PPG-relacoes-internacionais

Total de orientações concluídas


Número total de itens: 266

2024

1.   CAIO CESAR SERRA. O Fluxo Migratório Venezuelano no Brasil (2017-2022): análise das respostas brasileiras. Dissertação (Mestrado em RELAÇÕES INTERNACIONAIS) - Universidade Federal do ABC, . 2024.
Orientador: Julia Bertino Moreira.
2.   Carlos Eduardo Tavares Correa Neto. A indústria de semicondutores deTaiwan no contexto da Guerra Comercial Sino-americana. (Graduação em Bacharelado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2024.
Orientador: Giorgio Romano Schutte.
3.   DIEGO NOVELI VALADARES. O poder estrutural russo e a Ásia Central: do fim da União Soviético à guerra na Ucrânia. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . 2024.
Orientador: Giorgio Romano Schutte.
4.   Emilly Christiny Fernandes Silva. O jornal O Estado de S. Paulo e o anticomunismo durante o Governo Dutra (1946-1950). (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2024.
Orientador: Ismara Izepe de Souza.
5.   Evellyn France de Almeida Pereira. SEGURANÇA ENERGÉTICA NA UNIÃO EUROPEIA: A dependência da União Europeia com relação ao gás natural da Rússia entre 2014 a 2021. (Graduação em Bacharelado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2024.
Orientador: Giorgio Romano Schutte.
6.   Gabriele Bley. O Plano de Resposta a Refugiados e Migrantes Venezuelanos no Brasil 2019-2022: Uma análise a partir da Segurança Humana. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2024.
Orientador: Elias David Morales Martinez.
7.   Giovanni Ferreira Marques. A busca da França pela autonomia estratégica em relação aos Estados Unidos. (Graduando em Bacharelado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2024.
Orientador: Giorgio Romano Schutte.
8.   Lucas Henrique da Silva. Coal-alition:a permanência do carvão na matriz energética da União Europeia. (Graduação em Bacharelado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2024.
Orientador: Giorgio Romano Schutte.
9.   Luis Felipe Mendes Felicio. A Securitização do Terrorismo nos Estados Unidos antes do 11 de Setembro de 2001: um estudo do Governo Clinton (1993-2001). Dissertação (Mestrado em Mestrado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2024.
Orientador: Elias David Morales Martinez.
10.   Luiza Ruscitto Costa Santos. Os BRICs e a inserção internacional do Brasil durante os governos Lula e Dilma (2003-2016). (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2024.
Orientador: Ismara Izepe de Souza.
11.   Lígia Machiavelli de Lima. O papel das cidades no processo de implantação da Agenda 2030 da ONU no Brasil: o caso da cidade de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Relações Internacionais (PRI)) - Universidade Federal do ABC, . 2024.
Orientador: Diego Araujo Azzi.
12.   Marcos Vinicius Vieira Koshiyama. A expressão dos nacionalismos pela via do futebol na Espanha. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2024.
Orientador: Daniel Campos de Carvalho.
13.   Pedro Henrique Correia Cruz. A política externa brasileira e os povos indígenas durante o Governo Bolsonaro: uma análise dos discursos na ONU. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2024.
Orientador: Ismara Izepe de Souza.
14.   Petrus Vinícius Rocha Gonçalves. A relação do Brasil com a OCDE (1991-2022): um balanço sobre a potencial acessão do país à organização. Dissertação (Mestrado em RELAÇÕES INTERNACIONAIS) - Universidade Federal do ABC, . 2024.
Orientador: Lucas da Silva Tasquetto.
15.   Raquel Araújo de Jesus. . Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2024.
Supervisor: Julia Bertino Moreira.
16.   Reinaldo Campos. A RELAÇÃO BRASIL E CHINA NA ERA DO NEOLIBERALISMO: O CASO DA SOJA. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . 2024.
Orientador: Giorgio Romano Schutte.

2023

1.   Ana Carolina de Mesquita. As consequências do processo de securitização do narcotráfico para a população colombiana e para a integração regional: um estudo sobre as relações entre as FARC, o narcotráfico e a intervenção norte-americana. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Elias David Morales Martinez.
2.   Ana Julia Martins Dias Felizardo. Impactos socioambientais da exploração petrolífera nos territórios indígenas Warao, da Venezuela. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: Bruna Muriel Huertas Fuscaldo.
3.   ANA PAULA FONSECA TEIXEIRA. UNIÃO OU COESÃO NO ?TEMPO DO FIM? A transição energética dos BRICS.. (Graduação em Bacharelado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Giorgio Romano Schutte.
4.   Anarah Raisa Martins de Souza. A Ascensão da China na Segurança Energética: O Impacto da Estratégia de Investimentos em Energia Solar Fotovoltaica no Posicionamento Internacional do País. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2023.
Orientador: Jose Alexandre Altahyde Hage.
5.   Arthur José Paixão. Neofascismo e redes sociais: perspectiva sobre bolsonarismo e composição da massa. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, . 2023.
Orientador: Caio Martins Bugiato.
6.   Caio Rodrigues de Oliveira. Nova Rota da China: A iniciativa do Futuro e seu Impacto no Mundo. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2023.
Orientador: Jose Alexandre Altahyde Hage.
7.   Camila Catelani. Empresas que aplicam ESG e os ODS. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Bruna Muriel Huertas Fuscaldo.
8.   Camila Estefani de Andrade Simphrônio Balbino. O Itamaraty e suas conexões com o aparato repressivo durante a Ditadura Militar (1964-1985). (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2023.
Orientador: Ismara Izepe de Souza.
9.   Camila Martins Fogaça Azevedo. Mulheres na diplomacia brasileira: a dimensão histórica da presença e da exclusão no Itamaraty. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2023.
Orientador: Ismara Izepe de Souza.
10.   Conrado Vivi Convento. Os Impactos Estratégicos das Criptomoedas Frente os Embargos Econômicos: O Caso da Rússia. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2023.
Orientador: Daniel Campos de Carvalho.
11.   Dante Spinelli Apolinario Montes. O Impacto do Complexo Industrial-Militar Russo na Geopolítica da Federação Russa (1991-2020). (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Antonio Marcos Roseira.
12.   Diego Jatobá Silva. OPERAÇÃO LANÇA DE NETUNO: AS FORÇAS ESPECIAIS DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA E O COMBATE AO TERRORISMO. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Flávio Rocha de Oliveira.
13.   Eduarda de Sousa Madeira. Política Externa como Política Pública: a atuação brasileira na defesa contra a discriminação de pessoas LGBTQIA+ a partir do caso Brazilian Resolution. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Cristine Koehler Zanella.
14.   Eduarda Souza Silva. Estudo de caso da sentença ?Caso Empregados da Fábrica de Fogos de Santo Antônio de Jesus e seus familiares vs. Brasil?: efeitos na ordem jurídica brasileira e nas garantias de não repetição e de criação de políticas públicas. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2023.
Orientador: Daniel Campos de Carvalho.
