UFABC-professores-CCNH

Mauro Rogerio Cosentino

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (2003), graduação em Administracão pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (2008) obtido na área de física nuclear de altas energias com o experimento STAR. Foi bolsista do programa HELEN (High Energy LatinAmerican-European Network), posdoc na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), do Laboratório Nacional de Berkeley (LBN no CERN) e bolsista do programa Ciência sem Fronteiras, modalidade Jovem Talento (CAPES) junto à Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Adjunto na UFABC. Tem experiência na área de Física, com ênfase em ALTAS ENERGIAS E ÍONS PESADOS RELATIVÍSTICOS, atuando principalmente nos seguintes temas: trigger, quarkônio, heavy-flavor, jatos, fótons, mesons neutros, calorímetros e quark-glúon plasma (qgp). Desde de 2012 atua como um dos coordenadores do software do grupo de análise de 'Fótons e Mésons Neutros' do experimento ALICE. De 2012 a 2015 atuou como um dos encarregados da submissão em larga escala ao GRID de programas do grupo de análise 'Fótons e Mésons Neutros' do experimento ALICE. Atuou ainda, em 2014 e 2015 como convener (coordenador) do grupo de análises 'Fótons com o EMCal' do experimento ALICE. Desde 2016 é membro do Collaboration Board do experimento ALICE. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1773689092647155 (26/06/2024)
  • Rótulo/Grupo: CCNH
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2015-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Rua Abolição, s/nº Bangu 05508090 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49968374
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Física
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2022-Atual. Física e Instrumentação de Altas Energias com o LHC-CERN
      Descrição: A participação ao longo dos últimos anos das instituições paulistas de pesquisa em grandes colaborações de física de altas energias, em grande parte financiada pela FAPESP, tem apresentado resultados importantes para a ciência brasileira, como o desenvolvimento do chip SAMPA, um produto de alta tecnologia que hoje é empregado em diversos experimentos similares pelo mundo afora, e o estudo de aspectos fundamentais da natureza, como a origem da massa das partículas. Este projeto tem como objetivo subsidiar a participação dos grupos paulistas durante os próximos cinco anos nos experimentos ALICE e ATLAS, do acelerador LHC (Large Hadron Collider), e na colaboração para pesquisa e desenvolvimento em instrumentação nuclear, RD51, todos situados no laboratório europeu CERN. Ao agregar a participação paulista em três colaborações do laboratório CERN em um único projeto, busca-se otimizar os recursos tanto financeiros como humanos, aproveitando-se do conhecimento comum e complementar presente nessas três colaborações. A partir da vasta experiência adquirida por esses grupos nos últimos anos, tanto do ponto de vista da física como da engenharia, nesta proposta se propõe a investigação de questões fundamentais do Modelo Padrão (MP), tanto no setor eletrofraco como da força forte, além de manifestações da física além do MP, buscando manter o protagonismo desempenhado até agora nessas colaborações. A pesquisa e desenvolvimento em instrumentação de detetores a gás do tipo MPGD (MicroPattern Gaseous Detectors) e detectores semicondutores ultrarrápidos representa uma parte significativa deste projeto, buscando uma consolidação da participação paulista no desenvolvimento de tecnologia de fronteira nessa área. Esta proposta visa uma participação relevante no design, construção e operação de novos sistemas de detectores nas colaborações mencionadas, além de contribuir para reduzir estrategicamente a dependência do país em relação à tecnologia de ponta para detecção de radiação e processamento de sinais. Esse objetivo será buscado a partir de diversos desenvolvimentos voltados para aplicações interdisciplinares, transferindo o conhecimento criado nesses experimentos de física de altas energias para outras áreas e atividades locais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mauro Rogerio Cosentino - Integrante / Francisco de Assis Souza - Integrante / Alexandre Alarcon do Passo Suaide - Integrante / Marco Bregant - Integrante / MUNHOZ, M. G. - Coordenador / Jun Takahashi - Integrante / Fernando Silveira Navarra - Integrante / Marco Aurélio Lisboa Leite - Integrante / david dobrigkeit chinellato - Integrante / Cristiano Krug - Integrante / Edmilson José Tonelli Manganote - Integrante / Maria Beatriz de Leone Gay Ducati - Integrante / Marisilvia Donadelli - Integrante / Tiago Fiorini da Silva - Integrante.
