1. | 2024-Atual. A linguagem dos prazeres e a linguagem da vida. Desafios e dificuldades na tradução da Crítica do Juízo. Descrição: The aim of this project is to study some of the difficulties encountered in the process oftranslating the Critique of Judgement. First of all, we intend to focus on the task of translationitself, its presuppositions and its implications. Secondly, the peculiarities of the source textand its modalities of circulation will be studied. It will be examined how the German textbecame fixed and what interventions were made by the editors of the available versions.Thirdly, the translator's linguistic challenges will be analysed. The passages of the text thatare less comprehensible will be reviewed, lists of technical terms and their possible versionsin Romance languages will be established. For these terms, conceptual networks will beestablished linking them to other terms in Kant's philosophy and establishing their recurrencein other approaches in German philosophy. The philosophical meaning of these terms and theway in which they influence our thinking will also be considered. In addition, we will look atthe peculiar nature of Romance languages and, in the case of Spanish and Portuguese, we willconsider the key features of their main dialectal variants. Finally, the way in which thefeatures of this group of languages and their variations affect the writing of the Critique ofJudgement will be examined.To this end, the following activities are planned:1) Lecture on translation theories.2) Workshop on the German edition of the text of the Critique of Judgement.3) Lecture on Romance languages and their dialectal variations.4) Permanent seminar on the technical terms of the Critique of Judgment and theirphilosophical significance.5) Meeting of translators to discuss specific difficulties.6) Publication of a thematic dossier in a journal on some specific difficulties in the translationof the Critique of Judgement.7) Publication of a collective book. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernando Costa Mattos - Coordenador / Luciana Martinez - Integrante. Membro: Fernando Costa Mattos. |
2. | 2024-Atual. As censuras parisienses de 1270 e 1277 e a questão do estatuto epistemológico do conhecimento racional na perspectiva de Alberto Magno, Tomás de Aquino e Síger de Brabante. Descrição: A partir da controvérsia sobre o uso do aristotelismo como base para o ensino universitário no século XIII, esse Projeto visa reconstruir os estágios mais importantes do conflito doutrinário entre os mestres da Faculdade de Arte e os teólogos, culminando com as censuras de 1270 e 1277 por parte do bispo de Paris Estêvão Tempier. Nessa reconstrução, entre as muitas questões trazidas à tona pelas condenações, vai reservar um lugar de destaque à questão do estatuto epistemológico do conhecimento racional. Com efeito, a corrente do assim chamado aristotelismo radical teria adotado dogmaticamente todas as teses de Aristóteles e de seu comentarista árabe Averróis, reivindicando a unicidade do intelecto possível para toda espécie humana e a eternidade do mundo, além de negar a providência divina e a liberdade humana, entre os outras questões. Aprofundando as interpretações filosóficas e as categorias historiográficas mais aceitas sobre esse problema, esse Projeto visa realizar um trabalho de análise, de crítica e de compreensão das posições de Alberto Magno, Tomás de Aquino e Síger de Brabante que representam as figuras centrais e emblemáticas nessa discussão, individuando no diálogo que cada um deles instaura com Averróis o elemento que une e, simultânea e paradoxalmente, contrapõe os êxitos das suas pesquisas. O objetivo desse Projeto será alcançado através de uma análise textual rigorosa, pela qual se julga necessária a tradução do latim ao português de duas obras: o texto das proposições condenadas pelo bispo Étienne Tempier em 1277 relativas à discussão sobre a unicidade do intelecto, a partir da obra de Roland Hissette Enquête sur les 219 articles condamnés à Paris le 7 mars 1277, e o tratado De XV problematibus (Os quinze problemas) de Alberto Magno.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Matteo Raschietti - Coordenador. Membro: Matteo Raschietti. |
3. | 2024-Atual. Feminismos de compostagem: implicações práticas do atravessamento de fronteiras entre a natureza e a cultura Descrição: Este projeto de Pós-Doutorado em Filosofia tem por objetivo desenvolver as relações entre ecologia e feminismo partindo dos trabalhos de Herbert Marcuse e de Donna Haraway para pensar as ambiguidades e os desafios políticos-epistemológicos envolvidos no conceito de natureza. Acreditamos que o atravessamento das fronteiras entre a natureza e a cultura, que veremos nos debates entre algumas correntes de pensamento influenciadas pelo pensamento ecológico e feminista, resulta em um certo modo de pensar as relações entre a teoria e a prática, que tem implicações para a filosofia política, a ética, a teoria crítica, a estética e a educação. A pesquisa está estruturada a partir de uma sequência de produções acadêmicas: um livro sobre Marcuse e ecologia, composto por cinco traduções e cinco ensaios críticos, com escrita de um capítulo de apresentação; a tradução de um ensaio de Donna Haraway, com a escrita de um texto crítico de apresentação; um capítulo de livro sobre a inspiração da filosofia de Herbert Marcuse para o desenvolvimento de práticas pedagógicas, a ser publicado em livro em inglês. Da articulação entre esses três movimentos de pesquisa, pretende-se desenvolver o conceito de feminismos de compostagem para discutir os desafios envolvidos no que se chama de "defesa da floresta" ou de crise ecológica global. Para isso vamos trabalhar a partir dos conhecimentos de agroecologia sistematizados por Ana Maria Primavesi e Ernst Götsch. Com base nestes conhecimentos, e nas críticas ecofeministas, veremos que a instabilidade do conceito de natureza adquire consequências políticas centrais para as lutas sociais e éticas contemporâneas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marilia Mello Pisani - Coordenador / Carla Rodrigues - Integrante. Membro: Marilia Mello Pisani. |
