1. | FERNANDES, B. G. ; STEIL, L. J.. O desenvolvimento de conteúdos químicos alinhados ao currículo baseado em habilidades e competências. Em: IX Congresso Nacional de Educação, 2023, Josão Pessoa. Anais do IX Congresso Nacional de Educação, 2023. |
2. | HUNGARO, A. R. O. ; GUOLO, P. S. ; PUGLIESE, A.. A divulgação científica a favor da saúde: a criação de uma campanha de vacinação por estudantes do ensino médio. Em: Congresso da Rede de Popularização da Ciência para a América Latina e Caribe, 2024, Rio de Janeiro. Memórias do XVIII Congresso da Rede de Popularização da Ciência para a América Latina e Caribe. Rio de Janeiro: Fiocruz ? COC, v. 1, p. 945-947, 2023. |
3. | LOCATELLI, S.; MOCERINO, M. ; YEUNG, A. ; TREAGUST, D. F.. PATTERNS DEMONSTRATED BY COLLEGE STUDENTS IN DRAWINGS REGARDING SODIUM CHLORIDE AND IMPLICATIONS FOR THE CLASSROOM. Em: Australian Conference on Science and Mathematics Education, 2023, Hobart. The changing climate of science education. Sydney: University of Sydney, v. 28, p. 49-49, 2023. |
4. | NOVAES, T. A. F. ; CÁSSIO, F.. Mobilidade de políticas no estado federativo: a implementação do Novo Ensino Médio nas redes estaduais. Em: 41ª Reunião Nacional da ANPEd, 2023, Manaus. Educação e equidade: bases para Amar-zonizar e reconstruir o país. Manaus: ANPEd, 2023. |
5. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; Kian, Fátima Aparecida ; Silva Santos, Luzia Roseli da. A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES SEGUNDO PARTICIPANTES DE UM CURSO DE EXTENSÃO. Em: IX Congresso de Extensão e Cultura da UFABC, 2023, Santo André. Anais do IX Congresso de Extensão e Cultura da UFABC. Santo André: UFABC, v. 9, p. 1-2, 2023. |
6. | OLIVEIRA, R. R. ; STEIL, L. J.. A influência da formação inicial e das experiências educacionais na intencionalidade pedagógica. Em: IX Congresso Nacional de Educação, 2023, João Pessoa. Anais do IX Congresso Nacional de Educação, 2023. |
7. | PRIOLI, K. C. M. ; ALBRECHT, M. P. S.. O uso de tecnologia na coordenação de tutores em um curso de formação continuada para professores de ciências. Em: VIII Seminário Ibero-americano CTS (VIII SIACTS) / XII Seminário Ibérico CTS (XII SICTS), 2023, São Paulo. Anais do VIII Seminário Ibero-americano CTS (VIII SIACTS) / XII Seminário Ibérico CTS (XII SICTS). São Paulo: Cruzeiro do Sul, v. 1, p. 427-440, 2023. |
8. | Soares, F.M. ; Pires, L.F. ; Garcia, M.C. ; Carvalho, A.M. ; Koffler, S. ; Ghilardi-Lopes, N.P. ; Silva, R.R. ; Maculan, B.C.M.S. ; Bertolini, A.M. ; Rigote, G. ; Coradin, L. ; Montedo, U.B. ; Drucker, D.P. ; Santiago, R. ; Carvalho, M.C.P. ; Lima, A.C.S. ; Almeida, K.R. ; França, S.G.M. ; Gabriel, H.D.E. ; Santos, B.J. ; et.al. Optimizing the Monitoring of Urban Fruit-Bearing Flora with Citizen Science: An Overview of the Pomar Urbano Initiative. Em: TDWG 2023, 2023, Tasmania. Biodiversity Information Science and Standards. Sofia, Bulgaria: Pensoft Publishers, v. 7, p. e112009, 2023. |
9. | Veruli, V.P. ; Silva, A.N. ; Alexandre, G. F. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. Ciência cidadã e educação ambiental: observação de abelhas nativas (#vemabelhar) e sua importância no papel da conservação de áreas protegidas e territórios. Em: XI SAPIS & VI ELAPIS, 2023, São Paulo. Anais dos Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (SAPIS) & Encontro Latinoamericano sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (ELAPIS), 2023. |
1. | Barbieri, C. ; Ghilardi-Lopes, N.P. ; Koffler, S. ; Albertini, B. C. ; Francoy, T. M. ; Leocadio, J. N. ; Saraiva, A.M.. Avaliação da motivação dos participantes de um curso de formação em Meliponicultura e Ciência Cidadã. Em: II Workshop da Rede Brasileira de Ciência Cidadã, 2022, online. Anais do II Workshop da Rede Brasileira de Ciência Cidadã. Recife: Even3, 2022. |
2. | Bezerra, J.A. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. Lições aprendidas com a aplicação piloto de um protocolo de ciência cidadã voltado para a redução do desperdício de alimentos no espaço escolar. Em: II Workshop da Rede Brasileira de Ciência Cidadã, 2022. Anais do II Workshop da Rede Brasileira de Ciência Cidadã. Recife: Even3, 2022. |
