UFABC-professores-CECS

Acácio Sidinei Almeida Santos

Professor da Universidade Federal do ABC (Bacharelado em Relações Internacionais, Bacharelado de Ciências e Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Relações e Especialização em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros). Tem Graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, especialização em Saúde Global e Diplomacia da Saúde pela Fundação Osvaldo Cruz - FIOCRUZ, Mestrado em Ciências Sociais (antropologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, Doutorado em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - USP e Pós-doutorado pela Faculdade de Saúde Pública - USP. Atualmente preside a Associação Brasileira de Estudos Africanos - ABEÁFRICA (gestão 2023 2024) e coordena o Projeto de Qualificação de Trabalhadoras Domésticas, parceria UFABC e Ministério do Trabalho e Emprego. É membro da Cátedra Sergio Vieira de Mello (CSVM/UFABC), pesquisador associado ao Grupo de Antropologia da Comunicação da Université Félix Houphouët-Boigny (Côte dIvoire) e membro do Iniciativa África Instituto Lula. Foi Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas da Universidade Federal do ABC (2018 a 2022); foi coordenador do Observatório de Políticas Afirmativas do Fórum Nacional de Pró-reitoras(es) de Assistência Estudantil - OPA/FONAPRACE; coordenou a pesquisa "Migração e saúde: itinerários terapêuticos, práticas e estratégias de cura de imigrantes africanos na cidade de São Paulo" (edital universal CNPq); Atuou como membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; foi coordenador do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros - NEAB/UFABC; foi consultor em projetos da UNESCO nos anos de 2018 e 2023. foi professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, professor da Universidade Estadual Paulista UNESP, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, da Faculdades de Campinas - (FACAMP) e nos cursos de especialização (UNIAFRO) da Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal do Paraná. E 2003 ajudou a fundar a Casa das Áfricas e foi seu vice coordenador entre os anos de 2003 e 2013.Tem experiência nas áreas de Antropologia, Sociologia, Relações Internacionais, Saúde Global e História da África; atuando principalmente nos seguintes temas: Antropologia das sociedades africanas, Estudos africanos, Relações Brasil / África Desde 1999 desenvolve trabalho de campo na Costa do Marfim (África do Oeste), tendo sido bolsista da CAPES (programa doutorado Sanduíche no exterior) na Université de Cocody (Côte dIvoire) no ano de 2002 e do Programa de Bolsas de Pós-Doutorado da FAPESP em 2006 / 2007. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6457075491873064 (08/07/2024)
  • Rótulo/Grupo: CECS
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2015-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas. Campus São Bernardo - Alameda da Universidade, s/nº , sala 377, Bloco Delta Anchieta 09606045 - São Bernardo do Campo, SP - Brasil Telefone: (11) 23206379 Ramal: 6379
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Ciência Política
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2024-Atual. Qualificação Social e Profissional no ABC: Trabalho doméstico, trabalho mais que decente.
      Descrição: Projeto financiado pelo Ministério do Trabalho e do Emprego, através do Projeto de Qualificação Social e Profissional, Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional PMQ. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Acácio Sidinei Almeida Santos - Coordenador.
      Membro: Acácio Sidinei Almeida Santos.
    2. 2022-Atual. Dicionário da Assistência Estudantil
      Descrição: produção do primeiro dicionário de termos e conceitos da assistência estudantil. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Acácio Sidinei Almeida Santos - Coordenador.
      Membro: Acácio Sidinei Almeida Santos.
    3. 2022-Atual. PODCAST assistência estudantil
      Descrição: Produção de episódios sobre assistência estudantil em universidades públicas. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) . Integrantes: Acácio Sidinei Almeida Santos - Coordenador.
      Membro: Acácio Sidinei Almeida Santos.
