PPG-ensino-e-historia-das-ciencias-e-da-matematica

Fernando Luiz Cássio Silva

Professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Possui bacharelado em Ciências Moleculares pela Universidade de São Paulo (2006), além de bacharelado (2006) e licenciatura (2011) em Química e doutorado em Ciências (Química) pela Universidade de São Paulo (2011), bem como experiência docente na Educação Básica. Foi professor da Universidade Federal do ABC (2014-2023). Participa da Rede Escola Pública e Universidade (REPU) e do Comitê Diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Integra o comitê editorial da revista "Educação e Pesquisa" e colabora regularmente com diversos veículos de imprensa. Seus principais interesses de pesquisa incluem: políticas educacionais, desigualdades educacionais e Direito à Educação, com ênfase em políticas curriculares, educação baseada em evidências, gerencialismo e financeirização da educação. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7118668688006584 (30/09/2024)
  • Rótulo/Grupo: PERMANENTE+COLABORADOR
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação. Avenida da Universidade, 308, Bloco A, sala 209 Butantã 05508040 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 30918271
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2024-Atual. Mudanças na atuação da filantropia educacional no Brasil: o caso da Fundação Roberto Marinho
      Descrição: O campo da Educação tem sido marcado por uma diversidade de estudos sobre a problemática da relação público-privada na educação básica. Porém, ainda são lacunares as investigações voltadas para a compreensão dos processos de transição de modelos de filantropia educacional no país. Este projeto investiga os processos de mudança de perspectiva da filantropia educacional a partir do caso da Fundação Roberto Marinho (FRM). A investigação será desenvolvida considerando o percurso de uma pesquisa de abordagem qualitativa, envolvendo a análise documental em fontes primárias/secundárias e entrevistas semiestruturadas com sujeitos envolvidos no trabalho com a FRM em redes públicas de ensino. Os dados gerados serão analisados sob a ótica das discussões sobre a nova filantropia na educação básica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Fernando Luiz Cássio Silva - Coordenador / Danilo Cardoso da Silva - Integrante.
      Membro: Fernando Luiz Cássio Silva.
    2. 2024-Atual. Observatório de Políticas Educacionais: planejamento regional e governança democrática para a qualidade da educação no Grande ABC
      Descrição: O projeto tem como objetivos implementar, em interação entre gestores públicos e pesquisadores, o Observatório Regional de Políticas Educacionais do Grande ABC (ORPEd), previsto no inovador Plano Regional de Educação do Grande ABC (PRE 2016-2026) aprovado pelos 7 (sete) municípios da região como uma política pública de planejamento, monitoramento e avaliação orientada à melhoria da qualidade, à democratização de oportunidades educacionais e à gestão democrática, mediante a articulação territorial das políticas educacionais. Para isso, propõe a interação permanente entre os processos de gestão pública planejados e a produção e disponibilização de conhecimentos científicos pertinentes. O triênio apontado no projeto é relevante para o fluxo da política pública objeto de estudo e intervenção, já que entre 2024 e 2026 convergem os processos de avaliação dos decênios inaugurados pelo Plano Nacional de Educação (PNE) 2014 2024 e pelos estaduais, municipais e regional. Portanto, ao longo das dez etapas de execução, prevê-se além da criação e consolidação do ORPEd, articulada ao desenvolvimento prévio de um projeto-piloto no município de Diadema, a realização do monitoramento participativo dos planos em vigor, com engajamento de instâncias e comunidades escolares. Nas etapas finais de execução, prevê-se a aplicação das estruturas de Observatório ao novo ciclo de monitoramento participativo a ser aberto com os novos planos decenais a serem aprovados entre 2024 e 2025. Sob a perspectiva do projeto científico, a proposição é que o estudo da colaboração no planejamento e monitoramento regionais, materializado no PRE e no ORPEd, com acompanhamento sistemático de seu