustavo Rodrigues Paes/Victor Reis Fo. Desenvolvimento de um protótipo de Porta Automática controlada através de técnicas de robótica e visão computacional para reconhecimento da utilização correta de máscaras.. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
147.   Gustavo Duarte. Educação e democracia: O efeito de indicadores educacionais sobre o regime político. (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Diego Sanches Corrêa.
148.   GUSTAVO MOSTAFA CARVALHO. Aplicação de conceitos SMED e Lean Manufacturing em linha de envase de indústria alimentícia de grande porte. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ugo Ibusuki.
149.   Gustavo Oliveira da Silva Santos. Riscos climáticos e seus impactos nas inundações urbanas - análise da exposição, ameaça e vulnerabilidade. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Melissa Cristina Pereira Graciosa.
150.   Gustavo Queiroz de Souza. InovaçõesFinanceirasem Serviços de Pagamentos. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Silvia Novaes Zilber Turri.
151.   GUSTAVO SILVA DE PAULA. CONTROLE DE ROBÔ SEGUIDOR COM ACIONAMENTO DIFERENCIAL. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Mario Alexandre Gazziro.
152.   GUTIERREZ, Vanessa Rodrigues; RAMOS, Júlio César de Siqueira. Proposta de Modelo de Clusterização Para Análise de Implantação de Lean Manufacturing e Indústria 4.0 em Micro e Pequenas Indústrias. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Luís Henrique Rodrigues.
153.   Heitor Afonso & Samira de Souza. APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE MANUFATURA ENXUTA (LEAN MANUFACTURING) EM EMPRESAS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ugo Ibusuki.
154.   Helio Calixto. Produção e caracterização de vidros silicatos com terras raras, visando materiais com alta resistência mecânica. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Humberto Naoyuki Yoshimura.
155.   Heloísa Brandão Monte. A contribuição do k-pop e dos centros culturais coreanos para a promoção do soft power sul-coreano. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Cristine Koehler Zanella.
156.   Henrique Afonso Pacheco. Regulação do comércio eletrônico: a posição de Brasil e Índia sobre o livre fluxo transfronteiriço de dados e a proibição de exigências de localização de servidores. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Lucas da Silva Tasquetto.
157.   Henrique de Toledo, Leonardo Cesar da Costa. Unidade Eletrônica de Controle para Motor de Corrente Contínua sem Escovas de Veículo Elétrico. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Rodrigo Reina Muñoz.
158.   Henrique dos Reis e Herbert Alexandrino. Monitoramento preditivo de microclima (temperatura, umidade relativa e ponto de orvalho) em caixas de junção em área industrial. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Marcelo Bender Perotoni.
159.   Hevelin Karine de Oliveira Santos. Reúso de água como prática sustentável no meio industrial. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Gabriela Farias Asmus.
160.   Higor de Souza Gonçalves. Análise histórica e crítica do Regime Internacional de Regulação de Drogas apoiada na teoria crítica das Relações Internacionais. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Elias David Morales Martinez.
161.   Hugo Lauer Garcia De Almeida. SISTEMA DE MONITORAMENTO DE UM VEÍCULO SUBAQUÁTICO. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Magno Enrique Mendoza Meza.
162.   Igor Fideles da Silva. Observador de Estados para Força Tangencial em Cadeira de Rodas Servo-assistida, modelo observado em plano inclinado. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Olavo Luppi Silva.
163.   Igor Graciano & Eduardo Ikegami. Utilização de Automatização ETL para monitoramento de impressora 3D. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ugo Ibusuki.
164.   Igor Lima Werneck. Autoprodução via energia motriz humana: estudo de caso. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Federico Bernardino Morante Trigoso.
165.   IRVING OETTINGER. LIGAS DE TITÂNIO CONTENDO NIÓBIO PARA APLICAÇÕES BIOMÉDICAS: Uma revisão sobre a produção científica nacional.. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Anibal de Andrade Mendes Filho.
166.   Isabela Andrade do Carmo. A atuação do Banco Central do Brasil em resposta à crise do Coronavírus. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Fábio Henrique Bittes Terra.
167.   Isabela Costa. Salvem as abelhas, não os refugiados": o ecofascismo e o ambientalismo de extrema direita na contemporaneidade. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruna Muriel Huertas Fuscaldo.
168.   Isabela Santiago Ribeiro dos Reis/Natália Piagentini. DESCARBONIZAÇÃO NO SETOR PRIVADO: Um Estudo de Caso o sobre os desafios da Eficiência Energética. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Lucia Helena Gomes Coelho.
169.   Isabela Shigunov de Paula Toledo Melo. MULAS: uma discussão sobre mulheres mulas do tráfico internacional de drogas e seu enquadramento na categoria de tráfico de pessoas. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Julia Bertino Moreira.
170.   Isabelle Diniz Orlandi. Sistema de Visão Computacional 2D-3D Aplicado à Manipuladores Robóticos. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Filipe Ieda Fazanaro.
171.   Jade de Camargo Menezes. Expressões da necropolítica durante a pandemia no Brasil: as zonas de exceção evidenciadas pela pandemia de Covid. (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Roberta Guimaraes Peres.
172.   Jade Vieira Cavalhieri. Pandemia e áreas rurais - causas, efeitos e implicações para o planejamento territorial. (Graduação em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Arilson da Silva Favareto.
173.   Jair Edipo Jerônimo. Avaliação de estratégias de inteligência artificial em jogos competitivos. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Paulo Henrique Pisani.
174.   Jean de Almeida Moreira. Vidros Bioativos para Aplicações de Enxertia Óssea. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Luiz Fernando Grespan Setz.
175.   Jean Melo. modelo de negócio de startup. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Silvia Novaes Zilber Turri.
176.   Jefferson Faria de Souza. COMPARAÇÃO ENTRE O REFINO DE PETRÓLEO DO BRASIL E EUA. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Sergio Brochsztain.
177.   Jenifer de Lima Febronio. Metabólitos especiais de Nectandra leucantha (Lauraceae) - caracterização estrutural e avaliação atividade antiparasitária. (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Joao Henrique Ghilardi Lago.
178.   Jessica Tomigawa. POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA NOS GOVERNOS LULA E DILMA: RELAÇÕES COM A CHINA. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Tatiana Berringer.
179.   JOHNATHAS DOS SANTOS MELATI. ESTUDO DE MANUTENÇÃO PREDITIVA DO SISTEMA DE SANGRIA DE AR DO MOTOR DE UMA AERONAVE. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Heloise Assis Fazzolari.
180.   Jonas dos Santos Ribeiro. Andar a pé: da mobilidade aos aplicativos.. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Humberto de Paiva Junior.
181.   Jonathan Miranda. Dificuldades de investimentos brasileiros na China. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
182.   José Willians Aparecido Vitório. COMPARAÇÃO ENTREMÉTODOSDE ANÁLISE DECONFIABILIDADEEM ESTRUTURAS AERONÁUTICASÀBASEDE MATERIAIS COMPÓSITOS. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Marcelo Araujo da Silva.
183.   João Guilherme Guerbali. Análise de mercado de carbono no pós COP-21. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Giorgio Romano Schutte.
184.   João Marcelo de Alcântara Atanazio. MODELAGEM AMBIENTAL APLICADA PARA ESTIMATIVA DE GERAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO ABC PAULISTA. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Wallace Gusmão Ferreira.
185.   João Paulo Freire Motta. EyeTag: desenvolvendo uma tecnologia assistiva para pessoas com deficiência visual. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Carla Lopes Rodriguez.
186.   João Pedro Arruda Lima. Modelagem de processos utilizando BPMN: estudo de caso com aplicação em uma empresa do setor ferroviário. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Douglas Alves Cassiano.
187.   João Pedro Repoles Teixeira dos Anjos. Comércio internacional de lixo: as limitações de acordos internacionais ambientais em promover a proibição do transporte transfronteiriço de lixo tóxico. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Cristine Koehler Zanella.
188.   João Pedro Sanchez Gabriel e Vinicios Vilhegas da Rocha. Análise e otimização de sistema de reconhecimento e seu funcionamento para usuários de elevadores inclusivos. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Jose Luis Azcue Puma.
