PPG-filosofia-profissional

Artigos completos publicados em periódicos


Número total de itens: 35

2024

1.   CARNEIRO, Silvio R. G. A Crítica a partir da fantasia: Um debate entre Horkheimer e Marcuse. Artefilosofia. v. 35, p. 1-26, issn: 2526-7892, 2024.
2.   RODRIGUES, A. ; VELASCO, P. D. N. ; GELAMO, R. P.. Filosofia do Ensino de Filosofia: o debate da cidadania-filosófica a partir dos movimentos histórico-discursivos do campo. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA (ONLINE). v. 38, p. 1-40, issn: 1982-596X, 2024.
3.   Rodrigues, Augusto ; DEL NERO VELASCO, PATRÍCIA. O campo do Ensino de Filosofia em debate: notas sobre a emergência de um problema filosófico. PROBLEMATA: REVISTA INTERNACIONAL DE FILOSOFIA. v. 15, p. 161-177, issn: 2236-8612, 2024.
4.   VILAS BÔAS, J. P. S. Uma perspectiva nietzschiana sobre o engajamento fanático em defesa de teorias da conspiração. Annales FAJE. v. 9, p. 19-29, issn: 2526-0782, 2024.

2023

1.   BRETAS, Aléxia ; CARNEIRO, SILVIO RICARDO GOMES. Apresentação do Dossiê: Teorias da Violência. Instauratio Magna. v. 3, p. 4-9, issn: 2763-7689, 2023.
2.   BÔAS, JOÃO PAULO SIMÕES VILAS. GENEALOGIA DO NIILISMO EM NIETZSCHE: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A INFLUÊNCIA DO CONTEXTO HISTÓRICO-LITERÁRIO DO NIILISMO RUSSO E DA LEITURA DE PAIS E FILHOS. Revista Dialectus. v. 31, p. 28-50, issn: 2317-2010, 2023.
3.   CARNEIRO, SILVIO RICARDO GOMES; JACOMINI, M ; BELLO, Isabel Melero. O Currículo Como Gestão e a Desigualdade como Resultado: o caso da rede estadual paulista no período de 1995-2018. CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS. v. 23, p. 1-28, issn: 1645-1384, 2023.
4.   COSTA, Pâmela. ; NOYAMA, SAMON. Ensaio sobre Eros e o ensino de filosofia: uma reflexão a partir de Platão e Han. REVISTA ALAMEDAS (UNIOESTE. TOLEDO). v. 11, p. 180-195, issn: 1981-0253, 2023.
5.   LA SALVIA, A. L.; FARIA, J. A. S.. 'Apontamentos para uma leitura maquínica do desejo no filme A Lei do Desejo de Pedro Almodóvar'. VISO : CADERNOS DE ESTÉTICA APLICADA. v. 17, p. 37-64, issn: 1981-4062, 2023.
6.   LA SALVIA, A. L.; MONGE, F. B. ; SAINTLUIS, J.. Relatos sobre a experiência de tradução de trechos da obra a Philosophie africaine de la période pharaonique ? 2780-330 avant notre ère, de Theophile Obenga. revista ideação. v. 48, p. 170-185, issn: 2359-6384, 2023.
7.   NOYAMA, SAMON; NOGUEIRA, L. M. S. ; OLIVEIRA, B. R. ; COSTA, H. W. ; REIS, B. B. F. ; CORREDOR, B. S. ; SILVA, M. V. P. ; MENEGUELI, L. K. M. ; ROSS, G. P. ; ALVAREZ, G.. Sobre a construção dos fichários para exercícios filosóficos a partir do método da imagem-questão. REVISTA DIGITAL DE ENSINO DE FILOSOFIA. v. 9, p. 1-24, issn: 2448-0657, 2023.
8.   PEREIRA, M. S. Os descolamentos do sentido, os sentidos do deslocamento: Vera Lúcia Gonçalves Felício. DISCURSO - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA DA FFLCH DA USP. v. 53(1), p. 60-73, issn: 0103-328X, 2023.
9.   VELASCO, P. D. N. Objeções e (contra-)argumentos à institucionalização do Ensino de Filosofia como subárea de pesquisa filosófica. Philosóphos. v. 28, p. 1-41, issn: 1982-2928, 2023.

