UFABC-professores

Tese de doutorado


Número total de itens: 839

2023

1.   Agatha Maria Pelosine. DESENVOLVIMENTO DE CONJUGADOS IÔNICO-POLIMÉRICOS EM HIDROGÉIS PARA APLICAÇÕES EM HEMOSTASIA. Tese (Doutorado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Daniele Ribeiro de Araujo.
2.   Alan Claudius Maciel. Resolução Exata do Problema de Formação de Times em um Projeto via Programação Quadrática Binária. Tese (Doutorado em Ciência da Computação (33144010008P1)) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Claudio Nogueira de Meneses.
3.   Alanna Lima dos Santos. Política Externa brasileira e o alinhamento com países da América do Sul: um estudo a partir das votações na ONU. Tese (Doutorado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
4.   Alexandre Francisco Marcucci Sanches. Aplicações da eco-engenharia e respostas ecológicas funcionais em estrunturas artificiais costeiras. Tese (Doutorado em Evolução e Diversidade) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Gustavo Muniz Dias.
5.   Alexandre Neves Ribeiro. MICROESTRUTURA, PROPRIEDADES MECÂNICAS E RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE UMA LIGA DE TITÂNIO ? PROCESSADA POR PRENSAGEM ANGULAR EM CANAIS IGUAIS (ECAP). Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2023.
Supervisor: Renato Altobelli Antunes.
6.   Ana Beatriz de Oliveira Souza. (provisório) O direito à cultura e a descentralização das políticas culturais por meio do Fundo Nacional da Cultura no período de 2003 a 2022. Tese (Doutorado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Lúcio Nagib Bittencourt.
7.   Ana Claudia Lopes Chagas Oliveira. Apontamentos sobre o Programa Água Legal- SABESP a partir de financiamento BIRD: o Trabalho Social nas Relações entre GovernoeSociedade.. Tese (Doutorado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Luciana Nicolau Ferrara.
8.   ANTONY CRISTHIAN GONZALES ALVARADO. Análises do transcriptoma RNA-seq de folhas de Panicum maximum submetidas a diferentes niveles de déficit hídrico. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Nathalia de Setta Costa.
9.   ARIANA BAZZANO DE OLIVEIRA. Uma leitura interseccional do crime de tra?fico de pessoas no Brasil.. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2023.
Orientadores: Elias David Morales Martinez, Julia Bertino Moreira.
10.   Arthur Porto Pereira da Silva. O Nacional-Desenvolvimentismo na obra de Ignácio Rangel. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Vitor Eduardo Schincariol.
11.   Augusto Verissimo Victor Santos. A simulação contribuindo para o ensino de Probabilidade no Brasil e em Angola: potencialidades e limitações. Tese (Doutorado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.
12.   Beatriz de Paula Azevedo. Negros de Direita no Tweeter. Tese (Doutorado em CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Paulo Sergio da Costa Neves.
13.   Besna Mane. Estado e a Questão Ambiental na Guiné-Bissau: uma análise da Política Estatal de Preservação da Biodiversidade. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Leonardo Freire de Mello.
14.   Bianca Buranello Faria. Possibilidades e desafios do processo projetivo e produtivo sustentável por fabricação digital de vestes reconfiguráveis. Tese (Doutorado em Desenho Industrial) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. (Coorientador)., . Início: 2023.
Supervisor: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
15.   Bianca Lobo Hetem Silva. IMPACTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO POTENCIAL ENERGÉTICO EÓLICO NA ESCALA DA TURBINA. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Julio Carlos Teixeira.
16.   Bruna Campos Barbosa. Diversificação floral e das estratégias reprodutivas em espécies com flores de pólen: evolução da polinização por vibração no gênero Chamaecrista. Tese (Doutorado em Evolução e Diversidade) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2023.
Orientador: Anselmo Nogueira.
17.   Bruna Larissa Maganhe. Ecologia nutricional de peixes Acanthurus do Atlântico Sul Ocidental. Tese (Doutorado em Evolução e Diversidade) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Fernando Zaniolo Gibran.
18.   CAIQUE FRASON LISKAI. A ser definido. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Sydney Ferreira Santos.
19.   Calisto Rocha de Oliveira Neto. Ensaios sobre política fiscal: expectativas, dívida pública e câmbio. Tese (Doutorado em Economia) - Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Fábio Henrique Bittes Terra.
20.   Cesar Lopes de Oliveira Gregorio. Natureza da ciência em revistas de divulgação científica. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Breno Arsioli Moura.
21.   Christian Noberto de Souza. Modelos análogos e desacoplamento minimal. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Roldão da Rocha Junior.
22.   CÉSAR ANTÔNIO LOCATELLI DE ALMEIDA. O pesquisador em Marx. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
23.   Daniela da Costa Tristão. Prospecção quimio-farmacológica de especies vegetais brasileiras na busca de metabolitos com ação antiparasitária. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Joao Henrique Ghilardi Lago.
24.   Danilo Augusto Barbosa Benedicto. Participação política e racismo institucional: uma abordagem sob a ótica do modelo de coalizões de defesa. Tese (Doutorado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Salomão Barros Ximenes.
25.   Danilo Cardoso da Silva. Redes empresariais nas políticas educacionais de Pernambuco: as relações entre o público e o privado na gestão da educação básica. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Início: 2023.
Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva.
26.   DARLENE JOSIANE DULLIUS. Otimização de Invervalos para o ajuste de inversores fotovoltaicos conectados as redes de distribuição. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Joel David Melo Trujillo.
27.   Diego Marin Fermino. Investigação da interação de ácidos nucléicos e proteínas em fibras de algodão para uso no transporte de amostras biológicas e avaliação de plantas suculentas como sentinelas ambientais de agentes infecciosos. Tese (Doutorado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Marcia Aparecida Speranca.
28.   Diogo Oliveira Soares. Orientação da Tese de Doutorado de Diogo Oliveira Soares. Tese (Doutorado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ana Maria Dietrich.
29.   Edson Quirino dos Santos. O Direito à moradia e a Judicialização de Ocupações em Áreas de Risco no Município de Guarulhos. Tese (Doutorado em Planejamento e Gestão do Território) - Fundação Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2023.
Orientadores: Mariana Mencio, Rosana Denaldi.
30.   Edson Rodrigues. Sistema para Medição Anisotrópica de Condutividade Muscular. Tese (Doutorado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ricardo Suyama.
31.   Eduardo Dantas Leite. As relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade & Ambiente na formação superior brasileira: uma análise curricular de Bacharelados Interdisciplinares em Ciência e Tecnologia. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
32.   Emanuel Cleyton Macedo Lemos. Vidros bioativos para tratamento de câncer: uma abordagem atomística (titulo provisório). Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Juliana Marchi.
33.   Emanuele Los Angeles Nunes Bezerra. Influência da velocidade da marcha na biomecânica do tronco e membros superiores durante a marcha em indivíduos com doença de Parkinson. Tese (Doutorado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Daniel Boari Coelho.
34.   Eric Augusto Caravaggio da Costa. Desafios da governança ambiental local: o caso do município de Suzano. Tese (Doutorado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Gerardo Alberto Silva.
35.   Erika Andrea Butikofer. Hay que emigrar, pero sin perder la esperanza jamás: um estudo de caso sobre a migração cubana em São Paulo.. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Adriana Capuano de Oliveira.
36.   Erika Yahata. .. Tese (Doutorado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Priscyla Waleska Targino de Azevedo Simões.
37.   EVERTON DE SOUZA NENCIONI. Estudo da ação do inibidor serinoprotease MBmTIsint em células pulmonares e inflamação.. Tese (Doutorado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, UFABC - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Sergio Daishi Sasaki.
38.   Everton Simões da Motta. Potencializando o Ensino-Aprendizagem com um Sistema de Telepresença de Baixo Custo e Código Aberto que Permite a Manipulação de Recursos Educacionais Abertos 3D com Realidade Aumentada. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Denise Hideko Goya.
39.   Fabio Sousa Mendonça de Castro. A via boliviana: Um projeto de transição, da guerra da água ao golpe do lítio. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Paris Yeros.
40.   Felipe Braggio Molina. Desenvolvimento de ferramenta de tomada de decisão para projetos de produção de biometano. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2023.
Supervisor: Reynaldo Palacios Bereche.
41.   Felipe da Silva Sales. Prospecção quimica de metabolitos especializados com ação antiparasitária em especies de Nectandra (Lauraceae). Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Joao Henrique Ghilardi Lago.
42.   Fernando Cavalheiro Krauzer. Três Ensaios Sobre Economia Evolucionária de Thorstein Veblen e Alfred Marshall: Das bases epistemológicas às consequências teóricas. Tese (Doutorado em Ciência Econômica) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2023.
Supervisor: Manuel Ramon Souza Luz.
43.   Fernando Martins Ustariz. O processo de desenvolvimento recente da Bolívia: trajetórias e perspectivas. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2023.
Supervisor: Vitor Eduardo Schincariol.
44.   Francisco Thiago Cavalcante Garcez. Tese de doutoramento. Tese (Doutorado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Artur Zimerman.
45.   GABRIEL HENRIQUE COSTA BENTO. POR UMA HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA, ANÁLISE DOS LIVROS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO PNLD 2021. Tese (Doutorado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Mat) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Marcia Helena Alvim.
46.   Gabriel Ramponi. A imaginação marcuseana em diálogo com Roberto Schwarz: uma comparação crítica. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Silvio Ricardo Gomes Carneiro.
47.   Gabriela Conde Saavedra. A study on the maximum mass of neutron stars and how to determine it from the detection of gravitational waves. Tese (Doutorado em Astrofísica) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, . Início: 2023.
Orientador: Maximiliano Ujevic Tonino.
48.   Gisele Campos Ferreira. A definir. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
49.   GRACIELLE MARIA DA SILVA. E se fossem livres? Avaliação econômica da expropriação de renda de trabalhadores negros escravizados a partir da análise da economia cafeeira no Sudeste brasileiro. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ramatis Jacino.
50.   Gustavo Botão. A burguesia brasileira, o capital europeu e o Mercosul (2014-2022). Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Tatiana Berringer.
51.   Gustavo Brito de Azevedo. O efeito da depleção de dopamina e rTMS do córtex pré-frontal dorsolateral temporal binding: possíveis dissociações entre o tempo do evento e a duração do intervalo. Tese (Doutorado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: André Mascioli Cravo.
52.   Gustavo Henrique dos Santos. Explorando nova física em um universo inflacionário através de assinaturas de ondas gravitacionais. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Chee Sheng Fong.
53.   Gustavo Uruguay Castilho. Modelagem e Implementação de Learning Analytics com Ampla Abrangência Contextual. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Carla Lopes Rodriguez.
54.   James Bergamasco. A ser definido. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Roberto Gomes de Aguiar Veiga.
55.   Jamille Moreira de Souza. AVALIAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO E DO POTENCIAL DO BIOGÁS/BIOMETANO NAS MATRIZES ENERGÉTICA E ELÉTRICA BRASILEIRA: PERSPECTIVAS AMBIENTAIS E DE DESCARBONIZAÇÃO. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Graziella Colato Antonio.
56.   Jeanifer Caverzan da Silva. Estudo de interações entre diferentes tipos de partículas/material carreador e a barreira cutânea.. Tese (Doutorado em Ciência dos Materiais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. (Coorientador)., . Início: 2023.
Supervisor: Daniele Ribeiro de Araujo.
57.   JOABSON CRUZ SOARES. Participação da China nas Operações da Paz da ONU. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Giorgio Romano Schutte.
58.   Jules Bistane. Materialismo e reificação de gênero. Uma interpretação butleriana da reprodução social. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Coorientador).. Início: 2023.
Supervisor: Nathalie de Almeida Bressiani.
59.   Juliana Gomes Santos. Uso de Chlamydomonas reinhardtii para aplicação na síntese de bicombustíveis hidrocarbônicos. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, UFABC. Início: 2023.
Orientador: Lívia Seno Ferreira Camargo.
60.   Juliana Toledo Faria. DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS LIPOSSOMAIS PARA LIBERAÇÃO DE BIOATIVOS APLICADOS AO TRATAMENTO DE INFLAMAÇÕES TÓPICAS E GASTROINTESTINAIS. Tese (Doutorado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Daniele Ribeiro de Araujo.
61.   Jéssica Alves de Lima Germine. A relação dialética entre trabalho remunerado e trabalho reprodutivo no Brasil: uma análise das diferenças por gênero e raça entre 2018-2024. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Roberta Guimaraes Peres.
62.   Júlia Ayumi Ando Teixeira. A evolução da monogamia em aranhas: estudo morfológico e molecular dos sistemas de acasalamento em populações de Manogea porracea (Araneae: Araneidae). Tese (Doutorado em Evolução e Diversidade) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ives Haifig.
63.   Kareen Regina Terenzzo. DESFAZENDO E REFAZENDO O FEMINISMO Articulações e Ativismos Feministas na Cultura Digital. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Bruna Mendes de Vasconcellos.
64.   Kayque Ferraz Costa. Burguesias brasleiira e argentina e o Mercosul. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Tatiana Berringer.
65.   Laura Francisca Leite do Prado de Souza. Avaliação da expressão e influência dos transportadores de aminoácidos EAAT e ASCT2 sobre a proliferação celular, metabolismo energético e equilíbrio iônico em células tumorais do sistema nervoso central. Tese (Doutorado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Tiago Rodrigues.
66.   Layla Cupertino Salloum e Silva. Correlatos neurais do congelamento da marcha em um ambiente de realidade virtual em indivíduos com doença de Parkinson. Tese (Doutorado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Daniel Boari Coelho.
67.   LEANDRO CARDOSO GUTIERREZ. Schopenhauer e o Budismo: Mística, Soteriologia e o Nada. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Flamarion Caldeira Ramos.
68.   Lenin Lee Huaman Valdivia. Estabilidade e comportamento dinâmico de risers captadores de água submetidos a vibrações induzidas por vórtices. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Naval e Oceânica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Coorientador).. Início: 2023.
Supervisor: Juan Pablo Julca Avila.
69.   Leona Lopes dos Santos. O falo trans: a cisgeneridade como incisora de uma outra diferença. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Aléxia Cruz Bretas.
70.   Leonardo Alves Ferreira. Redes Neurais aplicados à Tomografia de Impedância Elétrica. Tese (Doutorado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2023.
Supervisor: Fernando Silva de Moura.
71.   Leonardo Barboza Farias Severo. A movimentação das classes dominantes do brasil após a crise de 2008. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
72.   Leonardo Martins Carneiro. Metodos Computacionais na Previsão de Mecanismos Fotofísicos. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
73.   Lidiane Pereira da Rocha. Investigação dos efeitos da fotobiomodulação utilizando LEDs com os comprimentos de onda de 530nm (verde) e 590nm (ambar) em melanócitos humanos ativos ? Estudo in vitro. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Patricia Aparecida da Ana.
74.   Lis Macedo de Barros. COMO SE MERGULHA NO CAOS?. Tese (Doutorado em filosofia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: André Luis La Salvia.
75.   Lucas de Souza. Anomalies and boundaries. Tese (Doutorado em Matemática Aplicada) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2023.
Orientador: Dmitry Vasilevich.
76.   Lucas Henrique Gois de Campos. Filtragem Adaptativa Baseada em Kernel com Funções não-Gaussianas e uso de dicionários. Tese (Doutorado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Aline de Oliveira Neves Panazio.
77.   Lucas Lopes Samagaio. Processos Oxidativos Avançados para recuperação de Fósforo e Níquel de Efluentes de Processo Electroless Nickel. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Wagner Alves Carvalho.
78.   Lucas Melo Bosquetti. Complexos de cobre utilizando metabólitos de plantas como ligantes: síntese, encapsulamento e estudos para potenciais novos agentes antitumorais. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Giselle Cerchiaro.
79.   Lucas Polimante Souto. Uso de alguns métodos de pequenas perturbações para compreender processos eletrônicos e iônicos em células solares de perovskitas. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: André Sarto Polo.
80.   Lucas Tobias de Paula. Modelos Análogos em (1+2) e (1+3) dimensões. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2023.
Orientador: Maurício Richartz.
81.   Luis Guilherme Alves do Nascimento. . Síntese, caracterização e investigação de propriedades fotoinduzidas de compostos tricarbonil de Re(I) coordenados com ligantes polipiridínicos e naftalimídicos. Tese (Doutorado em Química USP-Ribeirão Preto) - Universidade de São Paulo. (Coorientador)., . Início: 2023.
Supervisor: André Sarto Polo.
82.   Luiz Fernando Nunes Veríssimo. Técnicas de Aprendizado de Máquina para Detecção com Classes Desbalanceadas. Tese (Doutorado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Claudio José Bordin Júnior.
83.   Lívio José Lima e Rocha. NEGROS COM ARMAS: o racismo na vida profissional dos policiais negros. Tese (Doutorado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
84.   Maiara Gonçalves Rodrigues. Hidrogel Polimérico Termossensível para Aplicações In Vivo. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Amedea Barozzi Seabra.
85.   Marcelle Borges Lemes da Silva. Urbanização de Favelas na Metrópole de Curitiba: o papel do Estado na intervenção em assentamentos precários. Tese (Doutorado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Rosana Denaldi.
86.   Marcelo Eduardo Pereira. Formação Inicial de Professores e o Conhecimento Matemático para o Ensino. Tese (Doutorado em Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Alessandro Jacques Ribeiro.
87.   MARCIA DA SILVA BARROS. SÃO PAULO E SUAS ÁGUAS : O REFLEXO DO USO DA TERRA NA QUALIDADE DAS ÁGUAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO TIETE/SP. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Roseli Frederigi Benassi.
88.   Marcos Roberto da Silva Vicente. Desenvolvimento de fotocatalisadores baseados em heterojunção de BiVO4/WO3 e materiais luminescentes persistentes Sr2MgSi2O7:Eu2+,Dy3+. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia Química) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2023.
Orientadores: José Miranda de Carvalho Junior, Juliana dos Santos de Souza.
89.   Maria Carolina Rodella Manzano. Repertório vocal e comportamento do mico-leão-preto (Leontopithecus chrysopygus, Mikan 1823) e o uso de Monitoramento Acústico Passivo na sua conservação. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Ricardo Jannini Sawaya.
90.   Maria de Fátima Ebole Santana. Pelos filhos da epidemia de Zika no Brasil: o caminho do conhecimento científico até a atenção à saúde. Tese (Doutorado em Informação e Comunicação em Saúde ( Ppgics )) - Fundação Oswaldo Cruz. (Coorientador)., . Início: 2023.
Supervisor: Jesús Pascual Mena Chalco.
91.   Maria Jose Menezes. Desenvolvimento de método de detecção de anticorpos em amostras biológicas coletadas em algodão: investigação da resposta imune-humoral contra doenças infecciosas na região Amazônica. Tese (Doutorado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Marcia Aparecida Speranca.
92.   Maria Rosita Rivera Burgos. ?Isolamento de ácidos nucleicos de vírus e bactérias através de nanocompósitos magnéticos de óxido de grafeno?.. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Ana Melva Champi Farfán.
93.   Mariana Silva Pereira. (provisório) Plano Diretor Participativo de municípios de pequeno porte. Tese (Doutorado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Lúcio Nagib Bittencourt.
94.   Marina Magalhães Carminate. Estudo da evolução do enrolamento do tubo digestório de Termitidae (Blattodae: Isoptera) através de morfometria em 3D. Tese (Doutorado em Evolução e Diversidade) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Tiago Fernandes Carrijo.
95.   Marina Monroe Gonçalves. Sesquiterpeno lactonas de Mikania sp com ação antiparasitária - aspectos analiticos e biológicos. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Joao Henrique Ghilardi Lago.
96.   Mateus Martins Zanotto de Toledo. . Design de fotosensibilizadores: Efeitos do ambiente no estado excitado e no tempo de vida do estado tripleto. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2023.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
97.   Mateus Souza Dutra. Magnetismo e topologia no composto Zintl EuZn2P2: uma investigação microscópica por espectroscopia Mössbauer e EPR. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2023.
Supervisor: Marcos de Abreu Avila.
98.   Maycom Cezar Valeriano. Nanomateriais modulates plasmônicos e machine learning para biossensoriamento. Tese (Doutorado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA - QUÍMICA) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Mónica Benicia Mamián López.
99.   Murillo Spadin Domingues. A definir. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Maurício Richartz.
100.   Natalia da Silva Galvão. O ensino da história das ciências orientado pelos pressupostos da pedagogia histórico-crítica. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Rafael Cava Mori.
101.   Nayara Ugeda Silva. Integração entre sistema de degradação da proteína Tau e apresentação de antígenos em cultura celular. Tese (Doutorado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Maria Camila Almeida.
102.   Nayara Ugesa. Apresentação de antígenos e degradação. Tese (Doutorado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2023.
Supervisor: Daniel Carneiro Carrettiero.
103.   Nurken Smadyarov. Binary Zinbiel algebras. Tese (Doutorado em Matemática) - Suleyman Demirel University. (Coorientador)., . Início: 2023.
Supervisor: Ivan Kaygorodov.
104.   Paulo Roberto Morais. A definir. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
105.   Rafael Cajano de Oliveira. Dilemas Ambientais encontrados na instalação de um parque eólico. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Julio Carlos Teixeira.
106.   Rafael Nunes Gomes. Uso, encapsulamento, mecanismo de ação celular, e atividade em cultura 3D de complexos de cobre utilizando derivados imínicos do cinamaldeído: estudos para potenciais novos agentes para tumores cerebrais. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Giselle Cerchiaro.
107.   Rayssa de Mello Lopes. Estudo do papel da autofagia em leucemias e sua conexão com a sinalização dopaminérgica. Tese (Doutorado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Tiago Rodrigues.
108.   Ricardo Luís de Souza. Afetividade na relação professor-aluno na disciplina de Matemática e o uso de estratégias metacognitivas. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática (33144010009P8)) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Solange Wagner Locatelli.
109.   RIcardo Nantes Liang. Fast Evaluation of Solutions to Pseudo-Boolean Optimization Problems. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Claudio Nogueira de Meneses.
110.   Ricardo Sousa Silva. Dinâmica de compostos perfluorados em ecossistemas terrestres: Modelagem, Microcosmos e Monitoramento. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Lucia Helena Gomes Coelho.
111.   Roberto Tadeu Soares Pinto. Implantação de Bolse de Energia, Câmara de Compensação (Clearing House) no Mercado de Energia Elétrica no Brasil. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Patricia Teixeira Leite Asano.
112.   Tainá Porto Cotrim. Ativismo burocrático e a burocracia de nível de rua: estudo de caso sobre o enfrentamento a COVID-19. Tese (Doutorado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Vanessa Elias de Oliveira.
113.   Tais de Lima Alves Carneiro. Desenvolvimento de tintas decorativas modificadas com grafeno. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
114.   Tamara Jarosi Handajevsky. EXTRATO AQUOSO DE Himatanthus lancifolius (MUELL. ARG.) WOODSON, APOCYNACEAE: E SÍNTESE DA NANOPARTÍCULA DE COBRE COMO POTENCIAL ANTIMICROBIANO E ANTITUMORAL. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2023.
Supervisor: Amedea Barozzi Seabra.
115.   Tamara Jarosi Handajevsky. EXTRATO DE Himatanthus bracteatus (A. DC.) WOODSON COMO FONTE DE MOLÉCULAS ANTIMICROBIANAS, ANTITUMORAIS E ESTABILIZANTE NA SÍNTESE DE NANOPARTÍCULAS. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Fernanda Dias da Silva.
116.   Tamiris Machado Kobayasi. Superexpressão de genes codificantes de xilana arabinosiltransferases (XATs) para aumento da digestibilidade da biomassa. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2023.
Orientador: Wagner Rodrigo de Souza.
117.   Tatiane da Cunha Puti de Souza. Formação de Professores de Matemática e Aprendizagem Profissional. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Alessandro Jacques Ribeiro.
118.   Tatyara Monteiro da Silva. Materiais avançados à base de imidas aromáticas para captura e utilização de gás carbônico. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, UFABC. Início: 2023.
Orientador: Sergio Brochsztain.
119.   Thadeu Carneiro da Silva. Aplicação de Machine Learning e Big Data na Análise Proativa de Falhas em Aerogeradores Relacionadas às Condições Ambientais do Local Onde Estão Instalados. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Julio Carlos Teixeira.
120.   Thais Cordeiro Prates. Efeito da bifacialidade e do seguimento solar no desempenho de usinas fotovoltaicas (título provisório). Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Ricardo da Silva Benedito.
121.   Thalita Gouveia Castilho. Recuperação sustentável de água e energia no tratamento de esgoto utilizando material suporte condutor em biorreator anaeróbio de leito fixo com membranas. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Eduardo Lucas Subtil.
122.   THIAGO DE SOUZA SALVIO. Weltphilosophie: teoria das ciências e cosmologia em Schopenhauer. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Flamarion Caldeira Ramos.
123.   Victor Albuquerque Felix da Silva. A implementação da política brasileira para refugiados (1997 ? 2022). Tese (Doutorado em Doutorado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Elias David Morales Martinez.
124.   Victor Fernandes Garcia. Desenvolvimento de plataforma computacional para avaliação e otimização de biorefinarias. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2023.
Supervisor: Reynaldo Palacios Bereche.
125.   Victor Ricardo Cândido Torres da Silva. Estudo de componentes da matriz extracelular e redes perineurais no córtex pré-frontal e estriado de camundongos C57Bl/6 submetidos à anóxia neonatal. Tese (Doutorado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Marcela Bermúdez Echeverry.
126.   Victor Vergara. Regularity theory for the anisotropic Plateau problem. Tese (Doutorado em Matematica) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2023.
Supervisor: Stefano Nardulli.
127.   Vinicius Cavalcanti Rocha. Avaliação da atividade antihelmintica de metabólitos especializados obtidos de Nectandra oppositifolia (Lauraceae). Tese (Doutorado em BIOLOGIA QUÍMICA) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Joao Henrique Ghilardi Lago.
128.   Vitor Furlan de Oliveira. MONITORAMENTO, IDENTIFICAÇÃO E PROGNÓSTICO DE FALHAS EM SISTEMAS DE VEÍCULOS COMERCIAIS UTILIZANDO TÉCNICAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. Tese (Doutorado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Claudio José Bordin Júnior.
129.   Vyctória dos Santos Ramos. Influência do trocador Na+/Ca2+ sobre o metabolismo energético e equilíbrio iônico em células tumorais do sistema nervoso central. Tese (Doutorado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Tiago Rodrigues.
130.   Washington Souza. Avaliação do potencial energético de resíduos do setor citrícola. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ana Maria Pereira Neto.
131.   Wellington Diego Ascenção. Desenvolvimento de procedimentos analíticos para o monitoramento do controle de qualidade de produtos veterinários. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia/Química) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Diogo Librandi da Rocha.
132.   Yollanda Macedo. Estudo da Dinâmica Conformacional e Estabilidade dos Meta-estados para TMEM176 e seu Papel na Ativação do Inflassoma. Tese (Doutorado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Ana Ligia Barbour Scott.
133.   YURI COSTA MORAES DA SILVA. No toque do Desenvolvimento: do Atlântico ao Pacífico, no ritmo dos tambores. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2023.
Orientadores: Ramatis Jacino, Luciana Xavier de Oliveira.
134.   Éder Aleixo. A arte como resistência a erosão do outro na sociedade da informação. Tese (Doutorado em Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Paula Priscila Braga.

