PPG-neurociencia-e-cognicao

Total de projetos de pesquisa


Número total de itens: 57

2024

1.   2024-Atual. Asfixia perinatal e uso de agentes antioxidantes como neuroprotetores: relevância para a doença de Alzheimer
Descrição: A asfixia perinatal é considerada um grave problema de saúde pública mundial, por acarretar sequelas permanentes, tais como déficits motores, cognitivos e/ou sensoriais. Ainda, há relatos que a asfixia perinatal pode predispor indivíduos ao transtorno do espectro autista (TEA), à esquizofrenia, ao transtorno do déficit de atenção com hiperatividade e, segundo estudos mais recentes, há relatos de que a privação de oxigênio neonatal possa propiciar o surgimento ou mesmo agravar quadros cognitivos de doenças neurodegenerativas, como a Doença de Alzheimer. As hipóteses para correlacionar a asfixia perinatal com a ocorrências destas patologias a longo prazo se baseiam no conceito DOHaD (Developmental Origins of Health and Disease), em que fatores ambientais, maternos, de crescimento e desenvolvimento que incidem no início da vida possuem efeitos na vulnerabilidade a doenças a longo prazo. Do ponto de vista celular e molecular, a privação de oxigênio promove inicialmente falha energética, desencadeando cascatas neurotóxicas, com importante estresse oxidativo, neuroinflamação e morte celular, eventos estes que podem persistir ao longo da vida, levando a prejuízos na proliferação, mielinização e sinaptogênese e alterações na plasticidade cerebral. Assim, o objetivo do presente projeto é investigar os efeitos do uso de antioxidantes, como a melatonina, nos eventos a longo prazo da asfixia perinatal, incluindo a maior vulnerabilidade às doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer, utilizando modelo animal de envelhecimento precoce.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Silvia Honda Takada - Coordenador / Débora Sterzeck Cardoso - Integrante / MARTINS, PAMELA PINHEIRO - Integrante / gabriela dias almeida - Integrante / Bruna Petrucelli Arruda - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Silvia Honda Takada.
2.   2024-Atual. Bases cognitivas do processamento temporal
Descrição: A percepção de tempo é essencial para nossa interação com o meio ambiente. Esta percepção envolve diferentes habilidades: por um lado, podemos rastrear o tempo de ocorrência de um evento em relação a outro; por exemplo, se um relâmpago precedeu ou seguiu o trovão. Por outro, podemos estimar intervalos temporais; como o intervalo de tempo decorrido entre raio e trovão e usamos isso para estimar se uma tempestade está próxima ou distante. Sabemos que ambas habilidades estão sujeitas a vieses e distorções. Por exemplo, uma série de trabalhos sugere que uma causa e seu efeito parecem aproximados no tempo, uma ilusão chamada de temporal binding. Esta ilusão é encontrada tanto em experimentos que medem o processamento de eventos quanto de intervalos temporais. Porém, se e como estas diferentes habilidades temporais estão correlacionadas e como elas estão relacionadas ao temporal binding ainda é amplamente desconhecido. Neste projeto, investigaremos a possível interação destas diferentes habilidades temporais utilizando uma combinação de métodos correlacionais e causais. Em métodos correlacionais, investigaremos a relação de desempenho entre diferentes tarefas temporais que medem o processamento de intervalos e eventos com o temporal binding. Em métodos causais, usaremos duas estratégias: (1) manipulação farmacológica para alterar a disponibilidade de dopamina no sistema nervoso central (SNC); (2) Estimulação de diferentes regiões do SNC usando Estimulação Elétrica. Em conjunto, os resultados permitirão uma melhor compreensão dos mecanismos cognitivos e neurais subjacentes ao processamento temporal. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: André Mascioli Cravo - Coordenador / REYES, MARCELO B. - Integrante / DE AZEVEDO, GUSTAVO BRITO - Integrante / CAETANO, MARCELO S - Integrante / Carolina Feher da Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: André Mascioli Cravo.
3.   2024-Atual. Centro multidisciplinar para o desenvolvimento de tecnologia assistiva (CMDTA)
Descrição: O objetivo do presente projeto é implantar o Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Tecnologias Assistivas (CMDTA) como uma rede de laboratórios, que irá atuar no desenvolvimento, caracterização, validação e, futuramente, certificação de produtos, equipamentos, dispositivos, softwares, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços. Especificamente, visa:Promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com transtorno, deficiência ou com mobilidade reduzida, objetivando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.Aplicar e avaliar a usabilidade de recursos de TA de alto e baixo custo adequados aos processos de ensino e aprendizagemAmpliar culturas e práticas inclusivas com parceria coligada entre universidades, escolas e entes públicos.Formar recursos humanos da comunidade interna e externa sobre utilização de TA com a finalidade de minimizar barreiras que dificultam a efetiva participação em ambientes educacionais e de lazer.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Daniel Boari Coelho - Integrante / Carlos Roberto Grandini - Coordenador / José Angelo Barela - Integrante / Fabio Augusto Barbieri - Integrante / Vera Lúcia Messias Fialho Capellini - Integrante / Paulo Noronha Lisboa Filho - Integrante / João Paulo Papa - Integrante / Lúcia Pereira Leite - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Daniel Boari Coelho.
4.   2024-Atual. Eficácia da rTMS neuronavegada na dor em pessoas com HTLV-1 Ensaio clínico randomizado
Descrição: A infecção pelo HTLV-1 é frequentemente associada a dores neuropáticas e/ou nociceptivas de moderada a alta intensidade, que afetam principalmente a região lombar e os membros inferiores. Cerca de 80 dos infectados desenvolvem dor crônica, muitas vezes negligenciada, e poucos estudos exploram seu impacto cerebral, além de haver escassez de ensaios clínicos focados em intervenções analgésicas não farmacológicas. Este projeto visa investigar a eficácia da Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (rTMS) neuronavegada no alívio da dor em pacientes com HTLV-1, bem como gerar dados preliminares sobre a atividade cerebral desses pacientes utilizando TMS associada à eletroencefalografia (TMS-EEG). Esta técnica, exclusiva ao nosso laboratório no Brasil, apresenta vantagens sobre outras modalidades de neuroimagem. Objetivo Geral:** Avaliar a eficácia da rTMS no controle da dor em pacientes com HTLV-1. Objetivos Específicos:Avaliar se o controle da dor é influenciado por traços de ansiedade, depressão e estresse; Avaliar a eficácia da intervenção na melhoria da qualidade de vida; Analisar o custo-efetividade da intervenção; Identificar biomarcadores eletrofisiológicos de resposta ao tratamento. Metodologia: O estudo será um ensaio clínico randomizado com 40 adultos infectados pelo HTLV-1, recrutados em dois hospitais de referência. Os participantes serão divididos em dois grupos: um que receberá rTMS ativa (10Hz, 80 do limiar motor, 12 sessões) e outro que receberá uma simulação sem emissão de campo magnético. As intervenções ocorrerão no TESLab da UFABC, São Bernardo do Campo, SP. Os desfechos primários incluem a intensidade e impacto funcional da dor (Inventário Breve de Dor), enquanto os desfechos secundários avaliarão a qualidade de vida (EQ-5D), ansiedade, depressão e estresse (DASS-21), e satisfação do paciente. Também será realizada uma avaliação econômica prospectiva e análise de biomarcadores eletrofisiológicos através de TMS-EEG.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Yossi Zana - Integrante / Abrahão Fontes Baptista - Coordenador.
Membro: Yossi Zana.
Descrição: A infecção pelo HTLV-1 é frequentemente associada a dores neuropáticas e/ou nociceptivas de moderada a alta intensidade, que afetam principalmente a região lombar e os membros inferiores. Cerca de 80 dos infectados desenvolvem dor crônica, muitas vezes negligenciada, e poucos estudos exploram seu impacto cerebral, além de haver escassez de ensaios clínicos focados em intervenções analgésicas não farmacológicas. Este projeto visa investigar a eficácia da Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (rTMS) neuronavegada no alívio da dor em pacientes com HTLV-1, bem como gerar dados preliminares sobre a atividade cerebral desses pacientes utilizando TMS associada à eletroencefalografia (TMS-EEG). Esta técnica, exclusiva ao nosso laboratório no Brasil, apresenta vantagens sobre outras modalidades de neuroimagem. Objetivo Geral:** Avaliar a eficácia da rTMS no controle da dor em pacientes com HTLV-1. Objetivos Específicos:Avaliar se o controle da dor é influenciado por traços de ansiedade, depressão e estresse; Avaliar a eficácia da intervenção na melhoria da qualidade de vida; Analisar o custo-efetividade da intervenção; Identificar biomarcadores eletrofisiológicos de resposta ao tratamento. Metodologia: O estudo será um ensaio clínico randomizado com 40 adultos infectados pelo HTLV-1, recrutados em dois hospitais de referência. Os participantes serão divididos em dois grupos: um que receberá rTMS ativa (10Hz, 80 do limiar motor, 12 sessões) e outro que receberá uma simulação sem emissão de campo magnético. As intervenções ocorrerão no TESLab da UFABC, São Bernardo do Campo, SP. Os desfechos primários incluem a intensidade e impacto funcional da dor (Inventário Breve de Dor), enquanto os desfechos secundários avaliarão a qualidade de vida (EQ-5D), ansiedade, depressão e estresse (DASS-21), e satisfação do paciente. Também será realizada uma avaliação econômica prospectiva e análise de biomarcadores eletrofisiológicos através de TMS-EEG.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Abrahão Fontes Baptista - Coordenador / Tiago da Silva Lopes - Integrante / Katia Nunes Sá - Integrante / Daniel Ciampi de Andrade - Integrante / Yossi Zana - Integrante / Acary de Souza Bulle Oliveira - Integrante / Adenauer Girardi Casali - Integrante / Bruno Fukelmann Guedes - Integrante / Fuad Ahmad Hazime - Integrante / Gabriel Tarikani Kubota - Integrante / Larissa Conceição Dias Lopes - Integrante / Maércio Maia Alves - Integrante / Tainá Santos Rezende - Integrante / Victória Dayane de Paula Melo - Integrante / Wladimir Bocca Vieira de Rezende Pinto - Integrante / Thaiany Pedrozo Campos Antunes - Integrante.
