PPG-planejamento-e-gestao-do-territorio

Luciana Nicolau Ferrara

Professora da Universidade Federal do ABC vinculada ao Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas, ao Bacharelado em Planejamento Territorial e à Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo e é Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela mesma instituição. Realizou estágio de pesquisa doutoral na Université du Québec à Montréal, Canadá (2010-2011). Integrou a equipe de pesquisadores do Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da FAUUSP (2004-2013). Tem experiência como consultora independente junto a governos municipais, instituições de pesquisa e organizações não governamentais.Trabalhou como assistente técnica de promotoria no Ministério Público do Estado de São Paulo, na área de Habitação e Urbanismo. Desde 2019, é membro do Conselho de Orientação do Observatório Nacional dos Direitos Humanos à Água e ao Saneamento (ONDAS). É colaboradora no Laboratório de Justiça Territorial (Labjuta) e faz parte do grupo de coordenação do Laboratório de Estudos e Projetos Urbanos e Regionais (Lepur). É pesquisadora associada do Centro de Estudos da Favela (Cepid/Fapesp). Atua na área de Planejamento e Estudos Urbanos principalmente nos seguintes temas: Política Habitacional e Urbanização de Favelas; Saneamento Ambiental e Infraestruturas Urbanas; Produção do espaço urbano e Natureza. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2025-Atual. Unsustainable planetary financialization. Economic specialization, capital markets and environmental degradation in the production of space in France and Brazil (FinPlanet)
      Descrição: Fapesp / ANR - Chamada de Propostas (2024): At the intersection of economic geography, urban planning, and political ecology, this research aims to clarify the links between territorial development trajectories and the environmental crisis in a conjuncture of financialized capitalism. The economic specializations of territories determine diverse forms of production of space and the resulting environmental transitions. This is evidenced with the exploitation of extensive, biodiversity-depleted land holdings by the agri-business, or with logistic platforms supported by environmentally costly energy and transportation systems. Various economic sectors at the root of these specializations are experiencing financialization as capital market actors direct their investments towards them. From wind farms in Burgundy to coastal hotels in the Brazilian Nordeste, signs of planetary financialization are proliferating. While public and scientific debate emphasizes the sustainability of "green finance," we shift the focus to this planetary financialization of environmental resource exploitation, based on the assumption that such a process amplifies the production of ecologically unsustainable spaces. To transcend the division of scientific labor between the Global North and South, this hypothesis is explored through paired comparisons associating France and Brazil. Based on the idea that factors, processes, and effects differ across sectors, these comparisons focus on the production of space and financing of agribusiness, mining, logistics, tourism, and wind energy and their impacts at various scales. Specialists involved in this project will collaborate through a unified research protocol that links the study of financing circuits (flows, actors, instruments) to the analysis of spatial, political, social, and environmental effects resulting from their anchoring. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciana Nicolau Ferrara - Integrante / Vanessa Lucena Empinotti - Integrante / Lúcia Zanin Shimbo - Coordenador / Maria Beatriz Cruz Rufino - Integrante / Daniel Sanfelice - Integrante / Ludovic Halbert - Integrante / Felix Adisson - Integrante / Thais Tartalha do Nascimento Lombardi - Integrante / Mariana Traldi - Integrante / Paul Gourdon - Integrante / Eve Chiapello - Integrante / Antoine Ducastel - Integrante / Nicolas Raimbault - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Agence Nationale de la Recherche - Auxílio financeiro.
      Membro: Luciana Nicolau Ferrara.