2022

1.   ADRIANA CRISTINA GALIS. A CONTRIBUIÇÃO DA VIAGEM FILOSÓFICA PORTUGUESA DO NATURALISTA ALEXANDRE RODRIGUES FERREIRA PARA O CONHECIMENTO DAS COLÔNIAS AMERICANAS NO SÉCULO XVIII. Tese (Doutorado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Mat) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022.
Orientador: Marcia Helena Alvim.
2.   Adriana de Andrade. As representações sociais de futuros professores de física em relação à automatização da coleta de dados e ao pensamento computacional: uma análise comparativa entre discursos discentes e projetos pedagógicos. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Marcelo Zanotello.
3.   Adriano Correa Toledo Costa. O ensino colaborativo: desafio entre o processo de ensino aprendizagem da sala regular em conjunto com a sala de recurso multifuncional na perspectiva da Educação em Direitos Humanos. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Evonir Albrecht.
4.   Adriano Soler. A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA COMO VIRTUDE E LEGALIDADE EM TOMÁS DE AQUINO. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Matteo Raschietti.
5.   Aila Cossovan Alves. Eletrodeposição de filmes de liga de alta entropia do sistema FeCoCrNi sobre aço carbono. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
6.   Alda Maria Napolitano Sanchez. Uma análise do impacto das Políticas Públicas nas áreas de Educação Superior e de Ciência, Tecnologia e Inovação nas desigualdades sociais e no desenvolvimento humano no Brasil (1999-2019). Tese (Doutorado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Adalberto Mantovani Martiniano de Azevedo.
7.   Alessandra Marques Ferreira dos Santos. NOVA ABORDAGEM DO ESTUDO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DAS CORES NA ÓPTICA ARTICULADA A HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS: SUBSÍDIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. Tese (Doutorado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Mat) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022.
Orientador: Marcia Helena Alvim.
8.   ALEX SURATY RAMOS. Língua, Poética e Fruição Estética em Arte Sonora. Tese (Doutorado em Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Paula Priscila Braga.
9.   Alexandre Henrique Dos Reis. A Invenção do Suicídio: como a morte voluntária se tornou assassinato de si. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Coorientador)., . Início: 2022.
Supervisor: Cristiane Negreiros Abbud Ayoub.
10.   Alice Helena Heil de Borba. Estratégias Inside Out: um estudo de caso comparado das agendas paradiplomáticas do estado da Renânia do Norte Vestefália (Alemanha) e de Santa Catarina (Brasil). Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Gilberto Marcos Antonio Rodrigues.
11.   Aline Cristina Santos Barbosa. Justiça restaurativa e Direitos Humanos no Brasil: Diálogos sobre potências e resistências. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Evonir Albrecht.
12.   Aline Izaias Lucio. Trends em fertilidade e o acesso à Justiça Reprodutiva: A implementação de valores modernos do Norte Global e suas implicações no contexto doméstico Brasileiro em uma reflexão crítica. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Diego Sanches Corrêa.
13.   Alvaro Luiz Sechinel Junior. Estudo de Blockchain para o Mercado de Energia Elétrica. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Patricia Teixeira Leite Asano.
14.   Amanda Rossi de Oliveira. Modelagem do comportamento da rugosidade e tensão residual superficial do aço maraging manufaturado por fusão em leito de pó e pós-processado com fresamento. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Coorientador).. Início: 2022.
Orientadores: Erik Gustavo Del Conte, Sydney Ferreira Santos.
15.   Amanda Soares de Melo. Feminismo e universalismo: uma reconciliação a partir de Judith Butler. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Nathalie de Almeida Bressiani.
16.   Amanda Thais dos Reis Fernandes. Estimação da Resposta Inercial da Frequência de Sistemas de Energia com Alta Penetração de Geração Eólica. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Coorientador).. Início: 2022.
Supervisor: Ahda Pionkoski Grilo Pavani.
17.   Ana Carolina Corrêa Salvio. Educação em Direitos Humanos e o currículo dos cursos de Pedagogia: Proposta de intervenção extensionista em Barbacena (MG). Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Evonir Albrecht.
18.   Ana Cristina Carvalhaes Machado. Novo-desenvolvimentismo, via chinesa, Bem-Viver, ecossocialismo: limites e possibilidades de velhos e novos projetos de superação do atraso brasileiro CANDIDATA: Ana Cristina Carvalhaes Machado OPÇÃO DE ORIENTADOR/A: José Paulo Guedes, Cristina Froes de Borja Reis LINHA DE PESQUISA: Trajetórias do Sul: África, Ásia e América Latina/Caribe TEMA DE. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: José Paulo Guedes Pinto.
19.   Ana Letícia Salla. Políticas públicas. Tese (Doutorado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2022.
Orientador: Vanessa Elias de Oliveira.
20.   Ana Paula do Val. Mapeamentos Culturais: seus usos e apropriações no campo das políticas culturais. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Maria Livia de Tommasi.
21.   ANDIARA CRISTINA DE SOUZA. PARA ALÉM DA TELA: um estudo de rastreamento ocular sobre a influência da interface gráfica de jogos educacionais digitais matemáticos no processo atencional, engajamento e desempenho de crianças com autismo. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos. (Coorientador)., . Início: 2022.
Supervisor: Priscila Benitez.
22.   Andrei Kukharev. Álgebras conservativas. Tese (Doutorado em Matemática e aplicações) - Universidade da Beira Interior, . Início: 2022.
Orientador: Ivan Kaygorodov.
23.   André Baroni Jermolovicius. -. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Daniel Zanetti de Florio.
24.   ANSELMO MARTINHO RAJABO. Estimação espaço temporal da difusão de novas tecnologias em zonas urbanas. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Joel David Melo Trujillo.
25.   BEATRIZ GOMES CORNACHIN. O combate à fome em uma economia planificada: Cuba, do Período Especial à 2015 e a busca pela soberania alimentar.. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Andrea Santos Baca.
26.   Camila Pereira Ramos. Dark Matter Simplified Models at the LHC. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: André Paniago Lessa.
27.   Carla Moreira Santana. Estudo molecular das variantes do inibidor de serino peptidase 2 de Trypanosoma cruzi da região amazônica. Tese (Doutorado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Marcia Aparecida Speranca.
28.   Carlos Educardo Buaretto. A atuação econômico-política da empresa de consultoria educacional Hoper Educação. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Maria Caramez Carlotto.
29.   Cimere Tatiane dos Santos Klauk. MERCADO DE TRABALHO NA CAPITAL PAULISTA: AS TENDÊNCIAS DO TRABALHO PÓS-COVID-19 NO PERÍODO ENTRE 2020 E 2023.. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Cristina Fróes de Borja Reis.
30.   Cleber Fernando de Assis Xavier. O debate competitivo no Ensino de Filosofia: problematizações filosóficas e propostas didáticas. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Patrícia Del Nero Velasco.
31.   Dalete Christine da Silva Souza. Prospecção por compostos com ação antiparasitaria em Porcelia ponderosa (Annonaceae). Tese (Doutorado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Joao Henrique Ghilardi Lago.
32.   Daniel Ayarroio Seixas. Efeito de tratamentos térmicos na microestrutura, propriedades mecânicas e comportamento de corrosão do aço inoxidável superduplex S32750. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2022.
Supervisor: Renato Altobelli Antunes.
33.   David Carlo Almeida Barbato. Diretrizes para Uso de TDICs no Ensino de Astronomia na Educação Básica Inspirado na Educação Profissional e Tecnológica. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-EPT - Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Início: 2022.
Orientador: Evonir Albrecht.
34.   Denilson Tenório dos Santos Junior. TBD. Tese (Doutorado em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. Início: 2022.
Orientador: Dahisy Valadão de Souza Lima.
35.   Diego Kian. A definir. Tese (Doutorado em Matemática) - Universidade de São Paulo, . Início: 2022.
Orientador: Nazar Arakelian.
36.   Diego Silva Vieira Gonçalves. Fenomenologia de partículas pseudo-escalares leves. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Alex Gomes Dias.
37.   Diego Zilli Lima. Fluid-structure interaction optimization of centrifugal compressors operating with supercritical carbon dioxide. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, Fundação da USP. Início: 2022.
Orientador: Daniel Jonas Dezan.
38.   Dinorá Moraes de Freitas Cruz. Provisório. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Fundação Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Artur Zimerman.
39.   Diógenes Pereira Sgarbi. Os Institutos Federais: pensamento e ação política de seus mentores. Tese (Doutorado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2022.
Orientador: Lidiane Soares Rodrigues.
40.   Eduardo Albacete. A definir. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Maurício Richartz.
41.   Eduardo da Costa Lima. Preparação de estados de Squeezing de polarização usando células de Rubídio e Chips Fotônicos. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2022.
Orientador: Breno Marques Goncalves Teixeira.
42.   Eduardo de Araújo Bento. Investigação epistemológica das estruturas científicas e dos campos do saber. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Paulo Tadeu da Silva.
43.   Eduardo Nicomedio dos Santos. Provisório. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Fundação Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Artur Zimerman.
44.   Elaine Cristina Ferreira da Conceição. Provisório. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Fundação Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Artur Zimerman.
45.   Elane de Oliveira. ANÁLISE DOS IMPACTOS ECONÔMICOS E AMBIENTAIS DECORRENTES DO PRÉ-SAL NA BAIXADA SANTISTA. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Conrado Augustus de Melo.
46.   Emerson Moreira de Lima. A importância dos Direitos Humanos na formação para o trabalho: Introdução educacional dos Direitos Humanos através do jogo pedagógico ?Diário de Amanhã?. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Evonir Albrecht.
47.   Emerson Souza da Silva Júnior. Aspectos matemáticos da teoria de gauge não-comutativa. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Vladislav Kupriyanov.
48.   Emilio Rodrigues Pereira Junior. Educação ambiental em Direitos Humanos: Comunidade e paisagem em transformação nas margens do Córrego dos Freitas (Jardim Ângela, SP). Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Evonir Albrecht.
49.   EMMANUELE DI FABIO. EXTRAÇÃO COM FLUIDOS SUPERCRÍTICOS DE BIOMOLÉCULAS COM AÇÃO ANTIPARASITÁRIA EM ESPÉCIES BRASILEIRAS DE Asteraceae.. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia/Química) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Bruno Guzzo da Silva.
50.   Erico de Jesus Santos. Provisório. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Fundação Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Artur Zimerman.
51.   Fabio Pereira dos Santos. Urbanização de favelas, autoconstrução e o tratamento da precariedade habitacional. Tese (Doutorado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Rosana Denaldi.
52.   Fabíola Perez Corrêa. Sujeição criminal e resistências ? continuidades e rupturas em trajetórias de vida de meninas e mulheres punidas pelo Estado. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
53.   Felipe Trovalim Jordão. DETECÇÃO, POLIMORFISMO E CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR DA QUITINASE DE ESPÉCIES DE LEISHMANIA CIRCULANTES EM PAISAGENS DA REGIÃO AMAZÔNICA SOB EFEITO DE DESMATAMENTO. Tese (Doutorado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Marcia Aparecida Speranca.
54.   Fernanda Pinheiro da Silva. RISCO E DESASTRE NA PRODUÇÃO SOCIAL DO ESPAÇO URBANO: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA CENTRALIDADE INDUSTRIAL NA PERIFERIA DA METRÓPOLE DE SÃO PAULO.. Tese (Doutorado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2022.
Orientadores: Luciana Nicolau Ferrara, Luciana Rodrigues Fagnoni Costa Travassos.
55.   Fernanda Simões Braga Araújo. A História de (des) continuidades da Escola de Agronomia da Bahia: novos impulsos, atores e práticas científicas pós - 1940.. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia. (Coorientador).. Início: 2022.
Supervisor: Graciela de Souza Oliver.
56.   Filipe Botelho Soares Dutra Fernandes. As Comissões Universitárias da Verdade: disputas simbólicas por memória e verdade (Brasil, 2012-2015). Tese (Doutorado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Lidiane Soares Rodrigues.
57.   Flaviana Maria Goggin de Assis. Movimentos sociais e educação informal em Santos: autonomia e protagonismo entre ações e reações (1890-1945). Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Sidney Jard da Silva.
58.   Flávia Martho Landinho. Nutrindo com a biodiversidade: proposta de uma transposição didática para o ensino das plantas alimentícias não convencionais (PANC). Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2022.
Orientador: Fernanda Franzolin.
59.   Francisco de Assis Alves. Atropelamentos de fauna silvestre: Ecologia da Paisagem e Políticas Públicas. Tese (Doutorado em Biodiversidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. (Coorientador)., . Início: 2022.
Supervisor: Simone Rodrigues de Freitas.
60.   Francisco Lameiras Júnior. ANÁLISE TERMODINÂMICA DE CICLO RANKINE ORGÂNICO DESTINADO A RECUPERAÇÃO ENERGÉTICA. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2022.
Orientadores: Antonio Garrido Gallego, Marcelo Modesto da Silva.
61.   FREDERICO MOREIRA GUIMARÃES. A VIOLÊNCIA DA VERDADE: O pensamento fraco como crítica à metafísica em Gianni Vattimo. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Flamarion Caldeira Ramos.
62.   Fábio Caixeta Nunes. Flash Sintering de scaffolds de ZrO2 obtidos por impressão 3D aplicados na bioengenharia tecidual. Tese (Doutorado em ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Coorientador).. Início: 2022.
Supervisor: Juliana Kelmy Macário Barboza Daguano.
63.   Fábio Okamoto. Desenvolvimento de Revestimentos de Hidróxidos Duplos Lamelares Dopados com Ácido Fólico para proteção contra corrosão de ligas de magnésio. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2022.
Orientadores: Renato Altobelli Antunes, Mara Cristina Lopes de Oliveira.
64.   Gabriel Bruzinga. Análise de Topologias de Controle. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2022.
Supervisor: Ademir Pelizari.
65.   Gabriella Santos da Silva. O que pode nos ensinar as mães pretas. Tese (Doutorado em CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Paulo Sergio da Costa Neves.
66.   Gilson Pedro Lopes. Síntese e caracterização de Nanoestruturas MX2 (M= Mo, W; X=S, Se, Te). Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Márcia Tsuyama Escote.
67.   Guiherme Afonso Gomes dos Santos. Aliança Estratégica China-Rússia: da Organização para a Cooperação de Xangai às Novas Rotas da Seda e União Econômica Eurasiática. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Vitor Eduardo Schincariol.
68.   Guilherme Ginjo. O ensino superior brasileiro e a divisão internacional do trabalho contra o desenvolvimento nacional. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Maria Caramez Carlotto.
69.   Gustavo Henrique Doná Rodrigues Almeida. Desenvolvimento de hidrogel à base de matriz ovariana suína descelularizada: suporte à maturação oocitária in vitro. Tese (Doutorado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres) - Universidade de São Paulo, . Início: 2022.
Orientador: Ana Claudia Oliveira Carreira.
70.   Helder Braga Moreira. Efeito de Quantum Dots APbX3 no transporte de cargas em Células Solares de Perovskitas do tipo p-i-n. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2022.
Orientador: André Sarto Polo.
71.   Ingrid Beatriz Ferreira da Paixão. Sistema de acasalamento, seleção sexual e estrutura genética da população do marsupial Gracilinanus agilis. Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais) - Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2022.
Supervisor: Cibele Biondo.
72.   Iraide Silva Ribeiro dos Santos. Provisório. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Fundação Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Artur Zimerman.
73.   Jaine Aparecida da Silva Pereira. Calcogênicos dopados magneticamente - aplicações. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Márcia Tsuyama Escote.
74.   Jefferson Oliveira. Título a ser definido. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. Início: 2022.
Orientador: Roberto Menezes Serra.
75.   Joana de Barros Sacramento. Reologia de nanocompósitos de géis de copolímeros em bloco. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
76.   Jonathan Costa Negri. APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE MICROIMPRESSÃO PARA INCORPORAÇÃO DE NANOESTRUTURAS EM FILMES TRANSPARENTES ANTIRREFLETORES VISANDO A APLICAÇÃO EM CÉLULA SOLAR. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2022.
Orientadores: Flavio Leandro de Souza, Denise Criado Pereira de Souza.
77.   JORGE COSTA SILVA FILHO. APLICAÇÃO DE DERIVADOS DE GRAFENO NO PROCESSAMENTO DE IMÃS PERMANENTES. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Márcia Tsuyama Escote.
78.   Jose Zúñiga. ?Desenvolvimento de biossensor acústico de nanomateriais compostos com materiais derivados do grafeno para aplicações em biomedicina?. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2022.
Orientador: Ana Melva Champi Farfán.
79.   JOSÉ ARIMATÉA OLIVEIRA NERY NETO. Biologia das células enteroendócrinas na homoestasia e durante a inflamação intestinal. Tese (Doutorado em Imunologia) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2022.
Orientador: Vinicius de Andrade Oliveira.
80.   João Francisco Almeida. "SÍNTESE, CARACTERIZAÇÃO E DOPAGEM DE NANOTUBOS DE ÓXIDO DE TITÂNIO (TiO2) VISANDO A APLICAÇÃO COMO SENSORES DE FARMACOS". Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Camilo Andrea Angelucci.
81.   João Freitas de Castro Chaves. Protec?a?o juri?dica a? infa?ncia migrante desacompanhada no Brasil. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Julia Bertino Moreira.
82.   João Roberto Roque Junior. Provisório. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Fundação Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Artur Zimerman.
