UFABC-professores

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização


Número total de itens: 869

2023

1.   Aline Franciele Lauriano. FORMAÇÃO CONTINUADA SUA IMPORTÂNCIA E OS MOTIVOS QUE FAZEM O EDUCADOR DO ENSINO PÚBLICO DESISTIR. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Evonir Albrecht.
2.   André Nassimbeni. Aplicação de modelo logístico para determinar a probabilidade de vitória em partidas de Xadrez. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Data Science e Analytics) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP, . 2023.
Orientador: Delmo Alves de Moura.
3.   Diego Peixoto. Implementação de Técnica de Identificação de Alarmes de Braços Ferramentas em Centros de Usinagem de Alta Velocidade em Indústria Metal Mecânica. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Data Science e Analytics) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP, . 2023.
Orientador: Delmo Alves de Moura.
4.   Lucas Kenji Seto. Aproveitamento energético de resíduos na produção de cerveja. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Graziella Colato Antonio.
5.   Marcelo Luiz Gonçalves. Clusterização de produtos com base em correlações para previsão de séries temporais. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Data Science e Analytics) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP, . 2023.
Orientador: Delmo Alves de Moura.
6.   Marcelo Wadt. Propor o uso de técnicas de regressão para estimar custos do tratamento oral no câncer de mama na saúde suplementar. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Data Science e Analytics) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP, . 2023.
Orientador: Delmo Alves de Moura.
7.   Vilenis Alves dos Santos. CONTEXTUALIZANDO OS CONTEÚDOS NA ÁREA DE HUMANAS NA PRÁTICA DA INCLUSÃO NA ESCOLA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Evonir Albrecht.

2022

1.   Abner Silva Xavier. Audiodescrição como recurso no ensino de astronomia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Evonir Albrecht.
2.   Adnan Wanderley Müller. A Criança com Autismo no Meio Eescolar: Reflexões sobre as Práticas Pedagógicas do dia a dia de um Educador". (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós'Graduação Lato Sensu em Edicação Especial e Inclusiva) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Luciana Pereira.
3.   Adriano Correa Toledo Costa. O ENSINO COLABORATIVO: DESAFIO ENTRE O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA SALA REGULAR EM CONJUNTO COM A SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Evonir Albrecht.
4.   ADRIANO MARTINS PEREIRA. DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM ARDUINO APLICADO AO ENSINO MÉDIO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Inovação na Educação Mediada por Tecnologias) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: João Paulo Gois.
5.   ALINE CRIÇULA BOCKI. O ENSINO DE CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu ? Especialização em Educação Especial e) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Vivili Maria Silva Gomes.
6.   Aline da Costa Silva. Formulário de atitudes sustentáveis (FAS): Narrativa sobre o desenvolvimento e aplicação de um instrumento didático para o ensino de educação ambiental. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência é 10) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
7.   Aline Maxiline Pereira Oliveira. A importância dos saberes dos povos originários e diaspóricos no ensino de Química e a lei 10.639/03. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Patrícia Dantoni.
8.   Amanda R. R. Santos. Impactos da pandemia e os desafios na educação de surdos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusiva) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Kate Mamhy Oliveira Kumada.
9.   Ana Carolina Corrêa Salvio. EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E O CURRÍCULO DOS CURSOS DE PEDAGOGIA: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EXTENSIONISTA EM BARBACENA (MG). (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Evonir Albrecht.
10.   Ana Cláudia Gavioli Yamamoto. A sexualidade: sensações e descobertas - o cuidado com o corpo em transformação. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência é 10) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
11.   Andressa Luderitz Lima. O uso da tecnologia em sala de aula. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
12.   Arthur Henrique de Oliveira. Um estudo das representações sociais sobre ciência e cientista de um grupo de graduandos do último semestre de Licenciatura em Pedagogia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
13.   Ayeda Santos Ricardo. Educação Antirracista: O Ensino da Cultura Afro e Indígenas nos anos iniciais. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Evonir Albrecht.
14.   Bruno Cezar da Silva. O ensino Maker interdisciplinar. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
15.   Bruno Eduardo de Oliveira Massi. Aplicação de métodos supervisionados de análise de dados para otimização da Receita Operacional Líquida [ROL] em ambiente de shopping centers. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Data Science e Analytics) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP, . 2022.
Orientador: Delmo Alves de Moura.
16.   Carla Cristina de Gouveia. Uso de jogos digitais e metodologias no ensino da língua inglesa. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Inovação na Educação Mediada por Tecnologias) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
17.   Carlos Alberto Otranto Gontijo. A Astronomia no mundo dos indígenas Tukanos do Alto Rio Negro. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Evonir Albrecht.
18.   Christian Longhin. UM ESTUDO SOBRE A PERSPECTIVA LÓGICO HISTÓRICO NO ENSINO DE ÁLGEBRA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - UFABC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC, . 2022.
Orientador: Itana Stiubiener.
19.   Cláudio Andrade de Oliveira. EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: A remição de pena pela leitura como instrumento de empoderamento de vulneráveis. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
20.   Daiane Aparecida Azolini. Narrativa sobre discussões acerca do conteúdo do aborto nas aulas de Ciências. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências Anos finais do Ensino Fundamental - Ciência é Dez) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht.
21.   Daniane Pereira. O Ensino da Língua de Sinais Brasileira como Primeira Língua para Alunos Surdos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Denise Hideko Goya.
22.   DANIEL DOS SANTOS GALVÃO. SIMULADORES DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA COM FONTES RENOVÁVEIS APLICADOS EM AULAS DA EJA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Inovação na Educação Mediada por Tecnologias) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: João Paulo Gois.
23.   Daniel Leite de Sousa. Desenvolvimento da educação 4.0 nas escolas públicas do estado de São Paulo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Inovação na Educação Mediada por Tecnologias) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
24.   DANIELA MATEIKA JÁCOME ALVES. USO DE JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. (Aperfeiçoamento/Especialização em Inovação na Educação Mediada por Tecnologias) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: João Paulo Gois.
25.   DANIELLY LEONEL DE OLIVEIRA. MATERIAIS MANIPULÁVEIS E JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu ? Especialização em Educação Especial e) - Universidade Federal do ABC, CONSULADO GERAL DA SUICA NO RIO DE JANEIRO. 2022.
Orientador: Vivili Maria Silva Gomes.
26.   Debora Primo Gonçalves. PAULOANÁLISE CRITICA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: UM OLHAR.. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO UAB EM HISTÓRIA, CIÊNCIAS, ENSINO E SOCIEDADE) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Francisco José Brabo Bezerra.
27.   Denise Aparecida Bonfim. Caracterização do perfil profissional para o ensino da Libras em editais de concursos públicos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusiva) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Kate Mamhy Oliveira Kumada.
28.   Denise Bernardes. BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-EPT - Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. 2022.
Orientador: Evonir Albrecht.
29.   DIJIANE REGINA DE PAULA. TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E O ENSINO DE MATEMÁTICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu ? Especialização em Educação Especial e) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Vivili Maria Silva Gomes.
30.   DÉBORA FERNANDEZ ANTONON SILVESTRE. CONVERSA SOBRE SEXUALIDADE ? UMA SÉRIE DE PODCAST. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO UAB EM HISTÓRIA, CIÊNCIAS, ENSINO E SOCIEDADE) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Francisco José Brabo Bezerra.
31.   Edilene Santana Pereira. Ciência também é coisa de criança: perspectiva em relação ao fazer científico nos anos iniciais do ensino fundamental. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
32.   Eduardo Murakami da Silva. Eventos científicos estudantis como estratégia de ensino de Ciências Naturais em escola da rede municipal da cidade de São Paulo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
33.   Eliana Rosa de Oliveira Santos. O feminismo negro surdo na educação inclusiva. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu ? Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Fundação Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.
34.   Elisângela Silva Laurindo. Utilização de Biodigestores como Instrumento de Aprendizagem Científica e Fomento à Educação Ambiental na Educação Básica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Patrícia Dantoni.
35.   ENRIQUE DA SILVA RODRIGUES. Jogos digitais na aprendizagem de língua inglesa: uma análise de jogos de RPG de mundo aberto. (Aperfeiçoamento/Especialização em Inovação na Educação Mediada por Tecnologias) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: João Paulo Gois.
36.   Ester Ferreira dos Santos. Ensino híbrido: formação do professor pesquisador no ensino médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Inovação na Educação Mediada por Tecnologias) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
37.   Evandro de Sousa Faria Cabral. AS CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO DURANTE A PANDEMIA COVID10. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - UFABC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC, . 2022.
Orientador: Itana Stiubiener.
38.   Fabiana Cristina da Luz. Repositórios educacionais abertos (REA) e a educação para relações étnico-raciais. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Inovação na Educação Mediada por Tecnologias) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
39.   Fabio Nogueira Carlucci. Aspectos do diferencial de rendimentos por gênero no Brasil. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Data Science e Analytics) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP, . 2022.
Orientador: Delmo Alves de Moura.
40.   Fabrício Augusto Correia da Silva. Contribuições do uso de textos de divulgação científica no ensino de Ciências na Educação Básica.. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO UAB EM HISTÓRIA, CIÊNCIAS, ENSINO E SOCIEDADE) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Francisco José Brabo Bezerra.
41.   Fausto Menezes de Castro. Cota para pessoas trans nas IFEs: uma proposta de inclusão para a Universidade Federal de Ouro Preto. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
42.   Fernanda Carla Pereira Bordin. Metodologia ativa na disciplina de química no ensino médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
43.   Flávia Cristina da Costa Lima. O Uso de Jogos Digitais Pedagógicos para a Contribuição da Alfabetização de Estudantes com TEA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Denise Hideko Goya.
44.   Fretz Sievers Junior. O Estado da Arte da Tecnologia Assistiva Utilizando Inteligência Artificial para Alunos da Educação Especial a partir de uma Revisão Sistemática da Literatura. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Denise Hideko Goya.
45.   Fábio Viana Piquet. O uso de analogias no ensino de Ciências. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
46.   Gabriel Bertozzi de Oliveira e Sousa Leão. O fenômeno da desbrailização na literatura científica brasileira. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu ? Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Fundação Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.
47.   Gisele Braz do Nascimento. Cinema e Direitos Humanos na Escola. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
48.   Gleides Matos Campos. Reciclar: reutilizar é transformar, uma experiência de ação pedagógtica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
49.   Grasielle Castro Coelho. Estratégias pedagógicas para o ensino de Botânica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
50.   Guilherme Guimarães de Oliveira. A importância do ensino de Zoologia nas aulas de Biologia: concepções dos discentes sobre insetos e polinização. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
51.   Hebert Lopes de Oliveira. Regressão múltipla de variáveis geoquímicas principais, a partir de variáveis secundárias correlacionadas em modelo preditivo, através do uso de técnicas de Machine Learning.. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Data Science e Analytics) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP, . 2022.
Orientador: Delmo Alves de Moura.
52.   Helton Marques. Objetos de Aprendizagem Digitais e Desenho Universal em Práticas de Letramento Literário no contexto da educação especial e inclusiva. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Denise Hideko Goya.
53.   Ivan Kleber Linhares dos Santos. A educação mediada por tecnologia: relatos e experiências no ensino paulista. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
54.   JEFFERSON DOS SANTOS SILVA. As aventuras de Sea: Jogo educacional digital como objeto de aprendizagem para discentes com deficiências visuais. (Aperfeiçoamento/Especialização em Inovação na Educação Mediada por Tecnologias) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: João Paulo Gois.
55.   Jozeildo Kleberson Barbosa. O Conhecimento Base para o Ensino nos materiais de formação do Pnaic. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Evonir Albrecht.
56.   João Paulo Maurício. Desenvolvimento local e inovação tecnológica: uma análise econométrica de seus condicionantes sobre as 10 principais cidades do Sul de Minas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-EPT - Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. 2022.
Orientador: Evonir Albrecht.
57.   João Paulo Staconi. O Centro de Inovação da Educação Básica Paulista e seu potencial como polo formador de professores. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
58.   Juliana Cássia de Souza Caliari. BORAÇÃO E PERCEPÇÃO DA METODOLOGIA DE PEQUENAS PROBLEMÁTICAS APLICADAS AO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE LOGÍSTICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-EPT - Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. 2022.
Orientador: Evonir Albrecht.
59.   Kessi Almeida Silva. Nanociência de baixo custo: práticas no ensino de ciências por investigação e o pensamento computacional. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências Anos finais do Ensino Fundamental - Ciência é Dez) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht.
60.   Leandro Alves dos Santos. Narrativa sobre a formação de professores que ensinam ciências e a construção de sequências de ensino investigativo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências Anos finais do Ensino Fundamental - Ciência é Dez) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht.
61.   Lilian de Oliveira Rosário. O Ensino da Educação Ambiental Através da Língua Inglesa. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências - Anos finais do ensino fundamental - Ciência é Dez) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ana Carolina Santos de Souza Galvão.
62.   Lizandra Pirin. A EDUCAÇÃO CTS E A ABORDAGEM NO CURRÍCULO PAULISTA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL? BREVE ANÁLISE. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Evonir Albrecht.
63.   Luan dos Santos Silva. A vivência da sexualidade e gênero na educação infantil. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência é 10) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
64.   Lucas Barbosa Paulo. O USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO INFANTIL. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - UFABC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC, . 2022.
Orientador: Itana Stiubiener.
65.   Luciana Borges de Aquino Schilive. A gamificação no ensino de astronomia: Estratégias de aprendizagens para uma educação inclusiva. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Ciência é 10!) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
66.   Luciana da Silva Oliveira. Inclusão e exclusão de pcd na biblioteca. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
67.   Lucimária da Silva Souza. Efeito estufa, mocinho ou vilão? Uma abordagem nas aulas presenciais e remotas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Ciência é 10!) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
68.   Luiz Carlos Rodrigues de Jesus. A educação global e o ensino de práticas sustentáveis nas disciplinas de Geografia e Ciências. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
69.   Manoela Araujo Cordeiro. Desenho Universal para Aprendizagem: Ampliando o Conceito a partir do Uso de Tecnologias Digitais na Educação Inclusiva. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Denise Hideko Goya.
70.   Marcelo Heidemann. Estimativa dos parâmetros de resistência ao cisalhamento de solos residuais do Sul do Brasil por meio de modelos de machine learning. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Data Science e Analytics) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP, . 2022.
Orientador: Delmo Alves de Moura.
71.   Marcia Vivancos Mendonça da Silva. Narrativas sobre a elaboração de uma sequência de ensino investigativa relacionada as transformações químicas na cozinha e o ensino híbrido. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências Anos finais do Ensino Fundamental - Ciência é Dez) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht.
72.   Maria Aparecida Damião de Sousa. O olhar docente na atualidade referente à orientação sexual e diversidade de gênero. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência é 10) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
73.   Maria Aparecida Moreira Prado. LER, REFLETIR E DISCUTIR: LEITURA E LITERATURA COMO POTENCIALIZADORAS PARA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Evonir Albrecht.
74.   Maria Luzia Moreira Dos Santos Rocha. Indisciplina e Violência: um olhar de um educador.. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO UAB EM HISTÓRIA, CIÊNCIAS, ENSINO E SOCIEDADE) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Francisco José Brabo Bezerra.
75.   Maria Madalena da Silva Fôlha. Direitos Humanos no tratamento à saúde do educando hospitalizado. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
76.   Mariana Lopes dos Santos. GESTÃO DEMOCRÁTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NA REDE DE ENSINO MUNICIPAL DE ITAPETININGA. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO UAB EM HISTÓRIA, CIÊNCIAS, ENSINO E SOCIEDADE) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Francisco José Brabo Bezerra.
77.   Mariana Oliveira da Silva. Educar faz Sentido - Um olhar aprofundado sobre a comunidade escolar. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
78.   Mariana Roque Pereira. EDUCAR PARA O AMANHÃ: PRÁTICAS SÓCIO-EDUCATIVAS EM DIREITOS HUMANOS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Evonir Albrecht.
79.   Maurina Pereira Coelho. Análise de editais de concursos públicos para professores universitários de ensino de Libras. (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusiva) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Kate Mamhy Oliveira Kumada.
80.   Mayara Vieira dos Santos. Experiências em escolas e classes bilíngues: desafios e estratégias na educação de surdos durante a pandemia a partir das percepções dos docentes. (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusiva) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Kate Mamhy Oliveira Kumada.
81.   Michele Cristina Gonçalves Lima. Como uma saída de campo pode proporcionar a construção de conhecimento investigativo para o estudante. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência é 10) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
82.   MIRIAN PACHECO SILVA ALBRECHT. Instrumento para análise e seleção de tecnologias educacionais relacionadas com educação sexual. (Aperfeiçoamento/Especialização em Inovação na Educação Mediada por Tecnologias) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: João Paulo Gois.
83.   NASSER DAGHASTANLI. A fotobiomodulação e a terapia fotodinâmica no tratamento da doença de Alzheimer: uma revisão narrativa. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Nasser Ali Daghastanli.
84.   NATHALIA CRIPPA ROCHA. Inovação no Ensino de Arte através do aplicativo Google Arts & Culture: caminhos possíveis. (Aperfeiçoamento/Especialização em Inovação na Educação Mediada por Tecnologias) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: João Paulo Gois.
85.   Osvaldo Sá dos Reis. O ENSINO REMOTO NAS ESCOLAS PÚBLICAS: o caso do distrito de Campo Limpo(SP) em tempos de pandemia.. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO UAB EM HISTÓRIA, CIÊNCIAS, ENSINO E SOCIEDADE) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Francisco José Brabo Bezerra.
86.   Paola Moura de Deus Ribeiro. Direitos Humanos e Refúgio: Amparo, Voluntariado, Intervenção e Ressocialização. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
87.   PATRÍCIA GUIMARÃES NUNES. O coordenador pedagógico e a observação sistemática das aulas.. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO UAB EM HISTÓRIA, CIÊNCIAS, ENSINO E SOCIEDADE) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Francisco José Brabo Bezerra.
88.   PAULO SERGIO DE OLIVEIRA FRANÇA. BIOCHIP. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciencia e Tecnologia UABC/UFABC) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
89.   Rael Gugelmin Cunha. A Privacidade e a Segurança de Dados no Uso de Blockchains em Urnas Eletrônicas: Analisando Modelos baseados em Ethereum. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Segurança da Informação) - Universidade de São Paulo, . 2022.
Orientador: Mario Alexandre Gazziro.
90.   Reginaldo Pereira de Oliveira. DETERMINANTES DA EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA - ANÁLISE ATRAVÉS DE INDICADORES DO CENSO ESCOLAR. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Evonir Albrecht.
91.   Renata Vasconcelos Alves Silveira. As Lendas, salvando o planeta: RPG na atividade de Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências Anos finais do Ensino Fundamental - Ciência é Dez) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht.
92.   Renato Ferreira Lemos da Silva. Narrativa sobre o ensino de ciências e a utilização de atividade investigativa para o ensino da avifauna. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências Anos finais do Ensino Fundamental - Ciência é Dez) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht.
93.   Roberta Teixeira de Souza. Identidade de Gênero e diversidade sexual na escola. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência é 10) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
94.   Rogerio de Paula Ferreira. Educação Ambiental à 1°Série Ensino Médio.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - UFABC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC, . 2022.
Orientador: Itana Stiubiener.
95.   Rogério Suzarte de Lima. A conscientização ambiental a partir da reciclagem de papel nas aulas de Química. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
96.   Rosana Medeiros Rosa. A AÇÃO DO DOCENTE FRENTE AO ALUNO COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE ? TDAH. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-EPT - Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. 2022.
Orientador: Evonir Albrecht.
97.   Roselaine Maria do Nascimento Souza. Narrativas de práticas investigativas de morfofisiologia vegetal. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência é 10) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
98.   Rute Santos Queiroz. PROJETOS EDUCACIONAIS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO UAB EM HISTÓRIA, CIÊNCIAS, ENSINO E SOCIEDADE) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Francisco José Brabo Bezerra.
99.   Sandreia Almeida Moura Aquino. Os Recursos Pedagógicos Acessíveis como Ferramenta Potente na Educação Infantil Visando uma Aprendizagem Inclusiva. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Denise Hideko Goya.
100.   Saulo Pereira do Prado. Projeto horta para o ensino fundamental: narrativas sobre atividades investigativas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências Anos finais do Ensino Fundamental - Ciência é Dez) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht.
101.   Silmara Grivol Machado de Souza. Reuso de água cinza de máquina de lavar roupas: abordagem didático-pedagógica para a experimentação com alunos dos anos finais do ensino fundamental. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Ciência é 10!) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
102.   SILVANA ALVES. UM OLHAR PARA A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO: o caso das escolas estaduais do Município de Santo André (SP).. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO UAB EM HISTÓRIA, CIÊNCIAS, ENSINO E SOCIEDADE) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Francisco José Brabo Bezerra.
103.   SILVANA APARECIDA ZANELLA VIEIRA. ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA ALUNOS DEFICIENTES INTELECTUAIS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu ? Especialização em Educação Especial e) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Vivili Maria Silva Gomes.
104.   Silvana Monalisa França Salvador. Aquisição da leitura e escrita por estudantes surdos e com transtorno do espectro autista. (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusiva) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Kate Mamhy Oliveira Kumada.
105.   SIMONE PAES GONÇALVES NOGUEIRA. DESENHO UNIVERSAL DE APRENDIZAGEM: RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu ? Especialização em Educação Especial e) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Vivili Maria Silva Gomes.
106.   Sirlene Araújo Dias. Identidade da escola periférica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
107.   Sonia Regina Tonetto. Diálogo sobre direitos humanos: ações para promover o respeito à diversidade em uma escola de educação infantil. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
108.   Sueli Soares de Lima. EDUCAÇÃO PARA A MORTE E LUTO NO AMBIENTE ESCOLAR. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - UFABC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC, . 2022.
Orientador: Itana Stiubiener.
109.   Suseli de Paula Vissicaro. INSERÇÃO DA ETNOASTRONOMIA NOS ANOS INICIAIS: O JOGO DAS CONSTELAÇÕES. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Evonir Albrecht.
110.   Tamara Vieira. Formação de professores de Física: como o uso do laboratório de Física pode despertar o interesse do aluno pela disciplina. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-EPT - Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. 2022.
Orientador: Evonir Albrecht.
111.   Tatiana Barros Lemos. A LUTA PELA EDUCAÇÃO MOVIMENTA A SOCIEDADE: A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Evonir Albrecht.
112.   Tatiane Oliveira Gleria. Educação Inclusiva na Prática: Inovando a Sala de Aula com Material de Aula Multissensorial para Estudantes com Deficiência Visua. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós'Graduação Lato Sensu em Edicação Especial e Inclusiva) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Luciana Pereira.
113.   Tauane Vaccas. Concepções sobre animais peçonhentos em museus: os espaços de educação não formal na construção do conhecimento. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
114.   Tercilia Maria de Souza Lima Dantas. DATAS COMEMORATIVAS OU SIGNIFICATIVAS: O QUE COMEMORAR COM A COMUNIDADE ESCOLAR?. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Evonir Albrecht.
115.   THAIS MAGALHÃES DUARTE. ESTRATÉGIAS DE ENSINO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A IMPORTÂNCIA DOS MATERIAIS E DOS JOGOS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS PARA ALUNOS COM DISCALCULIA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu ? Especialização em Educação Especial e) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Vivili Maria Silva Gomes.
116.   Thalita Ferreira Menegassi de Souza. Estratégias pedagógicas para a educação especial e inclusiva no ensino de química. (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusiva) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Kate Mamhy Oliveira Kumada.
117.   Thiago Josino Carrilho de Arruda Macedo. PENSÃO ALIMENTÍCIA E PARTICIPAÇÃO PATERNA NOS CUIDADOS E ASSISTÊNCIA AOS FILHOS: UMA ANÁLISE SOBRE PRISÃO CIVIL NA CASA DE ASSISTÊNCIA AO ALBERGADO E EGRESSO DE SÃO LUÍS - CAAE/SLZ. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Evonir Albrecht.
118.   Thuanny Reis Neves. FATORES FUNDAMENTAIS QUE MOTIVAM OS BACHARÉIS EM ENGENHARIA A SE TORNAREM DOCENTES NO BRASIL. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-EPT - Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. 2022.
Orientador: Evonir Albrecht.
119.   VANDERSON CRISTIANO DE SOUSA. PRÁTICAS INCLUSIVAS NO ENSINO DE BIOLOGIA- ENSINO MÉDIO E NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu ? Especialização em Educação Especial e) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientadores: João Rodrigo Santos da Silva, Vivili Maria Silva Gomes.
120.   Vanessa da Silva Santos. A Importância de Recursos Pedagógicos na Alfabetização em Braille da Criança com Deficiência Visual. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Denise Hideko Goya.
121.   Vanessa dos Santos Turdo. Sequência Didática e Ensino de Química: o estudante mediador no processo de ensino aprendizagem. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
122.   Yara Aparecida Dos Santos. MATERNIDADE ADOLESCENTE ?LEGITIMIDADE E DIREITO À EDUCAÇÃO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.