Membro: Abrahão Fontes Baptista.
5.   2024-Atual. Lung-Brain Axis: A Potential Pathway for the Development of Dementia.
Descrição: Dementia is a multifactorial disease affecting over 55 million people and stands as the seventh leading global cause of mortality. Numerous risk factors have been discerned, including genetics, environment, sociodemographics, lifestyle, and the presence of comorbidities. Diligent efforts to identify and mitigate these risk factors hold the potential to significantly curtail dementia's prevalence or delay its onset. A substantial body of evidence suggests that asthma, a chronic airway disease, may represent a prevalent and modifiable risk factor for dementia.An elevated risk of dementia and accelerated cognitive decline among individuals with severe asthma has been revealed through a comprehensive analysis of cognitive performance and cerebrospinal fluid biomarkers associated with brain pathologies. Building upon this premise, the overarching hypothesis of this project posits that the emergence of type 2 circulating cytokines, stemming from inflammation caused by asthma, exerts an impact on brain function.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernando Augusto de Oliveira - Coordenador / Anne I Sperling - Integrante. Financiador(es): University of Virginia - Outra.
Membro: Fernando Augusto de Oliveira.
6.   2024-Atual. Multimodal approach for the detection, prediction, and management of Freezing of Gait in Parkinson's Disease
Descrição: This research proposal aims to address challenges associated with the characterization and management of FoG in pwPD through the investigation of neuromusculoskeletal biomarkers. It entails the development, testing, and implementation of novel interventional strategies aimed at reducing FoG episodes and evaluating the capability to suppress them (Figure 1). To achieve this goal, the project is structured around four primary aims, that seek to improve the understanding and management of FoG in pwPD through the integration of wearable technology with advanced data analytics and machine learning methods. Aim 1: Quantitative and Objective Characterization of FoG Biomarkers in pwPD To conduct an in-depth analysis of the whole neuromusculoskeletal system in pwPD experiencing FoG by quantitatively assessing neural, muscular, and kinematic parameters compared with pwPD patients without FoG and age-matched healthy individuals. This aims to achieve a comprehensive framework of the pathological condition to better understand the intricate dynamics of FoG episodes in PD. Aim 2: Development of Predictive Model for FoG Episodes To leverage the data obtained from the multimodal assessment (Aim 1) to develop a model capable of detecting and predicting the onset of FoG episodes. This model will combine a machine learning approach and more integrated electrophysiological analysis techniques with clinical measures to analyze patterns within the data, enabling early detection and timely intervention for FoG episodes. Aim 3: Design and Implementation of a Closed-Loop Wearable Technology for FoG Management From the online detection of FoG episodes (Aim 2), we will design and prototype an innovative closed-loop wearable technology that utilizes different interventional strategies for the management (reduction and possible suppression/prevention) of FoG episodes. The following strategies will be investigated: i. Haptic feedback ii. Non-invasive peripheral stimulation with Functional Electrical Stimulation (FES) iii. Non-invasive deep brain stimulation using transcranial Temporal Interference Electrical Stimulation (tTIS) The integration of these intervention modalities aims to provide immediate and adaptive interventions to mitigate the impact of FoG on pwPD's mobility and quality of life. Aim 4: Clinical Validation of the Developed Technology To conduct a randomized clinical trial to assess the safety and efficacy of the developed wearable technology (Aims 2 and 3) in managing FoG episodes among pwPD. This trial will compare the effectiveness of each intervention modality embedded within the technology, providing valuable insights into their relative benefits and informing future improvements. The trial's outcomes will be critical for validating the technology's impact on improving pwPD's mobility and overall well-being and translation into daily clinical life.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Daniel Boari Coelho - Coordenador / Mohamed Bouri - Integrante / Solaiman Shokur - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Daniel Boari Coelho.
7.   2024-Atual. Percepção de tempo e sua relação com outras grandezas
Descrição: O foco do presente projeto é expandir nossa compreensão de como o processamento temporal se relaciona com outrashabilidades cognitivas, como o processamento numérico. Do ponto de científico, este projeto pode trazer contribuições significativas. Existe uma grande discussão na área sobre a relação de diferentes habilidades de processamento de grandezas, como tempo e número. Acreditamos que nosso desenho experimental permite investigar melhor essas possíveis relações, focando principalmente em processos de armazenamento e manipulação destas informações. Ao combinar estes novos experimentos com registro concomitante de atividade neural, como proposto no projeto, poderemos avançar significativamente na compreensão destes processos cognitivos. Do ponto de vista social, a longo prazo, esta compreensão pode ajudar em problemas de desenvolvimento e aprendizagem, como a dificuldade no processamento numérico. Do ponto de vista tecnológico, os métodos aqui propostos para análise da atividade neural se baseiam no que há de mais avançado na área. A adaptação destes métodos para nossa pesquisa pode trazer avanços tecnológicos importantes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: André Mascioli Cravo - Coordenador.
Membro: André Mascioli Cravo.
8.   2024-Atual. Potencial ação terapêutica e mecanismos de ação de plantas adaptógenas em doenças neurodegenerativas
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Fulvio Rieli Mendes - Coordenador / Maria Camila Almeida - Integrante / Daniel Carrettiero - Integrante / João Henrique Guilardi Lago - Integrante / Victor Distefano Wiltenburg - Integrante / Mariana Esteves Felix Penha - Integrante / Allan Falconi-Souto - Integrante / Gabriela Morales-Lima - Integrante / Cory Harris - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Fulvio Rieli Mendes.
9.   2024-Atual. Primeiros Tons: práticas comunais artísticas para crianças de 4 e 5 anos
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Patricia Maria Vanzella - Coordenador / Joao Ricardo Sato - Integrante / Mariana de Araújo Stocchero - Integrante / Mayron Pereira Piccolo Ribeiro - Integrante.
Membro: Patricia Maria Vanzella.
10.   2024-Atual. TURN-IT: A novel intervention program to improve turning in people with PD and freezing of gait
Descrição: Study Rationale: Turning is a critical aspect of mobility for people with PD that, in some individuals, can precipitate freezing of gait. We recently developed a turn-specific intervention for people with PD, and preliminary data indicate it may improve mobility, and specifically turning, during activities of daily life. However, whether this intervention can positively impact freezing of gait is unknown. Given the difficulty that people with PD and freezing exhibit with turning, we seek to examine the effect of a turn-specific physical rehabilitation intervention on freezing severity.Hypothesis: We hypothesize that 6-weeks of turning-specific physical rehabilitation will reduce the actual and perceived severity of freezing both in the lab and in daily life in people with PD.Study Design: We will conduct a pre-phase I, multi-site, blinded, randomized clinical trial to establish the preliminary efficacy of a turn-specific physical rehabilitation protocol (TURN-IT) on observed and perceived freezing severity. We will also assess daily-life mobility to increase relevance of findings to in-home ability.Impact on Diagnosis/Treatment of Parkinsons Disease: Freezing of gait is a life-altering symptom of PD that leads to reduced quality of life and injury. Current pharmacological, rehabilitative, and compensatory strategies are incompletely effective at treating this symptom. Identification of novel rehabilitative interventions to reduce the impact of freezing of gait are urgently needed.Next Steps for Development: If we observe improvements in freezing of gait in response to the TURN-IT intervention, we will conduct a Phase II, randomized clinical trial to establish effectiveness of this intervention to improve freezing in people with PD who freeze.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Daniel Boari Coelho - Coordenador / Carla da Silva Batista - Integrante / Martina Mancini - Integrante / Fabio Augusto Barbieri - Integrante / Daniel Peterson - Integrante. Financiador(es): Michael Jay Fox Foundation - Auxílio financeiro.
Membro: Daniel Boari Coelho.

2023

1.   2023-Atual. A influência de memória operacional na alfabetização e seus correlatos neurais: evidências de um estudo longitudinal com a intervenção na leitura.
Descrição: Esta proposta se situa no âmbito educacional brasileiro, especificamente nos fundamentos da alfabetização. Ela visa preencher lacunas relacionadas ao papel da memória verbal de curto prazo (VeSTM, verbal short term memory) no desenvolvimento das habilidades de leitura e no processo da reestruturação neurofuncional na infância. A proposta foi estruturada com três objetivos: 1) Avaliação do curso de desenvolvimento da VeSTM no início da alfabetização e descrição dos correlatos neuropsicológicos; 2) Avaliação do padrão de funcionamento neural relacionado com o funcionamento da VeSTM ao longo do desenvolvimento em estudantes público-alvo; 3) Avaliação do efeito de um protocolo informatizado Kalulu no ensino de leitura, padrão neuropsicológico e neurofuncional da VeSTM. Projeto auxílio regular, Processo:22/03206-8, Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Projeto Inicial. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Katerina Lukasova - Coordenador / SATO, JOÃO R. - Integrante / Cristiane Maria Sato - Integrante / CARTHERY-GOULART, MARIA TERESA - Integrante.
Membro: Katerina Lukasova.