189.   João Vitor Araujo Lucena. Projeto, Fabricação e Caracterização de um CNC 3.0 Arduino e aplicações. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Segundo Nilo Mestanza Muñoz.
190.   Julia Gomes Amorim. Funcionalização de Tecido de Algodão com Cera de Carnaúba por Radiação UV. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Demetrio Jackson dos Santos.
191.   Juliana de Almeida Neme Teixeira. Amparo Internacional do Sistema ONU aos Refugiados Ambientais. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: José Blanes Sala.
192.   Juliana Santos Oliveira. Mulheres negras na pandemia de COVID-19: As desigualdades de gênero e raça no mercado de trabalho brasileiro. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Mônica Yukie Kuwahara.
193.   Juliano Martins Brito. Estudo comparativo da transferência de calor com e sem radiação na câmara de combustão de turbinas a gás aeronáuticas. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Marcelo Tanaka Hayashi.
194.   Julio Cesar Santos Sousa. Desenvolvimento de código computacional para solução de escoamentos viscosos e incompressíveis via acoplamento pressão-velocidade. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Marcelo Tanaka Hayashi.
195.   Julio Henrique Ljano Stein. Desenvolvimento de uma bobina de dupla ressonância para hidrogênio e sódio para estudos em modelos animais em 7T. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Daniel Papoti.
196.   Jéssica Veridiana Franco. Impregnação de eugenol em poli(L-ácido láctico) e policarbonato por CO2 supercrítico. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
197.   Karina Espindola Lemos. Migrações Forçadas e o Multilateralismo: uma análise a partir da crise venezuelana por meio do ACNUR. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: José Blanes Sala.
198.   Katiele Renata Alves Santana. INDÚSTRIA 4.0: UMA ANÁLISE DOS DESAFIOS PARA A ECONOMIA BRASILEIRA. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Patrícia Helena Fernandes Cunha.
199.   Kelvin Henrique Alves. ESTUDO DA VIABILIDADE DE OBTENÇÃO DE BLENDAS DE POLI(ÁCIDO LÁTICO) E POLICARBONATO ASSISTIDA POR CO2 -SUPERCRÍTICO. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Lígia Passos Maia.
200.   Kharime Feres Carvalho. Proposta tecnológica de economia circular na indústria têxtil. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
201.   Kleber Toledo Barbieri. APLICAÇÃO DE SISTEMAS DE VISÃO PARA CONTROLE DE SERVOMOTORES. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
202.   Laihane Asevedo. POROSIDADE DE ARCABOUÇOS POLIMÉRICOS EMPREGANDO PROCESSAMENTO DE IMAGENS OBTIDAS POR MEV E MICROCT. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Sônia Maria Malmonge.
203.   Larissa Cordeiro dos Santos. Análise técnica-econômica-energética da implantação de um sistema de aquecimento de água em residência. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Federico Bernardino Morante Trigoso.
204.   Larissa de Oliveira Nakajune. Classi?cação de Tumores Cardíacos Utilizando Análise Radiomica em Imagens de Ressonância Magnética. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: John Andrew Sims.
205.   Larissa Félix Camargo Santos. As implicações da adesão do Brasil à OCDE enquanto semiperiferia do sistema internacional. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Diego Araujo Azzi.
206.   Larissa Lais de Oliveira. Análise do impacto e dos desafios para implementar a Mobilidade Aérea Urbana em São Paulo. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Wesley Góis.
207.   Laura Gouveia de Freitas. ESTUDO DA VIABILIDADE DE OBTENÇÃO DE BLENDAS DE POLI(ÁCIDO LÁTICO) E POLICARBONATO ASSISTIDA POR CO2 -SUPERCRÍTICO. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Lígia Passos Maia.
208.   Laura Lopes Amaral. Gestão do Câncer de Mama a partir de Machine Learning. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Priscyla Waleska Targino de Azevedo Simões.
209.   Lea Collet, Guilherme Castanha Nunes. Método de decisão multicritério na escolha de software de Business Inteligence. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Douglas Alves Cassiano.
210.   LEANDRO TIGRE MENEZES. Controle ótimo H2 e Hinfinito de servomecanismos com projeto por LMI. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientadores: Alfredo Del Sole Lordelo, Heloise Assis Fazzolari.
211.   Leandro Vermelho. Cabotagem no Brasil: uma alternativa para transporte de cargas das empresas, suas principais vantagens e entraves para aumentar sua utilização. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Delmo Alves de Moura.
212.   Leonardo Adriano Pinheiro Cisotto. SPREAD BANCÁRIO NO BRASIL: Uma análise da evolução da abordagem do Banco Central do Brasil. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Patrícia Helena Fernandes Cunha.
213.   Leonardo da Silva Barbosa. DIN MICAS TERRITORIAIS NO RURAL METROPOLITANO: Uma análise sobre a APA Itupararanga. (Graduação em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Luciana Rodrigues Fagnoni Costa Travassos.
214.   Leonardo Josias Messias. ESTUDO DE FORMAS DE AUMENTAR A RETENÇÃO DO BIOSILICATO® NA DENTINA DESMINERALIZADA PARA A REMINERALIZAÇÃO DE LESÕES DE CÁRIE. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Patricia Aparecida da Ana.
215.   Leonardo Monteiro dos Santos. A CONTRIBUIÇÃO DA MOEDA SOCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL DA COMUNIDADE JARDIM MARIA SAMPAIO. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Fernanda Graziella Cardoso.
216.   Leonardo Novais dos Anjos. Simulação e Controle do Comportamento de Turbinas Eólicas Flutuantes Offshore em Ondas Irregulares. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Roberto Luiz da Cunha Barroso Ramos.
217.   Leonardo Sugano Tomioka. Ensino remoto e deficiência visual: um esboço da construção de um portal acadêmico acessível.. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Carla Lopes Rodriguez.
218.   Lessandro de Souza Monteiro. InovaçõesFinanceirasem Serviços de Pagamentos. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Silvia Novaes Zilber Turri.
219.   Leticia Barros Costa Silva. Agricultura Urbana em foco: Contribuições técnico científicas sobre a prática em ambientes potencialmente poluídos por metais. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Gabriela Farias Asmus.
220.   Leticia Satie Uehara. Um estudo de caso no gerenciamento da rotina por meio de um aplicativo em uma rede de supermercados. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ugo Ibusuki.
221.   LETÍCIA MARTINELI BRENTEGANI. COMPÓSITOS DE AÇOS DISSIMILARES: UMA REVISÃO SOBRE ROTAS DE PROCESSAMENTO, MICROESTRUTURA E PROPRIEDADES. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Anibal de Andrade Mendes Filho.
222.   LIANDRA AYUMI FEDERIZI YOSHIDA. ZDB: UTILIZANDO BANCO DE DADOS PARA GERENCIAMENTO, ANÁLISE E CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE ZOONOSES NO BRASIL. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Fernanda Nascimento Almeida.
223.   Loraine Castro Sevarolli. COOPERAÇÃO ESTRATÉGICA NOS SERVIÇOS DE INTELIGÊNCIA ? A ALIANÇA DOS FIVE EYES. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Flávio Rocha de Oliveira.
224.   LUANA DE OLIVEIRA SOSTIZZO. CAPUZ INTELIGENTE USANDO PROTOCOLO DE COMUNICAÇÃO PROPRIETÁRIO. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Mario Alexandre Gazziro.
225.   Luana Pereira Refundini. Estabilidade de fluidos dilatantes híbridos à base de polietilenoglicol, sílica e montmorilonita. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
226.   Lucas da Silva Xavier. INOVAÇÃO COMO FORMA DE ROMPER COM O SUBDESENVOLVIMENTO NO SÉCULO XXI. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Fernanda Graziella Cardoso.
227.   Lucas França. MAPEAMENTO DE PROCESSO DE COMPRAS DE MATERIAL DE LIMPEZA E ESCRITÓRIO UTILIZANDO BPMN. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Douglas Alves Cassiano.
