UFABC-professores-CCNH

Claudia Regina Vieira

Doutora em Educação Especial pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (2000) e pós-graduação em Magistério do Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). É Mestre em Educação pela UNIMEP/Piracicaba e bacharel em Letras/Libras no curso promovido pela UFSC com pólo na Unicamp/SP (2012). Atualmente é Pró reitora de Assuntos Comunitário e Políticas Afirmativas - PROAP, professora Adjunta na Universidade Federal do ABC - UFABC e docente do Programa de Pós Graduação em Educação e Saúde da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, foi professora Assistente na UFSCar - Campus Sorocaba na qual atuou como docente de Libras e exerceu a função de vice-coordenadora do Curso de Pedagogia. Trabalhou com Educação Especial e Inclusiva na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo EAFEUSP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Surdos, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua de Sinais, Educação de Surdos e Inclusão. Líder do grupo de estudos e pesquisa GEPEBS. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0791754239372678 (26/02/2024)
  • Rótulo/Grupo: CCNH
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2017-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Avenida dos Estados Santa Terezinha 09210580 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49960000 Ramal: 8385
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2023-Atual. Avaliação de narrativas em Libras (língua brasileira de sinais) para alunos surdos da Educação Básica: aplicação, análise, formação e implicações pedagógicas
      Descrição: O desenvolvimento escolar do aluno surdo depende muito de seu domínio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Todavia, a Libras não é cotidianamente desenvolvida no ambiente familiar, e este domínio precisa ser alcançado principalmente no ambiente escolar, no qual se espera que o aluno surdo tenha pares em sua língua e possa interagir por meio dela. Contudo, o ambiente escolar tem pouca tradição de trabalhar com o desenvolvimento de língua oral/língua de sinais, em geral focalizando as atividades com a língua escrita como sua meta. No que tange ao aluno surdo, pouco se discute sobre práticas que favoreçam o desenvolvimento da Libras no espaço escolar, e seu desempenho acadêmico tem se mostrado muito preocupante. Os debates em torno da pertinência de práticas orais para o desenvolvimento do sujeito como um todo indicou a oportunidade de pensarmos em atividades de avaliação da linguagem em Libras (compreensão e produção) de estudantes surdos matriculados em distintas redes de ensino (municipais e/ou estaduais) como forma de acompanhar e implementar seu desenvolvimento em língua de sinais e, a partir delas, pensarmos em processos envolvendo a formação de professores e gestores, visando contribuir para os processos educacionais desses alunos em Libras. Em estágio pós-doutoral, financiado pela FAPESP e CNPq em 2017, desenvolvemos uma primeira versão de dois instrumentos de avaliação de narrativa em língua de sinais: instrumento de avaliação da produção em língua de sinais (NarVal produção) e instrumento de avaliação da compreensão em língua de sinais (NarVal compreensão) juntamente com pesquisadores da Universidade de Barcelona. Como forma de avançar na investigação, traduzimos e adaptamos os dois instrumentos para a Libras (LACERDA et al., 2020; MONTES; LACERDA, 2022) para a promoção do trabalho com língua de sinais nos espaços escolares que atendem alunos surdos, visando seu desenvolvimento e aprimoramento. Nosso objetivo nesta oportunidade é: i) dar seguimento ao processo de avaliação e/ou reavaliação da linguagem de estudantes surdos como forma de fomentar reflexões sobre os resultados, visando intervir nas práticas desenvolvidas em espaços escolares (espaços de educação bilíngue de surdos escolas de surdos e/ou escolas polo para o estudante surdo e escolas comuns, nas quais os alunos surdos dividem sala de aula com estudantes ouvintes; e ii) formar gestores e professores de diferentes redes de ensino a partir da análise de dados resultantes do uso dos dois instrumentos (NarVal prod e comp). Para tal, será constituída rede de pesquisadores de cidades diferentes para aplicação dos instrumentos com estudantes surdos da Educação Básica e, a partir dos dados obtidos, organizada formação para gestores e professores para que, de forma colaborativa, sejam elaborados planos de intervenção pedagógica visando o desenvolvimento da Libras. Estes resultados podem ainda colaborar para políticas públicas relativas à Educação de Surdos, de forma tal que este público esteja melhor preparado para alcançar melhores resultados educacionais em sua trajetória escolar.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Claudia Regina Vieira - Integrante / Cristina Broglia de Feitosa Lacerda - Coordenador / Lara Ferreira dos Santos - Integrante / Ana Claudia Balieiro Lodi - Integrante / Ana Paula Zerbato - Integrante / MARIA JOSEP JARQUE - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Claudia Regina Vieira.