4. | 2024-Atual. Utopia e Crítica: Subjetividades, Democracia e Transformação Social Descrição: O grupo, associado à linha de pesquisa de ética e filosofia política, tem como objetivo a investigação das formações subjetivas no interior de horizontes democráticos, considerando a dinâmica dessas instituições e as tendências de transformação social. Consideramos aqui, portanto, a chave da utopia como a possibilidade de novas formas sociais advindas das expectativas democráticas que possibilitam, em medidas variadas, as condições para o enfrentamento das crises sociais e as possibilidades de suas transformações. Reafirmamos aqui a orientação da Teoria Crítica, em especial com a obra de Herbert Marcuse, cuja crítica da ideologia envolve as tendências para uma emancipação social. Além disso, recuperamos a chave subjetiva como importante elemento da análise e investigaremos, com base na psicanálise, as formações culturais que promovem os sentidos contemporâneos da vida democrática. Acreditamos que esses elementos devem estar articulados a um território evitando assim uma ideia abstrata de utopia. Por isso, abordaremos no eixo utopia e periferia os aspectos territoriais, aproveitando o tema também para aproximarmos a Teoria Crítica às Teorias Decoloniais. Por fim, empregaremos o esforço para pensarmos a educação como eixo privilegiado das criações utópicas: trata-se de um campo importante para investigarmos práticas de transformação social tendo em vista as subjetividades envolvidas no processo.Link_ https://utopiacritica.pesquisa.ufabc.edu.br/. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (9) . Integrantes: Silvio Ricardo Gomes Carneiro - Coordenador / Gabriel Ramponi - Integrante / Roger Augusto Barbosa Montemor - Integrante / Andrea Santos Baca - Integrante / Michael Franz Schmidlehner - Integrante / Renan Rodrigues Gomes - Integrante / Mathias Galli Tatsch - Integrante / Bruno Fabricio Alcebino da Silva - Integrante / Alexis Daniel Rosim Millán - Integrante / Juliana Viana Ford - Integrante / Fabiana Carolina Dias - Integrante / Bruno Corrêa Bortoletto - Integrante / Virgínia Alves - Integrante / Bárbara Jocovix - Integrante / Vitor Mateus dos Reis Martins Duarte - Integrante / Fernanda Andrade Garcia - Integrante / Francisco José Santaella Galvão - Integrante / Nathalia Nascimento Barroso - Integrante. Membro: Silvio Ricardo Gomes Carneiro. |
1. | 2023-Atual. A pudicícia como Descrição: Estuda-se a defesa de Agostinho de Hipona à preservação da virtude e da vida de mulheres estupradas. Caberá desenvolver uma pesquisa detalhada sobre o alvo da crítica agostiniana, a saber, a tradição romana que concebia a pudicícia como a principal virtude das mulheres. Em síntese, Agostinho denunciou a perversidade dessa virtude romana no contexto do estupro de mulheres. Segundo a tradição romana (estabelecida por leis, formas jurídicas, narrativas exemplares e filosóficas), o estupro de uma mulher aniquilava sua pudicícia, e essa virtude representava o alicerce de todas as demais virtudes, assim, sem pudicícia, a vida de uma mulher tornava-se indesejável tanto para ela como para a sociedade romana. Naquele contexto, a única via de preservação da virtude de uma mulher estuprada era sua morte pelo suicídio ou por sua morte. No Livro I de "A cidade de Deus", Agostinho analisa, em diversos aspectos, a violência e injustiça da tradição romana da centralidade da pudicícia e de sua vulnerabilidade ao estupro. O texto de Agostinho é complexo no sentido de requerer estudo de diversos componentes: elementos de retórica (exemplum, declamativo, consolatio), o contexto histórico em que o texto é escrito, conhecimento da legislação sobre estupro vigente na época de Agostinho, a opressão social da vergonha (pudor) imposta às vítimas de estupro, os testes de virgindade aos quais elas eram submetidas, o estupro como um dos costumes de guerra, a crítica à ética das virtudes romanas (fundamentadas na glória e na fama), crítica à ética estoica, soluções apresentadas pela ética agostiniana, etc. Por isso, para compreender a densidade e o impacto do posicionamento de Agostinho, será preciso recorrer a diversos tipos de fontes que estabelecem uma certa tradição romana concernente à pudicícia das mulheres. Para tanto, a pesquisa inicialmente concentra-se em autores e legislações que enaltecem nominalmente a pudicícia feminina (entre os séculos II AEC e II EC). O segundo passo da pesquisa volta-se ao estudo de três autores posteriores e emblemáticos no estudo da pudicícia da Antiguidade Tardia, e que articulam elementos da tradição romana em o contexto cristão: Tertuliano, Ambrósio e Jerônimo. Finalmente, será possível compreender o teor e o alcance das críticas de Agostinho à pudicícia, bem como aquilo que ele propõe como solução para a moral da pudicícia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Cristiane Negreiros Abbud Ayoub - Coordenador / Alfredo Storck - Integrante / Robert Colasso - Integrante / Daniel Ferraresi Araújo Silva - Integrante / Wallace Tavares de Sá - Integrante. Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1 Membro: Cristiane Negreiros Abbud Ayoub. |
2. | 2023-Atual. Adaptação das traduções das três Críticas kantianas ao português de Portugal Descrição: Projeto realizado junto à Universidade de Lisboa, com autorização da Editora Vozes, visando adaptar as traduções das três Críticas de Kant ao português de Portugal. A Crítica da Razão Pura e a Crítica da Faculdade de Julgar foram traduzidas por Fernando Costa Mattos, a Crítica da Razão Prática por Monique Hulshof.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernando Costa Mattos - Integrante / Monique Hulshof - Integrante / João Constâncio - Coordenador / Beatriz de Almeida Rodrigues - Integrante. Membro: Fernando Costa Mattos. |
