UFABC-professores-CCNH

Breno Arsioli Moura

Professor Associado da Universidade Federal do ABC (UFABC). Doutor e Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) - no programa interunidades em Ensino de Ciências - e Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Desenvolve pesquisas em História das Ciências, principalmente sobre os seguintes temas: Iconografia, História da Eletricidade, História da Óptica, Estudos de Tradução e Século 18. Realizou estágios pós-doutorais no Departamento de História da Universidade da Califórnia (Berkeley-EUA) e no laboratório SPHERE (Université de Paris/CNRS, Paris-França), ambos apoiados pela FAPESP. Atualmente, é coordenador da Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (UFABC). É membro do Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências (GHTC) e do Grupo de Pesquisas em Interfaces entre História das Ciências e Educação Científica (GIHCEC). Desde 2022, é bolsista Produtividade CNPq na área de História. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7484089259365594 (14/11/2024)
  • Rótulo/Grupo: CCNH
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise: 2013-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Rua Abolição Vila São Pedro 09210180 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49968374 URL da Homepage: http://www.arsioli.com
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2022-Atual. Os newtonianismos na França e em Portugal do século XVIII: uma revisita a partir dos livros II e III do Óptica
      Descrição: Este projeto estudará o papel e a relevância dos conteúdos dos livros II e III do Óptica de Newton no estabelecimento do Newtonianismo na filosofia natural francesa e portuguesa do século XVIII. Esses conteúdos abrangem uma série de estudos sobre as cores dos corpos naturais, os anéis coloridos em películas finas, a dupla refração, a influência do éter nos fenômenos luminosos, entre outros. Nas últimas décadas, historiadores têm se debruçado sobre outras facetas do Newtonianismo na Europa do século XVIII, ampliando o conhecimento sobre o alcance e influência das ideias de Newton em contextos científicos, culturais e sociais do mundo moderno. Nesse sentido, o presente projeto é uma continuação de uma pesquisa mais ampla que vem sendo desenvolvida há mais de dez anos, acerca da importância de partes menos conhecidas da óptica newtoniana para o estabelecimento do Newtonianismo. Em estudos anteriores, concentrados no contexto britânico, apontamos que, no século XVIII, filósofos naturais britânicos enfatizaram partes do Óptica que legitimavam a importância do método indutivo ? o Livro I ? e que contribuíam para estabelecer a concepção corpuscular da luz como a única capaz de explicar todos os fenômenos ópticos conhecidos ? algumas Questões do Livro III. Por outro lado, os conteúdos do Livro II e de parte do Livro III foram ignorados ou tratados superficialmente, principalmente por não se encaixarem nos conteúdos tradicionalmente associados à óptica newtoniana. Nessa pesquisa, buscamos dar continuidade a esses estudos, analisando os contextos francês e português. Na historiografia moderna, poucos estudos sobre o Newtonianismo na França e em Portugal mencionam a recepção a essas partes do Óptica. Pretendemos suprir essa lacuna historiográfica, procedendo uma revisita historiográfica de trabalhos de filósofos naturais franceses e portugueses publicados ao longo do século XVIII e dos contextos científico, social e cultural da época, almejando entender se, e em que medida, os conteúdos dos livros II e III foram utilizados para consolidar o Newtonianismo na França e em Portugal, ampliando e abrindo novas perspectivas historiográficas sobre o tema. Não há, atualmente, nenhum estudo publicado nessa temática específica. O projeto é um aprofundamento de pesquisas anteriores do candidato, financiadas pelo CNPq e pela FAPESP.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Breno Arsioli Moura - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Breno Arsioli Moura.
    2. 2017-2020. A natureza da luz de Newton a Young: um estudo sobre a óptica entre os séculos XVIII e XIX
      Descrição: Este projeto estudará as concepções sobre a natureza da luz desenvolvidas na Europa entre os séculos XVII e XIX. Para isso, procederemos um estudo de trabalhos sobre óptica publicados nesses países, bem como sobre contextos particulares de cada um deles. A partir disso, buscaremos entender como os filósofos naturais deste período pensaram sobre a constituição, estrutura e comportamento da luz, trazendo à tona uma compreensão mais clara e adequada de suas concepções. Nesse sentido, o projeto busca suprir uma lacuna ? inclusive no âmbito internacional ? de estudos sobre a história das concepções sobre a natureza física da luz.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Breno Arsioli Moura - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Breno Arsioli Moura.
