UFABC-professores-CCNH

Renato Rodrigues Kinouchi

Bacharel em Psicologia e Psicólogo pela Universidade Federal de São Carlos (1999). Doutor em Filosofia também pela Universidade Federal de São Carlos (2004). Pós-doutorado em Filosofia da Ciência pela Universidade de São Paulo (2006). Pesquisador visitante no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (2012) e no Center for Philosophy of Natural and Social Sciences (LSE/UK). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do ABC (desde 2006) e orientador no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da mesma instituição. Tem experiência nas áreas de Filosofia da Ciência, Epistemologia e Ensino de Ciências. Dentre os temas de pesquisa, incluem-se: pragmatismo clássico, filosofia e história da psicologia, filosofia e história da probabilidade, decisões sob riscos, incerteza e viéses cognitivos. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1681973775717403 (23/01/2024)
  • Rótulo/Grupo: CCNH
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2006-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Rua Santa Adélia, 166 Bangu 09210170 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (011) 49963166 URL da Homepage: www.ufabc.edu.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Filosofia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2014-Atual. Risco tecnológico: probabilidades e valores
      Descrição: Mais geralmente, pretende-se discutir como o advento da tecnociência potencializa a imbricação entre fatos e valores, e como dentre tais valores predomina o valor econômico. Com efeito, o valor econômico deve ser reconhecido como um valor stricto sensu, o que significa pensar a economia (e a ciência econômica) não apenas como uma questão de fatos, mas como estando também fortemente imbrincada a valores (tal como pensa Putnam). Em um nível mais específico, pretendemos mostrar como o conceito de ?risco? é um conceito espesso, no qual fatos e valores encontram-se completamente imbrincados. Com efeito, a definição atuarial de risco diz que este é o produto da probabilidade de um evento pela magnitude do dano gerado (Shrader-Frechette, 1985). A probabilidade, por sua vez, consiste em um número no intervalo 0 ? 1 usualmente obtido mediante o registro de séries de frequências de eventos no longo termo. Esses eventos são de natureza fatual e passíveis de serem numericamente tratados. Por outro lado, para que seja possível proceder o cálculo atuarial e a securitização dos bens sob risco, a magnitude do dano também deve ser numérica, e para tanto atribui-se um valor monetário a ela. Isso é possível porque o valor monetário é um valor e ao mesmo tempo possui uma forma numérica. O risco atuarial, consequentemente, é o produto numérico da expectativa de um fato por um valor, e a securitização é a transferência para outrem desse risco mediante o pagamento do valor monetário da apólice. A partir dessas considerações, a pesquisa pode desenvolver-se em ao menos três direções: (1) as teorias do valor qualitativo (que sustentam a avaliação) e a teoria do valor quantificado, para a qual todos os entes do mundo possuem um valor segundo uma escala econômica, a saber, monetária (Simmel, 2004); (2) a teoria da ação racional, a teoria da decisão e suas metodologias (Hansson, 2009; Weirich, 2004), à qual necessariamente se liga um certo ethos e um certo conjunto de valores, e até mesmo de dispositivos técnicos de controle da natureza e dos humanos tais como as técnicas financeiras de securitização (Jarrige, 2014; Fressoz, 2012); 3) a aplicação desse dispositivo técnico ao gerenciamento das aplicações tecnológicas, ao aprofundamento da transformação do meio ambiente em meio técnico, e a ameaça de desaparecimento do meio natural e do próprio homem (Belot et al., 1999; Kermisch & Hottois, 2007; Martins, 2012).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Renato Rodrigues Kinouchi - Coordenador / Gabriel Valim Alcoba Ruiz - Integrante.
      Membro: Renato Rodrigues Kinouchi.
    2. 2012-2013. Dos valores às métricas: sobre os critérios quantitativos nas avaliações da produção científica.
      Descrição: Este projeto visa investigar o papel dos valores cognitivos, sociais e econômicos no âmbito das avaliações da produção em ciência e tecnologia. Em primeiro lugar, procuraremos estabelecer, no plano teórico, um referencial capaz de elucidar as relações mais gerais entre os diversos tipos de valores - cognitivos, sociais e econômicos - no âmbito da atividade científica. Acerca disso, acompanharemos a apreciação de José L. Garcia a respeito das contribuições do sociólogo e filósofo Georg Simmel, cujo livro Filosofia do dinheiro contém sofisticadas, conquanto olvidadas, considerações sobre o papel da ciência e da tecnologia nas sociedades industrializadas. Em seguida, discutiremos, no plano conjuntural, as atuais políticas de avaliação da produtividade dos pesquisadores, dado que a maioria delas baseia-se em critérios quantitativos. Encerraremos o trabalho propondo a tarefa crítica de se efetuar uma reconversão das métricas aos valores, isto é, a partir das métricas adotadas nas avaliações, indicar os valores nelas contidos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Renato Rodrigues Kinouchi - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Renato Rodrigues Kinouchi.
