PPG-evolucao-e-diversidade

Alberto José Arab Olavarrieta

Possui graduação em Licenciatura En Biología - Universidad Simón Bolívar (1998), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Realizou Pós Doutorado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - USP (2007) e na Universidade Estadual de Campinas (2009). Atualmente é Professor Associado III na Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Biologia de Insetos Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento de insetos, ecologia de cupins e interações inseto-planta. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3974780580699593 (15/10/2024)
  • Rótulo/Grupo: PERMANENTE
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Rua Arcturus (Jd Antares) Anchieta 09606070 - São Bernardo do Campo, SP - Brasil Telefone: (11) 23206266 URL da Homepage: http://ccnh.ufabc.edu.br/
  • Grande área: Ciências Biológicas
  • Área: Zoologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2024-Atual. Cupins em um mundo de mudanças climáticas: uma abordagem ecológica, funcional e molecular
      Descrição: As alterações climáticas vêm afetando a biodiversidade no planeta, especialmente em cupins, pois esses organismos não conseguem se deslocar rapidamente para locais mais adequados afetando a distribuição das espécies e suas funções ecossistêmicas. Considerando que a projeção de aumento de temperatura e a intensidade de eventos climáticos extremos, o objetivo geral desta proposta será investigar como espécies neotropicais de cupins respondem ao aumento de temperatura e redução da umidade em diferentes tipos de ambientes e quais atributos funcionais estão relacionados à tolerância climática desses insetos. A proposta será dividida em dois subprojetos onde será investigada: 1) a tolerância térmica de um cupim de savana avaliando quais conjuntos de atributos morfológicos e funcionais dessa espécie de cupim são mais influenciados pelas condições climáticas do local de coleta dos ninhos e 2) como cupins de florestas e savanas respondem ao aumento de temperatura e dessecação e se essa resposta está relacionada atributos morfológicos e/ou funcionais. De acordo com a hipótese da variação climática, a tolerância climática dos organismos está relacionada à amplitude das alterações das variáveis ambientais. Portanto, espera-se que: i) cupins de regiões com temperaturas ambientais médias mais altas tenham níveis mais altos de tolerância térmica e ii) que cupins de savanas apresentem maior tolerância a altas temperaturas e dessecação do que espécies que habitam o interior das florestas onde as condições de temperatura e umidade são mais estáveis. Uma melhor compreensão das respostas dos cupins ao aumento de temperatura terá implicações importantes para a conservação do ecossistema no contexto das mudanças climáticas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Alberto José Arab Olavarrieta - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro.
      Membro: Alberto José Arab Olavarrieta.
    2. 2021-Atual. Consequências da perda dos soldados na imunidade social em cupins (Isoptera: Termitidae)
      Descrição: A casta dos soldados é uma sinapomorfia em Isoptera, sendo que estes indivíduos estão associados prioritariamente com a defesa das colônias e parecem desempenhar uma função primordial na defesa imune colonial frente a patógenos. Algumas espécies de cupins perderam a casta de soldados, e dúvidas acerca do desenvolvimento do sistema imune ou de como estas espécies lidam com patógenos sem os soldados torna os Apicotermitinae neotropicais excelentes modelos de estudo. A presente pesquisa objetiva compreender o papel dos soldados na evolução da imunidade social em cupins. Para tanto, serão comparadas duas espécies de cupins: Silvestritermes euamignathus, que apresenta soldados providos de defesa física e química, e Anoplotermes pacificus, que não apresenta soldados, visando responder às seguintes questões: 1. Qual a contribuição dos soldados nos repertórios comportamentais envolvidos na imunidade social em cupins com defesas física e química?; 2. Quais respostas comportamentais estão associadas à imunidade social em cupins que perderam a casta dos soldados?. Indivíduos de ambas espécies serão contaminados com o fungo Metarhizium anisopliae e dispostos em arenas experimentais para observação comportamental. A análise dos experimentos incluirá a quantificação dos comportamentos de grooming, ataque, desmembramento, ou outro comportamento observado entre os demais membros e o companheiro contaminado. Os dados obtidos serão analisados por meio de modelos lineares generalizados de efeitos mistos. Ao final deste estudo, espera-se compreender as estratégias comportamentais adotadas pelas duas espécies de cupins neotropicais frente ao patógeno e o papel dos soldados na evolução do sistema imune social em cupins.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alberto José Arab Olavarrieta - Integrante / Fabiana Elaine Casarin - Integrante / Andre Rodrigues - Integrante / Ives Haifig - Coordenador / Christian Jost - Integrante / Dino McMahon - Integrante / Vincent Fourcassié - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Alberto José Arab Olavarrieta.
    3. 2021-Atual. Apicotermitinae (Blattaria, Isoptera, Termitidae) da região do alto Rio Madeira, Rondônia: taxonomia e dimensões da diversidade
      Descrição: Os cupins da subfamília Apicotermitinae (Termitidae) são extremamente abundantes em solos na região Neotropical. Apesar disso, essa é a subfamília menos conhecida e o desafio taxonômico dentro de toda a Termitologia. O objetivo desse projeto é melhorar o estado de conhecimento dos Apicotermitinae na região Neotropical, em especial na Amazônia. Para isso, serão estudadas 2553 amostras coletadas na região do alto Rio Madeira (Porto Velho, RO), dando enfoque na taxonomia e em múltiplas dimensões da diversidade do grupo. A taxonomia será realizada através da identificação dos táxons pela morfologia externa e interna, e através de estudos morfométricos. Novos táxons serão descritos ao longo do projeto. As dimensões alfa, beta, gama e filogenética da diversidade dos Apicotermitinae serão analisadas para entender os padrões das diferentes comunidades nas áreas de estudo, bem como os processos e variáveis que possam explicar tais padrões. Nossas principais hipóteses são que variáveis do solo e o efeito de borda natural causado pelas margens rio irão influenciar os padrões de diversidade dos Apicotermitinae. A combinação de dados filogenéticos e ecológicos com um estudo aprofundado de taxonomia permitirá uma iluminação recíproca entre essas diferentes disciplinas. Essa abordagem multidisciplinar é fundamental para o desenvolvimento da ciência, especialmente em lacunas de conhecimento como a dos Apicotermitinae neotropicais. Esse projeto ainda busca formar pessoas qualificadas para trabalhar com taxonomia e diversidade de cupins, bem como a estruturação do TermitoLab, na UFABC.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alberto José Arab Olavarrieta - Integrante / Joice Paulo Constantini - Integrante / Eliana Marques Cancello - Integrante / Ives Haifig - Integrante / CARRIJO, TIAGO - Coordenador / Rudolph Scheffrahn - Integrante / Thomas Bourguignon - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Alberto José Arab Olavarrieta.
    4. 2021-Atual. Programa: Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração - PELD - Rio Paraíba Integrado
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alberto José Arab Olavarrieta - Coordenador / Maria Avany Bezerra Gusmão - Integrante / Jose Etham de Lucena Barbosa - Integrante. Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba - Auxílio financeiro.
      Membro: Alberto José Arab Olavarrieta.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (2)
      1. XIV Simpósio de Iniciação Científica da UFABC.O status do ataque de bambus por cupins no Brasil e no mundo. 2021. (Simpósio).
      2. XIV Simpósio de Iniciação Científica da UFABC.Digestão de lignocelulose por cupins no contexto do aquecimento global. 2021. (Simpósio).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (2)
      1. Arab, Alberto. UFABC para Todos. 2016. (Exposição).. . 0.
      2. ARAB, A.. IV Encontro Brasileiro de Ecologia Química. 2005. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (3)
      • Alberto José Arab Olavarrieta ⇔ Charles Morphy Dias dos Santos (1.0)
        1. CARRIJO, T. F. ; ENGEL, M. S. ; CHOUVENC, T. ; GILE, G. H. ; MIKAELYAN, A. ; DEDEINE, F. ; WARE, J. L. ; HAIFIG, I. ; ARAB, A. ; CONSTANTINI, J. P. ; SOUZA, J. P. ; LEE, S. -B. ; BUč ; ROISIN, Y. ; CANCELLO, E. M. ; SANTOS, C. M. D.. A call to termitologists: it is time to abandon the use of -lower- and -higher- termites. INSECTES SOCIAUX. v. 70, p. s00040-023-0092, issn: 0020-1812, 2023.