3. | 2023-Atual. História da filosofia e interpretação do Brasil (1960-1985) Descrição: Quer-se examinar como a reflexão sobre a política e a cultura no Brasil, no período entre as décadas de 1960 e 1980, foi marcada por conceitos tomados da filosofia do idealismo alemão e seu desdobramento materialista-dialético (Kant, Hegel e Marx). Isso é manifesto nas formulações do ISEB sobre a "tomada de consciência" acerca da "autenticidade" da cultura nacional. Mas não só: na trilha do que assinalou Renato Ortiz (1994) para a influência do ISEB sobre as formulações políticas do CPC da UNE, pretendo, no presente projeto, examinar como conceitos tomados de Hegel se prestaram a dois tipos de abordagem da realidade política e cultural brasileira por professores do departamento de filosofia da Universidade de São Paulo: de um lado, a abordagem tributária da ?Fenomenologia do Espírito?, com ênfase sobre a dialética da consciência e da relação do senhor e do escravo; de outro, uma abordagem tributária da ?Lógica?, que negligencia aspectos ligados a uma filosofia da consciência (da qual o Romantismo será, em última análise, tributário) para privilegiar a estrutura categorial da experiência social.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Vinicius Berlendis de Figueiredo - Coordenador / Lauro Antonio Nogueira Soares Junior - Integrante / Leo Andreiko - Integrante / Felipe Serafim Vieira - Integrante. Membro: Vinicius Berlendis de Figueiredo. |
4. | 2023-Atual. História da Filosofia: Visões e Revisões Descrição: Este projeto situa-se no campo ao qual se atribuiu a tarefa de circunscrever os sentidos possíveis de ?filosofia?. Num passado não muito remoto, seria admitido como filosofia somente aquilo que exibisse algum nexo com a chamada história da filosofia ? uma longa e inconclusa série de diálogos reais e/ou virtuais materializada em textos das mais variadas modalidades. Atualmente, nada parece sustentar tamanha expectativa legitimadora conferida à história da filosofia. A emergência das filosofias feministas, africanas, ameríndias e latino-americanas, para dar apenas alguns exemplos, provocaram uma profunda revisão do valor histórico e filosófico daquilo que tradicionalmente foi posto à margem da história da filosofia canônica (eurocêntrica). Neste projeto, pretende-se acolher as diversas perspectivas sobre o lugar da história da filosofia, sejam legitimadoras sejam revisionistas. O que se sustenta é que, independentemente da perspectiva adotada, não se justifica qualquer contraposição entre o ensinar filosofia e a história da filosofia, a não ser que se conceba a história da filosofia como uma erudição vazia, um conhecimento enciclopédico estranho à vida dos estudantes. O objetivo desta pesquisa é, assim, explorar as correlações recíprocas entre a história da filosofia e o ensinar a filosofar, entre o texto filosófico e o seu leitor, tendo em vista um tipo de abordagem da história da filosofia e do texto filosófico que atenda justamente ao propósito de levar ao filosofar e à produção do pensamento autônomo. Serão objeto das pesquisas reunidas sob a égide deste projeto temáticas e autores dos mais diversos períodos da história da filosofia, canônicos ou não, na expectativa de que suas experiências filosóficas particulares se tornem pontos de vista privilegiados para melhor compreender a natureza da filosofia e do seu ensino. Tais temáticas e autores ? os novos e os antigos clássicos ? podem ocorrer aqui seja como referencial teórico das práticas de intervenção em sala de aula seja como conteúdo propriamente dessas práticas por intermédio da apropriação didática dos seus textos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: André Luis La Salvia - Coordenador. Membro: André Luis La Salvia. |
5. | 2023-Atual. Iluminismo e ateísmo: o que pensam as luzes radicais Descrição: Esta pesquisa tem como finalidade principal estudar as reflexões e as explicações morais, políticas e científicas do ateísmo stricto sensu, ou ateísmo absoluto, ateísmo positivo, ou ainda ateísmo completo, entendido, como interpretam Michel Onfray e Jonathan Israel respectivamente, como ultraluzes ou iluminismo radical, ou seja, como uma racionalidade metafísica exercitada e exigida de maneira criteriosa, rigorosa e crítica às últimas consequências, portanto #8210; a despeito da pretensão #8210;, como o mais científico e lúcido dos iluminismos #8210; nos termos de Pierre Naville, uma filosofia científica #8210; iniciado pelos pensadores franceses do século XVIII, sobretudo Jean Meslier, La Mettrie, Denis Diderot e Barão de Holbach, e que se mostra ainda presente e determinante, embora adaptado às novas questões, na obra de autores contemporâneos declaradamente ateus, como os filósofos franceses Michel Onfray, já mencionado, e André Comte-Sponville, bem como na dos cientistas anglo-saxões Richard Dawkins e Sam Harris, passando pelas reflexões dos clássicos jovem Karl Marx e Sigmund Freud.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Paulo Jonas de Lima Piva - Coordenador. Número de produções C, T & A: 8 Membro: Paulo Jonas de Lima Piva. |
6. | 2023-Atual. Objeções e respostas: análise dos debates em torno das hipóteses mecanicistas de Descartes Descrição: Este projeto visa dar continuidade ao trabalho de pesquisa que desenvolvi durante os últimos dez anos. A primeira etapa dessa pesquisa consistiu na tradução do ensaio Os meteoros, publicada em Discurso do método ensaios (2018), que é a primeira tradução completa para a língua portuguesa da obra publicada por Descartes em 1637. O longo trabalho de tradução e redação de notas explicativas, realizado em parceria com Érico Andrade (UFPE), motivou o aprofundamento de meus estudos sobre a filosofia natural cartesiana, tema que tenho investigado com mais afinco desde então. A segunda etapa desse processo de pesquisa compreendeu a leitura e análise de uma parte da correspondência cartesiana, tendo em vista a necessidade de compreender a recepção dos ensaios de Descartes particularmente A dióptrica e Os meteoros. Nesse contexto se destacam as críticas de seus contemporâneos às explicações e hipóteses contidas nesses dois ensaios, que estão voltados para questões relativas à técnica e à filosofia natural. A terceira etapa teve início a partir do convite feito por César Augusto Battisti (UNIOESTE), para integrar a equipe responsável pela tradução da correspondência de Descartes. Trata-se de um projeto de longo prazo, cuja realização disponibilizará em língua portuguesa todas as 735 cartas que compõem o epistolário cartesiano. Projeto ambicioso e inédito, que demanda a articulação de uma equipe composta por 25 pesquisadores. Esse projeto, intitulado Tradução da Correspondência de René Descartes, foi submetido ao Edital Universal 2021 do CNPq (CNPq/MCTI/FNDCT N 18/2021), logrando sucesso na sua aprovação. Desse modo, a minha presente proposta de pesquisa está alinhada com esse projeto maior.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Paulo Tadeu da Silva - Coordenador. Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2 Membro: Paulo Tadeu da Silva. |