2021

1.   Adriana Aparecida dos Santos. A composição química do microplástico e o impacto ambiental nos oceanos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
2.   Adriana Fátima dos Santos Gonçalves de Souza. Desafios e Ações da Coleta Seletiva do Lixo na Escola. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências - Anos finais do ensino fundamental - Ciência é Dez) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ana Carolina Santos de Souza Galvão.
3.   ALBERTO DE OLIVEIRA NEWTON. ESTATÍSTICA APLICADA NO ENSINO MÉDIO: O uso da estatística no cotidiano e suas aplicações nos trabalhos de pré-iniciação científica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Márcio Fabiano da Silva.
4.   Alessandra Vicentin. Investigando a Percepção dos Alunos Numa Aula Prática: Extração do DNA do Morango. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências - Anos finais do ensino fundamental - Ciência é Dez) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ana Carolina Santos de Souza Galvão.
5.   Alexandre Ribas Silva. Qualidade, custo benefício e segurança de anticorpos monoclonais e biossimilares para tratamento de tumores sólidos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
6.   Aline Alves Ramos. Análise da atividade de investigação: mudança de estado físico da parafina como subsídio para elaboração de uma sequência didática sobre interações intermoleculares. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Ciência é 10!) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
7.   Aline Augusto. A construção de jogos como forma de aprendizagem em química: uma abordagem em sala de aula para alunos do ensino médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
8.   Aline Lamaneres de Moraes. Projeto escolar com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental sobre efeitos das drogas no organismo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
9.   Aline Oliveira Figueiredo. Modelos de ensino nas disciplinas de biologia e química para alunos da graduação e pós-graduação. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
10.   Ana Maria Amaral dos Santos Arrudas. EDUCAÇÃO INFANTIL E POSSIBILIDADES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - UFABC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC, . 2021.
Orientador: Itana Stiubiener.
11.   Ana Paula Plaza. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A TEORIA E A PRÁTICA NO COTIDIANO ESCOLAR. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - UFABC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC, . 2021.
Orientador: Itana Stiubiener.
12.   Anderson Santana da Silva. Business Intelligence e seus principais impactos para pequenas e médias empresas no cenário competitivo atual. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Anapatrícia Morales Vilha.
13.   Anderson Schmeing. Cultura maker na escola como parte da prática docente em ciências: um exemplo do projeto ao protótipo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
14.   Andressa de Souza Francisco. Impactos Causados no Meio Ambiente Devido ao Consumo de Absorventes Íntimos Descartáveis e Formas Alternativas De Diminuir Este Problema. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências - Anos finais do ensino fundamental - Ciência é Dez) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ana Carolina Santos de Souza Galvão.
15.   André Luis Pereira Carvalho. O Ensino de Química: Contextualização e Experimentos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Patrícia Dantoni.
16.   Andréa Gomes Leite. Avaliação de aprendizagem utilizando um jogo desenvolvido com o Scratch. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
17.   ANTONIO CESAR PINHEIRO. O LOGICISMO, O INTUICIONISMO E O FORMALISMO NO CURRÍCULO DA CIDADE. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Márcio Fabiano da Silva.
18.   Caio Ferreira. EFEITO DA TAXA DE PERFORMANCE SOBRE O DESEMPENHO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Anderson Luis Saber Campos.
19.   Carlos Alberto Pereira Domingues. Sobre Densidade: Uma proposta de Sequência Didática para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Patrícia Dantoni.
20.   Carlos Tozeli. Educação ambiental, o lixo e a reciclagem na escola: prática docente para a escola viva e vida sustentável. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Latu Sensu - Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Patricia da Silva Sessa.
21.   Carolina de Alvarenga Calefi. Impactos causados pelo acúmulo de lixo no planeta terra. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências - Anos finais do ensino fundamental - Ciência é Dez) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ana Carolina Santos de Souza Galvão.
22.   Cassandra da Conceição Dantas Serrão. A POSTURA RESOLUTIVA DO MINISTÉRIO PÚBLICO MEDIANTE POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA AS RELAÇÕES FAMILIARES. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Divisão de Poderes, Ministério Público e Judicialização) - Ministerio Público do Estado de Minas Gerais. 2021.
Orientador: Vanessa Elias de Oliveira.
23.   Clarissa Razante Garcia. Ambiente extraescolar e suas contribuições na aprendizagem do tema evolução biológica no Ensino de Ciências. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
24.   Claudia Gomes de Alcantara. O uso da modelagem no ensino de química para alunos do nono ano. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
25.   Cristiane Souza de Oliveira Mendes. Os desafios do ensino de química nas escolas públicas com base na prova de ciências da natureza no ENEM. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
26.   Cristina de Fatima Oestreich Silva. Utilização do software phet como ferramenta para simulações interativas: Formar moléculas e balanceamento de equações químicas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
27.   Cristina Eri Miura Furlaneto. Concretização dos modelos atômicos: utilizando material de apoio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
28.   Cyntia Mirelli Silva Lima. A eficie?ncia das pra?ticas laboratoriais para o ensino-aprendizagem na disciplina de biologia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
29.   Denise Aparecida Acacio Paulino. O Ensino de Química Através da Produção de Pão: Possibilidades de Contextualização e Interdisciplinaridade. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Patrícia Dantoni.
30.   Diogo Tavares de Oliveira. As implicações que os conceitos de regra de três e proporcionalidade podem causar na aprendizagem de cálculos estequiométricos no 1o ano do ensino médio: uma revisão bibliográfica questionadora. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
31.   Débora Cristina Henrique da Silva. Experiência sobre os microrganismos: Proposta de uma atividade investigativa para abordar conteúdos de células nas aulas de ciências. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências - Anos finais do ensino fundamental - Ciência é Dez) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ana Carolina Santos de Souza Galvão.
32.   Edielsom Aparecido Albergoni. O LETRAMENTO CIENTÍFICO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL EM CENTROS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES (CCA?S). (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - UFABC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC, . 2021.
Orientador: Itana Stiubiener.
33.   Edilson Malaquias. A qui?mica nos cosme?ticos (sabonetes e perfumes): a pra?tica da fabricac?a?o artesanal. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
34.   Edmir Lopes Junior. O desenvolvimento da perspectiva histórica no ensino e aprendizagem de química moderna. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
35.   Eduardo Gomes de Souza. As contribuições da formação de uma consciência histórica para a compreensão da crise hídrica. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Giselle Watanabe.
36.   Eduardo Luiz Marcondes. Estudo e discussão de metodologias de avaliação para o ensino remoto. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
37.   Elton Aparecido Tavares Alves. Estudo sobre o acesso a servços básicos e equipamentos de saúde pelos moradores de uma ocupação no centro da cidade de São Paulo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Gabriela Farias Asmus.
38.   Eric Alessandro Cava. Percepção de professores da área de ciências da natureza sobreo uso de TDIC´s na educação em ensino híbrido. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
39.   ESTELA LUCI ARMIATO. IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO HÍBRIDO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO PAULO: ESTRATÉGIAS E RESULTADOS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Márcio Fabiano da Silva.
40.   Everton Aparecido Basileu. O IMPACTO E A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM NÍVEL MÉDIO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Patrícia Dantoni.
41.   Ezidia Maria Jesus De Souza. Algumas simulações interativas para discutir questões socioambientais. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Giselle Watanabe.
42.   Fabiene Sodero Cruz. Energia Eólica: implicações no meio ambiente e aplicações no meio educacional. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
43.   Fernanda Picolotte Santana. Sexualidade humana e o espaço escolar como um ambiente de aprendizagem e reflexão. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
44.   Fernando Brito de Sousa. Tabelas Nutricionais Como Recurso Didático no Processo Ensino Aprendizagem Para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Transversalidade no Currículo Sobre Educação Alimentar e Nutricional (EAN). (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências - Anos finais do ensino fundamental - Ciência é Dez) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ana Carolina Santos de Souza Galvão.
45.   Fernando Ozolin Falcão. ANDRAGOGIA APLICADA AO ENSINO DE QUÍMICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Patrícia Dantoni.
46.   Fernando Takashi da Rocha Arita. Estudo de Aulas Prátics no Ensino Remoro. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Patrícia Dantoni.
47.   Flavio Peres. SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE TREMEMBÉ: UM ESTUDO COMPARATIVO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - UFABC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC, . 2021.
Orientador: Itana Stiubiener.
48.   Flávia de Melo Araújo. Proposta de um percurso formativo a partir dos pressupostos freireanos: um olhar sobre a diversidade. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Giselle Watanabe.
49.   Flávia Regina da Silva Cardoso. Perspectivas para contribuir com a alfabetização das(os) estudantes do ensino fundamental 1. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Giselle Watanabe.
50.   Franciele Dutra das Neves. Utilização do jogo ?Sobreviva, se puder!? Como estratégia didática no ensino de ciências. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
51.   Fábio Luís Mariano. Ensino de química e senso comum: as concepções de estudantes do Ensino Médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
52.   Guilherme de Sales Gonçalves. O CUMPRIMENTO DE SENTENÇA EM AÇÕES JUDICIAIS INDIVIDUAIS DE SAÚDE PROMOVIDAS PELO MINISTÉRIO PÚBLICO COMO MARCO JURÍDICO PARA FORMULAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Divisão de Poderes, Ministério Público e Judicialização) - Ministerio Público do Estado de Minas Gerais. 2021.
Orientador: Vanessa Elias de Oliveira.
53.   Helvetio Nunes Junior. Gamificação nas aulas de química. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
54.   Ingrid Correia. OS IMPACTOS DA DESIGUALDADE DE GENÊRO E RAÇA NA MULHER NO MERCADO FINANCEIRO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Bacharelado em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ramatis Jacino.
55.   Ivania Juliane Ribeiro. A pandemia trouxe um interesse maior a divulgação científica?. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
56.   Jaíne Silverio. Analogia como recurso pedagógico no ensino de química. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
57.   Jefferson Lima da Silva. Uma proposta de atividade investigativa sobre os 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Latu Sensu - Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Patricia da Silva Sessa.
58.   JESSÉ GONÇALVES FONSECA. ROBÓTICA SUSTENTÁVEL: EXPLORANDO A COMPETÊNCIA, HABILIDADE E A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO BÁSICO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Márcio Fabiano da Silva.
59.   JONATHAN RIBEIRO GRIGORIO. LEIS E POLÍTICAS PÚBLICAS QUE EXCLUÍRAM A POPULAÇÃO NEGRA: UMA REFLEXÃO SOBRE A GÊNESE DO ESTADO BRASILEIRO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Bacharelado em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ramatis Jacino.
60.   Juliana Grosseli Benezato De Siqueira. A importância da experimentação para a aprendizagem de química: reflexões sobre os olhares de quem aprende. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
61.   Juraci Gomes Alves; Andrea Cristina dos Santos Viviani. A ciência na educação infantil: uma abordagem lúdica e investigativa na sala de aula. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Ciência é 10!) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
62.   Kátia Alves Bernardino Ujvari. Por uma educação ambiental crítica: proposta de aulas sobre o uso e o descarte dos celulares. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Giselle Watanabe.
63.   Larissa Amaral Machado Faria. Desafios do ensino das ciências da natureza em tempos de pandemia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
64.   Leonardo Souza Tome. Ensino por meio de projetos com foco na história da ciência. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
65.   Leticia Matos dos Santos. Publicidade e Consciência Ambiental: a prática docente em debate. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Latu Sensu - Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Patricia da Silva Sessa.
66.   Lilian Erika Ferreira. Prática docente, transformações químicas e Educação Ambiental nos anos finais do Ensino Fundamental. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Latu Sensu - Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Patricia da Silva Sessa.
67.   Lucas de Oliveira. Mudanças climáticas: seus impactos e suas relações com o dia a dia do estudante. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Ciência é 10!) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
68.   Lucas Marcelino dos Anjos. A família e a educação ao longo do tempo e o papel da escola pública frente a família atual. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
69.   Luciano Sotero Santiago. INOVAÇÕES INSTITUCIONAIS NA ATUAÇÃO EXTRAJUDICIAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Divisão de Poderes, Ministério Público e Judicialização) - Ministerio Público do Estado de Minas Gerais. 2021.
Orientador: Vanessa Elias de Oliveira.
70.   Manoel Messias Brilhante. CONTROLE TECNOLÓGICO DO CONCRETO: capeamento não aderente elastomérico como alternativa a regularização das bases dos corpos de provas utilizados no ensaio de compressão axial do concreto. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - UFABC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC, . 2021.
Orientador: Itana Stiubiener.
71.   Marcelo Antônio Baraúna. Relato de casos sobre o ensino de evolução: Minhas experiências em sala de aula. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
72.   Marco Aurélio Duarte. Educação Ambiental: Limites e possibilidades das práticas docentes nos anos finais do Ensino Fundamental. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Latu Sensu - Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Patricia da Silva Sessa.
73.   Marina Brandão Póvoa. O MINISTÉRIO PÚBLICO DE MINAS GERAIS E A PROPOSITURA DE AÇÕES INDIVIDUAIS PARA FORNECIMENTO DE MEDICAMENTOS NÃO INCORPORADOS PELO SUS: dever funcional e ausência de critérios. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Divisão de Poderes, Ministério Público e Judicialização) - Ministerio Público do Estado de Minas Gerais. 2021.
Orientador: Vanessa Elias de Oliveira.
74.   Michael Ferreira de Oliveira. Perspectivas sobre o uso de compostos organolemento e organometálicos como agentes antivirais para SARS-CoV-2 e outros coronavírus.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Rodrigo Luiz Oliveira Rodrigues Cunha.
75.   Patricia Ferreira de Cena. O ensino remoto na pandemia do Covid-19 e seus impasses. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
76.   Patrícia de Oliveira Cardoso. As produções em Educação Ambiental na área de ensino e educação sob uma perspectiva mais crítica. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Giselle Watanabe.
77.   Pedro Henrique Magalhães do Nascimento. A ingestão de bicarbonato de sódio e sua e sua intervenção na fadiga em indivíduos fisicamente ativos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
78.   Raquel Tassi Cavalheiro Duarte. A pegada ecológica nos anos finais do Ensino Fundamental: Prática pedagógica e conscientização. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Latu Sensu - Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Patricia da Silva Sessa.
79.   Renan Amaral Oliveira. Saúde Mental Global: Síndrome de Burnout e o Adoecimento no Capitalismo Internacional Contemporâneo.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Katerina Lukasova.
80.   Renan Farias Soares. Técnicas de produção de videoaulas: uma proposta para a adoção da aprendizagem baseada em vídeoas (ABV) na formação docente. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
81.   Renata Florence dos Santos. METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
82.   Renata Rodrigues Muller de Barros. Sequência didática sobre anatomia humana aplicada na disciplina eletiva: um relato de experiência. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
83.   Renata Teixeira Souza Bezerra. Abordagem da Ciência Forense no Ensino de Química. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
84.   Rogério Alves de Sousa Reis. Cozinhando Química: a essência do aprendizado significativo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
85.   Rogério Duarte Santana Nascimento. Reflexões sobre a formação de docentes de química nas séries finais do ensino público e privado em São Paulo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
86.   Rosa Maria de Souza. A utilização de tecnologias no sentido de encontrar alternativas sustentáveis para a manutenção da mobilidade urbana. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
87.   Rosemary Lourenço Grushka Santos. A utilização da atividade investigativa para a compreensão da classificação das plantas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Ciência é 10!) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
88.   ROSEMEIRE DUTRA DOS SANTOS. A QUÍMICA DAS EMOÇÕES. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciencia e Tecnologia UABC/UFABC) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
89.   Rosângela de Almeida Brito. Princípios e usos da radioatividade. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
90.   Rute Maria Rosa. POLUENTES EMERGENTES: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
91.   Sheila Cristina Silva. Questões que impactam o ensino-aprendizagem com ênfase na participação do aluno. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
92.   Silvana Alves de Carvalho Marques. Os desafios do educador no Ensino de Química. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
93.   Silvia Cristina Lopes de Souza Correia. Desenvolvimento Sustentável e prática docente: possibilidades do cotidiano em sala de aula. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Latu Sensu - Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Patricia da Silva Sessa.
94.   Simoni Natália Diniz Vidal. Biopolímeros: sequência didática. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
95.   Solange Gomes de Souza. JOGOS DIGITAIS: UMA POTENTE ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
96.   Talita Angelica dos Santos. Ensino de polímeros nas perspectivas químicas e ambientais. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
97.   Tatiana Gonçalves dos Reis Marini. Aspectos biomecânicos que precedem ao episódio de congelamento durante marcha em indivíduos com doença de Parkinson: uma revisão sistemática. (Aperfeiçoamento/Especialização em Neurologia Clínica na Reabilitação) - Universidade Federal de São Paulo, . 2021.
Orientador: Daniel Boari Coelho.
98.   Thaís Cavalcante do Nascimento Sant'Ana. O ensino de química no sistema prisional. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
99.   VALDILENE DOS ANJOS SILVA SANTOS. EDUCAÇÃO INFANTIL: Aprender Ciências de forma lúdica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciencia e Tecnologia UABC/UFABC) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
100.   Valterbasio de Araujo Alves. A INFLUÊNCIA DOS LABORATÓRIOS DE QUÍMICA NO ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciencia e Tecnologia UABC/UFABC) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
101.   Vânia Aparecida de Brito. A Importância das Atividades Práticas na construção de conceitos relacionados à Química. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
102.   Wanessa Roberta da Silva. ANALISAR O USO DE CARTUNS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO METODOLOGIA ALTERNATIVAPARA ENSINAR QUÍMICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
103.   Washington Martins dos Santos. NARRATIVA SOBRE O USO DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO EM PROPOSTAS DE ENSINO DE FÍSICA POR INVESTIGAÇÃO.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
104.   Willians Mendes Silva. Espaços para inserção de discussões de cunho mais social nas aulas de História. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Giselle Watanabe.
105.   Yara Aguiar Castro. DESAFIOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19: Relato de experiência no ensino remoto emergencial no ensino fundamental I. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
106.   Éber Nunes. Alguns aspectos da complexidade para propor aulas de História sobre a relação da comunidade indígena com o ambiente. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Giselle Watanabe.
107.   Érica Gislaine Aparecida de Miranda. Estratégia de organização do professor baseado na metodologia 5S. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
108.   Érica Terceiro Cardoso. BASE EXPERIMENTAL DAS CIÊNCIAS NATURAIS: Análise da execução do componente curricular frente aos objetivos propostos para o curso de graduação Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFABC. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Patrícia Dantoni.

