UFABC-professores-CECS

Paulo Sergio da Costa Neves

Professor Titular na Universidade Federal do ABC, onde atua no âmbito do curso de Políticas Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais, sendo, ainda, o atual coordenador da Editora da UFABC (EDUFABC). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1989), mestrado em Sociologia e Ciências Humanas - Universite Lumiere Lyon 2 (1992) e doutorado em Sociologia e Ciências Sociais - Universite Lumiere Lyon 2 (1999). Realizou também estágio de pos-doutoramento na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) de Paris em 2003-2004, para onde retornou como pesquisador visitante em 2006. De igual modo, foi Visiting Researcher na University of Ottawa (2013), na City University of New York-CUNY (2013-2014), na Princeton University (2014), na University of Cape Town (2017), na University of Western Cape (2023) e na Stellembosh University (2024). Atuou entre 2006 e 2015 como professor visitante no IEP-Lyon (Sciences-Po Lyon), onde um mês por ano ofertou disciplinas sobre interculturalidade e a atualidade política latino-americana em cursos de mestrado e graduação. Foi, ainda, professor visitante nas Universidades de Lyon2 e Rennes 2 (onde ocupou a cátedra das Américas), assim como no IEP (Sciences-Po) de Grénoble. Atuou entre 1997 e 2018 na Universidade Federal de Sergipe, ocupando os cargos de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (mestrado e doutorado), membro da Coordenação colegiada do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas , Coordenador do Programa de Ações Afirmativas,editor da revista TOMO entre 1999 e 2001, e onde continua atuando como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia-UFS e como líder do Grupo de Pesquisa em Exclusão, Cidadania e Direitos Humanos (GEPEC). É também Pesquisador Associado do Centre Max Weber, França. Tem experiência de pesquisa na área de Sociologia e Ciência Politica, com ênfase em Sociologia Política, Sociologia da Educação e Políticas Públicas, atuando e publicando principalmente sobre os seguintes temas: direitos humanos, relações raciais, cidadania, segurança pública, minorias e movimentos sociais. Foi membro da diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), gestão 2019-2020. Foi coordenador do ST e do GT sobre Relações Raciais e Desigualdades na ANPOCS entre 2016 e 2018. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0813723097375085 (16/10/2024)
  • Rótulo/Grupo: CECS
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise: 2018-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas. Alameda da Universidade (UFABC) Anchieta 09606045 - São Bernardo do Campo, SP - Brasil Telefone: (011) 23206418 URL da Homepage: www.ufabc.edu.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Sociologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2023-Atual. O SISTEMA DE RELAÇÕES RACIAIS QUE SE TRANSFORMA: AS NARRATIVAS SOBRE RAÇA E RACISMO NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS PÓS-COTAS
      Descrição: No presente projeto pretendemos abordar o tema das relações raciais no Brasil a partir de uma perspectiva dinâmica, que põe em evidência processos de mudanças que podem ser observados na atual configuração racial no país. Nesse sentido, parte-se da premissa de que, apesar de uma história marcada pela escravidão e pela permanência de formas de exclusão e de discriminação da população não branca no país, o sistema de classificação racial não é imune a transformações políticas, sociais, culturais e econômicas que estão ocorrendo desde a redemocratização nos anos 1980. Processo que ganhou uma maior envergadura a partir dos anos 2000, quando as ações afirmativas passaram a ocupar um lugar especial dentre as políticas públicas anti-racistas, gerando um debate público que dividiu o país. Nossa hipótese é que os efeitos das ações afirmativas nas universidades públicas podem ser observados em diferentes espaços sociais, extrapolando o contexto universitário de origem das mesmas.Assim, nosso interesse maior será de investigar como o tema racial é mobilizado em universidades públicas em diferentes contextos regionais (São Paulo, Rio Grande do Sul e Sergipe). Isso, a partir de algumas tendências recentes no interior dessas instituições (as comissões de heteroidentificação, os coletivos negros, em especial os coletivos feministas negros, o debate sobre a descolonização dos currículos, entre outros espaços).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Paulo Sergio da Costa Neves - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Paulo Sergio da Costa Neves.