228.   Lucas Gonçalves da Silva. Controle de Atitude de um Satélite Artificial no Plano Euclidiano pela abordagem do Regulador Quadrático Gaussiano (Problema LQG). (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Luiz de Siqueira Martins Filho.
229.   Lucas Grimauth Evangelista. Estudo das redes adversárias generativas: geração e restauração de imagens. (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Murilo Bellezoni Loiola.
230.   Lucas Janazi de Souza. Processos de Síntese de Materiais Cerâmicos Avançados. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Luiz Fernando Grespan Setz.
231.   Lucas Martins Rodriguez Corton. Negociações internacionais sobre a economia digital: o papel das grandes empresas de tecnologia na definição da agenda de comércio digital dos Estados Unidos. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Lucas da Silva Tasquetto.
232.   Lucas Ortega Venzel. Estudo sobre técnicas de aprendizado de máquina para predição do índice Bovespa. (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Murilo Bellezoni Loiola.
233.   Lucas Rossi Toselo. UMA ANÁLISE DA SOJICULTURA BRASILEIRA DA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Fernanda Graziella Cardoso.
234.   Lucas Santana da Silva. PADRÃO DE ATIVAÇÃO DOS MÚSCULOS ISQUIOTIBIAIS DURANTE A FLEXÃO NÓRDICA: REVISÃO DA LITERATURA E PROPOSTA DE UM MODELO BIOMECÂNICO. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Reginaldo Kisho Fukuchi.
235.   Lucas Suzuki. DESENVOLVIMENTO DE CÓDIGO COMPUTACIONAL PARA DIMENSIONAMENTO DE TROCADORES DE CALOR DE CASCO E TUBOS. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Juliana Tófano de Campos Leite Toneli.
236.   Lucas Tanaka da Silva, João Pedro Ribas Rizzi. DETERMINAÇÃO DO LOTE ECONÔMICO DE PRODUÇÃO EM UMA EMPRESA DE ALIMENTOS CONGELADOS. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Angélica Alebrant Mendes.
237.   LUIS EUGENIO VOLPI MOREIRA, PAULO MENDEL SERRA TEIXEIRA. A MATRIZ DE TRANSPORTE BRASILEIRA E SEUS DESAFIOS: UM LEVANTAMENTO SOBRE FATORES QUE AFETAM SUA COMPETITIVIDADE E AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS SETORES QUE NELA ATUAM. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Angélica Alebrant Mendes.
238.   Luiz Guilherme dos Santos Octaviano. Materiais bioinspirados para inovação tecnológica na construção civil. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
239.   Marcela Simões Teruel. O funcionamento mitocondrial e a temperatura como fator interferente: uma abordagem celular. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: César Augusto João Ribeiro.
240.   Marcela Sousa Gomes. Efeito dos processos de soldagem TIG e laser na formação de ferrita delta no aço inoxidável 304L. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Mohammad Masoumi.
241.   Marcella Simonini Antunes de Andrade. Diplomacia brasileira e temas sociais: a cooperação estruturante em saúde. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
242.   MARCELLY LUANE BRILHANTE PEREIRA. Análise dos Planos Municipais De Gestão Integrada De Resíduos Sólidos dos municípios de Ribeirão Pires, Salesópolis e Santana de Parnaíba. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Adalberto Mantovani Martiniano de Azevedo.
243.   Marco Araújo. ANALISE DE INTERFACES TANGÍVEIS COMO FERRAMENTAS AUXILIARES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LOGICA DE PROGRAMAÇÃO. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Carla Lopes Rodriguez.
244.   Marcos Vinicius Borgis e Pereira Rafael Matias Beserra. Aplicação de Redes Neurais em Protótipo de Robô Cartesiano. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Luiz Antonio Celiberto Junior.
245.   Marcos Vinícius Temple. Modelagem da ventilação pulmonar e troca de gases. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Wagner Shin Nishitani.
246.   Marcus Vinicius Alves de Oliveira. Taxa de juros e função consumo no Brasil. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Fábio Henrique Bittes Terra.
247.   Maria Olivia Cruz Braga. Síntese e caracterização de óxido de grafeno e derivados de óxido de grafeno. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Everaldo Carlos Venancio.
248.   MARIANA CARVALHO MENDES. Análise dos Planos Municipais De Gestão Integrada De Resíduos Sólidos dos municípios de Ribeirão Pires, Salesópolis e Santana de Parnaíba. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Adalberto Mantovani Martiniano de Azevedo.
249.   Mariana Donnini Carvalho. Melhores práticas de Engineering change request no setor automotivo. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ugo Ibusuki.
250.   Mariana Mota Martins. Redes neurais artificiais para a modelagem da cinética da extração supercrítica de compostos dos frutos de Schinus terebinthifolius Raddi. (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Guzzo da Silva.
251.   Mariana Pereira de Campo. Inundações urbanas na região metropolitana de São Paulo: impactos informados na literatura acadêmica e jornalística. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Gabriela Farias Asmus.
252.   Marina Borges Lugoboni. Encapsulamento de Bacillus amyloliquefaciens em matriz de alginato de cálcio e sua aplicação no controle de doenças fúngicas de plantas. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
253.   Marina Moreno Vidoto. Estudo e comparação das normas nacionais e internacionais vigentes para instalação e controle de qualidade em sistemas clínicos de diagnóstico de Imagens por Ressonância Magnética. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Daniel Papoti.
254.   Marina Moreno Vidoto. Estudo das diretrizes nacionais e internacionais para sistemas clínicos de imagens por ressonância magnética e da conformidade dos serviços de saúde com a legislação nacional. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Daniel Papoti.
255.   Maryanna Sagio Alves. O AIIB sob a ótica do Multilateralismo Contestado e seu papel do Sistema Financeiro Internacional. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
256.   Massilon Luiz Silva Ligabon. Reflexões e propostas para o Novo Mercado livre de Gás Natural inspiradas no Mercado Livre de Energia Elétrica. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Patricia Teixeira Leite Asano.
257.   Matheus Batina Santos. Data Mining na Unificação de Dados Pessoais. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
258.   Matheus de Almeida Soares. Otimização de projeto de torqueadores magnéticos com núcleo nanocristalino para aplicações em nanossatélites.. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Luiz de Siqueira Martins Filho.
259.   Matheus Felipe Correa. A Influência do Cristianismo Evangélico na Política Externa dos EUA para o ?Estado de Israel durante o governo de Donald Trump. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Flávio Rocha de Oliveira.
260.   Matheus Feres de Oliveira. Inteligência Artificial aplicado a previsão de demanda. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ugo Ibusuki.
261.   MATHEUS HIROSHI KITADANI ODAGIL. ANÁLISE FINANCEIRA DO VALOR DE MERCADO DO BANRISUL NO CENÁRIO DE PRIVATIZAÇÃO. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Osmar Domingues.
262.   Matheus Martins. Análise Do Controlador Preditivo de Torque com Conjunto Finito de Estados Aplicado ao Motor de Indução.. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Alfeu Joãozinho Sguarezi Filho.
263.   Matheus Rampazzo e Silva. ANÁLISE DINÂMICA DE UM SISTEMA DOG/CRABOT. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Marcelo Araujo da Silva.
264.   Matheus Shimizu Felisberto. Aprendizado de Máquina na Automação Residencial: Estudo de Caso. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Marcelo Bender Perotoni.
265.   Maurício Litwinoff Abib. O desempenho econômico-esportivo dos times paulistas: As relações entre endividamento, desempenho, valor das marcas e Profut. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ricardo Batista Politi.
266.   Mayara de Souza Modesto. Coleta seletiva no município de Santo André/SP: a troca de resíduos recicláveis por alimentos como estratégia de educação ambiental e participação comunitária. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Gilson Lameira de Lima.
267.   Melissa Keiller Gomes. Análise de autos de infração ambiental de áreas rurais do estado de São Paulo. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ricardo Hideo Taniwaki.
268.   Milena Gonçalves Ludwig. Direitos de Propriedade Intelectual e as sementes nativas colombianas: Os impactos das leis de protec?a?o a? propriedade intelectual sobre a cultura origina?ria da Colo?mbia. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Lucas da Silva Tasquetto.