      Membro: Mauro Rogerio Cosentino.
      Descrição: A participação ao longo dos últimos anos das instituições paulistas de pesquisa em grandes colaborações de Física de altas energias, em grande parte financiada pela FAPESP, tem apresentado resultados importantes para a Ciência brasileira, como o desenvolvimento do chip SAMPA, um produto de alta tecnologia que hoje é empregado em diversos experimentos similares pelo mundo afora, e o estudo de aspectos fundamentais da natureza, como a origem da massa das partículas. Este projeto tem como objetivo subsidiar a participação dos grupos paulistas durante os próximos cinco anos nos experimentos ALICE e ATLAS, do acelerador LHC (Large Hadron Collider), e na colaboração para pesquisa e desenvolvimento em instrumentação nuclear, RD51, todos situados no laboratório europeu CERN. Ao agregar a participação paulista em três colaborações do laboratório CERN em um único projeto, busca-se otimizar os recursos tanto financeiros como humanos, aproveitando-se do conhecimento comum e complementar presente nessas três colaborações. A partir da vasta experiência adquirida por esses grupos nos últimos anos, tanto do ponto de vista da Física como da Engenharia, nesta proposta se propõe a investigação de questões fundamentais do Modelo Padrão (MP), tanto no setor eletrofraco como da força forte, além de manifestações da Física além do MP, buscando manter o protagonismo desempenhado até agora nessas colaborações. A pesquisa e desenvolvimento em instrumentação de detetores a gás do tipo MPGD (MicroPattern Gaseous Detectors) e detectores semicondutores ultrarrápidos representa uma parte significativa deste projeto, buscando uma consolidação da participação paulista no desenvolvimento de tecnologia de fronteira nessa área. Esta proposta visa uma participação relevante no design, construção e operação de novos sistemas de detectores nas colaborações mencionadas, além de contribuir para reduzir estrategicamente a dependência do país em relação à tecnologia de ponta para detecção de radiação e processamento de sinais. Esse objetivo será buscado a partir de diversos desenvolvimentos voltados para aplicações interdisciplinares, transferindo o conhecimento criado nesses experimentos de Física de altas energias para outras áreas e atividades locais. (AU). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (50) . Integrantes: Graciella Watanabe - Integrante / Marcelo Gameiro Munhoz - Coordenador / Ivã Gurgel - Integrante / Tassiana Carvalho - Integrante / Sergio Henrique Bezerra De Sousa Leal - Integrante / Maxwell Roger da Purificação Siqueira - Integrante / Adriana Pugliese Netto Lamas - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Graciella Watanabe.
      Descrição: A participação ao longo dos últimos anos das instituições paulistas de pesquisa em grandes colaborações de física de altas energias, em grande parte financiada pela FAPESP, tem apresentado resultados importantes para a ciência brasileira, como o desenvolvimento do chip SAMPA, um produto de alta tecnologia que hoje é empregado em diversos experimentos similares pelo mundo afora, e o estudo de aspectos fundamentais da natureza, como a origem da massa das partículas. Este projeto tem como objetivo subsidiar a participação dos grupos paulistas durante os próximos cinco anos nos experimentos ALICE e ATLAS, do acelerador LHC (Large Hadron Collider), e na colaboração para pesquisa e desenvolvimento em instrumentação nuclear, RD51, todos situados no laboratório europeu CERN. Ao agregar a participação paulista em três colaborações do laboratório CERN em um único projeto, busca-se otimizar os recursos tanto financeiros como humanos, aproveitando-se do conhecimento comum e complementar presente nessas três colaborações. A partir da vasta experiência adquirida por esses grupos nos últimos anos, tanto do ponto de vista da física como da engenharia, nesta proposta se propõe a investigação de questões fundamentais do Modelo Padrão (MP), tanto no setor eletrofraco como da força forte, além de manifestações da física além do MP, buscando manter o protagonismo desempenhado até agora nessas colaborações. A pesquisa e desenvolvimento em instrumentação de detetores a gás do tipo MPGD (MicroPattern Gaseous Detectors) e detectores semicondutores ultrarrápidos