    2. 2024-Atual. Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Produção da Casa e da Cidade
      Descrição: O INCT - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Produção da Casa e da Cidade objetiva aprofundar o conhecimento sobre a produção do urbano no Brasil contemporâneo, a partir da análise da complexa e sofisticada interação entre Estado e mercado e organização social em um capitalismo marcado pela dominância financeira. Após 35 anos da Constituição Federal, e pouco mais de 20 do Estatuto da Cidade, o projeto resgata, atualiza e problematiza as contribuições do livro organizado por Ermínia Maricato em "A Produção Capitalista da Casa (e da Cidade) no Brasil Industrial", publicado em 1979.Apesar do ciclo de políticas públicas desde a redemocratização, condições precárias de moradia e dos assentamentos urbanos em geral, continuam a ser enfrentadas, e de um modo mais complexo do que as metrópoles brasileiras experimentaram no período do livro citado. Compreende-se, assim, que é fundamental articular as avaliações dos diversos programas e políticas executadas desde então buscando superar soluções que, forjadas a partir de um diagnóstico do Brasil industrial, já não produzem os efeitos desejados em um contexto de reprimarização da economia, desindustrialização e dominância financeira.Logo, conhecer e analisar as características da urbanização contemporânea, com base em evidências empíricas e de ciência de dados, é um dos principais objetivos do INCT. Foram constituídos assim quatro eixos de pesquisa, autônomos, porém articulados entre si. O primeiro deles sobre a Autoconstrução e ações sobre territórios populares autoconstruídos; O segundo referente à Produção estatal da moradia, planejamento urbano e meio ambiente: condicionantes, políticas e programas; O terceiro com vistas à Produção imobiliária e de infraestruturas no Brasil contemporâneo; e, por fim, o quarto eixo sobre os Estudos urbanos na periferia do capitalismo. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciana Nicolau Ferrara - Integrante / Maria Lucia Refinetti Rodrigues Martins - Coordenador / Karina Oliveira Leitão - Integrante / Luciana de Oliveira Royer - Integrante / João Sette Whitaker Ferreira - Integrante / Caio Santo Amore de Carvalho - Integrante / Maria Beatriz Cruz Rufino - Integrante / Carolina Maria Pozzi de Castro - Integrante / Mariana de Azevedo Barretto Fix - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Luciana Nicolau Ferrara.
    3. 2024-Atual. Territórios da água: Programa de Conservação e Recuperação de Áreas de Preservação Permanente no Município de São Paulo
      Descrição: O projeto Territórios da Água propõe a elaboração do Programa de Conservação e Recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) no Município de São Paulo, por meio da parceria entre a Universidade Federal do ABC, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente do Município de São Paulo (SVMA) e o Observatório Nacional dos Direitos à Água e do Saneamento (Ondas). A proposta se enquadra como política em idealização e sua contribuição científica envolve as dimensões de avaliação, inovação, modelagem, embasamento e desenho de Políticas Públicas.No centro das preocupações socioambientais, as mudanças climáticas têm promovido a alteração dos padrões de pluviosidade, ocasionando inundações cada vez mais frequentes e secas cada vez mais prolongadas e críticas. A degradação das APPs agrava este cenário, ameaça a segurança hídrica, aumenta o risco geotécnico e de inundações e aprofunda desigualdades socioeconômicas e ambientais. Em São Paulo, são cerca de 5,5 mil quilômetros lineares de rios e mais de 10 mil cabeceiras (Anexo 1). Adicionalmente, as APPs apresentam significativos remanescentes de Mata Atlântica (Anexo 2), demandando sua conservação e recuperação, para aumento da biodiversidade e melhora da qualidade dos espaços urbano e rural.O tratamento das APPs requer uma mudança de abordagem, a partir de uma perspectiva multidisciplinar e em múltiplas escalas, que extrapole recortes normativos e articule as dimensões socioambiental e de gestão, de maneira a avançar institucionalmente na formulação de políticas públicas integradas, por meio de inovações em técnicas, procedimentos de intervenção e de novos arranjos institucionais, incluindo a gestão participativa. Nesse sentido, a construção do Programa de Conservação e Recuperação de Áreas de Preservação Permanente no Município de São Paulo deve partir de uma visão que considere a diversidade territorial e a complexidade do tratamento dos corpos d'água e suas margens no estabelecimento das prioridades e na elaboração de cenários com objetivos e resultados concretos, consolidando uma agenda política cujas diretrizes partam de um entendimento sistêmico das áreas de preservação. Para isso, é fundamental desenvolver propostas baseadas em critérios técnicos e científicos e em aprendizados das políticas anteriormente implementadas, que possam dar suporte à mudança na compreensão das funções ecológicas e sociais e aos procedimentos de intervenção em APPs. Esse processo deverá, também, considerar a transição para a sustentabilidade, enfrentando as mudanças climáticas e garantindo justiça ambiental, segurança