1. | AGUIAR, MARCIA; RIBEIRO, A. J.. OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM VIVENCIADAS POR PROFESSORES ACERCA DO RACIOCÍNIO MATEMÁTICO - 6o Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática - 6o SIPEMAT - 2024. 2024. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
2. | ALMEIDA, J. D. ; CARMO, V. A. ; PUGLIESE, A.. Astronomia e formação de professores (as): análise de um encontro da Universidade das Crianças. 2024. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
3. | ALTARUGIO, Maisa Helena. CRIATIVIDADE E ESPONTANEIDADE NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. 2024. Apresentação de Trabalho/Congresso |
4. | ALTARUGIO, Maisa Helena. La créativité du rôle professionnel des enseignants dans le cadre de la formation continue. 2024. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
5. | ALTARUGIO, Maisa Helena; STEIL, L. J.. CAMINHANDO PELO ENSINO DE CIÊNCIAS: FORMANDO PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. 2024. Apresentação de Trabalho/Congresso |
6. | ALVIM, MÁRCIA HELENA. História das Ciências decolonial: perspectivas para a formação de professores. 2024. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
7. | ALVIM, MÁRCIA HELENA. A História das Ciências e suas articulações com a perspectiva decolonial na educação. 2024. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
8. | BOMFIM, V. E. ; Gomes, V.M.S. A representação mental no processo de aprendizagem da matemática. 2024. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
9. | CACOZZE, R. M. ; HERNANDES, E. C. ; CAMARGO, A. C. A. ; MEDOLAGO, H. ; SILVA, F. A. S. ; LOPES, S. A. G. ; CERQUEIRA, B. R. S.. Evolução e biodiversidade: a importância do levantamento dos conhecimentos do estudantes. 2024. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
10. | CRUZ, A. O. ; AFFONSO, B. C. ; LIRA, E. M. ; QUEIROZ, F. L. ; SANTOS, G. G. ; BRANCO, G. M. ; OLIVEIRA, H. C. S. ; CHAVES, M. P. ; NASCIMENTO, R. I. L. ; CERQUEIRA, B. R. S.. Sequência didática para abordagem do tema visão. 2024. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
11. | DIAS, G. P. ; Gomes, V.M.S. Projetos temáticos: relato e reflexão docente. 2024. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
12. | DIAS, G. P. ; Gomes, V.M.S. Revisão bibliográfica sobre reflexão docente e projetos temáticos no Ensino de Matemática. 2024. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
13. | FERREIRA, A. T. ; JULIO, B. S. ; LOPES, S. A. G. ; CERQUEIRA, B. R. S.. Engajamento dos alunos em aulas práticas de Biologia: reflexões sobre a afetividade. 2024. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
14. | FERREIRA, J. L. ; Dörr, R. C. ; AGUIAR, M. ; FERREIRA, M. C. N.. OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA: ALGUMAS EXPERIÊNCIAS - Painel Articulador. 2024. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
15. | LEITE, A. B. N. ; CERQUEIRA, B. R. S.. A percepção pública dos zoológicos: compreensão e compartilhamento de notícias. 2024. Apresentação de Trabalho/Seminário |
16. | LIMA, E. C. C. ; ALTARUGIO, Maisa Helena. Le rôle du processus collaboratif dans la formation interdisciplinaire des enseignantes. 2024. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
17. | Lima, Guilherme da Silva ; Watanabe, Graciella. Escola de formação - A interação de saberes e práticas para superar as desigualdades na divulgação científica. 2024. Apresentação de Trabalho/Outra |
18. | LOCATELLI, S. W. Metacognição, neurociência e a sala de aula. 2024. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
19. | LOCATELLI, S. W. A utilização de feedbacks como estratégia metacognitiva. 2024. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
20. | LOCATELLI, S. W. Hablando de metacognición. 2024. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
21. | LOCATELLI, S. W. METACOGNIÇÃO E POSSIBILIDADES PARA ENSINAR E APRENDER. 2024. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
22. | Martorano, S. ; TESTONI, LEONARDO ANDRÉ ; Gouw, A. ; Linardi, P.. As representações sociais dos estudantes da escola básica brasileira sobre a biodiversidade marinha. 2024. Apresentação de Trabalho/Seminário |
23. | MIRANDA, A. C. A. P. ; BARBOSA, T. F. ; COSTA, M. A. V. ; CERQUEIRA, B. R. S.. O projeto ?Biomas?: uma experiência com as metodologias ativas. 2024. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
24. | MORGADO, H. C. A. ; COSTA, M. A. V. ; CERQUEIRA, B. R. S.. Jogo didático como ferramenta de aprendizagem interativa. 2024. Apresentação de Trabalho/Congresso |
25. | MOURA, B.A. A imagem e o texto em ?As Grandes Invenções? de Louis Figuier (1819-1894): construindo uma iconografia para a história da eletricidade. 2024. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
26. | MOURA, B.A. Looking at historical scientific illustrations: the case of Louis Figuier?s and the nineteenth century iconography of electricity. 2024. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
27. | MOURA, B.A. As ilustrações científicas em ?As Grandes Invenções? de Louis Figuier: propósitos, categorias e conteúdos. 2024. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
28. | OLIVEIRA, J. R. ; COSTA, M. A. V. ; CERQUEIRA, B. R. S.. Experiência pedagógica sobre cadeias e teias alimentares. 2024. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
29. | OLIVEIRA, S. ; LOPES, S. A. G. ; CERQUEIRA, Bruno Rafael Santos de. Estratégias didáticas para abordagem do sistema cardiovascular humano. 2024. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
30. | Pereira, P. ; TESTONI, LEONARDO ANDRÉ ; Locatelli, C.V. ; LOCATELLI, S.. Histórias em Quadrinhos em livros didáticos de matemática. 2024. Apresentação de Trabalho/Seminário |
31. | PRECISO, J. B. ; Gomes, V.M.S. Combinatória: uma atividade diagnóstica com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. 2024. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
32. | RIBEIRO, A. J. Tarefas de Aprendizagem Profissional como artefatos potentes para a formação de professores de matemática. 2024. Apresentação de Trabalho/Seminário |
33. | RIBEIRO, A. J. Concepciones del signo igual del futuro profesorado de primaria. 2024. Apresentação de Trabalho/Seminário |
34. | SANTOS, C. S. ; WATANABE, G.. 'Elementos da complexidade na propostas de aulas de ciências para uma Educação CTS. 2024. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
35. | SILVA, P. M. ; DUARTE, G. Z. ; COSTA, M. A. V. ; CERQUEIRA, B. R. S.. Visita pedagógica à Paranapiacaba: uma análise das potencialidades. 2024. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
36. | SOUZA, J. F. R. ; CERQUEIRA, B. R. S.. Ciência, Tecnologia e Sociedade na Extensão Universitária: análise dos projetos extensionistas no Campus Lagoa do Sino da UFSCar. 2024. Apresentação de Trabalho/Seminário |
37. | WATANABE, G.; NUNES, J. F. ; CARVALHO,F. R. ; ORTIZ, A.. Contribuições CTS para uma formação complexa de professores. 2024. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
38. | Watanabe, Graciella. Desafios na formação de professores de ciências: um olhar a partir da desigualdade social e educacional. 2024. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
39. | Watanabe, Graciella. A divulgação científica no contexto da formação de professores: diálogos entre universidade e escola. 2024. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
40. | Watanabe, Graciella. O papel da divulgação científica na luta pela justiça social: como enfrentar a desigualdade científico-tecnológica. 2024. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
1. | AGUIAR, MARCIA; RIBEIRO, A. J.. O PAPEL E AS AÇÕES DO FORMADOR DE PROFESSORES AO UTILIZAR TAREFAS DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA ENVOLVENDO O RACIOCÍNIO MATEMÁTICO. XVI Conferencia Interamericana de Educación Matemática (XVI CIAEM). 2023. Apresentação de Trabalho/Congresso |
2. | AGUIAR, MARCIA; RIBEIRO, A. J.. O PROFESSORES EXPERIMENTANDO TAREFAS DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL ACERCA DOS PROCESSOS DE RACIOCÍNIO MATEMÁTICO. ? ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, XV EPEM. 2023. Apresentação de Trabalho/Congresso |
3. | ALVIM, MÁRCIA HELENA. História das Ciências decolonial: novos problemas, novas abordagense novos objetos. 2023. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
4. | CARMO, V. A. ; PUGLIESE, A.. A ciência e as vozes das crianças e de cientistas ? Um olhar a partir da Universidade das Crianças na UFABC. 2023. Apresentação de Trabalho/Congresso |
5. | CASTRO, G. ; PUGLIESE, A.. Ensinando velocidade escalar média com auxílio do jogo ?Gran Turismo 6? ? um relato de experiência. 2023. Apresentação de Trabalho/Congresso |
6. | CERQUEIRA, B. R. S. Processos de ensino/aprendizagem de Ciências e Biologia. 2023. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
7. | CERQUEIRA, B. R. S.; Leite, E. D. ; SOUZA, J. F. R. ; MACIEL, S. P. S.. Formação em divulgação científica: uma análise das possibilidades de um curso de extensão. 2023. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
