1. | BRESSIANI, N. A. Nancy Fraser. Em: Carolina Araújo; Yara Frateschi; Halina Lean. (Org.). Enciclopédia: Mulheres na Filosofia. 1ed.Petrópolis. : Vozes. 2024.v. 1, p. 517-536. |
2. | BRESSIANI, N. A. A trajetória da crítica em Axel Honneth: da reconstrução negativa à normativa. Em: Mariana Teixeira; Denílson Werle; Polyana Tidre; Inácio Helfer. (Org.). Os caminhos da Crítica em Axel Honneth. 1ed.Caxias do Sul. : EDUCS. 2024.v. 1, p. 10-34. |
3. | BRETAS, Aléxia. Podem as monstras falar? Reenquadrando a norma nos limiares da psicanálise. Em: Alessandra Affortunati Martins; Aline Souza Martins; Érico Andrade; Léa Silveira; Lívia Santiago Moreira. (Org.). Limiares: desafios contemporâneos da psicanálise. 1ed.São Paulo. : Blucher. 2024.p. 23-37. |
4. | DA SILVA, P. T. Os ensaios de 1637, as primeiras críticas de Morin e as respostas de Descartes. Em: Paulo Tadeu da Silva. (Org.). Filosofia, história e sociologia da ciência e da tecnologia. 1ªed.Toledo. : Instituto Quero Saber. 2024.p. 59-70. |
5. | DUARTE, P. ; CASTRO, P. S. V. ; MATTOS, F. C.. "Salvação pela fé" ou "emancipação pela arte": um dilema existencial?. Em: Sussekind, P.; Duarte, P.. (Org.). As fronteiras da estética. 1ed.São Paulo. : 7 Letras. 2024.p. 56-75. |
6. | GOULART, Débora ; SILVA, J. A. ; BUENO, R. ; CARNEIRO, Silvio R. G.. O conceito de projeto de vida na política curricular da rede estadual paulista. Em: GOULART, Déborah; ALVES, José Silva. (Org.). Ensino médio e juventude em luta: política educacional e ação estudantil em São Paulo. 1ed.São Paulo. : Alameda. 2024.v. 1, p. 167-204. |
7. | MARTIN, L. F. B. La codicia infinita de la subjetividad y algunas consideraciones sobre la pertinencia de la crítica de Hegel a la ironía romántica en el § 140 de la Filosofía del Derecho. Em: Leyva, G./Tovar, A. N.. (Org.). La Filosofía del Derecho de Georg Wilhelm Friedrich Hegel: sentido, problemas y perspectivas. 1ed.Cidade do México. : Universidad Autónoma Metropolitana. 2024.v. 1, p. 1-830. |
8. | RASCHIETTI, M. ?Ista magis debet dici mystica quam aliae, ex hoc quod in oculto nos relinquit?: Teologia apofática, visão beatífica e unio mystica no Super Mysticam Theologiam Dionisii de Alberto Magno. Em: Manoel Vasconcellos; Uellinton Valentim Corsi. (Org.). Rumo à sabedoria medieval Uma exploração dos filósofos da Idade Média. 100ed.Toledo (PR). : Instituto Quero Saber. 2024.v. 1, p. 51-72. |
9. | RIBEIRO, CARLOS EDUARDO. Onde há morte massiva, há racismo: alguns elementos para a compreensão do racismo neoliberal. Em: Haroldo de resende. (Org.). Michel Foucault: a política neoliberal como guerra continuada. 1aed.Campinas. : Pontes Editores. 2024.p. 57-88. |