15.   Erika Gislene da Silva. A Implementação do Programa de Ação das Nações Unidas contra o comercio ilegal de armas: uma análise da iniciativa brasileira. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Elias David Morales Martinez.
16.   Gabriel Navarro. A integração de refugiados e migrantes no campo da tecnologia e da economia verde. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Cristine Koehler Zanella.
17.   Gabriel Navarro. A integração de refugiados e migrantes no campo da tecnologia e da economia verde. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Cristine Koehler Zanella.
18.   Gabriela de Souza Bueno. A Política Externa do Governo Bolsonaro e a Paradiplomacia: A China e o Governo do Estado de São Paulo. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2023.
Orientador: Ismara Izepe de Souza.
19.   Gabriela Nascimento. A questão da securitização da mudança do clima no Conselho de Segurança da ONU. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Diego Araujo Azzi.
20.   Gabriele Los Angeles Nunes Bezerra. O FIM DA NEUTRALIDADE DA SUÉCIA Uma análise de Política Externa. (Graduação em Bacharelado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Giorgio Romano Schutte.
21.   Giovanna Nogueira da Silva. A China e o Regime Internacional de Mudanças Climáticas: Uma reflexão sobre a transição energética e busca pela liderança climática. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Diego Araujo Azzi.
22.   Giulia Sabrina Gonçalves. Contribuições do Buen Vivir indígena para os ODS. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Bruna Muriel Huertas Fuscaldo.
23.   Guilherme de Sousa Lopes. A Colheita da Tempestade: As Consequências Políticas da Eleição da Direita Populista Radical na União Europeia. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2023.
Orientador: Daniel Campos de Carvalho.
24.   Guilherme Evaristo Rodrigues Macieira. Reconhecimento do refúgio climático? Análise do debate entre governos nacionais e organizações internacionais intergovernamentais. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2023.
Orientador: Daniel Campos de Carvalho.
25.   Gustavo Henrique de Oliveira. Os discursos do Brasil na ONU durante os governos Fernando Henrique Cardoso e Lula da Silva: políticas públicas em evidência.. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2023.
Orientador: Ismara Izepe de Souza.
26.   Gustavo Rocha Botão. A burguesia interna brasileira e a reforma neoliberal-ortodoxa do Mercosul (2019-2022). Dissertação (Mestrado em RELAÇÕES INTERNACIONAIS) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Tatiana Berringer.
27.   Henrique Augusto dos Santos Magalhães. Pantera Negra e a África no processo pedagógico: perspectivas da sociedade internacional e da cooperação internacional. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Cristine Koehler Zanella.
28.   Isabela Temístocles Gomes. A BUSCA PELA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA E A INSERÇÃO INTERNACIONAL DO HIDROGÊNIO VERDE BRASILEIRO. (Graduação em Bacharelado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Giorgio Romano Schutte.
29.   Janaína da Silva Viana. Projeção de Poder dos Estados Unidos no Sistema Internacional: Como o Petróleo foi Traduzido em Mecanismo de hard power na Balança de Poder Norte-Americana. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2023.
Orientador: Jose Alexandre Altahyde Hage.
30.   Juliana Murakami Xavier. O Brasil está preparado para o Metaverso? Propriedade Intelectual, Pirataria e os Desafios na Web3. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2023.
Orientador: Daniel Campos de Carvalho.
31.   Laesley Simor Furtado. O ESPORTE COMO INSTRUMENTO DE SOFT POWER DURANTE A GUERRA FRIA (1947-1991). (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, . 2023.
Orientador: Caio Martins Bugiato.
32.   Lavínia Matos Costa. Implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 da ONU: o contexto das mulheres refugiadas e a busca pela igualdade de gênero.. (Graduando em Bacharelado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: Gilberto Marcos Antonio Rodrigues.
33.   Letícia Kallas Oliveira. Os Desafios da Aplicabilidade de Tratados Internacionais Tributários no Ordenamento Jurídico Brasileiro. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Orientador: Daniel Campos de Carvalho.
34.   Lourraine Sthefany Barbosa Milagres. A propriedade intelectual no contexto da pandemia de Covid-10: O acesso a vacinas na África Subsaariana e a relação com a crise pandêmica em Angola, Nigéria, Somália e Sudão. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Lucas da Silva Tasquetto.
35.   Luís Felipe Borges Taveira. Atuação do Banco Central Europeu: desafios jurídicos e déficit democrático. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2023.
Orientador: Daniel Campos de Carvalho.
36.   Luís Samuel Mendes Maia. Segurança Marítima no Estreito de Malaca: Um Estudo sobre as Ambições das Grandes Potências na Região. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2023.
Orientador: Jose Alexandre Altahyde Hage.
37.   Lívia Ribeiro da Silva. Mobilização da educação e do intercâmbio acadêmico internacional como instrumentos de diplomacia cultural: o caso sul-coreano com o Global Korea Scholarship. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Cristine Koehler Zanella.
38.   Marcello Pagliari de Braud. A ascensão e derrocada das grandes empresas de engenharia pesada (2007-2019). Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Tatiana Berringer.
39.   Maria Luisa Ximenes. A diplomacia e a cooperação internacional diante dos eventos esportivos. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, . 2023.
Orientador: Caio Martins Bugiato.
40.   Mariana Campoamor Espinoza. Tráfico de pessoas e exploração sexual na União Europeia: políticas securitárias de combate ao crime organizado versus políticas de garantia de direitos às vítimas. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2023.
Orientador: Daniel Campos de Carvalho.
41.   Mariana Teixeira Alves. PÓS-VERDADE E RELAÇÕES INTERNACIONAIS: UM ESTUDO DE CASO DA POLÍTICA BRASILEIRA RECENTE (2018-2023). (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, . 2023.
Orientador: Caio Martins Bugiato.
42.   Maíra dos Santos Silva. Rússia e Ucrânia: As Teorias de Relações Internacionais que explicam o conflito e novos tipos de sanções econômicas. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Diego Araujo Azzi.
43.   Michel Gomes Ferreira. As contribuições da I Associação Internacional dos Trabalhadores para as Relações Internacionais. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, . 2023.
Orientador: Caio Martins Bugiato.
44.   Michelle Moreira Alves. A integração regional através da UNASUL: entre Políticas de Estado e Políticas de Governo. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Relações Internacionais (PRI)) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Diego Araujo Azzi.
45.   Milena da Silva Cunha. Iniciativa Mérida (2007- 2018): A Guerra Sem Fim do Proibicionismo Mexicano. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Flávio Rocha de Oliveira.
46.   Priscila Porto Menezes. Os discursos governamentais e as relações entre Brasil e China durante o governo Bolsonaro (2019-2022). (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2023.
Orientador: Ismara Izepe de Souza.
47.   RAFAEL ALMEIDA FERREIRA ABRÃO. A dinâmica do capital chinês no setor de petróleo e gás brasileiro no contexto da transição energética (2007-2022). Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Orientador: Giorgio Romano Schutte.