    4. 2022-Atual. CALEIDOSCÓPIO DAS AÇÕES AFIRMATIVAS: AVALIAÇÕES, EXPERIÊNCIAS EALCANCES DAS POLÍTICAS DE COTAS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS
      Descrição: Nessa pesquisa pretende-se realizar uma série de estudos de casos sobre as transformações sociais provocadas, direta ou indiretamente, pela introdução de ações afirmativas no país. Visa-se, portanto, investigar e avaliar as consequências dessas políticas públicas, sobretudo o modo como elas afetaram a compreensão da questão racial em nossa sociedade. A ideia inicial é de proceder a uma reflexão sobre os efeitos e impasses das ações afirmativas, tanto no interior das universidades como fora delas. Serão abordados temas, tais como: 1) a expansão das ações afirmativas para outros grupos que não os negros de escolas públicas (quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência, etc.); 2) avaliação do desempenho de cotistas e não-cotistas; 3) especificidades das ações afirmativas em universidades estaduais; 4) as ações afirmativas na pós-graduação e seus impactos nas pesquisas; 5) as demandas por mudanças nos currículos (virada decolonial); 6) os impactos na composição do alunado; 7) os coletivos e o feminismo negro que se fortalecem; 8) situação dos egressos cotistas no mundo do trabalho; 9) bancas de heteroidentificação e o jogo das classificações raciais;- os efeitos no ensino médio; 10) a história da África como espaço para contextualizar o racismo no Brasil; 11) o modo como o debate público se tornou mais aberto aos temas ligados às desigualdades raciais, etc. Essa lista não exaustiva dialoga com alguns dos temas que são desenvolvidos pelos membros da equipe em pesquisas anteriores e que serão aqui reatualizadas em uma perspectiva dialógica e comparativa. Esse esforço conjunto se torna possível pelas parcerias já existentes entre os membros do grupo e serão reforçadas pelas possibilidades de organização de encontros, simpósios e de divulgação conjunta dos resultados obtidos (livros, dossiês em revistas, podcasts, homepages, etc.). Além disso, espera-se que essa pesquisa impacte a compreensão atual sobre o tema das ações afirmativas nas ciências humanas... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Acácio Sidinei Almeida Santos - Coordenador / Maria Nilza da Silva - Integrante / LAURA MOUTINHO - Integrante / Paulo Sergio da Costa Neves - Integrante / dinéia Tavares Lopes - Integrante / Paula Cristina da Silva Barreto - Integrante.
      Membro: Acácio Sidinei Almeida Santos.
    5. 2018-2021. Migração e saúde: itinerários terapêuticos, práticas e estratégias de cura de imigrantes africanos na cidade de São Paulo
      Descrição: A situação dos imigrantes internacionais é caracterizada pelo fato de que eles devem se reorientar socialmente e redefinir seu modo de vida no seio da sociedade de acolhida. Esse processo de integração que abre para os imigrantes a via para uma nova vida é também permeado por tensões que levam, nos casos mais extremos, à marginalização. As tensões entre os aspectos sociais, comunitários e econômicos, como encontrados no país de origem e no país de acolhida, podem se exprimir muitas vezes por problemas de saúde. Relacionar saúde e migração é falar da integração dos migrantes no corpo social, das instituições de apoio e do diálogo, mas também das interdições e incompreensões de práticas sociais, e das transformações de significados do corpo, da religião, das tradições terapêuticas decorrentes deste encontro. Apesar do crescimento exponencial dos estudos sobre imigração e emigração nos últimos anos, o tema da saúde e da doença em contexto migratório constitui um domínio de investigação ainda incipiente no Brasil. O que significa dizer que ainda não recebeu a merecida atenção. Este projeto tem como objetivo dar continuidade às pesquisas iniciadas no pós-doutorado, fazer uma caracterização sociodemográfica, identificar os principais problemas de saúde, os itinerários dos imigrantes nas situações de doença e os recursos que a população imigrante de origem africana (demandantes de refúgio e refugiados) que reside no Brasil utiliza para resolver seus problemas de saúde.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Acácio Sidinei Almeida Santos - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.
      Membro: Acácio Sidinei Almeida Santos.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (19)
      1. Encontro Nacional do Fórum Nacional de Pró-Reitores(as) de Assuntos Estudantis da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior - FONAPRACE/ANDIFES. 2022. (Encontro).
      2. Seminário: Balanço da Lei de Cotas: resultados da pesquisa Avaliação das políticas de ação afirmativa no ensino superior brasileiro,.Ações Afirmativas: contextos e desafios. 2022. (Seminário).
      3. Un nuevo escenario para la cooperación Sur-Sur - Marruecos / América Latina Y Caribe.50 anos de estudios africanos en Brasil. 2022. (Seminário).
