UFABC-professores

Trabalho de conclusão de curso de graduação


Número total de itens: 480

2023

1.   Adriana Coca Lopes. laboratório de máquinas elétricas à distância. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Julio Carlos Teixeira.
2.   Alan Mendes Silva / Gabriel Almeida de Carvalho. Aplicação da Tecnologia AIoT no Mapeamento 3D da Temperatura em Solos Contaminados. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
3.   Alexandre Roberto Neme Kulpel. Viabilidade Econômica da Implantação de Sistemas de Geração de Energia Solar Fotovoltaica In-Loco versus Sítios de Geração Remotos: Um Modelo Comparativo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Maximiliano Barbosa da Silva.
4.   Alexandre Simões de Lima. Modelagem de um Sistema Óptico para Detecção de Falhas em Peças de Materiais Compósitos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Crhistian Raffaelo Baldo.
5.   Alice Rocha de Camargo. Estudo sobre Processos de Esterilização de Biomateriais e Testes de Esterilidade. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Sônia Maria Malmonge.
6.   Aline Nóbrega Rodrigues da Silva. Canadá e Futebol: políticas imigratórias como influência no desenvolvimento do esporte. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Luciana Xavier de Oliveira.
7.   Amanda Ferreira Machado. Experiência de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) no Brasil: uma análise à luz da abordagem das capacitações. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Mônica Yukie Kuwahara.
8.   Ana Beatriz Gonçalves Oliva. Trabalho e Família: Um olhar sobre a alocação do tempo através da abordagem das capacitações. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Mônica Yukie Kuwahara.
9.   Ana Carolina Simões Carvalhaes. Remoção de partículas de microplásticos em tratamento de água por coagulação: revisão bibliográfica. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Camila Clementina Arantes.
10.   Ana Flávia Silva Araujo. Modelagem e Aplicação da Proteção Diferencial de Transformadores de Potência no Software ATP. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ricardo Caneloi dos Santos.
11.   Andre Yuji Sakuma. Comparação de técnicas de aprendizagem de máquina semisupervisionada para avaliação de bases rotuladas automaticamente. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Denise Hideko Goya.
12.   André Borba Ponciano. Projeto e fabricação de uma impressora de Braille. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Luis Alberto Martinez Riascos.
13.   André de Santana Santos. Impacto dos indicadores ESG no mercado financeiro brasileiro. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Humberto de Paiva Junior.
14.   Antonio Carlos Ferreira de Freitas. Análise do impacto da implantação de piscina no consumo de energia elétrica em um consumidor residencial de baixa tensão. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Fabiana Aparecida de Toledo Silva.
15.   Antonio Kung. Detecção de spam usando aprendizado de máquina. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Paulo Henrique Pisani.
16.   Antonio Newton Licciardi Neto. ESTUDO DE VIABILIDADE DE SUBSTITUIÇÃO DAS MÁSCARAS DE FARÓIS AUTOMOTIVOS DE PC PARA PBT. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC (UFABC), . Início: 2023.
Orientador: Suel Eric Vidotti.
17.   Artur Henrique Allen Santos. Resultados em aproximação para o (1,2)-TSP. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Carla Negri Lintzmayer.
18.   Beatrice Mika Saito. Global analysis of drivers and effects of groundwater depletion on the lowering of river base levels: an identification of regional vulnerable areas.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Vitor Vieira Vasconcelos.
19.   Beatriz Cardoso. Avaliação de estratégias de preparo de amostra para determinação de metanol em álcool gel. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Diogo Librandi da Rocha.
20.   Beatriz Ferreira Guabiraba. Imobilização de extrato de Moringa oleifera em esferas de alginato de sódio para aplicação no tratamento de água. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Camila Clementina Arantes.
21.   Bruna Chagas Parzeweski. tranf dig e trabalho. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Silvia Novaes Zilber Turri.
22.   Bárbara Dias de Sena. A influência de jogos digitais na busca pela igualdade de gênero. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: André Luiz Brandão.
23.   Bárbara Ribeiro Gomes. Técnicas ópticas para diagnóstico não invasivo da diabetes: uma revisão narrativa. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Patricia Aparecida da Ana.
24.   Camila das Graças Watanabe Ramacciotti. Avaliação do potencial de geração solar fotovoltaica em edificações na cidade de Mairinque-SP. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Conrado Augustus de Melo.
25.   Caroline Aparecida Rafael de Camargo. Avaliação de fornecedores de instituição financeira sob a perspectiva do ESG. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Humberto de Paiva Junior.
26.   CATERINA VARGAS BUENO São. ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE FLEXÃO DE METAMATERIAIS IMPRESSOS EM 3D. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Wesley Góis.
27.   Cintia Martins Prieto. Desenvolvimento de curativos dérmicos, via técnica de secagem por casting, de poli(álcool)vinilico associado com óleo de semente de uva. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Juliana Marchi.
28.   Clayton de Oliveira Silva. Aplicação de processamento de linguagem natural na classificação de resultados judiciais. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
29.   Daniel Dionísio de Almeida. Impactos da eletromobilidade. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Humberto de Paiva Junior.
30.   Daniel Duarte Scapini Naves. Influências Sociais na Adesão ao Distanciamento Social na Pandemia de COVID-19. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Maximiliano Barbosa da Silva.
31.   Daniel Vitor Beraldo Di Gênova. Otimização de Redes Celulares para Aplicações de IoT empregando Aprendizado de Máquina.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ivan Roberto Santana Casella.
32.   Deise Maciel Novais. Avaliação da precisão de softwares de dimensionamento de usinas solares fotovoltaicas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ricardo da Silva Benedito.
33.   DIEGO SERODIO COSTA. Mapeamento de Ambiente Através do uso de Robô Autónomo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Luis Alberto Martinez Riascos.
34.   Dilermando Queiroz Neto. Modelos de Inteligência Artificial para a previsão de chuvas extremas através de downscaling estatístico.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: María Cleofé Valverde Brambila.
35.   Douglas R. de Gennaro / Jean B. de Sousa / Caique Bismarck. Modelagem de uma célula de manufatura no contexto da Metrologia 4.0. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Crhistian Raffaelo Baldo.
36.   Ed Carlos Duarte. Avaliação do tempo e da temperatura na cocção de bolos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Juliana Tófano de Campos Leite Toneli.
37.   Eduardo Haberler Cardoso. Desenvolvimento de um Simulador de laboratório de patologia. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: André Luiz Brandão.
38.   Eduardo Yukio Sugimoto. Avaliação de arquiteturas de redes neurais convolucionais na classificação de imagens de ressonância magnética através de aprendizado por transferência. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
39.   Eldson Barroso Tinoco. Ferramenta para suporte a decisões de projeto em sistemas CAD baseada em aprendizado de máquina. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Rovilson Mafalda.
40.   Erick Shoiti Motizuki Hiraide. Estudo de recuperação energética de resíduos sólidos urbanos no município de Guarulhos.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Juliana Tófano de Campos Leite Toneli.
41.   Erik Felix Dos Santos. Produção de scaffolds de quitosana, óxido de grafeno e óleo de semente de uva visandoreparo do sistema nervoso periférico. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Juliana Marchi.
42.   Everton Flavio Oliveira de Almeida. Criação de Roteiro de laboratório para disciplina de Automação Industrial. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
43.   Fabio Tsuneo Sena Santos Miyahara. Projeto de instalação elétrica para locais onde se realizam festivais de música. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Fabiana Aparecida de Toledo Silva.
44.   Fabiola Filgueira Deiró. Segurança em Software e Sistemas Operacionais utilizados em drones. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Rodrigo Augusto Cardoso da Silva.
45.   Fabrício Expedito Albano Gaeta. Estudo sobre métodos para avaliação de jogos sérios para a educação. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: André Luiz Brandão.
46.   Felipe Barbosa Pereira. Desenvolvimento de um software para análise e planejamento de alocação de disciplinas da UFABC. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Murilo Bellezoni Loiola.
47.   Felipe de Pina Madeira Ferreiro. O Impacto dos Serviços de Streaming de Músicas e Filmes sobre o Consumo de Pirataria Digital. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Maximiliano Barbosa da Silva.
48.   Felipe Dias Correia. Criptografia e Segurança aplicadas em QR Codes gerados pelo Pix. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Rodrigo Augusto Cardoso da Silva.
49.   Felipe Pinheiro Teixeira. Produção de Hidrogênio por water splitting utilizando uma Heterojunção baseada em sistema bidimensional de MoSe2 decorados com nanofios de In2O3. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Alexandre José de Castro Lanfredi.
50.   Fernanda do Nascimento Abrantes. tranf dig e trabalho. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Silvia Novaes Zilber Turri.
51.   Fernanda Scaquetti. Desenvolvimento de curativos dérmicos, via técnica de secagem por casting, de poli(álcool)vinilico associado com óleo de semente de uva. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Juliana Marchi.
52.   Fernando de Queiroz Almeida. Projeto conceitual de um VANT elétrico/híbrido tipo VTOL.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Alexandre Alves.
53.   Fernando Schroder Rodrigues. Os desafios do uso de ambientes virtuais de aprendizagem no aprendizado (AVA's) de pessoas neurodivergentes no ensino superior. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Carla Lopes Rodriguez.
54.   Filipe Gomes Rodrigues. Controle de posição de uma câmera giratória referenciada pela imagem facial do usuário. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Alfredo Del Sole Lordelo.
55.   FLÁVIO HENRIQUE BOIM DE SOUZA. O rio Tamanduateí inserido no contexto urbano-ambiental Uma perspectiva sobre seus parâmetros e indicadores ambientais. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ricardo Hideo Taniwaki.
56.   Gabriel de Mello Fiali. Análise Comparativa entre Abordagens Híbridas de Detecção de Intrusão. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Denise Hideko Goya.
57.   Gabriel Felipe da Cruz. Inteligência Artificial aplicado ao processo de controle de crédito. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Leonardo Ribeiro Rodrigues.
58.   Gabriel Fernandes. Avaliação de serviços de entregas por drones com realismo ambiental. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Carlos Alberto Kamienski.
59.   Gabriel Henrique Perez. Software para avaliação de criticidade de trincas conforme API-579. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Wesley Góis.
60.   Gabriel Ramos Ferreira. Aplicação do Método dos Elementos Finitos para análise de otimização de estrutura aeroespacial constituída de material compósito. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Wesley Góis.