8. | CERQUEIRA, Bruno Rafael Santos de; Leite, E. D. ; SOUZA, J. F. R. ; MACIEL, S. P. S.. Contribuições formativas do curso de extensão ?divulgação científica: parceria entre escolas, museus e universidade'. 2023. Apresentação de Trabalho/Congresso |
9. | CORREA, G. L. R. ; CERQUEIRA, Bruno Rafael Santos de. As visitas de famílias no Parque Zoológico Municipal de Bauru-SP: análise das conversas e estratégias expositivas. 2023. Apresentação de Trabalho/Congresso |
10. | COSTA, D. D. ; MARTHO, F. ; FRANZOLIN, Fernanda. Sistemática filogenética em livros didáticos: o que dizem as produções de congressos em ensino de ciências?. 2023. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
11. | DIETRICH, A. M. Nazismo Tropical #75 - GEOPIZZA. 2023. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
12. | DIETRICH, A. M.; MORAIS, M. A. A. C.. Palestra africanidades, literatura e contos afro-brasileiros - Profa. Ana Maria Dietrich. 2023. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
13. | ESPÍRITO SANTO, V. P. B. ; PUGLIESE, A.. Feira cultural de linguagens indígenas - interdisciplinaridade e conhecimentos tradicionais na escola. 2023. Apresentação de Trabalho/Congresso |
14. | Ghilardi-Lopes, N.P. Ciência cidadã e o ensino de ciências. 2023. Apresentação de Trabalho/Seminário |
15. | Ghilardi-Lopes, N.P. Ciência Cidadã e Educação Científica nas Escolas. 2023. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
16. | Ghilardi-Lopes, N.P. Mas, afinal, o que é ciência cidadã?. 2023. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
17. | Ghilardi-Lopes, N.P. Ciência cidadã ou educação ambiental?. 2023. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
18. | Ghilardi-Lopes, N.P. Ciência cidadã e o ensino de ciências. 2023. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
19. | GIACON, B. F. ; CERQUEIRA, B. R. S.. Emoções em uma exposição científica internacional: análise das visitas de famílias ao Túnel da Ciência do Instituto Max Planck em São Paulo. 2023. Apresentação de Trabalho/Congresso |
20. | HUNGARO, A. R. O. ; GUOLO, P. S. ; PUGLIESE, A.. A divulgação científica a favor da saúde: a criação de uma campanha de vacinação por estudantes do Ensino Médio. 2023. Apresentação de Trabalho/Congresso |
21. | HUNGARO, A. R. O. ; PUGLIESE, A. ; MIRANDA, M. A. G. C.. Proposta pedagógica sobre teorias evolutivas em aulas de Ciências no Ensino Fundamental. 2023. Apresentação de Trabalho/Congresso |
22. | JAMES, A. ; LOCATELLI, S. W. ; TESTONI, L. A.. Reflections and actions on Inquiry-Based Learning in teacher education - Brazil and South Africa connections. 2023. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
23. | LEITE, E. D. ; PUGLIESE, A.. História e Natureza da Ciência em espaços não formais: possibilidades acerca da descoberta da estrutura molecular do DNA. 2023. Apresentação de Trabalho/Congresso |
24. | LEITE, E. D. ; PUGLIESE, A.. A Natureza da Ciência em espaços não formais: o método científico em uma exposição de um Museu de Ciências. 2023. Apresentação de Trabalho/Congresso |
25. | LOCATELLI, S. W. Metacognição e aprendizagem autorregulada. 2023. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
26. | LOCATELLI, S. W. A metavisualização como possibilidade de revisar conceitos científicos. 2023. Apresentação de Trabalho/Seminário |
27. | LOCATELLI, S. W. Metacognição: possibilidades para o ensino, aprendizagem e pesquisa. 2023. Apresentação de Trabalho/Seminário |
28. | LOCATELLI, S. W. PATTERNS DEMONSTRATED BY COLLEGE STUDENTS IN DRAWINGS REGARDING SODIUM CHLORIDE AND IMPLICATIONS FOR THE CLASSROOM. 2023. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
29. | LOCATELLI, S. W. Drawings to learn chemistry: Limits and possibilities. 2023. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
30. | LOCATELLI, S. W.; TESTONI, L. A.. Desenhos como possibilidade do repensar docente numa perspectiva metacognitiva. 2023. Apresentação de Trabalho/Congresso |
31. | MACIEL, S. P. S. ; CERQUEIRA, B. R. S.. Educação para conservação: como zoológicos e aquários atuam no Instagram?. 2023. Apresentação de Trabalho/Congresso |
32. | MARTHO, F. ; FRANZOLIN, Fernanda. É mato, planta ou comida?. 2023. Apresentação de Trabalho/Outra |
33. | Mesquita, Nyuara Araújo Da Silva ; De Tolentino Neto, Luiz Caldeira Brant ; Calixto, Vivian Dos Santos ; Watanabe, Graciella. Mesa Redonda: Ação e Políticas de Formação Docente em Pauta. 2023. Apresentação de Trabalho/Congresso |
34. | MOURA, B.A. As ilustrações do experimento da pipa de Benjamin Franklin: o que podemos aprender (e ensinar) com elas?. 2023. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
35. | MOURA, B.A. Explorando as ilustrações em óptica no século 18: dos fenômenos luminosos aos instrumentos. 2023. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
36. | MOURA, B.A. O que podemos aprender com a história das ilustrações científicas?. 2023. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
37. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; Kian, Fátima Aparecida. Percepção de professores sobre contar histórias ser um recurso de ensino e aprendizagem de habilidades probabilísticas. 2023. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
38. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; SERVIDONI, M. C. P.. Utilizando abordagens estatísticas na formação inicial de professores: pesquisando sobre recursos tecnológicos utilizados em atividades didáticas durante a pandemia de Covid-19. 2023. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
39. | OLIVEIRA, J. A. C. ; GOMES, V. M. S.. O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA PERSPECTIVA ETNOMATEMATICA. 2023. Apresentação de Trabalho/Congresso |
40. | PAVIOTI, L. A. S. ; ALTARUGIO, Maisa Helena. As pesquisas sobre o desenho infantil em aulas de ciências dos anos iniciais. 2023. Apresentação de Trabalho/Congresso |
41. | PAZUCH, V. Insubordinação criativa em práticas de formação de professores. 2023. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
42. | PAZUCH, V. Conhecimentos próprios da docência na Licenciatura em Matemática. 2023. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
43. | PERES, M. C. ; RODRIGUES, M.I.R.. MENINA CIÊNCIA - CIÊNCIA MENINA: INVESTIGANDO AS MOTIVAÇÕES E POTENCIALIDADES DAS MULHERES CIENTISTAS PALESTRANTES. 2023. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
44. | PINHEIRO, N. P. S. ; SANTANA, C. M. B. ; FRANZOLIN, FERNANDA. Árvores Filogenéticas em livros didáticos do Ensino Médio: características, desafios e possibilidades. 2023. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
45. | RAMOS, A. B. G. ; OLIVEIRA, A. J. A. ; CERQUEIRA, B. R. S. ; FABRICIO, T. M.. Click Ciência UFABC: estreitando laços entre Universidades, Ciência e Sociedade. 2023. Apresentação de Trabalho/Congresso |
46. | RODRIGUES, M.I.R.; ROQUE, D. R. R. ; ASSIS, R.. ESERA_Girl Science - Science Girl: Challenges and Opportunities to female representation in the STEM field. 2023. Apresentação de Trabalho/Congresso |
47. | SANTOS, L. R. ; RODRIGUES, M.I.R.. COMO O CURSO MENINA CIÊNCIA ? CIÊNCIA MENINA PODE CONTRIBUIR NA PRÁTICA PROFISSIONAL DAS SUAS MONITORAS?. 2023. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
48. | SODERI, T. G. S. ; PUGLIESE, A.. Impercepção botânica de graduandos de uma universidade paulista. 2023. Apresentação de Trabalho/Congresso |
49. | SODERI, T. G. S. ; VENDRASCO, N. C. ; PUGLIESE, A.. Mediação em museus: estudo sobre o perfil de educadores e modelos de visitas em jardins botânicos paulistas. 2023. Apresentação de Trabalho/Congresso |
50. | SOUZA, C. F. ; ALTARUGIO, Maisa Helena. O ensino da química na modalidade remota: videoaulas como materiais potencialmente significativos,. 2023. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
51. | SOUZA, J. F. R. ; CERQUEIRA, B. R. S.. A extensão universitária em um campus rural de uma universidade federal. 2023. Apresentação de Trabalho/Congresso |
52. | TESTONI, L. A. ; LOCATELLI, S. W. ; LOCATELLI, C. W. ; PLACCO, V. N.. Finalidades educativas escolares e conhecimento pedagógico de conteúdo científico: um estudo exploratório nos anos iniciais. 2023. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
53. | TESTONI, LEONARDO ANDRÉ; Gouw, A. ; Martorano, S. ; Linardi, P.. Ser professor de Ciências/ Física: expectativas e reflexões sobre o conhecimento profissional docente. 2023. Apresentação de Trabalho/Congresso |
54. | TESTONI, LEONARDO ANDRÉ; LOCATELLI, SOLANGE WAGNER ; LOCATELLI, CLAUDIO WAGNER ; Placco, V.. Finalidades Educativas Escolares e Conhecimento Pedagógico de Conteúdo Científico: um estudo nos anos iniciais. 2023. Apresentação de Trabalho/Congresso |
55. | VIEIRA, C. N. ; SILVA, C. R. ; ROQUE, D. R. R. ; RODRIGUES, M.I.R.. Menina Ciência - Ciência Menina. 2023. Apresentação de Trabalho/Congresso |