7. | 2023-Atual. Observatório de políticas educacionais: Planejamento regional e governança democrática para a qualidade de educação no Grande ABC Descrição: Projeto FAPESP desenvolvido em parceria com as prefeituras da região do ABC.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Silvio Ricardo Gomes Carneiro - Integrante / Salomão Ximenes - Coordenador / Sérgio Stoco - Integrante / Ana Lucia Sanches - Integrante / Roberta Peres - Integrante. Membro: Silvio Ricardo Gomes Carneiro. |
8. | 2023-Atual. PARA UNA CRÍTICA GENEALÓGICA DE LA VERDAD POÉTICA Y FILOSÓFICA: PERSPECTIVAS CONTEMPORÁNEAS DESDE NIETZSCHE Descrição: El Proyecto que lleva por título "Para una crítica genealógica de la verdad poética y filosófica: perspectivas contemporáneas desde Nietzsche" tiene como objetivo más importante llevar a cabo una investigación en torno a la experiencia contemporánea de la verdad, tomando como punto de partida el pensamiento de Friedrich Nietzsche, para aplicarla, posteriormente, a cuestiones que afectan y preocupan de diversas maneras a nuestras sociedades actuales. El objetivo de la investigación será, por otra parte, llevar a una genealogía del contexto en el que surge la resignificación nietzscheana de la verdad en su relación con otras importantes nociones de su filosofía, como son el cuerpo, el resentimiento, el nihilismo o la articulación entre filosofía y arte o entre filosofía y literatura. Hemos dividido la investigación a partir de tres secciones o líneas de trabajo que, por otra parte, serán desarrolladas de manera simultánea por diferentes miembros del proyecto, de manera coordinada por los dos IP. La primera línea de trabajo lleva por título, "Poéticas de la verdad": la resignificación nietzscheana de la verdad entre la Modernidad y la Posmodernidad y en ella se analizarán nociones con un marcado carácter transdisciplinar o transfronterizo como las de ritmo, metáfora o estilo, que dejan ver el original planteamiento del pensamiento nietzscheano. La segunda línea se titula, Acercamiento filosófico-literario a la verdad desde Así habló Zaratustra y se centrará en un estudio crítico de este texto desde estos nuevos parámetros. Por último, una tercera línea de trabajo que bajo el título, Tecnologías, sujeto crítico y poder: antropotécnicas y gobierno de la verdad desde la "transvaloración de los valores", abordará la recepción y actualidad de todos aquellos aspectos que rodean lo que hemos denominado verdad poética, en el pensamiento filosófico y artístico contemporáneo, con el fin de comprender fenómenos actuales como el de la posverdad. Se tomará como punto de referencia algunos aspectos de las obras de M. Foucault y P. Sloterdijk, con el fin de contextualizar la recepción contemporánea de Nietzsche. El Proyecto tiene un marcado enfoque interdisciplinar, pero se mantiene dentro del campo de las humanidades, reuniendo a especialistas provenientes de lafilosofía y la filología. Los miembros del grupo están integrados en una red internacional de estudios sobre Nietzsche, en la que trabajan sobre temas similares, y tienen una alta capacitación para llevar a cabo un completo programa de formación de investigadores. No queremos dejar de destacar que, el equipo del Proyecto se plantea como un reto la adaptación de sus dinámicas de trabajo a los modelos de digitalización de las humanidades, con el fin de ganar competencias en la internacionalización por medio de herramientas virtuales. Del mismo modo, el Proyecto tiene programada la publicación de sus resultados en plataformas y medios que permitan el acceso abierto, con el fin de potenciar el impacto de sus investigaciones.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eduardo Nasser - Integrante / Arno Gimber - Integrante / Oscar Quejido - Coordenador / Vanessa Lemm - Integrante / Geman Cano - Integrante / Mariano Gonzales - Integrante / Carmem Garcia - Integrante. Membro: Eduardo Nasser. |
9. | 2023-Atual. Pascal, Rousseau e Kant: metamorfoses do pensamento dualista Descrição: Ao definir a condição humana como cisão entre o que somos e o que deixamos de ser com a Queda, Pascal introduz uma leitura dualista que será retomada às avessas no século XVIII por dois autores maiores do Esclarecimento: Rousseau e Kant. Rousseau, historicizando e pondo de cabeça para baixo a dualidade pascaliana, irá assinar na historicidade do ser humano a cisão entre o que somos (o presente) e o que podemos vir a ser (a perfectibilidade). Kant, leitor de Rousseau desde a década de 1760, irá construir sua filosofia prática (seja a moral stricto sensu, seja a filosofia da história e a antropologia pragmática) a partir da dualidade entre ser e dever-ser. Procura-se, no presente projeto, examinar as relações de empréstimo, retomada e reinterpretação que ligam, como um fio vermelho, Pascal, Rousseau e Kant.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Vinicius Berlendis de Figueiredo - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Membro: Vinicius Berlendis de Figueiredo. |