    3. 2012-Atual. Gênese e significado da tecnociência Das relações entre ciência, tecnologia e sociedade
      Descrição: O objetivo central do projeto, a ser desenvolvido no período 2012-2016 com base nas realizações do período 2007-2011, é investigar os papéis desempenhados pelos valores éticos e sociais, sustentados por indivíduos e incorporados em instituições, nas práticas científicas e tecnológicas da atualidade. Esse objetivo desdobra-se em três conjuntos de pesquisas. O primeiro concerne à importância contemporânea da tecnociência, incluindo o impacto de sua pesquisa e desenvolvimento nos processos e na institucionalização da ciência; o segundo trata do desenvolvimento histórico da tecnociência; o terceiro desenvolve uma estratégia sociológica de abordagem transversal das relações entre ciência, tecnologia e sociedade no Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Renato Rodrigues Kinouchi - Integrante / Maurício de Carvalho Ramos - Integrante / Pablo Rubén Mariconda - Coordenador / Valter Alnis Bezerra - Integrante / Marcos Barbosa de Oliveira - Integrante / Sylvia Gemignani Garcia - Integrante / Marcus Sacrini Ayres Ferraz - Integrante / Ana Paula Hey - Integrante.
      Membro: Renato Rodrigues Kinouchi.
      Descrição: O objetivo central do projeto, a ser desenvolvido no período 2012-2016 com base nas realizações do período 2007-2011, é investigar os papéis desempenhados pelos valores éticos e sociais, sustentados por indivíduos e incorporados em instituições, nas práticas científicas e tecnológicas da atualidade. Esse objetivo desdobra-se em três conjuntos de pesquisas. O primeiro concerne à importância contemporânea da tecnociência, incluindo o impacto de sua pesquisa e desenvolvimento nos processos e na institucionalização da ciência; o segundo trata do desenvolvimento histórico da tecnociência; o terceiro desenvolve uma estratégia sociológica de abordagem transversal das relações entre ciência, tecnologia e sociedade no Brasil.Dentre as questões do primeiro conjunto encontram-se: (a) as mudanças ocorridas em décadas recentes nos modos de produção social da tecnociência com o aumento do financiamento privado da pesquisa científica; (b) o modo como as mudanças afetam o status dos valores tradicionais da comunidade científica: objetividade, neutralidade e autonomia; (c) a função dos direitos de propriedade intelectual nesse processo; (d) problemas teóricos e práticos da biotecnologia; (e) avaliação do significado dessas mudanças a partir de alternativas às práticas tecnocientíficas e o papel da bioética e do princípio de precaução. As investigações do segundo conjunto incluem: (a) a ideia do controle da natureza e os valores do progresso tecnológico e seu impacto na formação da pesquisa científica moderna; (b) as relações entre a ciência e a tecnologia na modernidade, especialmente o papel representado pelas máquinas e pelas ideias mecanicistas, e pelo avanço da experimentação na ciência, e (c) o impacto de ideias da tradição do ceticismo no desenvolvimento da ciência moderna. O terceiro conjunto concentra-se no estudo da sociedade brasileira, contemplando: (a) o debate público sobre educação: a produção contemporânea da doxa na sociedade brasileira; (b) cultura digital e. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (9) . Integrantes: Anastasia Guidi - Coordenador / Paulo Tadeu - Integrante / Claudemir Roque Tossato - Integrante / Valter Alnis Bezerra - Integrante / Pablo Ruben Mariconda - Integrante / Marcos Barbosa de Oliveira - Integrante / Maurício de Carvalho Ramos - Integrante / Plínio Junqueira Smith - Integrante / Sylvia Gemignani Garcia - Integrante / Hugh Lacey - Integrante / José Luiz Garcia - Integrante / Nicolas Lechopier - Integrante / Ana Paula Hey - Integrante / Marcus Sacrines Ayres Ferraz - Integrante / Maria Cecília Leonel Gomes dos Reis - Integrante / Marisa Russo Lecointre - Integrante / Paulo Jonas de Lima Piva - Integrante / Renato Rodrigues Kinouchi - Integrante / Rodolfo Puttini - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Anastasia Guidi.
    4. 2009-2011. Valores no ensino de ciências: a intersubjetividade na construção do conhecimento
      Descrição: Este projeto visa investigar o papel dos valores cognitivos e sociais no contexto do ensino de ciências. Para além da especificidade dos conteúdos curriculares, procuramos elucidar os juízos valorativos associados à atividade científica, os quais, por sua vez, influenciam as percepções sobre o papel da ciência e tecnologia entre estudantes de ensino médio e superior. A pesquisa tem caráter interdisciplinar, incluindo elementos da áreas da epistemologia, da sociologia da ciência e da psicologia da educação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Renato Rodrigues Kinouchi - Coordenador / Luís Geraldo Gomes da Silva - Integrante. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Renato Rodrigues Kinouchi.