2020

1.   Ana Carla Muñoz Dentello. MODELOS HÍBRIDOS PARA ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência é Dez - Universidade Federal do) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Katia Franklin Albertin Torres.
2.   Claudia Lúcia Soares de Oliveira. A Política Nacional de Habitação Rural no Brasil. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Políticas Agropecuárias) - Escola Nacional de Administração Pública, . 2020.
Orientador: Arilson da Silva Favareto.
3.   Cristiane Ishimoto. CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE OS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELO LIXO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência é Dez - Universidade Federal do) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Katia Franklin Albertin Torres.
4.   Diego Donizetti Gonçalves Machado. Institucionalização de políticas para a agricultura familiar no Brasil - uma análise a partir dos Planos Plurianuais (PPAs). (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Políticas Agropecuárias) - Escola Nacional de Administração Pública, . 2020.
Orientador: Arilson da Silva Favareto.
5.   FABIANO AGOSTINHO PEREIRA. DESIGUALDADE DE RENDA: Um paralelo entre as duas primeiras décadas do século XXI com ênfase na região nordeste do Brasil.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Bacharelado em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Ramatis Jacino.
6.   Helena Battazza Macedo. A PRODUÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência é Dez - Universidade Federal do) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Katia Franklin Albertin Torres.
7.   Helena Jollembeck Paiato. A PRODUÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência é Dez - Universidade Federal do) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Katia Franklin Albertin Torres.
8.   Isabela Cristina André Alexandrino. Densificação de casca de amendoim: efeitos das condições de processamento. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Graziella Colato Antonio.
9.   Jorge Vleberton Bessa De Andrade. PLANEJAMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE SMART GRIDS NA PERSPECTIVA CTS APLICADA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-EPT - Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. 2020.
Orientador: Evonir Albrecht.
10.   Karina Aguiar De Freitas Souza. O PROEJA SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CTS E DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-EPT - Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. 2020.
Orientador: Evonir Albrecht.
11.   Layne Vitória Ferreira. METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO APLICADAS NO ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO NA ÁREA DE GESTÃO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-EPT - Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. 2020.
Orientador: Evonir Albrecht.
12.   Manoel José Diniz Mendonça. Avanços da Política de Assistência Técnica e Extensão Rural no Brasil e os desafios para o futuro. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Políticas Agropecuárias) - Escola Nacional de Administração Pública, . 2020.
Orientador: Arilson da Silva Favareto.
13.   Maria Cristina Muñoz Franco. MODELOS HÍBRIDOS PARA ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência é Dez - Universidade Federal do) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Katia Franklin Albertin Torres.
14.   Paula Trambaiole Lima. ERA MEU, AGORA É NOSSO! UMA VISÃO MULTIDISCIPLINAR DO RESÍDUO JOGADO FORA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência é Dez - Universidade Federal do) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Katia Franklin Albertin Torres.
15.   PAULO HENRIQUE DOS SANTOS MATOS. MÉTODO DE CÁLCULO DO MODO DE VIBRAÇÃO DE POSTES METÁLICO SOBRE EFEITO DA NÃO LINEARIDADE GEOMÉTRICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos de Sistemas Estruturais - Edificações) - PECE - PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, . 2020.
Orientador: Marcelo Araujo da Silva.
16.   Rafael Aparecido Azolini. ANÁLISE DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL E INVESTIGATIVA NO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS: DESPOLUIÇÃO DE RIO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência é Dez - Universidade Federal do) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Katia Franklin Albertin Torres.
17.   RAPHAELA VIEIRA EVARISTO ROCHA. RELAÇÕES SOCIOECONOMICAS PÓS ABOLIÇÃO Lavadeiras do Carmo na cidade de São Paulo: Estudo sobre o trabalho como ferramenta de marginalização. (Aperfeiçoamento/Especialização em Bacharelado em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Ramatis Jacino.
18.   Renan Servat Sander. DESENVOVLIMENTO E CONSOLIDAÇÃO DA FÍSICA NO BRASIL DO BRASIL PRÉ-COLONIAL AO SÉCULO XX. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-EPT - Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. 2020.
Orientador: Evonir Albrecht.
19.   Sebastião Mauro Filho. CONSTRUÇÃO DE TELESCÓPIO NEWTONIANO DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO E A DIVULGAÇÃO DE CONHECIMENTOS ASTRONÔMICOS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-EPT - Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. 2020.
Orientador: Evonir Albrecht.
20.   Talita Moreira. ANÁLISE DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL E INVESTIGATIVA NO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS: DESPOLUIÇÃO DE RIO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência é Dez - Universidade Federal do) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Katia Franklin Albertin Torres.

2019

1.   Adilson Francisco de Almeida. A IMPORTÂNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A ÁREA DA SAÚDE A RESPEITO DAS DROGAS NA CIDADE DE SÃO PAULO, UM ESTUDO SOBRE A CRACOLÂNDIA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal de São Paulo, . 2019.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
2.   Alexandre Alves de Araujo Costa. História da Ciência e Literatura ? entre o real e o ficcional: potencial pedagógico no ensino de química. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
3.   Aline Karen Lee. Análises da Produção e Mapeamento do Processo da Vale S.A. com enfoque na problemática de Brumadinho. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Carolina Corrêa de Carvalho.
4.   Amanda Bezerra dos Santos Pankararu. MULHERES INDÍGENAS, PRESENTE! Uma reflexão preliminar sobre as mulheres indígenas e a luta pela igualdade de gênero.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direitos Humanos - Proec) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Luis Roberto de Paula.
5.   Ana Carolina de Almeida Patrian. AVANÇOS E RETROCESSOS NA IMPLEMENTAÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ? RAPS: ANÁLISE DA EXPANSÃO DOS SERVIÇOS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal de São Paulo, . 2019.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
6.   André Luiz de Jesus Leitão. A execução da Lei 10.639/03 na Universidade Federal do ABC. (Aperfeiçoamento/Especialização em Direitos Humanos Diversidade e Violência) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Regimeire Oliveira Maciel.
7.   ARISSA NARUMI AMEOMO NAGAOKA. Análises da Produção e Mapeamento do Processo da Vale S.A. com enfoque na problemática de Brumadinho. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Carolina Corrêa de Carvalho.
8.   Bruna Correia de Farias. A IMPORTÂNCIA DO SUPORTE SOCIAL NO PROJETO RENASCER DO MUNICÍPIO DE BARUERI. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal de São Paulo, . 2019.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
9.   Carolina Bernardes Carvalho Andrade. A GESTÃO DA SAÚDE MENTAL NO BRASIL A PARTIR DA REFORMA PSIQUIÁTRICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal de São Paulo, . 2019.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
10.   Charles Rodrigues Marques. O uso de nomes científicos em sala de aula: primeiro contato com a disciplina de química.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
11.   Cintia Neli Inacio. O Conselho de Igualdade Racial de Cubatão. (Aperfeiçoamento/Especialização em Direitos Humanos Diversidade e Violência) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Regimeire Oliveira Maciel.
12.   Cristian Rossi Ribeiro. Como ensinar usando a tecnologia na disciplina de física para o Ensino Médio do terceiro ano com o tema eletricidade. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
13.   Cristina Lenice Dantas. Trançando sonhos: mulheres negras em São Paulo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Direitos Humanos, Diversidade e Violência) - Universidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: Roberta Guimaraes Peres.
14.   Danielli Oliveira Prado. O uso embrionário pré-implantacional na reprodução humana assistida. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Latu Senso) - Associação Instituto Sapientiae, . 2019.
Orientador: Renata Simões.
15.   Diego Lima Azevedo. O DÉFICIT DE SERVIDORES NAS DIRETORIAS DE ENSINO DO ESTADO DE SÃO PAULO E SEUS EFEITOS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal de São Paulo, . 2019.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
16.   Edivan da Silva Costa. LIDERANÇA ESTRATÉGICA E AS FERRAMENTAS DE GESTÃO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal de São Paulo, . 2019.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
17.   Edson Manoel da Silva. A utilização de professores de diversas disciplinas como estratégia de orientação em Trabalhos de Conclusão de Curso no Ensino Médio na Escola Estadual M.M.D.C.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
18.   Elias Ferreira da Rocha. O direito achado na rua como construção de estratégia para igualdade racial. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS DIVERSIDADE E VIOLÊNCIA) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Acácio Sidinei Almeida Santos.
19.   Fabiana Deus de Oliveira Garcia. A Importância do matriciamento para o funcionamento da RAPS: fortalecendo a atenção básica no território de São Mateus. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal de São Paulo, . 2019.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
20.   Flávia Rodrigues de Souza Santos. A importância de inserir orientação do descarte correto de pilhas e baterias nas escolas estaduais. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
21.   Gabriela Amanda Silva. Inserção e inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho atual. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal de São Paulo, . 2019.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
22.   Gabriela Felix Teixeira. ESTUDO DO PROCESSO DE TRABALHO NO CRATOD ? ADOECIMENTOS, AFASTAMENTOS E PROJETO DE CUIDADO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal de São Paulo, . 2019.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
23.   Gabriela Mendes Souza. CRISPR: A TÉCNICA QUE PROMETE AVANÇOS E DESAFIOS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Biotecnologia: Biocombustíveis, Meio Ambiente e Agronegócios, Alimentos e B) - Faculdades Oswaldo Cruz. 2019.
Orientador: Lívia Seno Ferreira Camargo.
24.   Gisele Regina Trotti Anselmo. USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Patrícia Dantoni.
25.   Hugo Machado de Oliveira. Proposta de Sequência Didática Transdisciplinar a partir da Poluição Atmosférica na Cidade de São Paulo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
26.   Ivelise Lisboa Bezerra. Adolescentes refugiados acolhidos na cidade de São Paulo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direitos Humanos, Diversidade e Violência) - Universidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: José Blanes Sala.
27.   Joara Marchezini. Tecnologia e Direitos Humanos no Brasil: a proteção da identidade no acesso às informações como uma ferramenta de proteção contra a vigilância. (Aperfeiçoamento/Especialização em Direitos Humanos, Diversidade e Violência) - Universidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: Roberta Guimaraes Peres.
28.   José Vinicius Pereira. O ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS SURDOS ATRAVÉS DO LÚDICO O ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS SURDOS ATRAVÉS DO LÚDICO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Ivanise Gaubeur.
29.   Kascia Neves Dantas Mendonça. Avaliação do perfil de pacientes classificados como casos não pertinentes em um Serviço de Saúde Auditiva de Média Complexidade no Estado de São Paulo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal de São Paulo, . 2019.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
30.   Laiza Aldana Lopes. UMA REFLEXÃO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES DAS MULHERES NEGRAS NA COBERTURA DO JORNAL FOLHA DE S. PAULO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Direitos Humanos Diversidade e Violência) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Regimeire Oliveira Maciel.
31.   LEANDRO ÉRICO BATISTA. ESTUDO DA IMPLANTAÇÃO DO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DOS LABORATÓRIOS DA ETEC TIQUATIRA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
32.   Lidia Pancev Daniel Pereira. Composição sócio-política da bancada evangélica e sua atuação na tramitação do PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direitos Humanos, Diversidade e Violência) - Universidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: Sidney Jard da Silva.
33.   Lívia Milena da Silva. ANÁLISE DA INTERSECÇÃO ENTRE GÊNERO, RAÇA E CLASSE COMO DETERMINANTES NA SUSPENSÃO DO PODER FAMILIAR. (Aperfeiçoamento/Especialização em Direitos Humanos Diversidade e Violência) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Regimeire Oliveira Maciel.
34.   Magaly Delfina Alves de Morais. Acolhimento e Integração Local de Famílias Refugiadas Sírias: O Caso do Ensino de Português para Refugiados e Migrantes na UFABC. (Aperfeiçoamento/Especialização em Direitos Humanos, Diversidade e Violência) - Universidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: Roberta Guimaraes Peres.
35.   Marcia Franco de Oliveira. Telemedicina: rompendo paradigmas para antigos desafios na saúde. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal de São Paulo, . 2019.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
36.   Maria das Graças Leitão. ASSÉDIO MORAL: COMPREENSÃO DO COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal de São Paulo, . 2019.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
37.   Maria Isabel Ferreira Polon. Protagonismo por meio de ?Aulas invertidas?: Uma proposta para as aulas de Química. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Ivanise Gaubeur.
38.   Maria Joana Luciana Alves Bonaceti. BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DA DANÇA COMO PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS DA TERCEIRA IDADE. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal de São Paulo, . 2019.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
39.   Mariana Cristina de Freitas Vieira. Brumadinho: um estudo de logística humanitária. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Carolina Corrêa de Carvalho.
40.   Mariano de Castro Cicconi. Ensino da botânica no ensino médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Ivanise Gaubeur.
41.   Matheus Martins Gomes. Influência da escala de uma Usina Solar Fotovoltaica nos índices de viabilidade financeira em empreendimentos localizados na grande São Paulo na área de concessão da Enel Distribuição. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Paulo Henrique de Mello Sant'Ana.
42.   Michelle Nair da Cunha Galvao. A Formação dos Professores que Lecionam Química. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
43.   Natalia Carolina de Souza Toledo. Voce é o que voce veste?. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
44.   Paula Barros Raizer. POLÍTICAS PÚBLICAS SOBRE O ÁLCOOL NO BRASIL E SUA INTEGRAÇÃO COM O SUS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal de São Paulo, . 2019.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
45.   Paulo Alves Pequeno. Políticas Públicas para Imigrantes e Refugiados. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal de São Paulo, . 2019.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
46.   Paulo Sérgio Ledres Pontes. O ensino de matemática fundamental para o aluno do Século XXI: Problemas e perspectiva. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
47.   Priscilla Nascimento Dos Santos Ferreira. Relação do Ensino/Aprendizagem da Química Orgânica no Ensino Médio: O Uso do Caderno do Aluno Combinado com Mapa Conceitual e Portfolio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
48.   Regina Cláudia Pinto de Souza. Aplicação do braço hidráulico como facilitador de alfabetização científica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientadores: Patrícia Dantoni, Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
49.   Reginaldo Okuno. Aplicação de técnicas de transferência de conhecimento em redes neurais convolucionais para classificação de imagens de alimentos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia e Sistemas de Informação (EAD)) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: José Artur Quilici Gonzalez.
50.   Rodrigo Fernandes de Lima. O uso das tecnologias de informação e comunicação da educação: Análise de softwares no ensino de química. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Patrícia Dantoni.
51.   Rosangela Lima de Souza. À FLOR DO MANDACARU, RESISTÊNCIA NAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DA CIDADE DE RIACHO DE SANTANA - BA: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA NA CONSOLIDAÇÃO E PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS DIVERSIDADE E VIOLÊNCIA) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Acácio Sidinei Almeida Santos.
52.   Rosemeire Auxiliadora Cecílio. DIDÁTICA E A TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO DE QUÍMICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Patrícia Dantoni.
53.   SHEYLLA J. S. V. C. CANTARELLI PANKARÁ. O SUICÍDIO: UMA REFLEXÃO SOBRE A RELAÇÃO DA SAÚDE MENTAL DOS POVOS INDÍGENAS E SEUS CONFLITOS COM A MODERNIDADE TECNOLÓGICA E A LUTA PARA PRESERVAR SEUS COSTUMES. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direitos Humanos - Proec) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Luis Roberto de Paula.
54.   Thamires Caroline Raphael Aguilar Lopes. Reconstrução da Saúde Mental com a Reforma Psiquiátrica: Serviços Substitutivos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal de São Paulo, . 2019.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
55.   Thelma Fabra Vieira Yokoo Dionisio. Proposta de Sequência Didática no Ensino Médio: Abordagem das Funções Orgânicas a partir do Estudo sobre Perfumes. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
56.   Valdir Aparecido de Moraes Salgado. A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: ANALISANDO OS CADERNOS DO MATERIAL DE APOIO DO CURRÍCULO OFICIAL DE SÃO PAULO PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM QUÍMICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientadores: Ana Paula de Mattos Arêas Dau, Bruno Lemos Batista.
57.   Viviane Candido Lucas de Oliveira. Metodologias Alternativas para o Ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
58.   Wellington Cruz Barbosa. A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS EM RELAÇÃO À RESPONSABILIDADE SUBSIDIÁRIA IMPUTADA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal de São Paulo, . 2019.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
59.   Yunes da Silva Viana. Brumadinho: um estudo de logística humanitária. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Carolina Corrêa de Carvalho.

