PPG-ensino-e-historia-das-ciencias-e-da-matematica

Natalia Pirani Ghilardi-Lopes

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (2001). Doutora em Ecologia de Comunidades Marinhas Bentônicas pela Universidade de São Paulo (área: Botânica - 2007). Realiza pesquisa em: 1) Educação Ambiental e Científica, com ênfase em Ciência Cidadã e 2) Educação Ambiental Marinha e Costeira. É professora associada na Universidade Federal do ABC. Está vinculada ao núcleo permanente do programa de Pós-Graduação em Evolução e Diversidade da UFABC e do programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática da UFABC. É membro co-fundadora da Rede Brasileira de Ciência Cidadã e vice-coordenadora do INCT em Ciência Cidadã (INCC). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8457066927181345 (13/11/2024)
  • Rótulo/Grupo: PERMANENTE
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Alameda da Universidade (UFABC), s/n, sala 287, bloco Delta Anchieta 09606045 - São Bernardo do Campo, SP - Brasil Telefone: (11) 23206310 URL da Homepage: http://professor.ufabc.edu.br/~natalia.lopes
  • Grande área: Ciências Biológicas
  • Área: Biologia Geral
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2023-Atual. Equidade e sustentabilidade na articulação entre currículos, práticas pedagógicas e formação docente em escolas públicas paulistas
      Descrição: Projeto submetido junto ao edital PROEDUCA da FAPESP, na linha Ensino Público, e buscará gerar evidências científicas sobre o potencial das escolas para uma educação ambiental focada na indissociabilidade entre sustentabilidade e equidade. Será desenvolvido em parceria do Grupo de Pesquisa em Educação ambiental de formação de educadores com professores de escolas públicas e se propõe a investigar um processo articulador para a consolidação de escolas sustentáveis, baseadas na equidade e na justiça socioambiental. Os referenciais teóricos que estão sendo mobilizados são os da pesquisa participante, aprendizagem social, complexidade, educação ambiental crítica e da educação para a equidade. O objetivo é investigar, de forma colaborativa com professores da educação básica pública, os desafios e potencialidade dos processos de educação ambiental escolar, considerando uma formação com equidade para a sustentabilidade, a partir do tripé de associação entre os currículos e seus materiais associados, práticas escolares e formação docente, analisando produtos e processos formativos. As etapas da pesquisa perpassam a análise documental, os processos formativos em rede, bem como a investigação de processos de autoria escolares no engajamento de estudantes e professores nas temáticas de sustentabilidade socioambiental. Os dados serão coletados por meio de documentos curriculares e pedagógicos, questionários, grupo focal, entrevistas, interações discursivas e análise de produções de professores e de estudantes em processos formativos. Os resultados esperados serão consolidados e divulgados de forma colaborativa nas escolas e cursos de formação continuada, bem como por meio de um Repositório de Experiências Utilizáveis para a Sustentabilidade e Equidade (REUSE) e possibilitarão contribuições em políticas públicas educacionais e de abordagens pedagógicas interdisciplinares que visem à melhoria da formação socioambiental de estudantes e professores da educação básica. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes - Integrante / Rosana Louro Ferreira Silva - Coordenador / Maisa Helena Altarugio - Integrante / Denise de La Corte Bacci Toledo - Integrante / Patricia Mie Matsuo - Integrante / Hector Barros - Integrante / Beatriz Vieira Freire - Integrante / Cristina Leite - Integrante / Mariana Tambellini Faustino - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
