UFABC-professores

Total de orientações concluídas


Número total de itens: 16285
Página: 1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12  13  14  15  16  17  

2023

1.   Abdulla Al Fahad. Uncovering Urban Inequalities: Evaluating Perceived and Potential Accessibility to Educational Facilities by Walking. Dissertação (Mestrado em International MSc SPRING - Regional Development Planning and Management) - Universidade Federal do ABC, Deutscher Akademischer Austausch Dienst. 2023.
Orientador: Flávia da Fonseca Feitosa.
2.   Adeilson Silverio de Almeida. Propriedades geométricas dos f-belos. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Orientador: Márcio Fabiano da Silva.
3.   ADILSON PAULO DE MIRANDA JUNIOR. ANÁLISE DINÂMICA DE ESCOAMENTO BIFÁSICO EM SISTEMAS OLEODUTO-RISER. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Karl Peter Burr.
4.   Adriana Bigido Rocha. Ensino de Ciências por investigação: a relação entre a metacognição e a aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental na formação de professores. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática (33144010009P8)) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Solange Wagner Locatelli.
5.   Adriana Lucia Miranda. Imagem eletrocardiográfica não invasiva: um panorama sobre as principais tecnologias de imagens médicas. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: João Loures Salinet Júnior.
6.   adriano gomes de freitas. Eficiência energética no desenvolvimento de um alimentador de sólidos pneumático em fase densa. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: Luis Alberto Martinez Riascos.
7.   Agatha Maria Pelosine. Desenvolvimento de compósito multifuncional injetável a base de poloxamer 407, vidro bioativo dopado com hólmio, nanopartícula magnética e ácido zoledrônico: prospecção em tratamento de câncer ósseo. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Orientador: Juliana Marchi.
8.   Agnes Ferreira de Souza. A reconstrução de uma sequência didática envolvendo concepções alternativas: A importância da reflexão sobre a prática no estágio supervisionado. (Graduação em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues.
9.   Akiko Moura Hanasiro e Maria Eduarda Valério Lima. Como o uso do Scrum pode auxiliar na melhoria do ROI de campanhas de marketing. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Douglas Alves Cassiano.
10.   ALBERTO MARGARIDO SETÚBAL. ESTRATÉGIAS E COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS PARA REPOSICIONAMENTO DE MERCADO: Uma análise de uma empresa do sistema financeiro brasileiro. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Anapatrícia Morales Vilha.
11.   ALEF TENÓRIO DA CRUZ. A INSTITUCIONALIDADE DAS DEBÊNTURES E O CAMINHO PARA OS GREEN BONDS NO BRASIL. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Patrícia Helena Fernandes Cunha.
12.   Alessandro Alves. Análise de projetos de eficiência energética em instituições públicas de ensino superior utilizando fuzzy AHP e Topsis. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientadores: Sérgio Ricardo Lourenço, Douglas Alves Cassiano.
13.   Alexandre Costa Goulart. Desenvolvimento de uma ferramenta computacional de dimensionamento e de ajustes de spray para injetores centrífugos e cálculos de injeção para um propulsor de pequeno porte a etanol e oxigênio líquido. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Alexandre Alves.
14.   Alexssandra Thais Pereira Alves de Souza. O Teorema da Completude e os Teoremas da Incompletude de Gödel. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Ana Carolina Boero.
15.   Aline Franciele Lauriano. FORMAÇÃO CONTINUADA SUA IMPORTÂNCIA E OS MOTIVOS QUE FAZEM O EDUCADOR DO ENSINO PÚBLICO DESISTIR. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Evonir Albrecht.
16.   Aline Tiemi Sugano Segura Ramos. Efeitos da incorporação de celulose microfibrilada (CMF) e nanofibrilada (CNF) nas propriedades de adesivos de TPU dispersos em água. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
17.   Alinne Ferreira Motta. Disparidades de Gênero nas atitudes sobre livre comércio e globalização. Dissertação (Mestrado em POLÍTICAS PÚBLICAS) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
18.   Alisson Denis Carros Nizes. Estudo do processo de partição de carbono e seus efeitos na dureza e propriedades eletroquímicas do aço SAE 9254. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
19.   Allan Razera. Coalizões de forças sociais, política local e desmatamento na Amazônia. Tese (Doutorado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Arilson da Silva Favareto.
20.   Alvaro Luiz Sechinel Junior. Avaliação de Dados de Compra e Venda de Energia Elétrica para Auxiliar nas Tomadas de Decisões dos Agentes. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Patricia Teixeira Leite Asano.
21.   Amanda Castelhano Silva. Previsão de demanda de suprimento de lojas utilizando análise de séries temporais. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Douglas Alves Cassiano.
22.   Amanda Nascimento Braga Santos. Microencapsulamento de isocianatos para aplicação em adesivos à base de poliuretano. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientadores: Demetrio Jackson dos Santos, Danilo Justino Carastan.
23.   Amanda Ramos Palacio. A Dinâmica de Doenças Infecciosas. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: Dahisy Valadão de Souza Lima.
24.   Amanda Ribeiro. A MODELAGEM FINANCEIRA, JURÍDICA E TERRITORIAL DA PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA HABITACIONAL DE SÃO PAULO: os nexos entre austeridade e facilitação dos mercados. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Supervisor: Jeroen Johannes Klink.
25.   Ana Beatriz Vieira Gomes. Desenvolvimento de nanocompósitos para aplicações como materiais abrasivos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
26.   Ana Carolina Araujo Da Silva. Estágio Não Curricular em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica. (Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
27.   Ana Carolina Araújo da Silva. A Automatização no setor de gás e energia no Brasil. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
28.   Ana Carolina de Mesquita. As consequências do processo de securitização do narcotráfico para a população colombiana e para a integração regional: um estudo sobre as relações entre as FARC, o narcotráfico e a intervenção norte-americana. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Elias David Morales Martinez.
29.   ANA CAROLINA DUARTE CESAR. ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE CORROSÃO DE UMA LIGA Al-Mg-Mn-Sc-Zr EM SOLUÇÕES COM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE NaCl. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
30.   Ana Carolina Humberto. Avaliação do repetoma de orquídeas da subfamília Epidendroideae. Orientação de outra natureza - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2023.
Orientador: Ana Paula de Moraes.
31.   Ana Clara Gonzalez de Souza. Avaliação de fotossensibilizadores para terapia fotodinâmica com técnicas de machine learning. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
32.   ANA PAULA FONSECA TEIXEIRA. UNIÃO OU COESÃO NO ?TEMPO DO FIM? A transição energética dos BRICS.. (Graduação em Bacharelado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Giorgio Romano Schutte.
33.   Anderson Ferreira Sepulveda. . Universidade Federal do ABC, ICT-Catalisa-SEBRAE. 2023.
Supervisor: Daniele Ribeiro de Araujo.
34.   Anderson K. Ueno. Avaliação do potencial antitripanossoma de neolignanas modificadas via metátese olefínica cruzada obtidas de partes aéreas de Nectandra leucantha Ness & Mart. (Lauraceae). Tese (Doutorado em BIOLOGIA QUÍMICA) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Orientador: Joao Henrique Ghilardi Lago.
35.   Andressa Moreira Siqueira. VARIABILIDADE GENÉTICA DO GENE QUE CODIFICA A SERINA PROTEASE TRANSMEMBRANA 2 (TMPRSS2) EM INDIVÍDUOS SINTOMÁTICOS E ASSINTOMÁTICOS INFECTADOS POR SARS-CoV-2. Dissertação (Mestrado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2023.
Orientador: Marcia Aparecida Speranca.
36.   André Binatto Junior. Desenvolvimento de nanocompósitos híbridos à base de borracha natural e nanoestruturas de carbono. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, EMBRAPII. 2023.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
37.   André Gustavo da Silva Cattaruzzi. Os efeitos da pandemia de Covid-19 sobre o mercado bancário: Um estudo sobre o estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Bruno de Paula Rocha.
38.   André Kezan de Castro. Expansão da Abertura do Mercado Livre de Energia no Brasil: Benefícios, Cenário Atual, Perspectivas Futuras e Desafios. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Thales Sousa.
39.   André Luiz Siqueira Mota. Metodologia para Desenvolvimento e Implantação de Veículos Comerciais Customizados sob Demanda em Linhas de Produção Seriadas. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão da Inovação) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Romulo Gonçalves Lins.
40.   André Nassimbeni. Aplicação de modelo logístico para determinar a probabilidade de vitória em partidas de Xadrez. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Data Science e Analytics) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP, . 2023.
Orientador: Delmo Alves de Moura.
41.   André Paes Leme. Grandes projetos urbanos. O caso do Espaço Cerâmica em São Caetano do Sul.. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Jeroen Johannes Klink.
42.   André Ricardo Raucci. Ciência de dados na análise de conflitos em redes sociais online. Dissertação (Mestrado em Pós Graduacão em Ciência da Computação) - UFABC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC, . 2023.
Orientadores: Carlos Alberto Kamienski, Itana Stiubiener.
43.   André Tofanello Silva e Arthur Andretta Oliveira. Estudo Sobre as Transformações Oganizacionais Bancárias Devido aos Impactos da Pandemia da Covid-19. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Luís Henrique Rodrigues.
44.   Andréia Cristina dos Santos Gusmão. Identificação de Cliques em Redes de Colaboração Científica: um algoritmo baseado em grafos cordais. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Jesús Pascual Mena Chalco.
45.   Anthony Domingues Cardoso. ?Saúde mental, subjetividade e a sociedade do desempenho: de que modo a mente humana tem sido reconfigurada ao capitalismo tardio. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Victor Ximenes Marques.
46.   ANTONIO VINAGRE NETO. Efeitos da incorporação de nanopartículas de alumina e sílica nos comportamentos mecânico e eletroquímico de verniz à base de copolímero acrílico e poliestireno. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Demetrio Jackson dos Santos.
47.   Ariana Silva de Sousa e Beatriz Gonçalves de Oliveira. ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE CORROSÃO DA LIGA DE MAGNÉSIO AZ91D ANODIZADA EM SOLUÇÃO DE FOSFATO DE SÓDIO. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
48.   Ariany Bonadio. Synthesis and Physical Properties Characterizations of Hybrid CH3NH3PbI3 perovskites. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2023.
Orientador: Jose Antonio Souza.
49.   Arnaldo Fim Neto. . Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Supervisor: Diogo Coutinho Soriano.
50.   Arthur de Almeida Penha. Desenvolvimento de uma rotina computacional orientada a objeto para análise de desempenho de motores foguete a propelente líquido.. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Alexandre Alves.
51.   Aryane Alves Vigato. ORGANOGÉIS COMO SISTEMAS CARREADORES PARA APLICAÇÃO TÓPICA: DESENVOLVIMENTO, PERFIL DE PERMEAÇÃO E AVALIAÇÃO ESTRUTURAL DO ESTRATO CÓRNEO. Tese (Doutorado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2023.
Orientador: Daniele Ribeiro de Araujo.
52.   Askely Huang, Vinicius Viana de Souza. Promovendo Acessibilidade com Automação Residencial Utilizando Amazon Alexa. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Rodrigo Reina Muñoz.
53.   Augusto Pietro Rosa Preguiça. Estudo numérico com validação experimental da bomba de combustível do conjunto turbobomba do motor foguete a propelente líquido L75.. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Alexandre Alves.
54.   Augusto Ramineli Neto. Caracterização Microestrutural e Cristalográfica do Meteorito Metálico Muonionalusta e Comparação de suas Propriedades Mecânicas com Liga Invar. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Mohammad Masoumi.
55.   Augusto Ramineli Neto. Caracterização Microestrutural e Cristalográfica do Meteorito Metálico Muonionalusta e Comparação de suas Propriedades Mecânicas com Liga Invar. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Mohammad Masoumi.
56.   Barbara Bianca Gerbelli. . Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2023.
Supervisor: Wendel Andrade Alves.
57.   Barbara Correa Florencio. Estudo dos efeitos de filmes de Mg(OH)2/MgO obtidos por sputtering sobre o comportamento de corrosão da liga de magnésio ZK60A. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Supervisor: Renato Altobelli Antunes.
58.   Barbara Lopes. A Universidade Flexível: A proposta de "excelência" da Universidade Federal do ABC. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Maria Livia de Tommasi.
59.   Beatriz Bandeira. AS CONTRADIÇÕES DO ?MILAGRE ECONÔMICO? E O COLAPSO DO ENDIVIDAMENTO EXTERNO DA ECONOMIA BRASILEIRA DOS ANOS 60 A 80. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Fernanda Graziella Cardoso.
60.   Beatriz Bonafé Noronha Costa e Vanessa Tinami Tamashiro. Análise do Uso da Técnica de Múltiplo Acesso Não Ortogonal no Domínio da Potência no Enlace Direto de Sistemas Celulares. (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Ivan Roberto Santana Casella.
61.   Beatriz Cavalcante Silva. Análise de segurança e modelagem de ataques em sistemas NFC: estudo de caso em máquinas transacionais POS (Point Of Sale). (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Murilo Bellezoni Loiola.
62.   Beatriz de Paula Azevedo. O Twitter enquanto uma ferramenta de denúncias de supostas fraudes no sistema de ações afirmativas brasileiro. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Orientador: Paulo Sergio da Costa Neves.
63.   Beatriz Juchimiuk Roberto Mancio. Atropelamento de animais silvestres e domésticos em rodovias sob concessão do Estado de São Paulo. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Simone Rodrigues de Freitas.
64.   Beatriz Mendes de Lima Teixeira. A CADEIA DE SUPRIMENTOS VERDE DO COBRE E AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Márcia Maria Penteado Marchesini.
65.   BEATRIZ MIANNI MOTTA. INFLUÊNCIA DA VARIABILIDADE CLIMÁTICA SOBRE A VAZÃO NA PARTE ALTA DO RIO PARANÁ. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Andréa de Oliveira Cardoso.
66.   Bernardo Johanson Moreira. As práticas de ESG nas empresas: motivações, ações e desafios. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Mônica Yukie Kuwahara.
67.   Bianca de Melo Tavari. Monitoramento de SARS-CoV-2 em águas superficiais do reservatório de Itaipu (Brasil): concentração viral e análises físico-química da água como ferramenta epidemiológica. (Graduando em Bacharel em Ciências Tecnológicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: Roseli Frederigi Benassi.
68.   Biswas Parikshit Partha. Examining the parameterized equation of state with continuous sound speed. Dissertação (Mestrado em Master of Astrophysics) - University of Potsdam, . 2023.
Supervisor: Maximiliano Ujevic Tonino.
69.   Brenda Marcello Schmidt Agostinho. Avaliação do Impacto no Preço de Liquidação das Diferenças Ocasionadas pelos Desvios de Previsão de Vazões. Dissertação (Mestrado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Patricia Teixeira Leite Asano.
70.   BRENDA RUFINO DA SILVA. Inibição da atividade colinesterase (ChE) pelo haloperidol em diferentes estruturas encefálicas de camundongos e correlação com seu efeito adverso motor. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Marcela Bermúdez Echeverry.
71.   Brenno Martinez Rodrigues. INFLUÊNCIA DAS CONDIÇÕES DE ARMAZENAMENTO E TEOR DE UMIDADE NO PROCESSAMENTO DA POLIAMIDA 6.6 COM FIBRA DE VIDRO. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC (UFABC), . 2023.
Orientador: Suel Eric Vidotti.
72.   BRENO RABELO COUTINHO SARAIVA. EFFECT OF CYCLIC LOADING ON MICROSTRUCTURAL EVOLUTION OF ADDITIVELY MANUFACTURED Co-28Cr- 6Mo ALLOY: STUDY OF AS-BUILT AND REVERSE TREATED CONDITIONS. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais) - Universidade Federal do Ceará, . 2023.
Orientador: Mohammad Masoumi.
73.   Bruna Campelo Dias Rodrigues Andrienco. A educação científica na perspectiva da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente: a relação entre museus de ciências e as questões sociocientíficas. (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
74.   Bruno Koiti Nantes Hiraoka. Análise da Matriz Elétrica Brasileira e sua Influência na Modicidade Tarifária. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Patricia Teixeira Leite Asano.
75.   Bruno Reikdal Lima. A produção teórica do Departamento Ecumênico de Investigações: Uma secularização do campo teológico para o econômico. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Economia Política Mundial) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Orientador: Vitor Eduardo Schincariol.
76.   Bruno Ricardo Miragaia Souza. PARA ALÉM DA AVALANCHE DE LAMA: ENTRE DISCURSOS E A CONSTRUÇÃO SOCIAL DO RISCO. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Fernando Rocha Nogueira.
77.   Bruno Souza dos Santos de Almeida. On a Functional Geometric Framework for Classical Field Theory. Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: Pedro Lauridsen Ribeiro.
78.   Bruno Stabile dos Santos. Aplicação de Machine-Learning para Proteção de Sistemas de Distribuição Baseados em Redes Inteligentes. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Ricardo Caneloi dos Santos.
79.   Caio Oliveira da Silva. Otimização Riemanniana e o Método de Hartree?Fock. Dissertação (Mestrado em Pós graduação em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2023.
Supervisor: Márcio Fabiano da Silva.
80.   Caique Frasson Liskai. Avaliação Reológica de beta-TCP para Conformação Via Gelcasting. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Luiz Fernando Grespan Setz.
81.   CAMILA ALVES BISPO. ESTÁGIO CURRICULAR. (Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Osmar Domingues.
82.   Camila Boldrini Nascimento. CARACTERIZAÇÃO DO COMPORTAMENTO FRENTE À CORROSÃO DE LIGAS DE ALTA ENTROPIA CoCrFeNi e CoCrFeNiAl. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
83.   Camila Bolzan Dionisio. INDICADOR DE CONDIÇÕES DE CRISE HÍDRICA: ESTUDO DE CASO PARA O SISTEMA CANTAREIRA. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Andréa de Oliveira Cardoso.
84.   Camila Catelani. Empresas que aplicam ESG e os ODS. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Bruna Muriel Huertas Fuscaldo.
85.   Camila Rocha Restivo. Imagem eletrocardiográfica não invasiva: um panorama das áreas de segmentação das imagens médicas, mapeamento de superfície e solução eletrocardiográfica inversa. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: João Loures Salinet Júnior.
86.   CAMILA SCHAAF BENFICA. A META-ANALYSIS ON GENE EXPRESSION MODULATION OF Setaria italica AND Setaria viridis SIBLING SPECIES IN RESPONSE TO ABIOTIC STRESS. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Nathalia de Setta Costa.
87.   Carlos Alberto Soares dos Santos. POLIHIDROXIBUTIRATO PLASTIFICADO COM OLIGÔMERO DE POLIÉSTER. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Demetrio Jackson dos Santos.
88.   Carlos Cesar Custodio. Geometria Inversiva Aplicada a Problemas Sangaku. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante em Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Márcio Fabiano da Silva.
89.   CARLOS EDUARDO PRIETO CERÓN. Controle Preditivo Generalizado Aplicado ao Conversor do Lado da Rede de Turbinas Eólicas para o Fornecimento de Serviços Ancilares. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Orientador: Alfeu Joãozinho Sguarezi Filho.
90.   Carolina Iara Henrique Ramos de Oliveira. NEGRAS E POSITHIVAS QUEREM EMPREGO: A EXPERIÊNCIA DE JOVENS NEGRAS E NEGRES VIVENDO COM HIV NO MERCADO DE TRABALHO. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Arlene Martinez Ricoldi.
91.   Carolina Paschoalini. REMOÇÃO DE ELEMENTOS POTENCIALMENTE TÓXICOS DE ÁGUAS CONTAMINADAS EMPREGANDO AEROGÉIS COMPÓSITOS DE AMIDO CONTENDO NANOCELULOSE COMO ADSORVENTE. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
92.   Carolina Quinelato Franchi. Calculadora de Risco voltada ao Apoio à Decisão e Predição da Sobrevida do Câncer de Mama. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Priscyla Waleska Targino de Azevedo Simões.
93.   Carolina Ressurreição. MÉTODOS DE SEPARAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE POLÍMEROS DE FARÓIS DE CARRO PARA RECICLAGEM. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
94.   Caroline Helena Claudino. Desenvolvimento de fotoeletrocatalisadores baseados em nanoestruturas híbridas de WO3 /BiVO4, nitreto de carbono grafítico e cubanos de cobalto. (Graduação em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2023.
Orientador: Juliana dos Santos de Souza.
95.   Caroline Matsumoto. DETECÇÃO DE FALHAS EM MOTORES ELÉTRICOS UTILIZANDO MÉTODOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Luiz Antonio Celiberto Junior.
96.   CAROLINE MIRANDA PEREIRA LIMA. CRITÉRIOS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PARA IOT: PERSPECTIVAS DE TREINAMENTO E CONSCIENTIZAÇÃO. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
97.   Celestino Mendes Lopes Junior. Análise de Técnicas de MPPT Bioinspiradas para um Sistema Fotovoltaico Aplicado a Dispositivos de LPWA. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Orientador: Ivan Roberto Santana Casella.
98.   Cesar Favarão. Transições sustentáveis nos sistemas alimentares -narrativas, campos de ação estratégica e comunidades epistêmicas. Tese (Doutorado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Orientador: Arilson da Silva Favareto.
99.   Clara Gomes Freitas. Nada sobre nós, sem nós análise e perspectivas da participação das juventudes brasileiras a partir da experiência do GT de Juventudes da Equipe de Transição do 3° governo Lula. (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Maria Livia de Tommasi.
100.   Clara Nogueira Bernardes. A Comissão Nacional da Verdade (Brasil) e a Comissão Nacional sobre o Desaparecimento de Pessoas (Argentina) como instrumentos para justiça de transição e consolidação da democracia. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: José Blanes Sala.
101.   Clarissa Bonvent. Participação Social em Mogi das Cruzes: potencialidades e aprendizados para as políticas culturais a partir do primeiro Plano de Bairro da cidade. (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Lúcio Nagib Bittencourt.
102.   Claudia Polimeno. ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO MÉTODO BALANCED SCORECARD EM ÓRGÃOS PÚBLICOS. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão da Inovação) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Júlio Francisco Blumetti Facó.
103.   Clesio Marcelino de Jesus. . Universidade Federal do ABC, . 2023.
Supervisor: Arilson da Silva Favareto.
104.   Cora Soares Souza. DESIGN PARA PROMOÇÃO DA INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL: APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS COLABORATIVAS NO SEBRAE. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão da Inovação) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Supervisor: Júlio Francisco Blumetti Facó.
105.   CRISTINA CARDOSO VILAS BOAS. Estágio na Embraer - Confiabilidade da Frota. (Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Wesley Góis.
106.   Dalal Baddia Mohamed Al Atar. Estudo de vórtices ópticos com momento angular orbital: simulações e geração via holografia computacional.. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Marcos Roberto da Rocha Gesualdi.
107.   Daniel de Andrade Fontoura. Progresso interrompido? Projetos petrolíferos do norte fluminense e seus impactos nas dinâmicas econômicas e demográficas. (Graduação em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Thais Tartalha do Nascimento Lombardi.
108.   DANIEL FERRARESI ARAÚJO SILVA. A guerra justa segundo Agostinho de Hipona. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - UFABC, . 2023.
Orientador: Cristiane Negreiros Abbud Ayoub.
109.   Daniel Henrique Miguel de Souza. Detecção de Fraudes em Operações com Cartões de Crédito: uma Abordagem de Aprendizado de Máquina. Tese (Doutorado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Claudio José Bordin Júnior.
110.   Daniela Inês Baldan da Silva. De um processo de formação continuada à prática letiva: os caminhos da aprendizagem profissional do professor acerca do pensamento algébrico nos anos iniciais. Tese (Doutorado em Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientadores: Alessandro Jacques Ribeiro, Marcia Aguiar.
111.   Daniela Tristao. Avaliação comparativa da atividade antitripanossoma, antileishmania e antitumoral do alcaloide aporfínico dicentrina obtido de Ocotea puberula (Rich. Nees) e de derivados. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Orientador: Joao Henrique Ghilardi Lago.
112.   Dante Miquelon Alaimo. Gestão da fração orgânica de resíduos sólidos urbanos no município de Santo André: situação atual e perspectivas. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Gilson Lameira de Lima.
113.   Daubian Santos. Sistemática, biogeografia e diversidade filogenética de Tipulomorpha, com ênfase na subfamília Chioneinae (Diptera: Limoniidae). Tese (Doutorado em Evolução e Diversidade) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2023.
Supervisor: Charles Morphy Dias dos Santos.
114.   Davi Antônio Ferreira Velloso. OPERAÇÕES PORTUÁRIAS GREEN ? UM ESTUDO NO PORTO DE SANTOS (SÃO PAULO - BRASIL). (Graduando em Bacharel em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Delmo Alves de Moura.
115.   DAVI BOHNER BRISOLA. ESTIMATIVA DO EFEITO NA ATMOSFERA DA ALTITUDE DA ÓRBITA DE TRABALHO PARA OPERAÇÃO DE UM MOTOR FOGUETE TERMONUCLEAR EM MISSÃO INTERPLANETÁRIA. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Annibal Hetem Junior.
116.   Debora Batista Paulo. Conexões e Contradições entre o Mundo Virtual e Real: Um Estudo da Relação entre o Twitter e o Big Brother Brasil. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Carlos Alberto Kamienski.
