UFABC-professores

Total de orientações em andamento


Número total de itens: 3284
Página: 1  2  3  4  

2023

1.   Abraão Aguilera Leite. Relações Brasil-China no Governo Bolsonaro: A Perspectiva da Imprensa. . Início: 2023.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
2.   Adriana Coca Lopes. laboratório de máquinas elétricas à distância. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Julio Carlos Teixeira.
3.   Adrianne Marlise Mendes Brito. . Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.. Início: 2023.
Supervisor: Amedea Barozzi Seabra.
4.   adriano gomes de freitas. . Monash University, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.. Início: 2023.
Supervisor: Luis Alberto Martinez Riascos.
5.   Agatha Maria Pelosine. DESENVOLVIMENTO DE CONJUGADOS IÔNICO-POLIMÉRICOS EM HIDROGÉIS PARA APLICAÇÕES EM HEMOSTASIA. Tese (Doutorado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Daniele Ribeiro de Araujo.
6.   Alan Anelli. Agroecologia e sistemas agroalimentares territorializados: (des) sintonias entre a comunidade científica, as políticas públicas e as perspectivas locais. Iniciação científica (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Carolina Simões Galvanese.
7.   Alan Claudius Maciel. Resolução Exata do Problema de Formação de Times em um Projeto via Programação Quadrática Binária. Tese (Doutorado em Ciência da Computação (33144010008P1)) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Claudio Nogueira de Meneses.
8.   Alan Mendes Silva / Gabriel Almeida de Carvalho. Aplicação da Tecnologia AIoT no Mapeamento 3D da Temperatura em Solos Contaminados. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
9.   Alanna Lima dos Santos. Política Externa brasileira e o alinhamento com países da América do Sul: um estudo a partir das votações na ONU. Tese (Doutorado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
10.   ALESSANDRA DE SOUSA FRANCO. Escolas de Governo: O Panorama Brasileiro, Educação Corporativa e Seus Impactos na Gestão Pública do caso EMAPS (2020-2022). Dissertação (Mestrado em POLÍTICAS PÚBLICAS) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Maria Luiza Levi Pahim.
11.   Alexander Bastos. Estratégias de prevenção de colisões entre drones baseadas em modelos de enxames. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Carlos Alberto Kamienski.
12.   Alexandre Alves de Castro. . Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.. Início: 2023.
Supervisor: Paula Homem-de-Mello.
13.   Alexandre Damiani. . Université de Rennes I, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.. Início: 2023.
Supervisor: Dalmo Mandelli.
14.   Alexandre Francisco Marcucci Sanches. Aplicações da eco-engenharia e respostas ecológicas funcionais em estrunturas artificiais costeiras. Tese (Doutorado em Evolução e Diversidade) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Gustavo Muniz Dias.
15.   Alexandre Neves Ribeiro. MICROESTRUTURA, PROPRIEDADES MECÂNICAS E RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE UMA LIGA DE TITÂNIO ? PROCESSADA POR PRENSAGEM ANGULAR EM CANAIS IGUAIS (ECAP). Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2023.
Supervisor: Renato Altobelli Antunes.
16.   Alexandre Roberto Neme Kulpel. Viabilidade Econômica da Implantação de Sistemas de Geração de Energia Solar Fotovoltaica In-Loco versus Sítios de Geração Remotos: Um Modelo Comparativo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Maximiliano Barbosa da Silva.
17.   Alexandre Simões de Lima. Modelagem de um Sistema Óptico para Detecção de Falhas em Peças de Materiais Compósitos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Crhistian Raffaelo Baldo.
18.   Alexandro tadeu Mathias de Souza. Desenvolvimento de um Preditor de Regiões de Agregação em Complexos Proteicos. Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ana Ligia Barbour Scott.
19.   Alice Rocha de Camargo. Estudo sobre Processos de Esterilização de Biomateriais e Testes de Esterilidade. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Sônia Maria Malmonge.
20.   Aline Germano Fonseca Coury. As Publicações Matemáticas na Royal Society do Século XIX: uma análise histórico-sociológica. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Lidiane Soares Rodrigues.
21.   Aline Nóbrega Rodrigues da Silva. Canadá e Futebol: políticas imigratórias como influência no desenvolvimento do esporte. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Luciana Xavier de Oliveira.
22.   Allan Falconi Souto. Efeitos comportamentais da ayahuasca em um modelo animal de esquizofrenia. Dissertação (Mestrado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Fulvio Rieli Mendes.
23.   Altamirando Da Paz Ferreira. POTENCIAL DO APROVEITAMENTO ENERGÉTICO DOS RESÍDUOS DO PALMITO DA PUPUNHA (BACTRIS GASIPAES KUNTH). Dissertação (Mestrado profissional em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Graziella Colato Antonio.
24.   Amanda Bispo. A construção de Tecnologia Social por movimentos sociais na cidade de Mauá. . Início: 2023.
Orientador: Bruna Mendes de Vasconcellos.
25.   Amanda Ferreira Machado. Experiência de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) no Brasil: uma análise à luz da abordagem das capacitações. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Mônica Yukie Kuwahara.
26.   Amanda Moreira Magalhães. A construção de espaços de agência por formadores de ciências em um contexto de reforma curricular.. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) - Universidade de São Paulo. (Coorientador).. Início: 2023.
Supervisor: Danusa Munford.
27.   Amanda Neves Souza. AVALIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS REMOTAS PARA ENSINO DE LEITURA E ESCRITA COM CRIANÇAS COM AUTISMO. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2023.
Orientador: Priscila Benitez.
28.   Amanda Santos Fraga. Transformação Digital no Setor de serviços financeiros. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão da Inovação) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2023.
Supervisor: Franciane Freitas Silveira.
29.   Ana Beatriz Calidonna Stabelin. Avaliação do potencial energético de resíduos do setor citrícola a partir da caracterização laboratorial. . Início: 2023.
Orientador: Ana Maria Pereira Neto.
30.   Ana Beatriz de Oliveira Souza. (provisório) O direito à cultura e a descentralização das políticas culturais por meio do Fundo Nacional da Cultura no período de 2003 a 2022. Tese (Doutorado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Lúcio Nagib Bittencourt.
31.   Ana Beatriz Gobbo de Brito. O conceito de empatia no processo de constituição da pessoa humana em Edith Stein. Iniciação científica (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Fernando Costa Mattos.
32.   Ana Beatriz Gonçalves Oliva. Trabalho e Família: Um olhar sobre a alocação do tempo através da abordagem das capacitações. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Mônica Yukie Kuwahara.
33.   Ana Bochini. Estudo do estado da saúde em baterias de Lítio. Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Apoio da UFMG. Início: 2023.
Orientador: Alain Segundo Potts.
34.   Ana Carla Néspoli Dilem. Os desafitos do licenciamento ambiental para usina fotovoltaica de minigeração distribuída (Título Provisório). Dissertação (Mestrado profissional em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ricardo da Silva Benedito.
35.   Ana Carolina Cordeiro Barbosa. Ausência de planejamento territorial no Jardim São Savério e os impactos do racismo ambiental nas moradias precárias. . Início: 2023.
Orientador: Vitor Vieira Vasconcelos.
36.   Ana Carolina da Costa Peres. Avaliação da atividade de ectonucleotidases e níveis de purinas em aorta de camundongos em função da isquemia e reperfusão renal. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Biotecnologia) - Universidade Federal do ABC, PROPES UFABC. Início: 2023.
Orientador: Cristina Ribas Fürstenau.
37.   Ana Carolina Humberto. Análise do repetoma da orquídea Epidendrum denticulatum Barb. Rodr.: uma abordagem comparativa entre as populações dos biomas Mata Atlântica e Cerrado. Dissertação (Mestrado em Evolução e Diversidade) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2023.
Orientador: Ana Paula de Moraes.
38.   Ana Carolina Quintiliano dos Santos. O papel dos receptores glicocorticoides no hipocampo dorsal de ratos Wistar na generalização de medo dependente do tempo. Dissertação (Mestrado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Raquel Vecchio Fornari.
39.   Ana Carolina Simões Carvalhaes. Remoção de partículas de microplásticos em tratamento de água por coagulação: revisão bibliográfica. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Camila Clementina Arantes.
40.   Ana Clara Soares Mendes. Desenvolvimento de suporte para medidas fotovoltaicas para células solares de perovskitas. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do ABC. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, . Início: 2023.
Orientador: André Sarto Polo.
41.   Ana Claudia Lopes Chagas Oliveira. Apontamentos sobre o Programa Água Legal- SABESP a partir de financiamento BIRD: o Trabalho Social nas Relações entre GovernoeSociedade.. Tese (Doutorado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Luciana Nicolau Ferrara.
42.   Ana Cristina Martins dos Santos. Descarte de módulos fotovoltaicos: regulamentação e aplicação. Dissertação (Mestrado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Federico Bernardino Morante Trigoso.
43.   Ana Flávia Silva Araujo. Modelagem e Aplicação da Proteção Diferencial de Transformadores de Potência no Software ATP. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ricardo Caneloi dos Santos.
44.   Ana Jessika Sousa Braga. Avaliação de políticas afirmativas. Dissertação (Mestrado profissional em Economia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Mônica Yukie Kuwahara.
45.   Ana Julia Gomes de Moraes. Disseminação da cultura aeroespacial: Dueto teoria x prática. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Pró Reitoria de Pesquisa. Início: 2023.
Orientador: Claudia Celeste Celestino.
46.   Ana Julia Martins Dias Felizardo. Impactos socioambientais da exploração petrolífera nos territórios indígenas Warao, da Venezuela. Iniciação científica (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Bruna Muriel Huertas Fuscaldo.
47.   Ana Lage Martins. COLONIALIDADE DE GÊNERO E AUPAIRING - TRABALHO DOMÉSTICO DE MULHERES LATINO-AMERICANAS NA ALEMANHA. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Roberta Guimaraes Peres.
48.   ANA LUIZA ALMEIDA PASSOS. O trabalho das mulheres negras no Brasil. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Maria Livia de Tommasi.
49.   Ana Luiza Bollini Santos. Eletromagnetismo com violações da simetria de Lorentz. Iniciação científica (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Alysson Fábio Ferrari.
50.   Ana Luiza Pacheco. CAR T Anti-CAIX liberadora de anticorpos anti-PD-L1 no glioblastoma. Dissertação (Mestrado em Medicina (Hematologia)) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Eloah Rabello Suarez.
51.   Ana Paula Coppi Maciel Ribeiro. Práticas Pedagógicas aplicadas no Ensino Fundamental para o Ensino de Anatomia. Orientação de outra natureza. Universidade de São Paulo, . Início: 2023.
Orientador: Ana Claudia Oliveira Carreira.
52.   Ana Paula Franco. Investigação sobre as estruturas moleculares e processos de fotoionização e dissociação iônica da molécula mercaptobenzimidazol. Dissertação (Mestrado em Ciência e tecnologia / Química) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Alexsandre Figueiredo Lago.
53.   ANA PAULA RESENDE LAURO. Compósitos de PCL e biovidros para impressão 3D de próteses bioabsorvíveis. Dissertação (Mestrado profissional em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Anne Cristine Chinellato.
54.   Ana Regina de Oliveira Hungaro. O papel das feiras de ciências na formação de professores e na divulgação da ciência em escolas paulistas. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
55.   Anabella Patricia Rosso. . Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.. Início: 2023.
Supervisor: Fernando Carlos Giacomelli.
56.   Anderson Cuelho. Projeto para a manufatura e montagem do molde de vulcanização de pneus. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Erik Gustavo Del Conte.
57.   Anderson Luiz Oliveira da Camara. Estudo dos componentes determinantes da dinâmica dos mercados locais de crédito: Uma aplicação do Modelo de Fatores Dinâmicos. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Bruno de Paula Rocha.
58.   Andre Yuji Sakuma. Comparação de técnicas de aprendizagem de máquina semisupervisionada para avaliação de bases rotuladas automaticamente. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Denise Hideko Goya.
59.   Andrea Alves Pinto. Faltas disciplinares e a manutenção do encarceramneto em massa.. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
60.   Andreia Alexandre Felix. Uso de redes neurais artificiais convolucionais para otimizar rotas de transporte público. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Helder May Nunes da Silva Oliveira.
61.   Andressa Lorente Pereira. Sistemas nanocarreadores aplicados a estudos de permeação timpânica. Iniciação científica (Graduando em Biotecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. Início: 2023.
Orientador: Daniele Ribeiro de Araujo.
62.   André Borba Ponciano. Projeto e fabricação de uma impressora de Braille. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Luis Alberto Martinez Riascos.
63.   André de Santana Santos. Impacto dos indicadores ESG no mercado financeiro brasileiro. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Humberto de Paiva Junior.
64.   André José de Queiroz Padilha. (projeto a definir). Dissertação (Mestrado profissional em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Jesús Pascual Mena Chalco.
65.   André Kazuo Yasui. A definir. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Apoio da UFMG. Início: 2023.
Orientador: André Luiz Brandão.
66.   Angela Shimabukuro. Avaliação da relação custo-benefício da aplicação de sistemas fotovoltaicos BAPV e BIPV em edificações eficientes (título provisório). Dissertação (Mestrado profissional em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ricardo da Silva Benedito.
67.   Angélica Drielly Santos de Quadros. Imagem eletrocardiográfica não invasiva da fibrilação atrial: uma contribuição experimental. Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: João Loures Salinet Júnior.
68.   Antonio Carlos Ferreira de Freitas. Análise do impacto da implantação de piscina no consumo de energia elétrica em um consumidor residencial de baixa tensão. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Fabiana Aparecida de Toledo Silva.
69.   Antonio Kung. Detecção de spam usando aprendizado de máquina. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Paulo Henrique Pisani.
70.   Antonio MIranda. Bloco no poder e relações Brasil-Paraguai. Dissertação (Mestrado profissional em RELAÇÕES INTERNACIONAIS) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Tatiana Berringer.
71.   Antonio Newton Licciardi Neto. ESTUDO DE VIABILIDADE DE SUBSTITUIÇÃO DAS MÁSCARAS DE FARÓIS AUTOMOTIVOS DE PC PARA PBT. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC (UFABC), . Início: 2023.
Orientador: Suel Eric Vidotti.
72.   ANTONY CRISTHIAN GONZALES ALVARADO. Análises do transcriptoma RNA-seq de folhas de Panicum maximum submetidas a diferentes niveles de déficit hídrico. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Nathalia de Setta Costa.
73.   Antônia Costa de Thuim. . Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.. Início: 2023.
Supervisor: Paulo Sergio da Costa Neves.
74.   Anália Bethsaida Barbosa. Biodiesel: principais matérias-primas utilizadas, produção e o papel da mão de obra nas usinas. Dissertação (Mestrado profissional em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ana Maria Pereira Neto.
75.   ARIANA BAZZANO DE OLIVEIRA. Uma leitura interseccional do crime de tra?fico de pessoas no Brasil.. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2023.
Orientadores: Elias David Morales Martinez, Julia Bertino Moreira.
76.   Aristóteles de Almeida Diogo. Aplicações do Modelo de Histerese LLP. Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Luiz Alberto Luz de Almeida.
77.   Arnaldo de Santana Silva. REFÚGIO LGBTI+ NO ATLÂNTICO SUL: analisando as fronteiras e o papel do Brasil enquanto modelo para acolhimento da comunidade LGBTI+.. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, UFABC. Início: 2023.
Orientador: Elias David Morales Martinez.
78.   Arthur da Silva Sousa Santos. Estudo de processamento e propriedades de polímeros usados em células a combustível de etanol direto auxiliado por aprendizado de máquina.. Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
79.   Arthur dos Santos Sanches Garcia. Proposição de cenários de produção de biomassa de microalgas para o atendimento da adição de biodiesel ao óleo diesel no Brasil. . Início: 2023.
Orientador: Ana Maria Pereira Neto.
80.   Arthur Ferreira. Limites e tradeoffs entre eficiência e segurança operacionais em sistemas de entregas por drones. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Carlos Alberto Kamienski.
81.   Arthur Porto Pereira da Silva. O Nacional-Desenvolvimentismo na obra de Ignácio Rangel. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Vitor Eduardo Schincariol.
82.   Arthur Salaro de Souza. O setor ferroviário no Brasil, 2011-2021: análise das políticas adotadas e do desempenho do setor. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Coorientador).. Início: 2023.
Supervisor: Vitor Eduardo Schincariol.
83.   Artur de Santiago Camoleze. Bariogênese no modelo mínimo de simetria esquerda-direita. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Chee Sheng Fong.
84.   Artur Henrique Allen Santos. Resultados em aproximação para o (1,2)-TSP. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Carla Negri Lintzmayer.
85.   Atália Moiane Marcos Canda. PROPOSTA DE APROVEITAMENTO ENERGETICO DE RESIDUOS ORGANICOS GERADOS NO RESATURANTE UNIVERSITÁRIO ATRAVÉS DE BIODIGESTORES SEQUENCIAIS EM BATELADA. Dissertação (Mestrado em Energia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Gilberto Martins.
86.   Augusto Batista Farias. Estudos de vias de administração de novos quelantes de cobre para uso em terapia para doença de Alzheimer. Iniciação científica (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2023.
Orientador: Giselle Cerchiaro.
87.   Augusto Verissimo Victor Santos. A simulação contribuindo para o ensino de Probabilidade no Brasil e em Angola: potencialidades e limitações. Tese (Doutorado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.
88.   Barbara Rodrigues de Souza. As políticas adotadas pelo governo chinês na Região Autônoma Uigur de Xinjiang: o controle da população de etnia uigur à luz dos direitos humanos. Iniciação científica (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: José Blanes Sala.
89.   Beatrice Mika Saito. Global analysis of drivers and effects of groundwater depletion on the lowering of river base levels: an identification of regional vulnerable areas.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Vitor Vieira Vasconcelos.
90.   Beatriz Aimee Teixeira Furtado Braga. Criação de montador assembler para o processador didático Baby8. Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Computação) - Universidade de São Paulo, Eldorado. Início: 2023.
Orientador: Mario Alexandre Gazziro.
91.   Beatriz Cardoso. Avaliação de estratégias de preparo de amostra para determinação de metanol em álcool gel. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Diogo Librandi da Rocha.
92.   Beatriz Carvalho de Souza. Responsabilidade por danos decorrentes de contaminação de agrotóxico: limites do Direito brasileiro na mitigação desse impacto socioambiental. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2023.
Supervisor: Victor Fernandez Nascimento.
93.   Beatriz de Paula Azevedo. Negros de Direita no Tweeter. Tese (Doutorado em CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Paulo Sergio da Costa Neves.
94.   Beatriz FAvero Bedin. Alterações nas células cardíacas induzidas pelo meio condicionado por células renais tratadas com a toxina P-cresil sulfato: modelo de síndrome cardiorrenal in vitro. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2023.
Orientador: Marcela Sorelli Carneiro Ramos.
95.   Beatriz Ferreira Guabiraba. Imobilização de extrato de Moringa oleifera em esferas de alginato de sódio para aplicação no tratamento de água. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Camila Clementina Arantes.
96.   Beatriz Figueredo Silva. Dinâmicas demográficas e de desenvolvimento nas ?cidades do agronegócio? à luz dos dados do novo Censo Demográfico do IBGE. Iniciação científica (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Carolina Simões Galvanese.
97.   Besna Fernando N'dungue. Desenvolvimento de vidros bioativos otimizados para reparo tecidual osseo (titulo provisorio). Dissertação (Mestrado profissional em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Juliana Marchi.
98.   Besna Mane. Estado e a Questão Ambiental na Guiné-Bissau: uma análise da Política Estatal de Preservação da Biodiversidade. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Leonardo Freire de Mello.
99.   Bianca Buranello Faria. Possibilidades e desafios do processo projetivo e produtivo sustentável por fabricação digital de vestes reconfiguráveis. Tese (Doutorado em Desenho Industrial) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. (Coorientador)., . Início: 2023.
Supervisor: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
100.   Bianca Lobo Hetem Silva. IMPACTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO POTENCIAL ENERGÉTICO EÓLICO NA ESCALA DA TURBINA. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Julio Carlos Teixeira.
101.   Bianca Pessoa Tenório Wanderley. Comunicação feminista e popular: construção de comunicação contra-hegemônica a partir dos movimentos feministas latino-americanos. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Bruna Mendes de Vasconcellos.
102.   Brenda Rufino da Silva. Compostos neuroprotetores a partir dos venenos de diferentes famílias de serpentes, utilizando modelo experimental ?in vitro? para o estudo de doenças neurodegenerativas. Dissertação (Mestrado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Carlos Alberto-Silva.
103.   Breno Fonseca de Freitas. dissecando o envolvimento da via indireta dos núcleos da base no processo de tomada de decisão guiada por objetivos específicos ou por hábitos em camundongos. Dissertação (Mestrado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Tatiana Lima Ferreira.
104.   Bruna Belasques. Lulismo e política externa. Dissertação (Mestrado profissional em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Tatiana Berringer.
105.   Bruna Campos Barbosa. Diversificação floral e das estratégias reprodutivas em espécies com flores de pólen: evolução da polinização por vibração no gênero Chamaecrista. Tese (Doutorado em Evolução e Diversidade) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2023.
Orientador: Anselmo Nogueira.
106.   Bruna Chagas Parzeweski. tranf dig e trabalho. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Silvia Novaes Zilber Turri.
107.   Bruna Ferreira da Silva. Coleção Brasiliana de artes e o um projeto de Brasil para poucos: representação e ausência indígena na nação brasileira. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Adriana Capuano de Oliveira.
108.   Bruna Larissa Maganhe. Ecologia nutricional de peixes Acanthurus do Atlântico Sul Ocidental. Tese (Doutorado em Evolução e Diversidade) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Fernando Zaniolo Gibran.
109.   Bruna Monise Delfino. Gerenciando Riscos no Mercado Livre de Energia Brasileiro: Um Estudo Sobre as Estratégias e Ferramentas para os Agentes. Dissertação (Mestrado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Thales Sousa.
110.   Bruna Spina Papaleo. O mercado interno de escravos no Rio de Janeiro entre 1870-1880. Iniciação científica (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
111.   Bruna Stella de Freitas Santos. Análise exergética e ambiental da através da Avaliação do Ciclo de Vida de diferentes rotas de produção de biocombustíveis de segunda geração a partir da cana-de-açúcar. Dissertação (Mestrado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Reynaldo Palacios Bereche.
112.   Bruno Amaral Alves de Oliveira. Pós-Abolição: A inserção do negro no mercado de trabalho em São Paulo (1888-1930). Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Adriana Capuano de Oliveira.
113.   Bruno Avellar Alves de Lima. . Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.. Início: 2023.
Supervisor: Jeroen Johannes Klink.
114.   Bruno Henrique Taglieri. Análise da influência de técnicas de pré-processamento na estimação da despolarização e repolarização dos eletrogramas do mapeamento elétrico e óptico. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2023.
Orientador: João Loures Salinet Júnior.
115.   Bruno Martins Bueno. Mapeamento físico-ambiental e situacional dos recursos hídricos da Terra Indígena Jaraguá-SP: uma proposta a partir das demandas e saberes da comunidade e da cartografia participativa. Dissertação (Mestrado profissional em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Vitor Vieira Vasconcelos.
116.   Bruno Pinheiro Toniato. QCD holográfica, mésons exóticos e correções a temperatura finita. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do ABC, FAPESP. Início: 2023.
Orientador: Roldão da Rocha Junior.
117.   BRUNO SILVA BASÍLIO. Interaction of point charges with Poisson gauge field. Dissertação (Mestrado profissional em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Vladislav Kupriyanov.
118.   Bruno Silva Simão. Preparação e caracterização de oligomeros de fenotiazinas como sistemas de baixo gap óptico. Iniciação científica (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2023.
Orientador: Thiago Branquinho de Queiroz.
119.   BRUNO TADEU FERREIRA DA SILVA. CULTURA DA INOVAÇÃO: O impacto no dia a dia das organizações. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão da Inovação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
120.   BRUNO ZOMIGNANI PERCIANI. PAR METROS ESTRUTURAIS NECESSÁRIOS PARA LANÇAR E MANTER UMA SONDA ESPACIAL ROVER NO AMBIENTE DO PLANETA MARTE: Análise estrutural do desenvolvimento, teste e manutenção de sondas espaciais.. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Wesley Góis.
121.   Bárbara Dias de Sena. A influência de jogos digitais na busca pela igualdade de gênero. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: André Luiz Brandão.
122.   Bárbara Ribeiro Gomes. Técnicas ópticas para diagnóstico não invasivo da diabetes: uma revisão narrativa. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Patricia Aparecida da Ana.
123.   Caio Brito Batista. Avaliação de risco em arquiteturas de sistemas de supervisão e controle para usinas hidrelétricas considerando os requisitos de segurança cibernética. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ricardo Caneloi dos Santos.
