UFABC-professores-CCNH

Bruno Guzzo da Silva

Doutor em Engenharia Química pela UNICAMP (2017), atualmente é Professor da Universidade Federal do ABC. Desde 2012, vem se dedicando ao ensino e aplicação da metodologia de Planejamento de Experimentos (Design of Experiments - DoE) em projetos de cooperação universidade-empresa, tanto em PDI como na resolução de problemas industriais. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Projeto e Modelagem de Operações Industriais e Equipamentos, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologias por Fluidos Supercríticos; Química de Produtos Naturais; Redes Neurais Artificiais; e Planejamento Experimental e Otimização de processos. O principal foco do seu grupo de pesquisa é utilizar matérias-primas e tecnologias ambientalmente sustentáveis para a obtenção e aplicação de moléculas e materiais com interesse comercial para as indústrias de alimentos, química, farmacêutica, biomédica e cosmética. O grupo mantém projetos colaborativos com pesquisadores de diversas universidades e empresas e os principais temas de pesquisa são: Tecnologias de fluidos pressurizados sub supercríticos aplicadas à produção de produtos químicos renováveis; Composição química e propriedades funcionais de extratos e óleos essenciais; Modelagem e Otimização de processos via Planejamento de Experimentos e Redes Neurais Artificiais.Email: b.guzzo@ufabc.edu.br (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4644037152739645 (01/10/2024)
  • Rótulo/Grupo: CCNH
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2018-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Avenida dos Estados Santa Terezinha 09210580 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 968580091
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia Química
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2022-2023. Obtenção de extrato de levedura residual cervejeira por extração com etanol e diferentes técnicas de ruptura celular.
      Descrição: Atualmente, o aluna Yasmin Oliveira Vilaldach Rubio vem desenvolvendo um projeto em parceria com a Ambev. Esta pesquisa está inserida em um grupo de pesquisa maior, no qual as principais metas são: encontrar um destino correto ao resíduo da levedura, agregando valor a este coproduto da indústria cervejeira; obter compostos bioativos de interesse comercial e de valor agregado, oriundos de uma fonte renovável e utilizando processos ecologicamente sustentáveis; otimizar os processos de extração utilizados, com isso, visando a sua aplicação em escala industrial; e realizar uma triagem de possíveis aplicações dos extratos oriundos de resíduos de cervejarias.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Bruno Guzzo da Silva - Coordenador / Yasmin Oliveira Vilaldach Rubio - Integrante.
      Membro: Bruno Guzzo da Silva.
    2. 2021-2023. Modelagem e otimização do tratamento industrial de efluente fenólico por processo Fenton homogêneo: Redes Neurais Artificiais e Planejamento de Experimentos
      Descrição: O mestrando Marcos Ferrer Lima, otimizou o processo Fenton da OXITENO utilizando Planejamento de Experimentos e Redes Neurais Artificiais. Antes do projeto, o percentual de sucesso para um único tratamento Fenton por batelada estava abaixo de 57. Ao aplicar os modelos no processo, o percentual ficou entre 77,7 e 88,3. Isso significa um menor custo no tratamento do efluente fenólico da empresa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Bruno Guzzo da Silva - Coordenador / Marcos Ferrer Lima - Integrante.
      Membro: Bruno Guzzo da Silva.
    3. 2020-2023. MODELAGEM VIA REDES NEURAIS ARTIFICIAIS PARA A PREVISÃO DA PERDA DE CARGA EM LEITO FIXO DE PARTÍCULAS DE XISTO BETUMINOSO
      Descrição: A determinação da queda de pressão através de leitos de sólidos é fundamental para o projeto de colunas empacotadas, além de ser necessária para o dimensionamento de acessórios como compressores e bombas. Neste projeto várias topologias de RNAs para a previsão da queda de pressão em leito fixo de partículas de xisto betuminoso serão investigadas. Nas modelagens serão utilizadas redes do tipo feedforward formada por múltiplas camadas. Para o treinamento das RNAs será utilizado o algoritmo de Levenberg-Marquartdt com regularização bayesiana. O coeficiente de determinação e a raiz do erro quadrático médio serão usados, entre outros critérios, para comparar os desempenhos das RNAs. As influências do banco de dados, dos neurônios de entrada e da função de ativação também serão investigadas. O principal resultado esperado após a conclusão desta pesquisa será demonstrar a aplicação das RNAs para a modelagem da fluidodinâmica em leitos fixos de partículas sólidas. Assim, pretende-se provar que o modelo de RNA é uma ferramenta promissora para prever as condições operacionais de leitos fixos, como uma alternativa às equações tradicionais, especialmente quando os efeitos de parede estão presentes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Bruno Guzzo da Silva - Coordenador.