representa uma parte significativa deste projeto, buscando uma consolidação da participação paulista no desenvolvimento de tecnologia de fronteira nessa área. Esta proposta visa uma participação relevante no design, construção e operação de novos sistemas de detectores nas colaborações mencionadas, além de contribuir para reduzir estrategicamente a dependência do país em relação à tecnologia de ponta para detecção de radiação e processamento de sinais. Esse objetivo será buscado a partir de diversos desenvolvimentos voltados para aplicações interdisciplinares, transferindo o conhecimento criado nesses experimentos de física de altas energias para outras áreas e atividades locais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adriana Pugliese Netto Lamas - Integrante / Marcelo Gameiro Munhoz - Coordenador / Graciella Watanabe - Integrante / Ivã Gurgel - Integrante / Marisilvia Donadelli - Integrante / Fernando Silveira Navarra - Integrante / Alexandre Alarcon do Passo Suaide - Integrante / Ronaldo Domingues Mansano - Integrante / Alberto Martinez Torres - Integrante / Alessandra Tomal - Integrante / Antonio Carlos Seabra - Integrante / Antonio Cesar Germano Martins - Integrante / Cristiano Krug - Integrante / David Dobrigkeit Chinellato - Integrante / Edmilson José Tonelli Manganote - Integrante / Francisco de Assis Souza - Integrante / Gustavo Pamplona Rehder - Integrante / Hugo Daniel Hernandez Herrera - Integrante / João Antonio Martino - Integrante / Jun Takahashi - Integrante / Lucas Compassi Severo - Integrante / Luciano Melo Abreu - Integrante / Luis Gustavo Pereira - Integrante / Marcelo Antonio Pavanello - Integrante / Marcilei Aparecida Guazzelli - Integrante / Marco Antonio Assis de Melo - Integrante / Marco Bregant - Integrante / Maria Beatriz de Leone Gay Ducati - Integrante / Mauro Rogerio Cosentino - Integrante / Maurício Moralles - Integrante / Márcia de Almeida Rizzutto - Integrante / Nelson Carlin Filho - Integrante / Nemitala Added - Integrante / Nilberto Heder Medina - Integrante / Nilton Itiro Morimoto - Integrante / Paula Ghedini Der Agopian - Integrante / Paulo Roberto Costa - Integrante / Pedro Hugo Ferreira Natal da Luz - Integrante / Rafael Peretti Pezzi - Integrante / Renato Higa - Integrante / Roberto Baginski Batista Santos - Integrante / Rudolf Theoderich Bühler - Integrante / Sebastião Gomes dos Santos Filho - Integrante / Tiago Fiorini da Silva - Integrante / Tiago Oliveira Weber - Integrante / Wilhelmus Adrianus Maria Van Noije - Integrante / Yara do Amaral Coutinho - Integrante / Zwinglio de Oliveira Guimarães Filho - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Adriana Pugliese Netto Lamas.
    2. 2022-Atual. Física Nuclear Relativística no LHC
      Descrição: Esta proposta busca o apoio ao desenvolvimento de pesquisa em Física Nuclear Relativísitca na Universidade Federal do ABC (UFABC) em associação com a colaboração ALICE (A Large Ion Collider Experiment) do acelerador colisor de hádrons LHC (Large Hadron Collider) do laboratório europeu CERN (European Organization for Nuclear Research). O programa proposto pretende desenvolver pesquisa em colisões nucleares relativísticas com foco nas chamadas "sondas energéticas"(ou hard probes), tais como fótons diretos de alto momento, jatos e em especial jatos de quarks b. Para tanto, considerando a nova configuração do experimento ALICE a partir de 2022, considera-se o desenvolvimento e implementação de algoritmos de Aprendizado de Máquina (Machine Learning), em especial para a obtenção de um algoritmo de rotulação de jatos com quark b (jet b-tagging) eficiente e de elevada pureza. Ainda dentro do âmbito da colaboração ALICE, continuam os esforços no desenvolvimento de simulações de performance para o TDR(1) de um novo detector para o experimento, o calorímetro dianteiro FoCal. E em termos de prazo mais longo, enseja-se a participação nas simulações para o novo experimento que deverá substituir o atual, conhecido como ALICE-3. Por fim, esse projeto ajudará na consolidação da estrutura de pesquisa iniciada em projetos anteriores também apoiados com auxílios regulares da FAPESP. (1)Technical Design Report. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Mauro Rogerio Cosentino - Coordenador / Christian Reckziegel - Integrante.