124.   Caio Machado Fernandes. . Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.. Início: 2023.
Supervisor: Mauro Coelho dos Santos.
125.   Caio Toledo Chiavolotti. Estudo da diversidade da fauna edáfica presente em cultivos agroecológicos no gradiente urbano dos municípios do ABC paulista.. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Otto Müller Patrão de Oliveira.
126.   CAIQUE FRASON LISKAI. A ser definido. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Sydney Ferreira Santos.
127.   Calisto Rocha de Oliveira Neto. Ensaios sobre política fiscal: expectativas, dívida pública e câmbio. Tese (Doutorado em Economia) - Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Fábio Henrique Bittes Terra.
128.   Camila Catiste Mellado. Estudo taxonômico dos Apicotermitinae (Blattaria, Isoptera, Termitidae) de uma região da Amazônia, em Rondônia. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Tiago Fernandes Carrijo.
129.   Camila Cliquet. Estudo sobre biodegradação in vitro stents cardiovasculares bioabsorvíveis. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Sônia Maria Malmonge.
130.   Camila das Graças Watanabe Ramacciotti. Avaliação do potencial de geração solar fotovoltaica em edificações na cidade de Mairinque-SP. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Conrado Augustus de Melo.
131.   Camila Formigari Scuraji. Avaliação da fidelidade de forma de materiais impressos em 3D a base de gel de quitosana. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Juliana Marchi.
132.   Camila Kamblevicius Garcia. Como a diversidade funcional de anfíbios anuros é afetada por mudanças na paisagem na Mata Atlântica do sudeste do Brasil?. Dissertação (Mestrado em Evolução e Diversidade) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ricardo Jannini Sawaya.
133.   Carin Cristina da Silva Batista. . Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.. Início: 2023.
Supervisor: Fabio Furlan Ferreira.
134.   Carlos Eduardo Capestrani. Além das arquibancadas: etnografia das Torcidas Organizadas na cidade de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: José Blanes Sala.
135.   Carlos Rodrigues. Lei no. 10.639/2003: uma análise dos itinerários da base comum curricular no ensino de filosofia do currículo paulista. Dissertação (Mestrado profissional em FILOSOFIA) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Samon Noyama.
136.   Caroline Aparecida Rafael de Camargo. Avaliação de fornecedores de instituição financeira sob a perspectiva do ESG. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Humberto de Paiva Junior.
137.   Caroline Diogo Ishikawa. O acesso ao microcrédito e o empoderamento feminino: análise empírica para as empreendedoras. Dissertação (Mestrado profissional em Economia) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2023.
Supervisor: Mônica Yukie Kuwahara.
138.   Caroline Helena Claudino. Controle da interface da heterojunção de hematita e dióxido de titânio através da síntese assistida por micro-ondas. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Início: 2023.
Orientador: Juliana dos Santos de Souza.
139.   Caroline Molinari Langervisch. Avaliação Reológica de Pseudoboemita. Dissertação (Mestrado profissional em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Luiz Fernando Grespan Setz.
140.   Caroline Sayuri Yamada. Análise do transcriptoma de Pseudomonas sp. LFM046 utilizando frutose e glicose para a produção de polihidroxialcanoatos - PHAs. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Biotecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Juliana Cardinali Rezende.
141.   CATERINA VARGAS BUENO São. ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE FLEXÃO DE METAMATERIAIS IMPRESSOS EM 3D. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Wesley Góis.
142.   Catiéle Kurz. Produção de Vídeos Autorais Como Possibilidade para Construção de Conhecimento Matemático e Desenvolvimento da Autonomia de Estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Regina Helena de Oliveira Lino Franchi.
143.   Cesar Eduardo Prieto Gil. Determinação teórica e experimental da degradação dos efluentes de um sistema de digestão anaeróbia em batelada sequencial de resíduos alimentares.. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Gilberto Martins.
144.   Cesar Lopes de Oliveira Gregorio. Natureza da ciência em revistas de divulgação científica. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Breno Arsioli Moura.
145.   Christian Angel During Costa. Desenvolvimento de um Acoplador 4x1 usando Diodos PIN para Multiplexação de Antenas. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Carlos Eduardo Capovilla.
146.   CHRISTIAN JHOJAN PALACIOS QUISPE. Proposta de ações para diminuir a vulnerabilidade às perdas não técnicas nos sistemas de distribuição de energia elétrica. Dissertação (Mestrado profissional em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Joel David Melo Trujillo.
147.   Christian Noberto de Souza. Modelos análogos e desacoplamento minimal. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Roldão da Rocha Junior.
148.   Cintia Martins Prieto. Desenvolvimento de curativos dérmicos, via técnica de secagem por casting, de poli(álcool)vinilico associado com óleo de semente de uva. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Juliana Marchi.
149.   Ciro Benevides. "Explorando o conhecimento popular do mandacaru para tratamento de doenças reumáticas: uma abordagem de prospecção in silico". Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Biotecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientadores: Danilo Trabuco do Amaral, Tales Alexandre da Costa e Silva.
150.   Clayton de Oliveira Silva. Aplicação de processamento de linguagem natural na classificação de resultados judiciais. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
151.   Clóvis Girardi. Novas governanças territoriais. O caso do consórcio interestadual de desenvolvimento sustentável do Nordeste.. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Jeroen Johannes Klink.
152.   Crystal de Souza Resende. Tik Tok e o conceito de Indústria Cultural 2.0. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Silvio Ricardo Gomes Carneiro.
153.   Cássio Zocca. Ciência cidadã revelando a distribuição dos anfíbios de bromélia da Mata Atlântica: caminhos para a conservação. Orientação de outra natureza. Instituto Nacional da Mata Atlântica. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, . Início: 2023.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
154.   CÉSAR ANTÔNIO LOCATELLI DE ALMEIDA. O pesquisador em Marx. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
155.   Daniel Cavalcante de Oliveira. Impressão 3D de Stent Cardiovascular Biorreabsorvível. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Sônia Maria Malmonge.
156.   Daniel Contarin Luzzi. Métodos de Proteção para Usinas Solares Conectadas à Rede Elétrica. Dissertação (Mestrado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ricardo Caneloi dos Santos.
157.   Daniel Dionísio de Almeida. Impactos da eletromobilidade. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Humberto de Paiva Junior.
158.   Daniel Donato Ribeiro. Linguagem em Merleau-Ponty. Dissertação (Mestrado em FILOSOFIA) - Universidade Federal do ABC, UFABC. Início: 2023.
Orientador: José Luiz Bastos Neves.
159.   Daniel Duarte Scapini Naves. Influências Sociais na Adesão ao Distanciamento Social na Pandemia de COVID-19. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Maximiliano Barbosa da Silva.
160.   Daniel Kenji Matuo. Desvendando o Mecanismo Molecular da Produção de teia e veneno em Orfelia fultoni (Diptera: Keroplatidae): Uma Abordagem in silico a partir de dados de transcriptoma. Iniciação científica (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Danilo Trabuco do Amaral.
161.   Daniel Redigolo Inga. Simulador de Memória Virtual para o ensino de Sistemas Operacionais. Iniciação científica (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: João Marcelo Borovina Josko.
162.   Daniel Silvestre Sanhá. USO DO FAST PARA A MODELAGEM DE ESFORÇOS NAS TURBINAS EÓLICOS, DEVIDO A TRANSITÓRIOS ELÉTRICOS. Dissertação (Mestrado em Energia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Julio Carlos Teixeira.
163.   Daniel Vitor Beraldo Di Gênova. Otimização de Redes Celulares para Aplicações de IoT empregando Aprendizado de Máquina.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ivan Roberto Santana Casella.
164.   Daniela da Costa Tristão. Prospecção quimio-farmacológica de especies vegetais brasileiras na busca de metabolitos com ação antiparasitária. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Joao Henrique Ghilardi Lago.
165.   Daniela Laís de Freitas Cost. ASSIMILAÇÃO CLIMÁTICA E CORRELAÇÃO DAS FALHA DE AEROGERADORES EXPOSTO A ESTRESSE DE CARGA - ADEQUAÇÃO NUMÉRICA REGIONAL PARA INSTALAÇÃO E OTIMIZAÇÃO. Dissertação (Mestrado profissional em Energia) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2023.
Supervisor: Julio Carlos Teixeira.
166.   Danilo Augusto Barbosa Benedicto. Participação política e racismo institucional: uma abordagem sob a ótica do modelo de coalizões de defesa. Tese (Doutorado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Salomão Barros Ximenes.
167.   Danilo Cardoso da Silva. Redes empresariais nas políticas educacionais de Pernambuco: as relações entre o público e o privado na gestão da educação básica. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Início: 2023.
Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva.
168.   Danilo Gallina. Nanopartículas de ouro bifuncionais para detecção de compostos de enxofre em misturas de diesel-biodiesel. Iniciação científica (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Agencia Nacional do Petróleo. Início: 2023.
Orientador: Mónica Benicia Mamián López.
169.   Danilo Rocha Ferreira. Projeto de um equipamento de baixo custo para fisioterapia robótica dos membros inferiores. Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Luis Alberto Martinez Riascos.
170.   Danny Gabriel Lopez Zaraza. Projeto e dimensionamento de um conversor para estação de recarga rápida para veículos elétricos. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Jose Luis Azcue Puma.
171.   Dante Spinelli Apolinario Montes. O Impacto do Complexo Industrial-Militar Russo na Geopolítica da Federação Russa (1991-2020). Iniciação científica (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Antonio Marcos Roseira.
172.   DARLENE JOSIANE DULLIUS. Otimização de Invervalos para o ajuste de inversores fotovoltaicos conectados as redes de distribuição. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Joel David Melo Trujillo.
173.   Davidson Luis Onorio. Nanocompósitos de polieteretercetona com grafeno para aplicações em próteses ósseas. Dissertação (Mestrado profissional em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Centro Brasileiro de Pesquisa em Aval. e Seleção e de Promoção de Eventos. Início: 2023.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
174.   Debora Sousa Bueno. Processos Estocásticos. Dissertação (Mestrado profissional em Profmat) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Jerônimo Cordoni Pellegrini.
175.   Deise Maciel Novais. Avaliação da precisão de softwares de dimensionamento de usinas solares fotovoltaicas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ricardo da Silva Benedito.
176.   Diego Braz da Silva. Avaliação da qualidade da energia elétrica injetada por sistemas fotovoltaicos conectados à rede (título provisório). Dissertação (Mestrado profissional em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ricardo da Silva Benedito.
177.   Diego de Oliveira Rogério. Investigação de moléculas por meio de métodos de espectroscopia eletrônica e cálculos ab initio. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Alexsandre Figueiredo Lago.
178.   Diego Genuário Gomes. . Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.. Início: 2023.
Supervisor: Amedea Barozzi Seabra.
179.   Diego Marin Fermino. Investigação da interação de ácidos nucléicos e proteínas em fibras de algodão para uso no transporte de amostras biológicas e avaliação de plantas suculentas como sentinelas ambientais de agentes infecciosos. Tese (Doutorado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Marcia Aparecida Speranca.
180.   DIEGO SERODIO COSTA. Mapeamento de Ambiente Através do uso de Robô Autónomo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Luis Alberto Martinez Riascos.
181.   Dilermando Queiroz Neto. Modelos de Inteligência Artificial para a previsão de chuvas extremas através de downscaling estatístico.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: María Cleofé Valverde Brambila.
182.   Diogo Oliveira Soares. Orientação da Tese de Doutorado de Diogo Oliveira Soares. Tese (Doutorado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ana Maria Dietrich.
183.   Djarrá Ortolam Batista da Silva. Utilização de máquinas hidrocinéticas para gerar energia elétrica em sistemas of-grid: Estudo de caso cidade de Tabatinga, AM. Dissertação (Mestrado em Energia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Federico Bernardino Morante Trigoso.
184.   Domenico Luigi Cutrupi. Estudo da biodegradação in vitro de implantes de policaprolactona (PCL) fabricados por impressão 3D. Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Sônia Maria Malmonge.
185.   DOMINGOS ANTÓNIO FERNANDES VICENTE. Modelos para representação de Micro GD em Agregadores. Dissertação (Mestrado em Energia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Ahda Pionkoski Grilo Pavani.
186.   Douglas R. de Gennaro / Jean B. de Sousa / Caique Bismarck. Modelagem de uma célula de manufatura no contexto da Metrologia 4.0. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Crhistian Raffaelo Baldo.
187.   Douglas Takasu Bomfim de Oliveira. O Paradoxo de Banach-Tarski. Dissertação (Mestrado profissional em PROFMAT) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ana Carolina Boero.
188.   Ed Carlos Duarte. Avaliação do tempo e da temperatura na cocção de bolos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Juliana Tófano de Campos Leite Toneli.
189.   EDGARD GONCALVES CARDOSO. Projeto de melhoria de Licitações para manutenção de equipamentos em IFES publicas. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Graduação Latu Senso - Gestão Lean 4.0) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Franciane Freitas Silveira.
190.   Ednilson Donisete de França Junior. Transformação gênica e acúmulo das cadeias do anticorpo monoclonal humano adalimumabe em Chlamydomonas reinhardtii. Iniciação científica (Graduando em Biotecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2023.
Orientador: Lívia Seno Ferreira Camargo.
191.   Edson Quirino dos Santos. O Direito à moradia e a Judicialização de Ocupações em Áreas de Risco no Município de Guarulhos. Tese (Doutorado em Planejamento e Gestão do Território) - Fundação Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2023.
Orientadores: Mariana Mencio, Rosana Denaldi.
192.   Edson Rodrigues. Sistema para Medição Anisotrópica de Condutividade Muscular. Tese (Doutorado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ricardo Suyama.
193.   Eduardo Augusto Ziola Rocha. Projeto/Fabricação/Caracterização de um sensor tátil flexível baseado em metal líquido com aplicações em robótica. Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal da UFABC. Início: 2023.
Orientador: Segundo Nilo Mestanza Muñoz.
194.   Eduardo Bezerra da Silva. A dinâmica da ocupação do solo e inundações no córrego ribeirão Itapetinga, município de Atibaia / SP: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado profissional em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Vitor Vieira Vasconcelos.
195.   Eduardo da Silva Almeida. . Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.. Início: 2023.
Supervisor: Alex Gomes Dias.
196.   Eduardo Dantas Leite. As relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade & Ambiente na formação superior brasileira: uma análise curricular de Bacharelados Interdisciplinares em Ciência e Tecnologia. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
197.   Eduardo Haberler Cardoso. Desenvolvimento de um Simulador de laboratório de patologia. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: André Luiz Brandão.
198.   Eduardo Murakami da Silva. Formações Continuadas em Educação Ambiental e Espaços Educativos não tradicionais sob a óptica docente: possibilidades para o ensino de ciências na perspectiva da Alfabetização Científica?. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
199.   Eduardo Yukio Sugimoto. Avaliação de arquiteturas de redes neurais convolucionais na classificação de imagens de ressonância magnética através de aprendizado por transferência. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
200.   Eldson Barroso Tinoco. Ferramenta para suporte a decisões de projeto em sistemas CAD baseada em aprendizado de máquina. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Rovilson Mafalda.
201.   Eliana Rodrigues Martins. Roteiros formativos tecnológicos e profissionais para capacitação em energia solar fotovoltaica. Dissertação (Mestrado profissional em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ricardo da Silva Benedito.
202.   Eliane Nakanishi. O IMPACTO DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO MERCADO DE TRABALHO PARA A POPULAÇÃO ACIMA DOS 50 ANOS. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Silvia Novaes Zilber Turri.
203.   Elias Aoad Neto. Análise de desempenho da conectividade da rede móvel 5G privada para aplicação de gêmeo digital na Indústria 4.0. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: João Henrique Kleinschmidt.
204.   Elton Conceição dos Santos. O uso do documentário como instrumento para o planejamento territorial: imaginários em disputa e pedagogia cidadã. Iniciação científica (Graduando em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: André Buonani Pasti.
205.   Emanuel Cleyton Macedo Lemos. Vidros bioativos para tratamento de câncer: uma abordagem atomística (titulo provisório). Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Juliana Marchi.
206.   Emanuele Los Angeles Nunes Bezerra. Influência da velocidade da marcha na biomecânica do tronco e membros superiores durante a marcha em indivíduos com doença de Parkinson. Tese (Doutorado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Daniel Boari Coelho.
207.   Endrielli Roso Ferreira. Limites e potencialidades do empreendedorismo social na busca de soluções para o problema da moradia social. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Jeroen Johannes Klink.
208.   Eric Augusto Caravaggio da Costa. Desafios da governança ambiental local: o caso do município de Suzano. Tese (Doutorado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Gerardo Alberto Silva.
209.   Eric Yuichi Kawaguchi. Impactos causados pela expansão da dendeicultura no nordeste paraense. Dissertação (Mestrado profissional em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Vitor Vieira Vasconcelos.
210.   Erick Shoiti Motizuki Hiraide. Estudo de recuperação energética de resíduos sólidos urbanos no município de Guarulhos.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Juliana Tófano de Campos Leite Toneli.
211.   Erik Felix Dos Santos. Impressao 3D de quitosana com bioativos para regeneracao de nervos periféricos (titulo provisório). Dissertação (Mestrado profissional em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Juliana Marchi.
212.   Erik Felix Dos Santos. Produção de scaffolds de quitosana, óxido de grafeno e óleo de semente de uva visandoreparo do sistema nervoso periférico. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Juliana Marchi.
213.   Erika Andrea Butikofer. Hay que emigrar, pero sin perder la esperanza jamás: um estudo de caso sobre a migração cubana em São Paulo.. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Adriana Capuano de Oliveira.
214.   Erika Yahata. .. Tese (Doutorado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Priscyla Waleska Targino de Azevedo Simões.
215.   Ester Regina Vilela Andrade. As contribuições do Nzinga Informativo para o feminismo negro brasileiro. . Início: 2023.
Orientador: Bruna Mendes de Vasconcellos.
216.   Estéfani Rocha Ferreira. Perovskitas do tipo La2CuO4 como eletrocatalisadores para a reação de redução de nitrato. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciência & Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
217.   Everton Alex Lucas. Otimização das estratégias e parâmetros de corte na usinagem do molde de vulcanização de pneus. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Erik Gustavo Del Conte.
218.   EVERTON DE SOUZA NENCIONI. Estudo da ação do inibidor serinoprotease MBmTIsint em células pulmonares e inflamação.. Tese (Doutorado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, UFABC - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Sergio Daishi Sasaki.
219.   Everton Flavio Oliveira de Almeida. Criação de Roteiro de laboratório para disciplina de Automação Industrial. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
220.   Everton Silva Lima. Desafios para Implementação da Eletrificação no Setor Rodoviário (provisório). Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão da Inovação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Crhistian Raffaelo Baldo.
221.   Everton Simões da Motta. Potencializando o Ensino-Aprendizagem com um Sistema de Telepresença de Baixo Custo e Código Aberto que Permite a Manipulação de Recursos Educacionais Abertos 3D com Realidade Aumentada. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Denise Hideko Goya.
222.   Fabio Bianchi. Imperialismo e racismo no século XXI. Dissertação (Mestrado profissional em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Tatiana Berringer.
223.   Fabio Sousa Mendonça de Castro. A via boliviana: Um projeto de transição, da guerra da água ao golpe do lítio. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Paris Yeros.
224.   Fabio Tsuneo Sena Santos Miyahara. Projeto de instalação elétrica para locais onde se realizam festivais de música. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Fabiana Aparecida de Toledo Silva.
225.   Fabiola Filgueira Deiró. Segurança em Software e Sistemas Operacionais utilizados em drones. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Rodrigo Augusto Cardoso da Silva.
226.   FABRICIO AUGUSTO CAMPOS DE SOUSA. Otimização de estação de tratamento de água considerando geração fotovoltaica e armazenadores de energia. Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Edmarcio Antonio Belati.
227.   Fabrício Expedito Albano Gaeta. Estudo sobre métodos para avaliação de jogos sérios para a educação. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: André Luiz Brandão.
228.   Felipe Assumpção da Cunha e Silva. Bioprospecção de peptídios moduladores da acetilcolinesterase (AChE) no homogenato de hipocampo de camundongos. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Paulista, . Início: 2023.
Orientador: Carlos Alberto-Silva.
229.   Felipe Barbosa Pereira. Desenvolvimento de um software para análise e planejamento de alocação de disciplinas da UFABC. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Murilo Bellezoni Loiola.
230.   Felipe Braggio Molina. Desenvolvimento de ferramenta de tomada de decisão para projetos de produção de biometano. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2023.
Supervisor: Reynaldo Palacios Bereche.
231.   Felipe da Silva Sales. Prospecção quimica de metabolitos especializados com ação antiparasitária em especies de Nectandra (Lauraceae). Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Joao Henrique Ghilardi Lago.
232.   Felipe de Almeida Couto. A distinção espírito-matéria na ontologia de Berkeley. Dissertação (Mestrado em FILOSOFIA) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Luiz Antonio Alves Eva.
233.   Felipe de Pina Madeira Ferreiro. O Impacto dos Serviços de Streaming de Músicas e Filmes sobre o Consumo de Pirataria Digital. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Maximiliano Barbosa da Silva.
234.   Felipe Dias Correia. Criptografia e Segurança aplicadas em QR Codes gerados pelo Pix. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Rodrigo Augusto Cardoso da Silva.
235.   FELIPE NOGUEIRA POZEBON. -. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão da Inovação) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2023.
Supervisor: Júlio Francisco Blumetti Facó.
236.   Felipe Pinheiro Sousa. EDUCAÇÃO CORPORATIVA E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: PANORAMA ATUAL E FUTURAS TENDÊNCIAS. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Silvia Novaes Zilber Turri.
237.   Felipe Pinheiro Teixeira. Produção de Hidrogênio por water splitting utilizando uma Heterojunção baseada em sistema bidimensional de MoSe2 decorados com nanofios de In2O3. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Alexandre José de Castro Lanfredi.
238.   Felipe Ribeiro de Vasconcelos. Síntese e caracterização de óxidos mistos de terras raras: Aplicação em barreiras térmicas luminescentes obtidas por Pulsed Laser Deposition. Iniciação científica (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: José Miranda de Carvalho Junior.
239.   FELIPE THIMOTEO DE MENDONÇA. Histórico do ACL e a perspectiva de criação do livre mercado de energia no Brasil. Dissertação (Mestrado profissional em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Conrado Augustus de Melo.
240.   Fernanda Caroliny Cardoso. Como fazer ciência da cognição? O problema do método científico nas ciências cognitivas a partir do naturalismo anti-reducionista das epistemologias de Quine e Sellars. Iniciação científica (Graduando em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Victor Ximenes Marques.
241.   Fernanda do Nascimento Abrantes. tranf dig e trabalho. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Silvia Novaes Zilber Turri.
242.   Fernanda Kaschuk. Uma (possível) salvação do belo: o ensino de estética filosófica no Ensino Médio como caminho de sensibilização. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO)) - Universidade Estadual do Paraná, . Início: 2023.
Orientador: Samon Noyama.
243.   Fernanda Maruyama de Vasconcelos. Modelagem e Estimação do estado de saúde de baterias de Lítio.. Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Apoio da UFMG. Início: 2023.
Orientador: Alain Segundo Potts.
244.   Fernanda Santos Fogassa. DESENVOLVIMENTO DE REVESTIMENTOS COMPÓSITOS DE LIGAS DE ALTA ENTROPIA DO SISTEMA FeCoCrNi COM ÓXIDO DE GRAFENO POR ELETRODEPOSIÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE SEU COMPORTAMENTO DE CORROSÃO E DESGASTE. Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Mara Cristina Lopes de Oliveira.
245.   Fernanda Scaquetti. Desenvolvimento de curativos dérmicos, via técnica de secagem por casting, de poli(álcool)vinilico associado com óleo de semente de uva. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Juliana Marchi.
246.   Fernando Cavalheiro Krauzer. Três Ensaios Sobre Economia Evolucionária de Thorstein Veblen e Alfred Marshall: Das bases epistemológicas às consequências teóricas. Tese (Doutorado em Ciência Econômica) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2023.
Supervisor: Manuel Ramon Souza Luz.
247.   Fernando de Queiroz Almeida. Projeto conceitual de um VANT elétrico/híbrido tipo VTOL.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Alexandre Alves.
248.   Fernando Fumiaki Haraoka. Recuperação do calor residual em fábricas de cimento. Dissertação (Mestrado profissional em Energia) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2023.
Supervisor: Reynaldo Palacios Bereche.
249.   Fernando Martins Ustariz. O processo de desenvolvimento recente da Bolívia: trajetórias e perspectivas. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2023.
Supervisor: Vitor Eduardo Schincariol.