    2. 2023-Atual. DO CORAÇÃO DAS GUERRAS À POÉTICA DA PLASTICIDADE: CRIAÇÃO E ENGAJAMENTO NO PENSAMENTO ARTÍSTICO EM CONTEXTOS AFRICANOS DOS ANOS 1980 A NOSSOS DIAS
      Descrição: As artes em contextos africanos despontam, desde os anos 1980 com grande força em bienais,exposições e feiras dos circuitos mundializados das artes. Quais substratos e movimentosmobilizam a criação e as formas expressivas das identidades culturais em suas dinâmicas éticoestéticase poéticas? Este questionamento inicial desdobra-se, neste projeto, em dois eixos deestudos e preocupações dentro de perspectivas de conexões e ressonâncias entre artes em suasdiversas linguagens, história, antropologia e comunicação. O primeiro eixo estuda - descreve eanalisa - as linguagens para tematizações e criações (produzidas por artistas, curadorias emovimentos de criação coletivos) no contemporâneo, suas poéticas de relações, de corpos e deimaginação. Esse eixo atenta para os itinerários criativos em diálogo com modulações coletivas dahistória e com práticas culturais combinadas a contextos sociopolíticos precisos. O segundointerroga os lugares das artes como catalisadoras do pensamento artístico e de experimentação nofazer artístico em situações de violência e ameaças à vida. Guerras, despotismo, ditadura outerrorismo geram deslocamentos, exílios e sofrimentos coletivos e desacomodam tanto a criaçãocomo a reflexão teórica e curatorial. Como caminho heurístico da investigação, propõe-se umametodologia de conexão entre autorias, criações, contextos e compreensão transdisciplinar,ancorada na pesquisa teórico bibliográfica com seminários somatórios, estudos de caso, pesquisade campo, e interação dialogada com artistas, curadores/as, historiadores/as e ativistas culturais.A reflexão sistemática alia-se à prática rigorosa de construção diferencial de dados a fim de tecerrelações entre expressões artísticas enquanto pensamento da estética da plasticidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (2) . Integrantes: Paulo Sergio da Costa Neves - Integrante / LAURA MOUTINHO - Integrante / Denise Dias Barros - Coordenador / Emi Koide - Integrante / Jane Aparecida Marques - Integrante / Lia Dias Laranjeira - Integrante / Abdoulaye NIANG - Integrante / Aghi Bahi - Integrante / Sandro José Cajé da Paixão - Integrante / Antonia Costa de Thuin - Integrante / Flávio da Silva Nogueira - Integrante / Houda Blum Bakour - Integrante / Laura Dias Porto - Integrante / Luiz Carlos Zeferino - Integrante / Manuella Vieira Reale - Integrante / Marcos Carvalho Lopes - Integrante / Marina berthet - Integrante / Marina Di Napoli Pastore - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Paulo Sergio da Costa Neves.
    3. 2022-2023. Egressos cotistas da UFABC
      Descrição: A pesquisa busca mapear o nível de inserção profissional de egressos da UFABC que foram cotistas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Paulo Sergio da Costa Neves - Coordenador / Regimeire Maciel - Integrante / Ramatis Jacino - Integrante.
      Membro: Paulo Sergio da Costa Neves.
