PPG-ensino-e-historia-das-ciencias-e-da-matematica

Lúcio Campos Costa

possui Bacharelado em Física (1997) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestrado (2000) e doutorado (2004) em Física Teórica pelo Instituto de Física Teórica (IFT) - Universidade Estadual Paulista, com período sanduíche no Laboratoire de Physique Théorique et Hautes Énergies (LPTHE) - Université de Paris (Jussieu). Realizou pós-doutorado (2005-2006) no Centro Internacional de Física da Matéria Condensada (ICCMP-UNB) e de (2009-2010) esteve como professor visitante no Institut für Theoretische Physik, J.W.Goethe-Universität Frankfurt. Possui formação complementar em Filosofia da Ciência (2005-2008) pela FFLCH-USP. Desde de 2008 é professor do Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH) da Universidade Federal do ABC junto ao curso de Licenciatura em Física. Atua nas pós-graduações em Ensino e História das Ciência e Matemática (PEHCM-UFABC) e no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPF-SBF-UFABC). É membro do Grupo de Pesquisa em Interfaces entre História das Ciências e Educação Científica (GIHCEC-CNPq-UFABC) e da Associação Filosófica Scientiae Studia. Tem experiência em Teoria de Campos e em Física da Matéria Condensada, em particular no estudo de correções radiativas, processos de renormalização e propriedades de sistemas fortemente correlacionados. Na área de Ensino e História das Ciências e da Matemática, tem trabalhado nas seguintes linhas: políticas educacionais e currículo, formação de professores, ensino de Física e história das ciências e da matemática. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3093166585234177 (13/03/2025)
  • Rótulo/Grupo: PERMANENTE
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Rua Santa Adélia, 166, Bloco A, sala 643-3 Bangú 09210-170 - Santo Andre, SP - Brasil Telefone: (11) 49968391 URL da Homepage: http://www.ufabc.edu.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: História
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2023-Atual. A recepção dos trabalhos de Benjamin Franklin sobre a eletricidade na França de Jean-Antoine Nollet: uma análise crítica a partir da perspectiva cientométrica
      Descrição: Na década de 1740, Benjamin Franklin propôs uma teoria para explicar os estados elétricos da matéria baseando-se na ideia de um fluido elétrico que permeava os corpos. Com exceção da França, sua teoria teve uma rápida recepção na Europa. O motivo de ter havido certa resistência na França tem sido entendida pela historiografia contemporânea como consequência da influência de Jean-Antoine Nollet, defensor de uma teoria baseada na ideia de que jatos elétricos eram os responsáveis pelos fenômenos de atração e repulsão. Uma questão historiográfica ainda em debate refere-se, portanto, ao processo de recepção das ideias de Franklin na França. Enquanto John Heilbron argumenta que a obra de Franklin foi absorvida pela Europa rapidamente, inclusive na França, encontrando apenas alguma resistência em 1759, após o surgimento da teoria de dois fluidos elétricos de Robert Symmer (Heilbron, 1976), Roderick W. Home (1992) defende que a teoria de Franklin demorou para ser absorvida na França, muito devido à influência de Nollet. Neste projeto pretendemos analisar criticamente os argumentos e as fontes que subsidiam as interpretações de Heilbron e Home à luz de aspectos tanto historiográficos quanto meta-historiográficos. Nosso objetivo é confrontar tais argumentos e fontes a novos dados advindos de uma abordagem cientométrica. Para isso, realizaremos um processo de coleta, tratamento e análise computacional e historiográfica de fontes (periódicos, livros e memoires científicos) publicadas entre os anos de 1740 e 1790 na França, hoje disponíveis em formato digital pela Biblioteca Nacional Francesa (BNF). Assim, a metodologia combina uma análise qualitativa e outra quantitativa de fontes primárias e secundárias, além de uma prosopografia dos personagens envolvidos nessa disputa. Esperamos contribuir para um melhor entendimento do processo de recepção e difusão de teorias científicas, com foco no embate entre Franklin e Nollet. Caso haja tempo, pretendemos também desenvolver, a partir dos resultados e conclusões de nossa pesquisa (meta-)historiográfica, um conjunto de propostas que permitam dar acesso a estudantes e professores às potencialidades pedagógicas do tema no Ensino de Ciências.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lúcio Campos Costa - Coordenador / Breno Arsioli Moura - Integrante / Lucas Marcelo Cavalari Nardi - Integrante. Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Lúcio Campos Costa.