10. | Rodrigues, Augusto ; Velasco, Patrícia Del Nero. O Ensino de filosofia à guisa de apresentação: da fresta institucional na ANPOF ao pleito de cidadania filosófica do campo. Em: Rodrigues, A.; Velasco, P. D. N.. (Org.). Sobre educação filosófica e práticas de ensino de filosofia: reverberações do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar no XIX Encontro Nacional da ANPOF. 1ed.Toledo. : Instituto Quero Saber. 2024.v. 1, p. 15-30. |
11. | VELASCO, P. D. N. A BNCC e a BNC-Formação na perspectiva da filosofia. Em: Oliveira, Damião Bezerra; Brito, Maria dos Remédios. (Org.). Ensino de Filosofia e seus problemas. 1ed.Belém. : RFB. 2024.v. 1, p. 13-26. |
12. | ZATERKA, L. ; MOCELLIN, R. C.. Pensar o mundo pela perspectiva da filosofia da química. Ciência: epistemologia & ensino. 1ed.Rio de Janeiro. Em: . : EDITORA DO PPGFIL-UFRRJ. 2024.p. 64-82. |
13. | Zaterka, Luciana; Mocellin, Ronei Clécio. Pensar o mundo pela perpsectiva da filosofia da química. Em: César Fernando Meurer. (Org.). Ciência, Epistemologia & Ensino. 1ed.Rio de Janeiro. : Editora do PPGFil-UFRRJ. 2024.v. 1, p. 1-309. |
1. | BORDIGNON, M.; Slavov, I. Con quale Hegel McDowell uscirebbe a cena?. Em: A. Anselmo; F. Crapanzano. (Org.). La presenza di Hegel nei pensatori contemporanei ? vol. I. 1ed.Messina. : Armando Siciliano Editore. 2023.v. 1, p. 123-142. |
2. | BRAGA, P. P. Vibrações virtuais. Jesús Soto: cor, forma, vibração. 1ed.São Paulo. Em: . : Dan Galeria. 2023.p. 17-19. |
3. | BRETAS, Aléxia. 1822, 1922, 2022: Imagens dialéticas de uma contramemória brasileira. In: DAMIÃO, C.; MARTINS, A. F.; RUFINONI, P. R.; GALLY, M. (Org.). Dimensões do estético : V Colóquio Internacional Estéticas no Centro. 1ed.Goiânia. Em: . : Cegraf UFG. 2023.v. 1, p. 53-60. |
4. | FIGUEIREDO, V.; MARTINAZZO, N.. Os postulados práticos da razão. Em: Lorenna Marques; Joel T. Klein. (Org.). Comentários às obras de Kant - Crítica da Razão Prática. 1ed.Florianópolis. : NefipOnline. 2023.v. 1, p. 444-467. |
5. | KINOUCHI, R. R.; VICENTINI, M. R. ; RODRIGUES, C. T.. A lógica indutiva de Charles Sanders Peirce: o mapa de um percurso. Em: Renato Rodrigues Kinouchi; Max Rogério Vicentini; Cassiano Terra Rodrigues. (Org.). Acaso, probabilidade e acaso: escritos selecionados de Charles S. Peirce. 1ed.São Paulo. : Scientiae Studia. 2023.p. 1-308. |
6. | LA SALVIA, A. L.; NOYAMA, S.. OBSERVAÇÕES ACERCA DO USO DA NOÇÃO DE ?EXPE- RIÊNCIA? NAS DISSERTAÇÕES DO MESTRADO PROFISSIONAL DE FILOSOFIA (PROF-FILO). Em: Aldair Oliveira de Andrade; Pedro Rodolfo Fernandes da Silva. (Org.). Reflexões, experiências e práticas de ensino de filosofia a partir do chão da escola.. 1ed.Embu das Artes, SP. : ALEXA. 2023.v. 1, p. 169-186. |
7. | LA SALVIA, A. L.; NOYAMA, S.. alguns apontamentos sobre a formação de professores de filosofia na resolução cne no 02/2019. Em: Christian Lindberg Lopes do Nascimento; Patrícia Del Nero Velasco; Flávio de Carvalho (orgs.).. (Org.). v encontro nacional anpof educação básica: a filosofia e o seu ensino. 2023. 1ed.Rio de Janeiro. : NEFI. 2023.v. 1, p. 205-229. |
