1. | DA SILVA, P. T. Os ensaios de 1637, as primeiras críticas de Morin e as respostas de Descartes. Em: Paulo Tadeu da Silva. (Org.). Filosofia, história e sociologia da ciência e da tecnologia. 1ªed.Toledo. : Instituto Quero Saber. 2024.p. 59-70. |
2. | GOULART, Débora ; SILVA, J. A. ; BUENO, R. ; CARNEIRO, Silvio R. G.. O conceito de projeto de vida na política curricular da rede estadual paulista. Em: GOULART, Déborah; ALVES, José Silva. (Org.). Ensino médio e juventude em luta: política educacional e ação estudantil em São Paulo. 1ed.São Paulo. : Alameda. 2024.v. 1, p. 167-204. |
3. | MARTIN, L. F. B. La codicia infinita de la subjetividad y algunas consideraciones sobre la pertinencia de la crítica de Hegel a la ironía romántica en el § 140 de la Filosofía del Derecho. Em: Leyva, G./Tovar, A. N.. (Org.). La Filosofía del Derecho de Georg Wilhelm Friedrich Hegel: sentido, problemas y perspectivas. 1ed.Cidade do México. : Universidad Autónoma Metropolitana. 2024.v. 1, p. 1-830. |
4. | Noyama, Renata ; NOYAMA, SAMON. Uma tempestade na Bastilha ou uma revolução do cor(p)o: ensaio a partir de Les Indes Galantes (2021). Em: Amitrano, Georgia; Rangel, Marcelo, Santos, Magda; Haddock-Lobo, Rafael. (Org.). Ensaios de Alteridade e Desconstrução. 1ed.Toledo, PR. : Instituto Quero Saber. 2024.v. 1, p. 589-600. |
5. | RIBEIRO, CARLOS EDUARDO. Onde há morte massiva, há racismo: alguns elementos para a compreensão do racismo neoliberal. Em: Haroldo de resende. (Org.). Michel Foucault: a política neoliberal como guerra continuada. 1aed.Campinas. : Pontes Editores. 2024.p. 57-88. |
6. | Rodrigues, Augusto ; Velasco, Patrícia Del Nero. O Ensino de filosofia à guisa de apresentação: da fresta institucional na ANPOF ao pleito de cidadania filosófica do campo. Em: Rodrigues, A.; Velasco, P. D. N.. (Org.). Sobre educação filosófica e práticas de ensino de filosofia: reverberações do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar no XIX Encontro Nacional da ANPOF. 1ed.Toledo. : Instituto Quero Saber. 2024.v. 1, p. 15-30. |
7. | VELASCO, P. D. N. A BNCC e a BNC-Formação na perspectiva da filosofia. Em: Oliveira, Damião Bezerra; Brito, Maria dos Remédios. (Org.). Ensino de Filosofia e seus problemas. 1ed.Belém. : RFB. 2024.v. 1, p. 13-26. |
1. | CRUZ, F. R. DESSEMELHANÇAS ENTRE FILOSOFIA, IMAGEM, DIDÁTICA E CORPO DOS FILÓSOFOS. Em: Gustavo Silvano Batista; Eduardo Marandola Jr.; Claudio Reichert do Nascimento; Alessandro Rodrigues Pimenta. (Org.). Educar-se como práxis: contribuições hermenêuticas para a educação. 1ed.Teresina. : Editora da Universidade Federal do Piauí ? EDUFPI. 2023.v. 1, p. 243-278. |
2. | LA SALVIA, A. L.; NOYAMA, S.. OBSERVAÇÕES ACERCA DO USO DA NOÇÃO DE ?EXPE- RIÊNCIA? NAS DISSERTAÇÕES DO MESTRADO PROFISSIONAL DE FILOSOFIA (PROF-FILO). Em: Aldair Oliveira de Andrade; Pedro Rodolfo Fernandes da Silva. (Org.). Reflexões, experiências e práticas de ensino de filosofia a partir do chão da escola.. 1ed.Embu das Artes, SP. : ALEXA. 2023.v. 1, p. 169-186. |