      • Alberto José Arab Olavarrieta ⇔ Ives Haifig (1.0)
        1. CARRIJO, T. F. ; ENGEL, M. S. ; CHOUVENC, T. ; GILE, G. H. ; MIKAELYAN, A. ; DEDEINE, F. ; WARE, J. L. ; HAIFIG, I. ; ARAB, A. ; CONSTANTINI, J. P. ; SOUZA, J. P. ; LEE, S. -B. ; BUč ; ROISIN, Y. ; CANCELLO, E. M. ; SANTOS, C. M. D.. A call to termitologists: it is time to abandon the use of -lower- and -higher- termites. INSECTES SOCIAUX. v. 70, p. s00040-023-0092, issn: 0020-1812, 2023.

      • Alberto José Arab Olavarrieta ⇔ Tiago Fernandes Carrijo (1.0)
        1. CARRIJO, T. F. ; ENGEL, M. S. ; CHOUVENC, T. ; GILE, G. H. ; MIKAELYAN, A. ; DEDEINE, F. ; WARE, J. L. ; HAIFIG, I. ; ARAB, A. ; CONSTANTINI, J. P. ; SOUZA, J. P. ; LEE, S. -B. ; BUč ; ROISIN, Y. ; CANCELLO, E. M. ; SANTOS, C. M. D.. A call to termitologists: it is time to abandon the use of -lower- and -higher- termites. INSECTES SOCIAUX. v. 70, p. s00040-023-0092, issn: 0020-1812, 2023.




    Data de processamento: 16/11/2024 16:26:27