250.   Fernando Schroder Rodrigues. Os desafios do uso de ambientes virtuais de aprendizagem no aprendizado (AVA's) de pessoas neurodivergentes no ensino superior. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Carla Lopes Rodriguez.
251.   FILIPE DO CARMO BARADELLI. Point particles in Poisson gauge theory. Dissertação (Mestrado profissional em Física) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Vladislav Kupriyanov.
252.   Filipe Gomes Rodrigues. Controle de posição de uma câmera giratória referenciada pela imagem facial do usuário. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Alfredo Del Sole Lordelo.
253.   Flavio Luiz Rodrigues. Aplicação do VSM (Value Stream Mapping) e realidade aumentada no processo de montagem de moldes de vulcanização de pneus (provisório). Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Erik Gustavo Del Conte.
254.   Flávia Silva Pinto. Movimentos indígenas e campesinos bolivianos no ensino interdisciplinar: caminhos pedagógicos a partir da análise da Constituição plurinacional de 2009. Iniciação científica (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Júlia Glaciela da Silva Oliveira.
255.   FLÁVIO HENRIQUE BOIM DE SOUZA. O rio Tamanduateí inserido no contexto urbano-ambiental Uma perspectiva sobre seus parâmetros e indicadores ambientais. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ricardo Hideo Taniwaki.
256.   Francisco Thiago Cavalcante Garcez. Tese de doutoramento. Tese (Doutorado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Artur Zimerman.
257.   Fábio Henrique Vicente. Possibilidades no ensino de Astronomia com uso do software Stellarium nos anos finais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Evonir Albrecht.
258.   Gabriel Aguiar Franzé. DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS EM UMA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA: UM ESTUDO DE CASO. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão da Inovação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Franciane Freitas Silveira.
259.   Gabriel Akira Pinheiro Akioka. CRIAÇÃO E AVALIAÇÃO DE RPG (ROLEPLAYING GAME) PARA DISCUSSÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Iniciação científica (Graduando em Ciências Naturais e Exatas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Allan Moreira Xavier.
260.   Gabriel Cassettari Chiaratto. ESTUDO DA FAMÍLIA GÊNICA BBX EM POACEAE. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Nathalia de Setta Costa.
261.   Gabriel de Mello Fiali. Análise Comparativa entre Abordagens Híbridas de Detecção de Intrusão. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Denise Hideko Goya.
262.   Gabriel Felipe da Cruz. Inteligência Artificial aplicado ao processo de controle de crédito. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Leonardo Ribeiro Rodrigues.
263.   Gabriel Fernandes. Avaliação de serviços de entregas por drones com realismo ambiental. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Carlos Alberto Kamienski.
264.   Gabriel Gobbo Felix da Silva. Velocidade de aprendizagem de ratos na tarefa de reversão de meio de sessão. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Marcelo Salvador Caetano.
265.   GABRIEL HENRIQUE COSTA BENTO. POR UMA HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA, ANÁLISE DOS LIVROS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO PNLD 2021. Tese (Doutorado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Mat) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Marcia Helena Alvim.
266.   Gabriel Henrique Perez. Software para avaliação de criticidade de trincas conforme API-579. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Wesley Góis.
267.   Gabriel Leal Gonçalves. Circuito genético constituído de RNAs de interferência sintéticos para regular a expressão gênica da enzima alfa-amilase. Iniciação científica (Graduando em Biotecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Milca Rachel da Costa Ribeiro Lins.
268.   GABRIEL LOUZADA MALFATTI. Processamento de sinais de fala. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Kenji Nose Filho.
269.   Gabriel Lúcio Paulino de Oliveira. Identificação de Ondas de Calor e seus impactos no município de São Caetano do Sul. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: María Cleofé Valverde Brambila.
270.   Gabriel Medina de Toledo. VIolência extrema contra as escolas no Brasil. Dissertação (Mestrado profissional em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Maria Livia de Tommasi.
271.   Gabriel Picholari da Cunha. Introdução a simuladores de eventos em Física de Altas Energias. Iniciação científica (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Mauro Rogerio Cosentino.
272.   Gabriel Ramos Ferreira. Aplicação do Método dos Elementos Finitos para análise de otimização de estrutura aeroespacial constituída de material compósito. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Wesley Góis.
273.   Gabriel Ramponi. A imaginação marcuseana em diálogo com Roberto Schwarz: uma comparação crítica. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Silvio Ricardo Gomes Carneiro.
274.   Gabriel Ranieri Gomes Silva. Desenvolvimento de um Veículo Autônomo de Corrida Conforme as Regulamentações da Categoria F1TENTH. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Filipe Ieda Fazanaro.
275.   Gabriel Santana Silva. Prospecção e análise das vias metabólicas dos organismos acumuladores de polifosfato (PAOs). Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Biotecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Juliana Cardinali Rezende.
276.   Gabriel Tavares Frota de Azevedo. Um Sistema Distribuído para Geração e Correção Segura de Provas em Python. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
277.   Gabriel Thiago Costa Pereira. Construção de um biossensor plasmônico nanoestruturado de prata utilizando solventes eutéticos profundos. Iniciação científica (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Mónica Benicia Mamián López.
278.   Gabriel Tsutomu Silva Fukuwara. Análise de Técnicas de Localização de VANTs empregando o Conceito de SDR.. Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC (UFABC). Início: 2023.
Orientador: Ivan Roberto Santana Casella.
279.   Gabriel Valizi. Criação de softwares de teste para o processador didático Baby8. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo, Eldorado. Início: 2023.
Orientador: Mario Alexandre Gazziro.
280.   Gabriel Velloso Giuliano. Estudo sobre vascularização em scaffolds. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Sônia Maria Malmonge.
281.   Gabriel Victor Santana. Criação de um DATAPATH para o processador didático Baby8. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo, Eldorado. Início: 2023.
Orientador: Mario Alexandre Gazziro.
282.   GABRIELA ALEVI DAGRELA. Thermal relic Dark Matter: a review of production mechanisms. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: André Paniago Lessa.
283.   Gabriela Conde Saavedra. A study on the maximum mass of neutron stars and how to determine it from the detection of gravitational waves. Tese (Doutorado em Astrofísica) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, . Início: 2023.
Orientador: Maximiliano Ujevic Tonino.
284.   Gabriela Dias de Santana. Arte como instrumento de construção de poéticas negras à luz da obra de Rosana Paulino. Iniciação científica (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Aléxia Cruz Bretas.
285.   Gabriela Guilhermitti. A formulação da agenda da política pública de saneamento básico no Brasil: análise da Lei no 14.026/2020 à luz da Teoria da Coalizão de Defesa. Dissertação (Mestrado em POLÍTICAS PÚBLICAS) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Vanessa Elias de Oliveira.
286.   Gabriela Jakomulsky de Albuquerque Leite. A POLÍTICA EXTERNA BOLSONARISTA : UM OLHAR SOBRE IDEIAS E FIGURAS CENTRAIS. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
287.   Gabriela Lima Lopes. Educação e Abordagem das capacitações. Dissertação (Mestrado profissional em Economia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Mônica Yukie Kuwahara.
288.   Gabriela Maia Cabello. Inovação Incremental de Embalagens de Fármacos. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Graduação Latu Senso - Gestão Lean 4.0) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Franciane Freitas Silveira.
289.   Gabriela Morais da Costa. Design e construção de um sistema baseado em bioimpressão 3D e SBS para o desenvolvimento de scaffolds tubulares híbridos de PCL e gelatina. Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Sônia Maria Malmonge.
290.   Gabriela Morales-Lima. Efeitos dos alcaloides ?-carbolínicos harmina e harmalina na via de defesa antioxidante mediada pelo Nrf2 em modelo celular e animal de neuroinflamação induzida pelo LPS. Dissertação (Mestrado profissional em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Fulvio Rieli Mendes.
291.   Gabriela Romero Moreira. Viabilização do Atendimento da Demanda Energética da Eletrificação de Veículos no Brasil.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Alexandre Alves.
292.   Gabriela Torres Pinto. RELAÇÕES COMERCIAIS ENTRE BRASIL-CHINA: UM OLHAR SOBRE AS RELAÇÕES ASSIMÉTRICAS DAS CADEIAS ECONÔMICAS ATRAVÉS DA EXPORTAÇÃO DE SOJA. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
293.   Gabriele de Kássia Alves Pereira. Análise do emprego de inteligência artificial na gestão, no monitoramento e na tomada de decisão sobre mobilidade urbana. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Humberto de Paiva Junior.
294.   Gabriele Ribeiro Gomes. Revisão teórica de processos produtivos em pequenas indústrias para aplicação de novas metodologias de otimização. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Leonardo Ribeiro Rodrigues.
295.   Gabriella Gomes do Nascimento. A Relação Diplomática Sino-Brasileira a Partir dos Anos 2000 ?. Iniciação científica (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Antonio Marcos Roseira.
296.   Gabriella Tardelli Maio. Métricas de gestão da política de segurança aplica em Sistemas de Bancos de Dados Relacionais. Iniciação científica (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: João Marcelo Borovina Josko.
297.   Geovane Das Chagas Pereira Jorge. O papel do técnico na manutenção na manutenção de sistemas automatizados e robóticos em laboratórios biomédicos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: João Loures Salinet Júnior.
298.   Geovanna Luiggi Gonzales Sereno. A Participação da Índia na Agenda de Comércio Digital: Uma Análise Sobre Aspectos Domésticos e Externos Indianos. Iniciação científica (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Lucas da Silva Tasquetto.
299.   Gilherme Zussa. Cultura de células como ferramenta para entendimento da Doença de Alzheimer. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em ciencia e tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Daniel Carneiro Carrettiero.
300.   Giordano Goulart Messina. Estudo taxonômico dos Apicotermitinae (Blattaria, Isoptera, Termitidae) de uma região da Amazônia, em Rondônia. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2023.
Orientador: Tiago Fernandes Carrijo.
301.   Giovan Willian Ribeiro. Alteração do componente N400 via manipulação de contingências de reforçamento subjacentes a relações de equivalência: efeitos do uso de estímulos significativos. Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.. Início: 2023.
Supervisor: Marcelo Salvador Caetano.
302.   Giovana Brait Bertazzo. Efeitos de quelantes de cobre para uso em terapia para doença de Alzheimer na toxicidade em cultura celular de hipocampo. Dissertação (Mestrado profissional em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Giselle Cerchiaro.
303.   Giovanna Brito Lins. Avaliação e ensino de língua oral de jovens com deficiência intelectual e autismo no contexto familiar e escolar. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenheria e Gestão da Inovação) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Priscila Benitez.
304.   Giovanna Hikari Ferreira Iaemori. Segmentação personalizada da superfície 3D do coração em modelo experimental de fibrilação atrial. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: João Loures Salinet Júnior.
305.   Giovanni Ferreira Marques. A constante busca da política externa francesa por uma relativa autonomia estratégica. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, UFABC. Início: 2023.
Orientador: Giorgio Romano Schutte.
306.   Giovanni Rodrigues Dias. Integralização entre a técnica de fusão múltipla de sensores e o ambiente ROS para veículos autônomos de aplicação agrícola. Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Luiz Antonio Celiberto Junior.
307.   Giovanni Souza Facco. FUNGOS FILAMENTOSOS COMO AGENTES DE TRANSFORMAÇÃO PARA PRODUÇÃO DE PIGMENTOS NATURAIS. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Biotecnologia) - Universidade Federal do ABC, Pesquisando Desde o Primeiro Dia Iniciação Tecnológica e em Inovação. Início: 2023.
Orientador: Tales Alexandre da Costa e Silva.
308.   Gisele Campos Ferreira. A definir. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
309.   Giulia de Oliveira Machado. Bioprospecção das expressões gênicas e vias metabólicas do Mandacaru (Cactaceae) visando doenças do sistema urinário.. Iniciação científica (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Danilo Trabuco do Amaral.
310.   Giulia Monfredini. Uma análise regulatória da política habitacional a partir do planejamento urbano do município de São José dos Campos - SP: o caso da ocupação Pinheirinho. Iniciação científica (Graduando em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Guadalupe Maria Jungers Abib de Almeida.
311.   Giullia Liss Monteiro Alves. UFABC para MiN@s - edição 2023. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do ABC. UFABC, . Início: 2023.
Orientador: Ana Maria Pereira Neto.
312.   Glauco Endrigo Moura de Lima. Explorando técnicas de aprendizado de máquina para reclassificar poses do docking. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Ana Ligia Barbour Scott.
313.   Gloria Maria Azevedo de Almeida. PURIFICAÇÃO DE UM INIBIDOR DE SERINO PROTEASES A PARTIR DO EXTRATO DE FEIJÃO-DE-CORDA (Vigna unguiculata (L.) Walp) E CARACTERIZAÇÃO BIOQUÍMICA.. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Sergio Daishi Sasaki.
314.   Glêyce de Oliveira Ferreira. . Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.. Início: 2023.
Supervisor: Nathalia de Setta Costa.
315.   GRACIELLE MARIA DA SILVA. E se fossem livres? Avaliação econômica da expropriação de renda de trabalhadores negros escravizados a partir da análise da economia cafeeira no Sudeste brasileiro. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ramatis Jacino.
316.   Guerino Brunoro Junior. AN´ALISE COMPUTACIONAL DE ESTRUTURAS BIO-INSPIRADAS APLICADAS NO SETOR AEROESPACIAL. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Wesley Góis.
317.   Guilherme Almeida Francisco Cabello. Comparação de Características Operacionais e Mecânicas de Processos de Adição e Remoção de Material. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Crhistian Raffaelo Baldo.
318.   Guilherme Almeida Freitas. Sistemas de recomendação aplicado à industria de cosméticos. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Murilo Bellezoni Loiola.
319.   Guilherme Ary de Souza. Relações Diplomáticas no Governo Bolsonaro. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
320.   Guilherme Bernardo Melo. Tendências nas características do fenômeno El Niño Oscilação Sul, relação com mudanças climática e impacto na Região Metropolitana de São Paulo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Andréa de Oliveira Cardoso.
321.   Guilherme Cavalcante Duarte. Efeitos do Interferon-gama (IFN-?) na viabilidade e morfologia de células SH-SY5Y: implicações na doença de Alzheimer. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Maria Camila Almeida.
322.   Guilherme Ferretti. Proteína Tau e os processos de degradação. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em ciencia e tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Daniel Carneiro Carrettiero.
323.   Guilherme Mendes. Correlatos eletrofisiológicos do tremor na doença de Parkinson registrados em potenciais de campo local do núcleo subtalâmico. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Diogo Coutinho Soriano.
324.   Guilherme Moreira Lima. Desvulcanização de bandas de rodagem de pneus no CO2 supercrítico com agentes verdes. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, EMBRAPII. Início: 2023.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
325.   Guilherme Sanches Corrêa do Nascimento. Avaliação teórica do potencial de impacto da precisão de georreferenciamento de dados quantitativos e espaciais em coleta de registros de ocorrência de espécies. Orientação de outra natureza. Instituto Nacional da Mata Atlântica. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, . Início: 2023.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
326.   Gustavo Alves de Lima. Jogos digitais: Uma abordagem sobre saúde mental - SANE Game. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: André Luiz Brandão.
327.   Gustavo Batista Faria Cano. Desenvolvimento de um Modelo Digital de um :Sistema de Medição por TC. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Crhistian Raffaelo Baldo.
328.   Gustavo Botão. A burguesia brasileira, o capital europeu e o Mercosul (2014-2022). Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Tatiana Berringer.
329.   Gustavo Brito de Azevedo. O efeito da depleção de dopamina e rTMS do córtex pré-frontal dorsolateral temporal binding: possíveis dissociações entre o tempo do evento e a duração do intervalo. Tese (Doutorado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: André Mascioli Cravo.
330.   Gustavo de Souza. Influência do período de armazenamento no desempenho do coagulante extraído de sementes Moringa oleifera. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Camila Clementina Arantes.
331.   Gustavo Del Rio Lima. Desenvolvimento de um Veículo Autônomo de Corrida Conforme as Regulamentações da Categoria F1TENTH. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Filipe Ieda Fazanaro.
332.   Gustavo Ferreira Santos. A formação dos elementos mais pesados que o ferro. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Pieter Willem Westera.
333.   Gustavo Fregonezi Depieri. Estudo de Algoritmos de Otimização por Enxame de Partículas Aplicados ao Problema de Separação Cega de Fontes no Conexto Não-Linear. Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Aline de Oliveira Neves Panazio.
334.   Gustavo Henrique dos Santos. Explorando nova física em um universo inflacionário através de assinaturas de ondas gravitacionais. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Chee Sheng Fong.
335.   Gustavo Henrique Santos Rodrigues. Geração de representações latentes de estágios do sono com Data2Vec 2.0. Iniciação científica (Graduando em Ciências Moleculares) - Universidade de São Paulo, . Início: 2023.
Orientador: Raphael Yokoingawa de Camargo.
336.   Gustavo Lousado Silva. Estudo do Desempenho Térmico em Motor de BCSS em Skid. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: André Damiani Rocha.
337.   Gustavo Mitsui Morishita. . Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.. Início: 2023.
Supervisor: Flavio Leandro de Souza.
338.   Gustavo Rocha Marfil. Estudo do impacto de estratégias de Governança ESG no desempenho financeiro corporativo e na estratégia organizacional.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Humberto de Paiva Junior.
339.   Gustavo Uruguay Castilho. Modelagem e Implementação de Learning Analytics com Ampla Abrangência Contextual. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Carla Lopes Rodriguez.
340.   Géssica Fabiely Fonseca. . Universidade Federal do ABC., . Início: 2023.
Supervisor: Priscila Benitez.
341.   HAYRO ANTHONY PUMALLOCLLA CASTILLA. Otimização de Layout de Parques Eólicos Offhshore para produção de Energia Elétrica e Hidrogênio Verde. Dissertação (Mestrado profissional em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Joel David Melo Trujillo.
342.   Hector Moya Freire. Busca por neutrinos escuros no SBND. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Laura Paulucci Marinho.
343.   Heitor Rodrigues Savegnago. Análise de sistemas de geolocalização baseados em GPS e AOA para foguetes de sondagem atmosférica. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientadores: Francisco de Assis Zampirolli, Ivan Roberto Santana Casella.
344.   Hellen Fávero Souza. PROJETO DO CONJUNTO TREM DE POUSO DE UMA AERONAVE CARGUEIRA RADIOCONTROLADA. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Wesley Góis.
345.   Heloisa Vicenti nBelem. Modelo de anóxia neonatal em camundongos C57Bl para o estudo de componentes da matriz extracelular. Iniciação científica (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Marcela Bermúdez Echeverry.
346.   Heloísa Rocha da Silva. Avaliação da liberação de fósforo presente em lodos de estações de tratamento de esgotos. Iniciação científica (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. Início: 2023.
Orientador: Wagner Alves Carvalho.
347.   Henrique Albanez Garcia de Paula & Daniel da Silva Souza. Big-data e Analytics para otimização da linha de produção de ônibus. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ugo Ibusuki.
348.   Henrique Augusto Santos Batista. Facilitando a correção e automação de testes: Integração entre MCTest e Moodle. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
349.   Henrique Barros Navarro. Um estudo analítico do sistema dinâmico e a estrutura de órbitas considerando as perturbações do potencial gravitacional e de pressão de radiação.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Claudia Celeste Celestino.
350.   Henrique de Abreu Piccolo. Modelagem e simulação da manufatura de moldes de vulvanização de pneus (provisório). Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Erik Gustavo Del Conte.
351.   Henrique Jötten Mendonça de Souza. Detecção de anomalia de cartão de crédito através de aprendizado de máquina. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
352.   Henrique Miranda. potencial dos taninos presentes em resíduos de frutas como tratamento de efluentes industriais. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
353.   Henrique Moreira de Mello. Otimização de Geradores Estacionários: Implementação de Melhorias em Motores a Combustão. Dissertação (Mestrado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Thales Sousa.
354.   Henrique Soares Silva. Detecção de Ataques de Intrusão de Rede usando Deep Learning e Honeypots de Baixa Interação. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Murilo Bellezoni Loiola.
355.   HIGOR XAVIER SIQUEIRA LOPES. IMPLEMENTAÇÃO DE UM ROBÔ ORGANIZADOR DE MATERIAIS EM FÁBRICAS. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
356.   Hugo Testsuo Miyagusuku. Metodologia para gestão energética de uma instalação industrial. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Fabiana Aparecida de Toledo Silva.
357.   Humberto Turioni Marinho. Estrutura da Dispersão de Fake News em Redes Sociais. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Rodrigo Augusto Cardoso da Silva.
358.   Iago Modesto Brandão. Estimação da Demanda por Produtos de uma Grande Loja de Varejo. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Maximiliano Barbosa da Silva.
359.   Ighor Ferreira de Melo. Sistema de Recomendação de Cursos Baseado em Conteúdo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Murilo Bellezoni Loiola.
360.   Igor Belarmino Lopes. Análise da proteção de sistemas de distribuição. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ricardo Caneloi dos Santos.
361.   Igor dos Santos Freitas. Avaliação da Atividade Antitumoral de Fármacos Antipsicóticos In Vivo em Modelo de Melanoma Murino. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade de Mogi das Cruzes, . Início: 2023.
Orientador: Tiago Rodrigues.
362.   Igor Dutra Magalhães. A consolidação da China como potência mundial no campo da inteligência artificial. Iniciação científica (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Lucas da Silva Tasquetto.
363.   Ingrid Geovanna Leal Graces. Conflitos habitacionais de Taboão da Serra (SP) no marco do Plano Diretor vigente: agentes e projetos em disputa. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: André Buonani Pasti.
364.   Ingrid Noffs. Evolução da qualidade da água do Rio Ribeira do Iguapé - Registro/SP. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Camila Clementina Arantes.
365.   Inês Lucchesi de Carvalho. A população como protagonista de sua história: atuação dos movimentos de moradia no Bixiga em defesa do seu direito de permanência no território. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: André Buonani Pasti.
366.   Irene de Fátima Vieira de Moraes. O repetoma pode ser informativo na taxonomia? Um estudo de caso em Scuticaria (Maxillariinae, Orchidaceae). Dissertação (Mestrado em Evolução e Diversidade) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Ana Paula de Moraes.
367.   Isaac Wenderson da Silva Santos. Análise exploratória das mudanças do clima e suas implicâncias em sistemas socioambientais no município de Rio Grande da Serra, ABCD Paulista - SP. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: María Cleofé Valverde Brambila.
368.   Isabela Antonio Avila. Estudo da viabilidade do uso células a combustíveis a hidrogênio e etanol em sistemas propulsivos de aeronaves do tipo eVTOL.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Alexandre Alves.
369.   Isabela de Fatima Fernandes Monti. Análise do potencial energético de blendas constituídas por bagaço de laranja e de cana-de-açúcar. Dissertação (Mestrado profissional em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ana Maria Pereira Neto.
370.   Isabela de Melo Aceto. Superexpressão de genes para a síntese de polióis em plantas C4: Alternativas para aumento de produtividade do etanol. Dissertação (Mestrado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Início: 2023.
Orientador: Danilo da Cruz Centeno.
371.   Isabela Lima Sigaki. Técnicas de aprendizado de máquina aplicadas em Pairs Trading. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Paulo Henrique Pisani.
372.   Isabela Rocha Fernandes. Eficácia da Neuromodulação Não Invasiva na Dor e Fadiga Associada à Síndrome pós-COVID. Iniciação científica (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, UFABC-Pro-reitoria. Início: 2023.
Orientador: Yossi Zana.
373.   Isabeli de Moraes Silva. Um estudo preliminar dos meios de remoção de detritos espaciais. . Início: 2023.
Orientador: Claudia Celeste Celestino.
374.   Isabella Alves de Oliveira. A força de Casimir para a pilha de grafenos. Iniciação científica (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Nail Khusnutdinov.
375.   Isabella Berlofa Alho. Mulheres que ocupam: o enfrentamento dos riscos relacionados à edificação. Um estudo das ocupações por Casas de Abrigo do Movimento de Mulheres Olga Benário. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Francisco de Assis Comarú.
376.   Isabella Borges. Mapeamento de Poluição do Ar por Sensoriamento Remoto na Macro-metrópole Paulista. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Vitor Vieira Vasconcelos.
377.   Isabella das Graças Lopes Martines. Análise funcional das isoformas da proteína IL- 10 do citomegalovírus humano. Dissertação (Mestrado profissional em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2023.
Orientador: Maria Cristina Carlan da Silva.
378.   ISABELLA DE SOUZA LIMA. AS MULHERES DO TERCEIRO MUNDO E A SUBALTERNIZAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE A PARTICIPAÇÃO FEMININA NOS PROTESTOS DA PRIMAVERA ÁRABE. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Julia Bertino Moreira.
