UFABC-professores-CECS

Erika Fernanda Prados

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Ouro Preto(2004), mestrado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos(2007), doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos(2011) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo(2013). Atualmente é Professora Adjunta II da Universidade Federal do ABC e do Instituto Mauá de Tecnologia. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Metalurgia Física. Atuando principalmente nos seguintes temas:ECAP, microestrutura, propriedades mecânicas, Al4Cu. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

  • http://lattes.cnpq.br/8992454758111330 (04/05/2023)
  • Rótulo/Grupo: CECS
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2014-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas. Rua Abolição Vila São Pedro 09210180 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49968220 URL da Homepage: www.ufabc.edu.br
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2021-Atual. Análise da Influência da Porosidade no Comportamento Mecânico e no Riscamento do Aço AISI 316L obtido via Manufatura Aditiva (DMLS) e Sinterização (SPS)
      Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo a análise do efeito da porosidade nas respostas ao riscamento de corpos de prova de aço AISI 316L, obtidos por dois processos de manufatura: aditiva por sinterização direta de metais por laser (DMLS), e sinterização via Spark Plasma Sintering (SPS). O procedimento experimental consiste em realizar ensaios de riscamento em microescala dos corpos de prova de aço inoxidável austenítico, comparando o comportamento mecânico e as respostas tribológicas (coeficiente de atrito e volume removido) decorrentes dos materiais provenientes desses processos de fabricação. Nestes ensaios, a variável de entrada será a força normal constante aplicada a fim de caracterizar o mecanismo de abrasão predominante em cada condição. Por sua vez, estudos a respeito do comportamento tribológico incorporam abordagens de comportamento mecânico e microestrutural dos materiais, deformação plástica, influência da topografia e do acabamento superficial. A metodologia de natureza experimental-numérico faz uso de caracterizações mecânicas por indentação instrumentada, e microdureza Vickers; caracterizações microestruturais por microscopia eletrônica de varredura e difração de raios-X; medições de rugosidade em corpos de prova com diferentes porosidades; e avaliação dos mecanismos de abrasão e energia dispendida no processo. Investigações sobre variação da triaxialidade em função do efeito localizado dos poros e outras heterogeneidades do material e respostas de subsuperfície após os ensaios de riscamento serão promovidas, incluindo a realização de simulações com o Método dos Elementos Finitos (MEF) para discussões sobre tensões, deformações, fechamento/deformação de poros, tensões residuais e encruamento. Portanto, intenciona-se contribuir em termos de design of materials e definições microestruturais que possam ser interessantes em aplicações de biomateriais. Colaborações são vistas como importantes para ampliar discussões e complementar as análises relacionadas ao material, processos de fabricação, e comportamento mecânico em âmbitos experimental e numérico.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Erika Fernanda Prados - Integrante / Vanessa Seriacopi - Coordenador / Newton Kiyoshi Fukumasu - Integrante / Izabel Fernanda Machado - Integrante / Roberto Martins de Souza - Integrante / Adalto de Farias - Integrante / Susana Marraccini Giampietri Lebrão - Integrante / Wilson Carlos da Silva Junior - Integrante / Éd Cláudio Bordinassi - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Erika Fernanda Prados.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (1)
      1. XVIII Brazilian MRS Meeting. Influence of Surface finishing on Tribological Characteristics of a DLC Coated Steel during a Lubricated Reciprocating Test. 2019. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (0)

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (0)



        Data de processamento: 16/11/2024 16:19:31