83.   João Vitor Alcântara da Silva. MITOEPIGENÉTICA: MORFOFUNCIONALIDADE MITOCONDRIAL E A SUA RELAÇÃO COM A METILAÇÃO DO DNA NUCLEAR E MITOCONDRIAL DE OÓCITOS BOVINOS. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Marcella Pecora Milazzotto.
84.   JUAN ALEXANDER SALAZAR SILVA. Sexualidade Maquínica. Tese (Doutorado em filosofia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: André Luis La Salvia.
85.   Juan Carlos Colque Ccarita. Controle tolerante a falhas para o sistema fotovoltaico baseado no conversor multinível modular com diagnostico de falhas, estrutura redundante e estratégia de operação. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Elétrica - UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Coorientador).. Início: 2022.
Supervisor: Jose Luis Azcue Puma.
86.   Julia Alice Vila Furgeri. O ABC da EJA: Proposições didáticas para a alfabetização e o letramento científicos de estudantes da EJA dos anos finais do Ensino Fundamental no ABC Paulista à partir da Ecologia dos Saberes e das Pedagogias Decoloniais. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda.
87.   Julio Cesar Maceda Santivañez. Estudo de caracterização química e avaliação do potencial biológico dos extratos e alcaloides isolados de Palicourea corymbifera (Müll. Arg.) Standl. (Rubiaceae).. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Célio Fernando Figueiredo Angolini.
88.   Julio Henrique Garcia da Silva. Homogeneização da biota em habitats artificiais marinhos. Padrões globais e alternativas para minimizar introdução de espécies exóticas. Tese (Doutorado em Evolução e Diversidade) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Gustavo Muniz Dias.
89.   Jéssica Verônica da Silva. Nanoespectroscopia vibracional aplicada ao estudo e caracterização de vesículas extracelulares no contexto urêmico da síndrome cardiorrenal do tipo 3. Tese (Doutorado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2022.
Orientador: Marcela Sorelli Carneiro Ramos.
90.   Kaio Felipe. Psicologia Jungiana como Filosofia Decolonial. Tese (Doutorado em Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Paula Priscila Braga.
91.   Kelly Cristina Maciel da Silva Costa. Predição de Tráfego em Redes Ópticas Elásticas (EONs) por técnicas baseadas em Kernel e Machine Learning. Tese (Doutorado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Aline de Oliveira Neves Panazio.
92.   Kenny Bastos. Educação antiracista nas escolas públicas. Tese (Doutorado em CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Paulo Sergio da Costa Neves.
93.   Kseniia Vyatkina. Álgebras de Gerstenhaber. Tese (Doutorado em Matemática e aplicações) - Universidade da Beira Interior, . Início: 2022.
Orientador: Ivan Kaygorodov.
94.   Kátia Cristina MIstro Priolli. ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NA NARRATIVA DE PROFESSORES PARTICIPANTES DO "CIÊNCIA É 10!". Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht.
95.   Larissa Gehrinh Borges. Uma viagem em busca de uma Educação Financeira: Currículo e a Prática na Formação de Professores de Matemática. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Virgínia Cardia Cardoso.
96.   Leandro Albino Mosca Rodrgues. A definir. Tese (Doutorado em Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Nazar Arakelian.
97.   Leonardo José Quintero Da Cuna. Synthesis and Physical Properties Study of 3D/2D Hybrid Structures for Photoelectrochemical Devices. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Agência Nacional do Petróleo. Início: 2022.
Orientador: Jose Antonio Souza.
98.   Lucas Lerchs. Socio-Ecological Margins The case of Sao Paulo South Region. Tese (Doutorado em Institute of Landscape Architecture and Built environment) - Université Catholique de Louvain. (Coorientador)., . Início: 2022.
Supervisor: Luciana Nicolau Ferrara.
99.   Lucas Magno Dantas Ramos. Re-Interpretation of Dark Matter Simplified Models. Tese (Doutorado em Doutoramento em Física) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2022.
Supervisor: André Paniago Lessa.
100.   Lucas Marino Vivot. O interesse dos estudantes pela biodiversidade: atitudes e articulações entre as questões de conservação ambiental e o conhecimento local.. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2022.
Supervisor: Fernanda Franzolin.
101.   Luciana Alves dos Santos. Provisório. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Fundação Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Artur Zimerman.
102.   Luciano Palhano Guedes. (Contra)Reforma da previdência: o sequestro da constituição pelo projeto neoliberal. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Sidney Jard da Silva.
103.   Ludmylla Ribeiro dos Santos. A importância das discussões sobre cientistas mulheres na formação inicial de licenciandos em Ciências da Natureza. Tese (Doutorado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Mat) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022.
Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues.
104.   Luna da Silva Pavanelli. ÁCIDO GICiRRÍZICO EM HIDROGÉIS HÍBRIDOS DE PARA O TRATAMENTO DE INFLAMAÇÕES ARTICULARES. Tese (Doutorado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Daniele Ribeiro de Araujo.
105.   MAMADU SEIDI. A INTERAÇÃO DA UA E CEDEAO NA RESOLUÇÃO DA CRISE POLÍTICA NO OESTE AFRICANO E AS MISSÕES DEPAZ DA CEDEAO NA GUINÉ-BISSAU E GÂMBIA (2012-2021). Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Muryatan Santana Barbosa.
106.   Marcelo Eduardo Pereira. Sobre formação inicial de professores de matemática. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Vinícius Pazuch.
107.   Marcio Vieira da Silva. IMPACTOS DA GESTÃO DOS RECURSOS ADVINDOS DE PARQUES EÓLICOS EM POLÍTICAS PÚBLICAS DE MUNICÍPIOS DE CIDADES DO SERIDÓ. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Conrado Augustus de Melo.
108.   Maria Aparecida Moreira Prado. Ler, refletir e discutir: Leitura e literatura como potencializadoras para Educação em Direitos Humanos. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Evonir Albrecht.
109.   Maria da Penha Silva Gomes. ENTRE O LULISMO, O ESTADO PENAL E O PATRIMONIALISMO ESTATAL: um estudo comparado das políticas públicas em áreas urbanizadas, Parque São Bernardo e Jardim Guarani Boa-Esperança, nos municípios de São Bernardo do Campo e São Paulo.. Tese (Doutorado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Salomão Barros Ximenes.
110.   Maria Laura Gabriel Kuniyoshi. RNAs codificantes e não codificantes associados à COVID-19 gestacional e ao neurodesenvolvimento fetal. Tese (Doutorado em Bioinformática) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2022.
Supervisor: David Corrêa Martins Junior.
111.   Mariana Roque Pereira. Educar para o amanhã: Práticas sócio-educativas em Direitos Humanos para crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional.. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Evonir Albrecht.
112.   marli palomares tambara. PURPOSE E O SENTIDO DA VIDA: NARRATIVAS DE MULHERES JOVENS E ADULTAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E SUAS FAMÍLIAS. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Arlene Martinez Ricoldi.
113.   Mateus Soares de Souza. O Jovem Hegel: o início do projeto de ?renascimento do marxismo? de Lukács. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Nathalie de Almeida Bressiani.
114.   Matheus de Vasconcellos Barroso. Major Depressive Disorder Severity Classification: A Machine Learning Approach. Tese (Doutorado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Francisco José Fraga da Silva.
115.   Matheus Porto Mendonça. Há esperança: Espinosa contra a alienação do neoliberalismo publicitário. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2022.
Orientadores: Luciana Zaterka, Victor Ximenes Marques.
116.   MAURO CORREIA ALVES. Análise de Regressão de Risco de Créditos. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Fabricio Olivetti de França.
117.   Michael Franz Schmidlehner. A Foraclusão da Natureza: uma investigação acerca da relação sociedade-natureza no capitalismo tardio. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Silvio Ricardo Gomes Carneiro.
118.   Michele Teixeira Bonote. O papel do luto na virada ética de Judith Butler. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2022.
Orientador: Nathalie de Almeida Bressiani.
119.   MURILLO DONIZETI DOS SANTOS ROSA. ESTUDO DA NUCLEAÇÃO E CRESCIMENTO DE NANOPARTÍCULAS DE METÁLICAS E DE ÓXIDOS. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Márcia Tsuyama Escote.
120.   Najla dos Santos Pacheco de Campos. Immune Checkpoint Blockade via PD-L1 por células CAR T anti-anidrase carbônica IX baseadas em CD28 e 4-1BB. Tese (Doutorado em Medicina (Hematologia)) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2022.
Orientador: Eloah Rabello Suarez.
121.   Natalia Nascimben Delmondi Munhóz. Práticas de ensino de alta alavancagem em geometria. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Vinícius Pazuch.
122.   Ogobuchi Daniel Okey. Intrusion detection systems for IoT using machine learning. Tese (Doutorado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: João Henrique Kleinschmidt.
123.   Paola Coelho Gersztein. Participação Política de Pessoas Refugiadas e Imigrantes: Integração e Pertencimento em São Paulo e Buenos Aires. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Gilberto Marcos Antonio Rodrigues.
124.   Patrick Araújo. Interiorização da educação superior pública federal no seminárido nordestino: paradigmas da expansão no período 2003-2014. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Maria Caramez Carlotto.
125.   Paula Aparecida Borges de Oliveira Nascimento. Propostas de intervenção diante desafios e potencialidades das questões de Sexualidade nas práticas docentes nos anos iniciais. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht.
126.   Paula Corrente. Dinâmicas Socioespaciais Urbanas: A financeirização e o Meio Ambiente no processo de produção imobiliária no Vetor Sudoeste paulistano. Tese (Doutorado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Luciana Nicolau Ferrara.
127.   Pedro Henrique Croti Siqueira. Buracos Negros Girantes e a Hipótese de Kerr. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2022.
Orientador: Maurício Richartz.
128.   Pedro Henrique Oliveira da Silva. Correspondência holográfica AdS/QCD, strange vector kaons e teoria da informação. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2022.
Orientador: Roldão da Rocha Junior.
129.   Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais. Mobilizações Políticas dos Imigrantes e Refugiados Africanos em São Paulo: o caso dos Povos Indígenas de Biafra (Nigéria). Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas. (Coorientador)., . Início: 2022.
Supervisor: Acácio Sidinei Almeida Santos.
130.   Raimundo do Nascimento Velozo Neto. A definir. Tese (Doutorado em Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Rafael Santos de Oliveira Alves.
131.   Regis de Oliveira Dantas. DESENVOLVIMENTO DE UM EQUIPAMENTO DE TRANSPORTE PNEUMATICO EM FASE DENSA COM BAIXA PRESSÃO. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2022.
Orientador: Luis Alberto Martinez Riascos.
132.   Reinaldo Vieira Dantas Filho. Time-dependent density functional theory approximations for charge separation processes. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2022.
Orientador: Thiago Branquinho de Queiroz.
133.   Ricardo de Andrade. Segurança em redes automotivas. Tese (Doutorado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: João Henrique Kleinschmidt.
134.   Robert Vagner Soares da Paixão Júnior. O conceito de amor nas 'Confissões' de Agostinho.. Tese (Doutorado em Filosofia) - UFABC, UFABC. Início: 2022.
Orientador: Cristiane Negreiros Abbud Ayoub.
135.   Rodrigo Almeria Ragio. Pré-concentração do esgoto e integração de fotobiorreator com membranas (MPBR) e digestão anaeróbia dos resíduos orgânicos para produção de biogás e geração de eletricidade. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Eduardo Lucas Subtil.
136.   Rodrigo Perpetuo. Redes Internacionais de Cidades e a Agenda Global para o Desenvolvimento Sustentável: Uma Análise do ICLEI-Governo Locais pela Sustentabilidade. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental-PROCAM) - Universidade de São Paulo. (Coorientador)., . Início: 2022.
Supervisor: Gilberto Marcos Antonio Rodrigues.
137.   Roger Augusto Barbosa Montemor. Um estudo sobre a crítica cultural de Roberto Schwarz. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Silvio Ricardo Gomes Carneiro.
138.   Ronaldo Valentin Challhua Reynoso. ?Estudo de nanocompósitos funcionalizados com derivados de Grafeno para aplicações em biossensoramento contínuo não invasivo de glicose?. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2022.
Orientador: Ana Melva Champi Farfán.
139.   Roney Henrique Pereira. Preparação, caracterização e ensaios biológicos de nanopartículas a base de cobre. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Amedea Barozzi Seabra.
140.   Rosana Medeiros Rosa. Ação do docente frente ao aluno com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-EPT - Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Início: 2022.
Orientador: Evonir Albrecht.
141.   Rosângela Oliveira. A história das mulheres nas ciências: subsídios para superação do estereótipo de gênero na formação de professores de ciências. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2022.
Supervisor: Mariana Moraes de Oliveira Sombrio.
142.   RUBEN ENRIQUE BRINGAS ALVAREZ. Teorias efetivas e momento magnético anômalo do múon. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Celso Chikahiro NISHI.
143.   Sergio Bassi. MODELAGEM, SIMULAÇÃO E OTIMIZAÇÃO PARA A PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO DE UMA REFINARIA DE PETRÓLEO. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Marcelo Modesto da Silva.
144.   Soraya Chucair. Desenvolvimento de Organóides Hepáticos em Ambiente Microfluídico a Partir de Gel de Matrix Extracelular e Células-tronco Mesenquimais. Tese (Doutorado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Ana Claudia Oliveira Carreira.
145.   Sueli Andrade Torrente. Provisório. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Fundação Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Artur Zimerman.
146.   Suzana Berenguer Camacho. Provisório. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Fundação Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Artur Zimerman.
147.   TAHIRÁ ENDO GONZAGA. Economia Política do Desenvolvimento em Angola: Ideologias e Operadores. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Muryatan Santana Barbosa.
148.   Tatiana Barros Lemos. A luta pela educação movimenta a sociedade: A perspectiva da Educação em Direitos Humanos. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Evonir Albrecht.
149.   Tercilia Maria de Souza Lima Dantas. Datas comemorativas ou significativas: O que comemorar com a comunidade escolar?. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Evonir Albrecht.
150.   THASSIA AZEVEDO ALVES. Comunicação e STF. Tese (Doutorado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Vitor Emanuel Marchetti Ferraz Junior.
151.   Thiago Josino Carrilho De Arruda Macedo. Pensão alimentícia e participação paterna nos cuidados e assistência aos filhos: Uma análise sobre prisão civil na casa de assistência ao albergado e egresso de São Luís - CAAE/SLZ. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Evonir Albrecht.
152.   Thiago Sales Barbosa. COOPERAÇÃO EDUCACIONAL EM NÍVEL SUPERIOR BRASIL-CPLP (COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA). Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2022.
Supervisor: Acácio Sidinei Almeida Santos.
153.   Thuanny Reis Neves. Fatores fundamentais que motivam os Bacharéis em Engenharia a se tornarem Docentes no Brasil. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-EPT - Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Início: 2022.
Orientador: Evonir Albrecht.
154.   Vanderson Cristiano de Sousa. PROFESSORES ORIENTADORES E ALUNOS MULTIPLICADORES DOS SABERES DAS CIÊNCIAS EM SUAS COMUNIDADES: INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS E EM DIVULGAÇÕES CIENTÍFICAS. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Ensino, História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022.
Orientador: Patricia da Silva Sessa.
155.   Vanessa Kely Domingues. Nas tramas do n?anduti: trajeto?rias, redes sociais e pape?is de ge?nero nas migrac?o?es de paraguaias para Sa?o Paulo. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Julia Bertino Moreira.
156.   Vanessa Mayumi Higa. Utilização de fases sólidas e líquidas com baixa periculosidade visando a (micro)extração de analitos e determinação por técnicas de emissão e absorção atômica. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia - Química) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Ivanise Gaubeur.
157.   Victor Benicio Vergara Segura. TBD. Tese (Doutorado em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Dahisy Valadão de Souza Lima.
158.   Vitor Prado Colantoni. Glico-engenharia de células CHO-DG44 para produção da proteína R-Espondina 1 human recombinante (rhRSPO1) contendo cadeias de glicanos N-ligados terminamente sialilados.. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica)) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Coorientador).. Início: 2022.
Supervisor: Ana Claudia Oliveira Carreira.
159.   Vlamir Bozzatto de Oliveira. Investigação dos efeitos do ácido isovalérico associado à hiperamonemia sobre a bioenergética e morfologia em culturas primárias de astrócitos de camundongos. Tese (Doutorado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: César Augusto João Ribeiro.
160.   Wilfredo Rondan. Derivados de Grafeno para estudos em nanoecotoxicologia e aplicações na Agricultura?. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Ana Melva Champi Farfán.
161.   Wlisses Daniel Silva Cabral. Provisório. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Fundação Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Artur Zimerman.
162.   YANICK RODOLFO GOMES. Otimização de redes de distribuição com recursos energéticos usando algoritmo híbrido. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Edmarcio Antonio Belati.
163.   Yeda Beatriz Louredo dos Santos. DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTAS NANOBIOTECNOLÓGICAS PARA EDIÇÃO OU SILENCIAMENTO GÊNICO EM PLANTAS. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2022.
Orientadores: Wagner Rodrigo de Souza, Amedea Barozzi Seabra.