3. | GALVAO, N. S. ; FERREIRA, A. L. ; OLIVEIRA, J. A. C. ; VERULI, V. P. ; MORI, R. C.. Sociedade do conhecimento e construtivismo: uma análise dos documentos orientativos da Seduc-SP para o ensino remoto. Em: IV Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, 2022, Santo André. Anais, 2022. |
4. | Ghilardi-Lopes, N.P.; Alexandrino, E.R. ; Guimarães, A. ; Lima, A.F.B. ; França, J.S ; Lacerda, J.V.A. ; Zocca, C. ; Noronha, M. ; Castro, P.F.D.. O Programa de Ciência Cidadã do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA). Em: II Workshop da Rede Brasileira de Ciência Cidadã, 2022, online. Anais do II Workshop da Rede Brasileira de Ciência Cidadã. Recife: Even3, 2022. |
5. | González, J.D. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. Que tipos de perguntas são elaboradas por cientistas cidadãos mirins? Resultados de uma proposta de ciência cidadã co-criada em escola. Em: II Workshop da Rede Brasileira de Ciência Cidadã, 2022, online. Anais do II Workshop da Rede Brasileira de Ciência Cidadã. Recife: Even3, 2022. |
6. | Guimarães, A. ; Noronha, M. ; Kierulff, M.C.M. ; Souza, L.C.A. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. Monitoramento das populações de primatas pós epidemia de febre amarela na região serrana do Espírito Santo utilizando dados de ciência cidadã. Em: II Workshop da Rede Brasileira de Ciência Cidadã, 2022, online. Anais do II Workshop da Rede Brasileira de Ciência Cidadã. Recife: Even3, 2022. |
7. | HUNGARO, A. R. O. ; PUGLIESE, A.. Publications on the science communication field: an analysis about the aspects of the Nature of Science. Em: XX IOSTE International Symposium 2022, 2022, Recife/online. Anais eletrônicos do XX IOSTE International Symposium 2022. Recife: Campinas, Galoá, 2022. |
8. | Kawabe, L.A. ; Luz, J.S.S. ; Rodriguez, C.L. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. Resultados parciais do ?De Olho na Costa?: um projeto de ciência cidadã para o monitoramento da biodiversidade marinha bentônica. Em: II Workshop da Rede Brasileira de Ciência Cidadã, 2022, online. Anais do II Workshop da Rede Brasileira de Ciência Cidadã. Recife: Even3, 2022. |
9. | Kian, Fátima Aparecida ; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de. IDENTIFICACIÓN DEL LENGUAJE PROBABILÍSTICO DE ESTUDIANTES DE QUINTO AÑO DE ESCUELA PRIMARIA EN BRASIL: EL SIGNIFICADO DE ALEATORIO. Em: Simposio de Matemáticas y Educación Matemática, 2022, Bogotá. Actas del Simposio de Matemáticas y Educación Matemática. Bogotá: Universidad Antonio Nariño,, v. 9, p. 378-381, 2022. |
10. | Koffler, S. ; Ghilardi-Lopes, N.P. ; Albertini, B. C. ; Barbieri, C. ; Leocadio, J. N. ; Francoy, T. M. ; Saraiva, A.M.. Projeto #cidadãoasf: o desenvolvimento de uma plataforma à luz dos Dez Princípios da Ciência Cidadã. Em: II Workshop da Rede Brasileira de Ciência Cidadã, 2022, online. Anais do II Workshop da Rede Brasileira de Ciência Cidadã. Recife: Even3, 2022. |
11. | Koffler, S. ; Soares, F.M. ; Ghilardi-Lopes, N.P. ; Albertini, B. C. ; Drucker, D.P. ; Salim, J.A. ; Nunes-Silva, P. ; Francoy, T. M. ; Saraiva, A.M. ; Carvell, C.. FIT Count Brasil: aplicativo para monitoramento de polinizadores. Em: II Workshop da Rede Brasileira de Ciência Cidadã, 2022, online. Anais do II Workshop da Rede Brasileira de Ciência Cidadã. Recife: Even3, 2022. |
12. | Kordash, A.P.P. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. Monitoramento do Ipê-rosa em São Caetano do Sul. Em: II Workshop da Rede Brasileira de Ciência Cidadã, 2022, online. Anais do II Workshop da Rede Brasileira de Ciência Cidadã. Recife: Even3, 2022. |
13. | Lacerda, J.V.A. ; Santos, A.Z. ; Araújo, A. P. ; Ferreira, R. B. ; Barros, S.M. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. A vocalização do sapinho-de-chifre Proceratophrys paviotti: combinando ciência cidadã, bioacústica, taxonomia e conservação. Em: II Workshop da Rede Brasileira de Ciência Cidadã, 2022, online. Anais do II Workshop da Rede Brasileira de Ciência Cidadã. Recife: Even3, 2022. |
14. | LEITE, E. D. ; PUGLIESE, A.. Investigating the History and Nature of Science in a Science Museum. Em: XX IOSTE International Symposium 2022, 2022, Recife/online. Anais eletrônicos do XX IOSTE International Symposium 2022. Recife: Campinas, Galoá, 2022. |