117.   Denes Leal dos Santos. Estudo sobre geração de efeitos de áudio usando aprendizado de máquina e métodos clássicos. (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Murilo Bellezoni Loiola.
118.   Denis Yudi Nakajima. Avaliação de técnicas para sistemas de recomendação baseados em sessão. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Paulo Henrique Pisani.
119.   Denise Seguchi Nakaie. Controle de atitude de satélite de pequeno porte do padrão CUBESAT para a fase de detumbling. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Luiz de Siqueira Martins Filho.
120.   Denize Nunes Leite Barreiro. A ausência de vida contemplativa na sociedade de desempenho do século XXI. (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Fernando Costa Mattos.
121.   Diego da Silva Ciarrochi. Relações entre o mercado de trabalho e múltiplas inteligências. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA E GESTÃO DA INOVAÇÃO (33144010022P4)) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientadores: Romulo Gonçalves Lins, Rovilson Mafalda.
122.   Diego Marin Fermino. MONITORAMENTO AMBIENTAL DE SARS-COV-2 NO AR E EM SUPERFÍCIES NAS PROXIMIDADES DE UM HOSPITAL DE CAMPANHA. Dissertação (Mestrado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Marcia Aparecida Speranca.
123.   Diego Peixoto. Implementação de Técnica de Identificação de Alarmes de Braços Ferramentas em Centros de Usinagem de Alta Velocidade em Indústria Metal Mecânica. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Data Science e Analytics) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP, . 2023.
Orientador: Delmo Alves de Moura.
124.   DJANARY FALKENSTEIN FRAGA DA SILVA. EFEITO DA CODIGESTÃO DE VINHAÇA COM TORTA DE FILTRO SOBRE O POTENCIAL BIOQUÍMICO DE METANO (PBM). (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Juliana Tófano de Campos Leite Toneli.
125.   Douglas Canone Garcia. CLASSIFICAÇÃO DE BIOSINAIS DE ELETROFISIOLOGIA NÃO INVASIVA (SEMG E EEG): UMA PROPOSTA UNIFICADA DE PROCESSAMENTO. Tese (Doutorado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Francisco José Fraga da Silva.
126.   Douglas Felipe de Jesus Silva. O centro de gravidade de quadriláteros. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante em Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Márcio Fabiano da Silva.
127.   Driely de Oliveira Carvalho. Análise da prática participativa de assessoria técnica e o papel da melhoria habitacional dentro de ocupações verticais. (Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Francisco de Assis Comarú.
128.   Dyllan Daniel de Paula de Oliveira. Buracos negros em rotação a partir do algoritmo de Newman-Janis. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Vilson Tonin Zanchin.
129.   Débora Macedo da Silva. Análise de desempenho do primeiro sistema fotovoltaico da UFABC. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Ricardo da Silva Benedito.
130.   Eder Ramin de Oliveira. NOVA METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DE AGENTES DE CONTROLE BIOLÓGICO BIODEGRADÁVEIS COM APLICAÇÃO NA AGRICULTURA. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Fundep - Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa. 2023.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
131.   Edmar Silva Santos. ?Construção de Leishmania brasiliensis transgênica para caracterização da quitinase in vivo?. Tese (Doutorado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Marcia Aparecida Speranca.
132.   Ednilsom Orestes. . Universidade Federal do ABC, . 2023.
Supervisor: Paula Homem-de-Mello.
133.   Edson Luís Fernandes da Silveira, Eduardo Pereira Ceide. Especificação e Análise de Topologias PROFINET para Redes de Comunicação na Indústria. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Rodrigo Reina Muñoz.
134.   Eduarda de Sousa Madeira. Política Externa como Política Pública: a atuação brasileira na defesa contra a discriminação de pessoas LGBTQIA+ a partir do caso Brazilian Resolution. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Cristine Koehler Zanella.
135.   Eduardo Silva Lima Filho. Desenvolvimento de impressora-3D adaptada para extrusão de scaffolds à base de quitosana.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Juliana Marchi.
136.   Eldson Barroso Tinoco. Estágio Curricular em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica. (Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
137.   Elison Barroso de Sousa. Impacto da Geração Distribuída nos Sistemas de Proteção da Rede de Distribuição. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Ricardo Caneloi dos Santos.
138.   Emanuele Los Angeles Nunes Bezerra. Efeito do congelamento da marcha e da medicação antiparkinsoniana na biomecânica do tronco e membros superiores durante a marcha em indivíduos com doença de Parkinson. Dissertação (Mestrado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Orientador: Daniel Boari Coelho.
139.   Emily Ami Takeuchi. Processo de adsorção em argilas. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
140.   Emily Ami Takeuchi. Estudo do processo de adsorção em montmorilonita e pirofilita. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
141.   Eric Taiki Murakami. Estágio Não Curricular em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica. (Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
142.   Erica Zanardo Oliveira. EMISSÃO DE GASES EFEITO ESTUFA (GEE) EM RESERVATÓRIOS PERTENCENTES AO SISTEMA CANTAREIRA (SP). Tese (Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Supervisor: Angela Terumi Fushita.
143.   Erick Funier dos Santos. Machine Learning aplicado ao tratamento de imagens. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Mario Alexandre Gazziro.
144.   Erika Gislene da Silva. A Implementação do Programa de Ação das Nações Unidas contra o comercio ilegal de armas: uma análise da iniciativa brasileira. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Elias David Morales Martinez.
145.   Ermínio de Sousa Nascimento. . Universidade Federal do ABC, . 2023.
Supervisor: Patrícia Del Nero Velasco.
146.   Ester Belarmino de Santana Barros. A dinâmica das carteiras de crédito dos bancos no Brasil na pandemia do COVID-19. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Bruno de Paula Rocha.
147.   Estevão Sabatier Simões Ferreira. Modelos financeiros para o planejamento em tempos de austeridade. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Jeroen Johannes Klink.
148.   Evandro Jacob Brito. Proposta de sistema de segurança para aplicações bancárias via aparelhos celulares. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão da Inovação) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Marcelo Bender Perotoni.
149.   Everton de Souza Nencioni. INIBIDOR DE PROTEASES TIPO KUNITZ: MBmTIsint - CLONAGEM, EXPRESSÃO, PURIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO BIOQUÍMICA. Dissertação (Mestrado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Sergio Daishi Sasaki.
150.   Ewerton Luiz Santos Pereira. Química Circular e o reaproveitamento do PET: um estudo de caso. (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Marco Antonio Bueno Filho.
151.   Eyshila Christna da Silva Eler de Oliveira. Relatório de estágio na Coraldent. (Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Matheus Fortes Santos.
152.   FABIANO EDUARDO MARQUES CEZARIO. ?ESTUDO DOS EFEITOS DE TRATAMENTOS TÉRMICOS DE TÊMPERA E PARTIÇÃO SOBRE A MICR OESTRUTURA E COMPORTAMENTO MECÂNICO DO AÇO SAE 9254?. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Mohammad Masoumi.
153.   Fabiola Rodrigues Oliveira do Nascimento. 'Noções de chimica geral', de João Martins Teixeira: contribuições históricas ao ensino de química. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Rafael Cava Mori.
154.   Fabrizio Manoel Rodrigues. DESENVOLVIMENTO DE HIDROGEL À BASE DE GELATINA ASSOCIADO AO FOSFATO TRICÁLCICO E AZUL DE METILENO PARA USO EM ENXERTIA ÓSSEA DA CAVIDADE ORAL. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Patricia Aparecida da Ana.
155.   Farukh Mashurov. Álgebras assosymmetricas. Tese (Doutorado em Matématica) - Kazakh-British Technical University, Governo de Cazaquistão. 2023.
Supervisor: Ivan Kaygorodov.
156.   Felipe Augusto dos Santos Tavares. Avaliação de Desempenho de Redes Ópticas com Uso de Segmentação de Rotas, Conversores Ópticos de Comprimentos de Onda de Banda Larga e Acréscimo de Fibras. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Luiz Henrique Bonani do Nascimento.
157.   Felipe Azzolino Varella. Investigação de diferentes configurações de observadores para o monitoramento da saúde estrutural de uma suspensão veicular ativa. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Heloi Francisco Gentil Genari.
158.   Felipe Baena Garcia. ?Clonagem, expressão, purificação e caracterização de inibidores de protease de diferentes tripanossomatídeos?. Tese (Doutorado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Marcia Aparecida Speranca.
159.   Felipe Braga Fonseca. Propagação dos mecanismos fibrilatórios da fibrilação atrial nas superfícies 3D dos átrios: um estudo computacional. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: João Loures Salinet Júnior.
160.   Felipe da Silva Sales. Extração, isolamento e caracterização de luteolina das partes aéreas de Vernonanthura polyanthes (Asteraceae). (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Joao Henrique Ghilardi Lago.
161.   Felipe do Prado Amaro. Estágio Curricular em Engenharia de Gestão. (Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
162.   Felipe Nogueira Ambrosio. Potencial antimicrobiano e citotóxico de extratos de Casearia sylvestris e Hyptis lacustris.. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Orientador: Fernanda Dias da Silva.
163.   Felipe Sales. Avaliação da atividade anti-Trypanosoma cruzi de metabólitos especializados obtidos de Vernonanthura polyanthes (Asteraceae). Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia/Química) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Orientador: Joao Henrique Ghilardi Lago.
164.   FELIPE WAGNER BIZIO. Estágio Curricular em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica. (Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
165.   Felippe Matheus de Oliveira. Avaliação de Performance de Modelos de Árvores na Previsão de Carga do Programa ?Prevcargadessem? da ONS. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Patricia Teixeira Leite Asano.
166.   Felippe Matheus de Oliveira. Previsão de Curva de Irradiância Solar para utilização no Gerenciamento Energético de Microrredes. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: María Cleofé Valverde Brambila.
167.   FERNANDA ANA DA SILVA. A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA: SIGNIFICAÇÕES DAS VIVÊNCIAS DE ESTUDANTES DE FÍSICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO ABC PAULISTA A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Maria Candida Varone de Morais Capecchi.
168.   Fernanda Costa Barreto. Adolescentes em Situação de Conflito com a Lei: análise das políticas públicas do executivo federal brasileiro. Dissertação (Mestrado em POLÍTICAS PÚBLICAS) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Salomão Barros Ximenes.
169.   Fernanda Dantas Bueno. Correlatos neurais da percepção de tempo: revisitando questões centrais. Tese (Doutorado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2023.
Orientador: André Mascioli Cravo.
170.   Fernanda Rossi Barboza. Utilização de ferramentas de simulação numérica para melhor entendimento das arritmias cardíacas: produção de material de divulgação científica para conscientização sobre doenças do coração. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: João Lameu da Silva Júnior.
171.   Fernando Elias Penedo. O programa Cidades Emergentes e Sustentáveis (BID/CES) em seis municípios brasileiros: análise da implementação e proposta de monitoramento. Dissertação (Mestrado em POLÍTICAS PÚBLICAS) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Vanessa Elias de Oliveira.
172.   Filipe Calado Gomes. Segurança em redes de barramento de campo utilizando protocolo S7comm. (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: João Henrique Kleinschmidt.
173.   Filipe Calado Gomes. Estágio Curricular em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica. (Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
174.   Filipe Calado Gomes. Estágio Curricular em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica. (Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
175.   Filipe Queiroga de Andrade. Usinas fotovoltaicas flutuantes em reservatórios de hidrelétricas ? Características e desafios associados com sua construção e entrada em operação. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Federico Bernardino Morante Trigoso.
176.   Fillipi da Rosa Ferreira. A organização em série do comportamento: treinamento de ratos na tarefa de inversão no meio da sessão. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Marcelo Bussotti Reyes.
177.   Flavio Kenji Uchina. Efeitos estatísticos quânticos em leptogênese. (Graduação em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Chee Sheng Fong.
178.   Flávia Gonçalves Lobo. Influência das variáveis térmicas de solidificação sobre a microestrutura e propriedades da liga Cu-24Zn-6Al-4Mn-3Fe. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Alejandro Andres Zuniga Paez.
179.   Franklin Magalhães Ribeiro Junior. Data Flow Trustworthiness for Mist and Fog based IoT Systems. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Carlos Alberto Kamienski.
180.   Gabriel Andrade de Vasconcelos. AVALIAÇÃO E TESTE DE CAPACETES PARA IMERSÃO EM REALIDADE MISTA. (BCT) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Mario Alexandre Gazziro.
181.   Gabriel Barbosa dos Santos Mongelos. Estudo do tratamento térmico de transformação eutetóide divorciada com verificação por microscopia óptica, microdureza Vickers e DRX. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Mohammad Masoumi.
182.   Gabriel Barbosa Gouveia. Estudo da Processabilidade de Compostos Elastomêricos com Grafeno para Industria Pneumática. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
183.   Gabriel Bruno Átila Fiorotti Olmos. A Disputa pela Legitimidade na Produção Cultural: O Caso de Olavo de Carvalho. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Orientador: Lidiane Soares Rodrigues.
184.   Gabriel do Prado Cuzziol. Educação para o risco: elementos para propor aulas de ciências sob a perspectiva da complexidade. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: Giselle Watanabe.
185.   Gabriel Filipe Rodrigues da Silva. Avaliação da vulnerabilidade da infraestrutura de transporte público frente às mudanças climáticas na Região Metropolitana de São Paulo. (Graduando em Bacharelado em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: Silvana Maria Zioni.
186.   GABRIEL FIORAVANTE DI SCIACIO. ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO. (Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Osmar Domingues.
187.   Gabriel Gonçalves de Oliveira Pereira. Estudo do tratamento térmico de transformação eutetóide divorciada com verificação por microscopia óptica, microdureza Vickers e DRX. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Mohammad Masoumi.
188.   Gabriel Mariano Costa. Viabilidade técnica da abertura monopolar permanente em linhas de transmissão radiais através de dispositivo baseado em eletrônica de potência para a compensação dos desequilíbrios. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Fabiana Aparecida de Toledo Silva.
189.   Gabriel Mendes de Lima. Comparativo de algoritmos de inteligência artificial explicável no mercado financeiro. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Paulo Henrique Pisani.
190.   Gabriel Navarro. A integração de refugiados e migrantes no campo da tecnologia e da economia verde. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Cristine Koehler Zanella.
191.   Gabriel Navarro. A integração de refugiados e migrantes no campo da tecnologia e da economia verde. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Cristine Koehler Zanella.
192.   Gabriel Oda. Isolamento e caracterização de flavonoides de Baccharis retusa (Asteracee). (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Joao Henrique Ghilardi Lago.
193.   GABRIEL PRADO ORTENZI. ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE RETOMADA ECONÔMICA PÓS PANDEMIA COVID19. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão da Inovação) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientadores: Alexandre Acácio de Andrade, Júlio Francisco Blumetti Facó.
194.   Gabriel Prieto Paris. Análise dos efeitos da otimização de forma bidimensional de aerofólios utilizando o Método Adjunto no programa Ansys. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Marcelo Tanaka Hayashi.
195.   Gabriel Roberto de Oliveira. AUTOMAÇÃO DE UM PROCESSO DE INSPEÇÃO COM SISTEMA DE VISÃO COMPUTACIONAL. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
196.   Gabriel Victor Costa. An experimental rabbit torso-tank for ECGi validation. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: João Loures Salinet Júnior.
197.   Gabriela Di Iorio Leite. Avaliação anti-Trypanosoma cruzi do hiperosídeo, um flavonoide isolado do resíduo do chá pret. (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Joao Henrique Ghilardi Lago.
198.   Gabriela Maciel Godoi. Controle de atitude de nanossatélites utilizando controlador PID desenvolvido em Python. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Luiz de Siqueira Martins Filho.
199.   Geovanna Elvira Yamanaki. Estudo da Estatística fractal e Análise do DCM para Aglomerados de Estrelas Jovens. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Annibal Hetem Junior.
200.   Giovani Pinheiro da Silva. Estudos sobre comunicação quântica: distribuição de chaves quânticas e código de acesso aleatório. (Graduação em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Breno Marques Goncalves Teixeira.
201.   Giovanna de Oliveira Brogliato. Análise e Aprimoramento de uma Ferramenta Robótica para a Introdução do Pensamento Computacional na Educação Básica. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: Carla Lopes Rodriguez.
202.   Giselda Cristina Ferreira. Covid-19 vs. Política e a Polarização no Twitter. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Supervisor: Carlos Alberto Kamienski.
203.   Giulia Sabrina Gonçalves. Contribuições do Buen Vivir indígena para os ODS. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Bruna Muriel Huertas Fuscaldo.
204.   Giuliana Silva de Paula Franco. LOBBYING NA PANDEMIA DA COVID-19 À LUZ DA TEORIA DA GOVERNANÇA NO AMBIENTE FEDERATIVO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O AGRONEGÓCIO BRASILEIRO. Dissertação (Mestrado em Politicas públicas) - FGV EPPG, . 2023.
Orientador: Gabriela Spanghero Lotta.
205.   Giulio Guiyti Rossignolo Suzumura. Separação de Sinais de Áudio. Tese (Doutorado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Ricardo Suyama.
206.   Glaucio Gastaldello de Almeida. Desenvolvimento de uma ferramenta de cálculo de malha de terra. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Fabiana Aparecida de Toledo Silva.
207.   Graciele Martins Arvelos. Simulações ab initio de interfaces água/metal. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2023.
Orientador: Luana Sucupira Pedroza.
208.   Guilherme de Almeida Ferrari. Criação de um sistema de detecção de sujidade de módulos de usinas fotovoltaicas. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Ricardo da Silva Benedito.
209.   Guilherme de Lollo Denardi. O início é diferente: propostas de atividades sobre ondas eletromagnéticas para os anos finais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Graciella Watanabe.
210.   Guilherme de Oliveira Guimarães. Hipótese da Instabilidade Financeira e a Crise do Subprime. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Manuel Ramon Souza Luz.
211.   Guilherme Ferreira Galdino. Comparação de técnicas de busca adversarial em jogos. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Paulo Henrique Pisani.
212.   Guilherme Melo da Silva. Simulação de um sistema de análise e validação do processo de embalagem utilizando Machine Learning e Visão Computacional para redução de e rros de entrega em pequenos c omércios Trabalho. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
213.   Guilherme Naoji Okamoto e Caroline Sayuri Yamada. Desafios na execução de projetos com metodologias ágeis: análise dos indicadores burn up e burn down. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Douglas Alves Cassiano.
214.   Guilherme Ribeiro Portugal. HETEROESTRUTURAS E FILMES FINOS BASEADOS EM NATAO3 PARA FOTOCATÁLISE HETEROGÊNEA. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2023.
Supervisor: Sydney Ferreira Santos.
215.   Guilherme Saturnino Santiago. Desenvolvimento de um Manipulador Robótico para a Separação de Peças em uma Esteira. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Crhistian Raffaelo Baldo.
216.   Guilherme Torres de Alencar. Desenvolvimento de um Esquema Inteligente para Localização de Faltas Baseado em PMUs. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientadores: Ricardo Caneloi dos Santos, Aline de Oliveira Neves Panazio.
217.   Gustavo Brito de Azevedo. Uma comparação do efeito de temporal binding em diferentes tarefas experimentais. Dissertação (Mestrado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2023.
Orientador: André Mascioli Cravo.
218.   GUSTAVO GOMES RIBEIRO. Análise de imagens de vídeos para o estudo da penetração de luz em amostras de modelo de tecido biológico.. (Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Nasser Ali Daghastanli.
219.   Gustavo Lousado Silva. Viabilidade técnica e financeira da implantação de flywheels na frenagem regenerativa dos trens da CPTM ? Estudo de caso: Linha 12 safira. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Federico Bernardino Morante Trigoso.
220.   Gustavo Souza Bastos. AVALIAÇÃO DO MÉTODO DE CONTAGEM MICROBIANA POUR PLATE EM DETERGENTES LAVA-LOUÇAS ? UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR. (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Amedea Barozzi Seabra.
221.   Haron Barberio Francelin. O contencioso simbólico da Operação Lava-Jato. Os produtores de sentido da corrupção.. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Orientador: Lidiane Soares Rodrigues.
222.   Henrique Augusto dos Santos Magalhães. Pantera Negra e a África no processo pedagógico: perspectivas da sociedade internacional e da cooperação internacional. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Cristine Koehler Zanella.
223.   HENRIQUE BARIZON BRITO SILVA / ERIC TAIKI MURAKAMI. Uso da Realidade Aumentada em sistemas indicativos integrados à CLP?s. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
224.   Henrique Leonhard Gieg. Neutrinos in generic binary neutron stars configurations. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2023.
Orientador: Maximiliano Ujevic Tonino.
225.   Hera Campestre Cruz. CLUSTERS NA LITERATURA CIENTÍFICA: GENÉTICA DA ENDOMETRIOSE. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Danilo Trabuco do Amaral.
226.   Hiago Henrique Bezerra Nunes. Aplicação da Análise de Recorrência para a Detecção de Infarto do Miocárdio em Sinais de ECG 12 derivações. Dissertação (Mestrado em SAÚDE TRANSLACIONAL) - Universidade Federal de Pernambuco, . 2023.
Supervisor: Diogo Coutinho Soriano.
227.   Higino Gabriel de Andrade. Análise Temporal de Um Foguete Para Lançamentos em Órbita Baixa. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Annibal Hetem Junior.
228.   Hugo César Gomes Silva. Estudo das propriedades mecânicas, reológicas e elétricas de nanocompósitos de polietileno de baixa densidade com grafeno e nanotubos de carbono. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Supervisor: Danilo Justino Carastan.
229.   Huíla Borges Klanovichs. Governança Global dos Direitos Reprodutivos: o Brasil e a Agenda Internacional. Dissertação (Mestrado em Politicas públicas) - FGV EPPG, . 2023.
Orientador: Gabriela Spanghero Lotta.
230.   Héber Camacho Desterro. Análise do Atendimento Bancário relacionado a Espólio na Plataforma Consumidor.gov.br. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Alexandre Donizeti Alves.
231.   Iago Veronez. Dimensionamento de um sistema de energia solar fotovoltaica para Ocupação Habitacional Manoel Alelxo, município de Mauá - SP. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Francisco de Assis Comarú.
232.   Ieda Carolina Mantovani Claro. Epidemiologia baseada no monitoramento de esgoto sanitário como alternativa de detecção precoce de Sars-CoV-2. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno.
233.   Igor Oliani. Análise da Eletrônica de Potência emVeículos Híbridos Série em Aplicações Agrícolas. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa. 2023.
Orientador: Alfeu Joãozinho Sguarezi Filho.
234.   Igor Oliani. Simulação de Desempenho de um Veículo Híbrido Série para Percurso Padronizado. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Ademir Pelizari.
235.   Ilma Regina Souza. Avaliação comportamental em ratos submetidos à neurodegeneração e a terapia antioxidante. Dissertação (Mestrado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Giselle Cerchiaro.
236.   Ilya Kotelnikov. . Universidade Federal do ABC, The Czech Science Foundation. 2023.
Supervisor: Fernando Carlos Giacomelli.
237.   Imara Caridad Stable Vernier. Caracterização e participação das populações de macrófagos, linfócitos T e B no estabelecimento da Síndrome Cardiorrenal tipo 3. Dissertação (Mestrado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2023.
Supervisor: Vinicius de Andrade Oliveira.
238.   INGRID VITORIA MIELNIK DE MORAES. Estágio - Itaú-Unibanco. (Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Wesley Góis.
239.   Isabela Maria Biagioni Pedro. Cidades Inteligentes: o conceito e suas implicações éticas ? uma revisão. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Vitor Vieira Vasconcelos.
240.   Isabela Maria Biagioni Pedro & Marina Bepo Garcia. Cidades Inteligentes: o conceito e suas implicações éticas - uma revisão. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Flávia da Fonseca Feitosa.
241.   Isabela Maria Seabra de Lima. Fazendo ciência na mata: unindo ciência cidadã e ensino por investigação em escolas de Santa Teresa, ES. Orientação de outra natureza - Instituto Nacional da Mata Atlântica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
242.   Isabela Temístocles Gomes. A BUSCA PELA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA E A INSERÇÃO INTERNACIONAL DO HIDROGÊNIO VERDE BRASILEIRO. (Graduação em Bacharelado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Giorgio Romano Schutte.
243.   Isabella Maria Cassimiro Figueiredo. Efeitos do ruído e da paisagem sobre atropelamentos de mamíferos. Dissertação (Mestrado em Evolução e Diversidade) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2023.
Orientador: Simone Rodrigues de Freitas.
244.   Isac Antônio Azevedo Castro. Feiras de Ciências: análise de caso em duas escolas públicas de ensino médio. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
245.   Israel da Silva Andrade. Requisitos Mínimos Para Substituição De Controladores De Processo Por Tecnologias Baseadas Em Cloud: Comparação Em Relação A Norma IEC 61131-2. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
246.   Iuri Slavov. Um modelo crítico no primeiro Hegel de Jena: investigação sobre uma nova inserção de Hegel no debate pós-sellarsiano de Pittsburgh. Dissertação (Mestrado em FILOSOFIA) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Orientador: Michela Bordignon.
247.   Ivan Eduardo Lage Rodrigues. Desenvolvimento de Software Modular para Criptografia de Sinais em Banda Base. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2023.
Supervisor: Luiz Henrique Bonani do Nascimento.