8. | MOCELLIN, R. C.; ZATERKA, L.. Una breve introducción a la Filosofía de la Química. Em: Labarca, Martín; Fortin, Sebastian. (Org.). Introducción a la Filosofia de la Química. 1ed.Santiago do Chile. : Sociedad Chilena de Didáctica, Historia y Filosofía de la Ciencias Bella Terra Ltda.. 2023.v. 1, p. 1-258. |
9. | PIZA, S. O.; REIKDAL, B.. Racionalidade e economia no fim dos tempos. Em: Jessé Souza, Gisele Cittadino e Suze Piza. (Org.). Como parar o relógio do juízo final?. 1ed.São Paulo. : Editora Instituto Conhecimento Liberta. 2023.v. 1, p. 89-132. |
10. | VELASCO, P. D. N. A pragmática lógica de Douglas Walton: a avaliação de argumentos em contexto dialógico. Em: Eduardo Lopes Pires; Rui Alexandre Grácio. (Org.). Introdução às teorias da argumentação. 1ed.Campinas. : Pontes. 2023.v. 1, p. 111-142. |
11. | VĂ ; MENEZES, R. ; RAMOS, Flamarion Caldeira. Cioran se aproxima de filosofias antigas que propunham uma abordagem terapêutica em vez de teorias. Em: Ciprian Valcan. (Org.). Cioran, um aventureiro imóvel: 30 entrevistas. 1ed.São Paulo. : Átopos. 2023.p. 165-170. |
12. | ZATERKA, L. Desafios e Dilemas da Era dos Plásticos: Quais Respostas a Ciência pode dar aos problemas que cria. Em: Gurgel, Ivã. (Org.). Por que confiar nas ciências?. 1ed.São Paulo. : Editora Livraria da Física. 2023.v. 1, p. 1-431. |
1. | AYOUB, C. N. A. A questão da morte na "Cidade de Deus" de Agostinho. Em: Pedro Calixto, Luciano Camerino, Débora Mariz. (Org.). A questão da morte na tradição filosófica. 1ed.Santo André. : EdUFABC. 2022.p. 69-103. |
2. | BORDIGNON, M. Absolute Method and Metaphilosophical Investigation. Em: Giovanna Miolli; Luca Illetterati. (Org.). The Relevance of Hegel?s Concept of Philosophy From Classical German Philosophy to Contemporary Metaphilosophy. 1ed.New York. : Bloomsbury. 2022.v. 1, p. 91-110. |
3. | BORDIGNON, M. Actualidad de la concepción hegeliana de la lógica. Em: Miguel Giusti. (Org.). Actualidad del pensamiento de Hegel. 1ed.Bercelona. : Herder. 2022.v. 1, p. 157-177. |
4. | BORDIGNON, M. Non-Foundationalism and Hegel?s Process Theory of Truth. Em: Miguel Giusti; Claudia Aponte; Josimar Castilla; Carlos Schoof. (Org.). ¿Cuál debe ser el comienzo de la ciencia? Sobre la relevancia de la lógica para la filosofía según Hegel. 1ed.Porto Alegre. : Editora Fundação Fênix. 2022.v. 1, p. 59-84. |
5. | CARNEIRO, SILVIO RICARDO GOMES; JACOMINI, M ; BELLO, Isabel Melero. Apresentação: ?O que há de novo na proposta curricular paulista??. Em: CARNEIRO, Silvio; JACOMINI, Márcia; BELLO, Isabel. (Org.). Políticas Curriculares na Rede Estadual Paulista 1995-2018. 1ed.São Paulo. : Alameda Editorial. 2022.p. 15-26. |
6. | EVA, Luiz A. A. Y-a-t'il une anthropologie sceptique chez Montaigne?. Em: Sylvia Giocanti. (Org.). Anthropologie Sceptique et Modernité. 1ed.Lyon, France. : ENS Éditions. 2022.p. 51-68. |