269.   Milena Simões Fabricio. Sustentabilidade como estratégia empresarial: Incorporação da produção sustentável à cadeia de fornecimento da Scania. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Anapatrícia Morales Vilha.
270.   Milena Yumi Nakaione. Aspectos da resistência dos escravizados no Rio de Janeiro (1860-1888). Uma análise a partir dos anúncios de fuga de cativos presentes no Jornal do Commercio. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
271.   Milton Teixeira Rocha Júnior. A inflação implícita é uma boa previsora da inflação realizada?. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Fábio Henrique Bittes Terra.
272.   Miriam Manetta Algarra. NÃO É CARIDADE, É INVESTIMENTO: Negócios de impacto social no Brasil e o caso da Fundação Artemísia. (Graduação em Bacharelado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Maria Livia de Tommasi.
273.   Murillo Amancio. modelo de negóio de startup. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Silvia Novaes Zilber Turri.
274.   Murilo Cesar da Silva. Renda básica: uma análise comparativa entre o Brasil e a América Latina. (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Carolina Gabas Stuchi.
275.   Murilo Rinco Cardoso. Projeto de túnel de vento didático para uso em atividades da UFABC. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Marcelo Tanaka Hayashi.
276.   Nicolas Notton Izepe. Controle ótimo H2 e Hoo de servomecanismos com projeto por LMI. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Alfredo Del Sole Lordelo.
277.   Nicolle Eiko Silva Kumagai. FED: da Grande Recessão à Crise da Covid-19. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Fábio Henrique Bittes Terra.
278.   Otavio Luciano Nalini Molla. Estudo da adesão de géis de copolímero em bloco. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
279.   Paloma Flores Ribeiro. A CARREIRA DIPLOMÁTICA NO BRASIL FRENTE À DIVERSIDADE DE GÊNERO. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
280.   Pamela de Souza Bella Guerra. Métodos de previsão de vazão de rios utilizando inteligência artificial. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Wallace Gusmão Ferreira.
281.   Pamela Helena Camargo de Faria. Sensibilidade de Características Texturais Extraídas a partir de Regiões Segmentadas Manualmente e por Rede Neural em Imagens CT Pulmonares de Pacientes com COVID-19. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: John Andrew Sims.
282.   Patricia Trugillo Martinez. Análise das Políticas Públicas de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher Durante a Pandemia pelo Novo Coronavírus no Município de Mauá. (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Carolina Gabas Stuchi.
283.   Patrícia Caroline Valzachi Wisniewski. Movimento cultural comunitário como espaço de empoderamento político da juventude local: uma análise da Batalha da Matrix, em São Bernardo do Campo no ABC Paulista. (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Luciana Xavier de Oliveira.
284.   Patrícia de Figueiredo. Avanços em metodologias da Reação Multicomponente de Hantzsch.. (Graduação em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Mirela Inês de Sairre.
285.   Patrícia Ferreira Santos. Recuperação da China pós-pandemia. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
286.   Paulo Eduardo Bertolucci Consoni. Monitoramento Remoto de Sistemas Hidrodinâmicos de Difícil Acesso Utilizando Ferramentas de IOT. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Rodrigo Reina Muñoz.
287.   Paulo Ricardo Araújo de Oliveira. Dinâmica de detritos espaciais sob arrasto atmosférico, pressão de radiação solar e função sombra.. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Claudia Celeste Celestino.
288.   Pedro Henrique Barbosa Faria. ANÁLISE DO IMPACTO DA APLICAÇÃO DE UM SISTEMA MES EM UMA FÁBRICA DE EMBALAGENS METÁLICAS. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
289.   Pedro Henrique Batistela Lopes. Correspondência Híbrida de Esquemas JSON baseada em Arquitetura de Microserviços. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: João Marcelo Borovina Josko.
290.   Pedro Henrique Moreira Olyntho. Efeito de medicação dopaminérgica no controle da postura quieta em pacientes com doença de Parkinson. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Daniel Boari Coelho.
291.   PETERSON DO CARMO SILVA. ESTUDO E APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ÁGEIS EM UM APLICATIVOS DE SAÚDE. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Fernanda Nascimento Almeida.
292.   Pietro Di Consolo Gregorio. Avaliação de criptossistemas baseados em códigos no protocolo TLS. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Denise Hideko Goya.
293.   Priscila Clara de Petris. Relações Brasil-China sob a ótica da opinião pública, da imprensa e das elites.. (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
294.   Rafael Alves da Silva. Código de acesso aleatório quântico em canais ruidosos para dimensões arbitrárias. (Graduação em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Breno Marques Goncalves Teixeira.
295.   Rafael Bartolleti. Determinação da taxa de gordura em pessoas através da análise de composição corporal por bioimpedância. (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Marcelo Bender Perotoni.
296.   Rafael Felipe Silveira. Cálculo da pegada ecológica de sistemas metroviários e de ferrovias urbanas. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Humberto de Paiva Junior.
297.   Rafael Honório da Silva. Controle automático de um afinador de violão e guitarra. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Alfredo Del Sole Lordelo.
298.   RAFAEL OLIVEIRA DIAFERIA. COMPÓSITOS DE AÇOS DISSIMILARES: UMA REVISÃO SOBRE ROTAS DE PROCESSAMENTO, MICROESTRUTURA E PROPRIEDADES. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Anibal de Andrade Mendes Filho.
299.   Rafael Pereira. PROPOSIÇÃO DE BIORREFINARIA INTEGRADA AO SETOR SUCROENERGÉTICO BRASILEIRO PARA AMPLIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE DA PRODUÇÃO DO ETANOL. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ana Maria Pereira Neto.
300.   Rafael Silva Garcia. Desenvolvimento de máquina para fabricação de fitas de fibra de carbono de baixa espessura que atenda aos requisitos técnicos propostos pela equipe de Aerodesign da UFABC. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Marcelo Araujo da Silva.
301.   Rafaela Lemes Martins. A Tese dos Conflitos Ambientais na Segurança Internacional: o caso de Darfur e uma análise crítica da securitização do meio ambiente. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Elias David Morales Martinez.
302.   Raoni Aparecido do Carmo Cardoso. SUSTENTABILIDADE NA UFABC: Análise do comprometimento da instituição com o desenvolvimento sustentável. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Vanderli Correia.
303.   Raquel Miranda Canoso. Modificaçao do padrao de consumo alimentar no Brasil. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Andrea Santos Baca.
304.   Rebecca de Assis Silva. Avaliação da eficiência de aplicação em larga escala de jardins de chuva por meio de modelagem hidrológica ? estudo de caso da bacia do Córrego Água Espraiada ? São Paulo ? SP. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Melissa Cristina Pereira Graciosa.
305.   Renata Romanelli da Costa. Implementação do Laboratório de Pesquisa do Coração: HeartLab. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: João Loures Salinet Júnior.
306.   Renato Bilotta da Silva. Recolocando a mesa: uma proposta de política externa brasileira pós-Bolsonaro por meio da gastrodiplomacia. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Cristine Koehler Zanella.
307.   Ricardo dos Santos Machado. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DO EFEITO DO TRATAMENTO TÉRMICO NA MICROESTRUTURA DE LIGAS Co-Cr-Mo OBTIDAS VIA MANUFATURA ADITIVA.. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Mohammad Masoumi.
308.   Ricardo Rodrigues Silva. A CONSTRUÇÃO SOCIAL DO RISCO ASSOCIADO ÀS INUNDAÇÕES: O caso do Tamanduateí. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Fernando Rocha Nogueira.
309.   Richard Anemam da Costa. Aplicação mobile para listagem de oportunidades de bolsas de estudo e pesquisa.. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Carla Lopes Rodriguez.
310.   Richard da Cruz Lopes. What Weee Are - Jogo eletrônico para educação de reciclagem de resíduos eletrônicos. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: André Luiz Brandão.
311.   ROANNY GARCIA DE MEDEIROS. SCHUMPETER E TEORIA EVOLUCIONÁRIA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A TEORIA DA FIRMA BASEADA EM RECURSOS.. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Manuel Ramon Souza Luz.