56. | Watanabe, Graciella. O Estado e a democracia: desafios para para o ensino e as ciências. 2023. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
1. | AGUIAR, MARCIA; RIBEIRO, A. J. ; PONTE, J. P. ; MATA-PEREIRA, J.. Oportunidade de aprendizagem vivenciadas por professor: papel e ações do formador e uso de Tarefas de Aprendizagem Profissional acerca dos processos de raciocínio matemático. Encontro de Investigação em Educação Matemática 2022 (EIEM 2022). Caparica, Portugal. 2022. Apresentação de Trabalho/Congresso |
2. | ALMEIDA, B. V. V. M. ; CERQUEIRA, B. R. S.. Neurociência e Educação: as características da divulgação neurocientífica direcionada a professores da educação básica brasileira. 2022. Apresentação de Trabalho/Congresso |
3. | ALMEIDA, B. V. V. M. ; CERQUEIRA, B. R. S.. As características da divulgação neurocientífica direcionada a professores da educação básica brasileira. 2022. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
4. | Almeida, R.R. de ; RODRIGUES, M.I.R.. Problem Based Learning no Ensino Médio Técnico: contribuições do processo de ensino-aprendizagem para a alfabetização técnico-científica. 2022. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
5. | ALVIM, Marcia Helena. Possibilidades outras para a história das ciências: a contribuição das Epistemologias do Sul e do pensamento decolonial. 2022. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
6. | ALVIM, Marcia Helena. Pedagogias decoloniais. 2022. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
7. | ASSIS, R. ; RODRIGUES, M.I.R.. A REPRESENTTIVIDADE FEMININA COMO UM FATOR DE INFLUÊNCIA NA HUMANIZAÇÃO DA FIGURA DO CIENTISTA. 2022. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
8. | BIZERRA, A. F. ; OLIVEIRA, B. H. ; CERQUEIRA, B. R. S. ; JENSEN, E. ; VASCONCELLOS, I. G. M. ; SATO, M. K. ; KAUANO, R. V. ; BEZZON, R.. Conservación de la Biodiversidad en Zoológicos e Acuarios desde sus visitante. 2022. Apresentação de Trabalho/Congresso |
9. | BUENO, M. S. ; MELLO, E. M. ; SANTOS, A. A.. Estudando geometria espacial com o geogebra: uma iniciação científica no ensino médio. 2022. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
10. | CARDOSO, V. C. ; GOMES, V. M. S. ; FRANCHI, R. H. O. L.. Modelagem matemática como proposta interdisciplinar para a Educação Básica: uma ação de extensão no contexto da pandemia de COVID-19. 2022. Apresentação de Trabalho/Congresso |
11. | CARDOSO, VIRGÍNIA CARDIA. Lançamento do livro digital CONICAS: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA COM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. 2022. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
12. | CARDOSO, VIRGÍNIA CARDIA; CARVALHO, H.M.. Temas centrais da Filosofia da Matemática de Lakatos. 2022. Apresentação de Trabalho/Seminário |
13. | CARMO, V. A. ; PUGLIESE, A.. Universidade das Crianças - importância de ações extensionistas na trans(formação) da cultura científica. 2022. Apresentação de Trabalho/Congresso |
14. | CARVALHO, M. E. R. ; HUNGARO, A. R. O. ; ALVAIDE, N. F. ; RUANO, J. M. L. R. ; PUGLIESE, A.. Projeto Roteiro Educador do Parque Estoril e reflexões sobre comunicação da ciência. 2022. Apresentação de Trabalho/Congresso |
15. | COTTA, D. O. ; MUNFORD, Danusa ; FRANÇA, E. S.. Interacting with Luna: Scientific Characters and 3rd Graders' Construction of Relationships with Science. 2022. Apresentação de Trabalho/Congresso |
16. | COTTA, D. O. ; MUNFORD, Danusa ; FRANÇA, E. S.. Learning to raise scientific questions in Primary School: The discursive construction of new meanings for an animated cartoon series. 2022. Apresentação de Trabalho/Congresso |
17. | DIETRICH, A. M. II Semana de Direitos Humanos de Guarulhos: Somos Pessoas de Direitos? Um Olhar para Infâncias e Juventudes. 2022. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
18. | DIETRICH, A. M. Nazismo Raízes Históricas da Intolerância - Palestra da Professora Dr. Ana Maria Dietrich. 2022. Apresentação de Trabalho/Seminário |
19. | DIETRICH, A. M.; COELHO, A. S, ; PRADO, Cecilia de Oliveira. Webconferência: Oficina de jogos didáticos. 2022. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
20. | DIETRICH, A. M.; OLIVEIRA, F. G. L. ; ALVES, K.. Webconferência: Relatos e experiências do Curso Africanidades/ 2021. 2022. Apresentação de Trabalho/Seminário |
21. | DIETRICH, A. M.; OLIVEIRA, J. ; COSTA, M. A. ; LIMA, J. R. ; LOPES, B. ; FERREIRA, M.. III Semana de DH Africanidades, Literatura e Encantamento. 2022. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
22. | DIETRICH, A. M.; PEDERSEN, S. ; HERGESEL, J. P. ; KONDO, A.. Web IX - A representatividade nos livros didáticos, paradidáticos e de literatura infantil e juvenil. 2022. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
23. | DIETRICH, A. M.; ROCHA, R. O. ; BEZERRA, M. H. B. ; SAMPAIO, M. M. F. ; SANTOS, S. L. ; JESUS, S. F.. III Semana de DH Educação em Direitos Humanos e Práticas Pedagógicas Emancipadoras. 2022. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
24. | DONA, E. G. ; JARDIM, V. B. F. ; AGUIAR, MARCIA ; RIBEIRO, A. J.. Papel e ações do formador de professores ao refletir sobre o uso de tarefas formativas na Licenciatura em Matemática. XIV Encontro Nacional de Educação Matemática - XIV ENEM. 2022. Apresentação de Trabalho/Congresso |
25. | ENGELMANN, S. M. ; RODRIGUES, M.I.R.. Representatividade feminina na área STEM: Uma construção sociocultural. 2022. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
26. | FLORENTINO, C. P. A. ; VIZZA, J. R. ; LOCATELLI, S. W.. Analysis of drawings made by deaf students in the representation of water evaporation using the PhET simulator. 2022. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
27. | Ghilardi-Lopes, N.P. Ciência cidadã para a conservação da biodiversidade oceânica. 2022. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
28. | Ghilardi-Lopes, N.P. Ciência Cidadã e interfaces com a educação. 2022. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
29. | Ghilardi-Lopes, N.P. Ciência cidadã em Unidades de Conservação. 2022. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
30. | Ghilardi-Lopes, N.P.; Alexandrino, E.R. ; Guimarães, A. ; Lima, A.F.B. ; França, J.S. ; Lacerda, J.V.A. ; Zocca, C. ; Noronha, M. ; Castro, P.F.D.. O Programa de Ciência Cidadã do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA). 2022. Apresentação de Trabalho/Congresso |
31. | Ghilardi-Lopes, N.P.; Barradas, J. I.. Princípios da cultura oceânica. 2022. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
32. | Ghilardi-Lopes, N.P.; Menck, E.V.S. ; González, J.D. ; Zanetti, R.. ?Processo de elaboração da ?Carta pelo Oceano aos Educadores Brasileiros?. 2022. Apresentação de Trabalho/Congresso |
33. | Ghilardi-Lopes, N.P.; Turra, A. ; Zanetti, R.. Carta do Oceano aos Educadores Brasileiros. 2022. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
34. | HUNGARO, A. R. O. ; PUGLIESE, A.. PUBLICATIONS ON THE SCIENCE COMMUNICATION FIELD: AN ANALYSIS ABOUT THE ASPECTS OF THE NATURE OF SCIENCE. 2022. Apresentação de Trabalho/Congresso |
35. | JARDIM, V. B. F. ; AGUIAR, MARCIA. Uso de uma tarefa de aprendizagem profissional sobre anéis de integridade para aproximação entre a álgebra escolar e a acadêmica. IX Congresso Iberoamericano de Educação Matemática - IX CIBEM - 2022. (Apresentação de trabalho e coordenação da sessão). 2022. Apresentação de Trabalho/Congresso |
36. | Koffler, S. ; Soares, F.M. ; Ghilardi-Lopes, N.P. ; Albertini, B. C. ; Drucker, D.P. ; Salim, J.A. ; Nunes-Silva, P. ; Francoy, T. M. ; Saraiva, A.M. ; Carvell, C.. FIT Count Brasil: aplicativo para monitoramento de polinizadores. 2022. Apresentação de Trabalho/Congresso |
37. | LEITE, A. B. N. ; CERQUEIRA, B. R. S.. A percepção do público a respeito das notícias sobre os zoológicos. 2022. Apresentação de Trabalho/Congresso |
38. | LEITE, E. D. ; PUGLIESE, A.. INVESTIGATING THE HISTORY AND NATURE OF SCIENCE IN A SCIENCE MUSEUM. 2022. Apresentação de Trabalho/Congresso |
39. | LOCATELLI, S. W. The didactic approach of inquiry-based learning with the use of drawings ? considerations and notes for future research. 2022. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
40. | LOCATELLI, S. W. Aproximações entre a metacognição, a neurociência e aprendizado. 2022. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
41. | LOCATELLI, S. W. A metacognição em sala de aula para aprender e ensinar melhor. 2022. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
42. | LOCATELLI, S. W. Metacognition in the classroom to learn and to teach better. 2022. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
43. | LOCATELLI, S. W.; DAVIDOWITZ, B.. THE USE OF A METAVISUAL STRATEGY AND SELF-QUESTIONING TO LEARN CHEMISTRY CONCEPTS. 2022. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
44. | MARTINS, G. C. ; GALVAO, V. S. ; ALTARUGIO, Maisa Helena. O ENSINO REMOTO E A DOMESTICAÇÃO DE TICS EM AULAS INTERDISCIPLINARES DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA. 2022. Apresentação de Trabalho/Congresso |