7. | GOMES, F. M. ; VELASCO, P. D. N.. Logopatia, problematização e conceito-imagem: o cinema como filosofia e possibilidade didática. Em: ANDRADE, A.; SILVA, P. R. F.; COSTA, D. F.; NOGUEIRA, J. B.. (Org.). Filosofia: pesquisa e práticas de ensino. 1ed.Manaus. : EDUA. 2022.v. 1, p. 125-139. |
8. | JACOMINI, M ; RODRIGUES, A. C. C. ; BUENO, R. ; CARNEIRO, SILVIO RICARDO GOMES ; CONCEIÇÃO, Julia Brito da. Padronização curricular e controle do trabalho docente nas políticas estaduais paulistas (2007-2018). Em: CARNEIRO, Silvio; JACOMINI, Márcia; BELLO, Isabel. (Org.). Políticas Curriculares na Rede Estadual Paulista 1995-2018. 1ed.São Paulo. : Alameda Editorial. 2022.p. 75-110. |
9. | LA SALVIA, A. L. Pensamento Sucateado: produção de subjetividade e controle na era da Big Data. Em: Jardim, Alex Fabiano Correa; Oliveira, Adhemar Santos de; Costa, Paulo Henrique Dias; Andrade, Wesley Keber Gusmão de; Almeida, Michelle Martins de; Amorin, Jailson Pereira de; Menezes, Sabrina Lasevitch; Silva, Laisse Franciele Souza. (Org.). DEleuze e Guattari, pensar em veredas que se bifurcam. Política, Educação e Clínica - vol.1. 1ed.curitiba. : CRV. 2022.v. 1, p. 1-352. |
10. | LA SALVIA, A. L. RELATO DE EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO DE FILOSOFIA. Em: Elisete Medianeira Tomazetti; José Benedito de Almeida Júnior; Patrícia Del Nero Velasco. (Org.). Formação e Experiências de Docência em Filosofia. 1ed.Santa Maria. : Editora da UFSM. 2022.v. 1, p. 1-168. |
11. | Nascimento de Souza, G. ; Firmino, K. ; Slavov, I ; FARHAT, P. ; BORDIGNON, M.. Hegel. Qual idealismo? O idealismo absoluto entre a tradição filosófica e as críticas contemporâneas. Em: Agemir Bavaresco; Jair Tauchen; João Salles Jung. (Org.). Ser para si: dialética entre idealidade e realidade. 1ed.Porto Alegre. : Editora Fundação Fênix. 2022.v. 1, p. 89-124. |
12. | NASSER, E. Consideraciones sobre el vínculo entre lingüística y ciências naturales en los escritos filológicos de Nietzsche. Em: Victor Conejo Abril/Laura Frias. (Org.). Verdad, Máscara y Poder. Apuntes sobre Nietzsche y el arte. Ied.Madrid. : Ediciones Antígona. 2022.p. 137-148. |
13. | NASSER, E. Transfigurações do passado. Aspectos do problema do tempo na segunda Consideração Extemporânea. Em: Vânia Dutra de Azeredo; Rosa Maria Dias. (Org.). XLVI Encontros Nietzsche. Intérpretes e Interpretações.. Ied.Curitiba. : Editora CRV. 2022.v. 7, p. 501-530. |
14. | NASSER, E.; ROMAO, M.. A morte em Nietzsche e o seu lugar na história da filosofia. Em: Débora Mariz; Luciano Camerino; Pedro Calixto. (Org.). Questão da morte na tradição filosófica. Ied.Santo André. : Editora UFABC. 2022.p. 271-297. |
15. | RAMOS, Flamarion Caldeira. Finitude e indestrutibilidade: a teoria schopenhaeuriana da morte. Em: Pedro Calixto; Luciano Camerino; Débora Mariz. (Org.). A questão da morte na tradição filosófica. 1ed.Santo André. : Editora da Universidade Federal do ABC. 2022.p. 105-127. |