ciclo de avaliação e reformulação, pode trazer uma contribuição significativa ao debate acadêmico sobre mecanismos de colaboração federativa na educação brasileira, fortalecendo o entendimento das condições e desenhos institucionais favoráveis ao avanço nesse campo do conhecimento e das políticas públicas. Daí decorre a hipótese que a incorporação do nível regional nos ciclos decenais de planejamento favorece a colaboração federativa nas políticas educacionais, além de capacitar as gestões locais pelo fortalecimento do caráter de Estado dos planos decenais e por impulsionar processos integrados de monitoramento e avaliação, como ocorre no caso do ORPEd em implantação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (3) . Integrantes: Fernando Luiz Cássio Silva - Integrante / Maria Clara Di Pierro - Integrante / Sergio Stoco - Integrante / Salomão Barros Ximenes - Coordenador / Silvio Ricardo Gomes Carneiro - Integrante / Alessandro Paulino Pereira - Integrante / Cláudia Regina Vieira - Integrante / Maria Caramez Carlotto - Integrante / Luciana Aparecida Palharini - Integrante / William Santos Nascimento - Integrante / Miguel Said Vieira - Integrante / Roberta Guimarães Peres - Integrante / Danilo Augusto Barbosa Benedicto - Integrante / Maria da Penha Silva Gomes - Integrante / Ana Clara Tomaz Carneiro - Integrante / Ana Lucia Sanches - Integrante / Claudia Bandeira - Integrante / Elisabete Marques Pereira de Oliveira - Integrante / Fernanda Santana de Oliveira - Integrante / Juliana Cavasini da Silva - Integrante / Marta do Nascimento Lima - Integrante / Sarah Marques da Silva - Integrante / Vanessa Cândida Lourenço - Integrante / Camila Campos Tinoco Fattori - Integrante / Renato Eliseu Costa - Integrante / Sabrina Lopes Bozo - Integrante / André Buonani Pasti - Integrante / Karen Aparecida Silveira - Integrante / Leonarda Barbosa Luna - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Fernando Luiz Cássio Silva.
    3. 2022-Atual. Ensino integral, gentrificação escolar e desigualdades: estudo longitudinal na rede estadual de educação de São Paulo (2012-2022)
      Descrição: O termo gentrificação escolar vem sendo utilizado por um conjunto de pesquisas internacionais que buscam analisar fenômenos de mudança no perfil socioeconômico e étnico-racial de estudantes matriculados em escolas. No contexto brasileiro, ainda são escassos os estudos que utilizam o conceito, conquanto o termo gentrificação já esteja amplamente difundido em pesquisas no campo das ciências humanas, com destaque para a Sociologia e a Geografia Urbana. Desde 2016, temos estudado o processo de implementação do Programa Ensino Integral (PEI) na rede estadual de educação de São Paulo. Criado em 2012, o PEI está presente em mais de mil escolas por todo estado, oferecendo ensino de jornada ampliada para centenas de milhares de estudantes. Nas pesquisas até aqui realizadas, é possível verificar que o PEI vem produzindo mudanças significativas na rede estadual paulista, sendo uma delas a alteração no perfil socioeconômico dos estudantes nas escolas participantes do Programa. O presente projeto de pesquisa visa analisar os efeitos do PEI na rede estadual de educação em São Paulo, com o intuito de verificar se a sua implementação na última década tem produzido processos de gentrificação escolar nas unidades participantes e ampliando desigualdades escolares e socioespaciais. Para isso, realizaremos estudo longitudinal quali-quantitativo com unidades escolares participantes do PEI entre os anos de 2012 e 2022, distribuídas em diferentes regiões do estado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) . Integrantes: Fernando Luiz Cássio Silva - Integrante / Márcia Aparecida Jacomini - Integrante / Eduardo Donizeti Girotto - Coordenador / Felipe Garcia Passos - Integrante / João Victor Pavesi de Oliveira - Integrante / Isabel Furlan Jorge - Integrante / Maria José dos Santos - Integrante / Hélida Lança - Integrante / Dirlaine Beatriz França de Souza - Integrante / Marcos de Oliveira Soares - Integrante / Marli Aparecida da Silva Viçoti - Integrante / Danielle do Nascimento Rezera - Integrante / Walson de Jesus Lopes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Fernando Luiz Cássio Silva.
