UFABC-professores-CECS

Margarethe Born Steinberger-Elias

Professora Associada da Universidade Federal do ABC (UFABC), participou da estruturação da universidade desde 2006 e coordenou nos primeiros anos o Programa de Iniciação Científica "Pesquisando Desde o Primeiro Dia" (PDPD). Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Estudos Avançados em Linguística na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e na Freie Universität Berlin (FUB), Alemanha. Graduação e Mestrado em Letras-Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(PUC-RJ). Tem experiência em Análise de Discurso, Semiótica, Linguística de Corpus e Processamento de línguas naturais (PLN) voltados à descrição semântica da língua portuguesa a partir de corpora de textos científicos e jornalísticos.Tem interesse pela pesquisa lexical aplicada a domínios semânticos para disseminação da informação educacional e científica no Brasil. Na pós-graduação, atuou como membro permanente dos Programas de Engenharia da Informação e de Ensino de Ciências (PEFHCM). Orientou mais de quarenta trabalhos com foco em redes discursivas de domínios específicos de conhecimento. Professora de Linguística e Comunicação da PUC-RJ (1974-1985), da PUC-SP (1985-2006) e da FUB (1991-1996), criou e coordenou oito cursos de Especialização, atuou como jornalista e correspondente internacional, desempenhou atividades editoriais. Participou de congressos e encontros científicos e publicou 2 livros, 18 artigos científicos, 9 capítulos de livros. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5719489765924800 (18/10/2023)
  • Rótulo/Grupo: CECS
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2006-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas. Av.dos Estados 5001 - Bloco B Bangu 09210580 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49960141 Fax: (11) 49963166 URL da Homepage: http://posinfo.ufabc.edu.br/index.htm
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Comunicação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (11)
    1. 2016-Atual. Paráfrases e suas Implicações na Comunicação e Divulgação dos Discursos da Ciência
      Descrição: Paráfrases são formas alternativas de expressar explicações, definições e exemplificações. Este projeto em andamento situa-se na intersecção entre as áreas de Linguística e Comunicação aplicadas ao ensino de filosofia e ciências. Como parte do projeto, já foi desenvolvido estudo sobre paráfrases do termo ?natureza? utilizadas em manuais de ensino de Filosofia recomendados oficialmente para o ensino médio na rede pública brasileira. Foram selecionados trechos de cinco manuais didáticos que abordam estes conceitos, de modo a caracterizar o papel das paráfrases como recurso facilitador da compreensão textual. A metodologia adotada revelou até aqui que o uso dos termos ?natureza? e ?ciências da natureza? envolve não só processos parafrásticos, mas também processos polissêmicos. Os primeiros resultados apontaram que a leitura de textos científicos ou de divulgação científica envolvendo tais conceitos pode ser um desafio pedagógico devido à complexidade dos processos discursivos parafrásticos e polissêmicos envolvidos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Margarethe Born Steinberger-Elias - Coordenador / Francisco das Chagas Pereira - Integrante / Marcelo Cunha - Integrante.
      Membro: Margarethe Born Steinberger-Elias.
    2. 2015-2016. Discursos da Comunicação e Educação sobre Riscos e Desastres com apoio de Tecnologias da Linguagem
      Descrição: Este projeto investiga a percepção social sobre os efeitos das mudanças climáticas que vêm ocorrendo no Brasil na última década. Com ajuda da Análise de Discurso associada a recursos de processamento de línguas naturais, o objetivo principal é a criação de instrumento de aferição da percepção social sobre desastres tomando como referência um corpus de mensagens em circulação nas redes sociais. Um desenvolvimento lateral do projeto ocupa-se da percepção social no segmento infantil e em suas implicações para a introdução da comunicação de riscos e desastres em ambientes formais (currículos escolares) e informais (aplicativos para celular).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Margarethe Born Steinberger-Elias - Coordenador / Ariana Moura da Silva - Integrante / Alidson Leite Caires - Integrante / Nathalia Ferrete Rodriguez - Integrante.