    2. 2021-Atual. Sem os muros da escola: A intervenção da Universidade Pública na Formação, Produção e Empoderamento de Surdos e Ouvintes
      Descrição: Contribuir parra ampliar as pesquisas na área de Educação de surdos e aproximar a academia; Contribuir para o Empoderamento da comunidade surda; Promover cursos de diversas naturezas com prioridade de participação de surdos de forma que assim eles se percebam como parte ativa no processo de ensino-aprendizagem. Produzir materiais didáticos pedagógicos para colaborar no processo de ensino-aprendizagem dos envolvidos. Três projetos de Iniciação Científica estão atrelados ao projeto. CAAE: 40071720.7.0000.5594. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Claudia Regina Vieira - Coordenador / Andrey Gonçalves Batista - Integrante / Márcio Hollosi - Integrante / Luara Daniela Miranda - Integrante / Pamela Batista dos Anjos - Integrante / Lorena Rodriguez Haase - Integrante.
      Membro: Claudia Regina Vieira.
    3. 2019-2020. Estratégias Pedagógicas no ensino de Química, Física e Biologia para Estudantes Surdos
      Descrição: Este projeto tem como objetivo pesquisar sobre as estratégias educativas utilizadas pelos professores na Escola Preparatória da UFABC - EPUFABC e no Instituto Seli. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que contará com um levantamento bibliográfico sobre educação bilíngue e estratégias pedagógicas (didática), observação das aulas e conversa com os docentes. Como resultado espera-se produzir um vídeo/texto contendo as reflexões e análise dos materiais coletados nas aulas e nas entrevistas, bem como produzir um material que possa auxiliar no processo de formação dos licenciandos da UFABC e dos professores da EPUFABC.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Claudia Regina Vieira - Coordenador / Júlia Bueno Jinkings - Integrante / Larissa Elen Calixto Santos - Integrante / Louise Victorie Brandão Drumond - Integrante.
      Membro: Claudia Regina Vieira.
    4. 2019-2020. Mapeamento de Cursos de Libras e das Escolas com alunos Surdos na Região do ABC
      Descrição: Projeto vinculado ao edital 02/2019 - PIBIB JR. Com o objetivo de realizar um levantamento das escolas onde os surdos são atendidos no ABC, a fim de compreender como e quais são as ações inclusivas para este público alvo na região. É importante realizar um mapeamento das escolas onde os Surdos estão na região, principalmente próximas as universidade que está pensando em tecnologias que auxiliem professores e estudantes e também pensar em possíveis cursos e em formações para este público-alvo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Claudia Regina Vieira - Coordenador / João Marco Souza Torres - Integrante / Viviane da Silva Ferreira - Integrante.
      Membro: Claudia Regina Vieira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Prêmio Professora Flaviane Reis, SebSurdos.. 2018.
      Membro: Claudia Regina Vieira.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (10)
    1. Congreso Internacional PEDAGOGÍA 2021. O ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras sob a ótica de um professor surdo e de uma professora ouvinte: O lugar da Libras no currículo. 2021. (Congresso).
    2. VII SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DA LÍNGUA PORTUGUESA.Pensando no ensino da Língua Portuguesa para crianças a partir de uma atividade permanente: O diário. 2019. (Simpósio).
    3. VII SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DA LÍNGUA PORTUGUESA.Será que faltam sinais? Refletindo sobre o processo dialógico na Tradução da Libras para Língua Portuguesa: Professor ? intérprete -aluno. 2019. (Simpósio).
    4. XVII Fórum ILCAE, I Colóquio GEICS e I Colóquio NAI.Transformando saberes, aproximando surdos da academia. 2019. (Outra).
    5. 6º Congresso Nacional de Pesquisas en Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa. 2018. (Congresso).
    6. I Fórum Internacional sobre a Produção de Glossários e Dicionários em Línguas de Sinais. 2018. (Outra).
    7. II Congresso Internacional e VII Seminário de Educação Bilíngue para Surdos. 2018. (Congresso).
    8. XIX Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. 2018. (Encontro).
    9. XIX Encontro Nacional de Didátoca e Práticas de Ensino - XIX Endipe.Espaço pedagógico bilíngue para surdos: Pensando a Língua Portuguesa para crianças do Ensino Fundamental I. 2018. (Encontro).