hídrica e os Direitos Humanos à Água e ao Saneamento (DHAS).O objetivo geral da proposta Territórios da Água é desencadear um processo de inovação nas abordagens sobre APPS, nas políticas públicas municipais, com base nos seguintes objetivos específicos: (i) a elaboração de uma avaliação das intervenções em APPs já desenvolvidas no Município e o levantamento de novas demandas e de diretrizes consolidadas nos planos verdes; (ii) a construção de uma tipologia de APPs do município, com base numa caracterização da sua fitofisionomia, dos aspectos sociais das áreas e em métodos e parâmetros de recuperação e conservação; (iii) a formulação do desenho do Programa, com base em parâmetros de intervenção e gestão e modelagens de financiamento; e (iv) a elaboração de uma estratégia para sua avaliação e monitoramento. A parceria proposta é fundamental para promover a articulação entre o conhecimento científico e o conhecimento técnico e político da gestão pública. Os parceiros vão contribuir, a partir de suas competências, na análise de bases de dados e das políticas públicas já implementadas, na construção das tipologias, na elaboração do desenho do Programa e no desenvolvimento de sistema de monitoramento e avaliação, desenhados em eixos de atividades com seus respectivos produtos e resultados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Luciana Nicolau Ferrara - Integrante / Sandra Irene Momm Schult - Integrante / Luciana Rodrigues Fagnoni Costa Travassos - Coordenador / Ellen Emerich Carulli - Integrante / Edson Aparecido da Silva - Integrante / Melissa Cristina Pereira Graciosa - Integrante / Júlia do Nascimento de Sá - Integrante / Alexandre Mitsuro da Silveira Yassu - Integrante / Renata Cristina Ferreira - Integrante / Paula Ciminelli Ramalho - Integrante / Giovanna Pereira Rosseto - Integrante / Jeferson Cristiano Tavares - Integrante / Bruna Dallaverde de Sousa - Integrante / Débora Cristina dos Santos Diogo - Integrante / Giceane dos Santos Matos - Integrante / Jane Zilda dos santos Ramires - Integrante / Ligia Pinheiro de Jesus - Integrante / Maira Fernandes Silva - Integrante / Maria Luiza Levi Pahim - Integrante / Riciana Maria Reis Pombo - Integrante / Wellington Tohoru Nagano - Integrante / Yuri Hilton Alves - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Luciana Nicolau Ferrara.
    4. 2023-Atual. O campo do planejamento e a finança em tempos de austeridade fiscal. Uma investigação teórica e metodológica para o caso brasileiro.
      Descrição: Esta proposta investiga as transformações no campo do planejamento considerando o seu crescente entrelaçamento com os produtores e financiadores privados do espaço urbano. Trata de dois recortes temáticos complementares. O primeiro é o reescalonamento e a reestruturação das narrativas e práticas de austeridade no sentido de mobilizar o papel das cidades no cumprimento das metas para equilíbrio fiscal no país. O segundo analisa o papel das modelagens financeiras utilizadas pelos planejadores com o objetivo de antecipar recursos financeiros, aumentar a margem de manobra para efetuar despesas discricionárias e viabilizar investimentos para transformar as cidades.A hipótese da pesquisa é que o cenário acima gera um ambiente propício à penetração das modelagens financeiras nas dimensões mais tradicionais do campo do planejamento, isto é, a regulação e intervenção física no ambiente construído, o que pode comprometer o objetivo de criar cidades mais justas e sustentáveis.A pesquisa gera novos conhecimentos a respeito dos entrelaçamentos entre o campo do planejamento urbano-metropolitano brasileiro e o capital financeiro em tempos de austeridade fiscal. Com base de quatro ilustrações destas transformações (a geração mais recente dos projetos de redesenvolvimento urbano em São Paulo; as mudanças institucionais nos serviços de saneamento de água e esgoto a partir do novo marco legal; a disseminação das empresas públicas de securitização; e as relações imbricadas entre as novas dinâmicas imobiliárias, a finança e o Estado), a pesquisa ainda desenvolve propostas metodológicas, incluindo uma cartilha com orientações para uma contabilidade crítica, para traçar e reconstituir a penetração das modelagens financeiras no planejamento. Referidas propostas permitem lançar luz sobre o crescimento das contradições no campo do planejamento e reivindicar um projeto alternativo para as cidades contemporâneas. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciana Nicolau Ferrara - Integrante / Jeroen Johannes Klink - Coordenador / Beatriz Tamaso Mioto - Integrante / Bruno Avellar Alves de Lima - Integrante / Laisa Eleonora Marostica Stroher - Integrante / Carolina Maria Pozzi de Castro - Integrante / Letícia Moreira Sigolo - Integrante / Nílcio Regueira Dias - Integrante / Marcelo Ignatios - Integrante / Marlon Altavini de Abreu - Integrante / Giulia Farran Matteo - Integrante / Carlos Alberto Penha Filho - Integrante / Amanda Ribeiro - Integrante / Alexandre Mitsuro da Silveira Yassu - Integrante / Ângela Cristina Tepassê - Integrante / Estevão Sabatier - Integrante / Endrielli Roso - Integrante / Bruno Barcella - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Luciana Nicolau Ferrara.