61.   Gabriel Ranieri Gomes Silva. Desenvolvimento de um Veículo Autônomo de Corrida Conforme as Regulamentações da Categoria F1TENTH. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Filipe Ieda Fazanaro.
62.   Gabriel Tavares Frota de Azevedo. Um Sistema Distribuído para Geração e Correção Segura de Provas em Python. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
63.   Gabriel Velloso Giuliano. Estudo sobre vascularização em scaffolds. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Sônia Maria Malmonge.
64.   Gabriela Jakomulsky de Albuquerque Leite. A POLÍTICA EXTERNA BOLSONARISTA : UM OLHAR SOBRE IDEIAS E FIGURAS CENTRAIS. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
65.   Gabriela Romero Moreira. Viabilização do Atendimento da Demanda Energética da Eletrificação de Veículos no Brasil.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Alexandre Alves.
66.   Gabriela Torres Pinto. RELAÇÕES COMERCIAIS ENTRE BRASIL-CHINA: UM OLHAR SOBRE AS RELAÇÕES ASSIMÉTRICAS DAS CADEIAS ECONÔMICAS ATRAVÉS DA EXPORTAÇÃO DE SOJA. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
67.   Gabriele de Kássia Alves Pereira. Análise do emprego de inteligência artificial na gestão, no monitoramento e na tomada de decisão sobre mobilidade urbana. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Humberto de Paiva Junior.
68.   Gabriele Ribeiro Gomes. Revisão teórica de processos produtivos em pequenas indústrias para aplicação de novas metodologias de otimização. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Leonardo Ribeiro Rodrigues.
69.   Geovane Das Chagas Pereira Jorge. O papel do técnico na manutenção na manutenção de sistemas automatizados e robóticos em laboratórios biomédicos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: João Loures Salinet Júnior.
70.   Guerino Brunoro Junior. AN´ALISE COMPUTACIONAL DE ESTRUTURAS BIO-INSPIRADAS APLICADAS NO SETOR AEROESPACIAL. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Wesley Góis.
71.   Guilherme Almeida Francisco Cabello. Comparação de Características Operacionais e Mecânicas de Processos de Adição e Remoção de Material. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Crhistian Raffaelo Baldo.
72.   Guilherme Ary de Souza. Relações Diplomáticas no Governo Bolsonaro. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
73.   Guilherme Bernardo Melo. Tendências nas características do fenômeno El Niño Oscilação Sul, relação com mudanças climática e impacto na Região Metropolitana de São Paulo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Andréa de Oliveira Cardoso.
74.   Gustavo Alves de Lima. Jogos digitais: Uma abordagem sobre saúde mental - SANE Game. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: André Luiz Brandão.
75.   Gustavo Batista Faria Cano. Desenvolvimento de um Modelo Digital de um :Sistema de Medição por TC. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Crhistian Raffaelo Baldo.
76.   Gustavo de Souza. Influência do período de armazenamento no desempenho do coagulante extraído de sementes Moringa oleifera. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Camila Clementina Arantes.
77.   Gustavo Del Rio Lima. Desenvolvimento de um Veículo Autônomo de Corrida Conforme as Regulamentações da Categoria F1TENTH. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Filipe Ieda Fazanaro.
78.   Gustavo Rocha Marfil. Estudo do impacto de estratégias de Governança ESG no desempenho financeiro corporativo e na estratégia organizacional.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Humberto de Paiva Junior.
79.   Heitor Rodrigues Savegnago. Análise de sistemas de geolocalização baseados em GPS e AOA para foguetes de sondagem atmosférica. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientadores: Francisco de Assis Zampirolli, Ivan Roberto Santana Casella.
80.   Hellen Fávero Souza. PROJETO DO CONJUNTO TREM DE POUSO DE UMA AERONAVE CARGUEIRA RADIOCONTROLADA. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Wesley Góis.
81.   Henrique Albanez Garcia de Paula & Daniel da Silva Souza. Big-data e Analytics para otimização da linha de produção de ônibus. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ugo Ibusuki.
82.   Henrique Augusto Santos Batista. Facilitando a correção e automação de testes: Integração entre MCTest e Moodle. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
83.   Henrique Barros Navarro. Um estudo analítico do sistema dinâmico e a estrutura de órbitas considerando as perturbações do potencial gravitacional e de pressão de radiação.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Claudia Celeste Celestino.
84.   Henrique Jötten Mendonça de Souza. Detecção de anomalia de cartão de crédito através de aprendizado de máquina. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
85.   Henrique Miranda. potencial dos taninos presentes em resíduos de frutas como tratamento de efluentes industriais. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
86.   Henrique Soares Silva. Detecção de Ataques de Intrusão de Rede usando Deep Learning e Honeypots de Baixa Interação. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Murilo Bellezoni Loiola.
87.   HIGOR XAVIER SIQUEIRA LOPES. IMPLEMENTAÇÃO DE UM ROBÔ ORGANIZADOR DE MATERIAIS EM FÁBRICAS. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
88.   Hugo Testsuo Miyagusuku. Metodologia para gestão energética de uma instalação industrial. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Fabiana Aparecida de Toledo Silva.
89.   Humberto Turioni Marinho. Estrutura da Dispersão de Fake News em Redes Sociais. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Rodrigo Augusto Cardoso da Silva.
90.   Ighor Ferreira de Melo. Sistema de Recomendação de Cursos Baseado em Conteúdo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Murilo Bellezoni Loiola.
91.   Igor Belarmino Lopes. Análise da proteção de sistemas de distribuição. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ricardo Caneloi dos Santos.
92.   Ingrid Noffs. Evolução da qualidade da água do Rio Ribeira do Iguapé - Registro/SP. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Camila Clementina Arantes.
93.   Isabela Antonio Avila. Estudo da viabilidade do uso células a combustíveis a hidrogênio e etanol em sistemas propulsivos de aeronaves do tipo eVTOL.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Alexandre Alves.
94.   Isabela Lima Sigaki. Técnicas de aprendizado de máquina aplicadas em Pairs Trading. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Paulo Henrique Pisani.
95.   Isabella Berlofa Alho. Mulheres que ocupam: o enfrentamento dos riscos relacionados à edificação. Um estudo das ocupações por Casas de Abrigo do Movimento de Mulheres Olga Benário. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Francisco de Assis Comarú.
96.   Isabella Borges. Mapeamento de Poluição do Ar por Sensoriamento Remoto na Macro-metrópole Paulista. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Vitor Vieira Vasconcelos.
97.   ISABELLA DE SOUZA LIMA. AS MULHERES DO TERCEIRO MUNDO E A SUBALTERNIZAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE A PARTICIPAÇÃO FEMININA NOS PROTESTOS DA PRIMAVERA ÁRABE. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Julia Bertino Moreira.
98.   Isadora dos Santos Damas. Otimização Topológica Aplicadas a Elementos Estruturais de Aeronaves. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Wesley Góis.
99.   Isadora Floriano Tacksian. METODOLOGIA PARA DIMENSIONAMENTO DO CONJUNTO ASA-FUSELAGEM PARA A COMPETIÇÃO SAE AERODESIGN. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Wesley Góis.
100.   Israel Morilha. Interoperabilidade de sistemas em saúde pública. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Fernanda Nascimento Almeida.
101.   Ivan Salvatore Rubino. Utilização de Ferramentas de Análise de Dados para Gerenciamento de Portfólio. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Crhistian Raffaelo Baldo.
102.   Jefferson Leite Rodrigues Dantas. Jogo que aborda a temática de saúde mental - SANE Game. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: André Luiz Brandão.
103.   Joao Pedro Martini Gomes. Estudo de empacotamento de sistemas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
104.   João Lucas Rodrigues. Desenvolvimento de um algoritmo para gerenciamento energético otimizado de ônibus híbridos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Joel David Melo Trujillo.
105.   João Victor Martins. Estudo da geração compartilhada para oferta de serviço de energia solar por assinatura. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ricardo da Silva Benedito.
106.   Juacy Silva. Processos de localização em estruturas algebricas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Luis Enrique Ramirez.
107.   Juan Ritter Caparroz. Investigação sobre a influência de longo prazo do clima sobre as vazões de rios.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Andréa de Oliveira Cardoso.
108.   Julia Lanci Rodrigues. Mapeamento de Poluição do Ar por Sensoriamento Remoto na Macro-metrópole Paulista. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Vitor Vieira Vasconcelos.
109.   Juliana Elis Gomes de Andrade. IMPACTOS DECORRENTES DA LEI Nº 9.991. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Conrado Augustus de Melo.
110.   Julio Murakami. Estudo comparativo entre o etanol e o biometano no setor de transportes de veículos leves no Brasil. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Juliana Tófano de Campos Leite Toneli.
111.   Júlia Aparecida Leardini. Análise de impactos da Lei 10.295/2001 no aumento da eficiência energética de refrigeradores no Brasil. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Conrado Augustus de Melo.
112.   Júlia Luvizotto Nóbrega. FEMINISMO NEGRO E A LUTA PELA IGUALDADE (1970 ? 1980). Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Luciana Xavier de Oliveira.
113.   Júlio César de França Pereira. Desenvolvimento de um Veículo Autônomo de Corrida Conforme as Regulamentações da Categoria F1TENTH. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Filipe Ieda Fazanaro.
114.   Katherine Benites Bonato Marana. IMPACTO NAS EMISSÕES DE CO2 A PARTIR DA SUBSTITUIÇÃO DE GÁS NATURAL POR BIOMETANO ORIUNDO DO PROCESSO DE APROVEITAMENTO ENERGÉTICO DE RESÍDUO SÓLIDO URBANO. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Juliana Tófano de Campos Leite Toneli.
115.   Larissa de Andrade Damaceno. WEST SIDE STORY (2021): A COMPLEXA EXPERIÊNCIA IMIGRATÓRIA PORTO-RIQUENHA. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Julia Bertino Moreira.
116.   Larissa Gonzaga Hilário. Análise de desempenho de um motor ?flexfuel? utilizando hidrogênio e combustível sustentável de aviação (SAF) aplicado às condições de operação de uma aeronave executiva ?supermidsize?.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Alexandre Alves.
117.   Leonardo de Carvalho Chicarolli. Análise numérica e experimental do processo de combustão em turbinas a gás aeronáuticas.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Alexandre Alves.
118.   Leonardo Vaz Lourenço. PESQUISA EXPLORATÓRIA DE JOGOS SÉRIOS PARA PCD?s AUDITIVOS. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Carla Lopes Rodriguez.
119.   Leonardo Vitturi Ribeiro. Revisão de algoritmos de Visão Computacional para reconhecimento facial de emoções. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: André Luiz Brandão.
120.   Letícia Moreira dos Santos. Fatores críticos de sucesso para a implantação de metodologias ágeis. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Silvia Novaes Zilber Turri.
121.   Letícia Nogueira Sousa. Punks não morreram! O movimento punk e as políticas públicas culturais em São Paulo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Luciana Xavier de Oliveira.
122.   Lorenzo Garcia de Victor. Análise numérica de desempenho do motor da aeronave Boeing 737-800 com validação experimental dos reultados.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Alexandre Alves.