248.   Jacqueline Gogora Barbosa. A IMPORTÂNCIA DA BIOTECNOLOGIA NO TRATAMENTO DE DOENÇAS INFLAMATÓRIAS DE PELE: DERMATITE ATÓPICA E PSORÍASE - UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. (Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Daniele Ribeiro de Araujo.
249.   Jade Blanda Fonseca Saraiva. Coletivo Estopô Balaio: A arte como partícula pulsante do Jardim Romano (SP). (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Patrícia Maria de Jesus.
250.   James Bergamasco. Efeito do nióbio na movimentação de discordâncias em aços resistentes ao fogo: uma abordagem computacional. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Roberto Gomes de Aguiar Veiga.
251.   Janaína Nunes Silveira. Intersetorialidade e articulação de rede no sistema único de assistência social do município de Diadema: Um estudo de caso sobre o Centro de Referência Especializado em Assistência Social / Eldorado. (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Diego Sanches Corrêa.
252.   Jaqueline Sales Zanchetta. Simulação temporal de cenários de desmatamento da Amazônia por meio da relação com investimentos em políticas de fiscalização ambiental. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Vitor Vieira Vasconcelos.
253.   Jessica Jorge. Interesses e conhecimentos sobre biodiversidade no Estado de São Paulo: o que alunas e alunos têm a nos dizer?. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Orientador: Fernanda Franzolin.
254.   Jhonathan Rosa de Souza. Avaliando comparativamente métodos de estrutura eletrônica para o cálculo de propriedades fotofísicas de potenciais fotossensibilizadores para terapia fotodinâmica. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2023.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
255.   JIE-YI YAO. Study of The Ti-V-Cr-Nb High-Entropy Alloys: Microstructure, Corrosion Behavior, and Hydrogen Storage Properties. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia e Ciência de Materiais) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Supervisor: Sydney Ferreira Santos.
256.   Jonas Floriano Gomes dos Santos. . Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2023.
Supervisor: Roberto Menezes Serra.
257.   Jonas Tolocka. Digitalização e desigualdades territoriais - as condições de participação para a agricultura familiar brasileira na economia digital.. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Arilson da Silva Favareto.
258.   Jorge David Joaquin Apaza. ESTUDO DA ESTABILIDADE DINÂMICA DE UM TUBO ENGASTADO ASPIRANDO FLUIDO INTERNO. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: Juan Pablo Julca Avila.
259.   Jose Eduardo Rojas. Plataformas Tridimensionais com Fibroína de Seda para a Entrega de Fotossensibilizadores na Terapia Fotodinâmica. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Orientador: Wendel Andrade Alves.
260.   JOSUEL CONCEIÇÃO NASCIMENTO. Estágio - BANCO CITIBANK SA. (Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Wesley Góis.
261.   José Carlos Franceli. O apoio da alta gestão sobre a adoção de ? Internet das Coisas? e a sua relação com a performance da cadeia de fornecimento no contexto da indústria 4.0. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Silvia Novaes Zilber Turri.
262.   José Fernando de Toledo. Modelos de aprendizado de máquina com índices climáticos de teleconexões para previsões de vazões naturais afluentes de longo prazo. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Patricia Teixeira Leite Asano.
263.   José Mauricio Avilla Carvalho. UMA POLÍTICA, VÁRIAS CAMADAS Os desafios da implementação do Novo Ensino Médio no Brasil. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . 2023.
Supervisor: Gabriela Spanghero Lotta.
264.   José Pedro Pires Gomes. DESENVOLVIMENTO DE NANOPARTÍCULAS COMO SENSORES PARA O MONITORAMENTO SERS DA CONVERSÃO ELETROCATALÍTICA DO GLICEROL. (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis ? ANP. 2023.
Orientador: Camilo Andrea Angelucci.
265.   Joyce Rodrigues Abrantes. FILMES POLIMÉRICOS MULTICAMADAS OBTIDOS PELA TÉCNICA DE BLADE COATING PARA APLICAÇÕES BIOMÉDICAS E COSMÉTICAS. Orientação de outra natureza - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2023.
Orientador: Daniele Ribeiro de Araujo.
266.   João de Deus P. de Moraes Segundo. Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Supervisor: Juliana Kelmy Macário Barboza Daguano.
267.   João Pedote. IMPLEMENTANDO UMA NOVA CIDADANIA: A PROTEÇÃO SOCIAL DOS POVOS INDÍGENAS EM RONDÔNIA. Dissertação (Mestrado em Administração Pública e Governo) - Fundação Getulio Vargas, . 2023.
Orientador: Gabriela Spanghero Lotta.
268.   Juan Molino Júnior / Lucas Codato. Modelagem do Processo de Pintura de Motores Pesados pelo Sistemar Power-Free. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Crhistian Raffaelo Baldo.
269.   Juciane Rodrigues / Lucas Wanderoscki. Estudo e Projeto Preliminar de um Redutor Planetário de Dois Estágios para Perfuração de Estacas. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Crhistian Raffaelo Baldo.
270.   Julia Amendola Coelho. Formação de organoides 3D em celulas de neuroblastoma para estudos de viabilidade celular após tratamento antitumoral. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2023.
Orientador: Giselle Cerchiaro.
271.   Julia Marino Diniz. Desenvolvimento de nanocompósitos para aplicações como materiais abrasivos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
272.   Juliana Aponte Minorelli Serro. Síntese e caracterização de derivados acetilados do eugenol e biseugenol e suas atividades antiparasitárias contra Trypanosoma cruzi. (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Joao Henrique Ghilardi Lago.
273.   Juliana de Carvalho Izidoro. . Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Supervisor: Amedea Barozzi Seabra.
274.   Juliana Melo Rodrigues. Diversidade genética derivada de elementos de transposição e seu impacto no genoma funcional vegetal: existe correlação entre o padrão de inserção dessas sequências e as funções gênicas?. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Nathalia de Setta Costa.
275.   JULIANA MIEKI KAMADA. PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE ROVING VEHICLE DE BAIXO CUSTO. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Wesley Góis.
276.   JULIANA MIEKI KAMADA. Estságio - Huawei Gestão e Serviços de Telecomunicações do Brasil. (Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Wesley Góis.
277.   Juliana Ribeiro de Brito. Metabolitos especiais de Saururus cernuus L. (Saururaceae) com acao antiparasitaria: aspectos quimicos e farmacologicos. Tese (Doutorado em BIOLOGIA QUÍMICA) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Orientador: Joao Henrique Ghilardi Lago.
278.   Juliana Silva Souza Luz. Avaliação dos cidadãos cientistas e equipe do projeto "Tubarões e Raias de Noronha?. (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
279.   Juliana Soares da Silva de Oliveira. Caracterização físico-química desistemas injetáveis a base depoloxamercontendovidros bioativos com incorporações de ferritas de cobaltovisando aplicação no tratamento de câncer por hipertermia. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: Juliana Marchi.
280.   Juliane Taise Piovani. Geração de energia elétrica baseada no uso de conversores de correntes de marés de baixa velocidadel. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Orientador: Federico Bernardino Morante Trigoso.
281.   Julio Tan Barbosa de Oliveira. Abertura do Mercado de Energia no Brasil: Análise de desenvolvimentos e experiência internacional. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Conrado Augustus de Melo.
282.   Jéssica de Souza Marciano. MICROENCAPSULAMENTO DE BIOPESTICIDAS PARA APLICAÇÃO NA AGRICULTURA. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
283.   Kaio Souza Gomes. Avaliação citotóxica, mecanismos de morte celular e efeito sinérgico com íon Cu2+ de neolignanas e alcaloides sobre linhagens celulares de câncer de mama humano. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Orientadores: Giselle Cerchiaro, Joao Henrique Ghilardi Lago.
284.   Kamille Santana Krieger. Estudo da liberação de extratos impregnados em blendas polimericas. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
285.   Karen Midori Ono. SÍNTESE, CARACTERIZAÇÃO E APLICAÇÃO DE RESINA EPÓXI OBTIDA A PARTIR DE LIGNINA KRAFT. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Demetrio Jackson dos Santos.
286.   Karina Aguiar de Freitas Souza. As TDIC e o Ensino de Matemática: Um Mapeamento Sistemático sobre sua relação com a Educação Matemática Crítica e a Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade no Ensino Básico nos últimos Dez Anos. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Evonir Albrecht.
287.   Karina Brenes Argüello. Interações entre Nanoestruturas Peptídicas e Sistemas Biológicos Visando Aplicação como Agentes Bioativos. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Orientador: Wendel Andrade Alves.
288.   Karina Mayumi Sato. REMOÇÃO DE ELEMENTOS POTENCIALMENTE TÓXICOS DE ÁGUAS CONTAMINADAS EMPREGANDO AEROGÉIS COMPÓSITOS DE AMIDO CONTENDO NANOCELULOSE COMO ADSORVENTE. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
289.   Karina Paula de Andrade Duarte. Análise do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Rio Grande da Serra / SP. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Gilson Lameira de Lima.
290.   Katarine Almeida Rodrigues Anunciação. REVISÃO DA LITERATURA SOBRE A QUALIDADE DA SOLDA DECORRENTE DA MISTURA DE GASES: HOJE E PERSPECTIVAS FUTURAS. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Leonardo Ribeiro Rodrigues.
291.   Kennedy Gomes Bonfim. Estudo de caso: Aplicação de tecnologias da Indústria 4.0 em uma Máquina de Operação Manual. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
292.   Kennedy Gomes Bonfim. Estágio Curricular em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica. (Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
293.   KLEBERSON GUSTAVO VIANA DA SILVA. Estágio - Gol Linhas Aéreas. (Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Wesley Góis.
294.   Lais da Silveira Medeiros. As práticas no ensino de botânica: entre a formação inicial e as escolhas metodológicas dos professores. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
295.   Lanna Emilli Barbosa Lucchetti. DENSITY FUNCTIONAL THEORY APPLIED TO ELECTROCHEMICAL PROCESSES USING THE COMPUTATIONAL HYDROGEN ELECTRODE. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2023.
Orientador: Mauro Coelho dos Santos.
296.   Larissa Aguiar dos Santos. Monitoramento da Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO5) ao longo do Rio Tamanduateí e análise da densidade demográfica em seu entorno. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2023.
Orientador: Leonardo Freire de Mello.
297.   Larissa Yumi Kuroki. POTENCIAL DE MITIGAÇÃO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS A PARTIR DA ADOÇÃO DE MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO COTIDIANAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO (RMSP). Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: María Cleofé Valverde Brambila.
298.   Laura Cavalcante Salatino. ?Direitos sim, mas deveres também?: percepções da burocracia sobre a autonomia das pessoas em situação de rua. Dissertação (Mestrado em Administração Pública e Governo) - Fundação Getulio Vargas, . 2023.
Orientador: Gabriela Spanghero Lotta.
299.   Laura Fonseca Da Silva. Prospecção quimica de flavonoides com ação antiparasitária em espécies de Astareaceae. (Química) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: Joao Henrique Ghilardi Lago.
300.   Laura Francisca Leite do Prado de Souza. Ativação paradoxal da via MAPK/ERK por vemurafenibe e seus efeitos sobre a dinâmica mitocondrial e a expressão de proteínas Bcl-2 em melanoma. Dissertação (Mestrado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Tiago Rodrigues.
301.   Layse Alves Savordelli. Projetos de transformação digital na pandemia.. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Silvia Novaes Zilber Turri.
302.   Leandro Braga Uchoa Pereira de Melo. Análise hidrológica da bacia hidrográfica do Ribeirão dos Meninos, no ABC Paulista. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Melissa Cristina Pereira Graciosa.
303.   Leandro Mendonça Lalli Peron. MODELO PARA VALIDAÇÃO DE ANÁLISE DE MODO DE FALHA E SEUS EFEITOS (FMEA): APLICAÇÃO DE FMEA REVERSO EM PROCESSOS DE UMA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Leonardo Ribeiro Rodrigues.
304.   Leandro Teodoro Junior. Explorando as Complexidades do Pan-Câncer - Estudos Genéticos, Vias Moleculares e Biomarcadores. (Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Ana Claudia Oliveira Carreira.
305.   Lenin Lee Huaman Valdivia. ESTABILIDADE E COMPORTAMENTO DINÂMICO DE UM TUBO VISCOELÁSTICO DESCARREGANDO FLUIDO INTERNO. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Juan Pablo Julca Avila.
306.   Leonardo Barreto de Oliveira. Estudo de eletrificação da aeronave EMBRAER EMB-120 Brasília. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Alexandre Alves.
307.   Leonardo Costa Loreti Lopes. Difusão ambipolar em coordenadas retangulares e cilíndricas incluindo campo magnético. (Graduação em Bacharelado em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Francisco Eugenio Mendonça da Silveira.
308.   LEONARDO K NAKANO Y./ MARCEL EID ONISAKI/ MARINA MIDORI NAGA. O IMPORTANTE PAPEL DA AUTOMAÇÃO RESIDÊNCIA PARA ACESSIBILIDADE. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
309.   Leonardo Ribeiro de Aragão. Normal para quem? Um estudo comparativo entre a atividade científica das humanidades e o modelo de desenvolvimento científico de Thomas Kuhn. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: Luciana Zaterka.
310.   Leonardo Rodrigues Pitas Piqui. Da porta para dentro, escada acima: A moradia autoconstruida em favela. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Rosana Denaldi.
311.   Leonardo Sant Ana. OS LIMITES DO DESENVOLVIMENTO AUTOPROPULSIONADO EM UMA ECONOMIA BASEADA NA EXPORTAÇÃO DE PRODUTOS PRIMÁRIOS: ANÁLISE DA ECONOMIA DA SOJA. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Fernanda Graziella Cardoso.
312.   Leonardo Santo Salles Varallo. Vulnerabilidade à insegurança hídrica intraurbana: o uso de dimensões e variáveis na sua identificação. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Vanessa Lucena Empinotti.
313.   Leonardo Santos Batista. Análise do rastreio ocular em vídeoaulas inclusivas de matemática. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenheria e Gestão da Inovação) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Orientador: Priscila Benitez.
314.   Leonardo Zanata. Investigação do efeito nano óxido de ferro e seus híbridos de compostos celulósicos na biodegradação aeróbia de água contaminada com fenol. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
315.   Leticia Caroline Gonçalvez. O Estado da Arte de Reatores à Sal Fundido (Molten Salt Reactors- MSR): Conceitos e Metodologia de cálculo nêutronico. PROPONENTE:. Dissertação (Mestrado em Energia) - Universidade Federal do ABC, Comissão Nacional de Energia Nuclear. 2023.
Orientador: José Rubens Maiorino.
316.   Leticia dos Santos Cesário. Políticas de Legalização da Maconha: uma perspectiva comparada. Dissertação (Mestrado em POLÍTICAS PÚBLICAS) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
317.   Leticia Fruchi Costa. Substitutos Ósseos: Biomateriais utilizados no Tratamento de Fraturas de Ossos Longos de Membros Inferiores e Potencial de uso no SUS (coorientação). (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Priscyla Waleska Targino de Azevedo Simões.
318.   Leticia Lemos Scheibel. Estágio Curricular em Engenharia de Gestão. (Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
319.   Leticia Mendes. Estágio Supervisionado - CONTRATTO PERÍCIAS, LAUDOS E PROJETOS LTDA. (Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Fabiana Aparecida de Toledo Silva.
320.   Letícia Ferreira Dias. Intervenção em assentamentos precários localizados em áreas de preservação permanente (APPs): Estudo de caso dos núcleos Pedro Américo e Homero Thon. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Rosana Denaldi.
321.   Letícia Santos Galha. Estágio Não Curricular em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica. (Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
322.   Ligia Correa de Souza. Study of tumours via Lie symmetries. Tese (Doutorado em Matemática Aplicada) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Supervisor: Norberto Anibal Maidana.
323.   Livia de Padua Ferne. Degradação e intumescimento de polímeros naturais à base de quitosana para reparação tecidual.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: Juliana Marchi.
324.   Livia Jesus Ferreira. Estudos de Ácidos Naftênicos em Solução e em Sistemas Micelares. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
325.   Lorena Galvão Gatto. A Política Externa Brasileira sobre a Migração Internacional Forçada no Governo Bolsonaro sob a perspectiva dos Direitos Humanos. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: José Blanes Sala.
326.   Lourraine Sthefany Barbosa Milagres. A propriedade intelectual no contexto da pandemia de Covid-10: O acesso a vacinas na África Subsaariana e a relação com a crise pandêmica em Angola, Nigéria, Somália e Sudão. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Lucas da Silva Tasquetto.
327.   Luan Felipe Sampaio. Desenvolvimento de aplicativo para celulares com sistema Android para simulação e interatividade orientado ao ensino de Engenharia de Sistemas de Controle. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Alfredo Del Sole Lordelo.
328.   Luan Gonçalves Miranda. Detecção de anomalias em redes utilizando autoencoders. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Orientador: Murilo Bellezoni Loiola.
329.   Luana Alves Soares. O Método de Melhoria de Resultados na rede estadual de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva.
330.   Lucas Borges Raouda. Modelagem hemodinâmica no átrio esquerdo humano em condição de fibrilação atrial: integração de modelos bioquímicos de trombogênese e atividade eletrofisiológica.. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: João Lameu da Silva Júnior.
331.   Lucas Ferreira da Silva. Produção de biocombustíveis líquidos a partir da cana de açúcar no contexto de uma biorefinaria com ênfase na aplicação no setor aeroespacial. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Reynaldo Palacios Bereche.
332.   Lucas Gustavo Pelinson. SÍNTESE DE NANOFIBRAS DE NÁILON 6 CONTENDO NANOPARTÍCULAS DE PRATA. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Everaldo Carlos Venancio.
333.   Lucas Henrique Gois de Campos. Análise da Correntropia com Kernel Epanechnikov em Equalização de Canais de Comunicação. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Orientador: Aline de Oliveira Neves Panazio.
334.   Lucas Kenji Seto. Aproveitamento energético de resíduos na produção de cerveja. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Graziella Colato Antonio.
335.   Lucas Loffredo de Oliveira / Geilton Santos da Cruz. Prova conceito de gêmeo digital dinâmico. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
336.   Lucas Maia Lixa. Estágio - Itaú-Unibanco. (Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Wesley Góis.
337.   Lucas Masao do Amaral Aikawa. INFLUÊNCIA DAS CONDIÇÕES DE ARMAZENAMENTO E TEOR DE UMIDADE NO PROCESSAMENTO DA POLIAMIDA 6.6 COM FIBRA DE VIDRO. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC (UFABC), . 2023.
Orientador: Suel Eric Vidotti.
338.   Lucas Moreira Fagotti. Predição de Risco do Paciente por Avaliação da Tortuosidade e Calcificação do Vaso em Imagens TC Angiografia. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: John Andrew Sims.
339.   Lucas Pires de Freitas. Marketing Digital. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Silvia Novaes Zilber Turri.
340.   Lucas Polimante Souto. Investigação de processos de recombinação de cargas em células solares de perovskitas. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Supervisor: Daniel Zanetti de Florio.
341.   Lucas Quintino. Análise do Espectro Temporal de Neutrinos de Supernova para Restringir sua Massa Efetiva ou Quebra de Invariância de Lorentz. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Orientador: Celio Adrega de Moura Junior.
342.   Lucas Sampaio de Melo. Sherlock Holmes e Veblen vão ao bar: Diálogos entre o paradigma indiciário e o institucionalismo original. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Orientador: Manuel Ramon Souza Luz.
343.   LUCAS SANTIAGO NEPOMUCENO. META-HEURÍSTICAS APLICADAS EM PROBLEMAS DE SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA COM MERCADO ATACADISTA DE ENERGIA. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . 2023.
Supervisor: Edmarcio Antonio Belati.
344.   Lucas Timotheo Sanches. Energy Extraction and Quasinormal Modes of Black Hole Binaries: An analytical and numerical study. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Orientador: Maurício Richartz.
345.   Luccas Correa Teruel de Jesus. Desenvolvimento de compósito cerâmico a base de matriz vítrea bioativa com propriedade capacitiva para regeneração tecidual óssea.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: Juliana Marchi.
346.   Luciana Harumi dos Santos Sakano. CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ESTUDO DE CASO DA FATECS. (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Salomão Barros Ximenes.
347.   LUCIANA JORDÃO DA MOTTA ARMILIATO DE CARVALHO. A DESMATERIALIZAÇÃO DO SUL GLOBAL: ATITUDES DE POLICY FEEDBACK DOS USUÁRIOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS VIRTUAIS NO BRASIL. Tese (Doutorado em Doutorado Profissional em Administração) - Fundação Getulio Vargas, . 2023.
Supervisor: Gabriela Spanghero Lotta.
348.   Luciano Alexandrino dos Santos Junior. PRINCIPAIS AVANÇOS E FALHAS NO PRIMEIRO ANO DA IMPLEMENTAÇÃO DO ACORDO DE PAZ DA COLÔMBIA. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Orientador: José Blanes Sala.
349.   Ludmila Azeredo. Estratégias para recuperação de fluxo de membranas de ultrafiltração aplicadas à separação de biomassa microalgácea cultivada com esgoto sanitário. Tese (Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo. 2023.
Supervisor: Eduardo Lucas Subtil.
350.   Luis Felipe Normandia Lourenço. . Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2023.
Supervisor: Alfeu Joãozinho Sguarezi Filho.
351.   Luis Henrique Dias Cara. MÉTODOS E SOLUÇÕES PARA SEGURANÇA CIBERNÉTICA EM SISTEMAS SCADA. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
352.   Luiz Guilherme de Castro Santos. PROJETO, CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO IN VIVO DE UMA BOBINA DE RF TIPO GAIOLA PARA IMAGENS POR RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DO JOELHO EM 7 TESLAS. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Daniel Papoti.
353.   Luiza Chizue Gatti Murakami. Os efeitos do lobby como ferramenta de participação na criação do Programa Transcidadania. Dissertação (Mestrado em POLÍTICAS PÚBLICAS) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
354.   Luís Felipe Longo Micchi. Testes da Relatividade Geral com as novas detecções de ondas gravitacionais. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2023.
Supervisor: Maurício Richartz.
355.   Lívia Ribeiro da Silva. Mobilização da educação e do intercâmbio acadêmico internacional como instrumentos de diplomacia cultural: o caso sul-coreano com o Global Korea Scholarship. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Cristine Koehler Zanella.
356.   Maiara Gonçalves Rodrigues. Nanopartículas de óxido de zinco (ZNO NPs) de interesse para medicina e agricultura: ensaios de ecotoxicidade em Artemia franciscana. Dissertação (Mestrado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Supervisor: Amedea Barozzi Seabra.
357.   Marcel Messias Gonçalves. O conceito de simetria para articular álgebra e geometria: o desenvolvimento profissional de um professor da educação básica em uma investigação da própria prática. Tese (Doutorado em Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientadores: Alessandro Jacques Ribeiro, Marcia Aguiar.
358.   Marcelo Aversa. Governamentalidade Liberal Conservadora das Águas na Metropolização de São Paulo: o risco de morte pelos fluxos das águas como método de análise histórica dos ciclos hidrossociais. Tese (Doutorado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Orientador: Vanessa Lucena Empinotti.
359.   Marcelo Bruno de Oliveira Silva. Chitosan aerogels, containing nanocellulose nanoparticles for water treatment. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
360.   Marcelo de Matos Macedo. Caracterização do Comportamento de Tribocorrosão de um Aço Inoxidável Austenítico Cirúrgico em Solução Fisiológica.. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientadores: Renato Altobelli Antunes, Mara Cristina Lopes de Oliveira.
361.   Marcelo Luiz Gonçalves. Clusterização de produtos com base em correlações para previsão de séries temporais. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Data Science e Analytics) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP, . 2023.
Orientador: Delmo Alves de Moura.
362.   Marcelo Martins da Silva. O PT e a questão racial no Brasil: ambivalências e antinomias. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Sidney Jard da Silva.
363.   Marcelo Ruiz Colovato. Proposta de Arquitetura da Indústria 4.0 para Suporte à Eletrificação Automotiva. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão da Inovação) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Crhistian Raffaelo Baldo.
364.   Marcelo Tranche de Souza Junior. SLAM Semântico: Navegação e Identificação de Objetos em um Ambiente Conhecido do Tipo Indoor. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Wagner Tanaka Botelho.
365.   Marcelo Wadt. Propor o uso de técnicas de regressão para estimar custos do tratamento oral no câncer de mama na saúde suplementar. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Data Science e Analytics) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP, . 2023.
Orientador: Delmo Alves de Moura.
366.   Marcia Maria de Queiroz. Indústria 4.0: uma análise de sua natureza e de seus impactos econômicos. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: Vitor Eduardo Schincariol.
367.   Marcio Pereira da Silva. Análise da Interoperabilidade de IEDs Instalados em Subestações Elétricas de Estações de Tratamento de Água Seguindo Requisitos da Norma IEC 61850. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Thales Sousa.
368.   Marcos Ferrer Lima. MODELAGEM E OTIMIZAÇÃO DO TRATAMENTO INDUSTRIAL DE EFLUENTE FENÓLICO POR PROCESSO FENTON HOMOGÊNEO: Redes Neurais Artificias e Planejamento de Experimentos. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia/Química) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Supervisor: Bruno Guzzo da Silva.