      Descrição: Esta proposta investiga as transformações no campo do planejamento considerando o seu crescente entrelaçamento com os produtores e financiadores privados do espaço urbano. Trata de dois recortes temáticos complementares. O primeiro é o reescalonamento e a reestruturação das narrativas e práticas de austeridade no sentido de mobilizar o papel das cidades no cumprimento das metas para equilíbrio fiscal no país. O segundo analisa o papel das modelagens financeiras utilizadas pelos planejadores com o objetivo de antecipar recursos financeiros, aumentar a margem de manobra para efetuar despesas discricionárias e viabilizar investimentos para transformar as cidades.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jeroen Johannes Klink - Coordenador / Carolina Maria Pozzi de Castro - Integrante / Letícia Moreira Sigolo - Integrante / Luciana Ferrara - Integrante / Kaio Nogueira - Integrante / Beatriz Tamaso Mioto - Integrante / Nílcio Regueira Dias - Integrante / Laisa Eleonora Maróstica Stroher - Integrante / Marcelo Ignatios - Integrante / Marlon Altavini de Abreu - Integrante / Marcos Thimoteo Dominguez - Integrante / Giulia Farran Matteo - Integrante / FELIPE CARVALHO ARAUJO - Integrante / Carlos Alberto Penha Filho - Integrante / Amanda Ribeiro - Integrante / Alexandre Mitsuro da Silveira Yassu - Integrante / Ângela Cristina Tepassê - Integrante / Estevão Sabatier - Integrante / Bruno Avellar - Integrante / Endrielli Roso - Integrante / João Vítor Araujo Trindade - Integrante / Bruno Barcella - Integrante / Carolina Lacerda - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Jeroen Johannes Klink.
    5. 2023-Atual. Favelas urbanizadas em São Paulo: ambiente construído e apropriação no pós-obra
      Descrição: O tema específico a ser investigado é a favela pós-urbanização, isto é, a qualidade do ambiente da favela e a apropriação social deste espaço por atores privados, sejam estes moradores ou não, após ações de urbanização coordenadas pelo poder público. Busca-se investigar as dinâmicas de produção e apropriação do espaço nas favelas Heliópolis e Sapé localizadas no Município de São Paulo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciana Nicolau Ferrara - Integrante / Rosana Denaldi - Coordenador / Jeroen Johannes Klink - Integrante / Guadalupe Maria Jungers Abib de Almeida - Integrante / Fabio Pereira - Integrante / Leonardo Rodrigues Pitas Piqui - Integrante / André Buonani Pasti - Integrante / Liliana Maria Sanches Mazo - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Luciana Nicolau Ferrara.