123.   Lucas Akio Tanaka Zandonar / Caio Henrique de Oliveira. Estudo da Automatização do Transporte de Compras em Mercados para Pessoas com Mobilidade Reduzida. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Crhistian Raffaelo Baldo.
124.   Lucas Bueno de Novais. Análise da Viabilidade da Utilização de Manufatu- ra aditiva de Metais na Confecção de Peças Aeroespaciais. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Wesley Góis.
125.   Lucas de Oliveira Ventura. Análise da viabilidade econômica da produção de hidrogênio verde off-grid utilizando energia eólica offshore. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Joel David Melo Trujillo.
126.   Lucas Montagnani Calil Elias. Aprendizado adaptável aproveitando os dados de desempenho do aluno para fazer avaliações personalizadas no MCTest. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
127.   Lucas Moura de Almeida. Desenvolvimento de módulos para implementação em uma plataforma online referentes a dinâmica de veículos espaciais. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Claudia Celeste Celestino.
128.   Lucas Pereira de Souza. Mapeamento da cadeia de biomassa para produção de energia. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Reynaldo Palacios Bereche.
129.   Luisa Pataquini Macchia. Análise de Desempenho e Otimização de Redes Móveis para Ambientes Urbanos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Murilo Bellezoni Loiola.
130.   Luiz Bizerra de Araújo Filho. Política educacional brasileira: análise das instituições filantrópicas educacionais. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Salomão Barros Ximenes.
131.   Luiz Fernando Fernandes Andrade de Oliveira. Titulo:O potencial do Hidrogênio Verde na descarbonização de diversos setores, assim como o seu potencial para exportação.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Mario Alexandre Gazziro.
132.   Luiza Gouvea e Rios Cobra. Movimentos sociais da juventude em resposta à crise climática. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Bruna Muriel Huertas Fuscaldo.
133.   Malcolm de Oliveira Soares. Nanosserviços para o desenvolvimento de aplicações para o contínuo de IoT. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Carlos Alberto Kamienski.
134.   Marcella Garcia Paula. O Programa Bolsa Família: Uma Análise Sobre A Liberdade E Autonomia Feminina A Partir Da Abordagem Das Capacitações. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Mônica Yukie Kuwahara.
135.   Marcus Vinicius de Moura. Barreiras e desafios associados ao sistema de compensação de energia em sistemas fotovoltaicos conectadados à rede no Brasil. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ricardo da Silva Benedito.
136.   Maria Eduarda Batista Escudero. transf dig e comportamento consumo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Silvia Novaes Zilber Turri.
137.   Maria Luiza da Silva Carvalho. Terapia fotodinâmica em regeneração óssea: uma revisão narrativa. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Patricia Aparecida da Ana.
138.   Mariana de Sousa Caires. (provisório) Implementação de políticas públicas via editais de fomento. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Lúcio Nagib Bittencourt.
139.   Mariana Matos Santana. Influência das brisas maítimas nas chuvas intensas no município de Santo André. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: María Cleofé Valverde Brambila.
140.   Marina Aparecida Leria Fernandes e Thalita Pereira da Silva. Análise comparativa da qualidade da água do Rio Tamanduateí. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Camila Clementina Arantes.
141.   Martha Gaudêncio da Silva. (provisório) Territorialização do orçamento público: alternativa para a redução das desigualdades. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Lúcio Nagib Bittencourt.
142.   Mateus Flosi Moleiro. Bin packing com restrições. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Carla Negri Lintzmayer.
143.   Mateus Luiz Demarchi. Desempenho coagulante de sementes de Moringa oleifera em relação à condição e tempo de armazenamento. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Camila Clementina Arantes.
144.   Matheus Alexandre de Sena. (projeto a definir). Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Jesús Pascual Mena Chalco.
145.   Matheus Costa Bizerra. Ordenamento Territorial no Município de Diadema-SP: descompasso entre instrumentos de planejamento urbano.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Guadalupe Maria Jungers Abib de Almeida.
146.   Matheus Gustavo Lopes Frade. Guarapiranga: uso e ocupação do solo no entorno da represa e sua influência na qualidade d?água. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Camila Clementina Arantes.
147.   Matheus José da Silva. A revitalização do centro de São Paulo a partir da requalificação dos equipamentos públicos e mobilidade urbana. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Fernanda Borges Monteiro Alves.
148.   Matheus Vinicius dos Santos Alcantara. PROJETO DO CONJUNTO TREM DE POUSO DE UMA AERONAVE CARGUEIRA RADIOCONTROLADA. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Wesley Góis.
149.   Michelle Baggio. As dinâmicas territoriais do bairro do Glicério: um desenvolvimento marcado por processos de exclusão e apagamento da memória. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Luciana Xavier de Oliveira.
150.   Milena Machado da Costa. Caracterização de Fibras de Poli(ácido lático)/Polietilenoglicol/Polianilina (PLA/PEG/PANI) Obtidas Por Eletrofiação. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Everaldo Carlos Venancio.
151.   Natasha Donadello de Menezes. Métricas ESG. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Humberto de Paiva Junior.
152.   Nathalia Banharoto Dutra da Silva. Mapeamento de Poluição do Ar por Sensoriamento Remoto na Macro-metrópole Paulista. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Vitor Vieira Vasconcelos.
153.   Nathalie Pereira Dourado. Aplicação de técnicas de Aprendizado de Máquina para análise de prontuários médicos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Fernanda Nascimento Almeida.
154.   Nicolas Jonathan Santos Cerqueira. PROJETO DE AUTOMAÇÃO DE MISTURA E ENCHIMENTO DE GARRAFAS. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
155.   Nicoly Kamile Gianezi da Cunha. Investigação de mudanças no padrão climático de algumas regiões brasileiras a partir de dados observados. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Andréa de Oliveira Cardoso.
156.   Nikolas Avelino Grande. Controle de posição de uma câmera giratória referenciada pela imagem facial do usuário. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Alfredo Del Sole Lordelo.
157.   Paola Yagi. Direito Internacional Público, Novos Atores Internacionais e Direitos Humanios das Mulheres: Os direitos humanos das mulheres na atualidade. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Artur Zimerman.
158.   Paulo Gabriel Massa. Reimplementação do Jogo RPGEdu em Unity. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: André Luiz Brandão.
159.   Paulo Henrique Eiji Hayashida. Classificação de Novas Figuras Geométricas Utilizando Aprendizado por Transferência em Redes Neurais Convolucionais. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
160.   Pedro Charmillot Silva. Panorama das Fintechs no Brasil. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Silvia Novaes Zilber Turri.
161.   Rabesh Narumi Murata. transf dig e comportamento consumo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Silvia Novaes Zilber Turri.
162.   Rafael Tuzuki Quaresma. BR do Mar: Análise da Lei nº 14.301/2022 sob a óticada Engenharia Ambiental e de Transportes.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Humberto de Paiva Junior.
163.   Raphael Ramos da Silva. Algoritmos exatos para coloração de vértices. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Carla Negri Lintzmayer.
164.   Raphaela Natany Silva Peçanha. Análise de mecanismos voltados para a remoção de detritos espaciais. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Claudia Celeste Celestino.
165.   Renan Cauê Magyar Costa. Caracterização de fibras de poli (álcool vinílico) contendo óxido de grafeno. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Everaldo Carlos Venancio.
166.   Robson Claudio de Souza. ESTUDO DE VIABILIDADE DE SUBSTITUIÇÃO DAS MÁSCARAS DE FARÓIS AUTOMOTIVOS DE PC PARA PBT. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC (UFABC), . Início: 2023.
Orientador: Suel Eric Vidotti.
167.   Rodrigo Dias Paes Landim. Mobilidade ativa: um estudo de caso mapeando desigualdades socioeconômicas instauradas no sistema cicloviário da cidade de São Paulo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Humberto de Paiva Junior.
168.   Stefanny Silva Garcia Hadmann. Caracterização de poliisopreno aditivado com resina hidrocarbônica Unilene A-100. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
169.   Stephanie Nagasava da Costa. Técnicas ópticas para diagnóstico não invasivo da diabetes: uma revisão narrativa. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Patricia Aparecida da Ana.
170.   Suellen Lopes Dos Santos. Estudo de viabilidade de carros híbridos e elétricos no Brasil. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Humberto de Paiva Junior.
171.   Tatiana Souza da Cruz. Sustentabilidade, pobreza e desigualdade social: Uma analise sobre qualidade de vida e meio ambiente a partir da abordagem das Capacitações.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Mônica Yukie Kuwahara.
172.   Thais Araujo da Silva. Reforma Trabalhista no Brasil: Onda de terceirização e desigualdade salarial. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Mônica Yukie Kuwahara.
173.   Thiago Henrique Rodrigues Vieira. Estudos e Avaliações de Métodos de Campos de Radiação Neural. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: João Paulo Gois.
174.   Thomaz Loff da Silva. Análise econômico-financeira e regulatória de usinas fotovoltaicas para geração centralizada. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ricardo da Silva Benedito.
175.   Victor Cobo Figueiro. Desenvolvimento de Aplicações Inteligentes para o IoTinuum (IoT Computing Continuum). Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Carlos Alberto Kamienski.
176.   Victor Hugo da Silva. trabalho: Eye-Tracking como ferramenta auxiliar no diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ana Claudia Oliveira Carreira.
177.   VICTOR PEREIRA COELHO. GEOPOLÍTICA DO ESPORTE: Uma análise sobre a influência da FIFA e das ONGIs esportivas como instrumentos transnacionais.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
178.   Victor Yuiti Iamasaki. Análise econômica de uma micro usina solar em modelo de cooperativa. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Conrado Augustus de Melo.
179.   Vinicius Amadeu de Lima. Jecripe para mobile e avaliação. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: André Luiz Brandão.
180.   Vinicius Antonio Lucheti Pereira. Análise numérica de desempenho de aeronaves elétricas equipadas com células a combustível. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Alexandre Alves.
181.   Vitor Ruiz Murara. Estudo comparativo entre Lean Manufcturing e outras abordagens de melhoria de processos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Leonardo Ribeiro Rodrigues.
182.   Vittória Ariel dos Santos Borotto. Cabine Multisensorial para Reconstrução de Gêmeos Digitais. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Mario Alexandre Gazziro.
183.   Wesley Pereira da Silva. Desenvolvimento de jogo sério para explorar eficiência em algoritmos e estruturas de dados. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Denise Hideko Goya.
184.   Ágatha Gouveia / João Brigham. Desenvolvimento de Ferramenta para Gestão de Dados de Manutenção. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Crhistian Raffaelo Baldo.