10. | 2023-Atual. Práticas dialógicas para o ensino da filosofia (PROF-FILO) Descrição: As práticas dialógicas de ensino pressupõem o encontro de sujeitos que interagem na construção do conhecimento, implicando, portanto, uma relação horizontal e simétrica de criação e troca, que corrobora a elaboração de um pensamento não dogmático e valoriza a diferença e a alteridade. Desse modo, as práticas dialógicas promovem a autonomia do pensamento e da ação dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, permitindo a aquisição e a transformação do conhecimento em resposta ao contexto sociocultural desses sujeitos. Entende-se que o ensino de filosofia encontra nessas práticas um meio e um espaço promissor, pois é da natureza da filosofia a dialogicidade, como se pode observar, por exemplo, no modo de filosofar de Sócrates, na hermenêutica filosófica de Gadamer e na reflexão e práxis educativa de Paulo Freire. Portanto, desde ao menos Sócrates, aspráticas dialógicas adquiriram o caráter de um método privilegiado de ensinar e aprender o pensamento crítico. Este projeto agrupa pesquisas que visam desenvolver nos estudantes a capacidade de examinar os pressupostos, princípios, raciocínios e evidências, além de considerar as implicações e as consequências e formular e criticar alternativas a quaisquer pontos de vista. Nesse sentido, o projeto objetiva investigar, analisar e produzir as condições de possibilidade do ensino da filosofia por meio do diálogo entre estudantes e professores, observando as situações favoráveis ao diálogo, as regras que devem ser estabelecidas e respeitadas no debate, os critérios do modo dialógico de pensar, as argumentações etc., com o objetivo de desenvolver tanto referenciais metodológicos quanto recursosdidáticos voltados à aplicação de práticas dialógicas no ensino de filosofia na educação básica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Patrícia Del Nero Velasco - Integrante / CELSO DE MORAES PINHEIRO - Integrante / Alexandre Jordão Baptista - Coordenador / Karen Franklin da Silva - Integrante / Christian Lindberg Lopes Nascimento - Integrante / Maria Reilta Dantas Cirino - Integrante / ANTONIO GOMES DA SILVA - Integrante / ANTONIO VIDAL NUNES - Integrante / MARCOS ALEXANDRE BORGES - Integrante / LEONARDO SARTORI PORTO - Integrante. Membro: Patrícia Del Nero Velasco. |
1. | 2022-Atual. Herbert Marcuse, ecologia e crítica social Descrição: Este projeto visa desenvolver a segunda etapa de uma pesquisa mais ampla sobre o pensamento de Herbert Marcuse e a questão ecológica. Os dois anos anteriores foram dedicados ao trabalho de tradução. Agora, nos dedicamos à organização de um livro composto por 5 traduções e 5 ensaios críticos. O primeiro ano foi dedicado a organizar o grupo de pesquisadoras convidadas para compor o livro, duas internacionais e duas brasileiras, e realizadas reuniões online para debates e leituras sobre o tema. Atualmente estamos na fase de escrita dos ensaios críticos, tradução dos ensaios do inglês e finalização do livro sobre Marcuse e ecologia. O projeto conta com a participação de uma estudante, que recebeu poio da International Herbert Marcuse Society, que também vai dar suporte ao trabalho de tradução dos ensaios do inglês para o português.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marilia Mello Pisani - Coordenador / Deborah Antunes - Integrante / Ada Cristina Ferreira - Integrante. Membro: Marilia Mello Pisani. |
2. | 2022-Atual. O pensamento maquínico de Deleuze e Guattari Descrição: Os filósofos Gilles Deleuze e Felix Guattari buscaram novas formas de expressão filosófica no século XX e, dentro desta perspectiva, renovaram temas de interesse da área da teoria do conhecimento. Noções como imagem do pensamento, virtual, caos, diferença, criação conceitual, máquinas desejantes... entre outros são propostas e confrontadas com a tradição filosófica. Nesse projeto de pesquisa, pretendemos problematizar a construção dessas noções bem como estudar seus desdobramentos atuais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: André Luis La Salvia - Coordenador / Juan Alexander Salazar Silva - Integrante / LUCAS PAVANI GOULART - Integrante / Vinicius Defillo Pintor - Integrante / Ana Luísa Coutinho Fialho - Integrante / Lis Macedo de Barros - Integrante. Membro: André Luis La Salvia. |
3. | 2022-Atual. Perspectivas Kantianas sobre as causas da irracionalidade social - PROBAL (CAPES/DAAD) Descrição: Descrição: O projeto conjunto de pesquisa se propõe a analisar, problematizar e avaliar os diferentes aspectos da natureza humana acerca das fontes da irracionalidade social e suas possíveis soluções, tais como apresentadas na filosofia de Kant e na filosofia de herança Kantiana (em especial Rawls e Habermas). À primeira vista pareceria que a filosofia kantiana não possui nenhuma relevância para a racionalidade social, área dedicada a definir os meios mais adequados para se alcançar fins sociais e a realização de determinados valores. É do escopo da racionalidade social investigar os obstáculos e definir uma organização sistematicamente adequada para superá-los. Entretanto, se a relação de fins e meios da ação não se constitui como o elemento central das éticas Kantianas, disso não se segue que a racionalidade pragmática não tenha um papel imprescindível, seja para os fins sociais, seja morais. Isso foi claramente enfatizado por John Rawls, que na construção de sua teoria liberal dos princípios de justiça para a estrutura fundamental da sociedade enfatizou o papel da racionalidade social (rationality) e da razoabilidade (reasonableness). Também na Antropologia de um ponto de vista pragmático de Kant encontram-se inúmeros elementos para uma análise sistemática da irracionalidade social. Eles esclarecem diversas dimensões da irracionalidade social, que normalmente são tratados de modo independente, mas que, ao serem reunidos e interligados. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (5) . Integrantes: Vinicius Berlendis de Figueiredo - Coordenador / Alessandro Pinzani - Integrante / Maria de Lourdes Alves Borges - Integrante / Tiago Zúchi - Integrante / Joel Thiago Klein - Integrante / MARQUES, LORENNA - Integrante / LOPES, EGYLE - Integrante / Cristina Foroni Consani - Integrante / Jean-Christophe Merle - Integrante / Sulamith Weber - Integrante / Luciana Martinez - Integrante / Indalécio Robson Rocha - Integrante / Karine Cristine de Souza Barboza - Integrante / Rômulo Eisinger Guimarães - Integrante / Tales Yamamoto - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro. Membro: Vinicius Berlendis de Figueiredo. |
