PPG-ensino-e-historia-das-ciencias-e-da-matematica

Resumos publicados em anais de congressos


Número total de itens: 95

2024

1.   ALTARUGIO, Maisa Helena. La créativité du rôle professionnel des enseignants dans le cadre de la formation continue. Em: 11e Colloque international en éducation, 2024, Montreal. Colloque du CRIFPE, p. 1-1, 2024.
2.   Bezerra, J.A. ; Lopes, Natalia Pirani Ghilardi. Avaliação de aprendizagens em ciência cidadã no contexto escolar: rumo à alimentação sustentável. Em: I Encontro Brasileiro de Ciência Cidadã, 2024, São Bernardo do Campo. Anais do Encontro Brasileiro de Ciência Cidadã. São Bernardo do Campo: Rede Brasileira de Ciência Cidadã, v. 1, p. 132-133, 2024.
3.   Bezerra, J.A. ; Lopes, Natalia Pirani Ghilardi. Ciência cidadã escolar: desafios e possibilidade para engajamento e parceria entre pesquisadores e docentes. Em: I Encontro Brasileiro de Ciência Cidadã, 2024, São Bernardo do Campo. Anais do Encontro Brasileiro de Ciência Cidadã. São Bernardo do Campo: Rede Brasileira de Ciência Cidadã, v. 1, p. 180-181, 2024.
4.   Braga, L. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. Potencialidades da ciência cidadã para o inventário da biodiversidade em parques abertos à visitação: as borboletas do Parque do Museu de Biologia Prof. Mello Leitão (MBML). Em: I Encontro Brasileiro de Ciência Cidadã, 2024, São Bernardo do Campo. Anais do Encontro Brasileiro de Ciência Cidadã. São Bernardo do Campo: Rede Brasileira de Ciência Cidadã, v. 1, p. 71-72, 2024.
5.   BRAVO, PEDRO ; Lopes, Natalia Pirani Ghilardi. Para além da confiabilidade: integrando mais critérios epistêmicos na avaliação da ciência cidadã. Em: I Encontro Brasileiro de Ciência Cidadã, 2024, São Bernardo do Campo. Anais do Encontro Brasileiro de Ciência Cidadã. São Bernardo do Campo: Rede Brasileira de Ciência Cidadã, v. 1, p. 40-40, 2024.
6.   Corrêa-do-Nascimento, G.S. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. Um guia sucinto e prático de qualidade de dados de ocorrência de espécies para cientistas cidadãos. Em: I Encontro Brasileiro de Ciência Cidadã, 2024, São Bernardo do Campo. Anais do Encontro Brasileiro de Ciência Cidadã. São Bernardo do Campo: Rede Brasileira de Ciência Cidadã, v. 1, p. 224-224, 2024.
7.   Corrêa-do-Nascimento, G.S. ; Koffler, S. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. Dados de ocorrência de espécies oriundos de plataformas alternativas para projetos de ciência cidadã: padronização e fluxo de publicação. Em: I Encontro Brasileiro de Ciência Cidadã, 2024, São Bernardo do Campo. Anais do Encontro Brasileiro de Ciência Cidadã. São Bernardo do Campo: Rede Brasileira de Ciência Cidadã, v. 1, p. 217-218, 2024.
8.   COUTO, W. E. ; ALBAGLI, S. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. Pesquisas sobre líderes de projetos de ciência cidadã: uma revisão da literatura. Em: I Encontro Brasileiro de Ciência Cidadã, 2024, São Bernardo do Campo. Anais do Encontro Brasileiro de Ciência Cidadã. São Bernardo do Campo: Rede Brasileira de Ciência Cidadã, v. 1, p. 41-42, 2024.
9.   González, J.D. ; Bezerra, J.A. ; Monteiro, G.B. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. Ciência cidadã escolar: análise de percepções de autoeficácia na educação básica. Em: I Encontro Brasileiro de Ciência Cidadã, 2024, São Bernardo do Campo. Anais do Encontro Brasileiro de Ciência Cidadã. São Bernardo do Campo: Rede Brasileira de Ciência Cidadã, v. 1, p. 137-138, 2024.
10.   González, J.D. ; Lopes, Natalia Pirani Ghilardi. Concepções de ciência e cientistas: resultados de uma experiência de ciência cidadã na escola. Em: I Encontro Brasileiro de Ciência Cidadã, 2024, São Bernardo do Campo. Anais do Encontro Brasileiro de Ciência Cidadã. São Bernardo do Campo: Rede Brasileira de Ciência Cidadã, v. 1, p. 143-144, 2024.
11.   Guimarães, A. ; Noronha, M. ; Kierulff, M.C.M. ; Souza, L.C.A. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. Ciência cidadã no monitoramento de primatas do Espírito Santo ? Projeto ?Eu vi um macaco no mato!'. Em: XX Congresso Brasileiro de Primatologia. Primatologia Decolonial: aqui se faz morada, 2024, Santa Teresa (ES). Livro de resumos do XX Congresso Brasileiro de Primatologia. Primatologia Decolonial: aqui se faz morada. Santa Teresa: Sociedade Brasileira de Primatologia, p. 173-173, 2024.
12.   Kawabe, L.A. ; Bandinha, T.A. ; Celestino, G.M. ; Freitas, A.B. ; Vieira, L.E.F. ; Rodriguez, C.L. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. Projeto ?De Olho na Costa? para o monitoramento participativo da biodiversidade costeira: avaliação educacional, de percepção e engajamento dos cientistas cidadãos. Em: I Encontro Brasileiro de Ciência Cidadã, 2024, São Bernardo do Campo. Anais do Encontro Brasileiro de Ciência Cidadã. São Bernardo do Campo: Rede Brasileira de Ciência Cidadã, v. 1, p. 97-98, 2024.
