UFABC-professores-CMCC

Marcelo Bussotti Reyes

completou sua graduação em física na Universidade de São Paulo (1998), seu mestrado em física (2001) e seu doutorado em Neurociência (2005) pela mesma Universidade. De 2005 a 2007, realizou um pós-doutorado na Universidade da Califórnia em San Diego e, de 2008 a 2010, outro na Universidade Médica da Carolina do Sul. Atualmente, é professor assistente no Centro de Matemática, Computação e Cognição da Universidade Federal do ABC (UFABC). Sua linha de pesquisa atual inclui diferentes aspectos do tempo e da percepção temporal, incluindo experimentos eletrofisiológicos e modelagem computacional. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2438114916781861 (12/06/2024)
  • Rótulo/Grupo: CMCC
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2010-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Matemática, Computação e Cognição. Rua Santa Adélia, 166 Bangu 09210170 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (011) 49968335 URL da Homepage: http://www.ufabc.edu.br/
  • Grande área: Ciências Biológicas
  • Área: Biofísica
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2023-Atual. A organização em série do comportamento: Estudos com a tarefa de inversão a meio da sessão
      Descrição: Dilemas sobre permanecer fazendo uma ação ou mudar para outra permeiam a vida humana. No entanto, os processos que regem como e quanto mudamos de ação estão longe de serem compreendidos. Um paradigma experimental utilizado com animais tem dado pistas interessantes: A de inversão a meio de sessão (midsession reversal learning). Neste paradigma, o animal escolhe entre dois estímulos distintos, S1 e S2, sendo a escolha de S1 recompensada num primeiro momento da sessão (na primeira metade, por exemplo) e a escolha de S2recompensada durante o restante da sessão. Ou seja, ao meio da sessão invertem-se os estímulos positivo e negativo. Estudos anteriores mostram que pombos adotam uma estratégia subótima, preferindo inicialmente S1 mas, à medida que o momento de inversão se aproxima, passam a escolher cada vez mais S2, cometendo erros de antecipação. Após a inversão, continuam a escolher S1 ainda algumas vezes, cometendo erros de perseveração, que vão diminuindo ao final da sessão. Outros estudos mostram que ratos adaptam-se à tarefa de inversão de forma diferente consoante o contexto em que ocorre a tarefa. Num contexto, em caixas de condicionamento operante, elesaprendem a escolher de forma quasi ótima, preferindo S1 até que essa opção deixa de ser recompensada, e passando então a preferir S2. Em outro contexto, os ratos aprendem de forma subótima, de forma similar aos pombos. Há evidência de que neste segundo contexto, os ratos baseiam as suas sucessivas escolhas no tempo já decorrido desde o início da sessão. O projeto visa estudar por que razão ocorre esta diferença de estratégia de aprendizagem. Mais concretamente, se, alterando o procedimento de escolha, podemos determinar a estratégiaque o rato segue. Os resultados dos estudos propostos, assim como a comparação destes resultados com os obtidos com outras espécies, incluindo com seres humanos, nos permitirão conhecer melhor os processos básicos da aprendizagem em geral, e a flexibilidade cognitiva dos animais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Marcelo Bussotti Reyes - Coordenador / Marcelo Salvador Caetano - Integrante / Armando Machado - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcelo Bussotti Reyes.
    2. 2019-2022. Neurociência Computacional e de Sistemas
      Descrição: A presente proposta visa apoiar e consolidar a pesquisa em Neurociência Computacional e de Sistemasdesenvolvida em colaborações entre os grupos de pesquisa do Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco (DF-UFPE, Recife), o Departamento de Física da FFCLRP da Universidade de São Paulo (USP, Ribeirão Preto) e o Centro de Matemática, Computação e Cognição da Universidade Federal do ABC (UFABC, São Bernardo do Campo, SP).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (7) . Integrantes: Marcelo Bussotti Reyes - Integrante / Antônio Carlos Roque da Silva Filho - Coordenador / Pedro Valadão Carelli - Integrante / Mauro Copelli - Integrante / Osame Kinouchi - Integrante / Nivaldo Vasconcelos - Integrante.
      Membro: Marcelo Bussotti Reyes.
