UFABC-professores-CCNH

Maria Inês Ribas Rodrigues

Possui Licenciatura em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Ensino de Ciências - Modalidade Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (2001), doutorado em Educação (Doutorado Sanduíche) - School of Education. University of Leeds, (2005) e doutorado em Educação - Ensino de Ciências e Matemática, pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2006). É idealizadora e coordenadora do Projeto Menina Ciência - Ciência Menina que visa minimizar o paradigma de gênero encontrado nas ciências. Atualmente é professora associada no Centro de Ciências Naturais e Humanas, Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Física; Desenvolvimento Profissional dos Formadores de Professores; Didática das Ciências; Pesquisa-ação Colaborativa; Tecnologias de Informação e Comunicação; Equidade de gênero nas Ciências. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0633226228066884 (17/10/2024)
  • Rótulo/Grupo: CCNH
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2010-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Rua Santa Adélia, 166 Bangu 09210170 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49968368 URL da Homepage: http://www.ufabc.edu.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2020-2020. Análise dos resultados do projeto Guatá:Caminho da Ciência
      Descrição: Estamos vivenciando em nosso país um momento de alerta para o cuidado com o futuro de nossas atividades científicas e tecnológicas. Muito se tem discutido sobre o distanciamento do jovem frente às áreas científicas (FOURÉZ, 2003) e todos os esforços que venham a favorecer a uma aproximação serão bem-vindas. É inquestionável que sem avanço tecnológico e científico as chances de desenvolvimento ao país estão minimizadas, dando margem para que sejamos cada vez mais dependentes de outras nações nesse quesito. Pensando nessa proposta, projetos que aproximem, principalmente as crianças das ciências, ao menos, ampliam as chances de que nosso desenvolvimento a longo prazo seja uma realidade. Em consonância a estas propostas, o projeto Guatá: Caminho da Ciência surge com o objetivo de popularizar as ciências dentre os estudantes do Ensino Fundamental I. Em sua primeira versão, na cidade de Diadema, vem oferecer cursos envolvendo os temas Introdução à Ciência; Universo, meteoritos, Terra; Oceano, Antártica; Fósseis e dinossauros; Animais, alimentação, pets, insetos; Plantas, alimentos, horta; Microrganismos, doenças, vacinas; Astrobiologia; Corpo Humano e Saúde; Energia e Sustentabilidade. A equipe é formada por pesquisadores de destaque nas áreas envolvidas, além de formadores de professores e os professores/oficineiros, que estarão implementando as atividades desenvolvidas pelos especialistas, diretamente aos alunos do EF I. As atividades acontecerão no contra-turno das atividades curriculares nas escolas. Os resultados dessa proposta nortearão a ampliação de novas edições para outras cidades da região, ou seja, poderá envolver mais alunos deixando um legado para o futuro da ciência nas escolas participantes. Assim, os resultados da análise da implementação do projeto Guatá: Caminho da Ciência, objetivo da atual pesquisa, poderão contribuir para a mobilização dessa proposta em outras regiões, oportunizando a popularização da ciência.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Maria Inês Ribas Rodrigues - Coordenador / Diana Ribas Rodrigues Roque - Integrante / Sarah Moutinho Engelmann - Integrante / Miguel Valinho - Integrante / Raquel Olympio - Integrante / Patrícia di Cunto Bracco - Integrante / Fernando Guilger - Integrante / Lucas Fonseca - Integrante.
      Membro: Maria Inês Ribas Rodrigues.