4. | 2022-Atual. Volkspoesie und Kunstpoesie in der deutschsprachigen Literaturästhetik des 18. und 19. Jahrhunderts (projeto de cooperação) Descrição: Es handelt es sich um ein Forschungsprojekt, das darauf abzielt, den semantischen Wandel der Gattungsbegriffe Volkspoesie und Kunstpoesie in der deutschsprachigen Literaturästhetik des 18. und 19. Jahrhunderts zu untersuchen. Bereits in Montaignes Essais (1580) wird anhand eines brasilianischen Liebesliedes das Konzept einer poesie populaire entwickelt, dessen Bedeutung für die Generation des Sturm und Drang, insbesondere für Herder, kaum zu überschätzen ist. Herder verstand unter Volkspoesie die natürlichen Lieder des einfachen Volkes sowie der wilden Völker, unter Kunstpoesie demgegenüber die gelehrte Dichtung professioneller Poeten. Zu Beginn des 19. Jahrhunderts zeichnet sich jedoch ein Wandel dieser Konzepte an. Das deutsch-brasilianische Kooperationsprojekt geht von der These aus, dass dieser Wandel mit der sogenannten Homerischen Frage zusammenhängt, wie sie Friedrich August Wolf in seinen Prolegomena ad Homerum (1795) aufgeworfen hatte. Ausgehend von der Frage, wer der Autor der homerischen Gedichte war, begannen Philologen wie Jacob Grimm, Heymann Steinthal oder Friedrich Nietzsche, die Begriffe Volksdichtung und Kunstdichtung zu verwenden, um zwei grundlegend verschiedene Arten literarischer Produktionen zu bezeichnen: diejenige, die von einem Individuum bewusst geschaffen wird (Kunstdichtung) und diejenige, die dem anonymen kollektiven Unbewussten entspringt (Volksdichtung). Obwohl einige Aspekte der ursprünglichen Bedeutung, die Montaigne und Herder diesen Begriffen zugeschrieben haben, auch in der Debatte des späteren 19. Jahrhunderts beibehalten werden, liegt hier doch eine signifikante semantische Verschiebung der Begriffe vor, die bislang noch kaum untersucht worden ist. Auf dieses Desiderat möchte das geplante Forschungsprojekt reagieren.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eduardo Nasser - Coordenador / Sebastian Kaufmann - Integrante / Arno Gimber - Integrante. Membro: Eduardo Nasser. |
1. | 2021-Atual. A consolidação do Ensino de Filosofia como campo de conhecimento: aspectos epistemológicos e político-institucionais Descrição: Dando prosseguimento à pesquisa de estágio de pós-doutorado realizada entre 2019 e 2020, na qual foi realizado o mapeamento do estado da arte do Ensino de Filosofia no Brasil (cf. Filosofar e Ensinar a Filosofar: registros do GT da ANPOF 2006-2018, Edições NEFI, 2020) e a discussão sobre formação docente em Filosofia (cf. O que pensamos nós, formadores/as de professores/as, sobre formação docente em Filosofia?, Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, 2020), a presente investigação tem como objetivo refletir sobre o estatuto epistemológico do Ensino de Filosofia enquanto campo de conhecimento, assim como analisar os aspectos políticos envolvidos no processo de institucionalização desta subárea filosófica de conhecimento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . Integrantes: Patrícia Del Nero Velasco - Coordenador / Elisete Medianeira Tomazetti - Integrante / Rodrigo Pelloso Gelamo - Integrante / Augusto Rodrigues - Integrante / Marinês Barbosa de Oliveira - Integrante / MARÍLIA GIAMMARCO POLLI - Integrante / Cleber Fernndo de Assis Xavier - Integrante / Jéssica Erd Ribas - Integrante / Darcísio Natal Muraro - Integrante / Ermínio de Sousa Nascimento - Integrante / Valéria Cristina Lopes Wilke - Integrante. Número de produções C, T & A: 23 / Número de orientações: 3 Membro: Patrícia Del Nero Velasco. |
2. | 2021-Atual. Liberdade, autonomia e emancipação Descrição: Tendo em vista que a liberdade tem sido mencionada como um valor incondicional e tem sido defendida por argumentos os mais diversos por diferentes escolas filosóficas, procuraremos investigar a história desse conceito no pensamento moderno e contemporâneo. Partiremos da concepção liberal e iluminista de liberdade, abordaremos a crítica a essa concepção e como ela é debatida no pensamento contemporâneo. Serão analisados textos de autoras e autores que debatem a questão da liberdade na atualidade, as dificuldades encontradas para o exercício da mesma e os desafios para a emancipação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Flamarion Caldeira Ramos - Coordenador. Membro: Flamarion Caldeira Ramos. |
3. | 2021-Atual. Ontologia, metafísica e ética. Ser e Tempo e suas interfaces - interlocuções, influências (sofridas e exercidas) e desdobramentos Descrição: Ontologia, metafísica e ética: Ser e Tempo e suas interfaces - interlocuções, influências (sofridas e exercidas) e desdobramentosA pesquisa tem como objeto principal e base de operação a obra magna de Martin Heidegger, "Ser e Tempo" (1927), e se move em torno dela, trabalhando sobre (i) o caminho que conduziu o filósofo à elaboração da obra (anos 1910 e 20); (ii) seus desdobramentos no pensamento posterior do filósofo, que se costuma chamar de "segundo Heidegger"; (iii) interlocuções suscitadas pelo livro com autores do período, como, por exemplo, Edith Stein, György Lukács, Ernst Cassirer e Ernst Jünger; (iv) autores que exerceram influência sobre "Ser e Tempo", como Sören Kierkegaard e Edmund Husserl, entre outros; (v) autores que sofreram influência do pensamento desenvolvido por Heidegger nessa obra, como, por exemplo, Albert Camus, Jacques Lacan e Charles Taylor. Do ponto de vista conceitual, interessa-nos sobretudo estudar e refletir sobre o quanto o caráter ontológico da obra irradia em todas essas direções, bem como a importância dos conceitos de ser, mundo, temporalidade, angústia e autenticidade nesse amplo arco de interfaces.Esta pesquisa constitui também uma linha do seguinte grupo, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq: Grupo de Pesquisa em Filosofia Alemã: Crítica, Método e Dialética.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (2) . Integrantes: Fernando Costa Mattos - Coordenador / Elisney Dias Francisco - Integrante / Bruno Cortinove - Integrante / Vinicius Paiola de Oliveira - Integrante / Pedro Henrique Pereira - Integrante / Carlos Henrique Galvão Farias - Integrante / Erik Vinicius Torrano do Espírito Santo - Integrante / Lucas de Moura Justino Souza - Integrante / Isadora Franco Felício dos Santos - Integrante / Arthur Bohry Avancini - Integrante / Ana Beatriz Gobbo de Brito Sousa - Integrante / William Vieira dos Santos - Integrante / Renzo Mascote de Andrade - Integrante / Deborah Moreira Guimarães - Integrante / Taciane Alves da Silva - Integrante / Alex Antônio Rosa Costa - Integrante / Murilo Lima Marques - Integrante / Naiana Carvalho da Cunha - Integrante / Rafael Hamamoto Ferreira Lima - Integrante. Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 6 Membro: Fernando Costa Mattos. |