2018

1.   Ademilson Soares da Silva. Reflexões sobre possibilidades de inserção do ensino híbrido como metodologia no ensino de física e seus possíveis impactos no ensino-aprendizagem. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
2.   Adriana Lucatelli. O uso da metodologia ativa no ensino da Bioquímica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
3.   Adriana Vitoriano Cavallini Pereira. Iniciação às ciências forenses no Ensino Médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
4.   Adão Lopes da Silva. Proposta de atividades e jogos lúdicos no ensino da matemática. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
5.   Aimee Torres Santana. A importância do Ensino de Astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnolobia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Silvia Cristina Dotta.
6.   Airton Marinov Junior. Políticas de segurança da informação para órgãos públicos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia de Si) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Marcelo Bender Perotoni.
7.   Alcilene Jorge Lopes. Cultura e lazer como direto à cidade: o caso do Grajaú, na capital paulista. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE E VIOLÊNCIA) - Universidade Federal do ABC. 2018.
Orientador: Guadalupe Maria Jungers Abib de Almeida.
8.   Alessandra Oliveira Nunes. Compreensão e apropriação da linguagem química pelos alunos do Ensino Médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
9.   Alex Christy Rogatti. A segurança da informação na era cognitiva ? um novo desafio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia de Si) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Marcelo Bender Perotoni.
10.   Alexandra Ruffino dos Santos. Sistema Nacional de Educação. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
11.   ALINE MARIA VICTOR DE AZEVEDO. PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO ENSINO DE QUÍMICA PARA O FUNDAMENTAL II EM ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO PAULO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
12.   Aline Oliveira Brasil. No respeito aos saberes, onde fica o saber científico?. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
13.   Alisson Floriano Pinheiro de Camargo. Segurança Cibernética em Sistemas de Automação Industrial. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação - TSI (EaD)) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Rodrigo Reina Muñoz.
14.   AMANDA SOUSA BATISTA DO NASCIMENTO. TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: USOS, DIFICULDADES E LIMITAÇÕES NA OPERACIONALIZAÇÃO DO CURRÍCULO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Edson Pinheiro Pimentel.
15.   Ana Maria Pomarino Monasterios. Uma proposta complementar ao estudo dos efeitos fisiológicos causados em jovens e adolescentes pelo uso de drogas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
16.   Angélica Leal dos Reis. A questão das drogas ilícitas no âmbito escolar.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
17.   Anibal Ulisses Coral. Análise da relação entre sono e qualidade de vida com o emprego de Internet of Things e sistemas ubíquos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Diogo Santana Martins.
18.   Bianca Fiorentino. Filosofar para fazer Justiça com as próprias mãos ideias.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Paulo, . 2018.
Orientador: Carlos Eduardo Ribeiro.
19.   BRENO CUNHA LEITE. EDUCAÇÃO INTERDISCIPLINAR: Divulgação Científica no Ensino Médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnolobia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Silvia Cristina Dotta.
20.   CARINA CESÁRIO ABDALA TAVARES. USO DA TECNOLOGIA COMO ALIADA DO MEIO AMBIENTE. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnolobia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Silvia Cristina Dotta.
21.   Carolina Silva de Abreu. Efeito das condições de estilo de vida de pacientes com ou sem varicocele nas características espermáticas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação Lato Sensu Laboratório em Reprodução Humana Assistida) - Faculdade de Medicina do ABC, . 2018.
Orientador: Renata Simões.
22.   CAROLINE JOANA RODRIGUES PINHEIRO DE SOUZA. A importância de introduzir a separação de resíduos no ambiente escolar. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
23.   Cecille Boulle Figueiredo. A avaliação Experimental do Lúdico em sala para o Ensino de Química. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
24.   CLAUDINEI TOBIAS DA CRUZ. HABILIDADES E COMPENTENCIAS UMA FERRAMENTA E UMA REFLEXÃO DO CADERNO DO ALUNO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
25.   CLECI GERALDO LOPES. A INFLUÊNCIA DE UM AMBIENTE COM PRÁTICAS DE BULLYING NA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
26.   Cristina Maria Brucki. O ensino da função exponencial utilizando fractais e robotica como instrumento para possibilitar um contexto significativo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
27.   CÍNTIA LIMA SOARES. A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
28.   DAVID LIMA DE SOUZA. AQUECIMENTO GLOBAL E MUDANÇAS CLIMÁTICAS: A importância do ensino de química na formação de cidadãos críticos e responsáveis. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnolobia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Silvia Cristina Dotta.
29.   DENISE SORG CHIEREGATI SILVA. OS DESAFIOS DA UTILIZAÇÃO DO DISPOSITIVO MÓVEL SMARTPHONE NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnolobia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Silvia Cristina Dotta.
30.   DIEGO MARQUES DE CARVALHO. CIÊNCIA CIDADÃ NA ANTÁRTICA A CONSTRUÇÃO DA CULTURA CIENTÍFICA DO CIDADÃO COMUM. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnolobia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Silvia Cristina Dotta.
31.   DOUGLAS DO NASCIMENTO. VISUALIZANDO AS FUNÇÕES ORGÂNICAS COM BASE NA SEDA E NO NYLON®. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
32.   Douglas Ferreira da Silva. A importância da filosofia no ensino médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Paulo, . 2018.
Orientador: Marinê de Souza Pereira.
33.   Douglas Stenferson Cardoso. Ética: tabus e dogmas como forma de explicar a inexistência de verdades absolutas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Paulo, . 2018.
Orientador: Carlos Eduardo Ribeiro.
34.   DÉBORA FERNANDES BERNARDINO DA SILVA. A relevância das atividades práticas do Caderno do Aluno de Ciências, para os alunos do sexto ano do ensino fundamental II, na construção de conceitos relacionados à Química. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
35.   Eduardo Carvalho Rodrigues de Souza. Problemas de filosofia na sala de aula: uma genealogia do conceito. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Paulo, . 2018.
Orientador: Marinê de Souza Pereira.
36.   Elaine Aparecida Ferreira das Chagas Matos. Nanotecnologia: Tecnologias para melhorar a produção de alimentos para o futuro. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
37.   ELIANA BARBOZA MODESTO. A EVOLUÇÃO DA MULHER NO CONTEXTO SOCIAL E SUA INSERÇÃO NO MUNDO DAS CIÊNCIAS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
38.   Eliane Nascimento da Silva. O uso de biocombustiveis no ensino de ciencias para alunos da setima serie do ensino fundamental. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientadores: Francisco José Fraga da Silva, Elizabete Campos de Lima.
39.   Elisângela Oliveira dos Santos. O uso do laboratório de informática como ferramenta de aprendizagem no ensino fundamental I. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
40.   ELIZANGELA RODRIGUES. A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE E DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
41.   Eliézer Cardoso Vieira dos Santos. A demanda dos jovens no Ensino Médio versus a realidade escolar. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
42.   Eloísa Zanin Pytlowanciv. Fermentação com a microalga marinha Schizochytrium sp. para produção de DHA: uma visão geral.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Microbiologia) - Sociedade Brasileira de Microbiologia, . 2018.
Orientador: Lívia Seno Ferreira Camargo.
43.   FABIANA FELIPE LIMA. A nova Base Nacional Comum Curricular e as competências dentro de um ambiente virtual de aprendizagem. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
44.   Fabiana Marques do Carmo. As mulheres negras pelo direito à moradia em territórios excluídos na região central de São Paulo: estudo da Ocupação Mauá. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direitos Humanos, Diversidade e Violência) - Universidade Federal do ABC. 2018.
Orientador: Francisco de Assis Comarú.
45.   Fabiano José Sobrinho. A linguagem científica no Ensino de Ciências. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
46.   Felipe Rafael Guedes dos Santos. Conversando sobre Química em casa - Diagnóstico do nível de conhecimento e ação para aprendizagem de Química na Cidade Tiradentes. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
47.   FERNANDO MOREIRA DE ARAUJO JUNIOR. USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
48.   Fernando Sousani Peres. A interdisciplinaridade e o ensino de sustentabilidade através de projetos ambientais na escola pública do estado. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
49.   Getulio Alves dos Santos. Educação Financeira: importância do saber financeiro para os educandos do Ensino Fundamental II. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
50.   Gisele Rodrigues Almeida. O uso das tecnologias nas práticas escolares. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
51.   Gislene Cristina de Oliveira Barbosa. Clickbait: Uma Revisão Sistemática da Literatura sobre Técnicas de Detecção. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Denise Hideko Goya.
52.   Glaucia Martins Almeida Neves. Como as tecnologias móveis podem auxiliar no ensino aprendizagem de Língua Inglesa na EJA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
53.   Graziela Aparecida Pedro. ATIVIDADES PRÁTICAS E LÚDICAS E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA REDE PÚBLICA DE SÃO PAULO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Patrícia Dantoni.
54.   Idalina Isabel Carezzato de Oliveira. Nosso planeta, nosso bem comum. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
55.   José Fernando de Toledo. Análise qualitativa de previsões de séries temporais utilizando Mapas Auto-Organizáveis de Kohonen. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Francisco José Fraga da Silva.
56.   José Renildo Silva dos Santos. A (des)construção dos mitos a partir da linguagem cinematográfica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Paulo, . 2018.
Orientador: Marinê de Souza Pereira.
57.   JULIANA AMARAL CAVALCANTI SILVA. O ENSINO DE COSMOLOGIA NOS DOIS PRIMEIROS ANOS DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnolobia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Silvia Cristina Dotta.
58.   Juliana de Almeida Souza. A ABORDAGEM DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Patrícia Dantoni.
59.   Juliana Domiciano Rosa. Biomateriais aplicados na Engenharia Tecidual. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
60.   Jéssica Bruna Araujo Machado Braga. Inteligência emocional na gestão educacional. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
61.   Katia Lima Greiffo Sampaio. Transtornos depressivos em adolescentes ? uma abordagem bioquímica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ivanise Gaubeur.
62.   Larissa Paula J. da Silva Pezzotti. Química para todos: Adaptação curricular para o ensino de atomística a alunos com Deficiência Intelectual. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
63.   Leona Lopes dos Santos. Guerras pornopolíticas: a crítica à ideologia de gênero como expressão de conflitos em torno dos direitos sexuais e reprodutivos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Direitos humanos, diversidade e violência) - Universidade Federal do ABC. 2018.
Orientador: Aléxia Cruz Bretas.
64.   Letícia Gabrieli Moura. Contribuições da aula tradicional e da sala de aula invertida para o desenvolvimento do aluno. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ivanise Gaubeur.
65.   Luciane da Silva Vicente. A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS COM MATERIAIS ALTERNATIVOS E DE BAIXO CUSTO: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Patrícia Dantoni.
66.   Lucélia Bento Maia. UM ESTUDO A PARTIR DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL A MATEMÁTICA E SUAS FACETAS: DESMISTIFICANDO AS FRAÇÕES. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnolobia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Silvia Cristina Dotta.
67.   Maicon Simões da Silva. Ética e Política: Campos indissociáveis. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Paulo, . 2018.
Orientador: Carlos Eduardo Ribeiro.
68.   Marcos Antonio Santos. Análise Qualitativa e Exploratória de Dados do Twitter Referentes às Eleições Presidenciais Brasileiras de 2018. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientadores: Ronei Miotto, Denise Hideko Goya.
69.   Marcos Paulo de Sá. Sistema de Alerta Contra Descarga Atmosférica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação - TSI (EaD)) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Rodrigo Reina Muñoz.
70.   MARCOS SERGENT. JOGOS NO ENSINO DE QUÍMICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
71.   Maria Michele de Jesus Silva. O uso das novas tecnologias para ensino/aprendizagem. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
72.   Maria Reilza de Macedo Barreira. A biomassa como alternativa sustentável na produção de energia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ivanise Gaubeur.
73.   Marina Aletea Forcato Bueno Camargo. O uso das tecnologias no ensino básico I. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
74.   Mauricio Caetano de Souza. Cobertura de Redes de Sensores Sem Fio baseada em Agentes Computacionais. em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Vera Nagamuta.
75.   Melina Sofia Kurin. O feminismo do século XXI: origens e margens da quarta onda. (Aperfeiçoamento/Especialização em Direitos humanos, diversidade e violência) - Universidade Federal do ABC. 2018.
Orientador: Aléxia Cruz Bretas.
76.   Monalisa Westerman Chaves. Os jogos químicos como facilitadores no processo de ensino e aprendizagem. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ivanise Gaubeur.
77.   Márcia Aparecida Franco dos Santos. Gestão de resíduos sólidos nas unidades escolares. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ivanise Gaubeur.
78.   Nilza Vilela de Freitas. Aplicativos educacionais aliados as aulas de química: estudo de caso sobre distribuição eletrônica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientadores: Paula Homem-de-Mello, André Ricardo Oliveira da Fonseca.
79.   Paula Regina Mazaia. Os sistemas de controles ambientais e as tecnologias empregadas na recuperação do Meio Ambiente. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
80.   Priscila Castro de Oliveira Gomes. Aprendizagem de Máquina para Sistemas de Recomendação: Estudo de caso do sistema de recomendação da Netflix. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia e Sistemas de Informação (EAD)) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: José Artur Quilici Gonzalez.
81.   Renan Bastos da Silva. Chuva ácida: uma análise química e ambiental. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
82.   Ricarda Borsato Ramos. Educação cidadã: participação nos conselhos mirins. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
83.   Ricardo de Souza Rodrigues. Gestão de projetos de informática: aplicação da engenharia de requisitos no desenvolvimento de software. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Douglas Alves Cassiano.
84.   Rodrigo Ferreira da Silva. Alimentação e culinária como temas geradores no ensino médio: uma proposta para a introdução do ensino de química. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
85.   Rodrigo Oliveira Rocha. A experimentação como agente facilitador no ensino de química a partir da temática hidrocarbonetos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientadores: Paula Homem-de-Mello, André Ricardo Oliveira da Fonseca.
86.   Rosana Donizeti Martinho Gazotto. Relato de experiência: a creche e a iniciação científica com a aula passeio no Parque Escola. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
87.   Rosana Stacchini Lourenço Miyano. Conscientização dos adolescentes para a melhor ingestão alimentar. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
88.   Rosangela Roda Rodrigues. Estética e cotidiano. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Paulo, . 2018.
Orientador: Carlos Eduardo Ribeiro.
89.   Rute Maria Rosa. Inclusão social no ensino de química para alunos com deficiência visual e auditiva. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
90.   Samira Pinheiro Andolfato. A importância das atividades extraclasse no processo ensino-aprendizagem. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
91.   Sandra Cristina da Matta Papst. Os conceitos matematicos na arte concreta. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
92.   Sandra Regina Affonso França. Introdução à Filosofia e ao Filosofar. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Paulo, . 2018.
Orientador: Carlos Eduardo Ribeiro.
93.   Sandro Leite Eduardo. Gerenciamento de projetos em data centers com redes definidas por software: a importância estratégica do gerenciamento de escopo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Douglas Alves Cassiano.
94.   Sergio Eduardo da Silva. Simulador Protocolo MODBUS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação - TSI (EaD)) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Rodrigo Reina Muñoz.
95.   Shirley dos Santos Oliveira. Shirley dos Santos Oliveira. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
96.   Silvana Caires. O ensino da Arte na EJA - Educação de Jovens e Adultos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
97.   Solange Gomes de Melo. Indicadores Naturais para aulas experimentais no ensino médio com extração de resíduos alimentícios (casca de frutas).. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
98.   Sonia Regina Paiva Mendelsohn. Democracia e o bem comum. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Paulo, . 2018.
Orientador: Carlos Eduardo Ribeiro.
99.   Sérgio Luiz Máximo. AS CONCEPÇÕES PRÉVIAS DO ALUNO DA EJA SOBRE QUÍMICA, RESGATADAS PELO MÉTODO EDUCACIONAL MÉTODO EDUCACIONAL PSICODRAMÁTICO.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
100.   Sérgio Paulo Vieira Soares de Oliveira. O envelhecimento na sociedade contemporânea. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Paulo, . 2018.
Orientador: Marinê de Souza Pereira.
101.   Taciana Cristina de Oliveira Sergent. Aulas práticas no ensino de química para alunos com autismo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
102.   Talita Rios Zanellato. A interdisciplinaridade e a formação integral. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
103.   Thadeu Augusto Medina de Carvalho. Dimensionamento de canal de água recirculante para testes de modelos reduzidos de risers em catenária. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Juan Pablo Julca Avila.
104.   Uillians Vieira de Oliveira. Historia em Quadrinhos como ferramenta de educação ambiental critica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
105.   valdiana Bomfim Alves. A relação da formação de professores na alfabetização tecnologica de de alunos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciencia e Tecnologia UABC/UFABC) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
106.   Valeria Ferreira Almeida. Afetividade na construção do conhecimento: uma experiencia quimica sobre protagonismo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
107.   Valéria Guagliumi Temudo. Drogas e uso de fármacos na recuperação de dependentes químicos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
108.   Valéria Matie Kato. Estratégias utilizadas no ensino de química: um relato de experiência.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
109.   Vinícius Crisântemo de Jesus. Conceitos e Técnicas de Mineração de Dados Aplicados à Bolsa de Valores Brasileira. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Francisco José Fraga da Silva.
110.   Vitor de Oliveira Ikeda. Ética e filosofia política nos valores democráticos atuais. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Paulo, . 2018.
Orientador: Marinê de Souza Pereira.
111.   Wagner Luiz Pires Affonso. Extrato de tomate em embalagem metálica: Como tema motivador para o ensino de química no ensino médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
112.   Walter Rodrigo Politano. Desenvolvendo o Ensino de ciência com a meditação. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
113.   Washington da Silva. RELÓGIO DE IODO: UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
114.   Wilma Maria Ferreira de Medeiros. O Ensino de Lógica e da Argumentação. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio) - Universidade Federal de São Paulo, . 2018.
Orientador: Carlos Eduardo Ribeiro.
115.   ÂNGELA ALVES DOS SANTOS. AS MUDANÇAS E AS EVOLUÇÕES TECNOLOGICAS NA COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnolobia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Silvia Cristina Dotta.

2017

1.   Aline Dias de Almeida. Sequência didática utilizando jogo educativo sobre as características morfológicas do reino animal. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Biologia) - Universidade Cruzeiro do Sul, . 2017.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
2.   Bárbara Rossi Lorenzi. O uso de evidências na argumentação de estudantes sobre o hábito alimentar de vertebrados. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Biologia) - Universidade Cruzeiro do Sul, . 2017.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
3.   CARLA CRISTINA ÉVORA SAKATA. PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE SANTO ANDRÉ: PROFESSOR-PESQUISADOR NO CURSO DE EXTENSÃO - CIÊNCIA E TECNOLOGIA - PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnolobia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Silvia Cristina Dotta.
4.   CATIA JUSTINO DA SILVA. O CURRÍCULO INTEGRADO E A RESSIGNIFICAÇÃO DE CULTURA PARA O PÚBLICO EJA NO CENTRO PÚBLICO DE FORMAÇÂO PROFISSIONAL ?GOVERNADOR MIGUEL ARRAES? DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SANTO ANDRÉ SANTO ANDRÉ 2017. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnolobia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Silvia Cristina Dotta.
5.   Claudia Rebeca Kielblock Ferreira Pereira. O ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: retomada histórica e aplicações no município de Santo André. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
6.   CÍNTIA DOS REIS LIMA MONTEIRO. INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL UMA REFLEXÃO SOBRE O PARADIGMA EDUCACIONAL. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnolobia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Silvia Cristina Dotta.
7.   ELIS DE CASTRO BENEDITO DOS SANTOS. PACIENTE OU ESTUDANTE? A Medicalização da Educação. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciencia e Tecnologia UABC/UFABC) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
8.   Flavio Avila Correia Martins. Vibração induzida por vórtices de cilindros rígidos por CFD tridimensional (Estágio no Laboratório de Interação Fluido-Estrutura da UFABC). (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Juan Pablo Julca Avila.
9.   Igor Santos Caixeta. A efetividade da educação para os acautelados no sistema prisional em Aparecida de Goiânia - GO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Sistema de Justiça Criminal) - Escola Superior do Ministério Público da União, . 2017.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
10.   Jaqueline Maia Braga. Apontamentos dos veículos de mídia online sobre a problemática do sistema prisional brasileiro. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Sistema de Justiça Criminal) - Escola Superior do Ministério Público da União, . 2017.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
11.   Juliana Amaral Cavalcanti Silva. Identidade social: O que somos e como nos formamos?. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnolobia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Silvia Cristina Dotta.
12.   Leonardo Sampaio de Almeida. Sistema Penitenciário Federal e sua eficácia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Sistema de Justiça Criminal) - Escola Superior do Ministério Público da União, . 2017.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
13.   Mariana Colbert Bello. Gênero, Diversidade e Educação: Influências culturais na reprodução dos papéis dentro da sociedade. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
14.   Marina Savordelli Versolato Pugin. REFLEXÕES SOBRE A CHAMADA ESCOLA SEM PARTIDO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Ronei Miotto.
15.   Marjory Allenuy Fernandes Villa. O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA CRECHE: UMA CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA OU BUROCRÁTICA?. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Ronei Miotto.
16.   Márisson Pedro Camargo Camargo. EDUCAÇÃO ESPECIAL: INCLUSÃO OU ILUSÃO? - UMA ANÁLISE POSSÍVEL. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Ronei Miotto.
17.   Nilceia Datori Barbosa. O COMPORTAMENTO DO CÉREBRO DIANTE DA APRENDIZAGEM DE UM INSTRUMENTO MUSICAL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Ronei Miotto.
18.   Rafael Pessolato Marchesin. Concepção materialista da história e dialética de Marx - uma abordagem introdutória. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
19.   Roberta Ortolam. Olhar de cientista: a perspectiva científica na educação infantil. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
20.   Rogério Alves Oliveira. Como as reflexões de Kandinsky e as vivências do fazer artístico podem contribuir para o ensino de arte na educação de jovens e adultos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
21.   Ronilda Silva. O conhecimento da diversidade cultural no ambiente escolar. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior.
22.   Silvana Aparecida Bertoni. A Neurociência e as Teorias Cognitivas Ressignificando as Práticas Pedagógicas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior.
23.   Simone Saltão Fermino. A unidade de conservação parque natural municipal do Pedroso ? Propostas de ações de educação ambiental. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Ivanise Gaubeur.
24.   Talita Cristina Menegaldo Valverde. A Aprendizagem da Leitura e Escrita e a Neurociência. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior.
25.   Tamires de Paula Donetti. As Concepções de Corpo ao Longo da História. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior.
26.   Thiago Tavares de Oliveira Dantas. Levantamento de normas sobre arquitetura penal aplicável aos estabelecimentos prisionais militares. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Sistema de Justiça Criminal) - Escola Superior do Ministério Público da União, . 2017.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
27.   Tânia Vileiro da Silva. As estratégias utilizadas no processo de aquisição de Libras por crianças surdas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Libras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, . 2017.
Orientador: Kate Mamhy Oliveira Kumada.
28.   Vanessa Valdameri. O ensino de números inteiros a partir da economia familiar: uma análise dos erros cometidos pelos estudantes. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências: Matemática e Física) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, . 2017.
Orientador: Vinícius Pazuch.
29.   WILDEMAR FERNANDES SANDRIN JUNIOR. RESPEITO E COMPROMISSO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ? A MATEMÁTICA NA PRÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZADO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Ivanise Gaubeur.