13.   Koffler, S. ; Braga, L. ; Lacerda, J.V.A. ; BARRETO-LIMA, ANDRÉ ; Zocca, C. ; Corrêa-do-Nascimento, G.S. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. Avaliação de projetos de ciência cidadã sobre biodiversidade através de métricas de engajamento. Em: I Encontro Brasileiro de Ciência Cidadã, 2024, São Bernardo do Campo. Anais do Encontro Brasileiro de Ciência Cidadã. São Bernardo do Campo: Rede Brasileira de Ciência Cidadã, v. 1, p. 31-32, 2024.
14.   Koffler, S. ; Iwama, A.Y. ; Viana, B. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. Ciência Cidadã: é consensual, ou controverso? Dialogando para um conhecimento comum e contextualizado. Em: I Encontro Brasileiro de Ciência Cidadã, 2024, São Bernardo do Campo. Anais do Encontro Brasileiro de Ciência Cidadã. São Bernardo do Campo: Rede Brasileira de Ciência Cidadã, v. 1, p. 246-247, 2024.
15.   Lacerda, J.V.A. ; FAIAN, K. K. P. S. ; Pantaleão, F.S. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. Coaxos na sala de aula: engajando estudantes do ensino fundamental em projeto de ciência cidadã. Em: I Encontro Brasileiro de Ciência Cidadã, 2024, São Bernardo do Campo. Anais do Encontro Brasileiro de Ciência Cidadã. São Bernardo do Campo: Rede Brasileira de Ciência Cidadã, v. 1, p. 141-142, 2024.
16.   LIMA, E. C. C. ; ALTARUGIO, Maisa Helena. Le rôle du processus collaboratif dans la formation interdisciplinaire des enseignantes. Em: 11e Colloque international en éducation, 2024, Montreal. Colloque du CRIFPE, p. 1-1, 2024.
17.   Monteiro, G.B. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. Aprendizagens de habilidades e conhecimentos científicos a partir de um protocolo de ciência cidadã escolar de observações fenológicas de árvores. Em: I Encontro Brasileiro de Ciência Cidadã, 2024, São Bernardo do Campo. Anais do Encontro Brasileiro de Ciência Cidadã. São Bernardo do Campo: Rede Brasileira de Ciência Cidadã, v. 1, p. 130-131, 2024.
18.   MOURA, B.A. As ilustrações científicas em 'As Grandes Invenções' de Louis Figuier. Em: XIII Encontro da Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul, 2024, Foz do Iguaçu-PR. Caderno de Resumos. São Paulo: AFHIC, v. 1, p. 107-108, 2024.
19.   MOURA, B.A. Looking at historical scientific illustrations: the case of Louis Figuier?s and the nineteenth century iconography of electricity. Em: 17th International History, Philosophy and Science Teaching Conference, 2024, Buenos Aires, Argentina. Proceedings of the 17th International History, Philosophy and Science Teaching Conference, v. 1, p. 1, 2024.
20.   RECLA, S. S. ; Bozi, A.L.T. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. Pesquisas com a colaboração de cientistas cidadãos divulgadas no Instagram do Instituto Nacional da Mata Atlântica. Em: I Encontro Brasileiro de Ciência Cidadã, 2024, São Bernardo do Campo. Anais do Encontro Brasileiro de Ciência Cidadã. São Bernardo do Campo: Rede Brasileira de Ciência Cidadã, v. 1, p. 217-218, 2024.
21.   RECLA, S. S. ; Bozi, A.L.T. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. Projetos de ciência cidadã na mata atlântica no Instagram do INMA. Em: I Encontro Brasileiro de Ciência Cidadã, 2024, São Bernardo do Campo. Anais do Encontro Brasileiro de Ciência Cidadã. São Bernardo do Campo: Rede Brasileira de Ciência Cidadã, v. 1, p. 206-206, 2024.
22.   Silva, F. O. ; CORREIA, C. R. M. A. ; Olivato, D. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. A Ciência Cidadã em espaços formais de ensino. Em: I Encontro Brasileiro de Ciência Cidadã, 2024, São Bernardo do Campo. Anais do Encontro Brasileiro de Ciência Cidadã. São Bernardo do Campo: Rede Brasileira de Ciência Cidadã, v. 1, p. 141-142, 2024.
23.   Veruli, V.P. ; Alexandre, G. F. ; Silva, A.N. ; Silva, R.L.F. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. Ações de ciência cidadã para o estudo das abelhas nativas em Unidades de Conservação paulistas. Em: I Encontro Brasileiro de Ciência Cidadã, 2024, São Bernardo do Campo. Anais do Encontro Brasileiro de Ciência Cidadã. São Bernardo do Campo: Rede Brasileira de Ciência Cidadã, v. 1, p. 141-142, 2024.

2023

1.   CARMO, V. A. ; PUGLIESE, A.. A ciência e as vozes das crianças e de cientistas ? um olhar a partir da Universidade das Crianças na UFABC. Em: Congresso da Rede de Popularização da Ciência para a América Latina e Caribe, 2024, Rio de Janeiro. Memórias do XVIII Congresso da Rede de Popularização da Ciência para a América Latina e Caribe. Rio de Janeiro: Fiocruz ? COC, v. 1, p. 493-494, 2023.