16. | SANTOS, Vanessa Santana dos ; CARNEIRO, SILVIO RICARDO GOMES ; ORLANDIN, Bárbara de Souza ; JACOMINI, M ; OLIVEIRA FILHO, Edivaldo dos Reis ; VASCONCELLOS, Andressa Nunes ; RABELLO, Luiz Ricardo Gonçalves. As políticas curriculares para o ensino fundamental e médio na rede estadual paulista (1995-2006). Em: CARNEIRO, Silvio; JACOMINI, Márcia; BELLO, Isabel. (Org.). Políticas Curriculares na Rede Estadual Paulista 1995-2018. 1ed.São Paulo. : Alameda Editorial. 2022.p. 27-74. |
17. | VELASCO, P. D. N. Sobre o caráter formativo e civilizatório da argumentação na perspectiva da Nova Retórica. Em: Reginaldo Oliveira; Flávio José de Carvalho. (Org.). Pequenos ensaios sobre grandes filósofos. 1ed.Campina Grande. : EDUEPB. 2022.v. 2, p. 81-102. |
18. | VELASCO, P. D. N. O modelo argumentativo de Toulmin: sobre uma proposta de aplicação da lógica dos usos do argumento. Em: AZEVEDO, I. C. M.; Damasceno-Morais, R.. (Org.). Introdução à análise da argumentação. 1ed.Campinas. : Pontes. 2022.v. 1, p. 41-72. |
19. | VELASCO, P. D. N. O que pensamos nós, formadores/as de professores/as, sobre formação docente em Filosofia?. Em: Elisete Tomazetti; José Benedito de Almeida Junior; Patrícia Del Nero Velasco. (Org.). Formação e experiências de docência em Filosofia. 1ed.Santa Maria. : Editora UFSM. 2022.v. 1, p. 26-63. |
1. | AYOUB, C. N. A. Time, Mirror of the Soul. Em: DPPDY, J.; HANNAN, S.; PAFFENROTH, K. (eds). (Org.). Augustine and Time. 1ªed.Lanham. : Lexington Books. 2021.p. 73-83. |
2. | BARAVALLE, LORENZO. Darwinism Without Selection? A Lesson from Cultural Evolutionary Theory. Evolutionary Biology ¿ New Perspectives on Its Development. 1ed. Em: . : Springer International Publishing. 2021.p. 441-461. |
3. | BORDIGNON, MICHELA. Hegel's Logic as a System of Illegitimate Totalities. Em: Sebastian Stein; Joshua Wretzel. (Org.). Hegel?s Encyclopedic System. 1ed.New York. : Routledge. 2021.v. 1, p. 116-132. |
4. | BRETAS, Aléxia. Lendo imagens dialéticas contra a flecha do tempo: Walter Benjamin com Denise Ferreira da Silva. In: GUIMARÃES, B. A.; KANGUSSU, I.; RANGEL, M. M.; FREITAS, R. (Org.). Hoje, Walter Benjamin. 1ed.Belo Horizonte. Em: . : Relicário Edições. 2021.v. 1, p. 9-20. |
5. | ESPOSITO, MAURIZIO. Cathedrals, Corals and Mycelia: Three Analogies for the History of Evolutionary Biology. Evolutionary Biology New Perspectives on Its Development. 3ed. Em: . : Springer International Publishing. 2021.p. 11-35. |
6. | FIGUEIREDO, V. Two moments of Kantian cosmopolitanism. Em: CONSANI, C. F.; KLEIN, J. T.; SCKELL, S. N.. (Org.). Cosmopolitanism: Between Kantian Legacy and Contemporaries Approaches. 1ed.Berlim. : Duncker und Humblot GmbH. 2021.v. 1, p. 105-115. |