2016

1.   Alexandre Brandão de Paula. Integração de dados de supervisórios de informações aeronáuticas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
2.   Andrey Pereira Brito. Migração e políticas públicas subnacionais: a extensão do acesso a programas sociais para imigrantes no município de São Paulo.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Economia Urbana e Gestão Pública) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2016.
Orientador: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
3.   Andréa Souza Santos. Uma abordagem lúdica para o ensino da tabela periódica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
4.   Antonio Francisco da Silva. Aplicação da cromatografia em papel na separação de corantes sintéticos em pastilha de chocolates como tema motivador em aulas de química. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
5.   CACILDA OLIVEIRA DA SILVA. A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA VIDA ESCOLAR DO ALUNO DO 2ºANO A DO FUNDAMENTAL DA ESCOLA LAZZARINI EM 2016. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnolobia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientadores: Elizabete Campos de Lima, Silvia Cristina Dotta.
6.   Celma Antunes de Oliveira. A atuação do docente na transmissão do conhecimento ao aluno. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência no ensino superior) - Associação Educacional de São Paulo, . 2016.
Orientador: Solange Wagner Locatelli.
7.   Cristiane Moura Farias do Monte. O uso de material manipulável no ensino da matemática. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
8.   Daniel Gobbo da Silva. Os valores humanos e o desenvolvimento da ciência e tecnologia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
9.   Denis Orlandi de Souza. Gestão do projeto de criação da Cerveja Palestra. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios e Projetos) - Faculdade FIA de Administração e Negócios, . 2016.
Orientador: Franciane Freitas Silveira.
10.   Denise Almeida Muniz. Avaliação de projetos: Projeto Fênix. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios e Projetos) - Faculdade FIA de Administração e Negócios, . 2016.
Orientador: Franciane Freitas Silveira.
11.   Diogo Datti. Projeto de reestruturação operacional para o antendimento das normas do Depósito Afiançado para importações da empresa TAM. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios e Projetos) - Faculdade FIA de Administração e Negócios, . 2016.
Orientador: Franciane Freitas Silveira.
12.   Edson dos Santos Pereira. As contribuições do aprendizado de regressão linear utilizando mínimos quadrados. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
13.   Elaine Cristina Matins Kozuki. Reflexões sobre alternativas do Ensino das Ciencias Naturais. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Aberta do Brasil -UFABC, . 2016.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
14.   Etelvina Maria da Silva Colares. Divisão no ensino médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
15.   Fabio Augusto de Araujo Aleixo. Implementação de um software de alocação de produtos em uma empresa varejista. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios e Projetos) - Faculdade FIA de Administração e Negócios, . 2016.
Orientador: Franciane Freitas Silveira.
16.   Felipe Marques Cecilio. Projeto de Implantação de um Sistema Integrado de Gestão de Portfólio de Projetos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios e Projetos) - Faculdade FIA de Administração e Negócios, . 2016.
Orientador: Franciane Freitas Silveira.
17.   Genilsa paes Ferreira Flausino. A relação da Ciencia com a Matemática e o recurso da Tecnologia para a Educação. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Aberta do Brasil -UFABC, . 2016.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
18.   Gilmar Henrique de Andrade. Implantação de geradores ecológicos em casas populares segundo o PMBOK. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios e Projetos) - Faculdade FIA de Administração e Negócios, . 2016.
Orientador: Franciane Freitas Silveira.
19.   Giovanna Mazeto Mahncke Simões. Otimização do uso de combustível de aviação e redução dos gases de efeito estufa das aeronaves. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios e Projetos) - Faculdade FIA de Administração e Negócios, . 2016.
Orientador: Franciane Freitas Silveira.
20.   Giovanni Augusto Maccheri. Criação de uma consultoria para otimização do fluxo de pessoas em um hospital (Owl care). (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios e Projetos) - Faculdade FIA de Administração e Negócios, . 2016.
Orientador: Franciane Freitas Silveira.
21.   Guilherme Serrazes de Sousa. Box de reparo rápido automotivo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios e Projetos) - Faculdade FIA de Administração e Negócios, . 2016.
Orientador: Franciane Freitas Silveira.
22.   José Alexandre. Avaliação do crescimento so shimeji submetido a diferentes comprimentos de ondas de luz visível. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
23.   Juliana Solla da Silva. Divulgação da Nanociencia e da Nanotecnologia: um estudo de caso com estudantes do ensino médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Aberta do Brasil -UFABC, . 2016.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
24.   Juliane Correia Teixeira. Análise do edital de Pregão Eletrônico dos Correios sob a ótica da Gestão de Projetos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios e Projetos) - Faculdade FIA de Administração e Negócios, . 2016.
Orientador: Franciane Freitas Silveira.
25.   Liliane Fernanda Rocha Alves. Projeto de implantação de modalidade de trabalho home-based no departamento de operações clínicas de uma indústria farmacêutica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios e Projetos) - Faculdade FIA de Administração e Negócios, . 2016.
Orientador: Franciane Freitas Silveira.
26.   Liz Gabriela Poma Huaman. Estudio Comparativo de ferritas e diatomitas recubiertos con materiales de carbono para aplicaciones ambientales: remoción de materiales pesados. (Aperfeiçoamento/Especialização em ciencias) - Universidad Nacional de Ingeniería, Fincyt. 2016.
Orientador: Ana Melva Champi Farfán.
27.   Lucia Helena Zotto de Moura. O uso da tecnologia por meio de softwares aplicativos básicos para a criação de jogos de reaciocínio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Aberta do Brasil -UFABC, . 2016.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
28.   Luciana de Oliveira Macedo. Implementação de Fluxo de Atividades para participação dos correios em processos licitatórios como fornecedor. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios e Projetos) - Faculdade FIA de Administração e Negócios, . 2016.
Orientador: Franciane Freitas Silveira.
29.   Marcela Vale Matos. Planejamento para abertura de uma empresa de entrega de comida. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios e Projetos) - Faculdade FIA de Administração e Negócios, . 2016.
Orientador: Franciane Freitas Silveira.
30.   Marcelo da Silva Braga. Plano diretor para ampliação da infraestrutura no parque industrial - Montadora de Veículos pesados. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios e Projetos) - Faculdade FIA de Administração e Negócios, . 2016.
Orientador: Franciane Freitas Silveira.
31.   Marcelo Sadaki Kawakami. Projeto Pub Beer Plant - Implantação de Nano cervejaria em um Bar na Zona sul de são Paulo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios e Projetos) - Faculdade FIA de Administração e Negócios, . 2016.
Orientador: Franciane Freitas Silveira.
32.   Marciel Magno Belonha. Processos de ensino e aprendizagem à crianças do ensino fundamental com transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). (Aperfeiçoamento/Especialização em ESF) - Associação Educacional de São Paulo, . 2016.
Orientador: Solange Wagner Locatelli.
33.   Maria Silvani Barbosa de Souza. O uso de agrotoxicos e suas consequencias na saude, no meio ambiente e nos alimentos pulverizados. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Aberta do Brasil -UFABC, . 2016.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
34.   Marilia Gontijo de Almeida. De que forma a participação social influencia na implementação e no desenvolvimento da política urbana. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Cidades) - Universidade Nove de Julho, . 2016.
Orientador: Gabriela Spanghero Lotta.
35.   Marina Karina Ferreira Borges. Contribuição do conhecimento matemático para o avanço científico, tecnológico, cultural e social. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
36.   Mario Felipe Walderramos Silva. Projeto atalanta: desenvolvendo uma plataforma inovadora de corridas amadoras de rua. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios e Projetos) - Faculdade FIA de Administração e Negócios, . 2016.
Orientador: Franciane Freitas Silveira.
37.   Mauricio Ricardo Martineli. A tecnologia a serviço do professor. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Aberta do Brasil -UFABC, . 2016.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
38.   Mibzar dos Santos Herrera. Obtenção do biodiesel a partir do óleo de soja pelo processo de transesterificação com catalisador básico. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
39.   Michele Biguetti Galvão. Avaliação de projeto: The Bridge. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios e Projetos) - Faculdade FIA de Administração e Negócios, . 2016.
Orientador: Franciane Freitas Silveira.
40.   Murilo Ambrogi Cunha. Evolução do processo de entrega de botijões de gás em revendas credenciadas para posterior comercialização. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios e Projetos) - Faculdade FIA de Administração e Negócios, . 2016.
Orientador: Franciane Freitas Silveira.
41.   Natanael Bispo de Souza. Conflitos na Divulgação Científica na Educação Básica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Aberta do Brasil -UFABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
42.   Nello Santucci Spaluto. Reestruturação do processo de contratação de obra de uma gestora de recursos financeiros. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios e Projetos) - Faculdade FIA de Administração e Negócios, . 2016.
Orientador: Franciane Freitas Silveira.
43.   Patricia Mello Silva. Aumento de produtividade na área de PCP da Black Tie. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios e Projetos) - Faculdade FIA de Administração e Negócios, . 2016.
Orientador: Franciane Freitas Silveira.
44.   Paula Colis de Freitas. Ensinando a técnica de cultura in vitro de plantas para os alunos do ensino fundamental. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Aberta do Brasil -UFABC, . 2016.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
45.   Rafael Assenso. iniciação científica no ensino médio: determinação da temperatura das estrelas do aglomerado NGC 4755 por observação remota. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
46.   Rafael Augusto Borges da Silveira. As dificuldades de acesso à saúde pública pelos refugiados Sírios na cidade de São Paulo.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Economia Urbana e Gestão Pública) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2016.
Orientador: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
47.   Raquel Martins Porto. Ciencia para todos: em casa e perspectivas do movimento do-it-yourself biology na popularização da Ciencia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Aberta do Brasil -UFABC, . 2016.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
48.   Regiane Novais Leite. Análise da expansão urbana em área de proteção e recuperação dos mananciais da Bacia Hidrográfica do Reservatório Billings no município de São Paulo ? SP. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gerenciamento Ambiental) - Universidade de São Paulo, . 2016.
Orientador: Luciana Rodrigues Fagnoni Costa Travassos.
49.   Regiane Yuuko Hyodo. Estudo da mobilidade urbana sustentável e análise de sua inserção nas políticas públicas nacionais. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Silvana Maria Zioni.
50.   Regis Alves de Oliveira. A construção da representação positiva da criança negra na educação infantil. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
51.   Renata Viriato de Medeiros. Projeto de elaboração de um Eco Hostel em Monte Verde - MG. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios e Projetos) - Faculdade FIA de Administração e Negócios, . 2016.
Orientador: Franciane Freitas Silveira.
52.   Ricardo Zerbinato. O planejamento estratégico situacional e o monitoramento das ações. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Cidades) - Universidade Nove de Julho, . 2016.
Orientador: Gabriela Spanghero Lotta.
53.   Rodrigo Eduardo Montoro. Energia solar: painéis solares e seu funcionamento na conversão de energia térmica em energia elétrica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
54.   Rodrigo Ramos de Andrade Souza. Projeto de rentabilização da unidade de distribuição de uma empresa de varejo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios e Projetos) - Faculdade FIA de Administração e Negócios, . 2016.
Orientador: Franciane Freitas Silveira.
55.   Sergio Pilotto. Avaliação da Implantação do Sistema Eletrônico de Informações pela Prefeitura de São Paulo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Cidades) - Universidade Nove de Julho, . 2016.
Orientador: Gabriela Spanghero Lotta.
56.   Siony da Silva. O emprego do wereable como recurso na qualidade de vida para idosos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Aberta do Brasil -UFABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
57.   Suzanne Fagundes de Oliveira. Projeto de criação de um programa de fidelidade em plataforma mobile para o segmento de alimentação. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios e Projetos) - Faculdade FIA de Administração e Negócios, . 2016.
Orientador: Franciane Freitas Silveira.
58.   Tales Bittar. Política Pública de Mobilidade Urbana e o Investimento do Governo do Estado de São Paulo em infraestrutura para modais de média capacidade. (Aperfeiçoamento/Especialização em Economia Urbana e Gestão Pública) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2016.
Orientador: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
59.   Valdemiro Pereira da Silva. O zero: relevância e impacto desde as origens às novas tecnologias. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
60.   Valter Abreu Moreira. Contribuições da plataforma Khan academy no ensino de física e matemática como ferramenta de apoio ao ensino presencial. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Aberta do Brasil -UFABC, . 2016.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
61.   Wallace Sena Garcia Pereira. O hábito da falta de leitura no Brasil. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Aberta do Brasil -UFABC, . 2016.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.

2015

1.   Adelino José dos Santos. Atividade interdisciplinar do ensino de ciências através da problemática do tratamento de água. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
2.   Adriana Talhari Mendes de Souza. Realidade aumentada - uma tecnologia não nova, mas emergente. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia de Si) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Marcelo Bender Perotoni.
3.   AlessandranS. F. Alves. Educação ambiental no ensino Médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Aberta do Brasil -UFABC, . 2015.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
4.   Alexsandra Santos Franco Alves. Educação ambiental no Ensino Medio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Aberta do Brasil -UFABC, . 2015.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
5.   Ana Barbosa dos Santos. O destino dado ao residuo de oleo comestível em Mongaguá. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Aberta do Brasil -UFABC, . 2015.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
6.   Ana Barbosa dos Santos. O destino dado ao residuo de oleo comestivel em Monguagua. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Aberta do Brasil -UFABC, . 2015.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
7.   Andre Carvalheiro Garcia. Big data no âmbito esportivo, seus impactos positivos e ferramentas de apoio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia de Si) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Marcelo Bender Perotoni.
8.   Andreia Kelly de Andrade Moreira. Smart Grid e Geração Distribuída de Energia: Uma alternativa para um sistema elétrico em crise. em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Vera Nagamuta.
9.   André Hakime Dutra. Visualização de Dados como Ferramenta de Suporte à Computação Forense. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia de Sistemas de Informação - EaD) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Irineu Antunes Junior.
10.   Andréa Cristina de Oliveira Duarte. A gestão da segurança de informação no meio corporativo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia de Si) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Marcelo Bender Perotoni.
11.   Bruno Ruivo de Oliveira. O ensino da Química através de temas geradores ambientais. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
12.   Carla Regina Nascimento Pereira. A contribuição do software Geogebra no ensino da função quadrática. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
13.   Catherine Netto. Uso de tecnologia de comunicação e informação e suas implicações como recurso no ensino de matemática. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
14.   CELSO ALVES ANTUNES. Transição agroecológica: estudo de caso do Assentamento Roseli Nunes, localizado no município de Piraí/RJ. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo e Agroecologia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Dácio Roberto Matheus.
15.   Claudio Ferreira Rodrigues. Robótica pedagógica: um instrumento de apoio à aprendizagem da lógica matemática. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
16.   Claudio Henrique Mabelini Medeiros. Desenvolvimento de software empresarial ? Memorando Eletrônico. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia de Si) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Marcelo Bender Perotoni.
17.   Deise Dias Semim. Toxicidade de Materiais Palsticos Bifenílicos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Aberta do Brasil -UFABC, . 2015.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
18.   Deise Dias Semin. TOXICIDADE DE MATERIAIS PLÁSTICOS BIFENÍLICOS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Aberta do Brasil -UFABC, . 2015.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
19.   Eder Vieira Cavalcante. Aplicativo para ensino de idiomas usando dispositivos móveis com sistema operacional Android. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia de Sistemas de Informação - EaD) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Irineu Antunes Junior.
20.   Eduardo Roque de Abreu. A interdisciplinarida de e a experimentação como ferramentas didáticas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
21.   Eli Ferreira dos Santos. Modelagem Matematica no contexto da reprovação escolar. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Aberta do Brasil -UFABC, . 2015.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
22.   Eli Ferreira dos Santos. modelagem Matematica no contexto da reprovação escolar. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Aberta do Brasil -UFABC, . 2015.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
23.   Esdras Bezerra da Silva. Aplicação móvel LINCEU Canal de comunicação comunitária destinada às Guardas Municipais. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia de Si) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Marcelo Bender Perotoni.
24.   Evandro Antonio Consolin. Um estudo sobre o processo de Implementação do ERP SAP. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologia de informação) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Nunzio Marco Torrisi.
25.   Fabio Teruo Yamanaka. Comparação de técnicas de métrica de software e proposta de métrica para o usuário final. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia de Sistemas de Informação - EaD) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Irineu Antunes Junior.
26.   Florisnilza Nascimento Soares. A responsabilidade subsidiária da administração pública em face da constitucionalidade do artigo 71 da lei de licitações na terceirização dos serviços. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: José Blanes Sala.
27.   Gilcimar Dalló. Implantação, monitoramento e administração de rede de sensor sem fio para coletar dados de aterro sanitário para estudos dos aspectos microbioloógicos, físicos e químicos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia de Si) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Marcelo Bender Perotoni.
28.   Gustavo di Cesare Giannella. A extrafiscalidade como instrumento de política pública na tributação no Brasil. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: José Blanes Sala.
29.   Keli Cristina Correia. Elementos significativos para o ensino de ciências para alunos surdos do ensino fundamental II.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
30.   Lilian Silva de Carvalho. O uso da matematica como ferramenta de calculo do poder de consumo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Aberta do Brasil -UFABC, . 2015.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
31.   Lilian Silva de Carvalho. O usao da matematica financeira como ferramenta de calculo do poder de consumo: uma experiencia com alunos do ensino fundamental. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Aberta do Brasil -UFABC, . 2015.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
32.   Luiz Carlos Leite Junior. Como os alunos reconhecem e administram o uso de celular em sala de aula e o aproveitamento dessa tecnologia pelo professor. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
33.   Luiz Henrique Ribeiro Coura da Silva. Virtualização de Servidores no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC). (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia de Sistemas de Informação - EaD) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Irineu Antunes Junior.
34.   Luiz Rogério Silva de Alvarenga. Gestão de relacionamento com o cliente de operadoras de TV por assinatura: obtenção de informações através da plataforma Force.com. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia de Sistemas de Informação - EaD) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Irineu Antunes Junior.
35.   Marcel de Melo Silva. Telefonia celular e os motoristas de automóveis: usos e consequências no trânsito da cidade de São Paulo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia de Sistemas de Informação - EaD) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Irineu Antunes Junior.
36.   Marcos Lima Rodrigues. Desenvolvimento de uma aplicação baseada em banco de dados geográficos para comparação de dados de pluviometria por instrumentos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia de Si) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Marcelo Bender Perotoni.
37.   Marli Cristina da Silva. Tecnologia e Protagonismo Juvenil: o uso do celular. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho.
38.   Nalva Silva Carvalho. Análise do Custo-Benefício da Implantação do Voip na Universidade Federal do ABC. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia e Sistemas de Informação (EAD)) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: José Artur Quilici Gonzalez.
39.   PAULO KAZUGIRO NAKAMURA. PRODUÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ORGÂNICOS EM ESPAÇOS DA GRANDE SÃO PAULO: UMA REFLEXÃO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo e Agroecologia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Dácio Roberto Matheus.
40.   Rafael Azevedo de Sena. Perícia Forense Computacional - Técnicas e Ferramentas para Análise de Roubo de Dados. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia de Sistemas de Informação - EaD) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Irineu Antunes Junior.
41.   Regiane dos Santos Braz. Influencia do uso de aulas praticas integradas as aulas teoricas na melhoriado Ensino aprendizagem da Quimica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Aberta do Brasil -UFABC, . 2015.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
42.   Regiane Santos Braz. influencia do uso de aulas praticas integradas as aulas teoricas na melhoria do ensino aprendizado de Quimica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Aberta do Brasil -UFABC, . 2015.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
43.   Regianne do Nascimento Ferreira. A volta dos mutirões das roças tradicionais na Comunidade de Pedro Cubas, Vale do Ribeira - SP. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo e Agroecologia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Dácio Roberto Matheus.
44.   Renata de Oliveira Jesus. A temáticas de Pesquisa FEBRACE por regiões e territórios. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho.
45.   Renato Tetsuo Yoshizawa. LibreOffice, o pacote livre para escritório: dificuldades na popularização e utilização entre usuários domésticos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Denise Hideko Goya.
46.   Ricardo Leardini Lobo. RF pass: sistema de compras de ingressos e acesso a eventos utilizando RFID e Sistema Android. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia de Si) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Marcelo Bender Perotoni.
47.   Roberto Gabriel Labrada. O ModSecurity como exemplo didático experimental de WAF (firewall de aplicação web). (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Denise Hideko Goya.
48.   Rodrigo Rodrigues Pereira. Teste de urna eletrônica de 3ª geração. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Mario Alexandre Gazziro.
49.   Rodrigo Vailati dos Santos. SOA: Conhecendo o Paradigma Aumentando a Escalabilidade. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia e Sistemas de Informação (EAD)) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: José Artur Quilici Gonzalez.
50.   Roni Peterson Cunha de Alvarenga. Monitoramento e Segurança, uma abordagem sobre como o Zabbix pode contribuir com relação à segurança e a gestão de suas melhores práticas em Tecnologia da Informação. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Denise Hideko Goya.
51.   Rosangela Aparecida Eliaas da Silva. Colocando o lixo no lugar certo: Educação Ambiental em escolas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Aberta do Brasil -UFABC, . 2015.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
52.   Tiago Henrique Pereira da Silva. Trigonometria na educação básica: reflexões entre teoria e prática. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
53.   Vanessa Maria Pereira Blanco. Análise de usabiliidade dos principais martketplaces que atuam no Brasil. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia de Si) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Marcelo Bender Perotoni.
54.   William Antonio Siqueira. Sugestão de ferramenta para análise dos repasses do governo federal para municípios. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Mario Alexandre Gazziro.
55.   William Rafael da Silveira Silva. Aplicação Móvel para Localização de Estabelecimentos Comerciais. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia e Sistemas de Informação (EAD)) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: José Artur Quilici Gonzalez.
56.   Willian Francisco Rocha. A divulgação científica e a formação de novos leitores, abordando recentes avanços da ciência e da tecnologia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.