2022

1.   Ana Maria Nunes Vieira. ESG e o papel social dos bancos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Cristina Fróes de Borja Reis.
2.   Beatris da Silva Polaco. Desenvolvimento de nanocompósitos de géis de copolímeros em bloco com óxido de grafeno. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
3.   Beatriz Mendonça de Andrade. A aplicação da AIoT (Inteligência Artificial e Internet das Coisas) na logística 4.0. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Ugo Ibusuki.
4.   BEATRIZ VENÂNCIO. NANOCOMPÓSITOS POLIMÉRICOS PARA FABRICAÇÃO DE PLACAS BIPOLARES DE CÉLULAS A COMBUSTÍVEL ALCALINA DE ETANOL DIRETO (ADEFC) POR IMPRESSÃO 3D. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC (UFABC), . Início: 2022.
Orientador: Suel Eric Vidotti.
5.   Bianca Miyata Ranieri, Thiago Silva Mesquita. Uso de sensores e captura de imagem com aprendizado de máquina para obtenção de resposta tátil e sonora para aumento da experiência de realidade para deficientes visuais. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022.
Orientador: Luiz Antonio Celiberto Junior.
6.   Brenno Vasconcellos Teles. Tecnologias de remoção de microplásticos de efluentes: revisão bibliográfica. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Tatiane Araujo de Jesus.
7.   Bruno Vinicius Moraes Santos. RECUPERAÇÃO ENERGÉTICA DO BIOGÁS DE ATERRO: PRODUÇÃO DE BIOMETANO PARA INSERÇÃO NA REDE DE GÁS NATURAL. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Juliana Tófano de Campos Leite Toneli.
8.   Daniel Espindola da Silva. Refatoração do Jogo ParaJecripe. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: André Luiz Brandão.
9.   Daniela Peres Paz. Parâmetros de ocupação e intervenção em áreas precárias. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Renata Maria Pinto Moreira.
10.   DANIELLY ARAÚJO MARCELINO DA SILVA. A participação das empresas da região do abc no fluxo do comércio internacional brasileiro (2003 - 2020). Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Cristina Fróes de Borja Reis.
11.   Danila Frederici. Eficiência energética na indústria e a diminuição da emissão de gases de efeito estufa. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Tatiane Araujo de Jesus.
12.   Danilo Levy Gabrielli Belmont. FERRAMENTA DE ANÁLISE DE FALHAS E GERAÇÃO DE RELATÓRIOS DOS PROCESSAMENTOS DO EQUIPAMENTO ?2oo3 Platform?. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022.
Orientador: Luiz Antonio Celiberto Junior.
13.   Danilo Shinki Yoshizato. Categorização de patentes usando técnicas de processamento digital de imagens. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Jesús Pascual Mena Chalco.
14.   Davi Bohner Brisola. ESTIMATIVA DO EFEITO NA ATMOSFERA DA ALTITUDE DA ÓRBITA DE TRABALHO PARA OPERAÇÃO DE UM MOTOR FOGUETE TERMONUCLEAR EM MISSÃO INTERPLANETÁRIA. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Annibal Hetem Junior.
15.   Eric Neugebauer. Análise de Estabilidade de Escoamento Bifásico em Sistema de Tanques Automotivos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Karl Peter Burr.
16.   Erik de Almeida Silva. Roteamento de veículos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Carla Negri Lintzmayer.
17.   Evelyn Fabiola Fernandes Teixeira. O sistema educacional brasileiro e as ações privadas: o programa "líder em mim". Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Salomão Barros Ximenes.
18.   Everton de Oliveira Rodrigues. O Impacto da verticalização na mobilidade urbana: Estudo de caso do Bairro Parque São Vicente, na cidade de Mauá, SP. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Humberto de Paiva Junior.
19.   Felipe Munerato. Indicadores da educação para avaliação das desigualdades socioespaciais. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Renata Maria Pinto Moreira.
20.   Gabriel Lara Danta Dias. A trajetória dos trabalhadores desempregados com a desindustrialização do ABC.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Cristina Fróes de Borja Reis.
21.   Gabriela Midori Afuso. .. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Priscyla Waleska Targino de Azevedo Simões.
22.   Giovanna Pecorari Coelho. Desenvolvimento sócioeconômico na Indonésia, 2004-2022: uma avaliação a partir da perspectiva de gunnar Myrdal. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Vitor Eduardo Schincariol.
23.   Graziela Sória Virgem. Desenvolvimento de pipeline de screening virtual invertido para identificação de sistemas bioluminescentes. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Danilo Trabuco do Amaral.
24.   Guilherme Andre Stabile de Oliveira. Educação financeira e a Abordagem das Capacitações. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Mônica Yukie Kuwahara.
25.   Guilherme Portugal Cosendey Leal. A EXPANSÃO DO AMBIENTE DE CONTRATAÇÃO LIVRE DE ENERGIA NO BRASIL: Avaliação das Consultas Públicas e Subsídios da Experiencia Internacional. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Conrado Augustus de Melo.
26.   Gustavo Santos Costa. REVISÃO DOS CONCEITOS UTILIZADOS EM MÉTODOS DE DETECÇÃO DE FALHAS. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022.
Orientador: Alain Segundo Potts.
27.   Heloisa Fernanda da Silva Santos. Desigualdade tecnológica no território brasileiro e as condições para o planejamento territorial municipal no Brasil. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: André Buonani Pasti.
28.   Humberto Yago, Mauricio Segura. Um estudo envolvendo os fundamentos da cinemática e sua aplicações diretas em um protótipo robótico humanoide.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022.
Orientador: Luiz Antonio Celiberto Junior.
29.   Isabella Firmino Sanchez. Implementação de gendered innovation no Brasil. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Cristina Fróes de Borja Reis.
30.   Joana Reis Frazão Sâo Pedro. A difusão das smart cities no Brasil: implicações para o planejamento urbano no capitalismo periférico. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: André Buonani Pasti.
31.   Joao Henrique dos Anjos Cardoso. POLIMERIZAÇÃO DE ACETATO DE VINILA EM CO2 SUPERCRÍTICO NA PRESENÇA DE POLIETILENO E POLIETILENOGLICOL. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Lígia Passos Maia.
32.   Jose Luis Amat y leon Correa. Análise da Tecnologia IEEE1901.2 no Monitoramento e Controle de Sistemas Fotovoltaicos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Ivan Roberto Santana Casella.
33.   José Eduardo Pimenta Calegari. ESG Impactos no Setor Aeroespacial. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Wesley Góis.
34.   Julia Nogueira da Silva. A desaceleração econômica russa, marcadamente após a crise de 2008, e sua relação com o conflito na Ucrânia. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Cristina Fróes de Borja Reis.
35.   Juliana Almeida Tamashiro. Proposta de modelo in vitro de Doença Hepática Gordurosa Não-Alcoólica (DHGNA): Silenciamento do fator de crescimento TGF-a em células AML-12. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2022.
Orientador: Marcelo Augusto Christoffolete.
36.   Jéssica Oliveira de Lima. Parâmetros de ocupação e intervenção em áreas precárias. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Renata Maria Pinto Moreira.
37.   Jônatas Pereira da Silva. Análise da migração de consumidores de energia elétrica para o ACL e o impacto nas distribuidoras. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Conrado Augustus de Melo.
38.   Kleverson Nascimento Pinto. Topologia das redes de agrupamentos político-ideológicos nas eleições de 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Denise Hideko Goya.
39.   Leonardo de Carvalho Barroca. SpaceFlix. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Carla Lopes Rodriguez.
40.   Letícia Stabelini Vieira Lima. Tema geral: cenário energético da China. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
41.   Luana Batista. OS IMPACTOS DO COLONIALISMO COMO ENTRAVE PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DO SENEGAL. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Acácio Sidinei Almeida Santos.
42.   Luca Milla, Thiago Soares, Guilherme Chagas. Um novo paradigma de processamento de banda-base em redes Cell-free para redes 6G. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS, . Início: 2022.
Orientador: Rodrigo Izidoro Tinini.
43.   Lucas Ferreira Kitahara Sousa. Metodologias de Engenharia de Software aplicadas ao desenvolvimento de um projeto de sistema computacional para pesquisar informações sobre iniciação científica na UFABC. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Carla Lopes Rodriguez.
44.   Lucas Pinheiro de Freitas. Análise técnica e quantitativa embarcada na predição de preços de ações utilizando Random Walk. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: João Marcelo Borovina Josko.
45.   Lucas Venâncio de Almeida. Desenvolvimento de um jogo com conteúdo educativo sobre a Antártica. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Silvia Cristina Dotta.
46.   Lucas Vinicius de Lima Major. Otimização multi-objetivo do problema de Unit Commitment. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Haroldo de Faria Junior.
47.   Marcela Aparecida Veloso Caixeta. Tecnologia em nuvem em saúde: avanços na pandemia. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Patricia Aparecida da Ana.
48.   Marcelo Sakamoto. Urbanização de assentamentos precários: Políticas habitacionais para áreas de risco ambiental no município de São Paulo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Renata Maria Pinto Moreira.
49.   Marcos Filipe Goncalves Martins. O mercado de ESG no Brasil, seus desafios de implantação e oportunidades encontradas pelo mercado financeiro. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Márcia Maria Penteado Marchesini.
50.   Mateus Miotti Cunha. A Geopolítica do Ártico no Século XXI: Análise Comparativa dos Objetivos e das Perspectivas dos Atores nas Águas e Terras Boreais. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Silvia Cristina Dotta.
51.   Matheus Fernandes Silva. NSERÇÃO ESCOLAR DE IMIGRANTES NO BRASIL: UMA ABORDAGEM FRENTE AOS DIREITOS HUMANOS. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
52.   Matheus Marques Freitas. A luta da via campesina como expressão do cosmopolitismo subalterno. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Bruna Muriel Huertas Fuscaldo.
53.   Matheus Paulo Batista Grandi. A Study on the Rear Wing Section for the Aerodynamic Drag Reduction of Formula One Car. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: SungKi Jung.
54.   Matheus Wabiszezewicz Baldacim. HIV no Brasil: Uma Visão Geral da Epidemia de HIV em Território Nacional. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Fernanda Nascimento Almeida.
55.   Mauro Malpeli Júnior. Avaliação do Potencial Energético de Resíduos do Setor Citrícola. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Fundação Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Ana Maria Pereira Neto.
56.   Melissa Gabriela Pereira da Soledade Perrone. Estudo de caso sobre a migração de um sistema monolítico de gestão de proprietários de imóveis para microsserviços. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: João Marcelo Borovina Josko.
57.   Milena Sanches Soares. A GESTÃO DA POLÍTICA CAMBIAL CHINESA NA CRISE FINANCEIRA INTERNACIONAL DE 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
58.   Natalia Soriani Daleffi. MODELAGEM E IMPLEMENTAÇÃO DE UM BANCO DE DADOS WEB DE RNA-seq DE CÉLULAS EMBRIONÁRIAS BOVINAS. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Fernanda Nascimento Almeida.
59.   Nayara de Andrade Ferreira. Gestão dos equipamentos de saúde como ferramenta de biossegurança: Uma revisão da literatura. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Patricia Aparecida da Ana.
60.   Nicolas Torres Matos. Grupo Fundamental e Espaços de Recobrimento. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Dahisy Valadão de Souza Lima.
61.   Nicolle Ayumi Adaniya. MULHERES NA STEM: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A PRESENÇA FEMININA NOS CURSOS DE EXATAS E ENGENHARIAS DA UFABC. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Carla Lopes Rodriguez.
62.   Paulo Tales Saraceni Dominguez. Projeto de Robô Colaborativo 6-DOF. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022.
Orientador: Filipe Ieda Fazanaro.
63.   PEDRO HENRIQUE ZAMPOLI. NANOCOMPÓSITOS POLIMÉRICOS PARA FABRICAÇÃO DE PLACAS BIPOLARES DE CÉLULAS A COMBUSTÍVEL ALCALINA DE ETANOL DIRETO (ADEFC) POR IMPRESSÃO 3D. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC (UFABC), . Início: 2022.
Orientador: Suel Eric Vidotti.
64.   Priscila Gaspari Macedo. Avaliação da qualidade da água do Córrego Comprido - Santo André, SP e sua relação com atividades antrópicas em seu entorno. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Ricardo Hideo Taniwaki.
65.   Rafael de Franca Domingues. Aplicação do lean seis sigma para redução da variabilidade do processo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Ugo Ibusuki.
66.   Rafaela Miranda da Costa. A Saúde sexual e reprodutiva a partir das teorias feministas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Bruna Muriel Huertas Fuscaldo.
67.   Raimundo Nonato Braz Neres. Vazios nas públicas públicas para abrigamento de pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade no território de São Bernardo do Campo e o caso da Casa Neon Cunha. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: André Buonani Pasti.
68.   Renan Chica Martins da Silva. Influência dos investidores no processo de disseminação das práticas ESG no setor empresarial. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Humberto de Paiva Junior.
69.   Rodrigo Hashizume da Luz. Efeitos da associação do biosilicato e laser em alta intensidade na paralisação da cárie de radiação. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: John Andrew Sims.
70.   Talita Ferreira de Queiroz. Migração Feminina: A migração de mulheres haitianas e a divisão sexual do trabalho. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Acácio Sidinei Almeida Santos.
71.   Tarcisio Luiz Barrile Filho. Determinação do custo de interrupção da energia elétrica de consumidor industrial - Estudo de Caso. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Fabiana Aparecida de Toledo Silva.
72.   Thais Amorim Souza. Integração de UCD com Engenharia de Software para a prototipação de um Sistema Inteligente. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Carla Lopes Rodriguez.
73.   Thais Tiemi Fukue. .. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Priscyla Waleska Targino de Azevedo Simões.
74.   Thayná Marques Paula Santos. A História Oral nos estudos sobre o movimento operário do ABC Paulista. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Sidney Jard da Silva.
75.   THAÍS SOARES PEREIRA. Classificação de pacientes com Traumatismo Cranioencefálico e pacientes com Doença de Alzheimer usando aprendizado profundo em sinais de eletroencefalograma. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Francisco José Fraga da Silva.
76.   Thomaz Garcia Faccioli. OTIMIZAÇÃO DA GEOMETRIA DE UM SEPARADOR SUPERSÔNICO. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Reinaldo Marcondes Orselli.
77.   Victor Pereira Narazaki. Escalabilidade do Smart-testbed UFABC como Learning Factory. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Ugo Ibusuki.
78.   Vinicios Souza Fernandes. Limites da atuação do Consórcio Publico Intermunicipal na politica urbana municipal - Papel do Consorcio do ABC na regionalização. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Guadalupe Maria Jungers Abib de Almeida.
79.   Vinicius de Souza Gomes Alves. Análise de Impacto do Advento do PIX sobre Roubos e Furtos de Aparelhos Celulares em São Paulo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Maximiliano Barbosa da Silva.
80.   Vinícius Talpo Fonseca. Lógica da gestão do patrimônio histórico na Vila Itororó/SP: usos, tensões e possibilidades. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Patrícia Maria de Jesus.
81.   WILLIAM ANDRADE COLOSALLE LIMA. Classificação de pacientes com Traumatismo Cranioencefálico e pacientes com Doença de Alzheimer usando aprendizado profundo em sinais de eletroencefalograma. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Francisco José Fraga da Silva.
82.   Érica Regina G. P. R. Negrini e Giovanna Dias Brasil. Eletrodos flexíveis à base de copolímero em bloco e nanopartículas carbônicas aplicados em atuadores eletromecânicos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Danilo Justino Carastan.