    2. 2019-Atual. Impactos do Curso Menina Ciência - Ciência Menina e a questão de gênero nas ciências
      Descrição: Com o propósito de ampliar a participação das mulheres nas ciências e minimizar a questão de gênero presente na área STEM, reunimos aqui diferentes perspetcivas de investigação no contexto do curso de extensão Menina Ciência - Ciência Menina. A primeira delas relaciona-se em conhecer o alcance dessa intervensão extencionista na mudança de concepção dos seus participantes (membros da organização do evento; meninas do ensino fundamental II; monitoras (alunas da graduação e pós-graduação); professores do ensino básico; alunos de escolas internacionais, etc...). A segunda relaciona-se à ampliação de referenciais teóricos e metodológicos da área dentro dos aspectos que envolvem a aproximação às ciências para todos; questão de gênero e a respectiva relação com a formação de professores. No contexto da formação de professores, esta pesquisa envolve ainda a inovação e a melhoria na qualidade de ensino integrando a reflexão e a pesquisa sobre a prática.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . Integrantes: Maria Inês Ribas Rodrigues - Coordenador / Robson Rodrigues de Almeida - Integrante / Ludmylla Ribeiro dos Santos - Integrante / Diana Ribas Rodrigues Roque - Integrante / Sarah Moutinho Engelmann - Integrante / Daniel Ruy Pereira - Integrante / Sandra Maria Ribas do Nascimento - Integrante / DÉBORA DE CÁSSIA GOMES CRUZ - Integrante / Vanessa Frederick Gonçalves Souza - Integrante / Ana Clara Rusteika Lopes - Integrante / Nádia Karolina Ferreira de Melo Pinheiro - Integrante / Raquel de Assis - Integrante / Stephani Lopes Pereira - Integrante. Número de produções C, T & A: 25 / Número de orientações: 3
      Membro: Maria Inês Ribas Rodrigues.
    3. 2014-2017. Projeto PIBID/UFABC: Formação de Professores em contextos colaborativos e interdisciplinares
      Descrição: O "Projeto Pibid/UFABC: Formação de Professores em contextos colaborativos e interdisciplinares" busca contribuir para um aperfeiçoamento da formação docente, formando professores que vivenciem o cotidiano escolar desde o início de sua prática educadora; proporcionar uma formação docente através da relação prática e teoria, buscando alternativas transformadoras dos processos de formação inicial e continuada e do ensino-aprendizagem; fomentar a parceria entre Universidade e Escolas públicas; propor a reflexão e produção do conhecimento sobre a formação inicial e formação continuada, através de espaços de aprendizagem e reflexão para todos os integrantes do projeto, ou seja, coordenadores, professores supervisores e licenciandos e contribuir para a valorização do magistério e a excelência da formação docente. Estes objetivos serão alcançados a partir do eixo temático pesquisa colaborativa e interdisciplinaridade nos subprojetos nas áreas de Biologia, Filosofia, Física, Interdisciplinar, Matemática e Química. A UFABC atua no programa Pibid desde 2010, já havendo desenvolvido dois subprojetos, "Integração Escola-Universidade na Formação de professores das Ciências e Matemáticas" e "Formação de Professores de Filosofia, de Ciências e de Matemática em contextos colaborativos", ambos finalizados em fevereiro de 2014. Desta forma, buscamos contribuir com a formação inicial e continuada dos bolsistas, supervisores e coordenadores, fomentando a parceria e interlocução entre a universidade e a escola básica, e o aprimoramento acadêmico dos atores envolvidos neste importante projeto educacional. No subprojeto de Física, buscamos implementar atividades investigativas; CTS e História da Ciência; sob o enfoque da reflexão sobre a prática na formação inicial e continuada de professores do Ensino Médio.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (25) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Maria Inês Ribas Rodrigues - Coordenador / Lucio Campos Costa - Integrante. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Maria Inês Ribas Rodrigues.
    4. 2011-2014. O desenvolvimento da reflexão sobre a prática no ensino de física em licenciandos e formadores participantes do PIBID
      Descrição: Através do trabalho colaborativo, que compreende o edital 2011-2014 do PIBID, serão promovidas oportunidades de reflexão crítica sobre as ações em todos os níveis. Desde as reuniões na UFABC como durante as ações nas duas Escolas Estaduais participantes, envolvendo alunos, bolsistas e professores-supervisores. A proposta é desenvolver a habilidade da reflexão sobre as próprias ações, tanto nos licenciandos, quanto nos professores. As discussões orais, durante as reuniões, poderão ainda nortear a re-elaboração das atividades propostas de acordo com cada contexto vivenciado em sala de aula. O desenvolvimento de saberes teóricos acontecerá a partir de leituras de textos e pesquisas na área de ensino de física, assim como da prática na Escola.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Maria Inês Ribas Rodrigues - Coordenador / Alinic Vieira de Barros - Integrante / Natália Pimenta e Silva - Integrante / Antonio Romualdo de Lorena Neto - Integrante / Nínive P. Caetano da Silva - Integrante. Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Bolsa. Número de produções C, T & A: 11
      Membro: Maria Inês Ribas Rodrigues.