15. | Lima, A.F.B. ; Pugnal, F.L. ; Castro, P.F.D. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. Répteis da Mata Atlântica doados ao Museu de Biologia Prof. Mello Leitão/INMA: o que nos revela mais de meio século de contribuição pública?. Em: II Workshop da Rede Brasileira de Ciência Cidadã, 2022, online. Anais do II Workshop da Rede Brasileira de Ciência Cidadã. Recife: Even3, 2022. |
16. | Locatelli, C.V. ; TESTONI, LEONARDO ANDRÉ ; LOCATELLI, S. ; JACOBUCCI, C. ; LIRA, M. A. ; GOMES, A. B.. Chemistry education in the early years: a case study involving the concept of density in a digital platform. Em: XX Symposium of International Organization for Science and Technology Education (IOSTE), 2022, Recife. International Organization for Science and Technology Education (IOSTE), 2022. |
17. | LUPIA, M. O. ; Capecchi, M. C. V. M.. Alguns aspectos da constituição da identidade do sujeito-professor de Ensino Superior. Em: IV Simpósio PEHCM UFABC - Reaprender e reinventar: ensino e história das ciências e da matemática em tempos de pandemia, 2022, Santo André. Anais do evento IV Simpósio PEHCM UFABC, 2022. |
18. | Monteiro, G.B. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. Experiência de aplicação de um teste piloto de projeto de ciência cidadã com estudantes do Ensino Médio. Em: II Workshop da Rede Brasileira de Ciência Cidadã, 2022, online. Anais do II Workshop da Rede Brasileira de Ciência Cidadã. Recife: Even3, 2022. |
19. | MOURA, B.A. Picturing Benjamin Franklin's kite experiment. Em: 16h Biennial Conference of the IHPST, 2022, Calgary-Canada. Proceedings of the 16th Biennial Conference of the IHPST, 2022. |
20. | SANTANA, G. H. ; LOCATELLI, S. W.. Análise do mapa conceitual como possível ferramenta metacognitiva para a construção e reconstrução do conceito de transformação química. Em: IV SIMPÓSIO DO PEHCM, 2022, Santo André. Reaprender e reinventar: ensino e história das ciências em tempos de pandemia. Santo André, v. 4, p. 1-3, 2022. |
21. | SHIMADA, M. S. ; LOCATELLI, S. W.. A metacognição e os mapas conceituais para a compreensão do efeito da temperatura na rapidez de uma reação química. Em: IV SIMPÓSIO DO PEHCM, 2022, Santo André. Reaprender e reinventar: ensino e história das ciências em tempos de pandemia. Santo André, v. 4, p. 1-3, 2022. |
22. | Silva Santos, Luzia Roseli da ; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de. EVALUANDO EL CONOCIMIENTO DE ESTUDIANTES DE QUINTO AÑO DE ESCUELA PRIMARIA SOBRE GRÁFICOS ESTADÍSTICOS EN BRASIL. Em: Simposio de Matemáticas y Educación Matemática, 2022, Bogotá. Actas del Simposio de Matemáticas y Educación Matemática. Bogotá: Universidad Antonio Nariño,, v. 9, p. 381-383, 2022. |
23. | SILVA, J. C. ; SIBO, L. A. ; GALVAO, N. S. ; SILVA, A. V. ; MORI, R. C.. Materialismo e empiriocriticismo: (em defesa dos conhecimentos científicos) proposições sobre a objetividade do conhecimento no ensino de ciências. Em: IV Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, 2022, Santo André. Anais, 2022. |
24. | Soares, J. P. R. ; Boccuzzi, c. ; SILVA, J. R. S.. The importance on dialogicity for science and biology teachers' continuing professional development on botany teaching. Em: XX IOSTE Symposium 2022, 2022, Recife. Annals of XX IOSTE Symposium, 2022. |
25. | Soares, J. P. R. ; Boccuzzi, c. ; SILVA, J. R. S.. LICENCIANDOS E A EXTENSÃO: EXPERIÊNCIAS DE UM CURSO ONLINE. Em: IV Simpósio PEHCM, 2022, Santo André. IV Simpósio PEHCM, v. 4, p. 1-6, 2022. |
26. | TRESSINO, C. R. B. ; CARVALHO, M. S. A. ; OLIVEIRA, R. A. ; PIRES, R. B. A. ; MIRANDA, MEIRI APARECIDA GURGEL DE CAMPOS. fDESFRALDE E AUTONOMIA NA HIGIENE ÍNTIMA: CONHECENDO O PRÓPRIO CORPO. Em: VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, 2022, online. Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade. Campina Grande: Editora Realize, v. 1, p. 1-6, 2022. |
27. | TREVISAN, S. C. ; PUGLIESE, A.. Panorama de cursos de graduação em Licenciaturas Interdisciplinares no contexto brasileiro. Em: IV Simpósio da Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, 2022, Santo André. Anais - IV Simpósio da Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática. Santo André, 2022. |