369.   Maria Beatriz Rodriguez Ramos. SÍNTESE DE NANOFIBRAS DE NÁILON 6 CONTENDO NANOPARTÍCULAS DE PRATA. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Everaldo Carlos Venancio.
370.   Maria Eduarda Fernandes Melo. Desenvolvimento de compósitos de poloxâmeros contendo vidro bioativo: estudos de cinética de liberação.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientadores: Juliana Marchi, Daniele Ribeiro de Araujo.
371.   Maria Fernanda Oliveira Silvestre. A Inteligência Artificial como uma Ferramenta para Automatização do Controle de Qualidade nas Linhas de Produção Industrial. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
372.   Maria Gabriela Camollez Florio. O Programa Minha Casa Minha Vida - Entidades e a produção de habitação de interesse social no centro de São Paulo. (Graduação em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Rosana Denaldi.
373.   Maria Kuznetsova. SÍNTESE ASSISTIDA POR MICRO-ONDAS DE HETEROESTRUTURAS DE NIOBATO DE BISMUTO COM APLICAÇÃO EM DESPROPORCIONAMENTO FOTOELETROQUÍMICO DA ÁGUA. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Orientador: Juliana dos Santos de Souza.
374.   Maria Luísa Fernandes da Silva. Alternativas de produção de hidrogênio em usinas sucroalcooleiras visando a produção e beneficiamento de biocombustíveis de segunda geração. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: Reynaldo Palacios Bereche.
375.   Mariana Cesário. Estudo da aplicação da tecnologia bluetooth low energy na localização de equipamentos médico-hospitalares: uma prova de conceito sobre aspectos técnicos e de viabilidade econômica. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: João Loures Salinet Júnior.
376.   Mariana Ohara Morita de Abreu. Co Polis - Co Produção da cidade e ciência cidadã. Contribuições analítico-prospectivas para o estudo de caso. Ocupações jovens da periferia ao centro (RMSP). (Graduando em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2023.
Orientador: Francisco de Assis Comarú.
377.   Mariangela Christie da Silva. Os efeitos da agência bancária como uma amenidade do mercado imobiliário. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Bruno de Paula Rocha.
378.   Marina Bepo Garcia. Cidades Inteligentes: o conceito e suas implicações éticas ? uma revisão. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Vitor Vieira Vasconcelos.
379.   Marina Monroe Goncalves. Metabolitos especiais com acao anti-Trypanosoma cruzi de Piper truncatum. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Orientador: Joao Henrique Ghilardi Lago.
380.   Marlon Altavini de Abreu. . Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2023.
Supervisor: Jeroen Johannes Klink.
381.   Mateus Pepe Ramirez. Detecção Automática de Pendelluft em Sequências de Imagens de Tomografia por Impedância Elétrica. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: John Andrew Sims.
382.   Mateus Souza Dutra. Estudo das interações e estruturas magnéticas de monocristais de EuZn2P2. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Orientador: Marcos de Abreu Avila.
383.   Matheus de Sousa Pereira Rodrigues. Controle de posição angular do motor elétrico de corrente contínua com PID implementado em Arduino. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: Alfredo Del Sole Lordelo.
384.   Matheus Henrique da Silva Carvalho. Análise da Classificação do Nível de Eficiência Energética do Sistema de Iluminação do Edifício Bloco B. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Patricia Teixeira Leite Asano.
385.   Matheus Lopes Silva. Estudo fitoquímico de Baccharis sphenophylla e prospecção do potencial quimiofarmacológico anti-Trypanosoma cruzi de metabólitos especiais e derivados. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Orientador: Joao Henrique Ghilardi Lago.
386.   Mayara Miranda. Aplicação de Sistema de Informação Geográfica para Identificação de Áreas Potenciais Visando a Instalação de Usinas Híbridas. Dissertação (Mestrado em Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientadores: Graciella Watanabe, Patricia Teixeira Leite Asano.
387.   Michelle Moreira Alves. A integração regional através da UNASUL: entre Políticas de Estado e Políticas de Governo. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Relações Internacionais (PRI)) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Diego Araujo Azzi.
388.   Michelle Vivolo Rotondaro. Aplicação de Internet das coisas (IOT) no processo de inovação tecnológica para uma empresa de bens de consumo. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Leonardo Ribeiro Rodrigues.
389.   MICHELLE VIVOLO ROTONDARO. Estágio obrigatório. (Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, ELEVADORES OTIS LTDA. 2023.
Orientador: Leonardo Ribeiro Rodrigues.
390.   Mike Militello. ?IMPACTO DO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA CADEIA DE SUPRIMENTOS SOBRE O DESEMPENHO OPERACIONAL, FINANCEIRO E SUSTENTÁVEL. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Patrícia Belfiore Fávero.
391.   Miriam Criez Nobrega Ferreira. Pensamento algébrico nos anos inicias: desvelando as aprendizagens profissionais de professores. Tese (Doutorado em Doutoramento em Educação - Didática da Matemática) - Universidade de Lisboa, . 2023.
Orientador: Alessandro Jacques Ribeiro.
392.   Monica Helena Monteiro do Nascimento. . Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Supervisor: Daniele Ribeiro de Araujo.
393.   Monique Rodrigues. Efeitos de laser emissor no ultravioleta para paralisação da cárie de radiação. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Patricia Aparecida da Ana.
394.   Muriel Da Costa Santos. Medidor de glicose compacto com comunicação serial OTG. (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Marcelo Bender Perotoni.
395.   Murillo Spadin Domingues. Gravitação Análoga e Vorticidade. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Orientador: Maurício Richartz.
396.   MURILO HENRIQUE TEODORO MACEDO. ANÁLISE DE IMPACTOS DA IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS ENERGÉTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA MATRIZ ELÉTRICA DO CHILE. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Conrado Augustus de Melo.
397.   Márcia Cristina Silva. ESTAMPARIA POR SUBLIMAÇÃO EM MALHA DE PA 6.6 COM SUPERFÍCIE MODIFICADA POR TRATAMENTO DE PLASMA NÃO TÉRMICO. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Fernando Gasi.
398.   NATAN DOS SANTOS LEAL. DESIGUALDADE DE OPORTUNIDADES NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA UTILIZANDO DADOS DO PISA. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Ana Claudia Polato e Fava.
399.   Natasha Paris da Silva Pinheiro. Arvores filogenéticas em livros didáticos do Ensino Médio: características, desafios e possibilidades. (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Fernanda Franzolin.
400.   Nathalia Carrijo Oliveira. A Relação entre a Expressão Gênica Viral Aapós Infecção por Sars-Cov-2 em Células Neuronais e o Aumento de Morte Celular e de Neuroinflamação. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Ana Claudia Oliveira Carreira.
401.   Nathan do Valle Fraga. Estudo da corrosão por frestas da liga Ti-6Al-4V aplicada como biomaterial. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Frederico Augusto Pires Fernandes.
402.   Natália Pereira da Silva. Ensino à distância e transição para as aulas presenciais: estudo de caso com alunos de Políticas Públicas da Universidade Federal do ABC. (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Paulo Sergio da Costa Neves.
403.   Nelson de Jesus Ferreira. As centralidades da metrópole paulista na mobilidade dos jovens: afastamentos, atrações e usos.. (Graduação em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Patrícia Maria de Jesus.
404.   Nicole Tometich Paulino de Souza. Aplicação do Gráfico de Controle de Média Móvel Exponencialmente Ponderada (MMEP) para Identificação de Alta Temperatura do Óleo na Caixa Multiplicadora de Turbinas Eólicas. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: João Vicente Akwa.
405.   Nikolas Avelino Grande. Estágio Não Curricular em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica. (Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
406.   Nilceia Datori Barbosa. Probabilidade em ação com um jogo pedagógico e as Relações com os processos de ensino e de aprendizagem nos anos Iniciais do ensino fundamental. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.
407.   NOME DO ALUNO: RAPHAEL DOS SANTOS IZIDIO MEIRA. O IMPACTO DO PIX NO SISTEMA BRASILEIRO DE PAGAMENTOS. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Ana Claudia Polato e Fava.
408.   ODAIR JOSÉ RIBEIRO. INFLUÊNCIA DA MORFOLOGIA DO FOSFATO NA GERAÇÃO DA FORÇA DE UNIÃO NO APERTO DE JUNTAS. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Mohammad Masoumi.
409.   Orlando de Oliveira Dourado Junior. Estágio supervisionado. (Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Fabiana Aparecida de Toledo Silva.
410.   PABLO DE OLIVEIRA LOPES. HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE: ATUALIDADE E PASSADO ENTRELAÇADOS EM UMA ANÁLISE ACERCA DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A SAÚDE LGBTQIA+. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Paulo Sergio da Costa Neves.
411.   PAMELA BIAGINI BUENO DE GODOY. ANÁLISE DO USO DE TECNOLOGIAS DA INDÚSTRIA 4.0 NAS OPERAÇÕES PORTUÁRIAS DE CONTÊINERES, NOS PORTOS DE CLASSE MUNDIAL - A LOGÍSTICA 4.0 SUSTENTÁVEL. (Graduando em Bacharel em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: Delmo Alves de Moura.
412.   Paola da Silva Oliveira. Estágio supervisionado na empresa Fiorde Logística Internacional. (Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Jeroen Johannes Klink.
413.   Patrick Arhin. Promoting Climate Change Resilience and Adaptation in Ghana: A review of the Roles of Planning and Policies. Dissertação (Mestrado em International MSC SPRING - Regional Development Planning and Management) - Universidade Federal do ABC, Deutscher Akademischer Austauschdienst. 2023.
Orientadores: Thais Tartalha do Nascimento Lombardi, Vanessa Lucena Empinotti.
414.   Patrick Donegá Queiroz. Investigação do Efeito do Escoamento com giro nos Parâmetros de um Compressor Axial via Dinâmica dos Fluidos Computacional. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: André Damiani Rocha.
415.   Paula Keshia Rosa Silva. Investigações sobre a distribuição disjunta em alguns grupos de animais marinhos gelatinosos?. Tese (Doutorado em Evolução e Diversidade) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Otto Müller Patrão de Oliveira.
416.   Paula Lins dos Santos. Obtenção de scaffolds por impressão 3D visando a futura reparação de feridas epiteliais crônicas utilizando quitosana e óleo vegetal de semente de uva. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Juliana Marchi.
417.   Paula Naomi Kawaguchi e Gustavo Cardoso Pettini. Produção de filmes de amido termoplástico reforçados com casca de semente de cacau pelo método de extrusão. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
418.   Paula Villela. Desenvolvimento de procedimento analítico para a determinação de bisfenol A em águas. (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Diogo Librandi da Rocha.
419.   Paulo Augusto Vieira Xavier. Análise de viabilidade de substituição de propulsão a combustão do Embraer Ipanema EM203 por sistema de propulsão elétrica. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Alexandre Alves.
420.   Paulo Braciak. O ensino de filosofia a partir de cartas. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO)) - Universidade Estadual do Paraná, . 2023.
Orientador: Samon Noyama.
421.   Paulo Henrique Camani. AEROGÉIS DE AMIDO CONTENDO NANOCELULOSE MODIFICADA PARA REMOÇÃO DE METAIS PESADOS E M ÁGUAS RESIDUAIS ORIUNDAS DO SETOR INDUSTRIAL. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
422.   Paulo Henrique de Sousa. O processo de epistemicídio no ambiente escolar da periferia: estudo de caso de sujeitos periféricos na Fazenda da Juta.. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: Marcia Helena Alvim.
423.   Paulo Henrique Souza Nakamura. Elaboração de tarefas sobre isometrias em um grupo colaborativo. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Programa de Iniciação Científica - UFABC. 2023.
Orientador: Vinícius Pazuch.
424.   Paulo Ricardo Cunha da Silva. Machine Learning aplicado ao tratamento de imagens. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Mario Alexandre Gazziro.
425.   Pedro Mendonça Castelo Branco. Uberizados, mas organizados? Um estudo sobre o Breque dos Apps. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Sidney Jard da Silva.
426.   Pedro Paulo Pareto Junior. Desenvolvimento em Linguagem Python de Algoritmo para Criptografia e Descriptografia de Sinais com Utilização de Chaves Dinâmicas. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2023.
Supervisor: Luiz Henrique Bonani do Nascimento.
427.   Pedro Sergio Andreotti Nabarrete. Análise hemodinâmica em zonas de recirculação e estagnação: comparação entre modelos reológicos do sangue total e modelos multifásicos plasma-células vermelhas. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: João Lameu da Silva Júnior.
428.   Pietra Araújo Viana. Extração de óleo essencial de plantas da família Anacardiaceae. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Bruno Guzzo da Silva.
429.   PIETRO CAMILO MARTINS. Controle tolerante a falhas aplicado a uma caldeira utilizando atuadores virtuais. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Alain Segundo Potts.
430.   Pietro Iglezia dos Santos. O Welfare State en Brasil e Argentina: uma perspectiva comparada.. (Graduando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
431.   PRISCILA DOS SANTOS RODRIGUES ACESSO. Trabalhadoras domésticas como Sujeitas da História: resistências e saberes forjados nas Lutas de Fronteira. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Alessandra Teixeira.
432.   Priscila Sabbag. Estudo da interação de proteínas relacionadas ao SARS-CoV-2 em modelos de biomembranas. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: Wendel Andrade Alves.
433.   Pâmela Boelter Herrmann. Análise do comportamento espaço-temporal do fogo em formações campestres no bioma Mata Atlântica no estado do Rio Grande do Sul. Dissertação (Mestrado em Sensoriamento Remoto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . 2023.
Orientador: Victor Fernandez Nascimento.
434.   RAFAEL ANTONIO MORENO LÓPEZ. ?Controlador de Corrente Preditivo para Controle por Orientação de Campo no Motor de Indução Monofásico. Elétrica) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Supervisor: Alfeu Joãozinho Sguarezi Filho.
435.   Rafael Girardi do Nascimento. ELUCIDAÇÃO DE ESTRUTURAS MOLECULARES AO LONGO DA HISTÓRIA DA QUÍMICA E SUA ABORDAGEM NO ENSINO BRASILEIRO. (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Gustavo Morari do Nascimento.
436.   Rafael Kenji Nishihora. . Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2023.
Supervisor: Sydney Ferreira Santos.
437.   Raquelita Torres Cabeza. DIAGNÓSTICO DE FALHAS BASEADO EM MODELOS NEURO DIFUSOS E AVALIAÇÃO RESIDUAL COM UMBRALES DIFUSOS A PLICADO A UN SISTEMA FOTOVOLTAICO. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Alain Segundo Potts.
438.   Raul Junior Assis Costa e Gustavo Andrade. ELETRODEPOSIÇÃO DE ÓXIDO GRAFENOS SOBRE O AÇO 316-L CIRURGICO. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Mara Cristina Lopes de Oliveira.
439.   REGINA TRINDADE LOPES. LESBIANIDADE NO FRONT: GÊNERO, PERFORMANCES E SILENCIAMENTOS NA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DA BAHIA. Tese (Doutorado em Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de Sergipe, Fundação de Apoio à Pesauisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe. 2023.
Orientador: Paulo Sergio da Costa Neves.
440.   Renan Diniz. Estudo e projeto de retificadores de RF com rede de casamento variável em temperatura. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2023.
Orientador: Carlos Eduardo Capovilla.
441.   Renan Ferreira Lima. Novas Arquiteturas de Dados e suas Perspectivas. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Carlos Alberto Kamienski.
442.   Renan Skorupa Parolin. Influência das harmônicas na determinação da seção dos condutores de uma instalação elétrica. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Fabiana Aparecida de Toledo Silva.
443.   Renata R. Benevides. Obtenção e Caracterização de Solução Sólida de ZrxCe1-XO2-d Mecanoquímica em Moinho de Esferas Planetário de Alta Energia. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Daniel Zanetti de Florio.
444.   Renata Romanelli da Costa. Characterization of cerebral autoregulation in patients with stroke and hypertension. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2023.
Orientadores: Fernando Silva de Moura, João Loures Salinet Júnior.
445.   Renato Apolo Prado. A Matemática que surpreende e desafia - aprendendo com a EMC.. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Evonir Albrecht.
446.   Renato Eliseu Costa. Destinação do Imposto de Renda na Promoção de Políticas Públicas para a Infância e Adolescência: captação e planejamento de recursos para Fundos Municipais da Infância. Tese (Doutorado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Orientador: Salomão Barros Ximenes.
447.   René Aduan Júnior. Desenvolvimento de um sistema de Point of Care Testing (PoCT) para a detecção e quantificação de microrganismos deteriorantes de cerveja em ambiente industrial. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade de Mogi das Cruzes, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Orientador: Luiz Roberto Nunes.
448.   Ricardo Alves de Souza. Política externa do governo Bolsonaro e neofascismo. Dissertação (Mestrado em RELAÇÕES INTERNACIONAIS) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Tatiana Berringer.
449.   Roberta Albino dos Reis. PHYSICAL ORGANIC CHEMISTRY APPLIED FOR THE DEVELOPMENT OF NANOTECHNOLOGY AND CHEMILUMINESCENCE: AN INTERDISCIPLINARY APPROACH. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Orientador: Fernando Heering Bartoloni.
450.   Roberto Kleiman Petecof. Novos arranjos para o financiamento da educação brasileira a partir da Emenda Constitucional n. 108. (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Salomão Barros Ximenes.
451.   Rodolfo Arruda Leite de Barros. . Universidade Federal da Grande Dourados, . 2023.
Supervisor: José Blanes Sala.
452.   Rodrigo Hashizume. Aperfeiçoamento de uma plataforma para segmentação 3D do coração isolado. (Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: João Loures Salinet Júnior.
453.   Rodrigo Hashizume da Luz. Efeitos da associação do biosilicato® e laser em alta intensidade na paralisação da cárie de radiação. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: John Andrew Sims.
454.   Roger Filipe Silva. Positividade e Religião Popular na Filosofia de Hegel em Berna: uma leitura a partir de Georg Lukács. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Luiz Fernando Barrére Martin.
455.   Ronny Maciel de Mattos. A Inserção da Extensão nos Cursos de Graduação das Universidades Federais Brasileiras: Avanços e desafios. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Evonir Albrecht.
456.   Sabrina de Castro Peixoto. Impressão 3D de ácido hialurônico e pluronic para aplicação médica. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
457.   Samuel Santos de Oliveira. Modificação de superfícies com organocalcogenetos e estudo de suas propriedades. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Supervisor: Gustavo Morari do Nascimento.
458.   Sandy Xavier Cabral. Cláusula de Barreira e Fragmentação no Sistema Político Brasileiro. (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
459.   Sofia Bheatrice Gianeri Spada. Spatiotemporal hierarchical models to assess the influence of climate, land use and hydrology on water quality in the Itaipu Reservoir ? Brazil. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Federal do ABC, Itaipu Binacional. 2023.
Supervisor: Vitor Vieira Vasconcelos.
460.   Solange Araujo de Carvalho. . Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Supervisor: Rosana Denaldi.
461.   Sâmya Catta Preta Sena. Equalização Cega de Canais SIMO Utilizando Autocodificadores Variacionais. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Orientador: Claudio José Bordin Júnior.
462.   Sâmya Catta Preta Sena e Danilo Levy Gabrielli Belmont. Equalização Supervisionada para descoberta de resposta ao Impulso e Equalização Cega de Canais SIMO utilizando Autocodificadores Variacionais. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Marcelo Bender Perotoni.
463.   Sílvio Motta de Jesus da Sílva. Fenomenologia de Oscilação de Neutrinos no SME: Um Estudo dos Modelos Puma e Puma Estendido no Experimento DUNE. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Orientador: Celio Adrega de Moura Junior.
464.   Tainara Quirino do Nascimento. ESTUDO DOS MÉTODOS DE SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE DERIVADOS DE GRAFENO. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Everaldo Carlos Venancio.
465.   Tais Rocha de Sousa. Estudo da corrosão por frestas no aço AISI 316L. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: Frederico Augusto Pires Fernandes.
466.   Talita Anzei Gosales. Querem me tirar da minha casa: o papel de grupos acadêmicos no processo de resistência à remoções forçadas na cidade contemporânea. Tese (Doutorado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, Ford Foundation. 2023.
Orientador: Francisco de Assis Comarú.
467.   Tamara Portis Tobias. Percalços da experiência do Polo Cinematográfico de Paulínia como estratégia de desenvolvimento territorial local. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Orientador: Gerardo Alberto Silva.
468.   Tatiana Hamada. As inundações na sub-bacia Guarará em Santo André - SP e sua relação com os eventos extremos de precipitação. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: María Cleofé Valverde Brambila.
469.   Thais Andrea Furigo Novaes. Relações público-privadas na (e a partir da) educação do estado de São Paulo: contribuições metodológicas. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva.
470.   Thais Massanet. Análise genômica evolutiva e funcional associada ao estresse hídrico das metacaspases de monocotiledôneas, com ênfase em Setaria italica e Setaria viridis.. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Nathalia de Setta Costa.
471.   Thais Venâncio Santos. A moratória sobre a cobrança de direitos aduaneiros sobre transmissões eletrônicas na OMC: o debate sobre os efeitos para os países em desenvolvimento. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Lucas da Silva Tasquetto.
472.   Thalita Dantas Caetano. Análise de Viabilidade no Ambiente de Contratação Livre e os Desafios da Abertura de Mercado. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Thales Sousa.
473.   Thalita Gouveia Castilho. AVANÇOS E PERSPECTIVAS NO USO DE MATERIAIS CONDUTORES PARA AUMENTO DA PRODUÇÃO DE METANO NA DIGESTÃO ANAERÓBIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Eduardo Lucas Subtil.
474.   Thamilly Rodrigues Mota. Termografia em Equipamentos Elétricos Industriais: Aumento de Disponibilidade e Impactos Ambientais. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Thales Sousa.
475.   Thassius Carrion Mendes de Oliveira. Análise da Expansão da Energia Solar no Brasil. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Patricia Teixeira Leite Asano.
476.   Thiago Baldim dos Santos. ?Controle Preditivo de Corrente Robusto por Conjunto Finito de Estados aplicado a Tração Elétrica de Trator de Pequeno Porte. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Alfeu Joãozinho Sguarezi Filho.
477.   Thiago Cannabrava de Sousa. Gêmeo digital aplicado à sistema de inspeção com robô colaborativo e visão computacional. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Supervisor: Erik Gustavo Del Conte.
478.   Thiago cannabrava de sousa. Interoperabilidade entre sistemas de automação seguindo paradigma da indústria 4.0: um estudo de caso. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
479.   Thiago Cannabrava de Sousa. Estágio Curricular em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica. (Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
480.   Thiago Dantas. Avaliação energética e ambiental de diferentes rotas de aproveitamento energético dos resíduos lignocelulósicos da cana-de-açúcar (bagaço e palha) na indústria sucroalcooleira. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Reynaldo Palacios Bereche.
481.   Thiago de Pontes Buzelli. Aplicação de sistemas de baterias para armazenamento de energia em larga escala no Brasil. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Conrado Augustus de Melo.
482.   Thiago Silva das Merces. Sobre a Conjectura de Gallai. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Maycon Sambinelli.
483.   Thiene Pelosi Cassiavillani. Legislação, produção científica e práticas escolares sobre educação sexual no brasil. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemá) - UFABC, . 2023.
Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht.
484.   Thulio Manoel Costa de Oliveira. O crime organizado no complexo regional de segurança da América do Sul: uma análise sobre o fortalecimento, transnacionalização e impacto regional do Primeiro Comando da Capital - PCC. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Elias David Morales Martinez.
485.   TIAGO BALDRIGUE MORRONI. ESTÁGIO CURRICULAR. (Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Osmar Domingues.
486.   Tiago De Carvalho Leite. Análise e estudo da viabilidade de propulsão elétrica ou híbrida em aeronaves. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Alexandre Alves.
487.   Tiago Lopes dos Santos. Projeto e caracterização de uma LISN (line impedance stabilization network) para compatibilidade eletromagnética. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Marcelo Bender Perotoni.
488.   Tiago Nascimento de Freitas. Metodologia para a manutenção preditiva dos turbocompressores de veículos comerciais utilizando redes neurais recorrentes bidirecionais. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão da Inovação) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Supervisor: Romulo Gonçalves Lins.
489.   Tomás Costa de Azevedo Marques. A inserção chinesa na economia mundial: uma análise a partir da economia política de regulação para a entrada de investimentos externos diretos. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Orientador: Giorgio Romano Schutte.
490.   Tuani Gentil. Eletrocatalisadores Nanoestruturados baseados em Pt, Pd e óxidos de baixo custo para Oxidação Eletroquímica de Etanol Aplicação em Células a Combustível Diretas. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2023.
Orientador: Mauro Coelho dos Santos.
491.   Vanessa Martins de Oliveira. Substitutos Ósseos: Biomateriais utilizados no Tratamento de Fraturas de Ossos Longos de Membros Inferiores e Potencial de uso no SUS (coorientação). (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Priscyla Waleska Targino de Azevedo Simões.
492.   Victor Campos. PEAT Virtual: um sistema de recomendação de disciplinas do BCT da UFABC. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: João Paulo Gois.
493.   Victor Carnicelli Beleti. Investigação da Estratégia de Controle LQG Modal para Atenuação de Vibrações e para o Aumento do Conforto em uma Suspensão Veicular Ativa. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Heloi Francisco Gentil Genari.