4. | 2021-Atual. Tradução da Correspondência de René Descartes Descrição: René Descartes, pensador do século XVII (1596-1650), é um dos filósofos mais centrais da história da filosofia e dentre os mais estudados no Brasil e pelo mundo afora. Seu pensamento encontra-se distribuído entre seus escritos publicados na época, textos publicados postumamente ou mais recentemente e em sua correspondência. Contrariamente ao que, talvez, se poderia pensar, sua correspondência não se configura como material de segunda categoria. Evidentemente, poder-se-ia atribuir um status ou tratamento diferente às cartas de determinado autor em relação aos seus escritos de maior fôlego. Hoje, na medida em que os artigos científicos predominam, cartas caíram em desuso, mas também livros tendem a perder espaço. Ocorre, por outro lado, que poder-se-ia comparar a função e a importância da correspondência nos tempos de Descartes à função dada hoje às revistas científicas e a seus artigos, como meio eficiente e dinâmico de difundir ideias e pesquisas entre pesquisadores e sábios da época, bem como proporcionar o debate entre eles. Tampouco havia congressos ou encontros aos moldes de hoje, ou formas de comunicação mais eficientes do que cartas, de sorte que a correspondência era o principal meio de divulgação imediata e de relacionamento entre membros da intelectualidade da época.É a esta tarefa que o presente projeto se destina: pôr à disposição do leitor em língua portuguesa a volumosa correspondência realizada por Descartes com seus interlocutores. Nessa perspectiva, o projeto de pesquisa tem os seguintes objetivos: 1) traduzir a correspondência cartesiana a partir das edições AT e Bompiani; 2) publicar a tradução brasileira, seja parcialmente seja em sua totalidade; 3) disponibilizar ao público brasileiro a tradução deste importante material de pesquisa, tendo em vista os estudos sobre o pensamento cartesiano.O número de cartas, atualmente catalogadas, que compõem a correspondência de Descartes é de 735 (107 latinas, três neerlandesas e as demais, 625, escritas em francês). A edição AT (considerada padrão) dedica cinco volumes à correspondência, enquanto a edição Bompiani (publicada em italiano e no original) reuniu toda ela em um único volume. Projeta-se a tradução das cartas por etapas, dividindo-as cronologicamente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Paulo Tadeu da Silva - Integrante / César Augusto Battisti - Coordenador / Alexandre Guimarães Tadeu de Soares - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1 Membro: Paulo Tadeu da Silva. |
1. | 2020-2022. Marcuse, ecologia e crítica social Descrição: A pesquisa teve como objetivo traduzir 5 textos de Herbert Marcuse, textos estes dedicados aos temas da ecologia. Tomamos como modelo a coletâneas "Ecology and the critique of society today: five selected papers for the current context" (MARCUSE in SURAK, JANSEN, REITZ (ed.), 2019) e "Transvaluation of Values and Radical Social Change: five new lectures, 1966-1976" (SURAK, JANSEN, REITZ (ed.), 2017). O trabalho de tradução e revisão contou com apoio da International Herbert Marcuse Society e constitui a primeira etapa de um projeto mais amplo de organização de um livro sobre as articulações entre ecologia e feminismo no pensamento de Marcuse.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Marilia Mello Pisani - Coordenador / Deborah Antunes - Integrante. Membro: Marilia Mello Pisani. |
2. | 2020-Atual. Niilismo e ética no pensamento francês contemporâneo ou Sabedorias francesas contemporâneas Descrição: O niilismo como uma consequência da "morte de Deus", mais precisamente do ateísmo, foi tematizado no pensamento francês do século XX por vários autores, dentre eles Jean-Paul Sartre, Albert Camus e Emil Cioran. Na passagem do século XX para o século XXI, o tema ainda permaneceu vivo nas reflexões dos pensadores franceses da geração pós-Sartre, pós-Foucault, pós-Deleuze, a qual Sébastien Charles chamou de "Pensamento 98", e que teria como representantes de destaque André Comte-Sponville, Clément Rosset, Marcel Conche, Michel Onfray e Luc Ferry. Relacionando o niilismo com o ateísmo, o ceticismo, o cinismo e a sofística, priorizando o pensar sobre o viver no lugar do pensar sobre o pensar, e, desse modo, submetendo a reflexão às necessidades mais cotidianas, práticas e essenciais da vida humana, tais pensadores nos apresentaram sabedorias de vida para lidarmos com o niilismo dos nossos dias. É sobre essas relações, articulações conceituais e reflexões sobre o niilismo, mais precisamente é sobre essas éticas francesas contemporâneas que trata este projeto de pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Paulo Jonas de Lima Piva - Coordenador / Marina Fossa de Camargo - Integrante. Número de produções C, T & A: 2 Membro: Paulo Jonas de Lima Piva. |
3. | 2020-Atual. O campo do político nas filosofias de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe ou sobre como descrever a economia interna da política do século XXI com Kant, Hegel e Lacan Descrição: Partindo da tese da sinonímia entre populismo e o campo do político, Laclau e Chantal Mouffe oferecem um conjunto de categorias analíticas extremamente potentes para compreendermos o fenômeno do político no século XXI em escala global. No diálogo com a tradição mais clássica da filosofia moderna e com a psicanálise os filósofos negam pilares conceituais da esquerda marxista (sem rechaçar totalmente Marx) e retomam pontualmente Kant para pensar o campo do político. Uma ontologia da política é feita explicitando mecanismos psicossociais de identificação das massas em torno da satisfação de suas demandas e da conversão ou não destas em problemas políticos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Suze de Oliveira Piza - Coordenador / Izabela Loner Santana - Integrante. Membro: Suze de Oliveira Piza. |
