PPG-ensino-e-historia-das-ciencias-e-da-matematica

Breno Arsioli Moura

Professor Associado da Universidade Federal do ABC (UFABC). Doutor e Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) - no programa interunidades em Ensino de Ciências - e Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Desenvolve pesquisas em História das Ciências, principalmente sobre os seguintes temas: Iconografia, História da Eletricidade, História da Óptica, Estudos de Tradução e Século 18. Realizou estágios pós-doutorais no Departamento de História da Universidade da Califórnia (Berkeley-EUA) e no laboratório SPHERE (Université de Paris/CNRS, Paris-França), ambos apoiados pela FAPESP. Atualmente, é coordenador da Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (UFABC). É membro do Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências (GHTC) e do Grupo de Pesquisas em Interfaces entre História das Ciências e Educação Científica (GIHCEC). Desde 2022, é bolsista Produtividade CNPq na área de História. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7484089259365594 (14/11/2024)
  • Rótulo/Grupo: PERMANENTE
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Rua Abolição Vila São Pedro 09210180 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49968374 URL da Homepage: http://www.arsioli.com
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2022-Atual. Os newtonianismos na França e em Portugal do século XVIII: uma revisita a partir dos livros II e III do Óptica
      Descrição: Este projeto estudará o papel e a relevância dos conteúdos dos livros II e III do Óptica de Newton no estabelecimento do Newtonianismo na filosofia natural francesa e portuguesa do século XVIII. Esses conteúdos abrangem uma série de estudos sobre as cores dos corpos naturais, os anéis coloridos em películas finas, a dupla refração, a influência do éter nos fenômenos luminosos, entre outros. Nas últimas décadas, historiadores têm se debruçado sobre outras facetas do Newtonianismo na Europa do século XVIII, ampliando o conhecimento sobre o alcance e influência das ideias de Newton em contextos científicos, culturais e sociais do mundo moderno. Nesse sentido, o presente projeto é uma continuação de uma pesquisa mais ampla que vem sendo desenvolvida há mais de dez anos, acerca da importância de partes menos conhecidas da óptica newtoniana para o estabelecimento do Newtonianismo. Em estudos anteriores, concentrados no contexto britânico, apontamos que, no século XVIII, filósofos naturais britânicos enfatizaram partes do Óptica que legitimavam a importância do método indutivo ? o Livro I ? e que contribuíam para estabelecer a concepção corpuscular da luz como a única capaz de explicar todos os fenômenos ópticos conhecidos ? algumas Questões do Livro III. Por outro lado, os conteúdos do Livro II e de parte do Livro III foram ignorados ou tratados superficialmente, principalmente por não se encaixarem nos conteúdos tradicionalmente associados à óptica newtoniana. Nessa pesquisa, buscamos dar continuidade a esses estudos, analisando os contextos francês e português. Na historiografia moderna, poucos estudos sobre o Newtonianismo na França e em Portugal mencionam a recepção a essas partes do Óptica. Pretendemos suprir essa lacuna historiográfica, procedendo uma revisita historiográfica de trabalhos de filósofos naturais franceses e portugueses publicados ao longo do século XVIII e dos contextos científico, social e cultural da época, almejando entender se, e em que medida, os conteúdos dos livros II e III foram utilizados para consolidar o Newtonianismo na França e em Portugal, ampliando e abrindo novas perspectivas historiográficas sobre o tema. Não há, atualmente, nenhum estudo publicado nessa temática específica. O projeto é um aprofundamento de pesquisas anteriores do candidato, financiadas pelo CNPq e pela FAPESP.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Breno Arsioli Moura - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Breno Arsioli Moura.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Menção Honrosa ao livro "A Filosofia Natural de Benjamin Franklin", na categoria Tradução., Associação Brasileira de Editoras Universitárias.. 2020.
      Membro: Breno Arsioli Moura.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (8)
    1. 17h Biennial Conference of the IHPST Group. Looking at historical scientific illustrations: the case of Louis Figuier?s and the nineteenth century iconography of electricity. 2024. (Congresso).
    2. 19º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.A imagem e o texto em ?As Grandes Invenções? de Louis Figuier (1819-1894): construindo uma iconografia para a história da eletricidade. 2024. (Seminário).
    3. XIII Encontro da Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul.As ilustrações científicas em "As Grandes Invenções" de Louis Figuier. 2024. (Encontro).
    4. XXV Simpósio Nacional de Ensino de Física.O que podemos aprender com a história das ilustrações científicas?. 2023. (Simpósio).
    5. 16h Biennial Conference of the IHPST. Picturing Benjamin Franklin's kite experiment. 2022. (Congresso).
    6. 18° Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.Newtonianismo na encruzilhada: os portugueses e a óptica newtoniana. 2022. (Seminário).
    7. 26th International Congress of History of Science and Technology. Estevão Cabral against Newton. 2021. (Congresso).
    8. 17º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.Escrevendo a história da óptica no século XVIII: passado, presente e futuro. 2020. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. MOURA, B.A.. XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2021. (Congresso).. . 0.
    2. MOURA, B.A.. II Seminário de Formação de Professores. 2009. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 16/11/2024 16:26:22