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Bóris Marin - Coordenador / Mauro Copelli Silva - Integrante / Osame Kinouchi Filho - Integrante / Pedro Valadão Carelli - Integrante / Marcelo Bussotti Reyes - Integrante / Nivaldo Antonio Portela Vasconcelos - Integrante / Antônio Carlos Roque da Silva Filho - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Bóris Marin.
    3. 2016-2020. Análise da Atividade Neural no Córtex Pré-Frontal de Ratos Durante o Aprendizado Temporal
      Descrição: As bases neurais da percepção temporal têm sido alvo de investigação de diversos estudos, mas sua compreensão ainda está somente no início. O envolvimento de diversas regiões e alguns tipos de neurônios foi identificado em animais treinados em tarefas que exigem a aprendizagem de algum tipo de organização temporal. Neurônios que parecem codificar a passagem do tempo foram descritos no hipocampo, tálamo, e no córtex pré-frontal. Além disso, células com diversos tipos de comportamento eletrofisiológicos foram identificadas, tais como neurônios que aumentam (ou diminuem) sua taxa de disparo linearmente, que disparam para instantes específicos de tempo a partir de um marcador inicial, entre outras. O que foi pouco estudado, no entanto, é como estas atividades emergem com o aprendizado. Em parte, a escassez de resultados sobre isto vem do fato que a aprendizagem temporal costuma levar muitas sessões para ser observada. No entanto, em trabalhos recentes, mostramos que, em certas tarefas como a de intervalo fixo e a de DRRD, observamos mudanças comportamentais bruscas associadas à aprendizagem que podem ocorrer desde a primeira sessão. Neste projeto, pretendemos aliar esta expertise comportamental aos registros eletrofisiológicos para estudar o padrão de atividade neural no córtex pré-frontal durante a aprendizagem de uma tarefa de DRRD. Para isto, faremos registros extracelulares em ratos com implantes crônicos de matrizes de 32 eletrodos. Pretendemos identificar pontos de mudanças bruscas de comportamento e identificar neurônios que atuem como marcadores temporais avaliando como esta atividade emerge durante o aprendizado da tarefa, através da comparação da atividade antes, e após a mudança comportamental.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Marcelo Bussotti Reyes - Coordenador / Eliezyer Fermino de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcelo Bussotti Reyes.
    4. 2014-2016. Correlatos neurais da aprendizagem temporal
      Descrição: Nós constantemente aprendemos e atualizamos nossas crenças sobre quando determinados eventos ocorrerão. Por exemplo, nós sabemos o tempo esperado entre o apertar de uma tecla no controle remoto e a mudança de canal ocorrer, ou o intervalo entre um jogador de tênis fazer um movimento para sacar e o momento onde devemos iniciar nossa resposta. Entretanto, os mecanismos que regem este aprendizado ainda são amplamente desconhecidos. Em outras palavras, como nós nos adaptamos a um controle remoto que possui um atraso maior entre o apertar do botão e a mudança de canal? Ou como nós adaptamos nossa resposta ao saque de um novo jogador? No presente projeto, temos como objetivo estudar: 1. como nós aprendemos e atualizamos processos de expectativa temporal e 2. Os mecanismos neurais subjacentes a este processo de aprendizagem.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Marcelo Bussotti Reyes - Integrante / Marcelo Salvador Caetano - Integrante / André Mascioli Cravo - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcelo Bussotti Reyes.
      Descrição: Nós constantemente aprendemos e atualizamos nossas crenças sobre quando determinados eventos ocorrerão. Por exemplo, nós sabemos o tempo esperado entre o apertar de uma tecla no controle remoto e a mudança de canal ocorrer, ou o intervalo entre um jogador de tênis fazer um movimento para sacar e o momento onde devemos iniciar nossa resposta. Entretanto, os mecanismos que regem este aprendizado ainda são amplamente desconhecidos. Em outras palavras, como nós nos adaptamos a um controle remoto que possui um atraso maior entre o apertar do botão e a mudança de canal? Ou como nós adaptamos nossa resposta ao saque de um novo jogador? No presente projeto, temos como objetivo estudar: 1. como nós aprendemos e atualizamos processos de expectativa temporal e 2. Os mecanismos neurais subjacentes a este processo de aprendizagem.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: André Mascioli Cravo - Coordenador / Peter M. E. Claessens - Integrante / Karin Moreira Santos - Integrante / Marcelo Salvador Caetano - Integrante / Marcelo Bussotti Reyes - Integrante / Nicolas Laur Oliveira Camara Cesar - Integrante / Louise C. Barne - Integrante / Mateus Silvestrin - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: André Mascioli Cravo.