2021

1.   ALEX JULIANO DE ANDRADE. A GARANTIA DOS DIREITOS HUMANOS NO COMÉRCIO INTERNACIONAL: como Marketplaces podem influenciar positiva e negativamente. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Cristina Fróes de Borja Reis.
2.   Allan Batista Farias. Escavando o Mercúrio e São Vito: compreensão do processo de segregação e exclusão do direito dos moradores dos dois prédios de permanecerem na região central de São Paulo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Luciana Nicolau Ferrara.
3.   André Chaim Jorge. Dopagem de nanotubos de TiO2 visando a aplicação em degradação de compostos orgânicos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Katia Franklin Albertin Torres.
4.   Angela Monteiro Sotto. Estudo teórico acerca de poliuretano bem como suas aplicações que envolvam construção civil.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC (UFABC), . Início: 2021.
Orientador: Suel Eric Vidotti.
5.   Antônio Duarte Cantanhede Neto. Algoritmos de Assinatura Digital Baseada em Reticulados Finalistas do Concurso Post-Quantum Cryptography Standardization ?(NIST): Uma Análise Comparativa dos seus Desempenhos em Rede. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Denise Hideko Goya.
6.   Ariana Pimentel Marcondes. Metodologia para elaboração de projeto de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Fabiana Aparecida de Toledo Silva.
7.   Arthur Gonçalves de Oliveira e Giovanni Martins. Utilização do Machine Learning no estudo de pandemias. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2021.
Orientador: Luiz Antonio Celiberto Junior.
8.   Ayrton da Silva Cardoso. Estudo e avaliação da produção de combustíveis líquidos a partir da pirólise rápida dos resíduos lignocelulósicos da cana- de açúcar. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Reynaldo Palacios Bereche.
9.   Beatriz Justus Ferez, Lucas Costa Moisés. Produção de nanopartículas de ?-Fe2O3 para baterias de íon lítio, usando como insumo medicamentos vencidos.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Jose Fernando Queiruga Rey.
10.   Bruna Basille Jacyntho. Benefícios do Operador Econômico Autorizado (AEO) e sua representatividade no comércio internacional brasileiro nos últimos anos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Valter Ventura da Rocha Pomar.
11.   Bryan Rosa Garcia Hadmann. Evolução Microestrutural do Aço Perlítico sob Carregamento de Torção. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Mohammad Masoumi.
12.   Caique Djehdian Barbosa. O papel do Partido Comunista Chinês no crescimento econômico da China a partir de 1978. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Valter Ventura da Rocha Pomar.
13.   Caique Lauriano Calixto. ESTUDO DA RELAÇÃO CHUVA-DESLIZAMENTO E IMPACTOS DAS PROJEÇÕES CLIMÁTICAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO (RMSP): ESTUDO DE CASO ITAPECIRICA DA SERRA. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Andréa de Oliveira Cardoso.
14.   Carlos Vinicius De Gouveia. Investimentos diretos estrangeiros em energia eólica (2000-2020). Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Igor Fuser.
15.   Clarissa Susana Ruiz Merino. Estudo e avaliação da mHealth no apoio à decisão para a Saúde brasileira. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Fernanda Nascimento Almeida.
16.   Claudio Cabello. Implementação Segura do Jogo Magic guiado por tipos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Fabricio Olivetti de França.
17.   Daniel Mazucanti Domingos. Agrupamento em grafos de genealogia acadêmica: técnicas e visualização. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Jesús Pascual Mena Chalco.
18.   Danilo Cardoso França. Estudo de redes neurais convulacionais para imagens biológicas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Andrea Cecilia Dorión Rodas.
19.   Danilo França Cardoso. Estudo de Redes Neurais Convolucionais Aplicadas a Imagens Biológica. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Anderson Gabriel Santiago Cravo.
20.   Douglas Rodrigues Batista. Contaminantes emergentes: perspectivas e desafios no âmbito do gerenciamento de áreas contaminadas.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Luísa Helena dos Santos Oliveira.
21.   Everson Jose Camilo de Souza. Indústria 4.0 e o desenvolvimento sustentável: impacto da manufatura aditiva nos processos e na cadeias produtivas frente à necessidade de um desenvolvimento sustentável.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Cristina Fróes de Borja Reis.
22.   Fabio Hauki Sakaguchi. APLICAÇÃO DE ÓXIDO DE GRAFENO E SEUS DERIVADOS EM PROCESSOS DE FILTRAÇÃO DE ÁGUA. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Everaldo Carlos Venancio.
23.   Felipe Cunha. Notas sobre a a tendência de queda da taxa de lucro e a dinâmica de desenvolvimento capitalista. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientadores: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes, Gabriel Almeida Antunes Rossini.
24.   Felipe Silva dos Santos. Coleta Automatizada e Análise de Dados Relativos a Recursos de Saúde Durante a Pandemia de Covid-19. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Anderson Gabriel Santiago Cravo.
25.   Fernanda Vendramel Ferreira Francisco. Emissões de GEE relacionadas ao uso deBiocombustíveis ? Análise comparativa dos métodos de cálculo de emissões GHG Protocol e do programa Renovabio (ferramenta Renovacalc). Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Humberto de Paiva Junior.
26.   Fábio Fonseca. Desindustrialização do Brasil e a sua participação nas cadeias globais de valor. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
27.   Fábio Lopes Silva. Política de tolerância zero e suas aplicações no Brasil. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
28.   Fátima Carolina Vieira. Soft power estadunidense: utilização do cinema como aliado para buscar legitimação do povo para a chamada ?Guerra ao Terror?. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Igor Fuser.
29.   Gabriela Letícia de Almeida. Ferramentas da Qualidade para solução de reclamação de clientes. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Vanderli Correia.
30.   Gustavo Araujo de Sousa. Obtenção de membranas de poli(álcool vinílico) (PVOH) modificadas com quitosana e poli(hexametileno biguanida) (PHMB). Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Everaldo Carlos Venancio.
31.   Gustavo de Morais. Experiências em Planejamento Regional no Brasil: um estudo sobre as SDR de Santa Catarina. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Beatriz Tamaso Mioto.
32.   Gustavo Santos da Silva. Estudos de sistemas de IoT aplicados em casas inteligentes para automação e otimização do custo de energia elétrica.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2021.
Orientador: Luis Alberto Martinez Riascos.
33.   Hector Pin. Dispositivo de telemetria do comportamento de maquina - ferramenta:. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2021.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
34.   Higor Tonani. Papel do Sistema de Solução de Controvérsias da OMC Uma análise sobre as relações China e EUA. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
35.   João Henrique Muniz de Souza. Consórcios Públicos e Pandemia. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Mariana Mencio.
36.   JOÃO VICTOR SILVA DOS SANTOS. DESENVOLVIMENTO DE AUTOMODELO AUTÔNOMO BASEADO EM VISÃO COMPUTACIONAL. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2021.
Orientador: Luiz Antonio Celiberto Junior.
37.   João Vitor da Silva Andrade. Estudo de diferentes observadores no controle ativo de vibrações em estruturas inteligentes. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2021.
Orientador: Heloi Francisco Gentil Genari.
38.   Karen Dutra. Desigualdade Multidimensional: Uma análise da Região Metropolitana de São Paulo no período de 2016 a 2019.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Beatriz Tamaso Mioto.
39.   Karina Akemi Sequia. Implementação da Arquitetura U-Net para Segmentação de Lesões por COVID-19 em Tomografia Computadorizada de Tórax. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Anderson Gabriel Santiago Cravo.
40.   Leandro Akira Tochiro. Estudo das propriedades mecânicas e magnéticas e microstrutura de aços feitos por manufatura aditiva. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Mohammad Masoumi.
41.   Lelyane N. Silva. Atuação da China na disputa territorial da Caxemira. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
42.   Leonardo Colivatti Petroni. Impactos da política de sanções e embargos aplicada pelos EUA sobre Cuba. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Igor Fuser.
43.   LEONARDO ESTEVES ZORGI. GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA A PARTIR DA MOVIMENTAÇÃO DE FLUÍDO GÁS NATURAL. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2021.
Orientador: Michel Oliveira da Silva Dantas.
44.   Leonardo Fidelis Toledo. Os Impactos da Pandemia nas Cadeias Globais de Valor de Semicondutores. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Cristina Fróes de Borja Reis.
45.   Leticia Servidoni. Estudo de biosensores para diagnóstico das funções renais. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Andrea Cecilia Dorión Rodas.
46.   Luana Machado Mateus. Improvement of wear resistance of 304 austenitic stainless steel by cold deformation and quenching with/without tempering. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Mohammad Masoumi.
47.   Lucas Fagotti. Avaliação de tortuosidade das artérias ilíacas em imagens de CT.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: John Andrew Sims.
48.   Lucas Tornai. Implementação Segura de Estrutura de Dados Utilizando Tipos Dependentes. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Fabricio Olivetti de França.
49.   Luiz Bonfim de Melo Silva. em preparação. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2021.
Orientador: Filipe Ieda Fazanaro.
50.   Lívia Gregorio Takemura. Ferramentas da Qualidade no setor de Logística. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Vanderli Correia.
51.   Maria Eloisa Veras. Sensoriamento Remoto e Inteligência Artificial: Identificação de rios em imagens de satélite Sentinel-2 utilizando arede neural convolucional U-NET, no estado de Mato Grosso do Sul. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Angela Terumi Fushita.
52.   Mariana Benavalli Bastos. MUDANÇAS CLIMÁTICAS E A INTENSIFICAÇÃO DA POBREZA NO SUL GLOBAL: O CASO DA ÍNDIA. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Cristina Fróes de Borja Reis.
53.   Mayara O. Urbinatti. Uso da radiação UV-C para descontaminação na área da saúde: uma revisão sistemática da literatura.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Patricia Aparecida da Ana.
54.   Mayza Cristina da Silva. Melhorando o processo de construção de produtos digitais baseando-se em product-led growth.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Carla Lopes Rodriguez.
55.   Nathalie Cristiny Pereira Lopes. Ferramentas da Qualidade no setor de Logística. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Vanderli Correia.
