PPG-ensino-e-historia-das-ciencias-e-da-matematica

Rafael Cava Mori

Bacharel em química, licenciado em ciências exatas, mestre e doutor em físico-química, pela USP-São Carlos.Atua nas áreas de educação em ciências (teorias e políticas para educação científica, museus, relações ciência-arte), história das ciências (história da química no Brasil) e educação física (aspectos históricos e educativos de práticas do oriente).Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal do ABC (UFABC). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9085516658408739 (13/09/2024)
  • Rótulo/Grupo: PERMANENTE
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Avenida dos Estados, 5001 - Bloco A - Sala 630-3 Santa Teresinha 09210580 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49968378 URL da Homepage: https://www.ufabc.edu.br/ensino/docentes/rafael-cava-mori
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2023-Atual. Da educação popular à pedagogia histórico-crítica: fortalecendo pontes para uma educação científica politécnica
      Descrição: O projeto surge de uma inquietação despertada no processo de construção e execução de uma atividade extensiva, o Curso de Formação Popular, ofertado anualmente, com apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da UFABC, desde 2019. A ação consiste em aulas ministradas a jovens que residem em Mauá-SP, e que buscam complementação à educação escolar, visando a inserção no mundo do trabalho e/ou o prosseguimento dos estudos na educação superior. Os educadores são estudantes vinculados a cursos de graduação da UFABC, bolsistas ou voluntários.Durante sua vigência, o projeto atravessou diversas fases, assim resumidas: 1) iniciativa ativista, que procurou organizar um processo de educação popular de forma espontânea, e sem o devido aprofundamento teórico que pudesse guiar as práticas do curso; 2) sincretismo teórico, em que diferentes autores e influências pedagógicas foram mobilizados destacando-se as pedagogias libertadora (associada principalmente a Paulo Freire), libertária (inaugurada por Célestin Freinet) e crítico-social dos conteúdos (a interpretação de Libâneo sobre a pedagogia histórico-crítica de Dermeval Saviani) para justificar as estratégias didáticas empregadas; e 3) embasamento na pedagogia histórico-crítica, quando a teoria de Saviani se torna a principal matriz teórica do grupo de educadores.No entanto, existem parcas aproximações entre o campo teórico da educação popular e a pedagogia histórico-crítica. Ainda, o Curso de Formação Popular enfatiza, em suas aulas, a educação científica dos estudantes, sendo que há nexos ainda incipientes entre a educação em ciências e a pedagogia histórico-crítica. Assim, visando contribuir para que tais lacunas sejam superadas, o presente projeto busca inspiração em outros autores preocupados com a educação científica da classe trabalhadora especialmente aqueles que, no contexto da Rússia soviética, dedicaram-se a explorar o conceito de educação politécnica para subsidiar processos de educação científica integral, omnilateral, voltados à população jovem e periférica de Mauá e arredores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Rafael Cava Mori - Coordenador / Julia de Campos Silva - Integrante / Matheus Troilo de Oliveira - Integrante / Adriano Veloso da Silva - Integrante / Lara de Amaral Sibo - Integrante / Natália da Silva Galvão - Integrante.
      Membro: Rafael Cava Mori.
    2. 2023-Atual. Livros didáticos e transmissão do conhecimento químico: contribuições à luz da pedagogia histórico-crítica
      Descrição: Parte-se da premissa de que os livros didáticos são materiais de grande importância para o ensino. Reconhece-se, ainda, a influência do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) sobre forma e conteúdo dos livros que atualmente são distribuídos às instituições escolares. Assim, o projeto se propõe a analisar o conteúdo de livros didáticos, em especial, livros para o componente curricular Química (ensino médio) e avaliar aspectos relacionados à transmissão do conhecimento químico a partir do referencial teórico da pedagogia histórico-crítica. Além de contribuir com resultados a respeito desse processo de transmissão, espera-que a pesquisa produza conhecimentos, também, sobre o próprio PNLD, e auxilie no contínuo desenvolvimento da teoria pedagógica proposta por Dermeval Saviani.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Rafael Cava Mori - Coordenador / Lara de Amaral Sibo - Integrante / Natália da Silva Galvão - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Rafael Cava Mori.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (1)
      1. XII Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química. O ?agro? em livros didáticos de Química (PNLD/2018). 2023. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (1)
      1. MORI, R. C.. IV Simpósio Mineiro de Educação Química. 2017. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 16/11/2024 16:26:22