    4. 2022-Atual. CALEIDOSCÓPIO DAS AÇÕES AFIRMATIVAS: AVALIAÇÕES, EXPERIÊNCIAS EALCANCES DAS POLÍTICAS DE COTAS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS
      Descrição: Nessa pesquisa pretende-se realizar uma série de estudos de casos sobre as transformações sociais provocadas, direta ou indiretamente, pela introdução de ações afirmativas no país. Visa-se, portanto, investigar e avaliar as consequências dessas políticas públicas, sobretudo o modo como elas afetaram a compreensão da questão racial em nossa sociedade. A ideia inicial é de proceder a uma reflexão sobre os efeitos e impasses das ações afirmativas, tanto no interior das universidades como fora delas. Serão abordados temas, tais como: 1) a expansão das ações afirmativas para outros grupos que não os negros de escolas públicas (quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência, etc.); 2) avaliação do desempenho de cotistas e não-cotistas; 3) especificidades das ações afirmativas em universidades estaduais; 4) as ações afirmativas na pós-graduação e seus impactos nas pesquisas; 5) as demandas por mudanças nos currículos (virada decolonial); 6) os impactos na composição do alunado; 7) os coletivos e o feminismo negro que se fortalecem; 8) situação dos egressos cotistas no mundo do trabalho; 9) bancas de heteroidentificação e o jogo das classificações raciais;- os efeitos no ensino médio; 10) a história da África como espaço para contextualizar o racismo no Brasil; 11) o modo como o debate público se tornou mais aberto aos temas ligados às desigualdades raciais, etc. Essa lista não exaustiva dialoga com alguns dos temas que são desenvolvidos pelos membros da equipe em pesquisas anteriores e que serão aqui reatualizadas em uma perspectiva dialógica e comparativa. Esse esforço conjunto se torna possível pelas parcerias já existentes entre os membros do grupo e serão reforçadas pelas possibilidades de organização de encontros, simpósios e de divulgação conjunta dos resultados obtidos (livros, dossiês em revistas, podcasts, homepages, etc.). Além disso, espera-se que essa pesquisa impacte a compreensão atual sobre o tema das ações afirmativas nas ciências humanas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) . Integrantes: Paulo Sergio da Costa Neves - Coordenador / Edinéia Tavares Lopes - Integrante / LAURA MOUTINHO - Integrante / Maria Nilza da Silva - Integrante / Paula Cristina da Silva Barreto - Integrante / Acácio Sidinei Almeida Santos - Integrante / Dulcilei da Conceição Lima - Integrante / Pedro Lopes - Integrante / Gilson Barbosa Dourado - Integrante / Givânia Maria da Silva - Integrante / Henrique da Rosa Müller - Integrante / Andrea Lopes da Costa - Integrante / Isabel Teresa Cristina Taukane - Integrante / Janaina Damaceno Gomes - Integrante / Joaze Bernardino Costa - Integrante / Laila Thaise Batista de Oliveira - Integrante / Lidia Carla Araujo dos Anjos - Integrante / Luciana Garcia de Mello - Integrante / Raimunda Maria Rodrigues Santos - Integrante / Ramon de Oliveira Santana - Integrante / Sergio Henrique da Conceição - Integrante / Suely Aldir Messeder - Integrante / Milena Mateuzi Carmo - Integrante / Pedro Jaime de Coelho Jr. - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Paulo Sergio da Costa Neves.
