PPG-filosofia-profissional

Patrícia Del Nero Velasco

Possui bacharelado (1996), licenciatura (1997), mestrado (2000) e doutorado (2004) em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Em 2019 realizou estágio de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, campus Marília. Atua como professora e pesquisadora da Universidade Federal do ABC (UFABC), instituição na qual coordenou o Curso de Licenciatura em Filosofia (2010-2012), o Subprojeto PIBID-Filosofia (2011-2013) e o Núcleo UFABC do PROF-FILO - Mestrado Profissional em Filosofia (2015-2018; 2020), bem como foi representante docente das coordenações do Curso de Bacharelado em Filosofia (2014-2015), do Curso de Licenciatura em Filosofia (2013-2017; 2024-atual)) e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (2015-2017), além de representante do Curso de Licenciatura em Filosofia junto ao Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério de Educação Básica da UFABC (COMFOR-UFABC) (2014-2016) e membro do Comitê Gestor Nacional do PROF-FILO (2018-2020). Desde 2013 é membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Licenciatura em Filosofia, o qual atualmente preside (03/2024-02/2026); no biênio 2022-2024 é representante docente do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) e, desde março de 2023, vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Lidera o grupo do CNPq Laboratório de Pesquisa e Ensino de Filosofia (LaPEFil), atuando nas linhas Fundamentos do Ensino de Filosofia e Ensino de Argumentação Lógica e Ciências. Na primeira, desenvolveu o projeto A constituição do ensino de filosofia como campo de conhecimento: mapeamento da área na década de 2008 a 2018 (Chamada CNPq N 22/2018); na segunda, desenvolveu o projeto Sobre o lugar da argumentação lógica na Filosofia: subsídios teóricos e metodológicos para o Ensino Médio (Edital Universal - MCTI/CNPq N 14/2014). É integrante do núcleo de sustentação do grupo de trabalho da ANPOF Filosofar e Ensinar a Filosofar (o qual coordenou no biênio 2022-2024), membro dos grupos de pesquisa ELAD - Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso (UESC/CNPq) e ENFILO - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Ensino de Filosofia (UNESP/CNPq), além de autora dos livros Educando para a argumentação: contribuições do ensino da lógica (Editora Autêntica) e Filosofar e Ensinar a Filosofar: registros do GT da ANPOF 2006-2018 (NEFI Edições). No biênio 2021-2022, exerceu o cargo de secretária geral da diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF), entidade com a qual colaborou como secretária adjunta na gestão 2019-2020 e pela qual integrou o Comitê Diretivo da Campanha Nacional em Defesa das Ciências Humanas no currículo da Educação Básica (CNDCH). De 2023 a 2027 integra o Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Argumentação (ABA) e, desde 02 de outubro de 2024, preside a Associação Brasileira de Ensino de Filosofia (ABEFil). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0717394972836082 (30/10/2024)
  • Rótulo/Grupo: PERMANENTE
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Alameda da Universidade (UFABC) Anchieta 09606045 - São Bernardo do Campo, SP - Brasil Telefone: (11) 23206236 URL da Homepage: www.ufabc.edu.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Filosofia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2023-Atual. Práticas dialógicas para o ensino da filosofia (PROF-FILO)
      Descrição: As práticas dialógicas de ensino pressupõem o encontro de sujeitos que interagem na construção do conhecimento, implicando, portanto, uma relação horizontal e simétrica de criação e troca, que corrobora a elaboração de um pensamento não dogmático e valoriza a diferença e a alteridade. Desse modo, as práticas dialógicas promovem a autonomia do pensamento e da ação dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, permitindo a aquisição e a transformação do conhecimento em resposta ao contexto sociocultural desses sujeitos. Entende-se que o ensino de filosofia encontra nessas práticas um meio e um espaço promissor, pois é da natureza da filosofia a dialogicidade, como se pode observar, por exemplo, no modo de filosofar de Sócrates, na hermenêutica filosófica de Gadamer e na reflexão e práxis educativa de Paulo Freire. Portanto, desde ao menos Sócrates, aspráticas dialógicas adquiriram o caráter de um método privilegiado de ensinar e aprender o pensamento crítico. Este projeto agrupa pesquisas que visam desenvolver nos estudantes a capacidade de examinar os pressupostos, princípios, raciocínios e evidências, além de considerar as implicações e as consequências e formular e criticar alternativas a quaisquer pontos de vista. Nesse sentido, o projeto objetiva investigar, analisar e produzir as condições de possibilidade do ensino da filosofia por meio do diálogo entre estudantes e professores, observando as situações favoráveis ao diálogo, as regras que devem ser estabelecidas e respeitadas no debate, os critérios do modo dialógico de pensar, as argumentações etc., com o objetivo de desenvolver tanto referenciais metodológicos quanto recursosdidáticos voltados à aplicação de práticas dialógicas no ensino de filosofia na educação básica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Patrícia Del Nero Velasco - Integrante / CELSO DE MORAES PINHEIRO - Integrante / Alexandre Jordão Baptista - Coordenador / Karen Franklin da Silva - Integrante / Christian Lindberg Lopes Nascimento - Integrante / Maria Reilta Dantas Cirino - Integrante / ANTONIO GOMES DA SILVA - Integrante / ANTONIO VIDAL NUNES - Integrante / MARCOS ALEXANDRE BORGES - Integrante / LEONARDO SARTORI PORTO - Integrante.