2.   Ferreira, Arthur Luiz ; Watanabe, Graciella. O campo midiático: apontamentos bourdieusianos para a sociedade algorítmica. Em: III Jornada ? Diálogos em Pierre Bourdieu, 2023, São Carlos. Anais III Jornada ? Diálogos em Pierre Bourdieu, 2023.
3.   HIRSCH, A. G. S. ; MIRANDA, MEIRI APARECIDA GURGEL DE CAMPOS. RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O TRABALHO DE EDUCAÇÃO SEXUAL NA EJA DO ENSINO MÉDIO. Em: Congresso Internacional Movimentos Docentes 2023, 2023, Diadema. Caderno de Resumos do Congresso Internacional Movimentos Docentes 2023. Diadema: V&V Editora, v. 1, p. 377-377, 2023.
4.   Pereira, P. ; TESTONI, LEONARDO ANDRÉ. Formação de professores e História das Ciências Africanas: percepções docentes sobre o currículo nos anos iniciais. Em: III Congresso de História da Ciência e da Técnica da USP, 2023, São Paulo. Caderno de Resumos III Congresso de História da Ciência e da Técnica da USP, v. 1, p. 82-82, 2023.
5.   SANTANA, C. M. B. ; FRANZOLIN, Fernanda. Biodiversidad local en el aula: percepciones de profesores de Ciencias y Biología. Em: Jornadas de Jóvenes Investigadores AUGM-UNA, 2023, San Lorenzo. Compendio de Resúmenes. San Lorenzo: Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), v. Único, p. 225-225, 2023.
6.   SANTANA, C. M. B. ; SOARES, J. P. R. ; CARVALHO, G. S. ; FRANZOLIN, Fernanda. Brazilian Teachers' Visual Representations of Biological Evolution. Em: The 15th Conference of the European Science Education Research Association (ESERA), 2023, Nevşehir. The 15th Conference of the European Science Education Research Association (ESERA): Abstract Book. Nevşehir: Esera, v. Único, p. 537-538, 2023.
7.   STEIL, L. J.; HEPP-ALVES, L. ; JUNQUEIRA, V. A. ; CRUZ, E. S.. A utilização da teoria das Representações Sociais na análise de formação de educadores na Escola Preparatória da UFABC. Em: XII Jornada Internacional sobre Representações Sociais ? JIRS, 2023, Rio de Janeiro. Anais da XII Jornada Internacional sobre Representações Sociais ? JIRS, 2023.
8.   STEIL, L. J.; VIEIRA, C. R. ; PAULA, G. A. N. ; MASSENA, I. N. ; SILVA, J. F. ; PIRES, J. P. A. ; SOUZA, J. P. N. ; GAMA, J. S. ; TAKENO, M. F. ; SANTOS, R. C.. Estratégias de manutenção de vínculo com estudantes da EPUFABC durante a pandemia de COVID-19. Em: IX Congresso de Extensão Universitária da UFABC, 2023, Santo André. Anais do IX Congresso de Extensão Universitária da UFABC, 2023.

2022

1.   Bachi, B. ; Zocca, C. ; Ferreira, R. B. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. Ciência Cidadã: uma estratégia para a conservação dos anfíbios bromelígenas da Mata Atlântica. Em: XXXIV Congresso Brasileiro de Zoologia, 2022, Curitiba. Resumos do XXXIV Congresso Brasileiro de Zoologia: Zoologia em tempo de mudança: sobrevivendo à tempestade perfeita. Curitiba: Sociedade Brasileira de Zoologia, 2022.
2.   CAIRE, E. ; CARDOSO, VIRGÍNIA CARDIA. A curva Normal: uma possível recosntrução histórica conforme Imre Lakatos. Em: CENTENÁRIO IMRE LAKATOS: MATEMÁTICA E CIÊNCIA, 2022, São Paulo. Caderno de Resumos: Centenário Imre Lakatos - Matemática e Ciência. São Paulo, v. 1, 2022.
3.   Carmo, T.M. ; Tolentino, G.B. ; França, J.S. ; Guimarães, A. ; Lacerda, J.V.A. ; Zocca, C. ; Lima, A.F.B. ; Alexandrino, E.R. ; Santos, A.Z. ; Noronha, M. ; Ferreira, R. B. ; Gonzalez, R.C. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. Inovando o jeito de promover conservação: projetos de ciência cidadã em cenário pandêmico. Em: XXXIV Congresso Brasileiro de Zoologia, 2022, Curitiba. Resumos do XXXIV Congresso Brasileiro de Zoologia: Zoologia em tempo de mudança: sobrevivendo à tempestade perfeita. Curitiba: Sociedade Brasileira de Zoologia, 2022.
4.   CARNEIRO, R. ; MOURA, B.A.. Ainhum, a doença dos escravos: um estudo sobre os relatos de Silva Lima (1826-1910). Em: 18º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2022, São Paulo - SP. Caderno de Resumos do SNHCT. Rio de Janeiro: SBHC, v. 1, p. 1-1, 2022.
5.   COSTA, JEAN BATISTA APOLINÁRIO ; MOURA, B.A.. OS ESTUDOS DE THOMAS YOUNG (1773-1829) SOBRE ACOMODAÇÃO VISUAL: UMA ANÁLISE CRÍTICA. Em: 18º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2022, São Paulo. Caderno de resumos do SNHCT. Rio de Janeiro: SBHC, v. 1, p. 1-1, 2022.
