UFABC-professores-CECS

Osmar Domingues

Possui Doutorado em Administração (2008) e Mestrado em Administração (2001) pela FEA - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo e Graduação em Ciências Econômicas pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul - IMES/USCS (1978). É Professor Doutor Associado da Universidade Federal do ABC, vinculado ao Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas - CECS (2009-Atual), credenciado junto aos Cursos Engenharia de Gestão, onde ministra aulas das disciplinas Economia de Empresas, Engenharia Econômica Aplicada a Sistemas de Gestão, Confiabilidade Industrial em Sistemas de Gestão, Estatística Aplicada em Sistemas de Gestão e Bacharelado em Ciência e Tecnologia, onde ministra aulas de Engenharia Econômica. Foi professor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS/IMES (1983-2009) das disciplinas: Estatística para Ciências da Computação e Sistemas de Informação, Introdução à Estatística Econômica, Estatística Econômica e Introdução à Econometria para o curso de Ciências Econômica, Estatística Aplicada para o curso de Administração e Cálculo Atuarial - Métodos Quantitativos Aplicados à Contabilidade para o Curso de Ciências Contábeis. Também foi professor no curso de graduação em Atuária da FEA/USP - Contabilidade (1º semestre de 2009 como convidado) e em outras faculdades como FEC, FAI, FASP e Mackenzie (entre 1980 e 1990). Tem experiência na área de Pesquisas e Consultoria Econômica e Administração, com ênfase em controladoria para varejo (supermercados). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5437594240167562 (11/09/2023)
  • Rótulo/Grupo: CECS
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2009-HOJE
  • Endereço: Fundação Universidade Federal do ABC, Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas - CECS. Rua Arcturus, 3 - Bloco Delta - Sala 380 Anchieta (Jd Antares) 09606070 - São Bernardo do Campo, SP - Brasil Telefone: (11) 23206382 URL da Homepage: http://www.ufabc.edu.br
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Economia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2018-2018. O USO DO CELULAR EM SALA DE AULA E SEU EFEITO NAS PRATICAS PEDAGÓGICAS: UM ESTUDO COM ALUNOS DO TERCEIRO GRAU
      Descrição: Esta pesquisa busca responder o seguinte problema de pesquisa: Qual a percepção dos alunos quanto ao uso desses equipamentos como ferramenta pedagógica? O objetivo geral foi investigar a percepção dos alunos matriculados nos cursos de graduação da UFABC quanto ao uso do celular como recurso pedagógico durante as aulas. Os objetivos específicos foram: (a) Identificar, a partir da percepção dos alunos, as potencialidades de uso do celular como recurso pedagógico nas diferentes disciplinas ofertadas no curso que estão matriculados ou pretendem se formar; (b) Identificar quais aplicativos são considerados adequados para o acompanhamento das aulas; (c) Identificar propostas de minimização de conflitos entre alunos e professores para o uso desses equipamentos. Em resposta a questão de pesquisa, os resultados apontam que os alunos, em sua maioria são usuários desses equipamentos em sala de aula tendo em vista que 86,4% da população amostrada afirmou que utiliza o celular em atividades acadêmicas e que 63,3% deles usa o celular para acessar a internet, sendo que 33,3% o fazem para pesquisar assuntos relativos a aula. Quanto ao uso nas diferentes disciplinas