    5. 2013-2016. Estratégias comportamentais em múltiplas discriminações temporais em ratos
      Descrição: O objetivo é descrever as condições de treino sob as quais estímulos ambientais assumem controle sobre o comportamento de estimação temporal em ratos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Marcelo Bussotti Reyes - Integrante / Marcelo Salvador Caetano - Coordenador / André Mascioli Cravo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcelo Bussotti Reyes.
    6. 2013-2015. Emergência de padrões espaço-temporais em redes neuronais: modelos experimentais, teóricos e aplicações
      Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo estudar diferentes aspectos relacionados com a formação de padrões bioelétricos espaço-temporais em redes neuronais. Destaca-se aqui tanto o emprego de modelos experimentais biológicos como de modelos teóricos, além de uma possível aplicação para o desenvolvimento de tecnologias assistidas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: Marcelo Bussotti Reyes - Integrante / Rafael Ribeiro Dias Vilela de Oliveira - Coordenador / Ricardo Suyama - Integrante / Diogo Soriano - Integrante / Alexandre H. Kihara - Integrante / Daniel Carrettiero - Integrante.
      Membro: Marcelo Bussotti Reyes.
    7. 2010-Atual. Mecanismos neurais e funcionais da percepção do tempo
      Descrição: O tempo tem um papel fundamental para a vida. Uma evidência desta importância vem do fato que o cérebro é capaz de estimar intervalos de tempo que variam em 10 ordens de grandeza. Diversos experimentos comportamentais mostram que o cérebro mede o tempo como se houvesse um relógio interno, que pode ser iniciado, parado, reiniciado e zerado. No entanto, até o momento os mecanismos neurais envolvidos nestes processos permanecem desconhecidos. O objetivo do projeto é estudar estes mecanismos em duas frentes; i) através de experimentos eletrofisiológicos em ratos e ii) através de experimentos psicofísicos com humanos. Nos experimentos eletrofisiológicos em animais em movimento combinaremos técnicas de estimulação elétrica e de gravação simultânea de ensembles de neurônios. Estimularemos o córtex pré-frontal durante a realização de tarefas de estimativa de intervalos de tempo. Analisaremos a atividade elétrica do córtex pré-frontal e do hipocampo, buscando padrões de atividade neural relacionadas às tarefas comportamentais tais como sincronização entre estas duas regiões. O projeto envolve também o estudo dos mecanismos funcionais da percepção do tempo em humanos, através de experimentos psicofísicos. Estes experimentos tem o objetivo de entender como mecanismos atencionais e de memória modulam a percepção temporal.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcelo Bussotti Reyes - Coordenador. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Marcelo Bussotti Reyes.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (13)
      1. Encontro de Outono da Sociedade Brasileira de Física.Information theory, time and our brains. 2018. (Encontro).
      2. Neuroscience 2016. Delta and low theta band mediates tone fear conditioning under urethane anesthetized rats. 2016. (Congresso).
      3. IBRO 2015. Comparing different probability distribution functions in interval timing tasks. 2015. (Congresso).
      4. III Brazilian Meeting on Brain and Cognition. Associative learning and information theory. 2015. (Congresso).
      5. III Brazilian Meeting on Brain and Cognition. Application of the Information Theory in the Associative Learning. 2015. (Congresso).
      6. SBNeC 2013. At the right place but not at the same time: investigating instant learning in simultaneous temporal task acquisition. 2013. (Congresso).
      7. II Encontro de Iniciação Científica. Avaliador dos trabalhos. 2012. (Congresso).
      8. I Workshop em Modelagem Matemática e Computacional em Neurociência da UFABC. Evaluating the dynamical stability of central pattern generators. 2012. (Congresso).
      9. Joint Courses - MBL Fapesp. Discussions with the speakers. 2012. (Congresso).
      10. V Simpósio de Neurociências: Interfaces com a Engenharia Biomédica.Influência do Comportamento Neural Individual na Dinâmica Coletiva de Geradores Centrais de Padrões. 2011. (Simpósio).