312.   Roberta Ramos Vital. Visões de segmentos domésticos sobre a China. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
313.   Roberto Ferreira Santiago Junior. Comparativo De Análise Da Eficiência Energética Através Do Manual Rtq-R De Um Projeto Residencial Tradicional Em Relação A Um Projeto Residencial Com Estratégias Energéticas No Estado De São Paulo.. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Fabiana Aparecida de Toledo Silva.
314.   Robson Costa Santiago. Processamento de Imagens para ROV: Segmentação de Imagem para ?Identifição de Contornos. (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ricardo Suyama.
315.   ROCKY MASCHIAN. LIGAS DE TITÂNIO CONTENDO NIÓBIO PARA APLICAÇÕES BIOMÉDICAS: Uma revisão sobre a produção científica nacional.. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Anibal de Andrade Mendes Filho.
316.   Rodrigo Akiyama Abrantes. Computação de Borda e Bancos de Dados Distribuídos: Análise de métodos de computação de borda e sua aplicação para bancos de dados. (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ricardo Suyama.
317.   Rodrigo Cabrera Castaldoni. Análise de Informação Mútua em Redes Neurais Artificiais. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Fabricio Olivetti de França.
318.   Rodrigo de Oliveira Santiago. Estudo de caso para analisar a eficácia do sistema MES em uma indústria de embalagens metálicas. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
319.   Rodrigo Dias Castelhano. Intoxicação Aguda e Morte Durante o uso do Tricloroetileno: Perigo de Morte por Inalação (Coorientação). (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Priscyla Waleska Targino de Azevedo Simões.
320.   Rodrigo Hiroaki Ideyama. Sistema Embarcado Para Monitoramento Inteligente De Pessoas. (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ricardo Suyama.
321.   Rodrigo Rudigher de Vasconcellos. AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE ESG DAS EMPRESAS TOMADORAS DE INVESTIMENTOS: UM ESTUDO DE CASO EM EMPRESA DE RATING. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Márcia Maria Penteado Marchesini.
322.   Romeu Randefran Sousa Dantas. Monitoramento da demanda bioquímica de oxigênio em microbacias urbanas de Santo André. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ricardo Hideo Taniwaki.
323.   RUBENS JOSÉ CORRÊA PINTO. ANÁLISE DE PARÂMETROS DE PROJETO DE VÁLVULAS DE USINAS HIDRELÉTRICAS PARA DINAMIZAÇÃO DO CICLO DE PROJETO. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Marcelo Araujo da Silva.
324.   Samuel de Souza Antunes. Implementação de uma plataforma de radar FMCW microcontrolada para geração e detecção de alvos. (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Murilo Bellezoni Loiola.
325.   Tainara Benassi Lourenço. Nanocarreadores lipídicos e suas aplicações em cosmetologia. (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Daniele Ribeiro de Araujo.
326.   Talita De Oliveira Vargas Yamada. Perspectivas da Aplicação do Blockchain na Saúde Digital e Segurança de Dados. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Fernanda Nascimento Almeida.
327.   Tarsila Regina Ferreira Tobias. Estudo da Queima de Óleo Diesel em Diferentes Razões de O/F. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Carlos Alberto Rocha Pimentel.
328.   Tatiane Simão de Assis. Persépolis e o questionamento da visão orientalista sobre o Irã: uma análise da obra de Marjane Satrapi. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Cristine Koehler Zanella.
329.   Taynah Mayara Gonçalves Cunha / Victor Garcia Morkoski. Aplicabilidade da Teoria das Opções Reais no cálculo de Valluation - Uma análise exploratória.. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
330.   Telma Zambanini. Síndromes Genéticas Humanas e Incidência de Câncer. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ana Carolina Santos de Souza Galvão.
331.   Thais de Almeida Batista. Influência das fintechs no setor financeiro.. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Silvia Novaes Zilber Turri.
332.   Thais Pagliaro Osikawa. Inundações urbanas na região metropolitana de São Paulo: impactos informados na literatura acadêmica e jornalística. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Gabriela Farias Asmus.
333.   Thais Venâncio da Silva. LEVANTAMENTO DOS SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS PRESTADOS PELO CÓRREGO GUAIÓ, RIBEIRÃO PIRES - SP. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Lucia Helena Gomes Coelho.
334.   Thaisy Moraes Costa. Projeto e publicação de uma base de dados biomecânicos da marcha em pacientes com doença de Parkinson. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Daniel Boari Coelho.
335.   Thamires M. dos Santos. Internacionalização do RMB. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
336.   Thauany Nazarethe Cirino. A colonialidade nas organizações internacionais: uma análise sobre o PNUD. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Muryatan Santana Barbosa.
337.   Thiago Aparecido do Nascimento. Criação de um Modelo Digital de um Processo de Medição Dimensional por Tomografia para Avaliar o Efeito de Diferentes Grandezas de Influência. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Crhistian Raffaelo Baldo.
338.   Thiago Henrique Gomes Panini. Extração e análise de características de áudios para reconhecimento de locutores. (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Murilo Bellezoni Loiola.
339.   Thiago Henrique Martins Marchesan. Análise de Casos de Covid-19 e Septicemia no Estado de São Paulo e na Região do Grande ABC Reportados no Sistema de Informações Hospitalares do Datasus (SIHSUS). (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Fernanda Nascimento Almeida.
340.   Thiago Irias. Comunicação organizacional em tempos de pandemia. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Silvia Novaes Zilber Turri.
341.   Thiago Nunes Viana. Caracterização estrutural e reológica de hidrogéis de ácido acrílico/pluronic F127 para impressão 3D. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
342.   Tiago Nascimento dos Santos. Produção e caracterização de vidros silicatos com terras raras, visando materiais com alta resistência mecânica. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Humberto Naoyuki Yoshimura.
343.   Tiago Suzukayama. Análise da comunicabilidade do AVA Moodle em relação à acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva.. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Carla Lopes Rodriguez.
344.   Tony Kazuo Akamine. Otimização energética em Tiny House. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Haroldo de Faria Junior.
345.   Vanessa Carolina C. E. A. de S. Lima. Comportamento dos Agentes Envolvidos nas Emissões de Títulos Vinculados à Sustentabilidade (Sustainability Linked Bonds) e suas Tendências. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Anapatrícia Morales Vilha.
346.   Verônica Souza Badures Gomes e Paula de Aguiar Bernardi. Manejo Sustentavel como ferramenta de Regularização Fundiária em assentamento irregular de Itamambuca-SP. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Guadalupe Maria Jungers Abib de Almeida.
347.   Victor Hassun Sarmento. Desenvolvimento de solução numérica para as equações de Euler em regime transônico. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Marcelo Tanaka Hayashi.
348.   Victor Hugo da Costa Leite. Uso de Canais de Pagamento em Blockchain na Implementação de uma Loja Online. (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: João Henrique Kleinschmidt.
349.   Victor Hugo Silva Oliveira. Musificação de Partidas de Jogo de Xadrez: Método, Caracterização e Análise. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Jesús Pascual Mena Chalco.
350.   Victor Nieto Carmona. Desenvolvimento de nanocompósitos flexíveis diéletricos para aplicações em músculos artificais. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
351.   Victor Oliveira. Estudo comparativo entre modelos de Aprendizado de Máquina e Séries temporais: uma aplicação na previsão de demanda. (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ricardo Suyama.
352.   VINICIUS BARBOSA GOULART. ESTUDO TEÓRICO SOBRE O PROJETO ESTRUTURAL DE UM TREM DE POUSO FIXO PARA AERONAVES MONOMOTORAS. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Marcelo Araujo da Silva.
353.   VINICIUS FONSECA GOMES. MODELOS DE NEGÓCIOS DA INDÚSTRIA DE eSPORTS. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Vanderli Correia.
354.   Vinicius Raueny Barbosa Guerra de Lima. Reator Kilopower para Missões Espaciais. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Pedro Carlos Russo Rossi.
355.   Vinicius Resende. Generalização de Meta-Heurísticas em Haskell. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Fabricio Olivetti de França.