4. | 2020-2023. Pensar educação com Félix Guattari: da máquina escolar à microrrevolução do desejo Descrição: O objetivo geral do projeto é investigar o pensamento de Félix Guattari na vertente de sua atualização e potência analítico-conceitual para a área da Educação. De modo específico, privilegia-se pesquisar como a máquina escolar tem sido montada e desmontada conforme os interesses produtivos da sociedade capitalista contemporânea. No cerne dessa questão encontra-se a produção de subjetivação otimizada por atitudes, comportamentos, ações e modos de se relacionar às expensas da lógica da própria máquina capitalista. A hipótese analítica é a de que as experiências de microrrevolucões de desejo podem instar os seus sujeitos a agir com o intuito de curto-circuitar o estado atual da máquina escolar. Nessa perspectiva, pensar a topografia da máquina escolar é ativar rupturas e atopias, produzir outros fios de agenciamentos com a experiência escolar e a educativa, criar outras derivações que potencializam a produção de subjetivação considerando os processos de singularização e de relações grupais ? grupos-sujeitos, resistindo, assim, o próprio modo de produção de desejo e de subjetivação da sociedade capitalista. Por se tratar de uma pesquisa de aspecto teórico, a metodologia apoia-se, sobretudo, na investigação bibliográfica da obra de Félix Guattari, seus intérpretes e comentadores. Palavras-chave: Félix Guattari; máquina escolar; sociedade capitalista; produção de subjetivação; microrrevolução de desejos. Processo:20/04174-7 (fapesp). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carlos Eduardo Ribeiro - Integrante / ALEXANDRE FILORDI DE CARVALHO - Coordenador / Silvio Donizetti de Oliveira Gallo - Integrante / Pedro Angelo Pagni - Integrante. Membro: Carlos Eduardo Ribeiro. |
5. | 2020-Atual. Por uma filosofia de terreno: natureza, química e circulação de materiais. Descrição: O projeto proposto tem por objetivo estender as reflexões desenvolvidas no anterior, a fim de abarcar domínios mais amplos nos quais um estilo químico-materialista de raciocinar serve como ponto de partida para se refletir sobre os conceitos de natureza e das concepções epistemológicas presentes na circulação de materiais e de conhecimentos científicos e técnicos. A expressão filosofia de terreno é empregada pela filósofa francesa Bernadette Bensaude-Vincent para denotar reflexões e análises histórico-filosóficas das ciências, das técnicas e das implicações de seus produtos nas sociedades e nos ambientes naturais. Neste projeto tentarei oferecer mais precisão a esta expressão a partir da concepção de uma ciência das organizações (tectologia), tal como apresentada originalmente pelo filósofo russo Alexander Bogdanov.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ronei Clecio Mocellin - Coordenador. Número de produções C, T & A: 18 Membro: Ronei Clecio Mocellin. |
6. | 2020-Atual. Subjetividade e Regras: As Investigações Filosóficas em sua Versão Inicial Descrição: Em 1937 Wittgenstein retoma a escrita das Investigações Filosóficas. O núcleo inicial do livro, que vai até o parágrafo 88 e fora escrito no final do ano anterior, é sucedido por um desdobramento bastante diverso, compondo a ?versão pré-guerra? do livro, chamada de ?Versão Inicial? (Frühfassung). Esse trabalho teve sua publicação aprovada em 1938 pela Cambridge University Press, o que acabou por não se realizar devido às mudanças de planos do autor. Esse material inclui uma narrativa da sublimação da lógica, a descrição do projeto filosófico das Investigações e a retomada do debate sobre regras, que ganha duas novas exposições. A ?Versão Inicial? foi mantida por Wittgenstein até 1944, quando o material sobre a matemática é deixado de lado e um novo desdobramento é elaborado. Propõe-se investigar esse material pouco abordado pelos comentários críticos, de modo a compreender a estrutura do texto de Wittgenstein e a unidade de seu trabalho inicial, evidenciando os vários equívocos que se originam de uma apreciação fragmentada e descontextualizada desses escritos. Essa investigação se desdobra na compreensão da identidade das duas exposições sobre o problema das regras, a partir dos parágrafos 142 e 185, bem como do trabalho de Wittgenstein sobre os fundamentos da matemática que consta da versão inicial. Pretende-se que a leitura desses textos, em conjunto com os manuscritos do período, ofereça uma nova chave para a compreensão da obra madura de Wittgenstein e da identidade de seu projeto filosófico, sobretudo da ênfase que se passa a dar ao problema das regras e à posterior investigação da subjetividade e de conceitos psicológicos. Esse trabalho é desdobramento de pesquisa em fase de finalização e publicação que tem como objetivo a revisão da leitura das Investigações Filosóficas em consonância com os debates mais recentes sobre a identidade geral de sua filosofia madura.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcelo Silva de Carvalho - Coordenador. Membro: Marcelo Silva de Carvalho. |
7. | 2020-Atual. Transformações da fenomenologia Descrição: Mapear as transformações sofridas pela fenomenologia, em particular em sua vertente francesa, nas últimas décadas. Para isso, a pesquisa se desdobra em três frentes principais: 1) reconstituição da formulação inicial do projeto fenomenológico por Husserl, como crítica da razão e fundamentação do conhecimento, bem como análise das diferentes interpretações que lhe dão os fenomenólogos pós-husserlianos; 2) estudo sistemático dos autores da primeira geração da fenomenologia francesa, em particular Merleau-Ponty e Sartre; 3) investigação acerca das tendências atuais da fenomenologia francesa, bem como dos novos debates em que se envolve, aí incluso aqueles com a filosofia analítica (realismo, fenomenologia da socialidade, fenomenologia da linguagem).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: José Luiz Bastos Neves - Coordenador / Daniel Donato Ribeiro - Integrante / Raul Signorini Quintao - Integrante. Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 2 Membro: José Luiz Bastos Neves. |
Data de processamento: 16/11/2024 16:26:31