2014

1.   Aline Santiago Barboza. Desenvolvimento Sustentável e Governança. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Klaus Frey.
2.   Antonio Carlos Bonaite. Administração de materiais e patrimônio no setor público. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Cidades) - UNINOVE, . 2014.
Orientador: Gabriela Spanghero Lotta.
3.   CAROLINA DE MENDONÇA RODRIGUES SILVA. A REPRESENTAÇÃO DAS MULHERES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SELECIONADOS NO PNLD 2014. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnolobia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Silvia Cristina Dotta.
4.   Emerson Marcossi de Melo. Prestação de contas de entidades do terceiro setor. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Cidades) - UNINOVE, . 2014.
Orientador: Gabriela Spanghero Lotta.
5.   Fábio Henrique Mascarenhas. A Dinâmica da Profissão de Relações Públicas na Gestão de Cidades. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Cidades) - UNINOVE, . 2014.
Orientador: Gabriela Spanghero Lotta.
6.   Gláucea Ariella Mendes. A Tecnologia da Informação como Ferramenta Otimizadora da Gestão Municipal. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Cidades) - UNINOVE, . 2014.
Orientador: Gabriela Spanghero Lotta.
7.   Juliano José Figueiredo Matos. Estatuto da Cidade e a Integração Rururbana. (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Administrativo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 2014.
Orientador: Mariana Mencio.
8.   Lizbeth Siancas. caracterizacion fisica de los carbones de la region Ancash-Peru. (Aperfeiçoamento/Especialização em CCNH) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Ana Melva Champi Farfán.
9.   Renata Silva. Segurança alimentar e nutricional como política pública. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Klaus Frey.
10.   Wendel da Silva. Porque é difícil o trânsito conceitual envolvendo gases ideais e gases reais em alunos do ensino médio? (em andamento). (Aperfeiçoamento/Especialização em Latu sensu em Química) - Faculdades Oswaldo Cruz, . 2014.
Orientador: Marco Antonio Bueno Filho.

2013

1.   ADRIANA NATIVIDAD LÓPEZ VALVERDE. MOBILE LEARNING: Uma proposta de ensino/aprendizagem para escolas e universidades. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Tecnologias e Sistemas) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Jorge Tomioka.
2.   Alcides Eleutério de Rocha Júnior. Minaração de Dados no Auxílio à Gestão de Informação. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia e Sistemas de Informação (EAD)) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: José Artur Quilici Gonzalez.
3.   Anderson Carlos Faria. Gerenciamento de Projetos de TI com MS-Project. (Aperfeiçoamento/Especialização em Universidade Aberta do Brasil (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Germán Carlos Santos Quispe.
4.   Andre Luiz Costanti. A Gestão de TI Adequada Agregando Valores À Empresa.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Universidade Aberta do Brasil (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Germán Carlos Santos Quispe.
5.   ANDREIA PAVAN ARAUJO. Ferramentas Open Source de apoio a Gestão de Configuração de Software.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia de Sistemas de Informação - EaD) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Claudio José Bordin Júnior.
6.   André Diniz de Oliveira. A aplicação da criptografia na era da tecnologia da informação. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Jair Donadelli Júnior.
7.   André Luis Carlos Ferreira. Um estudo sobre a segurança das redes sem fio. em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Vera Nagamuta.
8.   Antonio Ferreira Gonçalves. Ensino de Física e Defasagens na Formação de Professores. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho.
9.   Barbara Pierobom. Vídeo em sala de aula: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de ciências do 5º ano do Ensino Fundamental. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Ministério da Educação - NCE - ECA/USP e UFPE, . 2013.
Orientador: Francisco José Brabo Bezerra.
10.   Carlos Eduardo Eugenio dos Santos. A Inteligência da Informação para a tomada de decisão em gestão de Projetos.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Universidade Aberta do Brasil (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Germán Carlos Santos Quispe.
11.   Celso Magela de Almeida. Software livre acessível: uma abordgem ao Guarux. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Jerônimo Cordoni Pellegrini.
12.   Cesar Natal Martins. Estudo da viabilidade de implantação de uma ferramenta em software livre para gestão centralizada da política de backup aplicado aos servidores de uma instituição pública. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Jerônimo Cordoni Pellegrini.
13.   Cristiano Guimarães Teixeira. Uso do Software Livre no ensino técnico. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Jerônimo Cordoni Pellegrini.
14.   Daniel de Figueiredo Beda Júnior. UTILIZAÇÃO DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS PARA PREVISÃO DE MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS NO PORTO DE SANTOS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Rogério Perino de Oliveira Neves.
15.   Denis Correa Dantas Ali. A imaturidade da indústria de desenvolvimento. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia de Sistemas de Informacao - EaD) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Marcelo Bender Perotoni.
16.   Denise Barreira Fernandes de Campos. E-book e Tecnologias a Serviço da Educação. em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Vera Nagamuta.
17.   Douglas Braga Silva. A Adoção do Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Plone no Âmbito da Administração Pública Brasileira. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Jerônimo Cordoni Pellegrini.
18.   Décio de Abreu Malta. Gerenciamento de Risco para a área de Tecnologia da Informação em uma empresa de economia mista. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: João Henrique Kleinschmidt.
19.   Eduardo Batistão. Comunicação sem Fio em Computação Móvel com interação à Eletrônica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação - TSI (EaD)) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Rodrigo Reina Muñoz.
20.   Eduardo dos Reis Brito. Aprendizagem de Ciências: escola, crise ambiental e divulgação cientifica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho.
21.   Eduardo Evilson Domingos de Almeida. O sucesso do negócio nas organizações aliado ao gerenciamento de projetos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Universidade Aberta do Brasil (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Germán Carlos Santos Quispe.
22.   Eduardo Tomazini corrêa. Melhores Práticas e Plataformas para Desenvolvimento de Aplicativos Móveis. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação - TSI (EaD)) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Rodrigo Reina Muñoz.
23.   Elaine Cristina Neves Soares. Aplicativos Móveis nos serviços Públicos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação - TSI (EaD)) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Rodrigo Reina Muñoz.
24.   Elton Batistão. Métodos de Segurança e Vulnerabilidade de Redes Wireless. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Luiz Henrique Bonani do Nascimento.
25.   Emerson Júnior dos Santos. Portal Temático para Execução em Grade do Modelo de Circulação Geral Atmosférico do Inpe/Cptec. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Raphael Yokoingawa de Camargo.
26.   ERIC ANGELON. Adoção do Software Livre em substituição ao Software Proprietário na Tecnologia e Educação.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia de Sistemas de Informação - EaD) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Claudio José Bordin Júnior.
27.   Ewerton Bruno Bustamante Ventura. Requisitos para a implantação de um sistema de informação ao usuário de Transporte publico baseado em PMVS.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Universidade Aberta do Brasil (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Germán Carlos Santos Quispe.
28.   Fabio Serafim. Aplicação do Processo de Mineração de Dados para Auxílio à gestão de Sistema de Ordens de Serviço. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia e Sistemas de Informação (EAD)) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: José Artur Quilici Gonzalez.
29.   Flávio Eduardo Messias. A INSERÇÃO DO RÁDIO COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Ministério da Educação - NCE - ECA/USP e UFPE, . 2013.
Orientador: Francisco José Brabo Bezerra.
30.   Fábio Luís de Carvalho. PADRÕES WEB, Um estudo das melhores práticas para desenvolvimento na Internet. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Rogério Perino de Oliveira Neves.
31.   Gabrielle de Andrade Barbosa. Software Livre na Administração Pública: um estudo do desenvolvimento do LibreOffice. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Jerônimo Cordoni Pellegrini.
32.   Gerson Medeiros da Silva. A EXPANSÃO DO STREAMING E OS IMPACTOS PARA O MERCADO DE RÁDIO.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Rogério Perino de Oliveira Neves.
33.   Gislaine Cristina Jerônimo. Segurança da Informação em Redes de Computadores. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Jerônimo Cordoni Pellegrini.
34.   Greice Mendes de Gouveia. Práticas Eficientes de Gerenciamento de Projetos na Governança da Tecnologia da Informação. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia de Sistemas de Informação - EaD) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Irineu Antunes Junior.
35.   Higor Lopes da Silva. Tecnologia e Automação nos Transportes Metroferroviários. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação - TSI (EaD)) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Rodrigo Reina Muñoz.
36.   Ives Pereira da Silva. MOOC - Massive Open Online Courses: Principais Características desta Modalidade de Ensino. em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Vera Nagamuta.
37.   José Armando Mancilla Trigo. Windows Azure: Poder em Escalabilidade e Processamento. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Raphael Yokoingawa de Camargo.
38.   José Daniel Bueno de Campos. Educação de Jovens e Adultos: Um grande impacto social. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
39.   José Messias Lima de França. Projeto de Cabeamento Estruturado. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação - TSI (EaD)) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Rodrigo Reina Muñoz.
40.   Juliana Moraes Simionato de Sena. Scrum. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Tecnologias e Sistemas) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Jorge Tomioka.
41.   Julio Cezar Gonçalves de Freitas. Análise de Vulnerabilidades em um Portal de Poluição Química do Ar para Grade Computacional. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: João Henrique Kleinschmidt.
42.   Júlio Cesar Santos Costa. O USO DO COMPUTADOR EM SALA COMO AUXILIO AO PROFESSOR DE MATEMÁTICA POR MEIO DO USO DE JOGOS, PARA O ENSINO DE RACIOCÍNIO LOGICO, É POSSIVEL?. (Aperfeiçoamento/Especialização em Midias em Educação) - Ministério da Educação - NCE - ECA/USP e UFPE, . 2013.
Orientador: Francisco José Brabo Bezerra.
43.   Katia Cilene Detlinger. Aspectos gerais da malária causada pelo Plasmodium falciparum. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
44.   Kátia Regina Varela Roa. A Compreensão humana sobre a Luz. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
45.   Laurent Di Souza Ferreira. Falha na Comunicação entre Usuários e Suporte Técnico. (Aperfeiçoamento/Especialização em Universidade Aberta do Brasil (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Germán Carlos Santos Quispe.
46.   Leandro Agugliari. A Evolução do Software para Plataformas Móveis. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação - TSI (EaD)) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Rodrigo Reina Muñoz.
47.   Leandro Nishihata. A importância da criptografia nos dias atuais. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Jair Donadelli Júnior.
48.   Leonel Gonçalo Zacheo da Silva Junior. Segurança da Informação na Computação em Nuvem: Regras para armazenamento dos dados e hospedagem de sistemas com segurança. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Raphael Yokoingawa de Camargo.
49.   Letícia Perez. O ensino das ciências da natureza e o cotidiano: um estudo sobre a prática experimental aplicada aos professores e alunos do ensino médio das escolas públicas de Barra Bonita e São Manuel. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Anderson Orzari Ribeiro.
50.   Lucas Pimenta Porto. A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO REDEFNINDO O CONVIVIO SOCIAL: IMPÁCTO DA NF-E SOBRE UMA MICROEMPRESA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Tecnologias e Sistemas) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Jorge Tomioka.
51.   Luciano Yukio Nakamura. Projetos globais de sistemas de informação: os problemas nas empresas multinacionais. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia de Sistemas de Informação - EaD) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Irineu Antunes Junior.
52.   Luiz Francisco da Silva Filho. Processos de Software. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Raphael Yokoingawa de Camargo.
53.   Luiz Nivaldo Guidotti. A química da cachaça como principal responsável pela sua qualidade. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Anderson Orzari Ribeiro.
54.   Luiz Roberto Dantas. O uso da tabuada no século XXI. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Anderson Orzari Ribeiro.
55.   Luís Fernando Grim. Segurança da informação no nível do usuário doméstico. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Jair Donadelli Júnior.
56.   Marcela Saidel da Silva. CIDADE DIGITAL: BENEFÍCIOS DE UM GOVERNO INTERLIGADO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Tecnologias e Sistemas) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Jorge Tomioka.
57.   Marcelo Aparecido Casadei. Ciência Contextualizada. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Anderson Orzari Ribeiro.
58.   Margarete Siquelli Louza de Sousa. Visões distorcidas da Ciência: uma abordagem crítica de diferentes concepções da Ciência. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
59.   Maria Bernadete Vieira Ferreira. Evolução tecnológica: tecnologias mais limpas como alternativas na reversão de problemas ambientais. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Anderson Orzari Ribeiro.
60.   Maria de Lurdes Rocha. Educação matemática e tecnologia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Anderson Orzari Ribeiro.
61.   Mauricio Yasuda Pinto. Aplicabilidade de ferramentas open source de testes em fábrica de software. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Jerônimo Cordoni Pellegrini.
62.   Michelle Banheti. Segurança no Armazenamento de Dados Em Nuvem. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Raphael Yokoingawa de Camargo.
63.   Márcio Aurélio Rossato Pinto. Software para Gestão de Projetos XP. (Aperfeiçoamento/Especialização em Universidade Aberta do Brasil (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Germán Carlos Santos Quispe.
64.   Mário Rodrigues de Oliveira Filho. O Currículo com Enfoque no Movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) nas Licenciaturas em Ciências da Natureza: uma construção.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
65.   Mônica Roberta de Oliveira. O uso do computador e de outros recursos técnologicos nas escolas públicas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Anderson Orzari Ribeiro.
66.   Natália Cristina Kastem Scharlack. A dificuldade do ensino de química no ensino médio em algumas escolas públicas de Araras. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Anderson Orzari Ribeiro.
67.   Neil Edwin Fusao Tanaka Nakasone. Um Estudo de Caso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem na Nuvem Pública. em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Vera Nagamuta.
68.   Nilton Ferreira de Macêdo. Introdução à Computação Móvel. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação - TSI (EaD)) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Rodrigo Reina Muñoz.
69.   Nádia Aparecida Levantezi Polo. Utilização de softwares pedagógicos no ensino de Biologia para Jovens e Adultos do 3º ano do Ensino Médio em CEEJA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
70.   ORLANDO ROSA JUNIOR. Software Livre na Gestão de Aulas: uma implementação usando o Italc.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia de Sistemas de Informação - EaD) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Claudio José Bordin Júnior.
71.   Osvaldo Antônio de Sá. Estudo de caso do desperdício de alimentos em uma escola da periferia de São Paulo - Transgressão ou desinformação?. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
72.   Paulo Martins. Contribuições da Assinatura Digital para as Empresas e para o Meio Ambiente. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Jerônimo Cordoni Pellegrini.
73.   Paulo Sergio de Morais. Integração de Tecnologias da Informação e da Comunicação para uso em condomínios comerciais e residenciais.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia de Sistemas de Informacao - EaD) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Marcelo Bender Perotoni.
74.   Pedro Márcio Biazon. GERENCIAMENTO DE PROBLEMAS E INCIDENTES NO MODELO ITIL. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Tecnologias e Sistemas) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Jorge Tomioka.
75.   Rafael Neves Almeida. Reutilizando equipamentos com software livre. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia de Sistemas de Informacao - EaD) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Marcelo Bender Perotoni.
76.   Rafael Ortega Campana. Utilização de Gestão Tecnológica e Diagnósticos à Distância Como Diferencial Competitivo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Tecnologias e Sistemas) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Jorge Tomioka.
77.   REGINALDO PEREIRA DE SOUZA. Ferramentas de software livre auxiliando no processo de desenvolvimento de software.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia de Sistemas de Informação - EaD) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Claudio José Bordin Júnior.
78.   Renato Cassissa Abdala. Qualidade na Gestão de Projetos de Informática - Além de uma certificação. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia de Sistemas de Informação - EaD) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Irineu Antunes Junior.
79.   Renato Pereira Facis. Banco de Dados Multidimensional na Gestão Tributária: Caso Nota Fiscal Paulista. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia e Sistemas de Informação (EAD)) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: José Artur Quilici Gonzalez.
80.   Renato Ukita dos Santos. Análise da Desigualdade Digital na Mesorregião do Vale do Paraíba Paulista. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia e Sistemas de Informação (EAD)) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: José Artur Quilici Gonzalez.
81.   Ricardo Alves Pereira. EVOLUÇÃO COM SUSTENTABILIDADE. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Tecnologias e Sistemas) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Jorge Tomioka.
82.   Robson Carvalho Trentim. Arquitetura Orientada a Serviços Aplicada a Área Financeira. em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Vera Nagamuta.
83.   Robson Rodrigues de Almeida. Novas práticas para o ensino técnico de tecnologias da informação: Problem-Based Learning (PBL). (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia de Sistemas de Informação - EaD) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Irineu Antunes Junior.
84.   Rodrigo de Souza Jacomini. WEB PET. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação - TSI (EaD)) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Rodrigo Reina Muñoz.
85.   Rodrigo Marudi de Oliveira. Virtualização: Aplicações em Ambientes Públicos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistema de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: João Henrique Kleinschmidt.
86.   RODRIGO PINTO DE TOLEDO. Migração para linux: Edux, sistema que permite fácil adaptação com fins educacionais.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia de Sistemas de Informação - EaD) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Claudio José Bordin Júnior.
87.   Rogerio Lopes. O impacto das mudanças tecnológicas no ensino de cosmologia na escola João Cruz. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Anderson Orzari Ribeiro.
88.   Rogério Eduardo de Oliveira. O Uso da Mineração de Dados no Desenvolvimento de Programas Habitacionais no Município de Bragança Paulista - SP. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia e Sistemas de Informação (EAD)) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: José Artur Quilici Gonzalez.
89.   Rômulo Alceu Rodrigues. Aplicação Do Middleware Csgrid Como Solução Para Execução Do Modelo Numérico Atmosférico Brams 4.2 Em Um Ambiente Computacional De Alto Desempenho. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Raphael Yokoingawa de Camargo.
90.   Thais Cristina Siqueira Camargo. Mineração de Dados no Apoio à Personalização de Produto/Serviço. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação - TSI (EaD)) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Rodrigo Reina Muñoz.
91.   Thiago Franco. HTML5. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Rogério Perino de Oliveira Neves.
92.   Wagner Alexsandro Buscarioli Boa Ventura. A Humanização das máquinas e a robotização dos homens.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Universidade Aberta do Brasil (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Germán Carlos Santos Quispe.
93.   Walter Rossinhole. Gestão de Projetos na Área de Serviços de TI. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia de Sistemas de Informacao - EaD) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Marcelo Bender Perotoni.
94.   Wilson Costrino. Aglomerados Beowulf e Telemedicina. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Raphael Yokoingawa de Camargo.