356.   Vinícius Cardoso de Melo. Deslocamentos Para O Trabalho Na Região Metropolitana De São Paulo: Uma Análise Pela Perspectiva Da Liberdade De Escolha. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Mônica Yukie Kuwahara.
357.   Vinícius Fornagiero Pereira. Identidade e eficiência dos predadores de ovos dos ninhos defendidos pelo peixe sargentinho Abudefduf saxatilis (Actinopterygii: Pomacentridae). (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Fernando Zaniolo Gibran.
358.   Vitor Cipresso. Mapeamento regional de equipamentos de diagnóstico por imagem no auxílio ao rastreamento do câncer de mama. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Fernanda Nascimento Almeida.
359.   Vitor Hugo da Silva Pigatto. Análise do comprometimento da UFABC com o desenvolvimento sustentável. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Vanderli Correia.
360.   Vitor Miguel Martins. Previsão de Cargas Elétricas por meio de Redes Neurais de Regressão Generalizada. (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Kenji Nose Filho.
361.   Vitoria Luisa de Sousa Soares D`Oswaldo. Efeito da variação da irradiação solar na geração de energia para atender um sistema de transmissão típico. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Fabiana Aparecida de Toledo Silva.
362.   Vitória Alves de Araújo Dimas. Processamento Cerâmico Coloidal: O Sistema de Colagem de Fitas Aquoso. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Luiz Fernando Grespan Setz.
363.   VITÓRIA ROCHA FIGUEIREDO. A TRANSFORMAÇÃO DO SETOR AÉREO BRASILEIRO: UMA LEITURA NEOSCHUMPETERIANA E DA NOVA ECONOMIA INSTITUCIONAL.. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Manuel Ramon Souza Luz.
364.   Wendel Siquieri. Teoria da superfície de sustentação aplicada a asas enflechadas. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Marcelo Tanaka Hayashi.
365.   William Estrela Dantas dos Santos. Impactos do Sistema Brasileiro de Tributação de Renda de Pessoas Físicas na Desigualdade Social. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ricardo Batista Politi.
366.   Yasmin Marcos. Calibração de modelo hidrológico para o estudo das inundações na bacia hidrográfica do Córrego do Moinho Velho ? São Paulo ? SP. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Melissa Cristina Pereira Graciosa.

2020

1.   Adriana Gonçalves Silva. Reforma da previdência na América Latina: o Brasil e as tentativas de reforma. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Ricardo Batista Politi.
2.   Alan Gomes. Emaranhamento quântico e uma análise da fonte SPDC. (Graduação em Física) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2020.
Orientador: Breno Marques Goncalves Teixeira.
3.   Alexandre A. Kuramochi, Gregory B. Viana, Gustavo Pinto. Aplicativo Wireless de gerenciamento e controle residencial. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: Marcelo Bender Perotoni.
4.   Alexandre Davi Santos Dias. Modelagem de um Banco de Dados para Gerenciamento e Análise de Dados de Insuficiência Cardíaca. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Fernanda Nascimento Almeida.
5.   Alexandre Souza Silva. Implementação de um Sistema de Eye Tracking Baseado em PSO e sua Aplicação no Atendimento de Pessoas com Deficiência. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: Filipe Ieda Fazanaro.
6.   Aline do Nascimento Roldão e Juliana Nicelatchi. Produção mais Limpa em Indústria Têxtil. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Márcia Maria Penteado Marchesini.
7.   Aline Geannaccini Ralho. Rastreamento de Instrumentação Cirúrgica no Sistema Único de Saúde Brasileiro. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: João Loures Salinet Júnior.
8.   Aline Kaori Siqueira e Vinícius Araújo Costa. Prospecção de tecnologias de futuro aplicadas ao reúso de água em edificações.. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno.
9.   Allan Cesar Alves Pires. Mobilidade urbana: os impactos econômicos e sociais na cidade de São Paulo. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Marcos Barcellos de Souza.
10.   Amanda Cristina Corcelli Jorri. Teoria cepalino-estruturalista e o Plano Trienal: qual o limite da teoria no Plano?. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Fernanda Graziella Cardoso.
11.   Amanda Porto do Nascimento. Análise temporal das infrações ambientais em um município da região metropolitana de São Paulo (Mauá, SP). (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Ricardo Hideo Taniwaki.
12.   Ana Carolina Liberato. VEÍCULO SUBAQUÁTICO OPERADO REMOTAMENTE: PROJETO ECONSTRUÇÃO DE PROTÓTIPO. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: Magno Enrique Mendoza Meza.
13.   Anderson Klaiber Leite. Análise de desempenho de uma aeronave da aviação geral. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Fernando Madeira.
14.   Andre Luiz Guarnieri Gubitoso. Sistema de segurança por reconhecimento facial. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
15.   Andrea Godoy Sanchez. Populismo penal e a dificuldade na implementação de políticas de segurança pública. (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
16.   Andressa Francine Martins. Engenharia de Tecidos da Córnea: Revisão de Literatura. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Christiane Bertachini Lombello.
17.   André Luis Nunes Giannoni. Desenvolvimento de capacitor de óxido de grafeno com óxidos de Titânio e Nióbio para aplicação em dispositivos. (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Katia Franklin Albertin Torres.
18.   André Marinho Monson Nascimento. Avaliação do Programa Inovar-Auto. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Conrado Augustus de Melo.
19.   André Oliveira Macedo. Reprovação e evasão nos bacharelados em ciência da computação: hipóteses da literatura e perspectivas dos dados públicos. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Carla Lopes Rodriguez.
20.   André Perez Maselco. O problema de três corpos. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Marcelo Tanaka Hayashi.
21.   Angélica Isabela Teixeira Silva. Desenvolvimento de revestimento de conversão química à base de fosfato de cálcio sobre a liga AZ91D. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Mara Cristina Lopes de Oliveira.
22.   Anselmo Alves do Nascimento. Uso de coagulante natural para tratamento de água de abastecimento. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Eduardo Lucas Subtil.
23.   Antônio Batista Ribeiro. Qualidade de água dessalinizada consumida nas atividades de higienização e limpeza em ambientes ohh-shore. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Camila Clementina Arantes.
24.   Arthur de Freitas do Carmo e Raul Fernandes Ribeiro. Correlação dos Indicadores PIB, Inflação e Desemprego Brasileiros com os Índices Amplos da B3. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Patrícia Belfiore Fávero.
25.   Arthur Friedmann Hilário. Processamento Processamento Cerâmico Pela Técnica de Gel Casting. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Luiz Fernando Grespan Setz.
26.   Arthur Henrique Sussai. Diagnóstico energético em uma instalação residencial. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Fabiana Aparecida de Toledo Silva.
27.   Arthur Santacreu. (coorientação de TG, sendo o orientador principal: Prof. Julio Facó). (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
28.   Asheley Tesser Frias. Recuperação de energia em frenagem de veículos elétricos: fundamentos e análises. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: Rovilson Mafalda.
29.   Aus Mazin Yass Al Kaissy. Implementação de um código de CFD para resolver o escoamento potencial incompressível ao redor de uma asa utilizando o método dos painéis. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Marcelo Tanaka Hayashi.
30.   Beatriz Cristina Alves Hercules. Modelo de Otimização Logístico para a Distribuição de Sorvetes no Nordeste do Brasil. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Eder Oliveira Abensur.
31.   Beatriz Oliveira de Carvalho. MENSURAÇÃO DA VULNERABILIDADE NA ESCALA DOMICILIAR COMO CONTRIBUIÇÃO AO MAPEAMENTO DE RISCOS DO MUNICÍPIO DE FRANCO DA ROCHA - SP. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Fernando Rocha Nogueira.
32.   Beatriz Pereira dos Santos. Revelando a Mão Invisível: uma Análise da Perspectiva Recente da CEPAL sobre a Desigualdade de Gênero.. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Fernanda Graziella Cardoso.
33.   Brenda Miura Lunardi. Determinação de gordura in vivo por escaneamento tridimensional: uma solução para a suinocultura. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientadores: Mario Alexandre Gazziro, Filipe Ieda Fazanaro.