494.   Victor Hideki Fujii. AUTOMAÇÃO APLICADA NA LIMPEZA DE PAINÉIS FOTOVOLTÁICOS. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
495.   Victor Manhanini Trindade. AVALIAÇÃO DO PLANO DE GESTÃO AMBIENTAL EMPRESARIAL DE UMA CLÍNICA MÉDICA BASEADO NA LOGÍSTICA REVERSA (LR) E PRODUÇÃO MAIS LIMPA (P+L). (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Márcia Maria Penteado Marchesini.
496.   Victor Mauro Gonçalves Setti. O viés social do suicídio: estudo sobre a relação entre o desemprego e o suicídio. Dissertação (Mestrado em POLÍTICAS PÚBLICAS) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
497.   VICTOR PEREIRA NARAZAKI. ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO. (Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Osmar Domingues.
498.   Victor Rafael Campitelli Ricardo. Revisão Bibliográfica da Tecnologia de Rastreadores Solares e Estudo Comparativo com Estruturas Fixas. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Patricia Teixeira Leite Asano.
499.   Victor Ricardo Cândido Torres da Silva. Estudar a distribuição estriatal das proteínas FOSB e nNOS após a discinesia oromandibular induzida por metoclopramida e a discinesia induzida por L-DOPA num modelo de Parkinson experimental em camundongos C57Bl/6. Dissertação (Mestrado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Supervisor: Marcela Bermúdez Echeverry.
500.   Vilenis Alves dos Santos. CONTEXTUALIZANDO OS CONTEÚDOS NA ÁREA DE HUMANAS NA PRÁTICA DA INCLUSÃO NA ESCOLA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Evonir Albrecht.
501.   Vinicius Cavalcante Rocha. Avaliação da capacidade anti-helmíntica in vitro e in vivo do deidrodieugenol B isolado de Nectandra leucantha (Lauraceae). Dissertação (Mestrado em BIOLOGIA QUÍMICA) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Orientador: Joao Henrique Ghilardi Lago.
502.   Vinicius de Mello Toniatto. Impactos econômicos de Parques Tecnológicos na dinâmica e economia do território onde são desenvolvidos: Estudo do caso ?Techno Park Campinas?.. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Marcos Barcellos de Souza.
503.   Vito Villar. Regulação do Desmatamento: A Agenda de Desenvolvimento Sustentável na União Europeia e sua Exportação de Padrões Regulatórios no Comércio Internacional. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Lucas da Silva Tasquetto.
504.   Vitor Amancio de Souza. Prática de Atividade Física como terapia complementar durante o tratamento de câncer de próstata. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Ana Carolina Santos de Souza Galvão.
505.   Vitor Hugo Alves dos Santos. Dinâmicas da incorporação imobiliária no Tatuapé: análise das mudanças de uso e ocupação do solo no Eixo Platina. (Graduação em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Marcos Barcellos de Souza.
506.   Vitória Lima da Graça. Simulação dos transitórios elétricos em Turbinas Eólicas. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: Julio Carlos Teixeira.
507.   Vitória Maria Breda Veronezi. Os impactos da apatridía hoje. A nacionalidade como um direito humano. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: José Blanes Sala.
508.   Vivian Maringolo. Procedimentos analíticos para o monitoramento de contaminantes em bebidas e biodiesel explorando novas estratégias para preparo de amostras e calibrações em linha. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia/Química) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Diogo Librandi da Rocha.
509.   Viviane Bezerra da Silva. RELAÇÃO ENTRE OS PARÂMETROS CLIMÁTICOS E A POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA COM O AVANÇO DA COVID-19 NA REGIÃO DO GRANDE ABC ? SP. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: María Cleofé Valverde Brambila.
510.   Viviane dos Santos Pereira. INTERSECÇÕES ENTRE AS MATERNIDADES E VIVÊNCIAS DAS SEXUALIDADES: mulheres que são mães e estão solteiras. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Arlene Martinez Ricoldi.
511.   Vyctória dos Santos Ramos. Investigação dos mecanismos de estresse oxidativo em modelos de leucemia mieloide crônica. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade de Mogi das Cruzes, . 2023.
Orientador: Tiago Rodrigues.
512.   Wallesandra Souza Rodrigues. ?Resistências Possíveis: percepções sobre a construção da identidade negra em uma prisão feminina frente à opacidade da discussão da questão racial.?. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Alessandra Teixeira.
513.   Wellington Raimundo de França. Análise Bioquímica do meio de cultura das Células Vero cultivadas em arcabouços de Poli ( E-Caprolactona) - (PCL) e Poli (Hidroxibutirato - Co-Valerato) - (PHBV) nas formas Densa, Porosa e Fibrosa. Dissertação (Mestrado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Arnaldo Rodrigues dos Santos Jr.
514.   William Paes de Santana Santos. Influência dos Parâmetros em Impresão 3D com Fios Condutores para aplicações em Eletrônica. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Segundo Nilo Mestanza Muñoz.
515.   Yasmin Alcantara Galvão Pereira. O gênero e a relação com o corpo: uma reflexão a partir de Oyèrónk? Oy?wùmí. Dissertação (Mestrado em FILOSOFIA) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Orientador: Daniel Pansarelli.
516.   Yasmin Oliveira Vilaldach Rubio. Obtenção de extrato de levedura residual cervejeira por extração com etanol e diferentes técnicas de ruptura celular. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: Bruno Guzzo da Silva.
517.   Élcio Rodrigues Aranha. Eficiência energética no processo de concentração de uma unidade fabril de ácido fosfórico. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientadores: Sérgio Ricardo Lourenço, Douglas Alves Cassiano.
518.   Élio Vicentini. Aspectos e Análises para a Parametrização da Proteção em Consumidor com Instalação de Sistema Fotovoltaico. Dissertação (Mestrado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Ricardo Caneloi dos Santos.

2022

1.   Abner Silva Xavier. Audiodescrição como recurso no ensino de astronomia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Evonir Albrecht.
2.   Adnan Wanderley Müller. A Criança com Autismo no Meio Eescolar: Reflexões sobre as Práticas Pedagógicas do dia a dia de um Educador". (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós'Graduação Lato Sensu em Edicação Especial e Inclusiva) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Luciana Pereira.
3.   Adriana Tanigawa Bitiati. Correlação entre escalas clínicas e marcha na doença de Parkinson. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Daniel Boari Coelho.
4.   Adriana Tanigawa Bitiati. Influência dos fatores emocionais e cognitivos sobre domínios do controle postural em indivíduos com doença de Parkinson. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2022.
Orientador: Daniel Boari Coelho.
5.   Adriane Calaboni. Efeitos dos padrões de uso e cobertura do solo sobre a provisão de serviços ecossistêmicos hídricos em sub-bacias da Bacia do Paraná 3. Universidade Federal do ABC, Fundação Parque Tecnológico Itaipu. 2022.
Supervisor: Leandro Reverberi Tambosi.
6.   Adriano Correa Toledo Costa. O ENSINO COLABORATIVO: DESAFIO ENTRE O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA SALA REGULAR EM CONJUNTO COM A SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Evonir Albrecht.
7.   Adriano Gabriel Pereira Maria. A divulgação científica em mídias audiovisuais: a abordagem de conceitos de evolução biológica em filmes de animação. (Graduando em Licenciatura em Ciências da Natureza e Exatas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
8.   Adriano Guedes Martins. Metodologia de Governança da CVA com Análise de Riscos Considerando Eventos Estocásticos. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Thales Sousa.
9.   ADRIANO MARTINS PEREIRA. DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM ARDUINO APLICADO AO ENSINO MÉDIO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Inovação na Educação Mediada por Tecnologias) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: João Paulo Gois.
10.   Adriano Veloso da Silva. Em busca da objetividade nas ciências físicas: uma análise de ?Materialismo e empiriocriticismo?. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Rafael Cava Mori.
11.   Aila Cossovan Alves. Estudo do comportamento de corrosão de ligas de magnésio revestidas com óxido de grafeno. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
12.   Alan Anelli. POSSIBILIDADES E RELEVÂNCIA DA CONQUISTA DO MERCADO EXTERNO PELA AGROECOLOGIA. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Andrea Santos Baca.
13.   Alana Gabrieli de Souza. Pickering emulsions: um novo conceito de alternativas antimicrobianas. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
14.   Alana Maluf Vilela. Waterfront, Back and Sideways ? New urban dynamics of old harbor areas, in the cases of Belém-Brazil and Duisburg-Germany. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, Deutscher Akademischer Austauschdienst. 2022.
Orientador: Gerardo Alberto Silva.
15.   Alessandra Costa. Análise do sistema de dois componentes em Burkholderia cenocepacia H111. (Graduando em ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Juliana Cardinali Rezende.
16.   Alexandre Burghesi de Freitas. Otimização da Operação das Baterias de Consumidores de Baixa Tensão com Sistemas Fotovoltaicos para Diminuição de suas despesas com o Faturamento de Energia Elétrica. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Joel David Melo Trujillo.
17.   Alexandre Damiani. Pseudoionone metathesis as a tool for mechanistic studies. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Dalmo Mandelli.
18.   ALEXANDRE LEITE DA SILVA. COMPETÊNCIAS E APTIDÕES PESSOAIS NECESSÁRIAS PARA O ENSINO NA MODALIDADE REMOTA: UM ESTUDO DE CASO NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DA UFABC. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Maisa Helena Altarugio.
19.   Alexandre Pereira Rodrigues e BIANCA MULLER GUERRA. A realidade do Supply Chain em tempos de pandemia e perspectivas para o futuro. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Leonardo Ribeiro Rodrigues.
20.   ALINE CRIÇULA BOCKI. O ENSINO DE CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu ? Especialização em Educação Especial e) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Vivili Maria Silva Gomes.
21.   Aline da Costa Silva. Formulário de atitudes sustentáveis (FAS): Narrativa sobre o desenvolvimento e aplicação de um instrumento didático para o ensino de educação ambiental. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência é 10) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
22.   Aline Maxiline Pereira Oliveira. A importância dos saberes dos povos originários e diaspóricos no ensino de Química e a lei 10.639/03. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Patrícia Dantoni.
23.   Aline Sant'ana de Souza. Caracterização do recurso solar da região do ABC Paulista para estudo de microclimas na geração de energia elétrica de sistemas solares fotovoltaicos.. Dissertação (Mestrado em Energia) - Universidade Federal do ABC, ENEL DISTRIBUIÇÃO SÃO PAULO. 2022.
Orientadores: Ricardo da Silva Benedito, María Cleofé Valverde Brambila.
24.   ALINE SCHUINDT DA SILVA e KAROLINE SAORI KUTOMI. OBTENÇÃO DE LIGNINA MODIFICADA EM DIÓXIDO DE CARBONO SUPERCRÍTICO PARA APLICAÇÕES EM POLÍMEROS. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
25.   Almir Gonçalves de Lima Junior. Eficiência e sobrevivência de minorias sociais em cargos de gerência: uma análise do caso da Major League Baseball. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Bruno de Paula Rocha.
26.   Amanda Cruz Francesconi. Seleção de avaliadores de projetos: uma abordagem baseada em PLN e algoritmos de emparelhamento máximo. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Jesús Pascual Mena Chalco.
27.   Amanda Martins Jordão. Impregnation of clove extract (Eugenia Caryophyllus) in polycarbonate and poly(L-lactic acid) via supercritical CO2. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
28.   Amanda R. R. Santos. Impactos da pandemia e os desafios na educação de surdos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusiva) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Kate Mamhy Oliveira Kumada.
29.   Amanda Ramos Palacio. Grafos e Estruturas Moleculares. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Programa de Iniciação Científica / UFABC. 2022.
Orientador: Dahisy Valadão de Souza Lima.
30.   Amanda Rodrigues de Souza. ÍNDICES DE PRECIPITAÇÃO PARA A PREVISIBILIDADE DE VAZÕES EM BACIAS HIDROGRÁFICAS BRASILEIRAS. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Andréa de Oliveira Cardoso.
31.   Amália Salles Salvego. Desvendando a indústria: um olhar ético sobre o direito dos animais. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Patrícia Del Nero Velasco.
32.   Ana Beatriz Goncalves Oliva. Economia feminista e abordagem das capacitações: Um panorama da desigualdade salarial entre homens e mulheres no brasil. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Mônica Yukie Kuwahara.
33.   Ana Beatriz Silva Apolinário. Efeito das mudanças climáticas no regime hídrico das hidrelétricas de Belo Monte e Tucuruí. Dissertação (Mestrado em Energia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Federico Bernardino Morante Trigoso.
34.   Ana Carolina Corrêa Salvio. EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E O CURRÍCULO DOS CURSOS DE PEDAGOGIA: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EXTENSIONISTA EM BARBACENA (MG). (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Evonir Albrecht.
35.   Ana Carolina Medeiros de Camargo. Análise espacial do potencial impacto de áreas contaminadas sobre cursos d?água, poços e aquíferos na bacia do Alto Tietê. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Vitor Vieira Vasconcelos.
36.   Ana Carolina Medeiros de Camargo. Geotecnologias livres para a comunidade de língua portuguesa.. Orientação de outra natureza - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Vitor Vieira Vasconcelos.
37.   Ana Carolina Medina Jimenez. Análise de diferentes cenários de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos da região do grande abc, utilizando a metodologia de análise do ciclo de vida (ACV). Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Supervisor: Reynaldo Palacios Bereche.
38.   Ana Carolina Quintiliano dos Santos. O papel dos receptores glicocorticoides no hipocampo dorsal de ratos Wistar nageneralização de medo dependente do tempo. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2022.
Orientador: Raquel Vecchio Fornari.
39.   Ana Carolina Ribeiro Amaral. Desafios para o planejamento rural em municípios metropolitanos - uma transição para o planejamento territorial. (Graduação em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Arilson da Silva Favareto.
40.   Ana Caroline Muta dos Santos. ESTÁGIO EM DOCÊNCIA I - Mestrado em Engenharia de Produção. Orientação de outra natureza - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Leonardo Ribeiro Rodrigues.
41.   Ana Cláudia Gavioli Yamamoto. A sexualidade: sensações e descobertas - o cuidado com o corpo em transformação. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência é 10) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
42.   Ana Cristina Schroeder Pessoa e Seygi Santiago Silva. AVALIAÇÃO DA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA E RENDIMENTO DE BIOGÁS EM SISTEMA DE METANIZAÇÃO A PARTIR DA BIODIGESTÃO DE LODO DE ESTAÇÃO TRATAMENTO DE ESGOTO E FRAÇÃO ORGÂNICA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Camila Clementina Arantes.
43.   Ana Gabriela Kolde Ohi. Levantamento de Monitoramento de Colisões entre Veículos e Fauna em Rodovias. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Simone Rodrigues de Freitas.
44.   Ana Julia Felizardo. Do leste europeu ao Povo da Canoa: os possíveis desdobramentos da Guerra na Ucrânia no território indígena Warao, da Venezuela. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Bruna Muriel Huertas Fuscaldo.
45.   Ana Laís Bignotto da Rocha. Estudo da relação estrutura-atividade da Rondonina e análogos. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular)) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior.
46.   Ana Luiza Sionti Pacheco. Estabelecimento do Modelo de Sensibilização por LPS Seguido de Asfixia Neonatal em Ratos. (Graduando em Biomedicina) - Universidade Paulista, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2022.
Orientador: Silvia Honda Takada.
47.   Ana Paula Cristina Oliveira de Freitas. ?Criminologia e Hospital do Juquery: patologização e criminalização da infância pobre em São Paulo?. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho.
48.   ANA PAULA ZANETTI NEVES. RELAÇÃO ENTRE CAPACIDADE ANALÍTICA DE BIG DATA E O DESEMPENHO COMPETITIVO DAS STARTUPS DIGITAIS: PROPOSIÇÃO E TESTE DE UM MODELO. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Silvia Novaes Zilber Turri.
49.   Ana Regina de Oliveira Hungaro. Um panorama das publicações sobre divulgação científica no contexto brasileiro. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2022.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
50.   Anabelly Salles Rocha. Angela Davis em Debate. (Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Silvio Ricardo Gomes Carneiro.
51.   Anaís Ribeiro Ferreira. Avaliação dos parâmetros analíticos para determinação de 1,3,5-TRIGLICIDIL ISOCIANURATO por CG-FID. (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
52.   Anderson Ferreira Sepúlveda. Desenvolvimento de hidrogéis termossensíveis de poloxamer-ácido hialurônico: influência da estrutura supramolecular na cinética de liberação de fármacos. Tese (Doutorado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Daniele Ribeiro de Araujo.
53.   Anderson Lima de Araujo. Utilização de Inteligência Artificial para Previsão de Cenários de Vazões Afluentes de Postos Fluviométricos do Brasil.. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Patricia Teixeira Leite Asano.
54.   Anderson Pereira da Silva. A Fórmula do Cadarço. Dissertação (Mestrado em ProfMat) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Vinicius Cifú Lopes.
55.   Anderson Spina Capitão. Estudo do potencial energético no processo de produção de óleo e gás em plataformas do tipo FPSO. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Antonio Garrido Gallego.
56.   Anderson Vieira da Costa. Áreas verdes e qualidade de vida: reconfiguração do Cemitério da Vila Formosa em São Paulo / SP. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Gilson Lameira de Lima.
57.   Andre Luiz Floriano Jacob. Nanopartículas multifuncionais de alginato contendo doador de óxido nítrico e nanopartículas de óxido de cobre para aplicações biomédicas. Fapesp processo: 2022/03914-2. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2022.
Orientador: Amedea Barozzi Seabra.
58.   Andre Marques Silva. Utilização da Realidade Aumentada (RA) no desenvolvimento de ferramentas para o Ensino de Desenho Técnico. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Wallace Gusmão Ferreira.
59.   Andrei Ono Tomazette. Simulações Computacionais de Histereses de Nanopartículas Magnéticas para aplicações em Tratamento de Câncer. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Segundo Nilo Mestanza Muñoz.
60.   Andressa Alves Martino. O ro?tulo de ?solicitante de refu?gio? no Brasil: a poli?tica do CONARE e a provisoriedade permanente desta categoria migrato?ria. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Julia Bertino Moreira.
61.   Andressa dos Santos Dias. Estudo da matemática aplicada ao sistema global de posicionamento (GPS). (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Rafael Santos de Oliveira Alves.
62.   Andressa Fernanda da Silva. Estudo sobre o desenvolvimento, aplicações e análise de dados para LiDAR (Light Detection And Ranging). (Graduação em Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2022.
Orientador: Antonio Gil Vicente de Brum.
63.   Andressa Garcia Fontana. Modelagem de cobertura do solo e geração de cenários futuros da mancha urbana da região metropolitana de Porto Alegre ? RS, utilizando redes neurais artificiais. Dissertação (Mestrado em Sensoriamento Remoto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Victor Fernandez Nascimento.
64.   Andressa Luderitz Lima. O uso da tecnologia em sala de aula. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
65.   André Aranovich Florentino. Um Estudo sobre Combinatória. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Maycon Sambinelli.
66.   ANDRÉ JULIO BALDRIGUE GUSMAN. ESTÁGIO CURRICULAR. (Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Osmar Domingues.
67.   André Morilha Duarte. Evaluation and Systematization of the Transfer Function Analysis and Autoregulation Index for Cerebral Autoregulation Assessment. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: João Loures Salinet Júnior.
68.   Angel David Masa Dominguez. Equilíbrio e estabilidade de objetos ultra-compactos em Relatividade Geral. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Vilson Tonin Zanchin.
69.   Angel Terrazas. ?Carbon Materials for Hydrogen Storage and Polymeric Membrane Modification?. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do ABC, universidade fedral do ABC. 2022.
Supervisor: Ana Melva Champi Farfán.
70.   Angelo Santos Lunardi. Controle pretivo robusto aplicado ao conversor conectado à rede elétrica. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Alfeu Joãozinho Sguarezi Filho.
71.   Anna Carolina Pedreira. EFEITO DO PROCESSO MECÂNICO DE LIMPEZA DE BIORREATORES COM MEMBRANAS NO TRATAMENTO DE LIXIVIADO DE ATERRO. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Eduardo Lucas Subtil.
72.   Anna Cecília do Nascimento Pereira. (bolsista Fapesp). Proposta de Compósito Bioinspirado na Microestrutura Óssea Trabecular para a Otimização de Próteses. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2022.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
73.   Anna Isabel Silva Loureiro. Análise espacial para localização de áreas para aterro sanitário no estado de São Paulo. (Graduação em Engenharia Ambiental) - Unesp ICT - São José dos Campos, . 2022.
Orientador: Victor Fernandez Nascimento.
74.   ANNELISE NISHIMOTO YAMASHIRO. ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO. (Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Osmar Domingues.
75.   Antony Kleuby Tavares de Oliveira. Inovação Aberta e Valor: uma abordagem a partir da Biomimética. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão da Inovação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
76.   Areta Silva do Nascimento. Estudo e análise da norma regulamentadora 12 com aplicação a uma prensa corte e vinco.. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
77.   Arthur Bohry Avancini. Análise de. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Fernando Costa Mattos.
78.   Arthur Henrique de Oliveira. Um estudo das representações sociais sobre ciência e cientista de um grupo de graduandos do último semestre de Licenciatura em Pedagogia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
79.   Arthur Henrique Fernandes. Avaliação de técnicas para aprendizado de máquina justo. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Paulo Henrique Pisani.
80.   Arthur Luiz Ferreira. Um estudo do papel do kick de supernova na formação de sistemas binários de raio-X de alta massa (HMXRB) por meio de simulação computacional. (Graduação em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Laura Paulucci Marinho.
81.   Arthur Reis Martins. Análise de conceito de um reator modular para geração distribuída.. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Pedro Carlos Russo Rossi.
82.   Augusto Pietro Rosa Preguiça. Uma investigação numérica, multifásica, tridimensional e transiente do fenômeno de cavitação presente no indutor de uma bomba centrífuga de combustível para motor foguete. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Alexandre Alves.
83.   Ayeda Santos Ricardo. Educação Antirracista: O Ensino da Cultura Afro e Indígenas nos anos iniciais. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Evonir Albrecht.
84.   Ayron Souza Costa. Contramedida a Invasao de uma Regiao Aérea. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Luiz Antonio Celiberto Junior.
85.   Barbara dos Santos Vaz. Envolvimento do sistema noradrenérgico na especificidade da memória contextual. Dissertação (Mestrado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Raquel Vecchio Fornari.
86.   Barbara Frugoli da Silva. PERSPECTIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO LATINO-AMERICANO - retomando o debate entre cepalino-estruturalistas e dependentistas. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Fernanda Graziella Cardoso.
87.   Beatrice Mika Saito. Efeitos do design de paisagens residenciais para otimização dos benefícios provenientes de árvores sobre o consumo de energia elétrica. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Vitor Vieira Vasconcelos.
88.   Beatriz Cintra Morena. Papel funcional de MyD88 no processo neuroinflamatório e recuperação locomotora após lesão medular. Dissertação (Mestrado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2022.
Orientador: Alexandre Hiroaki Kihara.
89.   Beatriz da Costa Rodrigues. Uma Abordagem Vebleniana Sobre Hábitos Individuais e Institucionais nas Redes Sociais. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Manuel Ramon Souza Luz.
90.   Beatriz de Souza Silva. Estudo de um sistema propulsivo elétrico para veículos de pouso e decolagem vertical aplicado ao eVTOL Lilium Jet.. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Alexandre Alves.
91.   Beatriz Evangelista da Cunha. Expressa?o de incretinas e de seus receptores em ce?lulas tumorais e imunes. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2022.
Orientador: Vinicius de Andrade Oliveira.
92.   Beatriz Favini Chicaroni. Emparelhamentos: teoria e prática. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Carla Negri Lintzmayer.
93.   BEATRIZ LIMA NUNES. ESFOLIAÇÃO E MODIFICAÇÃO DE GRAFENO FACILITADOS POR CO2 SUPERCRÍTICO. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
94.   Beatriz Passos Alencar Oliveira. Programa de Educação Tutorial - Ciência, Tecnologia e Inovação UFABC, 2022 (PET - AF). Orientação de outra natureza - Universidade Federal do ABC, PROGRAD / UFABC. 2022.
Orientador: Fabiana Rodrigues Costa Nunes.
95.   Beatriz Rodrigues Pinto. OTIMIZAÇÃO DA DESTILAÇÃO POR ARRASTE A VAPOR DO LIMONENO DE Citrus sinensis (L.) Osbeck E AS SUAS APLICAÇÕES. (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Bruno Guzzo da Silva.
96.   Beatriz Sakamoto Arsuffi. (bolsista Fapesp). Modelagem de nanocompósito de hidrogel bioinspirado para impressão 4D e remoção de microplásticos da água. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
97.   Benicio Warwick Khan. Obtenção e Caracterização de Fibras de Poliuretano Termoplástico (TPU) Contendo Óxido de Grafeno (OG). (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2022.
Orientador: Everaldo Carlos Venancio.
98.   Bernardo Brambila Marques de Medeiros. Vibração induzida por vórtices de pipelines próximos de superfícies planas. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Juan Pablo Julca Avila.
99.   Bhupendra Keshari. Impact Evaluation of Bolsa Familia Program on Development: A Case Study of Municipalities in the State of Paraiba. Dissertação (Mestrado em International MSc SPRING - Regional Development Planning and Management) - Universidade Federal do ABC, Deutscher Akademischer Austausch Dienst. 2022.