    2. 2020-Atual. O Ensino da Matemática em pequenas cidades do interior da Bahia: Um estudo sobre a influência do Movimento da Matemática Moderna nos anos de 1960 à 1980.
      Descrição: Nas últimas décadas, tem se estabelecido um debate sobre o Movimento da Matemática Moderna (MMM) e seu papel nas mudanças do ensino de matemática brasileiro a partir de meados do século XX. Buscando contribuir para este debate, o presente projeto visa investigar como se deu o processo de recepção e apropriação dos ideais do MMM no interior do Brasil. Em particular, será considerado um conjunto de pequenas cidades do interior do Estado da Bahia entre os anos de 1960 e 1980. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter histórico-documental e pautada nos pressupostos da História Cultural.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Lúcio Campos Costa - Coordenador / Zenildo Santos - Integrante. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Lúcio Campos Costa.
    3. 2020-Atual. A querelle des anciens et des modernes: Redi, Malpighi e Vallisneri face a questão da geração espontânea
      Descrição: Durante a segunda metade do século XVII e início do século XVIII, particularmente na Itália, o debate sobre a geração espontânea dos organismos, animais e vegetais, considerados imperfeitos, foi um dos temas mais discutidos no âmbito dos estudos dos fenômenos naturais e da vida. A ideia de que alguns organismos poderiam ser gerados, sem progenitores, por meio de alguma virtude presente na matéria, encontra suas raízes na Grécia Clássica, sendo Aristóteles um dos primeiros que procurou compreender o fenômeno da geração dentro de um sistema filosófico. A partir da segunda metade do século XVII, a tese do aristotelismo biológico passou a ser desafiada por alguns dos principais representantes da escola médica galileana, como Redi, Malpighi e Vallisneri. Inserido no âmbito do que Bresadola chamou de a querelle des anciens et des modernes, esses naturalistas investigaram o problema da geração dos organismos animais e vegetais utilizando uma série cada vez mais elaborada de observações e de experimentos, que se tornaram referência para a ciência da época. Neste projeto buscamos investigar tal episódio de forma a melhor compreender o papel de cada um desses personagens e o contexto em que estavam inseridos. Visamos com isso produzir novos subsídios historiográficos que permitam a elaboração de propostas de ensino, sobretudo para o nível universitário, cuja abordagem seja baseada na História das CIências.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Lúcio Campos Costa - Coordenador / Eduardo Crevelario de Carvalho - Integrante. Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Lúcio Campos Costa.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (0)

      Organização de eventos

      • Total de organização de eventos (4)
        1. COSTA, Lúcio Campos; GREGORES, E. M. ; LESSA, A. ; MERCADANTE, P. G.. VIII International Masterclasses: hands on Particle Physics (CERN-UFABC). 2022. Outro
        2. Watanabe, Giselle ; Autreto, Pedro Alves da Silva ; Reis, Danielle Aparecida ; Watanabe, Graciella ; Sarmento, Carla ; Carvalho, Fernanda ; Carvalho, Patrícia ; et al. XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física - XXIV SNEF. 2021. Congresso
        3. COSTA, Lúcio Campos; LESSA, A. ; GREGORES, E. M. ; MERCADANTE, P. G.. VII International Masterclasses: hands on Particle Physics (CERN-UFABC). 2021. Outro
        4. COSTA, L. C.. UFABC PARA TODOS 2020. 2020. (Outro).. . 0.

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (0)



        Data de processamento: 12/04/2025 21:58:29