2.   2023-Atual. A organização em série do comportamento: Estudos com a tarefa de inversão a meio da sessão
Descrição: Dilemas sobre permanecer fazendo uma ação ou mudar para outra permeiam a vida humana. No entanto, os processos que regem como e quanto mudamos de ação estão longe de serem compreendidos. Um paradigma experimental utilizado com animais tem dado pistas interessantes: A de inversão a meio de sessão (midsession reversal learning). Neste paradigma, o animal escolhe entre dois estímulos distintos, S1 e S2, sendo a escolha de S1 recompensada num primeiro momento da sessão (na primeira metade, por exemplo) e a escolha de S2recompensada durante o restante da sessão. Ou seja, ao meio da sessão invertem-se os estímulos positivo e negativo. Estudos anteriores mostram que pombos adotam uma estratégia subótima, preferindo inicialmente S1 mas, à medida que o momento de inversão se aproxima, passam a escolher cada vez mais S2, cometendo erros de antecipação. Após a inversão, continuam a escolher S1 ainda algumas vezes, cometendo erros de perseveração, que vão diminuindo ao final da sessão. Outros estudos mostram que ratos adaptam-se à tarefa de inversão de forma diferente consoante o contexto em que ocorre a tarefa. Num contexto, em caixas de condicionamento operante, elesaprendem a escolher de forma quasi ótima, preferindo S1 até que essa opção deixa de ser recompensada, e passando então a preferir S2. Em outro contexto, os ratos aprendem de forma subótima, de forma similar aos pombos. Há evidência de que neste segundo contexto, os ratos baseiam as suas sucessivas escolhas no tempo já decorrido desde o início da sessão. O projeto visa estudar por que razão ocorre esta diferença de estratégia de aprendizagem. Mais concretamente, se, alterando o procedimento de escolha, podemos determinar a estratégiaque o rato segue. Os resultados dos estudos propostos, assim como a comparação destes resultados com os obtidos com outras espécies, incluindo com seres humanos, nos permitirão conhecer melhor os processos básicos da aprendizagem em geral, e a flexibilidade cognitiva dos animais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Marcelo Bussotti Reyes - Coordenador / Marcelo Salvador Caetano - Integrante / Armando Machado - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Marcelo Bussotti Reyes.
Descrição: O objetivo deste projeto é compreender como os animais se adaptam a mudanças previsíveis no seu ambiente. Em particular, como modificam as suas preferências quando a escolha de uma alternativa, S1, deixa de ser positiva e passa a ser negativa; e a escolha de outra alternativa, S2, deixa de ser negativa e passa a ser positiva, ou seja, quando há uma inversão do valor relativo das escolhas. O teste será realizado com ratos submetidos ao paradigma do labirinto em T.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fulvio Rieli Mendes - Coordenador / Marcelo Salvador Caetano - Integrante / Marcelo Bussotti Reyes - Integrante / Armando Domingos Batista Machado - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro.
Membro: Fulvio Rieli Mendes.
3.   2023-Atual. Auxílio ao Diagnóstico Diferencial de Demência Através de Biomarcadores Baseados em Eletroencefalograma
Descrição: A doença de Alzheimer (DA) é a doença neurodegenerativa mais comum entre os idosos, com declínio progressivo da função cognitiva, afetando significativamente a qualidade de vida. Prevê-se que a prevalência e os encargos emocionais e financeiros da DA sobre os pacientes, suas famílias e a sociedade cresçam significativamente no futuro próximo, devido ao aumento global da expectativa de vida ao nascer. Assim, a detecção precoce da DA torna-se uma questão de saúde pública, pois permite iniciar um tratamento que pode retardar significativamente a progressão da doença. Os biomarcadores disponíveis atualmente, incluindo ressonância magnética volumétrica (RM), tomografia por emissão de pósitrons (PET) e análise do líquido cefalorraquidiano (LCR), são caros, raramente disponíveis em unidades de saúde comunitárias e relativamente invasivos. Levando em conta seu baixo custo, ampla disponibilidade e não invasividade, a eletroencefalografia (EEG) se oferece como alternativa para rastrear as fases iniciais do declínio cognitivo em ambientes clínicos de rotina. Nesse sentido, torna-se necessário também realizar um diagnóstico diferencial da DA, que permita diferenciá-la de outras doenças neurodegenerativas. Assim, a distinção precoce entre demência devido à doença de Alzheimer (DDA) e demência com corpos de Lewy (DCL) é importante para um prognóstico preciso, pois os pacientes com DCL geralmente apresentam progressão mais rápida da doença. Por outro lado, entender a etiologia genética da DA tem sido atualmente um dos principais focos de pesquisa em doenças neurodegenerativas. Com base nestas considerações, este projeto de pesquisa está dividido em duas partes. Para a primeira parte deste projeto, relacionada com o diagnóstico diferencial da DDA e da DCL, será utilizada uma base de dados de EEG gravada em estado de repouso. Nesta primeira parte, pretende-se desenvolver, aprimorar e validar biomarcadores baseados na análise de sinais de EEG gravados em estado de repouso, para suporte ao diagnóstico precoce e diferencial de demência. Na segunda parte deste projeto, pertinente ao diagnóstico da DA considerando fatores genéticos, será usada uma base de dados de EEG gravada durante a execução de tarefas. Para esta segunda parte, serão desenvolvidos, aprimorados e validados marcadores biológicos baseados na análise de sinais de EEG gravados durante a execução de tarefas auditivas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Francisco José Fraga da Silva - Coordenador / Claudio Babiloni - Integrante / SAN-MARTIN, RODRIGO - Integrante / COMINETTI, MÁRCIA REGINA - Integrante / Sandro Mariano Silva Filho - Integrante / Kauê de Oliveira Frassao - Integrante / Pedro Machado Nery dos Santos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Francisco José Fraga da Silva.
4.   2023-Atual. Bioprospecção de peptídeos neuroprotetores a partir dos venenos de serpentes em modelos experimentais in vitro e in vivo para o estudo de doenças neurodegenerativas
Descrição: As doenças neurodegenerativas promovem a perda progressiva de diferentes regiões do cérebro a partir de muitos eventos moleculares e celulares, relacionados ao estresse oxidativo, disfunção mitocondrial, dobramento incorreto de proteínas, excitotoxicidade e inflamação. Terapias neuroprotetivas com peptídeos derivados de substâncias naturais complexas, capazes de melhorar a viabilidade celular ou funções mitocondriais e retardar ou inibir a cascata patogenética das disfunções nas células neuronais, são promissoras na neuroproteção e de particular interesse para as indústrias farmacêuticas. Poucos estudos têm reportado que a fração de baixa massa molecular e peptídeos específicos dos venenos de serpentes apresentam atividade neuroprotetora in vitro frente ao estresse oxidativo. É notório que mais estudos são necessários para revelar os detalhes dos mecanismos neuroprotetores destes agentes contra a neurotoxicidade induzida por espécies reativas de oxigênio (ROS) exercidas em algum modelo experimental in vivo, abordando aspectos bioquímicos, moleculares e comportamentais. Dessa forma, considerando as complexidades biológicas dos venenos das serpentes das famílias Elapidae e Viperidae (I) e por representar fonte rica de peptídeos biologicamente ativos (II) com particularidades estruturais e funcionais, pretende-se com esta proposta: realizar a bioprospecção de peptídeos neuroprotetores a partir dos venenos das serpentes das famílias Elapidae (Naja mandalayenses) e Viperidae (Bothrops jararaca, Daboia siamensis e Lachesis muta), recorrendo aos modelos experimentais in vitro (cultivo de células neuronais) e in vivo (zebrafish com fenótipo de Parkinson - protocolo financiado pela CAPES - Programa Capes/Print/Ufabc/2022) para o estudo de doenças neurodegenerativas e terapêutica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Carlos Alberto-Silva - Coordenador / Marcela Bermúdez Echeverry - Integrante / Halyne Queiroz Pantaleão - Integrante / RUFINO DA SILVA, BRENDA - Integrante / Felipe Assumpção da Cunha e Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Carlos Alberto-Silva.
5.   2023-Atual. Desvendando a assimetria do andar em pacientes com doença de Parkinson: dos mecanismos neurais e motores à reabilitação - AsymmGait-Parkinson study
Descrição: A assimetria do andar, juntamente com a variabilidade, em pacientes com doença de Parkinson (DP) está diretamente relacionada à déficits mais graves do andar, como congelamento, quedas e tropeços. Determinar os mecanismos neurais e as causas da assimetria do andar na DP é relevante para o diagnóstico e sua patogênese. Ainda, considerando que a progressão da DP está relacionada à assimetria motora, saber como intervir na assimetria do andar é essencial para planejar estratégias específicas de reabilitação para este sintoma. Desta forma, os objetivos deste projeto são revisar sistematicamente na literatura os efeitos da assimetria na locomoção e seus mecanismos em pacientes com DP; determinar fatores clínicos, pessoais, neurais (tamanho, forma e funcionalidade das estruturas cerebrais, e concentração de ferro determinados através da imagem de ressonância magnética), sanguíneos (quantificação da concentração de partículas metálicas) e motores associados a assimetria do andar em pacientes com DP; e investigar o efeito agudo e crônico de intervenções motoras e não motoras na assimetria do andar em pacientes com DP. Para atingir os objetivos propostos, cinco estudos foram elaborados: 1) uma revisão sistemática será realizada para investigar o estado da arte da assimetria do andar em pacientes com DP, respondendo a seguinte questão: Como a assimetria da DP afeta o desempenho neural e motor da marcha em pacientes com DP?; 2) um estudo de coorte determinará os fatores relacionados com a assimetria do andar, evidenciando mecanismos que expliquem este fenômeno; 3 e 4) dois ensaios clínicos serão realizados para analisar o efeito agudo de intervenções motoras e não motoras na assimetria do andar em pacientes com DP. Primeiro, será investigado se um protocolo de exercício físico priorizando o lado mais afetado pela DP reduz a assimetria do andar, e em seguida será investigado como uma combinação de exercício e hipóxia intermitente modifica a assimetria do andar. Estes estudos nortearão 5) uma intervenção de 12 semanas para verificar os efeitos crônicos da reabilitação na assimetria do andar em pacientes com DP. Os resultados deste estudo possibilitarão elucidar os mecanismos que causam a assimetria do andar na DP e desenvolver assertivamente estratégias para um programa de reabilitação para a assimetria do andar.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Daniel Boari Coelho - Integrante / BARBIERI, FABIO AUGUSTO - Coordenador / Mariana Penteado Nucci da Silva - Integrante / Marcelo Papoti - Integrante / Marina Piacenti da Silva - Integrante / Christian Schlenstedt - Integrante / Paulo Cezar Rocha dos Santos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Daniel Boari Coelho.
6.   2023-Atual. Efeito de manipulações motivacionais e emocionais sobre a tomada de decisão intertemporal envolvendo gratificação
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Patricia Maria Vanzella - Coordenador / Bibiana Pedra Cruz Bettin - Integrante / Rosa Maria Martins de Almeida - Integrante.
Membro: Patricia Maria Vanzella.