28. | Zocca, C. ; Ferreira, R. B. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. Anuros neotropicais: comunidade iNaturalist fornecendo dados da biodiversidade de anuros bromelígenas. Em: II Workshop da Rede Brasileira de Ciência Cidadã, 2022, online. Anais do II Workshop da Rede Brasileira de Ciência Cidadã. Recife: Even3, 2022. |
1. | ARRUDA, FABIO PINTO DE ; ZANOTELLO, M.. Caminhos alternativos e sentidos atribuídos à aprendizagem na educação profissional e tecnológica na área de refrigeração. Em: IV SBPEA USP - Seminário de Boas Práticas de Ensino e Aprendizagem, 2021, Lorena. Anais IV SBPEA USP - Seminário de Boas Práticas de Ensino e Aprendizagem, 2021. |
2. | Bezerra, J.A. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. Do desperdício à sustentabilidade: desafios e possibilidades da educação alimentar por meio da ciência cidadã. Em: VII Congresso Nacional de Educação (VII CONEDU- Conedu em Casa), 2021, Campina Grande (online). Anais CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, p. 1-6, 2021. |
3. | BONFIM, T. ; MOURA, B.A.. A descoberta da natureza elétrica dos raios: uma abordagem histórico-investigativa. Em: XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2021, Santo André-SP. Anais do SNEF, 2021. |
4. | CAPECHI, M. C. V. M. ; Gomes, Vivilí M.S. ; CAVALCANTI, A.. INTEGRAÇÃO DA SALA DE AULA UNIVERSITÁRIA E A SALA DE AULA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Em: CONEXÃO - VI Congresso de Extensão Universitária da UFABC -Anais dos trabalhos apresentados no VI Conexão, 2021, Santo André. Conectadas 3ª edição Revista Interdisciplinar de Extensão e Cultura da UFABC. Santo André: Editora da UFABC, v. 1, p. 135-136, 2021. |
5. | CARVALHO,F. R. ; SANTOS, C. S. ; WATANABE, G.. As Hipóteses de Transição em uma proposta de aulas complexificada. Em: XI Congreso Internacional en Investigación en Didáctica de las Ciencias 2021, 2021, Lisboa/PT. Actas electrónicas del XI Congreso Internacional en Investigación en Didáctica de las Ciencias 2021. Aportaciones de la educación científica para un mundo sostenible, Lisboa, Enseñanza de las Ciencias.. Madrid/ ES: Revista Enseñanza de las Ciencias, p. 1563-1566, 2021. |
6. | CARVALHO,F. R. ; WATANABE, G.. Questões socioambientais e aspectos da complexidade: quais os temas mais sugeridos antes e durante a pandemia?. Em: XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física - Remoto, 2021, Santo André. XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física - Remoto/ Repensando o ensino de Física para a contemporaneidade. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, p. 1-3, 2021. |
7. | COSTA, F. M. O. ; WATANABE, G.. Modelos metodológicos pessoais e docentes do ensino superior: olhares em um curso de inovação. Em: XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física - Remoto, 2021, Santo André. XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física - Remoto/ Repensando o ensino de Física para a contemporaneidade. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, p. 1-5, 2021. |
8. | CUZZIOL, G. P. ; CARVALHO,F. R. ; WATANABE, G.. Aspectos da educação para o risco: usando as notícias falsas para mobilizar uma formação mais crítica. Em: XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física - Remoto, 2021, Santo André. XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física - Remoto/ Repensando o ensino de Física para a contemporaneidade. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, p. 1-3, 2021. |
9. | CUZZIOL, G. P. ; COSTA, F. M. O. ; WATANABE, G.. Aproximações entre criticidade e complexidade nas aulas de ciências: uma proposta a partir do tema água. Em: XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física - Remoto, 2021, Santo André. XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física - Remoto/ Repensando o ensino de Física para a contemporaneidade. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, p. 1-4, 2021. |
10. | el Ottra, J.H.L. ; LIMA, C. M. ; Gomes, M.K. ; Nogueira, A. ; Ghilardi-Lopes, N.P. ; BERCHEZ, F. A. S. ; Pirani, J.R.. Material instrucional para reserva ecológica da USP: ?Plantas notáveis do Parque CIENTEC?. Em: 1º Congresso de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo, 2021, São Paulo - Capital. 1º Congresso de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo. São Paulo: PRCEU-USP, p. 1-3, 2021. |