2012

1.   Alex Sandro Pires de Lima. Modelagem Matemática e Avaliação. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Márcio Fabiano da Silva.
2.   Andrea Pupo Bartazini. Análise do Impacto de Práticas de Educação Ambiental relacionadas a Restauração de Paisagens em Nazaré Paulista. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho.
3.   Anna Elisabeth Stolochi Barbosa. Orçamento Municipal: créditos adicionais como instrumento de flexibilidade. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Cidades) - UNINOVE, . 2012.
Orientador: Gabriela Spanghero Lotta.
4.   Antonio Sergio Mendonça. Controle de Custos e Racionalização do Uso dos Recursos Públicos: Consumo de Água nas Escolas Fundamentais e Infantis. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública (ênfase em Gestão Municipal)) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Douglas Alves Cassiano.
5.   APARECIDA MANSANO NAVARRO. ANÁLISE DAS IMAGENS DO LIVRO DIDÁTICO ?FORMADORES DO SABER?. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Renato Rodrigues Kinouchi.
6.   Carolina Vitti Domingues. Os colegiados gestores de saúde como uma das estratégias de gestão participativa no SUS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Cidades) - UNINOVE, . 2012.
Orientador: Gabriela Spanghero Lotta.
7.   Cassia Soares Pereira. Estudo sobre a Percepção de Professores das Escolas Municipais Rurais de Atibaia sobre a Temática "Ciência e Tecnologia". (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho.
8.   Claudete Wada Vilaça. Reprodução Humana Assistida. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
9.   Claudionor Alves da Santa Rosa. Zero, um e infinito: filosofia ou matemática?. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Renato Rodrigues Kinouchi.
10.   Célia Regina Moraes Portasio. Redes de Políticas Públicas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Cidades) - UNINOVE, . 2012.
Orientador: Gabriela Spanghero Lotta.
11.   Daniela dos Santos Garcia. Os Benefícios aos Cidadãos com a Implementação da Tecnologia da Informação na Cidade de Guarulhos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Cidades) - UNINOVE, . 2012.
Orientador: Gabriela Spanghero Lotta.
12.   Daniele Bento. A participação do Brasil em projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciencia e Tecnologia UABC/UFABC) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
13.   Denise Bolleta. A influência das redes sociais do século XXI na atual sociedade ? implicações éticas e comportamentais. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
14.   Denise Cristina Alonso Ferreira. PMAQ - Dos desafios à proposta de inovação em uma unidade básica de saúde de São Bernardo do Campo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em gestão pública) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Neusa Serra.
15.   Dirceu Marcos. Espaço Urbano e Mobilidade Social: A realidade do trânsito em São Bernardo do Campo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Francisco de Assis Comarú.
16.   Edimar Cristiano Macedo. Abordagem de modelagem matemática nos livros de Biologia utilizados no Ensino Médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
17.   EDMAR LUIZ RINALDI. A realidade e as possibilidades do uso de tecnologia no ensino de Geografia nas Escolas do Estado de São Paulo. UAB ? UFABC 2012 ?. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Renato Rodrigues Kinouchi.
18.   Edna Regina da Silveira. A Educação Política. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Cidades) - UNINOVE, . 2012.
Orientador: Gabriela Spanghero Lotta.
19.   Edson Luís de Paula Muniz Barbosa. Estudo sobre a modernização da malha ferroviária na zona leste da região metropolitana da cidade de São Paulo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Cidades) - UNINOVE, . 2012.
Orientador: Gabriela Spanghero Lotta.
20.   Elenice Vieira. Protagonismo juvenil e as políticas públicas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Francisco de Assis Comarú.
21.   ELIANA MARIA GARCIA. ESTUDO EXPLORATÓRIO DA INFLUÊNCIA DA RELIGIÃO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS: UMA ANÁLISE DO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Júlio Francisco Blumetti Facó.
22.   Elizabete dos Santos Pereira. OS IMPACTOS DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA NA SOCIEDADE: Todos têm acesso às informações sobre os impactos da ciência e da tecnologia, tanto no aspecto positivo, quanto no negativo??. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciencia e Tecnologia UABC/UFABC) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
23.   Elizabeth Eunice Sellis. TECNOLOGIAS SOCIAIS ACESSÍVEIS E A EDUCAÇÃO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Renato Rodrigues Kinouchi.
24.   Estela Fidelis Rodrigues. Eja e economia solidária: um diálogo entre os princípios da ECOSOL e a prática da Educação Popular. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens e Adultos e Economia Solidária) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Daniel Pansarelli.
25.   Fabiana Passinho Ornellas. A inserção da Alfabetização Científica no ensino de Ciências: Uma relação entre teoria e prática na Educação de Jovens e Adultos da E.M.E.F João Ribeiro de Barros. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciencia e Tecnologia UABC/UFABC) - UFABC, . 2012.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
26.   FATIMA MOHAMAD ABOUCAUCH. Associação dos Produtores orgânicos do Alto Tiete ? APROATE, a formação dos agricultores e a certificação da produção orgânica a partir dos fundamentos da Economia Solidária. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens e Adultos e Economia Solidária) - Universidade Federal do ABC, Ministério da Educação. 2012.
Orientador: Dácio Roberto Matheus.
27.   Fernando José de Campos. Balanced Scorecard como proposta de gestão estratégica na administração tributária de São Bernardo do Campo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Evandir Megliorini.
28.   Fábio Lopes da Silva. Padronização municipal dos atos administrativos oficiais. Um estudo visando a sua eficiência. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: José Blanes Sala.
29.   Gisele Alves da Silva Fernandes. Economia Solidária ? Sustentabilidade: Aproveitamento e Reaproveitamento de Alimentos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens e Adultos e Economia Solidária) - Universidade Federal do ABC, Ministério da Educação. 2012.
Orientador: Dácio Roberto Matheus.
30.   Hilda Naomi Gushiken dos Santos. A Agricultura Orgânica e a Educação de Jovens e Adultos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens e Adultos e Economia Solidária) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Dácio Roberto Matheus.
31.   Irlaine Cristina Basso Thomazini. Mapeamento dos Indicadores Sociais do Programa Bolsa Família e a Assistência Social no Município de São Bernardo do Campo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública (ênfase em Gestão Municipal)) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Douglas Alves Cassiano.
32.   Jane Burlani. Ensino de Ciências: uma proposta de integração. Ensino Médio e ensino fundamental. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Anderson Orzari Ribeiro.
33.   Jean Carlos Fernandes Valadares. A Segurança Alimentar e Nutricional na Perspectiva do Sistema Único de Assistência Social em São Bernardo do Campo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública (ênfase em Gestão Municipal)) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Douglas Alves Cassiano.
34.   Joarli Leandro Alencar. Utilização de software livre em substituição aos softwares de licença proprietária na inclusão digital. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Anderson Orzari Ribeiro.
35.   José Carlos Alves. O uso da Tics na educação escolar: a sala de informática na Escola Pública. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Renato Rodrigues Kinouchi.
36.   José Roberto Pereira Antunes. Comunicação política e social para a população de baixa renda. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Francisco de Assis Comarú.
37.   João Bosco. Mobilização e participação social em programa habitacional do Assentamento Naval em São Bernardo do Campo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Francisco de Assis Comarú.
38.   João Luis Lauriello de Souza. Parcerias Público-Privadas: Análise Jurídica e Estudos de Casos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública (ênfase em Gestão Municipal)) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Douglas Alves Cassiano.
39.   Julio Cesar Delfino de Oliveira. A QUALIDADE DA APLICAÇÃO DAS TIC NAS AULAS DA ÁREA DAS CIÊNCIAS NATURAIS, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Renato Rodrigues Kinouchi.
40.   Julio Cesar Mendonça. Planificação cultural participativa: um estudo de caso. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Francisco de Assis Comarú.
41.   Kelly Kiss Lima. A influência da ciência e tecnologia na produção cultural da sociedade. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Márcio Fabiano da Silva.
42.   Lea da Silva Ferreira. OS AVANÇOS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO COM O USO DAS TIC NA ESCOLA PÚBLICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Renato Rodrigues Kinouchi.
43.   Leila Maria Picolo. Professores da EMEF Profª Anna de Mello Castriani e os desafios de lidar como computador para aprimoramento profissional. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho.
44.   Ligia Maria Daher Gonçalves. Territorialização e governança na gestão local da segurança: um estudo do Programa Cidade de Paz de São Bernardo do Campo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Francisco de Assis Comarú.
45.   Lilian Maria Teixeira Ferreira Boaro. A experiência dos núcleos de justiça comunitária como instrumento de políticas públicas de pacificação de conflitos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Sidney Jard da Silva.
46.   Lourenço Braz Lattanzi. O Impacto das novas tecnologias na disciplina História. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
47.   Luciane dos Santos Mansano. Como resolver a problematica dos residuos solidos na constru?çao civil.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Anderson Orzari Ribeiro.
48.   Lucélia Lopes de Toledo. Investigação da origem e pureza do curso de água sobre o qual a Escola Municipal ?Desembargador Professor Doutor Paulo Sérgio Fernandes de Oliveira? foi construída. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
49.   Luiz Carlos Dantas. Esporte e lazer: do processo de construção ideológica à gestão pública. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Sidney Jard da Silva.
50.   Luiz Claudio Getirana Cotta. Ler com prazer na era digital. O papel das NTICs no desenvolvimento de métodos educacionais. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Márcio Fabiano da Silva.
51.   Lázaro Ricardo Costa Dias Salgado. As posturas municipais aplicadas às calçadas no âmbito do Grande ABC. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: José Blanes Sala.
52.   Marcello Alexandre. O papel das relações internacionais na implementação da industria de defesa em São Bernardo do Campo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: José Blanes Sala.
53.   Marcelo Marcos Benedito. Mapeamento da exclusão social no município de São Bernardo do Campo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Francisco de Assis Comarú.
54.   Margareth Raquel Miguel. A INTERPRETAÇÃO RESTRITIVA DO PRINCÍPIO DA LEGALIDADE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, SUA APLICAÇÃO NOS PROCEDIMENTOS LICITATÓRIOS TRAZENDO O RISCO DE COMPROMETIMENTO DA ATIVIDADE ADMINISTRATIVA PELO EXCESSO DE FORMALISMO E A POSSIBILIDADE DE ROMPER COM ESSA LÓGICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: José Blanes Sala.
55.   Maria Claudia Marçal dos Santos. Viabilização do uso da Tecnologia e da Experimentação nas aulas de Ciências do Ensino Fundamental I. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Anderson Orzari Ribeiro.
56.   Maristela Lopes da Silva. O ensino de ciências nas séries iniciais: o papel do professor no despertar para os fenômenos da natureza. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
57.   Marlene de Souza Franco. Santo Amaro, a cidade que retoma o status de bairro. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Cidades) - UNINOVE, . 2012.
Orientador: Gabriela Spanghero Lotta.
58.   Marli Andrade Paiva Castange. Alfabetização e letramento num contexto interdisciplinar: estudo sobre práticas pedagógicas do primeiro ano da EMEF Professora Anna de Mello Castriani na cidade de Regente Feijó. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
59.   Maíra Piccolotto Issa. Expansão urbana e ocupação das várzeas: o caso da bacia do rio tietê. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Cidades) - UNINOVE, . 2012.
Orientador: Gabriela Spanghero Lotta.
60.   Meire C. Rioto. Conselho Municipal de Orçamento de São Bernardo do Campo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Sidney Jard da Silva.
61.   Meire Marchi. A revitalização e a modernização do campo de futebol do Jardim Lavínia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Sidney Jard da Silva.
62.   Monica Xavier da Silva Iyeiri. A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Renato Rodrigues Kinouchi.
63.   Oscar Ribeiro. Benefícios da aplicação da política de valorização de servidores na prefeitura de Mogi das Cruzes. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Cidades) - UNINOVE, . 2012.
Orientador: Gabriela Spanghero Lotta.
64.   Patrícia Alves Fontinhas. Alinhamento entre planejamento estratégico e o plano plurianual participativo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Cidades) - UNINOVE, . 2012.
Orientador: Gabriela Spanghero Lotta.
65.   Paula Andrea de Avila Pinheiro. Um olhar sobre a avaliação no ensino superior. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Márcio Fabiano da Silva.
66.   Priscila Adriana dos Santos. A prática da gestão na formação dos professores de EJA no horário de trabalho pedagógico. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens e Adultos e Economia Solidária) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Daniel Pansarelli.
67.   Priscila Gomes da Silva. O resgate da identidade dos educandos da EJA por meio dos princípios da Economia Solidária. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens e Adultos e Economia Solidária) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Daniel Pansarelli.
68.   Priscila Maria de Freitas. O direito à cidade sustentável garantido através de instrumentos de política pública. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Cidades) - UNINOVE, . 2012.
Orientador: Gabriela Spanghero Lotta.
69.   Regina Celia Zanque. Economia solidária: problemas e potencialidades na implantação do Plano Municipal de Resíduos Sólidos em São Bernardo do Campo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Francisco de Assis Comarú.
70.   Renata de Assis Mori. A educação ambiental face à realidade das escolas nos dias atuais.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Anderson Orzari Ribeiro.
71.   Renata Sanchez Soares. Estudo sobre o Fluxo dos Processos de Prestação de Contas dos Repasses de Recursos Públicos ao Terceiro Setor: Estudo de Caso do Município de SBC sob a Ótica da Secretaria de Finanças. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública (ênfase em Gestão Municipal)) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Douglas Alves Cassiano.
72.   Ricardo Fernandes Adreano de Couto. OS CONJUNTOS HABITACIONAIS DE INTERESSE SOCIAL NO JARDIM SILVINA, SÃO BERNARDO DO CAMPO, A PARTIR DA ANÁLISE DA VENDA DOS APARTAMENTOS POR FAMÍLIAS ATENDIDAS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Francisco de Assis Comarú.
73.   Robson Alexandre de Jesus. Mobilidade urbana: um direito ameaçado em São Bernardo do Campo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública: gestão municipal) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Vitor Emanuel Marchetti Ferraz Junior.
74.   Rogério Sousa Dantas. Tecnologias da Informação e da comunicação nas Relações Docente-Discente. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho.
75.   Rosa Maria Ferizolla dos Santos. O uso das TICs como recurso pedagógico nas aulas de ciências: um estudo de caso. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Márcio Fabiano da Silva.
76.   Rosemeire de Paiva Simões. TI na Administração Pública e TI na Administração Privada. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Cidades) - UNINOVE, . 2012.
Orientador: Gabriela Spanghero Lotta.
77.   Rosângela Cordeiro Baptista. Educação Ambiental a partir do Ambiente Escolar. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Anderson Orzari Ribeiro.
78.   Sandra Casseri Rindeika. Programa MovimenteAção: atividade corporal para mulheres. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Sidney Jard da Silva.
79.   Sandra Cristina Mye Kano. BPMN como ferramenta de planejamento e comunicação na implantação do serviço de Licenciamento Ambiental em São Bernardo do Campo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública (ênfase em Gestão Municipal)) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Douglas Alves Cassiano.
80.   Sandra Cristina Silvestre. EJA numa concepção de Economia Solidária como meio de desconstrução da desigualdade de gênero. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens e Adultos e Economia Solidária) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Daniel Pansarelli.
81.   Sandra Goreth de Souza. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÂO DE JOVENS E ADULTOS EM OLERICULTURA, SUSTENTABILIDADE COM AÇÕES EM ECONOMIA SOLIDÁRIA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens e Adultos e Economia Solidária) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Dácio Roberto Matheus.
82.   Selma Pereira Lima. Portal de Convênios do Governo Federal (SICONV): a experiência de São Bernardo do Campo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Sidney Jard da Silva.
83.   Silvana Aparecida de Oliveira Ferreira. O desenvolvimento das relações do ser humano com o meio ambiente ? Educar para preservar o meio ambiente. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
84.   Sérgio de Oliveira. Programa de Recuperação e Revitalização dos Antigos Estúdios da Companhia Cinematográfica Vera Cruz: Análise de modelo de gestão para a re-elaboração de uso de um patrimônio cultural brasileiro. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública (ênfase em Gestão Municipal)) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Douglas Alves Cassiano.
85.   Valmir da Silva. Sustentabilidade Ambiental e Fonte Limpa de Energia Alternativa: Metano. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Anderson Orzari Ribeiro.
86.   Valéria Cristina Barbosa da Silva Vogado. O Plano Plurianual Participativo de São Bernardo do Campo: aprofundando as possibilidades de accountability. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública: gestão municipal) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Vitor Emanuel Marchetti Ferraz Junior.
87.   Vanderlene Lopes. Visão e processo de aprendizagem. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.
88.   Wagner Luis de Oliveira Andrade. Ciclovia como meio de transporte urbano. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública com ênfase em adm) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
89.   Wesley Werner da Silva. Eric Voegelin, história e experiencia cultural. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho.
90.   Wilson Britto Abreu. Análise dos resultados da aplicação do planejamento estratégico situacional na prefeitura de Diadema/SP. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Cidades) - UNINOVE, . 2012.
Orientador: Gabriela Spanghero Lotta.
91.   Zilda Cichlar Santos. Aplicação de tecnologias na área de Ciências Exatas no Ensino Médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Ana Paula de Mattos Arêas Dau.

