UFABC-professores-CCNH

Márcia Aparecida da Silva Spinacé

Possui Graduação em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1991), Graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1985), Mestrado em Química pela Universidade Estadual de Campinas na área de Físico-Química (1995), Doutorado em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Especialização em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Foi Docente da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e na Escola Superior de Engenharia e Gestão (ESEG) do Grupo ETAPA e atuou como Profissional de Pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é Profa. Adjunta na Universidade Federal do ABC. Atua nas áreas de reciclagem de polímeros, técnicas de caracterização para avaliar a adesão interfacial e as propriedades mecânicas, térmicas, morfológicas, de barreira de blendas, nanocompósitos e compósitos. Caracterização e uso de fibras lignocelulóticas e celulose nanoestruturada em compósitos poliméricos. Estudo de compósitos poliméricos usando fase dispersa micro e nanoestruturadas. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4153684635603288 (27/01/2023)
  • Rótulo/Grupo: CCNH
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2010-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Rua Santa Adélia, 166. Bloco A Torre 3, sala 644. Bangu 09210170 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49968392 URL da Homepage: www.ufabc.edu.br
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Química
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2015-Atual. Viabilidade da utilização de polipropileno reciclado em aplicações automotivas
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Márcia Aparecida da Silva Spinacé - Coordenador / Karen Souza do Prado - Integrante.
      Membro: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
    2. 2011-2016. Projeto Temático: Compósitos poliméricos
      Descrição: O desenvolvimento científico e tecnológico da sociedade moderna está condicionado ao suprimento de materiais com propriedades específicas para exercer funções definidas. Os compósitos constituem uma classe de materiais, cujas propriedades são delineadas e dimensionadas para atender as demandas de desempenho em diferentes frentes de aplicações. O objetivo deste projeto é o estudo e desenvolvimento de compósitos poliméricos com amplo espectro de aplicações. Dentre estes compósitos, destacam-se os com propriedades estruturais, com potencial de aplicação na área médica e os potencialmente biodegradáveis. Como estratégia para atingir este objetivo propõe-se o desenvolvimento novos polímeros e novas cargas, assim como a modificação química de polímeros e cargas disponíveis no mercado. Em linhas gerais o desenvolvimento desta proposta abrangerá importantes áreas de pesquisa, tais como Síntese e Modificação Química de Polímeros, Caracterização, Processamento, Desenvolvimento de Compósitos e Avaliação de Desempenho, caracterizando a natureza fortemente interdisciplinar desta proposta.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Márcia Aparecida da Silva Spinacé - Integrante / Maria Isabel Felisberti - Coordenador / M.A. De Paoli - Integrante / Maria do Carmo Gonçalves - Integrante / Eliana Aparecida de Rezende Duek - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
    3. 2011-2013. Nanocompósitos poliméricos usando celulose whisker como fase dispersa
      Descrição: O Brasil é um país que gera diferentes resíduos agroindustriais como os rejeitos de algodão provenientes das indústrias têxteis, rejeitos de casca de arroz e bagaço de cana. Atualmente é crescente o interesse no uso de fibras naturais em substituição às fibras inorgânicas como fase dispersa em compósitos poliméricos devido a vantagens econômicas e ambientais. Além disso, o uso de fase dispersa nanoestruturada resulta em melhora significativa nas propriedades dos compósitos. Nesse projeto serão preparados nanocompósitos poliméricos usando a celulose whisker como fase dispersa a partir de rejeitos de fibras naturais provenientes de rejeitos agroindustriais. A celulose whisker será obtida por reação de hidrólise em meio ácido e posteriormente funcionalizada usando agentes de acoplagem (organosilanos). As fibras de celulose nanoestruturada serão caracterizadas e funcionalizadas visando melhorar a interação e consequentemente a adesão na interface das fases dispersa e contínua dos compósitos. Os polímeros que serão usados como matriz poliméricas serão determinados durante o desenvolvimento do projeto e os nanocompósitos serão preparados por termoformagem ou por solução. A celulose whisker funcionalizada ou não e os nanocompósitos serão caracterizadas por ensaios térmicos, mecânicos, FTIR, difração de raios-X e microscopia eletrônica a fim de avaliar a eficiência da interação interfacial e das propriedades finais dos nanocompósitos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Márcia Aparecida da Silva Spinacé - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
