UFABC-professores-CCNH

Danusa Munford

Possui Bacharelado (1993) e Licenciatura (1996), em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo, mestrado em CiênciasBiológicas (Biologia Genética) pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Educação (em Curriculum and Instruction) na Pennsylvania State University (2002) e pós-doutorado na Ohio State University (Teaching and Learning) (2013). Atualmente é professora titular do Centro de Ciências Humanas e Naturais da Universidade Federal do ABC e membro do Programa de Pós-Graduação em Educação Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Suas pesquisas estão voltadas para o discurso no cotidiano de salas de aula de Ciências da Natureza, mais recentemente, considerando também intersecções com processos de escolarização e contextos para além da escola, assim como relações temporais entre acontecimentos. Atua principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de ciências no ensino fundamental, ensino por investigação, argumentação, leitura e escrita em ciências e formação de professores. Seus estudos tem sido desenvolvidos a partir de uma perspectiva sócio-histórico-cultural, com articulações com a Etnografia em Educação e apoiando-se em contribuições da Microetnografia, etnografia interacional, sociolinguística eetnografia da comunicação. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9318710710545447 (27/03/2024)
  • Rótulo/Grupo: CCNH
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise: 2017-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Avenida dos Estados, 5001 Santa Terezinha 09210580 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49968387
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2019-Atual. Argumentação e a construção de oportunidades de aprendizagem em aulas de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental: Relações entre dimensões espaço-temporais em turmas com diferentes trajetórias
      Descrição: O presente projeto tem como foco principal o cotidiano da sala de aula e como a argumentação promove a aprendizagem de ciências, influenciando e sendo influenciado por diferentes contextos que constituem a sala de aula. Serão estudadas situações argumentativas em aulas de ciências em turmas dos anos finais do ensino fundamental com dois tipos de trajetória: i) uma turma com alunos participantes de pesquisas anteriores da equipe que, nos três primeiros anos do ensino fundamental, teve aulas de ciências dentro de uma abordagem investigativa; ii) turmas em escolas que estão implementando um currículo organizado em torno do ensino de ciências por investigação e alfabetização científica. Metodologicamente, a pesquisa se apoia em alguns aspectos da Etnografia em Educação e da Microetnografia com aporte da Teoria da Argumentação (Pragma-Dialética) e de discussões do campo da educação em ciências relacionadas ao ensino por investigação. As turmas serão acompanhadas ao longo de 1 ano. Nossas fontes de dados serão: a observação participante, registros em notas de campo e em áudio-vídeo, artefatos produzidos em sala de aula e entrevistas. Serão produzidas sequências didáticas investigativas para os anos finais do ensino fundamental e materiais para formação continuada e inicial de professores, assim como ações de parceria escola-universidade relacionadas ensino, na extensão e no estágio curricular. O projeto tem o potencial para contribuir para o uso de abordagens investigativas e de práticas argumentativas em aulas de ciências, de modo a considerar a diversidade dos estudantes das escolas públicas e os desafios enfrentados por diferentes grupos ao aprenderem ciências de forma inovadora.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . Integrantes: Danusa Munford - Coordenador / Kely Cristina Nogueira Souto - Integrante / Elaine Soares França - Integrante / DANIELA LOPES SCARPA - Integrante / Ana Paulo Souto Silva Teles - Integrante / FRANCO, LUIZ GUSTAVO - Integrante / Renata Orofino e Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Danusa Munford.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Orientação da Melhor Tese do Programa de Pós Graduação: Conhecimento e Inclusão Social, Universidade Federal de Minas Gerais.. 2019.
      Membro: Danusa Munford.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (1)
    1. Semana SciELO 20 Anos. 2018. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (0)

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (1)
      • Danusa Munford ⇔ Luciana Aparecida Palharini (1.0)
        1. SAKUMOTO, K. K. B. ; SANTOS, V. M. ; MUNFORD, Danusa ; PALHARINI, L.. PLANEJAMENTO COMO CAMINHO PARA CONSTRUIR O DIÁLOGO ENTRE A EXPERIÊNCIA DE ENSINO DO PROFESSOR E UM CURRÍCULO INOVADOR ANTES E DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL DECORRENTE DA PANDEMIA DE COVID-19. Em: 2o Encontro de Ensino de Ciências por Investigação - EnECI, v. 1, p. 1-6, 2020.




    Data de processamento: 16/11/2024 16:18:12