      Descrição: O tema específico a ser investigado é a favela pós-urbanização, isto é, a qualidade do ambiente da favela e a apropriação social deste espaço por atores privados, sejam estes moradores ou não, após ações de urbanização coordenadas pelo poder público. Busca-se investigar as dinâmicas de produção e apropriação do espaço nas favelas Heliópolis e Sapé localizadas no Município de São Paulo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Flávia da Fonseca Feitosa - Integrante / Rosana Denaldi - Coordenador / Jeroen Klink - Integrante / Luciana Ferrara - Integrante / Guadalupe Maria Jungers Abib de Almeida - Integrante / André Buonani Pasti - Integrante / Fábio Pereira - Integrante / Nicole Pavaneli Oomura - Integrante / Maria Vitória de Oliveira Martins - Integrante.
      Membro: Flávia da Fonseca Feitosa.
    6. 2021-Atual. Antropoceno, metropolização e sociedades: perspectivas franco-brasileiras
      Descrição: Este International Research Project (IRP) financiado pelo Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS - França) estuda a mudança provocada pelo novo contexto ecológico planetário nas sociedades contemporâneas, que se tornaram, em sua maioria, urbanizadas no século XXI. Trata-se de compreender as novas formas de vida no planeta, ou as novas esperanças e projetos que lhes dizem respeito. Para reunir as pesquisas realizadas no âmbito do IRP, optamos por nos concentrar na invasão das sociedades contemporâneas por sistemas de avaliação econômica do valor de bens, serviços ou atividades, que são cada vez mais individualizados e orientados para cálculos "em tempo real". Uma invasão que, segundo a fórmula de Alain Supiot, teria instalado uma "governança por números" no lugar do governo histórico pautado por lei, associado ao advento do modelo democrático. Avaliações econômicas e financeiras, direcionadas e instantâneas, substituiriam assim a deliberação coletiva que visava estabelecer princípios gerais de vida em sociedade. Este IRP propõe submeter essa hipótese ao estudo das formas como o planeta é habitado na era Antropocênica. Neste sentido, procura analisar os processos para determinar o valor dos territórios ou dos projetos urbanos, a partir de três eixos que consideram classicamente o econômico, o social e o ambiental.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciana Nicolau Ferrara - Integrante / Karina Oliveira Leitão - Integrante / Luciana de Oliveira Royer - Integrante / João Sette Whitaker Ferreira - Integrante / Caio Santo Amore de Carvalho - Integrante / Cibele S. Rizek - Integrante / Lúcia Zanin Shimbo - Coordenador / Maria Beatriz Cruz Rufino - Integrante / Manoel Rodrigues Alves - Integrante / Luciana Martins Schenk - Integrante / Fabrice Bardet - Integrante / Huana Carvalho - Integrante / Tomás Antônio Moreira - Integrante / Sandra Fiori - Integrante / Marylise Cottet - Integrante / Michel Lussault - Integrante / Christian Montes - Integrante / Tara Hill - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Luciana Nicolau Ferrara.
    7. 2020-2023. Natureza e metabolismo urbano na reestruturação da produção do espaço no Brasil e no Chile (Processo Fapesp n 2019/13233-0)
      Descrição: O projeto de pesquisa objetiva compreender e analisar o processo de reestruturação imobiliária pelo qual têm passado as cidades brasileiras e chilenas, enfatizando as formas de apropriação da natureza aos novos produtos imobiliários. Isso será investigado a partir de empreendimentos e fragmentos urbanos selecionados, capazes de ilustrar o processo. Os processos mencionados apresentam características excepcionais em ambos países, que podem ser descritas e analisadas a partir de categorias e conceitos teóricos comuns. A hipótese elaborada é de que a reestruturação imobiliária tem alterado o uso e a exploração da natureza, sendo chave na transformação do metabolismo urbano, este último baseado nos fluxos de energia e investimentos com os quais as cidades se expandem horizontal e verticalmente. A questão do metabolismo urbano e a produção da natureza aparecem como eixos problematizadores no marco do capitalismo financeiro.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Luciana Nicolau Ferrara - Coordenador / Maria Beatriz C. Rufino - Integrante / Paulo Cesar Xavier Pereira - Integrante / Voltaire Christian Alvarado Peterson - Integrante / Rodrigo Alejandro Hidalgo - Integrante / Beatriz Tamaso Mioto - Integrante / Alex Paulsen Espinoza - Integrante / Thayná de Lima Carneiro Holanda - Integrante / Paula Burgarelli Corrente - Integrante / Bruno Avellar Alves de Lima - Integrante / Camila Rodrigues Aldigueri - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 18 / Número de orientações: 3
      Membro: Luciana Nicolau Ferrara.