45. | MEIRELLES, S. M. ; MUNFORD, Danusa. Reading Informative Books in Primary School science lessons: Moving along the aesthetic and efferent spectrum. 2022. Apresentação de Trabalho/Congresso |
46. | MELLO, E. M. Dificuldades com a linguagem matemática em aulas de álgebra no ensino superior. 2022. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
47. | MENEZES, V. M. ; SESSA, P.. Investigando a Lua: As Práticas Epistêmicas em aulas sobre as Fases da Lua. 2022. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
48. | MILENA, L. M. ; MUNFORD, Danusa ; Fernandes, P.C.. Writing Science in English at College: Non-Anglophone Students? Participation in Epistemic Practices. 2022. Apresentação de Trabalho/Congresso |
49. | MOURA, B.A. Newtonianismo na encruzilhada: os portugueses e a óptica newtoniana. 2022. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
50. | NOSELLA, P. L. ; PUGLIESE, A. ; SESSA, P. S.. Currículo como produto historicamente produzido: uma breve análise histórica da educação no Brasil. 2022. Apresentação de Trabalho/Congresso |
51. | NOSELLA, P. L. ; SESSA, P. S. ; ALVIM, M. H.. HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA CRÍTICA. 2022. Apresentação de Trabalho/Outra |
52. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; DATORI BARBOSA, N. ; LOZADA, A. O.. Avaliando a utilidade do protótipo de um jogo pedagógico digital para o ensino de probabilidade nos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
53. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; SOUZA, N. G. S. ; SAITO, Sabrina ; CARVALHO, D. M.. Atitudes de professores participantes de curso de extensão em relação ao ensino de probabilidade nos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
54. | OLIVEIRA, J. A. C. ; GOMES, V. M. S.. Ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma perspectiva Etnomatemática. 2022. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
55. | OLIVEIRA, J. A. C. ; GOMES, V. M. S.. Ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma perspectiva Etnomatemática. 2022. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
56. | Pereira, D.R ; RODRIGUES, M.I.R.. O USO DO QUIZ NA TAXONOMIA DE BLOOM REVISADA: avaliação formativa em ciências no Ensino Fundamental. 2022. Apresentação de Trabalho/Congresso |
57. | PEREIRA, S. L. ; RODRIGUES, M.I.R.. MENINA CIÊNCIA ? CIÊNCIA MENINA: INVESTIGANDO A CONCEPÇÃO DO TRABALHO CIENTÍFICO E DA IMAGEM DE CIENTISTA DAS PARTICIPANTES. 2022. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
58. | PINHEIRO, N. K. F. M. ; RODRIGUES, M.I.R.. CONCEPÇÕES SOBRE MULHERES NA CIÊNCIA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. 2022. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
59. | PUGLIESE, A. Pesquisa sobre Educação em Museus: possibilidades de investigação e aportes teórico-metodológicos. 2022. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
60. | RAMOS, M. H. A. ; GOMES, V. M. S. ; MELLO, E. M.. A matemática no cotidiano de um surdocego à luz da etnomatemática. 2022. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
61. | RAMOS, M. H. A. ; MELLO, E. M. ; GOMES, V. M. S.. A matemática no cotidiano de um surdocego à luz da etnomatemática. 2022. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
62. | REGIS, C. A. ; MELLO, E. M.. Potencialidades didáticas do uso de softwares de geometria dinâmica no ensino de geometria espacial. 2022. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
63. | RODRIGUES, M.I.R.; ASSIS, R. ; PEREIRA, S. L.. Menina Ciência - Ciência Menina. 2022. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
64. | RODRIGUES, M.I.R.; PEREIRA, S. L. ; ASSIS, R. ; ROQUE, D. R. R.. MENINA CIÊNCIA ? CIÊNCIA MENINA: DESAFIOS E AMPLIAÇÃO DA REPRESENTATIVIDADE FEMININA NA ÁREA STEM. 2022. Apresentação de Trabalho/Congresso |
65. | SAKUMOTO, K. K. B. ; MUNFORD, Danusa. Participation in Argumentation over time in Primary School Science Lessons and the construction of knowledge about Epistemology of Science. 2022. Apresentação de Trabalho/Congresso |
66. | SANTANA, M. R. M. ; GOMES, V. M. S.. Tecnologias digitais no ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Reflexões sobre uma ação de formação continuada. 2022. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
67. | SANTOS, A. A. ; MELLO, E. M.. Produção de estudos científicos por alunos do 3º ano do Ensino Médio, com o uso do GeoGebra, para aprendizagem de conteúdos não assimilados nos anos de pandemia de COVID-19. 2022. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
68. | SANTOS, E. M. N. ; GOMES, V. M. S.. ETNOMATEMÁTICA, ATIVIDADES INVESTIGATIVAS, METACOGNIÇÃO E OS PROCESSOS COMUNICATIVOS NO ATO DE APRENDER. 2022. Apresentação de Trabalho/Congresso |
69. | SANTOS, E. M. N. ; GOMES, V. M. S. ; CARDOSO, V. C.. Contribuições da etnomatemática e das atividades investigativas para a ação pedagógica: O diálogo em sala de aula e os processos metacognitivos em prol da ensinagem da matemática. 2022. Apresentação de Trabalho/Congresso |
70. | SANTOS, L. R. ; RODRIGUES, M.I.R. ; CRUZ, D. C. G.. ANÁLISE DOS RELATOS REFLEXIVOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO CURSO MENINA CIÊNCIA ? CIÊNCIA MENINA DA UFABC. 2022. Apresentação de Trabalho/Congresso |
71. | SANTOS, L.R. ; RODRIGUES, M.I.R.. Mulheres na Ciência e a formação inicial de futuros professores de Ciências da Natureza: uma discussão necessária. 2022. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
72. | SERRAIN, P. D. T. ; COSTA, G. L. ; AGUIAR, MARCIA. A utilização de Tarefas de Aprendizagem Profissional na Formação Continuada de professores de matemática. XIV Encontro Nacional de Educação Matemática - XIV ENEM. 2022. Apresentação de Trabalho/Congresso |
73. | SILVA, A. J. P. ; GOMES, V. M. S. ; CAPECHI, M. C. V. M.. A construção de uma pesquisa para o ensino de matemática em bases decoloniais: resultados de uma análise bibliométrica, do evento XIV Encontro Nacional de Educação Matemática. 2022. Apresentação de Trabalho/Congresso |
74. | STEIL, L. J. Educação, Ciência e Paz: a investigação em vias humanitárias. 2022. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
75. | STEIL, L. J. Políticas Públicas e Práticas Educacionais. 2022. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
76. | TREVISAN, S. C. ; PUGLIESE, A.. Panorama de cursos de graduação em Licenciaturas Interdisciplinares no contexto brasileiro. 2022. Apresentação de Trabalho/Congresso |
77. | VENDRASCO, N. C. ; HENRIQUEZ, M. C. ; PUGLIESE, A. ; MARZABAL, A.. PROFESSIONAL KNOWLEDGE OF THE MEDIATORS OF NON-FORMAL SCIENCE EDUCATION SPACES: A STUDY OF BRAZILIAN MUSEUMS, AQUARIUMS, BOTANICAL GARDENS, AND ZOOS. 2022. Apresentação de Trabalho/Congresso |
78. | Watanabe, Graciella; Brito, Allan. Mesa Redonda: A experiência universitária: desigualdades educacionais e de vivências. 2022. Apresentação de Trabalho/Outra |
1. | AGUIAR, MARCIA. Conhecimento do professor da Educação Básica acerca do ensino do pensamento algébrico - Palestra - Encontros de Educação Matemática ? IFRJ / Campus Nilópolis. 2021. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
2. | ALMEIDA, B. V. V. M. ; CERQUEIRA, B. R. S.. Neuroscience and Education: The Characteristics of Neuroscientific Divulgation to Teachers. 2021. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
3. | ALTARUGIO, Maisa Helena. Aprendizagens de professores no ensino remoto: quais permanecem?. 2021. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
4. | ALVIM, Marcia Helena. Astrologia judiciária nos relatos missionários da Nova Espanha do século XVI. 2021. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
5. | BATISTA, L. S. ; KUMADA, K. M. O. ; GOMES, V. M. S. ; BENITEZ, P.. Estratégias didáticas para utilização do visual na Educação Matemática de surdos do Ensino Médio. 2021. Apresentação de Trabalho/Congresso |
6. | BATISTA, L. S. ; KUMADA, K. M. O. ; GOMES, V. M. S. ; BENITEZ, P.. ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA UTILIZAÇÃO DO VISUAL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE SURDOS DO ENSINO MÉDIO. 2021. Apresentação de Trabalho/Congresso |
7. | Bezerra, J.A. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. Do desperdício à sustentabilidade: desafios e possibilidades da educação alimentar por meio da ciência cidadã. 2021. Apresentação de Trabalho/Congresso |
8. | CAPPELLE, VANESSA ; FRANCO, LUIZ GUSTAVO ; MUNFORD, Danusa. Space-temporal relationships in science lessons: Building long-term learning opportunities. 2021. Apresentação de Trabalho/Congresso |
9. | CARDOSO, V. C. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COMO CAMPO DE PESQUISA. 2021. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
10. | CARVALHO,F. R. ; SANTOS, C. S. ; WATANABE, G.. As Hipóteses de Transição em uma proposta de aulas complexificada. 2021. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