      11. 3th. International Symposium on Circadian Rhythms, Sleep, Memory, and Emotion - ISCSM.Cocaína e a percepção do tempo: manipulando o relógio interno do cérebro. 2010. (Simpósio).
      12. First Brazilian Meeting on Brain and Cognition.Looking for a neural code for time. 2010. (Encontro).
      13. XXXIV Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento. 2010. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (4)
      1. Roque, A. C. ; REYES, M. B.. VI Latin American School on Computational Neuroscience (Lascon IV). 2016. Outro
      2. Sato, João R.; ALMEIDA, M. C. ; SALUM, C. O. ; SOUZA, F. S. ; CAETANO, M. S. ; Biazoli, Claudinei Eduardo. Third Brazilian Meeting on Brain and Cognition. 2015. Congresso
      3. Reyes, Marcelo Bussotti; MATELL, M. ; HUZIWARA, E. ; BUENO, J. L. O.. Neural and behavioral basis of temporal perception (Simpósio). 2013. Congresso
      4. Reyes, Marcelo Bussotti; BUONOMANO, D. ; MATELL, M.. Timing Session. 2013. Congresso

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (5)
      • Marcelo Bussotti Reyes ⇔ Marcelo Salvador Caetano (9.0)
        1. TUNES, GABRIELA C ; FERMINO DE OLIVEIRA, ELIEZYER ; VIEIRA, ESTEVÃO UP ; CAETANO, MARCELO S ; CRAVO, ANDRÉ M ; BUSSOTTI REYES, MARCELO. Time encoding migrates from prefrontal cortex to dorsal striatum during learning of a self-timed response duration task. eLife. v. 11, p. e65495, issn: 2050-084X, 2022.
        2. REYES, MARCELO BUSSOTTI ; DE MIRANDA, DIEGO HENRIQUE ; TUNES, GABRIELA CHIUFFA ; CRAVO, ANDRÉ MASCIOLI ; CAETANO, MARCELO SALVADOR. Rats can learn a temporal task in a single session. BEHAVIOURAL PROCESSES. v. 170, p. 103986, issn: 0376-6357, 2020.
        3. NEPOMOCENO, ESTELA B. ; CRAVO, ANDRÉ M. ; REYES, MARCELO B. ; Caetano, Marcelo S.. Temporal regularity and stimulus control in multiple fixed interval schedules. BEHAVIOURAL PROCESSES. v. 171, p. 104019, issn: 0376-6357, 2019.
        4. VARELLA, THIAGO T. ; REYES, MARCELO BUSSOTTI ; CAETANO, MARCELO S. ; de Camargo, Raphael Y.. A model for the peak-interval task based on neural oscillation-delimited states. BEHAVIOURAL PROCESSES. v. 168, p. 103941, issn: 0376-6357, 2019.
        5. BARNE, LOUISE CATHERYNE ; CLAESSENS, PETER MAURICE ERNA ; REYES, MARCELO BUSSOTTI ; CAETANO, MARCELO SALVADOR ; CRAVO, ANDRÉ MASCIOLI. Low-frequency cortical oscillations are modulated by temporal prediction and temporal error coding. Neuroimage (Orlando, Fla. Print). v. 146, p. 40-46, issn: 1053-8119, 2017.
        6. BUENO, FERNANDA DANTAS ; MORITA, VANESSA C. ; de Camargo, Raphael Y. ; REYES, MARCELO B. ; CAETANO, MARCELO S. ; CRAVO, ANDRÉ M.. Dynamic representation of time in brain states. Open Access Scientific Reports. v. 7, p. 46053, issn: 2045-2322, 2017.
        7. CRAVO, ANDRE MASCIOLI ; SANTOS, KARIN MOREIRA ; REYES, MARCELO BUSSOTTI ; CAETANO, MARCELO SALVADOR ; Claessens, Peter M. E.. Visual Causality Judgments Correlate with the Phase of Alpha Oscillations. Journal of Cognitive Neuroscience. v. 27, p. 1887-1894, issn: 0898-929X, 2015.