    4. 2011-2013. Efeito do agente de acoplagem na estabilidade de compósitos poliméricos com fibras lignocelulósicas
      Descrição: Atualmente vem crescendo o interesse nos compósitos poliméricos reforçados com fibras lignocelulósicas em substituição às fibras de vidro, pois elas são provenientes de fontes renováveis, não são abrasivas aos equipamentos de processamento e possuem baixa densidade comparadas às fibras de vidro. Porém as fibras lignocelulósicas apresentam início da temperatura de degradação em torno de 200 oC, limitando seu uso em poliolefinas. As poliolefinas não possuem grupos funcionais para promover interações na interface da matriz - fibras levando à uma diminuição do desempenho dos compósitos. É necessário o uso de agentes de acoplagem que são compostos bifuncionais e promovem interações na interface fibra-matriz polimérica. É crescente o número de artigos científicos relatando o uso de agentes de acoplagem nestes compósitos visando a melhora de suas propriedades. No entanto, existe uma quantidade muito pequena de estudos sistematizados sobre a influência dos agentes de acoplagem na estabilidade destes compósitos em função do tempo de envelhecimento. Este projeto tem por objetivo estudar a estabilidade de compósitos de poliolefinas com fibras lignocelulósicas processados por extrusão-injeção através de ensaios de envelhecimento ambiental e envelhecimento fotoquímico acelerado. Serão avaliados os efeitos do agente de acoplagem e os mecanismos de degradação através de análises de variação de propriedades mecânicas, térmicas, mudanças na morfologia, colorimetria e medidas espectroscópicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Márcia Aparecida da Silva Spinacé - Coordenador / M.A De Paoli - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Reconhecimento de mérito pelo desenvolvimento da tecnologia: Viabilidade da utilização de polipropileno reciclado em aplicações automotivas, Inova UFABC - Agência de Inovação.. 2019.
      Membro: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.
    2. Prêmio Inventores, categoria: Patente Concedida, Agência de Inovação Tecnológica da Unicamp.. 2018.
      Membro: Márcia Aparecida da Silva Spinacé.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (5)
    1. XIV Latin American Symposium on Polymers (Simpósio Latino Americano de Polímeros ? SLAP) and XII Ibero American Congress on Polymers (Congresso Ibero Americano de Polímeros - CIP).Estudo da difusão de água em compósitos de polipropileno e fibra de curauá compatibilizados com anidrido maleico e organosilano. 2014. (Simpósio).
    2. Ecocomp 2013: 5th International Conference on Sustainable Materials, Polymers and Composites.Fibrillation of curaua fibers for use in composites with PP and HDPE. 2013. (Outra).
    3. 11 Congresso brasileiro de Polímeros. Envelhecimento ambiental de compósitos de resíduos de filme multicamadas com fibras de curauá. 2011. (Congresso).
    4. European Congress and Exhibition on Advanced Materials Processes. Environmental aging of scrap multilayer film / curaua fibers composites. 2011. (Congresso).
    5. XII International Macromolecular Colloquium e 7th International Symposium on Natural Polymers and Composites.NANOCRYSTALLINE CELLULOSE II EXTRACTED FROM COTTON TEXTILE. 2010. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (3)
    1. Spinacé, M.A.S.. Membro do Comitê Científico do 11 Congresso Brasileiro de Polímeros. 2011. (Congresso).. . 0.
    2. Spinacé, M.A.S.. Membro do comitê Científico da XII Semana da Química, Curso de Licenciatura em Química. 2007. (Outro).. . 0.
    3. Spinacé, M.A.S.. PPS 2004 Americas Regional Meeting, Recycling/Reusing of Polymers, Stabilization and Degradability Symposia. 2004. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 16/11/2024 16:18:12