48.   Ricardo Alves de Souza. Política externa do governo Bolsonaro e neofascismo. Dissertação (Mestrado em RELAÇÕES INTERNACIONAIS) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Tatiana Berringer.
49.   Sara Mariana Serrano de Miranda. Direito Internacional de Propriedade Intelectual e Saúde Global: O processo do licenciamento compulsório de antirretrovirais e a OMC. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2023.
Orientador: Daniel Campos de Carvalho.
50.   Taysa Pacca Ferraz de Camargo. A (in)viabilidade da supranacionalidade ao novo regime global de sanções em matéria de direitos humanos da União Europeia. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2023.
Orientador: Daniel Campos de Carvalho.
51.   Thais Venâncio Santos. A moratória sobre a cobrança de direitos aduaneiros sobre transmissões eletrônicas na OMC: o debate sobre os efeitos para os países em desenvolvimento. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Lucas da Silva Tasquetto.
52.   Thamires Barbosa Rusafa. Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR): o papel de ex-combatentes na construção da paz e desenvolvimento pós-conflito. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2023.
Orientador: Daniel Campos de Carvalho.
53.   Thulio Manoel Costa de Oliveira. O crime organizado no complexo regional de segurança da América do Sul: uma análise sobre o fortalecimento, transnacionalização e impacto regional do Primeiro Comando da Capital - PCC. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Elias David Morales Martinez.
54.   Tomás Costa de Azevedo Marques. A inserção chinesa na economia mundial: uma análise a partir da economia política de regulação para a entrada de investimentos externos diretos. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Orientador: Giorgio Romano Schutte.
55.   Vito Villar. Regulação do Desmatamento: A Agenda de Desenvolvimento Sustentável na União Europeia e sua Exportação de Padrões Regulatórios no Comércio Internacional. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Lucas da Silva Tasquetto.

2022

1.   Allan Camargo Faria. Democracia na União Europeia, ascensão de políticas nacionalistas e xenófobas: Grupo de Visegrado e o populismo. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2022.
Orientador: Daniel Campos de Carvalho.
2.   Ana Julia Felizardo. Do leste europeu ao Povo da Canoa: os possíveis desdobramentos da Guerra na Ucrânia no território indígena Warao, da Venezuela. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Bruna Muriel Huertas Fuscaldo.
3.   Andressa Alves Martino. O rótulo de ?solicitante de refúgio? no Brasil: a política do CONARE e a provisoriedade permanente desta categoria migratória. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Julia Bertino Moreira.
4.   Beatriz Terrim de Araújo Sanchez. A inflexão na política externa brasileira sob a gestão de Ernesto Araújo: uma análise das relações entre Brasil e China.. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2022.
Orientador: Ismara Izepe de Souza.
5.   Bruno Castro Dias da Fonseca. Concorrência geopolítica e desenvolvimento industrial-tecnológico: o caso da disputa pelo mercado de carros elétricos entre Alemanha e China. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Giorgio Romano Schutte.
6.   CAROLINA YUKI KATO DE SANTANA. MIGRAÇÃO DE PROSTITUTAS: A perda do elemento da agência em deslocamentos voluntários. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Julia Bertino Moreira.
7.   Caroline Vitória Brandão Costa. Normas voluntárias de sustentabilidade: implicações no âmbito da OMC e efeitos sobre países em desenvolvimento. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Lucas da Silva Tasquetto.
8.   Eduardo Gamino. A fronteira decisiva da segurança sul americana" e a Política Externa do Governo Lula. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2022.
Orientador: Jose Alexandre Altahyde Hage.
9.   ENRIQUE NASCIMENTO LIMA. IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS EM ANGOLA: Análise dos possíveis efeitos dessa atuação nas relações Brasil-Angola durante o governo Bolsonaro. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Mohammed Nadir.
10.   Felipe Augusto Oliveira Rezende. Difusão Internacional da Cultura do Brasil: análise de agenda de diplomacia cultural do Itamaraty sob a luz do pós-positivismo nas RI (2015-2019). Dissertação (Mestrado em RELAÇÕES INTERNACIONAIS) - Universidade Federal do ABC, Fundação da Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Ismara Izepe de Souza.
11.   Fernanda Duarte Krueger. Energia Nuclear na Alemanha: entre segurança energética e net-zero. (Graduação em Bacharelado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Giorgio Romano Schutte.
12.   Fábio Bianchi Velcio Leite de Barros Filho. Política Externa Brasileira no Governo Bolsonaro (2019-2020): BRICS e Mercosul. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Tatiana Berringer.
13.   Gabriel Colin Ramalho. POLÍTICA EXTERNA QATARI E DIPLOMACIA DE CRISE: independência por influência, influência por mediação. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Mohammed Nadir.
14.   Gabriela Colonese. O impacto das políticas públicas à inovação na projeção internacional do Brasil. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2022.
Orientador: Jose Alexandre Altahyde Hage.
15.   GABRIELLE DUARTE CUNHA. O NEXO MIGRAÇÃO-DESENVOLVIMENTO: Perspectivas a partir da Governança Global das Migrações. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Acácio Sidinei Almeida Santos.
16.   Giovanna de Souza Almeida. A Eficácia do Regime Internacional dos Direitos Humanos: Tratados e Instituições Internacionais sob a ótica da interdependência complexa. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2022.
Orientador: Daniel Campos de Carvalho.
17.   Gustavo Francisco Curihuinca Garcia. Participação social no Mercosul: trajetória de uma agenda incompleta. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Relações Internacionais (PRI)) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Diego Araujo Azzi.
18.   Isabela Scussel Hochheim. Governança global da saúde no âmbito da Organização Mundial da Saúde frente à pandemia de COVID-19. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2022.
Orientador: Daniel Campos de Carvalho.
19.   José Claudio Correia dos Santos Filho. Barack ObamaeDonald Trump: O Ciberespaço como instrumento de disputa estratégica comaChina. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Flávio Rocha de Oliveira.
20.   Jéssica Moreira de Amorim Morais. RESQUÍCIOS DO COLONIALISMO E NAÇÕES SEM ESTADO NO SÉCULO XXI: o caso do Saara Ocidental. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Julia Bertino Moreira.
21.   Kelly Costa Garcia. O conceito de Estado operante no Manifesto Latino-americano e em Dependênca e desenvolvimento da América Latina. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Supervisor: Tatiana Berringer.
22.   Kevin Xavier. O VELHO ?NOVO? NEOLIBERALISMO: RECRUDESCIMENTO E INSTRUMENTALIZAÇÃO DA CRISE PELA EXTREMA DIREITA. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, . 2022.
Orientador: Caio Martins Bugiato.
23.   Larissa Barros de Oliveira. Crise política, política externa e a alta classe média brasileira em 2016. Dissertação (Mestrado em RELAÇÕES INTERNACIONAIS) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Tatiana Berringer.
24.   Laryssa Rosa. OS BRICS NOS GOVERNOS DILMA E TEMER. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Tatiana Berringer.