      4. XIX Encontro das Regionais Norte e Nordeste do Fórum Nacional dos Pró-Reitores(as) de Assuntos Estudantis ? FONAPRACE.Lei de Cotas e Assistência Estudantil: Em Defesa das Ações Afirmativas. 2022. (Encontro).
      5. Roda de Conversa da 2º Campanha Internacional pela Erradicação do Racismo no Ensino Superior Cátedra UNTREF/UNESCO..Formação Política e Ações Afirmativas. 2021. (Outra).
      6. 1a REUNIÃO ORDINÁRIA DO PLENO DO FÓRUM NACIONAL DOS PRÓ-REITORES DE ASSUNTOS ESTUDANTIS ? FONAPRACE.FÓRUM NACIONAL DOS PRÓ-REITORES DE ASSUNTOS ESTUDANTIS ? FONAPRACE. 2019. (Outra).
      7. 2a REUNIÃO ORDINÁRIA DO PLENO DO FÓRUM NACIONAL DOS PRÓ-REITORES DE ASSUNTOS ESTUDANTIS ? FONAPRACE.FÓRUM NACIONAL DOS PRÓ-REITORES DE ASSUNTOS ESTUDANTIS ? FONAPRACE. 2019. (Outra).
      8. Áfricas contemporâneas. Do continente à diáspora: pensar o universal a partir dos arquivos afro-diaspóricos.Diálogos África-Brasil: legados e desconstruções a partir das políticas de relações internacionais. 2019. (Encontro).
      9. Fórum Brasil Diverso.Políticas públicas de inclusão no setor público e no setor privado. 2019. (Outra).
      10. I Ciclo de Palestras sobre Estudos Africanos e Afro-brasileiros.Perspectivas dos Estudos Africanos no Brasil. 2019. (Outra).
      11. I ENCONTRO 2019 DA REGIONAL SUDESTE DO FÓRUM NACIONAL DOS PRÓ-REITORES DE ASSUNTOS ESTUDANTIS ? FONAPRACE.I ENCONTRO 2019 DA REGIONAL SUDESTE DO FÓRUM NACIONAL DOS PRÓ-REITORES DE ASSUNTOS ESTUDANTIS ? FONAPRACE. 2019. (Encontro).
      12. II Encontro do GT Regional de África: pesquisa, ensino e movimentos sociais.Brasil África: novos cenários no campo das Relações Internacionais. 2019. (Encontro).
      13. III SEMANA DA GRADUAÇÃO ? IRI-USP.Cotas na graduação. 2019. (Outra).
      14. Mês da igualdade UFU.Notas de Uberlândia: se não vivemos com dignidade, estamos mortos e, se estamos mortos, não somos nadaos. 2019. (Outra).
      15. Conferência Comissões de verificação da autodeclaração étnico-racial: contra fraudes e pela garantia da lei de cotas..omissões de verificação da autodeclaração étnico-racial: contra fraudes e pela garantia da lei de cotas.. 2018. (Outra).
      16. Encontro Trocas Atlânticas: Migrações africanas, atualidades e direitos.Relações Brasil África. 2018. (Encontro).
      17. Seminário: Programa de Ações Afirmativas para a população negra e indígena,.Programa de Ações Afirmativas para a população negra e indígena,. 2018. (Simpósio).
      18. worshop Projeto Trocas Atlânticas / Exposição Africanos no Brasil.Trocas Atlânticas e Valores Civilizatórios. 2018. (Encontro).
      19. Finitudes.Nas sociedades africanas os mortos não estão mortos. 2017. (Outra).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (5)
      1. SANTOS, Acácio Sidinei Almeida. I Seminário de Estudos Africanos da UFABC. 2019. (Outro).. . 0.
      2. SANTOS, Acácio Sidinei Almeida. I ENCONTRO 2019 DA REGIONAL SUDESTE DO FÓRUM NACIONAL DOS PRÓ-REITORES DE ASSUNTOS ESTUDANTIS ? FONAPRACE. 2019. (Outro).. . 0.
      3. SANTOS, Acácio Sidinei Almeida. 35 anos de Arte pela Igualdade" - Cartunista Mauricio Pestana. 2019. (Exposição).. . 0.
      4. SANTOS, Acácio Sidinei Almeida. Exposição Awalé, jogos de semear da África. 2018. (Exposição).. . 0.
      5. SANTOS, Acácio Sidinei Almeida. Curso de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira e Saúde. 2008. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 16/11/2024 16:19:31