    5. 2011-2013. Formação de Professores de Filosofia, de Ciências e Matemática em Contextos Colaborativos
      Descrição: Projeto desenvolvido no âmbito PIBID - Prgrama Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência com objetivo de incentivar e qualificar a formação de alunos de licenciatura de biologia, química, física, matemática e filosofia, por meio da relação intensa entre escolas da região do ABC e da universidade. O subprojeto de física, no âmbito do trabalho colaborativo universidade-escola, pretende que os bolsistas desenvolvam competências e habilidades no processo de reflexão sobre a prática ao proporem inovações no âmbito do ensino de ciências, sob a supervisão e colaboração do professor da escola básica. . Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (50) . Integrantes: Maria Inês Ribas Rodrigues - Integrante / Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda - Integrante / Paulo Avila Junior - Integrante / Mirian Pacheco Silva - Coordenador / Daniela Lopes Scarpa - Integrante / Patricia Del Nero Velasco - Integrante / Alessandro Jaques Ribeiro - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Maria Inês Ribas Rodrigues.
    6. 2011-2013. Formação de Professores sob a Perspectiva do Trabalho Colaborativo Brasil-Portugal e a Integração de Pesquisas
      Descrição: Sob a perspectiva do trabalho colaborativo entre a Universidade Federal do ABC - Brasil e a Universidade de Coimbra - Portugal, este projeto pretende apresentar e discutir como este processo formativo influencia nos saberes dos licenciandos e de seus formadores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Maria Inês Ribas Rodrigues - Coordenador / Paulo Avila Junior - Integrante / Daniela Lopes Scarpa - Integrante / Sinuê Dayan Barbero Lodovici - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Maria Inês Ribas Rodrigues.
    7. 2010-2019. A integração entre a Universidade e a Escola e a melhoria no processo de ensino e aprendizagem em diferentes contextos do conhecimento em física e ciências
      Descrição: Objetivo: Promover nos diferentes contextos de ensino e aprendizagem de física e de ciências o desenvolvimento da habilidade da reflexão sobre a prática na formação inicial e continuada de professores. Nesse processo a integração entre a Universidade e a Escola tem papel fundamental para o incentivo dessa proposta e vem apresentando resultados significativos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Maria Inês Ribas Rodrigues - Coordenador / Paloma Alinne Alves Rodrigues - Integrante / Alinic Vieira de Barros - Integrante / Natália Pimenta e Silva - Integrante / Fernanda de Paula Marques - Integrante / Ricardo Silva Salmazo - Integrante / Robson Rodrigues de Almeida - Integrante / Ludmylla Ribeiro dos Santos - Integrante / Lúcia Onezima da Silva Oliveira - Integrante / Gabriela Oliveira Santiago - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do ABC - Cooperação. Número de produções C, T & A: 38
      Membro: Maria Inês Ribas Rodrigues.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Premio Iniciação Científica - Honra ao Mérito, UFABC.. 2023.
      Membro: Maria Inês Ribas Rodrigues.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (34)
    1. ESERA - European Science Education Research Association. ?Girl Science - Science Girl: Challenges and Opportunities to Female Representation in the STEM Field. 2023. (Congresso).
    2. IX CONEDU 2023. MENINA CIÊNCIA - CIÊNCIA MENINA: INVESTIGANDO AS MOTIVAÇÕES E POTENCIALIDADES DAS MULHERES CIENTISTAS PALESTRANTES.. 2023. (Congresso).
    3. IX CONEDU 2023. COMO O CURSO MENINA CIÊNCIA ? CIÊNCIA MENINA PODE CONTRIBUIR NA PRÁTICA PROFISSIONAL DAS SUAS MONITORAS?. 2023. (Congresso).
    4. CONEDU -Congresso Nacional de Educação. ANÁLISE DOS RELATOS REFLEXIVOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO CURSO MENINA CIÊNCIA ? CIÊNCIA MENINA DA UFABC. 2022. (Congresso).
    5. CONEDU - Congresso Nacional em Educação. MENINA CIÊNCIA ? CIÊNCIA MENINA: DESAFIOS E AMPLIAÇÃO DA REPRESENTATIVIDADE FEMININA NA ÁREA STEM. 2022. (Congresso).
    6. I Simpósio Brasileiro de Mulheres em STEM.Projeto Menina Ciência - Ciência Menina. 2020. (Simpósio).
    7. Simposio Internacional de Enseñanza de las Ciencias.Projeto Guatá: cientistas pelo olhar de crianças em escolas de Dadema. 2020. (Simpósio).