ofertados no curso que pretendem se formar, os alunos informaram que 57,3% dos professores utilizam recursos dos celulares para fins didáticos e que 41,8% deles orientam para não utilizarem ou mesmo proíbem o uso. Nesse quesito, percebe-se que há que se trabalhar a respeito do uso do celular em sala de aula para fins didáticos, tanto por parte dos professores como pela conscientização do aluno. A pesquisa mostrou também, que 67,6% dos alunos considera que a Universidade deveria incentivar o uso do celular em sala de aula para fins didáticos. Dessa forma, pode ser uma maneira de mitigar conflitos entre professores e alunos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Osmar Domingues - Integrante / EVANDIR MEGLIORINI - Coordenador.
      Membro: Osmar Domingues.
    2. 2018-2018. O USO DO CELULAR COMO INSTRUMENTO DAS PRATICAS PEDAGÓGICAS: UM ESTUDO COM PROFESSORES DO TERCEIRO GRAU
      Descrição: Esta pesquisa busca responder o seguinte problema de pesquisa: Qual a percepção dos professores quanto ao uso desses equipamentos como ferramenta para as práticas pedagógicas? O objetivo geral desta pesquisa foi investigar a percepção dos professores credenciados nos cursos de graduação da UFABC quanto ao uso do celular como recurso pedagógico durante as aulas. Os objetivos específicos foram: (a) identificar, a partir da percepção dos professores, as potencialidades de uso do celular como recurso pedagógico nas diferentes disciplinas ofertadas nos cursos de graduação da UFABC; (b) Identificar quais aplicativos são considerados adequados para o acompanhamento/uso nas aulas; (c) Identificar propostas de minimização de conflitos entre alunos e professores para o uso desses equipamentos. Acredita-se que os objetivos do estudo foram alcançados e que a resposta ao problema de pesquisa indica certa divisão de pensamento entre os professores, na medida em que parte significativa concorda com uso do celular como ferramenta pedagógica e outra parcela tende pela proibição do seu uso em sala de aula.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Osmar Domingues - Coordenador / EVANDIR MEGLIORINI - Integrante.
      Membro: Osmar Domingues.
    3. 2016-2016. Educação Financeira: gestão de recursos financeiros, percepção dos alunos ingressantes na UFABC
      Descrição: O projeto submetido à aprovação da CEP/UFABC por intermédio da Plataforma Brasil (Protocolo CEO-CAAE 55591316.9.0000.5594), por envolver entrevistas com pessoas (alunos da UFABC). O estudo objetivou identificar aspectos relevantes sobre Educação Financeira que estavam presentes ou que faltavam aos alunos ingressantes na Universidade Federal do ABC no ano letivo de 2016. A coleta de dados da pesquisa foi efetuada no período de 07/06/2016 a 30/06/2016 por intermédio de formulário eletrônico, via Plataforma Google-forms. O trabalho utilizou uma população-amostrada de 390 alunos que participaram e responderam ao questionário voluntariamente. As tabulações e análises foram efetuadas com o auxílio dos softwares SPSSStatistics(IBM21) e do Microsoft Excel2011, ambos para iOS. O Relatório final completo foi concluído e submetido à CEP/UFABC (bem como o formulário resumo) por intermédio Plataforma Brasil e foi aprovado.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Osmar Domingues - Integrante / EVANDIR MEGLIORINI - Coordenador.
      Membro: Osmar Domingues.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (0)

