UFABC-professores-CMCC

Fábio Marques Simões de Souza

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1999), mestrado em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de Biofísica, com ênfase em neurociência computacional (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4594110260020815 (15/03/2024)
  • Rótulo/Grupo: CMCC
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2014-HOJE
  • Endereço: University of Colorado, CUAnschutz. 12801 E 17th Ave, CDB, Bldg RC1 South, 11th floor Fitzsimons 80045 - Denver, - Estados Unidos Telefone: (303) 7243403
  • Grande área: Ciências Biológicas
  • Área: Biofísica
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2018-2019. COMPUTING LANGUAGE AND COGNITIVE DEFICITS IN A THREE LAYERED CORTEX
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fábio Marques Simões de Souza - Coordenador / Diego Restrepo - Integrante.
      Membro: Fábio Marques Simões de Souza.
    2. 2018-2019. O Papel dos Neurônios Espelhos na Toxicodependência
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Fábio Marques Simões de Souza - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Fábio Marques Simões de Souza.
    3. 2017-2019. Computando Linguagem com Neurônios Espelho
      Descrição: A modelagem computacional dos correlatos neurais do processamento da linguagem é um passo fundamental para o avanço da computação cognitiva da linguagem natural. Porém, a maioria dos estudos dos correlatos neurais da leitura de texto escrito foca em substantivos e pouco é conhecido sobre os mecanismos neurais por trás do processamento e reconhecimento de verbos. Portanto, nosso objetivo é desenvolver um modelo de rede neural com duas camadas para o reconhecimento de verbos de acordo com seus parâmetros lexicais. Nós hipotetizamos que os neurônios das áreas de Broca e de Wernicke associadas a linguagem funcionam de maneira similar aos neurônios espelho que disparam potenciais de ação quando um agente executa uma ação ou quando o agente observa outra pessoa executando a mesma ação. Desta maneira, os neurônios espelho da área de Broca iriam disparam potenciais de ação durante a produção de ações motoras, como falar, sinalizar e escrever, para codificar verbos, ou quando os neurônios pré-sinápticos da área de Wernicke são ativados pelos parâmetros que identificam aquele verbo. Os neurônios da camada de entrada e de saída da rede serão conectados por sinapses com plasticidade sináptica dependente do instante da ocorrência dos potenciais de ação para desenvolver a função espelho. Portanto, os neurônios de saída deverão disparar quando uma ação específica é iniciada por esses neurônios ou quando uma palavra que representa aquela ação for observada. A rede bem-sucedida deverá reproduzir o desempenho cognitivo de pacientes humanos em uma tarefa de reconhecimento de verbos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fábio Marques Simões de Souza - Coordenador / Maria Teresa Carthery - Integrante.
      Membro: Fábio Marques Simões de Souza.
    4. 2015-2018. Neural Correlates of Olfaction
      Descrição: Resumo: A diminuição do sentido olfatório é uma condição debilitante, comum em idosos e pacientes com doenças neurodegenerativas, que leva a uma redução na qualidade de vida. Distúrbios da função olfatória podem gerar uma perda no prazer em comer, alterações de peso, dificuldade na detecção de odores que indicam risco a saúde e até o isolamento social e a depressão. Portanto é fundamental desenvolver estratégias terapêuticas para tratar essa condição debilitante. Esse projeto propõe o uso de uma abordagem interdisciplinar para estudar os correlatos neurais da percepção olfatória e testar a eficácia de tratamentos farmacológicos para aliviar os sintomas fisiológicos e comportamentais gerados por alterações periféricas e centrais do sistema olfatório. Pretende-se utilizar registros eletrofisiológicos dos disparos dos neurônios do córtex olfatório em roedores acordados respondendo a odores para construir e validar um modelo computacional do sistema olfatório. Essa abordagem permitirá o estudo dos mecanismos de ação dos fármacos na alteração da dinâmica dos circuitos neurais olfatórios, possibilitando a descoberta de novas estratégias para o tratamento da disfunção olfativa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Fábio Marques Simões de Souza - Coordenador.
      Membro: Fábio Marques Simões de Souza.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (5)
      1. The National Institute for Mathematical and Biological Synthesis -.Modeling Olfactory Sensory Neurons. 2015. (Oficina).
      2. First Brain Computer Interface (BCI) Symposium. 2014. (Simpósio).
      3. IWSYP'14 -International Workshop on Synaptic Plasticity. 2014. (Simpósio).
      4. Seminários em Física Aplicada à Mediciana e Biologia.Psicobiologia do Olfato. 2014. (Seminário).
      5. Seminários em Neurociência e Cognição.Correlatos Neurais do Olfato. 2014. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (2)
      1. Simões de Souza, Fabio M. Seminários em Neurociência e Cognição. 2015. (Outro).. . 0.
      2. Simões de Souza, Fabio M. Reverse Engineering of the Olfactory System. 2015. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 16/11/2024 16:20:29