    8. ESERA - European Science Education Research Association. MIDDLE SCHOOL GIRLS IN A SCIENTIFIC CONTEXT AND THEIR CONCEPTION ABOUT SCIENTISTS: WHAT CAN BE LEARNED?. 2019. (Congresso).
    9. Conferência Latino-Americana do International History, Philosophy and Science Group (IH. A alfabetização científica na EJA no E. de ciências:possibilidades em torno da aprendizagem baseada na resolução de problemas. 2018. (Congresso).
    10. V Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos.Alfabetização científica na EJA com enfase em CTSA: qualificação de professores e justiça social. 2018. (Encontro).
    11. Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias. Formação continuada de professores de ciências sob a perspectiva das TIC no contexto de duas escolas de São Paulo, Brasil.. 2017. (Congresso).
    12. Terceira Semana das Licenciaturas do VI Simpósio do PIBID/UFABC e da Primeira Jo Jornada Freireana 2017.Uma experiência Didática: o uso da História da Ciência na sala de aula e o uso de mapas conceituais como instrumento avaliativo. 2017. (Simpósio).
    13. A Universidade Federal do ABC por meio da Coordenação Geral do Programa de Licenciaturas.Apresentação das oficinas com Jogos de 2016. 2016. (Simpósio).
    14. PBL 2016 - Problem-Based Learning and Active Learning Methodologies. A PBL no contexto do EM Técnico: A prática reflexiva e o Trabalho colaborativo entre professores para inovação metodológica. 2016. (Congresso).
    15. ENEC - Encontro Nacional de Educação em Ciências.O trabalho colaborativo e a busca pelo desenvolvimento profissional: um caso da termoidinâmica. 2015. (Encontro).
    16. III Forum Mundial da Educação Prof. e Tecnológica - Diversidade, Cidadania e Inovaçãoção. Reflexão e colaboração docente no contexto da aprendizagem baseada em problemas na ciência da computação. 2015. (Congresso).
    17. XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física.Dificuldades enfrentadas por deficientes visuais durante o processo de ensino aprendizagem. 2015. (Simpósio).
    18. IX Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias. Física Moderna no Ensino Médio: O Efeito Fotoelétrico em Quatro Focos. 2013. (Congresso).
    19. XX Simpósio Nacional de E nsino de Física.Formação de professores e prática docente. 2013. (Simpósio).
    20. II Encontro de Iniciação Científica.Avaliador do V simpósio de Iniciação Científica. 2012. (Encontro).
    21. II SIMPÓSIO BAIANO DE LICENCIATURAS.Formação dos professores para o ensino de ciências naturais e exatas na educação básica: transposição didática do saber científico. 2012. (Simpósio).
    22. II Simpósio e VI Encontro PIBI/DUFABC.O Uso de Recursos Pedagógicos Digitais em Sala de Aula. 2012. (Simpósio).
    23. II Simpósio e VI Encontro PIBID/UFABC.O Uso de Recursos Pedagógicos Digitais em Sala de Aula. 2012. (Simpósio).
    24. IV Seminário Internacional e V Assembléia Geral do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras - A - A Universidade na Ordem mundial Contemporânea.Programa de Licenciatura Internacionais. 2012. (Seminário).
    25. Primeiro Encontro Preparatório Fórum mundial das Ciências.Fórum de questões aos palestrantes. 2012. (Encontro).
    26. Reunião de Coordenadores Do Programa de Licenciaturas Internacionais UC.Resultados do PLI na UFABC/UC. 2012. (Outra).
    27. Seminário Internacional de Educação em Ciências.A Formação de Licenciandos Brasileiros em Portugal: Uma Análise sobre a Abordagem do Conhecimento Científico e Senso Crítico. 2012. (Seminário).
    28. XXV Semana de Ciências, palestra.A alfabetização científica e o ensino de ciências. 2012. (Outra).
    29. III Seminário internacional e IV Assembléia Ordinária do Grupo Coimbra de Uni Univ. Brasileiras. 2011. (Seminário).
    30. Interdisciplinaridade: Uma proposta para professores da Educação Báscia.Cabos Oceânicos: a Física nos mares. 2011. (Outra).