Orientador: Diego Sanches Corrêa.
100.   Bianca de Almeida. A física da geração e detecção de neutrinos solares. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Pró-reitoria de Pesquisa - UFABC. 2022.
Orientador: Laura Paulucci Marinho.
101.   Bianca Escudeiro Alvarenga. Polímeros Naturais para embalagens biodegradáveis. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Anne Cristine Chinellato.
102.   Bianca Regina Barbosa / Giulia Pansarella Covolato. Previsão de demanda aplicado no setor de e-commerce. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ugo Ibusuki.
103.   BRENDA RUFINO DA SILVA. ALTERAÇÃO DO CONTROLE DA TEMPERATURA CORPORAL CAUSADO PELA UTILIZAÇÃO DE CLOZAPINA E HALOPERIDOL. (Graduação em Biomedicina) - Universidade Paulista, . 2022.
Orientador: Marcela Bermúdez Echeverry.
104.   Brenda Rufino da Silva. Inibição da atividade colinesterase (ChE) pelo haloperidol em diferentes estruturas encefálicas de camundongos e correlação com seu efeito adverso motor. (Graduando em Biomedicina) - Universidade Paulista, . 2022.
Orientador: Carlos Alberto-Silva.
105.   Breno Vinicius Alves da Silva. O Processo de estrangeirização de terras rurais no Brasil e na Argentina. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Andrea Santos Baca.
106.   Breno Vinicius Alves da Silva. A luta no campo paraguaio. O paradigmático caso de exército do povo paraguaio.. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Andrea Santos Baca.
107.   Bruna Amaral Gurgel Xavier. Justiça de transição no Brasil: a luta por memória, justiça e reparação dos operários do ABC Paulista. (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Sidney Jard da Silva.
108.   Bruna Carolina Costa. . Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Supervisor: Juliana Kelmy Macário Barboza Daguano.
109.   Bruna de Queiroz Alves. Polímeros Naturais para embalagens biodegradáveis. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Anne Cristine Chinellato.
110.   Bruna Gabriela Rodrigues. Concentração bancária e seus efeitos sobre a disponibilidade regional de crédito. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Bruno de Paula Rocha.
111.   Bruna Luiza Oliveira Romora. NetFlix, audiovisual na era do big data. (Graduando em ensino médio) - UFABC, UFABC. 2022.
Orientador: André Luis La Salvia.
112.   Bruna Oliveira Nascimento. Perfil Profissional na Indústria 4.0 no Brasil. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Silvia Novaes Zilber Turri.
113.   Bruna Patrícia de Oliveira. DIGESTÃO ANAERÓBIA DE RESÍDUOS ALIMENTARES EM REATORES DO TIPO GARAGEM. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Gilberto Martins.
114.   Bruna Vieira Casaroto. AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE TÉCNICA DA UTILLIZAÇÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NA COMPOSIÇÃO DE TIJOLOS DE SOO-CIMENTO. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Juliana Tófano de Campos Leite Toneli.
115.   Bruno Bevilacqua Nascimento. Sistema de Monitoramento Remoto Máquina-Máquina e Homem-Máquina Utilizando Tecnologias de IOT Visando Aplicação na Indústria 4.0. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Rodrigo Reina Muñoz.
116.   Bruno Cardoso Portes / Ana Paula Cardoso. Estudo em Ambiente Virtual do Processo de Transporte de Vidro Automotivo Utilizando Sistema SCADA. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Crhistian Raffaelo Baldo.
117.   Bruno Castro Dias da Fonseca. Concorrência geopolítica e desenvolvimento industrial-tecnológico: o caso da disputa pelo mercado de carros elétricos entre Alemanha e China. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Giorgio Romano Schutte.
118.   Bruno Cezar da Silva. O ensino Maker interdisciplinar. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
119.   Bruno Dantas Magnani. Potencial Energético do Gás de Síntese na Matriz Energética Brasileira. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Conrado Augustus de Melo.
120.   Bruno Domingues de Oliveira. Quantificação de Neovascularização da Córnea por Segmentação de Vasos Sanguíneos em Imagens de Microscopia de Fenda. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: John Andrew Sims.
121.   Bruno Eduardo de Oliveira Massi. Aplicação de métodos supervisionados de análise de dados para otimização da Receita Operacional Líquida [ROL] em ambiente de shopping centers. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Data Science e Analytics) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP, . 2022.
Orientador: Delmo Alves de Moura.
122.   Bruno Fabricio Alcebino da Silva. O conceito de trabalho diante da indagação filosófica de Herbert Marcuse. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Silvio Ricardo Gomes Carneiro.
123.   Bruno Melchiori Couto. Solução numérica e comparativa do efeito solo em aeronaves. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Marcelo Tanaka Hayashi.
124.   Bruno Menezes Gottardo Ladeia. Heurísticas computacionais para análise do viés de gênero em obras literárias de ficção. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Jesús Pascual Mena Chalco.
125.   BRYAN ROSA GARCIA HADMANN. CARACTERIZAÇÃO DO AÇO TOOLOX 44® NA CONDIÇÃO DE TÊMPERA SUPERFICIAL POR CHAMA. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Mohammad Masoumi.
126.   Bárbara Lopes. Casa de Cultura Hip Hop Leste: aproximações entre patrimônio, cultura e espaço público. (Graduação em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Patrícia Maria de Jesus.
127.   Bárbara Pascale Costa de Souza. Potenciais vias de sinalização do eixo PD-1/PD-L1 no microambiente tumoral do câncer de mama triplo-negativo. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Anhembi Morumbi, . 2022.
Orientador: Ana Claudia Oliveira Carreira.
128.   Bárbara Rodrigues Oliveira. Inclusão financeira: uma proposta de indicador para os municípios brasileiros. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Bruno de Paula Rocha.
129.   Caio Brito Batista, Marcos Felipe Marques de Queiroz. Sistema Automatizado para Cultivo Semi-Hidropônico de Mirangos com Acesso a Registros Via IOT. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Rodrigo Reina Muñoz.
130.   Caio Canhassi Palermo. A trajetória da indústria cinematográfica no Brasil da austeridade fiscal. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Fábio Henrique Bittes Terra.
131.   Caio Cezar Veronezi Macedo. Desenvolvimento de procedimentos analíticos para determinação de etanol e metanol em sanitizantes à base de álcool.. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia/Química) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Diogo Librandi da Rocha.
132.   Caio Dommarco Pedrão. Fintechs e Inclusão Financeira: O Caso Brasileiro.. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ana Claudia Polato e Fava.
133.   Caio Eduardo Botelho Lacerda. Os impactos fiscais indiretos das operações compromissadas: uma análise via ARDL. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Fábio Henrique Bittes Terra.
134.   Caio Lima. Processamento de Sinais de EMG para Próteses de Braço e Antebraço. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ricardo Suyama.
135.   Caio Parra Fernandes. Estudo sobre metais absorvíveis para uso na fabricação de dispositivos biomédicos. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Sônia Maria Malmonge.
136.   Caio Pedroso de Oliveira e Matheus Dardengo da Silva. Desenvolvimento de um aplicativo mobile para detecção de doenças predeterminadas em folhas de feijão. (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Kenji Nose Filho.
137.   Caio Poschardt Antunes Mello. Carro autônomo para medição de potência de sinal através de tecnologia SDR. (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Marcelo Bender Perotoni.
138.   Caio Souza da Silva. Mapeamento de Sistemas de Navegação em Ambientes Internos e suas Interfaces para Usuários com Deficiência Visual e Surdocegueira. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Luciana Pereira.
139.   Caio Toledo Chiavolotti. Estudo da fauna edáfica presente em cultivos agroecológicos no município de Ribeirão Pires, SP. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Otto Müller Patrão de Oliveira.
140.   Caique Campos de Oliveira. Pt Doping Effects on TiSe2 Catalytic Activity Towards Hydrogen Evolution Reactions. (Graduação em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Pedro Alves da Silva Autreto.
141.   Caique Ferreira de Souza. O ensino da química na modalidade remota: construção e aplicação de materiais potencialmente significativos. (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientadores: Maisa Helena Altarugio, Muryatan Santana Barbosa.
142.   Calvin Quessada Cabello. BUSCA POR SUBSTÂNCIAS COM ATIVIDADE ANTI- Trypanosoma cruzi DOS GALHOS DE Senna macranthera. (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
143.   Camila Adrielly dos Santos Quixabeira. Confecção por bioimpressora 3D e caracterização físico-química de prótese tubular à base de quitosana para regeneração de nervos periféricos.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Juliana Marchi.
144.   Camila Campos Ferraz. Levantamento de produtos obtidos de resíduos de milho em biorrefinaria. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Juliana Martin do Prado.
145.   Camila Celestino Hohlenwerger. Relação entre a estrutura da paisagem e a provisão de diferentes serviços ecossistêmicos. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Supervisor: Leandro Reverberi Tambosi.
146.   Camila Nastari. Arranjos institucionais e a política de desenvolvimento urbano na cidade de São Paulo. Tese (Doutorado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Vanessa Elias de Oliveira.
147.   Camila Rocha Restivo. Validação de um método customizado de estimação dos potenciais elétricos no torso a partir dos sinais atriais: um estudo computacional-clínico. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2022.
Orientador: João Loures Salinet Júnior.
148.   Carin Cristina da Silva Batista. Coroas Biomoleculares sobre Nanopartículas de Prata Estabilizadas por Polímeros: Análise Estrutural e Consequências Biológicas. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2022.
Orientador: Fernando Carlos Giacomelli.
149.   Carin Gorescu Caldeira. Caracterização das habilidades de escrita em um grupo de alunos do 1? ao 5? ano do ensino fundamental e desenvolvimento de uma bateria de testes para a avaliação da escrita. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientadores: Katerina Lukasova, Maria Teresa Carthery-Goulart.
150.   Carla Cristina de Gouveia. Uso de jogos digitais e metodologias no ensino da língua inglesa. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Inovação na Educação Mediada por Tecnologias) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
151.   Carla Moreira Santana. Diversidade genética do inibidor de serino-peptidase 2 de Trypanossoma cruzi em indivíduos com Doença de Chagas e utilização da forma recombinante no sorodiagnóstico. Dissertação (Mestrado em Biossistemas) - UFABC, . 2022.
Orientador: Marcia Aparecida Speranca.
152.   Carlos Alberto Otranto Gontijo. A Astronomia no mundo dos indígenas Tukanos do Alto Rio Negro. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Evonir Albrecht.
153.   Carlos Augusto Escanhoela Junior. . Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Supervisor: Fabio Furlan Ferreira.
154.   Carlos Eduardo de Castro. . Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Supervisor: Wendel Andrade Alves.
155.   Carlos Vinicius de Lima. Delineamento de Plumas de Contaminação através de Recursos Tecnológicos. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: João Marcelo Borovina Josko.
156.   Carolina Benazzi Weissheimer. O impacto da transmissão de informação na homofilia em redes sociais. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Maximiliano Barbosa da Silva.
157.   Carolina Benário Fernandes Gouveia. A busca pela soberania alimentar: o programa de aquisição de alimentos (paa) no brasil e o economic community of west africa agricultural policy (ecowap) na áfrica.. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Thais Tartalha do Nascimento Lombardi.
158.   Carolina Braga do Espírito Santo. AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE ÁGUA DE REÚSO DO AQUAPOLO UTILIZANDO ACV: Identificação de impactos ambientais e alternativas para o aumento da sustentabilidade do processo produtivo. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Eduardo Lucas Subtil.
159.   Carolina Castro de Sousa. Uso de simulador de processos para avaliar balanços de massa e energia do processo de hidrólise com água sub/supercrítica em modo batelada, semi-contínuo e contínuo do bagaço de cana em biorrefinaria. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, ufabc. 2022.
Orientador: Juliana Martin do Prado.
160.   Carolina Derivi. Para que serve o licenciamento ambiental federal? Impactos sociais de grandes obras na Amazônia e impactos para o planejamento territorial. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Arilson da Silva Favareto.
161.   Carolina Gali Barroso. Desenvolvimento de compostos elastoméricos funcionais para pneus. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Grupo de Ciência, Tecnologia e Inovação em Materiais. 2022.
Orientador: Anne Cristine Chinellato.
162.   Carolina Silva Dantas. Mulheres, crochê e desenvolvimento local: um olhar para a sustentabilidade da vida. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Tecnologias Sociais) - Universidade Federal de Itajubá, . 2022.
Supervisor: Bruna Mendes de Vasconcellos.
163.   Carolina Victoria da Cruz Junho. Klotho como nova estratégia terapêutica na síndrome cardiorrenal do tipo 3. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2022.
Orientador: Marcela Sorelli Carneiro Ramos.
164.   CAROLINA YUKI KATO DE SANTANA. MIGRAÇÃO DE PROSTITUTAS: A perda do elemento da agência em deslocamentos voluntários. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Julia Bertino Moreira.
165.   Caroline Alves da Silva. Comparativo entre dados horários anemométricos e de mercado de energia e análise da sua influência em manutenções programadas de parques eólicos. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientadores: João Vicente Akwa, Gilson Lameira de Lima.
166.   Caroline Marques de Melo. Métodos de Extração e Análise de Nitrosaminas em Diferentes Amostras. (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Diogo Librandi da Rocha.
167.   Caroline Miranda Pereira Lima. O conceito de função e a formação de professores: revisão da literatura especializada. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Vinícius Pazuch.
168.   Caroline Vitória Brandão Costa. Normas voluntárias de sustentabilidade: implicações no âmbito da OMC e efeitos sobre países em desenvolvimento. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Lucas da Silva Tasquetto.
169.   Carolline Martins de Lima. Levantamento do potencial efeito teratogênico em humanos de drogas lícitas e ilícitas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Arnaldo Rodrigues dos Santos Jr.
170.   Cassiano Minoru Aono. Dinâmica magnética de aglomerados de nanopartículas magnéticas e sua influência da magneto-hipertermia. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Fabio Furlan Ferreira.
171.   Cassio Gerez. Reconfiguração de sistemas de distribuição de energia elétrica por meio de um algoritmo híbrido bio-inspirado. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Supervisor: Alfeu Joãozinho Sguarezi Filho.
172.   Catarina Movio. Análise de sequências reguladoras no DNA responsáveis pelo transcriptoma do envelhecimento neuronal. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Alexandre Hiroaki Kihara.
173.   Catarina Vieira Bortoletto. A paradiplomacia e a construção da agenda ambiental local: o caso da cidade de São Paulo. (Graduação em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Gerardo Alberto Silva.
174.   Caue Montrose Bianchim. Modelagem das perdas em máquinas elétricas mais utilizadas em veículos elétricos. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Julio Carlos Teixeira.
175.   Caíque Alves Ribeiro e Sofia Amaral Tori. Sistemas descentralizados de esgotamento sanitário nos planos de saneamento dos municípios da Região Metropolitana de São Paulo. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Camila Clementina Arantes.
176.   Cecilia de Oliveira Prado. Orientação do Estágio Docência Cecilia de Oliveira Prado. (Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ana Maria Dietrich.
177.   Cecilia Deare Esteves. Desenvolvimento de Eletrocatalisadores Baseados em Pd e Sn para Aplicação em Células a Combustível de Glicerol Direto em Meio Alcalino. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Mauro Coelho dos Santos.
178.   Cecília Gonsales Takenata. Masterbatch de nanocompósito de poli(cloreto de vinila) com nanopartículas de prata para aplicações antimicrobianas. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
179.   Celso Carlos Soares Spuhl. Os Efeitos do Acúmulo de Sujeira sobre o Desempenho de Módulos Fotovoltaicos: Um Estudo de Caso em Santo André - São Paulo - Brasil. Dissertação (Mestrado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Supervisor: Patricia Teixeira Leite Asano.
180.   Cesar Henrique Bezerra BaCsta de Sousa. Os materiais de divulgação e as percepções sociais dos estudantes universitários: estudo compara7vo entre as universidades UFABC e Hasselt.. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Graciella Watanabe.
181.   Cesar Monteiro Konno. Descelularização de segmentos intestinais suínos para produção de curativos biológicos: aplicação da engenharia tecidual no reparo do trato urinário inferior. (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade de Santo Amaro, . 2022.
Orientador: Ana Claudia Oliveira Carreira.
182.   Christian Longhin. UM ESTUDO SOBRE A PERSPECTIVA LÓGICO HISTÓRICO NO ENSINO DE ÁLGEBRA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - UFABC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC, . 2022.
Orientador: Itana Stiubiener.
183.   Clarissa Bonvent. A COLONIALIDADE NOS CONCEITOS DE ?ERUDITO? E ?POPULAR? A PARTIR DO ENSINO INSTITUCIONALIZADO DE MÚSICA: O CASO DA EMMSP. (Graduando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Luciana Xavier de Oliveira.
184.   Claudia Virginia Cabral de Souza. . Universidade Federal do ABC, . 2022.
Supervisor: Flávia da Fonseca Feitosa.
185.   Claudio Aliberti de Campos Mello. CATEGORIZAÇÕES NA ESCOLA E JUVENTUDE CRIMINALIZADA: UM ESTUDO SOBRE A INSERÇÃO ESCOLAR DE ADOLESCENTES EM LIBERDADE ASSISTIDA. Dissertação (Mestrado em Administração Pública e Governo) - Fundação Getulio Vargas, . 2022.
Orientador: Gabriela Spanghero Lotta.
186.   CLODOALDO LEONARDO DOS SANTOS. AS RELAÇÕES ENTRE A TAXA DE COLETA SELETIVA E INDICADORES SOCIAIS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ - SP. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientadores: Juliana Tófano de Campos Leite Toneli, María Cleofé Valverde Brambila.
187.   Cláudia Alves da Costa. Avaliação do potencial antitumoral de uma biblioteca de derivados quinolínicos. Tese (Doutorado em Biotecnologia) - Universidade de Mogi das Cruzes, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Tiago Rodrigues.
188.   Cláudio Andrade de Oliveira. EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: A remição de pena pela leitura como instrumento de empoderamento de vulneráveis. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
189.   Cláudio Ricardo Hehl Forjaz. Efeitos microestruturais da descontaminação por radiação UV-C de máscaras e protetores faciais. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Patricia Aparecida da Ana.
190.   Cristiano Moraes Bilacchi Azarias. RECONSTRUÇÃO DE DIGITAL TWINS UTILIZANDO LIDAR: UMA ABORDAGEM PARA A AFERIÇÃO ANTROPOMÉTRICA. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Mario Alexandre Gazziro.
191.   Daiane Aparecida Azolini. Narrativa sobre discussões acerca do conteúdo do aborto nas aulas de Ciências. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências Anos finais do Ensino Fundamental - Ciência é Dez) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht.
192.   Daniane Pereira. O Ensino da Língua de Sinais Brasileira como Primeira Língua para Alunos Surdos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Denise Hideko Goya.
193.   Daniel de Pina Nascimento. Aplicação da estratégia LQR modal para a atenuação de vibrações em estruturas flexíveis. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Heloi Francisco Gentil Genari.
194.   DANIEL DOS SANTOS GALVÃO. SIMULADORES DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA COM FONTES RENOVÁVEIS APLICADOS EM AULAS DA EJA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Inovação na Educação Mediada por Tecnologias) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: João Paulo Gois.
195.   Daniel Duarte Scapini Naves. Influências Sociais na Adesão ao Distanciamento Social na Pandemia de COVID-19. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Maximiliano Barbosa da Silva.
196.   Daniel Leite de Sousa. Desenvolvimento da educação 4.0 nas escolas públicas do estado de São Paulo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Inovação na Educação Mediada por Tecnologias) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
197.   Daniel Ortiz Lopes. Os megaeventos esportivos e o conflito entre o "velho" e o "novo" na preservação de estádios listados como patrimônio urbano: o caso do Maracanã. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Gerardo Alberto Silva.
198.   Daniel Ruy Pereira. UM PROFESSOR, UM PORTFÓLIO E UM QUADRO TEÓRICO: Uma oportunidade de reflexão durante a formação inicial. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues.
199.   Daniel Santos Menossi. Determinação do nível de fluído em recipientes inclinados. (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Murilo Bellezoni Loiola.
200.   Daniela Almeida da Silva. Estudo do Alzheimer na geração de estresse oxidativo e verificação de compostos antioxidantes utilizando o Zebrafish (Danio rerio) como modelo. Dissertação (Mestrado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Giselle Cerchiaro.
201.   Daniela Bonani de Mendonça. Determinantes da Política de Dividendos das Empresas Brasileiras. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Anderson Luis Saber Campos.
202.   DANIELA MATEIKA JÁCOME ALVES. USO DE JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. (Aperfeiçoamento/Especialização em Inovação na Educação Mediada por Tecnologias) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: João Paulo Gois.
203.   Daniele Carvalho Abrantes. REPELENTES DE LONGA DURAÇÃO CONTENDO MISTURAS DE ATIVOS EM ASSOCIAÇÃO COM CARREADORES LIPÍDICOS NANOESTRUTURADOS PARA COMBATE À PROPAGAÇÃO DE ARBOVIROSES. Tese (Doutorado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2022.
Supervisor: Daniele Ribeiro de Araujo.
204.   Danielle Albuquerque Rodrigues. Impregnação assistida por CO2 supercrítico de Extrato de Gengibre (Zingiber officinale var. Roscoe) como ativo em adesivos de silicone para pele. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Grupo de Ciência, Tecnologia e Inovação em Materiais - Unidade Embrapii. 2022.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
205.   DANIELLY LEONEL DE OLIVEIRA. MATERIAIS MANIPULÁVEIS E JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu ? Especialização em Educação Especial e) - Universidade Federal do ABC, CONSULADO GERAL DA SUICA NO RIO DE JANEIRO. 2022.
Orientador: Vivili Maria Silva Gomes.
206.   Danilo Martins do Nascimento. Empreendedorismo Corporativo E Seu Impacto Na Inovação E Resultado Das Empresas De Serviços Financeiros. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão da Inovação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Júlio Francisco Blumetti Facó.
207.   Danrlei Farias Alves. USO DE HIDROGÉIS BIODEGRADAVEIS NA REMOÇÃO DE METAIS POTENCIALMENTE TÓXICOS DA ÁGUA. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
208.   Dara Rúbia Souza Silva. Desenvolvimento de Matriz Extracelular Hepática Funcionalizada Utilizando Células Progenitoras do Broto Hepático Murino. Tese (Doutorado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Ana Claudia Oliveira Carreira.
209.   Darcísio Natal Muraro. . Universidade Federal do ABC, . 2022.
Supervisor: Patrícia Del Nero Velasco.
210.   Darlene Josiane Dullius. Análise do Faturamento de Energia Elétrica de Prossumidores Considerando o Ajuste do Fator de Potência dos Inversores Fotovoltaicos. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Joel David Melo Trujillo.
211.   Davi Bohner Brisola. Estágio na Embraer - Performance e Software da VSS. (Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Wesley Góis.
212.   Davi Couto de Souza. Programa de Iniciação Científica Ensino Médio - PIBIC. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ana Maria Dietrich.
213.   David Aciole Barbosa. ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO E DA INFLUÊNCIA EXERCIDA PELA MICROBIOTA INTESTINAL FÚNGICA DE CAMUNDONGOS DURANTE O DESENVOLVIMENTO DE CAQUEXIA INDUZIDA POR TRANSPLANTE DE CÉLULAS DE CÂNCER PULMONAR (LLC). Tese (Doutorado em Biotecnologia) - Universidade de Mogi das Cruzes, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Luiz Roberto Nunes.
214.   Debora Primo Gonçalves. PAULOANÁLISE CRITICA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: UM OLHAR.. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO UAB EM HISTÓRIA, CIÊNCIAS, ENSINO E SOCIEDADE) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Francisco José Brabo Bezerra.
215.   Deborah Gonçalves Fabri. Structure and Classification of Clifford Algebras. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Roldão da Rocha Junior.
216.   Deborah Herdy Mackenzie. Memórias da resistência operária no ABC Paulista. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Sidney Jard da Silva.
217.   Deisy Viviana Aristizábal Giraldo. Magnetism and quantum criticality in intermetallic compounds RNiSi3 based on rare earths: experiments and simulations. Tese (Doutorado em Física) - Universidad de Antioquia, Departamento Administrativo de Ciencia, Tecnología e Innovación. 2022.
Supervisor: Marcos de Abreu Avila.
218.   Denilson Tenório dos Santos Junior. Teoria de Conley para Campo Vetorial de Gutierrez-Sotomayor. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Supervisor: Dahisy Valadão de Souza Lima.
219.   Denise Aparecida Bonfim. Caracterização do perfil profissional para o ensino da Libras em editais de concursos públicos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusiva) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Kate Mamhy Oliveira Kumada.
220.   Denise Bernardes. BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-EPT - Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. 2022.
Orientador: Evonir Albrecht.
221.   Derian Fernando Alves de Alencar. Dynamic allocation of microservices for virtual reality content delivery to provide quality of experience support in a fog computing architecture. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Supervisor: Helder May Nunes da Silva Oliveira.
222.   Desirée Ferreira Nogueira. APRENDIZAGEM DA GRAMÁTICA DA LIBRAS: CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescencia) - Universidade Federal de São Paulo, . 2022.
Orientador: Claudia Regina Vieira.