11. | Fakri, J.A.B. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. A integração do conceito de sustentabilidade em protocolos de ciência cidadã para a educação básica. Em: VII Congresso Nacional de Educação (VII CONEDU- Conedu em Casa), 2021, Campina Grande (online). Anais CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, p. 1-6, 2021. |
12. | Ferreira, Arthur Luiz ; Watanabe, Graciella. A divulgação científica para a democracia: desafios e perspectivas a partir da sociologia de Pierre Bourdieu. Em: II Diálogos em Pierre Bourdieu, 2021, São Carlos. Anais II Diálogos em Pierre Bourdieu. São Carlos, v. 1, p. 98-102, 2021. |
13. | FERREIRA, G. M. ; MIRANDA, M. A. G. de C.. ABRINDO AS PORTAS DA ESCOLA PARA AS PESSOAS TRANS. Em: VII SIES Simpósio Internacional de Educação Sexual, 2021, Maringá. Anais VII SIES 2021. Maringá: UEM, v. 1, p. 1-5, 2021. |
14. | GAMA, R. C. ; ANASTACIO, Z. F. C. ; MIRANDA, M. A. G. de C.. A VISÃO DA ESCOLA DE ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE SEXUALIDADE E GÊNERO. Em: VII SIES Simpósio Internacional de Educação Sexual, 2021, Maringá. Anais VII SIES 2021. Maringá: UEM, v. 1, p. 1-5, 2021. |
15. | GAMA, R. C. ; ANASTACIO, Z. F. C. ; MIRANDA, M. A. G. de C.. A legitimidade do/da professor/a de Anos Iniciais do Ensino Fundamental na abordagem de questões de género e sexualidade. Em: V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, 2021, Aveiro. V ENJIE - Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação: Livro de Resumos. Aveiro: Universidade de Aveiro, v. 1, p. 258-259, 2021. |
16. | HUNGARO, A. R. O. ; PUGLIESE, A.. A divulgação científica na área da física em um periódico de educação em ciências. Em: Simpósio Brasileiro de Ensino de Física, 2021, Santo André. Anais do XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2021. |
17. | LUPIA, M. O. ; Capecchi, M. C. V. M.. Identidade docente: o professor de ciências no ensino superior. Em: II Congresso Paulista de Ensino de Ciências organizado pela Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFSP Câmpus Itapetininga, 2021, Itapetininga. Congresso Paulista de Ensino de Ciências, 2021. |
18. | Motokane, M.T. ; Ghilardi-Lopes, N.P. ; Barradas, J. I. ; Xavier, L.Y. ; Menck, E.V.S.. La contribución de la cultura oceánica a la interdisciplinariedad en la enseñanza de las ciencias naturales. Em: XIV Jornadas Nacionales y IX Congreso Internacional de Enseñanza de la Biología. Asociación de Docentes de Ciencias Biológicas de la Argentina -ADBiA, 2021, Catamarca. Revista de Educación en Biología, v. 3, p. 114-116, 2021. |
19. | OLIVEIRA, L. F. ; PUGLIESE, A.. O lixo do amanhã como proposta de discussão no ensino profissionalizante em aulas de Ciências. Em: Congresso Internacional Movimentos Docentes, 2021, On-line. Anais do Congresso Internacional Movimentos Docentes. Diadema: V&V, v. I, p. 942-945, 2021. |
20. | Paschoal, Ramon ; Watanabe, Graciella. Teoria de campos para a compreensão da relação entre desigualdades e ensino de ciências. Em: II Jornada - Diálogos em Pierre Bourdieu, 2021, v. 1, p. 91-97, 2021. |
21. | Rodrigues, D.R. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. Ciência cidadã a um clique: o uso da plataforma Zooniverse como forma de envolver estudantes em pesquisas científicas e suas amplas possibilidades. Em: VII Congresso Nacional de Educação (VII CONEDU- Conedu em Casa), 2021, Campina Grande (online). Anais CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, p. 1-6, 2021. |
22. | Santos, A.Z. ; Zocca, C. ; Araújo, A. P. ; Ferreira, R. B. ; Drummond, L. O. ; Ghilardi-Lopes, N.P. ; Lacerda, J.V.A.. Projeto Cantoria De Quintal: aproximando cidadãos à ciência em prol da conservação de anfíbios anuros em Santa Teresa, Espírito Santo, Brasil. Em: X Simpósio sobre a biodiversidade da Mata Atlântica ? SIMBIOMA, 2021, online. Anais do X Simbioma. Santa Teresa - ES: SAMBIO e INMA, p. 271-276, 2021. |