    10. II Encontro Diálogos da Cultura Surda. 2017. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (15)
    1. VIEIRA, C.R.. XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2021. (Outro).. . 0.
    2. VIEIRA, C.R.; KUMADA, K.M.O. ; MEKAI, Y.C.. IX Ciclo de Palestras UFABC Debate Surdos e Libras: Saúde e a Comunidade Surda. 2019. Outro
    3. Benitez, Priscila ; VIEIRA, C.R. ; KUMADA, K.M.O.. III Roda de Conversa sobre Inclusão na UFABC. 2019. Outro
    4. VIEIRA, C.R.; KUMADA, K.M.O. ; BATISTA, A.G. ; MEKAI, Y.C. ; UEMURA, R.. IV CICLO DE PALESTRAS UFABC DEBATES SURDOS E LIBRAS:. 2018. Outro
    5. KUMADA, K.M.O. ; Benitez, Priscila ; VIEIRA, C.R. ; BATISTA, A.G. ; MEKAI, Y.C. ; UEMURA, R.. V Ciclo de Palestras UFABC Debate Surdos e Libras e II Encontro sobre Educação Especial e Inclusiva: Práticas Pedagógicas. 2018. Outro
    6. KUMADA, K.M.O. ; VIEIRA, C.R. ; BATISTA, A.G. ; MEKAI, Y.C. ; UEMURA, R.. VII CICLO DE PALESTRAS UFABC DEBATE SURDOS E LIBRAS: Língua Portuguesa como L2. 2018. Outro
    7. VIEIRA, C.R.; KUMADA, K.M.O. ; BATISTA, A.G. ; MEKAI, Y.C. ; UEMURA, R.. VIII CICLO DE PALESTRAS UFABC DEBATE SURDOS E LIBRAS: Intérpretes e professores - Trabalho colaborativo. 2018. Outro
    8. Benitez, Priscila ; VIEIRA, C.R. ; KUMADA, K.M.O.. II Roda de Conversa sobre Inclusão na UFABC. 2018. Outro
    9. Benitez, Priscila ; KUMADA, K.M.O. ; VIEIRA, C.R.. I Roda de Conversa sobre Inclusão na UFABC. 2018. Outro
    10. Benitez, Priscila ; VIEIRA, C.R. ; KUMADA, K.M.O.. III Encontro sobre Educação Especial e Inclusiva da UFABC. 2018. Outro
    11. VIEIRA, C.R.; KUMADA, K.M.O. ; BATISTA, A.G. ; MEKAI, Y.C.. Cine Debate: Setembro Azul. 2017. Outro
    12. VIEIRA, C.R.; KUMADA, K.M.O. ; BATISTA, A.G. ; MEKAI, Y.C.. I CICLO DE PALESTRAS UFABC DEBATES SURDOS E LIBRAS: "Discutindo Tecnologias e Trajetórias". 2017. Outro
    13. VIEIRA, C.R.; KUMADA, K.M.O. ; BATISTA, A.G. ; MEKAI, Y.C.. II CICLO DE PALESTRAS UFABC DEBATE SURDOS E LIBRAS: Setembro Azul. 2017. Outro
    14. KUMADA, K.M.O. ; VIEIRA, C.R. ; MEKAI, Y.C. ; BATISTA, A.G. ; SANTOS, H. R.. III CICLO DE PALESTRAS UFABC DEBATE SURDOS E LIBRAS "Desdobramentos histórico: legislação, direitos e educação. 2017. Outro
    15. VIEIRA, C.R.. I Encontro do Centro de ensino, pesquisa e extensão sobre educação de surdos e Libras -Ceslibras - e V Encontro - Serviço de apoio pedagógico: contribuições para a educação inclusiva - Sape. 2015. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Claudia Regina Vieira ⇔ Kate Mamhy Oliveira Kumada (1.0)
      1. VIEIRA, C. R. ; OLIVEIRA, K. M. ; OLIVEIRA, K. M. ; MARTINS, S. E. O. S.. Acessibilidade em Libras no exame vestibular para surdos. DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL. v. 5, p. 13-26, issn: 2358-8845, 2018.




Data de processamento: 16/11/2024 16:18:12