379.   Isabella Torres Morais. Remoção Natural de Detritos Espaciais: Estudo de Casos. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Pró Reitoria de Pesquisa. Início: 2023.
Orientador: Claudia Celeste Celestino.
380.   ISABELLE DINIZ ORLANDI. Análise dos desafios do processo de manufatura de veículos elétricos pesados no Brasil. Dissertação (Mestrado profissional em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ugo Ibusuki.
381.   Isabelly Salles Rocha. Corpos que dançam: imagem na indústria cultural 2.0. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Silvio Ricardo Gomes Carneiro.
382.   Isadora Campagner de Barros. Plataformas para o desenvolvimento de vacinas pós a pandemia de SARS-CoV-2 (Covid-19). Orientação de outra natureza. Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ana Claudia Oliveira Carreira.
383.   Isadora dos Santos Damas. Otimização Topológica Aplicadas a Elementos Estruturais de Aeronaves. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Wesley Góis.
384.   Isadora dos Santos Damas. ENRIQUECIMENTO NODAL TRIGONOMÉTRICO NA FORMULAÇÃO HIBRIDO-MISTA DE TENSÃO EM PROBLEMAS PLANOS DA ELASTICIDADE LINEAR. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Wesley Góis.
385.   Isadora Floriano Tacksian. METODOLOGIA PARA DIMENSIONAMENTO DO CONJUNTO ASA-FUSELAGEM PARA A COMPETIÇÃO SAE AERODESIGN. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Wesley Góis.
386.   Isadora Franco Felício dos Santos. Entre a facticidade o e ser-no-mundo: A formação do ser-aí a partir de um horizonte ontológico. Dissertação (Mestrado em FILOSOFIA) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Fernando Costa Mattos.
387.   Israel da Silva Barros. Estratégia de aprendizado federado para evitar colisões entre drones autônomos. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Carlos Alberto Kamienski.
388.   Israel Morilha. Interoperabilidade de sistemas em saúde pública. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Fernanda Nascimento Almeida.
389.   Iuri Correa de Salles Barbosa. Séries de Fourier: aplicações na música. . Início: 2023.
Orientador: Igor Ambo Ferra.
390.   Ivan Salvatore Rubino. Utilização de Ferramentas de Análise de Dados para Gerenciamento de Portfólio. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Crhistian Raffaelo Baldo.
391.   James Bergamasco. A ser definido. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Roberto Gomes de Aguiar Veiga.
392.   Jamille Moreira de Souza. AVALIAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO E DO POTENCIAL DO BIOGÁS/BIOMETANO NAS MATRIZES ENERGÉTICA E ELÉTRICA BRASILEIRA: PERSPECTIVAS AMBIENTAIS E DE DESCARBONIZAÇÃO. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Graziella Colato Antonio.
393.   Jaqueline Mangueira Martins. O Processo de Transferência Tecnológica entre Universidade e Empresas no Brasil. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2023.
Supervisor: Anapatrícia Morales Vilha.
394.   Jeanifer Caverzan da Silva. Estudo de interações entre diferentes tipos de partículas/material carreador e a barreira cutânea.. Tese (Doutorado em Ciência dos Materiais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. (Coorientador)., . Início: 2023.
Supervisor: Daniele Ribeiro de Araujo.
395.   Jeferson Rosa. Estudo e projeto de rectenas circularmente polarizadas. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Carlos Eduardo Capovilla.
396.   Jefferson Faria de Souza. Análise da viabilidade de migração de tarifa convencional para tarifa branca de consumidores com diferentes hábitos de consumo de energia elétrica. Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Fabiana Aparecida de Toledo Silva.
397.   Jefferson Leite Rodrigues Dantas. Jogo que aborda a temática de saúde mental - SANE Game. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: André Luiz Brandão.
398.   JENIFFER ALESSANDRA SUPPLIZI. 10 ANOS DA LEI N°12.711: ACESSO, PERMANÊNCIA E CONCLUSÃO DO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO SOB A PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO.. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Leonardo José Steil.
399.   Jessica Bueno da Silva. Desenvolvimento de noções de análise combinatória na Educação Básica. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Vivili Maria Silva Gomes.
400.   JESUS FILANDER CARATAR CHAUX. . Universidad Del Valle., . Início: 2023.
Supervisor: Luis Alberto Martinez Riascos.
401.   JOABSON CRUZ SOARES. Participação da China nas Operações da Paz da ONU. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Giorgio Romano Schutte.
402.   Joana Alice das Neves de Santana. O avanço do setor privado na oferta dos serviços de saneamento de água e esgoto. Solução ou parte do problema?. Iniciação científica (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, UFABC. Início: 2023.
Orientador: Jeroen Johannes Klink.
403.   Joana Salém Vasconcelos. . Universidade Federal do ABC., . Início: 2023.
Supervisor: Vitor Eduardo Schincariol.
404.   Joao Pedro Martini Gomes. Estudo de empacotamento de sistemas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
405.   Jonatas Sanches. Análise de rectenas visando aplicações em ambiente automotivo. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Carlos Eduardo Capovilla.
406.   Jonathan Silva Nascimento. Reconfiguração de Redes de Distribuição Subterrânea de Energia Empregando a Geração Distribuída. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Thales Sousa.
407.   JORGE HENRIQUE DA SILVA ARAUJO. Polimerizacao in situ de polivinilpirrolidona em fibra de poliamida em CO2 supercritico. Dissertação (Mestrado profissional em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2023.
Supervisor: Lígia Passos Maia.
408.   Jose Eduardo Rojas. . Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.. Início: 2023.
Supervisor: Wendel Andrade Alves.
409.   José Franciraldo de Lima. Análise cienciométrica da atividade estimuladora e secretora de lipídios em microalgas.. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Lívia Seno Ferreira Camargo.
410.   José Saraiva Júnior. Especificação de Requisitos de Software no MCTest. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
411.   João Alfredo Teodoro. Proteínas Antimicrobianas do Mandacaru (Cactacea): Abordagem In Silico para Terapias Inovadoras na Cicatrização de Feridas. Dissertação (Mestrado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Danilo Trabuco do Amaral.
412.   João Antonio Marques Costa. Análise eletroencefalográfica e eletromiográfica do evento de congelamento da marcha em indivíduos com doença de Parkinson. Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Daniel Boari Coelho.
413.   João Gabriel Buso Torro. Análise hemodinâmica do átrio esquerdo com fibrilação atrial em diferentes condições de disfunção ventricular. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: João Lameu da Silva Júnior.
414.   João Gabriel Nascimento Balbino. Correlações eletrónicas fortes na fam??lia de ternários intermetálicos com estrutura ThCr2Si2. . Início: 2023.
Orientador: João Nuno Barbosa Rodrigues.
415.   João Lucas Rodrigues. Desenvolvimento de um algoritmo para gerenciamento energético otimizado de ônibus híbridos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Joel David Melo Trujillo.
416.   João Mota Resende. Análise de Multimodalidade de Transporte Ferroviário - Foco em Integração Modal. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Delmo Alves de Moura.
417.   João Paulo dos Santos VIeira de Alencar. . Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.. Início: 2023.
Supervisor: Ricardo Jannini Sawaya.
418.   João Victor Andrade Lacerda. A Ciência Cidadã feita pelo INMA: o foco também é nas pessoas!. Orientação de outra natureza. Instituto Nacional da Mata Atlântica. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, . Início: 2023.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
419.   João Victor Brito. Desenvolvimento de processo de anodização da liga de alumínio 2024-T3 com incorporação de materiais bidimensionais (2D) para aumento da resistência à corrosão e desgaste. Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Mara Cristina Lopes de Oliveira.
420.   João Victor Martins. Estudo da geração compartilhada para oferta de serviço de energia solar por assinatura. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ricardo da Silva Benedito.
421.   Juacy Silva. Processos de localização em estruturas algebricas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Luis Enrique Ramirez.
422.   Juan Ritter Caparroz. Investigação sobre a influência de longo prazo do clima sobre as vazões de rios.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Andréa de Oliveira Cardoso.
423.   Jules Bistane. Materialismo e reificação de gênero. Uma interpretação butleriana da reprodução social. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Coorientador).. Início: 2023.
Supervisor: Nathalie de Almeida Bressiani.
424.   Julia Amendola Coelho. Estudos de adaptação ao estresse oxidativo em modelos celulares 3D de endometriose. Dissertação (Mestrado profissional em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Giselle Cerchiaro.
425.   Julia Amélia Costa Cominatto. A atuação das palestrantes no MCCM: Um mundo de possibilidades entre as mulheres na ciência. Iniciação científica (Graduando em Ensino Médio) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues.
426.   Julia de Oliveria. Desvendando o mandacaru (Cactaceae): perspectivas inovadoras para o controle de manchas e oleosidade na pele por meio da bioprospecção in silico.. Iniciação científica (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2023.
Orientador: Danilo Trabuco do Amaral.
427.   Julia Falqueti Rodrigues. Estudo de nanocompósitos à base de epóxi e polieterimida (PEI) reforçados com nanopartículas, com foco em condutividade térmica. Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
428.   Julia Lanci Rodrigues. Mapeamento de Poluição do Ar por Sensoriamento Remoto na Macro-metrópole Paulista. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Vitor Vieira Vasconcelos.
429.   Julia Maria de Oliveira Colombo. O estudo do desenvolvimento de estruturas para foguetemodelismo de impressão 3D com diferentes polímeros. Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
430.   Juliana Camino Castro. : Efeitos da administração de muscimol no hipocampo dorsal de ratos Wistar Han na evocação da memória remota contextual. Iniciação científica (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Raquel Vecchio Fornari.
431.   Juliana Caroline Ferreira de Morais. Integração de algoritmos pós-quânticos ao TLS. Iniciação científica (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Denise Hideko Goya.
432.   Juliana Elis Gomes de Andrade. IMPACTOS DECORRENTES DA LEI Nº 9.991. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Conrado Augustus de Melo.
433.   Juliana Gomes Santos. Uso de Chlamydomonas reinhardtii para aplicação na síntese de bicombustíveis hidrocarbônicos. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, UFABC. Início: 2023.
Orientador: Lívia Seno Ferreira Camargo.
434.   Juliana Munhoz Savioli. Percepção de tempo e distorções temporais. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Marcelo Salvador Caetano.
435.   Juliana Renovato Vizza. A metacognição no processo de aprendizagem: regiões cerebrais ativadas durante uma atividade metacognitiva e possíveis conexões. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática (33144010009P8)) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Solange Wagner Locatelli.
436.   Juliana Soares da Silva de Oliveira. Caracterização estrutural de sistemas injetáveis contendo vidro bioativo e ácido zoledrônico visando regeneração tecidual e tratamento de câncer ósseo. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Juliana Marchi.
437.   Juliana Toledo Faria. DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS LIPOSSOMAIS PARA LIBERAÇÃO DE BIOATIVOS APLICADOS AO TRATAMENTO DE INFLAMAÇÕES TÓPICAS E GASTROINTESTINAIS. Tese (Doutorado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Daniele Ribeiro de Araujo.
438.   Julio Murakami. Estudo comparativo entre o etanol e o biometano no setor de transportes de veículos leves no Brasil. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Juliana Tófano de Campos Leite Toneli.
439.   Jéssica Alves de Lima Germine. A relação dialética entre trabalho remunerado e trabalho reprodutivo no Brasil: uma análise das diferenças por gênero e raça entre 2018-2024. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Roberta Guimaraes Peres.
440.   Júlia Aparecida Leardini. Análise de impactos da Lei 10.295/2001 no aumento da eficiência energética de refrigeradores no Brasil. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Conrado Augustus de Melo.
441.   Júlia Ayumi Ando Teixeira. A evolução da monogamia em aranhas: estudo morfológico e molecular dos sistemas de acasalamento em populações de Manogea porracea (Araneae: Araneidae). Tese (Doutorado em Evolução e Diversidade) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ives Haifig.
442.   Júlia Luvizotto Nóbrega. FEMINISMO NEGRO E A LUTA PELA IGUALDADE (1970 ? 1980). Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Luciana Xavier de Oliveira.
443.   Júlio César de França Pereira. Desenvolvimento de um Veículo Autônomo de Corrida Conforme as Regulamentações da Categoria F1TENTH. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Filipe Ieda Fazanaro.
444.   Júlio Santos Franchin. Análise de Técnicas de Otimização Aplicadas ao Planejamento da Operação de Sistemas Hidrotérmicos de Potência. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do ABC. Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Patricia Teixeira Leite Asano.
445.   Kaio de Souza Gomes. . Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.. Início: 2023.
Supervisor: Giselle Cerchiaro.
446.   Kaique Bezerra de Carvalho. Um jogo infinito na reta real. Iniciação científica (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. Início: 2023.
Orientador: Ana Carolina Boero.
447.   Kamilla Fernandes. Possível papel do sistema imunológico na Doença de Alzheimer.. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2023.
Orientador: Daniel Carneiro Carrettiero.
448.   Kamille Santana Krieger. Liberação de extrato de cravo de blendas de PC/PLLA impregnadas por scCO2. Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
449.   Kareen Regina Terenzzo. DESFAZENDO E REFAZENDO O FEMINISMO Articulações e Ativismos Feministas na Cultura Digital. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Bruna Mendes de Vasconcellos.
450.   Karina Silva Benites. A Ética a Nicômaco de Aristóteles e seu foco no caráter do agente. Iniciação científica (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Aléxia Cruz Bretas.
451.   Katherine Benites Bonato Marana. IMPACTO NAS EMISSÕES DE CO2 A PARTIR DA SUBSTITUIÇÃO DE GÁS NATURAL POR BIOMETANO ORIUNDO DO PROCESSO DE APROVEITAMENTO ENERGÉTICO DE RESÍDUO SÓLIDO URBANO. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Juliana Tófano de Campos Leite Toneli.
452.   Kayque Ferraz Costa. Burguesias brasleiira e argentina e o Mercosul. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Tatiana Berringer.
453.   Kelly Alencar Teixeira. Tecnopolíticas do planejamento urbano: avaliação e práticas do monitoramento estratégico dos instrumentos urbanísticos. Dissertação (Mestrado profissional em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2023.
Orientadores: André Buonani Pasti, Flávia da Fonseca Feitosa.
454.   Kelvin Francisco. Produção de combustíveis sintéticos através da redução electroquímica de CO2. Dissertação (Mestrado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Reynaldo Palacios Bereche.
455.   Kobiljon Abdurasulov. . Universidade da Beira Interior, Fundação para a Ciência e a Tecnologia.. Início: 2023.
Supervisor: Ivan Kaygorodov.
456.   Laisa Emanuelle Vieira Saraiva. Levantamento e análise de resíduos gerados na cadeia de processamento agroindustrial da laranja. . Início: 2023.
Orientador: Ana Maria Pereira Neto.
457.   Larissa Araújo de Souza. Da contemplação ao espanto: novos caminhos para o protagonismo e a prática filosófica. Dissertação (Mestrado profissional em FILOSOFIA) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: João Paulo Simões Vilas Bôas.
458.   Larissa Conceição Dias Lopes. Phase-synchronized TMS Stimulation and Activation of Corticospinal Pathways. Dissertação (Mestrado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Yossi Zana.
459.   Larissa da Silva Montefusco. Introdução aos Espaços de Sobolev. Iniciação científica (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Programa de Iniciação Científica e Mestrado. Início: 2023.
Orientador: Welington Vieira Assunção.
460.   Larissa de Andrade Damaceno. WEST SIDE STORY (2021): A COMPLEXA EXPERIÊNCIA IMIGRATÓRIA PORTO-RIQUENHA. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Julia Bertino Moreira.
461.   Larissa Gonzaga Hilário. Análise de desempenho de um motor ?flexfuel? utilizando hidrogênio e combustível sustentável de aviação (SAF) aplicado às condições de operação de uma aeronave executiva ?supermidsize?.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Alexandre Alves.
462.   Larissa Mayra da Silva Ribeiro. . Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.. Início: 2023.
Supervisor: Juliana Kelmy Macário Barboza Daguano.
463.   Larissa Souza de Oliveira. Condensados de BAG2. O que é e como estuda-los.. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em ciencia e tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Daniel Carneiro Carrettiero.
464.   Larua Portella de Melo. Investigação do sistema purinérgico em um modelo animal de esquizofrenia. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Cristiane Otero Reis Salum.
465.   Laura Arães Silveira. A resistência também tem gênero: auto-organização das mulheres do movimento de moradia na campanha Despejo Zero e no pós-Covid-19. Iniciação científica (Graduando em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: André Buonani Pasti.
466.   Laura Carolina da Silva Mota. Projeto de extensão: O herbário HUFABC como instrumento de divulgação botânica descomplicada e acessível. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do ABC. Fundação da Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ana Paula de Moraes.
467.   Laura Francisca Leite do Prado de Souza. Avaliação da expressão e influência dos transportadores de aminoácidos EAAT e ASCT2 sobre a proliferação celular, metabolismo energético e equilíbrio iônico em células tumorais do sistema nervoso central. Tese (Doutorado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Tiago Rodrigues.
468.   Laura Libanio de Souza. Otimização de um processo de produção de baixo custo de vetores lentivirais para obtenção de produtos de terapia celular. Iniciação científica (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Eloah Rabello Suarez.
469.   Laurent Rodrigues Rezende. Avaliação da atividade antioxidante dos extratos aquoso e metanólico de Gustavia augusta: uso potencial para engenharia de tecidos. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Christiane Bertachini Lombello.
470.   Lavínia Matos Costa. Implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 da ONU: o contexto das mulheres refugiadas e a busca pela igualdade de gênero.. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Gilberto Marcos Antonio Rodrigues.
471.   Layla Cupertino Salloum e Silva. Correlatos neurais do congelamento da marcha em um ambiente de realidade virtual em indivíduos com doença de Parkinson. Tese (Doutorado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Daniel Boari Coelho.
472.   Layse Alves Savordelli. Virtualização da inspeção do molde de vulcanização de pneu (provisório). Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Erik Gustavo Del Conte.
473.   Laís Tuani De Marco. Formação de poliplexos a partir de polietilenoiminas modificadas com aminoácidos. Dissertação (Mestrado em NANOCIÊNCIA, PROCESSOS E MATERIAIS AVANÇADOS) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Coorientador).. Início: 2023.
Supervisor: Fernando Carlos Giacomelli.
474.   Laísa Bócoli Chamme. Qualificação urbanística e ambiental nos Eixos de Estruturação da Transformação Urbana: alcances e limitações da regulação do parcelamento, uso e ocupaçãodosolo. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Luciana Nicolau Ferrara.
475.   Leandro Candido da Silva. Teoria das distribuições e análise de Fourier. . Início: 2023.
Orientador: Igor Ambo Ferra.
476.   LEANDRO CARDOSO GUTIERREZ. Schopenhauer e o Budismo: Mística, Soteriologia e o Nada. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Flamarion Caldeira Ramos.
477.   Lelton Silvestre Silva. (provisório) Os conselhos de assistência social e burocracia: a luta pela efetivação das políticas públicas de assistência social. Dissertação (Mestrado em POLÍTICAS PÚBLICAS) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Lúcio Nagib Bittencourt.
478.   Lenin Lee Huaman Valdivia. Estabilidade e comportamento dinâmico de risers captadores de água submetidos a vibrações induzidas por vórtices. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Naval e Oceânica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Coorientador).. Início: 2023.
Supervisor: Juan Pablo Julca Avila.
479.   LEON BARETA LOBO. A IMPORTÂNCIA DE PROJETOS DE EXTENSÃO ENVOLVENDO CIÊNCIA E ARTE PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E PROFESSORAS. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Maria Candida Varone de Morais Capecchi.
480.   Leona Lopes dos Santos. O falo trans: a cisgeneridade como incisora de uma outra diferença. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Aléxia Cruz Bretas.
481.   Leonardo Alves Ferreira. Redes Neurais aplicados à Tomografia de Impedância Elétrica. Tese (Doutorado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2023.
Supervisor: Fernando Silva de Moura.
482.   Leonardo Barboza Farias Severo. A movimentação das classes dominantes do brasil após a crise de 2008. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
483.   Leonardo de Carvalho Chicarolli. Análise numérica e experimental do processo de combustão em turbinas a gás aeronáuticas.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Alexandre Alves.
484.   Leonardo Ferreira Trivellato. Possíveis articulações entre ciências sociais e psicanálise para a compreensão da formação de subjetividades e formas de sociabilidade sob a revolução técnica-digital no Brasil contemporâneo. . Início: 2023.
Orientador: Carolina Simões Galvanese.
485.   Leonardo Luna de Santana. A resistência do curso normal: a encruzilhada do cenário paulista. Iniciação científica (Graduando em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2023.
Orientador: Mariana Moraes de Oliveira Sombrio.
486.   Leonardo Marcio Senhorini Simoes. LEITURA DOS SENSORES INERCIAIS MEMS PARA DETER- MINAÇÃO DO APOGEU E QUEDA DE FOGUETES. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Diego Paolo Ferruzzo Correa.
487.   Leonardo Martins Carneiro. Metodos Computacionais na Previsão de Mecanismos Fotofísicos. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
488.   Leonardo Ticiano Pires Fernandez. Produtos de espaços topológicos c.c.c.. Iniciação científica (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do ABC, UFABC. Início: 2023.
Orientador: Ana Carolina Boero.
489.   Leonardo Vaz Lourenço. PESQUISA EXPLORATÓRIA DE JOGOS SÉRIOS PARA PCD?s AUDITIVOS. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Carla Lopes Rodriguez.
490.   Leonardo Vitturi Ribeiro. Revisão de algoritmos de Visão Computacional para reconhecimento facial de emoções. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: André Luiz Brandão.
491.   Leticia Nogueira Marques. Desenvolvimento de tecidos estruturados e sustentável por impressão 3D. Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Segundo Nilo Mestanza Muñoz.
492.   Leticia Ortega de Paula. As demandas políticas e sociais do Chile: uma análise a partir do movimento estalido e da proposta de Constituinte de 2022". Iniciação científica (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Júlia Glaciela da Silva Oliveira.
493.   Letícia Mendonça Soares Badanai. OS INSTRUMENTOS ÓPTICOS DE AMPLIAÇÃO DE IMAGEM NA CONSTRUÇÃO DE SABERES CIENTÍFICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Marcia Helena Alvim.
494.   Letícia Moreira dos Santos. Fatores críticos de sucesso para a implantação de metodologias ágeis. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Silvia Novaes Zilber Turri.
495.   Letícia Nogueira Sousa. Punks não morreram! O movimento punk e as políticas públicas culturais em São Paulo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Luciana Xavier de Oliveira.
496.   LETÍCIA UEDA VELLA. Impacto da covi19 no modo de vida, mobilidade e acessibilidade das muheres em situação de violência. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Sandra Momm.
497.   Levi Manoel dos Santos. POLÍTICAAMBIENTAL E MEGA MINERAÇÃO NO MATOPIBA. Dissertação (Mestrado em RELAÇÕES INTERNACIONAIS) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Giorgio Romano Schutte.
498.   Lidiane Pereira da Rocha. Investigação dos efeitos da fotobiomodulação utilizando LEDs com os comprimentos de onda de 530nm (verde) e 590nm (ambar) em melanócitos humanos ativos ? Estudo in vitro. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Patricia Aparecida da Ana.
499.   Ligia MirandadeOliveira. Parâmetros de projetos de urbanização de assentamentos precários: a interferência dos arranjos institucionais e atores na execução de obras na APRM Billings. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Luciana Nicolau Ferrara.
500.   LILIANE ALICE PEREIRA MANSO RESENDE COSTA. Reconfiguração de redes de distribuição com recursos energéticos. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Edmarcio Antonio Belati.
501.   Lis Macedo de Barros. COMO SE MERGULHA NO CAOS?. Tese (Doutorado em filosofia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: André Luis La Salvia.
502.   Livia Jesus Ferreira. Avaliação do gene que codifica a proteína E de SARS-CoV-2 para o diagnóstico qualitativo por RT-PCR. Iniciação científica (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Marcia Aparecida Speranca.
503.   Livia Paschoal Machado. Narrativas da Educação de Jovens e Adultos em uma escola do Grande ABC. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Maria Candida Varone de Morais Capecchi.
504.   Lohan Riserio Amorim Silva. Tarefa de reversão de meio de sessão no labirinto em cruz: planejamento do desenho experimental. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Marcelo Salvador Caetano.
505.   Lorena Vido Lopes. O papel de receptores glicocorticóides do córtex pré-frontal dorsomedial na alocação doengrama da memória contextual recente associada com as redes neurocognitivas. Iniciação científica (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2023.
Orientador: Raquel Vecchio Fornari.
506.   Lorenzo Garcia de Victor. Análise numérica de desempenho do motor da aeronave Boeing 737-800 com validação experimental dos reultados.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Alexandre Alves.