    4. 2022-Atual. Mudanças curriculares e melhoria do ensino público
      Descrição: Este projeto foi elaborado por pesquisadores do Grupo Escola Pública e Democracia (Gepud), que vem estudando e acompanhando a implementação de políticas educacionais em escolas de rede estadual paulista desde 2018. A finalidade da pesquisa é contribuir para a melhoria do ensino público por meio de uma ação conjunta entre pesquisadores de universidades e gestores de sete escolas da rede estadual para a implementação reflexiva, crítica e criativa da Base Nacional Comum Curricular, do Programa Inova Educação e do Novo Ensino Médio, em diálogo com as realidades e necessidades das escolas. Em que medida e como as escolas podem se apropriar criticamente das diretrizes das políticas curriculares oficiais, articulando-as a seus projetos político-pedagógicos locais? Para lidar com esta problemática, propõe-se a realização de uma pesquisa-ação com o objetivo de construir e implementar propostas curriculares respaldadas na autonomia das escolas e na participação democrática das comunidades, considerando suas especificidades, demandas e conhecimentos. Espera-se que o projeto contribua de forma concreta para a melhoria do ensino público do estado de São Paulo, materializada, por exemplo, na melhoria do desempenho dos/as estudantes nas avaliações externas e na diminuição das taxas de reprovação e evasão escolares. Além disso, o projeto pretende fortalecer e consolidar espaços de formação continuada nas unidades escolares e, de forma mais geral, produzir conhecimento teórico-prático sistematizado sobre processos de implementação de políticas curriculares complexas desde as escolas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Fernando Luiz Cássio Silva - Integrante / Leonardo Crochik - Integrante / Débora Cristina Goulart - Integrante / Márcia Aparecida Jacomini - Coordenador / Eduardo Donizeti Girotto - Integrante / Ana Paula de Oliveira Corti - Integrante / Cileda dos Santos Sant'Anna Perrella - Integrante / José Alves da Silva - Integrante / João Victor Pavesi de Oliveira - Integrante / Andreza Barbosa - Integrante / Felipe Willian Ferreira de Alencar - Integrante / Ingrid Costa Ribeiro Souza - Integrante / Isabel Furlan Jorge - Integrante / Maria José da Silva Fernandes - Integrante / Ozani Martiniano de Souza - Integrante / Luís Renato Silva Maldonado - Integrante / Antonio de Jesus Rocha - Integrante / Gabriel Meneses Barros - Integrante / Isaac Oliveira Moutinho Júnior - Integrante / Janaína Paulieli Lavado - Integrante / Lilian Santos de Carvalho - Integrante / Marcos Cesar da Costa - Integrante / Márcia Regina da Silva - Integrante / Weverson Marques de Andrade - Integrante / Alexsandra Gomes Rabelo Melo - Integrante / Aline Campos Mira - Integrante / Caio Cesar Valadão Fiumari - Integrante / Camilla de Morais Afonso - Integrante / Cristiano Feliciano Travassos - Integrante / Edmar Antonio de Oliveira Dias - Integrante / Eliana Ferreira Porto Oliveira - Integrante / Eunice Pereira dos Santos - Integrante / Fabio Ferreira Lyra - Integrante / Kelly Cristina Delfino Martins - Integrante / Leila Márcia Andrade de Oliveira - Integrante / Leonardo Bruno da Silva - Integrante / Luciana Rebello Carvalho - Integrante / Luiz Carlos Gonçalves de Almeida - Integrante / Marcia Cordeiro Moreira - Integrante / Marcos Cesar Lemes - Integrante / Patrícia Lima de Oliveira - Integrante / Renato Aparecido Leopoldo Ribeiro - Integrante / Sandra Altino de Queiroz Resende - Integrante / Silvia Gomes Teixeira Quintas - Integrante / Sônia Francisco de Souza - Integrante / Vania Sampaio Barrero - Integrante / Ana Paula Pascarelli dos Santos - Integrante / Bruna Alves Prado - Integrante / Carlos Eduardo Sampaio Burgos Dias - Integrante / Dênio Augusto Vieira Sarôa Ribeiro - Integrante / Eliane Scandelai Soares - Integrante / Francisca Jane Furtado Marinho - Integrante / Gerson dos Santos Correia - Integrante / Mayra Ferreira Gonçalves da Silva - Integrante / Valéria Tenorio de Almeida - Integrante / Wagner Marcelo da Cunha - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Fernando Luiz Cássio Silva.