223.   Dharshna Priya Kondalu Ramasamy. Análise das vias de sinalização utilizando ferramentas de bioinformática em linhagens de células de mama superexpressando (MCF10A/CD90+) ou silenciadas (Hs578T/shCD90) para CD90/Thy-1 em modelo de câncer de mama triplo negativo. Tese (Doutorado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres) - Universidade de São Paulo, . 2022.
Orientador: Ana Claudia Oliveira Carreira.
224.   Diego Bogado Tomasiello. . Universidade Federal do ABC, . 2022.
Supervisor: Flávia da Fonseca Feitosa.
225.   Diego de Almeida da Silva. O papel da ecomorfologia na diversificação e relações filogenéticas de Ceratophryoidea. Tese (Doutorado em Evolução e Diversidade) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Vanessa Kruth Verdade.
226.   Diego Medeiros de Aguiar. PERFIL DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENSINO FUNDAMENTAL ? ANOS FINAIS E ENSINO MÉDIO DA REGIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Evonir Albrecht.
227.   Diego Moreira Lima. Sistema de Liberação de Fármacos termoresponsivo a base de nanofolhas de nitreto de boro e hidrogel de rede dupla (2/2). (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
228.   Diego Silva Vieira Gonçalves. Axion phenomenology in the two-Higgs doublet model with U(1)X gauge symmetry. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Alex Gomes Dias.
229.   Diego Zilli Lima. Modal analysis and Optimization of an Integrated bladed disk with application in Centrifugal Compressors operating with CO2 in the supercritical state. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo. 2022.
Orientadores: Wallace Gusmão Ferreira, Daniel Jonas Dezan.
230.   DIJIANE REGINA DE PAULA. TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E O ENSINO DE MATEMÁTICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu ? Especialização em Educação Especial e) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Vivili Maria Silva Gomes.
231.   Douglas de Sousa Leite. Estudos da Utilização de um Foguete a Propulsão Nucelar em Missão Interplanetária. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Annibal Hetem Junior.
232.   Douglas Estevam Guerra, Jeferson Lima Mendes Santana. Sistema OXIVITA de Monitoramento de Sinais Vitais no Atendimento PRÉ-HOSPITALAR, HOSPITALAR E PÓS-HOSPITALAR. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Rodrigo Reina Muñoz.
233.   Douglas Luan Cardoso Arena. Controle de atitude de um quadrirotor para transporte de grandes cargas. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Magno Enrique Mendoza Meza.
234.   DÉBORA FERNANDEZ ANTONON SILVESTRE. CONVERSA SOBRE SEXUALIDADE ? UMA SÉRIE DE PODCAST. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO UAB EM HISTÓRIA, CIÊNCIAS, ENSINO E SOCIEDADE) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Francisco José Brabo Bezerra.
235.   Edcarlos Rodrigues de Souza. Impressão 4D de hidrogel termorresponsivo contendo celulose nanocristalina para fabricação de scaffolds. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
236.   Edilene Santana Pereira. Ciência também é coisa de criança: perspectiva em relação ao fazer científico nos anos iniciais do ensino fundamental. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
237.   Edilton Torres de Andrade. Treinamento de Redes Neurais Convolucionais com Uso de Imagens Sintéticas e Técnicas de Interpretabilidade. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: André Kazuo Takahata.
238.   Ednaldo Dario da Silva. Boas Práticas em Planejamento Experimental. (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Bruno Guzzo da Silva.
239.   Ednilson Alves Deo. Desafios do Altruísmo Biosférico para a Economia Ecológica. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ramon Vicente Garcia Fernandez.
240.   Ednilson Donisete de França Junior. Acúmulo de proteínas terapêuticas recombinantes em Chlamydomonas reinhardtii. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2022.
Orientador: Lívia Seno Ferreira Camargo.
241.   Edson Adriel Freitas Rodrigues. Resource Allocation in Space Division Multiplexing Elastic Optical Networks. (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Federal do Pará, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2022.
Orientador: Helder May Nunes da Silva Oliveira.
242.   Edson Antonio de Abreu. ?Método para obtenção de equivalentes de redes de distribuição com geração distribuída para análise dinâmica. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ahda Pionkoski Grilo Pavani.
243.   Edson Rodrigues. Arquitetura para aquisição de sinais de Miografia de Impedância Elétrica. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Olavo Luppi Silva.
244.   Eduarda Meirinhos. Análise da homofilia e heterofilia de gênero em grafos da genealogia acadêmica. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Jesús Pascual Mena Chalco.
245.   Eduardo Abramowicz. Redes e Fronteiras: Circuitos informais da moradia migrante. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Vanessa Elias de Oliveira.
246.   Eduardo Albacete. Forças de maré em espaços-tempo curvos. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Maurício Richartz.
247.   Eduardo Alves de Jesus Anacleto. Algoritmos para resolver problemas de otimização pseudo-Booleana. Tese (Doutorado em Ciência da Computação (33144010008P1)) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2022.
Orientador: Claudio Nogueira de Meneses.
248.   Eduardo Bello Pasini. Análise técnica e financeira de usina solar fotovoltaica para autoconsumo remoto com e sem trackeamento solar. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Federico Bernardino Morante Trigoso.
249.   Eduardo Gabriel Lima da Silva. Resource Allocation for Long Range Wide- Area Network. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Helder May Nunes da Silva Oliveira.
250.   EDUARDO GASQUES MONTEIRO. RECONSTRUÇÃO DE DIGITAL TWINS UTILIZANDO LIDAR: UMA ABORDAGEM PARA A AFERIÇÃO ANTROPOMÉTRICA. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Mario Alexandre Gazziro.
251.   Eduardo Machado Real. Contribuições para a Análise dos Trajetos de Aprendizagem dos Estudantes com o suporte de Mineração de Processos Educacionais. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Edson Pinheiro Pimentel.
252.   Eduardo Murakami da Silva. Eventos científicos estudantis como estratégia de ensino de Ciências Naturais em escola da rede municipal da cidade de São Paulo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
253.   Eduardo Silva Lima Filho. Desenvolvimento de impressora-3D adaptada para extrusão de scaffolds à base de quitosana. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Juliana Marchi.
254.   Elaine Caire. . Universidade Federal do ABC, . 2022.
Supervisor: Virgínia Cardia Cardoso.
255.   Eliana Rosa de Oliveira Santos. O feminismo negro surdo na educação inclusiva. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu ? Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Fundação Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.
256.   Eliane Cristina de Carvalho Mendonza Meza. Pós-Graduar: Escola Preparatória para a Pós-Graduação em Humanidades. (Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Sidney Jard da Silva.
257.   Elisa Silva Freire Aguilar. Estudo comparativo das legislações estaduais de proteção da vegetação nativa. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Vitor Vieira Vasconcelos.
258.   Elisângela Silva Laurindo. Utilização de Biodigestores como Instrumento de Aprendizagem Científica e Fomento à Educação Ambiental na Educação Básica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Patrícia Dantoni.
259.   EMERSON LIMA BEZERRA. Estágio não obrigatório do BCT - empresa - SCHNEIDER ELECTRIC BRASIL LTDA. (Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Wesley Góis.
260.   Emilia Mori Sarti Fernandes. Presença, abundância e tipos de microplásticos no solo. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
261.   ENRIQUE DA SILVA RODRIGUES. Jogos digitais na aprendizagem de língua inglesa: uma análise de jogos de RPG de mundo aberto. (Aperfeiçoamento/Especialização em Inovação na Educação Mediada por Tecnologias) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: João Paulo Gois.
262.   Enzo Patryck Teixeira Gonçalves. A combinatória do Problema do Troco. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Carla Negri Lintzmayer.
263.   Erasmo Antonio Dal'Orto. Despacho Econômico de Sistemas Termelétricos com Restrições Realísticas Utilizando o Solucionador Knitro. Dissertação (Mestrado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Edmarcio Antonio Belati.
264.   Erich Friol Gimenes. Incentivos econômicos à redução de queimadas agropecuárias: um estudo do caso da Amazônia Brasileira. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Thiago Fonseca Morello Ramalho da Silva.
265.   Erick Fasterra da Silva. Aprendizado de máquina utilizando árvores de decisão e variantes para a predição da estabilidade de compostos de perovskita. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Wallace Gusmão Ferreira.
266.   Erik Soares da Silva. POLÍTICAS PÚBLICAS, PARTICIPAÇÃO SOCIAL E PROJETOS PILOTO: Proposta de Projeto Piloto de participação no Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) de Ribeirão Pires. (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Adalberto Mantovani Martiniano de Azevedo.
267.   Erika Yahata. Machine Learning e Análise Preditiva aplicados ao Câncer de Mama. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Priscyla Waleska Targino de Azevedo Simões.
268.   Estela Braga Nepomuceno. Envolvimento da ínsula e pré-límbico durante tarefas de tomada de decisão temporal em ratos. Tese (Doutorado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2022.
Supervisor: Tatiana Lima Ferreira.
269.   Ester Ferreira dos Santos. Ensino híbrido: formação do professor pesquisador no ensino médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Inovação na Educação Mediada por Tecnologias) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
270.   Ester Regina Vilela Andrade. Agora o lixo vai falar: as contribuições de Lélia Gonzalez e Gayatri Chakravorty Spivak para ruptura do silenciamento de mulheres racializadas. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Luciana Xavier de Oliveira.
271.   Esther Duarte Caparroz. Estruturas em ambientes extremos - perspectiva de montagem de estação/base lunar. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Wesley Góis.
272.   Etevaldo Francisco Carreira Junior. Aquecimento solar de água para processos industriais : proposta de um método para análise técnico-econômica. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Reynaldo Palacios Bereche.
273.   Evandro de Sousa Faria Cabral. AS CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO DURANTE A PANDEMIA COVID10. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - UFABC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC, . 2022.
Orientador: Itana Stiubiener.
274.   Evellyn Caroline Moura Silva. Estágio não obrigatório do BCT - empresa - COLGATE-PALMOLIVE COMERCIAL LTDA. (Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Wesley Góis.
275.   Fabiana Cristina da Luz. Repositórios educacionais abertos (REA) e a educação para relações étnico-raciais. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Inovação na Educação Mediada por Tecnologias) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
276.   Fabio da Silva Teixeira. Uso de células de hidrogênio no transporte público coletivo na região do ABC. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Joel David Melo Trujillo.
277.   Fabio Leandro da Silva. MODELAGEM MATEMÁTICA, SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS E ANÁLISE DA PAISAGEM COMO FERRAMENTA NOMANEJO DE RESERVATÓRIOS INSERIDOS EM ÁREAS ANTROPIZADAS. Tese (Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Supervisor: Angela Terumi Fushita.
278.   Fabio Mendes Milanez. Sistema de Monitoramento Remoto Máquina-Máquina e Homem-Máquina Utilizando Tecnologias de IOT Visando Aplicação na Indústria 4.0. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Rodrigo Reina Muñoz.
279.   Fabio Nogueira Carlucci. Aspectos do diferencial de rendimentos por gênero no Brasil. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Data Science e Analytics) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP, . 2022.
Orientador: Delmo Alves de Moura.
280.   Fabrício Augusto Correia da Silva. Contribuições do uso de textos de divulgação científica no ensino de Ciências na Educação Básica.. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO UAB EM HISTÓRIA, CIÊNCIAS, ENSINO E SOCIEDADE) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Francisco José Brabo Bezerra.
281.   Fabrício Valério Moretti. Formação de Preços no Ambiente de Contratação Livre (ACL). (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Patricia Teixeira Leite Asano.
282.   Fausto Menezes de Castro. Cota para pessoas trans nas IFEs: uma proposta de inclusão para a Universidade Federal de Ouro Preto. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
283.   FELDMAN, Leonardo Gonçalves. Estudo da Aplicação de Métodos de Previsão de Demanda Com Avaliação de Resultados Através de Média Absoluta, Em Uma Cadeia de Suprimentos da Construção Civil. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Luís Henrique Rodrigues.
284.   Felipe Aires de Brito, Felipe Delmondes e Rafael Ponte. Modelagem para estabilizador linear baseado em modelo de suspens~ao ativa adaptado para fotograa. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Alain Segundo Potts.
285.   Felipe Araújo Pimenta. Estudos biológicos in vitro e mecânico-funcional para avaliação e aperfeiçoamento de protótipos de enxertos vasculares biorreabsorvíveis de pequeno calibre por técnica de fiação de solução por sopro para uso em engenharia tecidual. Tese (Doutorado em Medicina/Tecnologia e Intervenção em Cardiologia) - Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Supervisor: Sônia Maria Malmonge.
286.   Felipe Cassiano Luz. BIG DATA ANALYTICS COMO FERRAMENTA DE SUPORTE AOS PROCESSOS DA CADEIA DE SUPRIMENTOS DAS ORGANIZAÇÕES. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Patrícia Belfiore Fávero.
287.   Felipe Coelho Soler. Análise da Variação das Perdas Elétricas em Zonas de Agregação de Consumidores com Recursos Energéticos Distribuídos considerando Cenários de Operação dos Sistemas de Baterias. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Joel David Melo Trujillo.
288.   Felipe da Silva Sales. Isolamento e estudos de metabolitos especiais de Baccharis sp. com possivel ação antitumoral. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Giselle Cerchiaro.
289.   Felipe de Almeida Couto. Mereologia e adequação empírica: Considerações sobre o empirismo construtivo de Bas C. Van Fraassen. (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Victor Ximenes Marques.
290.   Felipe Eduardo Ferreira Silva. Efeitos de Spin no 2DEG. (Graduação em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Gustavo Michel Mendoza La Torre.
291.   Felipe Ernesto Mesias Campos. Uma abordagem de modelagem para o estudo da abundância da paisagem a partir de processos demográficos dos fragmentos. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Supervisor: Renato Mendes Coutinho.
292.   FELIPE FLORENTINO GONÇALVES. ANÁLISE COMPARATIVA DO EBITDA DAS EMPRESAS DE TERCEIRIZAÇÃO DE VEÍCULOS NO CENÁRIO DA PANDEMIA DA COVID-19.. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Osmar Domingues.
293.   Felipe Garcia Ken Kamiya. Física Além do Modelo Padrão no DUNE. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Celio Adrega de Moura Junior.
294.   Felipe Gustavo Ornaghi. . Universidade Federal do ABC, EMBRAPII. 2022.
Supervisor: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
295.   Felipe Martins da Costa. Vânia Bambirra e as mulheres no Capitalismo Dependente da América Latina. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Cristina Fróes de Borja Reis.
296.   Felipe Nascimento Tavares. A influência antrópica sobre a diversidade de traços funcionais de árvores da Mata Atlântica do sudeste brasileiro. Dissertação (Mestrado em Evolução e Diversidade) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Simone Rodrigues de Freitas.
297.   Felipe Pavan. Introdução à dinâmica Unidimensional. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Dahisy Valadão de Souza Lima.
298.   Felipe Pelissari. Impacto de parâmetros geométricos no desempenho térmico de coletores tipo calha parabólica. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Daniel Jonas Dezan.
299.   Felipe Rodrigues de Oliveira. Cenários de Aquecimento e suas implicações hidrológicas para a sub-bacia Billings na Região Metropolitana De São Paulo. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: María Cleofé Valverde Brambila.
300.   Felipe Sadami Oiwa da Costa. Design de uma plataforma experimental de aquisição de sinais sEMG e trajetória dos dedos para aplicações em mão biônica. Tese (Doutorado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Luiz Alberto Luz de Almeida.
301.   Felipe Thimoteo de Mendonça. Políticas de incentivo a geração solar fotovoltaica distribuída no Brasil. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Conrado Augustus de Melo.
302.   Felipe Trovalim Jordão. Diversidade de Trypanosomatidae em uma área de Mata Atlântica do ABC paulista. Dissertação (Mestrado em Biossistemas) - UFABC, . 2022.
Orientador: Marcia Aparecida Speranca.
303.   FELIPE WAGNER BIZIO AUTOMAÇÃO. AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL UTILIZANDO DISPOSITIVOS SMART ASSOCIADOS AOS SISTEMAS HOME ASSIST. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
304.   Felipe Zanzin de Franca. Aproximações Analíticas para Decaimentos de Partículas de Vida Longa e Aplicações em Modelos da Nova Física. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: André Paniago Lessa.
305.   Fellipe Soares de Oliveira. Estratégia de Saúde Móvel voltada ao Monitoramento e Detecção de Quedas em Idosos. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Priscyla Waleska Targino de Azevedo Simões.
306.   Fernanda Bernardino. A contribuição das cohousing para o desenvolvimento urbano: contradições, desafios e potencialidades. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Luciana Nicolau Ferrara.
307.   Fernanda Carla Pereira Bordin. Metodologia ativa na disciplina de química no ensino médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
308.   Fernanda Duarte Krueger. Energia Nuclear na Alemanha: entre segurança energética e net-zero. (Graduação em Bacharelado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Giorgio Romano Schutte.
309.   Fernanda Jandoso Souza. Estágio Curricular em Engenharia de Gestão. (Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
310.   FERNANDA SANTOS GALDINO. MONITORAMENTO DO ESTOQUE DE CARBONO EM REMANESCENTES DE MATA ATLÂNTICA NO VALE DO RIBEIRA - SP. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Angela Terumi Fushita.
311.   Fernando da Silva Borges. . Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2022.
Supervisor: Alexandre Hiroaki Kihara.
312.   Fernando Lino. Uma contribuição ao estudo dos plls aplicados em sistemas de energia elétrica sob condições não ideais de operação. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Alfeu Joãozinho Sguarezi Filho.
313.   Fernando Marques dos Santos. Avaliação de desempenho em redes LoRaWAN sob ataques de interferência. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: João Henrique Kleinschmidt.
314.   Flaviane Veras Fernandes. Análise espacial dos fatores socioeconômicos e de saneamento sobre a incidência de leishmaniose viceral humana no município de Natal-RN. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Uso Sustentável de Recursos Naturais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, . 2022.
Supervisor: Vitor Vieira Vasconcelos.
315.   Flávia Cristina da Costa Lima. O Uso de Jogos Digitais Pedagógicos para a Contribuição da Alfabetização de Estudantes com TEA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Denise Hideko Goya.
316.   Flávia Seixas Lisboa. A Segregacao Urbana na Região Metropolitana de São Paulo: uma abordagem para Mensuração com base no individuo incorporando contextos geograficos e temporais. Tese (Doutorado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Flávia da Fonseca Feitosa.
317.   Flávia Silva Pinto. O lugar na construção de uma educação popular a partir de bell hooks, Paulo Freire e Milton Santos. (Graduando em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: André Buonani Pasti.
318.   Flávio Fernandes Garcia Júnior. A Contribuição das Tecnologias em Saúde no restabelecimento cardiopulmonar de pacientes internados com Covid-19. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: João Loures Salinet Júnior.
319.   Francine Netto Martins Tadielo. A pedagogização antigênero no Movimento Escola sem Partido e seus atravessamentos neoliberais. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Alessandra Teixeira.
320.   Francis Borges Oliveira. Estratégias de Implantação de Aplicações em Infraestruturas Distribuídas no Contexto de Internet das Coisas. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Carlos Alberto Kamienski.
321.   Francisco de Souza Rocha. Apresentação do debate atual relativo a MMT (Modern Modern Money Theory) e sua respectiva aplicabilidade na Economia contemporânea.. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Manuel Ramon Souza Luz.
322.   Frank Bruno. A conexão entre questões socio-econômicas e a opção pela lí?ngua espanhola no ENEM: um estudo de correlaçôes. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: João Marcelo Borovina Josko.
323.   Fretz Sievers Junior. O Estado da Arte da Tecnologia Assistiva Utilizando Inteligência Artificial para Alunos da Educação Especial a partir de uma Revisão Sistemática da Literatura. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Denise Hideko Goya.
324.   Fábio Della Nina. Análise de Desempenho de Redes Ópticas Elásticas com Cenários de Distribuição Desigual de Tipos de Serviço por Tamanhos de Rota. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Luiz Henrique Bonani do Nascimento.
325.   Fábio Godoy Ferreira. Desenvolvimento de ferramenta baseada em redes neurais artificiais para aplicação ao problema da previsão de vazões. Dissertação (Mestrado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Patricia Teixeira Leite Asano.
326.   Fábio Okamoto. Estudo do efeito de parâmetros de anodização sobre o comportamento de corrosão sob tensão da liga de magnésio AZ61. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
327.   Fábio Saroa de Assis. Diversidade e estrutura genética de populações de queixadas (Tayassu pecari) da Guiana Francesa impactadas por caça. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Paulo, . 2022.
Orientador: Cibele Biondo.
328.   Fábio Viana Piquet. O uso de analogias no ensino de Ciências. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
329.   Gabriel Antonio Arana Afonso Pereira. RPA NO PROCESSO DE AUTOMAÇÃO DE TESTES DE SITES. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Luis Alberto Martinez Riascos.
330.   Gabriel Bertozzi de Oliveira e Sousa Leão. O fenômeno da desbrailização na literatura científica brasileira. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu ? Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Fundação Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.
331.   Gabriel Cerchiari Gradim. Urbanização brasileira e crítica à abordagem neoclássica: uma análise da economia de aglomeração no Brasil à luz da economia política.. (Graduação em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Jeroen Johannes Klink.
332.   Gabriel Fabiano de Souza. Idades e metalicidades de aglomerados estelares na Pequena Nuvem de Magalhães utilizando fotometria integrada do S-PLUS. Dissertação (Mestrado em Astronomia) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Supervisor: Pieter Willem Westera.
333.   Gabriel Henrique Ribeiro. Estudo do potencial das estratégias de ecoeficiência para reduzir as emissões portuárias. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Humberto de Paiva Junior.
334.   GABRIEL LEANDRO DE SOUSA PEREIRA. Ações Públicas Culturais e Socioeducativas: Extensão Conectando Universidades e Território via Estação de Pesquisa M'Boi. (Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Lúcio Nagib Bittencourt.
335.   Gabriel Macedo Eleodoro. A EVOLUÇÃO DO DIMORFISMO SEXUAL EM PAPA-FORMIGAS (AVES: THAMNOPHILIDAE) COMO MODELO DE SELEÇÃO SEXUAL. Tese (Doutorado em Evolução e Diversidade) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Cibele Biondo.
336.   Gabriel Marques da Silva. INDICES MULTIDIMENSIONAIS PARA ANÁLISE DA PRECARIEDADE HABITACIONAL: ABORDAGENS DEFORMULAÇÃO E APLICAÇÃO. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Flávia da Fonseca Feitosa.
337.   Gabriel Nascimento Pereira. Análise da migração de consumidores de energia elétrica para o ACL e o impacto nas distribuidoras. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Conrado Augustus de Melo.
338.   Gabriel Ramponi. Phantasy as critique by Herbert Marcuse and Roberto Schwarz. (Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Andrew W Mellow Foundation. 2022.
Orientador: Silvio Ricardo Gomes Carneiro.
339.   GABRIEL RODRIGUES BRUZINGA. Análise Comparativa das Metodologias Analítica e Numérica no Projeto de Máquinas Síncronas de Ímãs Permanentes de Fluxo Radial com Enfoque em Geração Eólica. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Alfeu Joãozinho Sguarezi Filho.
340.   Gabriel Scaloni Ribeiro. Uma análise sobre o conceito de ?Embeddedness? de Karl Polanyi frente ao arcabouço institucional que fomenta a cultura no Brasil.. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Manuel Ramon Souza Luz.
341.   Gabriel Simplício Lopes / Caroline Belini. Sistema de visão para a verificação do sequenciamento de pneus. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ugo Ibusuki.
342.   Gabriel Thiago Costa Pereira. Uso de um aplicativo de smartphone para a determinação do teor de glicerol em biodiesel através de imagem RGB.. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Mónica Benicia Mamián López.
343.   Gabriel Victor Costa. Mapeamento da atividade elétrica atrial do epicárdio durante a fibrilação atrial a partir dos sinais do torso: um estudo clínico-computacional. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2022.
Orientador: João Loures Salinet Júnior.
344.   Gabriela Cavalcante Macedo. Perfil Profissional na Indústria 4.0 no Brasil. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Silvia Novaes Zilber Turri.
345.   GABRIELA GIAMPA MARCHI. Utilização de imagens de vídeos para o estudo do fotoclareamentode amostras de colágeno hidrolizado marcados com Azul de Metileno.. (Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Nasser Ali Daghastanli.
346.   Gabriela Modenezi. Secas prolongadas no Sudeste brasileiro e sua influência na vazão de rios: Estudo de caso para a bacia do Rio Grande. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Andréa de Oliveira Cardoso.
347.   Gabriela Morales-Lima. Avaliação preliminar do potencial antiparkinsoniano da ayahuasca em modelos celular e animal. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2022.
Orientador: Fulvio Rieli Mendes.
348.   Gabriela Sabino Souza. Como as tecnologias da indústria 4.0 contribuem para a transformação dos processos no sistema financeiro. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ugo Ibusuki.
349.   Gabriela Vasconcelos. Avaliação da eficiência do questionário DN4 para o rastreio de dor neuropática em pacientes com esclerose lateral amiotrófica. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Abrahão Fontes Baptista.
350.   Gabriele Arena Teixeira. Ouso de inteligência artificial no ensino adistância. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Silvia Novaes Zilber Turri.