34.   Brendon Yuri Rezei. Análise dos impactos do GSF aos empreendimentos de geração hidrelétrica. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Thales Sousa.
35.   Bruna de Souza Fernandes. Para além da dicotomia urbano-rural: Tipologias para análise do rural metropolitano na Macrometrópole Paulista. (Graduação em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Luciana Rodrigues Fagnoni Costa Travassos.
36.   Bruna Honda Vargas. MULHERES MIGRANTES E REFUGIADAS NO BRASIL E A PANDEMIA DE COVID-19: QUANDO A INVISIBILIDADE SOBREPO?E A VULNERABILIDADE. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Julia Bertino Moreira.
37.   Bruna Sampaio Silva. Tendências de desacoplamento econômico entre EUA e China no contexto da guerra comercial. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
38.   Bruno Batista de Carvalho. Homologia de Morse. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Mariana Rodrigues da Silveira.
39.   Bruno Ishi de Souza ; Gustavo Jorge Torres. Sistema Automático de Vertical Farming com Aeroponia. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: Elvira Rafikova.
40.   BRUNO MIHARA SAKAI. DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA O MERCADO DE TRABALHO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NO SÉCULO 21. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Silvia Novaes Zilber Turri.
41.   Bruno Rossini dos Santos. OBSERVAÇÕES SOBRE O USO DAS MATEMÁTICAS NAS CIÊNCIAS ECONÔMICAS: LIMITES E POSSIBILIDADES. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Ramon Vicente Garcia Fernandez.
42.   Caio Cesar Marques Vellosa. Projeto preliminar de câmara de combustão de microturbojato. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Alexandre Alves.
43.   Caio Cézar Veronezi Macedo. Avaliação de sistemas de análises em fluxo utilizando método do azul de molibdênio para determinação de fósforo em material vegetal e derivados. (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Diogo Librandi da Rocha.
44.   Caio Vinicius Gouvêa José. Hidrogéis a Base de Poliéteres e Carboidratos e suas Classificações. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Lígia Passos Maia.
45.   Camila Almeida Alves de Souza. Mudanças nas regras de seguro-desemprego e rotatividade do trabalho no mercado de trabalho barsileiro: estimação por DID a partir de dados da Rais. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Ana Luísa Gouvêa Abras.
46.   Camila Morais Marques de Lima. Determinação de atitutde de satélites artificiais utilizando algoritmos baseados em modelos dinãmicos do sistema e filtro de Kalman. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Luiz de Siqueira Martins Filho.
47.   Camila Nascimento Silva. A socialização dos refugiados e migrantes forçados no Brasil: a promoção do diálogo intercultural através do curso de português Nossa Casa no ABC. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: José Blanes Sala.
48.   Carlos Eduardo Gracio Rodrigues. Estudo d degradação de BPA por fungos basidiomicentos. (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2020.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
49.   Carlos Henrique Alves dos Santos e Matheus Henrique Pinheiro. Modelo de Otimização de Portfólio Baseado em Participação Definida de Liquidez ? Parte B. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Eder Oliveira Abensur.
50.   Carolina Cardoso do Amaral. Análise do controle postural em pacientes com Esclerose Múltipla. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Daniel Boari Coelho.
51.   Carolina Schroder. Controle de um Braço Robótico de Cinco Graus de Liberdade com Redes Neurais. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: Filipe Ieda Fazanaro.
52.   Caroline Custódio. ESTUDO DA SEPARAÇÃO CEGA DE FONTES EXPLORANDO A ESTRUTURA TEMPORAL DOS SINAIS. (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Aline de Oliveira Neves Panazio.
53.   Caroline Maritan Costa. Poluentes emergentes em corpos hídricos utilizados para abastecimento humano: um panorama das regiões brasileiras. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Camila Clementina Arantes.
54.   Carolline Meireles. Reologia de Fritas para Cerâmicas. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Luiz Fernando Grespan Setz.
55.   Carolyne Santos Slompo. ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE OS PARÂMETROS METEOROLÓGICOS E OS NÍVEIS DE CHUMBO E CÁDMIO EM DEPOSIÇÃO MISTA OCORRIDA EM CAPUAVA, REGIÃO DO GRANDE ABC. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientadores: Lucia Helena Gomes Coelho, María Cleofé Valverde Brambila.
56.   Cauê Corral. A ?re-reforma? da previdência na Argentina. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Sidney Jard da Silva.
57.   Cauê Ribeiro & Geovana Tognella Poccia. REMEDIAÇÃO DE AMBIENTE EUTRÓFICO PELA APLICAÇÃO DE ARGILA BRUTA COM FACULDADES ESPECIAIS (ARPH D1): estudo em microcosmos. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Tatiane Araujo de Jesus.
58.   Cecília Scifoni Bascchera. Gravidez não planejada na adolescência no município de São Paulo: equipamentos e políticas públicas voltados à prevenção. (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
59.   Cesar Augusto Gasques Oliveira. Concepção de peças em CAD para possibilitar a impressão de 2 tipos de materiais diferentes. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Anne Cristine Chinellato.
60.   Clara Rodrigues Bauli. AVALIAÇÃO DE DIFERENTES FASES DISPERSAS EM HIDROGÉIS NANOCOMPÓSITOS DE CMC PARA RETENÇÃO DE ÁGUA E LIBERAÇÃO CONTROLADA DE FERTILIZANTES. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
61.   Crisllen da Cruz Pereira. EVOLUÇÃO DOS PLANOS DE MANUTENÇÃO ESTRUTURAL DE AERONAVES E O IMPACTO NO CUSTO DIRETO DE MANUTENÇÃO. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Wesley Góis.
62.   Daniel de Resende Santos. Registro de narrativas de história dos Surdos na comunidade de São Bernardo do Campo - SP interligado na educação. (Graduação em Letras Libras) - Instituto Federal Norte de Minas - Campus Corinto, . 2020.
Orientador: Claudia Regina Vieira.
63.   Danilo Lima de Moura. ANÁLISE DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE CONDICIONADORES DE AR. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Conrado Augustus de Melo.
64.   Danilo Nunes Ferreira Lima. Determinação de atitutde de satélites artificiais utilizando algoritmos baseados em modelos dinãmicos do sistema e filtro de Kalman. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Luiz de Siqueira Martins Filho.
65.   David Ávila Almeida. Diagnóstico do abastecimento de água em domicílios rurais para áreas de escassez hídrica: o caso do município de Morpará-BA. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Camila Clementina Arantes.
66.   Diego Mello Costa Senese. Simulação de Rede EDGE com Low Altitude Platforms Dentro do Contexto de Cenários de Desastres. (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Murilo Bellezoni Loiola.
67.   Diogo Torquato Camilo. INTERPRETAÇÕES DA POLÍTICA ECONÔMICA DO GOVERNO LULA E DILMA. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
68.   Djarrá Ortolam Batista da Silva. Levantamento e avaliação das metodologias existentes para verificar a energia das ondas. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Federico Bernardino Morante Trigoso.
69.   Domenico Bertin Rinaldelli. Estudo de um mecanismo Drag Sail para deorbiting de nano e picosatélites. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Luiz de Siqueira Martins Filho.
70.   Douglas Israel Francisco. Análise Temporal da Prevenção Secundária e Mortalidade por Câncer de Mama no Brasil. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Priscyla Waleska Targino de Azevedo Simões.
71.   Douglas Martineli dos Santos. Análise comparativa de compostos orgânicos obtidos através da compostagem de resíduos de preparo e de pós-consumo do Restaurante Universitário da UFABC/ Santo André. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Gilson Lameira de Lima.
72.   Douglas Seckler de Almeida & Caio César Araujo Sampaio. Sistemas de informação corporativos em empresas de pagamento digital. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Douglas Alves Cassiano.