2022

1.   BARROS, C. Z. Z. ; VELASCO, P. D. N.. Da Educação de aparências e seus efeitos sobre a formação do juízo e da moral ? uma reflexão a partir de Jean-Jacques Rousseau. PRIMUS VITAM. v. 14, p. 284-304, issn: 2236-7799, 2022.
2.   DA SILVA, P. T. A recepção dos ensaios cartesianos e algumas críticas à hipótese da matéria sutil. CADERNOS ESPINOSANOS (USP). v. 47, p. 63-83, issn: 1413-6651, 2022.
3.   NOYAMA, SAMON; SANTOS, J.. Vida, pensamento e arte no partido-alto ensaio sobre os assombros na improvisação musical. Instauratio Magna. v. 2, p. 118-139, issn: 2763-7689, 2022.
4.   SALVIA, ANDRÉ LUIS LA. Comentário a -Da síntese de um disparate: Saussure repete Deleuze-. TRANS/FORM/AÇÃO (UNESP. MARÍLIA. IMPRESSO). v. 45, p. 65-68, issn: 0101-3173, 2022.
5.   VELASCO, P. D. N. O estatuto epistemológico do Ensino de Filosofia: uma discussão da área a partir de seus autores e autoras. PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE). v. 33, p. 1-26, issn: 1980-6248, 2022.
6.   VELASCO, P. D. N. Sobre a virada discursivo-filosófica do ensino de filosofia: o legado argentino e a problemática do campo. O QUE NOS FAZ PENSAR (PUCRJ). v. 30, p. 335-362, issn: 0104-6675, 2022.
7.   VILAS BÔAS, João Paulo. Nietzsche e ensino de filosofia:. TRILHAS FILOSÓFICAS (ONLINE). v. 13, p. 41-59, issn: 1984-5561, 2022.

2021

1.   BOAS, JOÃO PAULO S. Comentário a -Demônios da brasilidade: notas para um niilismo tropical- - sobre autoritarismos, fundamentalismos e outros demônios: o potencial da psicologia analítica como chave de leitura para o Governo Bolsonaro. TRANS/FORM/AÇÃO (UNESP. MARÍLIA. ON LINE). v. 44, p. 371-374, issn: 1980-539X, 2021.
2.   CARVALHO, A. F. ; RIBEIRO, CARLOS EDUARDO. Novas lutas em tempos de desilusão programada: contra a tibieza da crítica e o conformismo solidário. Revisa Tuíra. v. 3, p. 52-61, issn: 2675-9047, 2021.
3.   JACOMINI, M ; CARNEIRO, Silvio R. G. ; RODRIGUES, A. C. C. ; BUENO, R.. Padronização, controle e accountability na política curricular paulista (2007-2018). Revista Brasileira de Educação. v. 26, p. 1-24, issn: 1413-2478, 2021.
4.   LA SALVIA, A. L. As possibilidades do cinema no ensino das humanidades. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA (UFU. IMPRESSO). v. 35, p. 1-24, issn: 0102-6801, 2021.
5.   NOYAMA, SAMON. Notas preliminares sobre o A nova razão do mundo e o contexto neoliberal que sedimentou a BNCC e o Novo Ensino Médio no Brasil. Ensaios Filosóficos. v. 1, p. 147-157, issn: 2177-4994, 2021.
6.   NOYAMA, SAMON; ROSA, R.. Ensino de filosofia e exercício da aprendizagem: Conversa sobre uma experiência quilombola. Abatirá. v. 2, p. 300, issn: 2675-6781, 2021.
7.   RIBEIRO, CARLOS EDUARDO. Historicidades em conflito: uma hipótese para o Século XX. GRIOT. v. 21, p. 35-49, issn: 2178-1036, 2021.
8.   SALVIA, ANDRÉ LUIS LA; NETO, OSVALDO CUNHA. O que pode o ensino de filosofia na BNCC?. REVISTA DIGITAL DE ENSINO DE FILOSOFIA. v. 7, p. e16/1-24, issn: 2448-0657, 2021.
9.   TORRES, FABIANO RAMOS. As Encruzilhadas do Saber Moribundo: periphosophos pivetis. REVISTA LIMIAR. v. 8, p. 167-178, issn: 2318-423X, 2021.

2020

1.   MARTIN, L. F. B. Niilismo e crença no diálogo David Hume de Jacobi. DISCURSO. v. 50, p. 133-146, issn: 2318-8863, 2020.
2.   MARTIN, L. F. B. A crítica de Hegel a Kant em Crença e saber: entre a subjetividade do conhecimento e a autêntica especulação filosófica. KANT E-PRINTS (ONLINE). v. 15, p. 51-74, issn: 1677-163X, 2020.
3.   RODRIGUES, F. R. ; VELASCO, P. D. N.. À guisa da Filosofia no Ensino Fundamental, Anos Finais: da argumentação à civilidade. PRISMA. v. 2, p. 111-133, issn: 2359-2133, 2020.
4.   SILVA, J. E. F. ; VELASCO, P. D. N.. Competências e habilidades para a Filosofia na escola: correlações entre os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e a proposta lipmaniana de Filosofia para Crianças. REVISTA DIGITAL DE ENSINO DE FILOSOFIA. v. 6, p. 1-16, issn: 2448-0657, 2020.
5.   VELASCO, P. D. N. Identidade, terceiro excluído e não contradição: notas sobre alguns pressupostos filosóficos do ensino de lógica. REVISTA DO NESEF: FILOSOFIA E ENSINO. v. 9, p. 87-107, issn: 2317-1332, 2020.
6.   VELASCO, P. D. N. O que pensamos nós, formadores/as de professores/as, sobre formação docente em Filosofia?. REVISTA SUL-AMERICANA DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO. v. 1, p. 12-33, issn: 1679-8775, 2020.


Data de processamento: 16/11/2024 16:26:33