2021

1.   Abelardo Nascimento Filho. Métodos Inteligentes para Projeto de Produtos para a Indústria 4.0. Tese (Doutorado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: André Kazuo Takahata.
2.   Alan Guilherme Falkowski. Convergência do Acoplamento Multicanal no Espalhamento de Elétrons de Baixa Energia por Moléculas: Aplicações do Método Multicanal de Schwinger. Tese (Doutorado em Doutorado em Física) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2021.
Supervisor: Romarly Fernandes da Costa.
3.   Alexandra Paulino de Aguiar. Estado e desenvolvimento: as demandas sociais no centro do debate para superação da condição de subdesenvolvimento.. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2021.
Orientadores: Fernanda Graziella Cardoso, Cristina Fróes de Borja Reis.
4.   Alexandre Becker. SOBRE OS SONHOS, LEIS E AMIGOS DE HEFESTO Como as motivações, ideologias e redes de cooperação dosdesenvolvedores de ferramentas IA e Big Data moldam a era da informação. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: José Paulo Guedes Pinto.
5.   Alexandre Miccheleti Lucena. Separação Cega de Fontes em Misturas Não-Lineares Baseada em Filtro de Kalman. Tese (Doutorado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2021.
Orientadores: Ricardo Suyama, Kenji Nose Filho.
6.   ALEXANDRE MITSURO DA SILVEIRA YASSU. URBANIZAÇÃO PLANETÁRIA, FINANCEIRIZAÇÃO E A CARGILL NO CORREDOR LOGÍSTICO DA BR-163-ARCO NORTE. Tese (Doutorado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Jeroen Johannes Klink.
7.   Aline Correia. POLÍTICAS DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM SANEAMENTO AMBIENTAL: IMPLEMENTAÇÃO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E SOCIAL NA ÁREA DE RESÍDUOS SÓLIDOS. Tese (Doutorado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Adalberto Mantovani Martiniano de Azevedo.
8.   Allan Moreira de Carvalho. Machine-lerning inference for centrifugal compressor blade force predictions. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Daniel Jonas Dezan.
9.   Ana Lúcia Yaeko da Silva Santos. Correlatos neurais relacionados a progressão da Esclerose Lateral Amiotrófica: um estudo transversal. Tese (Doutorado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. (Coorientador).. Início: 2021.
Orientadores: Abrahão Fontes Baptista, Daniel Boari Coelho.
10.   Ananda de Oliveira Gonçalves Antenor. Estoque de carbono de floresta nativa é equivalente à silvicultura?: implicações para restauração florestal. Tese (Doutorado em Evolução e Diversidade) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Coorientador).. Início: 2021.
Orientadores: Angela Terumi Fushita, Simone Rodrigues de Freitas.
11.   Andréa Luiza Kleis Pereira. Limites e possibilidades da aplicação das Soluções Baseadas na Natureza (SBN) considerando regimes de governança e transições sociotecnicas, em pequenos e médios municípios: um estudo de caso na Região da Foz do Rio Itajai, SC.. Tese (Doutorado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Sandra Momm.
12.   Anie Masquete Paruta. Gêneros jornalísticos como recurso didático: Possibilidades de aprendizagens matemáticas nos anos iniciais do Ensino Fundamental.. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Virgínia Cardia Cardoso.
13.   Antonio Celso Cavalieri Lins de Souza. Os restos alimentares e a biodigestão anaeróbia: Possibilidades e desafios da recuperação energética e de nutrientes em sistemas descentralizados.. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Gilberto Martins.
14.   Antonio Salvador Coelho. O JOGO E AS CULTURAS NA CIRCULARIDADE DO APRENDER ENSINAR. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Ana Maria Dietrich.
15.   Ariel Macena. Por quê inovar? A escolha pelo caminho das ações inovadoras por burocratas de nível de rua em contextos adversos. Tese (Doutorado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Vanessa Elias de Oliveira.
16.   Artur Padão Gosling. Dor e fadiga na COVID-19: Alterações na atividade cortical avaliada com TMS-fNIRS e papel da neuromodulação. Tese (Doutorado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Abrahão Fontes Baptista.
17.   Bruno Aparecido Sousa Figueiredo Sena. Rede Neural Artificial Pulsada com Modelo de Neurônio Memristivo de Dióxido de Vanádio com Codificação de Impulsos Sigma-Delta-PWM. Tese (Doutorado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Luiz Alberto Luz de Almeida.
18.   BRÁULIO SEBASTIÃO ANDRÉ. CORPORAÇÕES EMPRESARIAIS BRASILEIRAS EM ÁFRICA: Política Externa, Incentivos do Governo e Atrações Locais. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Cristina Fróes de Borja Reis.
19.   Bárbara Silva Gumiero. Formação híbrida de professores que ensinam geometria. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Vinícius Pazuch.
20.   Caio Cesar Marinho Rodrigues de Souza. Por uma outra Internacionalização da Educação Brasileira: das Políticas Públicas de Internacionalização do ensino superior brasileiro através do fortalecimento com o Mercosul.. Tese (Doutorado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Artur Zimerman.
21.   Caio Cesar Ribeiro. Poluição por microplásticos em zooplâncton gelatinoso da costa Brasileira. Tese (Doutorado em Evolução e Diversidade) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Otto Müller Patrão de Oliveira.
22.   Carla Patrícia Araújo Florentino. A metavisualização na construção do conhecimento químico com estudantes surdos por meio de atividades investigativas. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática (33144010009P8)) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Solange Wagner Locatelli.
23.   Carlos Totini. Busca de compostos com ação antiparasitária em Porcelia ponderosa (Annonaceae). Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2021.
Orientador: Joao Henrique Ghilardi Lago.
24.   Carolina Bracco Delgado de Aguilar. Grilagem Digital: a interferência das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s) no planejamento e gestão territorial. Tese (Doutorado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Carolina Moutinho Duque de Pinho.
25.   Caroline Barros de Sales. Cenários de Desastres Recorrentes: reflexões sobre avanços e limitações da Gestão de Riscos e Desastres a nível municipal, no caso do Recife/PE, Brasil. Tese (Doutorado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Fernando Rocha Nogueira.
26.   CECÍLIA DE OLIVEIRA PRADO. BULLYING, EDUCAÇÃO CIDADÃ E DIREITOS HUMANOS, PRÁTICAS ESCOLARES.. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Ana Maria Dietrich.
27.   Christian Reckziegel. Caracterizando o Plasma de Quarks e Glúons com Medidas de Sondas Energéticas. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2021.
Orientador: Mauro Rogerio Cosentino.
28.   CILENE APARECIDA MAINENTE. Integração de Mecanismos de Autorregulação da Aprendizagem em Ambientes Virtuais por meio da Tecnologia de Agentes Pedagógicos Conversacionais (provisório). Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Edson Pinheiro Pimentel.
29.   Clara Ribeiro Camargo. Mulheres agricultoras, agroecologia e economia solidáriano Município de São Paulo. Tese (Doutorado em CIÊNCIA AMBIENTAL) - Universidade de São Paulo. (Coorientador)., . Início: 2021.
Supervisor: Luciana Rodrigues Fagnoni Costa Travassos.
30.   Clovis Caface. Aplicando a Computação Quântica a um novo modelo de Rede Neural Competitiva. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2021.
Supervisor: Karla Vittori.
31.   Daniel Neves de Andrade. Walter Benjamin e o cinema periférico. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Aléxia Cruz Bretas.
32.   DANIEL VAZ FREIRE. Contribuições do ensino superior para a materialização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Tese (Doutorado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Vitor Emanuel Marchetti Ferraz Junior.
33.   Daniele Rodrigues. Branquitude e o debate de cotas raciais nas redes sociais de internet (provisório). Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Claudio Luis de Camargo Penteado.
34.   Dario Silva. História do pensamento econômico (título provisório). Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Maria Caramez Carlotto.
35.   Diana Carolina Soto Correa. Suporte de geração distribuída para a estabilidade de sistemas de grande porte. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Ahda Pionkoski Grilo Pavani.
36.   Diego Marques de Carvalho. Interfaces entre as linguagens de programação R e Wolfram no ensino de estatística e probabilidade. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.
37.   Diego Monteiro Gomes de Campos. Segurança Humana e pessoas LGBTQIA+ com deficiência física: Estudo comparado de políticas públicas em São Paulo e Londres. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Elias David Morales Martinez.
38.   Diógenes Gaudêncio da Silva Fernandes. Síntese verde e caracterização de nanopartículas de haletos de prata e suas propriedades fotocatalíticas. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Wanius José Garcia da Silva.
39.   Dnane Vieira Almeida. Estudos funcionais e estruturais de uma Carboximetilenebutenolidase (CMBase) termofílica da bactéria Hydrogenobacter thermophilus. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Wanius José Garcia da Silva.
40.   Eduardo Generoso Tiago Macie. Práticas de futuros professores na promoção do raciocínio dos alunos: uma experiência com o ensino das operações aritméticas e do pensamento algébrico em Moçambique. Tese (Doutorado em Doutoramento em Educação - Didática da Matemática) - Universidade de Lisboa, . Início: 2021.
Orientador: Alessandro Jacques Ribeiro.
41.   Eduardo Henrique Moraes Santos. O desenho da assistência estudantil no Brasil: a descentralização em tempos de PNAES. Tese (Doutorado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
42.   Elaine Ferreira Rosa. A prática dos movimentos sociais urbanos de moradia na produção do espaço na cidade de São Paulo: os limites da participação e a (im)possibilidade de emancipação. Tese (Doutorado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Francisco de Assis Comarú.
43.   Elaine Nabeth Louzada Torres. Validação de escala do afeto do Português Brasileiro. Tese (Doutorado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2021.
Orientador: Claudinei Eduardo Biazoli Junior.
44.   Eliana Loureiro. Influenciadores digitais e conflitos online (provisório). Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Claudio Luis de Camargo Penteado.
45.   ELTON MORAIS BARBOSA. As questões de matemática em obras da Academia Real Militar do Rio de Janeiro: uma análise de Hermenêutica de Profundidade. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Virgínia Cardia Cardoso.
46.   Fabio Augusto Pires. Síntese de fotoeletrodo de hematita por meio de rotas químicas para aplicação na quebra da molécula de água induzida pela luz solar. Tese (Doutorado em Doutorado em Química) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2021.
Orientador: Flavio Leandro de Souza.
47.   Fernando Takashi da Rocha Arita. A definir. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Andre Santarosa Ferlauto.
48.   Fátima Aparecida Kian. A contação de histórias como ferramenta de aprendizagem de probabilidade nos anos iniciais do ensino fundamental. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.
49.   GABRIEL RIATO DE ANDRADE SILVA. Ultrassom aplicado a materiais avançados. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Antonio Alvaro Ranha Neves.
50.   Gabriela Leitão Mello. A transiçãodo setordetransportes paraa adaptaçãoàs mudanças climáticas noEstado de São Paulo. Tese (Doutorado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Luciana Rodrigues Fagnoni Costa Travassos.
51.   Gabrielle Mathias Reis. Produção de carvões bifuncionais para a conversão catalítica de terpenos. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. (Coorientador).. Início: 2021.
Orientadores: Wagner Alves Carvalho, Dalmo Mandelli.
52.   Geomar Feitosa. Expressão, purificação, caracterização bioquímica e aplicações biotecnológicas de uma glicosil hidrolase da família GH48 de metagenômica de solo de canavial. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2021.
Supervisor: Sergio Brochsztain.
53.   GILMARA BARROS DE LIMA. ESTUDO DOS EFEITOS DO INIBIDOR DE SERINOPROTEASES rBmTI-6 EM CÉLULAS TUMORAIS. Tese (Doutorado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Sergio Daishi Sasaki.
54.   Gina Viviane Mardones Loncomilla. A economia cubana e as reformas econômicas depois de 2011: uma avaliação. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Vitor Eduardo Schincariol.
55.   Giordano Magri. A droga como gatilho: o papel da droga na categorização do nível da rua. Tese (Doutorado em Administração Pública e Governo) - Fundação Getulio Vargas, . Início: 2021.
Orientador: Gabriela Spanghero Lotta.
56.   Giovanna Olinda dos Santos Bernardino. Amores da Terceira Margem: um estudo sobre memórias de amor dos que fazem da rua sua morada. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Alessandra Teixeira.
57.   Gracielle Cruz Souza. CONTROLE SOCIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS: A RELAÇÃO DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS NO PORTAL DO SERTÃO DA BAHIA COM O PODER PÚBLICO. Tese (Doutorado em CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Paulo Sergio da Costa Neves.
58.   Guilherme Alves Delmolin de Oliveira. Correlatos Neurais da Musicalidade em Adultos Saudáveis: Efeitos da Sofisticação Musical no Funcionamento Executivo. Tese (Doutorado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Patricia Maria Vanzella.
59.   Guilherme Ribeiro Portugal. 2D LOW-DIMENSIONAL PEROVSKITE MATERIALS FOR HETEROGENEOUS PHOTOCATALYSIS. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. Início: 2021.
Orientador: Jeverson Teodoro Arantes Junior.
60.   GUNTHER DAMACENO BARBOSA. Forças ópticas aplicado a materiais avançados. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Antonio Alvaro Ranha Neves.
61.   Gustavo Felix Bitencourt. Redes metalorgânicas (MOFs) como catalisadores heterogêneos para obtenção de produtos oxigenados a partir da oxidação direta do metano. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2021.
Orientador: Dalmo Mandelli.
62.   Gustavo Gomes Vasques. Caraterização de Materiais Voltados ao Desenvolvimento de Dispositivos Termoelétricos. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2021.
Orientadores: Marcos de Abreu Avila, Adriano Reinaldo Viçoto Benvenho.
63.   Heuler Costa Cabral. O pensamento político de Amílcar Cabral: a luta da libertação nacional com oprática pela autodeterminação humana. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Daniel Pansarelli.
64.   Isabela Pedroni Amorim. Especializações radiculares em Barbacenia graminifolia e Chamaecrista flexuosa e correlações com seus micro-habitats nos campos rupestres. Tese (Doutorado em Evolução e Diversidade) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Danilo da Cruz Centeno.
65.   Jamille Evelyn Rodrigues Souza Santana. Conectividade cerebral dinâmica de indivíduos com doença falciforme e dor crônica no quadril e papel da neurmodulação. Tese (Doutorado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Abrahão Fontes Baptista.
66.   Janaina Mendes Pereira da Silva. Ensino e Aprendizagem de Álgebra. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. Início: 2021.
Orientador: Evonir Albrecht.
67.   Jhomelin Milagros Flores Bordais. Gestión del Riesgo y Políticas Públicas de Enfrentamiento a la Pandemia por Covid-19: Los casos de Brasil y Perú. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Diego Sanches Corrêa.
68.   Jimena Gabriela Siles Paredes. Estudo experimental sobre a caracterização acurada do substrato atrial epicárdico durante a fibrilação atrial.. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2021.
Orientador: João Loures Salinet Júnior.
69.   JOELMA RAMOS SANTANA. A abordagem da reprodução e contracepção nos Livros Didáticos de Ciências/Biologia. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda.
70.   João Vitor Colombo. Análise da proteção de unidades de geração distribuída em estudos de estabilidade. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Parque Tecnológico de Itaipu. Início: 2021.
Orientador: Ahda Pionkoski Grilo Pavani.
71.   Jucelia de Oliveira. Os impactos dos determinantes sociais da saúde na população negra em Juiz de Fora-MG. Tese (Doutorado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2021.
Supervisor: Gabriela Farias Asmus.
72.   Julya Pires Souza. Padrões de diversidade de cupins em áreas de Campo Rupestre. Tese (Doutorado em Evolução e Diversidade) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2021.
Orientador: Tiago Fernandes Carrijo.
73.   Jéssica Yume Nagasaki. PARADIGMAS DO SUBDESENVOLVIMENTO NO SÉCULO XXI PARA A AMÉRICA LATINA. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Fernanda Graziella Cardoso.
74.   Júlio Cambanco. Financeirização de Commodities Agrícolas e a Teoria da Dependência: O Caso da África Ocidental. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Paris Yeros.
75.   Karen Fernanda De Paula:. Analise Espacial da Conexão de Usinas Eólicas Offshore nos Sistemas Elétricos. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Energia Elétrica. Início: 2021.
Orientador: Joel David Melo Trujillo.
76.   Karla Kariny Ferreira Barbosa. Síntese e caracterização de perovskitas de haletos para aplicação em células solares. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. Início: 2021.
Orientador: Fabio Furlan Ferreira.
77.   Kelly Taise Cabral Thomaz. The trade-off between the oxide layer and commercial substrate interface on photoanode performance in photoelectrochemical cells. Tese (Doutorado em Doutorado em Química) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2021.
Orientador: Flavio Leandro de Souza.
78.   Laion Lima Boaventura. em preparação. Tese (Doutorado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Filipe Ieda Fazanaro.
79.   Larissa Castro Ampese. INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS SUBCRÍTICA E DIGESTÃO ANAERÓBIA PARA VALORIZAÇÃO DE BAGAÇO DE MAÇÃ EM UM CONCEITO DE BIORREFINARIA. Tese (Doutorado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2021.
Supervisor: Gilberto Martins.
80.   Leonardo Alves Ferreira. Técnicas de deep learning para o diagnóstico de AVC com a tomografia de impedância elétrica. Tese (Doutorado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: André Kazuo Takahata.
81.   Lorena Ferreira dos Santos. A RELAÇÃO ENTRE MATEMÁTICA E FILOSOFIA NA REPÚBLICA E NO TIMEU. Tese (Doutorado em Doutorado em Metafísica) - Universidade de Brasília, . Início: 2021.
Orientador: Luca Jean Pitteloud.
82.   Luan de Moraes Pereira. A ser definido. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Roberto Gomes de Aguiar Veiga.
83.   Luciana Pastena Giorno. Desenvolvimento de um arcabouço em malha fibrosa e microposora: substrato de crescimento para reparo de pele e tecido muscular esquelético. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Coorientador).. Início: 2021.
Orientadores: Arnaldo Rodrigues dos Santos Jr, Sônia Maria Malmonge.
84.   Luciene dos Santos Silva. Validação e Avaliação das Atitudes de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em Relação ao Ensino de Estatística e sua interface com a Educação Financeira. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.
85.   Luzia Roseli da Silva Santos. VALIDAÇÃO DE LIVRO PARADIDÁTICO PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA: O TRILHAR DE UMA PROPOSTA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.
86.   LÍVIA MARÍLIA BARBOSA GUIMARÃES. Homem sem H: diálogos sobre representações estereotipadas das masculinidades negras. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Alessandra Teixeira.
87.   Magnusson da Costa. PAN-AFRICANISMO ECONÔMICO: UMA ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO MERCADO COMUM AFRICANO. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Muryatan Santana Barbosa.
88.   Maisa Helena Altarugio. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS EM ENSINO INVESTIGATIVO NA PESPECTIVA LÚDICA. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Maisa Helena Altarugio.
89.   MANOLO CANALES CUBA. a definir. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: João Paulo Gois.
90.   Marcel Tavares Coelho. Usina solar fotovoltaica flutuante, uma nova abordagem. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Paulo Henrique de Mello Sant'Ana.
91.   Marcio Yukihiro Kohatsu. Tratamento terciário de esgotos domésticos por sistemas de alagados construídos em escala piloto: desenvolvimento e aplicação de substrato com vistas à remoção e recuperação de fósforo. Tese (Doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2021.
Supervisor: Tatiane Araujo de Jesus.
92.   Marcos Agnoletto Fortes. Some Geometric Variational Problem. Tese (Doutorado em Matematica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Stefano Nardulli.
93.   Marcos Celi. Estudio de la composición interna de las estrellas de neutrones: hacia una ecuación de estado unificada. Tese (Doutorado em Doctorado En Ciencias Exactas) - Universidad Nacional de La Plata, CONICET. (Coorientador).. Início: 2021.
Supervisor: Germán Lugones.
94.   MARCOS DANIEL CANO. Mineração de Dados Educacionais e Visualização de Regras de Associação Sequenciais em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (provisório). Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. Início: 2021.
Orientador: Edson Pinheiro Pimentel.
95.   Marcos Leopoldo Wayhs Basso. Objetos ultra-compatos em rotação. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Vilson Tonin Zanchin.
96.   Maria Gabrielle Rodrigues Maciel. ExStream Brasil - Diatomáceas. Tese (Doutorado em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Federal do Rio Grande. (Coorientador)., . Início: 2021.
Supervisor: Ricardo Hideo Taniwaki.
97.   Maria Henriqueta Andrade Raymundo. Análise dos instrumentos de implementação das políticas estaduais de educação ambiental do Brasil. Tese (Doutorado em Doutorado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Klaus Frey.
98.   Mariana Eunice Alves de Almeida. O PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO E SEU PAPEL PARA A INTEGRAÇÃO SOCIAL DE REFUGIADOS: ESTUDO DE CASO DO CURSO NOSSA CASA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: José Blanes Sala.
99.   Mariana Leticia Munin Camargo. Novos quelantes de cobre para uso em terapia para doença de Alzheimer: estudos in vitro e celulares. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2021.
Orientador: Giselle Cerchiaro.
100.   Mariana Martins Reis Andrade. Desenvolvimento de Sistemas Carreadores de RNAi com Potencial Aplicação no Combate à Pragas Agrícolas. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Fernando Carlos Giacomelli.
101.   Marianna Percinio Moreira Bonfim. (provisório) Avaliação de política pública culturalà luz da Capability Approach. Tese (Doutorado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Lúcio Nagib Bittencourt.
102.   MATHEUS EIJII KINCHOKU OGASAWARA. AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DA RESTAURAÇÃO DA FLORESTA RIPÁRIA NA ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DE RIACHOS TROPICAIS. Tese (Doutorado em Ecologia Aplicada) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Coorientador).. Início: 2021.
Supervisor: Ricardo Hideo Taniwaki.
103.   Matheus Mendes de Oliveira. Nanocompósitos de Redes Interpenetrantes Contendo Grafeno. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
104.   Matheus Pontes-Nogueira. Serpentes e processos biogeográficos: a colonização do Novo Mundo pelos viperídeos. Tese (Doutorado em Evolução e Diversidade) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Ricardo Jannini Sawaya.
105.   MAURICIO PEREIRA LUTI. a definir. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - UFABC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Itana Stiubiener.
106.   Michael F. Schmidlehner. A foraclusão da natureza no capitalismo verde. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2021.
Supervisor: Marilia Mello Pisani.
107.   Michaella Pereira Andrade. Diante de outras mentes: uma investigação teórica, filogenética e comportamental sobre a evolução da senciência e de estados afetivos em Cephalopoda (Mollusca: Conchifera). Tese (Doutorado em Evolução e Diversidade) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Charles Morphy Dias dos Santos.
108.   Michele Teixeira Bonote. O papel do luto na "virada ética" de Judith Butler: formação do sujeito e suas implicações ético-políticas. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Coorientador).. Início: 2021.
Supervisor: Aléxia Cruz Bretas.
109.   Michelle do Nascimento Sales. Desenvolvimento de modelo in vitro de DHGNA. Tese (Doutorado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Marcelo Augusto Christoffolete.
110.   Moisés Arthur Pereira Borges. Modelagem L²P com modificações de concepção para caracterização de histerese pulmonar. Tese (Doutorado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Luiz Alberto Luz de Almeida.
111.   Mozart Sávio Pires Baptista. ÁREAS POTENCIAIS E PARÂMETROS POPULACIONAIS PARA A REINTRODUÇÃO DE UM UNGULADO AMEAÇADO DE EXTINÇÃO. Tese (Doutorado em Evolução e Diversidade) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Cibele Biondo.
112.   Murilo de Oliveira Silva. Excitação eletrônica de moléculas microssolvatadas por impacto de elétrons. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Física) - Universidade Federal do Paraná. (Coorientador)., . Início: 2021.
Supervisor: Romarly Fernandes da Costa.
113.   Mônica Peralli Broti. A verbo-visualidade da mulher brasileira muçulmana: realidade e imaginário, representação e reconhecimento. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Arlene Martinez Ricoldi.
114.   Nairy Aleximar Villar. Modos quasenormais de buracos negros AdS com aplicações via holografia. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Vilson Tonin Zanchin.
115.   Natalia Ferrarini Giopato. O pensar em Hannah Arendt e suas relações com a Educação: uma intelectual guiada pelo desejo de compreender. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Suze de Oliveira Piza.
116.   Nathalie de Freitas Alvaide. O Parque Estadual do Sumidouro e seu processo de musealização: possibilidades de alfabetização científica e estudos pedagógicos relativos à História das Ciências. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
117.   Nathanael Pericles. Lè m pati (quando eu partir), um estudo sobre as experiências de migração e o desejo de partir dos haitianos (2010-2019).. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Arlene Martinez Ricoldi.
118.   Paola Caroline de Oliveira. Catalisadores heterogêneos à base de MOF para obtenção de produtos oxigenados a partir de CO2. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. Início: 2021.
Orientador: Dalmo Mandelli.
119.   Paulo Vinícius Ferreira da Costa. Rotas de exposição e efeitos de CECs e patógenos em ecossistemas aquáticos. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Lucia Helena Gomes Coelho.
120.   Pedro Henrique da Silva Morais. Otimização de Ciclo Combinado HIbrido com Coletores Solares Planos e Concentradores Tipo PTC (Parabollic Through Colettors) e LFR ( Linear Fresnel Reflector). Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Marcelo Modesto da Silva.
121.   Priscila da Mota Moraes. A transição sociotécnica no planejamento de transportes. Tese (Doutorado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Silvana Maria Zioni.
122.   Queli Cristina Jonas Garcia. Análise dos processos de Responsabilização e Sanção nas Ações Judiciais Cíveis de Corrupção e sua Implicação nas Políticas Públicas. Tese (Doutorado em Política Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Carolina Gabas Stuchi.
123.   Rafael Almeida Ferreira Abrão. O petróleo do pré-sal e a questão do desenvolvimento no Brasil. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2021.
Supervisor: Igor Fuser.
124.   Rafael dos Santos Pereira. Preparação e caracterização do comportamento mecânico e corrosivo de revestimento compósito de zircônia e óxido de grafeno para deposição sobre ligas de magnésio para aplicações biomédicas. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2021.
Orientadores: Renato Altobelli Antunes, Humberto Naoyuki Yoshimura.
125.   Rafael Enrique Gutiérrez-Araujo. Aprendizagem profissional de professores e geometria dinâmica. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Vinícius Pazuch.
126.   Rafael Giorgi Costa. Desenvolvimento territorial nas regiões rurais e interioranas de São Paulo. Tese (Doutorado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Arilson da Silva Favareto.
127.   Raquel de Oliveira Mendes. Ações afirmativas e a questão étnico-racial nos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia: análise das políticas de assistência estudantil para os estudantes negros cotistas.. Tese (Doutorado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
128.   Raquel Neres Silva dos Santos. Impacto da lesão renal isquêmica nas alterações cardíacas observadas no quadro de Síndrome Cardiorrenal 3: contribuição das vesículas extracelulares. Tese (Doutorado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2021.
Orientador: Marcela Sorelli Carneiro Ramos.
129.   Rennan Felix da Silva Barbosa. Development of chitosan and cellulose hydrogels with modified cellulose nanostructures for removal and recovery of metals from contaminated water. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
130.   Ricardo Queiroz Pinheiro. População de rua e Espaço Público. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Paulo Sergio da Costa Neves.
131.   Robson Rodrigues de Almeida. Problem Based Learning (Aprendizagem Baseada em Problemas) no ensino médio técnico: aproximando jovens estudantes à ciência e tecnologia. Tese (Doutorado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Mat) - Universidade Federal do ABC. Início: 2021.
Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues.
132.   Robério Honorato dos Santos. A racionalidade totalitária. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Suze de Oliveira Piza.
133.   Rodolfo Baesso Moura. MAPEAMENTOS DE RISCOS SOCIOAMBIENTAIS NA CONSTRUÇÃO DE (IN)JUSTIÇAS TERRITORIAIS: HISTÓRICO, APLICAÇÕES E CONSEQUÊNCIAS. Tese (Doutorado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Fernando Rocha Nogueira.
134.   Rogerio Luis Aguilera. Análise energética e ambiental de diferentes rotas de produção de hidrogênio renovável a partir de produtos e subprodutos oriundos do processo de produçã de etanol a partir da cana-de-açúcar. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Reynaldo Palacios Bereche.
135.   Ronaldo Teodoroski. A disciplina de Cálculo e as oportunidades de aprendizagem profissional do futuro professor de Matemática. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (Coorientador)., . Início: 2021.
Supervisor: Alessandro Jacques Ribeiro.
136.   Ronaldo Vieira Lima. Provisório. Tese (Doutorado em Políticas Públicas) - Fundação Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Artur Zimerman.
137.   Roney Henrique Pereira. Preparação, caracterização e ensaios biológicos de nanopartículas de óxido de cobre para aplicações biomédicas.. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, CAPES. (Coorientador).. Início: 2021.
Supervisor: Elizabeth Teodorov.
138.   Rosana Yamaguti. A produção de Habitação de Interesse Social no Município de São Paulo. Tese (Doutorado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Rosana Denaldi.
139.   Rosângela Rodrigues de Oliveira. A História das mulheres na ciência: subsídios para superação do estereótipo de gênero na formação de professores de ciências. Tese (Doutorado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Mat) - Universidade Federal do ABC. Início: 2021.
Orientador: Marcia Helena Alvim.
140.   Rubilson Velho Delcano. Terra e Trabalho na África: Uma Análise dos Impactos Neoliberais nas Relações Fundiárias e Produtivas Baseadas em Gênero na Guiné-Bissau. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Paris Yeros.
141.   Sandra Félix Santos. Alfabetização oceânica inclusiva: um estudo sobre linguagem multimodal na perspectiva do desenho universal de aprendizagem para elaboração de material didático acessível em língua portuguesa. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
142.   Selma Regina Carloto Martins Guedes Rossini. Nova tecnologia de auditoria para detecção de vieses discriminatórios em métodos de machine learning. Tese (Doutorado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: André Kazuo Takahata.
143.   SHEILA MOURA SKOLAUDE. ESTADO DA ARTE SOBRE A ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA EJA: DESDOBRAMENTOS E LEVANTAMENTO DE POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO SOCIAL. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2021.
Orientadores: Maria Candida Varone de Morais Capecchi, Adriana Pugliese Netto Lamas.
144.   Shevine Silva Oliveira Risso. O Nexo Água, Energia, Alimento no Contexto da Matriz Energética Brasileira: uma Ferramenta de Suporte a Decisão para Análise de suas Vulnerabilidades Baseado em Inferência Geográfica. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Coorientador).. Início: 2021.
Orientadores: Eduardo Lucas Subtil, Patricia Teixeira Leite Asano.
145.   Soraia Fernandes das Neves Glisoi. Efeitos de um ano de treino de dupla-tarefa sobre as funções cognitivas e motoras de idosos hígidos: estudo controlado e randomizado. Tese (Doutorado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Ruth Ferreira Galduróz.
146.   Suelen Lorenzato dos Reis. N-acetil-cisteína no modelo MAM de Esquizofrenia: Análise eletrofisiológica e avaliação de seus efeitos após a retirada do Haloperidol. Tese (Doutorado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Cristiane Otero Reis Salum.
147.   Tadeu Tassis. Ions aprisionados em campos intensos. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Fernando Luis da Silva Semiao.
148.   Tainá Contância de França Pinto. Biomecânica de dinossauros terópodes: implicações ecológicas em estratégias de alimentação. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Evolução e Diversidade) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Fabiana Rodrigues Costa Nunes.
149.   Thiago Baldim dos Santos. Controle de motor de indução para tração elétrica de tratores. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa. Início: 2021.
Orientador: Alfeu Joãozinho Sguarezi Filho.
150.   Thiago de Almeida Correia. Blockchain e Internet das Coisas (provisório). Tese (Doutorado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: João Henrique Kleinschmidt.
151.   Thiago Von Zeidler Gomes. Espaços não-metropolitanos: como a priorização no tempo de deslocamento cria buracos de identidade na macrometrópole paulista. Tese (Doutorado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Silvana Maria Zioni.
152.   Tiago Rodrigo Perdigão. Bifrucações em Sistemas Híbridos de Impacto. Tese (Doutorado em Matemática Aplicada) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Maurício Firmino Silva Lima.
153.   Vahid Shaikhzadeh Vahdat. Arranjos e capacidades estatais nas estratégias de inclusão produtiva no Brasil rural e interiorano. Tese (Doutorado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Arilson da Silva Favareto.
154.   Valdir Alves da Silva. Aprendizagem do professor e desigualdades matemáticas. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Vinícius Pazuch.
155.   Vanessa Aparecida do Carmo Mergulhão. Diálogos de divulgação científica entre professores, cientistas e crianças: um olhar para o projeto Universidade das Crianças na Universidade Federal do ABC. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
156.   Victor Yuji Yariwake. Efeito da obesidade na imunidade tecido-específica e suas consequências para tolerância periférica.. Tese (Doutorado em Imunologia) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Vinicius de Andrade Oliveira.
157.   Wisnel Joseph. Inserção sociocultural e territorial de imigrantes haitianos no Brasil: estudo comparativo de três comunidades haitianas nas cidades de Braço do Norte (SC), São Paulo (SP) e no Rio de Janeiro (RJ). Tese (Doutorado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Gerardo Alberto Silva.
158.   Ângela Cristina Tepassê. Plataformas imobiliárias para aluguel e administração de imóveis: financeirização da moradia e impactos no direito à cidade em São Paulo. Tese (Doutorado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Jeroen Johannes Klink.
159.   Érika de Sousa Azevedo. O ENSINO DE ASTRONOMIA NOS ANOS INICIAS: UM OLHAR PARA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht.