      Membro: Bruno Guzzo da Silva.
    4. 2019-2023. REDES NEURAIS ARTIFICIAIS PARA A MODELAGEM DA CINÉTICA DA EXTRAÇÃO SUPERCRÍTICA DE COMPOSTOS DOS FRUTOS DE Schinus terebinthifolius Raddi
      Descrição: Na área de extração utilizando fluido supercrítico como solvente, diversas pesquisas vêm sendo desenvolvidas focando principalmente a avaliação da cinética do processo, o que inclui o desenvolvimento de modelos matemáticos. O elevado número de trabalhos publicados que aplicaram as Redes Neurais Artificiais (RNAs) reflete a potencialidade desta ferramenta de modelagem em diversos processos da indústria química. Dessa forma, neste projeto várias topologias de RNAs para a previsão da cinética de extração supercrítica de compostos dos frutos de Schinus terebinthifolius Raddi serão investigadas. Nas modelagens serão utilizadas redes do tipo feedforward formada por 3 camadas. Para o treinamento das RNAs será utilizado o algoritmo de Levenberg-Marquartdt com regularização bayesiana. O coeficiente de determinação (R2) e a raiz do erro quadrático médio (RMSE) serão usados, entre outros critérios, para comparar os desempenhos das RNAs. As influências do banco de dados, dos neurônios de entrada e da função de ativação também serão investigadas. O principal resultado esperado após a conclusão desta pesquisa é demonstrar a aplicação das RNAs para a modelagem de processos de extração com fluido supercrítico. Especificamente, espera-se demonstrar que as RNAs representam bem o comportamento não-linear da cinética de extração de compostos dos frutos da S. terebinthifolius. Pretende-se demonstrar também a simplicidade e rapidez da simulação via RNAs, uma vez que a estimativa da saída da RNA é realizada por simples operações aritméticas. Além da alta precisão, espera-se comprovar que a grande vantagem das RNAs é a sua capacidade de prever o comportamento da extração supercrítica para uma faixa operacional e não apenas para uma única condição, como ocorre nos modelos clássicos de extração encontrados na literatura. Assim, pretende-se provar que o modelo de RNA é uma ferramenta promissora devido à sua capacidade de interpolar as condições de operação (como temperatura e pressão), indicando que uma RNA é uma maneira útil e promissora de prever curvas de extração como uma alternativa às equações tradicionais, especialmente quando o objetivo é a otimização do processo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Bruno Guzzo da Silva - Coordenador.
      Membro: Bruno Guzzo da Silva.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Melhor trabalho do XX Simpósio de BECN, Universidade Federal do ABC.. 2022.
      Membro: Bruno Guzzo da Silva.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (5)
    1. 23º Congresso Brasileiro de Engenharia Química. 2021. (Congresso).
    2. Webinário - Planejamento de Experimentos: Nomes da Quimiometria. 2020. (Encontro).
    3. XI Workshop de Quimiometria. 2020. (Congresso).
    4. Visita técnica -AMBEV. 2019. (Outra).
    5. XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA. EFEITOS DE DIFERENTES LOTES DE FRUTOS DE Schinus terebinthifolius Raddi SOBRE A ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DO ÓLEO ESSENCIAL. 2018. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (0)

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (1)
      • Bruno Guzzo da Silva ⇔ Lívia Seno Ferreira Camargo (1.0)
        1. PESSOA, J. S. ; SILVA, B. G. ; MOLINO, J. V. D. ; FERREIRA-CAMARGO, L. S.. PARTIAL STUDY OF TEMPERATURE INFLUENCE IN CHLAMYDOMONAS REINHARDTII GROWTH AND FLUORESCENT PROTEIN ACTIVITY. Em: 31º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2021, Online. 31º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2021.




    Data de processamento: 16/11/2024 16:18:12