56.   Natália Regina Costanzi. Aplicação de Design Participativo na Prototipagem de um Jogo Digital sobre igualdade de gênero. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: André Luiz Brandão.
57.   Odair Aparecido de Faria Junior. Simulação de uma implantação fabril totalmente automatizada controlada por CLP.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2021.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
58.   Orlando de Oliveira Dourado Junior. Efeito da localização da manobra na rede primária na mitigação das sobretensões que podem ocorrer nos consumidores BT devido a manobras na rede de distribuição. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Fabiana Aparecida de Toledo Silva.
59.   Pedro Machado Nery dos Santos. Aprendizado de Máquina em Aplicações de BCI híbridas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Francisco José Fraga da Silva.
60.   Pedro Venâncio. Financiando a transição energética: A atuação do New Development Bank no Brasil. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Igor Fuser.
61.   Rafael Calpena. Redes de Propagadores para Coloração de Grafos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Fabricio Olivetti de França.
62.   Rafaela Pires. Técnicas de recuperação de áreas degradadas por lixões: uma revisão sistemática da literatura.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Luísa Helena dos Santos Oliveira.
63.   Rebeka Silva Coelho. Contribuição de determinantes sociais e econômicos para o risco de mortalidade por COVID 19 na Região do Grande ABC. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Gabriela Farias Asmus.
64.   RENAN SERGI LOPES. Levantamento, modelagem e estudo de alternativas para pontos de inundação na bacia do Córrego Mandaqui, São Paulo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Melissa Cristina Pereira Graciosa.
65.   Renata Filinto da Silva. A POLÍTICA DE AUSTERIDADE FISCAL VERSUS A RETOMADA ECONÔMICA PÓS PANDEMIA DA COVID-19 NO BRASIL. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Cristina Fróes de Borja Reis.
66.   Renato dos Santos de Sousa Junior. Controle de posicionamento de plataforma stewart com realimentação por visão. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2021.
Orientador: Filipe Ieda Fazanaro.
67.   Rodrigo de Oliveira Moreira Bueno. Impacto de eventos de precipitação intensa na saúde do morador do município de Mauá, SP.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Gabriela Farias Asmus.
68.   Rodrigo Renção Quintas. Ferramentas da Qualidade para solução de reclamação de clientes. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Vanderli Correia.
69.   Stefani Cristina Trombini Izaias. Estudo teórico acerca de poliuretano bem como suas aplicações que envolvam construção civil.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC (UFABC), . Início: 2021.
Orientador: Suel Eric Vidotti.
70.   Stefany Rodrigues Saraiva. Desenvolvimento de creme facial contendo óleo essencial de arnica para o tratamento da rosácea. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Juliana Marchi.
71.   Thais de Jesus Batista Cabral. O uso de teste diagnósticos genéticos para identificação de mutações específicas em hemofilia A. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Fernanda Nascimento Almeida.
72.   Thais Helena Miani Zanluqui. Impactos à saúde associados a Incineradores: uma revisão bibliográfica. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Gabriela Farias Asmus.
73.   Thiago Felipe Floreste. Saúde Mental como Conteúdo de um Jogo Digital Sério. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: André Luiz Brandão.
74.   Victor Carneiro Florentino dos Santos. Dimensionamento de um sistema de condicionamento de ar aplicado a Data Centers e suas Tecnologias.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Reynaldo Palacios Bereche.
75.   Victor Parpinelli Ananias da Silva. Refatoração e melhorias a partir de Inspeção Semiótica do jogo Jecripe. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: André Luiz Brandão.
76.   Vinicius Lucas Martins. O Aumento Das Desigualdades No Setor De Serviços Na Região Metropolitana De São Paulo Em Decorrência Da Crise Econômica Provocada Pelo Covid-19. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Mônica Yukie Kuwahara.
77.   Vinicius Veronese. Processamento de Stencils em Paralelo Utilizando Comonadas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Fabricio Olivetti de França.

2020

1.   André Lopes Rocha. INFLUÊNCIA DA TAXA DE DEFORMAÇÃO POR COMPRESSÃO NA CINÉTICA DE PRECIPITAÇÃO DA LIGA 7050. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Erika Fernanda Prados.
2.   André Oliveira Veríssimo. Determinação da pegada carbônica por Passageiro transportado no Metrô de São Paulo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Humberto de Paiva Junior.
3.   Arnaldo Emerson Bortuluce. TIPOLOGIAS DE OBRAS DE CONTENÇÃO EM ÁREAS DE RISCO DA REGIÃO DO GRANDE ABC. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Cláudia Francisca Escobar de Paiva.
4.   Bárbara Antonia Serejo Mayrink. Desenvolvimento de um anemômetro do tipo hélice para aplicações no túnel de vento subsônico da UFABC. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: César Monzu Freire.
5.   Caio Marinelli Teixeira. Busca e análise de padrões de diagnóstico e tratamento da fibromialgia: uma revisão sistemática. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Fernanda Nascimento Almeida.
6.   Caio Paradizo Benedetti. Análise de Confiabilidade Estrutural em Chapas Finas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Marcelo Araujo da Silva.
7.   Cleiton Fabiano Klechen. Variabilidade temporal de vazões críticas em rios da Bacia do Paraná. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Andréa de Oliveira Cardoso.
8.   Daniel Zangelmi. A disseminação das formulações cepalinas no Brasil, entre 1948 e 1954, e suas consequências. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
9.   Eliaquim Teodoro Vaz. Análise técnica comparativa dos modelos de aeronaves pioneiras da aviação: 14-BIS e Flyer.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Reinaldo Marcondes Orselli.
10.   Elias de Almeida. Estudo e estabilização de uma plataforma inercial. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Heloise Assis Fazzolari.
11.   FÁBIO RODRIGUES CANAL. ANÁLISE DA ESTABILIDADE DE TALUDES: ESTUDO DE CASO PRÁTICO. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Cláudia Francisca Escobar de Paiva.
12.   Gabriel Akira Washimi. Análises ópticas por captura de imagem em túnel de vento.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: César Monzu Freire.
13.   GABRIELA MARIA MONTEIRO GARIGLIO. ESTUDO DA EVOLUÇÃO MICROESTRUTURAL DE AÇO SILÍCIO-CROMO SUBMETIDO A DIFERENTES TRATAMENTOS TÉRMICOS E SEUS EFEITOS SOBRE PROPRIEDADES MECÂNICAS EM NANOESCALA. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Mohammad Masoumi.
14.   Giovanna Malfi. Analise comparada da dinamica de integracao regional Brasil e MExico. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Cristina Fróes de Borja Reis.
15.   Giovanna Volponi de Oliveira. Modelos de aplicação da manutenção preditiva em componentes ou sistemas de aeronaves comerciais para otimizar a manutenção e reduzir custos de empresas aéreas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: César Monzu Freire.
16.   Gustavo Pinheiro. Desennvolvimento de equipamento de análise de bioimpedância baseado em STM32. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Erick Darío León Bueno de Camargo.
17.   Jeferson Stabile. Declínio de anuros na Estação Biológica de Boracéia reavaliados após 30 anos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Vanessa Kruth Verdade.
18.   José Marques de Araújo Jr. Uso da radiação UV-C para descontaminação na área da saúde: uma revisão sistemática da literatura.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Patricia Aparecida da Ana.
19.   Juliana Pires Amorim. O governo brasileiro perante o tráfico internacional de mulheres. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Igor Fuser.
20.   Lucas Rosa Ramos. Estudo do comportamento dinâmico de estruturas geométricas que não são passíveis de serem fabricadas através de métodos convencionais.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Claudia Celeste Celestino.
21.   Marcelo Salgueiro Lima. Nanotecnologia empregando TiO2 em Sensores de Gases: Evolução e Perspectivas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Katia Franklin Albertin Torres.
22.   Marcos Makoto Terao Segawa. Uma introdução à análise não-standard. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Rodrigo Roque Dias.
23.   Marcus Vinicius da Silva Abrão. Desenvolvimento de nanocompósitos de termoplásticos com grafeno para aplicações de manufatura aditiva na indústria aeroespacial. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
24.   Maria Aparecida Freitas Santos. Análise da Estabilidade de Taludes em área de expansão urbana na região do grande abc, aplicando o Software SLOPE/W.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Cláudia Francisca Escobar de Paiva.
25.   Matyas Laszlo Abeling Szabo. A pobreza, a desigualdade e o subemprego no Chile durante o contexto de alto crescimento econômico dos anos da ?Concertación? (1990-2010). Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Patrícia Helena Fernandes Cunha.
26.   Mayara Magalhaes. Cadeia global de valor do CSP (Concentrated Solar Power).. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Cristina Fróes de Borja Reis.
27.   Natasha Lima Reis Silva. Violências, infâncias e juventudes. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado de Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Ana Maria Dietrich.
28.   Nathalia Corrêa dos Santos. Criptografia Pós-Quântica: Algoritmos corretores de erro utilizados para encapsulamento de chave. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Denise Hideko Goya.
29.   OLIVIA HARUMY GUSHIKEN; THAYNÁ GONÇALVES DA SILVEIRA. DISCUSSÃO DO EMPREGO DE BIOMANTA NA PROTEÇÃO DE SOLOS CONTRA EROSÃO HÍDRICA.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Cláudia Francisca Escobar de Paiva.
30.   PEDRO AUGUSTO CALIXTO. A TROPICÁLIA E SEU MOVIMENTO MUSICAL: A CRIAÇÃO DA IDENTIDADE BRASILEIRA DE DENTRO PRA FORA. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Luciana Xavier de Oliveira.
31.   Pedro Luiz de Toledo Cataldo Freitas. As origens do capitalismo sob uma perspectiva marxista: um debate entre a perspectiva clássica versus uma perspectiva contemporânea. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
32.   Rafael Giannini Nicoletti. Artefato Digital para o Ensino de Física: O Inquérito de Conceito de Força. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Carla Lopes Rodriguez.
33.   Thales Davi Monea de Oliveira. Validação e Otimização do Propagador de Atitude GSAMQ. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Claudia Celeste Celestino.
34.   THIAGO DOS SANTOS MACHADO. UTILIZAÇÃO DE GEOSSINTÉTICOS BIODEGRADÁVEIS EM OBRAS DE CONTENÇÃO DE PROCESSOS EROSIVOS. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Cláudia Francisca Escobar de Paiva.
35.   Vinícius Marques Santorsula. Introdução à Teoria de Códigos Corretores de Erros. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Nazar Arakelian.