      Descrição: Este projeto está sendo submetido junto ao edital PROEDUCA da FAPESP, na linha Ensino Público, e buscará gerarevidências científicas sobre o potencial das escolas para uma educação ambiental focada na indissociabilidadeentre sustentabilidade e equidade. Será desenvolvido em parceria do Grupo de Pesquisa em Educação ambientalde formação de educadores com professores de escolas públicas e se propõe a investigar um processo articuladorpara a consolidação de escolas sustentáveis, baseadas na equidade e na justiça socioambiental. Os referenciaisteóricos que estão sendo mobilizados são os da pesquisa participante, aprendizagem social, complexidade,educação ambiental crítica e da educação para a equidade. O objetivo é investigar, de forma colaborativa comprofessores da educação básica pública, os desafios e potencialidade dos processos de educação ambientalescolar, considerando uma formação com equidade para a sustentabilidade, a partir do tripé de associação entreos currículos e seus materiais associados, práticas escolares e formação docente, analisando produtos eprocessos formativos. As etapas da pesquisa perpassam a análise documental, os processos formativos em rede,bem como a investigação de processos de autoria escolares no engajamento de estudantes e professores nastemáticas de sustentabilidade socioambiental. Os dados serão coletados por meio de documentos curriculares epedagógicos, questionários, grupo focal, entrevistas, interações discursivas e análise de produções de professorese de estudantes em processos formativos. Os resultados esperados serão consolidados e divulgados de formacolaborativa nas escolas e cursos de formação continuada, bem como por meio de um Repositório deExperiências Utilizáveis para a Sustentabilidade e Equidade (REUSE) e possibilitarão contribuições em políticaspúblicas educacionais e de abordagens pedagógicas interdisciplinares que visem à melhoria da formaçãosocioambiental de estudantes e professores da educação básica. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maisa Helena Altarugio - Integrante / Rosana Louro Ferreira Silva - Coordenador / Beatriz Vieira Freire - Integrante / Cristina Leite - Integrante / Denise de La Corte Bacci Toledo - Integrante / Natalia Pirani Ghilardi-Lopes - Integrante / Patricia Mie Matsuo - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Cooperação.
      Membro: Maisa Helena Altarugio.
    2. 2023-Atual. Ciência aberta e cidadã nas escolas
      Descrição: A adoção de sequências de ensino por investigação (SEIs) atreladas à ciência cidadã nas escolas pode potencializar a aprendizagem de ciências por situar os estudantes em questões de investigação genuínas. Entretanto, não há materiais de aprendizagem contendo estas SEIs e protocolos de ciência cidadã adequados ao contexto escolar disponíveis em português. Adicionalmente, as ações de ciência cidadã em andamento em escolas, bem como os dados produzidos por elas, acabam ficando isoladas umas das outras por não haver estrutura de tecnologia de informação adequada para que professores e estudantes possam submeter e compartilhar dados e resultados. O presente projeto pretende, ao longo de quatro anos e contando com uma equipe multidisciplinar: 1. A coprodução (entre professores da educação básica e cientistas) de Sequências de Ensino por Investigação (SEIs) contendo protocolos de ciência cidadã adequados para aplicação em contexto escolar (Ano 01); 2. A avaliação do processo de co-construção, entre cientistas, programadores e professores da educação básica, de uma plataforma de ciência cidadã para uso nas escolas (Ano 01); 3. A inserção de SEIs contendo protocolos prontos e testados de ciência cidadã na plataforma para que possam ser utilizados por professores da educação básica (Ano 02); 4. O teste piloto de uso da plataforma educacional de ciência cidadã desenvolvida, com o uso destas SEIs previamente inseridas (Ano 02); 5. O oferecimento e avaliação de um processo formativo para uso da plataforma desenvolvida, com a capacitação de professores para criação e inserção de novos protocolos de ciência cidadã de seu interesse na plataforma (Anos 02 e 03); 6. A análise de aprendizagens a partir dos dados de questionários de avaliação respondidos pelos usuários cadastrados na plataforma (Ano 03); e 7. A análise dos dados, referentes às questões científicas sob investigação, inseridos na plataforma aberta pelos cientistas cidadãos (Anos 03 e 04). Ao final do projeto, pretende-se que a plataforma de ciência cidadã permita o uso e compartilhamento de dados entre escolas de diferentes regiões brasileiras, bem como a customização de SEIs pelos professores que forem capacitados para usá-la.