    31. IV Encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/UFABC.A Reflexão sobre a Prática na Formação do Professor de Física. 2011. (Encontro).
    32. Reunião de Coordenadores Do Programa de Licenciaturas Internacionais UC.Acompanhamento do ingresso dos bolsistas UFABC/PLI/CAPES. 2011. (Encontro).
    33. Reunião Geral de Coordenação Programa de Licenciaturas Internacionais.Participação como coordenadora PLI representante da UFABC. 2011. (Encontro).
    34. XIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.O Trabalho Colaborativo entre a Univerisdade e a Escola como um Subsídio para a Formação do Porfessor de Física: o caso da implementação de Ilhas de Racionalidade. 2011. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (14)
    1. RODRIGUES, Maria Inês Ribas. Curso de Extensão Menina Ciência - Ciência Menina. 2023. (Outro).. . 0.
    2. RODRIGUES, M.I.R.. Curso de Extensão Menina Ciência Ciência Menina - On-line. 2022. (Outro).. . 0.
    3. RODRIGUES, M.I.R.. XXIV SNEF. 2021. (Congresso).. . 0.
    4. RODRIGUES, M.I.R.. Curso de extensão Menina Ciência Ciência Menina - On-line. 2021. (Outro).. . 0.
    5. RODRIGUES, M.I.R.; SANTOS, L. R. ; ROQUE, D. R. R. ; NASCIMENTO, S. M. R. ; KNEUBIL, F. ; FORATO, T. C. M. ; RIBEIRO, R. ; DEPIZZOL, F. ; CRUZ, D. C. G.. Curso de extensão Menina Ciência - Ciência Menina / On-Line. 2020. Outro
    6. RODRIGUES, M.I.R.; ROQUE, D. R. R. ; PIMENTA, N.. Curso de extensão Menina Ciência - Ciência Menina. 2019. Outro
    7. RODRIGUES, M.I.R.; COSTA, L. C. ; MOURA, B.A.. UFABC Paratodos. 2017. 2017.
    8. RODRIGUES, M.I.R.. Terceira Semana das Licenciaturas (comitê técnico-científico). 2017. (Outro).. . 0.
    9. RODRIGUES, M.I.R.. VI Simpósio do PIBID - (comitê científico). 2017. (Outro).. . 0.
    10. RODRIGUES, M.I.R.. Primeira Jornada Freireana - (comitê científico). 2017. (Outro).. . 0.
    11. RODRIGUES, M.I.R.. PIBID nas Férias: Arte, Ciência e Tecnologia. 2017. (Outro).. . 0.
    12. COSTA, L. C. ; RODRIGUES, M.I.R. ; MOURA, B.A.. UFABC Paratodos. 2015. 2015.
    13. SILVA, M.P. ; MIRANDA, M.A.G.C. ; RODRIGUES, M.I.R.. V Encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/UFABC. 2012. Outro
    14. RODRIGUES, M.I.R.; RIBEIRO, A.J. ; AVILA JUNIOR, P. ; SILVAS, Rosana ; Ghilard-Lopes, Natália Pirani. II Simpósio do PIBID e VI Encontro PIBID/UFABC (comitê técnico-científico). 2012. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Maria Inês Ribas Rodrigues ⇔ Lúcio Campos Costa (2.0)
      1. RODRIGUES, M. I. R. ; COSTA, Lúcio Campos. Uma reflexão preliminar sobre algumas propostas pedagógicas produzidas pelos pibidianos de física da UFABC. Em: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda & Márcia Helena Alvim. (Org.). Integrando pesquisa e formação de profes s ores: contribuições do Pibid/UFABC. 1ed.Campinas. : Edições Leitura Crítica. 2017.v. 1, p. 189-197.
      2. SILVA, T. A. ; VASCO, J. H. C. ; MENDES, G. M. ; COSTA, Lúcio Campos ; RODRIGUES, M. I. R. ; DEPIZZOL, F. ; ROCHA, L.. Jogo de tabuleiro como estratégia para o ensino de Física: um relato de experiência no âmbito do Pibid-Física da UFABC. Em: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda & Márcia Helena Alvim. (Org.). Ensino de Ciências e Matemática: relatos de experiência das ações do Pibid/UFABC. 1ed.Campinas. : Edições Leitura Crítica. 2017.v. 1, p. 53-64.




Data de processamento: 16/11/2024 16:18:12