        8. TUNES, G. C. ; OLIVEIRA, E. F. ; CRAVO, ANDRE MASCIOLI ; CAETANO, M. S. ; REYES, M. B.. Se desvendarmos o código neural, poderemos ler pensamentos?. Em: Roberta Roque Baradel; Edgard Pereira Neves; Maria Teresa Carthery-Goulart. (Org.). CuriosaMente: Descobrindo a Neurociência. 1ed.São Bernardo do Campo, SP. : Editora UFABC. 2016.v. 1, p. 165-182.
        9. NEPOMOCENO, E. B. ; GIORJIANI, G. M. ; REYES, M. B. ; CAETANO, M. S.. De olho no relógio: Como percebemos a passagem do tempo. Em: Roberta Roque Baradel; Edgard Pereira Neves; Maria Teresa Carthery-Goulart. (Org.). De olho no relógio: Como percebemos a passagem do tempo. 1ed.São Bernardo do Campo. : EdUFABC. 2016.v. 1, p. 47-65.

      • Marcelo Bussotti Reyes ⇔ André Mascioli Cravo (7.0)
        1. TUNES, GABRIELA C ; FERMINO DE OLIVEIRA, ELIEZYER ; VIEIRA, ESTEVÃO UP ; CAETANO, MARCELO S ; CRAVO, ANDRÉ M ; BUSSOTTI REYES, MARCELO. Time encoding migrates from prefrontal cortex to dorsal striatum during learning of a self-timed response duration task. eLife. v. 11, p. e65495, issn: 2050-084X, 2022.
        2. REYES, MARCELO BUSSOTTI ; DE MIRANDA, DIEGO HENRIQUE ; TUNES, GABRIELA CHIUFFA ; CRAVO, ANDRÉ MASCIOLI ; CAETANO, MARCELO SALVADOR. Rats can learn a temporal task in a single session. BEHAVIOURAL PROCESSES. v. 170, p. 103986, issn: 0376-6357, 2020.
        3. NEPOMOCENO, ESTELA B. ; CRAVO, ANDRÉ M. ; REYES, MARCELO B. ; Caetano, Marcelo S.. Temporal regularity and stimulus control in multiple fixed interval schedules. BEHAVIOURAL PROCESSES. v. 171, p. 104019, issn: 0376-6357, 2019.
        4. BARNE, LOUISE CATHERYNE ; CLAESSENS, PETER MAURICE ERNA ; REYES, MARCELO BUSSOTTI ; CAETANO, MARCELO SALVADOR ; CRAVO, ANDRÉ MASCIOLI. Low-frequency cortical oscillations are modulated by temporal prediction and temporal error coding. Neuroimage (Orlando, Fla. Print). v. 146, p. 40-46, issn: 1053-8119, 2017.
        5. BUENO, FERNANDA DANTAS ; MORITA, VANESSA C. ; de Camargo, Raphael Y. ; REYES, MARCELO B. ; CAETANO, MARCELO S. ; CRAVO, ANDRÉ M.. Dynamic representation of time in brain states. Open Access Scientific Reports. v. 7, p. 46053, issn: 2045-2322, 2017.
        6. CRAVO, ANDRE MASCIOLI ; SANTOS, KARIN MOREIRA ; REYES, MARCELO BUSSOTTI ; CAETANO, MARCELO SALVADOR ; Claessens, Peter M. E.. Visual Causality Judgments Correlate with the Phase of Alpha Oscillations. Journal of Cognitive Neuroscience. v. 27, p. 1887-1894, issn: 0898-929X, 2015.
        7. TUNES, G. C. ; OLIVEIRA, E. F. ; CRAVO, ANDRE MASCIOLI ; CAETANO, M. S. ; REYES, M. B.. Se desvendarmos o código neural, poderemos ler pensamentos?. Em: Roberta Roque Baradel; Edgard Pereira Neves; Maria Teresa Carthery-Goulart. (Org.). CuriosaMente: Descobrindo a Neurociência. 1ed.São Bernardo do Campo, SP. : Editora UFABC. 2016.v. 1, p. 165-182.

      • Marcelo Bussotti Reyes ⇔ Raphael Yokoingawa de Camargo (6.0)
        1. NUNES, RONALDO V. ; REYES, MARCELO B. ; MEJIAS, JORGE F. ; de Camargo, Raphael Y.. Directed functional and structural connectivity in a large-scale model for the mouse cortex. Network Neuroscience. v. 1, p. 1-16, issn: 2472-1751, 2021.