11. | CERQUEIRA, B. R. S. O museu de ciências como elemento da formação inicial de professores de biologia. 2021. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
12. | CERQUEIRA, B. R. S. Popularização da Ciência e sua inserção na formação de professores. 2021. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
13. | CHACON, M. ; TESTONI, LEONARDO ANDRÉ. Consequências das aulas repetitivas ao docente: influências tecnicistas e síndrome de Burnout. 2021. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
14. | CORDEIRO, R. S. ; SOUSA, M. F. ; PEREIRA, M. S. B. ; SOUSA, E. S. ; PUGLIESE, A.. Qual o perfil das questões de Botânica no Enem?. 2021. Apresentação de Trabalho/Congresso |
15. | CÁSSIO, F. Reformas curriculares e esvaziamento do currículo de Ciências da Natureza em tempos de BNCC. 2021. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
16. | CÁSSIO, F. Reforma do Ensino Médio e a BNCC: refletir para resistir. 2021. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
17. | CÁSSIO, F. BNCC: leitura crítica para a formação de professores de Química. 2021. Apresentação de Trabalho/Seminário |
18. | CÁSSIO, F. Rumos do Ensino de Sociologia e precarização do trabalho na Educação Básica no contexto da BNCC. 2021. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
19. | CÁSSIO, F. Política educacional na rede estadual paulista (1995-2018). 2021. Apresentação de Trabalho/Seminário |
20. | CÁSSIO, F. 'Novo' Ensino Médio e a indução de desigualdades educacionais. 2021. Apresentação de Trabalho/Seminário |
21. | CÁSSIO, F. Transparência pública: como usar a Lei de Acesso à Informação?. 2021. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
22. | CÁSSIO, F. O direito à educação no século XXI: histórico e impasses. 2021. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
23. | CÁSSIO, F. Educação escolar em tempos fascistas: o gênero bate na porta. 2021. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
24. | CÁSSIO, F. Alternativas para a formação de professores de Química e as demandas oficiais. 2021. Apresentação de Trabalho/Outra |
25. | CÁSSIO, F. O Novo Ensino Médio na perspectiva das escolas. 2021. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
26. | CÁSSIO, F. Covid-19 nas escolas e transparência pública. 2021. Apresentação de Trabalho/Seminário |
27. | CÁSSIO, F.; GOULART, D. C. ; CROCHIK, L.. Incidência da Covid-19 na rede estadual de educação de São Paulo. 2021. Apresentação de Trabalho/Seminário |
28. | DIETRICH, A. M. Encontro Final da Turma de Diadema 2018/21 - Bancas de TCC. 2021. Apresentação de Trabalho/Seminário |
29. | DIETRICH, A. M.; BIAZOTO, J. P.. Incentivo A Hortas Comunitárias Como Saída Sustentável Para A Região Do Abc Paulista. 2021. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
30. | DIETRICH, A. M.; CASSIANO, C. ; SANTOS, S. L.. Webconferência: Memória, Africanidades e Direitos Humanos. 2021. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
31. | DIETRICH, A. M.; CAVALCANTI, V. ; PEDERSEN, S. ; BATISTA, W. R.. Educação em Direitos Humanos: a utopia que movimenta. 2021. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
32. | DIETRICH, A. M.; COELHO, A. S, ; KAIMBE, V.. I Semana de Direitos Humanos de Guarulhos: EDH - A educação indígena. 2021. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
33. | DIETRICH, A. M.; COSTA, M. ; MARCHETTI, R.. Mesa: Violência e atuação do Conselho Tutelar. 2021. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
34. | DIETRICH, A. M.; COSTA, M. ; MARCHETTI, R.. I Semana de Direitos Humanos de Guarulhos: EDH - Violência e a atuação do Conselho Tutelar. 2021. Apresentação de Trabalho/Seminário |
35. | DIETRICH, A. M.; FURGERI, J. A. V.. Projeto De Extensão Em Africanidades, Literatura Infantil E Circularidade: Educando Para As Relações Étnico-Raciais. 2021. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
36. | DIETRICH, A. M.; FURGERI, Julia Alice. O ABC Das Hortas: Patrimônio Biocultural E Direitos Humanos No Território Urbano. 2021. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
37. | DIETRICH, A. M.; LUZ, V.. Mesa de Abertura - Africanidades: Ciência, Cultura e História UFABC/ Prefeitura de Guarulhos. 2021. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
38. | DIETRICH, A. M.; REIS, R. R.. II Sessão Temática: Homenagem a mulher negra, latino americana e caribenha. 2021. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
39. | DIETRICH, A. M.; REIS, R. R. ; JOVIANO, L. H.. Webconferência: diversidades, identidades e práticas educativas. 2021. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
40. | DIETRICH, A. M.; ROCHA, N. C.. Africanidades, Circularidades E Literatura Infantil ? Metodologias Lúdicas Em Prol Da Educação Antirracista. 2021. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
41. | DIETRICH, A. M.; SANTOS, S. L.. Vivência I 13/03 - Orientações para o TCC. 2021. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
42. | DIETRICH, A. M.; SANTOS, S. L. ; REIS, R. R.. Aula Magna - Africanidades, Brasil Negro e Quilombola - Profª Drª Rute Reis. 2021. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
43. | DIETRICH, A. M.; SANTOS, S. L. ; VACCANI, N.. Aula Inaugural - Africanidades, Brasil negro e quilombola. 2021. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
44. | DIETRICH, A. M.; SCAQUETTI, F. G. L. O.. Territórios, Redes E Resistências Na Universidade Pública:O Caso Do ?Africanidades, Literatura Infantil E Circularidades?, Curso De Extensão Da Universidade Federal Do Abc. 2021. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
45. | DIETRICH, A. M.; SCHRODER, M. ; VIEIRA, C. R. ; FRANCO, C.. Ciclo de debates sobre Direitos Humanos da UFABC. 2021. Apresentação de Trabalho/Seminário |
46. | el Ottra, J.H.L. ; Gomes, M.K. ; Nogueira, A. ; Ghilardi-Lopes, N.P. ; Pirani, J.R. ; BERCHEZ, F. A. S.. Passeio Virtual 'Plantas e a água'. 2021. Apresentação de Trabalho/Congresso |
47. | Fakri, J.A.B. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. A integração do conceito de sustentabilidade em protocolos de ciência cidadã para a educação básica. 2021. Apresentação de Trabalho/Congresso |
48. | Ferreira, Arthur Luiz ; Watanabe, Graciella. A divulgação científica para a democracia. Desafios e perspectivas a partir da sociologia de Pierre Bourdieu. 2021. Apresentação de Trabalho/Congresso |
49. | Ferreira, Arthur Luiz ; Watanabe, Graciella. Um estudo sobre o papel da divulgação científica para os processos democráticos. 2021. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
50. | Ghilardi-Lopes, N.P. Lançamento da Rede Brasileira de Ciência Cidadã. 2021. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
51. | Ghilardi-Lopes, N.P. Ciência Cidadã. 2021. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
52. | Ghilardi-Lopes, N.P. O programa de ciência cidadã do INMA. 2021. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
53. | Ghilardi-Lopes, N.P. Ciência Cidadã e Percepção Ambiental: o caso das bitucas de cigarro. 2021. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
54. | Ghilardi-Lopes, N.P. Ciência cidadã e a Década da Ciência Oceânica. 2021. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
55. | Ghilardi-Lopes, N.P. É possível colaborarmos com pesquisas científicas mesmo estando na escola?. 2021. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
56. | Ghilardi-Lopes, N.P. Ensino de Criptógamas sob uma perspectiva evolutiva. 2021. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
57. | Ghilardi-Lopes, N.P. Ciência cidadã nas escolas. 2021. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
58. | Ghilardi-Lopes, N.P. Ciência Cidadã: Cuidando do Oceano!. 2021. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
59. | Ghilardi-Lopes, N.P. Ciência cidadã nas escolas e as habilidades dos educandos do século XXI. 2021. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
60. | Ghilardi-Lopes, N.P.; Alexandrino, E.R. ; Lima, A.F.B. ; Zocca, C. ; França, J.S ; Lacerda, J.V.A. ; Guimarães, A. ; Noronha, M. ; Ferreira, R. B. ; Ferracioli, L.. O programa de ciência cidadã do INMA. 2021. Apresentação de Trabalho/Seminário |
61. | GUOLO, P. S. ; PUGLIESE, A.. Storytelling e processos de especiação: histórias animadas para o ensino de evolução. 2021. Apresentação de Trabalho/Congresso |
62. | HUNGARO, A. R. O. ; PUGLIESE, A.. A temática da divulgação científica em um periódico de educação em ciências. 2021. Apresentação de Trabalho/Congresso |
63. | Ianello, Matheus ; Watanabe, Graciella. O perfil da licenciatura em física da UFABC e a escolha da carreira docente. 2021. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
64. | Ignacio, B.L. ; Reis, R.A. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. Ações de Ciência-Cidadã para o Oceano. 2021. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
65. | Kian, Fátima Aparecida ; OLIVEIRA JÚNIOR, A. P. de. LENGUAJE PROBABILISTA DE ESTUDIANTES DE LOS AÑOS INICIALES DE LA ESCUELA PRIMARIA: NOCIONES DE AZAR. 2021. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