23. | SILVA, A. J. P. ; GOMES, V. M. S. ; Capecchi, M. C. V. M.. Arte como ferramenta decolonial no ensino de ciências e matemática. Em: no II Congresso Paulista de Ensino de Ciências organizado pela Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFSP Câmpus Itapetininga, 2021, Itapetininga. Congresso Paulista de Ensino de Ciências, 2021. |
24. | Silva, G. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. Os projetos pedagógicos de curso e as estratégias didáticas em disciplinas que abordam as 'algas', de Instituições de Ensino Superior públicas brasileiras. Em: VII Congresso Nacional de Educação (VII CONEDU- Conedu em Casa), 2021, Campina Grande (online). Anais do CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, p. 1-6, 2021. |
25. | SILVA, R. S. ; MOURA, B.A.. O CINEMA DE FICÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA COMO FONTE HISTÓRICA DA CIÊNCIA - UMA ANÁLISE DO FILME O QUINTO PODER (1962). Em: XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2021, Santo André-SP. Anais do SNEF, 2021. |
26. | VIEIRA, C. R. ; SANTOS, E. H. M. ; ALENCAR, F. W. F. ; CÁSSIO, F. ; SUPPLIZI, J. A. ; XAVIER, J. C. S. ; LIMA, R. ; XIMENES, S. B. ; CARNEIRO, S. R. G.. 4 anos de Fórum Permanente de Políticas Educacionais da UFABC: uma questão extensionista. Em: VII Congresso de Extensão Universitária da UFABC, 2021, Santo André. Conectadas: Revista Interdisciplinar de Educação e Cultura da UFABC. Santo André: PROEC / UFABC, v. 4, p. 107-108, 2021. |
27. | WATANABE, G.; KAWAMURA, M. R. D.. As dimensões da complexidade no contexto de uma escola pública brasileira. Em: XI Congreso Internacional en Investigación en Didáctica de las Ciencias 2021, 2021, Lisboa/PT. Actas electrónicas del XI Congreso Internacional en Investigación en Didáctica de las Ciencias 2021. Aportaciones de la educación científica para un mundo sostenible, Lisboa, Enseñanza de las Ciencias.. Madrid/ES: Revista Enseñanza de las Ciencias, p. 1075-1078, 2021. |
1. | ALBERGHETTI, R. C. ; GOMES, V. M. S.. Contribuições da robótica educacional para o desenvolvimento de competênciasmatemáticas no ensino médio. Em: III Simpósio da Pós Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, 2020, Santo André, SP. UFABC e Sociedade: Estreitando as relações: ANAIS. Santo André, SP: Universidade Federal do ABC, v. 3, p. 339-344, 2020. |
2. | ALMEIDA, E. A. E. ; FRANZOLIN, Fernanda. Elaboração de pesquisa em formato multipaper. Em: III Simpósio da Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, 2020, Santo André. Anais. Santo André: Universidade Federal do ABC, v. 3, p. 103-109, 2020. |
3. | ARRUDA, FABIO PINTO DE ; ZANOTELLO, M.. O ensino de física e discussões sobre ações teórico-práticas na educação tecnológica. Em: XXIV SNEF Simpósio Nacional do Ensino de Física, 2021, Santo André. Anais XXIV SNEF Simpósio Nacional do Ensino de Física, 2020. |
4. | CALEGARI, A. S. ; FRANZOLIN, Fernanda. O ensino da biodiversidade local no olhar de uma professora do estado de são paulo: um estudo piloto. Em: III Simpósio da Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, 2020, Santo André. Anais. Santo André: Universidade Federal do ABC, v. 3, p. 36-41, 2020. |
5. | CAVALCANTI, A. M. M. ; Capecchi, M. C. V. M. ; GOMES, V. M. S.. Relações entre estética e ética (e a formação docente). Em: III Simpósio da Pós Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, 2020, Santo André, SP. UFABC e Sociedade: Estreitando as relações: Anais. Santo André: Universidade Federal do ABC, v. 3, p. 30-35, 2020. |
6. | CORDEIRO, R. S. ; MORINI, M. S. C. ; PUGLIESE, A.. Formigas comem o quê? Oficina para licenciandos em biologia pautada no ensino por investigação. Em: 2° Encontro de Ensino de Ciências por Investigação, 2020, Belo Horizonte - online. Anais do 2° Encontro de Ensino de Ciências por Investigação. Belo Horizonte, 2020. |
7. | Fakri, J.A.B. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. A integração do conceito de sustentabilidade em protocolos de ciência cidadã para a educação básica. Em: III Simpósio da Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, 2020, Santo André. Anais do III Simpósio da Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática. UFABC e Sociedade: estreitando as relações. Santo André: UFABC, v. 3, p. 189-195, 2020. |