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) . Integrantes: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes - Coordenador / Flávio Augusto de Souza Berchez - Integrante / Beatriz Nogueira Torrano - Integrante / Rosana Louro Ferreira Silva - Integrante / Antônio Mauro Saraiva - Integrante / Tiago Mauricio Francoy - Integrante / Bruno de Carvalho Albertini - Integrante / Sheina Koffler - Integrante / Solange Wagner Locatelli - Integrante / Janaína Dutra González - Integrante / Jussara Almeida Bezerra - Integrante / Juliana França - Integrante / João Victor Andrade Lacerda - Integrante / Gustavo Bellini Monteiro - Integrante / BRAVO, PEDRO - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
    3. 2023-Atual. Instituto Nacional de Ciência Cidadã
      Descrição: A Ciência Cidadã destaca-se hoje nas agendas de ciência, tecnologia e inovação, como uma das vertentes da Ciência Aberta, promovendo o engajamento social na pesquisa, sobretudo em questões de relevância social, ambiental e territorial. No Brasil, ampliam-se as iniciativas nesse campo, requerendo acompanhar seus avanços em nível internacional, bem como reconhecer os aspectos específicos à nossa realidade. Sua adoção e difusão engloba amplo espectro de abordagens, atores e ações, envolvendo desafios teóricos e metodológicos, como: quais os significados e aplicações do conceito, de modo contextualizado? Quais as metodologias para o engajamento e a coprodução de conhecimentos de diferentes atores? Quais infraestruturas e dispositivos tecnológicos necessários e como torná-los acessíveis e abertos? Que sistemas de governança e avaliação, protocolos de dados e informações são pertinentes? Quais os métodos e ferramentas para a formação e a capacitação em Ciência Cidadã? Como difundi-la para cientistas e demais atores sociais, públicos e privados, sob uma perspectiva crítica? O Instituto Nacional de Ciência Cidadã (INCC) visa promover o avanço do conhecimento científico e tecnológico, de caráter inter e transdisciplinar, para o desenvolvimento, a inovação e a disseminação de conceitos, práticas, metodologias e usos da Ciência Cidadã no Brasil. Estrutura-se nas seguintes linhas de investigação e ação: coprodução e engajamento social em ciência; tecnologias, ferramentas e infraestruturas; governança, avaliação e protocolos de dados e informações; formação e educação; arcabouço teóricoconceitual; disseminação social e subsídios a políticas públicas. O INCC promoverá estudos e ações, com foco específico e aprofundado nessas linhas, garantindo também a transversalidade e as sinergias entre as equipes e temas tratados, de modo a responder à diversidade de aspectos, à complexidade de questões e ao caráter inovador da Ciência Cidadã, em níveis internacional e brasileiro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes - Integrante / Ronaldo Adriano Christofoletti - Integrante / Erika Hingst-Zaher - Integrante / Saraiva, Antonio Mauro - Integrante / Bruno de Carvalho Albertini - Integrante / Sheina Koffler - Integrante / Blandina Viana - Integrante / Eduardo Roberto Alexandrino - Integrante / Juliana França - Integrante / Rodrigo Arantes Reis - Integrante / Ângelo Loula - Integrante / Sarita Albagli - Coordenador / Vanessa de Arruda Jorge - Integrante / Allan Yu Iwama de Mello - Integrante / Amanda Santos Witt - Integrante / Mariana Minatel Braga - Integrante / Francisco Javier Araos Leiva - Integrante / Bethania de Araujo Almeida - Integrante / Bianca Darski Silva - Integrante / Carmen Regina Mendes de Araújo Correia - Integrante / Cinthia Cristina Resende Mendonça - Integrante / Emerson Joucoski - Integrante / Flávia Virginio Fonseca - Integrante / Guilherme Ortigara Longo - Integrante / Juri Castelfranchi - Integrante / Karlla Vanessa de Camargo Barbosa - Integrante / Marcia Chame - Integrante / Maria de Lourdes Spazziani - Integrante / Maristela Zamoner - Integrante / Nijima Novello Rumenos - Integrante / Onildo Joao Marini Filho - Integrante / Rachel Trajber - Integrante / Regiane Regina Ribeiro - Integrante / Russane Low - Integrante / Tiago Emmanuel Nunes Braga - Integrante / Valquíria Michela John - Integrante / Adolf Carl Krüger - Integrante / Alexandre Hannud Abdo - Integrante / Antonio Lafuente García - Integrante / Arthur Galamba Fernandes Abreu - Integrante / Eugenia Rodrigues - Integrante / Mordechai Haklay - Integrante / Valeria Arza - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