7. | PISANI, MARÍLIA MELLO. Quando a filosofia se torna semente: viagem através de mundos artefactuais e (im)prováveis encontros. In: Juliana Aggio; Silvia Faustino; Carolina Araújo; Lurêncio Sombra. (Org.). Filósofas. 1ed.Curitiba. Em: . : Kotter. 2021.p. 255-298. |
8. | PIZA, S. O. Sobre a natureza e o mundo. Em: Vasconcelos, Caroline. Santos, Eder.. (Org.). Winnicott e a Filosofia. 1ed.São Paulo. : DWW editora. 2021.p. 337-361. |
9. | PIZA, S. O.; MOTTA, Carlos Jacinto. Sobre a identidade pessoal em Hume e D.W. Winnicott. Em: Vasconcelos, Caroline. Santos, Eder.. (Org.). Winnicott e a Filosofia. 1ed.São Paulo. : DWW editora. 2021.p. 277-296. |
10. | PIZA, SUZE; TIBA, P. ; LAURENTINO, K. B.. Pibid/UFABC - Ação afirmativa: criando as condições para uma docência transdisciplinar. Em: Cassiano Caon Amorin; Ariane Norma de Menezes Sá; João Pessoa. (Org.). Experiências inovadoras em resposta aos desafios da Educação Superior no Brasil. 1ed.João Pessoa. : Editora UFPB. 2021.p. 139-165. |
11. | RAMOS, Flamarion Caldeira. Moralidade, Sociedade civil e Estado (Kant e Hegel). Em: Ramos, Flamarion Caldeira; Melo, Rúrion; Frateschi, Yara. (Org.). Manual de Filosofia Política. 3a.ed.São Paulo. : Saraiva. 2021.p. 145-174. |
12. | RAMOS, Flamarion Caldeira. Razão e religião na filosofia pós-kantiana. Em: Eli Vagner Francisco Rogrigues; Gleisy Picoli; Vilmar Debona. (Org.). Schopenhauer e a religião. 1ed.Florianópolis. : Néfiponline. 2021.p. 178-202. |
13. | REIKDAL, B. ; MELLO, L. F. ; PIZA, S. O.. Racionalidade instrumental, genocídio programado e genocídio permitido. Em: Suze Piza, Jessé Souza e Salomão Ximenes. (Org.). Pandemia desigual. 1ed.Curitiba, Paraná. : Kotter Editorial. 2021.v. 1, p. 49-71. |
14. | SILVA, F. G. ; BRESSIANI, N. A.. A Teoria da Justiça de Nancy Fraser: Reflexão normativa e diagnósticos do capitalismo. Em: Thadeu Weber; Jardel de Carvalho Costa. (Org.). Filosofia do Direito: Teorias Modernas e Contemporâneas da Justiça. 1ed.Porto Alegre. : Fênix Editora. 2021.p. 195-227. |
15. | Slavov, I ; Firmino, K. ; FARHAT, P. ; BORDIGNON, M.. O LIMITE COMO METACATEGORIA FILOSÓFICA. UM CAMINHO ENTRE KANT, HEGEL, E POSSÍVEIS DESDOBRAMENTOS NA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA. Em: Agemir Bavaresco; Jair Tauchen; João Jung. (Org.). Ser e Ser aí. 1ed.Porto Alegre. : Editora Fundação Fênix. 2021.v. 1, p. 217-249. |
16. | VELASCO, P. D. N. Revisitando minha trajetória de pesquisa junto ao Enfilo: problematizações sobre (não tão) velhas (mas sempre caras) questões. Em: Augusto Rodrigues; Rodrigo Pelloso Gelamo. (Org.). Percepções sobre o ensino de filosofia: registros de um tempo e seus movimentos. 1ed.Marília. : Oficina Universitária. 2021.v. 1, p. 21-52. |
1. | BARAVALLE, LORENZO; VECCHI, DAVIDE. Drift as a Force of Evolution: A Manipulationist Account. History, Philosophy and Theory of the Life Sciences. 1ed. Em: . : Springer International Publishing. 2020.p. 143-162. |