7.   2023-Atual. Effects of non-invasive brain stimulation on affective brain processing in chronic pain (MODU4PAIN)
Descrição: MODU4PAIN is a project that examines whether the central hyperexcitability that characterizes patients with chronic pain and, in particular, patients with fibromyalgia, can be reversed through non-invasive brain stimulation. Previous studies carried out both by our laboratory and by various laboratories around the world have highlighted that brain activity (recorded with both EEG and functional magnetic resonance imaging) is significantly altered in these patients. In general, these alterations encompass both the processing of painful information and the processing of non-painful information. Furthermore, our previous work has highlighted that sensory, affective and cognitive processing of bodily information is significantly altered in patients with fibromyalgia. Thus, patients usually present reduced amplitudes in early evoked potentials (e.g. N100) and increased amplitudes in the later components when they view emotional facial expressions of pain or anger. In addition, significant alterations in brain activity at rest have been observed with increases in power density in theta and beta frequency bands, as well as a significant increase in activity in regions such as the insula or the somatosensory and motor cortices. Finally, significant increases in functional connectivity have been reported between various brain regions that facilitate pain processing, as well as significant reductions in the connectivity of those brain regions involved in pain relief. With all this, the present project tries to study if these parameters of brain activity can be reversed when non-invasive brain stimulation is applied through rTMS (repetitive brain magnetic stimulation) in patients with fibromyalgia. For this, three specific objectives are proposed: 1) to study these effects in the short term (after a session of rTMS at 10Hz on the dorsolateral prefrontal cortex), 2) in the long term (after 10 sessions with tACS at 10Hz on the dorsolateral prefrontal cortex), and 3) to examine the predictive value of resting brain activity, clinical pain scores, and neurobehavioral variables in eliciting effective reversal of central hyperexcitability by noninvasive brain stimulation in patients with fibromyalgia. This project will expand our knowledge in the approach to chronic pain at a diagnostic, prognostic, therapeutic and preventive level. The identification of "neurophysiological markers" that can be reversed by non-invasive brain stimulation could help to better understand the treatment of patients by identifying those who are most at risk of developing chronic pain.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: PEDRO JOSE Montoya Jiménez - Coordenador / FONTES BAPTISTA, ABRAHÃO - Integrante. Financiador(es): Agencia Española de Investigación - Auxílio financeiro.
Membro: PEDRO JOSE Montoya Jiménez.
8.   2023-Atual. ESTIMULAÇÃO MAGNÉTICA CEREBRAL NÃO-INVASIVA NO TRATAMENTO DA FADIGA PÓS-COVID-19: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO
Descrição: Introdução: A COVID-19 é considerada a pior crise sanitária do século XXI com repercussões clínicas e econômicas que afetam a população mundial, mesmo após a remissão dos sintomas agudos. Pessoas com síndrome pós-COVID-19 ou COVID longa apresentam queixas persistentes de dor, dispneia, fadiga, problemas. gastrointestinais, ansiedade, depressão e sintomas cognitivos como perda de memória e da capacidade de raciocinar, com redução da participação social e laboral. Dentre estes sintomas, os que provocam maiores impactos pessoais, sociais e econômicos são a fadiga crônica, os transtornos de humor, as perdas cognitivas e a dor. Objetivo: O objetivo primário do estudo será avaliar a eficácia e a segurança da estimulação magnética cerebral não invasiva no tratamento da fadiga associada à síndrome pós-COVID-19. Secundariamente, serão avaliados os efeitos sobre a dor, a ansiedade, a depressão, o estresse, a qualidade de vida e o impacto econômico. Metodologia: Será realizado um ensaio clínico randomizado placebo controlado e cego, seguindo as recomendações do CONSORT. Participarão do estudo adultos voluntários com queixa de fadiga após 12 semanas ou mais de infecção por COVID-19 que serão submetidos a 10 sessões de 1.500 pulsos de estimulação magnética cerebral não invasiva repetitiva ativa a 10Hz no córtex pré-frontal dorsolateral esquerdo comparada à estimulação sham. Antes e após o tratamento os participantes serão submetidos à aplicação de escalas. A fadiga será avaliada com auxílio da escala funcional de fadiga FACIT-F e de tarefas cognitivas, a dor será avaliada pelo Inventário Breve de Dor (IBD), a ansiedade, depressão e estresse pela escala DASS-21 e a qualidade de vida pela escala de qualidade de vida EuroQoL. Os dados serão tabulados e analisados por testes estatísticos apropriados para cada desfecho, considerando um alfa de 5 e poder de 80. Resultados esperados: Este estudo fornecerá evidências preliminares sobre os efeitos da estimulação magnética repetitiva em sintomas persistentes, particularmente a fadiga pós-COVID-19. Além disso, espera-se que sejam formados dois novos doutores, quatro novos mestres e que sejam publicados pelo menos 12 artigos científicos de revisão sistemática, observacionais e clínicos em periódicos internacionais de elevado impacto. Com isso, busca-se contribuir com o desenvolvimento da ciência no tema, do estado da Bahia, dos programas de pós-graduação stricto sensu e, principalmente, com a redução do sofrimento e com o aumento da qualidade de vida dos acometidos pela síndrome pós-COVID-19.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: PEDRO JOSE Montoya Jiménez - Integrante / BAPTISTA, ABRAHÃO F. - Integrante / DUBOIS-MENDES, SELENA M. - Integrante / SÁ, KATIA N. - Coordenador / Fuad Ahmad Hazime - Integrante / Marcos Almeida Matos - Integrante / Cristiane Maria Carvalho Dias - Integrante / Bruno Teixeira Goes - Integrante / Juliana Barbosa Goulardins - Integrante / Mônica Andrade Rios - Integrante / Robson Santos Santana - Integrante / Jessica Ramos - Integrante / Juliana Guimarães - Integrante / Celso Almeida - Integrante / Isadora Spanholi - Integrante / João Ricardo Actis - Integrante.
Membro: PEDRO JOSE Montoya Jiménez.
9.   2023-Atual. Reversão da conectividade e atividade cerebral intrínseca em pacientes com fibromialgia por meio de neuromodulação com tACS
Descrição: Pacientes com dor crônica são caracterizados por alterações plásticas na atividade cerebral relacionadas à percepção da dor, mas também em resposta ao processamento cognitivo e afetivo de informações corporais não dolorosas, incluindo as expressões faciais de dor em outros. A maioria das evidências atuais aponta para um mecanismo central de sensibilização causado pela manutenção da dor ao longo do tempo. Juntamente com as intervenções farmacológicas, as intervenções físicas, comportamentais e cognitivas demonstraram produzir efeitos de alívio da dor a curto prazo. Nos últimos anos, técnicas de neuromodulação (como estimulação transcraniana elétrica ou magnética) demonstraram produzir efeitos claros na cognição e nas emoções, bem como na dor percebida tanto por pessoas saudáveis quanto por pacientes com dor crônica. Em particular, a estimulação transcraniana com corrente alternada (tACS) pode modular a atividade cerebral, forçando o potencial de membrana dos neurônios no córtex a oscilar a partir de seu estado de repouso. Além disso, hipotetiza-se que a tACS na frequência eletroencefalográfica alfa (10 Hz) pode ter efeitos inibitórios no córtex somatossensorial e, portanto, reduzir a hiperexcitabilidade associada à dor crônica. No entanto, pouco se sabe sobre os mecanismos neurofisiológicos subjacentes a esses efeitos e se o alfa tACS pode reverter as alterações na conectividade e na atividade cerebral intrínseca em pacientes com fibromialgia. Aqui, examinamos os efeitos do alfa tACS nas oscilações de EEG em repouso, conectividade funcional e potenciais evocados por rostos emocionais que retratam expressões faciais de raiva, felicidade e dor, bem como rostos neutros em pacientes com fibromialgia. Esperamos que a tACS produza: 1) uma modulação significativa das frequências alfa (aumentos da densidade de potência, da frequência de pico e da coerência) e teta (redução da densidade de potência); 2) uma "normalização" da conectividade funcional das regiões frontal e somatossensorial; e 3) aumento significativo das amplitudes dos componentes tardios e redução dos componentes iniciais dos potenciais evocados visuais em resposta às expressões faciais afetivas. Os achados do presente projeto ajudarão a entender se técnicas neuromodulatórias como a tACS podem reverter as alterações plásticas desencadeadas pela manutenção da dor ao longo do tempo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: PEDRO JOSE Montoya Jiménez - Coordenador / DUSCHEK, STEFAN - Integrante / BAPTISTA, ABRAHÃO F. - Integrante / GONZÁLEZ-ROLDÁN, ANA - Integrante / VIVAS MIRANDA, JOSÉ GARCÍA - Integrante / Yossi Zana - Integrante / Felipe Aydar - Integrante / Ana Yaeko - Integrante / Deise Ferreira da Silva - Integrante / Tiago Lopes - Integrante / Maria Helena Faria Coura - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: PEDRO JOSE Montoya Jiménez.