      Membro: Margarethe Born Steinberger-Elias.
    3. 2015-Atual. Subprojeto "O Legado de Mario Kaplún para o Ensino de Ciências" agregado ao projeto "O Relativismo Cultural e a obra de Wilhelm von Humboldt"
      Descrição: O Legado de Mario Kaplún para o Ensino de Ciências ? Subprojeto de ?O Relativismo Cultural na obra de Wilhelm Von Humboldt? - Estudo discursivo acerca do impacto da obra de W. Humboldt sobre as concepções de relativismo cultural e sobre a hipótese Sapir-Whorf. A diversidade cultural relaciona-se a situações em que ocorre o fenômeno do hibridísmo que, compreendido nos campos da linguagem, cognição e cultura, desencadeia estudos específicos sobre sua interferência na eficácia comunicativa. Este projeto faz a retomada de um estudo exploratório anterior sobre a diversidade linguística e cultural da América Latina desenvolvido na Freie Universitaet Berlin. Em 2017 o projeto se redimensionou quando foi agregado um subprojeto explorando a associação entre o pensamento humboldtiano sobre educação e a dimensão epistemológica do trabalho do argentino Mario Kaplún - que revolucionou a história da ciência aplicada à comunicação educativa na América Latina.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Margarethe Born Steinberger-Elias - Coordenador.
      Membro: Margarethe Born Steinberger-Elias.
    4. 2014-Atual. Gestão de Conhecimento para Estudo de Materiais de Apoio ao Ensino e Aprendizagem
      Descrição: A partir dos conceitos de armazenamento, busca e recuperação de informação, este projeto tem como objetivo geral investigar domínios especializados de conhecimento tomando como referência a linguagem científica. O objetivo específico é o tratamento de políticas nacionais sobre uso de materiais didáticos no Brasil com foco em repositórios digitais de materiais de apoio ao ensino e aprendizagem. O problema de pesquisa é a definição de parâmetros tais como multimodalidade, interatividade e produção colaborativa para uma análise comparada entre repositórios internacionais e brasileiros. O projeto adota métodos qualitativos e quantitativos de tratamento da informação conjugando análise de discurso e linguística de corpus. Os resultados finais deverão associar critérios éticos aos parâmetros definidos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Margarethe Born Steinberger-Elias - Coordenador / Vandré Kopcak - Integrante / Francisco das Chagas Pereira - Integrante / Marcelo Cunha - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Margarethe Born Steinberger-Elias.
    5. 2011-2013. Estudo da Hibridação de Conceitos em Textos de Divulgação Científica
      Descrição: Estudo comparado da hibridação de conceitos nas áreas da Biologia e da Sociologia a partir de manuais de referência e de textos sobre Biologia Social da autoria de Humberto Maturana.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Margarethe Born Steinberger-Elias - Coordenador / Anand Oliveira Masson - Integrante.
      Membro: Margarethe Born Steinberger-Elias.
    6. 2010-Atual. Processamento de Linguagem Natural, Semiótica e Linguística Computacional: aplicações ao estdo das linguagens da ciência
      Descrição: O objetiivo deste projeto é introduzir a discussão dos seguintes problemas: a) como estabelecer os limites de um domínio semântico; b) como usar conceitos de PLN para obter etiquetagem semanticamente relevante para o armazenamento de dados; c) como usar estratégias de PLN para extrair e classificar informação textual relevante a partir de gêneros textuais distintos, tais como os de divulgação científica e os noticiosos; d)limites e vantagens de estratégias de PLN relacionadas ao usuário final. Os fundamentos, estratégias e ferramentas de PLN são objeto de uma nova e desafiadora sub-área da Inteligencia Artificial. Sua aplicação é ampla e abarca desde a tradução automática até o reconhecimento e a simulação de estilos de fala. Este projeto tem o foco nos aspectos lexico-semanticos da modelagem linguística. Conta com a colaboração de alunos de Mestrado em Engenharia da Informação da UFABC sob orientação da Coordenadora.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (7) . Integrantes: Margarethe Born Steinberger-Elias - Coordenador / Thiery Okuyama da Silva Murakami - Integrante / Gláucia Dutra Lacerda - Integrante / Rafael Antonangelo Molina - Integrante / Ariana Moura da Silva - Integrante / Amaury K. Budri - Integrante / Ricardo Suyama - Integrante / Thiago da Rocha Tedrus - Integrante / Aline Izida - Integrante.
