PPG-ensino-e-historia-das-ciencias-e-da-matematica

Breno Arsioli Moura

Professor Associado da Universidade Federal do ABC (UFABC). Doutor e Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) - no programa interunidades em Ensino de Ciências - e Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Desenvolve pesquisas em História das Ciências, principalmente sobre os seguintes temas: Iconografia, História da Eletricidade, História da Óptica, Estudos de Tradução e Século 18. Realizou estágios pós-doutorais no Departamento de História da Universidade da Califórnia (Berkeley-EUA) e no laboratório SPHERE (Université de Paris/CNRS, Paris-França), ambos apoiados pela FAPESP. Atualmente, realiza estágio pós-doutoral na Alemanha, como professor visitante sênior na Europa-Universität Flensburg, com apoio da Fundação Alexander von Humboldt e da CAPES. É membro do Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências (GHTC) e do Grupo de Pesquisas em Interfaces entre História das Ciências e Educação Científica (GIHCEC). Desde 2022, é bolsista Produtividade CNPq na área de História. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7484089259365594 (22/03/2025)
  • Rótulo/Grupo: PERMANENTE
  • Bolsa CNPq: Nível 2 (***
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Rua Abolição Vila São Pedro 09210180 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49968374 URL da Homepage: http://www.arsioli.com
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2025-Atual. Sparks through the Pictures: Illustrations, Illustrators and Iconographies in the Development of Electricity in the Eighteenth Century
      Descrição: This research project will study the connections between the illustrations of electricity and thedevelopment of this field in the eighteenth century. The project has three perspectives. First, I aim tounderstand what were the functions of the illustrations in the different types of publications of the period, as I suppose that not every image included in books and papers had the same roles. It will be considered only materials published in Germany, Great Britain and France in the eighteenth century. In the second perspective, I will analyze the rising of different iconographies of electricity and the relationship between the illustrations and real apparatus. In the third perspective, I will study the previous background of the illustrators, their interactions with the authors of the books and papers they illustrated and their experiences with natural and experimental philosophy. From multiple methodologies, this research proposal intends to reassess a consolidated historiography of electricity through the new lenses of the history of illustrations. The research will be conducted with collaboration of professor Peter Heering, andwill make use of several primary and secondary sources available at Flensburg and in Europe, as well as of the expertise of his team with replicating historical experiments.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Breno Arsioli Moura - Coordenador / Peter Heering - Integrante. Financiador(es): Alexander Von Humboldt-Stiftung/Foundation - Bolsa.
      Membro: Breno Arsioli Moura.
    2. 2022-Atual. Os newtonianismos na França e em Portugal do século XVIII: uma revisita a partir dos livros II e III do Óptica
      Descrição: Este projeto estudará o papel e a relevância dos conteúdos dos livros II e III do Óptica de Newton no estabelecimento do Newtonianismo na filosofia natural francesa e portuguesa do século XVIII. Esses conteúdos abrangem uma série de estudos sobre as cores dos corpos naturais, os anéis coloridos em películas finas, a dupla refração, a influência do éter nos fenômenos luminosos, entre outros. Nas últimas décadas, historiadores têm se debruçado sobre outras facetas do Newtonianismo na Europa do século XVIII, ampliando o conhecimento sobre o alcance e influência das ideias de Newton em contextos científicos, culturais e sociais do mundo moderno. Nesse sentido, o presente projeto é uma continuação de uma pesquisa mais ampla que vem sendo desenvolvida há mais de dez anos, acerca da importância de partes menos conhecidas da óptica newtoniana para o estabelecimento do Newtonianismo. Em estudos anteriores, concentrados no contexto britânico, apontamos que, no século XVIII, filósofos naturais britânicos enfatizaram partes do Óptica que legitimavam a importância do método indutivo ? o Livro I ? e que contribuíam para estabelecer a concepção corpuscular da luz como a única capaz de explicar todos os fenômenos ópticos conhecidos ? algumas Questões do Livro III. Por outro lado, os conteúdos do Livro II e de parte do Livro III foram ignorados ou tratados superficialmente, principalmente por não se encaixarem nos conteúdos tradicionalmente associados à óptica newtoniana. Nessa pesquisa, buscamos dar continuidade a esses estudos, analisando os contextos francês e português. Na historiografia moderna, poucos estudos sobre o Newtonianismo na França e em Portugal mencionam a recepção a essas partes do Óptica. Pretendemos suprir essa lacuna historiográfica, procedendo uma revisita historiográfica de trabalhos de filósofos naturais franceses e portugueses publicados ao longo do século XVIII e dos contextos científico, social e cultural da época, almejando entender se, e em que medida, os conteúdos dos livros II e III foram utilizados para consolidar o Newtonianismo na França e em Portugal, ampliando e abrindo novas perspectivas historiográficas sobre o tema. Não há, atualmente, nenhum estudo publicado nessa temática específica. O projeto é um aprofundamento de pesquisas anteriores do candidato, financiadas pelo CNPq e pela FAPESP.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Breno Arsioli Moura - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Breno Arsioli Moura.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Menção Honrosa ao livro "A Filosofia Natural de Benjamin Franklin", na categoria Tradução., Associação Brasileira de Editoras Universitárias.. 2020.
      Membro: Breno Arsioli Moura.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (8)
    1. 17h Biennial Conference of the IHPST Group. Looking at historical scientific illustrations: the case of Louis Figuier?s and the nineteenth century iconography of electricity. 2024. (Congresso).
    2. 19º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.A imagem e o texto em ?As Grandes Invenções? de Louis Figuier (1819-1894): construindo uma iconografia para a história da eletricidade. 2024. (Seminário).
    3. XIII Encontro da Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul.As ilustrações científicas em "As Grandes Invenções" de Louis Figuier. 2024. (Encontro).
    4. XXV Simpósio Nacional de Ensino de Física.O que podemos aprender com a história das ilustrações científicas?. 2023. (Simpósio).
    5. 16h Biennial Conference of the IHPST. Picturing Benjamin Franklin's kite experiment. 2022. (Congresso).
    6. 18° Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.Newtonianismo na encruzilhada: os portugueses e a óptica newtoniana. 2022. (Seminário).
    7. 26th International Congress of History of Science and Technology. Estevão Cabral against Newton. 2021. (Congresso).
    8. 17º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.Escrevendo a história da óptica no século XVIII: passado, presente e futuro. 2020. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. MOURA, B.A.. XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2021. (Congresso).. . 0.
    2. MOURA, B.A.. II Seminário de Formação de Professores. 2009. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 12/04/2025 21:58:29