      Descrição: O projeto de pesquisa objetiva compreender e analisar o processo de reestruturação imobiliária pelo qual têm passado as cidades brasileiras e chilenas, enfatizando as formas de apropriação da natureza aos novos produtos imobiliários. Isso será investigado a partir de empreendimentos e fragmentos urbanos selecionados, capazes de ilustrar o processo. Os processos mencionados apresentam características excepcionais em ambos países, que podem ser descritas e analisadas a partir de categorias e conceitos teóricos comuns. A hipótese elaborada é de que a reestruturação imobiliária tem alterado o uso e a exploração da natureza, sendo chave na transformação do metabolismo urbano, este último baseado nos fluxos de energia ? e investimentos ? com os quais as cidades se expandem horizontal e verticalmente. A questão do metabolismo urbano e a produção da natureza aparecem como eixos problematizadores no marco do capitalismo financeiro.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Beatriz Tamaso Mioto - Integrante / Luciana Nicolau Ferrara - Coordenador / Maria Beatriz C. Rufino - Integrante / Paulo Cesar Xavier Pereira - Integrante / Voltaire Christian Alvarado Peterson - Integrante / Rodrigo Alejandro Hidalgo - Integrante / Alex Paulsen Espinoza - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Beatriz Tamaso Mioto.
    8. 2020-2022. Imobiliário e Infraestruturas sob domínio de Grandes Grupos Econômicos: Financeirização e metropolização do espaço na São Paulo do Século XXI
      Descrição: A presente proposta elabora seu problema teórico a partir da observação crítica da reorganização dos setores empresariais com atuação na produção do espaço, discutindo suas relações com os processos de financeirização e metropolização. O fortalecimento da atuação Grandes Grupos Econômicos na produção do espaço desde o início deste século, articulado a crescentes processos de centralização do capital, revela-se na metrópole pelo protagonismo desses em grandes incorporações imobiliárias, em processos de privatização de infraestruturas e no desenho de grandes fundos de investimento. Assegurando crescentes níveis de coordenação das transformações espaciais, a atuação desses grupos acaba por iluminar sofisticados processos de reestruturação urbana, definidores do atual estágio de metropolização. Nesse sentido estabelecemos como objeto de pesquisa a ação dos Grandes Grupos Econômicos na produção do espaço, sustentando a hipótese de que além de serem determinantes na condução de importantes transformações no espaço metropolitano, tornam-se chaves na compreensão das especificidades do processo de financeirização do espaço no contexto brasileiro. A partir das dinâmicas evidenciadas na metrópole de São Paulo, identificamos esses Grupos Econômicos (Grandes Incorporadoras, Empreiteiras e Grupos Industriais) e aprofundarmos nossas análises em estudos de caso, considerando a reorganização empresarial, as estratégias e instrumentos financeiros mobilizados e os principais projetos em curso. Com preocupações teóricas e de método, os resultados da pesquisa procuram abranger a compreensão das relações sociais envolvidas na produção imobiliária e de infraestruturas e as mudanças em curso na metrópole de São Paulo, visando orientar o desenvolvimento de políticas metropolitanas inclusivas. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciana Nicolau Ferrara - Integrante / Luciana de Oliveira Royer - Integrante / Lúcia Zanin Shimbo - Integrante / Beatriz Tamaso Mioto - Integrante / Guilherme Moreira Petrella - Integrante / Victor Iacovini - Integrante / Cristina Wehba - Integrante / Mateus Bull Furlan - Integrante / Ana Lígia de Carvalho Magalhães - Integrante / Ivana Socoloff - Integrante / Beatriz Silva Copani - Integrante / Vinicius Nakama - Integrante / Beatriz Silva Colpani - Integrante / Isabela Santos - Integrante / Livia Prazim de Albuquerque - Integrante / Maria Beatriz Cruz Rufino - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Luciana Nicolau Ferrara.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (6)
      1. Congresso de la Tierra. Mesa 50: Tierra, metabolismo y reestructuración urbana en América Latina. 2024. (Congresso).
      2. VIII Enanparq - Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo.Infraestrutura incompleta e desigualdades ambientais na favela: drenagem e risco de alagamento. 2024. (Encontro).