2. | BARAVALLE, LORENZO; Zaterka, Luciana. Introduction to Life and Evolution. History, Philosophy and Theory of the Life Sciences. 1ed. Em: . : Springer International Publishing. 2020.p. 1-9. |
3. | BORDIGNON, M. Amore e concetto. Una sottotraccia nel cammino della filosofia hegeliana. Em: Luca Illetterati, Armando Manchisi, Michael Quante, Alessandro Esposito e Barbara Santini. (Org.). MORALE, ETICA, RELIGIONE TRA FILOSOFIA CLASSICA TEDESCA E PENSIERO CONTEMPORANEO. STUDI IN ONORE DI FRANCESCA MENEGONI. 1ed.Padova. : Padova University Press. 2020.v. 1, p. 379-402. |
4. | BORDIGNON, M.; FARHAT, P. ; LONER, I. ; Slavov, I ; TEXEIRA, M.. Usos e abusos da negação determinada. Em: BAVARESCO, Agemir; TAUCHEN, Jair; JUNG, João. (Org.). Usos e abusos da negação determinada. 1ed.Porto Alegre. : Editora Fundação Fênix. 2020.v. 1, p. 279-296. |
5. | BORDIGNON, MICHELA. A noção hegeliana do universal concreto e a metafísica dos processos. Em: TASSINARI, Ricardo Pereira; BAVARESCO, Agemir.; MAGALHÃES, Marcelo Marconato. (Org.). Hegel e a Contemporaneidade. 1ed.Porto Alegre. : Editora Fundação Fênix. 2020.p. 193-211. |
6. | BORDIGNON, MICHELA. Vida e contradição no pensamento hegeliano. Em: Federico Ferraguto. (Org.). Filosofia da natureza: vida, ordem, razão. 1ed.Caxias do Sul. : EDUCS. 2020.p. 177-220. |
7. | BORDIGNON, MICHELA. A crítica de Hegel à noção de substância e o debate contemporâneo sobre a metafísica dos processos. In: Diogo Ferrer; Michela Bordignon; Federico Orsini; Agemir Bavaresco; Christian Iber. (Org.). Autobiografia do pensamento. 1ed.Porto Alegre. Em: . : Editora Fundação Fênix. 2020.p. 279-296. |
8. | BORDIGNON, MICHELA. Teleology, Backward Causation and Contradiction. Hegel?s Dialectical Account of Organic Nature. In: Andrea Altobrando; Pierfrancesco Biasetti. (Org.). Natural Born Monads. On the Metaphysics of Organisms and Human Individuals. 1ed. Em: . 2020.v. 1, p. 1-30. |
9. | BRAGA, P. P. Colmatar o Vazio. Em: Braga, P.P., Cypriano, F., Arantes, P.. (Org.). Urgências na Arte. 1ed.São Paulo. : Paço das Artes. 2020.p. 160-170. |
10. | BRESSIANI, N. A. Crítica do capitalismo em Nancy Fraser: Retomando a perspectiva da ação a partir de Jürgen Habermas?. Em: Claiton Silva da Costa; Lara A. Sosa Márquez; Patricia Radmann Zucco; Ricardo Luis Reiter. (Org.). HABERMAS 90 ANOS: ENSAIOS. 1ed.Porto Alegre. : Fênix Editora. 2020.p. 121-142. |
11. | BRETAS, Aléxia. Constelações em ruínas: luto, barbárie e memória ética. In: SOUZA, R. T.; BORTOLONI, B. O.; MATTOS, M. S. de; RIBEIRO, H.; MASSERSCHMIDT, M.; RODRIGUES, T. S. (Org.). Walter Benjamin: barbárie e memória ética. 1ed.Porto Alegre. Em: . : Zouk. 2020.v. 1, p. 20-43. |
12. | CILENTO, A. Z. ; VELASCO, P. D. N.. A vida enquanto obra de arte: chaves de leitura para trabalhar Nietzsche em sala de aula. Em: Evandro Oliveira de Brito; Camila Bozzo Moreira; Diego dos Anjos Azizi. (Org.). Residência Pedagógica em Filosofia: Iniciação à prática docente. 1ed.Guarapuava. : Apolodoro Virtual Edições. 2020.v. 1, p. 77-99. |