    4. 2023-Atual. Polinização: conhecimentos, conservação e uso sustentável de polinizadores
      Descrição: O INCT Polinização (INPol) surge a partir de parcerias de longa data entre grupos de pesquisa consolidados e em consolidação, atores sociais e instituições não acadêmicas. A polinização é tópico em alta com avanços em novas tecnologias, ferramentas analíticas e abordagens teóricas, e em questões aplicadas. Assim, o INCT se estrutura a partir de cinco eixos temáticos (i) Ciência de Dados, (ii) Polinização em Ecossistemas, (iii) Polinização Aplicada, (iv) Interação com a Sociedade e (v) Estratégias e Ações. O INPol é ambicioso por se propor a integrar as atividades entre os eixos na geração de soluções para as questões relacionadas à conservação e ao uso sustentável de polinizadores. Está amparado pela disponibilidade de diversos laboratórios de pesquisa associados com os eixos temáticos da proposta, assim a maior demanda de investimento é em recursos humanos e custeio. O grupo envolvido no INPol tem uma produção conjunta consistente, como a própria criação da Rede Brasileira de Interação Planta-Polinizador e da Rede Brasileira de Ciência Cidadã. Esse trabalho colaborativo tem mostrado sucesso na formação de redes de colaboração, como a parceria BPBES-REBIPP para elaborar o diagnóstico nacional, os projetos SURPASS-FAPESP e SPIN-SinBiose-CNPq e a criação de base de dados de interações pela REBIPP. Além disso, estes grupos estão engajados em diversas redes de pesquisa internacionais e na capacitação de pessoas e formação de recursos humanos. O INPol avançará em inovação, desenvolvendo habilidades para um ambiente colaborativo diversificado, adotando o processo ?cross pollination?, emprestado da área de Negócios e Inovação, que expõe pessoas a novas formas de pensar por meio do compartilhamento de conhecimento para alcançar soluções inovadoras. O plano de divulgação está estruturado em várias etapas e será desenvolvido para atingir como público-alvo a comunidade acadêmica, tomadores de decisão dos setores público e privado e agentes dinamizadores de conhecimento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes - Integrante / Antônio Mauro Saraiva - Integrante / Kayna Agostini - Integrante / Andre Rodrigo Rech - Integrante / Leandro Freitas - Coordenador / Marcia Motta Maues - Integrante / Marina Wolowski Torres - Integrante / Blandina Viana - Integrante / Juliana Hipólito de Sousa - Integrante / Pietro Kiyoshi Maruyama Mendonça - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
    5. 2022-Atual. Análise do Ensino por Investigação por meio do design-based research: um estudo comparado da formação docente em ciências entre Brasil e África do Sul (CNPq-Universal)
      Descrição: Por meio de uma parceria entre as IES: Universidade Federal do ABC, Universidade Federal de São Paulo e Universidade de Kwazulu-Natal (África do Sul), esta pesquisa pretende se aprofundar em compreender a formação docente com relação à utilização do Ensino por Investigação em suas práticas pedagógicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes - Integrante / Solange Wagner Locatelli - Coordenador / Simone Alves de Assis Martorano - Integrante / Guilherme Brockington - Integrante / Leonardo André Testoni - Integrante / Angela James - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
      Descrição: Por meio de uma parceria entre as IES: Universidade Federal do ABC, Universidade Federal de São Paulo e Universidade de Kwazulu-Natal (África do Sul), esta pesquisa pretende se aprofundar em compreender a formação docente com relação à utilização do Ensino por Investigação em suas práticas pedagógicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Leonardo André Testoni - Integrante / Simone Martorano - Integrante / BROCKINGTON, GUILHERME - Integrante / Solange Locatelli - Coordenador / Angela James - Integrante / Natalia Pirani Ghilardi - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Leonardo André Testoni.