66. | KINDLER, E. R. L. ; CERQUEIRA, B. R. S.. A Cultura Científica da Região do ABC: desenvolvimento de uma plataforma digital. 2021. Apresentação de Trabalho/Congresso |
67. | Koffler, S. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. Ciência cidadã - protocolo de monitoramento de atividade de voo de abelhas sem ferrão. 2021. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
68. | LIMA, E. C. C. ; ALTARUGIO, Maisa Helena. A Competência Profissional de Professores em Formação Continuada: uma experiência do Programa Ciência na Escola d. 2021. Apresentação de Trabalho/Outra |
69. | LOCATELLI, S. W. O professor do futuro e as competências metacognitivas na sua prática docente - reflexões. 2021. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
70. | LOCATELLI, S. W. Tópicos de metacognição e a formação de professores. 2021. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
71. | LOCATELLI, S. W. Drawing to learn science - some reflections. 2021. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
72. | LOCATELLI, S. W. Possíveis conexões entre a metacognição, aprendizagem e aproximações com a Neurociência. 2021. Apresentação de Trabalho/Seminário |
73. | LOCATELLI, S. W. A metacognição e o Ensino de Química. 2021. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
74. | LOCATELLI, S. W. USING ALTERNATIVE STRATEGY FOR IMPLEMENTING SIMPLE INVESTIGATIVE ACTIVITIES TO LEARN CHEMISTRY IN THE CLASSROOM. 2021. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
75. | LOCATELLI, S. W.; FERNANDES, B. G. ; FLORENTINO, C. P. A. ; PAZ, G. S. B. ; SILVA, J. H. P.. Estratégias metacognitivas auxiliando na aprendizagem com relação aos níveis de representação em química. 2021. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
76. | LOCATELLI, S. W.; SOUZA, R. T. M. P.. O papel do professor de química em tempos de fake news. 2021. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
77. | LOCATELLI, S. ; TESTONI, LEONARDO ANDRÉ. Repensando a formação inicial de professores de química: atividades metavisuais e a reconstrução conceitual. 2021. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
78. | LOZADA, A. O. ; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de. DESENVOLVIMENTO DE UM LIVRO PARADIDÁTICO PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2021. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
79. | MACIEL, S. P. S. ; CERQUEIRA, B. R. S.. Educação para conservação: análise das contribuições de zoológicos e aquários nas redes sociais. 2021. Apresentação de Trabalho/Congresso |
80. | MELLO, E. M. MATHEMATICS AND BLIND STUDENTS: THE PROBLEM OF REPRESENTATIONS. 2021. Apresentação de Trabalho/Congresso |
81. | MELLO, E. M. ALUNOS CEGOS DESENHANDO E COMPREENDENDO FIGURAS GEOMÉTRICASALUNOS CEGOS DESENHANDO E COMPREENDENDO FIGURAS GEOMÉTRICAS. 2021. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
82. | MELLO, E. M.; SANTOS, A. A.. Descobrindo a geometria no Ensino Médio. 2021. Apresentação de Trabalho/Congresso |
83. | MELLO, E. M.; ZABANEH, T. M.. UTILIZANDO PROGRAMAÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO. 2021. Apresentação de Trabalho/Seminário |
84. | MIRANDA, M. A. G. de C. Educação em Sexualidade como um Direito. 2021. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
85. | MIRANDA, M. A. G. de C. Educação em sexualidade e o ensino de ciências e biologia. 2021. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
86. | MIRASIERRAS, A. S. ; CAPECHI, M. C. V. M. ; GOMES, V. M. S. ; SESSA, P. S.. DA AUTONOMIA AO SILENCIAMENTO: A QUEM INTERESSA A SAÚDE DOCENTE?. 2021. Apresentação de Trabalho/Congresso |
87. | MORI, R. C. Falsas dicotomias na pesquisa e na prática educacional. 2021. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
88. | Motokane, M.T. ; Ghilardi-Lopes, N.P. ; Barradas, J. I. ; Xavier, L.Y. ; Menck, E.V.S.. La contribución de la cultura oceánica a la interdisciplinariedad en la enseñanza de las ciencias naturales. 2021. Apresentação de Trabalho/Congresso |
89. | MOURA, B.A. Ilustrando o trabalho cienfico: o caso de Benjamin Franklin e o experimento da pipa. 2021. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
90. | MOURA, B.A. O que é a Natureza da Ciência (NdC)?. 2021. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
91. | Muneratto, Felipe ; Watanabe, Graciella. O saber da física em territórios desiguais: um olhar para a cidade de São Paulo. 2021. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
92. | Nogueira, M. ; TESTONI, LEONARDO ANDRÉ. SABERES E SOBREVIVÊNCIA DOCENTES: UMAS PERCEPÇÕES SOBRE PROFESSORES DE BIOLOGIA QUE ENSINAM FÍSICA. 2021. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
93. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; SALERNO, Sandra. ENFOQUES HISTÓRICOS DE LAS ESTADÍSTICAS FORTALECIENDO SU ENSEÑANZA A ESTUDIANTES DE EDUCACIÓN FUNDAMENTAL EN BRASIL: ¿QUÉ SON LAS ESTADÍSTICAS?. 2021. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
94. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; Silva Santos, Luzia Roseli da. EL INTERÉS DE LOS ALUMNOS POR LA PREPARACIÓN DE UN LIBRO PARADIDÁTICO PARA LA ENSEÑANZA DE ESTADÍSTICA EN LOS PRIMEROS AÑOS DE EDUCACIÓN FUNDAMENTAL. 2021. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
95. | OLIVEIRA, C. A. ; SESSA, P.. Alfabetização científica em pauta: a formação de professores dos anos iniciais e a BNCC. 2021. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
96. | Paschoal, Ramon ; Watanabe, Graciella. Teoria de campos para a compreensão da relação entre desigualdades e ensino de ciências. 2021. Apresentação de Trabalho/Congresso |
97. | PINTO, B. H. B. ; GOMES, V. M. S. ; FRANCHI, R. H. O. L.. MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES EM SALA DE AULA. 2021. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
98. | RIBEIRO, A. J. ; AGUIAR, M. ; TREVISAN, A. L. ; ELIAS, H. R.. Como professores lidam com o raciocínio matemático dos alunos ao promoverem o debate durante o ensino da Álgebra-Ciclo de Palestras promovido pelo Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática NUPPEM - UFPE. 2021. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
99. | RIBEIRO, A. J. ; AGUIAR, MARCIA. Promover aprendizagens profissionais a professores utilizando-se do raciocínio dos estudantes ao resolver tarefas matemáticas - XIII Summer Workshop in Mathematics - UnB. 2021. Apresentação de Trabalho/Congresso |
100. | Rodrigues, D.R. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. Ciência cidadã a um clique: o uso da plataforma Zooniverse como forma de envolver estudantes em pesquisas científicas e suas amplas possibilidades. 2021. Apresentação de Trabalho/Congresso |
101. | Salles, C. ; Schepis, W. ; Dias, H. ; Ghilardi-Lopes, Natalia Pirani. Ciência cidadã e cultura oceânica. 2021. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
102. | SANTANA, C. M. B. ; CALEGARI, A. S. ; FRANZOLIN, Fernanda ; SOARES, J. P. R. ; JOSE, K. A. B. ; BATISTA, L. F.. Construção e início de um curso de formação continuada de professores sobre biodiversidade e pensamento evolutivo foi. 2021. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
103. | SANTOS, E. M. N. ; GOMES, V. M. S. ; CARDOSO, V. C.. CONTRIBUIÇÕES DA ETNOMATEMÁTICA E DAS ATIVIDADES INVESTIGATIVAS PARA A AÇÃO PEDAGÓGICA: O DIÁLOGO EM SALA DE AULA E OS PROCESSOS METACOGNITIVOS EM PROL DA ENSINAGEM DA MATEMÁTICA. 2021. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
104. | Santos, S.F. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. Roda de leitura e conversa na perspectiva do desenho universal de aprendizagem em contribuição à educação ambiental inclusiva. 2021. Apresentação de Trabalho/Seminário |
105. | SESSA, P. 100 anos de Paulo Freire. 2021. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
106. | SILVA, A. J. P. ; GOMES, V. M. S. ; CAPECHI, M. C. V. M.. A Arte como ferramenta decolonial no ensino de ciências e matemática. 2021. Apresentação de Trabalho/Congresso |
107. | SILVA, A. L. ; ALTARUGIO, Maisa Helena. FATORES QUE PROMOVEM EXPERIÊNCIAS SATISFATÓRIAS NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NA VISÃO DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA. 2021. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
108. | SILVA, A. L. ; ALTARUGIO, Maisa Helena. EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA EM RELAÇÃO AO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2021. Apresentação de Trabalho/Congresso |
109. | Silva, G. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. Os projetos pedagógicos de curso e as estratégias didáticas em disciplinas que abordam as 'algas', de Instituições de Ensino Superior públicas brasileiras. 2021. Apresentação de Trabalho/Congresso |
110. | SILVA, J. L. ; SESSA, P. S.. Prática docente no contexto da educação ambiental: os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável em foco. 2021. Apresentação de Trabalho/Congresso |