3. | SALVIA, A. L. L. ; NOYAMA, SAMON. alguns apontamentos sobre a formação de professores de filosofia na resolução cne no 02/2019. Em: Christian Lindberg Lopes do Nascimento; Patrícia Del Nero Velasco; Flávio de Carvalho (orgs.).. (Org.). v encontro nacional anpof educação básica: a filosofia e o seu ensino. 2023. 1ed.Rio de Janeiro. : NEFI. 2023.v. 1, p. 205-229. |
4. | SALVIA, A. L. L. ; NOYAMA, SAMON. Observações acerca do uso da noção de experiência nas dissertações do mestrado profissional de filosofia (PROF-FILO). Em: Aldair Oliveira de Andrade; Pedro Rodolfo Fernandes da Silva. (org.). (Org.). Reflexões, experiências e práticas de ensino de filosofia a partir do chão da escola. 1ed.Embu das Artes. SP. : Alexa. 2023.v. 1, p. 169-186. |
5. | VELASCO, P. D. N. A pragmática lógica de Douglas Walton: a avaliação de argumentos em contexto dialógico. Em: Eduardo Lopes Pires; Rui Alexandre Grácio. (Org.). Introdução às teorias da argumentação. 1ed.Campinas. : Pontes. 2023.v. 1, p. 111-142. |
6. | VILAS BÔAS, J. P. S. Metamorfoses do ressentimento na contemporaneidade: fundamentalismo, cancelamento e pós-verdade. Em: Adilson F. Feiler; Adriano G. da Silva; Elciene A. Ferreira. (Org.). Coletânea de textos do II Seminário Internacional "Nietzsche nos Pampas". 2ed.Pouso Alegre-MG. : FACAPA. 2023.v. único, p. 134-155. |
7. | VILAS BÔAS, J. P. S.; BARBOSA, K. C. B. ; REIGOTA, A. M.. Não somos mais responsáveis pelo mundo: a crise da educação como crise da responsabilidade segundo Hannah Arendt. Em: José Soares das Chagas; Alessandro Rodrigues Pimenta. (Org.). Não somos mais responsáveis pelo mundo: a crise da educação como crise da responsabilidade segundo Hannah Arendt. 1ed.Palmas-TO. : EDUFT. 2023.v. único, p. 135-149. |
1. | CARNEIRO, SILVIO RICARDO GOMES; JACOMINI, M ; BELLO, Isabel Melero. Apresentação: ?O que há de novo na proposta curricular paulista??. Em: CARNEIRO, Silvio; JACOMINI, Márcia; BELLO, Isabel. (Org.). Políticas Curriculares na Rede Estadual Paulista 1995-2018. 1ed.São Paulo. : Alameda Editorial. 2022.p. 15-26. |
2. | GOMES, F. M. ; VELASCO, P. D. N.. Logopatia, problematização e conceito-imagem: o cinema como filosofia e possibilidade didática. Em: ANDRADE, A.; SILVA, P. R. F.; COSTA, D. F.; NOGUEIRA, J. B.. (Org.). Filosofia: pesquisa e práticas de ensino. 1ed.Manaus. : EDUA. 2022.v. 1, p. 125-139. |
3. | JACOMINI, M ; RODRIGUES, A. C. C. ; BUENO, R. ; CARNEIRO, SILVIO RICARDO GOMES ; CONCEIÇÃO, Julia Brito da. Padronização curricular e controle do trabalho docente nas políticas estaduais paulistas (2007-2018). Em: CARNEIRO, Silvio; JACOMINI, Márcia; BELLO, Isabel. (Org.). Políticas Curriculares na Rede Estadual Paulista 1995-2018. 1ed.São Paulo. : Alameda Editorial. 2022.p. 75-110. |
4. | LA SALVIA, A. L. Pensamento Sucateado: produção de subjetividade e controle na era da Big Data. Em: Jardim, Alex Fabiano Correa; Oliveira, Adhemar Santos de; Costa, Paulo Henrique Dias; Andrade, Wesley Keber Gusmão de; Almeida, Michelle Martins de; Amorin, Jailson Pereira de; Menezes, Sabrina Lasevitch; Silva, Laisse Franciele Souza. (Org.). DEleuze e Guattari, pensar em veredas que se bifurcam. Política, Educação e Clínica - vol.1. 1ed.curitiba. : CRV. 2022.v. 1, p. 1-352. |