507.   Luan César Carvalho. Biossensor de microplástico baseado em circuito genético sintético: uma análise in silico de seu funcionamento. Iniciação científica (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Milca Rachel da Costa Ribeiro Lins.
508.   Luan Pereira Vargas. Controle de manobras orbitais de formação em constelações de satélites artificiais. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Luiz de Siqueira Martins Filho.
509.   Luara Kollar Marques Menegueli. A ausência de afetividades nos processos de aprendizagem: o apagamento das subjetividades periféricas de estudantes do Ensino Médio na rede pública de Heliópolis. Iniciação científica (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Samon Noyama.
510.   Lucas Akio Tanaka Zandonar / Caio Henrique de Oliveira. Estudo da Automatização do Transporte de Compras em Mercados para Pessoas com Mobilidade Reduzida. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Crhistian Raffaelo Baldo.
511.   Lucas Bueno de Novais. Análise da Viabilidade da Utilização de Manufatu- ra aditiva de Metais na Confecção de Peças Aeroespaciais. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Wesley Góis.
512.   Lucas de Oliveira Ventura. Análise da viabilidade econômica da produção de hidrogênio verde off-grid utilizando energia eólica offshore. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Joel David Melo Trujillo.
513.   Lucas de Souza. Anomalies and boundaries. Tese (Doutorado em Matemática Aplicada) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2023.
Orientador: Dmitry Vasilevich.
514.   Lucas dos Santos Rocha. Segregação Urbana Individual nos Espaços de Atividades da Região Metropolitana de São Paulo. Iniciação científica (Graduando em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Flávia da Fonseca Feitosa.
515.   Lucas Ferreira de Oliveira. ESTUDOS DAS PROPRIEDADES REOLÓGICAS DE FORMULAÇÕES FARMACÊUTICAS EM GEL PARA APLICAÇÕES OFTÁLMICAS. Iniciação científica (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Daniele Ribeiro de Araujo.
516.   Lucas Ferreira Rodrigues. Papel dos poliois na tolerância à seca e sua relação com óxido nítrico. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Início: 2023.
Orientador: Danilo da Cruz Centeno.
517.   Lucas Henrique Gois de Campos. Filtragem Adaptativa Baseada em Kernel com Funções não-Gaussianas e uso de dicionários. Tese (Doutorado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Aline de Oliveira Neves Panazio.
518.   Lucas Holzapfel. Cibercultura e educação. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO)) - Universidade Estadual do Paraná, . Início: 2023.
Orientador: Samon Noyama.
519.   Lucas José Reis Bartsch. Ciclo diário de alocação de carboidratos em plantas: impacto do deficit hídrico sobre interações mutualistas. Dissertação (Mestrado profissional em Evolução e Diversidade) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2023.
Orientador: Anselmo Nogueira.
520.   Lucas Lopes Samagaio. Processos Oxidativos Avançados para recuperação de Fósforo e Níquel de Efluentes de Processo Electroless Nickel. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Wagner Alves Carvalho.
521.   Lucas Melo Bosquetti. Complexos de cobre utilizando metabólitos de plantas como ligantes: síntese, encapsulamento e estudos para potenciais novos agentes antitumorais. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Giselle Cerchiaro.
522.   Lucas Montagnani Calil Elias. Aprendizado adaptável aproveitando os dados de desempenho do aluno para fazer avaliações personalizadas no MCTest. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
523.   Lucas Moura de Almeida. Desenvolvimento de módulos para implementação em uma plataforma online referentes a dinâmica de veículos espaciais. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Claudia Celeste Celestino.
524.   LUCAS PAVANI GOULART. CONTRIBUIÇÕES DE FÉLIX GUATTARI PARA A ORGANIZAÇÃO POLÍTICA. Dissertação (Mestrado profissional em FILOSOFIA) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: André Luis La Salvia.
525.   Lucas Pereira de Souza. Mapeamento da cadeia de biomassa para produção de energia. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Reynaldo Palacios Bereche.
526.   Lucas Polimante Souto. Uso de alguns métodos de pequenas perturbações para compreender processos eletrônicos e iônicos em células solares de perovskitas. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: André Sarto Polo.
527.   Lucas Tadeu Nogueira Magalhães. AS NOVAS DINÂMICAS PRODUTIVAS NA REGIÃO AMAZÔNICA: A produção do Cacau Cabruca e do Bean to Bar como alternativa ao modelo dominante. Iniciação científica (Graduando em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Thais Tartalha do Nascimento Lombardi.
528.   Lucas Tobias de Paula. Modelos Análogos em (1+2) e (1+3) dimensões. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2023.
Orientador: Maurício Richartz.
529.   Lucas Vinicius de Lima Major. Planejamento e Operação da Geração e Transmissão de Energia Elétrica Integrado. Dissertação (Mestrado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Patricia Teixeira Leite Asano.
530.   Luccas Correa Teruel de Jesus. Desenvolvimento de compósito injetável a base de poloxamer, ácido zoledrônico e vidro bioativo: estudo de liberação e dissolução. Iniciação científica (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Juliana Marchi.
531.   Luciana Elena Vasquez. Novas tecnologias, controle migratório e direito a migrar: uma análise sobre o processo de informatização dos sistemas de cadastro de controle migratório no Brasil.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Roberta Guimaraes Peres.
532.   Luciano Camilo Malvesti. Análise de Tecnologias de Registros Distribuídos para Implementação de Moedas Digitais de Bancos Centrais. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Carlo Kleber da Silva Rodrigues.
533.   Luciano Curvello Amaro. Análise de sombreamento em sistemas fotovoltaicos instalados em zonas urbanas. Dissertação (Mestrado profissional em Energia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Joel David Melo Trujillo.
534.   Luis Guilherme Alves do Nascimento. . Síntese, caracterização e investigação de propriedades fotoinduzidas de compostos tricarbonil de Re(I) coordenados com ligantes polipiridínicos e naftalimídicos. Tese (Doutorado em Química USP-Ribeirão Preto) - Universidade de São Paulo. (Coorientador)., . Início: 2023.
Supervisor: André Sarto Polo.
535.   Luisa Pataquini Macchia. Análise de Desempenho e Otimização de Redes Móveis para Ambientes Urbanos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Murilo Bellezoni Loiola.
536.   Luiz Bizerra de Araújo Filho. Política educacional brasileira: análise das instituições filantrópicas educacionais. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Salomão Barros Ximenes.
537.   Luiz Fernando Fernandes Andrade de Oliveira. Titulo:O potencial do Hidrogênio Verde na descarbonização de diversos setores, assim como o seu potencial para exportação.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Mario Alexandre Gazziro.
538.   Luiz Fernando Nunes Veríssimo. Técnicas de Aprendizado de Máquina para Detecção com Classes Desbalanceadas. Tese (Doutorado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Claudio José Bordin Júnior.
539.   Luiz Henrique Ribeiro Daniel. O comportamento de órbitas em soluções axialmente simétricas das Equações de Campo de Einstein. Iniciação científica (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2023.
Orientador: Ronaldo Savioli Sumé Vieira.
540.   Luiza Gouvea e Rios Cobra. Movimentos sociais da juventude em resposta à crise climática. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Bruna Muriel Huertas Fuscaldo.
541.   Luís Gustavo Porto Paixão. Análise combinada dos sinais de carga e luz na oscilação de neutrinos no experimento DUNE. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2023.
Supervisor: Laura Paulucci Marinho.
542.   Luís Henrique Cracco. Imaginários urbanos, dataísmo e ideologia smart: difusão do modelo de smart cities na Região Metropolitana de São Paulo. Iniciação científica (Graduando em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: André Buonani Pasti.
543.   Lícia Sales Costa Lima. Inteligência artificial aplicada na otimização de projetos de retificadores de RF. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Carlos Eduardo Capovilla.
544.   Lívio José Lima e Rocha. NEGROS COM ARMAS: o racismo na vida profissional dos policiais negros. Tese (Doutorado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
545.   Maercio Maia Alves. Percepção de emoções em bailarinos experts e amadores: um estudo com espectroscopia funcional por infravermelho próximo e estimulação magnética transcraniana repetitiva de baixa frequência. Dissertação (Mestrado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2023.
Supervisor: Patricia Maria Vanzella.
546.   Maiara Gonçalves Rodrigues. Hidrogel Polimérico Termossensível para Aplicações In Vivo. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Amedea Barozzi Seabra.
547.   Maisa Ayla da Silva. Efeito de óleo vegetal peroxidado obtido por ozonização sobre a viabilidade, proliferação e migração celular em modelo de glioblastoma. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciência & Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Tiago Rodrigues.
548.   Malcolm de Oliveira Soares. Nanosserviços para o desenvolvimento de aplicações para o contínuo de IoT. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Carlos Alberto Kamienski.
549.   MANUELA LEAL SANTULLO. GOVERNANC?A, ORGANIZAC?O?ES INTERNACIONAIS E SOCIEDADE CIVIL: A INDU?STRIA DA MIGRAC?A?O E O MERCADO HUMANITA?RIO NO BRASIL. Dissertação (Mestrado em RELAÇÕES INTERNACIONAIS) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Julia Bertino Moreira.
550.   Manuela Petagna. .. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2023.
Supervisor: Priscyla Waleska Targino de Azevedo Simões.
551.   Manuela Santiago Monteiro. Investigação bibliográfica sobre a eletrorredução de nitrato utilizando eletrodos a base de óxidos tipo perovskita La2CuO4. . Início: 2023.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
552.   Marcella Camargo de Nobrega. Estudo do impacto da lesão renal aguda sobre a morfologia e histologia de aortas de camundongos. . Início: 2023.
Orientador: Cristina Ribas Fürstenau.
553.   Marcella Dias Zatta. Durabilidade dos efeitos do laser de Nd:YAG e de novo fotoabsorvedor na prevenção da cárie. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Patricia Aparecida da Ana.
554.   Marcella Garcia Paula. O Programa Bolsa Família: Uma Análise Sobre A Liberdade E Autonomia Feminina A Partir Da Abordagem Das Capacitações. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Mônica Yukie Kuwahara.
555.   Marcelle Borges Lemes da Silva. Urbanização de Favelas na Metrópole de Curitiba: o papel do Estado na intervenção em assentamentos precários. Tese (Doutorado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Rosana Denaldi.
556.   Marcelo Eduardo Pereira. Formação Inicial de Professores e o Conhecimento Matemático para o Ensino. Tese (Doutorado em Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Alessandro Jacques Ribeiro.
557.   MARCELO FILIPE RODRIGUES URBANO. -. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão da Inovação) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2023.
Supervisor: Júlio Francisco Blumetti Facó.
558.   Marcelo Gustavo Jesus de Gois. A organização em série do comportamento: Experimentos de inversão a meio da sessão com ratos. Iniciação científica (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Marcelo Bussotti Reyes.
559.   MARCIA DA SILVA BARROS. SÃO PAULO E SUAS ÁGUAS : O REFLEXO DO USO DA TERRA NA QUALIDADE DAS ÁGUAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO TIETE/SP. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Roseli Frederigi Benassi.
560.   Marcos Emanuel Bulhões da Silva. Ensino de Filosofia para Crianças- reflexão acerca da possibilidade. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do ABC. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, . Início: 2023.
Orientador: Silvio Ricardo Gomes Carneiro.
561.   Marcos Lopes de Araújo. . Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.. Início: 2023.
Supervisor: Dalmo Mandelli.
562.   Marcos Roberto da Silva Vicente. Desenvolvimento de fotocatalisadores baseados em heterojunção de BiVO4/WO3 e materiais luminescentes persistentes Sr2MgSi2O7:Eu2+,Dy3+. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia Química) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2023.
Orientadores: José Miranda de Carvalho Junior, Juliana dos Santos de Souza.
563.   Marcos Thimoteo Dominguez. . Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.. Início: 2023.
Supervisor: Jeroen Johannes Klink.
564.   Marcos Vinícius Hirose Guerreiro dos Santos. Modelo de Manutenção Preditiva em Parque Eólico no Brasil baseado em IA. Dissertação (Mestrado profissional em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Julio Carlos Teixeira.
565.   Marcus Vinicius de Moura. Barreiras e desafios associados ao sistema de compensação de energia em sistemas fotovoltaicos conectadados à rede no Brasil. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ricardo da Silva Benedito.
566.   Maria Carolina Rodella Manzano. Repertório vocal e comportamento do mico-leão-preto (Leontopithecus chrysopygus, Mikan 1823) e o uso de Monitoramento Acústico Passivo na sua conservação. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Ricardo Jannini Sawaya.
567.   Maria Cecilia Oliveira Villela. Bioprospecção Computacional para Identificação de Potenciais Agentes Anticancerígenos da Curcuma.. Iniciação científica (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Danilo Trabuco do Amaral.
568.   Maria Clara Cardoso Fernandes. A invisibilização das mulheres indígenas e suas pluralidades. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Marcia Helena Alvim.
569.   Maria Cleusa Bastos Pereira. Editais de licitações dos IES/SP melhores ranqueados e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Dissertação (Mestrado em POLÍTICAS PÚBLICAS) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Artur Zimerman.
570.   Maria de Fátima Ebole Santana. Pelos filhos da epidemia de Zika no Brasil: o caminho do conhecimento científico até a atenção à saúde. Tese (Doutorado em Informação e Comunicação em Saúde ( Ppgics )) - Fundação Oswaldo Cruz. (Coorientador)., . Início: 2023.
Supervisor: Jesús Pascual Mena Chalco.
571.   Maria Eduarda Batista Escudero. transf dig e comportamento consumo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Silvia Novaes Zilber Turri.
572.   Maria Fernanda Carpinetti Tinoco. Um estudo sobre os municípios com muito baixa capacidade adaptativa às mudanças climáticas, seus desafios em comum e uma discussão sobre justiça climática. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: María Cleofé Valverde Brambila.
573.   Maria Isadora Pereira Lima. Desenvolvimento de método analítico para a determinação de metais em amostras de óleos após a micro(extração) combinada a espectrometria de emissão atômica. Dissertação (Mestrado profissional em Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia/Química) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Ivanise Gaubeur.
574.   Maria Izadora Oliveira Cardoso. Avaliação in silico de Moléculas do Mandacaru (Cereus jamacaru: Cereeae) no Tratamento da Obesidade e Doenças Cardiovasculares: Uma Abordagem de Docking Molecular.. Iniciação científica (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Danilo Trabuco do Amaral.
575.   Maria Jose Menezes. Desenvolvimento de método de detecção de anticorpos em amostras biológicas coletadas em algodão: investigação da resposta imune-humoral contra doenças infecciosas na região Amazônica. Tese (Doutorado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Marcia Aparecida Speranca.
576.   Maria Luiza da Silva Carvalho. Terapia fotodinâmica em regeneração óssea: uma revisão narrativa. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Patricia Aparecida da Ana.
577.   Maria Paula Nobrega Higa. Fixação de CO2 em polímeros funcionais: Catalisador a base de lignina para síntese de carbonatos cíclicos e sua polimerização. Iniciação científica (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Lígia Passos Maia.
578.   Maria Paula Ramos Paes. A Teoria da Resposta ao Item e sua relação com o Enem e o PISA. A Teoria Clássica dos Testes e a Teoria de Resposta ao Item na validação de testes de avaliação referentes à Inferência Estatística.. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.
579.   Maria Rosita Rivera Burgos. ?Isolamento de ácidos nucleicos de vírus e bactérias através de nanocompósitos magnéticos de óxido de grafeno?.. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Ana Melva Champi Farfán.
580.   Maria Victória Pizetta. Avaliação e ensino de comportamento matemático elementar informatizado com crianças com autismo e/ou deficiência intelectual. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Priscila Benitez.
581.   Maria Vitoria de Fatima Paulino Garcia. Fundamentos da Computação Quântica e Aplicações. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Fernando Luis da Silva Semiao.
582.   Maria Vitoria de Oliveira Martins. Requalificação habitacional na favela urbanizada: um olhar sobre Heliopolis. Dissertação (Mestrado profissional em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Rosana Denaldi.
583.   Mariana Abade de Almeida e Silva. Reassentamentos Involuntários, Participação Popular e o Território como Rede de Apoio das Famílias. ? Usina Hidrelétrica de Belo Monte em Altamira. Iniciação científica (Graduando em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Thais Tartalha do Nascimento Lombardi.
584.   Mariana Amaral Dotta. Programa Estágio CNPEM - Desenvolvimento de estratégias para solucionar problemas de interfaces em óxidos nanoestruturados para produção de hidrogênio verde. Orientação de outra natureza. Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais. CNPEM, . Início: 2023.
Orientador: Flavio Leandro de Souza.
585.   Mariana Arski Gomes. Aspectos de bioinformática em Sequenciamento de RNA. Iniciação científica (Graduando em Bacharel em Ciências e Tecnologia) - Programa de Iniciação Científica UFABC (PIC), Programa de Iniciação Científica UFABC (PIC). Início: 2023.
Orientador: Daniel Carneiro Carrettiero.
586.   Mariana Bomfim Sousa Ferreira. Solidão da Mulher Negra. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Bruna Mendes de Vasconcellos.
587.   Mariana de Sousa Caires. (provisório) Implementação de políticas públicas via editais de fomento. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Lúcio Nagib Bittencourt.
588.   Mariana Domingues Gonçalves da Silva. Transição para a vida adulta no Brasil: a passagem das pessoas com deficiência à vida adulta? ou ?Transição para a vida adulta no Brasil: um olhar a partir das pessoas com deficiência. Iniciação científica (Graduando em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Thais Tartalha do Nascimento Lombardi.
589.   Mariana Leal de Barros. . Centro Brasileiro de Análise e Planejamento., . Início: 2023.
Supervisor: Arilson da Silva Favareto.
590.   Mariana Leite Alves. Avaliação da expressão dos receptores da somatostatina na ativação e polarização de macrófagos. Iniciação científica (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Vinicius de Andrade Oliveira.
591.   Mariana Matos Santana. Influência das brisas maítimas nas chuvas intensas no município de Santo André. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: María Cleofé Valverde Brambila.
592.   Mariana Morilla. Avaliação de Soluções Baseadas na Natureza para a recuperação da biodiversidade em riachos agrícolas utilizando mesocosmos (ExStream Brasil NBS). Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Ricardo Hideo Taniwaki.
593.   Mariana Ohara Morita Abreu. Adesão social à ação planejadora: contribuições à teoria do planejamento territorial. Iniciação científica (Graduando em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: André Buonani Pasti.
594.   Mariana Silva Pereira. (provisório) Plano Diretor Participativo de municípios de pequeno porte. Tese (Doutorado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Lúcio Nagib Bittencourt.
595.   Mariana Silveira Fracarole. Avaliação do efeito das características geométricas e morfológicas do átrio esquerdo na formação de regiões pró-trombóticas em condições de fibrilação atrial. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: João Lameu da Silva Júnior.
596.   Mariane Peres Pereira. Programa Estágio CNPEM - Síntese de fotoeletrodos de óxido de ferro de grande área para aplicação em protótiopos para fotoeletrólise. Orientação de outra natureza. Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais. CNPEM, . Início: 2023.
Orientador: Flavio Leandro de Souza.
597.   Marina Aparecida Leria Fernandes e Thalita Pereira da Silva. Análise comparativa da qualidade da água do Rio Tamanduateí. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Camila Clementina Arantes.
598.   Marina Magalhães Carminate. Estudo da evolução do enrolamento do tubo digestório de Termitidae (Blattodae: Isoptera) através de morfometria em 3D. Tese (Doutorado em Evolução e Diversidade) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Tiago Fernandes Carrijo.
599.   Marina Monroe Gonçalves. Sesquiterpeno lactonas de Mikania sp com ação antiparasitária - aspectos analiticos e biológicos. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Joao Henrique Ghilardi Lago.
600.   Marisa de Fátima Morais. Mercados legais na ilegalidade: o contrabando de cigarros na fronteira Brasil-Paraguai e a atuação do Primeiro Comando da Capital. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
601.   Martha Gaudêncio da Silva. (provisório) Territorialização do orçamento público: alternativa para a redução das desigualdades. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Lúcio Nagib Bittencourt.
602.   Martha Gaudêncio da Silva. Estágio no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-SP). Orientação de outra natureza. Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Sidney Jard da Silva.
603.   MATEUS CESAR DE ALMEIDA FERREIRA. Avaliação da Segurança Eletromagnética Ambiental de Dispositivos de Estimulação Magnética Transcraniana em Ambiente de UTI. Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Tiago Ribeiro de Oliveira.
604.   Mateus Flosi Moleiro. Bin packing com restrições. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Carla Negri Lintzmayer.
605.   Mateus Luiz Demarchi. Desempenho coagulante de sementes de Moringa oleifera em relação à condição e tempo de armazenamento. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Camila Clementina Arantes.
606.   Mateus Martins Zanotto de Toledo. . Design de fotosensibilizadores: Efeitos do ambiente no estado excitado e no tempo de vida do estado tripleto. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2023.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
607.   Mateus Souza Dutra. Magnetismo e topologia no composto Zintl EuZn2P2: uma investigação microscópica por espectroscopia Mössbauer e EPR. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2023.
Supervisor: Marcos de Abreu Avila.
608.   Mateus Souza Dutra. EuZn2P2: de isolante topológico a estados emergentes. Dissertação (Mestrado profissional em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2023.
Supervisor: Julián Andrés Munévar Cagigas.
609.   Matheus Alexandre de Sena. (projeto a definir). Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Jesús Pascual Mena Chalco.
610.   Matheus Bortolami Carrillo. Identificação de desinformação utilizando dados rotulados com detecção de posicionamento. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Denise Hideko Goya.
611.   Matheus Costa Bizerra. Ordenamento Territorial no Município de Diadema-SP: descompasso entre instrumentos de planejamento urbano.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Guadalupe Maria Jungers Abib de Almeida.
612.   Matheus de Oliveira. Integração do Módulo para Geração de Cenários de Vazões Afluentes de Postos Fluviométricos do Brasil Utilizando Java e Banco de Dados Acessados Remotamente por API REST. Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Patricia Teixeira Leite Asano.
613.   Matheus de Sousa Pereira Rodrigues. Projeto de controladores dinâmicos para o motor elétrico de corrente contínua implementados no microcontrolador ESP32. Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Alfredo Del Sole Lordelo.
614.   Matheus Guilherme de Lima Silva. Contração e relaxamento vascular de aortas em resposta à lesão por isquemia e reperfusão renal. . Início: 2023.
Orientador: Cristina Ribas Fürstenau.
615.   Matheus Gustavo Lopes Frade. Guarapiranga: uso e ocupação do solo no entorno da represa e sua influência na qualidade d?água. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Camila Clementina Arantes.
616.   Matheus Henrique Silva. A política fiscal pós-keynesiana. Dissertação (Mestrado profissional em Economia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Fábio Henrique Bittes Terra.
617.   Matheus José da Silva. A revitalização do centro de São Paulo a partir da requalificação dos equipamentos públicos e mobilidade urbana. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Fernanda Borges Monteiro Alves.
618.   Matheus Marazzo. Impressao 3D de vidros bioativos para tratamento de cancer. Dissertação (Mestrado profissional em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Juliana Marchi.
619.   Matheus Perez Trindade. Levantamento e divulgação da vegetação lenhosa do Parque Raphael Lazzuri para conservação da biodiversidade. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Matheus Fortes Santos.
620.   Matheus Santana da Silva. Métodos de aprendizado de máquina para detecção de anomalias em redes. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Denise Hideko Goya.
621.   Matheus Vinicius dos Santos Alcantara. PROJETO DO CONJUNTO TREM DE POUSO DE UMA AERONAVE CARGUEIRA RADIOCONTROLADA. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Wesley Góis.
622.   Mauricio Oliboni Gusmão de Oliveira. Ferramenta Computacional para Determinação da Localização Ótima para Implantação de Cogeração com Energia Nuclear sob o Aspecto Técnico e Econômico. Dissertação (Mestrado em Energia) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2023.
Supervisor: Patricia Teixeira Leite Asano.
623.   Mayara Vitória Nascimento Placidino. Estudo da fauna edáfica presente em cultivos agroecológicos no município de São Bernardo do Campo.. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Otto Müller Patrão de Oliveira.
624.   Mayare Caroline de Oliveira Silva. Sustentabilidade ambiental e desenvolvimento humano na abordagem das capacitações. Dissertação (Mestrado profissional em Economia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Mônica Yukie Kuwahara.
625.   Maycom Cezar Valeriano. Nanomateriais modulates plasmônicos e machine learning para biossensoriamento. Tese (Doutorado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA - QUÍMICA) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Mónica Benicia Mamián López.
626.   Maysa Luana Silva. (provisório) Direitos humanos para a população idosa em situação de rua: cartografar a rua e o direito à moradia digna. Dissertação (Mestrado em POLÍTICAS PÚBLICAS) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Lúcio Nagib Bittencourt.
