PPG-ensino-e-historia-das-ciencias-e-da-matematica

Maria Inês Ribas Rodrigues

Possui Licenciatura em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Ensino de Ciências - Modalidade Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (2001), doutorado em Educação (Doutorado Sanduíche) - School of Education. University of Leeds, (2005) e doutorado em Educação - Ensino de Ciências e Matemática, pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2006). É idealizadora e coordenadora do Projeto Menina Ciência - Ciência Menina que visa minimizar o paradigma de gênero encontrado nas ciências. Atualmente é professora associada no Centro de Ciências Naturais e Humanas, Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Física; Desenvolvimento Profissional dos Formadores de Professores; Didática das Ciências; Pesquisa-ação Colaborativa; Tecnologias de Informação e Comunicação; Equidade de gênero nas Ciências. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0633226228066884 (17/10/2024)
  • Rótulo/Grupo: PERMANENTE
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Rua Santa Adélia, 166 Bangu 09210170 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49968368 URL da Homepage: http://www.ufabc.edu.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2020-2020. Análise dos resultados do projeto Guatá:Caminho da Ciência
      Descrição: Estamos vivenciando em nosso país um momento de alerta para o cuidado com o futuro de nossas atividades científicas e tecnológicas. Muito se tem discutido sobre o distanciamento do jovem frente às áreas científicas (FOURÉZ, 2003) e todos os esforços que venham a favorecer a uma aproximação serão bem-vindas. É inquestionável que sem avanço tecnológico e científico as chances de desenvolvimento ao país estão minimizadas, dando margem para que sejamos cada vez mais dependentes de outras nações nesse quesito. Pensando nessa proposta, projetos que aproximem, principalmente as crianças das ciências, ao menos, ampliam as chances de que nosso desenvolvimento a longo prazo seja uma realidade. Em consonância a estas propostas, o projeto Guatá: Caminho da Ciência surge com o objetivo de popularizar as ciências dentre os estudantes do Ensino Fundamental I. Em sua primeira versão, na cidade de Diadema, vem oferecer cursos envolvendo os temas Introdução à Ciência; Universo, meteoritos, Terra; Oceano, Antártica; Fósseis e dinossauros; Animais, alimentação, pets, insetos; Plantas, alimentos, horta; Microrganismos, doenças, vacinas; Astrobiologia; Corpo Humano e Saúde; Energia e Sustentabilidade. A equipe é formada por pesquisadores de destaque nas áreas envolvidas, além de formadores de professores e os professores/oficineiros, que estarão implementando as atividades desenvolvidas pelos especialistas, diretamente aos alunos do EF I. As atividades acontecerão no contra-turno das atividades curriculares nas escolas. Os resultados dessa proposta nortearão a ampliação de novas edições para outras cidades da região, ou seja, poderá envolver mais alunos deixando um legado para o futuro da ciência nas escolas participantes. Assim, os resultados da análise da implementação do projeto Guatá: Caminho da Ciência, objetivo da atual pesquisa, poderão contribuir para a mobilização dessa proposta em outras regiões, oportunizando a popularização da ciência.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Maria Inês Ribas Rodrigues - Coordenador / Diana Ribas Rodrigues Roque - Integrante / Sarah Moutinho Engelmann - Integrante / Miguel Valinho - Integrante / Raquel Olympio - Integrante / Patrícia di Cunto Bracco - Integrante / Fernando Guilger - Integrante / Lucas Fonseca - Integrante.
      Membro: Maria Inês Ribas Rodrigues.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Premio Iniciação Científica - Honra ao Mérito, UFABC.. 2023.
      Membro: Maria Inês Ribas Rodrigues.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (7)
    1. ESERA - European Science Education Research Association. ?Girl Science - Science Girl: Challenges and Opportunities to Female Representation in the STEM Field. 2023. (Congresso).
    2. IX CONEDU 2023. MENINA CIÊNCIA - CIÊNCIA MENINA: INVESTIGANDO AS MOTIVAÇÕES E POTENCIALIDADES DAS MULHERES CIENTISTAS PALESTRANTES.. 2023. (Congresso).
    3. IX CONEDU 2023. COMO O CURSO MENINA CIÊNCIA ? CIÊNCIA MENINA PODE CONTRIBUIR NA PRÁTICA PROFISSIONAL DAS SUAS MONITORAS?. 2023. (Congresso).
    4. CONEDU -Congresso Nacional de Educação. ANÁLISE DOS RELATOS REFLEXIVOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO CURSO MENINA CIÊNCIA ? CIÊNCIA MENINA DA UFABC. 2022. (Congresso).
    5. CONEDU - Congresso Nacional em Educação. MENINA CIÊNCIA ? CIÊNCIA MENINA: DESAFIOS E AMPLIAÇÃO DA REPRESENTATIVIDADE FEMININA NA ÁREA STEM. 2022. (Congresso).
    6. I Simpósio Brasileiro de Mulheres em STEM.Projeto Menina Ciência - Ciência Menina. 2020. (Simpósio).
    7. Simposio Internacional de Enseñanza de las Ciencias.Projeto Guatá: cientistas pelo olhar de crianças em escolas de Dadema. 2020. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (9)
    1. RODRIGUES, Maria Inês Ribas. Curso de Extensão Menina Ciência - Ciência Menina. 2023. (Outro).. . 0.
    2. RODRIGUES, M.I.R.. Curso de Extensão Menina Ciência Ciência Menina - On-line. 2022. (Outro).. . 0.
    3. RODRIGUES, M.I.R.. XXIV SNEF. 2021. (Congresso).. . 0.
    4. RODRIGUES, M.I.R.. Curso de extensão Menina Ciência Ciência Menina - On-line. 2021. (Outro).. . 0.
    5. RODRIGUES, M.I.R.; SANTOS, L. R. ; ROQUE, D. R. R. ; NASCIMENTO, S. M. R. ; KNEUBIL, F. ; FORATO, T. C. M. ; RIBEIRO, R. ; DEPIZZOL, F. ; CRUZ, D. C. G.. Curso de extensão Menina Ciência - Ciência Menina / On-Line. 2020. Outro
    6. RODRIGUES, M.I.R.. Terceira Semana das Licenciaturas (comitê técnico-científico). 2017. (Outro).. . 0.
    7. RODRIGUES, M.I.R.. VI Simpósio do PIBID - (comitê científico). 2017. (Outro).. . 0.
    8. RODRIGUES, M.I.R.. Primeira Jornada Freireana - (comitê científico). 2017. (Outro).. . 0.
    9. RODRIGUES, M.I.R.. PIBID nas Férias: Arte, Ciência e Tecnologia. 2017. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 16/11/2024 16:26:22