13. | ESPOSITO, MAURIZIO; Vallejos Baccelliere, Gabriel. Performative Epistemology and the Philosophy of Experimental Biology: A Synoptic Overview. History, Philosophy and Theory of the Life Sciences. 1ed. Em: . : Springer International Publishing. 2020.p. 47-67. |
14. | ESTEVES, R. ; PISANI, MARILIA MELLO. O Punctum como Elemento Disparador na Produção de Narrativas sobre a Violência Oblíquoa na Aula de Filosofia. Em: Paulo Sérgio Gomes Soares; Alessandro Rodrigues Pimenta. (Org.). Pesquisas em Ensino de Filosofia: Experiências no PROF-FILO. 1ed.Tocantins. : EDUFT. 2020.v. 1, p. 1-144. |
15. | MOCELLIN, R. C. Tables et nomenclatures: préoccupations du siècle des Lumières. Em: Bernadette Bensaude-Vincent; Richard-Emmanuel Eastes. (Org.). Philosophie de la Chimie. 1ed.Paris. : De Boeck Supérieur. 2020.v. 1, p. 182-186. |
16. | Mocellin, Ronei Clécio ; Zaterka, Luciana. Blood, Transfusions, and Longevity. Em: Lorenzo Baravalle ; Luciana Zaterka. (Org.). Life and Evolution :Latin American Essays on the History and Philosophy of Biology. 1ed.Cham. : Springer International Publishing. 2020.v. 1, p. 29-45. |
17. | NASSER, E. Das europäische Gift: Nietzsche und das Alkoholproblem. Em: Isabelle Wienand, Patrick Wotling. (Org.). Die Frage der Medizin in NietzschesPhilosophie / La question de la médecine dans la philosophie de Nietzsche. 1eded.Basel. : Schwabe Verlag. 2020.p. 281-306. |
18. | PIZA, SUZE. Uma subjetividade para nova revolução. Em: Dante Ramaglia; Ronie Alexsandro Teles da Silveira. (Org.). Miradas filosóficas sobre América Latina. 1ed.São Paulo. : Editora Fi. 2020.p. 33-47. |
19. | RIBEIRO, CARLOS EDUARDO. Traduzir, interpretar, filosofar: a funcão-tradutora. Em: Luiz de Camargo Pires Neto; Haroldo de Resende. (Org.). Salma Tannus Muchail um modo de presença. 1aed.Guararema. : Capella Editorial. 2020.v. 1, p. 291-296. |
20. | RODRIGUES, F. R. ; VELASCO, P. D. N.. Práticas argumentativas no Ensino Fundamental - Anos Finais: contribuições da Filosofia para o exercício da civilidade. Em: Paulo Sérgio Soares; Alessandro Pimenta. (Org.). Pesquisas em Ensino de Filosofia: experiências no PROF-FILO. 1ed.Palmas - TO. : EDUFT. 2020.v. 1, p. 88-100. |
21. | VELASCO, P. D. N. On a reconstruction of the valuation concept. Em: Alexandre Costa-Leite. (Org.). Abstract Consequence and Logics: Essays in Honor of Edelcio G. de Souza. 1ed.Londres. : College Publications. 2020.v. 42, p. 99-112. |
22. | VELASCO, P. D. N. Identidade, terceiro excluído e não contradição: notas sobre alguns pressupostos filosóficos do ensino de lógica. Em: Geraldo Balduino Horn; Luciana Vieira de Lima; Valéria Arias. (Org.). Ensino de Filosofia: dimensões teórico-metodológicas. 1ed.Curitiba. : Platô Editorial. 2020.v. 2, p. 237-258. |
Data de processamento: 16/11/2024 16:26:31