6.   Ghilardi-Lopes, N.P.; Koffler, S. ; Francoy, T. M. ; Albertini, B. C. ; Barbieri, C. ; Leocadio, J. N. ; Saraiva, A.M.. Safeguarding pollinators and pollination services through citizen science. Em: Planetary Health Annual Meeting, 2022, Boston. Planetary Health Annual Meeting: RESEARCH, PROJECT, & LIGHTNING TALK ABSTRACTS 2022. Boston: Planetary Health Alliance, p. 43, 2022.
7.   Ghilardi-Lopes, N.P.; Lima, A.F.B. ; Guimarães, A. ; França, J.S. ; Alexandrino, E.R. ; Lacerda, J.V.A. ; Zocca, C.. The Citizen Science Program at the National Institute of the Atlantic Forest (Brazil): results from 2019-2021. Em: ECSA Conference 2022 Citizen Science for Planetary Health, 2022, Berlin. ECSA Conference 2022 Citizen Science for Planetary Health: Proceedings. Berlin: ECSA, p. 60, 2022.
8.   Ghilardi-Lopes, N.P.; Zattara, E.E. ; Agostini, K. ; Francoy, T. M. ; Fonturbel, F. E. ; Blochtein, B. ; Koffler, S. ; Soares, F.M. ; Barbieri, C. ; Saraiva, A.M.. Citizen Science and pollinators of South America. Em: ECSA Conference 2022 Citizen Science for Planetary Health, 2022, Berlim. ECSA Conference 2022 Citizen Science for Planetary Health: Proceedings. Berlin: ECSA, p. 34, 2022.
9.   GONCALVES, J. V. ; MOURA, B.A.. Conceitos de eletricidade em Frankenstein (1818) de Mary Shelley: explorando conexões entre ciência e literatura. Em: 18º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2022, São Paulo. Caderno de Resumos do SNHCT. Rio de Janeiro: SBHC, v. 1, p. 1-1, 2022.
10.   HIRSCH, A. G. S. ; MIRANDA, MEIRI APARECIDA GURGEL DE CAMPOS. MOSTRA DE CIÊNCIAS VIRTUAL COMO ESTRATÉGIA PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. Em: Congresso Internacional Movimentos Docentes e Colóquio FORPIBID RP, 2022, Diadema. Caderno de Resumos do Congresso Internacional Movimentos Docentes e Colóquio FORPIBID RP ? 2022. Diadema: V&V Editora, v. 2, p. 92-92, 2022.
11.   Kawabe, L.A. ; Luz, J.S.S. ; Rodriguez, C.L. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. Curso de capacitação online do projeto De olho na Costa: um relato de experiência. Em: VIII Congresso de Extensão e Cultura da UFABC - VIII Conexão, 2022, online. Anais do VIII Congresso de Extensão e Cultura da UFABC - VIII Conexão. Santo André: PROEC-UFABC, v. 6, p. 86-88, 2022.
12.   Koffler, S. ; Ghilardi-Lopes, N.P. ; Albertini, B. C. ; Barbieri, C. ; Leocadio, J. N. ; Francoy, T. M. ; Saraiva, A.M.. Engaging beekeepers in citizen science: evaluation of a Brazilian initiative. Em: ECSA Conference 2022 Citizen Science for Planetary Health, 2022, Berlim. ECSA Conference 2022 Citizen Science for Planetary Health: Proceedings. Berlin: ECSA, p. 35, 2022.
13.   Koffler, S. ; Ghilardi-Lopes, N.P. ; Saraiva, A.M. ; Souza, C.Q. ; Viana, B. ; Kawabe, L.A. ; Alexandrino, E.R. ; França, J.S ; Loula, A.. Promoting Citizen Science in the Global South: challenges and opportunities for the Brazilian Citizen Science Network. Em: 2022 Planetary Health Annual Meeting, 2022, Boston. Planetary Health Annual Meeting: RESEARCH, PROJECT, & LIGHTNING TALK ABSTRACTS 2022. Boston: Planetary Health Alliance, p. 16, 2022.
14.   Marques, F. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. Adaptação para o 5º ano do Ensino Fundamental da Trilha das Mudanças Climáticas Globais. Em: VIII Congresso Nacional de Educação, 2022, Campina Grande. Anais do VIII Congresso Nacional de Educação. Campina Grande: Realize Editora, 2022.
15.   MARTINS, F. B. ; MIRANDA, MEIRI APARECIDA GURGEL DE CAMPOS. ANÁLISE DO DISCURSO DA PADRONIZAÇÃO DOS CORPOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS. Em: Congresso Internacional Movimentos Docentes e Colóquio FORPIBID RP, 2022, Diadema. Caderno de Resumos do Congresso Internacional Movimentos Docentes e Colóquio FORPIBID RP ? 2022. Diadema: V&V Editora, v. 2, p. 439-439, 2022.
16.   MOURA, B.A. Newtonianismo na encruzilhada: os portugueses e a óptica newtoniana. Em: 18º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2022, São Paulo. Caderno de Resumos do SNHCT. Rio de Janeiro: SBHC, v. 1, p. 1-1, 2022.
17.   PIUS, F. R. ; MIRANDA, M. A. G. de C.. LOUSAS INTERATIVAS: UTILIZANDO ESTRATÉGIAS TRADICIONAIS PARA COMUNICAÇÃO INTERATIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA. Em: II Congresso Internacional Movimentos Docentes, 2022, São Paulo. Caderno de Resumos do II Congresso Internacional Movimentos Docentes, v. 1, p. 1-1, 2022.