      Membro: Margarethe Born Steinberger-Elias.
    7. 2009-2013. Modelagem Linguística de Relatos de Catástrofes e Conflitos em Português Brasileiro
      Descrição: Este projeto desenvolve um estudo léxico-semântico preliminar do Português Brasileiro voltado à criação de um sistema inteligente de processamento automático de informação em situações de emergência. A metodologia adotada busca mapear em um corpus de textos noticiosos as redes léxico-semânticas associadas a diferentes tipos de cenários emergenciais que requeiram a ação da Defesa Civil ou do Corpo de Bombeiros, tais como incêndios, enchentes, desmoronamentos, etc. O reconhecimento do vocabulário típico de cada categoria de desastre natural e a identificação de palavras-chaves a ela associadas no corpus de estudo irão contribuir para modelar um sistema de reconhecimento automático de mensagens emergenciais específicas de cada tipo de cenário. Além disso, poderão contribuir para criar um sistema adaptável de produção de mensagens emergenciais relevantes para cada cenário a partir da construção de frames e scripts compatíveis com um sistema mais amplo de variáveis contextuais. O uso de fraseologia e a seleção de itens lexicais filtrados por contexto poderão ajudar a alimentar um sistema de tomada de decisões sobre medidas de socorro imediato, acionando autoridades e instâncias relevantes para cada tipo de situação.. Este projeto de pesquisa desenvolveu-se a partir da proposta inicial mais ampla de um sistema de monitoramento automático de relatos de desastres, que agregava alguns docentes do Mestrado de Engenharia da Informação, Originalmente intitulou-se "Sistema Inteligente para Monitoramento Automático de Relatos de Catástrofes e Desastres em Português do Brasil^. Houve o desmembramento desta proposta inicial e o projeto atual concentra-se nos aspectos semânticos de mensagens emergenciais em linguagem escrita, sendo deixados para etapa futura outros aspectos, por exemplo, relativos ao processamento de sinais de voz.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Margarethe Born Steinberger-Elias - Coordenador / Daniel Octaviano - Integrante / Gláucia Dutra Lacerda - Integrante / Rafael Antonangelo Molina - Integrante / Ariana Moura da Silva - Integrante / Aline Izida - Integrante / Thiago Tedrus - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 16
      Membro: Margarethe Born Steinberger-Elias.
    8. 2009-2011. Simulação multiagentes modelando o comportamento coletivo de pânico em multidões
      Descrição: Neste projeto de pesquisa propõe-se a construção de um modelo computável voltado à modelagem da dinâmica do pânico em multidões. O direcionamento das atividades do projeto se baseia na seguinte hipótese: um modelo computável voltado para situações de pânico coletivo, e seu posterior uso na implementação de modelos conceituais, auxiliará na obtenção de um melhor entendimento da dinâmica de tais fenômenos. O modelo se baseia em teorias da área de Ciências Sociais relacionadas ao comportamento coletivo. Tal modelo apresenta uma abordagem sócio-cognitiva, na medida em que poderá ser utilizado em duas dimensões: (i) auxiliar na proposição de novas estruturas ou alternativas para sistemas sociais, verificando a viabilidade de sua existência e funcionamento; (ii) obter um melhor entendimento dos fundamentos sociais, antropológicos, psicológicos, etc., que subsidiam e direcionam sistemas sociais. O desafio a ser vencido neste momento da pesquisa será a integração de diferentes teorias de forma coerente e robusta, já que muitas delas apresentam alguns posicionamentos contraditórios. Além disto, como geralmente estas teorias apresentam um alto grau de abstração, adaptações serão realizadas visando garantir a computabilidade do modelo desenvolvido... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Margarethe Born Steinberger-Elias - Integrante / Maria das Graças Bruno Marietto - Coordenador / Robson dos Santos França - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Margarethe Born Steinberger-Elias.