111. | Silveira, R. ; Rangel, C. ; TESTONI, LEONARDO ANDRÉ ; Romero, T.. Mariana em cena! Uma proposta de Ensino por Investigação como repertório para a formação continuada de professores. 2021. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
112. | SOUSA, V. L. ; GOMES, V. M. S. ; CAPECHI, M. C. V. M.. Conectando Geometria e Arte na ação pedagógica em prol da ensinagem matemática. 2021. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
113. | Souza, Rodolfo Henrique ; Watanabe, Graciella. A escolha dos estudantes pela licenciatura em física na UFABC: contribuições do campo cientifico. 2021. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
114. | STEIL, L. J. Barreiras dialógicas na busca pela interdisciplinaridade. 2021. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
115. | TESTONI, LEONARDO ANDRÉ. O Papel da Química e da Física Forense na Perícia Criminal. 2021. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
116. | TESTONI, LEONARDO ANDRÉ. Perícia Forense: as ciências no combate ao crime. 2021. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
117. | TESTONI, LEONARDO ANDRÉ; Fátima, R. ; LOCATELLI, S.. Mulheres na ciência: representações sociais entre licenciandos e docentes em física no brasil. 2021. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
118. | TESTONI, LEONARDO ANDRÉ; Locatelli, C.V. ; LOCATELLI, S. ; GOMES, A. B.. A historical approach to the galileo myth in digital educational media: Possibilities and approaches. 2021. Apresentação de Trabalho/Congresso |
119. | TESTONI, LEONARDO ANDRÉ; Locatelli, C.V. ; LOCATELLI, S. ; Martorano, S. ; JACOBUCCI, C. ; LIRA, M. A.. O ensino de densidade: estudo de caso envolvendo uma plataforma digital nos anos iniciais. 2021. Apresentação de Trabalho/Congresso |
120. | TESTONI, LEONARDO ANDRÉ; Prado, E.A. ; Lavorato, I.T. ; GOMES, A. B. ; JACOBUCCI, C. ; LIRA, M. A.. MODELAGEM MATEMÁTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA: APROXIMAÇÕES INICIAIS NA ABORDAGEM DA QUEDA LIVRE. 2021. Apresentação de Trabalho/Congresso |
121. | WATANABE, G.; KAWAMURA, M. R. D.. As dimensões da complexidade no contexto da escola pública brasileira. 2021. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
122. | Watanabe, Graciella. A sociologia da ciência de Pierre Bourdieu e suas implicações para a educação CTS. 2021. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
123. | Watanabe, Graciella. Ensino de física e desigualdade educacional: há caminhos para a justiça social?. 2021. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
124. | Watanabe, Graciella; Almeida, Carla ; Assis, Sheila Soares. Mesa Redonda Comunicação Falha na Academia. 2021. Apresentação de Trabalho/Congresso |
1. | AGUIAR, M. Pesquisas sobre Educação Matemática e Formação de Professores - Palestra na disciplina de Seminários I - Programa de Pós-Graduação de Ensino e História das Ciências e da Matemática - UFABC. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
2. | AGUIAR, M.; SILVA, V. A.. Mathematical and didactic knowledge of basic education teachers concerning patterns and regularities: reflections on continuing education based on practice - XII Summer Workshop in Mathematics - University of Brasília. 2020. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
3. | ALBERGHETTI, R. C. ; GOMES, V. M. S.. CONTRIBUIÇÕES DA ROBÓTICA EDUCACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS DO ENSINO MÉDIO. 2020. Apresentação de Trabalho/Congresso |
4. | ALBERGHETTI, R. C. ; GOMES, V. M. S.. CONTRIBUIÇÕES DA ROBÓTICA EDUCACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS DO ENSINO MÉDIO. 2020. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
5. | ALBRECHT, M.P.S. As incertezas da passagem dos alunos da Educação infantil para o Ensino Fundamental. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
6. | ALBRECHT, M.P.S. Os desafios da sexualidade na educação. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
7. | Albuquerque, Bruno Maurício Batista ; Watanabe, Graciella. Narrativas enquanto possibilidades instrumentais para o ensino de Física Moderna e Contemporânea. 2020. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
8. | ALTARUGIO, MAISA HELENA. O resgate do papel do professor: uma análise a partir das contribuições do Psicodrama Pedagógico no contexto da formação docente. 2020. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
9. | ALTARUGIO, MAISA HELENA; MARTIN, M. A.. O Psicodrama Pedagógico: revelando o papel social e psicodramático do professor. 2020. Apresentação de Trabalho/Congresso |
10. | ALVIM, MÁRCIA HELENA. Historia y Filosofía en la Formación de Professores de Ciencias. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
11. | Bezerra, J.A. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. Contribuições da ciência cidadã para eliminação do desperdício de alimentos no espaço escolar. 2020. Apresentação de Trabalho/Seminário |
12. | CAVALCANTI, A. ; CAPECHI, M. C. V. M. ; GOMES, V. M. S.. Integração da Sala de Aula Universitária e a Sala de Aula dos Anos Finais do Ensino Fundamental. 2020. Apresentação de Trabalho/Congresso |
13. | CAVALCANTI, A. ; CAPECHI, M. C. V. M. ; GOMES, V. M. S.. Relações entre estética e ética (e a formação docente),. 2020. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
14. | CERQUEIRA, B. R. S. Os Museus de Ciências e a formação inicial dos licenciandos. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
15. | CORDEIRO, R. S. ; MORINI, M. S. C. ; PUGLIESE, A.. Formigas comem o quê? Oficina para licenciandos em biologia pautada no ensino por investigação. 2020. Apresentação de Trabalho/Congresso |
16. | CORREA, B. C. ; CÁSSIO, F. L. ; CÁSSIO, F. L. ; GARCIA, T. O. G.. O que dizem as/os profissionais da educação sobre a experiência educacional em tempos de pandemia?. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
17. | CORTI, A. P. O. ; CÁSSIO, F.. Ensino remoto e EaD em tempos de pandemia: erros, acertos e o que esperar para 2021. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
18. | CÁSSIO, F. L.; CÁSSIO, F. L. ; Ensino remoto na educação pública: quais devem ser as bases dessa discussão?. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
19. | CÁSSIO, F. L.; CÁSSIO, F. L. ; Diálogos em Tempos de Pandemia #8. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
20. | CÁSSIO, F. L.; CÁSSIO, F. L. ; Diretrizes do CNE: como deve ser o calendário letivo em 2020?. 2020. Apresentação de Trabalho/Outra |
21. | CÁSSIO, F. L.; CÁSSIO, F. L. ; Como monitorar a educação remota após a homologação do parecer do CNE?. 2020. Apresentação de Trabalho/Outra |
22. | CÁSSIO, F. L.; CÁSSIO, F. L. ; Educação piauiense e pandemia. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
23. | CÁSSIO, F. L.; CÁSSIO, F. L. ; Volta às aulas: direito à educação e ação do necroestado brasileiro. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
24. | CÁSSIO, F. L.; CÁSSIO, F. L. ; Perspectivas críticas sobre a BNCC: artes e educação antirracista. 2020. Apresentação de Trabalho/Outra |
25. | CÁSSIO, F. L.; CÁSSIO, F. L. ; Educação contra a barbárie. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
26. | CÁSSIO, F. L.; CÁSSIO, F. L. ; Formação de professores em tempos de pandemia. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
27. | CÁSSIO, F. L.; CÁSSIO, F. L. ; Rede Escola Pública e Universidade: educadores contra a barbárie. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
28. | CÁSSIO, F. L.; CÁSSIO, F. L. ; Educação e liberdade de ensinar. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
29. | CÁSSIO, F. L.; CÁSSIO, F. L. ; Educação e barbárie: chegamos ao fundo do poço?. 2020. Apresentação de Trabalho/Outra |
30. | CÁSSIO, F. L.; CÁSSIO, F. L. ; É hora de falar da educação como bem público. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
31. | CÁSSIO, F. L.; CÁSSIO, F. L. ; ALAVARSE, O. M.. Educação pública municipal e gestão da crise de 2020. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
32. | CÁSSIO, F. L.; CÁSSIO, F. L. ; ALMEIDA, D. O. D. B. ; CAZARIM, T.. Educação, neoliberalismo e conservadorismo. 2020. Apresentação de Trabalho/Outra |
33. | CÁSSIO, F. L.; CÁSSIO, F. L. ; XIMENES, S. B. ; MACIEL, R. O.. Educação pós-pandemia: desafios. 2020. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
34. | DIETRICH, A. M.; LANCELOTTI, P. J. ; BENEDITO, D.. Aula Magna: Pensando em uma educação emancipadora - Com Padre Júlio Lancelotti e Deise Benedito. 2020. Apresentação de Trabalho/Seminário |
35. | EFFEN, F. M. ; AGUIAR, MARCIA. UM PROCESSO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANCORADO EM TAREFAS DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL. XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - XIV EPEM. 2020. Apresentação de Trabalho/Congresso |