10.   2023-Atual. Suporte ao Diagnóstico Precoce e Diferencial de Demência por meio de Biomarcadores baseados em EEG
Descrição: A doença de Alzheimer (DA) é a doença neurodegenerativa mais comum entre os idosos, com declínio progressivo da função cognitiva, afetando significativamente a qualidade de vida. Prevê-se que a prevalência e os encargos emocionais e financeiros da DA sobre os pacientes, suas famílias e a sociedade cresçam significativamente no futuro próximo, devido ao aumento global da expectativa de vida ao nascer. Assim, a detecção precoce da DA torna-se uma questão de saúde pública, pois permite iniciar um tratamento que pode retardar significativamente a progressão da doença. Os biomarcadores disponíveis atualmente, incluindo ressonância magnética volumétrica (RM), tomografia por emissão de pósitrons (PET) e análise do líquido cefalorraquidiano (LCR), são caros, raramente disponíveis em unidades de saúde comunitárias e relativamente invasivos. Levando em conta seu baixo custo, ampla disponibilidade e não invasividade, a eletroencefalografia (EEG) se oferece como alternativa para rastrear as fases iniciais do declínio cognitivo em ambientes clínicos de rotina. Nesse sentido, torna-se necessário também realizar um diagnóstico diferencial da DA, que permita diferenciá-la de outras doenças neurodegenerativas. Assim, a distinção precoce entre demência devido à doença de Alzheimer (DDA) e demência com corpos de Lewy (DCL) é importante para um prognóstico preciso, pois os pacientes com DCL geralmente apresentam progressão mais rápida da doença. Além disso, na linha de procurar um diagnóstico realmente antecipado, o comprometimento cognitivo leve (CCL) tem se mostrado um importante fator de risco no desenvolvimento de ambas as doenças. Por outro lado, entender a etiologia genética da DA tem sido atualmente um dos principais focos de pesquisa em doenças neurodegenerativas. Embora já tenham sido relatados diversos marcadores genéticos para a DA, até o momento, o alelo #949;4 do gene da Apolipoproteína E (APOE) foi o marcador que mostrou a associação mais consistente com a DA de início tardio. Com base nestas considerações, este projeto de pesquisa está dividido em duas partes. Para a primeira parte deste projeto, relacionada com o diagnóstico diferencial da DDA e da DCL, será utilizada uma base de dados de EEG gravada em estado de repouso. Esta base é composta por dados de 90 indivíduos que fazem de um arquivo internacional contendo dados clínicos, neuropsicológicos e eletrofisiológicos usados em estudos anteriores por um consórcio europeu denominado PDWAVES. Nesta primeira parte, pretende-se desenvolver, aprimorar e validar biomarcadores baseados na análise de sinais de EEG gravados em estado de repouso, para suporte ao diagnóstico precoce e diferencial da DDA, da DCL e do CCL em ambas. Na segunda parte deste projeto, pertinente ao diagnóstico da DA considerando fatores genéticos, será usada uma base de dados de EEG gravada durante a execução de tarefas auditivas, composta por 83 participantes idosos recrutados em Rio Claro, SP, Brasil. Para esta segunda parte, serão desenvolvidos, aprimorados e validados marcadores biológicos baseados na análise de sinais de EEG gravados durante a execução de tarefas, a fim de diferenciar entre idosos portadores e não portadores do alelo #949;4 do gene da apolipoproteína E (APOE4), diagnosticados ou não com Doença de Alzheimer.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Francisco José Fraga da Silva - Coordenador / Claudio Babiloni - Integrante / SAN-MARTIN, RODRIGO - Integrante / COMINETTI, MÁRCIA REGINA - Integrante / Sandro Mariano Silva Filho - Integrante / Kauê de Oliveira Frassao - Integrante / Pedro Machado Nery dos Santos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Francisco José Fraga da Silva.

2022

1.   2022-Atual. Alterações celulares e eletrofisiológicas no hipocampo causadas por processos neurodegenerativos relacionados com anóxia neonatal e epilepsia do lobo temporal
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alexandre Hiroaki Kihara - Coordenador / SILVIA HONDA TAKADA - Integrante / ERIKA REIME KINJO - Integrante / ALMEIDA, CAYO - Integrante / PONGILIO, RENAN PASCHOALINO - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Alexandre Hiroaki Kihara.
2.   2022-Atual. Aprendizagem e Surpresa em Inferência Perceptual
Descrição: Percepção pode ser definida como o processo de redução da incerteza sobre o ambiente a partir de informação sensorial e conhecimento prévio. O teorema do Bayes fornece a base da teoria normativa sobre como informação sensorial e expectativas sobre o mundo devem ser combinadas. Experimentos psicofísicos recentes têm levantado indícios convincentes que observadores de fato realizam uma integração Bayesiana de informação e conhecimento, ou de várias fontes de informação. Este projeto propõe experimentos que abordam o processo de aprendizagem responsável pela construção de expectativas perceptuais, além de fatores que determinam a magnitude da surpresa quando estas expectativas são quebradas, e a facilitação subsequente da aprendizagem perceptual. Nos experimentos propostos, será avaliado se observadores humanos conseguem aprender implicitamente a correlação entre um atributo central à tarefa de classificação visual e uma pista informativa, com e sem pista ancilar (indicando validade ou não da pista informativa). Também será investigado o papel da quebra de expectativas ('surpresa'), conforme registrado por técnicas psicofisiológicas, nestes tipos de aprendizagem perceptual. Os resultados serão avaliados e comparados com o modelo normativo de redes Bayesianas para inferência complexa e servirão de base para o desenvolvimento de modelos neurocomputacionais dos processos neurobiológicos que a produzem.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Peter Maurice Erna Claessens - Coordenador / André M. Cravo - Integrante / Carolina Feher da Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Peter Maurice Erna Claessens.
3.   2022-Atual. CIDADES: Centro de Inovação em Políticas Públicas Urbanas
Descrição: CCD - Centros de Ciências para o Desenvolvimento - Processo 2021/11959-3. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Raphael Yokoingawa de Camargo - Integrante / Ciro Biderman - Coordenador / Daniel Ferreira Pereira Gonçalves da Mata - Integrante / Sergio Pinheiro Firpo - Integrante.
Membro: Raphael Yokoingawa de Camargo.
4.   2022-Atual. Impacto da neuroinflamação e da participação do eixo intestino-cérebro na mielinização em modelo de anóxia neonatal em roedores combinado à inflamação perinatal por ativação imune materna
Descrição: A privação de oxigênio ao nascimento, conhecida clinicamente como anóxia neonatal ou asfixia perinatal, é considerada uma das maiores causas de óbitos neonatais no mundo e um dos principais fatores de risco para diversas desordens do neurodesenvolvimento nos indivíduos que sobrevivem a esta condição, gerando considerável impacto na saúde pública. Um dos principais grupos de risco para ocorrência da anóxia neonatal são os prematuros com baixo peso ao nascimento, sendo que, na maioria dos casos, o nascimento prematuro é desencadeado por inflamação materna. Modelos de ativação imune materna (AIM) em roedores mostraram importantes alterações comportamentais condizentes com algumas doenças do neurodesenvolvimento, como o transtorno do espectro autista (TEA) e acreditamos que a sensibilização causada pela AIM possa potencializar os efeitos da anóxia neonatal em nosso modelo em roedores já validado e bem estabelecido, que mimetiza a privação de oxigênio em indivíduos prematuros. Além disso, sendo ambos estímulos sistêmicos, acreditamos que possa haver alterações na permeabilidade da barreira intestinal decorrente da neuroinflamação e, baseado nos recentes avanços dos estudos da participação do eixo intestino-cérebro nos processos inflamatórios, tais alterações potencializariam ainda mais os efeitos deletérios da neuroinflamação. Portanto, com a finalidade de se estabelecer a compreensão dos mecanismos que levam às alterações moleculares, celulares, histológicas e cognitivas observadas como sequelas da anóxia neonatal, a hipótese deste projeto é que modificações a nível intestinal ocasionados pelo estímulo anóxico em conjunto à inflamação perinatal influenciam na persistência e aumento do processo inflamatório estabelecido no SNC, alterando importantes processos do neurodesenvolvimento, como a mielinização, refletindo em alterações do comportamento condizentes com o TEA.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Silvia Honda Takada - Coordenador / Débora Sterzeck Cardoso - Integrante / ARRUDA, BRUNA PETRUCELLI - Integrante / MARTINS, PAMELA PINHEIRO - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Silvia Honda Takada.
5.   2022-Atual. Instituto Nacional de Ciencia e Tecnologia em Neurociência Social e Afetiva
Descrição: O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Neurociência Social e Afetiva (INCT-SANI) propõe a investigação de fenômenos individuais e de grupo, visando elaborar teorias e ferramentas auxiliares na solução de problemas atuais, como desigualdade social, conflitos intergrupais, radicalização política e mudanças climáticas. Para isso, conduzirá experimentos multicêntricos em diversos tópicos da neurociência afetiva e social, como tomada de decisão social em tarefas de cooperação e competição, julgamento moral, influência de vieses cognitivos e sociais na percepção e no comportamento, crenças conspiratórias e fake news, entre outros. Como estratégias metodológicas para investigar tais temas, adotaremos experimentos em vários laboratórios deste centro com técnicas eletrofisiológicas, de neuroimagem e rastreio ocular; aplicação de questionários online em grandes amostras transculturais; experimentos com validade ecológica, fora do laboratório (ex., escolas, empresas, praças); análise de dados das redes sociais (ex. Twitter e Facebook). Além disso, buscaremos integrar técnicas clássicas da psicologia e neurociência com técnicas de aprendizado de máquina para análise de dados obtidos nos experimentos. Os experimentos aqui propostos permitirão investigar, em diferentes níveis (neurofisiologia, comportamento, grupos e culturas), como fatores individuais (ex., sociodemográficos, cognitivos, personalidade, identidade moral) e grupais (ex., identidade política, social e econômica) impactam a percepção e o comportamento individuais. Buscaremos, assim, aplicar conhecimentos da neurociência social e afetiva para promover uma sociedade mais justa e sustentável, em acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável proposto pela Organização das Nações Unidas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (13) . Integrantes: Claudinei Eduardo Biazoli Junior - Integrante / Paulo Boggio - Coordenador.
Membro: Claudinei Eduardo Biazoli Junior.
6.   2022-Atual. Interocepção e desempenho artístico
Descrição: Neste projeto buscamos entender as associações entre a sensibilidade, consciência e acurácia interoceptiva e o desempenho artístico, especialmente na música, teatro e dança. Partimos do pressuposto que o desempenho artístico exige um aprimoramento da percepção de sinais provenientes do corpo e buscamos investigar em modelos causais se este aprimoramento se traduz em aumento da interocepção. Em paralelo, queremos entender o papel dos transtornos de humor e da dor nesta associação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (0) . Integrantes: Abrahão Fontes Baptista - Coordenador / Patrícia Vanzella - Integrante / Maércio Maia - Integrante / Cibeli Cardoso Reynaud - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
Membro: Abrahão Fontes Baptista.
7.   2022-Atual. Neurobiologia dos processos de tomada de decisão voluntária ou habitual.