    5. 2008-2011. As falácias dedutivas e suas implicações epistemológicas e educacionais
      Descrição: A psicologia experimental investiga o raciocínio científico tal como ele é, ou seja, tal como efetivamente se apresenta, sendo, portanto, de natureza descritiva. Já a lógica investiga o raciocínio científico tal como ele deve ser, sendo, assim, uma investigação normativa. A interface entre essas duas disciplinas está repleta de situações em que a psicologia do raciocínio não coincide com a lógica e, com efeito, uma das tarefas do ensino de lógica ? e também do ensino de ciências ? consiste em fazer com que o aprendiz se aperceba de tal situação, passando a raciocinar, eventualmente, dentro do quadro conceitual compartilhado intersubjetivamente pela comunidade científica. Este projeto enfoca as dificuldades encontradas nos raciocínios condicionais de tipo ?se... então...? ? mais especificamente sobre as falácias dedutivas. Com efeito, uma das linhas de pesquisa atuais mais influentes sugere que os sujeitos avaliam o conteúdo informativo das alternativas oferecidas, e isso esclarecia a freqüência das respostas falaciosas obtidas em diversos estudos ao redor do mundo. Entretanto, tal estudo também deveria explicar a ordem das escolhas individuais, que, na realidade, não exibem nenhum padrão assinalável. Mediante procedimento experimental utilizando interface computacional, este projeto pretende aprofundar a investigação das razões subjacentes das falácias dedutivas, bem como avaliar se cursos introdutórios de lógica são capazes de dirimir as dificuldades dos aprendizes com relação ao raciocínio condicional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Renato Rodrigues Kinouchi - Coordenador. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Renato Rodrigues Kinouchi.
    6. 2008-Atual. Filosofia, História e Sociologia da Ciência e Tecnologia
      Descrição: O grupo de pesquisa em Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia foi constituído em 2008, por meio do convite realizado pelo Prof. Cesar Ades, então diretor do IEA, ao Prof. Pablo Mariconda. O objetivo era a criação de um grupo com vistas a desenvolver, no Instituto, os estudos sobre a ciência e a tecnologia, entendidos na acepção ampla que foram adquirindo a partir dos anos 1970: estudos filosóficos, históricos, sociológicos e antropológicos sobre a ciência e a tecnologia. Tendo como tema geral de pesquisa o estudo das relações entre a ciência, a técnica/tecnologia e a sociedade, desde a Antiguidade até nossos dias, o grupo se organiza em torno de projetos de investigação que abarcam diversas perspectivas analíticas e interpretativas, visando a aprofundar o conhecimento de temas e questões vinculados à ciência e à tecnologia enquanto objetos de reflexão filosófica, histórica, sociológica, antropológica e psicológica. Entre seus objetivos, o trabalho visa estimular a confluência entre as ciências naturais e as ciências humanas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Renato Rodrigues Kinouchi - Integrante / Maurício de Carvalho Ramos - Integrante / Pablo Rubén Mariconda - Coordenador / Claudemir Roque Tossato - Integrante / Regina Andrés Rebollo - Integrante / Valter Alnis Bezerra - Integrante / Plinio Junquira Smith - Integrante / Marcos Barbosa de Oliveira - Integrante / Sylvia Gemignani Garcia - Integrante / Marcus Sacrini Ayres Ferraz - Integrante / Ana Paula Hey - Integrante / Hugh Lacey - Integrante / Anastasia GUidi Itokazu - Integrante / Luciana Zaterka - Integrante / Maria Cecília Leonel Gomes dos Reis - Integrante / Paulo Tadeu da Silva - Integrante / Lorenzo Baravalle - Integrante.
      Membro: Renato Rodrigues Kinouchi.
    7. 2007-2011. Fundamentos do raciocínio probabilistico
      Descrição: Esta linha de pesquisa tem por objetivo esclarecer os fundamentos da noção de probabilidade. Como atestado largamente pela bibliografia, há pelo menos duas concepções acerca do que seja a probabilidade. A visão frequentista baseia-se em séries ou conjuntos indefinidos, fazendo uso da lei dos grandes números no intuito de estabelecer a frequencia relativa de longo termo. Nessa concepção, atribuem-se probabilidades a eventos no mundo, de modo que se trata de uma abordagem objetivista. Uma segunda maneira de conceber a probabilidade é tratá-la como grau de crença racional. Nesse caso atribuem-se probabilidades às crenças que temos acerca dos fenômenos. É costume se dizer que tal concepção de probabilidade é subjetivista, pois o que está em jogo é o grau de confiança de determinada crença. Um exemplo destacado dessa abordagem é o chamado Bayesianismo, que utiliza o cálculo de probabilidade condicional de uma hipótese em função dos dados observados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Renato Rodrigues Kinouchi - Coordenador.
      Membro: Renato Rodrigues Kinouchi.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (1)
      1. Seminários GEP.The convergence of abduction: with preliminary remarks on knowledge a ulteriori. 2006. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (0)

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (0)



        Data de processamento: 16/11/2024 16:18:12