627.   MaíraGuimarâes Nóbrega. Estudo teórico com ênfase em terapia fotodinâmica para o tratamento de câncer de mama. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
628.   Micael Junio dos Santos. Efeitos da variação de temperatura na imunidade social do cupim Silvestritermes euamignathus (Isoptera: Termitidae). Dissertação (Mestrado profissional em Evolução e Diversidade) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ives Haifig.
629.   Michele Ferreira de Oliveira. A organização política de mulheres egressas do sistema prisional na agenda nacional pelo desencarceramento. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
630.   Michelle Baggio. As dinâmicas territoriais do bairro do Glicério: um desenvolvimento marcado por processos de exclusão e apagamento da memória. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Luciana Xavier de Oliveira.
631.   Michelle Minchillo. Economia digital no comércio eletrônico transfronteiriço: oportunidades de internacionalização de empresas brasileiras. Dissertação (Mestrado em RELAÇÕES INTERNACIONAIS) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Lucas da Silva Tasquetto.
632.   Michelle Vivolo Rotondaro. Estágio não obrigatório. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do ABC. ELEVADORES OTIS LTDA, . Início: 2023.
Orientador: Leonardo Ribeiro Rodrigues.
633.   Midia Quitlis Alcolea Martins. Disruptores endocrinos e TEA. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
634.   Miguel Angel Lozada Rufino. Nanomateriais funcionalizados com derivados de Grafeno para aplicações em sensores eletroquimicos. Dissertação (Mestrado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Ana Melva Champi Farfán.
635.   Mikael Servilha. ASPECTOS ECONÔMICOS E DEMOGRÁFICOS DO COMÉRCIO DE ESCRAVIZADOS QUALIFICADOS NO RIO DE JANEIRO, ENTRE 1870-1880. Iniciação científica (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
636.   Milena da Silva Rodrigues. Caminhos participativos para gestão de riscos e desastres II ? Mapeamento de risco junto com atores locais. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do ABC. Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Vitor Vieira Vasconcelos.
637.   Milena Machado da Costa. Caracterização de Fibras de Poli(ácido lático)/Polietilenoglicol/Polianilina (PLA/PEG/PANI) Obtidas Por Eletrofiação. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Everaldo Carlos Venancio.
638.   Milena Mateuzi Carmo. . Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.. Início: 2023.
Supervisor: Paulo Sergio da Costa Neves.
639.   Milena Santos Alves da Silva. Efeito da Licochalcona A na polarização de macrófagos: avaliação da modulação dos fenótipos M1 e M2. Iniciação científica (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Vinicius de Andrade Oliveira.
640.   MILENA YUMI NAKAIONE. A dinâmica das fugas dos escravizados no Sudeste do Império do Brasil (1850-1888). Dissertação (Mestrado profissional em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
641.   Milena Yumi Sato. Destilação por arraste a vapor para a extração de óleo essencial de lavanda (Lavandula Officinalis). . Início: 2023.
Orientador: Bruno Guzzo da Silva.
642.   Monique Ferreira Souza. Detecção de Posicionamento de Usuários do Twitter: Estudo de Caso com Base em Incidentes de Racismo. Iniciação científica (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Denise Hideko Goya.
643.   Murillo Spadin Domingues. A definir. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Maurício Richartz.
644.   Mussaenda Mejico. Mixed uses and land value capture. An exploration for the Philippines.. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Jeroen Johannes Klink.
645.   Myrella de Novais Rodrigues. Mapeamento dos rios, córregos e ribeirões na maior favela de São Paulo - Heliópolis.. . Início: 2023.
Orientador: Vitor Vieira Vasconcelos.
646.   Natalia da Silva Galvão. O ensino da história das ciências orientado pelos pressupostos da pedagogia histórico-crítica. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Rafael Cava Mori.
647.   Natan Santos Brilhante. . Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.. Início: 2023.
Supervisor: Fabiana Rodrigues Costa Nunes.
648.   Natasha Andrade Hamada. Sentimentos de jovens durante um projeto de extensão envolvendo Ensino por Investigação. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Fernanda Franzolin.
649.   Natasha Donadello de Menezes. Métricas ESG. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Humberto de Paiva Junior.
650.   Natasha Paris da Silva Pinheiro. Análise de Sequências Didáticas no ensino de Biodiversidade e evolução: Explorando estratégias para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem.. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Fernanda Franzolin.
651.   Nathacha. Nanocompósitos de poli(tereftalato de etileno) multifuncionais. Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
652.   Nathalia Banharoto Dutra da Silva. Mapeamento de Poluição do Ar por Sensoriamento Remoto na Macro-metrópole Paulista. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Vitor Vieira Vasconcelos.
653.   Nathalia Conte Mendes Batista. Contribuição ao estudo de caso: Ocupações jovens na periferia ao centro (RMSP). Orientação de outra natureza. Universidade Federal do ABC. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, . Início: 2023.
Orientador: Francisco de Assis Comarú.
654.   Nathalie Pereira Dourado. Aplicação de técnicas de Aprendizado de Máquina para análise de prontuários médicos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Fernanda Nascimento Almeida.
655.   NATÁLIA SATIE MOTOKUBO HALKER. a definir. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2023.
Orientadores: André Luiz Brandão, João Paulo Gois.
656.   Nayara Menezes Ayllon. Projeto extensão: O herbário HUFABC como instrumento de divulgação botânica descomplicada e acessível. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do ABC. Fundação da Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ana Paula de Moraes.
657.   Nayara Ugeda Silva. Integração entre sistema de degradação da proteína Tau e apresentação de antígenos em cultura celular. Tese (Doutorado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Maria Camila Almeida.
658.   Nayara Ugesa. Apresentação de antígenos e degradação. Tese (Doutorado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2023.
Supervisor: Daniel Carneiro Carrettiero.
659.   Naynara de Souza. Desenvolvimento e automatização do processo fabricação de arcabouço para engenharia tecidual de válvulas cardíacas. Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Sônia Maria Malmonge.
660.   Nicolas Jonathan Santos Cerqueira. PROJETO DE AUTOMAÇÃO DE MISTURA E ENCHIMENTO DE GARRAFAS. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Alexandre Acácio de Andrade.
661.   Nicolle dos Santos Monteiro. IMPACTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO REGIME DOS VENTOS NA PRODUTIVIDADE DOS PARQUES EÓLICOS NO NORDESTE BRASILEIRO. Dissertação (Mestrado profissional em Energia) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2023.
Supervisor: Julio Carlos Teixeira.
662.   Nicolly da Silva Santos. Problema de valor inicial para a equação de Airy. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, PROPES. Início: 2023.
Orientador: Priscila Leal da Silva.
663.   Nicoly Kamile Gianezi da Cunha. Investigação de mudanças no padrão climático de algumas regiões brasileiras a partir de dados observados. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Andréa de Oliveira Cardoso.
664.   Nicoly Regina Alves Corrêa Anselmi. OFICINA DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS PARA INTEGRAÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA ESCOLA.. Iniciação científica (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação UFABC. Início: 2023.
Orientador: Carla Lopes Rodriguez.
665.   Nikolas Avelino Grande. Controle de posição de uma câmera giratória referenciada pela imagem facial do usuário. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Alfredo Del Sole Lordelo.
666.   Nurken Smadyarov. Binary Zinbiel algebras. Tese (Doutorado em Matemática) - Suleyman Demirel University. (Coorientador)., . Início: 2023.
Supervisor: Ivan Kaygorodov.
667.   Otavio do Nascimento Carneiro Gregorio. Desenvolvimento de modelo numérico para estudo da hemodinâmica coronária em condições normais e de hiperemia (máxima vasodilatação): avaliação de zonas pró-ateroscleróticas e determinação de indicadores de função cardíaca. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: João Lameu da Silva Júnior.
668.   Othavio Vinicius Gaveia. .. Dissertação (Mestrado em Mestrado em matematica) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Luis Enrique Ramirez.
669.   Pablo Enrico Garcia. Em defesa das escolas: contribuições psicanalíticas para o debate sobre ataques à escolas. Iniciação científica (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Silvio Ricardo Gomes Carneiro.
670.   Pamela Viana Barbosa. Estudos de solo em cultivos agroecológicos na região do Grande ABC: uma abordagem a partir da diversidade da Fauna Edáfica e da Cromatografia Circular de Pfeiffer.. Dissertação (Mestrado em Evolução e Diversidade) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Otto Müller Patrão de Oliveira.
671.   Pamella Galvani Bulbov. Diagnóstico das Políticas Públicas voltadas para a ressocialização dos Jovens na Fundação Casa. Dissertação (Mestrado profissional em POLÍTICAS PÚBLICAS) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
672.   Paola Yagi. Direito Internacional Público, Novos Atores Internacionais e Direitos Humanios das Mulheres: Os direitos humanos das mulheres na atualidade. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Artur Zimerman.
673.   Paulo Gabriel Massa. Reimplementação do Jogo RPGEdu em Unity. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: André Luiz Brandão.
674.   Paulo Henrique de Sousa Pinheiro. Como cupins sem soldados interagem com um foco de infecção? Um estudo com Anoplotermes pacificus e o fungo Metarhizium anisopliae. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ives Haifig.
675.   Paulo Henrique Eiji Hayashida. Classificação de Novas Figuras Geométricas Utilizando Aprendizado por Transferência em Redes Neurais Convolucionais. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
676.   Paulo Roberto Morais. A definir. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
677.   Paulo Victor Caminha de Oliveira. Identificação e diagnostico de doenças ou pragas em plantações através de análise de imagens e aprendizado de máquina.. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Helder May Nunes da Silva Oliveira.
678.   Paulo Victor Dias Soares. Algoritmos de aproximação para o problema da árvore de Steiner. Iniciação científica (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Carla Negri Lintzmayer.
679.   Paulo Victor Vieira da Silva. Estrutura molecular e predição de substratos de lipases de fungos do gênero Malassezia: comparações entre cópias parálogas. . Início: 2023.
Orientador: Luciana Campos Paulino.
680.   Pedro Charmillot Silva. Panorama das Fintechs no Brasil. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Silvia Novaes Zilber Turri.
681.   Pedro de Carvalho Zottolo. A definir. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Maurício Richartz.
682.   Pedro Gabriel do Nascimento. O Marketing Científico Digital como ferramenta para a popularização da Bioengenharia na Sociedade. Dissertação (Mestrado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres) - Universidade de São Paulo. (Coorientador)., . Início: 2023.
Supervisor: Ana Claudia Oliveira Carreira.
683.   Pedro Henrique Anjos da Costa. Modelagem e Controle de um Veículo Aéreo Não Tripulado de Asa rotativa tipo Quadrirotor em Ambiente de Simulação Virtual 3D. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Diego Paolo Ferruzzo Correa.
684.   Pedro Henrique Borges Santos. Diagnóstico da agenda 2030 em Mauá. Iniciação científica (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, UFABC - PDPD. Início: 2023.
Orientador: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
685.   Pedro Henrique Lima Bezerra dos Santos. ENRIQUECIMENTO NODAL POLINOMIAL ESTÁVEL NA FORMULAÇÃO HÍBRIDO-MISTA DE TENSÃO EM PROBLEMAS PLANOS DA ELASTICIDADE LINEAR. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Wesley Góis.
686.   Pedro Ivo da Cruz. . Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.. Início: 2023.
Supervisor: Ricardo Suyama.
687.   PEDRO VIEIRA COLOMBO. ANÁLISE PARA O DIMENSIONAMENTO DE UMA AERONAVE ELÉTRICA DE DECOLAGEM E ATERRAGEM VERTICAL (VTOL). Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Wesley Góis.
688.   Pietra Bruna Barbosa Bento. Estudos estruturais, bioquímicos e aplicações biotecnológicas de uma cutinase termofílica bacteriana. Dissertação (Mestrado profissional em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Wanius José Garcia da Silva.
689.   Pol Deb Miki Iryo Silva. A monstruosidade hermafrodita em Foucault e seus desdobramentos contemporâneos. Iniciação científica (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Aléxia Cruz Bretas.
690.   Rabesh Narumi Murata. transf dig e comportamento consumo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Silvia Novaes Zilber Turri.
691.   Rafael Bartolleti. Amplificador banda-larga para aplicações em SIPm. Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Marcelo Bender Perotoni.
692.   Rafael Cajano de Oliveira. Dilemas Ambientais encontrados na instalação de um parque eólico. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Julio Carlos Teixeira.
693.   Rafael Hamamoto Ferreira Lima. O conceito de linguagem em Ser e tempo. Iniciação científica (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Fernando Costa Mattos.
694.   Rafael Nunes Gomes. Uso, encapsulamento, mecanismo de ação celular, e atividade em cultura 3D de complexos de cobre utilizando derivados imínicos do cinamaldeído: estudos para potenciais novos agentes para tumores cerebrais. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Giselle Cerchiaro.
695.   Rafael Santos Nascimento. Avaliação da influência dos rios voadores da América Latina nos Biomas do Brasil, com base de literatura científica indexada. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: María Cleofé Valverde Brambila.
696.   Rafael Tuzuki Quaresma. BR do Mar: Análise da Lei nº 14.301/2022 sob a óticada Engenharia Ambiental e de Transportes.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Humberto de Paiva Junior.
697.   Rafael Vieira Fernandes. Estágio na Telefonica Brasil S.A. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: David Corrêa Martins Junior.
698.   Rafael Yudji Kanesiro de Sousa. Prospecção e análise in silico de vias metabólicas da microbioma intestinal associada à espondilite anquilosante. Iniciação científica (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientadores: Luciana Campos Paulino, Juliana Cardinali Rezende.
699.   Raissa Bispo Bastos. O ensino da física sob uma perspectiva Freiriana. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Maria Candida Varone de Morais Capecchi.
700.   Raissa Pignoni. Dialética entre a abordagem da qualificação de segurança e enquadramento de risco: uma análise da estabilização de encostas em assentamentos urbanos precários. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Francisco de Assis Comarú.
701.   Ramon Alves Oliveira. Aprendizagem de Máquina para Otimização de Redes Ópticas Elásticas Com Muliplexação Espacial. Dissertação (Mestrado profissional em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Pará, . Início: 2023.
Orientador: Helder May Nunes da Silva Oliveira.
702.   Raphael Moisés Pereira Brito. Detecção de Posicionamento como Abordagem para Identificação de Conteúdo Desinformativo. Iniciação científica (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Denise Hideko Goya.
703.   Raphael Ramos da Silva. Algoritmos exatos para coloração de vértices. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Carla Negri Lintzmayer.
704.   Raphaela Natany Silva Peçanha. Análise de mecanismos voltados para a remoção de detritos espaciais. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Claudia Celeste Celestino.
705.   Raquel Carneiro Dörr. . Universidade Federal do ABC., . Início: 2023.
Supervisor: Alessandro Jacques Ribeiro.
706.   Raul Henrique Leal de Araújo. Análise da influência da variação de parâmetros em modelos contendo compartimentos antídotais e quarentenas para o estudo da disseminação de vírus em redes de computadores. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Diego Paolo Ferruzzo Correa.
707.   Rayssa de Mello Lopes. Estudo do papel da autofagia em leucemias e sua conexão com a sinalização dopaminérgica. Tese (Doutorado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Tiago Rodrigues.
708.   Rebeca Brigato Delgado. Determinação teórica e experimental do potencial de produção de metano dos resíduos alimentares dos restaurantes universitários da UFABC.. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Gilberto Martins.
709.   Rebeca Chaguri. Estudo dos Efeitos de Antioxidantes sobre a Hepatotoxicidade Induzida por Paracetamol. Iniciação científica (Graduando em Biomedicina) - Universidade de Mogi das Cruzes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Tiago Rodrigues.
710.   Rebeca Maria Dantas. A importância das feiras de ciências como estratégia motivadora para estudantes do Ensino Fundamental. Iniciação científica (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
711.   Reginaldo Avelino Vilela Junior. Política fiscal no Brasil durante a Lei do Teto de Gastos, 2016-2022: uma análise empírica. Iniciação científica (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Vitor Eduardo Schincariol.
712.   Renan Cauê Magyar Costa. Caracterização de fibras de poli (álcool vinílico) contendo óxido de grafeno. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Everaldo Carlos Venancio.
713.   Renan Diniz. Contribuições as rectenas sob variação da temperatura. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Carlos Eduardo Capovilla.
714.   Renata Moryia. Gel casting de vidros bioativos para reparo osseo. Dissertação (Mestrado profissional em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Juliana Marchi.
715.   Renato Rodrigues Silva. Prevenção de fatores atenuadores da eficiência energética (FAEE) em projetos "as built" de retrofit e geração distribuída no âmbito do PEE ANEEL. Dissertação (Mestrado profissional em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível .Superior. Início: 2023.
Orientadores: Tatiane Araujo de Jesus, Ricardo da Silva Benedito, Roseli Frederigi Benassi.
716.   Ricardo Luís de Souza. Afetividade na relação professor-aluno na disciplina de Matemática e o uso de estratégias metacognitivas. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática (33144010009P8)) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Solange Wagner Locatelli.
717.   Ricardo Magno Lopes da Silva. . Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.. Início: 2023.
Supervisor: Flavio Leandro de Souza.
718.   RIcardo Nantes Liang. Fast Evaluation of Solutions to Pseudo-Boolean Optimization Problems. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Claudio Nogueira de Meneses.
719.   Ricardo Sousa Silva. Dinâmica de compostos perfluorados em ecossistemas terrestres: Modelagem, Microcosmos e Monitoramento. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Lucia Helena Gomes Coelho.
720.   RICARDO YOSHIO IKEDA. Manutenção preventiva em sistemas. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Alain Segundo Potts.
721.   Richard de Almeida Granado. O Mercado Interno de Escravizados no Sudeste do Império do Brasil, entre 1870-1880. Iniciação científica (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
722.   ROBERDAN PEDROSA DA SILVA. A História da matemática como ferramenta para o ensino na educação básica. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Marcia Aguiar.
723.   Roberta Albino dos Reis. . Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.. Início: 2023.
Supervisor: Amedea Barozzi Seabra.
724.   Roberta Oliveira Servilha. Diagnóstico ambiental da presença de compostos perfluorados no Sistema Cantareira, São Paulo - SP. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Lucia Helena Gomes Coelho.
725.   Roberto Tadeu Soares Pinto. Implantação de Bolse de Energia, Câmara de Compensação (Clearing House) no Mercado de Energia Elétrica no Brasil. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Patricia Teixeira Leite Asano.
726.   Robson Claudio de Souza. ESTUDO DE VIABILIDADE DE SUBSTITUIÇÃO DAS MÁSCARAS DE FARÓIS AUTOMOTIVOS DE PC PARA PBT. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC (UFABC), . Início: 2023.
Orientador: Suel Eric Vidotti.
727.   Robson de Oliveira Valim Junior. Utilização de engenharia de solventes para deposição de filmes de Perovskitas híbridas. Iniciação científica (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: André Sarto Polo.
728.   Rodrigo Dias Paes Landim. Mobilidade ativa: um estudo de caso mapeando desigualdades socioeconômicas instauradas no sistema cicloviário da cidade de São Paulo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Humberto de Paiva Junior.
729.   Rodrigo Nehara Moreira. Análise Global Dos Atributos Ambientais Dos Ecossistemas. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Coorientador).. Início: 2023.
Supervisor: João Marcelo Borovina Josko.
730.   Rodrigo Ribeiro. Édouard Manet e a Paris do século XIX. Dissertação (Mestrado em FILOSOFIA) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Aléxia Cruz Bretas.
731.   ROGER LUIZ DA ROCHA. Inteligência artificial e diagnostico de falhas. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Alain Segundo Potts.
732.   Rogério da Silva Pinto. a ser definido. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Fabio Furlan Ferreira.
733.   Ronaldo Mauch Bubola. Otimização dos recursos energéticos distribuídos de consumidores de baixa tensão para uma comercialização varejista de energia elétrica. Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2023.
Orientador: Joel David Melo Trujillo.
734.   Rosana Maria Luvezute Kripka. . Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.. Início: 2023.
Supervisor: Alessandro Jacques Ribeiro.
735.   Rosângela Rodrigues Garbin. POTENCIALIDADES DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA UTILIZANDO JOGOS PARA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Regina Helena de Oliveira Lino Franchi.
736.   Rui da Costa Sanha. Da Racionalidade Econômica Capitalista ao Ecossocialismo na Guiné-Bissau: Tiniguena e os dilemas do desenvolvimento inclusivo e sustentável nas zonas rurais. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Leonardo Freire de Mello.
737.   Sabrina Bianca da Silva Araujo. Promovendo o protagonismo feminino na Ciência: Menina Ciência - Ciência Menina e projetos similares. Iniciação científica (Graduando em Ensino Médio) - E.E. PEI Gregório Bezerra, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues.
738.   Sabrina Lopes Bozo. Prova Diadema e avaliação da educação básica nos municípios. Dissertação (Mestrado profissional em POLÍTICAS PÚBLICAS) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Salomão Barros Ximenes.
739.   Samuel Oliveira Pivante. Análise de Difusão em Redes Sociais. Iniciação científica (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Maximiliano Barbosa da Silva.
740.   Samuel Rocha da Silva. Estabelecimento de um protocolo eficiente para descelularização de tubas uterinas suínas. Iniciação científica (Graduando em Medicina Veterinária) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, Eldorado. Início: 2023.
Orientadores: Mario Alexandre Gazziro, Ana Claudia Oliveira Carreira.
741.   Sandra Fernandes Maciel. DESAFIOS DA GESTÃO PÚBLICA EM ESPAÇOS DINÂMICOS: INDICADORES ÚTEIS E SUA COMPOSIÇÃO NO PLANEJAMENTO E GESTÃO DOS TERRITÓRIOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE NA BAIXA MOGIANA. Dissertação (Mestrado em POLÍTICAS PÚBLICAS) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Maria Luiza Levi Pahim.
742.   Scarlett Cristina Mendes da Silva. Avaliação biomonitorada da atividade anticolinesterásica de frações e constituintes isolados do nó-de-cachorro (Heteropterys tomentosa). Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Fulvio Rieli Mendes.
743.   Sheina Koffler. Promovendo a avaliação continuada de interesses, motivações e engajamento em projetos de ciência cidadã. Orientação de outra natureza. Instituto Nacional da Mata Atlântica. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, . Início: 2023.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
744.   Silas Justiniano Veiga da Silva. A definir. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2023.
Supervisor: Carla Negri Lintzmayer.
745.   Simone de Oliveira Anjinho. Caracterizac?a?o biolo?gica in vitro de scaffolds de quitosana contendo o?leos vegetais para regenerac?a?o de nervos perife?ricos. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Juliana Marchi.
746.   Simone Queiroz Pantaleão. . Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.. Início: 2023.
Supervisor: Ana Ligia Barbour Scott.
747.   Sofia Brogliato Martani. Evolução do grupo Myrcia sect. Eugeniopsis e sua correlação com as mudanças geográficas e climáticas na Mata Atlântica. Iniciação científica (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Matheus Fortes Santos.
748.   Stefanny Silva Garcia Hadmann. Caracterização de poliisopreno aditivado com resina hidrocarbônica Unilene A-100. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
749.   Stefanny Souza Santos. AVALIAÇÃO DA ACESSIBILIDADE EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO COM UM DOCENTE PCD VISUAL. Iniciação científica (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Carla Lopes Rodriguez.
750.   Stephanie Nagasava da Costa. Técnicas ópticas para diagnóstico não invasivo da diabetes: uma revisão narrativa. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Patricia Aparecida da Ana.
751.   Suellen Lopes Dos Santos. Estudo de viabilidade de carros híbridos e elétricos no Brasil. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Humberto de Paiva Junior.
752.   Sâmela da Silva Recla. Divulgação Científica das pesquisas produzidas no Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA). Orientação de outra natureza. Instituto Nacional da Mata Atlântica. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, . Início: 2023.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
753.   Tainan Neves. Estudo experimental sobre a caracterização não invasiva da fibrilação atrial. Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: João Loures Salinet Júnior.
754.   Tainá Porto Cotrim. Ativismo burocrático e a burocracia de nível de rua: estudo de caso sobre o enfrentamento a COVID-19. Tese (Doutorado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Vanessa Elias de Oliveira.
755.   Tais de Lima Alves Carneiro. Desenvolvimento de tintas decorativas modificadas com grafeno. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
756.   Tamara Cristina de Souza. VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR E MULHERES DA COMUNIDADE SURDA Inovação e Acessibilidade. Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia e Gestão da Inovação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Luciana Pereira.
757.   Tamara Jarosi Handajevsky. EXTRATO AQUOSO DE Himatanthus lancifolius (MUELL. ARG.) WOODSON, APOCYNACEAE: E SÍNTESE DA NANOPARTÍCULA DE COBRE COMO POTENCIAL ANTIMICROBIANO E ANTITUMORAL. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2023.