18.   SANTANA, J. R. ; MIRANDA, MEIRI APARECIDA GURGEL DE CAMPOS. DIZERES SOBRE HIV/AIDS PRESENTES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA NA DÉCADA DE 90: UMA ANÁLISE DO DISCURSO. Em: Congresso Internacional Movimentos Docentes e Colóquio FORPIBID RP, 2022, Diadema. Caderno de Resumos do Congresso Internacional Movimentos Docentes e Colóquio FORPIBID RP ? 2022. Diadema: V&V Editora, v. 2, p. 701-701, 2022.
19.   SILVA, A. V. ; SILVA, B. D. ; SILVA, J. C. ; OLIVEIRA, M. T. ; BASTOS, V. F. ; MORI, R. C.. O Curso de Formação Popular e o retorno das aulas presenciais. Em: VIII Conexão - Congresso de Extensão Universitária da UFABC e 5ª Semana de Arte, Cultura e Tecnologia da UFABC, 2022, Santo André. Conectadas ? Revista Interdisciplinar de Extensão e Cultura da UFABC. Santo André, v. 5, p. 118-119, 2022.
20.   SILVA, R. S. ; MOURA, B.A.. Filmes como fontes históricas: obras distópicas e futuristas lançadas durante o regime militar (1964-1985). Em: 18º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2022, São Paulo-SP. Caderno de resumos no SNHCT. Rio de Janeiro: SBHC, v. 1, p. 1-1, 2022.
21.   Silva, R.L.F. ; Silva, N.F. ; Silva, G.M. ; Silva, A.N. ; Pereira, G.A. ; Matsuo, P.M. ; Gomes, H. ; Ghilardi-Lopes, N.P. ; Freire, B.V. ; Bacci, D.C. ; Veruli, V.P.. Environmental education in Brazilian protected areas: challenges and possibilities for the construction of learning communities. Em: 11th World Environmental Education Congress, 2022, Praga. 11th World Environmental Education Congress. Prague: WEEC, 2022.
22.   SKOLAUDE, S. M. ; PUGLIESE, A. ; CAPECCHI, M. C. V. M.. A importância dos museus para a divulgação e comunicação científica na Educação de Jovens e Adultos ? EJA. Em: Congresso Internacional Movimentos Docentes - 2022, 2022, On-line. Caderno de Resumos do Congresso Internacional Movimentos Docentes e Colóquio Forpibid RP - 2022. Diadema: V&V, v. II, p. 532-532, 2022.
23.   Soares, F.M. ; Koffler, S. ; Ghilardi-Lopes, N.P. ; Albertini, B. C. ; Nunes-Silva, P. ; Drucker, D.P. ; Carvell, C. ; Chiazzese, J. ; Salim, J.A. ; Francoy, T. M. ; Saraiva, A.M.. Monitoring pollinators in Brazil: the challenge of adapting the FIT Count citizen science protocol to the Brazilian context. Em: Planetary Health Annual Meeting, 2022, Boston. Planetary Health Annual Meeting: RESEARCH, PROJECT, & LIGHTNING TALK ABSTRACTS 2022. Boston: Planetary Health Alliance, p. 131, 2022.
24.   Soares, F.M. ; Koffler, S. ; Nunes-Silva, P. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. O protocolo FIT Count como ferramenta de ensino e aprendizagem da polinização. Em: IV Simpósio Brasileiro de Polinização, 2023, Garanhuns. Anais do Simpósio Brasileiro de Polinização. Garanhuns (PE): UFAPE, 2022.

2021

1.   Boccuzzi, c. ; UEDA, F. E. ; OLIVEIRA, I. S. ; Soares, J. P. R. ; SILVA, J. R. S. ; MEDEIROS, L. S. ; ANDRIENCO, M. F. W.. OS TEMAS ESCOLHIDOS PARA A CONSTRUÇÃO DE PLANOS DE AULA SOBRE O ENSINO DE BOTÂNICA A PARTIR DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS. Em: 7º Congresso de Extensão Universitária da UFABC, 2021, Santo André. Anais dos trabalhos apresentados no VII Conexão. Santo André: Edufabc, 2021.
2.   Cazeta, V.T. ; Barradas, J. I. ; Toda, K.S. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. Levantamento de Recursos Educacionais Abertos (REAs) brasileiros relativos aos princípios da Cultura Oceânica. Em: XI Encontro de Iniciação Científica da UFABC e USCS, 2021, Santo André. XI Encontro de Iniciação Científica da UFABC e USCS. Santo André: UFABC, p. 1, 2021.
3.   DIETRICH, A. M.; BIAZOTO, J. P.. Incentivo A Hortas Comunitárias Como Saída Sustentável Para A Região Do Abc Paulista. Em: IV Seminário Nacional de Pesquisa em História Social do Programa de Pós Graduação em História da Universidade Estadual de Montes Claros (PPGH/Unimontes)/ I Seminário Internacional de História Social: Direitas, ontem e hoje, 2021, Montes Claros/ MG. ST 01 ? AS DIREITAS NO SÉCULO XXI: IDEIAS, ATORES E AÇÕES, v. 1, p. 12-12, 2021.
4.   DIETRICH, A. M.; FURGERI, J. A. V.. O ABC Das Hortas: Patrimônio Biocultural E Direitos Humanos No Território Urbano. Em: IV Seminário Nacional de Pesquisa em História Social do Programa de Pós Graduação em História da Universidade Estadual de Montes Claros (PPGH/Unimontes)/ I Seminário Internacional de História Social: Direitas, ontem e hoje, 2021, Montes Claros/ MG. ST 01 ? AS DIREITAS NO SÉCULO XXI: IDEIAS, ATORES E AÇÕES, v. 1, p. 11-12, 2021.