    6. 2020-2023. Educação ambiental e gestão de Unidades de Conservação do Estado de São Paulo: articulação de saberes na construção de comunidades de aprendizagem
      Descrição: As metas 1, 17 e 19 das Metas de Aichi dependem, prioritariamente, de uma sociedade que se proponha a participar das discussões e decisões referentes à biodiversidade e a sustentabilidade socioambiental, fazendo-se necessário a problematização e o diálogo de saberes da relação entre os conhecimentos científicos sobre a biodiversidade com a diversidade cultural das comunidades locais. Nesse sentido, a pesquisa em EA oferece caminhos para envolver o público com as questões ambientais por meio da ação participativa, uma das características da EA crítica, auxiliando a guiar os sujeitos para mudanças de valores e atitudes. A partir de referências sobre formação participativa de professores, educação ambiental crítica, educomunicação e aprendizagem social, temos encontrado respaldo na constituição de comunidades de aprendizagem, cuja estrutura é formada por um grupo de pessoas que estão associadas em torno de um objetivo comum de aprendizagem, em uma dinâmica de diálogo, para resolver um problema que as preocupa ou para construir um projeto comum. O projeto tem como principal objetivo investigar a construção colaborativa de planos e práticas de educação ambiental, bem como proporcionar a disseminação desse conhecimento entre unidades, entes e atores, com vistas a subsidiar as equipes gestoras das UC nas suas atividades educativas e relações socioambientais voltadas à conservação e ao uso sustentável da biodiversidade. A pesquisa se fundamentará em abordagens quantitativa e qualitativa (método misto), e os principais instrumentos que utilizaremos serão as produções dos diferentes atores sociais (vídeos, planos de educação ambiental, registros de ações formativas, entre outros), questionários, entrevistas e grupos focais. Com base na primeira análise de dados buscaremos estreitar as relações com as equipes gestoras de quatro UCs parceiras, sendo duas urbanas e duas no interior. O projeto se propõe a acompanhar a construção e implementação dos planos de EA nessas quatro UC. Em etapa posterior utilizaremos grupos focais, para discussão de resultados parciais com equipe gestora e para a construção de processos formativos e planos de educação ambiental inovadores nas UC. Os resultados esperados vão ao encontro aos referenciais descritos, de maneira a envolver a comunidade local na gestão da UC, fomentando uma participação mais ativa no conselho gestor e nas ações de conservação e uso sustentável da biodiversidade. Algumas ferramentas serão priorizadas nas diferentes UCs, como a educomunicação (produção de filmes e outras mídias), a ciência cidadã (tema do declínio das abelhas e gestão da biodiversidade), e formação de professores (ação de cadeia nas escolas do entorno das UC determinadas, provocando um sentimento de pertencimento e gerando participação da comunidade no conselho gestor das UC). Os resultados serão disponibilizados de forma contínua durante o projeto, uma vez que será desenvolvido em parceria com a comunidade/participantes envolvida/os no projeto,por meio da divulgação de cursos de formação e oficinas, produção de vídeo, parceria com o conselho gestor das UC, elaboração de material didático para subsidiar a formação de professores e monitores ambientais e elaboração de livros e sumários executivos ao final do projeto. Portanto, esperamos que a pesquisa traga subsídios para que as UCs desenvolvam e/ou aprimorem seus planos de educação ambiental e implementem ações formativas de monitores e professores, envolvendo a comunidade local de acordo com a realidade de cada UC, utilizando ferramentas de aprendizagem social e educomunicação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes - Integrante / Rosana Louro Ferreira Silva - Coordenador / Denise de La Corte Bacci Toledo - Integrante / Vanessa Puerta Veruli - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