5. | LA SALVIA, A. L. RELATO DE EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO DE FILOSOFIA. Em: Elisete Medianeira Tomazetti; José Benedito de Almeida Júnior; Patrícia Del Nero Velasco. (Org.). Formação e Experiências de Docência em Filosofia. 1ed.Santa Maria. : Editora da UFSM. 2022.v. 1, p. 1-168. |
6. | NOYAMA, R. R. S. ; NOYAMA, SAMON. Boal e a tradição estética da filosofia. Em: Gustavo Dalaqua; Samon Noyama. (Org.). Boal e a tradição estética da filosofia. 1ed.Curitiba. : CRV. 2022.v. 1, p. 79-94. |
7. | SANTOS, Vanessa Santana dos ; CARNEIRO, SILVIO RICARDO GOMES ; ORLANDIN, Bárbara de Souza ; JACOMINI, M ; OLIVEIRA FILHO, Edivaldo dos Reis ; VASCONCELLOS, Andressa Nunes ; RABELLO, Luiz Ricardo Gonçalves. As políticas curriculares para o ensino fundamental e médio na rede estadual paulista (1995-2006). Em: CARNEIRO, Silvio; JACOMINI, Márcia; BELLO, Isabel. (Org.). Políticas Curriculares na Rede Estadual Paulista 1995-2018. 1ed.São Paulo. : Alameda Editorial. 2022.p. 27-74. |
8. | VELASCO, P. D. N. Sobre o caráter formativo e civilizatório da argumentação na perspectiva da Nova Retórica. Em: Reginaldo Oliveira; Flávio José de Carvalho. (Org.). Pequenos ensaios sobre grandes filósofos. 1ed.Campina Grande. : EDUEPB. 2022.v. 2, p. 81-102. |
9. | VELASCO, P. D. N. O modelo argumentativo de Toulmin: sobre uma proposta de aplicação da lógica dos usos do argumento. Em: AZEVEDO, I. C. M.; Damasceno-Morais, R.. (Org.). Introdução à análise da argumentação. 1ed.Campinas. : Pontes. 2022.v. 1, p. 41-72. |
10. | VELASCO, P. D. N. O que pensamos nós, formadores/as de professores/as, sobre formação docente em Filosofia?. Em: Elisete Tomazetti; José Benedito de Almeida Junior; Patrícia Del Nero Velasco. (Org.). Formação e experiências de docência em Filosofia. 1ed.Santa Maria. : Editora UFSM. 2022.v. 1, p. 26-63. |
1. | SILVA, S. MARCOS. Jornalismo em perspectiva decolonial: Oralidade griot e lugar de fala do jornalista. Em: Antonioli, Maria Elisabete. (Org.). O universo do jornalismo em 10 anos de curso ESPM. 1ed.São Paulo. : ESPM. 2021.p. 02-259. |
2. | VELASCO, P. D. N. Revisitando minha trajetória de pesquisa junto ao Enfilo: problematizações sobre (não tão) velhas (mas sempre caras) questões. Em: Augusto Rodrigues; Rodrigo Pelloso Gelamo. (Org.). Percepções sobre o ensino de filosofia: registros de um tempo e seus movimentos. 1ed.Marília. : Oficina Universitária. 2021.v. 1, p. 21-52. |
3. | VILAS BÔAS, J. P. S.; ALVES, C. M.. Aspectos teóricos, metodológicos e práticos da produção de vídeos-minuto em turmas do ensino médio. Em: Roberto Francisco de Carvalho; Juciley Silva Evangelista Freire; José Damião Trindade Rocha; José Soares das Chagas. (Org.). Educação escolar no Tocantins: política, currículo e prática. 1ed.Curitiba-PR. : CRV. 2021.v. 1, p. 229-242. |
1. | BORGES, Fernanda Carlos. O Barraco Filosófico - ensinando filosofia em narrativas complexas. Em: Raquel Longhi; Anahi Lovato; Arnau Gifreu. Prefácio: Diego Bonilla. (Org.). Narrativas Complexas. 1ed.Aveiro - Portugal. : Ria Editorial. 2020.v. 1, p. 273-299. |