Descrição: Os animais constantemente tomam decisões, processo necessário à adaptação de sua sobrevivência a um ambiente em constante mudança. Tomada de decisão é um processo computacional que exige do cérebro a interpretação de estímulos sensoriais externos e sua integração com os internos e as memórias. Os núcleos da base são estruturas essenciais para esse processo. Anos de ciência em neuroanatomia funcional identificaram como subregiões do estriado ventral, dorsomedial e dorsolateral contribuem para a tomada de decisão seja por processos de aprendizados associados a um estímulo reforçador, consequência da ação e formação de hábitos, respectivamente. No entanto, o atual avanço neurotecnológico permite explorar as bases neurais dessas funções com maior especificidade das vias envolvidas com diferentes processos de tomada de decisão. O estriado é formado pelos neurônios espinhosos médios que enviam projeções GABAérgicas para a Substância Negra, via direta, ou para o Globo Pálido, via indireta. Teorias indicam que essas vias têm função concorrente quanto a ação ou inibição do comportamento, mas ainda não as diferenciam com relação às subregiões estriatais. Neste projeto, utilizaremos camundongos transgênicos e vetores virais para estudar o papel das vias direta ou indireta do estriado em tarefas de objetivo específico ou hábito no labirinto em T. Iremos padronizar o teste comportamental para camundongos e utilizar técnicas de atividade neuronal (cFos), quimiogenética e fotometria para identificar ou manipular os neurônios específicos de cada subregião envolvidos na tomada de decisão guiada por um objetivo específico ou pelo hábito. Esse estudo contribuirá para o desenvolvimento de melhores teorias do funcionamento do cérebro, além de propiciar substrato científico para novas propostas de tratamento às doenças mentais que tenham o comprometimento dos processos de tomada de decisão: uso de substâncias, ansiedade e depressão, além dos transtornos compulsivos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Tatiana Lima Ferreira - Coordenador / Juliana Carlota Krammer Soares - Integrante / karina possa abrahao - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Tatiana Lima Ferreira.
8.   2022-Atual. Percepção de emoções em bailarinos experts e amadores: um estudo com espectroscopia funcional por infravermelho próximo e estimulação magnética transcraniana repetitiva de baixa frequência
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Patricia Maria Vanzella - Coordenador / Maercio Maia - Integrante / Pedro Montoya - Integrante / Abrahao Fontes Baptista - Integrante.
Membro: Patricia Maria Vanzella.
9.   2022-Atual. The Number Sense and Its Relation to Mathematical Achievement: Visit of Dr. Armando Domingos Batista Machado to UFABC
Descrição: Esta proposta tem por objetivo apoiar, por 12 meses, a visita do Dr. Armando Machado, da Universidade de Aveiro (Portugal) à Universidade Federal do ABC (UFABC), com visitas esporádicas a laboratórios da UFSCar vinculados ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT- ECCE) - financiado pela FAPESP (Processo 2014/50909-8), CNPq (Processo 465686/2014-1) e CAPES (Processo 88887.136407/2017-00). O objetivo principal da visita será contribuir com projetos de pesquisa em andamento na UFABC e UFSCar, e desenvolver um novo projeto colaborativo durante sua estadia na UFABC. O Dr. Machado também irá contribuir com atividades esporádicas (aulas, conferências, seminários) na UFABC. Ele já visitou alguns laboratórios do INCT-ECCE, em especial da UFSCar, há alguns anos, com o apoio da FAPESP (Processo # 2015/06491-1). Como resultado, vários projetos e artigos se beneficiaram de sua assessoria, com publicações em importantes periódicos internacionais e fomento de intercâmbio internacional de alunos. Neste pedido, o foco será contribuir para alavancar um jovem, porém produtivo, grupo de pesquisa da UFABC, cujo foco de trabalho (psicologia cognitiva e percepção de tempo) faz parte da área de expertise do pesquisador visitante.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Marcelo Salvador Caetano - Coordenador / André Mascioli Cravo - Integrante / Marcelo Bussotti Reyes - Integrante / Armando Machado - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Bolsa.
Membro: Marcelo Salvador Caetano.
10.   2022-Atual. Uso de deep learning e grafos para a predição da interação entre alvos de vias celulares relacionadas a células cancerosas
Descrição: O câncer é uma doença complexa com grande número de incidências na população mundial, no Brasil, por exemplo, é esperado que surjam 625 mil casos novos por ano. Existem diversos estudos com o objetivo de novas descobertas que possam colaborar para o desenvolvimento de novos tratamentos para diversos tipos de câncer. Pesquisas relacionadas sobre vias de sinalização celular e inibição de proteínas podem ser muito promissoras para novos avanços na pesquisa de futuros novos tratamentos. Nas vias de sinalização, temos a interação entre diversos complexos de proteínas e mudanças pós-traducionais. Elucidar as interações entre diferentes complexos proteina-proteina na via podem ser muito importantes para possíveis estudos para ativar ou inativar vias, podendo ser alvos para tratamentos em diversos tipos de câncer. Para os casos de inibição de proteínas, podemos procurar moléculas que, após a interação com determinado sítio, alterem a estrutura tridimensional da proteína podendo inibir algum efeito não desejado. Com modelos de deep learning e usos de análises de expressão gênica iremos definir alvos de interações entre proteínas em vias que podem tanto serem alvo de estudo sobre a interação entre proteínas, como alvos para a inibição com ligante. Para os casos de interação proteína-proteína, nosso grupo desenvolve um método com o uso de grafos e deep learning para predizer a interação entre duas proteínas. Para os casos de interação proteína ligante, usaremos técnicas de virtual screening para o docking de uma grande quantidade de dados, após sendo ranqueados novamente com o uso de redes neurais. Todos os resultados relevantes serão submetidos a uma validação por dinâmica molecular. Esperamos, ao final, chegar a resultados que possam elucidar novos conhecimentos sobre diversos tipos de câncer relacionados a via de sinalização celular e realizarmos parcerias para testes experimentais dos nossos resultados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: David Corrêa Martins Junior - Integrante / Ronaldo Fumio Hashimoto - Coordenador / MARCHI, FABIO ALBUQUERQUE - Integrante / Marcos Freitas Parra - Integrante / Carlos Reynaldo Portocarrero Tovar - Integrante / Simone Queiroz Pantaleão - Integrante / Maria Claudia Negret Lopez - Integrante / Daniella Bizinelli - Integrante / Rodrigo Cesar Bonini - Integrante / Caio Isaias da Silva Braga - Integrante / Aarão Melo Lopes - Integrante / Dennis José da Silva - Integrante / Gabriel Pinheiro Strini Piedade - Integrante / Lyang Higa Cano - Integrante / Irina Yuri Kawashima - Integrante / Salvador Sánchez Vinces - Integrante / Shantanu Gupta - Integrante.
Membro: David Corrêa Martins Junior.

2021

1.   2021-2023. Avaliação de Protocolos de Ensino Informatizados
Descrição: Esta proposta reúne preocupações relacionadas ao âmbito educacional inclusivo brasileiro, que podem ser resolvidas por meio de soluções tecnológicas no contexto escolar e clínico. Ela visa preencher lacunas relacionadas ao desenvolvimento e avaliação de protocolos de ensino informatizados, com o objetivo de gerar dados empíricos de sua efetividade. A proposta foi estruturada em três componentes: (1a) Avaliação da efetividade de dois protocolos informatizados para o ensino de habilidades de leitura e escrita já existentes e validados em estudos anteriores ? Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos (ALEPP) e Kalulu ? incluindo (1b) a descrição dos correlatos neurofisiológicos e neuropsicológicos do desenvolvimento dessas habilidades; (2) Desenvolvimento e avaliação de soluções computacionais que favoreçam o ensino estruturado na perspectiva analítico-comportamental de estudantes público-alvo da educação especial na sala de aula inclusiva; e (3) Desenvolvimento e avaliação da efetividade de protocolos de ensino informatizados de habilidades práticas de intervenção ao Transtorno do Espectro Autista, implementados através de uma plataforma de Ensino Computadorizado Interativo, para o estabelecimento de competências em pessoal técnico de apoio à intervenção clínica, facilitadores da inclusão escolar e pais de crianças diagnosticadas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) . Integrantes: Marcelo Salvador Caetano - Coordenador / Julio Cesar Coelho de Rose - Integrante / Maria Teresa Carthery-Goulart - Integrante / Katerina Lukasova - Integrante / Carlos Barbosa Alves de Souza - Integrante / João Paulo Gois - Integrante / Lidia Maria Marson Postalli - Integrante / Priscila Benitez - Integrante / Romariz da Silva Barros - Integrante. Financiador(es): FAPESP - Auxílio financeiro.
Membro: Marcelo Salvador Caetano.
Descrição: Esta proposta reúne preocupações relacionadas ao âmbito educacional inclusivo brasileiro, que podem ser resolvidas por meio de soluções tecnológicas no contexto escolar e clínico. Ela visa preencher lacunas relacionadas ao desenvolvimento e avaliação de protocolos de ensino informatizados, com o objetivo de gerar dados empíricos de sua efetividade. A proposta foi estruturada em três componentes: (1a) Avaliação da efetividade de dois protocolos informatizados para o ensino de habilidades de leitura e escrita já existentes e validados em estudos anteriores - Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos (ALEPP) e Kalulu - incluindo (1b) a descrição dos correlatos neurofisiológicos e neuropsicológicos do desenvolvimento dessas habilidades; (2) Desenvolvimento e avaliação de soluções computacionais que favoreçam o ensino estruturado na perspectiva analítico-comportamental de estudantes público-alvo da educação especial na sala de aula inclusiva; e (3) Desenvolvimento e avaliação da efetividade de protocolos de ensino informatizados de habilidades práticas de intervenção ao Transtorno do Espectro Autista, implementados através de uma plataforma de Ensino Computadorizado Interativo, para o estabelecimento de competências em pessoal técnico de apoio à intervenção clínica, facilitadores da inclusão escolar e pais de crianças diagnosticadas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Katerina Lukasova - Integrante / Maria Teresa Carthery Goulart - Integrante / Marcelo Salvador Caetano - Coordenador / Carlos Barbosa Alves de Souza - Integrante / João Paulo Gois - Integrante / Lidia Maria Marson Postalli - Integrante / Priscila Benitez - Integrante / Júlio César Coelho de Rose - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro.