    7. 2020-2020. Marine Litter Citizen Science Research Agenda - An Expert Perspective on Advancing the Citizen and the Science in Citizen Science
      Descrição: Marine litter is a growing issue in need of action. A growing trend is to use citizen science to help understand and tackle the issue, such as volunteers recording and removing marine litter items found in different environments. Research is needed to understand 1. How the quality of the data can be improved, 2. How to maximise the benefit for the volunteers (maximise learning, engagement, and encourage further pro-environmental behaviour), and 3. How to support decision makers (e.g. the practitioners [typically NGOs] and policy makers) to engage with these activities and/or the results. Building on an ongoing GCRF funded project, we are running a workshop (9-10 March 2020) bringing together researchers and practitioners to identify how to advance citizen science in marine litter. Funds have already covered for 10 Brazilian early career researchers and 7-10 UK researchers & practitioners to attend. This proposal will extend the invitation to a further 10 UK decision makers, broaden the scope to invite international experts in this field, and cover a research assistant to help with the coordination of the event and collect social science data during and before the workshop.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes - Integrante / Alexander Turra - Integrante / Kayleigh Wyles - Coordenador / Birgitta Gatersleben - Integrante / Justine Millard - Integrante. Financiador(es): Biotechnology and Biological Sciences Research Council - Auxílio financeiro.
      Membro: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Medalha de Bronze na Olimpíada Brasileira do Oceano (O2) - edição 2021, Maré de Ciência - Unifesp Baixada Santista.. 2022.
      Membro: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (30)
    1. 1º Workshop em Divulgação Científica e Educação na Ficologia.Ensino de 'algas' sob uma perspectiva evolutiva. 2024. (Outra).
    2. ECSA Conference 2024. Changing knowledge and attitudes through citizen science at schools. 2024. (Congresso).
    3. Encontro Recifal Brasileiro.Ciência cidadã - parceria de peso na ciência marinha brasileira. 2024. (Encontro).
    4. I Encontro Brasileiro de Ciência Cidadã.Sessão interativa: Ciência Cidadã: é consensual ou controverso? Dialogando para um conhecimento comum e contextualizado. 2024. (Encontro).
    5. I Encontro Brasileiro de Ciência Cidadã.Sessão interativa: A Ciência Cidadã em espaços formais de ensino. 2024. (Encontro).
    6. I Encontro Brasileiro de Ciência Cidadã.Mesa de abertura. 2024. (Encontro).
    7. I Encontro Brasileiro de Ciência Cidadã.Painel temático de abertura - Qual ciência cidadã queremos? (Perspectivas para a CC na visão das Redes Latinoamericanas). 2024. (Encontro).
    8. SPOceanWeek2024.Ideias Azuis - Painel 3 - Cultura Oceânica: Um Oceano Inspirador e Envolvente. 2024. (Encontro).
    9. 1º Seminário de Ciência Cidadã na Bacia do Rio Doce.Ciência cidadã ou educação ambiental?. 2023. (Seminário).
    10. SP Ocean Week 2023.Ideias Azuis - Painel 1 - Rumos para formação de uma geração azul. 2023. (Encontro).
    11. XVI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. Ciência Cidadã e Educação Científica nas Escolas. 2023. (Congresso).
    12. Diálogos da Cultura Oceânica.Ciência cidadã como ferramenta de transformação. 2022. (Encontro).
    13. II Workshop da Rede Brasileira de Ciência Cidadã.O Programa de Ciência Cidadã do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA). 2022. (Outra).
    14. Seminário do Programa de Capacitação Institucional do Instituto Nacional da Mata Atlântica (PCI/INMA).A Ciência Cidadã na geração do conhecimento, divulgação e educação científica. 2022. (Seminário).
    15. Seminário PPG Biologia UNISINOS.Mas, afinal, o que é ciência cidadã?. 2022. (Seminário).
    16. ?Educação Ambiental conectando as águas na Década dos Oceanos. 2021. (Encontro).