25.   Leticia Nunes Pereira Leite. Interesses econômicos e a ideologia ultraliberal no Brasil 2016-2021. (Graduação em Bacharelado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Giorgio Romano Schutte.
26.   Livia Major. A relação memória-silenciamento no processo de integração de refugiados. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Julia Bertino Moreira.
27.   Lorena Marques Ubarrechena. A REVOLUÇÃO ENERGÉTICA DO XISTO NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA E A POLÍTICA DE DONALD TRUMP PARA COM O ORIENTE MÉDIO. (Graduação em Bacharelado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Giorgio Romano Schutte.
28.   Luana Batista. Os impactos do colonialismo como entrave para o desenvolvimento econômico e social do Senegal. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Acácio Sidinei Almeida Santos.
29.   Lucas Cardoso Martini. Comércio digital: principais tendências regulatórias e a experiência brasileira. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Direito) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . 2022.
Supervisor: Lucas da Silva Tasquetto.
30.   Lucas Gomes Silva. Integração sul-americana para o Vivir Bien. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Bruna Muriel Huertas Fuscaldo.
31.   Lucas Vilela da Silva. A INDUSTRIALIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE SUPERAÇÃO DO SUBDESENVOLVIMENTO: AS LIÇÕES DA INDONÉSIA. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Valéria Lopes Ribeiro.
32.   Lucca Amaral Tori. Globalização, antiglobalização e antiglobalismo: uma análise das ideias e das ações. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Tatiana Berringer.
33.   Luísa Bastos Longo. O Brasil na ONU: o movimento para a reforma do Conselho de Segurança no Governo Lula. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2022.
Orientador: Ismara Izepe de Souza.
34.   Marcela Nascimento Correia Lima. O Brasil na rota do tráfico de diamantes: uma análise estruturalista do financiamento da guerra civil de Serra Leoa. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Acácio Sidinei Almeida Santos.
35.   Maria Júlia Cruz da Fonseca. CRISE E CRÍTICA DO CAPITALISMO FINANCEIRIZADO: POR UMA TEORIA CRÍTICA NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS. Dissertação (Mestrado em RELAÇÕES INTERNACIONAIS) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Daniel Campos de Carvalho.
36.   Marina Middendorf. CHINA E PROPRIEDADE INTELECTUAL: Impacto das Medidas para Proteção de PI no Desenvolvimento Econômico Chinês. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Valéria Lopes Ribeiro.
37.   Matheus Ligeiro Dias. Recentralizando a cadeia produtiva de semicondutores: estratégias da competição tecnológica entre China e Estados unidos. (Graduação em Bacharelado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Giorgio Romano Schutte.
38.   Matheus Marques Freitas. A luta da via campesina como expressão do cosmopolitismo subalterno. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Bruna Muriel Huertas Fuscaldo.
39.   Matilde Ribeiro. Relações Brasil - África: políticas públicas afirmativas. (Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Acácio Sidinei Almeida Santos.
40.   Mikael Servilha. Conciliando comércio digital e proteção de dados pessoais? Considerações sobre a estratégia horizontal para os acordos sobre comércio e investimento da União Europeia. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Lucas da Silva Tasquetto.
41.   Paola Coelho Gersztein (Orientação interrompida, Jan/2024). Participação Política de Pessoas Refugiadas e Imigrantes: Integração e Pertencimento em São Paulo e Buenos Aires. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Gilberto Marcos Antonio Rodrigues.
42.   Pedro Ernesto Freitas e Silva. As agências de risco político a serviço do poder estatal, uma perspectiva crítica a partir da visão de Yves Lacoste. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2022.
Orientador: Jose Alexandre Altahyde Hage.
43.   PEDRO JOSÉ NAOUM MATTOS. Periferia é Periferia : Imperialismo, superexploração e dependência. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Valéria Lopes Ribeiro.
44.   Pedro Laruccia Piau. O futebol como instrumento do soft power na política externa brasileira durante os governos militares. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2022.
Orientador: Ismara Izepe de Souza.
45.   Rafaela Malhão Vieira. A política externa do governo Bolsonaro (2019-2022) e a mudança no perfil brasileiro de engajamento na ONU. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2022.
Orientador: Ismara Izepe de Souza.
46.   Rafaela Miranda da Costa. A Saúde sexual e reprodutiva a partir das teorias feministas. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Bruna Muriel Huertas Fuscaldo.
47.   Raphael Rodrigues Barbosa. Uma análise da Geopolítica da Rússia na Bacia do Mar Negro.. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Antonio Marcos Roseira.
48.   Sabrina Daudt Antoniazzi Canutti. A influência dos EUA no golpe civil-militar de 1964. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2022.
Orientador: Ismara Izepe de Souza.
49.   Sofia Dragan. Realismo, Liberalismo e a atuação da ONU na recente crise europeia dos refugiados (2015-2021). (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2022.
Orientador: Daniel Campos de Carvalho.
50.   Stephane Cavalcante Novoa. A Política Externa do Brasil e a América Latina: Integração Regional e Desenvolvimento (1950-2010). (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Antonio Marcos Roseira.
51.   Sâmia Souza Carvalho. Desindexação e Esquecimento na Internet: reflexões sobre a responsabilidade civil dos provedores de pesquisa no Brasil e na União Europeia. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2022.
Orientador: Daniel Campos de Carvalho.
52.   Tamires Benedita da Silva. Diplomacia Cultural durante o Governo Lula (2003-2010). (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2022.
Orientador: Ismara Izepe de Souza.
53.   Tamires de Almeida Saraiva Cadamuro. A politica externa nos programas de governo dos principais candidatos à presidência em 2018. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2022.
Orientador: Ismara Izepe de Souza.
54.   Thamara Guimaraes Correa. O futuro da agenda migratória no Reino Unido com a consolidação do Brexit. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2022.
Orientador: Daniel Campos de Carvalho.
55.   Veronica Maria Teresi. . Universidade Federal do ABC, . 2022.
Supervisor: Gilberto Marcos Antonio Rodrigues.
56.   Vitor Francisco Chagas. Inserção do blockchain no comércio internacional. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Lucas da Silva Tasquetto.
57.   VITORIA PEREIRA FERNANDES. O CASO DO MERCADO DE SEMICONDUTORES DA CHINA: UMA ANÁLISE DOS OBSTÁCULOS E OPORTUNIDADES. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Giorgio Romano Schutte.

2021

1.   Ana Julia Martins Dias Felizardo. A CRISE MIGRATÓRIA DA VENEZUELA: O CASO DOS INDÍGENAS WARAO E E?ÑEPÁ. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruna Muriel Huertas Fuscaldo.
2.   Ana Luisa Cunha. O Mar do Sul da China. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
3.   Ana Paula Quintana Suárez. ?A influência do movimento cocalero em conjunto ao movimento indígena na mudança de Constituição boliviana de 2009?. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Elias David Morales Martinez.