Membro: Katerina Lukasova.
2.   2021-Atual. Correlatos neurais da ação conjunta na performance musical de duos de piano: Um estudo baseado na Espectroscopia Funcional no Infravermelho Próximo (fNIRS)
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Patricia Maria Vanzella - Integrante / Joao Ricardo Sato - Integrante / Thenille Braun Janzen - Coordenador.
Membro: Patricia Maria Vanzella.
3.   2021-Atual. Correlatos Neurais da Musicalidade em adultos saudáveis : Efeitos da sofisticação musical no funcionamento executivo
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Patricia Maria Vanzella - Coordenador / Guilherme Alves Delmolin de Oliveira - Integrante.
Membro: Patricia Maria Vanzella.
4.   2021-Atual. Estudos de moléculas sintéticas ou naturais com propriedades biológicas de interesse farmacológico em modelos experimentais "in vitro" para doenças neurodegenerativas
Descrição: Identificar e caracterizar moléculas ou substâncias complexas presentes nos produtos naturais da diversidade biológica brasileira (toxinas de animais, plantas ou microrganismos) para a geração de novos conhecimentos, produtos ou processos. O objetivo do presente estudo é avaliar a possível atividade neuroprotetora da destes compostos contra o estresse oxidativo induzido por H2O2 em cultura de células neuronais de mamíferos . Ainda, verificar os mecanismos de ação envolvidos envolvidos na neuroproteção a partir das análises de integridade e metabolismo mitocondrial, das espécies reativas de oxigênio (EROs ? DCFH), peroxidação lipídica (TBARS), expressão da AsS, NF-kB e iNOS (Western Blot), atividade indireta da arginase (dosagem de ureia), níveis de nitritos (Griess) e o potencial de membrana mitocondrial (TMRM).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Carlos Alberto-Silva - Coordenador / Portaro, Fernanda C. V. - Integrante / Marcela Bermúdez Echeverry - Integrante / Halyne Queiroz Pantaleão - Integrante / Julio Cezar Araujo da Silva - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do ABC - Outra.
Membro: Carlos Alberto-Silva.
5.   2021-Atual. PRONAS sobre a detecção e intervenção precoce de Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Descrição: Coordenação da pesquisa PRONAS sobre a detecção e intervenção precoce de Transtorno do Espectro Autista (TEA) em crianças de zero a quatro anos em situação de vulnerabilidade social, através de rastreio ocular (eye tracking) e método da Análise Aplicada do Comportamento (ABA).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Katerina Lukasova - Integrante / Edson Amaro Júnior - Coordenador / Yasmin dos Anjos de Deus Cardoso - Integrante / Yasmine Rocha Martins - Integrante.
Membro: Katerina Lukasova.
6.   2021-Atual. Proposta de um serviço interdisciplinar em ABA para estudantes com autismo: estratégias para o envolvimento dos pais
Descrição: O projeto visa elaborar, implementar e avaliar um serviço de atendimento educacional complementar para estudantes com TEA, a partir da aplicação dos procedimentos de ensino delineados com os princípios analítico-comportamentais, por uma equipe interdisciplinar, em conjunto com os pais. Como medida complementar serão conduzidas avaliações de rastreio ocular dos estudantes com TEA, ao longo de toda intervenção para identificar possíveis mudanças antes e após aprendizagem de habilidades básicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Francisco José Fraga da Silva - Integrante / BENITEZ, PRISCILA - Coordenador / VIVILI MARIA SILVA GOMES - Integrante.
Membro: Francisco José Fraga da Silva.
7.   2021-Atual. Safe Virtual Reality-based setup for the investigation and the treatment of freezing of gait in Parkinson's disease
Descrição: Freezing of gait (FoG) is one of the main reasons for movement initiation disorders and abnormal coupling of posture and gait in Parkinson's disease (PD). Emerging evidence showed that emotional disturbances arising from affective disorders such as anxiety and fear of falling could contribute to gait disorders in PD. Therefore, training in safe environments can contribute to rehabilitation. Virtual reality (VR) gait paradigms offer the potential for safe and objective PD-FoG evaluation. Here, we aim at building and validate a setup integrating VR and a robotic device, permitting to investigate FoG in a safe seated position. Our first scientific objective is to investigate whether measures of freezing in our setup (that we call the FreeMotionVR) correlate to objective and subjective measures of FoG in standing position. Once we have tested and validated our setup as a useful tool to induce and unstruck from FoG episodes, FreeMotionVR can be used in the future for three purposes: (1) Improve our understanding of FoG through measurements of neural activity; (2) Introduce patients to well-known physiotherapy techniques to unstuck from FoG, in a well-controlled and safe environment; and (3) Test novel neurorehabilitation protocols using neurofeedback to reduce the episodes of FoG.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Daniel Boari Coelho - Coordenador / DE LIMA-PARDINI, ANDREA C. - Integrante / CAMPOS, DÉBORA DA SILVA FRAGOSO - Integrante / Mohamed Bouri - Integrante / Solaiman Shokur - Integrante. Financiador(es): Universitat St.Gallen - Auxílio financeiro.
Membro: Daniel Boari Coelho.
8.   2021-Atual. Tendências em Computação de Alto Desempenho, do Gerenciamento de Recursos a Novas Arquiteturas de Computadores
Descrição: Projeto Temático FAPESP 19/26702-8. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Raphael Yokoingawa de Camargo - Integrante / Alfredo Goldman - Coordenador / HERMES SENGER - Integrante / Guido Araújo - Integrante / Luiz Bittencourt - Integrante.
Membro: Raphael Yokoingawa de Camargo.

2020

1.   2020-2020. Analysis of the electrophysiological activity of human and archaic humanoid brain organoids
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alexandre Hiroaki Kihara - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1
Membro: Alexandre Hiroaki Kihara.
2.   2020-2020. Análises transcriptômicas, proteômicas e eletrofisiológicas de organóides cerebrais humanos direcionadas para o estudo de desordens neuronais
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Alexandre Hiroaki Kihara - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Membro: Alexandre Hiroaki Kihara.
3.   2020-Atual. Avaliação de Protocolos de Ensino Informatizados
Descrição: Descrição: Esta proposta reúne preocupações relacionadas ao âmbito educacional inclusivo brasileiro, que podem ser resolvidas por meio de soluções tecnológicas no contexto escolar e clínico. Ela visa preencher lacunas relacionadas ao desenvolvimento e avaliação de protocolos de ensino informatizados, com o objetivo de gerar dados empíricos de sua efetividade. A proposta foi estruturada em três componentes: (1a) Avaliação da efetividade de dois protocolos informatizados para o ensino de habilidades de leitura e escrita já existentes e validados em estudos anteriores ? Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos (ALEPP) e Kalulu ? incluindo (1b) a descrição dos correlatos neurofisiológicos e neuropsicológicos do desenvolvimento dessas habilidades; (2) Desenvolvimento e avaliação de soluções computacionais que favoreçam o ensino estruturado na perspectiva analítico-comportamental de estudantes público-alvo da educação especial na sala de aula inclusiva; e (3) Desenvolvimento e avaliação da efetividade de protocolos de ensino informatizados de habilidades práticas de intervenção ao Transtorno do Espectro Autista, implementados através de uma plataforma de Ensino Computadorizado Interativo, para o estabelecimento de competências em pessoal técnico de apoio à intervenção clínica, facilitadores da inclusão escolar e pais de crianças diagnosticadas... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Maria Teresa Carthery-Goulart - Integrante / Maria Teresa Carthery Goulart - Integrante / Marcelo Salvador Caetano - Coordenador / Katerina Lukasova - Integrante / Julio Cesar Coelho de Rose - Integrante / Carlos Barbosa Alves de Souza - Integrante / João Paulo Gois - Integrante / Lidia Maria Marson Postalli - Integrante / Romariz da Silva Barros - Integrante / Priscila Benitez - Integrante.
Membro: Maria Teresa Carthery-Goulart.
4.   2020-2022. CARINGTrauma - Investigating CAusal Relations IN Gene-environment interactions in children exposed to war-related Traumatic events
Descrição: Exposure to war-related traumatic events as well as displacement have been found to increase refugee childrens vulnerability for the development of mental health problems. However, there is substantial variability, with some presenting with mental health disorders, while others show remarkable resilience. One reason for this observed variability is the complex interplay between individual traits, such as genetic factors, and characteristics of the environment in determining mental health outcomes. However, the extent and nature to which individual and environmental factors causally interact to determine mental health outcomes in children remains unclear as most studies rely on correlational designs. Hence, we propose the development of an innovative statistical approach, combining advanced machine learning techniques and concepts of statistical causality, to investigate the complex and interactive causal relations between the various determinants of mental health across multiple domains. In order to achieve our objective, this new statistical approach will be applied to recently collected data from a unique longitudinal study on Syrian refugee children based in Lebanon (BIOPATH). The available data includes comprehensive demographic, genetic, epigenetic, neuroendocrine, social, psychological, and environmental variables collected from Syrian refugee children and their caregivers at two time-points (N=1600 at the baseline and N=1009 at a one year follow-up).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Claudinei Eduardo Biazoli Junior - Coordenador / Michael Pluess - Integrante. Financiador(es): European Comission - Bolsa.
Membro: Claudinei Eduardo Biazoli Junior.
5.   2020-Atual. Contribuições da estimulação motora e cognitiva em aspectos neuropsiquiátricos
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ruth Ferreira Galduróz - Coordenador / Soraia Fernandes das Neves Glisoi - Integrante.
Membro: Ruth Ferreira Galduróz.
6.   2020-Atual. Contribuições do Tai Chi em aspectos neuropsiquiátricos
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ruth Ferreira Galduróz - Coordenador.
Membro: Ruth Ferreira Galduróz.
7.   2020-Atual. contribuições do Yoga e meditação em aspectos neuropsiquiátricos
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ruth Ferreira Galduróz - Coordenador.
Membro: Ruth Ferreira Galduróz.
8.   2020-2023. Degeneração e desenvolvimento do sistema nervoso: o papel de processos epigenéticos
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Alexandre Hiroaki Kihara - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Alexandre Hiroaki Kihara.