      Organização de eventos

      • Total de organização de eventos (0)

        Lista de colaborações

        • Colaborações endôgenas (3)
          • Osmar Domingues ⇔ Evandir Megliorini (8.0)
            1. MEGLIORINI, EVANDIR ; DOMINGUES, OSMAR. RELAXAMENTO NA POLÍTICA DE CONCESSÃO DE CRÉDITO DE UMA EMPRESA. Em: Diogo Luiz Lima Augusto; Willian Douglas Guilherme; Patrícia Gonçalves de Freitas. (Org.). Pesquisas Integradas em Ciêncais Humanas e Sociais. 1ed.Rio de Janeiro. : Editora e-Publicar. 2023.v. 1, p. 376-389.
            2. DOMINGUES, OSMAR; MEGLIORINI, EVANDIR. O FATOR ''PREÇO' E OS IMPOSTOS INDIRETOS DE MERCADORIAS. Em: Barbosa, Frederico Celestino. (Org.). CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: CONXTUALIZANDO E COMPRRENDENDO AS NECESSIDADES SOCIAIS. 10aed.Piracanjuba - GO. : Editora Conhecimento Livre. 2023.v. X, p. 126-141.
            3. MEGLIORINI, EVANDIR ; HABER, JABRA ; DOMINGUES, OSMAR ; MAURO, V. R.. Análise da Aquisição e Fusão da CETIP S.A. pela BM&F BOVESPA S.A. e criação da B3 S.A. Em: Vinicius de Carvalho Paes. (Org.). Coletânia Brasileira de Engenharia de Produção 8. 1aed.Itajubá - MG. : Stellata Editora. 2020.v. 8, p. 89-107.
            4. MEGLIORINI, EVANDIR ; DOMINGUES, OSMAR. O USO DO CELULAR EM SALA DE AULA E SEU EFEITO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. ESTUDO COM ALUNOS DO TERCEIRO GRAU. Militância Política e Teórico-Científica da Educação no Brasil. 1ed.Ponta Grossa. Em: Americo Junior Nunes da Silva e Airã de Lima Bomfim. (Org.). Militância Política e Teórico-Científica da Educação no Brasil 3. 1aed.Ponta Grossa. : Atena Editora. 2020.v. 3, p. 184-198.
            5. DOMINGUES, OSMAR; MEGLIORINI, EVANDIR. O USO DO CELULAR COMO INSTRUMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ESTUDO COM PROFESSORES DO TERCEIRO GRAU. Engenharia de Produção: Produtividade e Competitividade. 1ed.Piracanjuba. Em: Barbosa, Frederico Celestino; Sousa, Anderson Reis. (Org.). ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. Produtividade e competitividade. 5aed.Piracanjuba - GO. : Editora Conhecimento Livre. 2020.v. V, p. 511-526.
            6. MEGLIORINI, EVANDIR ; DOMINGUES, OSMAR. O Uso do Celular em Sala de Aula e seu Efeito nas Práticas Pedagógicas. Um estudo com alunos do Terceiro Grau. Em: II Simpósio de Engenharia, 2019.
            7. MEGLIORINI, EVANDIR ; IAN MILLER ; DOMINGUES, OSMAR ; TÁLAMO, JOSE ROBERTO. Valor Justo das Ações da Petrobras com base no Método de Avaliação por Múltiplos. Em: VIII Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção, 2018.
            8. SIQUEIRA, C. A. ; MEGLIORINI, EVANDIR ; DOMINGUES, O. ; JORGE, R. R.. Ajuste do valor de venda de equipamentos desafiantes para o final da vida útil da defensora. Em: Anais do XXIV - SIMPEP - SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2017.

          • Osmar Domingues ⇔ José Roberto Tálamo (2.0)
            1. MEGLIORINI, EVANDIR ; IAN MILLER ; DOMINGUES, OSMAR ; TÁLAMO, JOSE ROBERTO. Valor Justo das Ações da Petrobras com base no método de avaliação por múltiplos - Capítulo 14. Em: Editora Poisson; Darly Fernando Andrade. (Org.). Tópicos em Gestão Econômica. 1ed.Belo Horizonte. : Editora Poisson. 2019.v. 5, p. 165-174.
            2. MEGLIORINI, EVANDIR ; Miller, Ian ; DOMINGUES, OSMAR ; Tálamo, José Roberto. MÉTODO FLUXO DE CAIXA DESCONTADO: ANÁLISE FINANCEIRA DA PETROBRAS. Em: Marcos William Kaspchak Machado. (Org.). Engenharia de Produção: What's Your Plan?. Ied.Ponta Grossa. : Atena Editora. 2019.v. I, p. 307-317.

          • Osmar Domingues ⇔ Ricardo Reolon Jorge (1.0)
            1. SIQUEIRA, C. A. ; MEGLIORINI, EVANDIR ; DOMINGUES, O. ; JORGE, R. R.. Ajuste do valor de venda de equipamentos desafiantes para o final da vida útil da defensora. Em: Anais do XXIV - SIMPEP - SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2017.




        Data de processamento: 16/11/2024 16:19:31