4.   Arquias Sófocles Guimarães Soares Cruz. A ATUAÇÃO DA MISSÃO PAZ E A DISCUSSÃO SOBRE INTEGRAÇÃO LOCAL DE PESSOAS MIGRANTES FORÇADAS EM SÃO PAULO ENTRE 2017 E 2020. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Julia Bertino Moreira.
5.   Athilio Silva dos Santos. O Risco Político como Instrumento Estratégico das Multinacionais: a internacionalização das empresas Chinesas no setor petrolífero brasileiro (2009-2016). Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Elias David Morales Martinez.
6.   Beatriz Gabriele Butsher Cruz. O Capítulo sobre Comércio e Desenvolvimento Sustentável no Acordo de Associação Mercosul-União Europeia: um debate sobre suas finalidades e as implicações de sua implementação. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Lucas da Silva Tasquetto.
7.   BEATRIZ MARCOLINO GASPAR. OS DIFERENTES CONCEITOS DE PODER NO OCIDENTE APÓS O RENASCIMENTO: UMAANÁLISE TEÓRICA DO SOFT POWER E DO HARD POWER NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, . 2021.
Orientador: Caio Martins Bugiato.
8.   Bianca Teles Araujo. Estágio Profissional em Ciências e Humanidades. (Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Elias David Morales Martinez.
9.   Bruna Amaral Gurgel. Estágio Profissional em Ciências e Humanidades. (Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Elias David Morales Martinez.
10.   Bruno Cuono. A Paz Perpétua de Immanuel Kant e as Relações Comerciais. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2021.
Orientador: Jose Alexandre Altahyde Hage.
11.   Bruno da Silva Domingues. As posições de China e Japão sobre o Mar do Sul da China. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
12.   Carlos Vinícius Silva Pinheiro. Construção crítica de Cidadania de identidades transgressoras: experiências de educação popular da Uneafro Brasil nas políticas LGBTIQA+ da Cidade de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Elias David Morales Martinez.
13.   Cíntia Barbosa Barros. O Migrante Idoso Venezuelano no Âmbito da Operação Acolhida: Um Estudo de Caso sobre o Abrigo 13 de Setembro. Dissertação (Mestrado em RELAÇÕES INTERNACIONAIS) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Gilberto Marcos Antonio Rodrigues.
14.   Diego Noveli Valadares. A Dinâmica Geopolítica do Cazaquistão no Governo Nazarbayev (1990-2019). (Graduação em Bacharelado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Giorgio Romano Schutte.
15.   Eduardo Granja Luciano. As Bases Ideológicas, Ambientes de Contato e Métodos de Radicalização da Direita Alternativa Americana. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Flávio Rocha de Oliveira.
16.   Erika Gislene da Silva. O Regime Internacional para a prevenção, combate e erradicação do tráfico de armas ligeiras e pequeno calibre e sua implementação no Brasil. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Bolsa de Estudo UFABC - CAPES. 2021.
Orientador: Elias David Morales Martinez.
17.   Ernane Pedro M. Barros. China e o 5G (provisório). (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
18.   Felipe Augusto de Freitas Morales. NECROPOLÍTICA MIGRATÓRIA ESTADUNIDENSE: EM RELAÇÃO ÀS CRIANÇAS MIGRANTES MEXICANAS E CENTRO-AMERICANAS NA ERA TRUMP. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Julia Bertino Moreira.
19.   Fellipe Souza Sena. Um Estudo Comparativo sobre a Mobilização Sexual na Experiência Nazifascista do Século XX e no Movimento Bolsonarista. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Elias David Morales Martinez.
20.   Gabriel Gomes Munhoz. A indústria cultural dos Estados Unidos no contexto do golpe de 1964: uma abordagem a partir da atuação do instituto IPÊS. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Cristine Koehler Zanella.
21.   Gabriel Santana do Nascimento. Estágio Profissional em Ciências e Humanidades. (Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Elias David Morales Martinez.
22.   Gabriel Soprijo. Impeachment da Dilma: o debate acadêmico. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2021.
Orientador: Tatiana Berringer.
23.   Gabriela Bertole dos Santos. A Influência do Poder Norte-Americano do Governo Nixon no Desenvolvimento do Sistema Financeiro Internacional. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2021.
Orientador: Jose Alexandre Altahyde Hage.
24.   Gabriela Gomes de Souza. A crise de 2008 e a centralidade do Dólar: Uma reflexão sobre o poder monetário dos Estados Unidos.. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Diego Araujo Azzi.
25.   Gabrielle Antoniassi Francisco. Determinantes sistêmicos e domésticos das relações comerciais entre Brasil e China entre as décadas de 1970 e 1990. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
26.   GIOVANNA PADRENOSSO BENGALY. UMA ANÁLISE DE TEORIAS: LIBERALISMO, REALISMO E MARXISMO. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, . 2021.
Orientador: Caio Martins Bugiato.
27.   Giovanna Semprini Ferreira. O acesso à justiça como direito humano fundamental e sua salvaguarda jurídica atual nos países integrantes do Mercosul. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Cristine Koehler Zanella.
28.   Gustavo Rocha Botão. A burguesia interna brasileira e a reforma neoliberal-ortodoxa Mercosul (2019-2022). Dissertação (Mestrado em RELAÇÕES INTERNACIONAIS) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Supervisor: Caio Martins Bugiato.
29.   Heloisa Cristina Ribeiro. A visita da Comissão Interamericana de Direitos Humanos na Argentina em 1979: A relação entre a CIDH e os movimentos de direitos humanos na Argentina. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Lucas da Silva Tasquetto.
30.   Heloísa Brandão Monte. A contribuição do k-pop e dos centros culturais coreanos para a promoção do soft power sul-coreano. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Cristine Koehler Zanella.
31.   Henrique Afonso Pacheco. Regulação do comércio eletrônico: a posição de Brasil e Índia sobre o livre fluxo transfronteiriço de dados e a proibição de exigências de localização de servidores. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Lucas da Silva Tasquetto.
32.   Higor de Souza Gonçalves. Análise histórica e crítica do Regime Internacional de Regulação de Drogas apoiada na teoria crítica das Relações Internacionais. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Elias David Morales Martinez.
33.   Igor Mattos. A DIMINUIÇÃO DO CONTEÚDO LOCAL E DOS INVESTIMENTOS DA PETROBRAS: O IMPACTO NA CADEIA DE FORNECEDORES DO SETOR DE P&G DE 2013 A 2019. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Giorgio Romano Schutte.
34.   Isabela Costa. Salvem as abelhas, não os refugiados": o ecofascismo e o ambientalismo de extrema direita na contemporaneidade. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruna Muriel Huertas Fuscaldo.
35.   Isabela Shigunov de Paula Toledo Melo. MULAS: uma discussão sobre mulheres mulas do tráfico internacional de drogas e seu enquadramento na categoria de tráfico de pessoas. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Julia Bertino Moreira.
36.   Jessica Tomigawa. POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA NOS GOVERNOS LULA E DILMA: RELAÇÕES COM A CHINA. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Tatiana Berringer.