      3. XVIII Simpósio Nacional de Geografia Urbana - Simpurb.A Luta dos movimentos de moradia pela água como Direito Humano: o caso da Ocupação Gaivotas ? Grajaú - SP. 2024. (Simpósio).
      4. Seminário Políticas Públicas de Saneamento Básico: perspectivas para atendimento dos Direitos Humanos e do ODS 6 da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.O projeto de pesquisa e extensão UFABC: Cartografias do acesso à água em moradias precárias na pandemia da Covid-19. 2021. (Seminário).
      5. 44º Encontro Anual da ANPOCS.Cohousing: diálogos com o mercado habitacional contemporâneo e com a dimensão socioambiental. 2020. (Encontro).
      6. Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental - UFABC 2020.Comentário sobre o filme Senhores da Água. 2020. (Outra).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (8)
      1. KLINK, J. J. ; DENALDI, R. ; FEITOSA, F. F. ; MIOTO, B. T. ; FERRARA, L. N. ; SIMOES, J. A. ; SANTOS, E. ; FRANCO, L. L. ; OOMURA, N. P. ; LAGLER, R. ; BARBONI, P. ; CORRENTE, P. B. ; PAES, E. C. F. ; SA, J. N. ; COMARU, F. A. ; ALMEIDA, G. M. J. A. ; CASTELOTTI, C. S. ; SOUZA, H. M.. Ato de Lançamento do Centro de Estudos da Favela - Cepid Fapesp. 2024. Outro
      2. LEITAO, K. O. ; CARVALHO, C. S. A. ; FERREIRA, P. E. B. ; FERRARA, L. N. ; CARVALHO, P. H. V. ; SARAIVA, C. ; ARAUJO, A. C. O. ; LUPO, L. S.. IV Seminário Nacional de Urbanização de Favelas - Urbfavelas. 2024. Congresso
      3. FERRARA, L. N.; EMPINOTTI, V. L. ; QUINTSLR, S. ; RODRIGUES, R. M.. Sessão Livre XX ENANPUR: Insegurança hídrica urbana: como ela se constitui e qual o seu papel no planejamento territorial. 2023. Outro
      4. FERRARA, L. N.; HIDALGO, R. A. ; LIMA, B. A. A.. Lançamento do Livro: Natureza e metabolismo urbano na reestruturação do espaço no Brasil e no Chile (Processo Fapesp n 2019/13233-0). 2023. Outro
      5. KLINK, J. J. ; DENALDI, R. ; FEITOSA, F. F. ; FERRARA, L. N. ; EMPINOTTI, V. L. ; SOUZA, C. V. C. ; BRAJATO, D. ; TOMASIELLO, D. B. ; TOMAZ, P. ; SANTOS, L. C. O. ; PETRAROLLI, J. G. ; BOTTON, F. ; GONCALVES, N. ; GODOY, V. E. ; MARTINS, F. D. ; ABREU, M. O. M. ; SARTI, R. P. ; MAGALHAES, R. P. ; HUGO, V.. Encontro Regional ?Dinâmicas territoriais e desigualdades na Região do Grande ABC?. 2022. Outro
      6. HIDALGO, R. A. ; FERRARA, L. N.. Producción de naturaleza en ciudades marinas, fluviales e lacustres: casos de Chile y Brasil. 2022. Outro
      7. FERRARA, L. N.; BARBOSA, B. R. ; CASTRO, L.. Live do ONDAS: Moradia precária, falta d?água e Covid-19. 2020. Outro
      8. FERRARA, L. N.. UFABC para Todos 2016. 2016. .. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (3)
      • Luciana Nicolau Ferrara ⇔ Vanessa Lucena Empinotti (3.0)
        1. EMPINOTTI, VANESSA LUCENA ; BUDDS, JESSICA ; JEPSON, WENDY ; MILLINGTON, NATE ; NICOLAU FERRARA, LUCIANA ; GEERE, JO-ANNE ; GRANDISOLI, EDSON ; GUTIERRES ARTEIRO DA PAZ, MARIANA ; PEREGRINA PUGA, BRUNO ; MACEDO ALVES, ESTELA ; CAWOOD, SALLY ; JACOBI, PEDRO ROBERTO ; UEHARA KINJO, VICTOR ; LAMPIS, ANDREA ; MORETTI, RICARDO ; OCTAVIANTI, THANTI ; PERIOTTO, NATALIA ; QUINN, RUTH ; QUINTSLR, SUYÁ ; SULAIMAN, SAMIA ; et.al. Advancing urban water security: The urbanization of water-society relations and entry-points for political engagement. WATER INTERNATIONAL. v. 46, p. 1-13, issn: 0250-8060, 2021.