      Membro: Mauro Rogerio Cosentino.
    3. 2019-2022. Instrumentação para Física Nuclear Relativística e Outras Aplicações
      Descrição: Este projeto propõe o desenvolvimento de instrumentação científica e pesquisa em física nuclear de altas energias no âmbito da colaboração ALICE (A Large Ion Collider Experiment) do acelerador colisor de hádrons LHC (Large Hadron Collider) do laboratório europeu CERN (European Organization for Nuclear Research). O programa proposto pretende desenvolver instrumentação para detectores à gás de partículas carregadas para o experimento ALICE, mas que pode ter aplicações locais na Central Experimental Multiusuário (CEM) da UFABC, onde, no regime de baixas energias, poderiam ser usados como detectores de raios-X sensíveis a posição. Esse projeto pode ainda ter sinergia com outro projeto de instrumentação apoiado pela FAPESP, o do SAMPA CHIP da Universidade de São Paulo, que foi desenhado para realizar a leitura dos sinais dos principais detectores a gás do experimento ALICE. O projeto servirá inicialmente como uma proposta de um detector de partículas carregadas do tipo GEM (Gas Electron Multiplier) associado a um projeto maior de upgrade no experimento ALICE, de construção de um calorímetro na região dianteira de rapidez denominado FoCal (Forward Calorimeter). Este projeto oferece a capacidade de identificar partículas carregadas pelo FoCal. Esta parte do projeto deverá ser realizada principalmente por simulações computacionais. Em outra frente, que também se beneficiará das simulações menciondas no parágrafo anterior, deverá ser desenvolvido um protótipo GEM para ser usado como detector de raios-X em experimentos de difração conduzidos na CEM da UFABC. Para a realização desta atividade o projeto contará com a colaboração de pesquisadores interessados neste desenvolvimento e que possuem ampla experiência na área de pesquisa onde o protótipo terá sua aplicação. Por fim, esse projeto ajudará na consolidação da estrutura de pesquisa iniciada pelo projeto anterior também apoiado com auxílio regular da FAPESP.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Mauro Rogerio Cosentino - Coordenador / Pedro Hugo Ferreira Natal da Luz - Integrante / Fabio Furlan Ferreira - Integrante / roosevelt droppa jr - Integrante.
      Membro: Mauro Rogerio Cosentino.
    4. 2016-2018. Colisões Nucleares Relativísticas no LHC
      Descrição: Este projeto propõe a realização de pesquisa em física nuclear de altas energias no âmbito da colaboração ALICE (A Large Ion Collider Experiment) do acelerador colisor de hádrons LHC (Large Hadron Collider) do laboratório europeu CERN (European Organization for Nuclear Research). O programa proposto pretende realizar a análise de dados da colaboração associando-a a estudos de fenomenologia, bem como contribuir para o projeto de instrumentação em fisica nuclear de altas energias no qual o grupo brasileiro ligado ao experimento ALICE se encontra engajado. O foco do projeto será nas observáveis mais energéticas (hard probes), tais como jatos e fótons de alto momento. Esses mesmos temas serão explorados nos trabalhos de fenomenologia em colaboração com outros pesquisadores do campo teórico. O projeto de intrumentação já encontra-se em andamento numa colaboração com diversas instituições no estado de São Paulo capitaneada pelo Grupo de íons Pesados Relativísticos (GRIPER) do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP). Esse projeto visa a atualização da eletrônica de leitura do principal detector do ALICE, e a contribuição da UFABC para o projeto se dará na fase de testes, cujo cronograma abrange os próximos trinta (30) meses. A participação no projeto de instrumentação tem ainda, entre seus objetivos, servir como motivação inicial para o desenvolvimento de uma infra-estrutura de instrumentação em física nuclear de altas energias na Universidade Federal do ABC (UFABC), com o objetivo mais amplo e de longo prazo de que essa infra-estrutura servirá de base para a participação em futuros projetos que poderão ir além do horizonte dos experimentos do LHC.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mauro Rogerio Cosentino - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Mauro Rogerio Cosentino.