      Descrição: Nessa pesquisa pretende-se realizar uma série de estudos de casos sobre as transformações sociais provocadas, direta ou indiretamente, pela introdução de ações afirmativas no país. Visa-se, portanto, investigar e avaliar as consequências dessas políticas públicas, sobretudo o modo como elas afetaram a compreensão da questão racial em nossa sociedade. A ideia inicial é de proceder a uma reflexão sobre os efeitos e impasses das ações afirmativas, tanto no interior das universidades como fora delas. Serão abordados temas, tais como: 1) a expansão das ações afirmativas para outros grupos que não os negros de escolas públicas (quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência, etc.); 2) avaliação do desempenho de cotistas e não-cotistas; 3) especificidades das ações afirmativas em universidades estaduais; 4) as ações afirmativas na pós-graduação e seus impactos nas pesquisas; 5) as demandas por mudanças nos currículos (virada decolonial); 6) os impactos na composição do alunado; 7) os coletivos e o feminismo negro que se fortalecem; 8) situação dos egressos cotistas no mundo do trabalho; 9) bancas de heteroidentificação e o jogo das classificações raciais;- os efeitos no ensino médio; 10) a história da África como espaço para contextualizar o racismo no Brasil; 11) o modo como o debate público se tornou mais aberto aos temas ligados às desigualdades raciais, etc. Essa lista não exaustiva dialoga com alguns dos temas que são desenvolvidos pelos membros da equipe em pesquisas anteriores e que serão aqui reatualizadas em uma perspectiva dialógica e comparativa. Esse esforço conjunto se torna possível pelas parcerias já existentes entre os membros do grupo e serão reforçadas pelas possibilidades de organização de encontros, simpósios e de divulgação conjunta dos resultados obtidos (livros, dossiês em revistas, podcasts, homepages, etc.). Além disso, espera-se que essa pesquisa impacte a compreensão atual sobre o tema das ações afirmativas nas ciências humanas... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Acácio Sidinei Almeida Santos - Coordenador / Maria Nilza da Silva - Integrante / LAURA MOUTINHO - Integrante / Paulo Sergio da Costa Neves - Integrante / dinéia Tavares Lopes - Integrante / Paula Cristina da Silva Barreto - Integrante.
      Membro: Acácio Sidinei Almeida Santos.
    5. 2020-Atual. UNIVERSIDADES E NAÇÕES EM TRANSE: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS EFEITOS DAS AÇÕES AFIRMATIVAS SOBRE AS UNIVERSIDADES NO BRASIL E NA ÁFRICA DO SUL
      Descrição: Em 09 de março de 2015 centenas de estudantes iniciaram um movimento na prestigiosa University of Cape Town (UCT) para a retirada da estátua de Cecil Rhodes, representante do colonialismo inglês no século XIX, do campus. Isso vai provocar um intenso debate na maior parte das universidades sulafricanas sobre o lugar da memória do passado colonial do país e, também, sobre as dificuldades para ampliar o número de negros no ensino superior. Nesse mesmo ano, em maio, a Universidade Federal de Goiás foi a primeira universidade do país a implementar de forma sistemática reserva de vagas para indígenas, afro-descendentes e deficientes em todos os cursos de pós-graduação, o que vai incitar outras universidades a fazer o mesmo. Isso se dá no bojo de manifestações de diferentes atores visando tornar as universidades brasileiras mais plurais tanto ao nível da composição do alunado quanto ao nível do conhecimento produzido. O objetivo desse projeto é realizar uma pesquisa comparada sobre os debates e ações em torno do papel das universidades no Brasil e na África do Sul, tomando como foco as demandas estudantis por maior democratização do espaço universitário. Nesse sentido, buscar-se-á compreender esses fenômenos em suas dimensões global e local, mostrando como demandas decoloniais e democratizantes das universidades são meios para entender processos sociais complexos que atravessam diversas sociedades na contemporaneidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Paulo Sergio da Costa Neves - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Paulo Sergio da Costa Neves.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. HOMENAGEM PÚBLICA PELA CONTRIBUIÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DO PPGS-UFS, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA-UFS.. 2018.
      Membro: Paulo Sergio da Costa Neves.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (0)

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (4)
      1. NEVES, PAULO SÉRGIO DA COSTA. Seminário O Núcleo de Pós-Graduação em Educação e a Pesquisa Educacional. 2009. (Congresso).. . 0.
      2. NEVES, PAULO SÉRGIO DA COSTA. IV Semana Nacional de Educação. 2008. (Congresso).. . 0.
      3. Paulo S. C. NEVES. IV Semana de Ciências Sociais. 1999. (Congresso).. . 0.
      4. Paulo S. C. NEVES. III Semana de Ciências Sociais. 1998. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 16/11/2024 16:19:31