    3. 2014-2015. A História da Óptica no Século XVIII: uma análise crítica das teorias sobre luz e cores na Europa e nos Estados Unidos
      Descrição: Este projeto estudará uma seleção de trabalhos sobre óptica publicados na segunda metade do século XVIII na Europa e nos Estados Unidos. Para isso, procederemos um estudo crítico do conteúdo destes trabalhos, bem como do contexto em que foram publicados. A partir disso, pretendemos consolidar uma visão mais adequada na óptica no período, contrapondo as noções de senso comum de que os estudos sobre luz e cores foram inférteis no século XVIII. O projeto será desenvolvido no Departamento de História da Universidade da Califórnia (Berkeley), sob a supervisão e colaboração do Professor Massimo Mazzotti.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Breno Arsioli Moura - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Breno Arsioli Moura.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Menção Honrosa ao livro "A Filosofia Natural de Benjamin Franklin", na categoria Tradução., Associação Brasileira de Editoras Universitárias.. 2020.
      Membro: Breno Arsioli Moura.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (18)
    1. 17h Biennial Conference of the IHPST Group. Looking at historical scientific illustrations: the case of Louis Figuier?s and the nineteenth century iconography of electricity. 2024. (Congresso).
    2. 19º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.A imagem e o texto em ?As Grandes Invenções? de Louis Figuier (1819-1894): construindo uma iconografia para a história da eletricidade. 2024. (Seminário).
    3. XIII Encontro da Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul.As ilustrações científicas em "As Grandes Invenções" de Louis Figuier. 2024. (Encontro).
    4. XXV Simpósio Nacional de Ensino de Física.O que podemos aprender com a história das ilustrações científicas?. 2023. (Simpósio).
    5. 16h Biennial Conference of the IHPST. Picturing Benjamin Franklin's kite experiment. 2022. (Congresso).
    6. 18° Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.Newtonianismo na encruzilhada: os portugueses e a óptica newtoniana. 2022. (Seminário).
    7. 26th International Congress of History of Science and Technology. Estevão Cabral against Newton. 2021. (Congresso).
    8. 17º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.Escrevendo a história da óptica no século XVIII: passado, presente e futuro. 2020. (Seminário).
    9. European Society for the History of Science Young Scholars Conference. The problem of reflection in eighteenth-cenwtury projectile optics. 2019. (Congresso).
    10. 8th Biennial Conference of the European Society for the History of Science. Thomas Melvill and the hanging drop: a study of his short career on optics. 2018. (Congresso).
    11. XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física.Superando desafios na inserção de abordagens históricas no ensino de física. 2017. (Simpósio).
    12. 15º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.Coordenação do simpósio temático "História da Ciência no Ensino de Ciências: explorando novos temas e perspectivas". 2016. (Seminário).
    13. 1st European Regional Conference of the IHPST. The changing role of Newton's fits. 2016. (Congresso).
    14. The Third Biennial Early-Career Conference for Historians of the Physical Sciences. The resistance to Newtonian optics in Eighteenth Century: what did the opponents say?. 2016. (Congresso).
    15. 13th IHPST Conference. Joseph Priestley and The History of Optics: Historiography for Science Education. 2015. (Congresso).
    16. Evora 6th Symposium in Philosophy and History of Science and Technology.The concept of repulsion in 18th century projectile theories of light: a critical analysis. 2015. (Simpósio).
    17. 12th Biennial International History, Philosophy and Science Teaching ing (IHPST) Conference. Multi-contextual approach of history of science (MCAHS): introducing historical content in science teacher training. 2013. (Congresso).
    18. 9º Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Cienciasias. Abordagem Multicontextual da História da Ciência na formação de professores de física: análise de um estudo de caso. 2013. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (3)
    1. MOURA, B.A.. XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2021. (Congresso).. . 0.
    2. MOURA, B.A.; ALVIM, M. ; SILVA, P. T. ; BARBOZA, L. C. ; COSTA, L. C.. 4ª Conferência Latino-Americana do International History, Philosophy and Science Teaching Group. 2018. Congresso
    3. MOURA, B.A.. II Seminário de Formação de Professores. 2009. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 16/11/2024 16:18:12