    5. 2021-2022. Indicadores de transparência pública na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
      Descrição: A gestão pública com ênfase no controle de resultados, a evolução das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e o recrudescimento das demandas sociais elevaram a complexidade das atividades do setor público e, por consequência, o volume e a demanda por dados e informações públicas. Partindo de um grande número de experiências de pesquisa com uso de dados educacionais solicitados via Lei de Acesso à Informação ao governo do estado de São Paulo, propõe-se a construção indicadores de transparência pública a partir de análise do portal da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) e uma análise sistemática de um conjunto de experiências anteriores (e já documentadas) de utilização da LAI junto à Seduc-SP. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Fernando Luiz Cássio Silva - Coordenador / Isabela Coimbra Hitomi - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Fernando Luiz Cássio Silva.
    6. 2021-Atual. A elaboração da Base Nacional Comum Curricular de Ciências da Natureza, 2016-2018
      Descrição: O projeto dedica-se a analisar o processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) homologada no final de 2017 (Educação Infantil e Ensino Fundamental) e final de 2018 (Ensino Médio). De modo a investigar como fora capturada por interesses e concepções empresariais, por meio da Fundação Carlos Alberto Vanzolini. Tal parceria entre a instituição privada e o Ministério da Educação (MEC) nos induz a crer em um possível conflito de interesses entre as partes, o que pode ter levado a possíveis irregularidades, além de relegar toda a participação social e versões do documento realizadas até 2016. Para investigar nossas hipóteses, dispomos de inúmeros arquivos de processos administrativos que até os dias atuais não foram estudados. Ademais, matérias de imprensa também serão consultados, para posteriormente serem consolidados e analisados através do software IRaMuTeQ e interpretados à luz dos referencias teóricos de políticas de currículo. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Fernando Luiz Cássio Silva - Coordenador / Rodrigo Luís Inácio - Integrante.
      Membro: Fernando Luiz Cássio Silva.
    7. 2020-2023. Análise discursiva com base em Estatística Textual
      Descrição: O manejo e análise de dados textuais apresenta-se como um desafio para pesquisas em Educação e Políticas Educacionais, sobretudo quando se trata de grandes volumes de dados. Esta linha de pesquisa tem como foco investigar as representações sociais a partir de corpus textuais oriundos de entrevistas e documentos públicos que versem sobre educação e políticas públicas por meio de procedimentos estatístico textuais. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernando Luiz Cássio Silva - Integrante / Fernando Luiz Cássio - Integrante / Marco Antonio Bueno Filho - Coordenador. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Fernando Luiz Cássio Silva.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (53)
      1. 42º Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia (ENEPe ? ).Pela revogação imediata do Novo Ensino Médio. 2024. (Encontro).
      2. Conferência Nacional de Educação (CONAE).O direito à educação sob ataque no Brasil: reformas educacionais e alternativas de ação. 2024. (Outra).
      3. VI Semana da Faced/UFJF. Como desbarbarizar a educação?. 2024. (Congresso).
      4. 23ª Semana Universitária da Universidade de Brasília. Por uma política nacional para o Ensino Médio: dilemas e perspectivas. 2023. (Congresso).