351.   Gabrieli Hernandes. As mulheres da patota: uma análise das contribuições de escritoras, jornalistas, quadrinistas e cartunistas no jornal O Pasquim. (Graduando em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Cintia Lima Crescêncio.
352.   GABRIELLE DUARTE CUNHA. O NEXO MIGRAÇÃO-DESENVOLVIMENTO: Perspectivas a partir da Governança Global das Migrações. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Acácio Sidinei Almeida Santos.
353.   Gabrielle Silva Damiano. Efeito da inibição da proteína antiapoptótica BCL-2 sobre a citotoxicidade do vemurafenib em melanoma. (Graduando em Bacharelado em Ciência & Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Tiago Rodrigues.
354.   Gesrael Silva de Lima. Análise dos conteúdos sobre algas em Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciaturas em Ciências Biológicas de Instituições Públicas Brasileiras. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
355.   Gidiane Scaratti. . Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2022.
Supervisor: Eduardo Lucas Subtil.
356.   Giovana Lima Aires. CONCENTRAÇÕES DE CARBONO EM SEDIMENTO DE RIACHOS IMPACTADOS PELO CULTIVO DE CANA-DE-AÇÚCAR. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ricardo Hideo Taniwaki.
357.   Giovana Magnani. Sensores para agroquímicos. (Graduando em Alimentos) - Faculdade de Tecnologia Termomecânica, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2022.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
358.   Giovani Guerra Moreti. Bolsista PAAE 2022 (extensão) do projeto PJ034-2022. (Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, PROEC / UFABC. 2022.
Orientador: Fabiana Rodrigues Costa Nunes.
359.   Giovani Guerra Moretti. SAP Ciência (ação de extensão). Orientação de outra natureza - PROEC / UFABC, Bolsa institucional (UFABC). 2022.
Orientador: Fabiana Rodrigues Costa Nunes.
360.   Giovanna Barros da Silva. Uma Revisão da Aplicação de Técnicas de Otimização em Projetos de Aeronaves. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Cícero Ribeiro de Lima.
361.   Giovanna Debelis Rodrigues Silva. Design de serviços em micro e pequenas empresas: proposta de aplicação no setor de alimentação.. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão da Inovação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Supervisor: Júlio Francisco Blumetti Facó.
362.   Giovanna Fernandes de Oliveira Moreira. Programa de Educação Tutorial - Ciência, Tecnologia e Inovação UFABC, 2022 (PET - AF). Orientação de outra natureza - Universidade Federal do ABC, PROGRAD / UFABC. 2022.
Orientador: Fabiana Rodrigues Costa Nunes.
363.   Giovanna Lepore. CINÉTICA DE FOTOCLAREAMENTO DO AZUL DE METILENO EM SISTEMAS QUE MIMETIZAM TECIDOS BIOLÓGICOS PARA APLICAÇÕES EM TERAPIA FOTODINÂMICA. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientadores: John Andrew Sims, Patricia Aparecida da Ana, Nasser Ali Daghastanli.
364.   Giovanna Melo Rosseto. Projeto escolar GIRAMUNDO na perspectiva da alfabetização científica e comunicação da ciência (Pibic Ensino Médio - IC Júnior). Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
365.   Giovanna Noguerão Parra. A URGÊNCIA NA MEDIÇÃO DA FOME ENTRE OS POVOS INDÍGENAS: Um paralelo entre a realidade brasileira e organizações internacionais. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Andrea Santos Baca.
366.   Giovanna Perino. Kultur e Civilisation: o romantismo alemão, o regime nazista e o expressionismo insurgente. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Samon Noyama.
367.   Gisele Braz do Nascimento. Cinema e Direitos Humanos na Escola. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
368.   Giselle Correia Prospero da Silva. SAP Ciência (ação de extensão). Orientação de outra natureza - PROEC / UFABC, Bolsa institucional (UFABC). 2022.
Orientador: Fabiana Rodrigues Costa Nunes.
369.   Giselle Correia Prospero da Silva. Bolsista PAAE 2022 (extensão) do projeto PJ034-2022. (Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, PROEC / UFABC. 2022.
Orientador: Fabiana Rodrigues Costa Nunes.
370.   Giselle Dantas Valentim. Análise da conectividade funcional entre perfis neuropsicológicos e grupos clínicos disléxicos. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Katerina Lukasova.
371.   Giulia Consolmagno. Estudo e simulação de controle de velocidade do motor síncrono de ímã permanente aplicado em veículo elétrico. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Julio Carlos Teixeira.
372.   Giulia de Avellar Nóvoa. Estudo Computacional por Elementos Finitos de Esforços em Muleta Canadense. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Olavo Luppi Silva.
373.   Giulia Elisa Guimarães Gonçalves. Estudo da interação do deidrodieugenol e derivados com diferentes modelos de membrana. Tese (Doutorado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA SUSTENTABILIDADE) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Supervisor: Joao Henrique Ghilardi Lago.
374.   Giulia Farran Mateo. Nasce uma nova geração de projetos urbanos? Uma pesquisa exploratória dos PIUs (projetos de intervenção urbana). Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Jeroen Johannes Klink.
375.   Giulia Ferreira Chagas. Adaptação Linguística e Cultural e Verificação de Aplicabilidade do Teste de Nomeação Multilíngue (MINT) para Bilíngues Português-Inglês. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Maria Teresa Carthery-Goulart.
376.   Giulia Petinelli Vernaglia. Onda Hallyu e Relações Internacionais: O papel e o poder da cultura pop na inserção internacional da Coreia do Sul. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Maria Caramez Carlotto.
377.   Giulia Piagentini. Avaliação de comportamento mecânico e capacidade autorregenerativa de matriz epóxi incorporada com microcápsulas de PMMA contendo isocianato. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
378.   GIULIANA VALÉRIA ALVES. Histórico sobre a Medicina Regenerativa e a Engenharia Tecidual. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Sônia Maria Malmonge.
379.   Giullia Liss Monteiro Alves. Projeto de Extensão - UFABC para MiN@s. (Extensão) - Fundação Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ana Maria Pereira Neto.
380.   Glauco Endrigo Moura de Lima. An´alise de Confiabilidade Estrutural em uma asa aeron´autica aproximada por um tubo retangular vazado. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Marcelo Araujo da Silva.
381.   Gleides Matos Campos. Reciclar: reutilizar é transformar, uma experiência de ação pedagógtica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
382.   Grace Kelly Quarteiro Ganharul. Síntese e caracterização das propriedades físicas de amostras semicondutoras de TiO2 e CsPbI3: aplicações em fotodegradação. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Jose Antonio Souza.
383.   Grasielle Castro Coelho. Estratégias pedagógicas para o ensino de Botânica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
384.   Graziela Lohara Ramos Correa. As visitas de famílias no Parque Zoológico Municipal de Bauru-SP: análise das conversas e estratégias expositivas. (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Bruno Rafael Santos de Cerqueira.
385.   Graziela Sória Virgens. Filogenia molecular de Syntermes (Termitidae, Syntermitinae). (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Tiago Fernandes Carrijo.
386.   Graziella Sarpe Capo. Síntese verde e caracterização de nanopartículas de cloreto de prata assistidas por lectinas vegetais e suas propriedades hemaglutinantes. Dissertação (Mestrado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Wanius José Garcia da Silva.
387.   Guilherme Ali Abdallah Bassani. Controle em Sistema Embarcado de Quadricóptero Autônomo. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Filipe Ieda Fazanaro.
388.   Guilherme Augusto Souza Oliveira. Influência do tempo de detenção hidráulica na remoção e reaproveitamento de fósforo em sistemas de alagados construídos de fluxo superficial cultivados com Eichhornia crassipes em escala piloto. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Tatiane Araujo de Jesus.
389.   Guilherme Balbino da Silva. Mercado ilegal de tabaco: o produto paraguaio e seus impactos no Brasil. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: José Blanes Sala.
390.   Guilherme Barnez Gramcianinov. Desenvolvimento de nanocompósitos de PVC com nanopartículas de prata para aplicações antimicrobianas. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
391.   Guilherme Barnez Gramcianinov e Pamela Zaparoli Jorge. Desenvolvimento de nanocompósitos de poli(cloreto de vinila) com nanopartículas de prata para aplicações antibacterianas. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
392.   Guilherme Cavalcante Nobrega dos Reis. A adesão das centrais sindicais à estrutura do sindicalismo corporativo no Brasil. (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Sidney Jard da Silva.
393.   Guilherme Corsi Miranda da Silva / Isabella Nocito Santorsa. Manutenção preditiva em impressoras 3D. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ugo Ibusuki.
394.   Guilherme Destefi. Sistemas de supervisão de alto desempenho. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
395.   Guilherme Filocomo. ENTRE A ESTRATÉGIA, A SELETIVIDADE E A VIABILIDADE NO URBANO: O CASO DO NOVOENTREPOSTO DE PERUS. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Jeroen Johannes Klink.
396.   Guilherme Fortes Souto. Desenvolvimento de módulo pré-amplificador e equalizador para sistemas de áudio. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Marcelo Bender Perotoni.
397.   Guilherme Guimarães de Oliveira. A importância do ensino de Zoologia nas aulas de Biologia: concepções dos discentes sobre insetos e polinização. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
398.   Guilherme Marcon. Modelagem e automação de um canal aerodinâmico para caracterização de turbinas eólicas verticais utilizando um novo layout de freio de Foucault. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão da Inovação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientadores: Priscila Benitez, Julio Carlos Teixeira.
399.   Guilherme Nunes Pires. Marx Complexo: fundamentos da Ciência da Complexidade e a atualidade de um pensamento. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: José Paulo Guedes Pinto.
400.   Guilherme Soares do Val. Investigação do efeito de tratamentos térmicos sobre o comportamento de corrosão do aço API 5L X80 em solução de carbonato de sódio/bicarbonato de sódio/ cloreto de sódio. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
401.   Guilherme Torres de Camargo. Crescimento da Geração Distribuída no Brasil e seus Impactos no Setor Elétrico. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Patricia Teixeira Leite Asano.
402.   Guilherme Vasconcelos de Almeida. Próteses mamárias ultra-personalizadas por escaneamento 3D e impressão 3D. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Mario Alexandre Gazziro.
403.   Guilherme Venturini Floresti. A adoção do Pix como meio de pagamento por instituições financeiras e seus impactos no setor bancário brasileiro. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Bruno de Paula Rocha.
404.   Gustavo Bonomo Guimarães. Estudo, análise e simulação de técnicas de anti-ilhamento aplicadas a sistemas fotovoltaicos monofásicos. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Jose Luis Azcue Puma.
405.   Gustavo Bonomo Guimarães. Estudo, análise e simulação de técnicas de anti-ilhamento aplicadas a sistemas fotovoltaicos monofásicos. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2022.
Orientador: Jose Luis Azcue Puma.
406.   Gustavo Bontorim Alvarenga. O vírus e a cidade: os efeitos desiguais decorrentes da pandemia de COVID-19 em São Paulo. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Mônica Yukie Kuwahara.
407.   Gustavo Breno Nunes Godinho. Números Irracionais e Transcendentes. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2022.
Orientador: Welington Vieira Assunção.
408.   Gustavo Brito da Silva. Estágio Não Curricular em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica. (Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
409.   Gustavo Carpentieri Sorrentino. Exploração de Novos Materiais e Técnicas Alternativas para Produção de Muletas Canadenses. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Olavo Luppi Silva.
410.   Gustavo Carvalho Corrêa. Estágio Curricular em Engenharia de Gestão. (Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
411.   Gustavo da Silva Soares. Dinâmica Complexa: Conjuntos de Julia e Mandelbrot. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Dahisy Valadão de Souza Lima.
412.   Gustavo Di Cesare Giannella. Migrações e Refugiados Ambientais: Políticas Públicas e Normas Migratórias do Brasil e da União Europeia no Antropoceno. Tese (Doutorado em Economia Política Mundial) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientadores: José Blanes Sala, Leonardo Freire de Mello.
413.   Gustavo Francisco Curihuinca Garcia. Participação social no Mercosul: trajetória de uma agenda incompleta. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Relações Internacionais (PRI)) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Diego Araujo Azzi.
414.   Gustavo Fregonezi Depieri. Separação de Fontes no Contexto Post-Nonlinear: aplicação de algoritmos bio-inspirados. (Graduando em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Aline de Oliveira Neves Panazio.
415.   GUSTAVO GOMES RIBEIRO. IMPACTO DO ISOLAMENTO SOCIAL E DISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS MÉDICOS NO NÚMERO DE INFECÇÕES E MORTES PELO VÍRUS SARS-CoV-2. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Fernanda Nascimento Almeida.
416.   GUSTAVO HENRIQUE SILVA ALVES. O Problema de CP Forte e quarks vetoriais em modelos do tipo Nelson-Barr. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Celso Chikahiro NISHI.
417.   Gustavo Lopes Urbani. Valoração econômica de danos por inundações por meio de modelagem hidráulico-hidrológica e elaboração de curvas de prejuízo na cidade de São Paulo ? estudo de caso da bacia hidrográfica do Córrego Ipiranga - São Paulo - SP. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientadores: Melissa Cristina Pereira Graciosa, María Cleofé Valverde Brambila.
418.   Gustavo Marcial Prado Romero. Ensaio introdutório e tradução do texto "Existe uma filosofia de nossa América?, de Augusto Salazar Bondy. Dissertação (Mestrado em FILOSOFIA) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Daniel Pansarelli.
419.   Gustavo Menezes. ANÁLISE DE VIABILIDADE DE UM SISTEMA DE CRIOTERAPIA POR COMPRESSÃO DE BAIXO CUSTO NO MERCADO NACIONAL. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Reginaldo Kisho Fukuchi.
420.   Gustavo Nascimento de Souza. A reconstrução normativa de Honneth e sua atualização da Filosofia do Direito de Hegel. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Michela Bordignon.
421.   Gustavo Neves Margarido. Estudo para aumento da eficiência na produção de energia elétrica por módulos fotovoltaicos utilizando placas termoelétricas. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Federico Bernardino Morante Trigoso.
422.   Gustavo Rodrigues. Registro da distribuição espacial de traços fósseis (paleotocas) na América do Sul. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Paulo, . 2022.
Orientador: Fabiana Rodrigues Costa Nunes.
423.   Gustavo Rodrigues Lopes. Avaliação do potencial de implementação de plataformas de geração híbrida offshore: Estudo de caso no litoral nordeste do Brasil. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Federico Bernardino Morante Trigoso.
424.   Gustavo Vermelho. Estudo de adição de nanoargila para alterar propriedades dielétricas e mecânicas nos géis de copolímeros em bloco para aplicações em músculos artificiais. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
425.   HAROLDO DE OLIVEIRA BRITO FILHO. ANÁLISE DE MÉTODOS DE QUANTIFICAÇÃO DA CONFIABILIDADE DE SISTEMAS E ESTRUTURAS. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Marcelo Araujo da Silva.
426.   Hebert Lopes de Oliveira. Regressão múltipla de variáveis geoquímicas principais, a partir de variáveis secundárias correlacionadas em modelo preditivo, através do uso de técnicas de Machine Learning.. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Data Science e Analytics) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP, . 2022.
Orientador: Delmo Alves de Moura.
427.   Helio Henrique Gonçalves Guardabaxo. Gerenciamento de QoE para tráfego HTTP/2 em redes de longa distância definidas por software. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Gustavo Sousa Pavani.
428.   Helton Marques. Objetos de Aprendizagem Digitais e Desenho Universal em Práticas de Letramento Literário no contexto da educação especial e inclusiva. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Denise Hideko Goya.
429.   HENRIQUE BERNARDES CIOLFI. A POLÍTICA EXTERNA EGÍPCIA E O NÃO ALINHAMENTO DO GOVERNO DE GAMAL ABDEL NASSER. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Muryatan Santana Barbosa.
430.   HENRIQUE DE SOUZA FUKUSHIGUE. MITIGAÇÃO DE VIBRAÇÕES DE UMA ASA AERONÁUTICA UTILIZANDO UM TMD OTIMIZADO. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Marcelo Araujo da Silva.
431.   Henrique Gallon Gadioli. Avaliação da precisão do mapa de desmatamento do PRODES 2022 baseada na técnica de Bootstrap. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Claudia Celeste Celestino.
432.   Henrique Guimarães Coutinho. Topology Optimization Method in Bidimentional Structures via Hybrid-Mixed Stress Formulation. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Wesley Góis.
433.   Henrique Lopes Karam. Envelhecimento de compósitos de matriz polimérica reciclada com fibras de diferentes teores celulósicos e o efeito de compatibilizante natural. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
434.   Henrique Luiz Voni Giuliani. Comitês de Máquinas Aplicados a Interfaces Cérebro-Computador. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Supervisor: Ricardo Suyama.
435.   Henrique Mateus Goiti Saito Suzuki,Pedro Kenity Kuba Zafalon. QUALIDADE DE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO VIA CHATBOT. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Angélica Alebrant Mendes.
436.   Henry Wachtler da Costa. Estágio Supervisionado Não Obrigatório. (Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Patrícia Del Nero Velasco.
437.   Higino Gabriel de Andrade. Análise Temporal de Um Foguete Para Lançamentos em Órbita Baixa. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Annibal Hetem Junior.
438.   HIGOR XAVIER SIQUEIRA LOPES. Estágio não obrigatório do BCT - empresa - IBM BRASIL-INDUSTRIA MAQUINAS E SERVICOS LIMITADA. (Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Wesley Góis.
439.   Hilton Koiti Sato. Uma abordagem para o conceito de energia utilizando simuladores no ensino de física. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Laura Paulucci Marinho.
440.   Homero Pereira de Souza Filho. Uma investigação global sobre o conforto em relação ao clima. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Vitor Vieira Vasconcelos.
441.   Homero Pereira de Souza Filho. Uma investigação global em relação ao conforto climático. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Vitor Vieira Vasconcelos.
442.   Horacio Emidio de Lucca Junior. Classificação de imagens mamográficas por uma ferramento open source: Uma proposta de uso para auferir maior eficiência no diagnóstico de câncer de mama. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Arnaldo Rodrigues dos Santos Jr.
443.   Hreetabh Kishore Shrivastava. . Universidade Federal do ABC, Indian Institute of Technology Ropar. 2022.
Supervisor: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
444.   Hugo Paula Maestrelo. Fotoisomerização trans-cis do ligante coordenado a compostos polipiridínicos de Rênio(I). (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Karina Passalacqua Morelli Frin.
445.   Hugo Puertas de Araújo. . Universidade Federal do ABC, . 2022.
Supervisor: Murilo Bellezoni Loiola.
446.   Ian Silveira Pompeu. O silogismo prático aristotélico. Dissertação (Mestrado em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará, . 2022.
Orientador: Luca Jean Pitteloud.
447.   Igor de Almeida Lemos. Estágio na empresa Siemens Healthineers. (Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Claudia Celeste Celestino.
448.   Igor Fideles da Silva. Observador de Estados para Força Tangencial em Cadeira de Rodas Servo-assistida, modelo observado em plano inclinado. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
449.   Igor Fideles Da Silva. Estágio Curricular em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica. (Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
450.   Igor José Miranda Azevedo de Paiva. Otimização Topológica e Manufatura Aditiva com Aplicação Aeroespacial. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Wallace Gusmão Ferreira.
451.   Igor Longhi Baxmann. Desenvolvimento de uma turbina eólica através do software aberto Q- blade. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Reinaldo Marcondes Orselli.
452.   Igor Oliani. Acionamento para sistema de tração elétrica para tratores agrícolas de pequeno porte. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa. 2022.
Orientador: Alfeu Joãozinho Sguarezi Filho.
453.   Indry Milena Saavedra Gaona. Síntesis y caracterización del sistema TRBa1-xSrxFeCuO5+d (TR=La, Yb, Ho, Y, Dy, Gd, x=0,0.25,0.5). Dissertação (Mestrado em Maestría en Ciencias-Física) - UNIVERSIDAD PEDAGÓGICA Y TECNOLÓGICA DE COLOMBIA, . 2022.
Supervisor: Julián Andrés Munévar Cagigas.
454.   Ingrid Geovanna Leal Graces. Conflitos no planejamento urbano de Taboão da Serra (SP) no marco do Plano Diretor vigente: agentes e projetos em disputa. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: André Buonani Pasti.
455.   Ingrid Santos Macedo. Mobilidade e Desenvolvimento Regional: Reconstituindo o planejamento da Linha Bronze no ABC Paulista. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Jeroen Johannes Klink.
456.   Ingrid Santos Macedo. Programa de Educação Tutorial - Ciência, Tecnologia e Inovação UFABC, 2022 (PET - AF). Orientação de outra natureza - Universidade Federal do ABC, PROGRAD / UFABC. 2022.
Orientador: Fabiana Rodrigues Costa Nunes.
457.   Ingride Santos Reis. Programa de Iniciação Científica Ensino Médio - PIBIC EM. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ana Maria Dietrich.
458.   Iorrane Couto Fernandes. Caracterização estrutural e espectroscópica de scaffolds uterinos suínos descelularizados. (Graduando em Biomedicina) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, . 2022.
Orientador: Ana Claudia Oliveira Carreira.
459.   Iris de Araujo. Efeito imunomodulador do peptídeo microplusina em macrófagos murinos.. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Fernanda Dias da Silva.
460.   Isaac Prinheiro. Registro Automa?tico de Dispositivos e Seguranc?a Fim a Fim em Sistemas IoT. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Carlos Alberto Kamienski.
461.   Isabela Lonardoni Teixeira. Investigações sobre Dioniso em O Nascimento da Tragédia de Friedrich Nietzsche. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal São Carlos. 2022.
Orientador: Luciana Zaterka.
462.   Isabela Nobre Gurgel. Privações à vida plena: a importância da segurança alimentar no desenvolvimento humano segundo a abordagem das capacitações. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Mônica Yukie Kuwahara.
463.   Isabela Rejes de Simone. Estudo dos parâmetros que afetam a adesão da fita crepe automotiva. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Everaldo Carlos Venancio.
464.   Isabella das Graças Lopes Martines. Investigação da variabilidade genética e expressão dos transcritos da HCMV IL10 na ausência de infecção viral e genes virais.. (Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2022.
Orientador: Maria Cristina Carlan da Silva.
465.   Isabella de Barros Vieira. Protocolos de estimulação cognitiva para idosos em ambiente virtual :revisão sistemática. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ruth Ferreira Galduróz.
466.   Isabella Firmino Sanchez. : Gendered Innovation sob uma perspectiva econômica estruturalista. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, ProReitoria de Pesquisa UFABC. 2022.
Orientador: Cristina Fróes de Borja Reis.
467.   Isabella Neves Sato. Otimização dos parâmetros de processo da impressão 3D de compósitos de quitosana. Avaliação para obtenção de uma composição adequada visando parâmetros reológicos para a impressão satisfatória do material.. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Juliana Marchi.
468.   Isabella Petagna. Controle interno em gestão de riscos em projetos. (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Angélica Alebrant Mendes.
469.   Isabella Rizzi Rios. Sistematização da segmentação 3D dos átrios e ventrículos a partir de imagens médicas. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: João Loures Salinet Júnior.
470.   Isabella Rocha Brambilla. Efeito da medicação na automaticidade da marcha na doença de Parkinson. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Daniel Boari Coelho.
471.   Isabella Sanches Ferminio. Economia feminista: uma abordagem crítica. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Fernanda Graziella Cardoso.
472.   Isabella Tardelli Maio. Mapeamento de Mecanismos de Prevenção a ataques baseados em SQL Injection. (Graduando em Bacharelado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientadores: João Marcelo Borovina Josko, Vanessa Elias de Oliveira.
473.   Isabelle dos Santos. A realidade do descarte adequado de resíduos a partir do entendimento de práticas e condições de destinação da comunidade de um colégio técnico de São Bernardo do Campo. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Juliana Tófano de Campos Leite Toneli.
474.   Isabelly Salles Rocha. Traduzindo Angela Davis. (Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Silvio Ricardo Gomes Carneiro.
475.   Isac Antônio Azevedo Castro. Os espaços Verdes na escola e o ensino de Botânica: uma observação de didáticas ao alcance dos professores.. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
476.   Isadora Arcanjo Gori. Lovelace?s Note in Gene: Construção de um circuito de regulação autônomo e temporal da expressão gênica. (Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Milca Rachel da Costa Ribeiro Lins.
477.   Isis Vitória Camarão Dos Reis. Lazer, território e cidadania: imaginários urbanos e espaços de lazer em Guarulhos/SP. (Graduando em Ensino Médio) - ETEC de Guarulhos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: André Buonani Pasti.
478.   Italo de Freitas. Sistema IOT de Contagem de Embalagens via Rádio Frequência LORA. (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Rodrigo Reina Muñoz.
479.   Iuri Faria Codas. Ontologia, epistemologia e emancipação: a crítica de Marx à metafísica de Hegel. Dissertação (Mestrado em FILOSOFIA) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Daniel Pansarelli.
480.   Iuri Slavov. Em Busca do Hegel de John McDowell. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2022.
Orientador: Michela Bordignon.
481.   Ivan Kleber Linhares dos Santos. A educação mediada por tecnologia: relatos e experiências no ensino paulista. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
482.   Izabella Alpha Rodrigues. Central de Controle para Inteligência de Robôs Remotos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Celso Setsuo Kurashima.


Data de processamento: 23/12/2023 13:24:45