2020

1.   Ada Cristina Ferreira. POR UMA ?DECOLONIALIDADE? DO CORPO FEMININO E A CONSTRUÇÃO DE UMA EPISTEMOLOGIA FEMINISTA DE FRONTEIRA. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Marilia Mello Pisani.
2.   Alessandro Lamarca Urzedo. Estudos de adsorção e dessorção de fósforo por argilas modificadas com ferro para reuso com fertilizante. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Wagner Alves Carvalho.
3.   Alexandre Ricardo Hid. A expansão urbana na bacia hidrográfica do igarapé São Francisco em Rio Branco/AC: Um estudo para o controle e gestão urbana e ambiental de áreas sujeitas a inundações. Tese (Doutorado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Fernando Rocha Nogueira.
4.   Aline Priscila Campos Pereira. Sistemas a base de hidróxidos lamelares duplos como carreadores de ingredientes farmacêuticos ativos para potencial combate à COVID-19. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Fabio Furlan Ferreira.
5.   Amanda Vieira da Silva. O custo da parceria entre plantas e visitantes florais: fatores que regulam os efeitos da exploração no mutualismo de polinização. Tese (Doutorado em Evolução e Diversidade) - Universidade Federal do ABC, Pró-Reitoria de Pós-Graduação UFABC. (Coorientador).. Início: 2020.
Supervisor: Anselmo Nogueira.
6.   Ana Paula Beber Veiga. Subsídios para avaliação técnica, econômica e ambiental da melhor forma de aproveitamento energético de biogás da fração orgânica dos resíduos sólidos urbanos. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Gilberto Martins.
7.   Angelica Paola Santamaria Alvarado. Turistização das cidades Latino americanas: analise da produção da paisagem turística e o desenvolvimento desigual dos territórios urbanos. Tese (Doutorado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Francisco de Assis Comarú.
8.   Aryane Alves Vigato. Organogeis lecitina-poloxamer como carreadores de fármacos para aplicação tópica: desenvolvimento, perfil de permeação e avaliação estrutural do estrato córneo.. Tese (Doutorado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Coorientador).. Início: 2020.
Supervisor: Mirela Inês de Sairre.
9.   Beatriz Gomes Cornachin. A fome e a acumulação primitiva: os limites do sistema capitalista para promoção do Direito Humano à Alimentação na América Latina. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Igor Fuser.
10.   Beatriz Marinho Hörmanseder. Biomecânica e locomoção terrestre em Pterosauria. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2020.
Supervisor: Fabiana Rodrigues Costa Nunes.
11.   Bernardo Schirmer Muratt. O engajamento político da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) durante os mandatos presidentes de Luis Inacio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Igor Fuser.
12.   Bruna Espinosa Bolochio. Padrões, processos e conservação da diversidade de anfíbios anuros do Novo Mundo. Tese (Doutorado em Biodiversidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Ricardo Jannini Sawaya.
13.   Bruno Aristimunha Pinto. Geração de Representações Compactas de Sinais de Eletroencefalograma utilizando Aprendizado Profundo. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Raphael Yokoingawa de Camargo.
14.   Bruno Cortinove. Possíveis sentidos do conceito de trabalho a partir da hermenêutica existencial heideggeriana em diálogo com Ernst Jünger. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Fernando Costa Mattos.
15.   Bruno Henrique dos Santos. Nanocompósitos de nanocristais de celulose com amido termoplástico. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
16.   Bruno Perillo. Redes Neurais Adversárias e Neuroimagem. Tese (Doutorado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. Início: 2020.
Orientador: Joao Ricardo Sato.
17.   Bárbara Scola Rodrigues. Dispositivos fotoativos baseados em heterojunções de Vanadato de Bismuto e Óxido de Tungstênio sobre Grafeno. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2020.
Orientador: Juliana dos Santos de Souza.
18.   Caio Alexandre de Freitas Schatzer. INVESTIGATIONS ON WATER ACCOMODATED FRACTIONS OF CRUDE OIL COMPONENTS IN Artemia sp. - A MULTIDISCIPLINARY APPROACH. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, CAPES. Início: 2020.
Orientador: Elizabeth Teodorov.
19.   Caio Isaias da Silva Braga. Caracterização da reprogramação placentária em resposta à exposição ao estresse pré-natal e suas implicações sobre o desfecho do neurodesenvolvimento. Tese (Doutorado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2020.
Orientador: David Corrêa Martins Junior.
20.   Carla Carolina Silva Bandeira. Diphenylalanine and bohemite substrates for SERS-based detection of peptude hormobe hepcidin: contribution to fast COVID-19 hyperinflammation screening. Tese (Doutorado em Nanociência e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Herculano da Silva Martinho.
21.   Carlos Alexandre Falconi. Alterações cardíacas induzidas pelos compostos urêmicos: IS Indoxil sulfato e P-cresil sulfato. Tese (Doutorado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Marcela Sorelli Carneiro Ramos.
22.   Carlos Antonio Medeiros Gambôa. Hotspots como Plataformas de Geração de Conhecimento e Inovação: Análise do Cenário Global e Brasileiro em Biotecnologia. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Anapatrícia Morales Vilha.
23.   Carlos Reynaldo Portocarrero Tovar. Estabilidade e Sincronização em Redes Dinâmicas Discretas Acopladas: uma Abordagem Computacional. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2020.
Orientadores: David Corrêa Martins Junior, Luiz Carlos da Silva Rozante.
24.   Caroline Pires Alavez Moraes. Modelos Não-lineares Aplicados a Sinais de EEG. Tese (Doutorado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. Início: 2020.
Orientador: Aline de Oliveira Neves Panazio.
25.   Catia Favale. Biotecnologia farmacêutica: mecanismos para regulação para promoção do desenvolvimento tecnológico e inovativo pela ANVISA. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Anapatrícia Morales Vilha.
26.   Cosimo Roberto Bertelli. Análise de falhas no desenvolvimento de produtos. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Luis Alberto Martinez Riascos.
27.   Cyntia Silva de Oliveira. Estudos de atividade antiviral, antibacteriana e anticâncer de peptídeos do veneno de artrópodes. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular)) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2020.
Orientadores: Giselle Cerchiaro, Vani Xavier de Oliveira Junior.
28.   Daniel Morais Angelim. O neoliberalismo autoritário e o enfrentamento ao movimento sindical no Chile e no Brasil. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Tatiana Berringer.
29.   Daniel Rodrigues Braz. Schopenhauer e Deussen: uma tradução filosófica da Índia. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Flamarion Caldeira Ramos.
30.   Daniel Valente Pedroso de Siqueira. Entre a integração social e a integração sistêmica: A Teoria Crítica da Sociedade de Habermas e as Complexas Sociedades do Capitalismo Avançado. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Nathalie de Almeida Bressiani.
31.   Danilo de Carvalho Souza. Controle Vetorial do Gerador de Indução Monofásico. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2020.
Supervisor: Jose Alberto Torrico Altuna.
32.   Dario Rodrigues da Silva. PENSAMENTO ECONÔMICO CONTEMPORÂNEO E O DESAFIO DA REINDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL: limites do mainstream economics e as contribuições da economia política crítica no capitalismo contemporâneo. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2020.
Supervisor: Fernanda Graziella Cardoso.
33.   Davi Gustavo Sanches Silva. Estudo do Ensino de Sexualidade e gênero por meio de projetos de formação de professores e profissionais da área de saúde. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
34.   Debora Cristina Oliveira de Souza Neves. Novos compostos cerâmicos para células a combustível de óxidos sólidos protônicas. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2020.
Orientador: Daniel Zanetti de Florio.
35.   Deborah Cotta. Como Crianças dos Anos Inicias do Ensino Fundamental Relacionam Conteúdos de Produtos Midiáticos com Conhecimentos das Aulas de Ciências. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Início: 2020.
Orientador: Danusa Munford.
36.   DENIS ARAUJO LUIZ. Teoremas limites para passeios aleatórios com memória .. Tese (Doutorado em Matemática Aplicada) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Cristian Favio Coletti.
37.   Diego Frizo. A definir. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Maurício Richartz.
38.   DIEGO JOSE DA SILVA. Alocação e Análise de Fontes Intermitentes em Redes de Distribuição de Energia Elétrica. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Edmarcio Antonio Belati.
39.   Diogo Fornaziero Segura Ramos. Modelagem e identificação de agentes usando grafos temporais para evidenciar as inter-relações. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Jesús Pascual Mena Chalco.
40.   Douglas Pereira de Souza. Avaliação de estratégias em saúde para o enfrentamento da Covid-19 juntos às comunidades vulneráveis,. Tese (Doutorado em Saúde Global e Sustentabilidade) - Faculdade de Saúde Pública da USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2020.
Supervisor: Francisco de Assis Comarú.
41.   Edison Menezes Urbano da Silva. Iimpacto da elevação da produtividade e da renda média salarial na China (2003-2019). Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Igor Fuser.
42.   EDNAN SILVA SANTOS. Corpo em Disputa: construção discursiva, controle políticas públicas e gestão de comunidades terapêuticas sobre corpos de dependentes químicos.. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. Início: 2020.
Orientador: Alessandra Teixeira.
43.   Edvan Aragão Santos. Bergson entre a dialética e a diferença. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2020.
Supervisor: Daniel Pansarelli.
44.   Eliane Aparecida Moraes. Materiais semicondutores para o combate a Covid-19. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Jose Antonio Souza.
45.   Eliel Wellington Marcelino. Desenvolvimento de nanofluidos. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2020.
Orientadores: Humberto Naoyuki Yoshimura, Sydney Ferreira Santos.
46.   Elisney Dias Francisco. Da dimensão ética em "Ser e Tempo" aos caminhos do nazifascismo: uma leitura heideggeriana de seu engajamento político. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Fernando Costa Mattos.
47.   Elisângela Belleti. Capacidade virucida de agentes de liberação controlada incorporadas em matrizes têxteis e soluções. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Iseli Lourenço Nantes.
48.   Elizabete dos Santos Ferreira. Durabilidade do tratamento efetuado com laser de pulsos curtos na prevenção de lesões cariosas e não cariosas. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Patricia Aparecida da Ana.
49.   Emanoel Fabiano Menezes Pereira. Modelos matemáticos em Epidemiologia. Tese (Doutorado em Matemática Aplicada) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Renato Mendes Coutinho.
50.   Enilton de Santana Ribeiro de Mattos. Influência da estimulação elétrica transcutânea na regeneração nervosa periférica. Tese (Doutorado em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, . Início: 2020.
Orientador: Abrahão Fontes Baptista.
51.   Eric Umehara. Prospecção de sesquiterpenos com ação antiparasitária em Drymis brasiliensis (Winteraceeae). Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Joao Henrique Ghilardi Lago.
52.   Euclides André Mance. A Categoria de Libertação em Karl Marx. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Daniel Pansarelli.
53.   Fernanda Blini Marengo Malheiros. Caracterização morfológica e toxicológica do inseticida tetraetilpirofosfato no comportamento dos embriões de Zebrafish. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Agronegócio e Desenvolvimento (PGAD), TupãT) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. (Coorientador).. Início: 2020.
Supervisor: Carlos Alberto-Silva.
54.   Fernando Augusto de Oliveira. AVALIAÇÃO ESTRUTURAL E BIOLÓGICA DE POLIPLEXOS FORMADOS A PARTIR DA COMPLEXAÇÃO DE DNA E DERIVADOS DE POLIETILENIMINA PARA UTILIZAÇÃO NO TRATAMENTO DE ANOMALIAS OCULARES GENÉTICAS. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Fernando Carlos Giacomelli.
55.   Freddy Alejandro Nunez Esteves. Avaliação dos anticorpos gerados por pacientes vacinados com diferentes vacinas utilizando eletrodos de ZNO sensibilizados com a proteína Spike. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2020.
Orientador: Wendel Andrade Alves.
56.   Gabriela Thomazinho. A reprodução da desigualdade no nível de rua: processos de categorização estereotipada operados por docentes. Tese (Doutorado em Administração Pública e Governo) - Fundação Getulio Vargas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2020.
Orientador: Gabriela Spanghero Lotta.
57.   Gabrielle Luana Jimenez Teodoro Nepomuceno. Optical liquid biopsy on inflammatory diseases. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Herculano da Silva Martinho.
58.   GABRIELLY ALMEIDA SANTOS DO AMPARO. POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA NO COMEÇO DO GOVERNO BOLSONARO (2019-2020). Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Tatiana Berringer.
59.   George Brian dos Reis. Manipulação óptica com vórtices ópticos usando uma pinça óptica holográfica: desenvolvimento, análise e aplicações.. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. Início: 2020.
Orientador: Marcos Roberto da Rocha Gesualdi.
60.   Giovanni Scataglia Botelho Paz. Contribuições da metacognição para o processo da alfabetização científica de professoras polivalentes em serviço: buscando indícios do processo. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática (33144010009P8)) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Solange Wagner Locatelli.
61.   Givan Aparecido Fortuoso da Silva. A CONTRIBUIÇÃO DOS SERVIÇOS OFERECIDOS PELA AGÊNCIA BRASILEIRA DE PROMOÇÃO DE EXPORTAÇÕES E INVESTIMENTOS (APEX-BRASIL) PARA O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DO SETOR MÉDICO-HOSPITALAR NO CONTINENTE AFRICANO. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2020.
Supervisor: Cristina Fróes de Borja Reis.
62.   Greiciele Da Silva Ferreira. Development of ecological antiviral emulsions for use on surfaces contaminated by COVID-19. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Derval dos Santos Rosa.
63.   Guilherme Elias Saltarelli Garcia. Influência da massa molar nas propriedades termomecânicas e adesivas de epóxi curado com frações de lignina Kraft aminadas. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2020.
Orientador: Demetrio Jackson dos Santos.
64.   Guilherme Seidyo Imai Aldeia. Deterministic Symbolic Regression. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Fabricio Olivetti de França.
65.   Henrique Barbosa. Busca de novos compostos bioativos com atividade frente ao Trypanosoma cruzi em espécies vegetais brasileiras empregandio tecnicas de machine learning associado a global natural products social molecular networking (GNPS). Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Joao Henrique Ghilardi Lago.
66.   Hermann Windisch Neto. Desenvolvimento de Biorreator com fototerapia para cultura de tecidos. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Patricia Aparecida da Ana.
67.   Hugo Allan Matos. Nos identificamos? O conceito de identificação a partir da filosofia de Enrique Dussel. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Suze de Oliveira Piza.
68.   Humberto Pereira da Paz. Sistema Híbrido de Harvesting de RF e Energia Solar para Aplicações de Redes de Sensores Sem Fio de Baixa Potência. Tese (Doutorado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2020.
Orientadores: Carlos Eduardo Capovilla, Ivan Roberto Santana Casella.
69.   Iara Schiavi. Tecnologia e urbanidade: os reflexos do digital na experiência urbana. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Sérgio Amadeu da Silveira.
70.   Igor Matheus Santana Chaves. Soft spaces e a circulação de ideias: revelando a produção teórica e a práxis reflexiva no campo do planejamento a partir da Região Metropolitana de Sorocaba. Tese (Doutorado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Sandra Momm.
71.   Isabella Martins Lourenço. Síntese e caracterização de nanopartículas contendo doador de óxido nítrico para aplicações biomédicas.. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Amedea Barozzi Seabra.
72.   Ivanildo Afonso de Brito. Perfil metabolico e avaliação do potential antiparasitario de Porcelia macrocarpa (Annonaceae). Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Joao Henrique Ghilardi Lago.
73.   Jackson Silva Ribeiro. Nuestra América: um estudo da "economia política" do Foro de São Paulo. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Valter Ventura da Rocha Pomar.
74.   Jean Rodrigues Siqueira. A dimensão estética do pensamento político de Marx. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Flamarion Caldeira Ramos.
75.   Joana Claudio Pieretti. Impacto das nanoplataformas baseadas em óxido nítrico e quimioterápicos na citotoxicidade e sensibilização de células tumorais resistentes - Processo Fapesp 2020/03646-2. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2020.
Orientadores: Amedea Barozzi Seabra, Marcela Sorelli Carneiro Ramos.
76.   Joelma Maria Lopes Rodrigues Ruano. Metodologias ativas como coadjuvante no ensino de biologia: um olhar para o modelo TPACK na prática docente no cenário da escola pública. Tese (Doutorado em Ensino) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Sergio Henrique Bezerra de Sousa Leal.
77.   Josilda dos Santos Nascimento Mesquita. Manifestações da sexualidade na infância: Desafios e possibilidades para a prática docente. Tese (Doutorado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemá) - UFABC. Início: 2020.
Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht.
78.   José Antonio Burato. A Coreia do Songun: uma política militarista para um projeto socialista. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Valter Ventura da Rocha Pomar.
79.   José Calixto Lopes Junior. Alocação de Estações de Recarga para Veículos Elétricos Utilizando Co Simulação do Fluxo de Transporte Urbano. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa. (Coorientador).. Início: 2020.
Orientadores: Joel David Melo Trujillo, Thales Sousa.