Supervisor: Amedea Barozzi Seabra.
758.   Tamara Jarosi Handajevsky. EXTRATO DE Himatanthus bracteatus (A. DC.) WOODSON COMO FONTE DE MOLÉCULAS ANTIMICROBIANAS, ANTITUMORAIS E ESTABILIZANTE NA SÍNTESE DE NANOPARTÍCULAS. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Fernanda Dias da Silva.
759.   Tamillys Lirio da Silva. Autocuidado em Audre Lorde. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Bruna Mendes de Vasconcellos.
760.   Tamiris Machado Kobayasi. Superexpressão de genes codificantes de xilana arabinosiltransferases (XATs) para aumento da digestibilidade da biomassa. Tese (Doutorado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2023.
Orientador: Wagner Rodrigo de Souza.
761.   Tarcisio Luiz Barrile Filho. Análise e conceituação do custo de interrupção de energia elétrica para consumidores comerciais de baixa tensão sob a perspectiva do consumidor. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Fabiana Aparecida de Toledo Silva.
762.   Tatiana Souza da Cruz. Sustentabilidade, pobreza e desigualdade social: Uma analise sobre qualidade de vida e meio ambiente a partir da abordagem das Capacitações.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Mônica Yukie Kuwahara.
763.   Tatiane Aparecida Bandinha. Análise de precisão e acurácia de foto-identificações de biótopos de costão rochoso realizadas por cientistas cidadãos voluntários. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
764.   Tatiane da Cunha Puti de Souza. Formação de Professores de Matemática e Aprendizagem Profissional. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Alessandro Jacques Ribeiro.
765.   Tatiane de Andrade Silva. UFABC para MiN@s - edição 2023. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do ABC. UFABC, . Início: 2023.
Orientador: Ana Maria Pereira Neto.
766.   Tatyara Monteiro da Silva. Materiais avançados à base de imidas aromáticas para captura e utilização de gás carbônico. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, UFABC. Início: 2023.
Orientador: Sergio Brochsztain.
767.   Taís Fernandes deOliveira. Estudo dos efeitos do Tak-242 na morte celular e nos níveis proteicos de NG2 e MBP em um modelo de ativação imune materna e anóxia neonatal em camundongos.. Iniciação científica (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Marcela Bermúdez Echeverry.
768.   Thadeu Carneiro da Silva. Aplicação de Machine Learning e Big Data na Análise Proativa de Falhas em Aerogeradores Relacionadas às Condições Ambientais do Local Onde Estão Instalados. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Julio Carlos Teixeira.
769.   Thais Araujo da Silva. Reforma Trabalhista no Brasil: Onda de terceirização e desigualdade salarial. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Mônica Yukie Kuwahara.
770.   Thais Cordeiro Prates. Efeito da bifacialidade e do seguimento solar no desempenho de usinas fotovoltaicas (título provisório). Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Ricardo da Silva Benedito.
771.   Thais de Andrade Costa. Degradação de fármacos e avaliações dos seus efeitos de resistência antimicrobiana em processos biológicos e físico-químicos avançados no tratamento de esgoto sanitário. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Rodrigo de Freitas Bueno.
772.   Thais Kaori Enoki Takishita. Iluminando as Profundezas: Desvendando o Potencial das Espécies Bioluminescentes Marinhas na Conservação e Compreensão das Mudanças Climáticas. Iniciação científica (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Danilo Trabuco do Amaral.
773.   Thalita Barttocz de Assis. Gestão Estratégica de Gases de Efeito Estufa (GEE) em Instituições de Ensino Superior. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Paula Ciminelli Ramalho.
774.   Thalita Gouveia Castilho. Recuperação sustentável de água e energia no tratamento de esgoto utilizando material suporte condutor em biorreator anaeróbio de leito fixo com membranas. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Eduardo Lucas Subtil.
775.   Thalyta Vieira Santos. Flora Andreense: levantamento e divulgação das plantas lenhosas da E.E.Américo Brasiliense. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Matheus Fortes Santos.
776.   Thayna Magalhães Novaes. Efeito da medicação dopaminérgica no controle postural de indivíduos com doença de Parkinson. Dissertação (Mestrado profissional em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Daniel Boari Coelho.
777.   Thiago Augusto de Souza Bonifácio. Adaptação do Inventário de Atitudes Frente ao Tempo e da Adolescent and Adult Time Attitude Scale para o contexto brasileiro. Dissertação (Mestrado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2023.
Orientador: André Mascioli Cravo.
778.   Thiago Barbosa Dantas. Avaliação da produção de biocombustíveis de aviação a partir da biomassa da gaseificação da biomassa seguida da síntese Fischer Tropsch. Dissertação (Mestrado profissional em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Reynaldo Palacios Bereche.
779.   Thiago de Andrade Vicente. Combinação de células CAR T anti-anidrase carbônica IX contendo domínios co-estimulatórios CD28 e 4-1BB no tratamento de tumores renais in vitro. Iniciação científica (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Eloah Rabello Suarez.
780.   THIAGO DE SOUZA SALVIO. Weltphilosophie: teoria das ciências e cosmologia em Schopenhauer. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Flamarion Caldeira Ramos.
781.   Thiago Henrique Rodrigues Vieira. Estudos e Avaliações de Métodos de Campos de Radiação Neural. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: João Paulo Gois.
782.   Thiago Nunes Viana. Impressão 3D de hidrogel liberador de NO. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Mathilde Julienne Gisèle Champeau.
783.   THOBIAS DE SOUZA FERREIRA ESTANISLAU. DESLOCAMENTO FORC?ADO POR ORIENTAC?A?O SEXUAL E IDENTIDADE DE GE?NERO PARA A UNIA?O EUROPEIA: UM ESTUDO SOBRE O ENTRE- LUGAR DE RECONHECIMENTO E DE SECURITIZAC?A?O DE FRONTEIRAS. Dissertação (Mestrado em RELAÇÕES INTERNACIONAIS) - Universidade Federal do ABC, UFABC. Início: 2023.
Orientador: Julia Bertino Moreira.
784.   Thomaz Loff da Silva. Análise econômico-financeira e regulatória de usinas fotovoltaicas para geração centralizada. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ricardo da Silva Benedito.
785.   Umaro Bassem. MIGRAÇÃO ESTUDANTIL AFRICANA NO BRASIL: RACISMO CONTRAESTUDANTES AFRICANOS (AS) NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS NO NORDESTE BRASILEIRO. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Carrefour. Início: 2023.
Orientador: Roberta Guimaraes Peres.
786.   Verônica Pineiro Bouzas do Espirito Santo. Questões Sociocientíficas no ensino de Ciências e o currículo do ensino fundamental da rede pública de Peruíbe- SP. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
787.   Victor Albuquerque Felix da Silva. A implementação da política brasileira para refugiados (1997 ? 2022). Tese (Doutorado em Doutorado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Elias David Morales Martinez.
788.   Victor Branseler Sutti. Manufatura aditiva de compósitos de polieteretercetona com biovidro para aplicações biomédicas. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do ABC, Financiadora de Estudos e Projetos. Início: 2023.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
789.   Victor Cobo Figueiro. Desenvolvimento de Aplicações Inteligentes para o IoTinuum (IoT Computing Continuum). Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Carlos Alberto Kamienski.
790.   Victor Fernandes Garcia. Desenvolvimento de plataforma computacional para avaliação e otimização de biorefinarias. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2023.
Supervisor: Reynaldo Palacios Bereche.
791.   Victor Hugo da Silva. trabalho: Eye-Tracking como ferramenta auxiliar no diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ana Claudia Oliveira Carreira.
792.   Victor Oliveira Bispo. Análise computacional da recuperação energética de blendas de resíduos dos setores citrícola e sucroenergético. . Início: 2023.
Orientador: Ana Maria Pereira Neto.
793.   VICTOR PEREIRA COELHO. GEOPOLÍTICA DO ESPORTE: Uma análise sobre a influência da FIFA e das ONGIs esportivas como instrumentos transnacionais.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
794.   Victor Ricardo Cândido Torres da Silva. Estudo de componentes da matriz extracelular e redes perineurais no córtex pré-frontal e estriado de camundongos C57Bl/6 submetidos à anóxia neonatal. Tese (Doutorado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Marcela Bermúdez Echeverry.
795.   Victor Vergara. Regularity theory for the anisotropic Plateau problem. Tese (Doutorado em Matematica) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2023.
Supervisor: Stefano Nardulli.
796.   Victor Yuiti Iamasaki. Análise econômica de uma micro usina solar em modelo de cooperativa. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Conrado Augustus de Melo.
797.   Vinicius Amadeu de Lima. Jecripe para mobile e avaliação. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: André Luiz Brandão.
798.   Vinicius Antonio Lucheti Pereira. Análise numérica de desempenho de aeronaves elétricas equipadas com células a combustível. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Alexandre Alves.
799.   Vinicius Caffeu. Criação da Unidade de Controle para o processador didático Baby8. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo, Eldorado. Início: 2023.
Orientador: Mario Alexandre Gazziro.
800.   Vinicius Cavalcanti Rocha. Avaliação da atividade antihelmintica de metabólitos especializados obtidos de Nectandra oppositifolia (Lauraceae). Tese (Doutorado em BIOLOGIA QUÍMICA) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Joao Henrique Ghilardi Lago.
801.   Vinicius dos Santos. Tarifa Zero: possibilidades e limites para a promoção de cidadania territorial e do direito à cidade e para o combate às desigualdades territoriais. Iniciação científica (Graduando em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: André Buonani Pasti.
802.   Vinicius Elieas da Silva. Introdução à produção de jatos em colisões hadrônicas. . Início: 2023.
Orientador: Mauro Rogerio Cosentino.
803.   Vinícius dos Passos de Souza. A ser definido. Dissertação (Mestrado profissional em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Sydney Ferreira Santos.
804.   Vinícius Lauton e Silva. Determinação de Idade e Composição Química de Aglomerados Estelares das Nuvens de Magalhães por Ajuste de Isócronas. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Pieter Willem Westera.
805.   Vinícius Paula e Silva. HEartLab experimental: aprimoramento do modelo animal para a fibrilação atrial. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: João Loures Salinet Júnior.
806.   Vinícius Perez da Silva. Alfabetização científica em museus de Microbiologia. Iniciação científica (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Bruno Rafael Santos de Cerqueira.
807.   Vinícius Zilio Rocca. Direct Searches and Effective Theories at the LHC. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: André Paniago Lessa.
808.   Vitor Ferrante dos Santos. Estudo Cinemático dos Membros do Aglomerado Aberto IC4756. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Annibal Hetem Junior.
809.   Vitor Furlan de Oliveira. MONITORAMENTO, IDENTIFICAÇÃO E PROGNÓSTICO DE FALHAS EM SISTEMAS DE VEÍCULOS COMERCIAIS UTILIZANDO TÉCNICAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. Tese (Doutorado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Claudio José Bordin Júnior.
810.   Vitor Hugo Mota Souza. Estagio BCT. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Elizabete Campos de Lima.
811.   Vitor Ruiz Murara. Estudo comparativo entre Lean Manufcturing e outras abordagens de melhoria de processos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Leonardo Ribeiro Rodrigues.
812.   Vittória Ariel dos Santos Borotto. Cabine Multisensorial para Reconstrução de Gêmeos Digitais. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Mario Alexandre Gazziro.
813.   Vitória Suzuki de Oliveira Ganns Chaves. Usos populares e atividades biológicas do ginseng brasileiro, uma planta adaptógena. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Fulvio Rieli Mendes.
814.   Vyctória dos Santos Ramos. Influência do trocador Na+/Ca2+ sobre o metabolismo energético e equilíbrio iônico em células tumorais do sistema nervoso central. Tese (Doutorado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Tiago Rodrigues.
815.   Vânia Lúcia Rodrigues. . Universidade Federal do ABC., . Início: 2023.
Supervisor: Rodrigo de Freitas Bueno.
816.   Vítor Hugo Jacintho Barbosa. Um estudo da realidade aumentada como forma de disseminar a cultura aeroespacial. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Pró Reitoria de Pesquisa. Início: 2023.
Orientador: Claudia Celeste Celestino.
817.   VÍTOR MARINS GARCIA. Energia de Campos Vetoriais. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2023.
Supervisor: Francisco Jose Gozzi.
818.   VÍTOR MIGUEL MARTINS. Previsão de Séries Temporais. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Kenji Nose Filho.
819.   Wagner Silva. Avaliação da produção de biogás por meio de digestão anaeróbia de licor de pentose do bagaço de cana. Dissertação (Mestrado em Energia) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2023.
Supervisor: Juliana Martin do Prado.
820.   Walkyria Elissa Machado Rocha. Avaliação das ações do Plano de Gestão Logística Sustentável da UFABC. Dissertação (Mestrado profissional em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Graziella Colato Antonio.
821.   Walter de Souza Guerra. Gestão de programa financeiro-operacional para indústria de moldes para injeção de peças plásticas. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Leonardo Ribeiro Rodrigues.
822.   Washington Souza. Avaliação do potencial energético de resíduos do setor citrícola. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ana Maria Pereira Neto.
823.   Wellington Diego Ascenção. Desenvolvimento de procedimentos analíticos para o monitoramento do controle de qualidade de produtos veterinários. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia/Química) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Diogo Librandi da Rocha.
824.   Welysson Thiago Da Silva Ferreira. Estudo do clima na região do Vale do Ribeira, a partir de normais climatológicas. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Andréa de Oliveira Cardoso.
825.   WESCLEY TRAJANO SOARES. Indústria 4.0 e Lean Manufacturing: Convergências e Desafios. Dissertação (Mestrado profissional em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ugo Ibusuki.
826.   Wesley Pereira da Silva. Desenvolvimento de jogo sério para explorar eficiência em algoritmos e estruturas de dados. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Denise Hideko Goya.
827.   William Wagner Ferreira de Castro. A Argumentação como competência da BNCC: contribuições da Filosofia à interdisciplinaridade. Iniciação científica (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Patrícia Del Nero Velasco.
828.   Willian Santos Nascimento. Justiça Curricular como Instrumento de Promoção da Qualidade Social da Educação. Dissertação (Mestrado profissional em POLÍTICAS PÚBLICAS) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Salomão Barros Ximenes.
829.   Yago Philippe Porto Silva. . Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.. Início: 2023.
Supervisor: Chee Sheng Fong.
830.   Yasmim Santos Matos. Cultura de células e suas especializações. Iniciação científica (Graduando em Bacharel em Ciências e Tecnologia) - Programa de Iniciação Científica UFABC (PIC), Programa de Iniciação Científica UFABC (PIC). Início: 2023.
Orientador: Daniel Carneiro Carrettiero.
831.   Ygor Batista Quelhas. Análises termofísicas e de composição química de blendas combustíveis de resíduos do processamento da laranja e da cana-de-açúcar. Iniciação científica (Graduando em Química) - UFABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2023.
Orientador: Ana Maria Pereira Neto.
832.   Yollanda Macedo. Estudo da Dinâmica Conformacional e Estabilidade dos Meta-estados para TMEM176 e seu Papel na Ativação do Inflassoma. Tese (Doutorado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Ana Ligia Barbour Scott.
833.   Ysabelle Pinheiro de Sousa. Processamento de sinais de EEG aplicados ao estudo da depressão. Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Aline de Oliveira Neves Panazio.
834.   Yuri Barros Caetano. Lógica booleana aplicada ao desenvolvimento de circuito genético sintético baseado na proteína SplitGFP. Iniciação científica (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Milca Rachel da Costa Ribeiro Lins.
835.   YURI COSTA MORAES DA SILVA. No toque do Desenvolvimento: do Atlântico ao Pacífico, no ritmo dos tambores. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2023.
Orientadores: Ramatis Jacino, Luciana Xavier de Oliveira.
836.   Yuri Vieira Romano. A formação inicial de professores de matemática e a aproximação da matemática acadêmica e a matemática escolar. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Alessandro Jacques Ribeiro.
837.   Ágatha Gouveia / João Brigham. Desenvolvimento de Ferramenta para Gestão de Dados de Manutenção. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Crhistian Raffaelo Baldo.
838.   ÂNGELA DE FÁTIMA ALVES RODRIGUES. Como as atividades exploratórias podem contribuir para ajudar o professor a resgatar o interesse dos alunos para utilizar o raciocínio matemático em sala de aula. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Marcia Aguiar.
839.   Ângelo Romeu da Silva Júnior. Avaliação da biocompatibilidade in vitro do biocompósito de borracha natural-nanocelulose-biovidro para aplicações biomédicas. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Grupo Carrefour. Início: 2023.
Orientador: Juliana Kelmy Macário Barboza Daguano.
840.   Éder Aleixo. A arte como resistência a erosão do outro na sociedade da informação. Tese (Doutorado em Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Paula Priscila Braga.
841.   Éliane Alves da Silva. . Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.. Início: 2023.
Supervisor: Paulo Sergio da Costa Neves.
842.   Éric Frade Coelho. ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICO-FINANCEIRA ENTRE OS SISTEMAS DE BIODIGESTÃO E COMPOSTAGEM NO TRATAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS. Dissertação (Mestrado profissional em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Graziella Colato Antonio.

2022

1.   : Luisa Akemi Bernardino Kanzato. Avaliação de imagens de satélite de alta resolução espacial para extração do verde urbano na cidade de Santarém- PA.. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2022.
Orientador: Carolina Moutinho Duque de Pinho.
2.   Adriana Aparecida Rosa. Filosofia e Direitos Humanos: por uma articulação para a consolidação da educação em Direitos Humanos e justiça restaurativa. Dissertação (Mestrado profissional em Filosofia (PROF-FILO) - Núcleo UFABC) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Luiz Fernando Barrére Martin.
3.   Adriana Campanari Silva. Descontinuidades em tubos de parede fina conformados por extrusão indireta a partir de fio de latão: estudo de caso em multinacional do ramo metalúrgico através da utilização do método Six Sigma. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Leonardo Ribeiro Rodrigues.
4.   ADRIANA CRISTINA GALIS. A CONTRIBUIÇÃO DA VIAGEM FILOSÓFICA PORTUGUESA DO NATURALISTA ALEXANDRE RODRIGUES FERREIRA PARA O CONHECIMENTO DAS COLÔNIAS AMERICANAS NO SÉCULO XVIII. Tese (Doutorado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Mat) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022.
Orientador: Marcia Helena Alvim.
5.   Adriana de Andrade. As representações sociais de futuros professores de física em relação à automatização da coleta de dados e ao pensamento computacional: uma análise comparativa entre discursos discentes e projetos pedagógicos. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Marcelo Zanotello.
6.   Adriano Correa Toledo Costa. O ensino colaborativo: desafio entre o processo de ensino aprendizagem da sala regular em conjunto com a sala de recurso multifuncional na perspectiva da Educação em Direitos Humanos. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Evonir Albrecht.
7.   Adriano Soler. A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA COMO VIRTUDE E LEGALIDADE EM TOMÁS DE AQUINO. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Matteo Raschietti.
8.   Afonso Schedeloski. Predição de preços de commodities usando aprendizado de máquina. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Murilo Bellezoni Loiola.
9.   Agnez Dias. Identidade e Território de Comunidades Quilombolas em Juazeiro BA). Iniciação científica (Graduando em Palnejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2022.
Orientador: Luis Roberto de Paula.
10.   Aila Cossovan Alves. Eletrodeposição de filmes de liga de alta entropia do sistema FeCoCrNi sobre aço carbono. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Renato Altobelli Antunes.
11.   Alda Maria Napolitano Sanchez. Uma análise do impacto das Políticas Públicas nas áreas de Educação Superior e de Ciência, Tecnologia e Inovação nas desigualdades sociais e no desenvolvimento humano no Brasil (1999-2019). Tese (Doutorado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Adalberto Mantovani Martiniano de Azevedo.
12.   Alessandra Braz Ferrinho. Proposta de consultoria colaboração para formação continuada de equipe interdisciplinar em Educação Especial. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2022.
Orientador: Priscila Benitez.
13.   Alessandra Marques Ferreira dos Santos. NOVA ABORDAGEM DO ESTUDO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DAS CORES NA ÓPTICA ARTICULADA A HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS: SUBSÍDIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. Tese (Doutorado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Mat) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022.
Orientador: Marcia Helena Alvim.
14.   Alex Francisco de Sousa Ferreira. Inversor de alta eficiência para veículos elétricos. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Jose Luis Azcue Puma.
15.   Alex Sandro Rosa de Campos. Educação financeira para minorias: avaliação do impacto social de uma iniciativa de educação financeira em um grupo de adultos. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Regina Helena de Oliveira Lino Franchi.
16.   ALEX SURATY RAMOS. Língua, Poética e Fruição Estética em Arte Sonora. Tese (Doutorado em Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Paula Priscila Braga.
17.   Alexandre de Pontes Nobre. . Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.. Início: 2022.
Supervisor: André Mascioli Cravo.
18.   Alexandre Henrique Dos Reis. A Invenção do Suicídio: como a morte voluntária se tornou assassinato de si. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Coorientador)., . Início: 2022.
Supervisor: Cristiane Negreiros Abbud Ayoub.
19.   Alexandre Janoni Bayerlein. Uso de Redes Neurais do Tipo Transformers para Classificação de Estágios do Sono. Iniciação científica (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2022.
Orientador: Raphael Yokoingawa de Camargo.
20.   ALEXANDRE SOUSA SILVA. Otimizando algoritmos de escalonamento para consumo de energia com aprendizado de máquina. Dissertação (Mestrado profissional em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Raphael Yokoingawa de Camargo.
21.   Alexia Ysabelli Antunes. Metodologia para avaliação de empresas do setor elétrico a partir de indicadores ESG. Dissertação (Mestrado em Energia) - Universidade Federal do ABC, Instituto Acende Brasil. Início: 2022.
Orientador: Patricia Teixeira Leite Asano.
22.   Alice Helena Heil de Borba. Estratégias Inside Out: um estudo de caso comparado das agendas paradiplomáticas do estado da Renânia do Norte Vestefália (Alemanha) e de Santa Catarina (Brasil). Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Gilberto Marcos Antonio Rodrigues.
23.   Alice Maia Gouveia. EducaMiN@ 2022. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Juliana Militão da Silva Berbert.
24.   Aline Barros Trench. . Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.. Início: 2022.
Supervisor: Mauro Coelho dos Santos.
25.   Aline Cristina Santos Barbosa. Justiça restaurativa e Direitos Humanos no Brasil: Diálogos sobre potências e resistências. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Evonir Albrecht.
26.   Aline Izaias Lucio. Trends em fertilidade e o acesso à Justiça Reprodutiva: A implementação de valores modernos do Norte Global e suas implicações no contexto doméstico Brasileiro em uma reflexão crítica. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Diego Sanches Corrêa.
27.   Alisson Galdino Costa. Diagnóstico e variabilidade Genética do Gene que Codifica a Proteína do Nucleocapsideo de SARS-CoV-2. Iniciação científica (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2022.
Orientador: Marcia Aparecida Speranca.
28.   Allan de Moraes Navarro. Síntese automática na tradução de Língua de Sinais. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão da Inovação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Kate Mamhy Oliveira Kumada.
29.   Alvaro Luiz Sechinel Junior. Estudo de Blockchain para o Mercado de Energia Elétrica. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Patricia Teixeira Leite Asano.
30.   Alvaro Marques de Andrade Dé Júnio. Aprendizado por Reforço aplicado a Sistemas de Recomendação. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Ricardo Suyama.
31.   Amanda Hildebrand Oi. Justiça criminal e branquitude: o papel da defesa na perpetuação do racismo. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Alessandra Teixeira.
32.   Amanda Maria Hiroko Massuyama. Compreensão do eleitor sobre a responsabilidade do poder executivo e legislativo municipal para as melhorias do serviço público de saúde. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Diego Sanches Corrêa.
33.   Amanda Rossi de Oliveira. Modelagem do comportamento da rugosidade e tensão residual superficial do aço maraging manufaturado por fusão em leito de pó e pós-processado com fresamento. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Coorientador).. Início: 2022.
Orientadores: Erik Gustavo Del Conte, Sydney Ferreira Santos.
34.   Amanda Soares de Melo. Feminismo e universalismo: uma reconciliação a partir de Judith Butler. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Nathalie de Almeida Bressiani.
35.   Amanda Thais dos Reis Fernandes. Estimação da Resposta Inercial da Frequência de Sistemas de Energia com Alta Penetração de Geração Eólica. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Coorientador).. Início: 2022.
Supervisor: Ahda Pionkoski Grilo Pavani.