        2. EMPINOTTI, V. L. ; FERRARA, L. N.. Segurança Hídrica e a COVID-19 na Macrometrópole Paulista: da política do corpo ao território. Diálogos Socioambientais na Macrometrópole. v. 5, p. 13-14, issn: 2596-2183, 2020.
        3. EMPINOTTI, VANESSA L.; FERRARA, L. N. ; GODOY, V. E. ; BOTTON, F.. Para além da segurança-hídrica: insegurança hídrica em moradias precárias em tempo de pandemia. Em: X Encontro Nacional da ANPPAS, v. 1, p. 1-17, 2021.

      • Luciana Nicolau Ferrara ⇔ Ricardo de Sousa Moretti (2.0)
        1. EMPINOTTI, VANESSA LUCENA ; BUDDS, JESSICA ; JEPSON, WENDY ; MILLINGTON, NATE ; NICOLAU FERRARA, LUCIANA ; GEERE, JO-ANNE ; GRANDISOLI, EDSON ; GUTIERRES ARTEIRO DA PAZ, MARIANA ; PEREGRINA PUGA, BRUNO ; MACEDO ALVES, ESTELA ; CAWOOD, SALLY ; JACOBI, PEDRO ROBERTO ; UEHARA KINJO, VICTOR ; LAMPIS, ANDREA ; MORETTI, RICARDO ; OCTAVIANTI, THANTI ; PERIOTTO, NATALIA ; QUINN, RUTH ; QUINTSLR, SUYÁ ; SULAIMAN, SAMIA ; et.al. Advancing urban water security: The urbanization of water-society relations and entry-points for political engagement. WATER INTERNATIONAL. v. 46, p. 1-13, issn: 0250-8060, 2021.
        2. MORETTI, J. A. ; HENRIQUE, S. M. ; MORETTI, R. S. ; FERRARA, L. N.. Alguns problemas estruturais do saneamento no Brasil e os riscos de uma legislação que amplia a privatização dos serviços. Em: Marcos Helano Montenegro; Edson Aparecido Silva; Amauri Pollachi; Alexandre Faustino; Ricardo de Sousa Moretti. (Org.). Realização dos Direitos Humanos à Água e ao Saneamento: influências da remuneração e da cobrança pela prestação dos serviços de saneamento. 1ed.Rio de Janeiro. : Letra Capital. 2021.v. 1, p. 43-61.

      • Luciana Nicolau Ferrara ⇔ Beatriz Tamaso Mioto (1.0)
        1. SIMOES, F. P. A. ; HOLANDA, T. L. C. ; MIOTO, BEATRIZ ; FERRARA, L. N.. Natureza inventada em São Paulo: as intervenções no Rio Pinheiros e sua articulação com a produção imobiliária nas Operações Urbanas Consorciadas Faria Lima e Água Espraiada. Em: Luciana Nicolau Ferrara; Rodrigo Hidalgo Dattwyler; Bruno Avellar Alves de Lima. (Org.). Natureza e metabolismo urbano: reestruturação do espaço no Brasil e no Chile. 1ed.Rio de Janeiro. : Letra Capital. 2023.v. 1, p. 184-208.




    Data de processamento: 12/04/2025 21:59:14