37.   Jonathan Leite Soares da Silva. O Refúgio LGBTQIA+ no Brasil: uma análise do posicionamento brasileiro no reconhecimento de refugiados LGBTQIA+ (2002-2020). (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Elias David Morales Martinez.
38.   Jonathan Miranda. Dificuldades de investimentos brasileiros na China. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
39.   João Guilherme Guerbali. Análise de mercado de carbono no pós COP-21. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Giorgio Romano Schutte.
40.   João Pedro Repoles Teixeira dos Anjos. Comércio internacional de lixo: as limitações de acordos internacionais ambientais em promover a proibição do transporte transfronteiriço de lixo tóxico. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Cristine Koehler Zanella.
41.   João Vicente Guedes Gonçalves. AS TEORIAS DE CLAUSEWITZ E SUAS RELAÇÕES COM A CIBERGUERRA. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, . 2021.
Orientador: Caio Martins Bugiato.
42.   Julia Protes Lamberti. A colonização japonesa na Península Coreana no século XX e seus reflexos no audiovisual sul-coreano e japonês após o início da era da Hallyu. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Cristine Koehler Zanella.
43.   Julio César Coelho Ribeiro. Os desafios do populismo de extrema direita aos direitos humanos a partir da experiência bolsonarista. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2021.
Orientador: Daniel Campos de Carvalho.
44.   Kayque Ferraz Costa. Burguesia, Estado e regionalismos: uma análise do Mercosul. Dissertação (Mestrado em RELAÇÕES INTERNACIONAIS) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Tatiana Berringer.
45.   Lais Thaynná de Assis Surcin. A competição hegemônica entre os EUA e a China: o entrelaçamento entre tecnologia, segurança e geopolítica.. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Flávio Rocha de Oliveira.
46.   Larissa Félix Camargo Santos. As implicações da adesão do Brasil à OCDE enquanto semiperiferia do sistema internacional. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Diego Araujo Azzi.
47.   Leandra Mello da Silva. CONFLITO E COOPERAÇÃO NA BACIA DO PRATA: O DOMÍNIO SOBRE AS ÁGUAS PLATINAS E AS DINÂMICAS DE AMIZADE E INIMIZADE ENTRE OS ESTADOS RIBEIRINHOS. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, . 2021.
Orientador: Caio Martins Bugiato.
48.   Loraine Castro Sevarolli. COOPERAÇÃO ESTRATÉGICA NOS SERVIÇOS DE INTELIGÊNCIA ? A ALIANÇA DOS FIVE EYES. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Flávio Rocha de Oliveira.
49.   Luara Andreia Silva Flores. Uma análise sobre o enfraquecimento da primazia do Direito da União Europeia: o caso alemão. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2021.
Orientador: Daniel Campos de Carvalho.
50.   Lucas Espínola Silva. A Política Energética do Governo Lula: O Proálcool e suas Expectativas Internacionais. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2021.
Orientador: Jose Alexandre Altahyde Hage.
51.   Lucas Martins Rodriguez Corton. Negociações internacionais sobre a economia digital: o papel das grandes empresas de tecnologia na definição da agenda de comércio digital dos Estados Unidos. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Lucas da Silva Tasquetto.
52.   Luiz Felipe Santos Cavalcanti. Geopolítica das Energias Renováveis na América Latina: Impactos e Desafios. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2021.
Orientador: Jose Alexandre Altahyde Hage.
53.   Marcelle Louise des Essarts Nery. De volta às origens: uma análise da política externa dos Estados Unidos em relação à Coréia do Norte durante as administrações de Clinton a Bush a fim de compreender a consequente nuclearização da Coreia do Norte. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, . 2021.
Orientador: Caio Martins Bugiato.
54.   Mariana Amaro. Um estudo sobre o Marxismo nos curso de RI do Brasil. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Caio Martins Bugiato.
55.   Mariana Melo Borges. A Dinâmica do Mercado Internacional de Equipamentos Militares Frente à Ordem Mundial. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2021.
Orientador: Jose Alexandre Altahyde Hage.
56.   Maryanna Sagio Alves. O AIIB sob a ótica do Multilateralismo Contestado e seu papel do Sistema Financeiro Internacional. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
57.   Matheus Felipe Correa. A Influência do Cristianismo Evangélico na Política Externa dos EUA para o ?Estado de Israel durante o governo de Donald Trump. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Flávio Rocha de Oliveira.
58.   Matheus Gringo Assunção. Agronegócio, neoliberalismo e dependência no Brasil: um estudo a partir do cadeia da soja. Dissertação (Mestrado em Economia Política Mundial) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Tatiana Berringer.
59.   Milena Gonçalves Ludwig. Direitos de Propriedade Intelectual e as sementes nativas colombianas: Os impactos das leis de proteção à propriedade intelectual sobre a cultura originária da Colômbia. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Lucas da Silva Tasquetto.
60.   Monique Torres Cardoso Luz. Orbán e Fidesz nos caminhos iliberais: o desencontro democrático na Hungria contemporânea. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2021.
Orientador: Daniel Campos de Carvalho.
61.   Paloma Flores Ribeiro. A CARREIRA DIPLOMÁTICA NO BRASIL FRENTE À DIVERSIDADE DE GÊNERO. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
62.   Patrícia Ferreira Santos. Recuperação da China pós-pandemia. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
63.   Rafaela Lemes Martins. A Tese dos Conflitos Ambientais na Segurança Internacional: o caso de Darfur e uma análise crítica da securitização do meio ambiente. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Elias David Morales Martinez.
64.   Renato Bilotta da Silva. Recolocando a mesa: uma proposta de política externa brasileira pós-Bolsonaro por meio da gastrodiplomacia. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Cristine Koehler Zanella.
65.   Ricardo Alves Souza. A política externa do governo Bolsonaro e o neofascimo: a subordinação passiva com características neofascistas. Dissertação (Mestrado em RELAÇÕES INTERNACIONAIS) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Supervisor: Caio Martins Bugiato.
66.   Roberta Ramos Vital. Visões de segmentos domésticos sobre a China. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
67.   Robson Silva Santos. Vivências escolares e identidade de gênero: trajetórias de pessoas travestis e transexuais. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2021.
Orientador: Elias David Morales Martinez.
68.   Rodrigo Fernando Gallo. POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA, TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS E MISSÕES DE PAZ: UM ESTUDO DE CASO DA MINUSTAH (2004 - 2017). Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Elias David Morales Martinez.
69.   ROSILAINE LIMA DA SILVA. A INFLUÊNCIA DO BANCO MUNDIAL NAS POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DOS ESTADOS FRÁGEIS: UMA ANÁLISE A PARTIR DO RELATÓRIO SOBRE O DESENVOLVIMENTO MUNDIAL DE 1997. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, . 2021.
Orientador: Caio Martins Bugiato.
70.   Sara Mariana Serrano de Miranda. Acordo TRIPs, direito à saúde e a pandemia de COVID-19. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2021.