      Membro: Patrícia Del Nero Velasco.
    2. 2021-Atual. A consolidação do Ensino de Filosofia como campo de conhecimento: aspectos epistemológicos e político-institucionais
      Descrição: Dando prosseguimento à pesquisa de estágio de pós-doutorado realizada entre 2019 e 2020, na qual foi realizado o mapeamento do estado da arte do Ensino de Filosofia no Brasil (cf. Filosofar e Ensinar a Filosofar: registros do GT da ANPOF 2006-2018, Edições NEFI, 2020) e a discussão sobre formação docente em Filosofia (cf. O que pensamos nós, formadores/as de professores/as, sobre formação docente em Filosofia?, Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, 2020), a presente investigação tem como objetivo refletir sobre o estatuto epistemológico do Ensino de Filosofia enquanto campo de conhecimento, assim como analisar os aspectos políticos envolvidos no processo de institucionalização desta subárea filosófica de conhecimento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . Integrantes: Patrícia Del Nero Velasco - Coordenador / Elisete Medianeira Tomazetti - Integrante / Rodrigo Pelloso Gelamo - Integrante / Augusto Rodrigues - Integrante / Marinês Barbosa de Oliveira - Integrante / MARÍLIA GIAMMARCO POLLI - Integrante / Cleber Fernndo de Assis Xavier - Integrante / Jéssica Erd Ribas - Integrante / Darcísio Natal Muraro - Integrante / Ermínio de Sousa Nascimento - Integrante / Valéria Cristina Lopes Wilke - Integrante. Número de produções C, T & A: 23 / Número de orientações: 3
      Membro: Patrícia Del Nero Velasco.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (38)
      1. Encontro Nordestino de Ensino de Filosofia.Minicurso "Práticas Argumentativas em Sala de Aula". 2024. (Encontro).
      2. I Semana de Ensino de Filosofia da UFLA.Educando para a Argumentação: práticas didáticas. 2024. (Outra).
      3. IV Encontro Cearense de Professores de Filosofia.O Ensino de Filosofia como subárea de pesquisa. 2024. (Encontro).
      4. V Seminário de Educação Filosófica.O Ensino de Filosofia como campo de conhecimento: estado da arte e desafios. 2024. (Seminário).
      5. XI Semana de Filosofia - DFI-FAFIC-UERN.[Ensino de] Filosofia e Política em tempos de incertezas. 2024. (Outra).
      6. XX Encontro ANPOF.O campo do Ensino de Filosofia como problema filosófico. 2024. (Encontro).
      7. 5º Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação (SEDiAr).Mediação da Conferência de Encerramento: ?A argumentação como prática nas aulas de ciências?. 2023. (Seminário).
      8. Abertura do Semestre Letivo 2023/1 - Filosofia UFES.Desafios do Ensino de Filosofia. 2023. (Outra).
      9. Aula inaugural 2023/1 do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFLA.O contraditório contexto do Ensino de Filosofia no Brasil: entre o retrocesso na educação básica e a consolidação na pós-graduação. 2023. (Outra).
      10. I Encontro de Filosofia do IFRO.Filosofia do Ensino de Filosofia: sobre o debate da cidadania filosófica do campo. 2023. (Encontro).
      11. II Ciclo de Palestras do Fórum Maranhense em Defesa da Filosofia.Relatos e perspectivas para a revogação do novo ensino médio brasileiro. 2023. (Outra).
      12. I Seminário de Licenciatura do Departamento de Filosofia da USP.Filosofia do Ensino de Filosofia: a consolidação de uma subárea de pesquisa no Brasil. 2023. (Seminário).
      13. Roda de Conversa ANPOF: Caminhos para o ensino de filosofia no contexto do novo ensino médio.Caminhos para o ensino de filosofia no contexto do novo ensino médio. 2023. (Outra).
      14. VII Encontro do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar.A constituição do campo do ensino de filosofia: história e epistemologia. 2023. (Encontro).
      15. XXVII Semana de Filosofia da UFG e XXII Semana de Integração Graduação/Pós-graduação da Faculdade de Filosofia da UFG.Práticas Argumentativas na Educação Básica. 2023. (Outra).
      16. II Encontro Cearense de Professores de Filosofia.Filosofia do Ensino de Filosofia: notas sobre a constituição do campo. 2022. (Encontro).
      17. III Bienal Internacional de Filosofia de Uberlândia.Ensino de Filosofia como campo de conhecimento. 2022. (Outra).
      18. IV Jornada de Ensino de Filosofia da UFPA.Filosofia do Ensino da Filosofia: movimentos e problematizações do campo. 2022. (Outra).