36.   Ana Beatriz Xavier. As políticas de CT & I e o desenvolvimento sustentável no Japão desde os anos 2000.. Iniciação científica (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, ProReitoria de Pesquisa UFABC. Início: 2022.
Orientador: Cristina Fróes de Borja Reis.
37.   Ana Carola De la Via. Plataforma de microagulhas poliméricas para liberação transdérmica de antígenos e imunomoduladores. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Wendel Andrade Alves.
38.   Ana Carolina Cabral Carneiro. Vazios de Informação & Informalidade: Raspagem de Dados de Portais Imobiliários como Estratégia para a Identificação de Assentamentos Precários. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Flávia da Fonseca Feitosa.
39.   Ana Carolina Corrêa Salvio. Educação em Direitos Humanos e o currículo dos cursos de Pedagogia: Proposta de intervenção extensionista em Barbacena (MG). Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Evonir Albrecht.
40.   Ana Carolina Martinho Silva. O papel dos projetos de extensão no ingresso de jovens mulheres na ciência. Iniciação científica (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, UFABC. Início: 2022.
Orientador: Mariana Moraes de Oliveira Sombrio.
41.   ANA CAROLINA PATE CARDOSO UCHOA. FAMÍLIAS COM CRIANÇAS ACOLHIDAS E PODER JUDICIÁRIO: QUE RELAÇÃO É ESSA?. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Alessandra Teixeira.
42.   Ana Carolina Seixas de Oliveira Santana. Análise do sistema radicular de cultivares de arroz com alta e baixa predileção por arsenato. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2022.
Orientador: Hana Paula Masuda.
43.   Ana Catharina Nunes Rezende. O Governo Trump e o Uso de Alianças Para Lidar Com o Crescimento da China. Iniciação científica (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Flávio Rocha de Oliveira.
44.   Ana Cristina Carvalhaes Machado. Novo-desenvolvimentismo, via chinesa, Bem-Viver, ecossocialismo: limites e possibilidades de velhos e novos projetos de superação do atraso brasileiro CANDIDATA: Ana Cristina Carvalhaes Machado OPÇÃO DE ORIENTADOR/A: José Paulo Guedes, Cristina Froes de Borja Reis LINHA DE PESQUISA: Trajetórias do Sul: África, Ásia e América Latina/Caribe TEMA DE. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: José Paulo Guedes Pinto.
45.   ANA CRISTINA GREIN MARRA. OS FEMINISMOS MARXISTA E DECOLONIAL, AS PERSPECTIVAS INTERSECCIONAIS, E OS DILEMAS SOCIAIS EM TORNO DA PUNIÇÃO DAS MULHERES. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Alessandra Teixeira.
46.   Ana Jullia Pereira Ribeiro. Dinâmicas Criminais no Nordeste: uma análise a partir de produções acadêmicas?. Iniciação científica (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
47.   Ana Karoline Almeida Santos. Planejamento Educacional Individualizado (PEI) na inclusão universitária e variáveis relacionadas ao diagnóstico tardio e gênero. Iniciação científica (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2022.
Orientador: Priscila Benitez.
48.   Ana Leticia Fernandes. Redução do transporte de glicose da membrana plasmática e suas consequências na sinalização e bioenergética celular. Dissertação (Mestrado profissional em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Fernando Augusto de Oliveira.
49.   Ana Letícia Salla. Políticas públicas. Tese (Doutorado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2022.
Orientador: Vanessa Elias de Oliveira.
50.   Ana Lucia Caetano. Trabalho e Encarceramento Feminino na Capital Paulista. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Paris Yeros.
51.   Ana Maria Nunes Vieira. ESG e o papel social dos bancos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Cristina Fróes de Borja Reis.
52.   Ana Meire de Oliveira Morais. Contos pedagógicos no ensino de estatística nos anos iniciais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022.
Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.
53.   Ana Paula do Val. Mapeamentos Culturais: seus usos e apropriações no campo das políticas culturais. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Maria Livia de Tommasi.
54.   ANDIARA CRISTINA DE SOUZA. PARA ALÉM DA TELA: um estudo de rastreamento ocular sobre a influência da interface gráfica de jogos educacionais digitais matemáticos no processo atencional, engajamento e desempenho de crianças com autismo. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos. (Coorientador)., . Início: 2022.
Supervisor: Priscila Benitez.
55.   Andre Perez. Análise da transição para operação ilhada de microrredes com geração fotovoltaica. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Ahda Pionkoski Grilo Pavani.
56.   Andrea Sánchez Tapia. . Universidade Federal do ABC., . Início: 2022.
Supervisor: Leandro Reverberi Tambosi.
57.   Andrei Kukharev. Álgebras conservativas. Tese (Doutorado em Matemática e aplicações) - Universidade da Beira Interior, . Início: 2022.
Orientador: Ivan Kaygorodov.
58.   Andreia Joice Oliveira Meira. Preparation and characterization of phenothiazine oligomers as small electron acceptor units. Iniciação científica (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Início: 2022.
Orientador: Thiago Branquinho de Queiroz.
59.   André Alves Ramalho. Agrupamento de Questões Utilizando Processamento de Linguagem Natural. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
60.   André Baroni Jermolovicius. -. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Daniel Zanetti de Florio.
61.   André Gramorelli Feitosa. QUAIS ESPÉCIES DE MAMÍFEROS E ONDE ESTÃO NAS ÁREAS URBANAS DO ESTADO DE SÃO PAULO?. Iniciação científica (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Simone Rodrigues de Freitas.
62.   André Luis Brito Souza. Estudo de potencial de recuperação energética de resíduos de uma indústria de processamento de frutas. Dissertação (Mestrado em Energia) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2022.
Supervisor: Juliana Martin do Prado.
63.   André Luiz Silva Oliveira. Pedagogia freiriana e o ensino da cultura indígena por meio de sua astronomia. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Pieter Willem Westera.
64.   Anna Beatriz Campos Ribeiro Louzada. Cálculo estrutural e simulação aplicada ao projeto de próteses: revisão bibliográfica e aplicações práticas. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Wallace Gusmão Ferreira.
65.   ANSELMO MARTINHO RAJABO. Estimação espaço temporal da difusão de novas tecnologias em zonas urbanas. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Joel David Melo Trujillo.
66.   Anthony Domingues Cardoso. Saúde mental, subjetividade e a sociedade do desempenho: de que modo a mente humana tem sido reconfigurada ao capitalismo tardio. Iniciação científica (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Victor Ximenes Marques.
67.   Antonio Carlos Bezerra da Silva. O ensino da filosofia a partir dos estudos clássicos. Dissertação (Mestrado profissional em Filosofia (PROF-FILO) - Núcleo UFABC) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Luiz Fernando Barrére Martin.
68.   ANTONIO MARCOS DA SILVA. Fusão de Sensores para Veículo autônomo. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa. Início: 2022.
Orientador: Luiz Antonio Celiberto Junior.
69.   Antonio Morais Neto. Natureza da interação dos pares adenina-5-halouracila com nanopartículas de Prata PRATA: UMA ABORDAGEM TEÓRICO-EXPERIMENTAL. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA - QUÍMICA) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2022.
Orientadores: Paula Homem-de-Mello, Mónica Benicia Mamián López.
70.   Aron Belizario Yana. Conversor ressonante para aplicações de veículos elétricos. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2022.
Orientador: Jose Luis Azcue Puma.
71.   Arthur Anselmo Pereira. Desenvolvimento de eletrocatalisadores baseados em nanopartículas de Ni, Co, Ce e Nb para aplicação em célula a combustível de ureia direta. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Mauro Coelho dos Santos.
72.   Arthur da Silva Sousa Santos. Estudo sobre óxidos de alta entropia auxiliado por metodologias de aprendizado de máquina. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Daniel Zanetti de Florio.
73.   Arthur Vinicius Salaro de Souza. Transporte Ferroviário no Brasil: Um Estudo das Políticas de Governo e do Desempenho do Setor (1995-2014). Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Ramon Vicente Garcia Fernandez.
74.   Artur Teles Barbosa. Programa de Educação Tutorial - Ciência, Tecnologia e Inovação UFABC, 2022. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do ABC. Ministério da Educação - Programa de Educação Tutorial, . Início: 2022.
Orientador: Fabiana Rodrigues Costa Nunes.
75.   AUGUSTO LUIZ CERQUEIRA SANTOS. Visualidades dissonantes e discursos invisi?veis. Dissertação (Mestrado profissional em FILOSOFIA) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: André Luis La Salvia.
76.   Barbara Heloisa da Silva Ramalho. Estágio no Banco J. Safra S/A. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: David Corrêa Martins Junior.
77.   Beatris da Silva Polaco. Desenvolvimento de nanocompósitos de géis de copolímeros em bloco com óxido de grafeno. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Danilo Justino Carastan.
78.   Beatriz Barberino do Nascimento Santos. Determinação da atitude utilizando sensores MEMS para aplica- ções em veículos aéreos não tripulados. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Diego Paolo Ferruzzo Correa.
79.   Beatriz Fugagnolli Giacon. Emoções em uma exposição científica internacional: análise das visitas de famílias ao Túnel da Ciência do Instituto Max Planck em São Paulo. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Bruno Rafael Santos de Cerqueira.
80.   Beatriz Fugagnolli Giacon. Programa de Educação Tutorial - Ciência, Tecnologia e Inovação UFABC, 2022. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do ABC. Ministério da Educação - Programa de Educação Tutorial, . Início: 2022.
Orientador: Fabiana Rodrigues Costa Nunes.
81.   BEATRIZ GOMES CORNACHIN. O combate à fome em uma economia planificada: Cuba, do Período Especial à 2015 e a busca pela soberania alimentar.. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Andrea Santos Baca.
82.   Beatriz Mendonça de Andrade. A aplicação da AIoT (Inteligência Artificial e Internet das Coisas) na logística 4.0. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Gestão) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Ugo Ibusuki.
83.   Beatriz Rissatho Cipriano. Estudo in vitro do potencial citotóxico de óleo vegetal peroxidado em células tumorais de melanoma. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciência & Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2022.
Orientador: Tiago Rodrigues.
84.   Beatriz Sakamoto Arsuffi. (bolsista FAPESP). Nanocompósito responsivo de celulose para impressão 4D de matéria robótica bioinspirada. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão da Inovação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto.
85.   Beatriz Santos Olegário. Um estudo sobre Conceição Evaristo. Iniciação científica (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2022.
Orientador: Anastasia Guidi Itokazu.
86.   Beatriz Schiavon. Análise sobre a busca por autonomia nas diretrizes das políticas externas dos governos Dilma Roussef, Michel Temer e Jair Bolsonaro. Iniciação científica (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2022.
Orientador: Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes.
87.   BEATRIZ VENÂNCIO. NANOCOMPÓSITOS POLIMÉRICOS PARA FABRICAÇÃO DE PLACAS BIPOLARES DE CÉLULAS A COMBUSTÍVEL ALCALINA DE ETANOL DIRETO (ADEFC) POR IMPRESSÃO 3D. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC (UFABC), . Início: 2022.
Orientador: Suel Eric Vidotti.
88.   Benicio Warwick Khan. Benicio Warwick Khan. Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2022.
Orientador: Everaldo Carlos Venancio.
89.   Bianca Araujo Simões. Desenvolvimento de matrizes poliméricas em gel para uso tópico. Iniciação científica (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2022.
Orientador: Daniele Ribeiro de Araujo.
90.   Bianca Gonçalves de Almeida. Avaliação de características do trabalho em desenvolvimento de software e a relação com o bem-estar e burnout: Diagnóstico e possíveis soluções através da inovação social. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão da Inovação) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Andrea Paula dos Santos Oliveira Kamensky.
91.   Bianca Miyata Ranieri, Thiago Silva Mesquita. Uso de sensores e captura de imagem com aprendizado de máquina para obtenção de resposta tátil e sonora para aumento da experiência de realidade para deficientes visuais. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022.
Orientador: Luiz Antonio Celiberto Junior.
92.   Bianca Müller Guerra. A previsão da demanda e seu papel para o PCP em uma instituição financeira. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Leonardo Ribeiro Rodrigues.
93.   Bianca Negri Bello. Avaliação da experiência estética de obras visuais e da música através da pupilometria. Iniciação científica (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Patricia Maria Vanzella.
94.   Brenno Fernandes Dorte. O ensino por Investigação nas aulas de ciências. Iniciação científica (Graduando em LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2022.
Orientador: Solange Wagner Locatelli.
95.   Brenno Vasconcellos Teles. Tecnologias de remoção de microplásticos de efluentes: revisão bibliográfica. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Tatiane Araujo de Jesus.
96.   Bruna Castanheira. . Universidade Federal do ABC, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.. Início: 2022.
Supervisor: Thiago Branquinho de Queiroz.
97.   Bruna de Albuquerque Menezes. Papel de IP3R1 na neuroinflamação da retina ? gliose reativa e ativaçãomicroglial. Iniciação científica (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2022.
Orientador: Alexandre Hiroaki Kihara.
98.   Bruna Junqueira de Almeida Ferreira Lopes. Máquinas de Comitê baseadas em Aprendizado Profundo para Transferência de Aprendizado em Interfaces Cérebro-Máquina. Iniciação científica (Graduando em Ciências Moleculares) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2022.
Orientador: Raphael Yokoingawa de Camargo.
99.   Bruna Tavares Leite. Design de Serviço de Saúde Digital para Acesso de Pessoas Surdas. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão da Inovação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Luciana Pereira.
100.   Bruno Cordeiro de Santana. DETERMINAÇÃO DAS LEITURAS DOS SENSORES INERCIAIS MEMS PARA APLICAÇÕES EM VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS TIPO VANT. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Diego Paolo Ferruzzo Correa.
101.   Bruno da Silva Santos. Detecção e localização de falhas em suspensões automotivas técnicas de aprendizado de máquina. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2022.
Supervisor: Murilo Bellezoni Loiola.
102.   Bruno Geovane Barbosa. Processamento de Alumina Por Rota Coloidal. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Luiz Fernando Grespan Setz.
103.   Bruno Miranda Gaidargi (coorientação). Performance musical como modelo para investigar correlatos neurais de coordenação temporal e cooperativa. Iniciação científica (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2022.
Orientador: Patricia Maria Vanzella.
104.   Bruno Vinicius da Silva Kanno. Classes Características e Aplicações Geométricas. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Francisco Jose Gozzi.
105.   Bruno Vinicius Moraes Santos. RECUPERAÇÃO ENERGÉTICA DO BIOGÁS DE ATERRO: PRODUÇÃO DE BIOMETANO PARA INSERÇÃO NA REDE DE GÁS NATURAL. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Juliana Tófano de Campos Leite Toneli.
106.   Caian Souza Gerolamo. . Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.. Início: 2022.
Supervisor: Anselmo Nogueira.
107.   Caio de Andrade Forcione. Diferença de Bem-Estar Subjetivo entre Gêneros: Um Estudo sobre os Alunos de Graduação da UFABC. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2022.
Supervisor: Maximiliano Barbosa da Silva.
108.   Caio de Oliveira Pariz. Estágio Supervisionado - ENGIE SOLAR BRASIL ENERGIA E CONSULTORIA LTDA. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Fabiana Aparecida de Toledo Silva.
109.   Caio Matheus Manzi Teixeira. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E MÍDIAS SOCIAIS. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022.
Orientador: Patricia da Silva Sessa.
110.   Caique Campos de Oliveira. Estruturas 2D para catálise de reações de redução de hidrogênio. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Programa de Formação de Recursos Humanos da ANP da UFABC (PRH-ANP 49). Início: 2022.
Orientador: Pedro Alves da Silva Autreto.
111.   Caique Iamonico dos Santos. Os itinerários de Spix e Martius por São Paulo: geografia, população e as impressões de europeus sobre o território paulista. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022.
Orientador: Breno Arsioli Moura.
112.   Camila Campos Ferraz. Caracterização físico-química de inflorescência de bananeira. Iniciação científica (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, ufabc. Início: 2022.
Orientador: Juliana Martin do Prado.
113.   CAMILA NANNINI LINZ VENANCIO. -. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão da Inovação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Júlio Francisco Blumetti Facó.
114.   Camila Pereira Ramos. Dark Matter Simplified Models at the LHC. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: André Paniago Lessa.
115.   Camila Santos da Silva. Etnomatemática: uma trajetória do oprimido à autonomia. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Regina Helena de Oliveira Lino Franchi.
116.   Camilly Lima da Costa. Caça aos Asteroides.. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Unversidade Federal do ABC. Início: 2022.
Orientador: Antonio Gil Vicente de Brum.
117.   Candido José Gunza. FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DO ENSINO DE BASE EM ANGOLA: UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS IMPLEMENTADAS NA PROVÍNCIA DE LUANDA ENTRE OS ANOS 2002 A 2015. Dissertação (Mestrado profissional em POLÍTICAS PÚBLICAS) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Salomão Barros Ximenes.
118.   Carin Cristina da Silva Batista. . Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.. Início: 2022.
Supervisor: Iseli Lourenço Nantes.
119.   Carla Mangueira da Silva. 31 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Proteção Integral para quem? Um olhar sobre as medidas socioeducativas em meio aberto. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: José Blanes Sala.
120.   Carla Moreira Santana. Estudo molecular das variantes do inibidor de serino peptidase 2 de Trypanosoma cruzi da região amazônica. Tese (Doutorado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Marcia Aparecida Speranca.
121.   Carlos Augusto Pereira de Almeida. Das bocas às lojinhas: as dinâmicas comerciais do tráfico de drogas no sistema varejista em São Paulo. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
122.   Carlos Educardo Buaretto. A atuação econômico-política da empresa de consultoria educacional Hoper Educação. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Maria Caramez Carlotto.
123.   Carlos Gilberto Castro Cobos. Absorção de precursores de RNAi por folhas de Setaria após aplicação exógena. Dissertação (Mestrado profissional em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2022.
Orientador: Danilo da Cruz Centeno.
124.   Carlos Henrique Galvão Farias. A angústia como disposição privilegiada do Dasein e outros afetos. Dissertação (Mestrado profissional em FILOSOFIA) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Fernando Costa Mattos.
125.   Carlos Roberto da Silva Guimarães Junior. INVESTIGAÇÃO ESTRUTURAL E BIOLÓGICA DE POLIMEROSSOMOS SENSÍVEIS A ESTÍMULOS EXTERNOS PARA UTILIZAÇÃO NA LIBERAÇÃO CONTROLADA DE AGENTES TERAPÊUTICOS HIDROFÍLICOS. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Fernando Carlos Giacomelli.
126.   Carolina Castro de Sousa. Obtenção de óleo essencial de inflorescência de bananeira por arraste a vapor. Iniciação científica (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Juliana Martin do Prado.
127.   Carolina Cunha de Freitas. Biomateriais antimicrobianos a base de quitosana. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia/Química) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Amedea Barozzi Seabra.
128.   Caroline Miranda Pereira Lima. EducaMiN@ 2022. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Juliana Militão da Silva Berbert.
129.   Caue Landi Visconti Ferreira Gauze Rodrigues. Área do Conhecimento CNPq: Simulação Fluido-Estrutura. Sub-Área do conhecimento CNPq: Mecânica. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Wallace Gusmão Ferreira.
130.   Cecilia Deare Esteves. Estágio não-obrigatório para a conclusão do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Renata Ayres Rocha.
131.   Cesar Augusto do Amaral. Novos regimes em eletrodinâmica quântica com íons aprisionados. Dissertação (Mestrado profissional em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Fernando Luis da Silva Semiao.
132.   Chaiane Santos de Sousa. As relações de dependência no USMCA. Iniciação científica (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Tatiana Berringer.
133.   Cibele Biscaro. Uso de tecnologias de comunicação com o cidadão nas Smart Cities. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão da Inovação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Ricardo Gaspar.
134.   Cimere Tatiane dos Santos Klauk. MERCADO DE TRABALHO NA CAPITAL PAULISTA: AS TENDÊNCIAS DO TRABALHO PÓS-COVID-19 NO PERÍODO ENTRE 2020 E 2023.. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Cristina Fróes de Borja Reis.
135.   Cleber Fernando de Assis Xavier. O debate competitivo no Ensino de Filosofia: problematizações filosóficas e propostas didáticas. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Patrícia Del Nero Velasco.
136.   Clélio Rodrigo Paiva Rafael. Efeito da adição de material suporte na mitigação de depósitos (fouling) e remoção de poluentes para o tratamento de lixiviado de aterro sanitário em biorreator eletroquímico com membranas. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Eduardo Lucas Subtil.
137.   Cristiane de Araujo Gomes. Descelularização de brócolis: obtenção de biomaterial bioativo. . Início: 2022.
Orientador: Christiane Bertachini Lombello.
138.   CRISTOERCIO ANDRÉ DA SILVA. Alocação de concentradores inteligentes sem fio em redes de baixa tensão. Dissertação (Mestrado profissional em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Joel David Melo Trujillo.
139.   Daiana Damasceno Costa. Dificuldades e possibilidades no ensino de sistemática filogenética nas imagens dos livros didáticos. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Fernanda Franzolin.
140.   Dalete Christine da Silva Souza. Prospecção por compostos com ação antiparasitaria em Porcelia ponderosa (Annonaceae). Tese (Doutorado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Joao Henrique Ghilardi Lago.
141.   Daniel Ayarroio Seixas. Efeito de tratamentos térmicos na microestrutura, propriedades mecânicas e comportamento de corrosão do aço inoxidável superduplex S32750. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2022.
Supervisor: Renato Altobelli Antunes.
142.   Daniel de Jesus Siqueira. TBD. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Dahisy Valadão de Souza Lima.
143.   Daniel Espindola da Silva. Refatoração do Jogo ParaJecripe. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: André Luiz Brandão.
144.   Daniel Ferreira de Menezes. Direitos Humanos e Liberdade de Expressão. Dissertação (Mestrado profissional em PROF-Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Silvio Ricardo Gomes Carneiro.
145.   Daniel Russi Reilly. "Nem entre lobos e ovelhas existe conciliação". A influência de Homero na formulação da moralidade senhor-escravo em Nietzsche. Iniciação científica (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: João Paulo Simões Vilas Bôas.
146.   Daniel Saggiomo de Caprio. Modelos matemáticos em ecologia e evolução. Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Renato Mendes Coutinho.
147.   Daniel Seiei Uehara Tamashiro. Desenvolvimento e validação de um dispositivo de estimulação proprioceptivo para prótese transfemoral. Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Daniel Boari Coelho.
148.   Daniela Alves Ribeiro. . Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.. Início: 2022.
Supervisor: Juliana Kelmy Macário Barboza Daguano.
149.   Daniela Araújo Teixeira Leite. .. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2022.
Supervisor: Priscyla Waleska Targino de Azevedo Simões.
150.   Daniela Fajer Rosa. FINANCEIRIZAÇÃO DA MORADIA DE ALUGUEL SOBRE O MERCADO RESIDENCIAL EM SÃO PAULO: O ADVENTO DOS PROPRIETÁRIOS CORPORATIVOS E O PAPEL DA REGULAÇÃO URBANA E DAS POLÍTICAS PÚBLICAS. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Território) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Marcos Barcellos de Souza.
151.   Daniela Laís de Freitas Costa. ASSIMILAÇÃO CLIMÁTICA E CORRELAÇÃO DAS FALHA DE AEROGERADORES EXPOSTO A ESTRESSE DE CARGA - ADEQUAÇÃO NUMÉRICA REGIONAL PARA INSTALAÇÃO E OTIMIZAÇÃO. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Annibal Hetem Junior.
152.   Daniela Peres Paz. Parâmetros de ocupação e intervenção em áreas precárias. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Renata Maria Pinto Moreira.
153.   Daniele Ferreira. . Universidade Federal do ABC, Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa.. Início: 2022.
Supervisor: Andre Santarosa Ferlauto.
154.   Danielle Gonzales. Horta e encontros de boas noticias como programa de estimulaçãoinfantil. Dissertação (Mestrado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Ruth Ferreira Galduróz.
155.   DANIELLY ARAÚJO MARCELINO DA SILVA. A participação das empresas da região do abc no fluxo do comércio internacional brasileiro (2003 - 2020). Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Cristina Fróes de Borja Reis.
156.   Danila Frederici. Eficiência energética na indústria e a diminuição da emissão de gases de efeito estufa. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Tatiane Araujo de Jesus.
157.   Danilo Levy Gabrielli Belmont. FERRAMENTA DE ANÁLISE DE FALHAS E GERAÇÃO DE RELATÓRIOS DOS PROCESSAMENTOS DO EQUIPAMENTO ?2oo3 Platform?. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022.
Orientador: Luiz Antonio Celiberto Junior.
158.   Danilo Shinki Yoshizato. Categorização de patentes usando técnicas de processamento digital de imagens. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Jesús Pascual Mena Chalco.


Data de processamento: 23/12/2023 13:24:42