9.   2020-2022. Determinação de inibidores para as proteínas não estruturais de SARS-CoV-2 com o uso de técnicas computacionais e modelagem molecular (covdock)
Descrição: No dia 11 de março de 2020 foi caracterizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a COVID-19 como uma pandemia. De acordo com a OMS, até o dia 19 de maio, temos mais de 4,7 milhões de casos confirmados no mundo com mais de 300 mil mortes confirmadas, com casos confirmados em 216 países, no Brasil, temos mais de 270 mil casos e um número próximo a 20 mil mortes. Os casos de COVID-19 são causados pelo virion SARS-CoV-2, e os primeiros casos foram relatados em dezembro de 2019. O virion SARS-CoV-2 pertence a família Coronaviridae juntamente com as espécies SARS-CoV e MERS-CoV, também causadoras de epidemias. As três espécies pertencem ao gênero Betacoronavirus, onde o virion é composto por um capsídeo com as proteínas estruturais E, M e S. Internamente, seu genoma é uma RNA de fita positiva que é traduzido em duas poliproteínas ORF1a e ORF1b. Dentre as proteínas não estruturais, estamos interessados inicialmente nas proteínas PL polimerase e RNA dependente de polimerase RNA (RdRp). Em razão da severidade dessa doença, existe uma necessidade de novos compostos antivirais que possam ser utilizados para a intervenção profilática ou terapêutica no combate aos seus agentes patogênicos. Os estudos demonstram que os alvos na proteína viral são o principal foco no desenvolvimento de novas terapias antivirais. Atualmente, muitas técnicas de modelagem molecular têm sido utilizadas a fim de realizar uma triagem (virtual screening) de possíveis compostos inibidores, principalmente, considerando a flexibilidade das proteínas virais, uma vez que movimentos conformacionais de alta amplitude normalmente estão associados a mecanismos de regulação alostérica. Assim, para este projeto determinaremos variantes conformacionais das proteínas PL protease e RNA dependente de polimerase RNA utilizando a metodologia de análise de modos normais e, assim, após a seleção dos tipos conformacionais mais prováveis a partir de critérios energéticos (entropia conformacional - densidade de estados), realizaremos um virtual screening com um banco de dados de compostos e um novo ranqueamento com o uso de redes neurais. Com a determinação dos compostos candidatos, realizaremos simulações de dinâmica molecular longas para a validação dos resultados. Ao final, com essas análises, esperamos determinar moléculas líderes que poderão ser desenvolvidas como inibidores efetivos para as referidas proteínas virais. Também esperamos que este projeto possa ter um futuro impacto social e de saúde pública, uma vez que os resultados obtidos poderão fornecer uma base conceitual para o desenvolvimento de novas estratégias para o combate às infecções causadas por espécies do gênero Betacoronavirus.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: David Corrêa Martins Junior - Coordenador / MARCHI, FABIO ALBUQUERQUE - Integrante / Antonio Sergio Kimus Braz - Integrante / Zofia Agnieszka Wicik - Integrante.
Membro: David Corrêa Martins Junior.
10.   2020-Atual. Efeitos secundários da Covid-19 sobre pacientes portadores de doenças neurodegenerativas: uma abordagem molecular com organoides cerebrais
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Marcela Bermúdez Echeverry - Integrante / Alexandre Hiroaki Kihara - Coordenador / Silvia Honda - Integrante / FERNANDO AUGUSTO DE OLIVEIRA RIBEIRO - Integrante.
Membro: Marcela Bermúdez Echeverry.
11.   2020-Atual. Estabilidade de distintos peptídeos neuroprotetores frente às enzimas intrínsecas de células da linhagem SH-SY5Y na presença e ausência de estresse oxidativo induzido por H2O2
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Marcela Bermúdez Echeverry - Coordenador / Carlos Alberto Silva - Integrante / Halyne Queiroz - Integrante.
Membro: Marcela Bermúdez Echeverry.
12.   2020-2023. Estabilidade de hidrólise de peptídeos de interesse biológico dos veneno de serpentes frente às enzimas intrínsecas de células neuronais em cultivo
Descrição: Os estudos de estabilidade dos peptídeos ricos em prolinas (PROs) oriundos veneno da serpente B. jararaca frente as enzimas proteolíticas intrínsecas de mamíferos e a identificação de diferentes metabólitos na urina de animais tratados com estes peptídeos via sistêmica, permitiu o levantamento da hipótese de que a ação das enzimas proteolíticas presente nas células neuronais em cultivo podem gerar produtos de hidrólise dos PROs quando mantidos em cultura durante os ensaios de neuroproteção. Sendo assim, pretende-se caracterizar a estabilidade de distintos PROs em cultura de células da linhagens neuronais na presença e ausência de estresse oxidativo induzido por H2O2 e identificar a atividade biológica dos possíveis metabólitos produzidos pelas enzimas proteolíticas intrínsecas na cultura celular. Certamente, o desenvolvimento deste estudo ampliará os conhecimentos sobre os mecanismos de ação que explicariam os efeitos de neuroprotetores destes PROs nesta condição de estresse e, possivelmente, fundamentará os futuros estudos em modelos animais de disfunções neurodegenerativas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Carlos Alberto-Silva - Coordenador / Halyne Queiroz Pantaleão - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do ABC - Outra.
Membro: Carlos Alberto-Silva.
13.   2020-2024. Explorando interações entre estímulos complexos visuais e auditivos por meio de associações intermodais e respostas pupilares
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Patricia Maria Vanzella - Coordenador / Claudia Feitosa-Santana - Integrante / Daniel Quintela Bertuzzi - Integrante.
Membro: Patricia Maria Vanzella.
14.   2020-2021. Impactos psicológicos e coping em profissionais de saúde no enfrentamento à pandemia do COVID-19 no Brasil
Descrição: O estudo visa investigar os impactos cognitivos e psicológicos em profissionais da saúde decorrentes do atendimento a pacientes com suspeita ou acometidos pela COVID-19 no Brasil, bem como investigar estratégias de coping utilizadas por esses profissionais. A proposta é de uma pesquisa exploratória-descritiva de abordagem quantitativa com coleta prospectiva dos dados. Os dados serão coletados através da plataforma de pesquisas Google Forms, de maneira 100% digital, em três etapas diferentes: durante a pandemia por COVID-19; de 4 a 6 semanas após a primeira testagem; e após o fim da pandemia com um mínimo de 88 voluntários. Os voluntários serão selecionados por meio das redes sociais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Katerina Lukasova - Coordenador / Jefferson Luiz Pereira - Integrante / Sofia Marques Viana Ulisses - Integrante / Omar Moreira Del Bianco - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do ABC - Outra.
Membro: Katerina Lukasova.
15.   2020-Atual. Iniciação Musical e suas contribuições para aspectos neuropsiquiátricos
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ruth Ferreira Galduróz - Coordenador / Marcel Arruda - Integrante.
Membro: Ruth Ferreira Galduróz.
16.   2020-2022. Modelo Computacional para Simulação do Teste de Inibição pré-pulso: interfaces com a Esquizofrenia
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Cristiane Otero Reis Salum - Coordenador / Thiago Ohno Bezerra - Integrante.
Membro: Cristiane Otero Reis Salum.
17.   2020-Atual. Neuromodulação não-invasiva no manejo da COVID-19
Descrição: Desde o início da pandemia relacionada à COVID-19 muitos desafios têm sido apresentados no sentido da compreensão da fisiopatologia da doença e do seu controle e tratamento. Inicialmente reconhecida como uma doença respiratória, rapidamente o envolvimento do sistema nervoso passou a ser considerado como meio de internalização do vírus e na gênese de uma série de mecanismos associados à doença. A neuromodulação não-invasiva possui ferramentas que podem contribuir tanto para a compreensão da fisiopatologia da doença, como no seu controle e também como adjuvante no tratamento das suas consequências. Este projeto faz parte de um esforço internacional neste sentido.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . Integrantes: Abrahão Fontes Baptista - Coordenador / Artur Padão Gosling - Integrante / Rafael Jardim Duarte Moreira - Integrante / Kátia Monte-Silva - Integrante / Fuad Ahmed Hazime - Integrante / Alexandre Hideki Okano - Integrante / Egas Caparelli-Daquer - Integrante / Clarice Tanaka - Integrante / Katia Nunes Sá - Integrante / Daniel Ciampi de Andrade - Integrante / Alexandre Moreira - Integrante / Isadora Nunes Sá Fontes Baptista - Integrante / Rosana Lima Pagano - Integrante / Yossi Zana - Integrante / Márcia Midori Morimoto - Integrante / Ana Lúcia Yaeko da Silva Santos - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
Membro: Abrahão Fontes Baptista.
18.   2020-2022. Relação entre dinâmica de ATP intracelular e modulação da concentração de cálcio citosólico no neurônio
Descrição: Cálcio (Ca2+) é um íon fundamental para a homeostase celular, servindo de molécula sinalizadora para inúmeros eventos intracelulares no neurônio. No repouso sua concentração está em torno de nanomolar sendo que durante a atividade neuronal esta concentração pode chegar a valores milimolares. O aumento e decaimento do Ca2+ intracelular ocorre principalmente por mecanismos específicos nas membranas celulares existindo, dentre estes mecanismos, estruturas dependentes de ATP para a remoção do Ca2+ citosólico. O ATP intracelular é gerado através de processos bioquímicos por meio da quebra da glicose, provinda do meio extracelular, ou do lactato, transportado pelos astrócitos aos neurônios. Neste projeto pretendemos verificar como vias bioquímicas intracelulares e o lactato enviado pelos astrócitos afetam a dinâmica do Ca2+ neuronal e seus mecanismos de remoção intracelular dependentes de ATP.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Fernando Augusto de Oliveira - Coordenador / Vitor S. Alves - Integrante / Natalia J. Conto - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2
Membro: Fernando Augusto de Oliveira.
19.   2020-2022. Reparo do sistema de eletrofisiologia e imagem
Descrição: Reparo do sistema de eletrofisiologia e imagem. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernando Augusto de Oliveira - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Fernando Augusto de Oliveira.


Data de processamento: 16/11/2024 16:27:01