      5. 41ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Mobilidade de políticas no estado federativo: a implementação do Novo Ensino Médio nas redes estaduais. 2023. (Congresso).
      6. 4º Seminário de Fortalecimento do Ensino Médio Integrado (IFSul).Novo Ensino Médio e indução de desigualdades escolares. 2023. (Seminário).
      7. Encontro do Observatório da Educação Básica da UnB.O Novo Ensino Médio e os desafios da implementação para a escola pública. 2023. (Encontro).
      8. Ensino Médio: o que as pesquisas têm a dizer? Subsídios para a Consulta Pública.Novo Ensino Médio e indução de desigualdades escolares na região Sudeste. 2023. (Seminário).
      9. IV Encontro Nacional de Promotoras e Promotores de Justiça de Educação.Novo Ensino Médio. 2023. (Encontro).
      10. Seminário do Fórum das Licenciaturas da FURG.Inovação na Educação. Inovar para quê? Inovar para quem?. 2023. (Seminário).
      11. Seminário Internacional "Defendendo as liberdades de aprender e ensinar nas Américas".Manual de defesa contra a censura nas escolas. 2023. (Seminário).
      12. Seminário Internacional "Desafios e Reinvenções da Escola Pública".Reforma do Ensino Médio e a formação da juventude brasileira. 2023. (Seminário).
      13. VI Seminário Formação Docente: Intersecção entre Universidade e Escola.Reforma do Ensino Médio. 2023. (Seminário).
      14. V Seminário Nacional de Administração Educacional.O PNE e a política educacional no contexto atual: resistir à privatização. 2023. (Seminário).
      15. XII Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química.O novo Ensino Médio no contexto do PIBID, Programa de Residência Pedagógica e estágio. 2023. (Encontro).
      16. XXI Encontro Nacional de Ensino de Química.Reforma do ensino médio e desigualdades escolares. 2023. (Encontro).
      17. 10ª Semana Acadêmica de Licenciatura em Ciências da Natureza (USP).Perspectivas e críticas para as ciências do Novo Ensino Médio. 2022. (Seminário).
      18. 15ª Conferência Estadual de Educação do SINTEPE. Revogação do Novo Ensino Médio e a luta por uma educação emancipatória. 2022. (Congresso).
      19. 23ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública. Reforma do Ensino Médio versus Currículo Integral. 2022. (Congresso).
      20. 41º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química.Celebrar aresistência. 2022. (Encontro).
      21. 74ª Reunião Anual da SBPC: Ciência, independência e soberania nacional.A liberdade acadêmica está em risco no Brasil?. 2022. (Encontro).
      22. Encontro Rede de diálogo: a educação em debate.Reforma do Ensino Médio e BNCC. 2022. (Encontro).
      23. IV Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da UFABC.Políticas públicas em torno da educação básica. 2022. (Simpósio).
      24. Seminário Educacional da FETEMS.Os desafios da reforma e do Novo Ensino Médio. 2022. (Seminário).
      25. VII Simpósio Integrado Unifal-MG.Transversalidade, educação, afeto e conflito. 2022. (Simpósio).
      26. VI Seminário Institucional do Pibid / II Seminário Institucional do Residência Pedagógica.As promessas e falácias do Novo Ensino Médio. 2022. (Seminário).
      27. XIII Seminário Nacional de Formação de Professores.Desdobramentos da BNCC nas políticas educacionais: desmontes e resistência. 2022. (Seminário).
      28. XV Seminário sobre a Produção do Conhecimento em Educação.Profissão docente educação básica. 2022. (Seminário).
      29. 40º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química.Alternativas para a formação de professores de Química e as demandas oficiais. 2021. (Encontro).
      30. A epidemia brasileira de Covid-19 não é apenas um evento viral.Covid-19 nas escolas e transparência pública. 2021. (Seminário).