2011

1.   ADILSON CASTRO DA SILVA. MINERAÇÃO DE DADOS APLICADA NO RAMO DE VAREJO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação (UAB)) - Universidade Federal do Abc, . 2011.
Orientador: Francisco José Fraga da Silva.
2.   Alexsander SantAna. CONTROLE DE USO DE LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA UTILIZANDO RFID. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Rogério Perino de Oliveira Neves.
3.   Ana Lucia machado Almeida. A divulgação de Notícias pela Prefeitura aos moradores de São Bernardo do Campo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias Sistemas de Informaç) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Claudio Luis de Camargo Penteado.
4.   Anderson dos Santos Siqueira. Utilização de Redes Bayesianas Para Predição do Consumo na Distribuição de Produtos Siderúrgicos em uma Empresa da Região do ABC. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia e Sistemas de Informação (EAD)) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: José Artur Quilici Gonzalez.
5.   Anderson Raymundo Avila. Sistema de Reconhecimento, Tradução e Síntese Automática da Fala para Facilitar a Comunicação de Turistas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação (UAB)) - Universidade Federal do Abc, . 2011.
Orientador: Francisco José Fraga da Silva.
6.   Andrea Garcia Trindade. GUIA DE RECOMENDAÇÃO PARA O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM LIVRE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM EM SOFTWARE LIVRE. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia e Sistema de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Juliana Cristina Braga.
7.   Cibele Costa Dias da Silva. INFORMÁTICA NA TERCEIRA IDADE E O ENSINO À DISTÂNCIA: PROPOSTA DE UM CURSO DE INFORMÁTICA EAD PARA TERCEIRA IDADE. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia e Sistema de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Juliana Cristina Braga.
8.   Cristiane Castellani Chagas dos Santos. A Universidade Federal do ABC e a Midia Impressa no Estado de São Paulo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Juliana Cristina Braga.
9.   Cristiane de Cassia Cirillo Cazeri. A insuficiência da ciência e da tecnologia perante a crise ambiental: o exemplo do Projeto Serra. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia e História da Ciência) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Graciela de Souza Oliver.
10.   Cristina Yu Mei Har. Fatores Críticos na Implantação de um Projeto de Business Intelligence. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia e Sistemas de Informação (EAD)) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: José Artur Quilici Gonzalez.
11.   Daniel Aurelli. TÉCNICAS APLICADAS AO MAPEAMENTO DE COMPLEXIDADES E INCERTEZAS EM PROJETOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Rogério Perino de Oliveira Neves.
12.   Daniel Henrique Lopes Lima. Implantação do Centro de Engenharia de Regulação na COELBA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Sistemas Elétricos de Potência) - SENAI - Departamento Regional da Bahia, . 2011.
Orientador: Edmarcio Antonio Belati.
13.   Daniela Otsuka. LEITOR DE TEXTOS PARA DEFICIENTES VISUAIS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Rogério Perino de Oliveira Neves.
14.   Denis Alexandre da Silva. ANÁLISE COMPARATIVA DE FERRAMENTAS PARA MINERAÇÃO DE DADOS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação (UAB)) - Universidade Federal do Abc, . 2011.
Orientador: Francisco José Fraga da Silva.
15.   Diogo Garcia Bruno. AVALIAÇÃO E GUIA DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA USO EM CURSOS DE COMPUTAÇÃO A DISTANCIA: UMA ABORDAGEM EM SOFTWARE LIVRE. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia e Sistema de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Juliana Cristina Braga.
16.   Edson Cavalca Junior. Análise do Comportamento de Compras de Clientes Através da Mineração de Dados com Foco na Sugestão de Produtos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia e Sistemas de Informação (EAD)) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: José Artur Quilici Gonzalez.
17.   Evandro da Silva. Computação em Nuvem: Pardigmas em Segurança. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Raphael Yokoingawa de Camargo.
18.   Fernando Macoto Nagai. Critérios Críticos para Adoção de Arquitetura Orientada a Serviços. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Raphael Yokoingawa de Camargo.
19.   Francisco Antônio Trigo Minervino. Projeto para desenvolvimento da Base de Conhecimento no Departamento de Informática da Prefeitura de São José dos Campos. em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Vera Nagamuta.
20.   Franklin Benini. Desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis utilizando Padrões de Projeto. em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Vera Nagamuta.
21.   Gabriela Vera da Rocha Gabriel. Análise da eficácia do guia da cidade de São Bernardo do Campo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias Sistemas de Informaç) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Claudio Luis de Camargo Penteado.
22.   Hugo da Silva Carlos. Relações históricas entre Biblioteconomia e Ciência. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia e História da Ciência) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Graciela de Souza Oliver.
23.   Hérmiton Oliveira Freitas. A questão da técnica no pensamento de Martin Heidegger. (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia da Ciência e da Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Daniel Pansarelli.
24.   Ieda Maria Nogueira Sanches. História da Ciência e da Tecnologia na América Latina: uma reflexão. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia e História da Ciência) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Marcia Helena Alvim.
25.   Ige Almeida Roriz Ferreira. Impactos da Geração Distribuída Conectada a Rede de Distribuição. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Sistemas Elétricos de Potência) - SENAI - Departamento Regional da Bahia, . 2011.
Orientador: Thales Sousa.
26.   Jeandreson Miranda de Azevedo. Um estudo sobre a tecnologia WIMAX. em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Vera Nagamuta.
27.   JOSÉ AUGUSTO THEODOSIO PAZETTI. TRATAMENTO DE VALORES AUSENTES USANDO MÉTODO DO VIZINHO MAIS PRÓXIMO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação (UAB)) - Universidade Federal do Abc, . 2011.
Orientador: Francisco José Fraga da Silva.
28.   Karina Christopoulos Silva. Computação Em Nuvem: A Questão da Privacidade e Segurança. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Raphael Yokoingawa de Camargo.
29.   Kennedy Fontana de Souza. De Gutemberg aos Livros Digitais (e-books). (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação - TSI (EaD)) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Rodrigo Reina Muñoz.
30.   Leandro Silva de Melo. Avaliação de pseudo-peptídeos como inibidores das calicreinas teciduais humanas 5 e 7. (Aperfeiçoamento/Especialização em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Luciano Puzer.
31.   Lincoln de Oliveira Campos Nascimento. SPEECH MENU ? APLICATIVO MÓVEL PARA PROVER CARDÁPIOS EM ÁUDIO PARA DEFICIENTES VISUAIS ATRAVÉS DE GEOLOCALIZAÇÃO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Rogério Perino de Oliveira Neves.
32.   Luiz Fernando Vanzella. Um panorama histórico-filosófico do método cartesiano.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia e História da Ciência) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Marcia Helena Alvim.
33.   Luiz Guilherme Soares da Silva. USO DE SISTEMAS INTELIGENTES PARA ANÁLISE DE EXECUÇÃO DE PROCESSOS EM FERRAMENTAS DE GESTÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação (UAB)) - Universidade Federal do Abc, . 2011.
Orientador: Francisco José Fraga da Silva.
34.   MARCIA PEREIRA. Descobrindo a Evasão Escolar com Aplicação da Mineração de Dados. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação (UAB)) - Universidade Federal do Abc, . 2011.
Orientador: Francisco José Fraga da Silva.
35.   Marcone José das Neves. História das Ciências e Ensino de Ciências. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia e História da Ciência) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Marcia Helena Alvim.
36.   Marcos Gomes Teixeira. As Tecnologias JBI e SCA e as Aplicações Baseadas em Arquitetura Orientada a Serviços. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Raphael Yokoingawa de Camargo.
37.   Marcos José De Souza. Computação Em Nuvem : Mecanismos de Integração entre a Nuvem e o Ambiente Corporativo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Raphael Yokoingawa de Camargo.
38.   Maria Isabel Mesquisa Vendramini Delcolli. Contraposição entre as ciências e as idéias de construção dos conhecimentos existentes nas ciências exatas e nas ciências biológicas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia e História da Ciência) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Graciela de Souza Oliver.
39.   Mateus Mergl. Desmistificando o preconceito sobre alimentos irradiados. (Aperfeiçoamento/Especialização em BCT) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
40.   Márcio Viñolo Sfair. APLICAÇÃO DE SOFTWARE LIVRE EM EMPRESAS: Uma análise de soluções e quebra de paradigmas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Rogério Perino de Oliveira Neves.
41.   Patricia Oliveira da Silva. Estudo sobre as Redes Neurais para Detecção do Câncer de mama. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação - TSI (EaD)) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Rodrigo Reina Muñoz.
42.   Rafael Rodriguez da Costa. COMPUTAÇÃO EM NUVEM: Economia e Flexibilidade em Infraestrutura. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Rogério Perino de Oliveira Neves.
43.   Reinaldo de Cássio Silva Morais. Estudo comparativo de ferramentas para o desenvolvimento multiplataforma. em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Vera Nagamuta.
44.   Robson Ivo de Assunção. Experimentação e Análise da ferramenta de mineração de dados da Oracle. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação (UAB)) - Universidade Federal do Abc, . 2011.
Orientador: Francisco José Fraga da Silva.
45.   Ronaldo Vieira Lima. A Web Semântica e as aplicações de Governo Eletrônico. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação (UAB)) - Universidade Federal do Abc, . 2011.
Orientador: Francisco José Fraga da Silva.
46.   Sandra Roque. Um estudo sobre acessibilidade para Web. em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Vera Nagamuta.
47.   Sidney Pereira Martins. Aplicação de Rede Neural para Economia de Energia Elétrica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação - TSI (EaD)) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Rodrigo Reina Muñoz.
48.   Silvio Luis Cunha. INFORMÁTICA NO AUXÍLIO DA EDUCAÇÃO DE PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia e Sistema de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Juliana Cristina Braga.
49.   Sônia Brzozowski. Igreja, conhecimento e Tomás de Aquino nos séculos XII e XIII. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia e História da Ciência) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Marcia Helena Alvim.
50.   Thiago de Campos Otero. Estudo de Caso para Migração de Um Hipotético Consumidor de Médio Porte para o Ambiente de Contratação Livre de Energia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Sistemas Elétricos de Potência) - SENAI - Departamento Regional da Bahia, . 2011.
Orientador: Thales Sousa.
51.   Vinicius Bitencourt Martins. Plataforma Como Serviço: A Computação em Nuvem Surge como um Novo Paradigma ao Desenvolvimento de Software. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Raphael Yokoingawa de Camargo.
52.   Vitor Francisco De Sales. Bancos de Dados em Computação em Nuvem. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Raphael Yokoingawa de Camargo.

2010

1.   Alcides Hebert Oneda. Estudo da necessidade de implantação de um serviço de ouvidoria na UFABC. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Ruth Ferreira Galduróz.
2.   Andreia Cunha. Estudo da Acessibilidade para PPD na UFABC. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Ruth Ferreira Galduróz.
3.   CAMILA BINHARDI NATAL. A MÚSICA COMO FATOR MOTIVACIONAL E DE QUALIDADE DE VIDA: ESTUDO SOBRE A CRIAÇÃO DE CORO E ORQUESTRA DA UFABC.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Ruth Ferreira Galduróz.
4.   Denilson Oliveira. Cotas, um estudo de caso: desempenho de alunos cotistas na UFABC. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Fundação Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Sidney Jard da Silva.
5.   Eduardo Scorzoni Ré. Uma Proposta de Processos e Artefatos para o Planjeamento de Eventos na UFABC. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Juliana Cristina Braga.
6.   Edílson José Rodrigues. Proposta de um Projeto para Gestão por Competências na UFABC. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Juliana Cristina Braga.
7.   ELAINE CAIRE. O USO DIDÁTICO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA AO LONGO DO TEMPO. (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA) - Faculdade Oswaldo Cruz, . 2010.
Orientador: Virgínia Cardia Cardoso.
8.   Gesilado Silva do Nascimento. Metodologia e Planejamento para a Implantação da Gestão do Conhecimento. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Juliana Cristina Braga.
9.   Greta Almeida Fernandes Moreira. Tecnologia de Comunicação Através da Rede Elétrica no Brasil - POWER LINE COMMUNICATIONS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Sistemas de Energia Elétrica) - SENAI - Departamento Regional da Bahia, . 2010.
Orientador: Edmarcio Antonio Belati.
10.   KAREN CHRISTINA DIAS DA FONSECA CILLA. O ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA SOB UMA PERSPECTIVA SOCIAL. (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia e História da Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Renato Rodrigues Kinouchi.
11.   Luana Matias. O Modelo de Mudança Conceitual: uma possibilidade usando os livros didéticos de ciência no tema astronomia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia e História da Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Renato Rodrigues Kinouchi.
12.   Lucia Aparecida Denardi. O amor em tempos tecnocientíficos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia e História da Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Renato Rodrigues Kinouchi.
13.   Maria Eunice Ribeiro do Nascimento. A expectativa dos alunos BCT sobre sua inserção no Mercado de trabalho. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Ruth Ferreira Galduróz.
14.   Nilton José da Hora. Uso da Técnica de Prototipação para Levantamento de Requisitos de um Ssitema de Gerenciamento Acadêmico para Universidade Federal do ABC. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Juliana Cristina Braga.
15.   Rogerio Romagnoli Menezes. Estudo da im0portancia de gerenciamento e disposição final dos resíduos gerados nos laboratóriios didáticos da UFABC. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Ruth Ferreira Galduróz.
16.   ROGÉRIO RODRIGUES DE FARIA. O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE GEOMETRIA. (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA) - Faculdade Oswaldo Cruz, . 2010.
Orientador: Virgínia Cardia Cardoso.
17.   Soraya Aparecida Cordeiro de Macedo. Conselho universitário da UFABC: um estudo de caso. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Fundação Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Sidney Jard da Silva.

2009

1.   Adriana Rieger Gonçalves. A ESPERANÇA DA INCLUSÃO: REPRESENTAÇÕES DOS PAIS E DOS ALUNOS MORADORES DA PERIFERIA, SOBRE A ESCOLA DO CENTRO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Diálogos de Saberes para Ação Cidadã) - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Francisco de Assis Comarú.
2.   Adriana Zanini da Silva. O impacto da descentralização de recursos na aprendizagem: um estudo de caso em Santo André. (Aperfeiçoamento/Especialização em Diálogos de Saberes para a Ação Cidadã) - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Sidney Jard da Silva.
3.   Ana Paula de Rezende. A qualidade de vida das diretoras da rede municipal de Santo André. (Aperfeiçoamento/Especialização em Diálogo de saberes para a ação cidadã) - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Claudio Luis de Camargo Penteado.
4.   Claudia de Nardi. O perfil dos educadores das creches da periferia de Santo André e o atendimento prestado por eles às famílias e à comunidade: problemas e perspectivas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Diálogos de Saberes para Ação Cidadã) - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Francisco de Assis Comarú.
5.   Daniela Quinto de Souza. Conhecimento e crença causal em David Hume. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Epistemologia e Fenomenologia) - Universidade Estadual de Santa Cruz, . 2009.
Orientador: Paulo Tadeu da Silva.
6.   Edilene Aparecida Barros da Silva Aveledo. Brincadeiras e Educação Infantil. (Aperfeiçoamento/Especialização em Diálogo de saberes para a ação cidadã) - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Claudio Luis de Camargo Penteado.
7.   Eliana Salvadori. Panorama do uso de drogas por adolescentes na região metropolitana do ABC. (Aperfeiçoamento/Especialização em Diálogo de saberes para a ação cidadã) - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
8.   Fabiana Stival Morgado. A educação física como aliada na prevenção e tratamento de drogas de abuso para adolescentes. (Aperfeiçoamento/Especialização em Diálogo de saberes para a ação cidadã) - Universidade Federal do ABC, PrefeituraMunicipal de Santo André. 2009.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
9.   Fernando Takashi Kanemoto. Microalgas marinhas e produção de lipídios: avaliação do efeito da restrição nutricional de nitrogênio no potencial de algumas espécies do Banco de Microorganismos Marinhos do IOUSP para produção de biodiesel. (Aperfeiçoamento/Especialização em Oceanografia) - Instituto Oceanográfico da USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Ana Maria Pereira Neto.
10.   Ivanilde de Fatima Zanon. O espaço físico e a ação pedagógica: a importância da gestão compartilhada na elaboração de projetos arquitetônicos para as creches municipais de Santo André. (Aperfeiçoamento/Especialização em Diálogos de Saberes para Ação Cidadã) - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Francisco de Assis Comarú.
11.   Ivonete Maria Zanon Leite. A gestão democrática na escola pública: um paralelo entre duas instituições de ensino e a aplicação do conselho escolar. (Aperfeiçoamento/Especialização em Diálogo de Saberes para a Ação Cidadã) - Fundação Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Sidney Jard da Silva.
12.   Izabel Cristina Almeida Sena Pinheiro. O projeto epistemológico de Descartes como resposta ao ceticismo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Epistemologia e Fenomenologia) - Universidade Estadual de Santa Cruz, . 2009.
Orientador: Paulo Tadeu da Silva.
13.   Jamile Assan Alabi. Governo eletrônico no serviço público municipal: um foco na Intranet. (Aperfeiçoamento/Especialização em Diálogo de Saberes para a Ação Cidadã) - Fundação Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Sidney Jard da Silva.
14.   João Aparecido Mendes. Educação ambiental e a problemática social: um estudo sobre as práticas desenvolvidas no PArque Escola - Santo André - SP. (Aperfeiçoamento/Especialização em Diálogos de Saberes para Ação Cidadã) - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Francisco de Assis Comarú.
15.   Lílian Paula Sega Borges. A importância da pergunta no processo educacional. (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar) - COGEAE - PUC-SP, . 2009.
Orientador: Patrícia Del Nero Velasco.
16.   Maria Aparecida de Resende. Cinema: um lazer terapêutico. (Aperfeiçoamento/Especialização em Diálogo de saberes para a ação cidadã) - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Claudio Luis de Camargo Penteado.
17.   Maria Helena Negreiros de Oliveira. Leitura e lazer: uma alquimia possível. (Aperfeiçoamento/Especialização em Diálogo de saberes para a ação cidadã) - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Claudio Luis de Camargo Penteado.
18.   Marli Crisitna Lino. Confecção de Jogos educativos para prevenção de álcool e drogas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Diálogo de saberes para a ação cidadã) - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
19.   Midiane Mércia Viana Oliveira. Instrumentalismo e realismo: um estudo sobre a concepção de ciência de Pierre Duhem. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Epistemologia e Fenomenologia) - Universidade Estadual de Santa Cruz, . 2009.
Orientador: Paulo Tadeu da Silva.
20.   Rebeca Salinas Sanches de Lima. Musicalização - o lúdico como forma de aprendizagem. (Aperfeiçoamento/Especialização em Diálogo de saberes para a ação cidadã) - Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Claudio Luis de Camargo Penteado.
21.   Sueli Leal Barros. Ação governamental e inclusão digital: estudo em umacreche da rede pública do município de Santo André. (Aperfeiçoamento/Especialização em Diálogo de Saberes para a Ação Cidadã) - Fundação Universidade Federal do ABC, . 2009.
Orientador: Sidney Jard da Silva.

2008

1.   Gabriel Zucco Taú. Transição de Redes IPv4 para IPv6. (Aperfeiçoamento/Especialização em Inovação Tecnológica em Comunicação e Redes) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, . 2008.
Orientador: Itana Stiubiener.
2.   Ronnie Aparecido Corazza. Projeto mala da história: educação, cultura e lazer circulando a cidade. (Aperfeiçoamento/Especialização em Diálogo de saberes para a ação cidadã) - Universidade Federal do ABC, . 2008.
Orientador: Claudio Luis de Camargo Penteado.
3.   Ronnie Aparecido Corazza. Projeto Mada da História. (Aperfeiçoamento/Especialização em Diálogo de saberes para a ação cidadã) - Universidade Federal do ABC, . 2008.
Orientador: Claudio Luis de Camargo Penteado.

2006

1.   Reginaldo de Jesus Pereira Junior. Aplicação de análise de Pontos de Função na estimativa de tamanho de projetos de softwares para Mainframes. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdades Senac de Ciências Exatas e Tecnologia, . 2006.
Orientador: Guiou Kobayashi.
2.   Rejane Rejo Tamoto. Consumo e cultura na miídia jovem. (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Especialização Comunicação Jornalístic) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo, . 2006.
Orientador: Margarethe Born Steinberger-Elias.
3.   Renato Nassar Cardoso. O conceito de ocidente no discurso jornalístico internacional durante a guerra do Iraque. (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Especialização Comunicação Jornalístic) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo, . 2006.
Orientador: Margarethe Born Steinberger-Elias.
4.   Tarcis Prado Junior; Marilia Brito Gomes; Lucia Regina Ferna. Perspectivas para um bairro saudável. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Promoção da Saúde) - Faculdade de Saúde Pública da USP, . 2006.
Orientador: Francisco de Assis Comarú.


Data de processamento: 23/12/2023 13:24:43