73.   Duarte Nuno Freitas Gomes. SISTEMA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL DE BAIXO CUSTO BASEADO EM RASPBERRY PI COMO CPU E REMOTAS COM ARDUINO COMUNICANDO VIA PROTOCOLO MODBUS TCP. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
74.   DÉBORA FREITAS FERREIRA SANTOS. INUNDAÇÕES URBANAS ? PLANEJANDO A CIDADE: Uma análise das propostas dos Planos Diretores de Macrodrenagem da Bacia do Alto Tietê para a mitigação das inundações da Bacia Hidrográfica do Tamanduateí Inferior ? Município de São Paulo.. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: María Cleofé Valverde Brambila.
75.   DÉSIRÉE DE CÁSSIA REIS. PREPARAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE FIBRAS DE POLI(ÁCIDO LÁTICO) CONTENDO ÓXIDO DE GRAFENO. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Everaldo Carlos Venancio.
76.   Eduardo Francisco da Fonseca. Transferência não natural de água entre rios e seus efeitos na geração elétrica utilizando reservatório equivalente. (Graduação em Engenharia Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Patricia Teixeira Leite Asano.
77.   EDUARDO PEREIRA PAIXAO; ERICK DE ANDRADE HANNUD. ANÁLISE CRÍTICA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA MICRO E PEQUENA EMPRESA BRASILEIRA. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Osmar Domingues.
78.   Elisete Vieira do Nascimento. ESTUDO DE HIDROGÉIS A BASE DE COLÁGENO E POLIETILENOGLICOL E SEU COMPORTAMENTO EM DIÓXIDO DE CARBONO SUPERCRÍTICO. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Lígia Passos Maia.
79.   Elloã Teixeira de Oliveira. Estudo do desempenho de freios de carbono em aviões de transporte. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Fernando Madeira.
80.   Enésio Marinho Jr. Functionalization of graphene and Me-graphene: a molecular dynamics and DFT studies. (Graduação em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Pedro Alves da Silva Autreto.
81.   Everton Alex Lucas. Panorama dos Resíduos de Construção Civil na Região Metropolitana de São Paulo. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Gilson Lameira de Lima.
82.   Fabio Augusto Torres Alvarenga. Healthcare 4.0. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Silvia Novaes Zilber Turri.
83.   Felipe Nadona. Homologia e aplicações à ciência de dados. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Francisco Jose Gozzi.
84.   Felipe Weschenfelder Guimarães. Estudo do Uso de Baterias para Consumidor Residencial Sujeito a Tarifa Branca. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Thales Sousa.
85.   Fernanda Santos Batista. A CULTURA COMO INSTRUMENTO DE INTEGRAÇÃO ENTRE IMIGRANTES LATINO-AMERICANOS NO ESTADO DE SÃO PAULO. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Luciana Xavier de Oliveira.
86.   Fernando Martins Pereira Neto. Aplicativo para reconhecimento de caracteres japoneses através de deep learning. (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Kenji Nose Filho.
87.   Fernando Oliveira do Nascimento. Reflexões críticas sobre o mercado de créditos de carbono, à luz do pensamento decolonial. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Bruna Muriel Huertas Fuscaldo.
88.   Fernando Santiago Moraes da Rocha. Desenvolvimento made in China: uma análise sobre o papel das zonas econômicas especiais na alavancagem do desenvolvimento chinês. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
89.   Filipe Calado Gomes. Projeto robusto de ações de contenção para agentes de riscos de Usinas nucleares. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
90.   Filipe Medici Fernandes Ribeiro. A Importância da Democracia no Desenvolvimento Econômico no Século XXI sob as Perspectivas de Douglass North e Amartya Sen. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Fernanda Graziella Cardoso.
91.   Flavio Alves da Silva. Análise de Técnicas de Aprendizado de Máquina no Reconhecimento de Padrões em Dados de Acidentes de Trânsito. (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Luneque Del Rio de Souza e Silva Junior.
92.   Gabriel Alves Silvano. Análise de geradores fotovoltaicos com armazenadores de energia em residências brasileiras. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Federico Bernardino Morante Trigoso.
93.   Gabriel Antonio Palma Marques. DESENVOLVIMENTO DE UM PROGRAMA PARA MODELAGEM DE CALDEIRA PARA QUEIMA DE COMBUSTÍVEL SÓLIDO. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Antonio Garrido Gallego.
94.   Gabriel de Faria Santos Lima. Padrões trabalhistas e comércio internacional: A Parceria Transpacífica como parâmetro para futuras negociações comerciais internacionais. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Lucas da Silva Tasquetto.
95.   Gabriel Homero Barros Vieira. Quasi-Satellite Orbits: Estudo das Condições Associadas a Sistemas Dinâmicos. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Claudia Celeste Celestino.
96.   Gabriel Pitali de Carvalho. Desenvolvimento e Análise de Algoritmos de Detecção Facial. (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: André Kazuo Takahata.
97.   Gabriel Ribeiro Lopes Cardoso. Processamento Processamento Cerâmico Pela Técnica de Gel Casting. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Luiz Fernando Grespan Setz.
98.   Gabriel Santos Izaguirre. A Sexualidade como Fundamento do Refúgio: uma análise comparativa entre Brasil e Reino Unido no século XXI. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Elias David Morales Martinez.
99.   Gabriel Valim Alcoba Ruiz. Contra o SUS: A retórica da reação no site do Instituto Mises Brasil. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Ramon Vicente Garcia Fernandez.
100.   Gabriela Cesaro. DESENVOLVIMENTO DE BIOCOMPÓSITOS BIODEGRADÁVEIS DE AMIDO TERMOPLÁSTICO REFORÇADOS COM FIBRAS DE BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
101.   Gabriela de Almeida Moura. Gerenciamento de sistemas de abastecimento de água visando a redução de perdas: estudo de caso para município da região metropolitana de São Paulo. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Camila Clementina Arantes.
102.   Gabriela Maia Cabello. Mapeamento do processo para aquisição de suprimentos de academias de ginástica utilizando BPMN. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Douglas Alves Cassiano.
103.   Giovana Ronqui Escardovelli. Organismos internacionais e políticas para o Ensino Superior. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Maria Caramez Carlotto.
104.   Giovanna de Oliveira Costa. Avaliação da capacidade de (bio)remediação "in vitro" de fungos presentes na rizosfera do arroz. (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
105.   Giovanna Massoco Ticianelli. Quanto vale a memória? Dinâmicas entre Economia Criativa e Gentrificação na região do ?Bexiga?, em São Paulo.. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Marcos Barcellos de Souza.
106.   Giovanna Melo Pinto. Avaliação de Metodologia de teste de Citotoxicidade para ligas biomédicas à base de Magnésio. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Juliana Kelmy Macário Barboza Daguano.
107.   Giovanni Floriano de Lima. AVALIAÇÃO DE DIFERENTES FASES DISPERSAS EM HIDROGÉIS NANOCOMPÓSITOS DE CMC PARA RETENÇÃO DE ÁGUA E LIBERAÇÃO CONTROLADA DE FERTILIZANTES. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
108.   Gisele Santana. O impacto da Nova Lei de Falências (Lei nº 14.112/2020) para a sobrevivência das empresas brasileiras: uma análise das empresas Oi SA e Saraiva Livreiros SA. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Ana Claudia Polato e Fava.
109.   Giulia Farran Matteo. LIMITES E POTENCIALIDADES DO NOVO INSTRUMENTO URBANO: UMA ANÁLISE SOBRE OS PIUs DE INICIATIVA PRIVADA. (Graduação em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Jeroen Johannes Klink.
110.   Grazielly Stefany Santos da Silva. EESTUDO DOS PARÂMETROS DE IMPRESSÃO 3D NAS PROPRIEDADES DE PEÇAS DE POLI (ÁCIDO LÁTICO) - PLA. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC (UFABC), . 2020.
Orientadores: Suel Eric Vidotti, Anne Cristine Chinellato.
111.   Guilherme do Amaral. O sistema de drenagem urbana e seu planejamento no território. Estudo de caso do município de Vitória ? Espírito Santo. (Graduação em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Luciana Rodrigues Fagnoni Costa Travassos.
112.   Guilherme Gouveia Martinez. Análise de variantes do criptossistema McEliece e da versão candidata a padrão de encriptação baseada em códigos. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Denise Hideko Goya.


Data de processamento: 23/12/2023 13:24:43