2019

1.   Alexandre Katsuya Ito Takahashi. Obtenção de Blendas Moleculares de Molecular PA6 e PVAc. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Lígia Passos Maia.
2.   Amanda Alix Rodrigues. Redes de aprendizado e cooperação em APLs: o polo moveleiro de São Bernardo do Campo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Gerardo Alberto Silva.
3.   Andrei Peixoto. Redes Neurais Aplicadas à caracterização de falhas e erros em redes elétricas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2019.
Orientador: Luiz Antonio Celiberto Junior.
4.   Daniel de Jesus Siqueira. Aplicações de ultrafiltros em combinatória e análise. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Rodrigo Roque Dias.
5.   Danilo Luna Campos. Reconhecimento do efeito Pendelluft por meio do processamento de imagens de tomografia por impedância elétrica. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Erick Darío León Bueno de Camargo.
6.   Dovilio Ferrari Neto. Study of the physical phenomena involved in a non-conventional electric space thruster. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Thaís Maia Araújo.
7.   ELISETE VIEIRA DO NASCIMENTO. ESTUDO DE HIDROGEL DE COLÁGENO E POLIETILENOGLICOL COMO AGENTES ENCAPSULANTES. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Lígia Passos Maia.
8.   Fernanda Yumi Suenaga. Obtenção de Blendas Moleculares de Molecular PA6 e PVAc. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Lígia Passos Maia.
9.   Gabriel Assis de Azeredo. Aplicação de IoT em Hidrômetros Residenciais. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Ricardo Suyama.
10.   Gabriel dos Reis Camargo do Amaral. Machine Learning Aplicado à análise de mensagens em redes sociais. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Ricardo Suyama.
11.   Gabrielle Jacqueline Rosa. Território e Logística: a importância do trecho sul do Rodoanel Mario Covas para o município de Mauá e o ABC paulista. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Gerardo Alberto Silva.
12.   Geraldo Rafael Silva Ederli. Análise da Estabilidade de Talude Utilizando o Software SLOPE/W.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Cláudia Francisca Escobar de Paiva.
13.   Gilles Cavalcante de Melo. Análise de aplicação do ventilador sem hélice em sistemas de propulsão de veículos aéreos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Reinaldo Marcondes Orselli.
14.   Giovanni Castro Cergol. Invariantes cardinais em espaços topológicos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Rodrigo Roque Dias.
15.   Giuliana Zainotte. Modelamento Computacional de Materiais Compósitos Laminares utilizando Método dos Elementos Finitos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Marcelo Araujo da Silva.
16.   Iago Alves de Amorim. Otimização topológica aplicada à fuselagem de uma aeronave ultraleve. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Marcelo Araujo da Silva.
17.   Igor dos Santos Salles. Estudo sobre confiabilidade de componentes e sistemas estruturais em engenharia aeroespacial. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Wesley Góis.
18.   Isadora de Lara Stipler. O PAPEL DA POLI?TICA EXTERNA COMERCIAL BRASILEIRA NO PLANO ECONO?MICO NACIONAL ADOTADO PELO GOVERNO FHC. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Diego Araujo Azzi.
19.   Israel Mendes Goes Oliveira. Análise de desenvolvimentos regulatórios associados aos comercializadores varejistas do mercado de energia elétrica no Brasil. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Conrado Augustus de Melo.
20.   João Pedro Biazoto. Agroecologia urbana e hortas comunitárias no ABC. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado de Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Ana Maria Dietrich.
21.   Kauane Petenussi Leite. PROJETO DE DRONE DE ASA FIXA IMPRESSO EM 3D. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Wesley Góis.
22.   Kelvin Henrique Alves. Obtenção de Blendas de PLLA e Policarbonato auxiliada por scCO2. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Lígia Passos Maia.
23.   Laura Gouveia de Freitas. Obtenção de Blendas de PLLA e Policarbonato auxiliada por scCO2. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Lígia Passos Maia.
24.   LEONARDO ALEGRETTI BELAROZA. DINÂMICA LONGITUDINAL DE VEÍCULOS PROPULSADOS EM ÓRBITA. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Leonardo de Olivé Ferreira.
25.   MARINA SOARES DA SILVA. SÍNTESE DE HIDROGEL A BASE DE POLIGLICEROL HIPERAMIFICADO COM TEOR CRESCENTE DE GELATINA. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Lígia Passos Maia.
26.   Matheus Frizo da Fonseca. Deep Learning e o Conceito de Ca?psulas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Aritanan Borges Garcia Gruber.
27.   Mirela de Oliveira Tomazini. Desenvolvimento de canal de medida de bioimpedância multifrequência. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Erick Darío León Bueno de Camargo.
28.   Natália Gomes do Nascimento Sampaio. Submodular Functions: Structure, Algorithms, and Approximations. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Aritanan Borges Garcia Gruber.
29.   Pietro Henrique de Araujo Labadessa. Comportamento dinâmico de tubulaçoes descarregando fluido interno. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Juan Pablo Julca Avila.
30.   Rafael Picerni. Políticas públicas para rios urbanos em São Paulo entre 2014 e 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Luciana Rodrigues Fagnoni Costa Travassos.
31.   Raphael Minari da Costa. Estudo do efeito de diferentes geometrias do coletor de um separador supersônico. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo. Início: 2019.
Orientador: Reinaldo Marcondes Orselli.
32.   Tarik Kassen Sirio Ghattas. Estudo Numérico da Redução de Ruído Aeroacústico em Aerofólio com Bordo de Ataque Ondulado. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Reinaldo Marcondes Orselli.
33.   Tiago Leite Dias. Passeio aleatório, movimento browniano e o Teorema de Donsker. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Daniel Miranda Machado.
34.   Vítor Matozinhos de Faria. Análise dos métodos de cálculo de confiabilidade e segurança estrutural para problemas de engenharia aeroespacial. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Marcelo Araujo da Silva.
35.   Wellington da Silva Benevides. EXTREMOS DE VAZÃO DE RIOS NO SUDESTE BRASILEIRO E ASSOCIAÇÃO COM ÍNDICES CLIMÁTICOS. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Andréa de Oliveira Cardoso.
36.   Érick Pribessan Simões. Eficiência energética na indústria brasileira: oportunidades, desenvolvimentos e a experiencia internacional. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Conrado Augustus de Melo.