2. | CILENTO, A. Z. ; VELASCO, P. D. N.. A vida enquanto obra de arte: chaves de leitura para trabalhar Nietzsche em sala de aula. Em: Evandro Oliveira de Brito; Camila Bozzo Moreira; Diego dos Anjos Azizi. (Org.). Residência Pedagógica em Filosofia: Iniciação à prática docente. 1ed.Guarapuava. : Apolodoro Virtual Edições. 2020.v. 1, p. 77-99. |
3. | NOYAMA, S. Observações sobre a poética política de Augusto Boal e a insurgência de uma filosofia popular brasileira. Em: Amitrano, Georgia; Rangel, Marcelo Mello; Haddock-Lobo, Rafael. (Org.). Rosas e pensamentos outros. 1ed.Rio de Janeiro. : Ape'Ku. 2020.v. 1, p. 189-198. |
4. | NOYAMA, S. ; NOGUEIRA, R. ; NOYAMA, R. T. ; PEREIRA, M. S.. Experiência, arte e ensino de filosofia - Notas em tempos de tormento. Em: Samon Noyama. (Org.). Gingar, Filosofa, Resistir: ensaios para transver o mundo. 1ed.Curitiba. : CRV. 2020.v. 1, p. 103-120. |
5. | NOYAMA, SAMON; SILVA, R. R. T.. Descolonização, educação e uma estética brasileira por vir. Em: Samon Noyama. (Org.). GINGAR, FILOSOFAR, RESISTIR: ensaios para transver o mundo. 1ed.Curitiba. : EDITORA CRV. 2020.p. 93-102. |
6. | RIBEIRO, CARLOS EDUARDO. Traduzir, interpretar, filosofar: a funcão-tradutora. Em: Luiz de Camargo Pires Neto; Haroldo de Resende. (Org.). Salma Tannus Muchail um modo de presença. 1aed.Guararema. : Capella Editorial. 2020.v. 1, p. 291-296. |
7. | RODRIGUES, F. R. ; VELASCO, P. D. N.. Práticas argumentativas no Ensino Fundamental - Anos Finais: contribuições da Filosofia para o exercício da civilidade. Em: Paulo Sérgio Soares; Alessandro Pimenta. (Org.). Pesquisas em Ensino de Filosofia: experiências no PROF-FILO. 1ed.Palmas - TO. : EDUFT. 2020.v. 1, p. 88-100. |
8. | SILVA, S. MARCOS. O banzo persiste: políticas da inimizade de Achille Mbembe e o mapa da violência no Brasil 2019. VIOLÊNCIA DE ESTADO CONTROLE EXTERNO DA ATIVIDADE POLICIAL, SOCIEDADE E SISTEMA DE JUSTIÇA. 363ed.Distrito Federal. Em: . : Ministério Público Federal. 2020.v. 1, p. 209-223. |
9. | VELASCO, P. D. N. On a reconstruction of the valuation concept. Em: Alexandre Costa-Leite. (Org.). Abstract Consequence and Logics: Essays in Honor of Edelcio G. de Souza. 1ed.Londres. : College Publications. 2020.v. 42, p. 99-112. |
10. | VELASCO, P. D. N. Identidade, terceiro excluído e não contradição: notas sobre alguns pressupostos filosóficos do ensino de lógica. Em: Geraldo Balduino Horn; Luciana Vieira de Lima; Valéria Arias. (Org.). Ensino de Filosofia: dimensões teórico-metodológicas. 1ed.Curitiba. : Platô Editorial. 2020.v. 2, p. 237-258. |
11. | VILAS BÔAS, J. P. S. Ressentimento e desejo de vingança: uma reflexão sobre a psicologia dos fundamentalismos a partir de Nietzsche. Em: João Paulo Simões Vilas Bôas. (Org.). Filosofia em debate, vol. 3. 1ed.Palmas-TO. : EDUFT. 2020.v. 1, p. 31-41. |
12. | VILAS BÔAS, J. P. S.; ALVES, C. M.. Ressentimento, agonismo e LGBTfobia: as ideias de Nietzsche como base teórica para um ensino de filosofia em consonância com políticas afirmativas. Em: Paulo S. G. Soares; Alessandro G. Pimenta. (Org.). Pesquisas em ensino de filosofia: experiências no PROF-FILO. 1ed.Palmas-TO. : EDUFT. 2020.p. 22-33. |
Data de processamento: 16/11/2024 16:26:33