      19. V Encontro Nacional ANPOF Educação Básica.Coordenação do Simpósio Experiências de (r)existência, com Alex Souza, André Pares, Francisco Valdério e Marcos Silva. 2022. (Encontro).
      20. XIX Encontro Nacional da ANPOF.Mediação da mesa redonda Filosofia do Ensino de Filosofia: diálogos entre Brasil e Argentina, com Prof. Dr. Gustavo Ruggiero (UNGS) e Prof. Dr. Walter Kohan (UERJ). 2022. (Encontro).
      21. XIX Encontro Nacional da ANPOF.Ensino de Filosofia como campo de conhecimento: objeções e contra-argumentos. 2022. (Encontro).
      22. Debate de lançamento do livro "A Filosofia vai ao museu", de Jelson Oliveira.Os desafios do ensino de Filosofia. 2021. (Outra).
      23. Encontro de Formação PIBID-UFABC.Argumentação e Ensino. 2021. (Encontro).
      24. I Encontro Nacional do PIBID Filosofia da UVA.Formação docente em Filosofia no contexto do Novo Ensino Médio: problematizações. 2021. (Encontro).
      25. II Fórum Estadual das Licenciaturas.Mesa Redonda: ABECS, ANPED, ANPUH, ANPOF, ABG, ANFOPE e SBEM e o debate nacional sobre a Resolução CNE n. 02/2019. 2021. (Outra).
      26. Mês ANPOF Ensino de Filosofia: por uma cidadania do campo.Ensino de Filosofia como campo de conhecimento: revendo o cânone filosófico. 2021. (Outra).
      27. Seminário de Licenciatura em Filosofia: Diálogos com a Educação Básica.Quais as singularidades do Ensino de Filosofia como campo de conhecimento?. 2021. (Seminário).
      28. Seminários da Filosofia UFABC.Sobre o Ensino de Filosofia como campo científico: metafilosofia, prática e exercício político. 2021. (Seminário).
      29. TEAR convida: ciclo de conferências "Argumentação e Ensino".Educando para a argumentação: proposições didáticas. 2021. (Outra).
      30. XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Filosofia da UFOP.Tópicos sobre Ensino de Filosofia. 2021. (Encontro).
      31. XIX Encontro Estadual dos professores de Filosofia do Ensino Médio.Ensino de Filosofia como campo de conhecimento: singularidades e interfaces. 2021. (Encontro).
      32. Aula da Disciplina "Tópicos específicos de filosofia e seu ensino".O PROF-FILO e a pesquisa em Ensino de Filosofia no Brasil. 2020. (Outra).
      33. Aula Inaugural do PROF-FILO - Núcleo UERN.O papel do PROF-FILO na consolidação do Ensino de Filosofia como campo de conhecimento. 2020. (Outra).
      34. II Colóquio do Ensino de Filosofia da UFPE.A dimensão ética da argumentação. 2020. (Outra).
      35. II Encontro Latinoamericano de Ensino de Filosofia.Participação no II Encontro Latinoamericano de Ensino de Filosofia. 2020. (Encontro).
      36. I Quinzena de Ensino e Pesquisa na Graduação em Filosofia da Unicamp.Filosofia, prática e exercício político: notas sobre o estatuto epistemológico do Ensino de Filosofia. 2020. (Outra).
      37. PROF-FILO em Curso.Educando pelo argumento: exercícios lógico-filosóficos em sala de aula. 2020. (Outra).
      38. VII Encontro do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar.Roda de Conversa - Filosofia do Ensino de Filosofia: Pesquisa, Pós-Graduação e Formação Docente Continuada. 2020. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (4)
      1. VELASCO, P. D. N.. Pesquisa e Ensino de Filosofia: 10 anos de atividades do LaPEFil. 2023. (Outro).. . 0.
      2. VELASCO, P. D. N.; TOMAZETTI, E. M. ; RIBAS, J. E. ; RODRIGUES, A. ; STURZA, R. B. ; BUGS, J. D. V. ; BENETTI, C. C. ; GALLINA, S. F. S. ; SEIFFERT, T. ; ESPINOSA, K. ; SAUZEM, V. ; LOPES, W. X. ; MEDEIROS, E. V. ; SILVA, M. S.. VII Encontro Nacional do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar. 2023. Outro
      3. NASCIMENTO, C. L. L. ; VELASCO, P. D. N. ; VOGT, R. ; CORREIA, A. ; CHAGAS, D. M. ; DELBO, A. ; REZENDE, C. N. ; RAMOS, S. ; PEREIRA, T. S. ; ROTOLO, T. M. S. ; CARVALHO, F. J.. V Encontro ANPOF Educação Básica. 2022. Outro
      4. VELASCO, P. D. N.; SAYAO, L.. Mês ANPOF Ensino de Filosofia: por uma cidadania filosófica do campo. 2021. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 16/11/2024 16:26:33