    5. 2015-2019. Desenvolvimento de Instrumentação Científica para o Experimento ALICE do LHC-CERN
      Descrição: ALICE (A Large Ion Collider Experiment ) é um dos quatro grandes experimentos do acelerador de partículas LHC (Large Hadron Collider) instalado no laboratório europeu CERN (European Organization for Nuclear Research). Um programa de atualizações desse experimento acaba de ser aprovado pelo comitê gestor do acelerador LHC. Entre as atualizações planejadas para os próximos anos de funcionamento do experimento ALICE, está a melhoria na resolução e eficiência do rastreamento de partículas produzidas em colisões entre íons pesados, mantendo a excelente capacidade de identificação de partículas para uma taxa de leitura de eventos significativamente maior em relação à atual e permitindo o estudo de observáveis raros que devem permitir um avanço significativo na compreensão da matéria nuclear. Para se alcançar esse objetivo, entre outras ações, é preciso atualizar a eletrônica de leitura dos sinais de diversos detetores do experimento ALICE como o Time Projection Chamber (TPC) e os Muon Tracking Chambers (MCH). O detector TPC é o principal dispositivo do experimento ALICE para o rastreamento e identificação de partículas carregadas, enquanto o MCH permite a medida de múons próxima à direção do feixe. A principal modificação a ser feita na eletrônica desses detetores consiste na criação de um novo ASIC (Application Specific Integrated Circuit) que será instalado na eletrônica de front-end com o objetivo de amplificar, converter e filtrar o sinal digital gerado por esses detetores. E para que o TPC alcance a taxa de leitura de eventos requerida, também é necessária a migração dos sensores tipo MWPC (Multi Wire Proporcional Chamber) para GEM (Gas Electron Multiplier). Neste projeto, propõem-se a realização sob completa responsabilidade dos grupos brasileiros do design, simulação, prototipagem, teste experimental, validação e fabricação desse novo ASIC que funcionará nas novas condições impostas pelo LHC, com menor consumo de potência comparado com a versão anterior do chip, e que possa operar em ambientes submetidos à radiação. Concomitantemente, também propõem-se a realização de pesquisa e desenvolvimento para a utilização dos sensores tipo GEM no TPC do experimento ALICE, e o desenvolvimento de outras aplicações desse dispositivo em colaboração com pesquisadores do IPEN (Instituo de Pesquisas de Energéticas e Nucleares) e outros grupos do Departamento de Física Nuclear da USP.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . Integrantes: Mauro Rogerio Cosentino - Integrante / Jun Takahashi - Integrante / MArcelo Gameiro Munhoz - Integrante / Nelson Carlin Filho - Integrante / Francisco de Assis Souza - Integrante / Alexandre Alarcon do Passo Suaide - Integrante / Wilhelmus Adrianus Maria Van Noije - Coordenador / Bruno Cavalcante de Souza Sanches - Integrante / Claudio Antonio Federico - Integrante / Danielle Magalhães Moraes - Integrante / João Navarro Soares Júnior - Integrante / Marco Bregant - Integrante / Mauricio Moralles - Integrante / Odair Lelis Gonçalez - Integrante / Rogerio Moreira Cazo - Integrante / Vilson Rosa de Almeida - Integrante / Hugo Daniel Hernandez Herrera - Integrante / Pedro Hugo Ferreira Natal da Luz - Integrante / Tiago Oliveira Weber - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Outra.
      Membro: Mauro Rogerio Cosentino.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (2)
      1. XLII Reunião de Trabalho em Física Nuclear no Brasil 2019."Comparison between MWPC and ThickGEM detectors through full simulation". 2019. (Encontro).
      2. International Nuclear Physics Conference 2016. Probing Nuclear PDF and Gluon Saturation At The LHC with Forward Direct Photons. 2016. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (1)
      1. COSENTINO, MAURO R; MUNHOZ, MARCELO G ; MORALLES, M.. First Geant4 Tutorial Workshop in São Paulo. 2019. Congresso

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 16/11/2024 16:18:12