80.   João Paulo Carvalho Moura. Eletrocatalisadores Nanoestruturados baseados em Óxidos de Manganês e Tungstênio suportados em Carbono visando Eletrogeração de Peróxido de Hidrogênio e Degradação Eletroquímica de Ciprofloxacino.. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Mauro Coelho dos Santos.
81.   Jucelia Oliveira. Saude, doenças transmissíveis e cidades: estudos sobre os determinantes sociais e as políticas urbanas. Tese (Doutorado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Francisco de Assis Comarú.
82.   Juliana Gonçalves Dias. Estudo de compostos da família R3T4Ge13 como materiais termoelétricos. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2020.
Orientador: Marcos de Abreu Avila.
83.   Juliana Serzedello Crespim Lopes. ?Quando Zumbi chegar: a construção do Dia da Consciência Negra nas cidades de São Paulo e Salvador (1978-2018)?. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Paulo Sergio da Costa Neves.
84.   Kelly Marina Kowalski. Práticas de ensino investigativas no trabalho com a Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Virgínia Cardia Cardoso.
85.   Laís Rossetto F. de Barros. Desenvolvimento de sistemas de transporte e liberação de fármacos em plataforma nanotecnológica como candidato a nova padronização clínica suplementar contra a síndrome respiratória aguda grave. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Wendel Andrade Alves.
86.   Leandro Alvarez de Lima. Roteamento, Modulação e Alocação de Espectro e Núcleo em redes ópticas elásticas por meio de Otimização por Colônia de Formigas. Tese (Doutorado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Gustavo Sousa Pavani.
87.   Leticia Ramos de Menezes. DIVERSIDADE BACTERIANA E DIGESTÃO DA LIGNOCELULOSE NO CUPIM COMEDOR DE LÍQUEN CONSTRICTOTERMES CYPHERGASTER (TERMITIDAE: NASUTITERMITINAE). Tese (Doutorado em Evolução e Diversidade) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Alberto José Arab Olavarrieta.
88.   Letícia Costa de Oliveira Santos. Avaliação de serviços ecossistêmicos em práticas de manejo ambiental urbano comunitário: o caso das hortas urbanas de Curitiba. Tese (Doutorado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Vanessa Lucena Empinotti.
89.   Lilian Santos Leite Menezes. Astronomia e a Formação de Prtofessores. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Evonir Albrecht.
90.   Lilian Santos Martins. Incorporação de Compostos Tiazínicos para Ação Virucida Ativada por Luz. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Iseli Lourenço Nantes.
91.   Liliane Katita de Carvalho. Territórios em disputa: a construção de resistências urbanas, biopotência e tecnopolítica. Tese (Doutorado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Gerardo Alberto Silva.
92.   Liodoro de Mello. Análise dos impactos da variação do valor bruto da produção mineral e petrolífera brasileira, sob a ótica da matriz insumo e produto de Leontief. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Reynaldo Palacios Bereche.
93.   Loreany Ferreira de Araújo. Constraining the vacuum energy density and non-extensive statistics with neutron star observables. Tese (Doutorado em Astronomia) - Instituto Astronomico e Geofisico Universidade de Sao Paulo. (Coorientador)., . Início: 2020.
Supervisor: Germán Lugones.
94.   Lorena Doretto da Silva. Tratamento com sulforafano na modulação da rejeição a transplantes em modelos experimentais. Tese (Doutorado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Vinicius de Andrade Oliveira.
95.   Luana de Souza Prochazka. Evolução morfológica dos nectários extraflorais e sua correlação com as preferências ambientais das espécies de Chamaecrista.. Tese (Doutorado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica, . Início: 2020.
Orientador: Anselmo Nogueira.
96.   Lucas Almeida Barcelos. Filogenia de Pipoidea, uma abordagem integrativa baseada em morfologia, novos fósseis e marcadores moleculares. Tese (Doutorado em PPG Biologia Animal Comparada) - Universidade de São Paulo - campus Ribeirão Preto. (Coorientador)., . Início: 2020.
Supervisor: Vanessa Kruth Verdade.
97.   Lucas Matheus Stangherlin. Estudo Filogenético e Estrutural da Proteína Spike de Betacoronavírus. Tese (Doutorado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Antonio Sergio Kimus Braz.
98.   Lucas Roberto de Lima. Teorema da forma para o processo de contato em ambiente aleatório. Tese (Doutorado em Matemática Aplicada) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2020.
Orientador: Cristian Favio Coletti.
99.   Luciana Martiliano Milena. O Processo de Ensino e de Aprendizagem de Ciências da Natureza por meio da Língua Inglesa no Contexto da Educação Superior: Um Estudo dobre Práticas Epistêmicas em uma Disciplina Experimental. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática (33144010009P8)) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Danusa Munford.
100.   Lucimário Custódio de Souza. Ondas gravitacionais de estrelas compactas. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Germán Lugones.
101.   Luiz Fernando Vanzella. A matemática como uma das chaves para a interpretação da unidade do Discurso do método e seus ensaios. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Paulo Tadeu da Silva.
102.   Luiz Ricardo Trajano da Silva. Seleção de Biomarcador Robusto para Sistema DBS Adaptativo. Tese (Doutorado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Diogo Coutinho Soriano.
103.   Luiza Helena Bueno da Silva. Imunidade individual e social em cupins (Isoptera: Termitidae): implicações da perda da casta de soldados. Tese (Doutorado em Evolução e Diversidade) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Ives Haifig.
104.   M. E.O. Bezerra. Boson Sampling with Gaussian states. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2020.
Orientador: Valery Shchesnovich.
105.   Mariana Costa Silveira. Ativismo institucional ao longo do tempo: práticas ativistas da burocracia no Ministério do Meio Ambiente. Tese (Doutorado em Administração Pública e Governo) - Fundação Getulio Vargas, . Início: 2020.
Orientador: Gabriela Spanghero Lotta.
106.   Mariana Eiko Mendes. Paisagens Refúgio e a dinâmica das florestas: perspectivas diante dos cenários futuros de mudanças climáticas. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Leandro Reverberi Tambosi.
107.   MARIANA SILVA RANGEL MATTHIESEN. A IMIGRAC?A?O DE PROFISSIONAIS QUALIFICADOS BRASILEIROS PARA O CANADA? DOS ANOS 2000 A 2020. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2020.
Supervisor: Julia Bertino Moreira.
108.   Marinês Barbosa de Oliveira. A geopolítica do conhecimento no Ensino de Filosofia: a desobediência epistêmica na formação do professor?filósofo (2008-2018). Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Início: 2020.
Orientador: Patrícia Del Nero Velasco.
109.   Marília Inês Móvio. Terapia gênica utilizando CRISPR/Cas9 associada com o controle da via hippo para o tratamento da retinose pigmentar. Tese (Doutorado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Alexandre Hiroaki Kihara.
110.   MATHEUS CAMPOS FERNANDES. Síntese de Programa Guiada por Tipos. Tese (Doutorado em CIência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Fabricio Olivetti de França.
111.   MATHEUS GODOY BERTELLI RODRIGUES. Estudos mecanísticos da transformação eletrocatalítica de Glicerol em compostos de maior valor agregado monitorado. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2020.
Orientador: Camilo Andrea Angelucci.
112.   Mauri Pedroso de Lima Junior. Estudo das propriedades mecânicas dos frutos pela acústica. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Antonio Alvaro Ranha Neves.
113.   Monica Teixeira dos Santos Lavorenti. Estudo dos peptídeos biomiméticos como ativo anticáries no processo de remineralização dental. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Wendel Andrade Alves.
114.   Nadja Piedade de Antonio. Ecossistemas de Software e Sistemas de Informação Federados. Tese (Doutorado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (Coorientador)., . Início: 2020.
Supervisor: Flávio Eduardo Aoki Horita.
115.   Naially Cardoso de Faria. SÍNTESE E AVALIAÇÃO FARMACOLÓGICA DE ORGANOGÉIS NANOESTRUTURADOS PARA O TRATAMENTO DE PROCESSOS INFLAMATÓRIOS. Tese (Doutorado em MEDICINA TRANSLACIONAL) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2020.
Orientador: Daniele Ribeiro de Araujo.
116.   Nilza Aparecida de Oliveira. Planejamento participativo e as estratégias para pensar o futuro: Um balanço da experiência de São Bernardo do Campo (RMSP).. Tese (Doutorado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Jeroen Johannes Klink.
117.   Olavo de Britto Abla. As teorias de gauge não-comutativas. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Vladislav Kupriyanov.
118.   Pablo Bruno Paiva Leão. Crystallographic Texture and Microstructural Evolution of a Pearlitic Steel Subjected to Hot and Cold Rolling Processing. Tese (Doutorado em Engenharia e Ciência de Materiais) - Universidade Federal do Ceará. (Coorientador)., . Início: 2020.
Supervisor: Mohammad Masoumi.
119.   Patrícia Gasparini. Compreendendo a Dinâmica Estrutural, Movimentos Funcionais e Interações Moleculares da Proteína Estrutural Spike e Proteases do SARS-CoV-2 e a busca por Bioativos.. Tese (Doutorado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Ana Ligia Barbour Scott.
120.   Poliana Friolani. Makerspace: quem é o educador? Um estudo entre a prática docente, crenças e o conhecimento científico. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
121.   Priscila Hasse Palharim. SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE FOTOCATALISADORES A BASE DE WO3 PARA APLICAÇÃO EM FOTORREATOR SOLAR HÍBRIDO. Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2020.
Supervisor: Sergio Brochsztain.
122.   Rafael Soriano de Brito Lira. Trajetórias do Campo na Periferia do Capitalismo: Um Olhar sobre a Práxis de Movimentos Camponeses no Subcontinente Indiano. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Paris Yeros.
123.   Rafael Valim Xavier de Souza. Modelagem de Um Novo Programa de Resposta da Demanda para o Mercado Brasileiro de Energia Elétrica. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Thales Sousa.
124.   RAFAELA CORDEIRO GAMA. Questões de gênero e sexualidade em meio escolar: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2020.
Supervisor: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda.
125.   Raissa Lohanna G. Q. Correa. Design de compostos para células solares sensibilizadas por corantes.. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia - Química) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Coorientador).. Início: 2020.
Orientadores: Paula Homem-de-Mello, Mauricio Domingues Coutinho Neto.
126.   Raphael Anacleto Martins Pires de Oliveira. Filmes Finos de Ceria como Camadas Cataliticas em Reatores de Óxido Sólido. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2020.
Orientador: Andre Santarosa Ferlauto.
127.   Renan Alves do Nascimento. A espiritualidade filosófica de Louis Lavelle. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Luiz Fernando Barrére Martin.
128.   Renan da Silva Nunes. Remoção seletiva de fósforo e nitrogênio em efluentes domésticos. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2020.
Orientador: Wagner Alves Carvalho.
129.   Renan Ferreira Menegassi de Souza. Reciclagem. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
130.   Renata de Almeida. Caracterização molecular do consórcio de microrganisomos que atuam no processo de digestão anaeróbia da fração orgânica de resíduos sólidos urbanos e lodos. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2020.
Orientadores: Graziella Colato Antonio, Juliana Tófano de Campos Leite Toneli.
131.   Renato Figueira da Silva. Estudos das formas polimórficas e caracterização estrutural por PDF de fármacos com potencial ação imunológica. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Fabio Furlan Ferreira.
132.   Renato Souza de Almeida. Juventude e as mudanças culturais no Brasil pós 2013. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Maria Livia de Tommasi.
133.   Rhodiney Vaz Mrtins. Impactos socioambientais causados pela exploração do shale gas no Pontal do Paranapanema (São Paulo). Tese (Doutorado em Pos-Graduação em Energia) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2020.
Supervisor: Igor Fuser.
134.   Rháleff Nascimento Rodrigues de Oliveira. Metodologia para Avaliar a Aprendizagem dos Alunos em Jogos Sérios Educacionais. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Denise Hideko Goya.
135.   Roberto Carvalho Junior. Hedge para energia solar fotovoltaica: um estudo de caso em Santana do Parnaíba. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Paulo Henrique de Mello Sant'Ana.
136.   Rodrigo José Paixão. O papel dos instrumentos de política urbana na (des)consolidação dos comuns. Tese (Doutorado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Vanessa Lucena Empinotti.
137.   Rosilene Aparecida Nunes dos Santos. Preservação ambiental e/ou direito à moradia? O caso da Comunidade Vila Nova Esperança (RMSP), sua aprendizagem social e contribuição para a governança ambiental.. Tese (Doutorado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Luciana Rodrigues Fagnoni Costa Travassos.
138.   Sabrina Saito. Ensino de Análise Combinatória: construção de um percurso de estudo e pesquisa para a formação de granduandos de licenciatura em matemática. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.
139.   Samuel Peres Chagas. Estudo de alterações genéticas na parede celular e em vias metabólicas de gramíneas para a modificação da biomassa visando a produção de biocombustíveis. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, Financiadora de Estudos e Projetos. Início: 2020.
Orientador: Wagner Rodrigo de Souza.
140.   Sara Aparecida de Paula. Migrações Ambientais no Século XXI: Sul Global e os Limites Planetários e Sociais do Antropoceno. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Leonardo Freire de Mello.
141.   Silvia Allessandra Augusto Duarte. Desempenho energético e mobilidade em edifícios residenciais. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Luis Alberto Martinez Riascos.
142.   Solange Sueli de Sales Guimarães. Uberização do trabalho e "empreendedorismo" precário no Brasil no início do século 21: inclusão no mercado de trabalho ou inclusão perversa?. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Valter Ventura da Rocha Pomar.
143.   Taís Silva Oliveria. Cartografia das controvérsias no Movimento Negro: um estudo sobre as redes sócio-técnicas no Brasil, Estados Unidos e África do Sul. Tese (Doutorado em CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2020.
Orientadores: Claudio Luis de Camargo Penteado, Paulo Sergio da Costa Neves.
144.   Thais Rodriguez de Toledo. Algoritmos de Inteligência Artificial para Cibersegurança em Redes Ópticas. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Gustavo Sousa Pavani.
145.   Thayron Chrystian Hortenses de Moraes. a definir. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - UFABC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC, . Início: 2020.
Orientador: Itana Stiubiener.
146.   Thiago Augusto Pestana da Costa. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES CONSIDERANDO AS AFRICANIDADES COMO MEIO NECESSÁRIO PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: DESCOLONIZANDO PRÁTICAS, RESSIGNIFICANDO SABERES. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Marcelo Zanotello.
147.   Thiago Henrique Desensi. Impactos das redes digitais no processo de formulação de políticas públicas da Assembléia Legislativa de São Paulo. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2020.
Orientadores: Claudinei Eduardo Biazoli Junior, Claudio Luis de Camargo Penteado.
148.   Thiago Pellegrini Valverde. Efeitos da sub-representação de negros e mulheres no Congresso Nacional Brasileiro. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: José Blanes Sala.
149.   Thiago Sales Barbosa. cooperação brasileira em educação no domínio da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa ? CPLP. Tese (Doutorado em CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Paulo Sergio da Costa Neves.
150.   Tito Caco Curimbaba Spadini. Processamento de Sinais de Áudio explorando a SincNet (provisório). Tese (Doutorado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientadores: Ricardo Suyama, Kenji Nose Filho.
151.   Vagner Nunes Pereira. Educação e práxis: Dos ateneístas à Leopoldo Zea, a construção de uma Filosofia da Ação. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Daniel Pansarelli.
152.   Vander Pereira da Silva. Diferenças relacionadas àa idade na unidade e diversidade das funções executivas: um estudo desenvolvimental a partir das diferenças individuais e sua relação com inteligência. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientadores: Katerina Lukasova, Maria Teresa Carthery-Goulart, Marcelo Zanotello.
153.   Victor Hladkyi Toledo. Propriedades Fotoquímicas e Fotofísicas de Corantes Fenotiazínicos na Interface de Nanopartículas Metálicas. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2020.
Orientador: Iseli Lourenço Nantes.
154.   Victória Alves Moreira. O papel da fumarase na gramínea C4 Setaria viridis. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2020.
Orientador: Danilo da Cruz Centeno.
155.   Vinícius Santana da Silva. Harvesting de RF Integrado a um Wake-up Receiver: Estratégias para Comunicação Autossuficiente. Tese (Doutorado em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Coorientador).. Início: 2020.
Orientadores: Carlos Eduardo Capovilla, Ivan Roberto Santana Casella.
156.   Vivian Valério Dias. O CIRCUITO DO COLTAN NA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO E OS FLUXOS MIGRATÓRIOS PARA O BRASIL. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Muryatan Santana Barbosa.
157.   Viviane Brito Andrade. Estudo da estrutura e função do módulo doquerina de uma celulase celulossomal do fungo Piromyces finnis. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Wanius José Garcia da Silva.
158.   William Vinicius Pinto. A JUSTIÇA RESTAURATIVA NA POLÍTICA SOCIOEDUCATIVA: Um caminho para os Direitos Humanos?. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: José Blanes Sala.
159.   Yanis Suleimanov. Modelagem matemática da plasticidade estrutural em neurônios redes. Tese (Doutorado em fisica matematica) - Kazan Federal University, . Início: 2020.
Orientador: Nail Khusnutdinov.