36. | FRANCHI, R. H. O. L.; LECRER, O. P. V. G. ; Santos, A. A. ; NAKAMURA, P. H. S.. Explorando volumes de sólidos geométricos com recursos de tecnologias digitais em um curso de formação continuada de professores. 2020. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
37. | FRANCO, LUIZ GUSTAVO ; MUNFORD, Danusa. Children Arguing in Science Lessons Over Time: The Discursive Construction of Evidence. 2020. Apresentação de Trabalho/Congresso |
38. | Franco, Luiz Gustavo ; Silva,Fábio Augusto Rodrigues ; Watanabe, Graciella. Mesa Redonda 'Desafios para o EnCI na educação pública'. 2020. Apresentação de Trabalho/Congresso |
39. | Ghilardi-Lopes, N.P. Salvaguardando o serviço ecossistêmico de polinização: iniciativa Beekeep de ciência cidadã. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
40. | Ghilardi-Lopes, N.P. Results of the I OLA! Workshop ? 2019. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
41. | Ghilardi-Lopes, N.P. Ciência cidadã como forma de abordagem da saúde planetária nas escolas da educação básica. 2020. Apresentação de Trabalho/Seminário |
42. | GOMES, V. M. S.; MOURA, T. L. D. ; BENITEZ, P.. TESTES DE HIPÓTESES EM ESTATÍSTICA: DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA À UM FAZER PEDAGÓGICO. 2020. Apresentação de Trabalho/Congresso |
43. | González, J.D. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. Alfabetização científica e biodiversidade: uma proposta de ensino por investigação por meio da ciência cidadã nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2020. Apresentação de Trabalho/Seminário |
44. | GUOLO, P. S. ; PUGLIESE, A.. Projeto Mundi Forense e o Ensino de Ciências por Investigação. 2020. Apresentação de Trabalho/Congresso |
45. | Ianello, Matheus ; Watanabe, Graciella. O perfil dos licenciados em Física da UFABC. 2020. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
46. | LOCATELLI, S. W. Contribuições da metacognição no processo de ensino-aprendizagem. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
47. | LOCATELLI, S. W. Webinário 6: Avaliação da aprendizagem: exemplos e práticas no ensino online. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
48. | LOCATELLI, S. W. Metacognição e Educação: Aspectos para a Prática Docente. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
49. | LOCATELLI, S. W. Atividades investigativas por meio da tecnologia digital: limites e possibilidades. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
50. | LOCATELLI, S. W. Algumas considerações sobre a metacognição no ensino. 2020. Apresentação de Trabalho/Seminário |
51. | LOCATELLI, Solange Wagner; TESTONI, L. A.. Metacognição e aprimoramento da escrita acadêmica. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
52. | LOZADA, A. O. ; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de. ANÁLISE DO ENSINO DE PROBABILIDADE NO NOVO CURRÍCULO PAULISTA ATRAVÉS DAS ATIVIDADES PROPOSTAS NO CADERNO DO ALUNO. 2020. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
53. | MELLO, E. M. ENSINO DE GEOMETRIA PARA UMA ALUNA CEGA. 2020. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
54. | MOURA, B.A. A quarentena de Isaac Newton: verdades e mentiras. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
55. | MOURA, B.A. A importância da ciência e de sua divulgação no mundo de hoje. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
56. | MOURA, T. L. D. ; BENITEZ, P. ; GOMES, V. M. S.. Avaliação de noções básicas da matemática com alunos com TEA e DI. 2020. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
57. | MOURA, T. L. D. ; BENITEZ, P. ; GOMES, V. M. S. ; ELIAS, N. C. ; PICHARILLO, A. D. M.. Avaliação de noções básicas da matemática para alunos com TEA e DI. 2020. Apresentação de Trabalho/Congresso |
58. | Muneratto, Felipe ; Watanabe, Graciella. A construção do gosto científico e a formação do aluno da escola básica. 2020. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
59. | Muneratto, Felipe ; Watanabe, Graciella. As notas em Ciências Naturais e as desigualdades socioespacial na cidade de São Paulo: estudo introdutório. 2020. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
60. | PAZUCH, V. Processo formativo sobre construções geométricas com o Software GeoGebra. 2020. Apresentação de Trabalho/Congresso |
61. | PEDRINI, A. G. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. Educação ambiental por trilhas interpretativas em unidades de conservação. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
62. | PINTO, B. H. B. ; GOMES, V. M. S.. O PIBID no contexto da Educação Matemática: um estudo a partir de publicações na área. 2020. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
63. | PINTO, B. H. B. ; GOMES, V. M. S.. O PIBID NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM ESTUDO A PARTIR DE PUBLICAÇÕES NA ÁREA,. 2020. Apresentação de Trabalho/Congresso |
64. | PUGLIESE, A. Museus de ciências como espaço de formação docente. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
65. | RAMOS, M. H. A. ; GOMES, V. M. S. ; MELLO, E. M.. O conhecimento matemático de surdocegos sob o olhar Etnomatemático. 2020. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
66. | RAMOS, M. H. A. ; GOMES, V. M. S. ; MELLO, E. M.. A Surdocegueira sob o ponto de vista da etnomatemática. 2020. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
67. | RIBEIRO, A. J. Tareas de aprendizaje profesional como instrumento para desarrollar el pensamiento algebraico en profesores que enseñan matemática en la escuela primaria. 2020. Apresentação de Trabalho/Seminário |
68. | RIBEIRO, A. J. ; AGUIAR, MARCIA ; TREVISAN, A. L.. O uso do raciocínio dos estudantes como ferramenta de aprendizagem para os professores. IV Seminário Internacional CIEspMat | Pesquisa e Formação de professores para a melhoria da qualidade da prática matemática. CIEspMat - FE - UNICAMP. 2020. Apresentação de Trabalho/Seminário |
69. | RODRIGUES, M.I.R.; ROQUE, D. R. R. ; ENGELMANN, S. M. ; GUILGER, F.J. ; VALINHO, M. ; OLYMPIO, R. ; BRACCO, P. C.. Projeto Guatá: cientistas pelo olhar de crianças em escolas de Dadema. 2020. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
70. | RODRIGUES, M.I.R.; ROQUE, D. R. R. ; PIMENTA, N. ; NETO, A.M.P. ; BERBERT, J.. Projeto Menina Ciência - Ciência Menina - I SMSTEM-ITA. 2020. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
71. | SANTANA, M. R. M. ; GOMES, V. M. S.. A AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2020. Apresentação de Trabalho/Congresso |
72. | SANTANA, M. R. M. ; GOMES, V. M. S.. AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2020. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
73. | SANTOS, E. M. N. ; GOMES, V. M. S.. As potencialidades da etnomatemática e a linguagem no processo de aprendizado: Tecendo diálogos na sala de aula dos anos finais do Ensino Fundamental. 2020. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
74. | SANTOS, E. M. N. ; GOMES, V. M. S.. ETNOMATEMÁTICA, ATIVIDADES INVESTIGATIVAS E METACOGNIÇÃO E OS PROCESSOS COMUNICATIVOS NO ATO DE APRENDER. 2020. Apresentação de Trabalho/Congresso |
75. | Santos, M.M.J. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. Conservação e comprometimento ambiental a partir do uso de sequências didáticas. 2020. Apresentação de Trabalho/Seminário |
76. | SBRANA, M. F. C. ; ALBRECHT, E. ; AGUIAR, MARCIA. A CONTEXTUALIZAÇÃO CTS E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA NAS QUESTÕES DO ENEM. XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - XIV EPEM. 2020. Apresentação de Trabalho/Congresso |
77. | SILVA, D. I. B. ; RIBEIRO, A. J. ; AGUIAR, MARCIA. MUDANÇAS NAS FORMAS DE PENSAR E CONCEBER O PENSAMENTO ALGÉBRICO: UM ESTUDO COM TRÊS PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS. XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - XIV EPEM. 2020. Apresentação de Trabalho/Congresso |
78. | STEIL, L. J. A Formação pelo Não-currículo,. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
79. | STEIL, L. J. Curricularização da Extensão Universitária. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
80. | TESTONI, LEONARDO ANDRÉ. Formação de Professores de Ciências e Matemática em Tempos de Pandemia: aspectos gerais e metodológicos. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
81. | WATANABE, G. O Ensino de Física Escolar e Complexidade: contribuições para discutir o meio ambiente. 2020. Apresentação de Trabalho/Seminário |
82. | WATANABE, G. Aspectos da complexidade para discutir o ambiente. 2020. Apresentação de Trabalho/Seminário |
83. | Watanabe, Graciella. A Divulgação Científica sob a Luz da Sociologia da Ciência: o Jogo Social no Laboratório CERN. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
84. | Watanabe, Graciella. Todos podem falar sobre Ciência? Questões sobre Conhecimento e Democracia. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
85. | Watanabe, Graciella. Pierre Bourdieu e o Ensino de Ciências: contribuições para a questão das desigualdades social e educacional. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
Data de processamento: 16/11/2024 16:26:22