5.   DIETRICH, A. M.; FURGERI, J. A. V.. Projeto De Extensão Em Africanidades, Literatura Infantil E Circularidade: Educando Para As Relações Étnico-Raciais. Em: IV Seminário Nacional de Pesquisa em História Social do Programa de Pós Graduação em História da Universidade Estadual de Montes Claros (PPGH/Unimontes)/ I Seminário Internacional de História Social: Direitas, ontem e hoje, 2021, Montes Claros/ MG. ST 01 ? AS DIREITAS NO SÉCULO XXI: IDEIAS, ATORES E AÇÕES, v. 1, p. 11-12, 2021.
6.   DIETRICH, A. M.; FURGHERI, J.. Africanidades, Circularidades E Literatura Infantil ? Metodologias Lúdicas Em Prol Da Educação Antirracista. Em: IV Seminário Nacional de Pesquisa em História Social do Programa de Pós Graduação em História da Universidade Estadual de Montes Claros (PPGH/Unimontes)/ I Seminário Internacional de História Social: Direitas, ontem e hoje, 2021, Montes Claros/ MG. ST 01 ? AS DIREITAS NO SÉCULO XXI: IDEIAS, ATORES E AÇÕES, v. 1, p. 11-12, 2021.
7.   DIETRICH, A. M.; SCAQUETTI, F. G. L. O.. Territórios, Redes E Resistências Na Universidade Pública:O Caso Do ?Africanidades, Literatura Infantil E Circularidades?, Curso De Extensão Da Universidade Federal Do Abc. Em: IV Seminário Nacional de Pesquisa em História Social do Programa de Pós Graduação em História da Universidade Estadual de Montes Claros (PPGH/Unimontes)/ I Seminário Internacional de História Social: Direitas, ontem e hoje, 2021, Montes Claros/ MG. ST 01 ? AS DIREITAS NO SÉCULO XXI: IDEIAS, ATORES E AÇÕES, v. 1, p. 83-84, 2021.
8.   Faveri, C. ; Ghilardi-Lopes, N.P. ; GHILARDI, R. P.. Ciência cidadã para o levantamento da diversidade paleontológica na proposta do Geoparque Corumbataí-SP. Em: PALEO SP, 2021, Bauru. PALEOSP - Livro de Resumos, p. 8, 2021.
9.   FERNANDES, B. G. ; STEIL, L. J.. Elaboração de questões envolvendo conteúdos químicos em curso preparatório popular para o ENEM. Em: 20º Encontro Nacional de Ensino de Química, 2021, Recife. Anais do 20º Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ Pernambuco). Recife: Even3, 2021.
10.   FLORENTINO, G. A. ; FLORENTINO, C. P. A. ; LOCATELLI, S. W. ; HOLLOSI, M.. ENEM em Libras: a visão dos estudantes surdos sobre os sinais abordados em uma questão de Química. Em: 20º Encontro Nacional de Ensino de Química ENEQ Pernambuco - UFRPE/UFPE, 2021, Recife. Para que o ensino de química? Reflexões e pesquisas e ações da área no século XXI, v. 1, 2021.
11.   GAMA, R. C. ; ANASTACIO, Z. F. C. ; MIRANDA, M. A. G. de C.. Sexuality Education with children in school environment in Brazil and Portugal. Em: SEXUALITY EDUCATION WITH CHILDREN IN SCHOOL ENVIRONMENT IN BRAZIL AND PORTUGAL, 2021, Valência. Libro de Abstracts del II Congreso Internacionalde Sexualidad: Expresando la Diversidad. Valencia, Espanha: SALUSEX, v. 1, p. 101-101, 2021.
12.   GAMA, R. C. ; ANASTACIO, Z. F. C. ; MIRANDA, M. A. G. de C.. A abordagem em Educação para a Sexualidade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Brasil: o olhar do profissional docente. Em: VI Congresso Internacional Sexualidade e Educação Sexual (CISES), 2021, Bauru. Anais do VI Congresso Internacional Sexualidade e Educação Sexual (CISES): Paradigmas e Horizontes no Mundo em Transformação.. Bauru: Gradus Editora, v. 1, p. 95-95, 2021.
13.   Ghilardi-Lopes, N.P. Mesa-redonda 17: ensino de ?criptógamas? com enfoque evolutivo: possibilidades e barreiras no trabalho com esses grupos no ensino superior. Em: 71º Congresso Nacional de Botânica, 2021, Goiânia. Anais do LXXI Congresso Nacional de Botânica/ Anais do XIII Encontro de Botânicos do Centro-Oeste. Goiânia: Cegraf UFG, p. 118, 2021.
14.   Ghilardi-Lopes, N.P. Ensino de ?criptógamas? sob uma perspectiva evolutiva. Em: 71º Congresso Nacional de Botânica, 2021, Goiânia. Anais do LXXI Congresso Nacional de Botânica/ Anais do XIII Encontro de Botânicos do Centro-Oeste. Goiânia: Cegraf UFG, p. 118, 2021.
15.   Kian, Fátima Aparecida ; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; SILVA, L. D. E.. A modelagem matemática como alumbramento a reflexão e aprendizagem cotidiana. Em: XIII Summer Workshop in Mathematics, 2021, Brasília. XIII Summer Workshop in Mathematics Book of Abstracts. Brasília: Universidade de Brasília, v. 8, p. 136-137, 2021.