    9. 2007-2011. Modelagem conceitual para avaliação de relevância na comunicação especializada
      Descrição: As novas possibilidades tecnológicas de criar e multiplicar informação em redes sócio-comunicativas alteraram os conceitos de "informação pública" e "informação de interesse público". Hoje a Internet permite buscas informacionais de conteúdo restritivo, mas tem dificuldades em recuperar informações classificáveis como ?socialmente relevantes? que levem em conta fatores situacionais e tipologia de interlocutores. Esta pesquisa explora o potencial de métodos linguísticos baseados em análise semântica e discursiva para detectar redes conceituais dinâmicas que ajudem a avaliar automaticamente indicadores de informação de relevância.. Diante da multiplicidade de gêneros, estilos e formatos das trocas comunicativas, optou-se por trabalhar com ambientes de informação especializada como a organizacional, científica, internacional, ambiental, turística, etc. Nesse contexto o projeto já contou com a colaboração de alunos em trabalhos de conclusão de curso, alunos de iniciação científica, alunos do Mestrado em Engenharia da Informação e do Programa de Educação História Filosofia da Ciência e Matemática. O escopo do projeto ampliou-se e passou também a abarcar processos sociais e cognitivos envolvidos na construção e operação de conceitos que irão alimentar a produção de ontologias.. Nesse âmbito, novos subprojetos foram agregados para tratar do problema da construção de categorias em situações de hibridação conceitual.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Margarethe Born Steinberger-Elias - Coordenador / Thiery Okuyama da Silva Murakami - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do ABC - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T & A: 9
      Membro: Margarethe Born Steinberger-Elias.
    10. 2007-2010. Redes sociais de disseminação de informação e conhecimento
      Descrição: A percepção generalizada de que há um vasto espaço de problemas que só podem ser tratados pela via da interdisciplinaridade desencadeou movimentos de convergência acadêmica em torno de novos campos de pesquisa inspirados numa visão sistêmica e nas Ciências da Complexidade. Esta pesquisa resgata parcialmente tal história identificando novos modos de organização da cooperação científica, o processo de engendramento de novas combinações acadêmico-curriculares e o surgimento de equipes híbridas de investigação. O ponto de partida para explorar o tema é a possibilidade de revelar uma nova "cognição científica" (Steinberger 2007) através da análise de estratégias e processos sócio-cognitivos envolvidos na produção e circulação de discursos técnico-científicos recentes. A hipótese geral é de que a interatividade favorece o amadurecimento científico e gera efeitos sobre o desenvolvimento da ciência e da tecnologia especialmente em países com déficit educacional como o Brasil. O projeto prevê a aplicação de métodos qualitativos e quantitativos para o mapeamento de redes colaborativas interdisciplinares como indicadores de um paradigma científico emergente. Com apoio da teoria de redes sociais e modelos de difusão de informação, a produção social do conhecimento é abordada através de exemplos da educação científica, da educação informal e da educação à distância.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Margarethe Born Steinberger-Elias - Coordenador / Francisco Antonio Gudemberg Almeida Moura - Integrante / Ricardo Milena Ignácio - Integrante / Vandré Kopcak - Integrante / Patricia Dias dos Santos - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do ABC - Bolsa. Número de produções C, T & A: 11
      Membro: Margarethe Born Steinberger-Elias.