Orientador: Daniel Campos de Carvalho.
71.   Sophia Navarro. O Conflito Norte-Sul como Produto das Assimetrias Energéticas Verificadas nas Sociedades de Massa. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2021.
Orientador: Jose Alexandre Altahyde Hage.
72.   Sophia Teixeira e Souza. MULHERES IRAQUIANAS E A OCUPAÇÃO DO IRAQUE (2003-2005): Um Estudo Feminista Árabe-Muçulmano sobre seus Diversos Posicionamentos Políticos. Dissertação (Mestrado em RELAÇÕES INTERNACIONAIS) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2021.
Orientador: Julia Bertino Moreira.
73.   Taina de Lucena Pacheco. A Margem Nacional de Apreciação e o Espaço de atuação discricionário dos Estados na Corte Interamericana e Europeia de Direitos Humano. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2021.
Orientador: Daniel Campos de Carvalho.
74.   Tatiane Simão de Assis. Persépolis e o questionamento da visão orientalista sobre o Irã: uma análise da obra de Marjane Satrapi. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Cristine Koehler Zanella.
75.   Thamires M. dos Santos. Internacionalização do RMB. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
76.   Thayane Cavalcante Anastacio. CONSTRUÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA DA PRESIDENTE DILMA PELA MÍDIA PRIVADA BRASILEIRA. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, . 2021.
Orientador: Caio Martins Bugiato.
77.   Thaís Conconi de Medeiros. Arte e Memória: Um Retrato da História através do Olhar Cinematográfico de Roberto Rossellini ? Perspectivas Culturais e Sociais. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Elias David Morales Martinez.
78.   THAÍS DOS SANTOS SILVA. A VIOLÊNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PRATICADA NO PROCESSO DE REMOÇÃO DA VILA AUTÓDROMO: UMA LUTA DOS MORADORES CONTRA O PROCESSO DE GENTRIFICAÇÃO E DOS INTERESSES PRIVADOS. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, . 2021.
Orientador: Caio Martins Bugiato.
79.   Thiago Santana Fernandes. A inserção da iniciativa privada no setor espacial e sua relação com o Sistema ONU. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, PIC UFABC. 2021.
Orientador: Lucas da Silva Tasquetto.
80.   VINICIUS DE PIERI ÁVILA ARJONA. AS DISPUTAS INTERIMPERIALISTAS ENTRE OS ESTADOS UNIDOS E A CHINA PÓS-CRISE DE 2008. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
81.   Vitor Maciel Gomes. A CRISE BOLIVIANA DE 2019. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2021.
Orientador: Bruna Muriel Huertas Fuscaldo.
82.   Weyvison André Figueiredo Reis. Um estudo sobre o Marxismo nos manuais de TRI. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, . 2021.
Orientador: Caio Martins Bugiato.
83.   Yago Teodoro Aiub Calixto. O fenômeno do déficit democrático em blocos regionais: um embate entre o nacionalismo e a integração. Dissertação (Mestrado em Direito (Franca)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2021.
Orientador: Daniel Campos de Carvalho.

2020

1.   Antônio Carlos Pinheiro de Camargo. A política externa do Governo Lula (2003-2010), os megaeventos esportivos e seus legados. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2020.
Orientador: Ismara Izepe de Souza.
2.   BRENDA CAROLINA DAS DORES CHAVES. MATERIALISMO HISTÓRICO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS: UM ESTUDO SOBRE A IDELOGIA ALEMÃ E O MANIFESTO COMUNISTA.. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, . 2020.
Orientador: Caio Martins Bugiato.
3.   Bruna Honda Vargas. MULHERES MIGRANTES E REFUGIADAS NO BRASIL E A PANDEMIA DE COVID-19: QUANDO A INVISIBILIDADE SOBREPÕE A VULNERABILIDADE. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Julia Bertino Moreira.
4.   Bruna Sampaio Silva. Tendências de desacoplamento econômico entre EUA e China no contexto da guerra comercial. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
5.   Camila Menezes Castelani. Estágio Profissional em Ciências e Humanidades. (Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Elias David Morales Martinez.
6.   Caroline Pinto de Oliveira. A atuação estatal contemporânea na integração de imigrante: o caso francês. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2020.
Orientador: Daniel Campos de Carvalho.
7.   Ester Gonzalez Sousa. A diplomacia do Lobo Guerreiro: o que explica essa face da diplomacia chinesa?. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
8.   Felipe Jamacaru Dias. Uma análise do papel do Estado em momentos de crise financeira. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
9.   Fernando Oliveira do Nascimento. Reflexões críticas sobre o mercado de créditos de carbono, à luz do pensamento decolonial. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Bruna Muriel Huertas Fuscaldo.
10.   Fernando Santiago Moraes da Rocha. Desenvolvimento made in China: uma análise sobre o papel das zonas econômicas especiais na alavancagem do desenvolvimento chinês. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
11.   FÁBIO MENESES SANTOS. ANÁLISE DA INSERÇÃO DA INDÚSTRIA TÊXTIL BRASILEIRA NAS CADEIAS GLOBAIS DE VALOR: UM ESTUDO DO PROCESSO DE FALLING BEHIND DA INDÚSTRIA TÊXTIL NACIONAL NAS DÉCADAS DE 1990 E 2000.. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Valéria Lopes Ribeiro.
12.   Fábio Moreira Meira. A inserção internacional brasileira na década de 1990 vista pelas lentes do jornal The New York Times. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Ismara Izepe de Souza.
13.   Gabriel de Faria Santos Lima. Padrões trabalhistas e comércio internacional: A Parceria Transpacífica como parâmetro para futuras negociações comerciais internacionais. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Lucas da Silva Tasquetto.
14.   Gabriel Duccini. O PROBLEMA DA TRANSIÇÃO: PLANIFICAÇÃO ECONÔMICA E TRANSIÇÃO SOCIALISTA NA CHINA DURANTE OS ANOS DA REVOLUÇÃO CULTURAL (1966-1976). Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Valéria Lopes Ribeiro.
15.   Gabriel Horacio de Jesus Soprijo. GOLPES, NEOGOLPISMO OU REVOLUÇÕES COLORIDAS UMA ANÁLISE DA RUPTURA CONSTITUCIONAL DE 2016. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Programa de Educação Tutorial. 2020.
Orientador: Tatiana Berringer.
16.   Gabriel Santos Izaguirre. A Sexualidade como Fundamento do Refúgio: uma análise comparativa entre Brasil e Reino Unido no século XXI. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Elias David Morales Martinez.
17.   Gabrielly Almeida. RAINHAS DO PALÁCIO: as mulheres na carreira diplomática brasileira. Dissertação (Mestrado em Pos-Graduacao em Ciencias Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Julia Bertino Moreira.
18.   Giulla Angélica Marton. Soft Power: A Política de Boa Vizinhança no governo Roosevelt e o cinema como meio propagador do pan-americanismo no Brasil.. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2020.
Orientador: Daniel Campos de Carvalho.