16.   Kian, Fátima Aparecida ; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; SILVA, L. D. E.. HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM: colaboração na formação do professor. Em: XIII Summer Workshop in Mathematics, 2021, Brasília. XIII Summer Workshop in Mathematics Book of Abstracts. Brasília: Universidade de Brasília, v. 8, p. 138-139, 2021.
17.   Kian, Fátima Aparecida ; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; SILVA, L. D. E.. OS ELEMENTOS LÚDICO E SENSORIAL FORA DOS LIMITES DA SALA DE AULA E O APRENDIZADO DA MATEMÀTICA. Em: XIII Summer Workshop in Mathematics, 2021, Brasília. XIII Summer Workshop in Mathematics Book of Abstracts. Brasília: Universidade de Brasília, v. 8, p. 140-141, 2021.
18.   LOCATELLI, CLAUDIO WAGNER ; LIMA, ANA BEATRIZ CAROLLO ROCHA ; TESTONI, LEONARDO ANDRÉ. ENSINO DE FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA SALA DE AULA INVERTIDA. Em: Anais do Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, 2021, UFVJM. Anais do(a) Anais do Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, v. 1, 2021.
19.   LOZADA, A. O. ; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de. Uma aula introdutória do conceito de aleatoriedade nos anos finais do ensino fundamental. Em: II Seminário Nacional de Formação Docente e Práticas de Ensino, 2021, Joaçaba - SC. Anais eletrônicos do II Seminário Nacional de Formação Docente e Práticas de Ensino. Joaçaba - SC: Universidade do Oeste de Santa Catarina, v. 7, p. 417-417, 2021.
20.   Luz, J.S.S. ; Kawabe, L.A. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. Avaliação de cientistas cidadãos participantes de projeto de monitoramento de costões rochosos. Em: XI Encontro de Iniciação Científica da UFABC e USCS, 2021, Santo André. XI Encontro de Iniciação Científica da UFABC e USCS. Santo André: UFABC, p. 1, 2021.
21.   MIRANDA, M. A. G. de C. RESEARCH ON SEXUALITY EDUCATION: REVIEW OF A GROUP'S TRAJECTORY BASED ON THE ANALYSIS OF RESEARCH LITERATURE FROM 2011-2020. Em: II Congreso Internacional de Sexualidad: Expresando la Diversidad, 2021, Valencia - Espanha. Libro de Abstracts del II Congreso Internacionalde Sexualidad: Expresando la Diversidad. Valencia, Espanha: SALUSEX, v. 1, p. 102-102, 2021.
22.   OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo ; LOZADA, A. O.. DESENVOLVIMENTO DE UM LIVRO PARADIDÁTICO PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Em: XI Simposio de Matemática y Educación Matemática, 2021, Bogotá. Actas de Simposio MEM 2021. Bogotá: Universidad Antonio Nariño, v. 8, p. 370-371, 2021.
23.   OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; Kian, Fátima Aparecida ; Silva Santos, Luzia Roseli da. LENGUAJE PROBABILISTA AL FINAL DE LOS AÑOS INICIALES DE EDUCACIÓN FUNDAMENTAL: NOCIONES DE INCERTIDUMBRE. Em: 34 Reunión Latinoamericana de Matemática Educativa (34 RELME), 2021, Guatemala. Libro de resúmenes 34 Reunión Latinoamericana de Matemática Educativa (RELME). México: CLAME, v. 34, p. 89-89, 2021.
24.   PAZ, G. S. B. ; LOCATELLI, S. W.. O ensino de ciências e a metacognição. Em: Conexão - VI Congresso de Extensão Universitária da UFABC, 2021, Santo André. Conectadas - Revista Interdisciplinar de Extensão e Cultura da UFABC. Santo André:: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFABC, v. 3, p. 149-150, 2021.
25.   SANTANA, J. R. ; MARTINS, F. B. ; MIRANDA, M. A. G. de C.. Mapeamento de pesquisas produzidas sobre a abordagem de sexualidade nos livros didáticos de Ciências e Biologia: o estado da arte no período de 2010 a 2020. Em: VI Congresso Internacional Sexualidade e Educação Sexual (CISES), 2021, BAuru. Anais do VI Congresso Internacional Sexualidade e Educação Sexual (CISES): Paradigmas e Horizontes no Mundo em Transformação. Bauru, v. 1, p. 183-183, 2021.
26.   SANTOS, A. M. R. ; SILVA, J. C. ; OLIVEIRA, M. T. ; MORI, R. C.. O Curso de Formação Popular no contexto pandêmico. Em: Conexão - Congresso de Extensão Universitária da UFABC, 2021, Santo André. Conectadas: Revista Interdisciplinar de Extensão e Cultura da UFABC. Santo André: UFABC, v. 4, p. 165, 2021.
27.   Santos, S.F. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. Roda de Leitura e Conversa na perspectiva do Desenho Universal de Aprendizagem como contribuição à Educação Ambiental inclusiva. Em: II Seminário Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva: infâncias e juventudes em foco, 2022, Porto Alegre. Anais do II Seminário Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva: infâncias e juventudes em foco. Porto Alegre: EDIPURS, p. 1, 2021.
28.   SOUZA, N. G. S. ; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de. EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS E ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: O DOCUMENTO GAISE E A FORMAÇÃO DE CLASSES DE EQUIVALÊNCIA. Em: 34 Reunión Latinoamericana de Matemática Educativa (34 RELME), 2021, Guatemala. Libro de resúmenes 34 Reunión Latinoamericana de Matemática Educativa (RELME). México: CLAME, v. 34, p. 202-203, 2021.
