UFABC-professores-CECS

Conrado Augustus de Melo

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2002), doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas (2009). É professor da Universidade Federal do ABC. Tem experiência no desenvolvimento de projetos de pesquisa, o que inclui 3 projetos de pós-doutorado e trabalhos de consultoria para órgãos públicos e para o setor privado. As linhas de pesquisa incluem planejamento energético, eficiência energética, fontes alternativas de energia, políticas públicas na área de energia e relações entre energia e mudanças climáticas. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2024-Atual. METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DE IMPACTOS REGULATÓRIOS DA LEI 10.295/2001 (LEI DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA)
      Descrição: O presente Convênio ECTI tem por objeto desenvolver o projeto Metodologia para avaliação de impactos regulatórios da Lei n 10.295/2001 (Lei de Eficiência Energética), devidamente aprovado no 3 Plano de Aplicação de Recursos PAR Procel,); conforme condições constantes no Plano de Trabalho anexo (ANEXO I), além de assessorar o Ministério de Minas e Energia (MME) e a ENBPar/PROCEL no que tange à Política Nacional de Eficiência Energética.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Conrado Augustus de Melo - Coordenador.
      Membro: Conrado Augustus de Melo.
    2. 2023-2024. Emissões fugitivas de fluidos refrigerantes no Brasil: desenvolvimento de metodologias e contribuições para a política de mitigação
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Conrado Augustus de Melo - Coordenador.
      Membro: Conrado Augustus de Melo.
    3. 2018-2020. Eficiência energética de condicionadores de ar: avaliação da Lei N 10.295, cenários de consumo energético e geração subsídios técnicos para apoio a tomada de decisões
      Descrição: No Brasil, entre os anos de 1990 e 2016, o consumo de eletricidade para resfriamento ambiental saltou de 10TWh para 32 TWh. A rápida difusão desses equipamentos em edificações comerciais e residenciais tem provocado deslocamento do horário de pico de consumo de eletricidade e o acréscimo da demanda de energia elétrica, o que pode ser intensificado com o aumento da temperatura média global conforme indicam cenários de mudanças nos padrões climáticos. Visando aumentar a eficiência energética de condicionadores de ar, o país, no ano de 2007, estabeleceu regulamentações específicas relativas a padrões mínimos de desempenho energético para aparelhos de ar condicionado. O presente projeto pretende contribuir com o desenvolvimento de uma metodologia para estimativa dos impactos dessas regulamentações e, também, para avaliar cenários futuros do consumo de eletricidade desses aparelhos contemplando restrições mais rigorosas dos coeficientes de eficiência energética. Também é proposta uma avaliação das opções de eficiência energética e seus respectivos custos sob a perspectiva da sociedade e dos consumidores, assim como a contabilização das respectivas reduções de emissões de gases de efeito estufa, gerando assim, diversos subsídios técnicos para apoio a tomada de decisões no âmbito da Lei N 10.295/2001, também chamada de Lei da Eficiência Energética.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Conrado Augustus de Melo - Coordenador / DE MELLO SANTANA, PAULO HENRIQUE - Integrante / Gabriela Soares Piovesan - Integrante / Sergio Ricardo Lourenço - Integrante / Bruna Casaroto - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro.
      Membro: Conrado Augustus de Melo.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (0)

      Organização de eventos

      • Total de organização de eventos (1)
        1. Augustus de Melo, Conrado. Oficina de Trabalho do Estudo Prospectivo ?Indústrias do Futuro e Tecnologias Emergentes?.. 2010. (Outro).. . 0.

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (2)
        • Conrado Augustus de Melo ⇔ Paulo Henrique de Mello Sant'Ana (1.0)
          1. AUGUSTUS DE MELO, CONRADO ; DE MARTINO JANNUZZI, GILBERTO ; DE MELLO SANTANA, PAULO HENRIQUE. Why should Brazil to implement mandatory fuel economy standards for the light vehicle fleet?. RENEWABLE & SUSTAINABLE ENERGY REVIEWS. v. 81, p. 1166-1174, issn: 1364-0321, 2018.

        • Conrado Augustus de Melo ⇔ Ricardo da Silva Benedito (1.0)
          1. DE MELO, CONRADO AUGUSTUS; DA SILVA, MANUELLA PEREIRA ; DA SILVA BENEDITO, RICARDO. Renewable energy technologies: patent counts and considerations for energy and climate policy in Brazil. Climate and Development. v. 13, p. 1-14, issn: 1756-5529, 2020.




      Data de processamento: 16/11/2024 16:19:31