8. | Ghilardi-Lopes, N.P.; Francoy, T. M. ; Albertini, B. C. ; Koffler, S. ; Barbieri, C. ; Leocadio, J. N. ; Saraiva, A.M.. Salvaguardando o serviço ecossistêmico de polinização: iniciativa Beekeep de ciência-cidadã. Em: IX Semana da Biologia UFABC, 2021, Santo André. IX Semana da Biologia UFABC. Santo André: Universidade Federal do ABC, 2020. |
9. | GOMES, R. P. ; LOCATELLI, S. W.. O ensino da química no contexto da educação inclusiva: o uso da metacognição no processo de aprendizagem de estudantes surdos. Em: III Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, 2020, Santo André. UFABC e Sociedade: Estreitando as relações, v. 3, p. 364-369, 2020. |
10. | GUOLO, P. S. ; PUGLIESE, A.. Projeto Mundi Forense e o Ensino de Ciências por Investigação. Em: 2° Encontro de Ensino de Ciências por Investigação, 2020, Belo Horizonte - online. Anais do 2° Encontro de Ensino de Ciências por Investigação. Belo Horizonte, 2020. |
11. | Ianello, Matheus ; Navarro, Diego ; Watanabe, Graciella. Exclusão, estigmatização e superseleção: um estudo analítico sobre a UFABC. Em: I Jornada - Diálogos em Pierre Bourdieu, 2020, São Carlos. Anais I Jornada Diálogos em Pierre Bourdieu. São Carlos: UFSCAR, v. 1, 2020. |
12. | Kian, Fátima Aparecida ; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de. FORMAÇÃO E CONCEITOS PROBABILISTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL. Em: I Congresso Online Nacional de Ensino de Química, Física, Biologia e Matemática, 2020, Brasil. Anais do I Congresso Online Nacional de Ensino de Química, Física, Biologia e Matemática. Brasil: SBM, v. 1, 2020. |
13. | LEMOS, E. R. ; FRANZOLIN, Fernanda. Passos iniciais para investigar o desempenho e as concepções dos estudantes sobre a biodiversidade. Em: III Simpósio da Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, 2020, Santo André. Anais. Santo André: Universidade Federal do ABC, v. 3, p. 97-102, 2020. |
14. | LUPIA, M. O. ; Capecchi, M. C. V. M.. O sujeito-professor em formação: um estudo sobre a identidade docente no magistério superior. Em: : III Simpósio da Pós Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, 2020, Santo André. : III Simpósio da Pós Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, 2020. |
15. | MIRANDA, M. A. G. de C.; SANTOS, T. M. ; SANTOS, K. G. ; FERREIRA, G. M. ; ALBRECHT, M. P. S.. RELATOS DA OFICINA DE EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE OFERTADA EM 2019. Em: VI Congresso de Extensão Universitária da UFABC - Conexão, 2020, Santo André. Revista Interdisciplinar de educação e cultura da Universidade Federal do ABC. Santo André: Proec UFABC, v. 3, p. 169-170, 2020. |
16. | Muneratto, Felipe ; Souza, Rodolfo Henrique ; Watanabe, Graciella. Bourdieu e o Ensino de Ciências: as apropriações nas I e II Jornadas Pierre Bourdieu e o Ensino de Ciências. Em: I Jornada - Diálogos em Pierre Bourdieu, 2020, São Carlos. Anais I Jornada Diálogos em Pierre Bourdieu. São Carlos: UFSCAR, v. 1, 2020. |
17. | NASCIMENTO, F. R. O. ; MORI, R. C.. 'Noções de chimica geral baseadas nas doutrinas modernas' e livros didáticos do PNLD/2018: diferenças e similaridades. Em: 3º Simpósio da Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, 2020, Santo André. Anais. Santo André: UFABC, p. 117-123, 2020. |
18. | Navarro, Diego ; Ianello, Matheus ; Watanabe, Graciella. Perfil científico dos pro-reitores da Universidade Federal do ABC: perspectivas iniciais. Em: I Jornada - Diálogos em Pierre Bourdieu, 2020, São Carlos. anais I Jornada Diálogos em Pierre Bourdieu. São Carlos: UFSCAR, v. 1, 2020. |
19. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de. Actitudes hacia la probabilidad de estudiantes de cursos interdisciplinarios en educación superior en Brasil y su rendimiento académico. Em: SEMINARIO HISPANO BRASILEÑO DE EDUCACIÓN ESTADÍSTICA, 2020, Granada - Espanha. Anais do SEMINARIO HISPANO BRASILEÑO DE EDUCACIÓN ESTADÍSTICA. Granada: Universidad de Granada, v. 1, p. 13-16, 2020. |
20. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; Kian, Fátima Aparecida ; BARBOSA, N. D.. Un camino hacia el desarrollo del lenguaje probabilístico para los primeros años de la escuela primaria. Em: SEMINARIO HISPANO BRASILEÑO DE EDUCACIÓN ESTADÍSTICA, 2020, Granada - Espanha. Anais do SEMINARIO HISPANO BRASILEÑO DE EDUCACIÓN ESTADÍSTICA. Granada: Universidade de Granada, v. 1, p. 117-120, 2020. |
21. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; Silva Santos, Luzia Roseli da ; LOZADA, A. O.. Preparación de libros paradidacticos para la enseñanza de estadística en la escuela primaria considerando la Base Curricular Nacional Común en Brasil. Em: SEMINARIO HISPANO BRASILEÑO DE EDUCACIÓN ESTADÍSTICA, 2020, Granada - Espanha. Anais do SEMINARIO HISPANO BRASILEÑO DE EDUCACIÓN ESTADÍSTICA. Granada: Universidade de Granada, v. 1, p. 101-104, 2020. |
22. | PAPALARDO, S. P. T. ; FRANZOLIN, Fernanda. Desenvolvimento da pesquisa: Desafios e possibilidades para as meninas adolescentes se envolverem com as Ciências da Natureza. Em: Simpósio da Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, 2020, Santo André. III Simpósio da Pós Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática: UFABC e Sociedade: Estreitando as relações - Anais. Santo André: Universidade Federal do ABC, v. Único, p. 392-397, 2020. |
23. | PAZ, G. S. B. ; LOCATELLI, S. W.. As estratégias metacognitivas como ferramentas de formação continuada: explorando o ensino de ciências por investigação. Em: III Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, 2020, Santo André. UFABC e Sociedade: Estreitando as relações, v. 3, p. 158-164, 2020. |
24. | RAMOS, M. H. A. ; GOMES, V. M. S. ; MELLO, E. M.. A Surdocegueira sob o ponto de vista da etnomatemática. Em: III Simpósio da Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, 2020, Santo André, SP. UFABC e Sociedade: Estreitando as relações: Anais. Santo André, SP: Universidade Federal do ABC, v. 3, p. 254-258, 2020. |
25. | ROCHA, A. B. ; LOCATELLI, S. W.. Ensino de Ciências por investigação: a relação entre a metacognição e o Ensino Fundamental nos anos iniciais. Em: III Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, 2020, Santo André. UFABC e Sociedade: Estreitando as relações, v. 3, p. 10-17, 2020. |
26. | SANTANA, M. R. M. ; GOMES, V. M. S.. A avaliação de tecnologias digitais para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Em: III Simpósio da Pós Graduação em Ensino e História das Ciênciase da Matemática, 2020, Santo André, SP. UFABC e Sociedade: Estreitando as relações: Anais. Santo André, SP: Universidade Federal do ABC, v. 3, p. 278-284, 2020. |
27. | SANTOS, J. A. L. ; KLEIN, G. N. ; MORI, R. C.. Respiração/doenças respiratórias, epidemias/pandemias e prevenção de doenças/vacinas: a abordagem histórica em livros de Ciências do PNLD/2017. Em: 3º Simpósio da Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, 2020, Santo André. Anais. Santo André: UFABC, p. 177-183, 2020. |
28. | SILVA, D. G. S. ; ALMEIDA, D. M. ; SILVA, J. R. S.. Proposta de sequência didática utilizando grupo focal como ferramenta de formação continuada. Em: III Simpósio da Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática,, 2020, Santo André. Anais do III Simpósio da Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática: UFABC e Sociedade: Estreitando Relações,, p. 67-72, 2020. |
29. | SILVA, F. A. ; Capecchi, M. C. V. M.. A função social da escola: um olhar a partir da formação inicial de professores de ciências. Em: III Simpósio da Pós Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, 2020, Santo André. III Simpósio da Pós Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, 2020. |
30. | TESTONI, L. A.; Lavorato, I.T. ; LIRA, M. A. ; JACOBUCCI, C. ; GOMES, A. B.. UMA ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE O ENSINO DE FÍSICA COM INSERÇÃO DE AULAS PRÁTICAS ON-LINE. Em: CONEQFBM - Congresso on-line nacional de ensino de química, física, biologia e matemática, 2020, on-line. I CONEQFBM - Congresso on-line nacional de ensino de química, física, biologia e matemática, p. 1, 2020. |
31. | ZANETTINI, N. L. ; MORI, R. C.. Descritores sobre experimentação enquanto critérios de avaliação do PNLD ?Ciências ? séries iniciais do ensino fundamental. Em: 3º Simpósio da Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, 2020, Santo André. Anais. Santo André: UFABC, p. 292-297, 2020. |
Data de processamento: 16/11/2024 16:26:22