    17. 4th Planetary Health Annual Meeting.The health of South American Atlantic and Antartic Marine Ecosystems in a Post-Pandemic World. 2021. (Encontro).
    18. Botanica Online.Live do capítulo 06 ? Aprendizado ativo no ensino de botânica. 2021. (Outra).
    19. I Simpósio Piauiense do Ensino de Ciências e Matemática.Ciência cidadã e as habilidades dos educandos do século XXI. 2021. (Simpósio).
    20. I Workshop da Rede Brasileira de Ciência Cidadã.Lançamento da Rede Brasileira de Ciência Cidadã. 2021. (Outra).
    21. I Workshop da Rede Brasileira de Ciência Cidadã.Boas práticas e engajamento em ciência cidadã. 2021. (Outra).
    22. Mês da Ciência Cidadã no Parque Estadual da Ilha Anchieta.Ciência cidadã. 2021. (Outra).
    23. O Mar Brasileiro: fonte de energia e recursos minerais. 2021. (Outra).
    24. Tarde Científica: Divulgando a Ciência.Ciência Cidadã. 2021. (Encontro).
    25. X Semana da Biologia da UFABC.Relatos de experiências de projetos brasileiros de ciência cidadã. 2021. (Outra).
    26. ECSA Conference 2020. 2020. (Congresso).
    27. II Workshop do Plano de Monitoramento e Avaliação do Lixo no Mar para o estado de São Paulo. 2020. (Outra).
    28. IX Semana da Biologia da UFABC.Salvaguardando o serviço ecossistêmico de polinização: iniciativa Beekeep de ciência cidadã. 2020. (Outra).
    29. Ocean LitterAcy (OLA) Initiatives Workshop 2020 (UK).Results of the I OLA! Workshop ? 2019. 2020. (Encontro).
    30. Oficina Região Sudeste ? O Brasil na Década do Oceano.Resultados da Oficina da Região Sudeste. 2020. (Oficina).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (8)
    1. Ghilardi-Lopes, N.P.; Iwama, A.Y. ; Witt, A.S. ; Guimarães, A. ; Saraiva, Antonio Mauro ; Oliveira, A.A.B. ; Viana, B. ; Albertini, B. C. ; Souza, C.Q. ; Gaspar, D.A. ; Lacerda, J.V.A. ; França, J.S. ; Rocha, L. ; Braga, M.M. ; Reis, R.A. ; ALBAGLI, S. ; Koffler, S. ; Umeno, M.A.. I Encontro Brasileiro de Ciência Cidadã. 2024. Outro
    2. Loula, A. ; Saraiva, A.M. ; Viana, B. ; Souza, C.Q. ; Alexandrino, E.R. ; França, J.S. ; Ghilardi-Lopes, N.P. ; Koffler, S.. II Workshop da Rede Brasileira de Ciência Cidadã. 2022. Outro
    3. Ghilardi-Lopes, N.P.; Turra, A.. Seminário Cultura Oceânica nas Escolas. 2022. Congresso
    4. Ghilardi-Lopes, N.P.; Irwin, A. ; Grover, A. ; Wehn, U.. Citizen Science: an Approach to Promote Planetary Health. 2021. Outro
    5. Freitas, S.R. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. X Semana da Biologia da UFABC. 2021. Outro
    6. Alexandrino, E.R. ; Lima, A.F.B. ; Zocca, C. ; França, J.S ; Guimarães, A. ; Lacerda, J.V.A. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. Debate - Ciência Cidadã no INMA. 2021. Outro
    7. Ghilardi-Lopes, N.P.; Viana, B. ; Saraiva, A.M. ; Alexandrino, E.R. ; Kawabe, L.A. ; França, J.S ; Souza, C.Q. ; Koffler, S.. I Workshop da Rede Brasileira de Ciência Cidadã. 2021. Outro
    8. Ghilardi, N. P.. VIII Congresso de Ecologia do Brasil. 2007. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 16/11/2024 16:26:22