2019

1.   Ageu Alves dos Santos. Modelo de Histerese para Transistor de Efeito de Campo MoS2. Tese (Doutorado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Luiz Alberto Luz de Almeida.
2.   Airton Nizetti Siqueira. Investigação da solubilidade de lignina kraft em síntese de polímeros. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Demetrio Jackson dos Santos.
3.   Aldcejam Martins da Fonseca Junior. MODULAÇÃO DA VIA GLICOLÍTICA EM EMBRIÕES BOVINOS PRODUZIDOS IN VITRO: IMPACTOS NA ACETILAÇÃO DE HISTONAS SOB A ÓTICA METABOLOEPIGENÉTICA. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Marcella Pecora Milazzotto.
4.   ALEXANDRE NEVES RIBEIRO. A ser definido. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Sydney Ferreira Santos.
5.   ALICE QUINTELA LOPES OLIVEIRA. Prisão para além do controle dos corpos: A (re)construção da identidade de gênero nos presídios femininos sob as perspectivas dos feminismos crimininológicos. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Alessandra Teixeira.
6.   Ana Carolina Nunes. Caminhos de uma pré-política: os atores políticos e o enfrentamento à violência sexual em espaços públicos. Tese (Doutorado em Administração Pública e Governo) - Fundação Getulio Vargas, . Início: 2019.
Orientador: Gabriela Spanghero Lotta.
7.   Ana Flávia Pereira Ventura. SOLIDARIEDADE E CONJUNTURAS CRÍTICAS NA AMÉRICA LATINA: a proteção aos refugiados nos países latino-americanos. Tese (Doutorado em Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Paulo Sergio da Costa Neves.
8.   Ana Lia Costa Monteiro Leonel. Trajetória e práxis do planejamento ambiental na macrometrópole paulista e mudanças climáticas: um estudo de caso sobre o instrumento do zoneamento ambiental. Tese (Doutorado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Coorientador).. Início: 2019.
Orientadores: Sandra Momm, Klaus Frey.
9.   Anderson Pifer. A utilização de experimentos históricos como estratégia pedagógica nas aulas de física: o caso do experimento de Rumford. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Lúcio Campos Costa.
10.   Andre Melo. Determinação de potenciais REDOX em sequencias peptidicas complexada a metais. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia - Química) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Mauricio Domingues Coutinho Neto.
11.   Andreia dos Santos Calegari. Biodiversidade nos materiais didáticos utilizados nos anos finais do Ensino Fundamental por escolas do Estado de São Paulo. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Fernanda Franzolin.
12.   André Mourão Batista. Pressão arterial "in situ": aplicação de espectroscopia vibracional. Tese (Doutorado em Nanociência e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Herculano da Silva Martinho.
13.   Anneliese de Oliveira Lozada. Elaboração e Validação de livro paradidático para o Ensino de Estatística: o trilhar de uma proposta para os anos finais do Ensino Fundamental. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.
14.   Antonia Mabrysa Torres Gadelha. Potencial de aproveitamento energético das biomassas residuais da região do Maciço de Baturité-CE. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Coorientador).. Início: 2019.
Orientadores: Graziella Colato Antonio, Juliana Tófano de Campos Leite Toneli.
15.   Beatriz Milz. Transparência ativa na gestão de recursos hídricos na Macrometrópole Paulista. Tese (Doutorado em PROCAM - Interunidades em Ciência Ambiental) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Coorientador).. Início: 2019.
Supervisor: Sandra Momm.
16.   Brenda Raffaela de Lima. Boosting hematite photoelectrode water splitting activity by dopant addition. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2019.
Orientador: Flavio Leandro de Souza.
17.   Bruna Moreire Freire. Avaliação do uso de nanopartículas de selênio para biofortificação de grãos de arroz. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
18.   Bruna Petrucelli Arruda. Influência do uso da melotonina na neuroinflamação e na neurogênese hipocampal em ratos submetidos à anóxia neonatal. Tese (Doutorado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2019.
Orientadores: Alexandre Hiroaki Kihara, Silvia Honda Takada.
19.   Caio Bastos Rocha. Violações da simetria de Lorentz na eletrodinâmica quântica. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Alysson Fábio Ferrari.
20.   Camilo Ernesto Subenko Olalla. JOGO DIGITAL KALULU: ALFABETIZAÇÃO E ARITMÉTICA BÁSICA EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL UTILIZANDO GAME EM TABLETS. Tese (Doutorado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Katerina Lukasova.
21.   Carlos Henrique da Silva Vieira. Título a ser definido. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Roberto Menezes Serra.
22.   Carolina Maria Boccuzzi Santana. Possibilidades e desafios do ensino de biodiversidade através do pensamento filogenético. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Fernanda Franzolin.
23.   Caroline Rodrigues. CONCEPÇÃO DE UM PEQUENO REATOR MODULAR (SMALL MODULAR REACTOR) TIPO PWR.UTILIZANDO TORIO. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: José Rubens Maiorino.
24.   Cayo Antônio Soares de Almeida. Influência dos canais de junções comunicantes na sincronização neuronal em modelo de epilepsia induzido por pilocarpina. Tese (Doutorado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Alexandre Hiroaki Kihara.
25.   Claudia Eunice Neves de Oliveira. Efeito agudo da neuromodulação por tDCS na área motora suplementar durante conflito cognitivo-motor na iniciação do passo em pacientes com parkinson e seus correlatos cortinais pré-frontais. Tese (Doutorado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientadores: Abrahão Fontes Baptista, Daniel Boari Coelho.
26.   DAVID PIMENTEL BARBOSA DE SIENA. INVESTIGAÇÃO CRIMINAL E ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS: CONTINUIDADES E RUPTURAS COM AS PRÁTICAS DO PERÍODO AUTORITÁRIO. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
27.   Dener Edson Ottolini Guedes da Silva. Gerenciamento de Sistemas baseados na Internet das Coisas para Aplicações Inteligentes. Tese (Doutorado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Carlos Alberto Kamienski.
28.   Dulcilei da Conceição Lima. Conectad@s: o feminismo negro na era da Sociedade da Informação. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2019.
Supervisor: Regimeire Oliveira Maciel.
29.   Dumara Regina de Lima. INCLUSÃO SOCIOECONÔMICA DE CATADORES NA LIMPEZA URBANA DE EVENTOS DE GRANDE PORTE: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O CÍRIO DE NAZARÉ E O CARNAVAL DE RUA DE SÃO PAULO. Tese (Doutorado em Programa de pós-graduação em sustentabilidade) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2019.
Supervisor: Ramatis Jacino.
30.   Débora Sterzeck Cardoso. Papel do toll-like receptor 4 (TLR-4) na resposta de macrófagos/microglias após anóxia neonatal em camundongos. Tese (Doutorado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2019.
Orientadores: Alexandre Hiroaki Kihara, Silvia Honda Takada.
31.   Edney José da Silva Cavalcante. Hegel e o problema do ceticismo no idealismo alemão. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Coorientador)., . Início: 2019.
Supervisor: Luiz Fernando Barrére Martin.
32.   Eduardo Crevelário de Carvalho. Francesco Redi e a investigação sobre a geração espontânea no século XVII: subsídios para a aplicação da história da ciência no ensino. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Lúcio Campos Costa.
33.   Eduardo Goedert Doná. O formador de professores que ensina matemática na Licenciatura em Pedagogia: o caso da Álgebra nos Anos Iniciais. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Alessandro Jacques Ribeiro.
34.   Eliane Cristina Couto de Lima. Formação Lúdica para Professores. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Maisa Helena Altarugio.
35.   Eloisa Martins da Silva. Sinalização das incretinas na progressão tumoral em modelo experimental de câncer colorretal associado à colite. Tese (Doutorado em Medicina (Nefrologia)) - Universidade Federal de São Paulo. (Coorientador)., . Início: 2019.
Supervisor: Vinicius de Andrade Oliveira.
36.   Erick Toshio Yamamoto. Desconvolução não-supervisionada baseada em redes profundas. Tese (Doutorado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Ricardo Suyama.
37.   Esaú Sirius Ventura Pupo. Memória de curto prazo implícita e incerteza na integração visuomotora e processamento de informação temporal. Tese (Doutorado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2019.
Orientador: André Mascioli Cravo.
38.   Ester Aparecida Ely de Almeida. Possibilidades e desafios para proposição de sequências didáticas que despertem o interesse dos alunos sobre Biodiversidade. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Fernanda Franzolin.
39.   Fabrício Lustosa. Simulação Quântica e Metrologia Quântica. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2019.
Supervisor: Breno Marques Goncalves Teixeira.
40.   Fabrício Masaharu Oiwa da Costa. Espaços para discutir a criticidade e a complexidade a partir dos Modelos Metodológicos Pessoais dos professores do ensino superior e da escola básica. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Giselle Watanabe.
41.   Felipe Ignacio Portales Oliva. Acceleration and Radiation: Classical and Quantum Aspects. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2019.
Orientador: Andre Gustavo Scagliusi Landulfo.
42.   Fernanda de Oliveira Menezes. Efeitos de modificações genéticas na parede celular para aumento da digestibilidade de biomassa e durante estresses abióticos em gramíneas.. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Wagner Rodrigo de Souza.
43.   Fernanda Rocha Carvalho. Educação para o risco em uma proposta de aulas socioambiental complexificada: aproximações e distanciamentos entre os níveis de formulação e as hipóteses de progressão. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Giselle Watanabe.
44.   Fernando Martins Costa Oliveira. Deformação e estruturas não-associativas. Tese (Doutorado em Matemática Aplicada) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Dmitry Vasilevich.
45.   Flavia Abud Luz. Em busca da igualdade de gênero: aproximações entre o feminismo islâmico e a reforma das leis de família muçulmanas. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2019.
Orientadores: Arlene Martinez Ricoldi, Adriana Capuano de Oliveira.
46.   Fábio Pinto de Arruda. Instrumentos de trabalho e o ensino das ciências: sentidos e motivos atribuídos pelo estudante na educação superior tecnológica. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Marcelo Zanotello.
47.   Geomar Feitosa. Caracterização de asfaltenos extraídos de arenitos betuminosos da Bacia do Paraná e sua aplicação potencial como semicondutores orgânicos.. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Wanius José Garcia da Silva.
48.   Gilson Cesar da Costa. Modelos Interpretáveis em Machine Learning (Provisório). Tese (Doutorado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2019.
Orientadores: Ricardo Suyama, Filipe Ieda Fazanaro.
49.   Guilherme Nunes Pires. A PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE NO PENSAMENTO DE MARX. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: José Paulo Guedes Pinto.
50.   Guilherme Solci Madeira. Análise do uso de sistemas de geração de energia fotovoltaica associados a parâmetros de arquitetura. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Federico Bernardino Morante Trigoso.
51.   Gustavo Torres Custódio. Análise da Divisão de Soluções em Subpopulações e Subespaços em Técnicas de Otimização Baseadas em População. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Coorientador).. Início: 2019.
Orientadores: David Corrêa Martins Junior, Debora Maria Rossi de Medeiros.
52.   Herich Henrique Lafayete Bastos de Lima. Oxidação de Metano e Alcanos Leves Usando Catalisadores Homogêneos e Heterogêneos à base de Ósmio. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. Início: 2019.
Orientador: Dalmo Mandelli.
53.   Ian Bernardes Barcellos. Transmissão de Informação, Transporte de Energia e Distribuição de Correlações em Espaços-Tempos Curvos}. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2019.
Orientador: Andre Gustavo Scagliusi Landulfo.
54.   Ianna Gara Cirilo. Quando o museu se torna acessível e democrático?. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
55.   Isac José da Silva Filho. Avaliação de Chlamydomonas reinhardtii como plataforma de produção do medicamento biológico adalimumabe. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Lívia Seno Ferreira Camargo.
56.   Jayson Luis da Silva Ribeiro. CLUSTERS DE BIOTECNOLOGIA E BIOHubs: Análise de Determinantes, Dinâmica e Oportunidades para Pesquisa, Tecnologia e Aplicação Industrial no Brasil. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Anapatrícia Morales Vilha.
57.   Joyce de Souza Zanirato Maia. Ciência de dados e Políticas Públicas em Educação. Tese (Doutorado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Joao Ricardo Sato.
58.   João Francisco Cassino. Modulação algorítmica e colonialismo. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Sérgio Amadeu da Silveira.
59.   João Paulo Reis Soares. Mobilização e Construção de Saberes docentes em relação ao ensino de botânica: Um processo de formação continuada. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
60.   Julia Fernandes Guimarães Ferreira. Dinâmicas de dispersão e segregação urbana em Presidente Prudente - SP. Tese (Doutorado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Flávia da Fonseca Feitosa.
61.   Jéssica Oliveira Aguiar Perez. Remoção de compostos orgânicos fenólicos presentes em águas produzidas na indústria do petróleo por processos de adsorção e fotocatálise. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2019.
Supervisor: Wagner Alves Carvalho.
62.   KARINA DE FRANÇA SILVA VALLE. Imagens de mulher e a cultura da barbárie: uma análise do discurso publicitário. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Alessandra Teixeira.
63.   Katielle Albuquerque Freire. Aprimoramento da ação antimicrobiana da molécula de Imcroporin. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia / Química) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior.
64.   Kleber José da Silveira. Urbanização de favelas e práticas participativas: a experiência do Município de Santo André. Tese (Doutorado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Rosana Denaldi.
65.   Larissa de Araújo Kawabe. Ciência cidadã e TIC para o monitoramento participativo e de longo prazo de comunidades marinhas bentônicas.. Tese (Doutorado em Evolução e Diversidade) - Universidade Federal do ABC, Fundação UFABC. (Coorientador).. Início: 2019.
Orientadores: Carla Lopes Rodriguez, Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
66.   Lidiane Alonso Paixão dos Anjos. ANÁLISE DA GOVERNANÇA DOS RECURSOS HÍDRICOS NAS BACIAS HIDROGRÁFICAS PIRACICABA-CAPIVARI-JUNDIAÍ. Tese (Doutorado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Klaus Frey.
67.   Lorena Doretto da Silva. Tratamento com sulforafano na modulação da rejeição a transplantes em modelos experimentais. Tese (Doutorado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2019.
Supervisor: Daniele Ribeiro de Araujo.
68.   Luana Hannaê Gabriel Homma. CONHECIMENTO E COOPERAÇÃO SUL-SUL ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NAS UNIVERSIDADES DE INTEGRAÇÃO UNILA E UNILAB. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho.
69.   Luana Sousa. Desenvolvimento de produto em pó a partir de suco de uva tinto integral fermentado com kefir. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, Sesi. Início: 2019.
Orientador: Luciano Avallone Bueno.
70.   Lucas Lima Rodrigues. Controle preditivo das correntes do DFIG. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Alfeu Joãozinho Sguarezi Filho.
71.   Lucas Trombeta. Aprimoramento da Comunicação de Supermídia utilizando Computação em Névoa. Tese (Doutorado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Carlos Alberto Kamienski.
72.   Luiza Ferreira Sobrinho. Separação de carga de fenotiazinas por luz para aplicações tecnológicas. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Iseli Lourenço Nantes.
73.   Manuel Patrício da Silva Bisneto. Lignina modificada como promotor de adesão em polipropileno. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2019.
Orientador: Demetrio Jackson dos Santos.
74.   Marcela Brasil de Castro Godinho. Mudanc?as clima?ticas e vulnerabilidade de espe?cies de serpentes e anfi?bios no hotspot Mata Atla?ntica. Tese (Doutorado em Evolução e Diversidade) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2019.
Orientador: Ricardo Jannini Sawaya.
75.   Marcella Cipelli. Caracterização metabólica da população de células T Foxp3+ RORgt+ no modelo experimental de câncer coloretal associado à colite. Tese (Doutorado em Imunologia) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Coorientador).. Início: 2019.
Supervisor: Vinicius de Andrade Oliveira.
76.   Marcelo Pires. Política de regulamentação em bionanotecnologia e seus efeitos no Brasil. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Anapatrícia Morales Vilha.
77.   Marcio Anderson Kontopp. Governança Democrática de Saneamento Ambiental: Investigação e análise da governança em saneamento ambiental. Tese (Doutorado em Doutorado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Klaus Frey.
78.   Maria de Fátima Costa Sbrana. CTS e educação matemática crítica. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Evonir Albrecht.
79.   Maria Lucia Ramos Bellenzani. RURALIDADES NA MACROMETRÓLE PAULISTA: PAISAGENS, DIVERSIDADE E PROPOSTA DE TIPOLOGIAS. Tese (Doutorado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Luciana Rodrigues Fagnoni Costa Travassos.
80.   Marina Ferrari de Barros. Coordenação espacial e política urbana - o processo de produção da habitação de mercado em Santos/SP. Tese (Doutorado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Flávia da Fonseca Feitosa.
81.   Marisa Aparecida Leonel da Silva. Estudo de modelo de reservatórios visando o equilíbrio entre sustentabilidade e viabilidade econômica. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2019.
Supervisor: Ricardo Gaspar.
82.   Matheus Ianello. A desigualdade social e o impacto na UFABC: a superseleção em trajetórias estudantis. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Graciella Watanabe.
83.   Mayara de Souza Gomes. O sistema penitenciário federal Sobre novas e velhas perspectivas da punição do Brasil contemporâneo. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
84.   MILAGROS CECILIA PALACIOS-BERECHE. ANÁLISE ENERGÉTICA, EXERGÉTICA E AMBIENTAL DE TECNOLOGIAS QUE VISAM À REDUÇÃO DA PRODUÇÃO DE VINHAÇA EM USINAS SUCROALCOOLEIRAS INCLUINDO DIFERENTES PROCESSOS DE TRATAMENTO E APROVEITAMENTO ENERGÉTICO. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2019.
Supervisor: Antonio Garrido Gallego.
85.   Nairton José Bádue. A definir. Tese (Doutorado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Luiz Henrique Bonani do Nascimento.
86.   PATRICIA DIAS DOS SANTOS. Estudo de conflitos nas redes sociais. Tese (Doutorado em CIência da Computação) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2019.
Supervisor: Fabricio Olivetti de França.
87.   Pedro Tendrih Sodré. Simulação de sistemas heterogêneos. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia - Química) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Mauricio Domingues Coutinho Neto.
88.   Pilar Leminski Veiga. O HOMEM CONTRA A MÁQUINA: TECNOLOGIA, DESEMPREGO ESTRUTURAL E PROLETARIZAÇÃO.. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: José Paulo Guedes Pinto.
89.   Rafael Jardim Duarte Moreira. Neuromodulação não-invasiva no manejo da dor crônica. Tese (Doutorado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. Início: 2019.
Orientador: Abrahão Fontes Baptista.
90.   Rafael Polli Carneiro. Métodos probabilísticos na Análise Topológica de dados. Tese (Doutorado em Doutorado em Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Cristian Favio Coletti.
91.   Rafael Vinicius Tayette da Nobrega. Projeto de circuitos optoeletrônicos baseados em diodos de tunelamento ressonante. Tese (Doutorado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Murilo Bellezoni Loiola.
92.   Rafaela Wiklich Sobrinho. Cherenkov Telescope Array. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
93.   RAIMUNDO NONATO DOS SANTOS LIMA. Aspectos da eletro-oxidação de álcoois em superfícies de prata utilizando a técnica de espectroscopia Raman amplificada por superfície. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Camilo Andrea Angelucci.
94.   Raimundo Soares da Silva Junior. Interfaces entre Neurociência e Educação: eyetracker e fNIRS. Tese (Doutorado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. Início: 2019.
Orientador: Joao Ricardo Sato.
95.   Raissa Sidrim. O NORDESTE COMO EXPULSOR E RECEPTOR DE MULHERES MIGRANTES: UMA ANÁLISE DA INSERÇÃO OCUPACIONAL FEMININA. Tese (Doutorado em Demografia) - Universidade Estadual de Campinas. (Coorientador)., . Início: 2019.
Supervisor: Roberta Guimaraes Peres.
96.   Regiane Cristina Ferreira dos Santos. Investigação de processos de corrosão localizada em ligas de magnésio por técnicas eletroquímicas de varredura.. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2019.
Supervisor: Mara Cristina Lopes de Oliveira.
97.   Reginaldo Guilhermino Cabral Libório. Tendências de pesquisas acadêmicas com enfoque na História da Matemática no âmbito da Formação de Professores que ensinam Matemática.. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Virgínia Cardia Cardoso.
98.   Renan Del Buono Brotto. Antiesparsidade e Equidade em Processamento de Sinais: da Separação Cega de Fontes ao Aprendizado de Máquina Equânime. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Elétrica - UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2019.
Supervisor: Kenji Nose Filho.
99.   ROBERTA MOYA OLIVEIRA. CULTURA DE ESTUPRO. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Alessandra Teixeira.
100.   Roberto Gutierrez Beraldo. Técnicas de Regularização para Problemas Inversos. Tese (Doutorado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Ricardo Suyama.
101.   Rodrigo Cesar Bonini. Aprendizado por reforço e transferência de aprendizado em inferência de redes gênicas. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: David Corrêa Martins Junior.
102.   Rodrigo Costa Silva. Filosofia como modo de vida em Montaigne. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Luiz Antonio Alves Eva.
103.   Rodrigo Vargas Pêgas. Biomecânica da postura da Asa em Voo de Brasileodactylus sp. e Tapejara wellnhoferi (Pterosauria: Pterodactyloidea) e considerações acerca da evolução do voo no grupo. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Evolução e Diversidade) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2019.
Orientador: Fabiana Rodrigues Costa Nunes.
104.   Rogério Batista de Souza Reis. Acordo de Cooperação Sino-Brasileiro: Em Busca da Construção das Capacidades Tecnológicas. Tese (Doutorado em Economia Política Mundial) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2019.
Supervisor: Luiz de Siqueira Martins Filho.
105.   Sergio Damasceno. Ceria-Based Catalysts Applied to Methane Conversion. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa. Início: 2019.
Orientador: Andre Santarosa Ferlauto.
106.   Sonia Brzozowski. A temática indígena e a História da Ciência: uma proposta para sala de aula. Tese (Doutorado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Mat) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Marcia Helena Alvim.
107.   Stephanie Sampronha. Sistemática e biogeografia de Tabanomorpha sob a perspectiva paleontológica com ênfase na família Athericidae (Diptera: Brachycera).. Tese (Doutorado em Evolução e Diversidade) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Charles Morphy Dias dos Santos.
108.   Tadeu Vaz Pinto Ferreira. DA ACUMULAÇÃO DE CAPITAL NO PERÍODO RECENTE: O CASO DA GRANDE EMPRESA NACIONAL FINANCEIRIZADA. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: José Paulo Guedes Pinto.
109.   Tatiana Lima Koga. Grupo Colaborativo Matemática em Movimento: narrativas sobre o aprender e ensinar na docência.. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Virgínia Cardia Cardoso.
110.   THIAGO ABRAÃO DOS ANJOS DA SILVA. Desenvolvimento de um Sistema de Supervisão, Aquisição de Dados e Controle de Excesso de Reativos em Sistemas Fotovoltaicos Conectado à Rede. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2019.
Orientadores: Romulo Gonçalves Lins, Patricia Teixeira Leite Asano.
111.   Thiago Sales Barbosa. COOPERAÇÃO BRASILEIRA EM EDUCAÇÃO NO DOMÍNIO DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA (CPLP): 2003-2020. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho.
112.   Tânia Corrêa da Silva. Michel Foucault e o uso da crítica como chave de leitura para as possíveis práticas de liberdade na Arte de Governar. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de São Paulo. (Coorientador)., . Início: 2019.
Supervisor: Carlos Eduardo Ribeiro.
113.   Vania Batista Flose Jardim. A APRENDIZAGEM PROFISSIONAL E O CONHECIMENTO MATEMÁTICO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE A ESTRUTURA ALGÉBRICA DE GRUPOS. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2019.
Orientadores: Alessandro Jacques Ribeiro, Marcia Aguiar.
114.   Victor Alexandre Ploeger Mansueli. Descoberta de conhecimento em grafos temporais de convites e de coparticipações. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Jesús Pascual Mena Chalco.
115.   Wellington Barbosa Rodrigues. Seleção de especialistas para formação de comitês de avaliadores usando mineração de grafos. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019.
Orientador: Jesús Pascual Mena Chalco.
116.   Wellington Luiz Ribeiro. Decoerência e dissipação na propagação de neutrinos. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Celio Adrega de Moura Junior.
117.   Wesley Ribeiro Ferreira dos Santos. A Filosofia de Hume em Disputa: Existência Externa e Causalidade. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Paraná, . Início: 2019.
Orientador: Luiz Antonio Alves Eva.
118.   William de Paula Santos. PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE COMPÓSITOS DE Ti REFORÇADOS COM NbC POR TÉCNICAS NÃO CONVENCIONAIS DE FABRICAÇÃO. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2019.
Orientadores: Anibal de Andrade Mendes Filho, Sydney Ferreira Santos.
119.   Wilq Wicente dos Santos. Narrativas audiovisuais e disputas culturais em busca do povo: Vídeo, Estado, sociedade civil e produção cultural de 1980 a 2010. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Maria Livia de Tommasi.
120.   Zenildo Santos. A influência do Movimento da Matemática Moderna nas pequenas cidades do interior da Bahia (1960-1980). Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Lúcio Campos Costa.