19.   Guilherme de Souza Cardoso. Os Correios e a Projeção do Poder Nacional. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2020.
Orientador: Jose Alexandre Altahyde Hage.
20.   Gustavo Santana. América latina na disputa econômica e tecnológica entre EUA e China. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
21.   Heloisa Brandao Monte. Os acordos de Swap na estratégia da China. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
22.   Isabela Antonioli. O mercado mundial na obra de Marx e Engels. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, . 2020.
Orientador: Caio Martins Bugiato.
23.   Joana Franscimari da Silva. Securitização de direitos humanos no governo W. Bush. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, . 2020.
Orientador: Caio Martins Bugiato.
24.   João Victor Dalla Pola. O Sistema Regional do Oriente Médio (1945-19910: geopolítica e relações interestatais. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Antonio Marcos Roseira.
25.   Juan Arturo Guillén Romo. . Universidade Federal do ABC, . 2020.
Supervisor: Giorgio Romano Schutte.
26.   Karan Bozoglian Custódio. Desigualdade social e desenvolvimento de pessoas refugiadas e imigrantes LGBTQIA+: o caso do município de São Paulo no novo contexto migratório brasileiro pós-2010. Dissertação (Mestrado em RELAÇÕES INTERNACIONAIS) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Gilberto Marcos Antonio Rodrigues.
27.   Leticia Cristina Laureto. Estágio Profissional em Ciências e Humanidades. (Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Elias David Morales Martinez.
28.   Leticia Soares Silva. A Crise de Austeridade e o Welfare Statena União Europeia. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2020.
Orientador: Daniel Campos de Carvalho.
29.   Letícia Zamprônio Salum. MULHERES MIGRANTES E DESENVOLVIMENTO HUMANO: potencialidades de agência. Dissertação (Mestrado em Pos-Graduacao em Ciencias Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Julia Bertino Moreira.
30.   Lourraine Sthefany Barbosa Milagres. Operação Condor: uma análise sobre a formação e a atuação de um sistema de repressão latino-americano. (Graduando em Bacharelado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: Gilberto Marcos Antonio Rodrigues.
31.   Lucas Lima Pires. Desafios da Organização Internacional do Trabalho diante do Capitalismo de Plataforma. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Diego Araujo Azzi.
32.   Lucas Rocha. Dez anos de uma crise: uma avaliação dos pacotes de ajuda à Grécia. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
33.   Luiz Felipe Souza Axelson. A dualidade de uma moeda única sem unidade política: os desafios da União Europeia. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2020.
Orientador: Daniel Campos de Carvalho.
34.   LUIZ JOSÉ PALHARES DE SOUZA FREITAS. A NOVA ROTA DA SEDA: O caminho para a projeção global da economia e diplomacia chinesa. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Valéria Lopes Ribeiro.
35.   Mariana Teixeira Alves. PÓS-VERDADE E RELAÇÕES INTERNACIONAIS: UM ESTUDO DE CASO DA POLÍTICA BRASILEIRA RECENTE (2018-2023). (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, . 2020.
Orientador: Caio Martins Bugiato.
36.   Marina Conter Franco. O papel de atores não-estatais no debate sobre a rotulagem nutricional frontal no Mercosul. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Tatiana Berringer.
37.   Matheus Badega de Paula. População Evangélica no Brasil e sua Influência na Política Externa Brasileira. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2020.
Orientador: Jose Alexandre Altahyde Hage.
38.   Matheus Ligeiro Dias. Entre China e Estados Unidos: o posicionamento do Brasil na competição tecnológica pelo 5G. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Lucas da Silva Tasquetto.
39.   Misia Pedrozo de Francischi. Conflito e cooperação em hidrelétricas de fronteira: o caso da Grand Ethiopian Renaissance Dam. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Cristine Koehler Zanella.
40.   Monise Martins. A Central Única de Trabalhadores (CUT) e a Política Externa do PT: uma análise da posição face à internacionalização das empresas brasileiras. Dissertação (Mestrado em Economia Política Mundial) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Tatiana Berringer.
41.   Natalye Alves Ribeiro. Engels e a guerra. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, . 2020.
Orientador: Caio Martins Bugiato.
42.   Nayara Mika Kussaba Kirihara. As percepções sobre o corpo feminino asiático na contemporaneidade brasileira: o fetichismo, a estereotipação e a mídia audiovisual. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Cristine Koehler Zanella.
43.   Pamela Naomi Oshima. O papel da União Europeia na crise do Kosovo e seus desdobramentos: de 1999 a 2008. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2020.
Orientador: Daniel Campos de Carvalho.
44.   Pamela Naomi Oshima. O PÓS-CONFLITO KOSOVAR: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO PAPEL DAS ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS NA (RE)CONSTRUÇÃO DO KOSOVO. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Daniel Campos de Carvalho.
45.   RAFAEL CANDURA DELA LIBERA. OS IMPACTOS POLÍTICOS, ECONÔMICOS E SOCIAIS DAS RELAÇÕES CHINA-ZIMBÁBUE ENTRE AS DÉCADAS DE 2000 - 2010. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Valéria Lopes Ribeiro.
46.   Sarah Elizabeth Baranik. . Universidade Federal do ABC, Programa Fulbright. 2020.
Supervisor: Gilberto Marcos Antonio Rodrigues.
47.   Tatiane Anju Watanabe. Golpe na Bolívia em 2019: Condição de dependência e imperialismo estadunidense. Dissertação (Mestrado em RELAÇÕES INTERNACIONAIS) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Valéria Lopes Ribeiro.
48.   Tayna Franscisco Farias. As teorias do imperialismo no Realismo e no Marxismo. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, . 2020.
Orientador: Caio Martins Bugiato.
49.   Tuany Alves Nascimento. A FIESP, a Política Externa e a as mudanças na política brasileira a partir da crise política no pós-impeachment. (Graduando em Relações Internacionais) - PROPES/UFABC, PIBIC. 2020.
Orientador: Tatiana Berringer.
50.   Victor David. Avanços e dificuldades na internacionalização do RMB. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
51.   Vinícius Rossini. A Petrobras no Governo Lula. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2020.
Orientador: Jose Alexandre Altahyde Hage.
52.   Vitor Gabriel da Silva. A INSERÇÃO CHINESA NA AMÉRICA LATINA CONSTITUI UMA RELAÇÃO DE DEPENDÊNCIA?. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
53.   Vitor Hugo dos Santos. Presença Chinesa no Continente Africano: Uma análise comparativa das relações sino-angolanas e sino-moçambicanas a partir do século XXI. (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Valéria Lopes Ribeiro.
54.   Vitor Perobelli. O Brasil diante das disputas tecnológicas entre China e EUA: o caso do 5G. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: Ana Tereza Lopes Marra de Sousa.
55.   Wagner Dumont Carver Asao Cruz. A importância geopolítica do Mar do Sul da China na Grande Estratégia Chinesa.. (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Flávio Rocha de Oliveira.


Data de processamento: 16/11/2024 16:27:14