      31. Congresso UFBA 75 anos. A pesquisa, o ensino e a extensão. 2021. (Congresso).
      32. Curso "Ensino de Ciências na atualidade: o que (nos) diz a BNCC?"..Reformas curriculares e esvaziamento do currículo de Ciências da Natureza em tempos de BNCC. 2021. (Oficina).
      33. II Curso de Introdução à História Pública.Transparência pública: Como utilizar a Lei de Acesso à Informação. 2021. (Oficina).
      34. Incidência da Covid-19 na rede estadual de educação de São Paulo.Incidência da Covid-19 na rede estadual de educação de São Paulo. 2021. (Seminário).
      35. IV Mostra de Pesquisa em Educação.O direito à educação no século XXI: histórico e impasses. 2021. (Encontro).
      36. O Novo Ensino Médio da perspectiva das escolas: conversa com profissionais das redes de ensino municipal e estadual de SP e do Centro Paula Souza sobre as mudanças no ensino médio.O Novo Ensino Médio da perspectiva das escolas. 2021. (Seminário).
      37. Reforma do Ensino Médio e a BNCC: refletir para resistir.Reforma do Ensino Médio e a BNCC: refletir para resistir. 2021. (Seminário).
      38. VII Congresso de Extensão Universitária da UFABC e 4ª Semana de Arte, Cultura e Tecnologia da UFABC. 4 anos de Fórum Permanente de Políticas Educacionais da UFABC: uma questão extensionista. 2021. (Congresso).
      39. VIII Seminário de Recursos Naturais."Novo" Ensino Médio e a indução de desigualdades educacionais. 2021. (Seminário).
      40. VII Simpósio de Educação Sexual [O que podem os corpos: os direitos e os possíveis contra os fascismos atuais].Educação escolar em tempos fascistas: o gênero bate na porta. 2021. (Simpósio).
      41. 3º Congresso de Acessibilidade e Inclusão na Educação. Ensino remoto e EAD em tempos de pandemia: erros, acertos e o que esperar para 2021. 2020. (Congresso).
      42. A educação na Covid-19: TIC, formação e trabalho docente [Desigualdades em tempos de pandemia].É hora de falar da educação como bem público. 2020. (Seminário).
      43. I Ciclo de Debates sobre Ensino Remoto - Sinasefe Natal.Painel 'O ensino remoto para quem?'. 2020. (Seminário).
      44. I Simpósio Online de Educação - IFRN Ipanguaçu.Diálogos sobre a garantia do direito a educação e novos cenários pedagógicos. 2020. (Simpósio).
      45. Semana de Ação Mundial 2020: Educação contra a barbárie.Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. 2020. (Outra).
      46. Seminário "Educação, Ciência e Tecnologia em Debate".Educação e barbárie: chegamos ao fundo do poço?. 2020. (Seminário).
      47. Seminário "Perspectivas críticas sobre a BNCC: artes e educação antirracista".Perspectivas críticas sobre a BNCC. 2020. (Seminário).
      48. VIII Congresso de Educação do SINDSEP. Educação pública municipal e gestão da crise de 2020. 2020. (Congresso).
      49. VI Simpósio Integrado Unifal.Ensino e trabalho remoto universitário: perspectivas e desafios. 2020. (Simpósio).
      50. XIII Fórum das Licenciaturas UEPG. Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. 2020. (Congresso).
      51. XII Jornada Acadêmica do Curso de Ciências Sociais [Ciência e Sociedade na Amazônia em tempos da pandemia].Reforma do Ensino Médio. 2020. (Outra).
      52. XIX Semana de História da UEG.Educação e liberdade de ensinar. 2020. (Seminário).
      53. XXVI Congresso Estadual da Apeoesp. Rede Escola Pública e Universidade: educadores contra a barbárie. 2020. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (1)
      1. CÁSSIO, F.. Educação e exceção: os riscos do novo normal. 2020. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 16/11/2024 16:26:22