2018

1.   Ana Paula Pagotti. Processamento de sinais MIMO SAR para detecção de movimento. Tese (Doutorado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2018.
Orientador: Murilo Bellezoni Loiola.
2.   Anderson Marques de Oliveira. Caracterização funcional e evolutiva da família gênica malato desidrogenase em Poaceae. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2018.
Orientador: Nathalia de Setta Costa.
3.   Anna Carolina Russo Curbelo Martin. Análise da estrutura e variabilidade genética de populações flutuantes de queixada (Tayassu pecari) da Guiana Francesa. Tese (Doutorado em Evolução e Diversidade) - Universidade Federal do ABC, UFABC. Início: 2018.
Orientador: Cibele Biondo.
4.   Benedito Roberto Barbosa. Trabalhadores Ambulantes e Direito à Cidade em São Paulo: trajetórias, exclusão e resistências nos territórios.. Tese (Doutorado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Francisco de Assis Comarú.
5.   Camila Boldrini Nascimento. Estudo da relação entre o comportamento de corrosão, química superficial e microestrutura de ligas de alta entropia do sistema FeCoCrNi. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2018.
Supervisor: Carlos Triveño Rios.
6.   Carlos Alberto Penha Filho. Padrão de Financiamento das Empresas Imobiliárias de Capital Aberto no Brasil.. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Econômico) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2018.
Supervisor: Beatriz Tamaso Mioto.
7.   CARLOS JAIR COLETTO. Plataforma para Reúso de Recursos Educacionais Abertos. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2018.
Orientador: Juliana Cristina Braga.
8.   Catarina de Oliveira Cano. Framework para análise de variáveis de impacto da proteção intelectual em biotecnologia no Brasil. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2018.
Orientador: Anapatrícia Morales Vilha.
9.   Cesar Augusto Sônego. Transporte e expansão térmica de materiais quânticos termoelétricos. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, Pró-Reitoria de Pós-Graduação - Universidade Federal do ABC. Início: 2018.
Orientador: Marcos de Abreu Avila.
10.   Dafne Carolina Arias. Correlações Quânticas e Matriz S: Efeitos na Seção de Choque e Geração de Emaranhamento. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2018.
Orientador: Marcos Donizeti Rodrigues Sampaio.
11.   Daniel Ayarroio Seixas. Desenvolvimento de compósitos à base de NbC. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. Início: 2018.
Orientador: Humberto Naoyuki Yoshimura.
12.   Dayse da Silva Souza. PARTICIPAÇÃO DO CÓRTEX MOTOR NO PROCESSAMENTO LÉXICO-SEMÂNTICO DE VERBOS: CORRELATOS NEURAIS DA RELAÇÃO ENTRE LINGUAGEM E AÇÃO.. Tese (Doutorado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientadores: Katerina Lukasova, Maria Teresa Carthery-Goulart.
13.   Deyvison Souza Rodrigues. Aproveitamento energético de pellets produzidos com biomassas tropicais de casca de coco e ouriço de castanha-do-Pará: efeito das condições de processamento e impactos socioeconômicos na Amazônia. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2018.
Orientadores: Graziella Colato Antonio, Juliana Tófano de Campos Leite Toneli.
14.   Diego Sá de Lima. Violações de simetria de Lorentz (preliminar). Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Alysson Fábio Ferrari.
15.   Diêgo Ulysses de Melo. Peróxidos e sililperóxidos: compostos modelo de luciferinas para quimiluminescência. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Fernando Heering Bartoloni.
16.   Eduardo Ruben do Nascimento. Influência das nanopartículas de hidróxido de níquel na auto-organização estrutural de micropartículas de fibroína. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2018.
Orientador: Wendel Andrade Alves.
17.   Eliane Cristina da Silva Nascimento. Reforma do ensino superior brasileiro permeada pela interdisciplinaridade: desafios e possibilidades na institucionalização de um conceito complexo. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2018.
Orientador: Sidney Jard da Silva.
18.   Erica Bento Sarmento. Combustível derivado de resíduos (CDR): uma alternativa tecnológica para a geração de energia ? estudo de caso no município de Santo André - SP. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2018.
Orientadores: Graziella Colato Antonio, Juliana Tófano de Campos Leite Toneli.
19.   Fernanda Thevenard dos Santos. Metabolitos das cascas dos frutos de Porcelia macrocarpa (Warm.) R.E. Fries (Annonaceae) - desreplicação molecular, avaliação do potencial antiparasitário e estudo da ação mecanística fenotípica e metabolômica. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2018.
Orientador: Joao Henrique Ghilardi Lago.
20.   Fernando Henriques Salina. Avaliação energética e ambiental do processo produtivo de etanol de 1º e 2º geração e os possíveis impactos da política RenovaBio no setor de biocombustíveis.. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2018.
Orientadores: Antonio Garrido Gallego, Reynaldo Palacios Bereche.
21.   Fernando Simplicio de Sousa. Análise de Sistemas LoRa para Aplicações de Monitoramento e Controle em Smart Grids. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2018.
Orientador: Ivan Roberto Santana Casella.
22.   Gabriela Nohemi Nunez Estevez. Sódio-cálcio exchanger (NCX) em melanoma: efeitos do vemurafenibe e prospecção de novos alvos e estratégias terapêuticas. Tese (Doutorado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Tiago Rodrigues.
23.   Guillermo Leonardo Florez Montero. Efeitos da estrutura da paisagem sobre a dieta e fluxo gênico de morcegos filostomideos em uma área fragmentada da Mata Atlântica. Tese (Doutorado em Evolução e Diversidade) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2018.
Orientador: Simone Rodrigues de Freitas.
24.   Helio Danilo de Quevedo. Exploração do microbioma da rizosfera de trigo para uma produção sustentável de trigo. Tese (Doutorado em Agronomia (Microbiologia Agrícola)) - Universidade de São Paulo. (Coorientador)., . Início: 2018.
Supervisor: Célio Fernando Figueiredo Angolini.
25.   Javier Guerrero Moreno. Interhemispheric motor inhibition and rivalry: a concomitant fNIRS-TMS study. Tese (Doutorado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2018.
Supervisor: Abrahão Fontes Baptista.
26.   Joana Zorzal Nodari. Estrutura genética e risco de extinção local de catetos (Pecari tajacu) e queixadas (Tayassu pecari) na Mata Atlântica. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2018.
Supervisor: Cibele Biondo.
27.   Josiane Silva Brito. Gênero e interseccionalidades nas prisões do estado de São Paulo: uma abordagem comparativa. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2018.
Orientador: Arlene Martinez Ricoldi.
28.   Joyce Ariane de Souza. Economia dos dados pessoais na Saúde e o mercado segurador no Brasil. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Sérgio Amadeu da Silveira.
29.   João Lucas Miqueleto Reis. Gravitação semiclássica e o grupo de renormalização funcional. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Coorientador).. Início: 2018.
Supervisor: Andre Gustavo Scagliusi Landulfo.
30.   João Paulo Mariano Godinho. CARACTERIZAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DAS EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA PELOS DIFERENTES TIPOS DE LAGOAS DA NHECOLÂNDIA, PANTANAL. Tese (Doutorado em Biotecnologia e Monitoramento Ambiental) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Coorientador).. Início: 2018.
Supervisor: Ricardo Hideo Taniwaki.
31.   Juliana Piraja. Desenvolvimento de matriz extracelular eletrofiada para aplicação na terapia fododinâmica. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2018.
Orientador: Wendel Andrade Alves.
32.   Julio Octavio Arita Torres. VSC-based MTDC System Protection. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Patricia Teixeira Leite Asano.
33.   Katherine Benites Bonato Marana. Efeito da composição das frações combustíveis dos resíduos sólidos urbanos do município de Santo André (SP) sobre o potencial de produção de biometano. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Coorientador).. Início: 2018.
Orientadores: Graziella Colato Antonio, Juliana Tófano de Campos Leite Toneli.
34.   Kyem Araujo dos Santos. Metanização da vinhaça de cana-de-açúcar em reator anaeróbio compartimentado. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2018.
Orientador: Gilberto Martins.
35.   Luis Felipe Longo Micchi. Testes da Relatividade Geral com as novas detecções de ondas gravitacionais. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2018.
Orientador: Cecilia Bertoni Martha Hadler Chirenti.
36.   Luiz Adriano Moretti. ?A DECISÃO NO CONTROLE DE ESTRUTURAS E A PARTICIPAÇÃO DOS GRUPOS ECONÔMICOS NACIONAIS NO BLOCO NO PODER NO PERÍODO DE 1994 A 2016?. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2018.
Orientador: Ramon Vicente Garcia Fernandez.
37.   Marcela Bergamaschi Tercini. Estudos teórico e experimental sobre vidros metálicos - CuZrAl. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientadores: Renato Altobelli Antunes, Alejandro Andres Zuniga Paez.
38.   Marcelo Bezerra Grilo Júnior. Remoção de artefatos em EEG para análises emocionais. Tese (Doutorado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Aline de Oliveira Neves Panazio.
39.   Marco Aurélio Vinchi de Oliveira. Estudo da influência dos parâmetros de rotofiação sobre a obtenção de nanofibras, por optimazação da automatização do processo. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2018.
Orientador: Jean Jacques Bonvent.
40.   Marcos Roberto de Araújo Silva. Desenvolvimento de sensor enzimático para determinação de pesticidas. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2018.
Orientador: Wendel Andrade Alves.
41.   Nelson Nascimento Junior. Modelo Computacional para Avaliação da Experiência do Usuário em Jogos Educacionais Afetivos. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2018.
Orientador: Juliana Cristina Braga.
42.   Neusa Raquel de Oliveira Santos. Criatividade e Imaginação: Desenvolvimento integral do indivíduo no ensino de física.. Tese (Doutorado em Interunidades em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo. (Coorientador)., . Início: 2018.
Supervisor: Maria Candida Varone de Morais Capecchi.
43.   Oziel R. Araujo. Wigner Rotations in noninertial frames. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Marcos Donizeti Rodrigues Sampaio.
44.   Paula Gabrielly Rodrigues. Estudo das Alterações da Conectividade Cerebral Funcional por meio de Sinais de EEG Aplicado ao Desenvolvimento de Interfaces Cérebro-Computador. Tese (Doutorado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Diogo Coutinho Soriano.
45.   Pedro Henrique Camargo Penna. Análise? ?in? ?silico? ?do? ?receptor? ?de? ?angiotensina? ?II? ?do? ?tipo? ?1? ?(AT1R)? ?e? ?sua interação? ?com? ?a? ?proteína? ?Gq/11? ?e? ?Beta-arrestinas. Tese (Doutorado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2018.
Orientador: Antonio Sergio Kimus Braz.
46.   RAFAEL ALMEIDA FERREIRA ABRÃO. O PETRÓLEO, DA ABERTURA AO PRÉ-SAL: A ATUAÇÃO DE EMPRESAS ESTRANGEIRAS PELO PETRÓLEO BRASILEIRO. Tese (Doutorado em Economia Política Mundial) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Giorgio Romano Schutte.
47.   Rafael Alves Pedrosa. A relação porto-cidade em Santos (SP). Tese (Doutorado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2018.
Orientador: Gerardo Alberto Silva.
48.   Rafael Barreiro Chaves. Fatores de sucesso na restauração ecológica aplicados à identificação de potencial de regeneração natural em ecossistemas degradados: subsídio a políticas públicas no estado de São Paulo - Brasil. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade de São Paulo, . Início: 2018.
Orientador: Leandro Reverberi Tambosi.
49.   Raquel Malta Nunes de Almeida. ALPs no CTA. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
50.   Regiane Cristina Ferreira dos Santos. Síntese hidrotérmica de revestimentos de hidróxidos duplos lamelares sobre a liga de magnésio AM60. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2018.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
51.   Reinaldo Campos. O impacto das políticas Chinesas de desenvolvimento na produção de soja no Brasil. Tese (Doutorado em Economia Política Mundial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2018.
Orientador: Giorgio Romano Schutte.
52.   Ricardo Tiosso Panassiol. Em direção a uma rede neural artificial de aprendizagem profunda baseada na fisiologia tálamo-cortical. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade de São Paulo, . Início: 2018.
Orientador: Francisco Javier Ropero Peláez.
53.   Rodrigo San Martin. Eletroencefalografia Quantitativa para Auxílio ao Diagno?stico Diferencial da Doenc?a de Alzheimer. Tese (Doutorado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2018.
Orientador: Francisco José Fraga da Silva.
54.   Rogério Batista de Souza Reis. Acordo de Cooperação Sino-Brasileiro e as Possibilidades de Construção das Capacidades Tecnológicas: O caso do programa CBERS. Tese (Doutorado em Economia Política Mundial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2018.
Orientador: José Paulo Guedes Pinto.
55.   Ruth Cristina Ferreira Ramos. Crise, interdependência e transformações: governança adaptativa da água. um estudo de caso no ABC Paulista e na Baixada Santista, SP.. Tese (Doutorado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Klaus Frey.
56.   Sammer Dahir Siman Magalhães. Recursos Naturais e Desenvolvimento: Um Debate no Brasil a Partir do Minério de Ferro. Tese (Doutorado em Economia Política Mundial) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. Início: 2018.
Orientador: Paris Yeros.
57.   Sara Bueno de Oliveira Gennari Carturan. Segurança da Informação nas práticas DevOps para desenvolvimento em ambiente Cloud. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2018.
Orientador: Denise Hideko Goya.
58.   Simone Aparecida Pellizon. Agricultura Urbana e Periurbana: Uma Via para Minimizar a Fome da Força de Trabalho Excedente nas Grandes Cidades do Sul Global. Tese (Doutorado em Economia Política Mundial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2018.
Orientador: Paris Yeros.
59.   Sindy Vanesa Acosta Rodezno. Ampliando o espaço químico de organocalcogenetos bioativos. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2018.
Orientador: Rodrigo Luiz Oliveira Rodrigues Cunha.
60.   Solange Duarte. Unidade de Conservação (Área Protegida): Instrumento de Planejamento e Gestão Territorial na Sub-Bacia Alto Tietê-Cabeceiras, Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, RMSP.. Tese (Doutorado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2018.
Orientadores: Sandra Momm, Luciana Rodrigues Fagnoni Costa Travassos.
61.   Sunny Jonathan. O Futuro da Comercialização e do Planejamento de Energia Elétrica com Geração Distribuída no Brasil ? Um Plano de Negócio. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2018.
Orientador: Patricia Teixeira Leite Asano.
62.   Tarcízio Roberto da Silva. Dados, Algoritmos e Racialização em PLataformas Digitais. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2018.
Orientador: Sérgio Amadeu da Silveira.
63.   Tatiana Pontual Guedes. Desenvolvimento de Estratégias para Controle de Geração Eólica e Fotovoltaica como Usinas Virtuais para Suporte da Operação de Redes de Distribuição. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2018.
Orientadores: Ahda Pionkoski Grilo Pavani, Joel David Melo Trujillo.
64.   Tomás Costa de Azevedo Marques. Desenvolvimento e dependência: Uma análise do capital Chinês na economia brasileira no período 2003-2018. Tese (Doutorado em Economia Política Mundial) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Giorgio Romano Schutte.
65.   Vanessa de Souza Zanirato Maia. Distorções na percepção do tempo e julgamentos emocionais. Tese (Doutorado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2018.
Orientadores: Abrahão Fontes Baptista, Marcelo Salvador Caetano, Claudinei Eduardo Biazoli Junior.
66.   Viviane do Nascimento Bianchi. Compósito com polímeros reciclados e fibras naturais para remediação de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
67.   Yasmin Rana de Miranda Silva. O papel da telomerase no modelo de envelhecimento de organoides cerebrais humanos. Tese (Doutorado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Alexandre Hiroaki Kihara.

2017

1.   Ailton Cassio de Araújo. Uso de perovskitas como eletrocatalisadores para redução de CO2. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2017.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
2.   Aline Nakagawa do Nascimento. Aplicação de furfural para a síntese de moléculas potencialmente bioativas.. Tese (Doutorado em Ciencia e Tecnologia/Química) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2017.
Orientador: Mirela Inês de Sairre.
3.   Aquiles Melchior Sant'Ana. Estudo de especificidade de subtilisinas. Tese (Doutorado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2017.
Orientador: Luciano Puzer.
4.   Caroline Arana da Silva Ribeiro. Interações Nanopartícula-Célula: Influência das Características Superficiais e da Presença de Coroa Proteica na Captura Celular de Nanocolóides de Ouro. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2017.
Orientador: Fernando Carlos Giacomelli.
5.   Cassia de Souza Carvalho. Sistema de Recomendação Híbrido comInterpretabilidade. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2017.
Orientador: Fabricio Olivetti de França.
6.   Clotilde Coppini Pereira. Aplicação de derivados alcoxilados em processos de modificação de propriedades em resinas usadas no segmento de tintas. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2017.
Orientador: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
7.   Eduarda Romanini. INFLUÊNCIA DA DINÂMICA DOS USOS DA TERRA E DAS VARIAÇÕES SAZONAIS DE BIOMASSA AGRÍCOLA SOBRE A QUALIDADE DA ÁGUA NO ESTADO DE SÃO PAULO.. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2017.
Orientador: Leandro Reverberi Tambosi.
8.   Eric Tadeu Camacho de Oliveira. Oversampling the nós e arestas para detecção de comunidades em grafos. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2017.
Orientador: Fabricio Olivetti de França.
9.   Etevaldo Francisco Carreira Junior. AQUECIMETO SOLAR DE ÁGUA PARA PROCESSOS INDUSTRIAIS: PROPOSTA DE UM MÉTODO PARA ANÁLISE TÉCNICO-ECONÔMICA. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2017.
Supervisor: Paulo Henrique de Mello Sant'Ana.
10.   Fernanda Dantas Bueno. Correlatos neurais da percepção de tempo: revisitando questões centrais. Tese (Doutorado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Coorientador).. Início: 2017.
Supervisor: Marcelo Salvador Caetano.
11.   Francisca Crislane de Brito. Trajetórias Exóticas em Interferometria de Fótons e Ondas de Matéria. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2017.
Orientador: Marcos Donizeti Rodrigues Sampaio.
12.   LAÍS BOÁS FIGUEIREDO KÜLLER. Efeitos das Audiências de Custódia no funcionamento do Sistema de Justiça Criminal. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2017.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
13.   Marcus Vinicius de Brito Santana. Excitabilidade cortical em sujeitos com lesão do ligamento cruzado anterior. Tese (Doutorado em Medicina e Saúde) - Universidade Federal da Bahia, . Início: 2017.
Orientador: Abrahão Fontes Baptista.
14.   Mayra Alejandra Sanchez. Influência de gases nocivos à estrutura do sistema fotovoltaico na região do Tietê. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2017.
Orientador: Paulo Henrique de Mello Sant'Ana.
15.   Michele Bazana de Souza. Desenvolvimento de uma modelo matemático e de uma plataforma computacinal para análise do processo de rotofiação. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2017.
Orientador: Jean Jacques Bonvent.
16.   Oscar Daniel Valmana Garcia. ?Estudo da biodigestão anaeróbia de vinhaça contaminada com Kamoran e BetaBio 45?.. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Energia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2017.
Supervisor: Mercia Regina Domingues Moretto.
17.   RAIMUNDO NONATO DOS SANTOS LIMA. Aspectos da eletro-oxidação de álcoois em superfícies de prata utilizando a técnica de espectroscopia Raman amplificada por superfície. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2017.
Supervisor: Janaina de Souza Garcia.
18.   Robson da Silva Moreno. INFRAESTRUTURA VERDE COMO COMPONENTE DO SANEAMENTO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE SOBRE CASOS E RECOMENDAÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO CONSIDERANDO O CONTEXTO BRASILEIRO. Tese (Doutorado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2017.
Orientadores: Sandra Momm, Luciana Rodrigues Fagnoni Costa Travassos.
19.   Rodrigo Tarchiani Savazoni. O digital no Brasil do século XXI: a construção de um imaginário. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2017.
Orientador: Sérgio Amadeu da Silveira.
20.   SARA ANUNCIAÇÃO BRAGA GUEBARA. ESTUDO DE OLEOGÉIS COMO SUBSTITUTOS DE GORDURA EM ALIMENTOS. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2017.
Orientador: Luciano Avallone Bueno.
21.   Thiago Jacovine. Microssimulação Espacial e Estimativas de Deficit Habitacional: Das possibilidades para a produção de dados em pequenas áreas ao desafio da mensuração de incertezas. Tese (Doutorado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2017.
Orientador: Flávia da Fonseca Feitosa.

2016

1.   Fabiana Carlos Pinto de Almeida. Água e Setor Produtivo: análise das relações técnicas e sociais em uma empesa automobilística do ABC Paulista. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2016.
Orientador: Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho.
2.   José Farias dos Santos. Diversidade e reconhecimento: a originalidade do multiculturalismo brasileiro como possibilidade para o desenvolvimento das ações afirmativas no limiar do seculo XX. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2016.
Orientador: Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho.
3.   Luara Spínola. Transformações e Inflexões na Trajetória da Saúde Ocupacional. Estudo de caso da empresa Mantris.. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2016.
Orientador: Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho.
4.   Regiani Maria Leopoldina Martins Sandrini. Estudo cinético de eletroxidação de polióis em eletrodos monocristalinos de platina. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2016.
Supervisor: Janaina de Souza Garcia.
5.   Silvia Gomes Passos. Estudo de serpinas recombinantes como inibidores de calicreínas. Tese (Doutorado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2016.
Orientador: Luciano Puzer.
6.   Solange ReginaSchaffer. Gestão de Competências na Formação dos Aprendizes: um olhar sobre a Políticado Segundo e Terceiro Setores Automotivos. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2016.
Orientador: Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho.
7.   Tatiana Pedron. Avaliação da biodisponibilidade in vivo e in vitro de arsênio em arroz. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Coorientador).. Início: 2016.
Supervisor: Heloisa França Maltez.
8.   Tiago Cardoso. Implementação de Cógido Polar em Hardware.. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá. (Coorientador)., . Início: 2016.
Supervisor: Marco Aurelio Cazarotto Gomes.

2015

1.   Armand Idárraga López. Holografic correspondence. Tese (Doutorado em Matemática Aplicada) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2015.
Orientador: Dmitry Vasilevich.
2.   Juan Sebastian. Controle do gerador de indução com rotor bobinado operando durante afundamento assimnétricos de tensão. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2015.
Supervisor: Valdemir Martins Lira.
3.   Valdemar Gomes de Sousa Junior. A ?Redemocratização do Brasil: Convergências ideológicas entre o projeto político da Folha de S.Paulo e de Golbery de Couto e Silva (1974-1981). Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2015.
Orientador: Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho.

2014

1.   Mario Garcia. Utilização de plasma térmico para o processamento de lixo eletrônico. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2014.
Orientadores: Sérgio Ricardo Lourenço, Fernando Gasi.
2.   Shamaila Manzor. Resfriamento de átomos de Cálcio abaixo do limite Doppler. Tese (Doutorado em Doutorado em Física) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2014.
Supervisor: Reinaldo Luiz Cavasso Filho.
3.   Sonale Diane Pastro de Oliveira. Intelectuais e Ação Política Conservadora. Análise e caracterização de trajetórias, vínculos e alianças na constituição de uma ?direita acadêmica? na Universidade de São Paulo. (1926-1982). Tese (Doutorado em Programa de Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2014.
Orientador: Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho.

2013

1.   Arnoldo Teherán Herrera. Sobre curvas maximais não cobertas pela curva Hermitiana. Tese (Doutorado em Matemática Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas. (Coorientador)., . Início: 2013.
Supervisor: Ercilio Carvalho da Silva.

2011

1.   Tiago Amancio. Sistemas gravitacionais com massa variável: Merger de galáxias. Tese (Doutorado em Doutorado em Física) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2011.
Orientador: Eduardo Guéron.


Data de processamento: 23/12/2023 13:24:42