2018

1.   Alan Américo da Silva. Backtesting of simple moving averages with Python: case study with Brazilian Data. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2018.
Orientador: Alberto Sanyuan Suen.
2.   Beatriz de Moraes Batista. A presença da mulher negra no Pan-africanismo: estudos a partir de Amy Jacques Garvey e Maida Springer. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2018.
Orientador: Regimeire Oliveira Maciel.
3.   Caio Vinicius Gouvêa José. Hidrogéis a base de Poliéteres. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2018.
Orientador: Lígia Passos Maia.
4.   CAMILA DIAS BRUNI DA SILVA. ESTUDO DE ESTRUTURAS INFLÁVEIS PARA A ENGENHARIA AEROESPACIAL. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2018.
Orientador: Wesley Góis.
5.   Danilo Lima de Moura. Eficiência energética de condicionadores de ar. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2018.
Orientador: Conrado Augustus de Melo.
6.   Edgard Makoto Akamine. Estudo Computacional da Decomposição Espinodal no Sistema Fe-Cr. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2018.
Orientador: Marcio Gustavo Di Vernieri Cuppari.
7.   Erika Pontes. O impacto do federalismo na discussão sobre a gratuidade do transporte público. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2018.
Orientador: Roberta Guimaraes Peres.
8.   Flávia Midori Kanashiro. Avanços na tecnologia de impressão 3D, polímeros e técnicas utilizadas e suas aplicações.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2018.
Orientador: Gerson Luiz Mantovani.
9.   Gislaine Bugliani da Silva. Estudo de imagens de Tomografia por Impedância Elétrica durante o recrutamento alveolar. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2018.
Orientador: Erick Darío León Bueno de Camargo.
10.   Henrique Volpato. Medidor de vazão mássica em forma de placa de orifício do tipo pressão diferencial aplicado a sistemas aeroespaciais. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2018.
Orientador: Thaís Maia Araújo.
11.   Higor Justino. Homologia Persistente e Topologia de Dados. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2018.
Orientador: Daniel Miranda Machado.
12.   Lucas de Oliveira Morais. Automação Residencial utilizando conceitos de IoT focada em conectividade. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2018.
Orientador: Elvira Rafikova.
13.   Lucas Evangelista. Agrupamento de ações na Bovespa. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2018.
Orientador: Alberto Sanyuan Suen.
14.   Lucas Suzuki. Desenvolvimento de código computacional para dimensionamento de trocadores de calor de casco e tubos através dos métodos de Kern e Bell-Delaware. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2018.
Orientador: Juliana Tófano de Campos Leite Toneli.
15.   Luiz Fernando Camargo de Carvalho. Estudo de plantas de liquefação e regaseificação de gás natural. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2018.
Orientador: Reynaldo Palacios Bereche.
16.   Matheus Carmine Ferreira Fedele. Mapeamento de Patentes para Análise da Evolução das Tecnologias na Fabricação de Tintas Eletrostáticas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2018.
Orientador: Gerson Luiz Mantovani.
17.   Matheus Finotti. Análise de Sistemas LTE-M em Smart Grids. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2018.
Orientador: Ivan Roberto Santana Casella.
18.   Natasha Almeida Macedo. A relação entre a educação popular e os movimentos sociais - estudo de caso sobre a Rede Emancipa. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2018.
Orientador: Luciana Xavier de Oliveira.
19.   NÍCOLAS OLIVEIRA DE MORAES. ESTUDO DE ESTRUTURAS INFLÁVEIS PARA A ENGENHARIA AEROESPACIAL. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2018.
Orientador: Wesley Góis.
20.   Paulo Victor Rodrigues. Hedge cambial. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2018.
Orientador: Alberto Sanyuan Suen.
21.   Renata Canal de Carvalho. Espalhamento de luz em encéfalo de rato Wistar neonato. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2018.
Orientador: Ilka Tiemy Kato.
22.   Sidnei Aparecido Rigolim Junior. : Ferramenta de abordagem didática para análise de vida em fadiga de baixo ciclo em componentes estruturais. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2018.
Orientador: Wesley Góis.
23.   Thiago Vianna da Silva. Implementação de Métodos de speckle tracking em sinais de radiofrequência de ultrassom. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2018.
Orientador: Anderson Gabriel Santiago Cravo.
24.   Vanessa Carolina da Silva Dias. Os efeitos da etnogênese provocada pelo Estado: a participação política das comunidades quilombolas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2018.
Orientador: Regimeire Oliveira Maciel.
25.   William Sena Silva. Simulação de Arquiteturas de Hardware com Memórias Não-Voláteis. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2018.
Orientador: Emilio de Camargo Francesquini.

2017

1.   Andre Luis de Carvalho Martins. Análise econômica de um sistema fotovoltaico em unidade residencial conectada à rede na região do alto Tietê. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2017.
Orientador: Conrado Augustus de Melo.
2.   Caio Lima Cardim. Avaliação econômica de opções de eficiência energética para veículos leves automotores. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2017.
Orientador: Conrado Augustus de Melo.
3.   Daniele Tiemi Okamoto e Gabriel de Andrade. Análise de melhorias nos processos de produção de uma indústria de confecção por meio do mapeamento e gestão dos processos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2017.
Orientador: Carolina Corrêa de Carvalho.
4.   Eduardo Yoshizato da Silva. Implementação de Rede PLC. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2017.
Orientador: Marco Aurelio Cazarotto Gomes.
5.   Gabriel Magrini. O Uso de derivativos financeiros para gestão de riscos de empresas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2017.
Orientador: Alberto Sanyuan Suen.
6.   Giovanna Chiuffa Tunes. Influência de Tratamentos Térmicos e Superficiais na Microestrutura e Propriedades Mecânicas de Aços. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2017.
Orientador: Erika Fernanda Prados.
7.   Henrique Barros de Oliveira. Determinação de potencial gravitacional de asteroides utilizando métodos numéricos.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2017.
Orientador: Claudia Celeste Celestino.
8.   Lara Rodrigues Alves. Economia solidária: repensando os conceitos de riqueza e bem estar social. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2017.
Orientador: Neusa Serra.
9.   Lucas Leandro da Rocha. Modulação Multinível Canais Gaussianos.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2017.
Orientador: Marco Aurelio Cazarotto Gomes.
10.   Luiz Bignardi. Cripto moeda Bitcoin. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2017.
Orientador: Alberto Sanyuan Suen.
11.   Marcos Freitas Parra. Técnicas de Análise Diferencial e Validação estatística para algoritmos de priorização gênica baseados em integração de dados de expressão, metilação e microRNA. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2017.
Orientador: David Corrêa Martins Junior.
12.   Marcos Vinícius Monteiro da Rocha. O rap como mecanismo de denúncia da violência do estado na periferia da zona sul de São Paulo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2017.
Orientador: Regimeire Oliveira Maciel.
13.   Marcus Vinicius Cardoso Macêdo. Otimização de Trajetórias Terra-Lua utilizando a aproximação Patched-Conic. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2017.
Orientador: Claudia Celeste Celestino.
14.   Peirol Francisco do Nacimento Gomes. Inovação no Ensino de Engenharia. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2017.
Orientador: Carolina Corrêa de Carvalho.
15.   Rafael Pereira Pinto de Carvalho. Análise de Sistemas de AMI utilizando o conceito de Processor-in-the-Loop. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2017.
Orientador: Ivan Roberto Santana Casella.
16.   Ronaldo Galdino. Políticas Nacionais de Desenvolvimento Científico e Tecnológico: em busca de definições. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2017.
Orientador: Neusa Serra.
17.   Rosângela Francisca de Paula. Práticas culturais na periferia de São Paulo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2017.
Orientador: Regimeire Oliveira Maciel.
18.   Vanessa dos Santos Corrêa. Proposta de dispositivo de LED infravermelho para tratamento de anóxia neonatal em roedores. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2017.
Orientador: Ilka Tiemy Kato.
19.   Victor Gurritia de Castro. Economia solidária como política pública de geração de trabalho e renda: o caso da Casa de Economia Solidária de Diadema SP. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2017.
Orientador: Neusa Serra.

2016

1.   Alberto Magno Andrade de Souza e Eduardo Récio. Integração de Tecnologias em uma Impressora 3D. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2016.
Orientador: Valdemir Martins Lira.
2.   Allan Maycon dos Santos Silva. : Aplicação de Estrutura Inflável para Sistema Auxiliar de Pouso em Missão de Ambiente Extremo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2016.
Orientador: Wesley Góis.
3.   Bruna Caroline Pires. Monitoração Do Consumo De Energia Elétrica De Uma Instituição De Ensino Superior. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2016.
Orientador: Fabiana Aparecida de Toledo Silva.
4.   Dáphine Marcelle Terra Americano. O INVESTIMENTO DA PETROBRAS EM FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA: A LÓGICA DA PRODUÇÃO DE PETRÓLEO VIAS-À-VIS O DESENVOLVIMENTO DE ENERGIA RENOVÁVEL.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2016.
Orientador: José Paulo Guedes Pinto.
5.   Marcos Vinícius Sampaio Bonfim. Análise de viabilidade de um sistema fuzzy para controle de próteses mioelétricas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2016.
Orientador: Erick Darío León Bueno de Camargo.

2015

1.   Ayla Verônica Pupo de Oliveira. A contra-cultura estadunidense de 1960-80 e a HG Watchmen. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2015.
Orientador: Antonio Marcos Roseira.
2.   Juliana Barbosa. Análise do desenvolvimento da Engenharia Clínica no Brasil, como estratégia de gestão hospitalar. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2015.
Orientador: Erick Darío León Bueno de Camargo.
3.   MatheusdosSantosGuchilo. As influências das concepções geopolíticas de Henry KissingerparaaprojeçãocontinentaldoBrasilentre1969e 1977.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2015.
Orientador: Antonio Marcos Roseira.
4.   Telma Zambanini. Estudo da interação entre meios de cultura e polímeros de interesse biológico. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2015.
Orientador: Ana Paula Romani.

2014

1.   Ana Beatriz Gonçalves Sakashita. Síntese e Caracterização Elétrica de Filmes Auto-Sustentados de Blendas de Polianilina e Poli(álcool vinílico). Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2014.
Orientador: José Carlos Moreira.
2.   Caio Matheus Prates Batalha Faria. Fluxo Econômico do Processo - Análise dos modelos de Arranjos Físicos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2014.
Orientador: José Roberto Tálamo.
3.   Juliana Moretti Paulino. Estudo do grau competitivo e estratégico dos veículos híbridos Toyota Prius e Ford Fusion por meio do modelo de Campos e Armas da Competição. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2014.
Orientador: José Roberto Tálamo.
4.   Larissa Farah. Preparação e Caracterização de Filmes de Nanocompósitos de Amido/PVOH/MMT. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2014.
Orientador: José Carlos Moreira.
5.   Leví Damasceno Cruz. Influencia do Tipo e Concentração de Argila utilizada para Reforçar Emulsões Industriais. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2014.
Orientador: José Carlos Moreira.
6.   Melissa Biachin Prado. Síntese e Caracterização de Hidrogéis a Base de Polietilenoglicol. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2014.
Orientador: José Carlos Moreira.
7.   Thaíse da Silva/Thaíse Yumie Tomokane. Síntese e caracterização de filme a base de blenda de polianilina e poli(álcool vinílico)/glutaraldeído para aplicação em blindagem eletromagnética. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2014.
Orientador: José Carlos Moreira.
8.   Vanesssa Cerqueira Peranton. Análise da Cadeia Produtiva do Poli(furanoato de etileno) (PEF) e suas possíveis Aplicações.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2014.
Orientador: José Carlos Moreira.

2013

1.   Alexis Mikael Corrêa de Aranda. Análise citogenética na microsporogênese de Mandirola Decne. (Gloxinieae, Gesneriaceae). Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2013.
Orientador: Ricardo Augusto Lombello.
2.   Marina Midori Noguchi. Desenvolvimento de phantom de poliuretano autorregenerativo para diagnóstico de Síndrome Dolorosa Miofascial. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2013.
Orientador: José Carlos Moreira.
3.   Renan Rocha Gomes. AVALIAÇÃO TEÓRICA DAS PROPRIEDADES DE SUPERFÍCIE DE POLÍMEROS. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2013.
Orientador: José Carlos Moreira.

2012

1.   Guilherme Afonso Siqueli. MODELAGEM DE TRANSFERÊNCIAS ORBITAIS ÓTIMAS, SIMULAÇÃO E CONTROLE DE ÓRBITA E ATITUDE PARA A MISSÃO BEPI COLOMBO. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2012.
Orientador: Carlos Renato Huaura Solórzano.

2011

1.   Fábio Okamoto. Preparação e caracterização de compósito de poli(éter-siloxano) e titanato de potássio. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2011.
Orientador: José Carlos Moreira.


Data de processamento: 23/12/2023 13:24:42