        2. NUNES, RONALDO V. ; REYES, MARCELO B. ; DE CAMARGO, RAPHAEL Y.. Evaluation of connectivity estimates using spiking neuronal network models. BIOLOGICAL CYBERNETICS. v. 113, p. 309-320, issn: 0340-1200, 2019.
        3. VARELLA, THIAGO T. ; REYES, MARCELO BUSSOTTI ; CAETANO, MARCELO S. ; de Camargo, Raphael Y.. A model for the peak-interval task based on neural oscillation-delimited states. BEHAVIOURAL PROCESSES. v. 168, p. 103941, issn: 0376-6357, 2019.
        4. de Camargo, Raphael Y.; RECIO, RENAN S. ; REYES, MARCELO B.. Heteroassociative storage of hippocampal pattern sequences in the CA3 subregion. PeerJ. v. 6, p. e4203, issn: 2167-8359, 2018.
        5. AQUINO, TOMÁS GALLO ; DE CAMARGO, RAPHAEL YOKOINGAWA ; REYES, MARCELO BUSSOTTI. Approaching subjective interval timing with a non-Gaussian perspective. JOURNAL OF MATHEMATICAL PSYCHOLOGY. v. 84, p. 13-19, issn: 0022-2496, 2018.
        6. BUENO, FERNANDA DANTAS ; MORITA, VANESSA C. ; de Camargo, Raphael Y. ; REYES, MARCELO B. ; CAETANO, MARCELO S. ; CRAVO, ANDRÉ M.. Dynamic representation of time in brain states. Open Access Scientific Reports. v. 7, p. 46053, issn: 2045-2322, 2017.

      • Marcelo Bussotti Reyes ⇔ Ruth Ferreira Galduróz (3.0)
        1. DE ARRUDA, MARCEL VALÉRIO ; GALLO, BRUNA VERZILI ; HERRMANN, FLAVIO ; DAS NEVES, SORAIA FERNANDES ; GALDURÓZ, RUTH FERREIRA ; REYES, MARCELO BUSSOTTI. Adaptation of the temporal bisection task for remote collection: development, analysis, and validation. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES. v. 16, p. 13684-13703, issn: 1988-7833, 2023.
        2. VERZILI, BRUNA ; VALÉRIO DE ARRUDA, MARCEL ; HERRMANN, FLAVIO ; Reyes, Marcelo B. ; GALDURÓZ, RUTH F.. A systematic review with meta-analysis of Yoga's contributions to neuropsychiatric aspects of aging. BEHAVIOURAL BRAIN RESEARCH. v. 454, p. 114636, issn: 0166-4328, 2023.
        3. Andreatto, Carla Andreza Almeida ; CORAZZA, DANILLA ICASSATTI ; Coelho, Flávia Gomes de Melo ; REYES, MARCELO BUSSOTTI ; Pedroso, Renata Valle ; Santos-Galduróz, Ruth Ferreira ; Gobbi, Sebastião. Uso do procedimento de bissecção temporal na avaliação de idosos com doença de Alzheimer: uma revisão sistemática. Jornal Brasileiro de Psiquiatria (UFRJ. Impresso). v. 61, p. 39-44, issn: 0047-2085, 2012.

      • Marcelo Bussotti Reyes ⇔ Peter Maurice Erna Claessens (2.0)
        1. BARNE, LOUISE CATHERYNE ; CLAESSENS, PETER MAURICE ERNA ; REYES, MARCELO BUSSOTTI ; CAETANO, MARCELO SALVADOR ; CRAVO, ANDRÉ MASCIOLI. Low-frequency cortical oscillations are modulated by temporal prediction and temporal error coding. Neuroimage (Orlando, Fla. Print). v. 146, p. 40-46, issn: 1053-8119, 2017.
        2. CRAVO, ANDRE MASCIOLI ; SANTOS, KARIN MOREIRA ; REYES, MARCELO BUSSOTTI ; CAETANO, MARCELO SALVADOR ; Claessens, Peter M. E.. Visual Causality Judgments Correlate with the Phase of Alpha Oscillations. Journal of Cognitive Neuroscience. v. 27, p. 1887-1894, issn: 0898-929X, 2015.




    Data de processamento: 16/11/2024 16:20:29