29.   STEIL, L. J.; VIEIRA, C. R. ; BISCALCHINI, C. B. ; CARNEIRO, G. S. ; PAULA, G. A. N. ; TOLEDO, G. P. ; PIRES, J. P. A. ; SOUZA, J. P. N. ; TEODORO JUNIOR, L. ; ASSIS, T. S.. Processo seletivo de alunas e alunos da Escola Preparatória da UFABC durante a pandemia de COVID-19. Em: VII Congresso de Extensão Universitária da UFABC, 2021, Santo André. Anais do VII Congresso de Extensão Universitária da UFABC. Santo André: Universidade Federal do ABC, 2021.
30.   TRESSINO, C. R. B. ; MIRANDA, M. A. G. de C.. CONCEPÇÕES DE FAMÍLIAS DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. Em: VI Congresso Internacional Sexualidade e Educação Sexual (CISES), 2021, Bauru. Anais do VI Congresso Internacional Sexualidade e Educação Sexual (CISES): Paradigmas e Horizontes no Mundo em Transformação. Bauru: Gradus Editora, v. 1, p. 75-75, 2021.

2020

1.   Bezerra, J.A. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. Contribuições da ciência cidadã para eliminação do desperdício de alimentos no espaço escolar. Em: Seminário Saúde Planetária na América Latina: Hora de Agir!, 2021, São Paulo. Livro de resumos: Seminário Saúde Planetária na América Latina: Hora de Agir!. São Paulo: Instituto de Estudos Avançados, p. 25, 2020.
2.   Ghilardi-Lopes, N.P. Ciência cidadã como forma de abordagem da saúde planetária na educação básica. Em: Seminário Saúde Planetária na América Latina: Hora de Agir!, 2021, São Paulo. Livro de resumos: Seminário Saúde Planetária na América Latina: Hora de Agir!. São Paulo: Instituto de Estudos Avançados, p. 34, 2020.
3.   González, J.D. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. Alfabetização científica e biodiversidade: uma proposta de ensino por investigação por meio da ciência cidadã nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Em: Seminário Saúde Planetária na América Latina: Hora de Agir!, 2021, São Paulo. Livro de resumos: Seminário Saúde Planetária na América Latina: Hora de Agir!. São Paulo: Instituto de Estudos Avançados, p. 23, 2020.
4.   Kian, Fátima Aparecida ; OLIVEIRA JÚNIOR, A. P. de. FORMAÇÃO DOCENTE ? E A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA NO ENSINO BÁSICO EM MATEMÁTICA. Em: I Encontro Nacional Movimentos Docentes -ENMD, 2020, Diadema. Anais do I Encontro Nacional Movimentos Docentes. Diadema: V e V Editora, v. 1, p. 57-57, 2020.
5.   Kian, Fátima Aparecida ; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de. NOVAS PERSPECTIVAS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: TECNOLOGIA PEDAGÓGICA. Em: 2 Mostra acadêmica da Faculdade IPECEGE 2020, 2020, Piracicaba. Anais da Mostra Acadêmica da Faculdade IPECEGE 2020. Piracicaba: Editora PECEGE, v. 2, p. 42-42, 2020.
6.   MOURA, T. L. D. ; BENITEZ, P. ; GOMES, V. M. S. ; ELIAS, N. C. ; PICHARILLO, A. D. M.. Avaliação de noções básicas da matemática para alunos com TEA e DI. Em: 50ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2020, on line. Resumos das Comunicações Científicas da 50ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Ribeirão Preto, SP: Sociedade Brasileira de Psicologia, v. 1, p. 861-861, 2020.
7.   OLIVEIRA, M. T. ; SILVA, J. C. ; SANTOS, A. M. R. ; BISPO, A. O. ; GONCALVES, P. P. ; OLIVEIRA, L. F. ; MORI, R. C.. Curso de Formação Popular: subsídios da pedagogia histórico-crítica. Em: Conexão - VI Congresso de Extensão Universitária da UFABC, 2021, Santo André. conectadas - Revista Interdisciplinar de Extensão e Cultura da UFABC. Santo André: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFBAC, v. 3, p. 100-101, 2020.
8.   OLIVEIRA, V. M. ; LOCATELLI, S. W.. Influência das cores e utilização de eye-trackingno contexto educacional em Ciências e Matemática: uma revisão de literatura. Em: XIII Simpósio de Iniciação Científica da UFABC, 2020, Santo Andre. XIII Simpósio de iniciação Científica da UFABC, 2020.
9.   Santos, M.M.J. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. Conservação e comprometimento ambiental a partir do uso de sequências didáticas. Em: Seminário Saúde Planetária na América Latina: Hora de Agir!, 2021, São Paulo. Livro de resumos: Seminário Saúde Planetária na América Latina: Hora de Agir!. São Paulo: Instituto de Estudos Avançados, p. 30, 2020.
10.   STEIL, L. J.; FERNANDES, B. G. ; VIEIRA, C. R. ; BISCALCHINI, C. B. ; ZAJAC, D. R. ; CARNEIRO, G. S. ; PAULA, G. A. N. ; TOLEDO, G. P. ; SILVA, J. H. P. ; TEODORO JUNIOR, L.. Escola Preparatória da UFABC e os desafios impostos pela COVID-19. Em: VI Congresso de Extensão Universitária da UFABC, 2020.


Data de processamento: 16/11/2024 16:26:22