PPG-ensino-e-historia-das-ciencias-e-da-matematica

Marcelo Zanotello

Bacharel (1994) e Licenciado (2003) em Física pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre (1998) e Doutor (2003) em Engenharia Mecânica, na área de Materiais e Processos, pela Universidade Estadual de Campinas. Professor de Física na Educação Básica de 1995 a junho de 2006. Professor da Universidade Federal do ABC (UFABC) desde agosto de 2006, lecionando nos cursos de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Bacharelado e Licenciatura em Física e Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas. Docente permanente do programa de pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática desde 2011. Coordenador do curso de Licenciatura em Física da UFABC de 2008 a 2013. Vice coordenador (2015 e 2016) e Coordenador (2017 e 2018) do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da UFABC. Pesquisador do projeto FAPESP Produção de conhecimentos escolares nas ciências da natureza: conteúdos, estratégias e recursos (2011 a 2013). Coordenador dos cursos de extensão destinados a professores de física da rede estadual paulista Práticas de Ensino de Física e o Currículo do Estado de São Paulo - módulos I (2013) e II (2016). Coordenador do projeto FAPESP Perspectivas para a integração das tecnologias na educação básica: ambientes tecnológicos e programação para o ensino de ciências (2016 a 2018). Coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas da UFABC (2018-2021). Desenvolve estudos sobre os temas Linguagens e Ensino de Ciências e Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5620407914151409 (30/10/2024)
  • Rótulo/Grupo: PERMANENTE
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do ABC. Avenida dos Estados, 5001 Santa Teresinha 09210971 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49960192 URL da Homepage: http://www.ufabc.edu.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2020-Atual. Perspectivas integradoras para a Educação Científica: linguagens, TIC e a natureza das ciências
      Descrição: O presente projeto tem por objetivo compreender a produção de sentidos envolvidos no ensino e na aprendizagem das ciências naturais e da física em particular, ao se integrar didaticamente sob uma perspectiva discursiva a abordagem de aspectos sobre a natureza da ciência com o uso de recursos tecnológicos de informação e comunicação (TIC). As questões que motivam a pesquisa são as seguintes. Como articular uma síntese teórica entre estudos nos campos da educação científica e das linguagens que ofereçam novas perspectivas para o ensino através da compreensão do discurso escolar sobre a ciência? Como entender o funcionamento de diferentes linguagens em práticas escolares mediadas por TIC? Que sentidos são mobilizados através da realização desse tipo de atividade ao se trabalhar aspectos da natureza das ciências tanto na educação básica quanto no ensino superior? Como essas atividades podem ser elaboradas colaborativamente e desenvolvidas considerando-se as diversas realidades escolares? Trata-se de uma investigação qualitativa, envolvendo elaborações teóricas e reflexões sobre práticas realizadas em uma pesquisa ação. A análise do corpus se dará com base em pressupostos da análise de discurso francesa. Dentre os resultados esperados, busca-se contribuir teoricamente com uma articulação entre estudos discursivos e referenciais da didática das ciências e, do ponto de vista prático, fornecer subsídios para ações inovadoras nas escolas por meio de parcerias entre instituições de educação básica e a academia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcelo Zanotello - Coordenador.
      Membro: Marcelo Zanotello.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (0)

      Organização de eventos

      • Total de organização de eventos (0)

        Lista de colaborações

        • Colaborações endôgenas (0)



          Data de processamento: 16/11/2024 16:26:22