    11. 2007-2009. Modelo computável para o fenômeno do pânico em multidões
      Descrição: Este projeto estuda as condições de modelagem de comportamentos coletivos e, em especial, dos comportamentos sócio-comunicativos desencadeados em situações de pânico. O projeto é de natureza interdisciplinar, requerendo fundamentos conceituais que permitem compreender o funcionamento da linguagem e da comunicação em sistemas sociais e subsidiar, mais adiante, o desenvolvimento de simulações em computador. Está sob a coordenação da Profa. Maria das Graças Bruno Marietto, pesquisadora da área de Sistemas Inteligentes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Margarethe Born Steinberger-Elias - Integrante / Maria das Graças Bruno Marietto - Coordenador. Financiador(es): Universidade Federal do ABC - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 6
      Membro: Margarethe Born Steinberger-Elias.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (5)
    1. Membro do Conselho da Cátedera Unesco de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, Unesco / Umesp.. 2007.
      Membro: Margarethe Born Steinberger-Elias.
    2. Comissão de Pareceristas do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, Ministério da Educação - Secretaria de Educação Superior.. 2007.
      Membro: Margarethe Born Steinberger-Elias.
    3. Membro fundador integrante do GT Economia Política da Comunicação, vinculado á Associação Nacional de Programas de Pós-Gradução em Comunicação (COMPÓS), GT de Economia Política das Tecnologias da Informação Comunicação e Conhecimento.. 2007.
      Membro: Margarethe Born Steinberger-Elias.
    4. Membro integrante do Projeto Sinaes de Avaliação de Instituições de Ensino Superior, MEC/ INEP.. 2006.
      Membro: Margarethe Born Steinberger-Elias.
    5. Membro iintegrante do Projeto Sinaes de Avaliação de Cursos de Ensino Superior, MEC / INEP.. 2006.
      Membro: Margarethe Born Steinberger-Elias.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (7)
    1. Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística. Paráfrases em Textos de Divulgação Científica. 2019. (Congresso).
    2. 63.Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo. Ensino de Ciências com Auxilio de Blogs: uma perspectiva sociossemiótica. 2015. (Congresso).
    3. III Workshop de Logistica Humanitária.Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Logísticos da Escola Politecnica da USP. 2015. (Simpósio).
    4. I Jornada Pierre Bourdieu e o Ensino de Ciências.Ensino de Ciências e a formação de campos de saber na visão de Foucault e Bourdieu. 2015. (Seminário).
    5. I Worshop do Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Informação.Como Processar Consultas por Similaridade em Dados. 2011. (Oficina).
    6. VIIII Brazilian Symposium in Information and Human Language Technology.Tutorial "Annotation" oferecido por Michael Hovy. 2011. (Simpósio).
    7. XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Estudo de condições de reconhecimento automático de entidades geográficas em textos jornalísticos da lingua portuguesa. 2011. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (9)
    1. STEINBERGER-ELIAS, M.B.. III Simpósio de Iniciação Científica da UFABC. 2010. (Outro).. . 0.
    2. STEINBERGER-ELIAS, M.B.. Jornalismo especializado. 18 maio. 2002. (Outro).. . 0.
    3. STEINBERGER-ELIAS, M.B.. Mídia, economia e poder. Outubro. 2000. (Outro).. . 0.
    4. STEINBERGER-ELIAS, M.B.. Imprensa e poder. 1999. (Outro).. . 0.
    5. STEINBERGER-ELIAS, M.B.. A mídia e o MST. 1999. (Outro).. . 0.
    6. STEINBERGER-ELIAS, M.B.. Censura na mídia ontem e hoje. 1999. (Outro).. . 0.
    7. STEINBERGER-ELIAS, M.B.. O papel da comunicação na América Latina do século XXI. Outubro. 1999. (Outro).. . 0.
    8. STEINBERGER-ELIAS, M.B.. A formação do jornalista internacional na América Latina. 1999. (Outro).. . 0.
    9. STEINBERGER-ELIAS, M.B.. A formação do jornalista especializado. 27 de outubro. 1998. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Margarethe Born Steinberger-Elias ⇔ André Kazuo Takahata (1.0)
      1. LEITE, J. S. ; STEINBERGER-ELIAS, M. B. ; TAKAHATA, A. K.. .Elaboration of a biomedical corpus in Portuguese about Covid-19. Em: XVII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS 2020), 2020.




Data de processamento: 16/11/2024 16:19:31